Pra quem esta criticando, ele é um jornalista que conta histórias que aconteceram no mar, apenas isso. Ele não tem conhecimento técnico sobre essas coisas e sempre deixa isso bem claro. Assistam outros podcasts que ele participou e vcs vão entender o trabalho dele, são bem legais por sinal.
@flavioking4167 Que argumentos amigão ? Ele é apenas um narrador de histórias, ele não está tentando convencer ninguém, vc não conhece o trabalho do cara e está falando bobagem aí.
@@flavioking4167 Provavelmente vc só assistiu esse corte e está falando bobagem aí, na verdade pelo seu histórico de comentários da pra ver que você é especialista nisso.
A pressão submarina no oceano ou outro corpo d'água aumenta 1 atmosfera a cada 10 metros de profundidade e é linear. Assim na profundidade do Titanic digamos 3843 m temos uma pressão de 383 vezes a pressão atmosférica.
A pressão atmosfera tem algum número exato ou é apenas uma expressão? Tipo quando falamos em "velocidade da luz" tem uma numeração bem grande pra representar, e pressão atmosférica tem também? Só uma curiosidade minha
@@CL.Alencar A pressão atmosférica não é uma expressão vaga, mas sim uma grandeza física que tem um valor definido para condições padrão. A pressão atmosférica média ao nível do mar, sob condições normais, é cerca de 101.325 pascais (Pa). Essa unidade de medida, o pascal (Pa), é uma medida de pressão que equivale a um newton por metro quadrado (N/m²). Para dar uma ideia mais concreta, a pressão atmosférica também pode ser expressa em outras unidades, como: 1 atmosfera (atm) = 101.325 Pa 760 milímetros de mercúrio (mmHg) = 101.325 Pa 14,7 libras por polegada quadrada (psi) = 101.325 Pa Ou seja, a pressão atmosférica tem uma "numeração exata" que varia dependendo das condições, como temperatura e altitude, mas, em geral, 101.325 Pa é o valor de referência para a pressão atmosférica ao nível do mar em condições padrão.
@@CL.Alencaro parâmetro começa com a nossa atmosfera mesmo valendo 1Atm(atmosfera), más acima do nível do mar, ou seja, antes de tocar no mar milimetros é registrado 1Atm e vai almentando ou decendo dependendo da influência de aprticulas sobre o objeto, no caso do mar o aumento do volume de água a sua volta, na terra a quantidade de ar, em putros ambientes a quantidade de gás, fotons, poeira, ou qualquer outro átomo, outra medida é usada chamada Pascal que mede, além da influência de pressão sobre um objeto de todos os lados, também a tensão entre o objeto influenciado e a influência. 1Atm equivale a 101,325Pa(pascals).
@@CL.Alencar como o comentário já disse acima, 1 atm por aquele número de pascal, mas é mais fácil entender que 1 atm é 1kg por centímetro quadrado(aproximadamente pra facilitar), então a 384atm seria 385kg por centímetro quadrado de pressão no submarino aproximadamente.
Tem também a história do Jacques Costeau que desceu um abismo num "sino" blindado e quando retornou à superfície levou mais de 1 semana para se recuperar de um choque traumático que passou enquanto estava submerso
Eram duas calandras de titanio nas pontas com um cilindro de carbono no meio, a juncao era com cola, por incrivel que pareça. Que nao aguentou a fadiga de subir e descer várias vezes.
É difícil até de imaginar a pressão de uma situação de descida dessa. Eu ja mergulhei muito e mesmo sendo quase nada a pressão na cabeça é bem forte, principalmente ouvidos que é onde vc realmente sente e percebe que está fundo.
Acho que não te apresentaram a manobra de valsalva, pq eu mergulhei anos, inclusive em naufrágios profundos e nunca tive problemas com pressão nos ouvidos
O que ele pode ter entendido mal, é que a pressão é absurda mas o casco não é elástico. Quando começa a implodir, as partes de menor resistência rompem primeiro num movimento absurdo de "amassamento", mas assim que se rompe, a pressão interna começa a se igualar. Então, a estrutura fica com muitas partes inteiras. Já o que está dentro é outra conversa.
Exatamente. Senão não haveria partes de outros navios, peixes, etc. No fundo dos mares. A analogia seria igual um corrente protegendo uma casa, basta quebrar uma argola da corrente que já é possível entrar no local, mas ao ver pode ter 99% da corrente inteira e apenas 1% foi responsável por deixar o estrago acontecer
Apesar da pressão descomunal, implodir até não deixar vestígio somente se houvesse uma força uniforme comprimindo de todos os ângulos e atuando sobre materiais de mesma composição resistência e estrutura. Só na teoria seria possível. Na realidade o submersível é feitos de diversos materias, comprimidos de diversos angulos desiguais. Basta uma parte ser esmagada primeiro para que haja interferência na deformação da implosão. Algumas peças ficam inteiras pois não mais estão se contrapondo à pressão, pois não são mais estanques
Isso, quando a pressão em um material é igual é muito difícil ocorrer falhas. Teorias para prever falhas em materiais muito usadas, como Tresca e Von Misses nem consideram as pressões que atuam uniformimente na superfície
A cada 10m aumenta 1 ATM de pressão. Não vai duplicando vai somando. Portanto na profundidade de: 10m = 2 ATM 20m = 3 ATM 11000m = 1101 ATM Valores aproximados pq na verdade 10,33... m = 1 ATM
@@natanaeldossantos5043 como da última vez que ele falou, falou besteira , nessa ele se conteve kkkkk, uma coisa é óbvia, ele se empolgou , não tem lógica nenhuma a fragmentação completa do Titan , se o Titanic está "inteiro" e é feito de material inferior ao Titan . Nem os corpos foram 100% pulverizador , eles foram esmagados pela compreensão do oxigênio dentro do corpo, a 4000psi , devem ter virado paçoca. O próprio material do Titan pode ter arrebentado com eles , esmagados e destroçados.
@@deyvissonbs Eu até vim nos comentários pra chegar se só eu que estava pensando nisso...a pressão hidrostática é linear e não exponencial como ele disse. Basicamente isso, 1 atm de pressão para cada 10 metros de profundidade.
Essa não é a área dele, deveria saber quem é primeiro pra falar. Apenas puxaram esse assunto por causa do naufrágio do Titanic estar ligado já que ele fala de história de navios e naufrágios.
Se você tivesse um pouco mais de atenção e iniciativa, procuraria o link completo na descrição. O nome do convidado já está no título do link. O que ele faz da vida é algo fácil de descobrir com uma busca rápida no Google. Não é um documentário da BBC, é apenas um podcast; o corte serve justamente para chamar a atenção do público e convidá-lo a acessar o canal.
@@renannetto596 por isso mesmo que o Ryan santos deve ter contratado o serjão para participar. pq esse mano ai q era de antes, ele é muito ruim. serjão tá carregando podcast nas costas.
Na perfuração do poço de petróleo existe uma análise da broca de perfuração, ela precisa passar por tipo uma "ressonância" a cada x horas, essa ressonância é um absurdo de caro, pq se ela quebra e se solta dentro do buraco, causa um grande prejuizo, podendo causar o abandono do poço. No caso do Titan pelo que vi na investigação, foi exatamente o que aconteceu, eles não conseguiram chegar no local primário, mas a falta de uma inspeção devido ao contingente reduzido , o mesmo cara fazia tudo, com isso etapas de segurança foram deixadas de lado.
Os registros de dados da estrutura mostram que a estrutura estava falhando vários mergulhos antes de acontecer. Mas não analisaram os dados, estava tudo lá. Tem um documentário que mostrar os registros dos strain gauges, ta tudo lá. O grande barulho que ouviram em uma das descompressoes denunciou o estrago mas inventaram uma desculpa pro ruído.
Existem equipamentos para encontrar essas fissuras e garantir a resistência. Na aviação é muito comum para verificar o fan do compressor dos motores a reação que se quebrarem geram uma falha catastrófica.
Eu vi a matéria sobre o acidente, as partes que não foram destruídas por completo estavam em contato com a água, algumas partes expostas a água, a destruição maior é dentro da cápsula onde a pressão é maior do que tudo nas outras partes.
3'35 o Trieste foi lançado pela primeira vez em 1953 no mar mediterrâneo, porém desceu até o ponto mais profundo do oceano na fossa das marianas somente em 23 de Janeiro de 1960. Pelas fotos disponíveis na internet a janela de observação não é tão pequena a ponto de ser do tamanho de uma moeda como relata o entrevistado...
Só dois pontos a ajustar no comentário do convidado. O aumento de pressão ao submergir é linear, de 1 atm a cada 10 metros e quando o kursk afundou, a URSS não existia mais e foi a Rússia que negou ajuda inernacional.
Só um adendo, o acidente do Kursk foi agosto de 2000, portanto já era Rússia e não URSS. Mas recusaram a ajuda e por isso acho que deixa de ser acidente para virar omissão de socorro.
o material nao influencia na resistencia desde que seja adequadamente projetado. o problema da fibra de carbono é que o comportamento nao e igual em todos os eixos. varios barcos quebraram por causa de falha de projeto justamente por essa falha por conta de sobreposicao das camadas durante a laminacao.
A cada 10 mts, aumenta uma atmosfera, no nível do mar, vc conta uma, a 10 mts, vc tem 2 ATM. A questão da pressão, o problema são as cavidades que tem ar, como fossas nazais, pulmão, etc. Os aparelhos de mergulho, tem duas válvulas que fazem a compensação da pressão, dentro do corpo, então em mergulhos até 40/50 metros,vc vai com scuba normais, com ar comum, após 40/50 mts, vc começa a usar misturas de gases, onde se chegam a 100nts.
O submarinho nuclear Kursk afundou por volta do ano 2000. O convidado falou que a União Sovietica não permitiu que outros países ajudassem no socorro. Na verdade foi a Rússia que não deixou. A União Soviética colapsou em 1989, ou seja, uma década antes do incidente com o submarino.
Legal a sua informação, mas o foco dele não é ser didático, não tem foco em datas, e sim no ocorrido. Ele é um entusiasta sobre casos raros e surpreendentes nos oceanos.
@@androide16 Esse é o problema. O cara é um entusiasta que não sabe nem qual país ou governo comandava o submarino que afundou. Agora imagina dar detalhes do afundamento se não sabe o básico que é identificar quem o conduzia.
Sem ter a mínima intenção de tecer críticas, muito pelo contrário. Quero parabenizar esse trabalho que é muito maneiro. A intenção é apenas dar uma contribuição técnica sobre como age a pressão atmosférica. A cada 10 metros de coluna d'água acrescenta-se 1kg. Lei de Boyle & Marot. Pressão inversamente proporcional ao volume. Ao nível do mar já temos 1kg da pressão atmosférica, a 10 metros de profundidade 2kg e assim por diante, sucessivamente.
Pois é, um cara morreu essa semana aqui em Salvador. Ele estava analisando a construção da Ponte que vai ligar até a cidade, o cilindro dele se soltou e subiu. Deve ter sido uma morte bizarra
Sergião, o especialista cometeu alguns enganos qto a condição dinâmica do Titan, a pressão aumenta linearmente 1 bar a cada 10m de profundidade. Qto aos restos da implosão, a implosão ocorre pelo diferencial de pressão, a partir das ruptura do casco, o diferencial de pressão diminui rapidamente, assim haverá resíduos de materiais
A questão da fadiga dos materiais citada na matéria é o mesmo princípio que levou a nave espacial Columbia a explodir logp após a decolagem. Lembro de um professor que na época disse isso, que eles arriscaram mandar a mesma nave para mais uma mssão mesmo sabendo qe deveriam aposentá-la por causa da resistência dos materiais, mas o custo enorme e o tempo para se fazer outra nave teriam sido os fatores que levaram ao pior desastre da história da corrida espacial.
Esse rapaz falou no início sobre o BATISCAFO TRIESTE, esse submergível não tinha uma janelinha tão pequena como ele mencionou mas também não era tão grande. Essa janela era mais ou menos do tamanho do cool de uma MSOL quando você bota ela de 4 e já diz pra si mesmo: Alguém já passou por aqui.
Mas saiu nas notas que cada passageiro no Titan desembolsa até 250 mil dólares para ir até lá. Essa informação no vídeo diz que ninguém sabe quanto era. Mas gente, isso dai é tipo um passeio, normal ter valores já pré estabelecidos e tal.
Sou uma pessoa de pouco estudo. Mas o profissional diz que imaginou que um chapa de ferro foi pulverizado pela pressão da água e não sobraria nada. Imaginaria pulverização em grande temperatura.
Isso é mesmo caso dos aviões. Muitos aviões antigos em funcionamento, mesmo com revisões e manutenções alguma coisa vai passar despercebido, após tanto tempo em funcionamento vai ter uma grande chance de um defeito passar por despercebido. De agora em diante vai ter muito acidente aéreo se as aeronaves não tiverem um prazo de validade.
Não conheço o convidado, mas achei bem inocento ou vê muito filme para achar que iria ser pulverizado, tanto o submarino quanto a tripulacão. Seriam puverizados se estivessem viajando no espaço direto para o sol. O submarino foi feito de material composto e acredito que naqueles parâmetros teve ruptura frágil, por isso partes inteiras e não amassadas. Ja as pessoas devem ter virado quase uma geleca e virado comida de peixe.
Os caras estavam em busca de aventura, a empolgação era maior que a razão. E o dono da coisa toda era um sujeito megalomaníaco, e era sedutor, passava grande confiança, os outros foram na onda.
- Aquele do James Cameron era feito do que? - Eu não sei do que que era - Como é no oceano, a cada tantos metros aumenta...? - Pffgh, aí nao vou chutar o numero 😂
Aço é superior para construir um submarino, pois suas ligas são mais resistentes em volume ,porém sua massa é mais elevada ,isso não é importante para para um submarino, que precisa ser pesado para afundar.
Interessante que depois que aconteceu as coisas, todo mundo já sabia o que ia acontecer e o que deveria ter sido feito oara evitar, povo sirva na onda das tragédias.
Nunca seria evitado, o cara demitiu o especialista que condenou o submarino , o cara colocou na cabeça dele que ia dar certo e pronto, gente assim morre cedo mesmo.
Nos submarinos usados no filme Titanic, a parte onde a tripulação ficava era uma esfera de titânio com pequenas janelas redondas. É basicamente uma bola de titânio um submarino construído em volta.
Depois da 4 ida .. ja tinha que ficar com medo do equipamento ..rsrs eles pagaram 200 mil dolares . Foi esse assunto na epoca 1 milhao de reais por cada um.. 😅
É importante colocar na descrição do vídeo o nome dos participantes e suas formações ou especialidade. Por gentileza! O Serjão eu já conheço! Sou fã do Serjão!
Tem que ser de aço e de grande espessura. Aquele equipamento era frágil, a fibra de carbono não tem resistência igual em todas as direções. Aço é Aço!!!!
Eu vi um vídeo de um especialista falando que provavelmente a cola que prendia a tampa no corpo do Titan foi desgastando até se soltar. Só um adendo quando eu vi o tamanho da peça kkk lá ele mil vezes doutor.
Eu penso que, impossível uma empresa querer criar passeios comerciais com constância, em um ambiente tão profundo e ostil para o ser humano, muito perigoso
eu não entendo o porquê um submarino deste não aguentou a pressão a 5000 metros , e como garrafas de vinho aguentam ? em um vídeo sobre o nalfragio do Titanic mostra no fundo do oceano garrafas de vinho intactas
@@luisgustavooliveira2078Provavelmente isso mesmo, ou seja, a água entrou na garrafa e igualou. Portanto o vinho já era se resolveram trazer e abriir pra tomar.
Um teste pra ter uma ideia, pega uma garrafa pet fechada sem liquido dentro, em uma piscina va abaixando ela pra ver o que acontece, ( NAO FIQUE COM ROSTO ALINHADO A GARRAFA QUANDO ELA ESTIVER SUBMERSA, CASO ESCAPE DE SUAS MÃOS ELA VEM MUITO RAPIDO E COM FORCA PRA CIMA, CORRENDO RISCO DE MACHUCA-LO SERIAMENTE).
Uma correção. O naufrágio do Kursk não foi na época da União Soviética. Foi em 2000, durante o primeiro mandato presidencial do Putin (ele foi primeiro-ministro antes) na Rússia.
Eu até concordo que o fato de não ter havido uma vistoria por profissionais qualificados e especialistas, poderia ter evitado esse evento, mas e se mesmo assim tivesse acontecido? Acredito que agora estaria sendo discutida a qualidade da manutenção
Não! S eele achava que nao ia sobrar nada nao xonhece o mínimo, se o obijeto não for oco, no maximo vai encolher, nada disos de sumir de forma molecular, sem sentido isso.
Desculpem, mas as peças que sobraram já ficavam expostas a grande pressão. Eram peças externas. Como eles explodiriam se já estavam fora do bolha e foram feitas para aguentar a pressão? Entende?
Existem criaturas tão sensíveis quanto o corpo humano (imagino eu, ja que não são feitos de titânio) vivendo a profundidades superiores ao do titanic e não são pulverizadas 🤷♂️
Cara, que comentários estranhos! É lógico que vão sobrar pedaços grandes, inclusive porque há setores do submersível que são comunicantes com o meio externo, não pressurizados. E o acréscimo de pressão não é exponencial à medida que a profundidade aumenta, é linear! Lamentável, só um curioso!
Falaram um besteirol primeiro o caras assinaram um termo de que era alto risco que qualquer coisa que ocorresse seria fatal você assinou um contrato sabendo que poderia perder sua vida, e dai falam que vai ter que pagar indenização, o que o cara vai receber é possivelmente um seguro que pagaram feito por alguma seguradora internacional que banca estás operações de alto risco possivelmente os multimilionaris pagaram esta apólice especifica pra aquela viagem no submarino existe seguro pra tudo desde que você pague.
É o simples suco do Lucro acima de qualquer coisa. O Capitalismo é foda. Você vê que só tinha cara de QI alto envolvido. Um bilionário com seu filho, o dono, o cara que idealizou tudo, e mais um camarada que não deveria ser pouca coisa. Mesmo assim, a fome pelo dinheiro, fez com que a empresa não colocasse a manutenção preventiva em primeiro lugar.
Eu penso que a partir do momento que o casco do submersível rompeu a pressão interna ficou igual a externa. Por isso não foi totalmente " pulverizado " e sobrou partes grandes.
Mas ai que tá , se fosse assim não precisava descer, era só enviar um ROV e assistir ao vivo do navio. Eles vão lá pelo "prazer" de ver com os próprios olhos o que poucos seres humanos vão ver, cada um com sua loucura.
7:06 "Por que é muito complexa e muito cara" Vamos lembrar que quem nao quis fazer essa revisao do OceanGate foi o proprio dono da empresa que construiu o submarino, ou seja se é caro para o dono da empresa que resolver arriscar e morrer imagina para nos pobres humanos. O cara preferiu morrer sabendo que tinhas problemas do que gastar alguns milhoes dos BILHOES que ele tinha.
Pra quem esta criticando, ele é um jornalista que conta histórias que aconteceram no mar, apenas isso. Ele não tem conhecimento técnico sobre essas coisas e sempre deixa isso bem claro. Assistam outros podcasts que ele participou e vcs vão entender o trabalho dele, são bem legais por sinal.
Cara ele inventa 80 % dos argumentos ninguém leva ele a sério só você mesmo que é inocente 😇 😇 kkkkkkk 😅😅😅😅
@flavioking4167 Que argumentos amigão ? Ele é apenas um narrador de histórias, ele não está tentando convencer ninguém, vc não conhece o trabalho do cara e está falando bobagem aí.
@flavioking4167 Só pelo seu comentário da pra ver que vc não conhece o trabalho dele, nesse corte eles estavam apenas tendo uma conversa informal.
@@flavioking4167 Provavelmente vc só assistiu esse corte e está falando bobagem aí, na verdade pelo seu histórico de comentários da pra ver que você é especialista nisso.
@ViníciusToledodeSousaFreitas tu só falou bosta e eu que não conheço Kkkkkkkkk Kkkkkkkkk k
A pressão submarina no oceano ou outro corpo d'água aumenta 1 atmosfera a cada 10 metros de profundidade e é linear. Assim na profundidade do Titanic digamos 3843 m temos uma pressão de 383 vezes a pressão atmosférica.
A pressão atmosfera tem algum número exato ou é apenas uma expressão? Tipo quando falamos em "velocidade da luz" tem uma numeração bem grande pra representar, e pressão atmosférica tem também? Só uma curiosidade minha
@@CL.AlencarSim,
1 atm (atmosfera) = 760 mm de Mercúrio = 14,7 psi = 1013,25 mbar.
@@CL.Alencar A pressão atmosférica não é uma expressão vaga, mas sim uma grandeza física que tem um valor definido para condições padrão. A pressão atmosférica média ao nível do mar, sob condições normais, é cerca de 101.325 pascais (Pa). Essa unidade de medida, o pascal (Pa), é uma medida de pressão que equivale a um newton por metro quadrado (N/m²).
Para dar uma ideia mais concreta, a pressão atmosférica também pode ser expressa em outras unidades, como:
1 atmosfera (atm) = 101.325 Pa
760 milímetros de mercúrio (mmHg) = 101.325 Pa
14,7 libras por polegada quadrada (psi) = 101.325 Pa
Ou seja, a pressão atmosférica tem uma "numeração exata" que varia dependendo das condições, como temperatura e altitude, mas, em geral, 101.325 Pa é o valor de referência para a pressão atmosférica ao nível do mar em condições padrão.
@@CL.Alencaro parâmetro começa com a nossa atmosfera mesmo valendo 1Atm(atmosfera), más acima do nível do mar, ou seja, antes de tocar no mar milimetros é registrado 1Atm e vai almentando ou decendo dependendo da influência de aprticulas sobre o objeto, no caso do mar o aumento do volume de água a sua volta, na terra a quantidade de ar, em putros ambientes a quantidade de gás, fotons, poeira, ou qualquer outro átomo, outra medida é usada chamada Pascal que mede, além da influência de pressão sobre um objeto de todos os lados, também a tensão entre o objeto influenciado e a influência.
1Atm equivale a 101,325Pa(pascals).
@@CL.Alencar como o comentário já disse acima, 1 atm por aquele número de pascal, mas é mais fácil entender que 1 atm é 1kg por centímetro quadrado(aproximadamente pra facilitar), então a 384atm seria 385kg por centímetro quadrado de pressão no submarino aproximadamente.
Tem também a história do Jacques Costeau que desceu um abismo num "sino" blindado e quando retornou à superfície levou mais de 1 semana para se recuperar de um choque traumático que passou enquanto estava submerso
Eram duas calandras de titanio nas pontas com um cilindro de carbono no meio, a juncao era com cola, por incrivel que pareça. Que nao aguentou a fadiga de subir e descer várias vezes.
É difícil até de imaginar a pressão de uma situação de descida dessa. Eu ja mergulhei muito e mesmo sendo quase nada a pressão na cabeça é bem forte, principalmente ouvidos que é onde vc realmente sente e percebe que está fundo.
Acho que não te apresentaram a manobra de valsalva, pq eu mergulhei anos, inclusive em naufrágios profundos e nunca tive problemas com pressão nos ouvidos
Eu mergulhava sem roupa de mergulho e cilindro. Onde fazíamos mergulho usava um guia de corda ancorada pra chegar mais rápido no fundo
@@wilsonrcioffi5471 Eu mergulho em profundidades que chegam a 1000 e nao sinto nada disso.
@@agamenonjose6718 mentiroso
@@agamenonjose67181000 metros aí já é mentira sua. O Titanic está a um pouco mais de 3000 metros e você mergulha a 1000? Ai tu forçou
O que ele pode ter entendido mal, é que a pressão é absurda mas o casco não é elástico. Quando começa a implodir, as partes de menor resistência rompem primeiro num movimento absurdo de "amassamento", mas assim que se rompe, a pressão interna começa a se igualar. Então, a estrutura fica com muitas partes inteiras. Já o que está dentro é outra conversa.
👏👏👏
Exatamente. Senão não haveria partes de outros navios, peixes, etc. No fundo dos mares. A analogia seria igual um corrente protegendo uma casa, basta quebrar uma argola da corrente que já é possível entrar no local, mas ao ver pode ter 99% da corrente inteira e apenas 1% foi responsável por deixar o estrago acontecer
Apesar da pressão descomunal, implodir até não deixar vestígio somente se houvesse uma força uniforme comprimindo de todos os ângulos e atuando sobre materiais de mesma composição resistência e estrutura. Só na teoria seria possível. Na realidade o submersível é feitos de diversos materias, comprimidos de diversos angulos desiguais. Basta uma parte ser esmagada primeiro para que haja interferência na deformação da implosão. Algumas peças ficam inteiras pois não mais estão se contrapondo à pressão, pois não são mais estanques
A cada 10,33 metros de profundidade na água a pressão aumenta 1 atmosfera. A 5.000 metros a pressão é de 500 atmosferas
@@sergiotangari8425 ou seja, ~500kg/cm². Cada ponto do seu corpo está sendo esmagado por 500kg
Isso, quando a pressão em um material é igual é muito difícil ocorrer falhas. Teorias para prever falhas em materiais muito usadas, como Tresca e Von Misses nem consideram as pressões que atuam uniformimente na superfície
O Serjão é o Reed Richards brasileiro, ele tem uma explanação muito bem detalhada para qualquer pergunta, não importa o quão seja difícil responder.
A cada 10m aumenta 1 ATM de pressão. Não vai duplicando vai somando.
Portanto na profundidade de:
10m = 2 ATM
20m = 3 ATM
11000m = 1101 ATM
Valores aproximados pq na verdade 10,33... m = 1 ATM
Gostei do cálculo, bem interessante!
se 10m aumenta 1atm porque vc colocou 10m= 2atm???
1 ATM é a medida ao nível do mar mestre.
@@DWM864 pq é 1 ATM (a pressão no nível da superfície da água considerando que estamos no nível do mar) + 1 ATM (de 10 m de coluna d'água)
Exatamente. Não tem nada de exponencial
Essa é a primeira vez que vejo o entrevistador saber mais sobre o assunto em pauta do que o próprio entrevistado!
Kkkkk isso mesmo kkk quem e esse cara q nao sabe nada d nada...
O cara não sabe que aumenta 1 atmosfera a cada 10m de profundidade... aí fica difícil defender...
@@natanaeldossantos5043 como da última vez que ele falou, falou besteira , nessa ele se conteve kkkkk, uma coisa é óbvia, ele se empolgou , não tem lógica nenhuma a fragmentação completa do Titan , se o Titanic está "inteiro" e é feito de material inferior ao Titan . Nem os corpos foram 100% pulverizador , eles foram esmagados pela compreensão do oxigênio dentro do corpo, a 4000psi , devem ter virado paçoca. O próprio material do Titan pode ter arrebentado com eles , esmagados e destroçados.
@@deyvissonbs Eu até vim nos comentários pra chegar se só eu que estava pensando nisso...a pressão hidrostática é linear e não exponencial como ele disse. Basicamente isso, 1 atm de pressão para cada 10 metros de profundidade.
Essa não é a área dele, deveria saber quem é primeiro pra falar. Apenas puxaram esse assunto por causa do naufrágio do Titanic estar ligado já que ele fala de história de navios e naufrágios.
Coloquem na descrição quem é o convidado e o que ele faz da vida. Galera do Redcast ainda é muito amadora. Vamos melhor isso.
Sim, muito amadores, pqp!
Começa pelo apresentador... Uma pena convidados tão bons
Há muitos canais assim, sem mínima indexação 😅
Se você tivesse um pouco mais de atenção e iniciativa, procuraria o link completo na descrição. O nome do convidado já está no título do link. O que ele faz da vida é algo fácil de descobrir com uma busca rápida no Google. Não é um documentário da BBC, é apenas um podcast; o corte serve justamente para chamar a atenção do público e convidá-lo a acessar o canal.
@@renannetto596 por isso mesmo que o Ryan santos deve ter contratado o serjão para participar. pq esse mano ai q era de antes, ele é muito ruim. serjão tá carregando podcast nas costas.
Na perfuração do poço de petróleo existe uma análise da broca de perfuração, ela precisa passar por tipo uma "ressonância" a cada x horas, essa ressonância é um absurdo de caro, pq se ela quebra e se solta dentro do buraco, causa um grande prejuizo, podendo causar o abandono do poço. No caso do Titan pelo que vi na investigação, foi exatamente o que aconteceu, eles não conseguiram chegar no local primário, mas a falta de uma inspeção devido ao contingente reduzido , o mesmo cara fazia tudo, com isso etapas de segurança foram deixadas de lado.
Os registros de dados da estrutura mostram que a estrutura estava falhando vários mergulhos antes de acontecer. Mas não analisaram os dados, estava tudo lá. Tem um documentário que mostrar os registros dos strain gauges, ta tudo lá. O grande barulho que ouviram em uma das descompressoes denunciou o estrago mas inventaram uma desculpa pro ruído.
Existem equipamentos para encontrar essas fissuras e garantir a resistência. Na aviação é muito comum para verificar o fan do compressor dos motores a reação que se quebrarem geram uma falha catastrófica.
Eu vi a matéria sobre o acidente, as partes que não foram destruídas por completo estavam em contato com a água, algumas partes expostas a água, a destruição maior é dentro da cápsula onde a pressão é maior do que tudo nas outras partes.
3'35 o Trieste foi lançado pela primeira vez em 1953 no mar mediterrâneo, porém desceu até o ponto mais profundo do oceano na fossa das marianas somente em 23 de Janeiro de 1960.
Pelas fotos disponíveis na internet a janela de observação não é tão pequena a ponto de ser do tamanho de uma moeda como relata o entrevistado...
Só dois pontos a ajustar no comentário do convidado. O aumento de pressão ao submergir é linear, de 1 atm a cada 10 metros e quando o kursk afundou, a URSS não existia mais e foi a Rússia que negou ajuda inernacional.
Eu também achei estranho esse aumento exponencial. Realmente não estava fazendo sentido
Só um adendo, o acidente do Kursk foi agosto de 2000, portanto já era Rússia e não URSS. Mas recusaram a ajuda e por isso acho que deixa de ser acidente para virar omissão de socorro.
o material nao influencia na resistencia desde que seja adequadamente projetado. o problema da fibra de carbono é que o comportamento nao e igual em todos os eixos. varios barcos quebraram por causa de falha de projeto justamente por essa falha por conta de sobreposicao das camadas durante a laminacao.
A cada 10 mts, aumenta uma atmosfera, no nível do mar, vc conta uma, a 10 mts, vc tem 2 ATM. A questão da pressão, o problema são as cavidades que tem ar, como fossas nazais, pulmão, etc. Os aparelhos de mergulho, tem duas válvulas que fazem a compensação da pressão, dentro do corpo, então em mergulhos até 40/50 metros,vc vai com scuba normais, com ar comum, após 40/50 mts, vc começa a usar misturas de gases, onde se chegam a 100nts.
O submarinho nuclear Kursk afundou por volta do ano 2000. O convidado falou que a União Sovietica não permitiu que outros países ajudassem no socorro. Na verdade foi a Rússia que não deixou. A União Soviética colapsou em 1989, ou seja, uma década antes do incidente com o submarino.
Ava
Nossa mudou tudo agora em 😂😂😂😂 cada um bixo…..
Legal a sua informação, mas o foco dele não é ser didático, não tem foco em datas, e sim no ocorrido. Ele é um entusiasta sobre casos raros e surpreendentes nos oceanos.
@@androide16 Esse é o problema. O cara é um entusiasta que não sabe nem qual país ou governo comandava o submarino que afundou. Agora imagina dar detalhes do afundamento se não sabe o básico que é identificar quem o conduzia.
A URSS terminou, mas a mentalidade podre comunista continuou e até hoje continua com o sociopata ditador Putin.
Oque implodiu foi a area pressurizada, o "galão" vamos dizer. Aqueles plásticos são da casca externa onde nao existe despressurização.
Se o dono esta indo, então da pra ir, e assim surgiu a tragedia da chapecoense
O dono do avião foi ? Pensava que era uma empresa
O piloto era o dono do avião (empresa)
Sem ter a mínima intenção de tecer críticas, muito pelo contrário. Quero parabenizar esse trabalho que é muito maneiro. A intenção é apenas dar uma contribuição técnica sobre como age a pressão atmosférica. A cada 10 metros de coluna d'água acrescenta-se 1kg. Lei de Boyle & Marot. Pressão inversamente proporcional ao volume. Ao nível do mar já temos 1kg da pressão atmosférica, a 10 metros de profundidade 2kg e assim por diante, sucessivamente.
Se abaixo de 15 metros já começa a complicar, imagina o Patrick Musimu que foi a 209 metros em mergulho livre (ar dos pulmões).
Pois é, um cara morreu essa semana aqui em Salvador. Ele estava analisando a construção da Ponte que vai ligar até a cidade, o cilindro dele se soltou e subiu. Deve ter sido uma morte bizarra
Submersível Trieste, não “ Triestre”, além das outras incorreções já descritas...
9:31 LÁ ELE INFINITO 😂😂😂😂😂😂😂😂
Sergião, o especialista cometeu alguns enganos qto a condição dinâmica do Titan, a pressão aumenta linearmente 1 bar a cada 10m de profundidade. Qto aos restos da implosão, a implosão ocorre pelo diferencial de pressão, a partir das ruptura do casco, o diferencial de pressão diminui rapidamente, assim haverá resíduos de materiais
A pressão não aumenta exponencialmente!
Pois é...a cada 10m de profundidade é uma atmosfera a mais...
@@andreygenske608 É que o expoente é 1, kkkk
@@zoelcunha3050 ata...kkkkkkk
O dono do aviao da Lamia estava junto. E por dinheito derrubou o aviao. Similar o Titan.
A cada dez metros temos mais uma atmosfera de pressão.
A questão da fadiga dos materiais citada na matéria é o mesmo princípio que levou a nave espacial Columbia a explodir logp após a decolagem. Lembro de um professor que na época disse isso, que eles arriscaram mandar a mesma nave para mais uma mssão mesmo sabendo qe deveriam aposentá-la por causa da resistência dos materiais, mas o custo enorme e o tempo para se fazer outra nave teriam sido os fatores que levaram ao pior desastre da história da corrida espacial.
Esse rapaz falou no início sobre o BATISCAFO TRIESTE, esse submergível não tinha uma janelinha tão pequena como ele mencionou mas também não era tão grande.
Essa janela era mais ou menos do tamanho do cool de uma MSOL quando você bota ela de 4 e já diz pra si mesmo: Alguém já passou por aqui.
Eu vi na série MythBusters do Discovery Channel, o que acontece com o corpo implodindo, se deu pra sentir alguma coisa não deve ter sido legal. 😓
Excelentes comentários!
1 atm a cada 10m. Me causa espanto o Sérgio não dizer isso.
Acredito que ele apenas quis evitar constrangimentos!!!
Para alguém que se diz especialista na área de petróleo, realmente é de se espantar.
Mas saiu nas notas que cada passageiro no Titan desembolsa até 250 mil dólares para ir até lá. Essa informação no vídeo diz que ninguém sabe quanto era. Mas gente, isso dai é tipo um passeio, normal ter valores já pré estabelecidos e tal.
Uma implosão de objeto metálico não trituraria a carcaça. Pode romper de forma macro, mas a tendência é o amassamento.
Acho este sr muito charmoso
Sou uma pessoa de pouco estudo.
Mas o profissional diz que imaginou que um chapa de ferro foi pulverizado pela pressão da água e não sobraria nada.
Imaginaria pulverização em grande temperatura.
O acidente do Kursk foi já com a Rússia e não URSS
Não muda nada. É o mesmo país
@@eugenioaguiar7094 URSS é um conjunto de 15 países
Muito interessante 👍 assunto novo é mais empolgante
Isso é mesmo caso dos aviões. Muitos aviões antigos em funcionamento, mesmo com revisões e manutenções alguma coisa vai passar despercebido, após tanto tempo em funcionamento vai ter uma grande chance de um defeito passar por despercebido. De agora em diante vai ter muito acidente aéreo se as aeronaves não tiverem um prazo de validade.
9:31 , então ele é?🤔
Assinando o termo de risco não há indenização
Rapaz tô vendo os comentários aqui, não sabia que existiam tantos engenheiros mecânicos da área marítima no Brasil kkkkkkk a galera manja.
O Brasil vai longe nesse ramo😂
Não conheço o convidado, mas achei bem inocento ou vê muito filme para achar que iria ser pulverizado, tanto o submarino quanto a tripulacão.
Seriam puverizados se estivessem viajando no espaço direto para o sol.
O submarino foi feito de material composto e acredito que naqueles parâmetros teve ruptura frágil, por isso partes inteiras e não amassadas. Ja as pessoas devem ter virado quase uma geleca e virado comida de peixe.
Menos que geleca. Todos juntos devem ter virado uma gota de extrato de tomate.
A armazenagem do titan era indevida, pois existem filmagens do mesmo a ceu aberto, pegando chuva
Até o Serjão quando viu que o cara não sabia de nada parou de perguntar kkkkkk
😂😂😂😂 para que levar um cara desses kkk
Os caras estavam em busca de aventura, a empolgação era maior que a razão. E o dono da coisa toda era um sujeito megalomaníaco, e era sedutor, passava grande confiança, os outros foram na onda.
O pedaço grande que sobrou não era pressurizado, estava na pressão do fundo, ou seja, não sofreu compressão explosiva.
- Aquele do James Cameron era feito do que?
- Eu não sei do que que era
- Como é no oceano, a cada tantos metros aumenta...?
- Pffgh, aí nao vou chutar o numero
😂
Aço é superior para construir um submarino, pois suas ligas são mais resistentes em volume ,porém sua massa é mais elevada ,isso não é importante para para um submarino, que precisa ser pesado para afundar.
15m é a profundidade do Porto de Santos-SP
9:31 "Na hora que eu vi o tamanho da peça eu falei UAU"
Coeeee
Interessante que depois que aconteceu as coisas, todo mundo já sabia o que ia acontecer e o que deveria ter sido feito oara evitar, povo sirva na onda das tragédias.
Nunca seria evitado, o cara demitiu o especialista que condenou o submarino , o cara colocou na cabeça dele que ia dar certo e pronto, gente assim morre cedo mesmo.
É linear e a cada 10m 1 bar, lá embaixo a pressão é de 400 bar aproximadamente
Exponencial?!?!?!
Nos submarinos usados no filme Titanic, a parte onde a tripulação ficava era uma esfera de titânio com pequenas janelas redondas. É basicamente uma bola de titânio um submarino construído em volta.
Aumento da pressão no mar não é exponencial e sim linear. A cada dez metros aumenta uma atmosfera
Depois da 4 ida .. ja tinha que ficar com medo do equipamento ..rsrs eles pagaram 200 mil dolares . Foi esse assunto na epoca 1 milhao de reais por cada um.. 😅
Sergio, postura homem!
Coloca essa coluna reta, tira a mão da boca, não fica olhando para o vazio, foca no entrevistado...você é muito bom cara.
Também acho que houve negligência ou falsa checagem
Eu jamais entraria num submersível, nem nesse que implodiu e nem do outro que o James Cameron foi. São coisas em que não há margem pra erro.
É importante colocar na descrição do vídeo o nome dos participantes e suas formações ou especialidade. Por gentileza! O Serjão eu já conheço! Sou fã do Serjão!
Tem que ser de aço e de grande espessura. Aquele equipamento era frágil, a fibra de carbono não tem resistência igual em todas as direções. Aço é Aço!!!!
A cada 10m de profundidade aumenta 1atm de pressão.
Eu vi um vídeo de um especialista falando que provavelmente a cola que prendia a tampa no corpo do Titan foi desgastando até se soltar. Só um adendo quando eu vi o tamanho da peça kkk lá ele mil vezes doutor.
Eu penso que, impossível uma empresa querer criar passeios comerciais com constância, em um ambiente tão profundo e ostil para o ser humano, muito perigoso
Isso aí foi igual bater palmas e o pernilongo está bem no meio,quando há implosão é de repente,nem perceberam que estava dando sinais que ia dar ruim.
eu não entendo o porquê um submarino deste não aguentou a pressão a 5000 metros , e como garrafas de vinho aguentam ? em um vídeo sobre o nalfragio do Titanic mostra no fundo do oceano garrafas de vinho intactas
comentário muito interessante!
o meu chute: a rolha "respira", permitindo que a água entre e iguale a pressão
@luisgustavooliveira2078 então pode ser porque não tem outra explicação kkk bom au acho
Porque tem líquido dentro.
@@luisgustavooliveira2078Provavelmente isso mesmo, ou seja, a água entrou na garrafa e igualou. Portanto o vinho já era se resolveram trazer e abriir pra tomar.
Por isto que o bom senso e a sabedoria sempre serão melhores do que conhecimento acadêmico específico.
É só ver qnto os “especialistas” erram.
sacani, seu amigo rubao te mandou um abraço kkkk
O acidente com o Kursk aconteceu em 2000, de modo que o país responsável pelo submarino era a Rússia e não a União Soviética.
Podiam ligar todos os microfones, ajudava bastante.
Um teste pra ter uma ideia, pega uma garrafa pet fechada sem liquido dentro, em uma piscina va abaixando ela pra ver o que acontece, ( NAO FIQUE COM ROSTO ALINHADO A GARRAFA QUANDO ELA ESTIVER SUBMERSA, CASO ESCAPE DE SUAS MÃOS ELA VEM MUITO RAPIDO E COM FORCA PRA CIMA, CORRENDO RISCO DE MACHUCA-LO SERIAMENTE).
Aprendi que a cada 10 MTS aumenta 1 ATM, ou seja, a 10mts = a 2 Atms
Uma correção. O naufrágio do Kursk não foi na época da União Soviética. Foi em 2000, durante o primeiro mandato presidencial do Putin (ele foi primeiro-ministro antes) na Rússia.
Será que não seria o ideal ao invés de escotilha para priorizar a segurança, câmeras especiais pra reproduzir o efeito de uma escotilha ou várias.
Eu até concordo que o fato de não ter havido uma vistoria por profissionais qualificados e especialistas, poderia ter evitado esse evento, mas e se mesmo assim tivesse acontecido? Acredito que agora estaria sendo discutida a qualidade da manutenção
9:32 Lá ele
Agora faz sentido ele foi atacado por ovnis do oceano e nao implodiu.... as pessoas foram abduzidas slc
1:23 foi ataque de animal Marinho
Não! S eele achava que nao ia sobrar nada nao xonhece o mínimo, se o obijeto não for oco, no maximo vai encolher, nada disos de sumir de forma molecular, sem sentido isso.
9:31 lá ele 😂😂😂😂
Uma das coisas que tenho certeza, que jamais faria na vida é andar em submarino, não importa qual, não iria por dinheiro nenhum, qt mais pagar
Se não me engano, a cada 10m descidos no oceano a pressão aumenta uma atmosfera.
A implosão só ocorre nas partes “pressurizadas”.
9:31 lá ele kkkk
Desculpem, mas as peças que sobraram já ficavam expostas a grande pressão. Eram peças externas. Como eles explodiriam se já estavam fora do bolha e foram feitas para aguentar a pressão? Entende?
Existem criaturas tão sensíveis quanto o corpo humano (imagino eu, ja que não são feitos de titânio) vivendo a profundidades superiores ao do titanic e não são pulverizadas 🤷♂️
Cara, que comentários estranhos! É lógico que vão sobrar pedaços grandes, inclusive porque há setores do submersível que são comunicantes com o meio externo, não pressurizados. E o acréscimo de pressão não é exponencial à medida que a profundidade aumenta, é linear! Lamentável, só um curioso!
Falaram um besteirol primeiro o caras assinaram um termo de que era alto risco que qualquer coisa que ocorresse seria fatal você assinou um contrato sabendo que poderia perder sua vida, e dai falam que vai ter que pagar indenização, o que o cara vai receber é possivelmente um seguro que pagaram feito por alguma seguradora internacional que banca estás operações de alto risco possivelmente os multimilionaris pagaram esta apólice especifica pra aquela viagem no submarino existe seguro pra tudo desde que você pague.
Esse cara parece o David Carradine de Kill Bill kkkkkkkk
É o simples suco do Lucro acima de qualquer coisa. O Capitalismo é foda. Você vê que só tinha cara de QI alto envolvido. Um bilionário com seu filho, o dono, o cara que idealizou tudo, e mais um camarada que não deveria ser pouca coisa. Mesmo assim, a fome pelo dinheiro, fez com que a empresa não colocasse a manutenção preventiva em primeiro lugar.
Foda é o povo passando fome e o funciobanalismo publico de boa e cagando para o contribuinte
3:12 nao é exponencial nao é linear a cada 10 metros 1 atm.. info errada do cara
Eu penso que a partir do momento que o casco do submersível rompeu a pressão interna ficou igual a externa. Por isso não foi totalmente " pulverizado " e sobrou partes grandes.
O cara achava que o submarino iria implodir e os destroços iriam parar no limbo? Pqp.
Se a janelinha era do tamanho de uma moeda. Bastava por uma camera nesse ponto e ampliar numa tela maior. Com toda segurança.
Mas ai que tá , se fosse assim não precisava descer, era só enviar um ROV e assistir ao vivo do navio. Eles vão lá pelo "prazer" de ver com os próprios olhos o que poucos seres humanos vão ver, cada um com sua loucura.
O que é taitam?
Vamos dar um exemplo de quantos acidentes com artistas e empresas privadas ja aconteceram e contra os voos comerciais?
7:06 "Por que é muito complexa e muito cara"
Vamos lembrar que quem nao quis fazer essa revisao do OceanGate foi o proprio dono da empresa que construiu o submarino, ou seja se é caro para o dono da empresa que resolver arriscar e morrer imagina para nos pobres humanos.
O cara preferiu morrer sabendo que tinhas problemas do que gastar alguns milhoes dos BILHOES que ele tinha.