André Lara Resende e Roberto Mangabeira Unger: Diálogos a respeito do Brasil e seu futuro - Parte 1

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 23 ส.ค. 2024
  • Diálogos a respeito do Brasil e seu futuro entre André Lara Resende e Roberto Mangabeira Unger, gravados em 30 e 31 de outubro de 2022.
    Produção: Canal Midiosfera / @midiosfera

ความคิดเห็น • 32

  • @rosavalente7264
    @rosavalente7264 3 หลายเดือนก่อน

    Awesome 👏👏👏❤🇧🇷❤

  • @wagnersilvavieira2083
    @wagnersilvavieira2083 ปีที่แล้ว +2

    Duas mentes brilhantes do nosso país ... Lúcidos e Honestos Intelectualmente ... Analisam a economia não só fora do mainstream econômico do rentismo e da grande mídia, mas possuem uma visão patriótica do nosso país, que visa elevar a nossa nação ao nível merecido e de direito que ela possui ... SENSACIONAL ouvir professor Mangabeira Unger!!!!!!

  • @GARYIKKILUIZ
    @GARYIKKILUIZ ปีที่แล้ว +1

    Grandes brasileiros.

  • @fabianomartins3498
    @fabianomartins3498 3 หลายเดือนก่อน

    André Lara Rezende, uma mente brilhante, deveria existir no governo seja de esquerda ou direita um conselho dotado de mentes notáveis e com certeza André Lara Rezende estaria no topo.

  • @BybonBR
    @BybonBR ปีที่แล้ว +2

    Muito bom 👏👏👏👏👏

  • @danielxavierdearaujo6093
    @danielxavierdearaujo6093 10 หลายเดือนก่อน

    Que aula! Vale a pena assistir todos os vídeos dessa série

  • @Paniago
    @Paniago 4 หลายเดือนก่อน

    Prezado Sr. Dr. Mangabeira Unger. - É necessário ter responsável técnico nessas produções. - Alguém que possas demitir quando a qualidade do áudio não corresponder às expectativas!

  • @MarcosBoaventura
    @MarcosBoaventura ปีที่แล้ว +1

    Obrigado pelas explicações, professor

  • @iurikorolev
    @iurikorolev ปีที่แล้ว +1

    Mangabeira tem o porte e o brilhantismo dos estadistas brasileiros do Império.

  • @ronaldoferreira594
    @ronaldoferreira594 11 หลายเดือนก่อน

    Comecei a seguir o seu trabalho agora... Tem me ajudado muito na Reflexão sobre como Ultrapassar a Pasmaceira do Lulismo.
    Muitíssimo Grato!

  • @CCOMAoficial
    @CCOMAoficial ปีที่แล้ว +1

    Identidade brasileira reconhecida mundialmente… exceto por uma parcela dos brasileiros.

  • @Daniel-hm6qd
    @Daniel-hm6qd ปีที่แล้ว

    Bom dia, sábias palavras, o primordial é investir no reconhecimentos educacionais , com certeza quem educa não pode está deseducado no reconhecimentos pelos seus prestativos serviços pela nação, tudo proferido pelo senhor graças as circunstâncias dos mestre que lhe iluminaram a mente ,mais o Brasil não se faz com meia dúzia de ilustres como o Sr. O Brasil são todos os povos ativos diretamente e indiretamente, invista e valorize como deve ser as pesquisas, os mestres , um país sem visão para isto é um cego guiando outro.

  • @uilianmarinho8451
    @uilianmarinho8451 ปีที่แล้ว

    Como e bom aprender con dois mestres intelectuais. Obrigado as dois por ñ dezisti desse país

  • @JMF79
    @JMF79 ปีที่แล้ว

    Há uma grande força abstrata que amarra o progresso e inclusão social a uma bola de ferro de forma que nomes qualificados como o de Roberto Mangabeiga não vá ao parlamento ou exerça cargo de poder nas instituições brasileiras, assim como o foi com o Éneas Carneiro, debochado pela imprensa nacional, Ciro Gomes e demais nomes importantes e capacitados para exercer qualquer cargo público.

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues ปีที่แล้ว

    A História do Brasil pode ser bem explicada a partir da evolução de nossos dados históricos populacionais. Em 1822 éramos 4 milhões; em 1889, 10 milhões; em 1930, 35 milhões; em 1945, 45 milhões; em 1952, 52milhões; em 1970, 90 milhões, e em 2023, 215 milhões. O meu ponto é que esse "dinamismo" de nossos fatos históricos a partir de nosso crescimento demográfico se explicam a partir de nosso desenvolvimento econômico, o qual, obviamente, é refletido em nosso crescimento populacional. O que quero dizer é que o Brasil de hoje com 215 milhões está muito distante do dinamismo da sequência dos fatos históricos que aconteceram de 1822 até 1950. O salto populacional de 52 milhões para 215 milhões de brasileiros entre 1950 e 2023, obviamente que reflete um imenso crescimento econômico nesse período, o que nos "transformou" radicalmente, a tal ponto, que nos transformamos na verdade em um "outro" país, numa rapidez tão grande, que está muito pouco relacionada com a cadência das sequências dos fatos históricas de 1822 até 1950. Então, as conclusões do que aconteceu antes de 1950 são "radicalmente" diferentes do que aconteceu depois. As implicações desse ponto de vista deve nos alertar para que nossas análises políticas atuais prestem bem mais atenção para as implicações geopolíticas, principalmente, para nosso papel no Atlântico Sul, América do Sul e Caribe. Assim como, nas nossas relações presentes e futuras com os Estados Unidos. Ao meu ver, estamos numa situação muito parecida em que se encontrava a Índia numa encruzilhada histórica em 1947, em sua relação colonial com o Império Britânico. E, as conclusões históricas para o Brasil de hoje apontam para a mesma encruzilhada, e para o mesmo desfecho histórico que aconteceu na Índia de 1947, fatos esses que acabaram por promover a Independência Nacional do Estado Indiano. As analogias da história da Índia de 1947 com o nosso Brasil de hoje não podiam ser mais parecidas.

  • @jamilbrito6876
    @jamilbrito6876 ปีที่แล้ว +2

    Professor a quem interessa sermos essa nação subserviente, alienada, e massa de manobra????
    Desde já agradeço se puder responder a essa questão!!

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues ปีที่แล้ว +1

    A questão principal do Brasil, hoje, analogamente como foi para a Índia de 1947, é que não estamos dispostos a alienar o povo Americano de nossa área de interesses económicos jamais. Se o fizermos, outro ocuparão esse vazio deixados por nós para trás. Não me parece inteligente isso. O modelo Indiano de 1947, ainda me parece a melhor solução, por agora...

    • @lucianomarinhofilho
      @lucianomarinhofilho ปีที่แล้ว

      Por favor, desenvolve e explica melhor isso, Ricardo...

    • @RicardoGomesRodrigues
      @RicardoGomesRodrigues ปีที่แล้ว +1

      @@lucianomarinhofilho É simples a transição para a Independência da Índia manteve as relações tradicionais com a Gran Bretanha, fazendo com que a Índia aumentasse sua posição geopolítica na Ásia, já que tinha participado na SegundaGuerra Mundial do lado dos aliados. Você vê que os Indianos trataram de não "alienar" suas posições juntos aos Britânicos, ganhando acesso ao um imenso mercado mundial, todavia aumentaram suas posições geopolíticas relativa ao que tinha antes. Na minha opinião, nossa posição geopolítica hoje aqui no Brasil é similar. Queremos "aumentar" nossa posição geopolítica relativa não diminuí-la. Então, geopolíticamente temos que aumentar nossas posições e ao mesmo tempo manter nossos interesses nesse imenso mercado Norte-Americano. Se não o fizermos, alguém ocupará esse vazio deixado por nós. Nem pensar! Os Indianos foram muito espertos em 1947, e servem como modelo de Independência, ganhando ao mesmo tempo importantes posições estratégias geopoliticas. É meio complicado mas deu para entender? Então morde e assopra!

  • @maguea1000
    @maguea1000 ปีที่แล้ว +1

    Para quem ele esta falando? Ele é aliado dos ricos, não sabe o que é uma pessoa pobre. Ele é um homem branco, rico. Ele so está abraçando quem tem o poder da vez. Por que esta fazendo esse video agora?
    É um pouco patético essa coisa de usar a palavra “espiritual”, uma palavra com tantos sentidos e ele quer dar um significado único “cristão”.
    Liberdade calorosa ? Da onde tirou isso?
    Nossa ele falou “fordismo”, e fala em “economia do conhecimento”, os conservadores como eles sao os primeiros a destruir a estrutura educacional.
    Me parece dois dinossauros falando sobre o que acontece na economia do mundo de hoje.
    Casamento entre “natureza e inteligência”, que jargão bonito, o que não fazem esses gênios para manter protagonismo em suas mãos?
    Outro jargão, “dialética de vanguardismos”, e alguém pode achar bonito e chama-los e pedir para explicar melhor. Que é o que querem !
    Eles so querem manter o poder nas mãos dos que sempre o tiveram.
    Calem-se por favor !

    • @rosavalente7264
      @rosavalente7264 3 หลายเดือนก่อน

      Ele está falando para quem tem QI acima de 100 independente de sua vida econômica social. Esta "estória" de usar poder econômico social na política é para ultrapassados. Com QI abaixo de 85

  • @listerix62
    @listerix62 ปีที่แล้ว

    Quem tem tempo a perder ouvindo o reacionário Roberto Mangabeira Unger?

    • @lucim.5807
      @lucim.5807 ปีที่แล้ว +1

      Então vá procurar a tua turma.

    • @listerix62
      @listerix62 ปีที่แล้ว

      @@lucim.5807 Já sei, a Lucy, tem. O que esperar de quem tem nome de fóssil de Australopithecus, a não ser macaquices de auditório para outro fóssil?

    • @niltonpadilha3129
      @niltonpadilha3129 ปีที่แล้ว +1

      Vai assistir a JP ou Rodrigo Constantino que voce esta fazendo aqui o gado aqui nao tem sal nao

    • @listerix62
      @listerix62 ปีที่แล้ว

      @@niltonpadilha3129 estou vendo um monte de viralatas lambendo as botas de um reacionário como o mangabeira Unger só porque ele mora na terra de Marlboro e é incensado por colonistas da imprensa de cativeiro, o q não desfaz o fato dele ser reaça até a medula. Mais q reaça, canalha lavajatista e arauto da mentira do mensalão, esse dissimulado em 2005 disse pra todo mundo ouvir q o governo de Lula era o mais corrupto da história.

    • @rosavalente7264
      @rosavalente7264 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@listerix62😂 Doi ver qualidade de vida jorrandp luz, brilho e sabedoria!!! As vezes a única forma de se ser alguém com valores semelhantes, é tendo oportunidade em outras vidas. Mas as vezes até isso se perde.😢😢