Muitos alunos e ex-alunos meus relataram que não conseguiram entender o livro. Por isso escrevi um livro que é voltado para iniciantes em programação, com exemplos de código mais simples e em Java e Python. É o livro Deixe seu código limpo e brilhante - Desmistificando Clean Code com Java e Python. Publicado pela Casa do Código.
Gabriel, tudo bem? Eu também sou fã e seguidor de técnicas e padrões de código limpo. Sou seguidor de Engenharia de Software em geral. Uma dica durante o desenvolvimento é: foque em colocar rótulos relevantes nas classes, métodos e variáveis. Dessa forma a leitura do código fica bem mais simples, até mesmo não exigindo comentários, e você não perde tempo tentando entender qual padrão utilizar. Deixa a parte de aplicação de padrões de projeto quando você for refatorar o software. Abraço.
Estava lendo o livro e apareceu esse vídeo como recomendação. Estou no capítulo 6 do livro. Eu sou amador, sempre programei por diversão (desde 2015 usando C# with Unity 3D) e já me vi perdido várias vezes em meu próprio código... agora, cursando ADS eu me senti na obrigação de adquirir bons conhecimentos, hábitos e técnicas e o livro Clean Code está me abrindo muito a mente! Muito do que está no livro eu já fazia, mas muito ali eu nem tinha pensado antes kkk realmente, recomendo muito o livro mesmo estando ainda no capítulo 6 🙆🏻♂️
Oi Gabriel, o Clean Code é referência em vários aspectos na vida do desenvolvedor. Nós temos uma playlist aqui no canal sobre o Clean Code onde estamos desvendando capítulo a capítulo, utilizando exemplos com várias linguagens diferentes. th-cam.com/play/PLVc5bWuiFQ8H5P-7QB1_3LOJkOZNMnnpg.html
@@jullyanolino depois de aplicar algumas recomendações como, responsabilidade única, melhorar a nomeação de variáveis, métodos, classes. Somente estes 3 já ajudam muito para quem não segue.
@@Jogandonaboa estou lendo ele agora, já li 8 capitulos e o livro é simplesmente genial. Inclusive, quem estiver com dúvida em comprar a versão em português pode ir sem medo.
Com 17 anos de idade eu ganhei um curso de Basic, confesso que não entendi nada, em 2017 eu tentei aprender de novo, e nada, mas há 1 mês atrás eu entrei em um ultralearning, e mandei ver, estou super esclarecido sobre esse mundo e estou gostando muito!! Hoje com 51 anos eu trabalho como arte-final em agências de publicidade, quero tentar mudar de área e ir para um Front-end, gostei muito dessa dupla HTML5 e CSS, transformar um layout em HTML, agora ficou bem claro!! É muito bom aprender, vocês me ensinam bastante e me deram uma direção bem legal no que eu pretendo!! Valeu!! Gostei muito do código limpo!!! O meu desde agora, sempre será!!.....rs
Alexandre, tudo bem? O livro "Código Limpo" de Robert C. Martin, mesmo na versão em português, é realmente muito bom. Uma outra excelente leitura de Engenharia de Software (código limpo entra aqui) e que recomendo é a do livro “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck. Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin. Abraço.
Alexandre Pontes , vai sem dúvida. Livro excelente. Da uma olhada na playlist do cleancode que o Felipe Deschamps fez a alguns anos que vai te dar um resuminho do livro. Procura também no Github clean conde que irá encontrar recomendações para todas as linguagens.
Gente, me parece ser um bom conhecimento o Clean Code, pretendo ler. Valeu pela dica! E uma dica pra vcs: quando ligarem a câmera, a luz tem que ser sempre difusa ou rebatida, vão notar uma melhora e tanto :)
Art in Brazil, tudo bem? Como dica: leia também o livro, do mesmo autor, “O Codificador Limpo - Um código de conduto para programadores profissionais”. Este é, provavelmente, o livro dois da série. Ele não tem código, são dicas do autor para a vida de um desenvolvedor. Um outro bom livro, este é do Kent Beck (autor também muito popular na Engenharia de Software) é o "Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador”, excelente título. Abraço.
Muito bom. Eu mesmo tenho trabalhando com o que ele fala em outro livro Clean Architecture. Puts eh um constante aprendizado. Clean Code e Clean Architecture usa muito DDD e TDD. Pensar num projeto de forma assim tenho visto muitos benefícios suporte fica muito melhor ainda mais quando o projeto vai crescendo e ficando mais complexo. Refatorar melhor caminho em alguns projetos mas precisa ser bem planejado. Reduzir responsabilidade de funções e métodos é muito bom até mesmo quando vai ser montar testes unitários e/ ou testes de integração. Vídeo legal. Vlw
Parabéns pela iniciativa de divulgar a literatura existe essencial aos DEV!!!!! Muito Sucesso para o "Casal TI" brasileiro mais famoso!!!!! Gostaria que fazer uma sugestão: Falem sobre as obras de alguns ícones, sugestão inicial PRESMAN, Roger
A parte de que uma função tem que ser pequena é justo ao contrário do acontece em SICPA. Funções com 70 linhas. E também do tratamento de exceções justo acontece aqui, vários métodos retornando Null. Incrível como descreveram o projeto haha
Comecei a ler um livro do Tio Bob (Principio, Padrões e Práticas Ágeis com C#) semana passada. Sempre os vídeos que vocês postam combina com o que e estou estudando/fazendo no momento. Hehe, coincidências......
@@danilovictor1 Estou no começo do livro, começando a Seção 2 do livro. Por enquanto estou gostando. Um livro que você paga em torno de R$100 na Estante Virtual.
Só ouvi verdades e experienciei quase tudo que foi dito. Sempre procuro melhorar o código em que estou mexendo ou implementando, separar cada bloco de código em "regions" e fazer pequenas refatorações (ou enormes caso necessário), que fazem toda diferença.
hahaha me identifico mano, vou começar a estudar alguma coisa eu venho aqui ver o conceito e depois vou atrás do restante, mas é de lei vir atrás de um vídeo deles.
Gabriel, tudo bem? O livro "Código Limpo" de Robert C. Martin realmente é muito bom. Mas uma outra excelente leitura e que também será útil em seus estudos de React é o “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck. Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin. Abraço.
ooii gente super gosto do conteúdo que vocês trazem , falando de código e desenvolvimento web , estou em busca de estágio ou assistência na área. O cronapp anunciado em ads pelo TH-cam diz que é possível construir um software como se fosse um criador de site automático.
Vi lá nas avaliações da Amazon que as pessoas estão reclamando bastante da tradução, inclusive que alguns códigos foram alterados, agora fiquei na dúvida de qual versão comprar, meu inglês ainda é básico.
Muito obrigado por nos acompanhar William. No início do canal ainda estávamos aprendendo a produzir vídeos. Tem muita coisa que faríamos diferente hoje em dia, não tínhamos muito ritmo para os vídeos e em alguns poderia soar meio arrogante, porém nunca foi nossa intenção no canal nos apresentar dessa forma. Grande abraço.
Cara, vocês são muito bons... Sai a notificação de um vídeo do canal eu já corro para ver. rs Vocês poderiam criar um curso, acredito que fariam sucesso. :D abraço!
Parabéns pelo vídeo!!! Observei que muita gente criticou a versão traduzida deste livro, destacando que em alguns pontos acaba comprometendo o entendimento da obra. Alguém comprou a versão em português e sentiu dificuldades para compreender o assunto???
Guilherme, tudo bem? Eu tenho o livro "Código Limpo" de Robert C. Martin na versão em português. Confesso que eu não tive problemas no entendimento de nenhum trecho deste título. O que não gostei, mas não interferiu em nada no aprendizado, é a mudança de estilo (formatação) de texto. Você está lendo com um tipo e tamanho de fonte e de repente tudo muda. Parece que o livro foi colocado aos pedaços de publicações de editoras distintas. Mas o conteúdo em si é tranquilo de entender. Guilherme, uma outra excelente leitura de Engenharia de Software (código limpo entra aqui) e que recomendo é a do livro “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck. Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin. Abraço.
Ótimo vídeo, só o que não concordo das regras do livro é a questão dos comentários, acho que eles são FUNDAMENTAIS no dia-a-dia da Engenharia de Software eles já me salvaram muitas vezes.
Paulo, tudo bem? O problema dos comentários é que quando o software passa por atualização é comum (segundo o autor e eu concordo) os comentários não serem também atualizados. Dessa forma fica bem confuso entender o que realmente está acontecendo, isso se o desenvolvedor atual de determinado trecho do projeto resolver levar em consideração também os comentários não atualizados (ele não sabe da não atualização dos comentários). A solução para isso, segundo o autor e eu novamente concordo, é o uso de rótulos significativos nas classes, métodos e variáveis. Rótulos que facilitam o entendimento da importância e responsabilidades de cada entidade. Exemplo: para que utilizar “i" para idade se é possível utilizar “idade”? Utilize “idade". Abraço.
#CDFTV 🍃Primeiramente dizer que o canal de vcs é simplesmente Sensacional ! sou recente inscrito aqui no canal, Só Elogios!!🍃 _faz um vídeo para nós, meros iniciantes neste multiverso, explicando a _*_diferença entre Front-End, Back-End_*_ e _*_Full Stack Developer_*
Gil, tudo bem? O resumo abaixo pode lhe dar um norte nos estudos: ➙ Desenvolvedor front-end: trabalha principalmente com as tecnologias HTML, CSS e JavaScript (bibliotecas JavaScript em geral, bibliotecas como AngularJS e jQuery). Estas são tecnologias focadas principalmente na apresentação dos dados retornados de algum back-end. O JavaScript, das tecnologias citadas, é a única linguagem de programação (alguns gostam de chama-la: linguagem de script - que, sinceramente, não há diferença). O CSS, já a algum tempo, permite o uso de blocos condicionais, mas mesmo assim continua sendo uma linguagem de estilo. O HTML5 também permite lógica (se não me engano), mas ainda é somente linguagem estática, estrutra da página Web. ➙ Desenvolvedor back-end: trabalha com linguagens que, principalmente, manipulam dados e tecnologias de banco de dados. Algumas linguagens populares de trabalho no back-end são o PHP, o Java, o C#, o Kotlin e o Python. Basicamente o desenvolvedor back-end vai se preocupar em gerenciar os dados em banco de dados (inserir, atualizar, deletar, . . .), em trabalhar as validações de acordo com as entradas dos usuários (autenticação, por exemplo) e em definir também as lógicas sobre "o que apresentar ao usuário" de acordo com a ação dele no front-end. O assunto “código limpo”, “engenharia de software” no geral, é muito importante, principalmente, para o desenvolvedor back-end. Isso, pois o “crítico" dos algoritmos do projeto fica no back-end (isso não é sinônimo de “o desenvolvedor back-end é mais importante / melhor do que o profissional do front-end“, pois a apresentação adequada dos dados - front-end - é tão importante quanto a manipulação deles - back-end). É o desenvolvedor back-end que tem que se preocupar com o desenvolvimento em camadas para que o projeto de software dele não fique, no médio longo prazo, legado. Acredite: dividir o software em camadas e saber nomear classes, métodos e variáveis é algo extremamente importante para qualquer projeto de software. ➙ Desenvolvedor full-stack: é os dois, desenvolvedor front-end e back-end. E pode acreditar, é o tipo de profissional Web mais comum. Não sei lhe dizer o porquê disso, mas é o mais comum em mercado. Provavelmente deve ser devido a quantidade grande de microempresas de software que não têm orçamento para desenvolvedores front-end e back-end, ao menos em seus primeiros meses / anos. Gil, lembrando que o conteúdo acima é apenas um resumo. O “bruto" é muito maior e não para de crescer, principalmente em relação à tecnologias front-end. Abraço.
Muito bom o vídeo. Podcast é bom mas vídeo é melhor ainda. Valeu por espalhar o conhecimento pra galera que está numa caixa preta. Espalhar o conhecimento é nossa maior missão de dev galera.
Queria elogiar o inglês de ambos apresentadores. É bem raro assistir algum programador brasileiro falando os nomes direitinho. Indiano eu ainda tô pra ver. Haha.
Eu realmente gosto de refatorar e tentar melhorar, mas eu tenho uma dúvida em relação a isso, eu posso por exemplo, renomear uma variável e fazer um commit junto com o que estou fazendo ou o recomendado seria fazer um commit separado com o título "Refatorar"? Pergunto isso porque eu fico pensando que pode atrapalhar de ver o que de fato foi feito no commit pra resolver um problema, por exemplo, ou no acréscimo de uma funcionalidade.
João Samuel li ele em português, levando em consideração os termos no livro em inglês. A tradução sim está bem boa, só que pode ter umas pequenas coisas em português que tu pode ficar confuso se não tem muita ideia sobre, de qualquer maneira se tu tem a noção de termos em inglês/português então facilmente vai entender no livro em português, recomendo ler!
Recomendo o em inglês. É bem fácil de entender, leitura bem fluida. Achei mais fácil que muito livro em português, e olha que meu inglês nem é tão top assim
Olá, curte muito o video. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber a fonta da informação que a razão leitura / escrita de código é de 10 : 1 para que eu pudesse ler mais a respeito. Obrigado
Não sei se tem no canal de vcs mais queria recomendações para livros de javascript, hoje faço estágio de desenvolvimento front end e queria um caminho legal pra. Seguir
Homer M4luco, tudo bem? Por experiência, como também sendo desenvolvedor front-end (full-stack), recomendo que você busque primeiro a base do JavaScript, algo que certamente o livro "Use a Cabeça! JavaScript” (2008, Michael Morrison) será o suficiente. Depois parta direto para o estudo de alguma biblioteca de alta produção no uso do JavaScript. Bibliotecas como: ➙ AngularJS; ➙ NodeJs; ➙ jQuery; ➙ Vue.JS. Escolha uma dessas (AngularJS é muito utilizado, pode ser a melhor escolha - eu utilizo muito o jQuery) e siga com os estudos até, porque não, se especializar na library escolhida. Tentar se especializar no JavaScript puro, em meu ponto de vista, somente vale a pena se você tem como objetivo a construção de APIs e bibliotecas JavaScript, um concorrente do próprio AngularJS, por exemplo. Caso contrário, em trabalho, utilizar o JavaScript puro vai diminuir consideravelmente a sua produção... e certamente a qualidade. As bibliotecas indicadas são bem populares e têm documentações e comunidades aos montes para lhe ajudar. Arrisco dizer que nem mesmo da base do JavaScript você precisa para iniciar em alguma delas, pode ir direto aos populares “Hello World!” e documentações. Abraço.
Eu sou das antigas, ao meu ver programador é quem só programa em uma certa linguagem.. o desenvolvedores são mais amplos desenvolve a solução por inteira...
Eu tenho mania de colocar comentários na maior parte das linhas. Penso que o próximo que pegar isso pelo menos vai entender qual era a ideia por trás. Vou tentar colocar mais nas partes iniciais :( Gosto de nomear funções iniciando com verbos + substantivo. Em certos momentos eu até acho que ao contrário também funciona. CreateDir para DirCreate, uma recomendação que eu gosto de seguir é o próprio padrão da linguagem. Evito mudar algo global, até prefiro criar funções semelhantes melhores e com o tempo ir migrando.
Oi, gente, não vi o vídeo todo, mas poderiam me responder se consigo tirar bom proveito desse livro mesmo sem saber Java? Sou iniciante e estou aprendendo Python. Obrigada!
Muitos alunos e ex-alunos meus relataram que não conseguiram entender o livro.
Por isso escrevi um livro que é voltado para iniciantes em programação, com exemplos de código mais simples e em Java e Python.
É o livro Deixe seu código limpo e brilhante - Desmistificando Clean Code com Java e Python.
Publicado pela Casa do Código.
façam uma série de clean code ia ajudar mtooo
Acessa o canal do Filipe Deschamps que tem la já.
@@pedrolobo1081 Eu vi esse já na semana passada, muito bom por sinal
@Landyn Samson No one cares about it.
No começo do projeto tento fazer os melhores métodos já inventado, depois de 2h programando meu código é tipo:
var a = false;
if( !a == true)
Gabriel, tudo bem?
Eu também sou fã e seguidor de técnicas e padrões de código limpo. Sou seguidor de Engenharia de Software em geral.
Uma dica durante o desenvolvimento é: foque em colocar rótulos relevantes nas classes, métodos e variáveis. Dessa forma a leitura do código fica bem mais simples, até mesmo não exigindo comentários, e você não perde tempo tentando entender qual padrão utilizar.
Deixa a parte de aplicação de padrões de projeto quando você for refatorar o software.
Abraço.
@@ThiengoCalopsita tudo bem, bacana suas dicas, com certeza irei segui-las.
😂
KKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKK
Muito bom ver essas dicas hoje, elem do livro 📚
Estava lendo o livro e apareceu esse vídeo como recomendação. Estou no capítulo 6 do livro.
Eu sou amador, sempre programei por diversão (desde 2015 usando C# with Unity 3D) e já me vi perdido várias vezes em meu próprio código... agora, cursando ADS eu me senti na obrigação de adquirir bons conhecimentos, hábitos e técnicas e o livro Clean Code está me abrindo muito a mente! Muito do que está no livro eu já fazia, mas muito ali eu nem tinha pensado antes kkk realmente, recomendo muito o livro mesmo estando ainda no capítulo 6 🙆🏻♂️
Oi Gabriel, o Clean Code é referência em vários aspectos na vida do desenvolvedor. Nós temos uma playlist aqui no canal sobre o Clean Code onde estamos desvendando capítulo a capítulo, utilizando exemplos com várias linguagens diferentes.
th-cam.com/play/PLVc5bWuiFQ8H5P-7QB1_3LOJkOZNMnnpg.html
Amo este livro, é excelente. Melhorei 500% meus códigos depois que li este livro.
Olá, eu ainda vou adquiri-lo. Com quais métricas você constatou essa porcentagem de melhoria?
@@jullyanolino depois de aplicar algumas recomendações como, responsabilidade única, melhorar a nomeação de variáveis, métodos, classes.
Somente estes 3 já ajudam muito para quem não segue.
@@Jogandonaboa estou lendo ele agora, já li 8 capitulos e o livro é simplesmente genial. Inclusive, quem estiver com dúvida em comprar a versão em português pode ir sem medo.
Cara, como é a tradução dele? Dá pra entender de boa? O livro importado tá o olho da cara, o português ta bem mais em conta. Valeuu
@@JulianLuis89 eu li foi o br mesmo, meu inglês infelizmente não é tão bom para consumir conteúdos desta forma
Depois que li esse livro meu código melhorou muuuuuuiiiitoooo. Eram terríveis...
Com 17 anos de idade eu ganhei um curso de Basic, confesso que não entendi nada, em 2017 eu tentei aprender de novo, e nada, mas há 1 mês atrás eu entrei em um ultralearning, e mandei ver, estou super esclarecido sobre esse mundo e estou gostando muito!! Hoje com 51 anos eu trabalho como arte-final em agências de publicidade, quero tentar mudar de área e ir para um Front-end, gostei muito dessa dupla HTML5 e CSS, transformar um layout em HTML, agora ficou bem claro!! É muito bom aprender, vocês me ensinam bastante e me deram uma direção bem legal no que eu pretendo!!
Valeu!!
Gostei muito do código limpo!!! O meu desde agora, sempre será!!.....rs
Eu estava com receio de adquirir o livro citado. Mas com as explanações de vocês já quero lê-lo agora. Obrigado!
Alexandre, tudo bem?
O livro "Código Limpo" de Robert C. Martin, mesmo na versão em português, é realmente muito bom.
Uma outra excelente leitura de Engenharia de Software (código limpo entra aqui) e que recomendo é a do livro “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck.
Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin.
Abraço.
Alexandre Pontes , vai sem dúvida. Livro excelente. Da uma olhada na playlist do cleancode que o Felipe Deschamps fez a alguns anos que vai te dar um resuminho do livro. Procura também no Github clean conde que irá encontrar recomendações para todas as linguagens.
@@tiagocunhafernandes6607 obrigado!
@@ThiengoCalopsita obrigado!
Oi gente.. seria legal um vídeo hands-on em TDD.. adoro a forma que vcs explicam, seria mto bacana pra agregar conhecimento pra gente!! Valeu
Caroline Araujo , tem um Hands on de TDD da rocket seat (Diego fernnades) em nodejs que é excelente! Da uma olhada
Tiago Cunha Fernandes obrigada Tiago, vou conferir!
Sensacional, fera, show, top, demais!!!!
Esse livro é UMA DELÍCIA!!!
Parabéns pelo canal e pela indicação!
Voces sao demais!!!!
sou muito fã de todos os seus videos me ajuda demais des que iniciei no mundo da programação!!!
esse livro é ótimo para quem está programando, comecei a ler o livro em três dias melhorei bastante meus programas .
Código Fonte Tv é um canal realmente muito bom que sempre da as melhores dicas a ajudas!
Eu gosto da maneira como vocês se comunicam, deixa o conteúdo muito mais simples de absorver.
Muito bom falar sobre o clean code. Show!
Clean code é o que separa um programador de um Bom programador.
Este canal, não é bom ... é sensacional !!!
Muito obrigado Adriano!!!
Gente, me parece ser um bom conhecimento o Clean Code, pretendo ler. Valeu pela dica! E uma dica pra vcs: quando ligarem a câmera, a luz tem que ser sempre difusa ou rebatida, vão notar uma melhora e tanto :)
Art in Brazil, tudo bem?
Como dica: leia também o livro, do mesmo autor, “O Codificador Limpo - Um código de conduto para programadores profissionais”. Este é, provavelmente, o livro dois da série.
Ele não tem código, são dicas do autor para a vida de um desenvolvedor.
Um outro bom livro, este é do Kent Beck (autor também muito popular na Engenharia de Software) é o "Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador”, excelente título.
Abraço.
@@ThiengoCalopsita Muito obrigado pela dica, pretendo ler todos eles! Assim, a minha literatura na área vai se expandindo :)
essa série de videos é perfeita cara,nao sei como ngm fez isso antes hahaha é tanto termo que quem ta começando fica perdido...
Tem esse canal que já fez algo relacionado:
th-cam.com/video/9w3o9NHXqu0/w-d-xo.html
mas estou falando de explicar de forma breve e eficiente diversos termos da area de programação e não uma playlist focada numa coisa só
Já adquiri o livro e estou doido para começar a ler.
Muito bom. Eu mesmo tenho trabalhando com o que ele fala em outro livro Clean Architecture. Puts eh um constante aprendizado. Clean Code e Clean Architecture usa muito DDD e TDD. Pensar num projeto de forma assim tenho visto muitos benefícios suporte fica muito melhor ainda mais quando o projeto vai crescendo e ficando mais complexo.
Refatorar melhor caminho em alguns projetos mas precisa ser bem planejado.
Reduzir responsabilidade de funções e métodos é muito bom até mesmo quando vai ser montar testes unitários e/ ou testes de integração.
Vídeo legal.
Vlw
Vou comprar esses livros. Obrigada pelas dicas.
Parabéns pela iniciativa de divulgar a literatura existe essencial aos DEV!!!!!
Muito Sucesso para o "Casal TI" brasileiro mais famoso!!!!!
Gostaria que fazer uma sugestão: Falem sobre as obras de alguns ícones, sugestão inicial PRESMAN, Roger
A parte de que uma função tem que ser pequena é justo ao contrário do acontece em SICPA.
Funções com 70 linhas.
E também do tratamento de exceções justo acontece aqui, vários métodos retornando Null.
Incrível como descreveram o projeto haha
Comecei a ler um livro do Tio Bob (Principio, Padrões e Práticas Ágeis com C#) semana passada. Sempre os vídeos que vocês postam combina com o que e estou estudando/fazendo no momento. Hehe, coincidências......
Estou com planos de comprar esse livro
@@danilovictor1 Estou no começo do livro, começando a Seção 2 do livro. Por enquanto estou gostando. Um livro que você paga em torno de R$100 na Estante Virtual.
Só ouvi verdades e experienciei quase tudo que foi dito. Sempre procuro melhorar o código em que estou mexendo ou implementando, separar cada bloco de código em "regions" e fazer pequenas refatorações (ou enormes caso necessário), que fazem toda diferença.
Um ótimo vídeo! Muito obrigado mesmo. Estou super interessado nele
Maravilhosos !!!😍. Dicionário do programador é o ponto de partida para qualquer estudo meu
hahaha me identifico mano, vou começar a estudar alguma coisa eu venho aqui ver o conceito e depois vou atrás do restante, mas é de lei vir atrás de um vídeo deles.
Muito boa a explicação de vocês, estou estudando React e acredito que ler esse livro irá me ajudar muito.
Gabriel, tudo bem?
O livro "Código Limpo" de Robert C. Martin realmente é muito bom.
Mas uma outra excelente leitura e que também será útil em seus estudos de React é o “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck.
Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin.
Abraço.
Excelente !!! Codigo contando historia do que estah sendo realizado e tendo validacao implemtado merece um like total. Parabens
Parabéns à vocês pelo ótimo vídeo, muito bem explicado e claro. Diria que é um "video limpo" até!
Amei o canal...Muito dinâmico e esclarecedor!
Muito bom! Obrigado!
Excelente, parabéns
Gostei, pretendo usar essa aula na minha equipe,
Excelente vídeo, muito obrigado!
Quando eu crescer quero ser sabido igual esses dois.
Muito bom! Sempre com uma boa didática e único. Valeu!
Eu costumo criar variaveis pra juntar algumas funções parecidas ou que compõe uma parte de algo maior. N sei se ta correto mas ajuda a organizar
Clean Code é vida!
Boa explicação
Ja na expectativas do próximo vídeo
#mão no código
Eu gosto do java doc e do golang doc.
Os comentários lá viram documentação quando você coda
Bem legal!
Clean Code + TDD = ♥
Atualizar o código é aquela parte que dá calafrios na barriga e pesadelos à noite. E quando a programação é em equipe daí o caldo entorna.
ooii gente super gosto do conteúdo que vocês trazem , falando de código e desenvolvimento web , estou em busca de estágio ou assistência na área. O cronapp anunciado em ads pelo TH-cam diz que é possível construir um software como se fosse um criador de site automático.
Amo o canal de vocês. Parabéns pelo trabalho 👏🏻🥰
Nossaaaa esse livro é muito boom
Vi lá nas avaliações da Amazon que as pessoas estão reclamando bastante da tradução, inclusive que alguns códigos foram alterados, agora fiquei na dúvida de qual versão comprar, meu inglês ainda é básico.
Comprei e não recomendo
@@cherryfuchs em qual língua?
@@bellahouse8026 comprei a versao traduzida para o portugues. O original é perfeito!
to aqui no banheiro da escola assistindo vocês, rs...amo vocês
Banheiro é sempre um lugar produtivo! rs
Muito obrigada!
kkkkkkk
@@codigofontetv sempre! kkkkk
Kkkkk
OLHA O CAGÃO GENTE!!! PUTA QUE PARIU O CARA CAGOU AQUI!
Seria legal um vídeo sobre livros essenciais para um programador
o Felipe Deschamps tem um
Muito top, parabéns pelo conteúdo
Fala sobre o fuze basic.
Eu amo esse canal, esse casal CDF
Vou até falar a verdade, no começo tinha um certo preconceito por vocês rsrsrs, mas hoje vejo que vocês são simplesmente fod#s
Muito obrigado por nos acompanhar William. No início do canal ainda estávamos aprendendo a produzir vídeos. Tem muita coisa que faríamos diferente hoje em dia, não tínhamos muito ritmo para os vídeos e em alguns poderia soar meio arrogante, porém nunca foi nossa intenção no canal nos apresentar dessa forma. Grande abraço.
Ótima aula! Parabéns!
Faz um dicionario do programador sobre "Makefile", isso é, se já não tiver xD.
Atualmente (11/2020) não tem mais o livro para vender, na cultura só tem a pré venda para 2021, acredito que seja a segunda edição.
Comprei o meu na Amazon por 70 reais... Mas não sugiro ler em português, a tradução ficou horrivel! Tem o livro em PDF em inglês tambem..
Cara, vocês são muito bons... Sai a notificação de um vídeo do canal eu já corro para ver. rs
Vocês poderiam criar um curso, acredito que fariam sucesso. :D abraço!
Então eu já aplicava Clean Code antes mesmo de conhecer o conceito. Interessante!
Parabéns pelo vídeo ! Percebi que preciso mudar algumas coisas kkk
Eu resumo tudo em bom senso.
Show! Muito bom.
2:56 olha que tem gente que quer dizer que não sksksk. Tem doido pra tudo.
Parabéns Pessoal.
Parabéns pelo vídeo!!!
Observei que muita gente criticou a versão traduzida deste livro, destacando que em alguns pontos acaba comprometendo o entendimento da obra. Alguém comprou a versão em português e sentiu dificuldades para compreender o assunto???
Guilherme, tudo bem?
Eu tenho o livro "Código Limpo" de Robert C. Martin na versão em português.
Confesso que eu não tive problemas no entendimento de nenhum trecho deste título.
O que não gostei, mas não interferiu em nada no aprendizado, é a mudança de estilo (formatação) de texto.
Você está lendo com um tipo e tamanho de fonte e de repente tudo muda. Parece que o livro foi colocado aos pedaços de publicações de editoras distintas.
Mas o conteúdo em si é tranquilo de entender.
Guilherme, uma outra excelente leitura de Engenharia de Software (código limpo entra aqui) e que recomendo é a do livro “Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador" de Kent Beck.
Kent Beck é muito conhecido devido ao Agile Software e é tão bom autor / desenvolvedor quanto o Robert C. Martin.
Abraço.
@@ThiengoCalopsita Muito obrigado pelas dicas!!!
Ótimo vídeo, só o que não concordo das regras do livro é a questão dos comentários, acho que eles são FUNDAMENTAIS no dia-a-dia da Engenharia de Software eles já me salvaram muitas vezes.
Paulo, tudo bem?
O problema dos comentários é que quando o software passa por atualização é comum (segundo o autor e eu concordo) os comentários não serem também atualizados.
Dessa forma fica bem confuso entender o que realmente está acontecendo, isso se o desenvolvedor atual de determinado trecho do projeto resolver levar em consideração também os comentários não atualizados (ele não sabe da não atualização dos comentários).
A solução para isso, segundo o autor e eu novamente concordo, é o uso de rótulos significativos nas classes, métodos e variáveis. Rótulos que facilitam o entendimento da importância e responsabilidades de cada entidade.
Exemplo: para que utilizar “i" para idade se é possível utilizar “idade”? Utilize “idade".
Abraço.
#CDFTV 🍃Primeiramente dizer que o canal de vcs é simplesmente Sensacional ! sou recente inscrito aqui no canal, Só Elogios!!🍃
_faz um vídeo para nós, meros iniciantes neste multiverso, explicando a _*_diferença entre
Front-End, Back-End_*_ e _*_Full Stack Developer_*
Gil, tudo bem?
O resumo abaixo pode lhe dar um norte nos estudos:
➙ Desenvolvedor front-end: trabalha principalmente com as tecnologias HTML, CSS e JavaScript (bibliotecas JavaScript em geral, bibliotecas como AngularJS e jQuery).
Estas são tecnologias focadas principalmente na apresentação dos dados retornados de algum back-end.
O JavaScript, das tecnologias citadas, é a única linguagem de programação (alguns gostam de chama-la: linguagem de script - que, sinceramente, não há diferença).
O CSS, já a algum tempo, permite o uso de blocos condicionais, mas mesmo assim continua sendo uma linguagem de estilo. O HTML5 também permite lógica (se não me engano), mas ainda é somente linguagem estática, estrutra da página Web.
➙ Desenvolvedor back-end: trabalha com linguagens que, principalmente, manipulam dados e tecnologias de banco de dados. Algumas linguagens populares de trabalho no back-end são o PHP, o Java, o C#, o Kotlin e o Python.
Basicamente o desenvolvedor back-end vai se preocupar em gerenciar os dados em banco de dados (inserir, atualizar, deletar, . . .), em trabalhar as validações de acordo com as entradas dos usuários (autenticação, por exemplo) e em definir também as lógicas sobre "o que apresentar ao usuário" de acordo com a ação dele no front-end.
O assunto “código limpo”, “engenharia de software” no geral, é muito importante, principalmente, para o desenvolvedor back-end. Isso, pois o “crítico" dos algoritmos do projeto fica no back-end (isso não é sinônimo de “o desenvolvedor back-end é mais importante / melhor do que o profissional do front-end“, pois a apresentação adequada dos dados - front-end - é tão importante quanto a manipulação deles - back-end).
É o desenvolvedor back-end que tem que se preocupar com o desenvolvimento em camadas para que o projeto de software dele não fique, no médio longo prazo, legado.
Acredite: dividir o software em camadas e saber nomear classes, métodos e variáveis é algo extremamente importante para qualquer projeto de software.
➙ Desenvolvedor full-stack: é os dois, desenvolvedor front-end e back-end. E pode acreditar, é o tipo de profissional Web mais comum. Não sei lhe dizer o porquê disso, mas é o mais comum em mercado.
Provavelmente deve ser devido a quantidade grande de microempresas de software que não têm orçamento para desenvolvedores front-end e back-end, ao menos em seus primeiros meses / anos.
Gil, lembrando que o conteúdo acima é apenas um resumo. O “bruto" é muito maior e não para de crescer, principalmente em relação à tecnologias front-end.
Abraço.
Muito bom o vídeo. Podcast é bom mas vídeo é melhor ainda. Valeu por espalhar o conhecimento pra galera que está numa caixa preta. Espalhar o conhecimento é nossa maior missão de dev galera.
Obrigado
Usar comentários ajudaria na interpretação e facilitação da leitura do código?
O melhor casal de tecnologia
Melhor canal 😍😍😍😍😍
Queria elogiar o inglês de ambos apresentadores. É bem raro assistir algum programador brasileiro falando os nomes direitinho. Indiano eu ainda tô pra ver. Haha.
pra quem esta aprendendo a sopa de letrinhas me ajuda demais.
Eu realmente gosto de refatorar e tentar melhorar, mas eu tenho uma dúvida em relação a isso, eu posso por exemplo, renomear uma variável e fazer um commit junto com o que estou fazendo ou o recomendado seria fazer um commit separado com o título "Refatorar"? Pergunto isso porque eu fico pensando que pode atrapalhar de ver o que de fato foi feito no commit pra resolver um problema, por exemplo, ou no acréscimo de uma funcionalidade.
Vocês são muito top. Parabéns! Desejo milhões de inscritos, milhões de views e de likes. Pra encher o fiofó de grana mesmo!!!
😂😂😂
Muito obrigado pelo seu carinho conosco e pelo reconhecimento do trabalho do canal. 🤓
Baita livro, recomendo demais!
Vc leu o inglês ou português? Queria saber se a tradução é boa
João Samuel li ele em português, levando em consideração os termos no livro em inglês. A tradução sim está bem boa, só que pode ter umas pequenas coisas em português que tu pode ficar confuso se não tem muita ideia sobre, de qualquer maneira se tu tem a noção de termos em inglês/português então facilmente vai entender no livro em português, recomendo ler!
Recomendo o em inglês. É bem fácil de entender, leitura bem fluida. Achei mais fácil que muito livro em português, e olha que meu inglês nem é tão top assim
muito bom.
Olá, curte muito o video. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber a fonta da informação que a razão leitura / escrita de código é de 10 : 1 para que eu pudesse ler mais a respeito. Obrigado
Que video mais... Clean!
poderiam abordar charset ... é o meu novo pesadelo desde que troquei o provedor do meu portal sobre animais de estimação😱😱😱😱😱😒😑😐😖😫😩
Os comentários dentro do método eu não uso.
Mas uso antes do método para explicar o que faz, quais os parâmetros e retorno.
Tbm amigo acho que estamos no caminho certo rs
mano, que vídeo maravilhoso. Vcs são fodas
Muuuuuuuito obrigado! 🤓
Manda esse livro autografado pra mim
#Excelente!
8:40 estão trazendo o assembly pra programação?
Não sei se tem no canal de vcs mais queria recomendações para livros de javascript, hoje faço estágio de desenvolvimento front end e queria um caminho legal pra. Seguir
Homer M4luco, tudo bem?
Por experiência, como também sendo desenvolvedor front-end (full-stack), recomendo que você busque primeiro a base do JavaScript, algo que certamente o livro "Use a Cabeça! JavaScript” (2008, Michael Morrison) será o suficiente.
Depois parta direto para o estudo de alguma biblioteca de alta produção no uso do JavaScript. Bibliotecas como:
➙ AngularJS;
➙ NodeJs;
➙ jQuery;
➙ Vue.JS.
Escolha uma dessas (AngularJS é muito utilizado, pode ser a melhor escolha - eu utilizo muito o jQuery) e siga com os estudos até, porque não, se especializar na library escolhida.
Tentar se especializar no JavaScript puro, em meu ponto de vista, somente vale a pena se você tem como objetivo a construção de APIs e bibliotecas JavaScript, um concorrente do próprio AngularJS, por exemplo. Caso contrário, em trabalho, utilizar o JavaScript puro vai diminuir consideravelmente a sua produção... e certamente a qualidade.
As bibliotecas indicadas são bem populares e têm documentações e comunidades aos montes para lhe ajudar.
Arrisco dizer que nem mesmo da base do JavaScript você precisa para iniciar em alguma delas, pode ir direto aos populares “Hello World!” e documentações.
Abraço.
@@ThiengoCalopsita vlw amigo vou procura esse livro essa semana.
"Explicaremos rapidamente o FAST" inception demais HAEUEHUHEAE
Eu sou inevitavel... Tem alguma diferença entre programador e desenvolvedor??? Sempre vejo esses dois nomes nas vagas e me surgiu a duvida
Não
Eu sou das antigas, ao meu ver programador é quem só programa em uma certa linguagem.. o desenvolvedores são mais amplos desenvolve a solução por inteira...
Sou inciante nessa área. Vocês me recomendam o estudo deste livro?
esse livro é indicado para iniciantes que ainda não programaram ainda ou só para os que já tem algum conhecimento prévio?
Eu tenho mania de colocar comentários na maior parte das linhas. Penso que o próximo que pegar isso pelo menos vai entender qual era a ideia por trás.
Vou tentar colocar mais nas partes iniciais :(
Gosto de nomear funções iniciando com verbos + substantivo. Em certos momentos eu até acho que ao contrário também funciona. CreateDir para DirCreate, uma recomendação que eu gosto de seguir é o próprio padrão da linguagem.
Evito mudar algo global, até prefiro criar funções semelhantes melhores e com o tempo ir migrando.
Oi, gente, não vi o vídeo todo, mas poderiam me responder se consigo tirar bom proveito desse livro mesmo sem saber Java? Sou iniciante e estou aprendendo Python. Obrigada!
Muito bom!
Qual clean code comprar?
A chama foi acesa 🔥🔥...
Otimo canal !
Tooop.
Este livro é válido para quem ainda nem começou a programar?