POR QUE VOCÊ CONTINUA AÍ?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 150

  • @mizziaradepaiva7584
    @mizziaradepaiva7584 5 ปีที่แล้ว +161

    "Não devemos passar a vida concentrado em cuidar dos descompassos dos outros." Perfeito, Manu.

  • @ocionoquadr0740
    @ocionoquadr0740 5 ปีที่แล้ว +26

    "vc nao tem q cuidar do outro", entendendo isso como universal bate um alivio desesperador, era oq eu estava procurando

  • @vanessaprado9681
    @vanessaprado9681 5 ปีที่แล้ว +116

    Adorei o vídeo, Manu. Esse final tinha que ser replicado aos quatro ventos.
    A mulher é fabricada desde o nascimento para ser clínica de reabilitação de homem. Não basta ser esposa/companheira/namorada, tem que ser mãe do cara também. Somos educadas para tentar “mudar” e “recuperar” nossos companheiros (como se isso fosse possível, partindo de outro), tudo em nome da sagrada família. Manter as aparências do relacionamento. E nisso muitas mulheres continuam suportando relacionamentos abusivos e violentos, humilhadas e machucadas, por não conseguirem sair dessa posição de obrigação social de cuidado e responsabilidade com a “família”.

    • @livia2380
      @livia2380 5 ปีที่แล้ว +19

      perfeito.
      acho complicadíssimo entrar no mérito das diferenças naturais entre os gêneros, especialmente na questão da fêmea supostamente cuidadora, porque isso facilmente é utilizado para justificar esse tipo de noção que foi sendo construída: a mulher mãe dos filhos e do marido.
      A infantilização da figura masculina na relação é perversa demais para as mulheres. Acredito que por isso há tantas mulheres escolhendo estar fora de um relacionamento, agora que podemos renunciar a esse papel.

    • @farahandrea
      @farahandrea 5 ปีที่แล้ว +2

    • @robertaabrahao329
      @robertaabrahao329 5 ปีที่แล้ว +13

      Hahahaha é verdade esse bilete que o rapaz deixou aqui em cima? Não é possível! Ele deve ter chegado aqui hoje e de paraquedas, só pode... Poucas ideias poderiam ser mais distantes da proposta do canal e do próprio vídeo! EUEIN

    • @farahandrea
      @farahandrea 5 ปีที่แล้ว +9

      @valmir navarrosupondo que a gente faca isso.... a gente vai pra festa... aí só encontra isso... homens na balada querendo alguem que cuide deles, da casa e dos filhos dele... pra ele continuar na balada... kkkkk

    • @Ana-1201
      @Ana-1201 5 ปีที่แล้ว +6

      @valmir navarro tu não entendeu a proposta do canal. Teu comentário é muito revoltado kkk tem nada haver com vitimismo

  • @sasabrina35
    @sasabrina35 5 ปีที่แล้ว +75

    Total, vc foi perfeito! Para mim esse exercício de focar no meu comportamento se torna mais leve. É duro tentar decifrar e entender os motivos pelos quais o outro se comporta de tal meneira, pois vc não está dentro do outro. Vc somente será capaz de saber o q se passa dentro de si mesmo, e ainda sim, a duras penas. Requer coragem, atenção e maturidade para lidar com tantas complexidades da nossa mente. Obg pelo vídeo❤

    • @katrynec.3042
      @katrynec.3042 5 ปีที่แล้ว +3

      Coragem, atenção e maturidade. É isso (e mais)! É trabalhoso mas vale as duras penas todas! rs

  • @karina-qo9ry
    @karina-qo9ry 5 ปีที่แล้ว +80

    Nossa... Levei 12 anos para bater a porta e ir embora. Hoje eu penso em mim, não aceito mais migalhas emocionais. Gratidão ❤️

    • @ambrosio45
      @ambrosio45 4 ปีที่แล้ว +6

      Meu sonho é chegar no nível de escrever isso

    • @claramaitri
      @claramaitri 4 ปีที่แล้ว +6

      Levei 8!! To de cara comigo mesma, buscando respostas pra esses padrões psico-sócio-afetivos....sei lá como chamar! Nos separamos início da pandemia graças às deusas, mas acordo quase todo dia com a sensação de luto.

    • @karina-qo9ry
      @karina-qo9ry 4 ปีที่แล้ว +9

      @@claramaitri , é normal esse luto. É a morte do relacionamento, dos sonhos compartilhados, dos planos e principalmente da presença. Mas sabe a boa notícia? Passa. Passa e vc vai ficar mais forte. Mas não deixe de olhar pra sua dor, só olhando ela de frente, sentindo, aprendendo com ela, compreendendo, vc vai conseguir curar pra seguir. Não esconde ela na caixinha, não, que uma hora ela consegue sair e vem bem mais brava.

  • @luceliacarmo6169
    @luceliacarmo6169 5 ปีที่แล้ว +40

    Gostaria de ter conversas inteligentes e sinceras com as poucas amigas que eu tenho. Mas toda vezes que me aprofundo, as pessoas tendem a manter o assunto no raso, como se fosse "constrangedor" falar em público sobre o que todo mundo vive. As máscaras estão sobrepostas e é impossível retira-las sem causar incômodo. O processo de melhoria intelectual e espiritual vem acompanhado de muita solidão. Ninguém quer falar a respeito.

  • @and_amorim2
    @and_amorim2 5 ปีที่แล้ว +29

    Já vou passar meu café pra começar o dia botando o povo de casa pra reflexão matinal. Vlw

  • @marianadomin
    @marianadomin ปีที่แล้ว +2

    Estou assistindo esse vídeo após um término que, curiosamente, está me fazendo muito bem. E essa alegria advém exatamente por perceber que estou quebrando esses processos de apegos e codependências oriundas da infância e de reprogramações que sempre tive nas minhas relações de afeto. Antes, havia uma implicância - e claro, não que não tenha tido, de uma insistência e persistência em dar certo - mas agora, no primeiro "não", recusa e descompasso, eu simplesmente me retirei, por perceber que as negações do outro não cabem a mim resolvê-las. Sempre tive essa essência "mãezona" e de super mulher, passei a vida tentando resolver os problemas dos meus pais e de outras pessoas ( sou idealizadora de projetos de acolhida de vítimas de abuso), mas há aproximadamente 1 ano fui despertada para a retirada de todo tipo de autoculpabilização ( muitas das nossas tentativas de mudar o outro está conectado com um sentimento de culpa que trazemos da infância) e a cada dia tenho me despido dessas culpas. O primeiro estarte nesse último relacionamento foi quando me percebi pedindo "perdão" por algo que sequer eu havia cometido. Ou seja, eu não tenho culpa sobre isso, por que estou pedindo desculpas? Desde então, percebi que não posso me responsabilizar pelos algozes e conflitos do outro. E me libertei. Óbvio que o sentimento de lacuna e perda espaira no ar, mas a certeza de que não sou responsável pelo apego evitativo do outro ou de suas negações, cabe apenas a ele resolvê-las. Amá-lo é despertá-lo e não aprisioná-lo.

  • @0704801
    @0704801 4 ปีที่แล้ว +7

    Ótimo vídeo! Mas poderia ter a continuação, quando a pessoa consegue sair da relaçao, mas não consegue esquecer e se desprender daquela pessoa.

  • @prof.gabrielacandido
    @prof.gabrielacandido 5 ปีที่แล้ว +8

    Concordo plenamente contigo! Ja estive no lugar da pessoa q insiste em ficar e achar q eu serei a salvaçao da pessoa. Porem hj com o meu aprendizado e abastecimento entendo q relacionar se com o outro, ñ é isso, e ultimamente eu tenho ido embora d lugares q ñ me cabem. Contudo isso ñ quer dizer q eu ñ sofra tbm!

  • @SyndelSendas
    @SyndelSendas 5 ปีที่แล้ว +18

    Bom dia Manu! Caiu como uma luva esse video!
    Eu eu sei pq me mantive insistindo tanto tempo: pra provar pra mim mesma que eu não desisto fácil, que eu não fujo das dificuldades. E hoje eu desisti de insistir. Haja coragem e força de recomeçar do zero.

  • @IsadoraSecol
    @IsadoraSecol 5 ปีที่แล้ว +24

    Aí, Manu! Que vídeo sensacional, sério! Inclusive foi o tema da minha análise com a psicóloga ontem, rs. Percebi que tinha muito a tendência de me relacionar com pessoas rígidas e problemáticas num nível preocupante. Eu sou Terapeuta (holística) e muita dessa tendência vinha acompanhada com a vontade de salvar o outro. (Um padrão não tão raro de se encontrar em psicólogos, terapeutas e afins). E aí percebi que isso acontecia para que, em algum lugar dentro de mim, eu me sentisse no controle. A ideia de me relacionar com alguém mais “equilibrado” vem junto ao convite de sair da minha zona de conforto, me afronta a evoluir ainda mais, e me tira de uma posição ilusória de poder e controle. Claro que essa é apenas a ponta do iceberg, mas é extremamente interessante ir percebendo nossos funcionamentos. Dentro dos meus outros processos terapêuticos (como o Thetahealing, por exemplo) consegui entender também o porquê de atrair essa rigidez no outro, visto que eu sou muito água fluída. E é engraçado porquê o meu inconsciente se combina com o inconsciente do outro rs, enfim...A narrativa de o outro mudar depois de se estabilizar também se repetia comigo. Esses vídeos estão sendo lindamente esclarecedores sobre várias coisas. Acho importante compreendermos que entender a nós mesmo, entender nossos processos, nossos padrões, dores e amores, nos ajuda a entender melhor o outro, e vice-versa. Achei legal você ter pego um tópico e ter mostrado possíveis reflexões para os dois lados da moeda. A clareza fica ainda maior - pelo menos pra mim ficou.
    Quanto á ideia de Karma, acredito que seja a simples logística da vida. Pelo menos ao meu olhar, nada acontece com a gente, mas sim para a gente. Tem sempre um aprendizado querendo ser acessado. Nossos desafios estão ali para que a gente observe e tire um ganho daquilo. Inclusive eles só estão ali pois existe um ganho. Alguma virtude está sendo ancorada e aprendida com toda essa bagunça. Cabe a nós reconhecer essa virtude, esse aprendizado, e entender que ele pode ser acessado sem precisar passar por aquelas questões, por aqueles desafios. E por isso a chave para sair desses padrões está na análise de nós mesmos. Mas essa é apenas a minha visão, dentre tantas presentes por aí. E percebi que esse é um tópico que você deseja abordar em vídeos futuros! Querooo! O mundo é um vende-vende de filosofias, ideias, fórmulas. E que bom! Vejo isso como um convite de se auto descobrir ainda mais, para saber o que e o quanto disso se encaixa com a gente. Meu deus, falei ein hahaha (sou geminiana 😂). Enfim, gratidão Manu! ❤️

    • @daletet
      @daletet 4 ปีที่แล้ว

      Eu passei pela mesma reflexao na terapia ontem. E é tão desconfortável perceber nossos comportamentos né!! Eu tendo a querer cuidar e "salvar" todas as pessoas com quem me importo e acabo por sufocá-las de certa forma, mas na hora no relacionamento amoroso acho que chego a me tornar obsessiva nessa vontade de querer fazer as coisas darem certo. Como vc está agora? Tem conseguido lidar melhor com seus relacionamentos?

  • @elizangelafretias
    @elizangelafretias 4 ปีที่แล้ว +4

    Assisti 3 vídeos seguidos e foram 3 VRRRRRÁÁÁÁ, na minha cara! Só posso dizer: MUITÍSSIMO OBRIGADA!

  • @Je-lq2nh
    @Je-lq2nh 5 ปีที่แล้ว +17

    esse vídeo venho em um momento crucial. infelizmente cheguei no meu esgotamento depois de me pegar extremamente vulnerável em público.. decidi ali que iria da um basta
    isso me faz rever uns pontos, e entender outros mas infelizmente a situação do outro não fica mais leve (não que tenha que ficar (?))...
    ótimo vídeo manu! vou mudar o foco agora pra buscar esse entendimento em mim 🤍

  • @JoanaGleyze
    @JoanaGleyze 5 ปีที่แล้ว +23

    Obrigada, Manu! Em relações amorosas nunca estive desse lado da moeda, mas noutras relações - a exemplo das familiares - experimentei e experimento esses pensamentos sobre meu comportamento. É cansativo, mas vale à pena tentar se entender.

  • @PedroRizziMaciel
    @PedroRizziMaciel 5 ปีที่แล้ว +32

    Putz incrível o vídeo
    Estou exatamente nesse momento, faz mais ou menos um mês que ela terminou comigo e eu estou tentando entender a situação, mas mais que isso estou tentando me entende e seus vídeos me dão uma perspectiva incrível
    Obrigado por isso!

    • @filipe_with_i
      @filipe_with_i ปีที่แล้ว

      iae mano, como está hoje? haha

  • @PatriciaFerreira-zj3hs
    @PatriciaFerreira-zj3hs 5 ปีที่แล้ว +39

    Fiquei aqui pensando na primeira infância, num exemplo bem específico. No caso de uma pessoa ter nascido de uma gravidez indesejada, essa criança obviamente não tem condições de se retirar dessa cena e fica lá; será que na idade adulta ela pode ter uma tendência a ter dificuldades em sair de certas situações porque supostamente essa incapacidade de sair ficou lá registrada? ☹️

    • @ericaoliveira1002
      @ericaoliveira1002 5 ปีที่แล้ว +7

      Entendo que a pessoa cresce sim com uma sensação de rejeição, e qdo chega na adolescência ou fase adulta ela tem dificuldade de lidar com ela mesma, oque gera vários casos, automutilação, suicídio... Em fim. Acho que sim, a rejeição do feto influencia em tudo na vida do ser quando em desenvolvimento.

    • @decofrodo
      @decofrodo 5 ปีที่แล้ว +11

      Eu vim de uma gravidez indesejada e isso alterou bastante as figuras q compõem o meu complexo de Édipo, também me deu uma boa dose de baixa autoestima, mas não chego nem perto de ter pensamentos suicidas ou coisa do tipo, afetou também os meus amores que são problemáticos e um tanto quanto platônicos, eu chamo de síndrome da Marília Mendonça: "quem eu quero não me quer, quem me quer não vou querer, ninguém vai sofrer sozinho todo mundo vai sofrer"

    • @luceliacarmo6169
      @luceliacarmo6169 5 ปีที่แล้ว +7

      Eu vim de uma gravidez indesejada. Trabalhando na área da saúde, observo que a maioria das gestações são indesejadas, porque pergunto para as grávidas e elas respondem. Ou seja, não é achismo é realidade mesmo. A natureza não precisa do nosso desejo para se fazer perpetuar, ela é imperativa. Porém, por dever ou por amor ( que se aprende e vem com o tempo), as mulheres acabam criando e até gostando de seus filhos. Sobre os homens, não posso afirmar nada, pois não tenho acesso a eles. O sentimento de rejeição é tão particular...para alguns vai surgir de forma imotivada; para outros, mesmo sob forte evidência, não será percebido pois a pessoa não colocou sua atenção nisso.

    • @decofrodo
      @decofrodo 5 ปีที่แล้ว +4

      @@luceliacarmo6169 acho um pouco mais complicado do que isso, p. ex. outro dia estávamos eu e minha mãe assistindo This is Us e surgiu esse tema na série, acho que sem pensar muito à respeito, minha mãe solta a pérola: "quando a mulher não quer ter filhos não adianta, ela não muda quem ela é, por mais que o tempo passe, a verdade é que ela não queria e ponto!"..
      Tentei fazer ela pensar um pouco, disse isso que vc falou, que ela aprende a amar os filhos depois, mas ela continuou firme na sua convicção sem sequer perceber o verdadeiro diálogo que estávamos travando...

    • @luceliacarmo6169
      @luceliacarmo6169 5 ปีที่แล้ว +5

      @@decofrodo , algumas realmente se "arrependem" dos filhos que tiveram, mesmo que os filhos tenham sido desejados, quanto mais os indesejados. Conheço também algumas que se arrependeram, embora sejam em menor número. Existe um tabu muito grande em se falar sobre isso. Mas, o verdadeiro arrependimento não vem do fato dar a luz, e sim de terem tomado "um caminho sem volta". Estas ficam pensando na mulher que teriam sido se não fossem mães, com a clássica ilusão de que seriam mais "felizes". A verdade é que jamais saberão porque o "se" não existe, só existe o "agora". Sempre vão cultivar a amargura e se colocarão nessa posição de vítimas da situação. Algumas pessoas não amam nem a si mesmas, como poderiam amar os filhos? Infelizmente, do ponto de vista social, o abandono do pai é mais "bem aceito" porque já se espera que o homem tenha dificuldade de criar vinculos e atribui-se esse tropeço à biologia. Para pais e mães narcisistas o filho sempre será objeto de manipulação, sendo capazes inclusive de fingir afeição por um filho "preferido", para que o outro filho se sinta menor.

  • @evelynaparecidanascimento5202
    @evelynaparecidanascimento5202 5 ปีที่แล้ว +9

    Estou lendo um livro chamado Homens que odeiam mulheres e mulheres que os amam... tem sido enriquecedor, mas é pesado... estou tentando mudar a chave para não me colocar em relações que me façam duvidar da minha sanidade, perder a minha paz.... mas sinto que é muito difícil se relacionar... tenho um anseio por um bom relacionamento, mas é muito difícil...

    • @thcrzzto1434
      @thcrzzto1434 4 ปีที่แล้ว +1

      Tambem vejo dificuldade assim, é cada passo com calma, cada olhar com atenção.... chega a ser chato mas acredito que seja falta de prática :) Vamo Nessa

    • @izabella2256
      @izabella2256 2 ปีที่แล้ว +1

      Leia "A gente mira no amor e acerta na solidão" da psicanalista Ana Suy. Este livro mudou a minha forma de enxergar o amor e transformou as minhas dinâmicas amorosos. Hoje sou capaz de construir relacionamento saudável por causa deste livro.

  • @gutyavila8345
    @gutyavila8345 5 ปีที่แล้ว +2

    Na maioria das vezes isso que a pessoa tem pra resolver só se resolve ou se toma consciência quando a pessoa decide ir. Perceber certas coisas e analisar racionalmente enquanto você está ali, enfiado na relação, é muito difícil!!

  • @ocionoquadr0740
    @ocionoquadr0740 5 ปีที่แล้ว +2

    quando vc diz pra gente usar alguma coisa pra tentar explicar oq sentimos em relação a isso, tipo a teoria do apego entr outros,
    acho q tambem optar por nao escolher nada ja pronto, simplesmente dispensar isso tudo e apenas sentir sem rumo

  • @robertaabrahao329
    @robertaabrahao329 5 ปีที่แล้ว +8

    Que vídeo, Manu! Um tapa na cara, mas um tapa na cara maravilhoso! 😁 Complemento a sua fala dizendo que tem gente que, diante desse resfriamento e afastamento, apenas deixa de gostar. Não é necessariamente um processo consciente: a pessoa deixa de sentir e pronto, fica mais fácil partir. E pensando em quem não opera dessa forma, venho elaborando o seguinte: o quanto essa dinâmica de elocubrar sobre os problemas da relação, de tentar entender a mente e o processo do outro (e de "salvar" o outro) pode ser na verdade uma forma de evitar olhar pras próprias questões? Não seria isso um mecanismo do subconsciente, pra proteger o indivíduo da dor que olhar pra essas feridas do passado poderia causar? Eu acho que faz sentido, mas acaba sendo um processo bugado pq, na tentativa de proteger, o subconsciente acaba jogando o indivíduo em situações tão ou mais dolorosas do que aquelas das quais está tentando fugir. O que vc acha? Dá pra desenvolver por essa linha?

  • @deboranazario4289
    @deboranazario4289 5 ปีที่แล้ว +6

    Manu, não sei como me deparei com o canal de vocês mas ele tem sido um bom companheiro para eu pensar nos meus próprios processos. Isso que você falou, de olharmos para nós mesmos, é bem difícil. A minha repetição de comportamento é justamente gastar toda a minha energia no olhar para o outro. Hoje estou tentando mudar esse ciclo, com muita reflexão e também análise. Enfim, obrigada! ❤️

  • @veraluciagamadeoliveira4583
    @veraluciagamadeoliveira4583 8 หลายเดือนก่อน

    A questão é entender o que nos move quando têm muitos buracos embaixo.

  • @anaamelia2872
    @anaamelia2872 5 ปีที่แล้ว +8

    Incrível! E agora deu pra "ler pensamentos"... 😂 Ontem mesmo havia sugerido um vídeo sobre isso e vc nem.tinha lido nossos comentários.
    Esse vídeo foi um alento, pois estava me sentindo muito culpada por não ter dado conta do relacionamento.

  • @anarafaela.silva.8400
    @anarafaela.silva.8400 6 หลายเดือนก่อน

    Olhando os vídeos do canal Flor E Manu mais antigos reparei no quanto o filho mais mais velho cresceu, mas me parece que quando o Manu fala na idade dele sempre já diz a idade na qual ele ainda vai fazer, por isso se tem a impressão de que ele ainda tem mais idade, mas ainda é uma criança. Que bom! Bate a saudade de quando aparecia no meio do vídeo, deles dois. Queria ver o Martim mais vezes, enquanto jovem. E ainda bem que vem também o acompanhamento do filho mais novo. Cada fase da vida infantil. Agora quero saber a data certo do nascimento dos dois para deixar de ficar confusa. Se bem que do Vicente mais simples de lembrar, por meio das redes sociais. Reparei muito na minha busca pelo previsto, de que antes Emanuel vestia camisa de cores diferentes, isso me tira do satisfatório... RSRS Fico pensando meu deus, ele muda a cor da blusa! Nessa hora percebi a minha idealização. Bem, para começar em falar mesmo sobre o vídeo assistido "...Por que você continua aí..." Quero mesmo saber por que continuo aqui... OU MELHOR, PORQUE CONTINUO AÍ... E AINDA POR QUE VOCÊ CONTINUA AÍ... Para ser precisa com nome do vídeo... Bom, É... Quero dizer que ainda continua valendo o meu último comentário no último vídeo da qual comentei antes deste comentário... Afinal, cada passo vivido faz marca na contrução de vida. Mas você já se viu nesse vídeo, me parece que se deu muito bem, cada mudança sua, até hoje transmitida, até mesmo nos cortes de cabelo de antes, até chegando agora, na sua fase mais adulta. Nem seria somente este o que quero falar, esse vídeo tras conexão com os vídeos mais atuais. E estou em uma fase de tentar ser aceita na minha família pelo o que sinto, e ou apenas me declarando para eles. No final do mês passado para este mês rendeu muito na conversa com eles, ainda mais com uma pessoa da família. Queria muito compreender de onde vem essa ideia e quase que sentimento de posso ser gostada por conta do dinheiro e do trabalho, pois são coisas quase que paralisadas na minha vida. E a minha parentela vem do nordeste, sou cearense, quase todo o restante dos meus também! Minha casa se unifica com outra parte da família também, pois minha matriarca nunca conseguiu sair do rabo da saia de minha avó e avô, vivemos em conflito por conta do fiananceiro. Meu avô não vive bem com meu pai até hoje, sinto que não devo pensar quem tem mais razão na história, mas está chegando em um ponto na qual o mal se faz sentir presente por mim, e por nosso meio. Está fazendo mal, o bem passa longe e já vem de muito tempo, desde quando meus pais se conheceram. Minha família está ficando idosa, aliás são compostos por idosos, faltam apenas três componentes para se tornarem classificados pela velhice. Muita pessoa fala, se livra dessa bolha, como se fosse até uma maldição... Atualmente penso em mudar de cidade, mas nem é para fugir mais de quem sou, pois sinto um alívio por me reconhecerem como me sinto. Mas parte dos outros membros nem posso dizer como me sinto com relacionamento. Nem posso dizer a eles o que se aproxima de eu me sentir melhor para construir com o outro, com outra pessoa. Mas por bem, acho que quando eu encontrar uma outra pessoa para tentar amar, meus pais iriam aceitar, aliás, talvez me acolham, porém não aceitam, não estão de acordo. Meu medo maior seria o abandono! Por falta de sorte, ou pela realidade, a pessoa na qual penso gostar está com outra pessoa, e dessa vez lamento muito por não ser possível construir uma história de amor. Fico pensando que posso deixar esse sentimento passar por mim, mas sentir. De dizer que essa pessoa continue na minha vida se ela quiser, falar que ela nem precisa partir como da outra vez, que deixei ela escapar. No fundo penso de ter uma esperança de conviver com ela, mas nem posso também determinar a realidade, a casualidade da vida e ainda do modo como opero os meus sentimentos. Me dá vontade de nada com ela, tipo, quero impedir a raiva para ela ficar sem fugir de mim, e digo que fico triste para ela, mas na verdade, fico triste mesmo! Mas se eu ficar triste, também seria motivo para ela ir embora, pois ela jamais quer me machucar... Coisa que falta tornar ao consciente dela, pois machucamos uns aos outros até mesmo sem intenção, pois faz parte dos nossos afetos. Quero mudar de cidade talvez nem seja somente para tentar esquecer esse sentimento por ela, mas para me perceber realmente como me comporto no mundo, porque sinto muita vergonha de atuar, percebo e sinto isso dentro de mim. Digo na minha atual cidade. Mas dessa vez na qual tenho a chance da possibilidade de mudar, fico estranhamente triste por nem ter mais aquele impulso para mudar como motor para fugir da minha inadequação, como antes eu tinha vontade de fugir. Quer dizer o desejo de fugir, por nem ser aceita. Me dá vontade de rasgar de raiva por hoje eu ser ouvida por minha família, mas a pessoa que penso gostar ter que lidar com outra nova vida! CARAMBA, EU NEM SABIA, OU NÃO ME COMPREENDIA QUE EU PODERIA TER CONTINADO COM ELA, MESMO SEM SER ACEITA PELA MINHA CASA... MAS O QUE ME DEIXA MENOS COM RAIVA, É POR IMAGINAR QUE ELA ESTANDO COMIGO, PODERIA ME DEIXAR POR ESSA ATUAL PESSOA NA VIDA DELA. PELO O FATO DA PRIORIDADE DE SAIR DE CASA E PODER VIVER A SEXUALIDADE DELA. É POR ISSO QUE DESENBORCO DE NOVO NO MEU MEDO, NA MINHA TRAVA QUE EU FALEI AINDA NO COMEÇO. QUE TENHO MEDO DE TRABALHO E FICO SEM DINHEIRO. E OUTRA PESSOA NA QUAL INVEJO, TENHO CIÚME, PROPORCIONA PARA A PESSOA NA QUAL TALVEZ QUERIA TER VONTADE DE GOSTAR. ACHO QUE ELA VAI TENTAR SE SAIR DE MIM, DE ALGUMA MANEIRA PARA TENTAR LIDAR COM A VIDA DELA. VEJO QUE O ENLACE FOI FEITO. MAS FICO MUITO DOWN E OU SEJA PARA BAIXO. DEVO TENTAR, E FALHAR, FALHAR DE NOVO E FALHAR MELHOR COM ELA?! SEI QUE NEM SE DEVE NADA, MAS FOI ISSO. OU DEIXO A PESSOA COM OS DESCOMPASSOS DELA. E TENTO VIVER COISA NOVA. MUITO RUIM PARA MIM, O NOVO. QUERIA TENTAR EXPERIMENTAR. MAS FICO CONTENTE POR MUITA COISA QUE EU IDEALIZAVA EU TER CONQUISTADO E PASSOU POR MIM, CONQUISTEI, CONSEGUI E NEM FOI PARA A MINHA PESSOA, APENAS LEMBRO QUE PASSARAM POR MIM, NEM SE CONCRETIZARAM, MAS FICO FELIZ POR TER SENTIDO E CADA UMA DELAS TEM A SUA VIDA, INCLUSIVE EU. MAS O PROBLEMA É QUE NEM QUERO ESQUECER ESSA PESSOA, POIS IDEALIZEI E ME SINTO EM CASA COM ELA, PENSO QUE ME SINTO BEM COM ELA. TEM VEZ QUE ME DÁ VONTADE DE TER ALGUMA DIFICULDADE COM A MINHA FAMÍLIA, PARA SENTIR O DESEJO REAL DE IR EMBORA DA MINHA CIDADE, MAS SEI QUE DESSA VEZ O DESEJO JÁ NEM BATE FORTE PARA EU TENTAR MUDAR DE LOCAL, POIS NEM SERIA A MINHA ATUAL VONTADE COMO REALIDADE, COMO REAL QUERER E VONTADE. FICO ME PERGUNTANDO ESTOU FUGINDO DE QUÊ, AGORA. AINDA MAIS POR SER OUVIDA POR ALGUNS MEMBROS DE MINHA FAMÍLIA E AINDA TER A VONTADE, A IDEALIZAÇÃO DE MORAR COM A PESSOA AMADA NA MINHA CIDADE MESMO. TENHO UM MEDO DE ARRUMAR UM TRABALHO NA MINHA CIDADE! PENSO QUE NEM VOU ME SENTIR TRISTE SE EU TRABALHAR EM OUTRA CIDADE. MAS QUERO DESCOBRIR PORQUE TENHO MEDO TRABALHO NO MEU LOCAL. SE O MEU ABANDO VAI ME ACOMPANHAR NA OUTRA CIDADE, NA QUAL PRETENDO IR EMBORA! PENSO DE VERDADE, QUER DIZER, COM REALIDADE QUE IRIA TRABALHAR SEM TRISTEZA SE EU ARRUMAR A MINHA PESSOA AMADA . AINDA BEM QUE COLOQUEI PARA FORA EM CONVERSA COM MINHA MÃE. SOMENTE PRECISO ME LIVRAR DESSE MEDO OU APENAS TENTAR LOCALIZAR O MEDO, POR ENQUANTO. OBS: OS VÍDEOS QUE FAZEM CONEXÃO COM ESSE MAIS ANTIGO, SERIAM DO CANAL EMANUEL ARAGÃO! QUERO DIZER QUE AINDA TENHO BIRRA COM A PALAVRA, "...FAZ SENTIDO...: QUER DIZER, COM A FRASE, COM ESSA FALA. E PARA COMPLETAR, A PESSOA NA QUAL PENSO SENTIR UM SENTIMENTO, TAMBÉM USA ESSA FALA. LEMBREI DE FALAR, DE CITAR, PORQUE TALVEZ A PALAVRA CONEXÃO, ME É MELHOR ACEITA. LEMBREI POR FALAR EM CONEXÃO. QUE FAZ MAIS SENTIDO, FALAR DESSA MANEIRA. RSRS... EITA, ME CONTAMINEI USANDO A PALAVRA... MAS VOCÊ JÁ SABE PORQUÊ NEM GOSTO. E LOGO A ATUAL PESSOA DE QUEM PENSO TER UM SENTIMENTO, E QUE ME FAZ BEM, ME FAZ SENTIR EM CASA, TAMBÉM USA ESSE SENTIDO COMO PRONÚNCIA, COMO DIZER, COMO FALA

    • @anarafaela.silva.8400
      @anarafaela.silva.8400 6 หลายเดือนก่อน

      SEM FALAR QUE A MINHA OUTRA PARTE DA FAMÍLIA JAMAIS ACEITRIA EU TENTAR MUDAR DE CIDADE, ELES ADOECEM APENAS DE PENSAR NA IDEIA. ELES SE APEGAM A TUDO. SENTI A NECESSIDADE DE COMUNICAR POIS OLHEI UM COMENTÁRIO DE QUE UMA PESSOA ENTENDEU ESSE VÍDEO, COMO O FATO DE QUE NÃO TEMOS QUE CUIDAR DO OUTRO. E ME PERGUNTO, ATÉ ONDE VAI O MEU CUMPRIMENTO COM A MINHA FAMÍLIA!? IREI FAZER ELES SOFREREM HORRENDAMENTE SE EU MUDAR DE CIDADE. ATÉ PENSEI EM COLOCAR UMA COISA IMPOSTA PARA EU NÃO MUDAR DE CIDADE. QUE SERIA DEIXAR EU MORAR EM CASA COM A PESSOA AMADA, PARA EU NÃO IR EMBORA DA VIDA DELES, MAS NÃO TENHO A MINHA PESSOA AMADA, E NEM QUALQUER OUTRA PESSOA AMADA. E AINDA TERIA QUE QUERER TER A VONTADE DE ARRUMAR UM TRABALHO! MORRO DE MEDO DE ARRUMAR UM TRABALHO LOCAL, OU ATÉ MESMO NA MINHA CIDADE, POR NEM TER MAIS COMO IR EMBORA DA MINHA CIDADE, PARA OUTRA CIDADE, PARA OUTRO ESTADO... PARA FALAR EXATAMENTE... MEU DESTINO SERIA PARAÍBA... MORO NO CEARÁ... MAS SINTO QUE MORARIA EM QUALQUER LOCAL DO MUNDO COM A MINHA PESSOA AMADA. VALE, RESSALTAR QUE TENHO DESVIOS CONTRA ALGUMAS REGIÕES, MAS MORARIA EM ALGUMAS DELA COM A PESSOA AMADA. NEM SEI SE FALTA EU FALAR ALGUMA COISA A MAIS! AH... MAS FALTA EU FALAR MUITO AINDA, E A FALTA É ALGO QUE EU PRECISO TAMBÉM CONDUZIR NA MINHA VIDA. AH... LEMBREI, É... ATUALMENTE, ESTOU TENTANDO LIDAR COM O QUE EU PENSAVA SER REAL, ALIÁS, IMPLICO SIM, QUE É REAL, MESMO FUGINDO DOS AFETOS COM PESSOAS, ATRAVÉS DA MINHA CULTURA. MAS QUERO LHE DIZER QUE ALGUMAS COISAS QUE EU PENSO SER REAL PARA MIM, EU ESTOU TENTANDO FAZER FUNCIONAR DE UMA FORMA DIFERENTE, COM OUTRA FLEXIBILIDADE, PARA OPERAR COM AS PESSOAS, COM OS OBJETOS, COM OS OUTROS, COM A CULTURA NO GERAL. SERIAM COISAS QUE EU LHE EXPLICARIA MELHOR NA CONSULTA PESSOAL... VOU LEMBRAR DE CURTIR ESSE VÍDEO, COMO SINAL DE MUDANÇA.

  • @gabrielpedro4977
    @gabrielpedro4977 5 ปีที่แล้ว +8

    Atualmente estou vivendo um relacionamento no qual meu parceiro muda dramaticamente de um dia para o outro, de segunda a quarta e um amorzinho de quinta a terça um saco, me ignora não fala comigo na mesma frequência aí volta de novo a ser o cara ideal.
    Já estou chegando a um limite.

    • @thcrzzto1434
      @thcrzzto1434 4 ปีที่แล้ว +1

      Ei amigo, como está?

    • @gabrielpedro4977
      @gabrielpedro4977 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu aguentei até mês passado , chegou a um ponto em que eu já não aguentava, aí eu resolvi termina, tá sendo difícil lida com esse termino, ele aparentemente superou em uma semana já eu ainda tô aqui, levando.

  • @clararamthum
    @clararamthum 5 ปีที่แล้ว +1

    Sinto que insisto na ideia de cura do outro porque percebo que acreditar na cura do outro é acreditar na minha própria cura... não só por uma "identificação narcísica", mas por uma percepção holística da sociedade... na medida em que busco superar o individualismo da cultura hegemônica em que fui nascida e criada, na medida em que me percebo parte de um todo, na medida em que me percebo composta dos mesmos elementos que são compostos o outro e tudo que nos cerca... na medida em que parte-se do princípio de que existe um todo, que é mais do que a simples soma das partes. Nessa percepção coletiva, comunitária das relações socioambientais, só através da interação entre as forças e fraquezas de um(a) e de outr@ é possível buscarmos a cura dos desequilíbrios das relações tanto no âmbito das afetividades quanto das políticas... apenas consigo me curar junto à cura do outro...
    por exemplo, só é possível perceber meus privilégios quando convivo com quem carrega os prejuízos dessa cadeia, assim como só é possível agir em relação aos meus lugares de prejuízo em contato com quem desfruta dos privilégios... Somos seres sociais complexos que ocupamos lugares diversos nas engrenagens sociais em que estamos envolvid@s.
    Assim como desfruto de privilégios por ser branca, concursada ou pós-graduada, por exemplo, percebo prejuízos em relação às diferenças maternidadeXpaternidade ou em relação a vulnerabilidades associadas às mulheres... Mas foi só me relacionando com meu companheiro, homem negro autônomo de outro nível de escolaridade, por exemplo, que pude reconhecer a diversidade de lugares que ocupo socialmente, pude inclusive compreender como isso está presente na minha formação individual e na construção da minha personalidade, para, só assim, conseguir refletir sobre como atuar sobre isso, num processo de cura que só se tornou possível coletivamente... Então, por vezes me vejo na encruzilhada: até onde insistir em uma relação conturbada não é resistir na busca do processo de cura? por mais que às vezes pareça mais fácil ou até mais lógico querer largar laços difíceis que provocam certos desconfortos, até onde isso não seria apenas uma forma de me manter na minha zona de conforto e desistir das minhas próprias necessidades de transformação??...

  • @victorfb1774
    @victorfb1774 5 ปีที่แล้ว +5

    Bom dia,que bom receber notificação sobre video novo no canal. Ar de alívio
    ...

  • @RosaneW1
    @RosaneW1 2 ปีที่แล้ว

    Por saber que as pessoas reagem de maneira diferente diante de uma mesma situação, eu aprofundo a pesquisa de mim mesma. Qdo conseguir responder à pergunta principal, saberei o que fazer, arcando com as responsabilidades que me cabem pelas decisões que tomarei.

  • @elizabethferreiracavalcant5692
    @elizabethferreiracavalcant5692 5 ปีที่แล้ว +6

    Adorei...muito esclarecedor e serviu demais para eu entender o que acontece neste momento. Eu consegui sair da relação pq não me permitir viver o descompasso dela. Não é fácil, mas eu me amo, rs. Grata pelo teu trabalho. Abraço.

  • @marcelofg1119
    @marcelofg1119 5 ปีที่แล้ว +1

    Pois é Manú, bom dia. Sempre buscamos a resposta pra essa situação no outro. Quase nunca nos questionamos porque continuamos num relacionamento que não nos completa. Conheço casos assim, que a pessoa está há muitos anos num relacionamento abusivo mas não arreda pé. No caso mulheres. E agora assistindo aos seus vídeos, fui buscar uma possível explicação, no complexo de electra e/ou complexo de castração feminino mal resolvidos. E num dos casos, além disso, tem sobre ela o fato de ter aprendido das avós, mães e todas ou quase todas as mulheres da família que a esposa tem que ser passiva ao marido. Um caso perdido.

  • @edilam.9221
    @edilam.9221 5 ปีที่แล้ว +5

    Gratidão, Manu! Algo semelhante acontece comigo em uma relação familiar muito próxima, e por ela ser assim, esforcei-me muito para conversar e tentar mudar a situação, mas só podemos ir até certo ponto mesmo, a parte do outro não nos cabe. Coragem para reconhecer, força para mudar.

  • @laboratoriodeideias1748
    @laboratoriodeideias1748 3 ปีที่แล้ว

    Achei a reflexão excelente. Preciso parar e pensar em tudo isso. No esfriamento, costumo sempre fechar a porta, mas a dor e o sofrimento são inevitáveis.

  • @andreiagri7398
    @andreiagri7398 2 ปีที่แล้ว +1

    As vezes preciso ouvir 4x o mesmo vídeo para entrar por osmose na minha cabeça

  • @solemio2929
    @solemio2929 4 ปีที่แล้ว

    Eu aqui pensando, onde eu encontro pessoas preparadas pra conversar assim? Porque depois de ver esses videos, nunca mais seremos os mesmos, conversas banais? Nunca mais!!!

  • @isabellof
    @isabellof 4 ปีที่แล้ว +1

    Sua visão e fala são sensacionais!!! Conheci o canal hj, e já virei fã🙏🏽

  • @vidacommaisconsciencia
    @vidacommaisconsciencia 2 ปีที่แล้ว

    É possível entrar nas relações conscientes de nós mesmos.

  • @maraisasouza4551
    @maraisasouza4551 5 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada Manu!! Vc e a Flor tem me ajudado demais!! Engraçado, eu não achava que seria possível tanta gte passar pela mesma situação que eu (pq ainda estou aqui?) pois vivo num meio em que as pessoas têm casamentos estáveis ou fazem de tudo pra mantê-lo, por isso ainda insistia numa pessoa que já tinha se perdido e ficava tentando entender e mudar, sempre, por medo de ficar sozinha e outros motivos internos que estou conseguindo enxergar hoje! Conheci o dose diária recentemente e vou sentir saudades!! Vcs são Luz! Parabéns pela iniciativa de mostrar a filosofia de uma forma mais simples de ser entendida por nós! Gratidão 🙏🏻

  • @pesmobile9084
    @pesmobile9084 2 ปีที่แล้ว

    No Avanço Social o serviço é garantido e bom que eles tem referências

  • @taynanobrega1046
    @taynanobrega1046 4 ปีที่แล้ว +1

    Pronto, agora eu tenho algo de qualidade pra assistir tomando meu cafezinho. Obrigada pelo DD, Manu ❤️

  • @si42340
    @si42340 4 ปีที่แล้ว +1

    Entendi tudinho de novo...hahaha agora serão três vídeos pra levar pra terapia amanhã kkkkk... enfim, afora isso, Parabéns pelo canal e projeto! Sensacional. Sou estudiosa do corpotamento humano e em busca do autoconhecimento sempre, esperando sinceramente me entender e quica desenrolar meus nós ç, quebrar padrões etc etc ... obrigada!!!🙏❤️✨

  • @1aninhapaes
    @1aninhapaes 5 ปีที่แล้ว +1

    "Tem uma outra pessoa que nessas mesmas situações teria batido a porta e ido embora" é issooooooowkzkwldkeke
    E eu não teria entendido sozinha qual era a minha vivência se replicando, eu precisei da minha psicóloga me explicando esse padrão...
    Eu tomo uma atitude e comportamento maternal pq não tive isso na minha infância.
    Já (e só) entendi que é pq eu me sinto e viro mãe e por isso não abandono de jeito nenhum, aguento tudo, me enfio no "o amor td perdoa td suporta tudo etc" com minhas namoradas, independente de quantos anos e agressões verbais/psicológicas eu passasse enfim, nada era suficiente pra eu desistir. E agora to tentando quebrar isso. Mas confesso que, na TCC, não consegui entender ainda onde me faltou algo maternal que agora eu quero suprir com meus relacionamentos amorosos.

  • @anacarolinaneves9260
    @anacarolinaneves9260 5 ปีที่แล้ว +4

    Perfeito vídeo ainda mais q sempre foco em compreender o comportamento do outro e em suas mudanças com a relação quando na verdade preciso focar só no meu comportamento em relação a td isso.Por isso sigo sozinha por um bom tempo talvez n esteja pronta em vários sentidos.

  • @ocionoquadr0740
    @ocionoquadr0740 5 ปีที่แล้ว +1

    pra mim isso de karma so existe se vc acreditar...
    uma ex ficante meio q jogou um karma negativo em mim, falando que ela nao me pegava mas o karma sim...
    achei bastante estranho mas em relação de como foi o termino dessa interação

  • @ednagomes6507
    @ednagomes6507 5 ปีที่แล้ว +2

    achei otimo o video! sempre ajuda. Claro que se aplicado à parceiros, e filhos, e pais, e amigos vai ser mais / ou menos complicado pois a tal RESPONSABILIDADE não cabe aqui mas cabe ali...mas é sempre um caminho de libertação ouvir falas como a sua. Sempre uma possibilidade de repensar nossas escolhas, nossas posturas...e sempre uma chamada para o " eu comigo mesmo". Valeu!!!

  • @lucianaparanhosvital351
    @lucianaparanhosvital351 4 ปีที่แล้ว

    Porque vc continua ai, virada de chave. como vc disse é os enlaces neuroticos, os quais temos e não resolvemos em nos..O espelho, O pq estou com outro, o que me falta, ou o que tenho. Adorei seu video este e enlaces neuroticos.

  • @wags5661
    @wags5661 4 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo é muito bom, PQ ESTOU enfiado NESTA ......

  • @CA-kf8lh
    @CA-kf8lh 4 ปีที่แล้ว +1

    caramba, que canal! parabens ai

  • @delihatun7785
    @delihatun7785 2 ปีที่แล้ว

    Recomendo comprar seguidores sempre com o Avanço Social

  • @anakaren7317
    @anakaren7317 ปีที่แล้ว

    Ou seja haja análise !

  • @sandrajabour2641
    @sandrajabour2641 ปีที่แล้ว

    Muito Obrigado! Sua explicação foi muito boa!

  • @brunorodriguessilva7486
    @brunorodriguessilva7486 5 ปีที่แล้ว +1

    Manu, sei que você não curte muito discutir o outro em certa medida, mas nas relações... pensar o outro não é pensar sobre nós mesmos? (Ja que o outro pode oferecer grandes impactos em nossas vidas)
    Permanecer nesse ciclo, na minha opinião, talvez seja acreditar que tudo pode mudar, medo da solidão, medo de não encontrar alguém à altura. Acho que essa é a dinâmica da maioria dos casais, depois da conquista uma série de fatores podem afetar a relação: a rotina, as frustrações em maior escala e etc.

  • @StefanneLaia
    @StefanneLaia 5 ปีที่แล้ว +4

    Oi, Manu! Muito bom o vídeo e obrigada pela abertura que vc deu para o assunto, sobre isso faço uma pergunta: O que fazer quando o outro tenta dar soluções para o meu processo? Pareço uma ingrata quando recuso a "ajuda" do meu parceiro, brigamos por isso. Eu sou muito crítica em relação ao meus comportamentos e tenho tentado observar mais os meus padrões para tentar achar o meu caminho, mas não parece suficiente para o meu parceiro eu estar tentando ou estar em processo de melhorar. Um grande abraço! 🤗

  • @rhyzzor6
    @rhyzzor6 5 ปีที่แล้ว +4

    Bom dia, Manu. Terminei um relacionamento recentemente e tivemos muitas brigas em relação ao caráter e outros afins, eu não aceitava que ela tinha traído o ex dela e outras coisas que abalaram minha confiança sobre ela. Vendo seus vídeos, pude ver que eu errei muito em relação ao nervosismo e agora estou me recuperando, vejo que mereço algo melhor do que uma menininha que se importa só com a própria aparência e seus problemas. Um abraço!

    • @robertaabrahao329
      @robertaabrahao329 5 ปีที่แล้ว +5

      Nossa achei que seu melhoramento tava mais pra entender que vc precisa lidar melhor com suas frustrações, com o controle da insegurança que tira vc do agora e faz vc se abalar por coisas de um passado do qual vc nem fez parte, com o controle da sua agressividade... Veja, não sei nada da sua história e não tô aqui pra julgar, mas a ideia do vídeo é a gente olhar pra si, certo? Mas daí vc começou um discurso se revendo e terminou jogando a culpa no outro... Acho que vc pode elaborar melhor isso daí. Faz sentido pra vc o que disse?

    • @rhyzzor6
      @rhyzzor6 5 ปีที่แล้ว +1

      @@robertaabrahao329 Apenas quis agradecer o Manu pelos conselhos, não foi algo "relevante" sobre o vídeo em si, mas consegui me livrar de algo que estava me tornando alguém ruim e de certa forma, tóxico. Agradeço pelo seu comentário para me alertar e sim! Eu estou me entendendo melhor e aprendendo com o passado, mas como de praxe, sempre fica algo para nos alertar sobre tal coisa, aquela pontada, sabe? Estou me controlando e acabei ficando agressivo por conta daquela pessoa, mas hoje estou me harmonizando com meu espírito e corpo.

    • @robertaabrahao329
      @robertaabrahao329 5 ปีที่แล้ว

      @@rhyzzor6 não precisa agradecer! É mesmo um processo difícil, mas acredito que uma das chaves pra gente se conhecer melhor é atingir a compreensão de que a gente não faz nada "por causa" do outro. O outro pode até ser um gatilho pra gente manifestar um lado não tão bacana... Mas aquilo tá lá, latente dentro da gente, saca? A gente não bota pra fora o que não existe do lado de dentro. Pensando por essa ótica, o olhar que a gente lança sobre esse outro pode mudar completamente, e essa mudança reverbera em nós! Raiva e ressentimento dão lugar à ideia de "que bom que essa pessoa passou pela minha vida pra me ajudar a olhar pra esse lado meu, que precisava ser trabalhado mas eu não percebia". Minha sugestão: tenta fazer esse exercício! :)

    • @mairaf.m.s.9322
      @mairaf.m.s.9322 4 ปีที่แล้ว

      @@robertaabrahao329 a gente não bota pra fora o que não existe do lado de dentro...pra mim fez todo sentido, muito a refletir a partir dessa colocação

  • @lelyczelusniak781
    @lelyczelusniak781 4 ปีที่แล้ว

    genial

  • @ocionoquadr0740
    @ocionoquadr0740 5 ปีที่แล้ว

    puts manu mto obrigado, vc me auxiliou numa analise q só eu vo conseguir tirar algum resultado, foi de grande ajuda e ta sendo esses vídeos, esse foi aliviante pensar q simplesmente podemos de parar de focar em entender pq o outro mudou e só olharmos pra nos mesmo e tentar decifrar nos, mesmo q nao conseguimos isso, e acredito q naotem jeito absoluto, so o percurso ja é um camjnho lindo e intenso, bjs de luzz

  • @marciafagundes9619
    @marciafagundes9619 5 ปีที่แล้ว +5

    Vídeo pra ver mais uma vez, pra internalizar bem. Obrigada, Manu 🙏

    • @robertaabrahao329
      @robertaabrahao329 5 ปีที่แล้ว +1

      Hahaha isso mesmo! Eu assisti quatro vezes em looping! ❤️

  • @brunavieira3039
    @brunavieira3039 ปีที่แล้ว

    Obrigada Manuu!🤩🤩

  • @vanucio
    @vanucio 5 ปีที่แล้ว

    Manu, Eu acredito no que vc disse sobre termos algo para aprender e que se continuamos na relação onde nao estamos satisfeitos de alguma forma é justamente por isso para tratarmos algo que precisa ser tratado. Uma forma de evolução mesmo. Pois assim que vc aprendeu o que tinha que ter apreendido vc tbm muda do nada.

  • @jeanneemanuella2647
    @jeanneemanuella2647 4 ปีที่แล้ว

    Tô reagindo assim por uma questão de sobrevivência. Mas super entendi a mensagem que você passou. Obrigada!

  • @ledianebraga902
    @ledianebraga902 4 ปีที่แล้ว

    Se tornou meu canal predileto da vida! Amo tanto!!!!

  • @decofrodo
    @decofrodo 5 ปีที่แล้ว

    É a eterna necessidade de se implicar na sua própria vida, entender qual a sua participação naquilo que te acontece, perfeito!
    Quanto ao karma, só um detalhe, Karma não é algo que te acontece pra vc aprender ou uma punição, karma significa ação, só isso, é a ideia de que toda ação gera uma reação, é causa e consequência, pro bem e pro mal, como uma lei da causalidade.

  • @laboratoriodeideias1748
    @laboratoriodeideias1748 3 ปีที่แล้ว

    Amei muito muito.

  • @marinav4705
    @marinav4705 5 ปีที่แล้ว +1

    penso que muitas vezes ficamos não só para curar o outro, mas para curar a nós mesmos. isso pode acontecer em um nível consciente ou não. eu quero me curar de mim e preciso do desse campo que o relacionamento proporciona. eu fico porque sei que esse campo de experiência é fundamental. e, claro, aqui não falo de relacionamentos abusivos. falo dos conflitos que qualquer relação pode trazer. entrar em contato com os meus apegos, inseguranças, medos, raivas, ciúmes e tantas outras emoções difíceis de lidar. penso que não há outra forma de olharmos para isso sem estarmos em um relacionamento afetivo amoroso. e carma ou não, o outro me oferece o que eu preciso para essa cura.

    • @isaisa54
      @isaisa54 4 ปีที่แล้ว

      Marina V perfeita

    • @mairaf.m.s.9322
      @mairaf.m.s.9322 4 ปีที่แล้ว

      Mas o que mais acontece são pessoas usando essa justificativa pra manter uma relação já falida,percebeu-se , não te cabe, tá machucando, melhor cair fora,mas há insistência... justificativas pra ficar ali ao invés de cura se abre mais feridas

  • @niltoncezar5458
    @niltoncezar5458 5 ปีที่แล้ว

    No quesito sobre relacionamentos isto chamo de uma arte, ou seria um desafio é tanto principalmente quando o ser é desprovido de flexibilidade? Mas a vida é um show!

  • @Vanessa-nu5om
    @Vanessa-nu5om 3 ปีที่แล้ว

    Kkkk como queria que fosse tão simples sou de gêmeos 🤣🤣🤣

  • @RenataTruyts23
    @RenataTruyts23 5 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada. Estava precisando ouvir isso. Tão difícil virar o foco para dentro...

  • @robertaanffe1690
    @robertaanffe1690 5 ปีที่แล้ว

    "Ele mudou do nada" foi o melhor vídeo que vc fez na vida..

  • @renansilvanunes6001
    @renansilvanunes6001 3 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo é lindo

  • @arielneto5439
    @arielneto5439 4 ปีที่แล้ว

    Excelente! Ninguém salva ninguém!

  • @sylviarockett
    @sylviarockett 5 ปีที่แล้ว

    nossa, queria dar mil likes! Obrigada pelo vídeo Manu!!!!!!!!!!!

  • @saralima4383
    @saralima4383 3 ปีที่แล้ว

    Maravilhosa reflexão!! Faz todo sentido

  • @ericaoliveira1002
    @ericaoliveira1002 5 ปีที่แล้ว

    Nossa, não tinha hora melhor pra esse vídeo Manu, gratidão! Tô pensando e sentindo tanta coisa, quero falar tanta coisas que nem sei oque dizer. Vc falou tudo, vou absorver e entender os porquês das minhas escolhas.

  • @marcianolayna
    @marcianolayna 5 ปีที่แล้ว +1

    todo dia o manu me fazendo pensar no porquê da minha existência com uma simples pergunta

  • @rafaellabrunettidefarias5965
    @rafaellabrunettidefarias5965 5 ปีที่แล้ว

    Que pergunta ótima! Difícil.

  • @gabriellaalmeidarancan973
    @gabriellaalmeidarancan973 4 ปีที่แล้ว

    Manu, senti falta de você explicar sobre a ambivalência de quem fica na relação. É a mesma chave do querer ter e querer ser?

  • @InvejaBoaBytamicreti
    @InvejaBoaBytamicreti 5 ปีที่แล้ว

    Manu, por vezes falas de coisas total 🤯🤯🤯🤯🤯
    Mas esse vídeo é top a sério... Ameiiiiii

  • @fabiananogueira238
    @fabiananogueira238 5 ปีที่แล้ว

    Muito boa essa reflexão

  • @nataliaoliveira6795
    @nataliaoliveira6795 5 ปีที่แล้ว +2

    Bom dia!!! Manu.. como podemos exercitar esse processo de auto conhecimento/ olhar p si.. p nossas questões?! Além da terapia... que aliás seus vídeos me encorajou a voltar à terapia ♡ Obrigada!!!

  • @1999kkk
    @1999kkk 5 ปีที่แล้ว

    Autoconhecimento, que coisa dificílima.

  • @sandracarvalho8045
    @sandracarvalho8045 2 ปีที่แล้ว

    Porque eu amo muito ele mais ele mudou comigo porquê? Tou muito decepcionada

  • @gracita4983
    @gracita4983 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom
    Mas como descubro o porquê continuo nisso?

  • @larissalucianapires6332
    @larissalucianapires6332 5 ปีที่แล้ว

    Vc poderia indicar leituras para esse tema ? Tipo o que vc citou de behaviorismo, teoria do apego ...

  • @laylamaryzandra3082
    @laylamaryzandra3082 4 ปีที่แล้ว

    Perfeita análise.

  • @marciapinto3462
    @marciapinto3462 5 ปีที่แล้ว +11

    Mais uma dose? É claro que eu tô afim.....bom domingo galera 😎

  • @raslantipubg
    @raslantipubg 2 ปีที่แล้ว

    Compro curtidas sempre com o Avanço Social

  • @caebeck9229
    @caebeck9229 4 ปีที่แล้ว

    incrível!!!!!!!

  • @nanibrisque
    @nanibrisque 3 ปีที่แล้ว

    Pra quando citar um vídeo como "o de ontem": Por favor ponha um card ou um link. Não é fácil encontrar um vídeo por data aqui... Tks, N

  • @regianedamasceno6092
    @regianedamasceno6092 5 ปีที่แล้ว

    Te amo

  • @julianadepaula763
    @julianadepaula763 5 ปีที่แล้ว +1

    Manu você é foda! 🖤

  • @danielateruya
    @danielateruya 4 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada!

  • @claraalmeida6228
    @claraalmeida6228 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom o vídeo Manu

  • @marijacques_art
    @marijacques_art 5 ปีที่แล้ว

    Manu! Obrigada

  • @MarianeBonarde
    @MarianeBonarde 7 วันที่ผ่านมา

    Eita. Que dedada!

  • @RenataFuriosa
    @RenataFuriosa 5 ปีที่แล้ว

    Misericordia! Parece que vc fala p mim, juro. Mas tenho certeza que várias pessoas aqui tem a mesma impressão.

  • @joycefrancoso
    @joycefrancoso 5 ปีที่แล้ว

    👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @lorenaoliveira4384
    @lorenaoliveira4384 5 ปีที่แล้ว

    Obrigada, Manu 🙏

  • @alow_002
    @alow_002 3 ปีที่แล้ว

    Pode ser uma narrativa de karma, no sentido do karma em forma de repetição, tudo oq é repetido é karma, temos mesmo é que criar bons karmas, mas não aquela visão de que o karma é uma penitência, encarar karma como se fosse pagamento pra algum pecado seu é a forma torta de olhar de modo ocidental pra religiões orientais.

  • @Kokcr008
    @Kokcr008 5 ปีที่แล้ว

    Anotado! Obrigado! :D

  • @ravenaalcantara_
    @ravenaalcantara_ 5 ปีที่แล้ว

    Por que eu continuo aqui?
    ....
    ?!?!?!?!?!?!?