Sou músico profissional, filho de um músico com uma professora de matemática. Sou apaixonado pelos dois e não posso deixar de procurar entender como funciona cada um dos instrumentos que toco. Sonhei com seu vídeo durante anos. Mesmo se terei que traduzi-lo algumas vezes (pois moro bo França), vou usá-lo para explicar essas coisas para meus amigos e colegas de profissão. Não tenho palavras para expressar minha gratidão. Só posso dizer : MUITO OBRIGADO !
Sou luthier, arranho o violão e amei o vídeo, quando construí meu primeiro violão eu usei as fórmulas da progressão geométrica para calcular o tamanho das casas considerando a casa que o tamanho da casa 13 ou 13° termo é a metade do 1° e também que a soma dos 12 primeiros termos(casas) dessa progressão ou desse violão corresponde a metade do comprimento da escala. Até peguei um livro velho de física aqui pra tentar fazer essa relação frequência/comprimento de corda mas não consegui, se tivesse um professor igual você eu teria conseguido, fabulosa sua demonstração. E a razão da PG é exatamente essa, 17,817. Amei o vídeo!
Excelente! Sou professor de violão. Todas as vezes que falo um pouco de teoria musical nas aulas os alunos piram. Vou mostra esse video para todos. Obrigado.
Cara, esse canal é peculiar demais, foi o primeiro que eu vi fazer um vídeo da soma de potências e ainda traz esse material super único, por favor, nunca pare de fazer vídeos irmão !!
E como a distância entre os trastes (ou comprimento da casa) não é um inteiro, existe a dificuldade inerente em se demarcar essas distâncias no braço com exatidão, principalmente em violões feitos à mão. Errar nessas medidas (o que não é difícil) é um dos motivos do instrumento não possuir uma boa afinação.
Perfeito! Não só o violão está relacionado à matemática, mas a música é matemática pura. O bacana é poder perceber como a combinação de melodias, harmonias e matemática resultam em composições belas que nos causam diferentes sentimentos. Louvada seja a música!
Física também ..Mas vale lembrar que isso vale a apenas para os padrões que a maioria das pessoas apreciam ,pois existem instrumentos sem traste como o violino que podem produzir infinitas notas musicais@@canalabstraindo
Sempre digo que música é matemática pura. Já me xingaram por dizer isto. Mas não tem como fugir deste raciocínio. O incrível é transformar esta matemática em sentimento puro.
Excelente! Eu sabia que era possível relacionar a equação da frequência (para os diversos harmônicos) com essa comprimento das casas, mas nunca tinha visto um cálculo tão detalhado. Parabéns! Goste muito.
Gostei muito de seu vídeo! Obrigado. Continue esclarecendo a matemática envolvida nos instrumentos musicais e na música ocidental. Não sou músico e admiro matemática! Parabéns!
A matemática está em tudo, é uma perfeição,que eu sou imperfeito para ela,por isso não continue nos estudos.Mas essa matemática do violão, já entra na física também que é outra coisa difícil,mas tudo é real.Muito bom o vídeo, é muito exclarecedor e complicado também,mas é bom a gente saber disso tudo
MANO, que cara incrivel!, não sabemos ainda pq ele tem poucos inscritos, AJUDOU MUITOOOOO valeu cara , eu tinha um trabalho pra fazer valeu mesmo mano.
Meu amigo que vídeo lindo, gosto demais de violão, e sou professor na área da tecnologia, fiquei impressionado com tamanha desenvoltura na explicação, e como as coisas tiveram uma soma positiva ao meu conhecimento. Parabéns por compartilhar esta obra de arte em todos os sentidos.
Eu faço instrumento de cordas usando as medidas padronizadas, tudo sai certinho, na verdade eu não entendo a matemática da música, mas te agradeço muito pela explicação
Estou aprendendo tocar violão. Agora sei que os trastes não são posicionados "de ouvido". Talvez em alguma época tenha sido assim. Brilhante exposição, estou um pouco enferrujado mas consegui entender bem. Obrigado.
Gostei do vídeo. O interessante é que 50% referente à 12 casa, ou seja, metade da corda, divide em dois o comprimento da onda e, consequentemente dobra a frequência. Lembra que ele falou que quando dobra a referência você obtém outra oitava? Pois é… É exatamente por isso que a 12 casa representa a mesma nota da corda solta, só que uma oitava acima.
Parabens pelo trabalho. No IFRN Campus Jucurutu temos o curso tecnico de musica e poder trabalhar, de forma integrada, Musica, Matematica e Fisica, com aplicações em lutheria é algo fantástico e didatico.
Muito bom! Parabéns, muito legal sua explicação, e da de entender sim, só é preciso ter um certo conhecimento matemático, um tanto quando avançado, mas relacionar matemática, física e música não é simples, precisa já ter uma maturidade matemática!
A música é incrível e eu sou apaixonado por ela. Queria ter a mesma paixão pela matemática RSRS Sou estudante de engenharia, acho a matemática incrível também, inclusive uso muito no meu trabalho, mas que coisinha difícil de gostar hein 😂😂😂 (pra mim, é claro... ). Mas, muito interessante o vídeo, parabéns pelo trabalho!
Olá, Ricardo, a matemática demora pra te conquistar, mas quando conquista vira uma paixão que não vai embora hahaha. Eu que agradeço sua atenção ao vídeo e sucesso no ramo da engenharia!!
Você já testou se tem ouvido absoluto? Se você conseguir identificar as notas mesmo sem um referencial e apenas pelo som, vc relaciona com um "número", você pode ter ouvido absoluto. Pesquisa mais sobre. Abraços!
@@py2rpjrubens450 então se você reconhece o som e o assimila a alguma coisa em específico, como a um número, você tem ouvido absoluto. Se só em ouvir a nota, você sempre sabe que é aquele som específico, pode ter certeza disso. Se você bate em uma panela, ouve o som do sino, por exemplo, e sabe qual som é aquele... Isso é ouvido absoluto. Agora só precisa aprender teoria musical pra saber a nomenclatura das notas (sons) e tudo certo.
Meu amigo Mr. Pi , fantástico, que análise matemática mais espetacular. Gosto muito dos dois , da matemática e do violão popular, toco algumas músicas por hobby e agora enquanto toco vou lembrando-me das equações 😀😀👍
Vídeo dificílimo pra eu mostrar pras minhas crianças, uso a constante 17,817... pra explicar porque diminui a medida que mudo de casa, na casa 5 é 1/4 do comprimento total, na casa 7 é 2/3 da metade, na casa 12 é a metade do comprimento total, por isso nas casas 5, 7 e 12 temos harmônicos naturais, sendo assim consigo explicar pras crianças, (meus alunos são na maioria do primeiro ao quinto ano ), como funciona o braço do violão. obrigado .
Muito bom mesmo ! parabens, so queria saber como regular a micro afinação ! não tem no youtube ja procurei, os caras sempre no final não explicam, falam falam falam não não diz a receita do bolo
Parabéns pelo video explicando através de dedução matemática o instrumento conhecido como violão. Foram vários e vários anos de pesquisa (acredito eu) até se chegar a este instrumento que nos diverte e é ao mesmo tempo profissional. Embora saiba que o canal nao é sobre musica, porém, para o assunto ficar mais fácil de ser entendido, foi lançado mao de um produto que praticamente todos conhecem, e como teoria aliada a prática são fundamentais para o progresso das pessoas muito dos que se acham envolvidos diretamente com o produto, como os luthiers; os profissionais que ensinam as pessoas a tocar e os que se dedicam a tocar para aqeles que se dispõem a ouvir, fazem parte sim deste universo chamado música. E, quanto aos matematicos acho que devem sentir orgulho em ver uma ideia abstrata adquirir forma através de dedução de equações matematicas e se tornar um instrumento popular. Será que Isaac Newton; Leibnitz provavelmente responsáveis pelas deducoes matematicas que deram origem ao Cálculo Infinitesimal, tinham ideia de seus estudos na pratica?
Olá, Antonio, obrigado, exatamente, até chegar ao ponto atual foram várias pessoas descobrindo cada detalhe. Começou por Pitágoras e depois vários pensadores e músicos foram aperfeiçoando o instrumento. Newton tinha um envolvimento com astronomia muito grande, então, sim ele tinha total noção de que o cálculo infinitesimal abriu portas para outra compreensão da física, Leibnitz a mesma coisa.
@@canalabstraindo vou, sim. Iniciei a graduação há pouco tempo. Terminei o semestre agora. Vou começar com um vídeo de Introdução à Economia, de Gregory Mankiw. Logo mais sai
Parabéns! Gostei muito. Apenas uma nota a fazer, o violão assim como outros instrumentos de corda, é dotado de "trastos" e não de "trastes", esta última palavra (traste) tem significado bem diferente.
Quer ajudar o canal a produzir mais vídeos? Contribua via PIX: abstraindopix@gmail.com
Sou músico profissional, filho de um músico com uma professora de matemática. Sou apaixonado pelos dois e não posso deixar de procurar entender como funciona cada um dos instrumentos que toco.
Sonhei com seu vídeo durante anos. Mesmo se terei que traduzi-lo algumas vezes (pois moro bo França), vou usá-lo para explicar essas coisas para meus amigos e colegas de profissão.
Não tenho palavras para expressar minha gratidão. Só posso dizer :
MUITO OBRIGADO !
Oi, também sou músico. Moro em Lyon. E você? @celiomattos
Que comentário incrível!! Obrigado por ter apreciado meu trabalho!!!!
Era exatamente esse video que eu queria achar. Queria entender a matemática por trás da música
Sou músico e toco violão, e estudei matemática na faculdade. Mas não sabia desse estudo, interessante. Obg
Exatamente!
Sou luthier, arranho o violão e amei o vídeo, quando construí meu primeiro violão eu usei as fórmulas da progressão geométrica para calcular o tamanho das casas considerando a casa que o tamanho da casa 13 ou 13° termo é a metade do 1° e também que a soma dos 12 primeiros termos(casas) dessa progressão ou desse violão corresponde a metade do comprimento da escala. Até peguei um livro velho de física aqui pra tentar fazer essa relação frequência/comprimento de corda mas não consegui, se tivesse um professor igual você eu teria conseguido, fabulosa sua demonstração. E a razão da PG é exatamente essa, 17,817. Amei o vídeo!
Excelente! Sou professor de violão. Todas as vezes que falo um pouco de teoria musical nas aulas os alunos piram. Vou mostra esse video para todos. Obrigado.
Cara, esse canal é peculiar demais, foi o primeiro que eu vi fazer um vídeo da soma de potências e ainda traz esse material super único, por favor, nunca pare de fazer vídeos irmão !!
Que isso, muito obrigado pelo apoio. Não vou parar, eu faço esses vídeos por amor à matemática.
E como a distância entre os trastes (ou comprimento da casa) não é um inteiro, existe a dificuldade inerente em se demarcar essas distâncias no braço com exatidão, principalmente em violões feitos à mão. Errar nessas medidas (o que não é difícil) é um dos motivos do instrumento não possuir uma boa afinação.
Primeira vez que vejo esse tipo de aula,tenho violão desde de 2001,essa é a primeira vez que vejo esse vídeo 🙏🙏🙏
Vlw, Adriano!!!
Ok, mais um vídeo salvo para mostrar aos meus alunos. Sou prof de matemática.
Excelente!!! Sempre toquei violão sem saber disto…. Agora ficou mais interessante… obrigado pelas explicações!!! Bem didático!!!
Perfeito! Não só o violão está relacionado à matemática, mas a música é matemática pura. O bacana é poder perceber como a combinação de melodias, harmonias e matemática resultam em composições belas que nos causam diferentes sentimentos. Louvada seja a música!
Exatamente, e o interessante é que algo exato como a matemática possa produzir sentimentos que não podem ser explicados com exatidão.
Louvado seja DEUS, que criou a música. Ele é a causa Primária de todas as coisas
@@AntonioFagundes-c9j amém 🙏🙏
Física também ..Mas vale lembrar que isso vale a apenas para os padrões que a maioria das pessoas apreciam ,pois existem instrumentos sem traste como o violino que podem produzir infinitas notas musicais@@canalabstraindo
Sempre digo que música é matemática pura. Já me xingaram por dizer isto. Mas não tem como fugir deste raciocínio.
O incrível é transformar esta matemática em sentimento puro.
Excelente! Eu sabia que era possível relacionar a equação da frequência (para os diversos harmônicos) com essa comprimento das casas, mas nunca tinha visto um cálculo tão detalhado. Parabéns! Goste muito.
Obrigado, fico feliz que tenha gostado!
Excelente video, Muito didatico. Essencial para a Musica
Gostei muito de seu vídeo!
Obrigado. Continue esclarecendo a matemática envolvida nos instrumentos musicais e na música ocidental. Não sou músico e admiro matemática!
Parabéns!
A matemática está em tudo, é uma perfeição,que eu sou imperfeito para ela,por isso não continue nos estudos.Mas essa matemática do violão, já entra na física também que é outra coisa difícil,mas tudo é real.Muito bom o vídeo, é muito exclarecedor e complicado também,mas é bom a gente saber disso tudo
Isso foi de uma utilidade que você não imagina. Tenho interesse ainda de um dia fazer meu violão.
Cara que coisa fantástica que algebrismo de qualidade !
fazia tem que nao via em um aplicação tanta coisa interessante !
MANO, que cara incrivel!, não sabemos ainda pq ele tem poucos inscritos, AJUDOU MUITOOOOO valeu cara , eu tinha um trabalho pra fazer valeu mesmo mano.
Opa, que bom que ajudou!
Que benção de canal, inteligência na Teórica, nova inscrição!
Perfeito o vídeo. Parabéns pela clareza e pela concisão matemática.
Belíssimo trabalho, não sendo alcançado por muitos, porque odeiam Matemática. Mesmo assim, continue, porque a Matemática merece respeito e admiração.
Obrigado, Alexandre, continuarei sim, persistência para alcançarmos o conhecimento!!!
Meu amigo que vídeo lindo, gosto demais de violão, e sou professor na área da tecnologia, fiquei impressionado com tamanha desenvoltura na explicação, e como as coisas tiveram uma soma positiva ao meu conhecimento.
Parabéns por compartilhar esta obra de arte em todos os sentidos.
Eu que agradeço, professor!
Eu faço instrumento de cordas usando as medidas padronizadas, tudo sai certinho, na verdade eu não entendo a matemática da música, mas te agradeço muito pela explicação
Eu que agradeço pela atenção!!!
Não sou muito boa em matemática, mas toco, adorei as suas explicações, achei interessantíssimo .
Obrigado!!!
Estou aprendendo tocar violão. Agora sei que os trastes não são posicionados "de ouvido". Talvez em alguma época tenha sido assim. Brilhante exposição, estou um pouco enferrujado mas consegui entender bem. Obrigado.
Sou licenciado em música e adorei a sua aula. Me acrescentou muito, parabéns pelo conteúdo.
Eu que agradeço sua atenção, Vitor!!!
Gostei do vídeo. O interessante é que 50% referente à 12 casa, ou seja, metade da corda, divide em dois o comprimento da onda e, consequentemente dobra a frequência. Lembra que ele falou que quando dobra a referência você obtém outra oitava? Pois é… É exatamente por isso que a 12 casa representa a mesma nota da corda solta, só que uma oitava acima.
Que maravillosa descripción de la matemática de las cuerdas de la guitarra/violao. Muy claros los conceptos. Saludos desde Asunción-PY
Gracias por su atención, saludos desde Brasil!!!
Complicadíssimo. Matemática não é meu forte. Parabéns pela aula.
PARABÉNS IRMAOS, NINGUEM TINGA POSTADO AINDA ISSO, MUITO BOM, TEM QUE VERIFICAR A TAL DAS AFINAÇÕES, PARABÉNS
Obrigado, em relação às afinações vou postar um vídeo curto sobre a matemática da afinação do violão.
@@canalabstraindo, poderia fazer da viola, kk
nunca tinha visto um video de tanta excelência na explicação ! parabéns
Parabens pelo trabalho. No IFRN Campus Jucurutu temos o curso tecnico de musica e poder trabalhar, de forma integrada, Musica, Matematica e Fisica, com aplicações em lutheria é algo fantástico e didatico.
Nossa, que incrível esse curso, vou pesquisar sobre a grade curricular. Obrigado pela atenção ao vídeo!!
Perfeitos. Didática, fórmulas e ilustrações.
Parabéns
Pense num vídeo bom. Tá me ajudando a modelar como nunca antes sonhei
Excelentes explicações
Obrigado!!!
Muito bom! Parabéns, muito legal sua explicação, e da de entender sim, só é preciso ter um certo conhecimento matemático, um tanto quando avançado, mas relacionar matemática, física e música não é simples, precisa já ter uma maturidade matemática!
meu deus como eu amo música, como eu amo matemática
vídeo muito bom!!
Obrigado!!!
Excelente aula...muito bem explicado... Excelente professor...
Isso é sensacional kkkk.embora complicado demais também
Obrigado!!!
A música é incrível e eu sou apaixonado por ela. Queria ter a mesma paixão pela matemática RSRS Sou estudante de engenharia, acho a matemática incrível também, inclusive uso muito no meu trabalho, mas que coisinha difícil de gostar hein 😂😂😂 (pra mim, é claro... ). Mas, muito interessante o vídeo, parabéns pelo trabalho!
Olá, Ricardo, a matemática demora pra te conquistar, mas quando conquista vira uma paixão que não vai embora hahaha. Eu que agradeço sua atenção ao vídeo e sucesso no ramo da engenharia!!
Muito bom!! Quando toco meu violão ouço números sonoros!! Abraços!!
Você já testou se tem ouvido absoluto? Se você conseguir identificar as notas mesmo sem um referencial e apenas pelo som, vc relaciona com um "número", você pode ter ouvido absoluto. Pesquisa mais sobre. Abraços!
Boa noite Reconheço o som, mas não sei dizer a nota...complicado! Obrigado!!@@guilhermeleite8242
@@py2rpjrubens450 então se você reconhece o som e o assimila a alguma coisa em específico, como a um número, você tem ouvido absoluto. Se só em ouvir a nota, você sempre sabe que é aquele som específico, pode ter certeza disso. Se você bate em uma panela, ouve o som do sino, por exemplo, e sabe qual som é aquele... Isso é ouvido absoluto. Agora só precisa aprender teoria musical pra saber a nomenclatura das notas (sons) e tudo certo.
Já vi tudo isso, tô relembrando .
Gostei, completo e objetivo.
Que bacana, já conhecia todos esses conceitos mas nunca pensei em juntar tudo e deduzir essas equações. Muito bom!
Faço desse, meu comentário. ( sem direitos autorais 😊
vlw
Thank you for a very, very interesting video!!!
you're welcome!!!
Fantástico!.
Show demais, PeterJC 😊 Ótima qualidade técnica Matemática e audiovisual. Parabéns 🤗 Tmj. Grande abraço
Vlw!!
Que vídeo sensacional! Perfeito!
Obrigado!
Muito massa
Gostei das recorrências ❤ e dos demais assuntos matemáticos para explicar a construção do braço do violão
Eu que agradeço sua atenção ao vídeo!!!
Gostei muito e procuro sempre assuntos assim
Muito bom !!!
Meu amigo Mr. Pi , fantástico, que análise matemática mais espetacular. Gosto muito dos dois , da matemática e do violão popular, toco algumas músicas por hobby e agora enquanto toco vou lembrando-me das equações 😀😀👍
olá, geraldo, obrigado, a matemática e a música são inseparáveis na natureza
Vídeo dificílimo pra eu mostrar pras minhas crianças, uso a constante 17,817... pra explicar porque diminui a medida que mudo de casa, na casa 5 é 1/4 do comprimento total, na casa 7 é 2/3 da metade, na casa 12 é a metade do comprimento total, por isso nas casas 5, 7 e 12 temos harmônicos naturais, sendo assim consigo explicar pras crianças, (meus alunos são na maioria do primeiro ao quinto ano ), como funciona o braço do violão. obrigado .
Excelente!! Muito bom que vc ensine isso na escola! E sua observação sobre os harmônicos é incrível!!
Muito bom, eu tenho um amigo professor, José Teixeira, que tinha montado um protótipo onde víamos exatamente as cordas vibrando nos harmônicos.
Interessante, tem algum vídeo desse protótipo?
Muito bom o vídeo e a explicação é ótima. Matemática é tudo na vida. Valeu. 🤘🤘🎸🎸🤘🤘
Valeu 😀
Muito bom, Parabens!
Obrigado!
Muito bom!
Aula boaaa
Boa noite!! Show dimais esta aula! Muito espiritual também!! Obrigado, amigo!!
Eu que agradeço sua atenção!!!
Ganhou um inscrito. Otima explicação
Obrigado!!!
Depois dessa aula, passei a amar o meu violão, pois ele deu muito trabalho 😂❤
😂, sim, a fabricação de qualquer instrumento musicial é algo que exige muito trabalho e atenção.
Muito bom mesmo ! parabens, so queria saber como regular a micro afinação ! não tem no youtube ja procurei, os caras sempre no final não explicam, falam falam falam não não diz a receita do bolo
Muito bom.
Excelente trabalho. Eu gostaria de saber também se é possível fazer analogia com logaritmos no braço do violão. Grato.
Muito bacana!
Parabéns pelo conteúdo!
Lindo! Que vídeo lindo!
Ótimo vídeo,Tratores Triviais sempre me introduzindo à bons canais.
Vlw!!
Parabéns pelo video explicando através de dedução matemática o instrumento conhecido como violão. Foram vários e vários anos de pesquisa (acredito eu) até se chegar a este instrumento que nos diverte e é ao mesmo tempo profissional. Embora saiba que o canal nao é sobre musica, porém, para o assunto ficar mais fácil de ser entendido, foi lançado mao de um produto que praticamente todos conhecem, e como teoria aliada a prática são fundamentais para o progresso das pessoas muito dos que se acham envolvidos diretamente com o produto, como os luthiers; os profissionais que ensinam as pessoas a tocar e os que se dedicam a tocar para aqeles que se dispõem a ouvir, fazem parte sim deste universo chamado música. E, quanto aos matematicos acho que devem sentir orgulho em ver uma ideia abstrata adquirir forma através de dedução de equações matematicas e se tornar um instrumento popular. Será que Isaac Newton; Leibnitz provavelmente responsáveis pelas deducoes matematicas que deram origem ao Cálculo Infinitesimal, tinham ideia de seus estudos na pratica?
Olá, Antonio, obrigado, exatamente, até chegar ao ponto atual foram várias pessoas descobrindo cada detalhe. Começou por Pitágoras e depois vários pensadores e músicos foram aperfeiçoando o instrumento. Newton tinha um envolvimento com astronomia muito grande, então, sim ele tinha total noção de que o cálculo infinitesimal abriu portas para outra compreensão da física, Leibnitz a mesma coisa.
cara, isso me lembrou muito minhas aulas de cálculo na faculdade de engenharia. Muito bom!
Excelente…
O vídeo lindo
Show. Valeu minha inscrição.
vlw
Absurdo de bem feito! Boa!
Obrigado!!!!
Showwwwww!!!!!!!!
Maravilha
Deixei meu like.
Mano, que vídeo maravilhoso. Pena que cheguei atrasado, mas o YT me recomendou, de qualquer forma. Parabéns pelo canal
Me too
Obrigado, fiquei interessado no seu canal. Vai começar postar?
@@canalabstraindo vou, sim. Iniciei a graduação há pouco tempo. Terminei o semestre agora. Vou começar com um vídeo de Introdução à Economia, de Gregory Mankiw. Logo mais sai
Excelente explicação, vivendo e aprendendo, parabéns.
vlw
Sensacional!!!
Entendi quase nada, mas fiquei maravilhado pelo pouco que entendi. Grato.
Demais a explicação, música e matemática são mágicas
Que incrível ❤ 🎸 assisti tudo e consegui compreender
fantástico.
vlw
Excelente ❤❤❤❤
Amei demais essa aula
Gostei! Só que pra eu entender melhor tenho que estudar muito a matemática!
Lindo
Quem diria que houvesse todo esse detalhe ... chega ser curioso
Sim, tudo ao nosso redor é repleto de detalhes intricados e que passam despercebidos.
ótimo vídeo, parabéns!!
Pode fazer um vídeo aplicando valores na equação como se tu fosse construir um violão
Olá, José Claudio, vou pensar num vídeo aplicando a equação. Vlw pela sugestão.
VOCÊ FOI DIMAS NESSA AULA AMEI
Excelente vídeo! Parabéns!
Obrigado!!!!
Muito interessante
Adorei este vídeo
vlw
Excelente explicação. Parabéns!
vlw
muito bom!! showw
vlw
Parabéns! Gostei muito. Apenas uma nota a fazer, o violão assim como outros instrumentos de corda, é dotado de "trastos" e não de "trastes", esta última palavra (traste) tem significado bem diferente.
Opa, obrigado pela correção!! E agradeço a atenção no vídeo!!
Muito bom esse vídeo.
vlw
Isso foi lindo cara! bom trabalho!
Muito bom velho