Foi uma vergonha. Quando se fala em erro de jornalismo nas faculdades desta área, o caso escola base é a primeira reportagem a ser citada. Ele destruiu em vida as pessoas responsáveis pelo educandário. Alguns até morreram aguardando justiça. Quem vai desfazer o mal que foi feito pelo desserviço da mídia da época? E não foi o Salaro apenas, mas todas as redes que deram holofote e julgaram, condenaram e até executaram a pena antes de a justiça inocentar os acusados.
@@allanvicentemaciel9847 Exato....Infelizmente a única que não recebeu indenização por partes destes meios, foi a PAULA, por ineficácia do seu advogado, que veio a falecer em meio ao processo....
Até hoje esse caso serve como referência de mau jornalismo,no entanto, esse PGM policiiais de final de tarde persistem até hoje (esse tipo de pgm é que alimenta um jornalismo policial assodado)@@tucanooluiz
Cometeu um erro, reconheceu o erro, se retratou e "consertou" sendo testemunha contra o delegado. Isso é homem de verdade. DUVIDO quem teria essa coragem e braveza de engolir todos seus egos, podendo acabar com a carreira e a prória vida colocando à tona os erros antigos.
Reconhece o erro? E grande bosta é essa? O estrago q ele fez por ser irresponsável foi feito. Não tem desculpa ou perdão para o q ele fez. O pai acusado era amigo do meu pai. Foi ameaçado várias vezes de morte. Saiu do emprego e teve q mudar de estado. Homem de verdade é o meu saco, maluco
@@thiagolaiola4807 A partir do momento que vc erra, nao pode se voltar atrás pra corrigir o erro, mas pode fazer pra amenizar e reconhecer o que fez. Ele usou disso ao invés se culpar outro e seguir a vida.
Quem tem que ser culpada e deveria ser punida é a mãe da criança que fez a denuncia falsa, essa sim deveria ser processada e ela é que deveria pagar por fazer ďenuncia falsa de crime, ela deveria pagar todas as custas de tudo que foi gasto!!! E inclusive ela deveria estar presa!!!
Infelizmente, depois da besteira que foi feita, tentei dar queixa crime contra elas, mas não adiantou nada, e os meios de comunicação, não esclareceram na época como devido , o fake que foi feito,
Lembro me desta historia. Partiu meu coracao, pois estavz na cara que eram pessoas fo bem. Ficaram doentes , depressivos, perderam tudo. Saúde, bens conquistados com trabalho honesto. Os acusadores, nao disfarçaram a cara de satisfacao pelo..furo... jornalístico, enquanto os acusados inocentes agonizavam, jurando inocencia. E , à mulher que os caluniou , haverá justiça. E que, as vitimas, descansem em paz , no reino da luz e da justiça
Não, não está na cara de ninguém se são pessoas de bem ou não. Mas eles mereciam o benefício da dúvida, o benefício da defesa mas isto lhe foram covardemente tirados...😢😢😢
Ele fala como se tivesse sido uma só ação mas depois da primeira reportagem a Globo soltou dezenas de reportagens toda hora, malhando os supostos acusados
Tem culpa sim! Jornalista tem que checar e ter certeza do que está fazendo! Inclusive nas universidades de jornalismo e na imprensa, esse caso é referencia!
@santinhoneto5393 isso vai restituir a vida dos diretores da escola base? Vai tirar os atos feitos por uma população inflamada de desinformação contra eles? Os impropérios, os atos de selvageria, tudo isso sem o juízo natural, e mesmo se o tivesse, não seria a população o juízo para isso, mas a mídia da época foi criminosa com eles. Respeito a sua opinião, mas a vida dos educadores foi destruída. Eles sofreram uma 'morte civil' em vida antes de alguns partirem desse mundo.
Se fosse um caso isolado, mas continuam destruindo pessoas até hoje, ainda mais com a Internet o estrago é muito mais rápido. E não adianta querer consertar depois porque ao ser humano só interessa desgraça, ao público só interessa o sensacionalismo do momento.
O jornalista Luis Nassif foi o 1o. a desconfiar do delegado e o denunciar em seus artigos, criticando tb a cobertura da mídia e defendendo os acusados. Vale a pena conhecer seu depoimento sobre o caso. Seus artigos da época ainda estão disponíveis na web.
Fiz Comunicação Social, na extinta USM no Ipiranga, SP. Na disciplina de Fundamentos de Jornalismo, estudamos esse caso. Hoje, a aula ficou completa, pois não foi dito o nome do jornalista, foi mostrado como podemos errar na divulgação de uma matéria e a importância da apuração de cada caso. Um erro, que serviu de lição para várias gerações de jornalista. Triste o ocorrido, porém a atitude do jornalista Valmir Salaro, o reconhecimento e principalmente a busca da reparação, digno de respeito.
É que muitos jornalistas estavam envolvidos, ele fez a primeira reportagem, mas o SBT, Band, Record e outras, fizeram muito pior, eu mesmo, só acompanhei o caso por elas, só depois descobri a reportagem do Valmir Salado!
@@WilliamBorges-z3f a revista Veja, como quase sempre, foi o veículo de comunicação que mais contribuiu para o sofrimento dos proprietários da escola, pq a Veja é o judiciário completo, ela investiga, indicia, acusa e julga, nesse caso não fugiram a regra. Não só o estado deveria ser condenado, mas todos os meios de comunicação que lucraram com a farsa deveriam também serem condenados e caso tenha ocorrido uma investigação séria e realmente a mãe da criança fez uma acusação da qual sabia não ter nenhum fundamento deveria sofrer punição em dobro
@@jobsant Ele assumiu publicamente o erro, não é tudo, não resolve o prejuízo dos acusados injustamente, mas já é um começo... Os outros, os denunciantes, os que investigaram, os que destruíram a escola e a casa dos injustamente acusados, nem deram as caras para no mínimo se desculpar...
Sempre admirei esse jornalista Sr Valmir Salaro, pelas entrevistas....agora admiro mais pela coragem de assumir um erro...e pedir desculpas para as pessoas envolvidas...Parabéns pela atitude...vou assistir esse documentário.
Nunca entendi, do pq a Globo não foi condenada a pagar indenização, tenho 55 anos, me lembro que na época foi várias semanas explorando o caso, com uma audiência enorme, ela financeiramente foi a única que lucrou!😢
@@lucineidelaurindodasilva1988 e esse não foi o único caso isolado. Em 2013, a Polícia militar do Rio de Janeiro foi acusada pela morte do cinegrafista da Bandeirantes quando a TV Brasil mostrou que o cinegrafista estava de frente à formação de choque e o artefato havia sido posto por uma pessoa e acionado por outra. Os artefatos dissuasivos usados pelas forças de segurança não ganham propulsão própria após acionados. Os autores foram descobertos e a vênus platinada jamais se retratou sobre o fato.
Claramente se precipitou e não aguardou um segundo laudo solicitado pela defesa dos donos da escola! Nessa ansia de dar o furo de reportagem, fez uma merda enorme e jogou um país inteiro contra 6 pessoas!!! Lamentável!!!
@@lucaspassarelli1984 Tecnologia??? o principio do jornalismo sempre foi ouvir os dois lados! Esse erro jornalístico virou pauta em todas as universidades de jornalismo!
Sobre a escola Base. O filho do casal deu uma entrevista contando a distribuição da vida no podcast do Beto Ribeiro. Lançou um livro o filho da injustiça.
Imagina o peso que esse cara carrega? Ele aparenta ser honrado e não se isenta da sua parte da responsabilidade. Eu já o julguei muito, mas hoje vendo a sua essa atitude, a gente percebe o quanto é injusto se deixando levar pelo calor das emoções.
Ele não fugiu, se expôs, afirma que é culpado e sempre trabalhou para dar um pouco de conforto e justiça a todos envolvidos. Alma corajosa, muito difícil nos dias de hoje, em que só aparecem pessoas que só sabem apontar o dedo para o erro dos outros .
Eu trabalhava perto. Depois desse caso, nunca mais me deixei levar pelas primeiras informações de qq caso. Por mais claro que pareça ser, é necessário uma investigação bem aprofundada. Outro caso para não esquecer é aquela moça do Guarujá que foi linchada por ser confundida com uma sequestradora de crianças.
Sou jornalista e o caso da escola Base hoje é estudado nas universidades, advertindo sobre o que NÃO fazer. Talvez por isso hoje o Valmir faça um mea-culpa. Apesar disso, nada mudou pra ele, que continuou trabalhando normalmente. Já os envolvidos tiveram realmente as vidas destruídas. Claro que a culpa não foi só do Valmir. Toda a imprensa foi na onda e ninguém investigou de fato a história. Pra variar, só queriam vender e o que vende é desgraça. Já a polícia estava mais preocupada em aparecer bem na mídia do que realmente investigar. A real é que ngm queria ajudar de fato as crianças e sim ganhar (de alguma forma) em cima do caso. Mto triste essa história!
@@thiagolaiola4807 sim a maior das grandes vitimas deles foi o Daniel Silveira- primeiro suspensão, depois perda do mandato e prisão mantida mesmo COM GRAÇA PRESIDENCIAL.
São as escolhas,sendo elas boas ou ruins ,as consequências virão,e mais,depois de um mal causado não há palavras, perdão, desculpas que faça o tempo voltar e corrigir oque foi feito, erros não são apagados se convivem com eles para o resto da vida como sombras. Por isso há que se ter responsabilidade emocional em tudo que se faz,tudo, há que se começar a praticar e se fazer o melhor para sua consciência. Mamãe dizia:" não importa oque ,como e porque vc faça algo,no final do dia é só vc,sua consciência e seu travesseiro". Realmente somos falhos e cometemos erros ,agora, está visível que é de certa forma ou inteiramente,mau caratismo,canalhice ou crueldade, não faça,é possível evitar, não prejudicar alguém é uma questão de decência,faz bem pra alma, porque quando fazemos o bem colhemos sorrisos e boas lembranças. Sinto muito por todos.
A base do cristianismo é o arrependimento. Não há cristão sem arrependimento. E eis que me deparo com um grande exemplo de cristandade e humildade. Ainda mais em uma geração fundada na arrogância e no narcisismo, que cunhou a frase "não me arrependo de nada"...
@@fredgusmao5963 respeito. Só tem um problema: a gente só vê hoje o lado de quem acusou. As reportagens da época, com Renato Lombardi, Boris Casoy, a gente assiste às reportagens e aos documentários, como o do Fontenelle, a situação beirava ao absurdo. Feriram de morte o devido processo legal em razão de pontos de audiência em detrimento da destruição da vida dos educadores e servidores da escola. E você quer falar em arrependimento? Eles (os educadores) praticamente tiveram em vida uma 'morte civil'.
@@guidotorrejunior6928 e fora que as pessoas foram julgadas sem o devido processo legal, sem contraditório e sem ampla defesa pelo juízo da mídia criminosa.
Trabalho como professora em uma rede pública municipal e vivo sendo acusada de inúmeros ilicitos sempre sem quaisquer fundamentos além da antipatia de um ou outro discente. Tenho vivido há uns três anos a seguinte dinâmica: uma criança, sim alguma criança mal conduzida, em casa mente, sobre ocorrências em sala de aula, os pais irresponsáveis endossam, e as escolas acatam, pois, não querem se indispor com as famílias. Sinceramente estou fazendo de tudo pra sair da profissão, pois, as loucuras são de uma tal escalada que temo ser acusada de algum crime como os educadores da Escola Base foram. Os professores estão sendo perseguidos, agredidos e execrados neste país há muitos anos e, ninguém está trazendo essa tragédia para o debate público. E sim, o jornalista foi culpado no processo de linchamento público daquelas pessoas, é um grande gesto seu arrependimento e confissão.
Toda essa situação das professoras e pais foram criadas principalmente pelos professores que deixaram de “ensinar” e passaram a querer educar. Educacao deve ser feita em casa. E as crianças indisciplinadas nas escolas deveriam passar por um conselho de classe entre pais e professores de todas as salas de aula da escola (poderia ser feita a reuniao no sabado pela manhã. Desculpe os professores nao travalham aos sabados. Nessa Reuniao, deveriam os pais serem pontuados para uma nova matriculo no ano seguinte
@@carlosrobertoborges8467 Vejo um pouco diferente... Trata-se de um processo que vem de muitos anos, foram muitas mudanças no governo, que dava mais liberdade aos alunos, como se tivesse protegendo-os dos professores "impacientes". Se ensinar sobre respeitar não somente os professores a também os mais velhos, isso muda. Como andei de escola em escola fazendo trabalhos, vi muito desrespeito de alunos para com professores e direção. Vi também professores desestabilizados. Existem muitos casos de professores que enlouqueceram literalmente. Pessoalmente vi um caso.
Sujeito homem? Se coloque no lugar Saulo ( amigo do meu pai), q teve q mudar de estado, depressão. Meses e meses desempregado. Imagem queimada para o país todo. Ate hj nao recebeu. Sujeito homem ne? Se toca , maluco
O carioca tentando defender o indefensável. O cara teve culpa é um fato, parabéns por menos ter reconhecido o erro. Mas Vindo da Globo nada me surpreende!!!!! 10:54
Valmir Salaro é o melhor reporter investigativo que ja conheci. Ele foi "levado a erro" pela pressão do "furo" jornalístico e pelos laudos errôneos. Serviu de marco e reflexão pra mídia ate hoje
Valmir, segue a vida! Infelizmente nao da pra voltar atras e mudar o passado. Triste pelas marcas que ficaram nas pessoas, mas voce reconhecer sua parte no erro nessa história, te redime muito. Segue a vida! Deixa Deus julgar.
@@mioranca não me eximo disso não. já julguei tbm na rede social e depois estava errado e reconhecer o erro ou não julgar até saber realmente o que aconteceu é um mal do nosso pais
@@mioranca Infelizmente a maioria esmagadora das pessoas SEGUEM A MANADA!!! Muito triste, falta educação e consciência para ouvir e entender que toda história têm dois lados. A ignorância ainda impera no mundo!!!😢
E continuam fazendo isto em diversos casos. Manipulação na pandemia, mentiras contra Bolsonaro no caso Marielle, mentira contra Pablo Marçal nas enchentes do RS... Isto eu lembrei sem pesquisar. Não adianta. Eles não querem aprender. Quem tem que aprender somos nós.
O cara destruiu a vida das pessoas , pediu perdão mas pela conversa não deu dinheiro. Pelo contrário, ainda fez um documentário sobre o assunto que gerou recursos para ele .
Se existe uma fila, ela deve ser respeitada. Meu pai tem 86 anos e recebeu agora esse ano um precatório que estava esperando há uns 30 anos também. Não é nem 10% desse valor ai que essa senhora tem que receber mas é um dinheirinho que vai ser muito útil na vida dele, que hoje toma diversos remédios e tem dificuldades de locomoção. Brasileiro precisa parar com essa mania de querer passar na frente dos outros.
Interessante a diferença gigantesca entre as gerações. A mais antiga tinha e tem a nobreza, a humildade e a elegância de reconhecer os próprios erros, ainda que esses erros tenham destruído de forma bárbara a vida de seis pessoas. Já a geração atual fica contornando a história e encontrando desculpas para justificar o erro irreparável do causador da tragédia. Imaginem se fosse um desses caras o responsável. Não reconheceria o erro jamais, ao que tudo indica. É nítido que a humanidade piora a cada geração, em todoos sentidos.
Cabe ao repórter experiente consultar fontes e outros peritos, mas essa matéria deu muito Ibope na época e a Globo a utilizou para ter audiência por meses.O repórter também tirou muito proveito desse caso, lembro me bem
Eu lembro da pressão que este repórter fazia contra os donos da escola Base, muito triste. Realmente, essas pessoas foram destruidas, elas e suas famílias. Pelo menos ele reconhece, mas não dá pra esquecer essa história terrível.😢
Globo sempre uma pressão enorme, lembrar do outro repórter que obrigaram ele a subir o morro e morreu no micro ondas... Fantástico queria matéria urgente...😓
Não seja leviano. Esse repórter (excelente,por sinal) queria dar o furo de reportagem. Só que os traficantes perceberam que ele não era da comunidade. Ele se colocou em perigo por que quis
Como não tem culpa Carioca, todos erraram e o jornalista ampliou esse erro. Tanto que um jornal não divulgou essa notícia, fez o papel do verdadeiro jornalismo.
Perdão é libertador, eu quem se liberta é quem perdoa não o perdoado. Acho interessante ele assumir "EU COMETI UMA INJUSTIÇA" e os injustiçados perdoaram quem somos nós pra não perdoar?
O perdão serve para pessoa que dá o perdão, não para perdoado... No momento em que perdoar alguém de coração vai entender, seu corpo fica mais leve sua mente também.. O rancor que você guarda no coração é libertado, e assim sua vida segue adiante. É para isso que serve o perdão, quem perdoa se libertar do rancor e seguir a vida.
Como PC aposentada, com carreira na área da infância e juventude, a pessoa que fez a falsa comunicação de crime, o delegado e a mídia são os responsáveis. O laudo da perícia disse lesões COMPATIVEIS, se tem uma coisa que aprendi é que precisamos aprender a ler laudos. Este por exemplo disse que havia possibilidade, teria indícios, mas nunca afirmou que era abuso. A partir disto há necessidade de outros meios probatório para se incriminar/indiciar as pessoas, não bastam indícios, faz-se necessário provas. Lembro que logo que este caso saiu na mídia, uma pessoa leiga próxima a mim fez um comentário e eu que moro no sul, não participante da investigação, em início de carreira nos anos 90, logo disse que tinha algo errado, que precisava ser investigado melhor, que é muito sério e grave julgarmos alguém sem todos os elementos necessários, embora se deva tomar medidas cautelares enquanto não se tem sem certeza. TB que não era bom qd casos desta natureza ganhavam proporção na imprensa pq prejudicava as investigações. Uma das minhas chefes diretas Diretora do Departamento onde eu trabalhava mandou mensagem chamar fez vários questionamentos pq eu tinha algumas posições a respeito deste caso, respondi. Ela entendeu ser pertinente, passei a assessorar ela e trabalhar em casos de relevância como este dali em diante.
Esse homem realmente tem caráter e consciência. Não imagino muitas pessoas assumirem seu erro como o Walmir faz. Foi um erro, porém não foi algo determinado por ele, mas por um sistema de trabalho, a urgência imposta.
Não dá pra imaginar sequer o sofrimento dessas famílias acusadas injustamente. Sobre a indenização, quando é para os próprios juízes a coisa não demora. Tem uma notícia recente sobre o pagamento de indenizações de mais de 1 MILHÃO para um grupo de juízes de Rondônia, salvo engano. País dos ABSURDOS 😡
Sou controlador de vôo e digo que a reportagem da Escolar Base não foi a única desastrosa do Walmir. Teve também da greve dos controladores de vôo quando ele fez um vôo visual com um piloto irresponsável acusando o serviço de proteção ao vôo de inseguro. Na verdade o piloto estava num corredor visual dizendo que não havia segurança naquele setor. E sem falar que foi o Walmir que alavancou o mitômano e hoje Senador Marcos do Val.
@@bobkavernoso Marcos do Val deu pitaco num sequestro que aconteceu em SP posando como especialista em segurança dizendo que tinha curso na SWAT o que era papo furado. Foi a partir daí que ele começou a viralizar na internet.
Agora eu te pergunto, o que aconteceu com as mães (Lúcia Eiko Tanoue e Cléa Parente de Carvalho) que denunciaram um crime que nunca existiu e ainda colocaram na Globo porque não gostaram do resultado das investigações policiais?
As pessoas não tem noção da dimensão desse caso para o próprio jornalismo brasileiro. Essa cobertura da Escola Base é citada e destrinchada até hoje nas faculdades de jornalismo, como um exemplo do que não deve ser feito e da responsabilidade que um jornalista tem ao divulgar uma matéria.
@@clovisalberto3581é visto como uma apuração falha, um exemplo do que não fazer. Na ânsia do furo de reportagem, eles não verificaram direito a denúncia e as provas. E isso não somente por parte da Globo, mas também de outros jornais da época que massacraram os donos da escola com matérias sem fundamentos sólidos. Houve falhas por parte da polícia também, mas o jornalista de fato errou.
Mais um belo exemplo do tipo de gente que é defendida pela lei Mar(vad)ia da Penha. Uma mulher insegura e desequilibrada, inventa uma história pra prejudicar o marido, acaba com a vida e o ganha pão de varios inocentes, faz o reporter carregar uma culpa pela vida toda e SAI NO COMPLETO ANONIMATO!! Parabens à justica e às mulheres empoderadas.
Apesar de tudo, ele assume a responsabilidade e diz que destruiu a vida de 6 pessoas. Foi homem de assumir e ganhou o meu respeito. Todos somos humanos e podemos errar.
Não adianta admitir o erro e se arrepender, o estrago já estava feito. Destruição de vidas. Jornalista irresponsável, criminoso. Não investigou nada, quis mostrar serviço. Que fim levou o delegado irresponsável? Seus chefes o protegeram?
Parabéns sr. Valmir Salaro, por transformar 6 pessoas trabalhadoras e decentes em PÁRIAS !!!!! 👏👏🖕🖕 Ao menos vc tem consciência do crime que vc cometeu contra eles!
Igualzinho as falsas acusações baseadas na Lei Maria da Penha, aonde o que vale é a palavra da mulher e a primeira notícia dada pela mulher na hora da raiva
Maria da Penha não foi agredida , ah so um lembrete durante a investigação o suposto autor foi detido com uma arma de fogo no qual tinha porte , arma comorada bem depois de tudo ter ocorrido entre os dois, a juiza do caso disse que q a arma estava com o autor a epoca dos fatos porém a defesa provou por A + B que a arma sequer existia a época, a juiza nao voltou atras e disse que a convicção é dela é assim. Esta tudo no processo .@@paulosilveira514
Sim ele tem MUITA CULPA!!! Ele como reporter investigativo,deveria verificar todos os passos!!! Se eu fosse alguem da familia, nunca perdoaria e processaria!!!
Pouquíssimas pessoas tem a coragem desse senhor, o erro dele foi absurdamente grande e, mesmo assim não foge da sua responsabilidade. É fácil julgar, quero ver ter a coragem de reconhecer um erro com tanta veemência!
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Olivia), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊 do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
Gostei da atitude do jornalista ao se redimir e buscar a JUSTIÇA! Porém a Rede Globo também deveria pagar financeiramente por esse erro afinal de contas lucrou bastante com a cobertura desse trágico acontecimento! Paga a família também rede globo!!!
Errar é humano e se toda a impressa tivesse a nobreza desse repórter de reconhecer e se redimir do erro seria muito bom, mesmo tardiamente mas isso serve de exemplo. 👏👏👏👏
A questão é que ninguém assume, vide a lesgista e o advogado, ainda mais no meio jornalistico, depois da noticia dada o reporter segura a versão dele pro resto da vida ou finge que não fez nada.
A rede globo e todos os veículos de comunicação que cobriram esse caso, deveriam também pagar indenização a todos os prejudicados.
O SBT foi condenado, acho que foi 150 milhões de reais, mas eles sempre recorrem!
Foi uma vergonha. Quando se fala em erro de jornalismo nas faculdades desta área, o caso escola base é a primeira reportagem a ser citada. Ele destruiu em vida as pessoas responsáveis pelo educandário. Alguns até morreram aguardando justiça. Quem vai desfazer o mal que foi feito pelo desserviço da mídia da época? E não foi o Salaro apenas, mas todas as redes que deram holofote e julgaram, condenaram e até executaram a pena antes de a justiça inocentar os acusados.
Pagaram. Globo, SBT, Record, Folha, Estadão, Veja e mais dois outros veículos que não me lembro.
@@allanvicentemaciel9847não. Não pagaram . O Saulo era amigo do meu pai e não recebeu um centavo até hj
@@allanvicentemaciel9847 Exato....Infelizmente a única que não recebeu indenização por partes destes meios, foi a PAULA, por ineficácia do seu advogado, que veio a falecer em meio ao processo....
Pelo menos ele tem a coragem e a ombridade de reconhecer o erro de forma pública e isso é muito raro . . .
Pena que ele não percebeu isso naquele momento, pq agora o estrago já está feito...
Depois de ter feito um inferno e acabado com a vida de famílias é fácil, beeeeeem fácil
Mas ele sabe a merda que fez!
@@viniciusbarbosa2407é fácil acusar, igual você está fazendo agora
Até hoje esse caso serve como referência de mau jornalismo,no entanto, esse PGM policiiais de final de tarde persistem até hoje (esse tipo de pgm é que alimenta um jornalismo policial assodado)@@tucanooluiz
Essa injustiça destruiu as vidas dessas pessoas. 😢
Quem vai reparar esse erro? Alguns até morreram.
Infelizmente,tem erros que são irreparáveis!@@adailtonteomilitar7350
Destruiu vidas literalmente! Pois faleceram de forma precoce, praticamente dizimados! Parabéns aos envolvidos! 😢
Parabéns ao envolvidos? Como assim?
@@davimotadasilva360 oi, ela foi irônica
@@davimotadasilva360ho meu querido, não passa essas vergonhas, é constrangedor
Parabéns aos envolvidos, não entendi. Tou ficando velha....
@@reginaguimaraes20 Não é velhice. É apenas incapacidade de interpretar texto e entender ironia. Fosse velhice todo velho seria burro.
Cometeu um erro, reconheceu o erro, se retratou e "consertou" sendo testemunha contra o delegado. Isso é homem de verdade. DUVIDO quem teria essa coragem e braveza de engolir todos seus egos, podendo acabar com a carreira e a prória vida colocando à tona os erros antigos.
Reconhece o erro? E grande bosta é essa? O estrago q ele fez por ser irresponsável foi feito. Não tem desculpa ou perdão para o q ele fez. O pai acusado era amigo do meu pai. Foi ameaçado várias vezes de morte. Saiu do emprego e teve q mudar de estado. Homem de verdade é o meu saco, maluco
@@thiagolaiola4807 A partir do momento que vc erra, nao pode se voltar atrás pra corrigir o erro, mas pode fazer pra amenizar e reconhecer o que fez. Ele usou disso ao invés se culpar outro e seguir a vida.
Não consertou nada. O estrago já estava feito.
@@thiagolaiola4807 valeria a pena se fosse no tempo da polemica ou mesmo antes de escola acabasse e a vida dos gestores.
@@fabianogreis Não há gesto que apague esta tragédia.
Quem tem que ser culpada e deveria ser punida é a mãe da criança que fez a denuncia falsa, essa sim deveria ser processada e ela é que deveria pagar por fazer ďenuncia falsa de crime, ela deveria pagar todas as custas de tudo que foi gasto!!! E inclusive ela deveria estar presa!!!
Exatamente. Maldita saiu impune.
Infelizmente, depois da besteira que foi feita, tentei dar queixa crime contra elas, mas não adiantou nada, e os meios de comunicação, não esclareceram na época como devido , o fake que foi feito,
Lembro me desta historia. Partiu meu coracao, pois estavz na cara que eram pessoas fo bem. Ficaram doentes , depressivos, perderam tudo. Saúde, bens conquistados com trabalho honesto. Os acusadores, nao disfarçaram a cara de satisfacao pelo..furo... jornalístico, enquanto os acusados inocentes agonizavam, jurando inocencia.
E , à mulher que os caluniou , haverá justiça.
E que, as vitimas, descansem em paz , no reino da luz e da justiça
Bem assimmm!!!!!
Não, não está na cara de ninguém se são pessoas de bem ou não. Mas eles mereciam o benefício da dúvida, o benefício da defesa mas isto lhe foram covardemente tirados...😢😢😢
Ele fala como se tivesse sido uma só ação mas depois da primeira reportagem a Globo soltou dezenas de reportagens toda hora, malhando os supostos acusados
Mas a maioria dessas matérias, foram em outras emissoras, o cara fez apenas uma delas, não pode pagar por todas kkk!!!
Tem culpa sim! Jornalista tem que checar e ter certeza do que está fazendo! Inclusive nas universidades de jornalismo e na imprensa, esse caso é referencia!
🙄🙄🙄🙄🙄🙄
O rapaz está certo @@eusouelainegouveia
Eu teria vergonha até de falar.
Qual jornalista que voce conhece que fez o "mea culpa" como ele? O cara reconhece que errou feio e se retratou. Osso é hombtidade...
@santinhoneto5393 isso vai restituir a vida dos diretores da escola base? Vai tirar os atos feitos por uma população inflamada de desinformação contra eles? Os impropérios, os atos de selvageria, tudo isso sem o juízo natural, e mesmo se o tivesse, não seria a população o juízo para isso, mas a mídia da época foi criminosa com eles. Respeito a sua opinião, mas a vida dos educadores foi destruída. Eles sofreram uma 'morte civil' em vida antes de alguns partirem desse mundo.
Esse jornalista é absoluto! Porém pegou um caso que quebrou paradigmas e hoje é um 'case' de como não se fazer jornalismo.
Existe jornalismo no Brasil?
fala pasteurizada para justificar um erro grotesco
Você já cometeu algum erro na vida?
Justificando o injustificável...
@@gigliramiro5849sim
Jornalismo continua fazendo isso o tempo inteiro, mas atualmente só contra adversário econômico/politico.
Só que sobre esse assunto, eles nunca irão assumir a responsabilidade e má índole.
Se fosse um caso isolado, mas continuam destruindo pessoas até hoje, ainda mais com a Internet o estrago é muito mais rápido.
E não adianta querer consertar depois porque ao ser humano só interessa desgraça, ao público só interessa o sensacionalismo do momento.
Porém hoje e proposital o caso dele não
Hoje eles fazem pior, destroem a reputação da pessoa de forma consciente mesmo.
Chegou o chupa Cool de Políticos
O jornalista Luis Nassif foi o 1o. a desconfiar do delegado e o denunciar em seus artigos, criticando tb a cobertura da mídia e defendendo os acusados. Vale a pena conhecer seu depoimento sobre o caso. Seus artigos da época ainda estão disponíveis na web.
Fiz Comunicação Social, na extinta USM no Ipiranga, SP. Na disciplina de Fundamentos de Jornalismo, estudamos esse caso.
Hoje, a aula ficou completa, pois não foi dito o nome do jornalista, foi mostrado como podemos errar na divulgação de uma matéria e a importância da apuração de cada caso. Um erro, que serviu de lição para várias gerações de jornalista.
Triste o ocorrido, porém a atitude do jornalista Valmir Salaro, o reconhecimento e principalmente a busca da reparação, digno de respeito.
É que muitos jornalistas estavam envolvidos, ele fez a primeira reportagem, mas o SBT, Band, Record e outras, fizeram muito pior, eu mesmo, só acompanhei o caso por elas, só depois descobri a reportagem do Valmir Salado!
@@WilliamBorges-z3f a revista Veja, como quase sempre, foi o veículo de comunicação que mais contribuiu para o sofrimento dos proprietários da escola, pq a Veja é o judiciário completo, ela investiga, indicia, acusa e julga, nesse caso não fugiram a regra. Não só o estado deveria ser condenado, mas todos os meios de comunicação que lucraram com a farsa deveriam também serem condenados e caso tenha ocorrido uma investigação séria e realmente a mãe da criança fez uma acusação da qual sabia não ter nenhum fundamento deveria sofrer punição em dobro
Os caras tentando aliviar p ele....ferro a vida de 6 pessoas...foda mano!!!!
Mas ele falou a todo momento que a culpa era dele. Mas foi uma série de erro, não só dele, mas da polícia e mãe que fez a denúncia.
@@orlandojunior8576e o que ele fez para minimizar os efeitos do seu erro ? Um documentário para colocar mais grana no bolso ?
@@orlandojunior8576 O indivíduo não pagou pelo erro, essa é a questão. Esse papinho furado dele só visa conquistar empatia do gado.
@@jobsant Ele assumiu publicamente o erro, não é tudo, não resolve o prejuízo dos acusados injustamente, mas já é um começo...
Os outros, os denunciantes, os que investigaram, os que destruíram a escola e a casa dos injustamente acusados, nem deram as caras para no mínimo se desculpar...
@@orlandojunior8576A mãe que fez a denúncia deveria ser indiciada por falsa denúncia. Ninguém fala o que aconteceu com ela.
Sempre admirei esse jornalista Sr Valmir Salaro, pelas entrevistas....agora admiro mais pela coragem de assumir um erro...e pedir desculpas para as pessoas envolvidas...Parabéns pela atitude...vou assistir esse documentário.
Assistiu o caso na Goebels e agora vai assistir o documentário também na Goebels…
Os donos da escola morreram de desgosto. Reconhecer o erro não traz a vida deles de volta.
@@silviosadaofukuda3720 sem mais, Excelência. Perfeita sua afirmação.
Nunca entendi, do pq a Globo não foi condenada a pagar indenização, tenho 55 anos, me lembro que na época foi várias semanas explorando o caso, com uma audiência enorme, ela financeiramente foi a única que lucrou!😢
Foram várias emissoras,não só a Ĝlobo
@@lucineidelaurindodasilva1988 e esse não foi o único caso isolado. Em 2013, a Polícia militar do Rio de Janeiro foi acusada pela morte do cinegrafista da Bandeirantes quando a TV Brasil mostrou que o cinegrafista estava de frente à formação de choque e o artefato havia sido posto por uma pessoa e acionado por outra. Os artefatos dissuasivos usados pelas forças de segurança não ganham propulsão própria após acionados. Os autores foram descobertos e a vênus platinada jamais se retratou sobre o fato.
Comparado com hoje… não vão nem atrás de provas… eles criam uma estória da cabeça.
Parabéns por atrair ainda mais convidados com esse conteúdo incrível!
Meu mais profundo respeito e admiração ao Valmir por ter tido a honestidade de reconhecer e se arrepender do seu erro.
A globosta deve mostra isso a todo momento para lavar a honra destas pessoas em rede nacional
E até hoje esses ratos da mídia recorrem das indenizações que deveriam pagar aos donos da escola base. E aí? Alguns até morreram...
Claramente se precipitou e não aguardou um segundo laudo solicitado pela defesa dos donos da escola! Nessa ansia de dar o furo de reportagem, fez uma merda enorme e jogou um país inteiro contra 6 pessoas!!! Lamentável!!!
Esse pelo menos tinha como base um laudo pericial, hoje em dia pessoas são injustiçadas simplesmente porque alguém disse que viu ou ouviu
Acusar é fácil, igual você está fazendo agora
Fácil falar sentado no sofá né... veja qdo aconteceu. Eram outros tempos, sem tecnologia
ele reconheceu o erro! Mas não foi só ele que cometeu, diferente de outros que abafaram o caso.
@@lucaspassarelli1984 Tecnologia??? o principio do jornalismo sempre foi ouvir os dois lados! Esse erro jornalístico virou pauta em todas as universidades de jornalismo!
Sobre a escola Base. O filho do casal deu uma entrevista contando a distribuição da vida no podcast do Beto Ribeiro. Lançou um livro o filho da injustiça.
Delegado,legista, mãe, todos levaram a vida normalmente, após destruirem a vida das pessoas, nao existe justiça nesse país
Pra condenar senhorinha orando é de um dia para o outro
Que senhorinha que estava orando ?? Orando na delegacia ?? Não entendi
😂😂😂😂😂😂...e sem anistia a esta e os demais. Terá bastante tempo atr6da grade pra decorar a biblia
😂mano kkkkkk
O jornalista assume o erro e isso é muito forte e digno. Parabéns.
pedir desculpas n funciona....deveria ser preso...pelas irresponsabiidades que causou
@@centech1000o cara destruiu uma família!
Desculpa não trouxe de volta a dignidade dessa família destruída!
@@angelinofernandes9417nunca vai trazer. Não deveria ter levado adiante sem saber.
Tem ações que tomamos na vida que não tem retorno por mais que vivamos,e a nossa consciência grita em nossa mente 24 horas por dia.
Meu coração dói 😢, pelas famílias destruídas e esse repórter que tenho certeza nunca mais dormiu com a consciência tranquila.
@@JulianaNSousa não é o repórter que teve a vida destruída, porque ele continuou a atuar na profissão.
Imagina o peso que esse cara carrega?
Ele aparenta ser honrado e não se isenta da sua parte da responsabilidade.
Eu já o julguei muito, mas hoje vendo a sua essa atitude, a gente percebe o quanto é injusto se deixando levar pelo calor das emoções.
Pois é, mas fale isso tbm pras famílias que se fuderam.
Imaginou o peso q as vítimas carregaram ? Ahh nao ne. Vc so pensa no coitado ai.
Cara, o seu QI deve ser muito mais baixo que o do brasileiro médio...
(para não chamar de burro).
talvez por isso o Valmir salaro esteja mais arqueado e mais corcunda, ele está carregando o peso da culpa pelo que aconteceu
@@thiagolaiola4807Vc precisa melhorar sua interpretação textual.
É um dos culpados, não tem como fugir disso.
Verdade
Ele não fugiu
E ele disse algo contrário a isso ?
Ele não está fugindo, está sendo categórico em assumir a culpa!!!
Ele não fugiu, se expôs, afirma que é culpado e sempre trabalhou para dar um pouco de conforto e justiça a todos envolvidos. Alma corajosa, muito difícil nos dias de hoje, em que só aparecem pessoas que só sabem apontar o dedo para o erro dos outros .
Eu trabalhava perto. Depois desse caso, nunca mais me deixei levar pelas primeiras informações de qq caso. Por mais claro que pareça ser, é necessário uma investigação bem aprofundada.
Outro caso para não esquecer é aquela moça do Guarujá que foi linchada por ser confundida com uma sequestradora de crianças.
E o da Sônia Abrão q atrapalhou no caso Eloá,entrevistando o sequestrador ao vivo.
Sou jornalista e o caso da escola Base hoje é estudado nas universidades, advertindo sobre o que NÃO fazer. Talvez por isso hoje o Valmir faça um mea-culpa. Apesar disso, nada mudou pra ele, que continuou trabalhando normalmente. Já os envolvidos tiveram realmente as vidas destruídas. Claro que a culpa não foi só do Valmir. Toda a imprensa foi na onda e ninguém investigou de fato a história. Pra variar, só queriam vender e o que vende é desgraça. Já a polícia estava mais preocupada em aparecer bem na mídia do que realmente investigar. A real é que ngm queria ajudar de fato as crianças e sim ganhar (de alguma forma) em cima do caso. Mto triste essa história!
Enquanto os salafrários têm todas as benesses e são ressarcidos de imediato.
E estudado e não adianta nada né? Pq vcs jornalistas fazem , continuam a mesma merda. Vide na parte política
@@thiagolaiola4807 sim a maior das grandes vitimas deles foi o Daniel Silveira- primeiro suspensão, depois perda do mandato e prisão mantida mesmo COM GRAÇA PRESIDENCIAL.
São as escolhas,sendo elas boas ou ruins ,as consequências virão,e mais,depois de um mal causado não há palavras, perdão, desculpas que faça o tempo voltar e corrigir oque foi feito, erros não são apagados se convivem com eles para o resto da vida como sombras.
Por isso há que se ter responsabilidade emocional em tudo que se faz,tudo, há que se começar a praticar e se fazer o melhor para sua consciência. Mamãe dizia:" não importa oque ,como e porque vc faça algo,no final do dia é só vc,sua consciência e seu travesseiro".
Realmente somos falhos e cometemos erros ,agora, está visível que é de certa forma ou inteiramente,mau caratismo,canalhice ou crueldade, não faça,é possível evitar, não prejudicar alguém é uma questão de decência,faz bem pra alma, porque quando fazemos o bem colhemos sorrisos e boas lembranças.
Sinto muito por todos.
Foi uma das coisas mais tristes que já ouvi falar.
A injustiça sem volta até a morte!
A base do cristianismo é o arrependimento. Não há cristão sem arrependimento. E eis que me deparo com um grande exemplo de cristandade e humildade.
Ainda mais em uma geração fundada na arrogância e no narcisismo, que cunhou a frase "não me arrependo de nada"...
Excelente comentário brother...."aquele q não tiver pecado q atire a primeira pedra"... UM GRANDE CARA DISSE ISSO
@@fredgusmao5963 respeito. Só tem um problema: a gente só vê hoje o lado de quem acusou. As reportagens da época, com Renato Lombardi, Boris Casoy, a gente assiste às reportagens e aos documentários, como o do Fontenelle, a situação beirava ao absurdo. Feriram de morte o devido processo legal em razão de pontos de audiência em detrimento da destruição da vida dos educadores e servidores da escola. E você quer falar em arrependimento? Eles (os educadores) praticamente tiveram em vida uma 'morte civil'.
Resultado: o ser humano condena antes de julgar. Ele é um jornalista, sua responsabilidade é quintuplicada
@@guidotorrejunior6928 e fora que as pessoas foram julgadas sem o devido processo legal, sem contraditório e sem ampla defesa pelo juízo da mídia criminosa.
Trabalho como professora em uma rede pública municipal e vivo sendo acusada de inúmeros ilicitos sempre sem quaisquer fundamentos além da antipatia de um ou outro discente. Tenho vivido há uns três anos a seguinte dinâmica: uma criança, sim alguma criança mal conduzida, em casa mente, sobre ocorrências em sala de aula, os pais irresponsáveis endossam, e as escolas acatam, pois, não querem se indispor com as famílias. Sinceramente estou fazendo de tudo pra sair da profissão, pois, as loucuras são de uma tal escalada que temo ser acusada de algum crime como os educadores da Escola Base foram. Os professores estão sendo perseguidos, agredidos e execrados neste país há muitos anos e, ninguém está trazendo essa tragédia para o debate público. E sim, o jornalista foi culpado no processo de linchamento público daquelas pessoas, é um grande gesto seu arrependimento e confissão.
o Estatuto precisa ser revisado...
Toda essa situação das professoras e pais foram criadas principalmente pelos professores que deixaram de “ensinar” e passaram a querer educar. Educacao deve ser feita em casa. E as crianças indisciplinadas nas escolas deveriam passar por um conselho de classe entre pais e professores de todas as salas de aula da escola (poderia ser feita a reuniao no sabado pela manhã. Desculpe os professores nao travalham aos sabados. Nessa Reuniao, deveriam os pais serem pontuados para uma nova matriculo no ano seguinte
minha irmã quer ser professora coitada
@@carlosrobertoborges8467 Vejo um pouco diferente... Trata-se de um processo que vem de muitos anos, foram muitas mudanças no governo, que dava mais liberdade aos alunos, como se tivesse protegendo-os dos professores "impacientes". Se ensinar sobre respeitar não somente os professores a também os mais velhos, isso muda. Como andei de escola em escola fazendo trabalhos, vi muito desrespeito de alunos para com professores e direção. Vi também professores desestabilizados. Existem muitos casos de professores que enlouqueceram literalmente. Pessoalmente vi um caso.
O nosso país, as nossas escolas, os pais das crianças estão adoecendo . Coisas absurdas acontecem. Professores são sobreviventes dessa guerra
Esse cara "é sujeito homem"! Assumiu "o boleto" da parte dele dessa história macabra.
não...e pelo visto na foi responsabilidado...deveria tirar tudo dele
Não, esse cara é um monstro. A vida dele seguiu, a da família foi desimada.
Sujeito homem? Se coloque no lugar Saulo ( amigo do meu pai), q teve q mudar de estado, depressão. Meses e meses desempregado. Imagem queimada para o país todo. Ate hj nao recebeu.
Sujeito homem ne? Se toca , maluco
O carioca tentando defender o indefensável. O cara teve culpa é um fato, parabéns por menos ter reconhecido o erro. Mas Vindo da Globo nada me surpreende!!!!! 10:54
Que Deus de paz e força pra todos esses envolvidos.
Infelizmente arrependimento não repara.
do mesmo jeito que o não arrependimento não repara e nem trás a vida de ninguém de volta
@celiojunior4581 o arrependimento é melhor que o não arrependimento, mas não repara o dano .
Valmir Salaro é o melhor reporter investigativo que ja conheci. Ele foi "levado a erro" pela pressão do "furo" jornalístico e pelos laudos errôneos. Serviu de marco e reflexão pra mídia ate hoje
Caráter não se compra, nasce-se com ele.
Nada se justifica, passador de pano do krl
Passador de pano.
Valmir, segue a vida! Infelizmente nao da pra voltar atras e mudar o passado. Triste pelas marcas que ficaram nas pessoas, mas voce reconhecer sua parte no erro nessa história, te redime muito. Segue a vida! Deixa Deus julgar.
Geral falando dele nos comentários, mas tenho certeza que a maioria aqui já se juntou contra alguém sem saber o outro lado!
Mas vc é o iluminado, ser superior...
@@mioranca não me eximo disso não. já julguei tbm na rede social e depois estava errado e reconhecer o erro ou não julgar até saber realmente o que aconteceu é um mal do nosso pais
@@mioranca Infelizmente a maioria esmagadora das pessoas SEGUEM A MANADA!!! Muito triste, falta educação e consciência para ouvir e entender que toda história têm dois lados. A ignorância ainda impera no mundo!!!😢
Estava pensando isso. Você está certo !
Esqueceram da presunção de inocência.
Reconhecer o erro é uma virtude, mas não apaga o que os acusados sofreram.
Nossaaaaa. Q coisa hein. Reconheceu o erro. Olhaaaa. Acabou com a vida de SEIIIIS VIDAS. Mas reconheceu o erro. Uauuuu
JORNAZISMO de qualidade!!!
e o cara se diz reportes da policia não reportes policial...tirou o corpo fora pediu desculpas...mas deveria estar preso
De Nazismo vcs entendem...
Ele e a Globo foram maldosos pq passaram dias e dias malhando estás pessoas e poucos segundos reparando a maldade
Eu lembro bem. Ele é a globo são sanguinários! Isso que ele está falando é muito pouco, não sinto esse arrependimento td não!
E continuam fazendo isto em diversos casos. Manipulação na pandemia, mentiras contra Bolsonaro no caso Marielle, mentira contra Pablo Marçal nas enchentes do RS... Isto eu lembrei sem pesquisar. Não adianta. Eles não querem aprender. Quem tem que aprender somos nós.
Vcs são doentes. Quem deu o laudo foi o legista porra.
A globo é assim até hoje
@vanessasaldanhasaldanha1611 exatamente, hoje é ainda pior
O cara destruiu a vida das pessoas , pediu perdão mas pela conversa não deu dinheiro. Pelo contrário, ainda fez um documentário sobre o assunto que gerou recursos para ele .
Se existe uma fila, ela deve ser respeitada. Meu pai tem 86 anos e recebeu agora esse ano um precatório que estava esperando há uns 30 anos também. Não é nem 10% desse valor ai que essa senhora tem que receber mas é um dinheirinho que vai ser muito útil na vida dele, que hoje toma diversos remédios e tem dificuldades de locomoção. Brasileiro precisa parar com essa mania de querer passar na frente dos outros.
Interessante a diferença gigantesca entre as gerações. A mais antiga tinha e tem a nobreza, a humildade e a elegância de reconhecer os próprios erros, ainda que esses erros tenham destruído de forma bárbara a vida de seis pessoas. Já a geração atual fica contornando a história e encontrando desculpas para justificar o erro irreparável do causador da tragédia. Imaginem se fosse um desses caras o responsável. Não reconheceria o erro jamais, ao que tudo indica. É nítido que a humanidade piora a cada geração, em todoos sentidos.
Caráter. Muito bonito reconhecer o erro.. um exemplo ❤
Ele foi culpado sim, eu lembro de toda a farsa, acompanhei tudo. Foi um espetáculo grotesco.
Cabe ao repórter experiente consultar fontes e outros peritos, mas essa matéria deu muito Ibope na época e a Globo a utilizou para ter audiência por meses.O repórter também tirou muito proveito desse caso, lembro me bem
CORAGEM E OMBRIDADE, PARABENS
ombridade de ombro??
Falar porcamente do erro não o torna homem
@@rafaeldossantos8073geração Paulo Freire só sabe lacrar, escrever e interpretar não é com eles!!!
Com certeza foi homem e teve a hombridade de assumir a responsabilidade, apesar da culpa eterna que irá carregar consigo.
@@rafaeldossantos8073 concordo
Hombridade se tivesse tido na época. As famílias foram DESTROÇADAS. Informe-se.
Hoje, muitos da imprensa cometem erros como este, ou até piores, e dormem com a consciência absolutamente tranquila...
Parabéns! Assumir um erro é a atitude mais corajosa de um ser humano!!!
Eu lembro da pressão que este repórter fazia contra os donos da escola Base, muito triste. Realmente, essas pessoas foram destruidas, elas e suas famílias. Pelo menos ele reconhece, mas não dá pra esquecer essa história terrível.😢
Globo sempre uma pressão enorme, lembrar do outro repórter que obrigaram ele a subir o morro e morreu no micro ondas...
Fantástico queria matéria urgente...😓
Não seja leviano. Esse repórter (excelente,por sinal) queria dar o furo de reportagem. Só que os traficantes perceberam que ele não era da comunidade. Ele se colocou em perigo por que quis
O cara la do morro foi procurar e achou. Se você não zelar por você, ninguém vai zelar
A globo é um 🚯
Como não tem culpa Carioca, todos erraram e o jornalista ampliou esse erro. Tanto que um jornal não divulgou essa notícia, fez o papel do verdadeiro jornalismo.
Perdão é engraçado! se você não dá o perdão o errado é você e não quem te prejudicou! Muito fácil pedir perdão depois da pessoa ter a vida destruída.
Vdd mesmo , todo mundo trata esse cara como coitadinho, pq é da Globo né , piada .
Perdão é libertador, eu quem se liberta é quem perdoa não o perdoado.
Acho interessante ele assumir "EU COMETI UMA INJUSTIÇA" e os injustiçados perdoaram quem somos nós pra não perdoar?
O perdão serve para pessoa que dá o perdão, não para perdoado...
No momento em que perdoar alguém de coração vai entender, seu corpo fica mais leve sua mente também..
O rancor que você guarda no coração é libertado, e assim sua vida segue adiante.
É para isso que serve o perdão, quem perdoa se libertar do rancor e seguir a vida.
O Valmir dizendo que foi responsável e o Carioca, querendo passar pano!!! Inacreditável!!!
Nota se um arrependimento sincero e doloroso que vai acompanha lo pelo resto de sua vida.
Só Deus na causa!
Como PC aposentada, com carreira na área da infância e juventude, a pessoa que fez a falsa comunicação de crime, o delegado e a mídia são os responsáveis. O laudo da perícia disse lesões COMPATIVEIS, se tem uma coisa que aprendi é que precisamos aprender a ler laudos. Este por exemplo disse que havia possibilidade, teria indícios, mas nunca afirmou que era abuso. A partir disto há necessidade de outros meios probatório para se incriminar/indiciar as pessoas, não bastam indícios, faz-se necessário provas. Lembro que logo que este caso saiu na mídia, uma pessoa leiga próxima a mim fez um comentário e eu que moro no sul, não participante da investigação, em início de carreira nos anos 90, logo disse que tinha algo errado, que precisava ser investigado melhor, que é muito sério e grave julgarmos alguém sem todos os elementos necessários, embora se deva tomar medidas cautelares enquanto não se tem sem certeza. TB que não era bom qd casos desta natureza ganhavam proporção na imprensa pq prejudicava as investigações. Uma das minhas chefes diretas Diretora do Departamento onde eu trabalhava mandou mensagem chamar fez vários questionamentos pq eu tinha algumas posições a respeito deste caso, respondi. Ela entendeu ser pertinente, passei a assessorar ela e trabalhar em casos de relevância como este dali em diante.
Esse homem realmente tem caráter e consciência. Não imagino muitas pessoas assumirem seu erro como o Walmir faz. Foi um erro, porém não foi algo determinado por ele, mas por um sistema de trabalho, a urgência imposta.
Não dá pra imaginar sequer o sofrimento dessas famílias acusadas injustamente. Sobre a indenização, quando é para os próprios juízes a coisa não demora. Tem uma notícia recente sobre o pagamento de indenizações de mais de 1 MILHÃO para um grupo de juízes de Rondônia, salvo engano. País dos ABSURDOS 😡
Esse caso mostra a podridão que se chama jornalismo brasileiro e estado brasileiro.
Há uma CADEIA de ERROS. Realmente o jornalista não tem culpa sozinho. PQP. Olha a motivação!!!!! Meu Deus!!!
Impressionante o nivel dos comentários aqui. Todos santos. Parabéns 👏
Lamentável! Ele, todavia, pediu perdão em público. Infelizmente estamos todos sujeitos a erros.
Sou controlador de vôo e digo que a reportagem da Escolar Base não foi a única desastrosa do Walmir. Teve também da greve dos controladores de vôo quando ele fez um vôo visual com um piloto irresponsável acusando o serviço de proteção ao vôo de inseguro. Na verdade o piloto estava num corredor visual dizendo que não havia segurança naquele setor. E sem falar que foi o Walmir que alavancou o mitômano e hoje Senador Marcos do Val.
Terrível, incitando ao medo
Não to ligado nessa do Marcos do Val. Qual foi?
@@bobkavernoso Marcos do Val deu pitaco num sequestro que aconteceu em SP posando como especialista em segurança dizendo que tinha curso na SWAT o que era papo furado. Foi a partir daí que ele começou a viralizar na internet.
É esse comportamento que Deus espera do ser humano, reconhecer seus erros.
Agora eu te pergunto, o que aconteceu com as mães (Lúcia Eiko Tanoue e Cléa Parente de Carvalho) que denunciaram um crime que nunca existiu e ainda colocaram na Globo porque não gostaram do resultado das investigações policiais?
Elas são as principais responsáveis. Tudo começou daí
A coisa da qual mais me orgulho é nunca ter prejudicado ninguém. Casamento, vida, carreira...Esse peso não carrego.
Parabéns ao Pod de hoje, Valmir Salaro, Excelente!
Excelente???🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤡
Deus abençoe essas famílias
As pessoas não tem noção da dimensão desse caso para o próprio jornalismo brasileiro. Essa cobertura da Escola Base é citada e destrinchada até hoje nas faculdades de jornalismo, como um exemplo do que não deve ser feito e da responsabilidade que um jornalista tem ao divulgar uma matéria.
Qual a conclusão que os professores dão pra esse caso? Como eu não sei os pormenores queria saber se ele de fato errou ou foi um acaso.
@@clovisalberto3581é visto como uma apuração falha, um exemplo do que não fazer. Na ânsia do furo de reportagem, eles não verificaram direito a denúncia e as provas. E isso não somente por parte da Globo, mas também de outros jornais da época que massacraram os donos da escola com matérias sem fundamentos sólidos. Houve falhas por parte da polícia também, mas o jornalista de fato errou.
Mais um belo exemplo do tipo de gente que é defendida pela lei Mar(vad)ia da Penha. Uma mulher insegura e desequilibrada, inventa uma história pra prejudicar o marido, acaba com a vida e o ganha pão de varios inocentes, faz o reporter carregar uma culpa pela vida toda e SAI NO COMPLETO ANONIMATO!! Parabens à justica e às mulheres empoderadas.
Apesar de tudo, ele assume a responsabilidade e diz que destruiu a vida de 6 pessoas. Foi homem de assumir e ganhou o meu respeito.
Todos somos humanos e podemos errar.
Não adianta admitir o erro e se arrepender, o estrago já estava feito. Destruição de vidas.
Jornalista irresponsável, criminoso. Não investigou nada, quis mostrar serviço.
Que fim levou o delegado irresponsável? Seus chefes o protegeram?
dificil um reporter ter uma alto critica nesse nivel
Pena que nenhuma auto crítica vai devolver a honra dos injustiçados!!
@@marciotamora7452 nao mesmo, mas grande parte dos jornalistas nem admitiriam que errou
@@marciotamora7452 o delegado, por exemplo, ficou caladinho , diferente dele .
assisti o doc e muito triste oq fizeram com as vitimas mais revoltante ainda e saber q falsas acusações não são crimes pqp q raiva
Parabéns sr. Valmir Salaro, por transformar 6 pessoas trabalhadoras e decentes em PÁRIAS !!!!!
👏👏🖕🖕
Ao menos vc tem consciência do crime que vc cometeu contra eles!
Reconhecer o erro é algo nobre.
Parabéns.
Igualzinho as falsas acusações baseadas na Lei Maria da Penha, aonde o que vale é a palavra da mulher e a primeira notícia dada pela mulher na hora da raiva
E a Maria da penha não foi agredida pelo marido.
@@paulosilveira514foi sim😅
Maria da Penha não foi agredida , ah so um lembrete durante a investigação o suposto autor foi detido com uma arma de fogo no qual tinha porte , arma comorada bem depois de tudo ter ocorrido entre os dois, a juiza do caso disse que q a arma estava com o autor a epoca dos fatos porém a defesa provou por A + B que a arma sequer existia a época, a juiza nao voltou atras e disse que a convicção é dela é assim. Esta tudo no processo .@@paulosilveira514
Sim ele tem MUITA CULPA!!! Ele como reporter investigativo,deveria verificar todos os passos!!! Se eu fosse alguem da familia, nunca perdoaria e processaria!!!
Depois que a desculpa foi inventada, ninguem mais morreu -Brown
Muito bom essas entrevista
Pouquíssimas pessoas tem a coragem desse senhor, o erro dele foi absurdamente grande e, mesmo assim não foge da sua responsabilidade. É fácil julgar, quero ver ter a coragem de reconhecer um erro com tanta veemência!
A maior responsável é a denunciante. Depois o Delegado de Polícia. Depois a imprensa.
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
Sou favorecido financeiramente. Obrigado, Jesus. Lucro semanal de $10.200,00 não importa quão ruim esteja a situação econômica.
Como
..? Sou um novato em investimento em criptomoedas, você pode me orientar sobre como você obteve lucro?
Obrigado à Sra. Olivia
Ela é uma corretora licenciada aqui em Lisboa
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Olivia), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊 do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
Esse homem teve, ao menos, a hombridade de admitir seu erro. Por isso, merece consideração.
Isso dava uma série top. História merecia ser contada.
Globo play.
@@marcovipe2007 Mas é um documentário. Falo uma série baseada nos fatos.
Gostei da atitude do jornalista ao se redimir e buscar a JUSTIÇA!
Porém a Rede Globo também deveria pagar financeiramente por esse erro afinal de contas lucrou bastante com a cobertura desse trágico acontecimento!
Paga a família também rede globo!!!
Errar é humano e se toda a impressa tivesse a nobreza desse repórter de reconhecer e se redimir do erro seria muito bom, mesmo tardiamente mas isso serve de exemplo. 👏👏👏👏
Tenho 64 anos e lembro muito bem desse caso odioso. As familias só faltaram ser trucidadas.Só não sabia que ele tinha assumido o erro.
O Carioca tentou passar pano, mas o jornalista tem a parcela de culpa dele SIM.
Arrependimento é inócuo nesse, casos as pessoas foram destruídas.
Lindo assumido o erro! Pagou? A imprensa deveria pagar muito mais nesse caso do que a justiça do Estado de SP.
A questão é que assumiu o erro pra não ser processado…foi esperto passou pro outro lado pra não tomar processo e doer no bolso…
Parabéns pelo vídeo
Depois que destruiu a vida de varias pessoas é facil contar a hostoria. Espero que carregue essa culpa para sempre !
Todos somos humanos e passíveis de erros. Ele pelo menos assume a responsabilidade. Com certeza ele carregará essa culpa para sempre.
A questão é que ninguém assume, vide a lesgista e o advogado, ainda mais no meio jornalistico, depois da noticia dada o reporter segura a versão dele pro resto da vida ou finge que não fez nada.