Achei muito interessante, eu presto muita atenção nas 2 crianças com quem tenho contato, ambas tem acesso liberado a celular e internet e percebo uma grande diferença a infância de hoje com a que tive. Sou de 2004 e quando pequena já tinham celulares e computadores, mas ainda estava no começo, tive tempo para me formar e ser consciente em relação ao uso e acesso a informação desenfreada, imagino como fica um cérebro tão jovem sendo bombardeado 24h por dia, é de se pensar muito a respeito. Ótimo debate, tema extremamente necessário.
Adorei o tema, muito pertinente, real... precisamos urgentemente nos mobilizar para reativar vínculos verdadeiros e encontrar o sentido de nossas vidas!
Dois estudiosos altamente gabaritados, respostas sempre bem fundamentadas a perguntas muito dentro da realidade. O quê eu achei especialmente incrível: os dois entrevistados não passarem o mínimo pano para os pais, pelo contrário! Além dessa questão de deixar os filhos serem sugados pelo smartphone, muitos estão tercerizando até a habitação dos filhos para os avós. Sugestão para quem leu e se contrariou: façam como eu, não tem real vontade, paixão verdadeira em criar, não façam filho, simples assim e melhor para todos!
Ótima abordagem Discussão rápida e objetiva Tanto jovens como pais precisam ter consciência das vantagens e desvantagens da era digital Parabéns Cultura
Sugiro assistirem o documentário "O Dilema das Redes". Mostra o mal que as redes sociais faz às pessoas. Depoimentos de pessoas que trabalharam em empresas como Google e Facebook.
Excelente escolha dos dois profissionais. Passaria o dia ouvindo os conhecimentos deles. Parabéns pelo tema, condução da entrevista e pelo excelente conteúdo que partilharam conosco.
Saúdo e agradeço tão importante e necessário trabalho educacional e informativo. São fatos que a VIDA, iniciando por nosso 🌐tornou-se mercadoria e a ruína é estarrecedora para todos!👁️❤️🧠🌎🌐✨🌃🌦️🌈
Necessária e importantes verdades que precisam ser vividas pelos pais ou responsáveis pela família!!! A construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna precisa ter essas e outras fundamentações citadas por esses estudiosos do comportamento. Gratidão , Profs. Drs. Leo Fraiman e Cristiano Nabuco.
"Estamos falando de um remédio digital. Navegar cria um colchão de ar onde consigo fazer com que a minha vida seja menos difícil do que na verdade ela é"
Infelizmente a realidade das pessoas está cada vez mais levando nossas crianças e jovens a mergulhar nesse caos tecnológico. Esse programa tem que ser compartilhado muitooo
no futuro desse jeito q ta andando ninguém vai precisar trabalhar pra ganhar dinheiro pq todo mundo vai achar chato isso ou seja os robôs vão trabalhar e a gente vai ficar sem trabalhar e ganha dinheiro jogando
Excelente abordagem! É alarmante a quantidade de horas que o Brasil passa na internet, em relação à quantidade de horas que países desenvolvidos passam. Isso já explicaria muita coisa sobre para onde estamos caminhando, na ilusão de que dominar um aparelhinho celular , tik tok, consumo de aplicativos e redes "sociais" e joguinhos na internet são sinônimos de inteligência .
Muito relevante! Palestrantes inteligentes e mostram o "fato" sem otimismo ou negativismo,porem realistico! Temos q evitar a transformacao de Humanos para Panquecas🤔Muito importante,Obrigado♥️🌻♥️
Meu bebê sempre teve contato com os livros.. com 3 meses já passava observando( livro de pano) hoje com 9 meses adora ficar com os livros e já conhece as imagens os animais … 🥰
A culpa são dos pais que cada vez mais estão permissiveis e passiveis. Para se livrar do trabalho que uma criança pode dar, os pais simplismente dão um celular na mão da criança e a deixam por horas. Conversem com a criança de vocês. Interajam com eles.
Concordo plenamente com o que foi dito pelo Gerson de Lima Costa. O programa apresentou um excelente conteúdo através de profissionais extremamente capacitados. Para agregar recomendo a leitura do livro A Criança Digital.
Parabens pelo excelente e precioso programa. Concordo com internauta que sugere passar esse encontro a Nação Brasileira em varios programas!! Compartilhando nas redes. Grata
A maioria vai ser sempre panqueca mesmo, é assim que tem que ser. Sempre haverá mediocridade de um lado e indivíduos com desempenho acima da média. E estes últimos trabalharão em projetos para dominar àqueles. Não há nada de novo, senão as ferramentas.
Não digo que esses "indivíduos com desempenho acima da média" são inteligentes não. São tão burros quanto o pobre, pq eles tem tanto conhecimento mas não serve para empatia ou se enxergar, enxergar os privilégios que afloram esses desempenhos enquanto outros tem q se preocupar em pagar o aluguel. Não enxergam o sistema debaixo do próprio nariz pq o sistema te convém. É mais que ser alienado... é ser um desgraçado maldito mesmo.
Excepcional! Impressionante as abordagens, o descorrer da possibilidade de termos crianças e jovens com inteligência mais tacanha, extremamente limitada, altamente dependente do pensamento de outros. Parabéns!
Excelente explicação ! Já vou enviar para os meus filhos ! Para que cuide dos meus netos ! Espero obter resultados ! Não sou eu que posso fazer ! Somente tentando colaborar !!! Muito obrigada por todas essas dicas !!! 😊🙏
Assisti esse e outros "OPINIAO" da TV Cultura ao vivo na TV. Hoje vim ver e revisitar esse programa, aqui, pq achei conveniente que minha atual companheira, com quem tenho o privilégio de ser pai de dois dos meus filhos, pudesse assisti-lo. Dado que estava eu a conclamar os dois pimpolhos (um com 6 e o outro com 10) para as tarefas remotas da escola quando ela me sugeriu que eles não deveriam acordar agora visto que foram dormir tarde e precisavam repor as energias. O dormir tarde significava estar com o celular e/ou a TV ligados. Esse assunto apresentado no programa desse dia reforçou nossa decisão de irmos morar definitivamente em nossa propriedade no interior (onde fico dias e até semanas a trabalhar) mesmo que isso venha custar sacrifícios quando as aulas se tornarem presenciais.
Assisti ao programa junto com a minha esposa ontem, realmente, para onde anda nossa humanidade? Aliás, assim "dex-caminha" a "UManidade", pessoas reclusas, em seu mundo, sua bolha, sem empatia e respeito ao outro, acéfalos cada vez mais. Conheço uma família de amigos, eles médicos, onde sua filha de apenas dois anos não teve acesso à TV e celulares ou computadores, uma criança ágil, rápida no raciocínio e que aprende de primeira, mas isso se deve aos pais que também fazem brincadeiras com tudo o que tem próximo, caixas de papelão, etc. Parabéns pelo programa.
Fica claro que ter à disposição muita informação não faz das pedidos, bem informada. Mesmo porque existe informação ruim ou falsa! Necessário considerar que "informação não é conhecimento"! E, isso, não é tudo...
Existe uma dificuldade gritante em manter essa linha de relação. Principalmente em famílias desestruturadas ( na maior parte das vezes sem pai ). Onde a mãe tem de manter o mínimo de saúde mental para trabalhar todos os fatores que envolvem a criação dos filhos. Eu, com 42 anos tento manter o foco em tudo que me foi passado como valores por meus pais para que não perca meus filhos para o mundo desequibrado. Aproveitar a vida, vivendo a vida, sem deixar de se atualizar.
A intolerância na espera do tempo é visível no comportamento humano nas últimas décadas. Uma das situações de reflexo no campo da escrita da norma culta da Língua. Precisa-se observância e mudança de comportamento também nesse aspecto. Muitas informações para poucos resultados de uma aprendizagem sustentável na perspectiva socioambiental, econômica, cultural e política.
Uma vez perguntaram a Jostein Gaarder, autor de "O mundo de Sofia, "O dia do coringa", "Vita brevis", dentre outros belíssimos livros, "como você consegue escrever escrever livros tão envolventes tendo que tomar conta dos seus filhos boa parte do dia"? E ele respondeu: "Justamente porque fico muito tempo com meus filhos.
Era legal antigamente quando a gente chegava num lugar e dava até pra conversar com as pessoas, puxar assunto etc, hj em dia vc chega em um lugar ( ou até mesmo dentro da própria casa) e tá todo mundo com a cara no celular, vendo o mundo cheio de ilusões do Instagram.
Concordo Felipe, às vezes dá pra gente ter um lampejo de como funcionava antigamente quando se conversa com um idoso no ponto de ônibus ou qualquer outro lugar; eles têm sempre tanto assunto e as conversas fluem tão bem, agora com algum jovem que já está no celular e que parou para responder ao seu "tá calor hoje, né?" a coisa é totalmente diferente, eles te respondem com um sim e logo voltam ao celular. Não consigo dizer se isso é triste ou não, mas é evidente que há uma diferença. Ainda bem, eu sou jovem e consigo me manter desligado de celular, levo-o comigo apenas quando preciso ligar para alguém ou estou esperando alguma ligação, redes sociais: só youtube. De novo, não sei se estou certo, mas sei que isso é o que me faz bem. Instagram e Facebook me sugavam, acabavam com minha energia, tempo e alegria.
Fico triste ao ver pais com os rostos fixos numa tela, arrastando um feed e o filho ao lado fazendo a mesma coisa. Isso me entristece. O que há de tão interessante na tela? Com certeza nada, se pararmos pra refletir, quase nunca o conteúdo que consumimos é pertinente. Nos tornamos mais animais de rebanho com esse contato desenfreado com as telas, nos controlam; nos vemos como animais de teste de laboratório, ao invés de apertar um botãozinho que libera cocaína, açúcar ou algum fármaco qualquer, ficamos arrastando uma tela com os dedos, incessantemente, atrás de uma curtida, um like, ou melhor, alguma liberaçãozinha de neurotransmissores.
Tira-se muitas fotos e que não valem de nada, perdeu-se o valor de uma foto. Antes com o filme, as fotos eram escassas, dava-se mais valor ao que se fotografava, hoje não mais. Tiramos milhares e milhares de fotos e que ficam por aí nas nuvens. Além de que, o propósito das fotos mudam também, um pai vai tirar uma foto do filho já pensando qual o melhor ângulo para lhe render curtidas e não para recordar aquele momento. As fotos ficam nas nuvens.
Confesso que a Grade da Emissora não vem me agradando há um tempo, entretanto, este programa, hoje, me agradou; disse agradou, porque não tenho acompanhado com regularidade a programação: obrigado!
Vejo um canal da Coreia do sul as pessoas por lá como não tem assalto nas ruas as pessoas é andando caminhando com o celular o tempo todo fiquei impressionada por ser país de maior desenvolvimento
Excelentes colocacors. Falou inclusive das crianças altamente mimadas que temos hoje em dia e da falta de limites por parte dos pais. Adorei o " turista dentro de casa"
Realmente "se proteger da informação" tem muita importância... eu por exemplo sei que nada disso tem necessidade, a gente não nasce pra ter uma carteira de trabalho ou mora na rua. As vezes queria ser normal, acreditar que nasceu pra trabalhar pra pagar boleto. A vida não é mais que isso? Estamos mesmo aqui para ter emprego e pagar boleto, pagar por recursos que a natureza da de graça?
Vejo as pessoas nos parques só nos celulares, penso que no dia em que não mais tiverem acesso a natureza...a contemplar , conversar com a pessoa ao lado (muitas x maridos,esposas, paes e mães) que podem partir, será tarde...só restará a tela para continuar a viver , sem lembranças para aquecer o tempo de vida!
"Que elas tem um grau de inteligência menor". Nós que vivemos virtualmente, pelo menos eu aprendi MUITO aqui. Sabe, se compararmos com um americano de 10-15 anos nós somos mais inteligentes em história, geografia e algumas outras matérias que somos superiores. Já viu a geografia deles? Alguns acham que nós falamos brasileiro ou espanhol. Mas vale de pessoa para pessoa por conta da influência, as notícias falsas, inúmeras coisas que ajudam a pessoa evoluir ou prejudicar o desenvolvimento. Eu busco por conhecimento, já outros buscam por "besteiras" que não ajudarão em nada.
Sim, As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as micro-ondas. E é uma forma de radiação. Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
dois mestres
Achei muito interessante, eu presto muita atenção nas 2 crianças com quem tenho contato, ambas tem acesso liberado a celular e internet e percebo uma grande diferença a infância de hoje com a que tive. Sou de 2004 e quando pequena já tinham celulares e computadores, mas ainda estava no começo, tive tempo para me formar e ser consciente em relação ao uso e acesso a informação desenfreada, imagino como fica um cérebro tão jovem sendo bombardeado 24h por dia, é de se pensar muito a respeito. Ótimo debate, tema extremamente necessário.
Parabéns, excelente =)
Tema de alta relevância!!
Altíssima relevãnciia.
Foi um bom documentário/ opinião
Ah... Mas já acabou? Passaria horas assistindo, sem dúvida alguma!
Adorei o tema, muito pertinente, real... precisamos urgentemente nos mobilizar para reativar vínculos verdadeiros e encontrar o sentido de nossas vidas!
@@muitasrodriguices vc precisa assistir TB o documentário sobre oque a música faz no nosso cotidiano,
É impressionante.
Vale completar que, além do tema pertinente, como você bem colocou, os interlocutores trataram muito bem o assunto.
@@muitasrodriguices chama : a primeira arte
Simplesmente esplêndido,
Entrevista magnífica.
Dois estudiosos altamente gabaritados, respostas sempre bem fundamentadas a perguntas muito dentro da realidade. O quê eu achei especialmente incrível: os dois entrevistados não passarem o mínimo pano para os pais, pelo contrário! Além dessa questão de deixar os filhos serem sugados pelo smartphone, muitos estão tercerizando até a habitação dos filhos para os avós. Sugestão para quem leu e se contrariou: façam como eu, não tem real vontade, paixão verdadeira em criar, não façam filho, simples assim e melhor para todos!
Excelente programa.
Assunto muito interessante.
Mais uma vez, parabéns TV Cultura !!!
É a primeira vez q assisti a este programa e fiquei impactada , excelente matéria
TB assisti hoje, não sabia deste programa. Convidados excelentes.
Eu também. Qualidade em conteúdo
Adorei . Isso é um puxão de orelhas, para a atual realidade das famílias.
Magníficas , esplêndida, corretíssimas tds as colocações desses profissionais !!
Ótima abordagem
Discussão rápida e objetiva
Tanto jovens como pais precisam ter consciência das vantagens e desvantagens da era digital
Parabéns Cultura
Todos os pais deveriam assistir esse programa, excelente qualidade, alto nível.
Parabéns!
Sensacional, um tema interessante e pouco debatido.
Sugiro assistirem o documentário "O Dilema das Redes". Mostra o mal que as redes sociais faz às pessoas. Depoimentos de pessoas que trabalharam em empresas como Google e Facebook.
Excelente escolha dos dois profissionais. Passaria o dia ouvindo os conhecimentos deles. Parabéns pelo tema, condução da entrevista e pelo excelente conteúdo que partilharam conosco.
Saúdo e agradeço tão importante e necessário trabalho educacional e informativo. São fatos que a VIDA, iniciando por nosso 🌐tornou-se mercadoria e a ruína é estarrecedora para todos!👁️❤️🧠🌎🌐✨🌃🌦️🌈
Necessária e importantes verdades que precisam ser vividas pelos pais ou responsáveis pela família!!! A construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna precisa ter essas e outras fundamentações citadas por esses estudiosos do comportamento. Gratidão , Profs. Drs. Leo Fraiman e Cristiano Nabuco.
Nossa...muita coisa para digerir... Muitos ensinamentos... Esse vídeo tem que ser assistido no mínimo 1 vez por semestre kkkkkk
"Estamos falando de um remédio digital. Navegar cria um colchão de ar onde consigo fazer com que a minha vida seja menos difícil do que na verdade ela é"
Entrevista maravilhosa. Precisamos de mais conteúdos assim e se possível mais tempo.
Essa matéria é realmente muito boa, pais , por favor, assistam!
Muito bacana, ótima conversa e ótimo assunto!
Excelente abordagem sobre o tema. Precisamos refletir mais sobre essa geração e as vindouras.
Maravilhoso! Dizer NÃO faz tanta diferença na vida das crianças mas infelizmente a maioria de nós ainda não descobriu isso!
Excelente programa! Obrigado! Esse tema é crucial. Preciso repetir sobre como melhorar meu ambiente familiar...
Excelente!!! Dr Léo e dr. Cristiano são excepcionais!
Excelente Programa. Muito pertinente.
Nossa como é bom ouvir a lucidez , isso tá raro! Amei a coragem dos doutores 👏👏👏👏👏👏👏
Um tapa na cara ! vamos acordar papais e mamães!
Que opinião de qualidade! Programa ótimo!
Esse psiquiatra analisou perfeitamente a situação. Ser pais dá trabalho. E deixar de si pra cuidar do outro. Por anosss
Sensacional, que aula!
Infelizmente a realidade das pessoas está cada vez mais levando nossas crianças e jovens a mergulhar nesse caos tecnológico. Esse programa tem que ser compartilhado muitooo
Transição
no futuro desse jeito q ta andando ninguém vai precisar trabalhar pra ganhar dinheiro pq todo mundo vai achar chato isso ou seja os robôs vão trabalhar e a gente vai ficar sem trabalhar e ganha dinheiro jogando
Excelente!! 👏👏👏
Excelente discussão 👏👏👏👏👏👏👏
Excelente abordagem! É alarmante a quantidade de horas que o Brasil passa na internet, em relação à quantidade de horas que países desenvolvidos passam. Isso já explicaria muita coisa sobre para onde estamos caminhando, na ilusão de que dominar um aparelhinho celular , tik tok, consumo de aplicativos e redes "sociais" e joguinhos na internet são sinônimos de inteligência .
Extremamente decepcionante a deselegância e a exaltação do senhor Leo Fraiman, um homem com um sorriso tão encantador
🤔🤔🤔🤔🤔
Muito relevante! Palestrantes inteligentes e mostram o "fato" sem otimismo ou negativismo,porem realistico! Temos q evitar a transformacao de Humanos para Panquecas🤔Muito importante,Obrigado♥️🌻♥️
Meu bebê sempre teve contato com os livros.. com 3 meses já passava observando( livro de pano) hoje com 9 meses adora ficar com os livros e já conhece as imagens os animais … 🥰
A culpa são dos pais que cada vez mais estão permissiveis e passiveis. Para se livrar do trabalho que uma criança pode dar, os pais simplismente dão um celular na mão da criança e a deixam por horas. Conversem com a criança de vocês. Interajam com eles.
Muito Bom Tema.
O tema desenvolvido pelos palestrantes foi sensacional. Parabéns.
Ótima exposição. Parabéns.
Concordo plenamente com o que foi dito pelo Gerson de Lima Costa. O programa apresentou um excelente conteúdo através de profissionais extremamente capacitados. Para agregar recomendo a leitura do livro A Criança Digital.
Boa noite. Acabei de assistir o programa da Cultura. É ótimo jornal ,
Parabens pelo excelente e precioso programa. Concordo com internauta que sugere passar esse encontro a Nação Brasileira em varios programas!! Compartilhando nas redes. Grata
Vou colocar em prática ainda hoje, meus parabéns
A maioria vai ser sempre panqueca mesmo, é assim que tem que ser. Sempre haverá mediocridade de um lado e indivíduos com desempenho acima da média. E estes últimos trabalharão em projetos para dominar àqueles. Não há nada de novo, senão as ferramentas.
Não digo que esses "indivíduos com desempenho acima da média" são inteligentes não. São tão burros quanto o pobre, pq eles tem tanto conhecimento mas não serve para empatia ou se enxergar, enxergar os privilégios que afloram esses desempenhos enquanto outros tem q se preocupar em pagar o aluguel. Não enxergam o sistema debaixo do próprio nariz pq o sistema te convém. É mais que ser alienado... é ser um desgraçado maldito mesmo.
Amei!!! 🤩🤩
Fui muito edificada e já compartilhei !!
Excelente vídeo. Parabéns. Esclarecedor e preocupante.
Maravilhosa análise!!! Necessita de ampla divulgação!!!
Sensacional o Debate.
Excepcional! Impressionante as abordagens, o descorrer da possibilidade de termos crianças e jovens com inteligência mais tacanha, extremamente limitada, altamente dependente do pensamento de outros. Parabéns!
Tema essencial , e cada vez mais será preciso disciplinar o uso da internet
Excelente explicação ! Já vou enviar para os meus filhos ! Para que cuide dos meus netos ! Espero obter resultados ! Não sou eu que posso fazer ! Somente tentando colaborar !!! Muito obrigada por todas essas dicas !!! 😊🙏
Assisti esse e outros "OPINIAO" da TV Cultura ao vivo na TV. Hoje vim ver e revisitar esse programa, aqui, pq achei conveniente que minha atual companheira, com quem tenho o privilégio de ser pai de dois dos meus filhos, pudesse assisti-lo. Dado que estava eu a conclamar os dois pimpolhos (um com 6 e o outro com 10) para as tarefas remotas da escola quando ela me sugeriu que eles não deveriam acordar agora visto que foram dormir tarde e precisavam repor as energias. O dormir tarde significava estar com o celular e/ou a TV ligados. Esse assunto apresentado no programa desse dia reforçou nossa decisão de irmos morar definitivamente em nossa propriedade no interior (onde fico dias e até semanas a trabalhar) mesmo que isso venha custar sacrifícios quando as aulas se tornarem presenciais.
A tv Cultura faz jus ao nome. Sempre assisti com meus filhos eram pequenos. É o melhor canal, pra quem valoriza cultura.
Assisti ao programa junto com a minha esposa ontem, realmente, para onde anda nossa humanidade?
Aliás, assim "dex-caminha" a "UManidade", pessoas reclusas, em seu mundo, sua bolha, sem empatia e respeito ao outro, acéfalos cada vez mais.
Conheço uma família de amigos, eles médicos, onde sua filha de apenas dois anos não teve acesso à TV e celulares ou computadores, uma criança ágil, rápida no raciocínio e que aprende de primeira, mas isso se deve aos pais que também fazem brincadeiras com tudo o que tem próximo, caixas de papelão, etc.
Parabéns pelo programa.
Fica claro que ter à disposição muita informação não faz das pedidos, bem informada. Mesmo porque existe informação ruim ou falsa! Necessário considerar que "informação não é conhecimento"! E, isso, não é tudo...
Amei o programa.
Maravilha de entrevista
Espetacular 👏👏👏👏
Tema importantíssimo!
Excelente conteúdo. Parabéns!!!
Totalmente real. Percebo nas famílias que conheço a realidade, a verdade e a relação, todas elas digitais.
Existe uma dificuldade gritante em manter essa linha de relação. Principalmente em famílias desestruturadas ( na maior parte das vezes sem pai ). Onde a mãe tem de manter o mínimo de saúde mental para trabalhar todos os fatores que envolvem a criação dos filhos. Eu, com 42 anos tento manter o foco em tudo que me foi passado como valores por meus pais para que não perca meus filhos para o mundo desequibrado. Aproveitar a vida, vivendo a vida, sem deixar de se atualizar.
De
A intolerância na espera do tempo é visível no comportamento humano nas últimas décadas. Uma das situações de reflexo no campo da escrita da norma culta da Língua. Precisa-se observância e mudança de comportamento também nesse aspecto. Muitas informações para poucos resultados de uma aprendizagem sustentável na perspectiva socioambiental, econômica, cultural e política.
Quanta verdade foi dita Dr Léo
"Em um mundo inundado de informações, clareza é poder"
Yuval Noah Harari, 21 lições pro século 21.
Entrevista maravilhosa!
Citou mito da caverna da Platão como referência. Obrigada! Estou aplicando em casa.
Excelente matéria! 👏
Muito bom esse vídeo
Tema muito atual. Passaria horas assistindo, tomara que vem mais conteúdos como esse.
Excelente, o programa de hoje!
interessante tema
Uma vez perguntaram a Jostein Gaarder, autor de "O mundo de Sofia, "O dia do coringa", "Vita brevis", dentre outros belíssimos livros, "como você consegue escrever escrever livros tão envolventes tendo que tomar conta dos seus filhos boa parte do dia"? E ele respondeu: "Justamente porque fico muito tempo com meus filhos.
Era legal antigamente quando a gente chegava num lugar e dava até pra conversar com as pessoas, puxar assunto etc, hj em dia vc chega em um lugar ( ou até mesmo dentro da própria casa) e tá todo mundo com a cara no celular, vendo o mundo cheio de ilusões do Instagram.
Concordo Felipe, às vezes dá pra gente ter um lampejo de como funcionava antigamente quando se conversa com um idoso no ponto de ônibus ou qualquer outro lugar; eles têm sempre tanto assunto e as conversas fluem tão bem, agora com algum jovem que já está no celular e que parou para responder ao seu "tá calor hoje, né?" a coisa é totalmente diferente, eles te respondem com um sim e logo voltam ao celular. Não consigo dizer se isso é triste ou não, mas é evidente que há uma diferença. Ainda bem, eu sou jovem e consigo me manter desligado de celular, levo-o comigo apenas quando preciso ligar para alguém ou estou esperando alguma ligação, redes sociais: só youtube. De novo, não sei se estou certo, mas sei que isso é o que me faz bem. Instagram e Facebook me sugavam, acabavam com minha energia, tempo e alegria.
Fico triste ao ver pais com os rostos fixos numa tela, arrastando um feed e o filho ao lado fazendo a mesma coisa. Isso me entristece. O que há de tão interessante na tela? Com certeza nada, se pararmos pra refletir, quase nunca o conteúdo que consumimos é pertinente. Nos tornamos mais animais de rebanho com esse contato desenfreado com as telas, nos controlam; nos vemos como animais de teste de laboratório, ao invés de apertar um botãozinho que libera cocaína, açúcar ou algum fármaco qualquer, ficamos arrastando uma tela com os dedos, incessantemente, atrás de uma curtida, um like, ou melhor, alguma liberaçãozinha de neurotransmissores.
Tira-se muitas fotos e que não valem de nada, perdeu-se o valor de uma foto. Antes com o filme, as fotos eram escassas, dava-se mais valor ao que se fotografava, hoje não mais. Tiramos milhares e milhares de fotos e que ficam por aí nas nuvens. Além de que, o propósito das fotos mudam também, um pai vai tirar uma foto do filho já pensando qual o melhor ângulo para lhe render curtidas e não para recordar aquele momento. As fotos ficam nas nuvens.
cara vai trabalhar
Parabéns pelo programa.
Excelente!!!
Só verdades
Muito bom o programa.
Confesso que a Grade da Emissora não vem me agradando há um tempo, entretanto, este programa, hoje, me agradou; disse agradou, porque não tenho acompanhado com regularidade a programação: obrigado!
Excelente explicacao
Quando só existia a televisão, diziam a mesma coisa das crianças e adolescentes, PP quanto à passividade e ausência de pensamento crítico.
Depois q passou da tv para os meios digitais... o QI baixou, simples assim.
@@clodoaldocelular7199 QI está relacionado à alimentação até 3 anos, pp a ingestão de IODO.
Vejo um canal da Coreia do sul as pessoas por lá como não tem assalto nas ruas as pessoas é andando caminhando com o celular o tempo todo fiquei impressionada por ser país de maior desenvolvimento
Excelentes colocacors. Falou inclusive das crianças altamente mimadas que temos hoje em dia e da falta de limites por parte dos pais. Adorei o " turista dentro de casa"
Deveríamos ter escola para pais , como ser um bom pai.
Também acho
Verdade, tanto conhecimento, recursos disponíveis descobertos e não aplicados.
Excelente
Realmente "se proteger da informação" tem muita importância... eu por exemplo sei que nada disso tem necessidade, a gente não nasce pra ter uma carteira de trabalho ou mora na rua. As vezes queria ser normal, acreditar que nasceu pra trabalhar pra pagar boleto. A vida não é mais que isso? Estamos mesmo aqui para ter emprego e pagar boleto, pagar por recursos que a natureza da de graça?
Grande analise! Concordo com os dois!
Maravilha
Vejo as pessoas nos parques só nos celulares, penso que no dia em que não mais tiverem acesso a natureza...a contemplar , conversar com a pessoa ao lado (muitas x maridos,esposas, paes e mães) que podem partir, será tarde...só restará a tela para continuar a viver , sem lembranças para aquecer o tempo de vida!
Que demais.
Muito bom
Qual é melhor: "Se divertir até morrer?" Ou "Curtir o tédio pela eternidade?"
A transversalidade existe, entre portas e janelas, a uma saída, observe, e a encontrarás!
Os filhos são os reflexos dos pais, quem não sabe "educar " deseduca sempre meus Nonos/ avós dizem
"Que elas tem um grau de inteligência menor". Nós que vivemos virtualmente, pelo menos eu aprendi MUITO aqui. Sabe, se compararmos com um americano de 10-15 anos nós somos mais inteligentes em história, geografia e algumas outras matérias que somos superiores. Já viu a geografia deles? Alguns acham que nós falamos brasileiro ou espanhol. Mas vale de pessoa para pessoa por conta da influência, as notícias falsas, inúmeras coisas que ajudam a pessoa evoluir ou prejudicar o desenvolvimento. Eu busco por conhecimento, já outros buscam por "besteiras" que não ajudarão em nada.
Também: problemas OFTALMOLÓGICOS!😔
Sim, As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as micro-ondas. E é uma forma de radiação. Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼