Esse vídeo só foi possível graças à pesquisa e roteiro da Amanda Gomes do canal Zoomundo! Inscreva-se no canal aqui: youtube.com/@zoomundo Você já sabia sobre todos esses impactos da carne de cação? 🦈🦈🦈 REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Comparação nutricional carne de tubarão vs carne de salmão: calories-info.com/shark-meat-vs-salmon/ Artigo sobre percepção das pessoas em relação a carne de cação: ojs.ethnobiology.org/index.php/ebl/article/view/451/213 Artigo sobre a captura de tubarões e raias no Brasil: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308597X17300933 Relatório sobre comercialização de pescados em São Paulo e no Rio de Janeiro: cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2014/09/ESTUDO-PESCADO-2014_Relatorio-Final.pdf Mercúrio na carne de cação: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24801656/ Links de apoio: Matéria no Jornal da Unesp sobre a participação do Brasil no Shark finning: jornal.unesp.br/2022/01/10/maior-importador-de-carne-de-tubarao-do-mundo-brasil-e-peca-chave-no-mercado-predatorio-de-barbatanas/ Matéria sobre a lei do Paraná que obriga rotulagem das espécies de tubarão comercializadas:bandnewsfmcuritiba.com/cacao-e-tubarao-lei-obriga-identificacao-da-carne-no-parana/ Matéria sobre os perigos do mercúrio para a saúde humana: www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/por-que-o-mercurio-ainda-e-uma-ameaca-saude-humana-e-planetaria#:~:text=A%20inala%C3%A7%C3%A3o%20ou%20ingest%C3%A3o%20de,%E2%80%94%20em%20casos%20extremos%20%E2%80%94%20morte ☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia ⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin 💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com TELEGRAM: t.me/olaciencia INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia TWITTER: twitter.com/olaciencia Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível. Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
Um texto que eu li uma vez: Ursos são muito perigosos mas todos acham fofinho porque a mídia o mostra como tal, mostrando ursinhos de pelúcia, desenhos e mais, o tubarão, é menos perigoso que o Urso mas pelos filmes, desenhos e outros, todos tem medo, a mídia faz o que quer.
Eu sabia sim....que carne de Cação é carne de tubarão sim....o que eu desconhecia é a quantidade de metais pesados que eles contém....Obrigada Lucas por esta informação!!!
Kkkkk qualquer peixe contém o mesmo... Vc não percebe o q falou... come peixes com mercúrio e metais pesados.... vc não come também desses peixes? Todo peixe tem... vai comer insetos... Só alarme do cara
É sabido que o cacao6 é tubarão, acredito que o acúmulo de mercúrio bem vem de encontro com a expectativa de vida maior desse animal em relação aos peixes pequenos, meu maior temor é comprar o famoso "cação mixão" nele a carne tem um forte odor de amoníaco.
Nada disso faz sentido, o que consumimos é o cação, um filhote de tubarão que não teve tempo de vida pra acumular metais pesados em seu organismo, desconheço quem comercialize ou consuma carne de tubarão adulto, que é sabidamente tóxica para o consumo, como com frequência carne de cação há 50 anos e meus exames são perfeitos. Quanto a extinção, o pessoal de Recife discorda da sua pesquisa.
Eu também sabia que cação é tubarão. Eu trabalhei 21 anos em um restaurante e tínhamos essa espécie de carne, e tinha muitos clientes que recusavam a escolher essa carne, porém, eu acreditava que era apenas por sentir nojo da carne, e não por que tinha esse metal pesado que tanto nos prejudica.
Já comi muito🤦🏿♀️!!! Quando aprendi, com um pescador, ele falou o seguinte"a gente chama de cação quando a gente come ele, quando ele come a gente, ele é chamado tubarão ".🤷🏽♀️.Muita coisa envolvida neste consumo, realmente muito sério! Por favor, faz um sobre mercúrio! Parabéns a toda equipe.
Perdão, mais esse pescados está errado nesse argumento. Vamos lá, o cação é chamado desse nome, pois ele ainda é filhote de tubarão, quando ele fica adulto, aí sim é chamado de tubarão. Outra coisa tbm, o cação todos os pescadores de peixe pegam, só não pegam tubarão pelo fato que não é uma carne boa, já o cação é ao contrário. Eu nunca me aprofundei muito sobre os assuntos de tubarões, mais tem muitas pessoas que só pescam eles para tirar as nadadeiras, pois tem muitos restaurantes que compram, mais isso é ilegal.
@@absoluttmoddz1775 Exatamente isso que voce disse. Comi uma vez só,quando era criança,pra nunca mais porque no dia sgt. amanheci toda empipocada,com o corpo inteiro coçando dos pés à cabeça. Parecia que eu estava com catapora.,e a carne realmente é deliciosa--melhor peixe que já comi na vida. Opreço tambem é"especial"....muito caro.
Meu Deus , já comi muita carne de cação em restaurantes de comida à kilo . Será que os donos dos restaurantes compraram sabendo que a carne de cação é na verdade carne de tubarão ? Eu nem gosto de cação , mas sendo a única opção de peixe em algum restaurante que eu fosse fazer refeição , comia assim mesmo . Mas , se o tubarão é um peixe que acumula metais pesados e se alimenta muitas vezes de peixes fracos e doentes , se faz necessário uma fiscalização eficiente . Sendo que , no Brasil , não existe fiscalização eficiente pra coisa alguma . Nunca mais como cação
Se for assim qualquer peixe está inapropriado para consumo! As pessoas já falam sobre isso do bacalhau, do atum, meca e inúmeras outras espécies de peixe. Sabem quantas pessoas deixaram de comer peixe por isso?? As mesmas que também não deixaram de comer frango e carne de vaca mesmo sabendo que elas contém hormônios e antibióticos.. Quer deixar de comer tudo o que faz mal? Aprenda a viver de fotossíntese.
É interessante ter esse ponto de vista, mas é barato devido serem pescados para tirar as barbatanas que custam até mais de 100 dólares o kilo, daí vendem a carne barato pra não desperdiçar. Mas muitas vezes eles são pagos nas redes de pesca de outros peixes
Na minha região é um peixe pescado por acidente nas redes, não tem valor comercial que compense sua pesca, não faz sentido jogar o peixe mort0 de volta no mar, por isso é barato.
Seu conteúdo é de extrema importância para a população e para o País irmão. Não pare!!! Infelizmente os vídeos curtos estão se tornando uma doença e conteúdos maiores são menos visualizados.
Situação gravíssima professor. Eu imaginava que cação, era um tipo de peixe, cono atum...infelimente o Brasil da mal exemplo em muita coisa. Parabéns pelo vídeo.
OBS: Não é todo peixe que contém omega 3 ! E a questão do mercúrio, não se aplica somente ao cação. Melhor optar por comer pequenos peixes, pois atuns tbm podem estar contaminados. Consumir omega 3 em capsulas que possuem certificados de pureza e que são isentos de metais pesados.
Aqui no Espírito Santos podemos agradecer em especial para a empresa de mineração VALE DO RIO DOCE privatizada pelo nosso estimado presidente FHC que causou o rompimento da barragem de Mariana e poluiu completamente o Rio Doce com rejeitos de mineração!
Por isso, dou preferência por frango caipira e porco de um criador que conheço faz muito tempo. Alimenta os animais com milho, farelo e abóbora. Agora, só falta alguém dizer q eles tb contém metais pesados e o diaboaquatro.
Eu até já tinha ouvido falar que cação era carne de tubarão, mas como vc mesmo disse, achei que era de uma espécie pequena e tudo mais… Se eu já não sabia disso, imagina saber das taxas de mercúrio! Utilidade pública esse vídeo!
Não sabia dessas informações sobre o cação e badejo, não comprarei mais. Obrigada pelo alerta! Faz um vídeo sobre os malefícios do mercúrio e onde mais está presente, creio que muita gente não sabe o que está ingerindo por falta de conhecimento.
Também não sabia. Gostava de cação (não sabia que é tubarão!) principalmente porque, não tendo espinhas, podemos dar para crianças sem preocupação. Mas, de uns tempo para cá, vinha notando uma consistência meio suspeita, e que alguma coisa não estava bem; além do gosto meio ruim. Parei de comprar nesse momento e não tenho a menor saudade. E, depois do que fiquei sabendo agora, acabou de vez. Agradeço pela informação!
Olá, Lucas. Eu gostaria que você comentasse sobre o navio que afundaram por ter muito amianto no casco. Se faz mal para os seres terrestres, qual será o impacto para os seres aquáticos, ou não?
O amianto existe na natureza, ele era extraído para as indústrias fabricarem telhas e caixas de água. Ele só faz mal se respirar o pó de amianto.. no fundo do oceano não faz mal e muito menos causa poluição. Quase com toda certeza a caixa de água das maiorias das residências são feitas de amianto , foi proibido por causa da inalação do pó em vários países do mundo.
Propaganda dos chigligis o brasileiro tem que parar de comer tubarão para as frotas de pesca chigligis levar tudo para lá assim como é com a madeira ouro diamante BRASILEIRO NÃO PODE MAIS OAS ESTRANGEIROS PODE LEVAR TUDO ,MIMIMI.
Portugal: está a ser retirado todo o amianto das escolas, existentes nas coberturas de fibrocimento. A pandemia atrasou o processo em curso. Pensa-se que em 2022, ainda faltavam cerca de 3000 escolas.
@@mariagouveia2715 Realmente existe uma falta de conhecimento sobre o uso do Amianto. Ele é altamente tóxico, mas no seu manuseio durante a fabricação de Produtos. As Telhas já existente, principalmente que estão sendo usadas na coberturas e caixas de água, não tem a necessidade de trocar só por trocar, além disto hoje é uma burocracia para o destino destes produtos. Tiram milhares de telhas que não faz mal onde estão e qual será o destino .. um aterro .. reciclagem nem pensar .. onde vão colocar …
@@vicentenunes1576 infelizmente somos massacrados com a importância da preservação do meio ambiente, enquanto isso a China está indo de vento e poupa . Hoje estamos em um novo regime governamental, não teremos informações sobre o que realmente está acontecendo, mas nós não vamos usufruir da riqueza para outros países usarem. Vocês acham mesmo que a Alemanha fica doando bilhões de reais sem ter segundas intenções. Nós somos o futuro alimentar do mundo , mas não vamos usufruir destes alimentos..
Rapaz,que maravilha de conteúdo. Excelentes informações. Estou preocupado com a informação sobre o Badejo. É um peixe que sempre consumo quando vou nas barracas de praia de Sergipe. Não sabia q este peixe é um tipo de tubarão. Mas devo compartilhar algo ainda mais precioso. Em Sua Palavra, Deus já determinou quais animais podemos consumir a carne. Quanto aos peixes, somente aqueles q tem barbatanas e escamas. Portanto, estão excluídas todas as espécies que não atendem estes dois critérios. Agora a ciência comprova o motivo: são animais que limpam o ambiente marinho. Se todos os tubarões forem extintos, onde vai parar o mercúrio q está na carne deles? Pensem nisto. Este é o cuidado de um Deus Criador, poderoso o suficiente para bem orientar suas criaturas quanto a alimentação correta, pois é mais saudável. Obrigado, meu Deus!
Já sabia que se tratava de tubarão, mas não qualquer tipo, não sabia das raias e mercúrio! Nunca foi meu peixe favorito, mas já consumi! Agora nunca mais!!! Parabéns pelo vídeo!
Eu faço parte dos 30%. Sou de Pernambuco e desde pequeno eu sabia que cação era tubarão, entretanto, em Pernambuco comemos raia também e não chamamos de cação, somente de raia mesmo. O cação pode ser qualquer tipo de tubarão (filhote ou adulto).
Cação é o filhote de tubarão, quando fica adulto é chamado de tubarão MSM, e o tubarão adulto não é pescado, pois é proibido, mesmo assim ele não é comestível, tem uma carne ruim, somente as nadadeiras que são boas.
@@rttomaselli1 oxe, mais eu não falei que não tem na peixaria, o cação está em todos os canto amigo, tá no mar, na peixaria, no mercado, nas Ruas... Kkkkk
Já comi muito cação mesmo sabendo tratar-se de carne de tubarões ou arraias. O que eu não sabia, era da quantidade de mercúrio muito acima de outros peixes e, o pior, dessa importação de carcaças advindas de uma prática que foi proibida (felizmente), no país. Vou me vigiar a partir de hoje! Grande vídeo!
No início do vídeo ele fala de animais bio-acumuladores, ou seja, para ter mercúrio suficiente para intoxicação humana precisa se passar muito tempo eo cação é um filhote. É o que eu penso.
Já comi muito! Já descartei uma vez por estar com cheiro de amônia! E já passei mal com vômito e mal estar quando comi , talvez pode ser isso! Mas fora isso é uma carne muito saborosa
Vídeo extremamente bem feito, muito obrigado por nos presentear com uma pesquisa muito bem feita. Em agua doce, eu sempre acreditei que os peixes de fundos, principalmente os de couro, fossem os peixes que mais acumulavam metais pesados, principalmente em rios próximos a grandes cidades.
Nas escolas municipais do Rio de Janeiro o cação faz parte da merenda escolar, obrigada Lucas pelo video, foi muito esclarecedor , sempre comi esse peixe mas jamais poderia imaginar que a situação fosse tão séria.
@@jsm689 na real ele só omitiu algumas coias q tornaria as pessoas a nao ligarem tanto assim pra isso e jogo no "discurso alarmistas" q da bastante "view". da a entedenter q que mandou ele falar isso foi a indesutria pesqueira de tubarão de um pais concorrente tentando prejudicar os pescadores daqui pra ganharem mais dinheiro, alias tatica bastante comum mundo a fora.
Eu te pergunto, qual o peixe q não come outro?... e se esse está com mercúrio o não, também não comemos todos os peixes? Isso é assombração, daqui a pouco só vamos comer insetos ... até as frutas e verduras matam... Não dou ouvidos .... como.igual... vão banir tirar as nadadeiras do tubarão , isso sim
Sim , eu sabia. Igual chamar peixe porco de peroá. E assim vai. Na minha casa só entra peixe marinho com escama, como sardinha. Também não comemos peixe de cativeiro, como a maioria dos salmões, tilápias etc.
Excelente vídeo! Muitas informações importantes. Não sabia disso! Espero que esse vídeo tenha bastante visualizações para alertar as pessoas do que elas estão comendo, para não mais contribuir para o aumento da indústria da ganância e mentira, que passa por cima de tudo pra obter lucros sem controle.
Vi um documentário (nao lembro o nome) que falava que nos USA estava diminuindo drasticamente o número de vieiras devido a escassez de tubarões, que se alimentavam de arraias que as consumiam...
Sou do interior Mineiro. Aqui encontramos de tudo. Mas nunca me senti atraída por cação! E como pouco peixe, apesar de falarem tanto que é isso e aquilo. Acho que não corro muito risco então, espero que não!
Nossa não vou mais comer cação, tanto pelo problema da saúde como.pela extinção da espécie. Deveriam fazer um santuario para os tubarões como existem para várias outras espécies. Vou repassar está informação muito importante em todos os sentidos.🙏🏽👏💐
Na faculdade, estudei sobre o evento de Minamata e bioacumulação. Desde antes não comia seres aquáticos. E depois de ver como é difícil controlar a qualidade de produtos assim, eu evito até hoje. Sem contar que as vitaminas tipo Ômega 3 e 6 dependem dos animais se alimentarem de algas em áreas abertas e selvagens. A maioria dos peixes vivem em viveiros e alimentados de forma controlada. Dessa forma, é quase impossível ter esses nutrientes e vitaminas na quantidade que esperamos. Edit 1: como tem muita gente respondendo a este comentário deixo uma msg pra vcs: vocês são livres pra fazer o que quiserem. Eu acompanho sobre ecologia e ciência por interesse pessoal. Estudei química e por isso comento sobre o que conheço. Esse comentário é um relato de alguém que tem noção de como é trabalhar com controle de qualidade e como a química faz efeito onde consegue reagir. Na química, os detalhes são mais importantes que apenas os resultados. O caso de Minamata levou anos para ser compreendido e resolvido. Foi triste. Em nenhum momento recomendei evitar algum alimento ou dieta. Se você é da área da saúde, você sabe o que é melhor pra você.
Eu mesmo crio os meus peixes para alimentação. Eles comem as algas que nascem nas paredes do tanque. Mas claro que não é possível controlar tudo. A água é metade coletada da chuva e metade vinda da torneira mesmo.
Sempre suspeitei de carnes de peixes, justamente pela criação em cativeiro, deixa de ser um alimento natural. Acho que a sardinha ainda é o peixe menos comprometido. Se eu estiver errado, por favor, me fale. Obrigado.
Tinha ouvido falar disso no canal do Fabio Chaves. Eu não sabia que era carne de tubarão e de todas essas implicações até assistir ao video dele. Era o peixe que eu mais comia antes de me tornar vegana. E deve ser um dos mais comidos da região sudeste tb
A professora Amanda mandou um abraço para você professor foi de uma atividade de resumo e saiu com um inscrito novo e uma vontade surreal de Maratonar seu canal e seu conteúdo
Minha papinha era de cação quando criança. todos aqui em casa comemos e é um dos meus peixes favoritos até hoje. graças a Deus minha saúde e de minha família é muito boa.
Valeu a pena ver o vídeo e me levou a ter uma ideia para um vídeo: existe risco em comer ingredientes de comida japonesa? Já existe algum vídeo desse naipe?
Parabéns pela matéria. Muito bem feita e com bastante conteúdo, informações. Eu mesmo não sabia que. Cação era carne de tubarão. Fiquei sabendo, Ágora.
O que sempre ouvi é que era cacao era um tipo de tubarão. Já diminui muito meu consumo de peixe por medo de intoxicação por mercúrio. O impacto ambiental é tenso.
Quando eu era criança sempre ouvi dizer que peixes faziam bem para a memória, hoje eu escuto que ele agora causa perda de memória. Eita que mundo é esse?
Verdade. Já sabia há tempos - e comi. Há um certo tempo, não mais quando eu soube disto: Há milênios, Deus já instruiu quanto a comer os tipos de animais que podemos e dos tipos que não devemos (por fazer mal a nós). Na Bíblia (escritos inspirados por Deus), instrui sobre isso. Como a diversidade de animais é quase infinita dizer todos, apenas alguns são mencionados os nomes. Mas a maioria descreve as características. Separando por animais terrestres, aves e marinhos. Apenas pelas características, é suficiente saber que comer cação faz mal - independente de saber se era tubarão. Se quiser saber as características dos outros animais, consulte a Bíblia no Antigo "testamento", no capítulo: Levítico parte 11. Ótimo vídeo!
Sou graduanda em nutrição e não sabia que o cação é tubarão, tenho me aprofundado nos estudos de cada alimento individualmente e me surpreendi com essa descoberta. É muito importante estarmos atentos aos malefícios que os alimentos trazem, especialmente quando envolve casos de crueldade e danos ao meio ambiente. Confesso que ao descobrir a prática do "shark finning" fiquei muito triste pois é muito sério. No restaurante onde trabalho tem esse peixe no cardápio, aposto que os clientes não tem conhecimento do perigo e do dano ambiental que estão causando ao consumi-lo.
Minha família é do litoral e sempre comíamos peixe. Poucas vezes cozinhavam cação e quando faziam não gostava muito. Diziam e tb achava a carne com um gosto muito “forte” e esquisito. Já sabia que cação era um tubarão, mas não sabia que o termo se aplicava a toda e qualquer espécie de tubarão. Valeu muito o vídeo!!
Lucas, permita-me uma sugestão. Em nossa infância usávamos muito o mercúrio cromo para tratar feridas. Existe algum risco para nós hoje? Fomos contaminados? Quais as consequências? Seria um vídeo muito interessante. Abraço.
Sempre quis saber porque a carne do " cação " tem cheiro de amônia. Por muitos anos o filé de " cação " era o único peixe consumido em casa por medo das crianças se engasgarem com as espinhas do peixe. Obrigado pela importante informação. São Paulo-Capital 👍🏼👍🏼🤝🏼🐬🐋🐳🐟🐠🐡
Ele fica com esse cheiro quando somente está velho, tu tá comendo coisa estragada, trabalhei cm esse produto por 3 anos, ele e a arraia sempre quando estão estragando começam a cheirar assim, quando estão fresco não têm esse odor.
Olá 👋 Lucas! Faz um vídeo sobre o crime ambiental no caso do porta aviões afundado na costa pernambucana. 350 km da costa e 5 mil metros de profundidade. Realmente causará algum impacto relevante na vida marinha? Ou é muito alarde por pouco? Qual sua opinião? Um abraço! Parabéns pelo canal! Sérgio, Bragança Paulista, SP.
A poeira do amianto é cancerígena. O órgão mais atacado é o pulmão. Isso tudo no processo de fabricação, mas depois do produto pronto já era. Destruir uma caixa d'água ou uma telha por ser de amianto vai ser mais problemático ainda. Lembremos que uma forma de neutralizar o estrago causado pela poeira é a borrifacao de água. O amianto é um mineral. Os produtos de amianto tem uma qualidade superior comparados aos de outros materiais. No fundo do mar não vai causar impacto nenhum. Lembrando ainda que o amianto continua a ser usado em produtos para enfrentar altas temperaturas, pois não tem melhor substituto.
Eu que vim pesquisar sobre a carne de cação que está com preço baixo nos supermercados, e como não consumo vim ver do que se trata e me deparo com tudo isso que não tinha conhecimento, o perigo da omissão de informação. Parabéns pelo vídeo 👏🏽
Eu gosto de cação e sabia tanto que era carne de tubarão quanto sobre o mercúrio ( e outros metais) Mas todo predador ou peixe carnívoro tem certa porcentagem de mercúrio tbm. Se vc comer muito atum, vai ter problemas tbm. O ‘segredo’ é comprar cação fino pois são tubarões mais jovens e portanto com menos metais pesados que os adultos, fora que os adultos tem um gosto forte de amônia, assim como crocodilos e jacarés velhos (já comi em restaurante tbm). Sobre desbalancear a cadeia alimentar dos oceanos, acredito que o homem por si só é a maior ameaça mesmo não comendo tubarões. Nao como cação toda semana, só de vez em quando. Se tiver em um self service com molho de leite de coco, ponho pra dentro😂 mas tem que ser filé ‘fino’.👍😋
Ferrou! Comi cação a vida inteira e sempre soube que era tubarão, mas não sabia que era tão contaminada com mercúrio! Só uma dúvida: as obturações dentárias metálicas de antigamente, de amálgama, também não são deste mesmo mercúrio?
Chocada fiquei em saber que cação é tubarão e mais ainda em saber que badejo é tubarão, carne gostosa e sem espinhos pequenos era para desconfiar , eu comia badejo na casa de uma senhorinha que era viúva de um brigadeiro, eu amava comer badejo mas é peixe de rico e ficava sempre falando ao meu esposo que sentia saudade do badejo , agora sabendo não como mais , devemos respeitar a natureza e a cadeia alimentar tão necessária a nossa melhor sobrevivência, estou amando a ciência e mais ainda ensinada por você que passa muita credibilidade em tudo que você fala, parabéns 👏👏👏🙌
Não tem nada de errado na carne em si, mas a poluição humana acaba por retornar como Karma. Porque o pessoal que investe e empreende em regiões marítimas não liga pra nada. Precisamos de Empresariados decentes!
Esse vídeo só foi possível graças à pesquisa e roteiro da Amanda Gomes do canal Zoomundo!
Inscreva-se no canal aqui: youtube.com/@zoomundo
Você já sabia sobre todos esses impactos da carne de cação? 🦈🦈🦈
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Comparação nutricional carne de tubarão vs carne de salmão: calories-info.com/shark-meat-vs-salmon/
Artigo sobre percepção das pessoas em relação a carne de cação: ojs.ethnobiology.org/index.php/ebl/article/view/451/213
Artigo sobre a captura de tubarões e raias no Brasil:
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308597X17300933
Relatório sobre comercialização de pescados em São Paulo e no Rio de Janeiro:
cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2014/09/ESTUDO-PESCADO-2014_Relatorio-Final.pdf
Mercúrio na carne de cação: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24801656/
Links de apoio:
Matéria no Jornal da Unesp sobre a participação do Brasil no Shark finning:
jornal.unesp.br/2022/01/10/maior-importador-de-carne-de-tubarao-do-mundo-brasil-e-peca-chave-no-mercado-predatorio-de-barbatanas/
Matéria sobre a lei do Paraná que obriga rotulagem das espécies de tubarão comercializadas:bandnewsfmcuritiba.com/cacao-e-tubarao-lei-obriga-identificacao-da-carne-no-parana/
Matéria sobre os perigos do mercúrio para a saúde humana: www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/por-que-o-mercurio-ainda-e-uma-ameaca-saude-humana-e-planetaria#:~:text=A%20inala%C3%A7%C3%A3o%20ou%20ingest%C3%A3o%20de,%E2%80%94%20em%20casos%20extremos%20%E2%80%94%20morte
☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia
⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin
💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
TELEGRAM: t.me/olaciencia
INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia
TWITTER: twitter.com/olaciencia
Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
Um texto que eu li uma vez: Ursos são muito perigosos mas todos acham fofinho porque a mídia o mostra como tal, mostrando ursinhos de pelúcia, desenhos e mais, o tubarão, é menos perigoso que o Urso mas pelos filmes, desenhos e outros, todos tem medo, a mídia faz o que quer.
4:48 sim (predadores). o ser humano não tem predadores semelhante, olha a merda que está sendo a humanidade, acabando com a mae natureza
Sim, sabia que cação é tubarão. Esqueceu de avisar que o Atum tbm tem um elevado nível de mercúrio em sua carne!
Muito obrigada pela informação, porque eu não sabia
Daniel molo??
Quem quer vídeo inteiro sobre o impacto do mercúrio no nosso organismo dá joinha!"
up
Up
Simmm! Muito importante! Ainda mais agora, com a divulgação da destruição dos rios de Roraima pelo mercúrio resíduo do garimpo ilegal!
@@Lydiaaguiar não e de hoje que existem garimpos nessa região, isso e so uma forma generalizada do atual governo.
Precisamos saber, equipe 'olá, ciência'!
Sabia do cação, mas não sabia do caso do mercúrio e do desequilíbrio ambiental. Isto é um vídeo de utilidade pública!
Valeu!
Eu sabia sim....que carne de Cação é carne de tubarão sim....o que eu desconhecia é a quantidade de metais pesados que eles contém....Obrigada Lucas por esta informação!!!
Kkkkk qualquer peixe contém o mesmo...
Vc não percebe o q falou... come peixes com mercúrio e metais pesados.... vc não come também desses peixes?
Todo peixe tem... vai comer insetos...
Só alarme do cara
É sabido que o cacao6 é tubarão, acredito que o acúmulo de mercúrio bem vem de encontro com a expectativa de vida maior desse animal em relação aos peixes pequenos, meu maior temor é comprar o famoso "cação mixão" nele a carne tem um forte odor de amoníaco.
Nada disso faz sentido, o que consumimos é o cação, um filhote de tubarão que não teve tempo de vida pra acumular metais pesados em seu organismo, desconheço quem comercialize ou consuma carne de tubarão adulto, que é sabidamente tóxica para o consumo, como com frequência carne de cação há 50 anos e meus exames são perfeitos. Quanto a extinção, o pessoal de Recife discorda da sua pesquisa.
Eu não sabia 😲👉👈
Eu também sabia que cação é tubarão. Eu trabalhei 21 anos em um restaurante e tínhamos essa espécie de carne, e tinha muitos clientes que recusavam a escolher essa carne, porém, eu acreditava que era apenas por sentir nojo da carne, e não por que tinha esse metal pesado que tanto nos prejudica.
Já comi muito🤦🏿♀️!!! Quando aprendi, com um pescador, ele falou o seguinte"a gente chama de cação quando a gente come ele, quando ele come a gente, ele é chamado tubarão ".🤷🏽♀️.Muita coisa envolvida neste consumo, realmente muito sério! Por favor, faz um sobre mercúrio! Parabéns a toda equipe.
Este pescador lhe mostrou a charada do assunto!
Muito bom.
Perdão, mais esse pescados está errado nesse argumento. Vamos lá, o cação é chamado desse nome, pois ele ainda é filhote de tubarão, quando ele fica adulto, aí sim é chamado de tubarão. Outra coisa tbm, o cação todos os pescadores de peixe pegam, só não pegam tubarão pelo fato que não é uma carne boa, já o cação é ao contrário. Eu nunca me aprofundei muito sobre os assuntos de tubarões, mais tem muitas pessoas que só pescam eles para tirar as nadadeiras, pois tem muitos restaurantes que compram, mais isso é ilegal.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@absoluttmoddz1775 Exatamente isso que voce disse.
Comi uma vez só,quando era criança,pra nunca mais porque no dia sgt. amanheci toda empipocada,com o corpo inteiro coçando dos pés à cabeça.
Parecia que eu estava com catapora.,e a carne realmente é deliciosa--melhor peixe que já comi na vida.
Opreço tambem é"especial"....muito caro.
Crueldade .
Meu Deus , já comi muita carne de cação em restaurantes de comida à kilo . Será que os donos dos restaurantes compraram sabendo que a carne de cação é na verdade carne de tubarão ? Eu nem gosto de cação , mas sendo a única opção de peixe em algum restaurante que eu fosse fazer refeição , comia assim mesmo . Mas , se o tubarão é um peixe que acumula metais pesados e se alimenta muitas vezes de peixes fracos e doentes , se faz necessário uma fiscalização eficiente . Sendo que , no Brasil , não existe fiscalização eficiente pra coisa alguma . Nunca mais como cação
Se for assim qualquer peixe está inapropriado para consumo!
As pessoas já falam sobre isso do bacalhau, do atum, meca e inúmeras outras espécies de peixe. Sabem quantas pessoas deixaram de comer peixe por isso?? As mesmas que também não deixaram de comer frango e carne de vaca mesmo sabendo que elas contém hormônios e antibióticos..
Quer deixar de comer tudo o que faz mal? Aprenda a viver de fotossíntese.
O preço era tentador em comparação a outros peixes; agora sei por quê. Obrigada, pesquisadora Amanda Gomes do Zoomundo, obrigada, Olá Ciência!
É interessante ter esse ponto de vista, mas é barato devido serem pescados para tirar as barbatanas que custam até mais de 100 dólares o kilo, daí vendem a carne barato pra não desperdiçar. Mas muitas vezes eles são pagos nas redes de pesca de outros peixes
Na minha região é um peixe pescado por acidente nas redes, não tem valor comercial que compense sua pesca, não faz sentido jogar o peixe mort0 de volta no mar, por isso é barato.
Eu, procurando uma receita de cação, encontro esse vídeo 🤡🤡
Somos duas.. rsrs
eu agora
Eu também kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Talvez seja um sinal kkkk
Que maravilha poder receber, gratuitamente, conteúdos de tão grande valor, como neste canal. Obrigado Lucas.
Sim, sabia. E ,sim, quero mais informações sobre mercúrio na produção dos alimentos, especialmente açúcar mascavo, por favor!!!
😳😯
Tem mercúrio no açúcar mascavo ? Daqui há pouco ninguém vai poder comer mais coisa alguma . Todo alimento tem risco à saúde
Meu Deus! Me fala como eh isso. Mercurio no acucar mascavo??
Seu conteúdo é de extrema importância para a população e para o País irmão. Não pare!!! Infelizmente os vídeos curtos estão se tornando uma doença e conteúdos maiores são menos visualizados.
Eu não sabia! Não compro mais! Gratidão pela informação, por isso, amo esse canal!
Sucesso pra vocês!⚘️
Essa foi mais uma aula de como preservar a saúde, e o meio ambiente.Muito obrigado.
Já comi muito e sempre achei uma delícia frito com limão. Moqueca de cação também é muito boa. Parei pelas questões ambientais.
😂
Adicione tb a Tintureira, não esquecendo um dos grandes concentradores de metais pesados ( Atum, Rabilho ).As suas dicas são extremamente úteis.
Nunca imaginei isso! Vou compartilhar e divulgar essa informação!
Recentemente fiquei cismado, ja que tem muitas arraias na região de Camburi, na metalúrgica da Arcelor e na Vale, aqui em Vitória - ES.
Eu sabia que cação era tubarão, mas não sabia que era qualquer um, nem sabia das outras informações que vc trouxe. Obrigada.
Situação gravíssima professor. Eu imaginava que cação, era um tipo de peixe, cono atum...infelimente o Brasil da mal exemplo em muita coisa. Parabéns pelo vídeo.
OBS: Não é todo peixe que contém omega 3 !
E a questão do mercúrio, não se aplica somente ao cação.
Melhor optar por comer pequenos peixes, pois atuns tbm podem estar contaminados.
Consumir omega 3 em capsulas que possuem certificados de pureza e que são isentos de metais pesados.
Realmente todos os peixes podem conter mercurio . A contaninaçao é geral e culpa do homem
Criados em cativeiro tb nao servem p consumo. Tilapia, salmon..
Eu prefiro seguir os ensinamentos de Deus.
Não comer peixes de pele e sem barbatanas.
Faltou dizer que eles tem selênio que automaticamente combatem o próprio mercurio
Besteirol, vc está debaixo da lei kkkkk@@osceifadores123
Foda é que a maioria dos peixes hoje em dia, apesar de altamente nutritivos, possuem quantidades altas de metais pesados. Tá difícil.
Aqui no Espírito Santos podemos agradecer em especial para a empresa de mineração VALE DO RIO DOCE privatizada pelo nosso estimado presidente FHC que causou o rompimento da barragem de Mariana e poluiu completamente o Rio Doce com rejeitos de mineração!
@@Arms2003 vc so esquece que quem e responsavel por fiscalizar as empresas eh o governo, ou seja, a culpa tambem e do estado
Por isso, dou preferência por frango caipira e porco de um criador que conheço faz muito tempo. Alimenta os animais com milho, farelo e abóbora. Agora, só falta alguém dizer q eles tb contém metais pesados e o diaboaquatro.
Por isso fico nos animais terrestres kkkk
E os outros peixes??
*Isso que é utilidade pública!*
Parabéns pelo vídeo 👏👏
Eu já sabia que cação tubarão, mas não sabia sobre os metais e mercúrio, só sei que quando como sinto mal ,indigesto
Eu até já tinha ouvido falar que cação era carne de tubarão, mas como vc mesmo disse, achei que era de uma espécie pequena e tudo mais… Se eu já não sabia disso, imagina saber das taxas de mercúrio! Utilidade pública esse vídeo!
Não sabia dessas informações sobre o cação e badejo, não comprarei mais. Obrigada pelo alerta! Faz um vídeo sobre os malefícios do mercúrio e onde mais está presente, creio que muita gente não sabe o que está ingerindo por falta de conhecimento.
Também não sabia. Gostava de cação (não sabia que é tubarão!) principalmente porque, não tendo espinhas, podemos dar para crianças sem preocupação. Mas, de uns tempo para cá, vinha notando uma consistência meio suspeita, e que alguma coisa não estava bem; além do gosto meio ruim. Parei de comprar nesse momento e não tenho a menor saudade. E, depois do que fiquei sabendo agora, acabou de vez. Agradeço pela informação!
Eu vi uma novela que o Zé Mayer vivia pescando badejo.
🇧🇷 Realmente o Brasil é mesmo incrível, ele proíbe mais ele importa, por fim tudo q é negativo o país da ótimos exemplos! País evoluído!
Não é só o Brasil, acho que hoje em dia temos tudo a venda em todos os países.
Cara que vídeo mais bem produzido! Que nível hem?! Conteúdo bem elaborado e interessante tbm, parabéns!
Olá, Lucas. Eu gostaria que você comentasse sobre o navio que afundaram por ter muito amianto no casco. Se faz mal para os seres terrestres, qual será o impacto para os seres aquáticos, ou não?
O amianto existe na natureza, ele era extraído para as indústrias fabricarem telhas e caixas de água. Ele só faz mal se respirar o pó de amianto.. no fundo do oceano não faz mal e muito menos causa poluição. Quase com toda certeza a caixa de água das maiorias das residências são feitas de amianto , foi proibido por causa da inalação do pó em vários países do mundo.
Propaganda dos chigligis o brasileiro tem que parar de comer tubarão para as frotas de pesca chigligis levar tudo para lá assim como é com a madeira ouro diamante BRASILEIRO NÃO PODE MAIS OAS ESTRANGEIROS PODE LEVAR TUDO ,MIMIMI.
Portugal: está a ser retirado todo o amianto das escolas, existentes nas coberturas de fibrocimento. A pandemia atrasou o processo em curso. Pensa-se que em 2022, ainda faltavam cerca de 3000 escolas.
@@mariagouveia2715 Realmente existe uma falta de conhecimento sobre o uso do Amianto. Ele é altamente tóxico, mas no seu manuseio durante a fabricação de Produtos. As Telhas já existente, principalmente que estão sendo usadas na coberturas e caixas de água, não tem a necessidade de trocar só por trocar, além disto hoje é uma burocracia para o destino destes produtos. Tiram milhares de telhas que não faz mal onde estão e qual será o destino .. um aterro .. reciclagem nem pensar .. onde vão colocar …
@@vicentenunes1576 infelizmente somos massacrados com a importância da preservação do meio ambiente, enquanto isso a China está indo de vento e poupa . Hoje estamos em um novo regime governamental, não teremos informações sobre o que realmente está acontecendo, mas nós não vamos usufruir da riqueza para outros países usarem. Vocês acham mesmo que a Alemanha fica doando bilhões de reais sem ter segundas intenções. Nós somos o futuro alimentar do mundo , mas não vamos usufruir destes alimentos..
Rapaz,que maravilha de conteúdo. Excelentes informações. Estou preocupado com a informação sobre o Badejo. É um peixe que sempre consumo quando vou nas barracas de praia de Sergipe. Não sabia q este peixe é um tipo de tubarão.
Mas devo compartilhar algo ainda mais precioso. Em Sua Palavra, Deus já determinou quais animais podemos consumir a carne. Quanto aos peixes, somente aqueles q tem barbatanas e escamas. Portanto, estão excluídas todas as espécies que não atendem estes dois critérios. Agora a ciência comprova o motivo: são animais que limpam o ambiente marinho. Se todos os tubarões forem extintos, onde vai parar o mercúrio q está na carne deles? Pensem nisto. Este é o cuidado de um Deus Criador, poderoso o suficiente para bem orientar suas criaturas quanto a alimentação correta, pois é mais saudável. Obrigado, meu Deus!
Já sabia que se tratava de tubarão, mas não qualquer tipo, não sabia das raias e mercúrio! Nunca foi meu peixe favorito, mas já consumi! Agora nunca mais!!! Parabéns pelo vídeo!
Eu faço parte dos 30%. Sou de Pernambuco e desde pequeno eu sabia que cação era tubarão, entretanto, em Pernambuco comemos raia também e não chamamos de cação, somente de raia mesmo. O cação pode ser qualquer tipo de tubarão (filhote ou adulto).
Cação é o filhote de tubarão, quando fica adulto é chamado de tubarão MSM, e o tubarão adulto não é pescado, pois é proibido, mesmo assim ele não é comestível, tem uma carne ruim, somente as nadadeiras que são boas.
@@absoluttmoddz1775 kkk nada a ver! Cação só existe na peixaria.
@@rttomaselli1 oxe, mais eu não falei que não tem na peixaria, o cação está em todos os canto amigo, tá no mar, na peixaria, no mercado, nas Ruas... Kkkkk
Sim cação e o filhote , quando ele fica adulto não tem valor comercial. Aí os chineses só come as barbatanas.
@@henriquereis5316 mais é proibido esse tipo de pesca 🤡
Eu sabia que cação era “uma espécie” de tubarão, mas eu nunca soube de todo restante da matéria. Muito obrigada!
Já comi muito cação mesmo sabendo tratar-se de carne de tubarões ou arraias. O que eu não sabia, era da quantidade de mercúrio muito acima de outros peixes e, o pior, dessa importação de carcaças advindas de uma prática que foi proibida (felizmente), no país. Vou me vigiar a partir de hoje! Grande vídeo!
No início do vídeo ele fala de animais bio-acumuladores, ou seja, para ter mercúrio suficiente para intoxicação humana precisa se passar muito tempo eo cação é um filhote. É o que eu penso.
@@marcosalvesdossantos6361 vc tá certo.
Vai parar de comer atum tbm?
Qualidade dos videos e o valor dessas informações não tem preço, esse canal é muito bom.
Já comi muito! Já descartei uma vez por estar com cheiro de amônia! E já passei mal com vômito e mal estar quando comi , talvez pode ser isso! Mas fora isso é uma carne muito saborosa
Sempre sinto gosto de amônia no cação. Tem muitos anos que não compro mais.
@miguiss3765 tem que ficar atento né ! A saúde em primeiro lugar
Nossa, eu comi e achei a textura e o gosto horrível 😅
Muito bom você ter analisado o fator econômico, está tudo interligado.
Vídeo extremamente bem feito, muito obrigado por nos presentear com uma pesquisa muito bem feita.
Em agua doce, eu sempre acreditei que os peixes de fundos, principalmente os de couro, fossem os peixes que mais acumulavam metais pesados, principalmente em rios próximos a grandes cidades.
Já comi muito cação e não sabia que continha mercúrio. Não vou comer mais. Obrigado pela informação. Vídeo muito bom!!!
Excelente vídeo! Gratidão por compartilhar tanto conhecimento
Aqui em Aracaju o cação é muito consumido, eu mesma já comi umas 3x! Eu sabia que cação é tubarão, mas não tinha ideia do mal que faz!
É bom?
Eu só comi uma vez, não sabia que era tubarão, depois que li sobre não comi mais
É muito gostoso. Aqui na região tem bastante nas praias. Como sempre e continuarei comendo ¯\_(ツ)_/¯
Tbm sou de Aracaju e já comi muito e sabia que era tubarão 🦈
Só comi uma vez, aí em Aracaju
Há alguns anos atrás, minha família consumia muito cação; inclusive minha filha que era pequena na época. Eu achava que era saudável. Afff
Nas escolas municipais do Rio de Janeiro o cação faz parte da merenda escolar, obrigada Lucas pelo video, foi muito esclarecedor , sempre comi esse peixe mas jamais poderia imaginar que a situação fosse tão séria.
Kkkkkkkesclareceu o que? Mentiu mais que Petista em dia de eleição. Kkkk
@@jsm689 na real ele só omitiu algumas coias q tornaria as pessoas a nao ligarem tanto assim pra isso e jogo no "discurso alarmistas" q da bastante "view". da a entedenter q que mandou ele falar isso foi a indesutria pesqueira de tubarão de um pais concorrente tentando prejudicar os pescadores daqui pra ganharem mais dinheiro, alias tatica bastante comum mundo a fora.
Eu te pergunto, qual o peixe q não come outro?... e se esse está com mercúrio o não, também não comemos todos os peixes?
Isso é assombração, daqui a pouco só vamos comer insetos
... até as frutas e verduras matam...
Não dou ouvidos
.... como.igual... vão banir tirar as nadadeiras do tubarão , isso sim
@@galv4o315 Omitiu tipo o quê?
Vai parar de comer atum tbm?
Sim , eu sabia. Igual chamar peixe porco de peroá. E assim vai. Na minha casa só entra peixe marinho com escama, como sardinha. Também não comemos peixe de cativeiro, como a maioria dos salmões, tilápias etc.
Qual é o problema com peixes de cativeiro? Não seriam mais limpo de poluição?
@@fabioferreira6677 Na minha opinião, a ração não tem todos os ingredientes etc.
@@vladimirzuvanov8229 entendi
Nossaaaa😮! ........eu Não Sabia Disto ! . Parabéns ! Pelo Conteúdo Deste Vídeo ! Muito Bom 😊! .
Excelente vídeo! Muitas informações importantes. Não sabia disso! Espero que esse vídeo tenha bastante visualizações para alertar as pessoas do que elas estão comendo, para não mais contribuir para o aumento da indústria da ganância e mentira, que passa por cima de tudo pra obter lucros sem controle.
Lembrei da aulinha de biologia no ensino médio, Life Table... rapaz, nem lembrava desses fatos! Obrigado!
Parabéns por esse vídeo! Muitas informações que com certeza não saberíamos. INFORMAÇÕES QUE PROTEGEM O MEIO AMBIENTE!!!
Vi um documentário (nao lembro o nome) que falava que nos USA estava diminuindo drasticamente o número de vieiras devido a escassez de tubarões, que se alimentavam de arraias que as consumiam...
Sou do interior Mineiro.
Aqui encontramos de tudo.
Mas nunca me senti atraída por cação!
E como pouco peixe, apesar de falarem tanto que é isso e aquilo.
Acho que não corro muito risco então, espero que não!
único peixe que eu comia de molho quando era criança
Obrigada! Por essa rica informação. Olha! Muita gente não sabe.
Nossa não vou mais comer cação, tanto pelo problema da saúde como.pela extinção da espécie.
Deveriam fazer um santuario para os tubarões como existem para várias outras espécies.
Vou repassar está informação muito importante em todos os sentidos.🙏🏽👏💐
O melhor para quem não abre mão de um peixinho é criar tilapia em caixa de água, tem vários vídeos explicando como se faz!
Lucas, fala tbm de outros peixes que nos expõem ao mercúrio, por favor!
Todo peixe de couro acumulam metais pesados,dê preferência pra peixe de escamas.🐟🐟🐠🐋
Na faculdade, estudei sobre o evento de Minamata e bioacumulação. Desde antes não comia seres aquáticos. E depois de ver como é difícil controlar a qualidade de produtos assim, eu evito até hoje. Sem contar que as vitaminas tipo Ômega 3 e 6 dependem dos animais se alimentarem de algas em áreas abertas e selvagens. A maioria dos peixes vivem em viveiros e alimentados de forma controlada. Dessa forma, é quase impossível ter esses nutrientes e vitaminas na quantidade que esperamos.
Edit 1: como tem muita gente respondendo a este comentário deixo uma msg pra vcs: vocês são livres pra fazer o que quiserem.
Eu acompanho sobre ecologia e ciência por interesse pessoal. Estudei química e por isso comento sobre o que conheço. Esse comentário é um relato de alguém que tem noção de como é trabalhar com controle de qualidade e como a química faz efeito onde consegue reagir. Na química, os detalhes são mais importantes que apenas os resultados.
O caso de Minamata levou anos para ser compreendido e resolvido. Foi triste.
Em nenhum momento recomendei evitar algum alimento ou dieta.
Se você é da área da saúde, você sabe o que é melhor pra você.
Faz sentido
Não sabia, agora não como mais, obrigada
Eu mesmo crio os meus peixes para alimentação. Eles comem as algas que nascem nas paredes do tanque. Mas claro que não é possível controlar tudo. A água é metade coletada da chuva e metade vinda da torneira mesmo.
Sempre suspeitei de carnes de peixes, justamente pela criação em cativeiro, deixa de ser um alimento natural.
Acho que a sardinha ainda é o peixe menos comprometido.
Se eu estiver errado, por favor, me fale. Obrigado.
Nossa eu não sabia disso já comi muito cação
Tinha ouvido falar disso no canal do Fabio Chaves. Eu não sabia que era carne de tubarão e de todas essas implicações até assistir ao video dele. Era o peixe que eu mais comia antes de me tornar vegana. E deve ser um dos mais comidos da região sudeste tb
Ele era muito acessível $$, não sei se ainda esta era o que mais comia também por conta do preço principalmente a mais de 10 anos atrás.
MT Obrigado por essas informações, ficava triste em não poder comprar porque o preço está absurdo como tudo tem estado. Mas agora me sinto livre kkkk
A professora Amanda mandou um abraço para você professor foi de uma atividade de resumo e saiu com um inscrito novo e uma vontade surreal de Maratonar seu canal e seu conteúdo
Eu morava perto do litoral do Piauí e lá tem muito cação e no mercado de lá vende-se é comum ver na feira pra consumo.
Luis Correia?
Parabéns por essa matéria de utilidade pública !
Este caso das nadadeiras cortadas dos tubarões, acho crueldade. Deveria ser crime inafiançável
Eu como, mas é muito raro. É uma delícia e eu não tinha noção do risco. Vídeo top demais!
Obrigado por compartilhar esse conteúdo tão necessário!
Minha papinha era de cação quando criança. todos aqui em casa comemos e é um dos meus peixes favoritos até hoje. graças a Deus minha saúde e de minha família é muito boa.
isso aí é coisa de adventista isso aí é para você ver o potencial das religião.
Não sabia de tudo isso sobre a carne de cação. Obrigado pelo vídeo! Muito bom!
Valeu a pena ver o vídeo e me levou a ter uma ideia para um vídeo: existe risco em comer ingredientes de comida japonesa? Já existe algum vídeo desse naipe?
EU NÃO SABIA!!! Obrigada pela informação, NUNCA MAIS COMPRO CAÇÃO ! Vou enviar p todos que conheço
Parabéns pela matéria.
Muito bem feita e com bastante conteúdo, informações.
Eu mesmo não sabia que.
Cação era carne de tubarão.
Fiquei sabendo, Ágora.
O que sempre ouvi é que era cacao era um tipo de tubarão. Já diminui muito meu consumo de peixe por medo de intoxicação por mercúrio. O impacto ambiental é tenso.
Quando eu era criança sempre ouvi dizer que peixes faziam bem para a memória, hoje eu escuto que ele agora causa perda de memória.
Eita que mundo é esse?
A minha mãe sabia disso e sempre falava... gostam muito de vender cação como se fosse filé de peixe 😤😬
Lucas, Deus te abençoe! 🙏🏼🙌🏼🙋🏻♀️
Mas é filé de peixe. Kkkk
Verdade. Já sabia há tempos - e comi. Há um certo tempo, não mais quando eu soube disto:
Há milênios, Deus já instruiu quanto a comer os tipos de animais que podemos e dos tipos que não devemos (por fazer mal a nós).
Na Bíblia (escritos inspirados por Deus), instrui sobre isso.
Como a diversidade de animais é quase infinita dizer todos, apenas alguns são mencionados os nomes. Mas a maioria descreve as características. Separando por animais terrestres, aves e marinhos.
Apenas pelas características, é suficiente saber que comer cação faz mal - independente de saber se era tubarão.
Se quiser saber as características dos outros animais, consulte a Bíblia no Antigo "testamento", no capítulo: Levítico parte 11.
Ótimo vídeo!
Ah, no Novo testamento só proíbe sangue e carne sufocada. Acho bom vc parar de misturar tecido.
@@elisabest1 ???
Sou graduanda em nutrição e não sabia que o cação é tubarão, tenho me aprofundado nos estudos de cada alimento individualmente e me surpreendi com essa descoberta. É muito importante estarmos atentos aos malefícios que os alimentos trazem, especialmente quando envolve casos de crueldade e danos ao meio ambiente. Confesso que ao descobrir a prática do "shark finning" fiquei muito triste pois é muito sério. No restaurante onde trabalho tem esse peixe no cardápio, aposto que os clientes não tem conhecimento do perigo e do dano ambiental que estão causando ao consumi-lo.
Aproveite então e deixe de comer carne bovina e de qualquer tipo de peixe também.
Obrigada por tanta informação. Nem imaginava isso.😢
Obrigado meu Deus por essa informação tão importante ter chegado a mim 🙏
Parabéns ao canal e compartilhem!!!!
Deus já havia informado por meio da Bíblia. É só ler levíticos cap 17 . Qualquer peixe de couro tem os mesmos problemas!
Nossa informação importantíssima .
Vamos compartilhar.
A partir de hoje não como mais cação e vou compartilhar com todos
Aqui em São Luis do Maranhão, já presenciei em restaurantes, carne de cação, como filé de peixe.
Eu não sabia disso. Obrigada por suas informações que foram muito úteis.
Belas informações.
Sabia q é tubarão o q nos passam como cação.
Mas as informações me surpreenderam.
Parabéns.
Minha família é do litoral e sempre comíamos peixe. Poucas vezes cozinhavam cação e quando faziam não gostava muito. Diziam e tb achava a carne com um gosto muito “forte” e esquisito. Já sabia que cação era um tubarão, mas não sabia que o termo se aplicava a toda e qualquer espécie de tubarão. Valeu muito o vídeo!!
No Brasil não existe ensino sobre isso porque perde votos!!!! Se liga povo enquanto a tempo
Parabéns pelo conteúdo!
Não conhecia esse risco do consumo do cação.
Adorei saber!!!!Nunca imaginei todos esses problemas.
Obrigada por esses esclarecimentos.
Sucesso sempre!!!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Seu vídeo é muito informativo… obrigada pelo conteúdo.
Você é demais! Sempre nos trazendo informações com embasamento, o que contribui muito para todos nós! Tema surpreendente e importantíssimo! Obrigada.
Os demais peixes também possuem esses cá metais pesados? Por que só o consumo do cação é perigoso? Quanto ao risco ambiental eu já sabia. Obrigada.
Gratidão pela informação de muita importância! Parabéns pelo trabalho de toda equipe!
Adorei! O atum também é um alimento com altos níveis de mercúrio e arsénio?
Sim
Eu já comi cação ensopado, achei horrível o gosto, mas tem gente que adora. Fazia nem ideia de tudo isso, obrigado pela informação!
Lucas, permita-me uma sugestão.
Em nossa infância usávamos muito o mercúrio cromo para tratar feridas.
Existe algum risco para nós hoje? Fomos contaminados?
Quais as consequências?
Seria um vídeo muito interessante.
Abraço.
Uma pesquisa de 2020 constatou que 88% das pessoas que usavam mercúrio cromo na infância morreram por câncer antes dos 55 anos
@@decio1976 Pelo menos estou fora dessa estatística.
Apesar de ter o nome Mercúrio na verdade o nome do anti séptico é Iodeto de mercúrio, o mesmo não causa danos a nossa saúde.
Mercurio eh fichinha para quem ja enfrentou um merthiolate...🤣🤣🤣🤣🤣
Esse "mercúrio" que você se refere não tem nada a ver com o metal Mercúrio. Apenas o nome mesmo.
Sempre quis saber porque a carne do " cação " tem cheiro de amônia.
Por muitos anos o filé de " cação " era o único peixe consumido em casa por medo das crianças se engasgarem com as espinhas do peixe.
Obrigado pela importante informação.
São Paulo-Capital
👍🏼👍🏼🤝🏼🐬🐋🐳🐟🐠🐡
Deve ser por causa do formol que é colocado no pescado para conservar à carne!
@@renatofarinha2516 Rapaiizzz, não sabia e nem imaginava isso.
👍🏼
@@beniciomatheus3372 No leite de caixa tem também ( formol ) s.i.c.........🙈🙈🙈🙈
@@verasousa4212 Esse eu tinha conhecimento , infelizmente assisti em uma reportagem.
Obrigado por sua presença.
🙏🏽👏🏼👏🏼👍🏼🌷🌻
Ele fica com esse cheiro quando somente está velho, tu tá comendo coisa estragada, trabalhei cm esse produto por 3 anos, ele e a arraia sempre quando estão estragando começam a cheirar assim, quando estão fresco não têm esse odor.
Eu divulgo essa informação em tudo restaurante e mercado que vou.
Aqui na Bahia a moqueca de Cação é muito saborosa, e muito consumida em restaurantes de alto nível na orla da cidade.
O que não deixa de ser errado
Toma cuidado.
Olá 👋 Lucas! Faz um vídeo sobre o crime ambiental no caso do porta aviões afundado na costa pernambucana. 350 km da costa e 5 mil metros de profundidade. Realmente causará algum impacto relevante na vida marinha? Ou é muito alarde por pouco? Qual sua opinião? Um abraço! Parabéns pelo canal! Sérgio, Bragança Paulista, SP.
A poeira do amianto é cancerígena. O órgão mais atacado é o pulmão. Isso tudo no processo de fabricação, mas depois do produto pronto já era. Destruir uma caixa d'água ou uma telha por ser de amianto vai ser mais problemático ainda. Lembremos que uma forma de neutralizar o estrago causado pela poeira é a borrifacao de água. O amianto é um mineral. Os produtos de amianto tem uma qualidade superior comparados aos de outros materiais. No fundo do mar não vai causar impacto nenhum. Lembrando ainda que o amianto continua a ser usado em produtos para enfrentar altas temperaturas, pois não tem melhor substituto.
Faz anos comprei e o cheiro era de amônia! Tipo lembrava ajax , depois disso não comprei mais .obrigado pelo vídeo!
Eu que vim pesquisar sobre a carne de cação que está com preço baixo nos supermercados, e como não consumo vim ver do que se trata e me deparo com tudo isso que não tinha conhecimento, o perigo da omissão de informação.
Parabéns pelo vídeo 👏🏽
Eu gosto de cação e sabia tanto que era carne de tubarão quanto sobre o mercúrio ( e outros metais)
Mas todo predador ou peixe carnívoro tem certa porcentagem de mercúrio tbm. Se vc comer muito atum, vai ter problemas tbm.
O ‘segredo’ é comprar cação fino pois são tubarões mais jovens e portanto com menos metais pesados que os adultos, fora que os adultos tem um gosto forte de amônia, assim como crocodilos e jacarés velhos (já comi em restaurante tbm).
Sobre desbalancear a cadeia alimentar dos oceanos, acredito que o homem por si só é a maior ameaça mesmo não comendo tubarões.
Nao como cação toda semana, só de vez em quando. Se tiver em um self service com molho de leite de coco, ponho pra dentro😂 mas tem que ser filé ‘fino’.👍😋
Complementou muito bem, pq é MT gostoso uma carne de tubarão kk
Ah eu vou continuar comendo.
O japonês e os asiáticos em geral comem mais atum do que carne. A saúde e a longevidade dos japoneses principalmente é uma das mais altas do mundo!
Daniel Molo monstro como sempre nas informações!
Ferrou! Comi cação a vida inteira e sempre soube que era tubarão, mas não sabia que era tão contaminada com mercúrio!
Só uma dúvida: as obturações dentárias metálicas de antigamente, de amálgama, também não são deste mesmo mercúrio?
Mercúrio não sei, mas a tal platina foi banida por problemas de contaminação
Sim,meu pai era dentista e eu brincava com mercúrio Ano 60
Tenho e mesma dúvida. Não entendo porque nós continuamos nos intexicando propositadamente.
Chocada fiquei em saber que cação é tubarão e mais ainda em saber que badejo é tubarão, carne gostosa e sem espinhos pequenos era para desconfiar , eu comia badejo na casa de uma senhorinha que era viúva de um brigadeiro, eu amava comer badejo mas é peixe de rico e ficava sempre falando ao meu esposo que sentia saudade do badejo , agora sabendo não como mais , devemos respeitar a natureza e a cadeia alimentar tão necessária a nossa melhor sobrevivência, estou amando a ciência e mais ainda ensinada por você que passa muita credibilidade em tudo que você fala, parabéns 👏👏👏🙌
Não tem nada de errado na carne em si, mas a poluição humana acaba por retornar como Karma. Porque o pessoal que investe e empreende em regiões marítimas não liga pra nada. Precisamos de Empresariados decentes!
Badejo é um peixe comum no litoral brasileiro. O que ele cita no vídeo são casos que o consumidor é enganado comprando gato por lebre.
O badejo é uma espécie mesmo.mas alguns vendem tubarão no lugar do badejo.
O que ele diz é que vendem carne de Tubarão (cação) como se fosse Badejo.
Tubarão e Badejo são peixes, mas Badejo não é Tubarão.
Sabia disso tudo. Mas continuo comendo, sendo que uma vez por ano apenas. Adoro uma moqueca de cação, carne deliciosa.