O Budismo mais original é o Theravada?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 111

  • @transcendenciaaoamuniz
    @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +17

    LIVRO COMPLETO E INÉDITO EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE BUDISMO E VEGETARIANISMO: go.hotmart.com/R19128194A

  • @augustocezardark2011
    @augustocezardark2011 5 ปีที่แล้ว +13

    Boa tarde, professor! Tenho aprendido muito sobre outras culturas, parabéns! Noto que não há um corte sequer em seus vídeos, prova de que sabe o que está falando. Um abraço.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +6

      Olá Augusto! Obrigado por seus comentários tão cordiais e por sua constante participação! Grande abraço!

  • @antoniog7662
    @antoniog7662 5 ปีที่แล้ว +20

    Poder de síntese fantástico! Show, tudo q li sobre isso é tão extenso, cheio de nomezinhos difíceis de lembrar e vc resumiu basicamente tudo. Só faltou a divisão das 18 escolas, q tornaria muito grande o video e a divisão de um grupo de 500 arahants q abandonou Buda q é muito controversa e quase ninguém ousa falar kkkk. Muito bom, valeu. Fui theravada, fanático, num dos grupos Nalanda, leitor assíduo do cânone pali por mais de 11anos. Depois q comecei a pesquisar a história do budismo e ler traduções do Sutra do Lotus e Terra pura e outros comecei a ver a importância da fé, e passei a fazer parte de algumas ordens... hoje sou apenas cristão e coordeno modestamente uma ordem com certa influência de Rosacruz clássica, Jacob Boehme, Saint Martin, apócrifos e muita teologia (mais voltado ao primitivo, como anabatistas antigos e irmãos que congregam nas casas em nome de Jesus hoje). Obrigado por todas as informações dos vídeos, especialmente sobre as farsas, como Blavatsky, q me sentia muito só em denunciar toda aquela prolixidade inútil de seus livros e seus truques de mágica... Feliz c seu canal. Felicidades!

    • @kimmy77711
      @kimmy77711 ปีที่แล้ว +1

      Esses 500 eram do devadatta?

    • @antoniog7662
      @antoniog7662 ปีที่แล้ว +2

      @@kimmy77711 Não lembro exatamente. Numa das versões a história termina onde eles fundam uma escola adversária e sujeito é amaldiçoado, noutra o sujeito se arrepende e volta à sangha...

  • @macimiano
    @macimiano 5 ปีที่แล้ว +9

    Parabéns pelo vídeo! Por um bom tempo acreditei nesse "purismo" do Budismo Theravada, mas logo percebi que os dogmas e ritos Theravadas são um tanto exóticos ao Budismo declaradamente ortodoxo. Essa sua explanação sanou de vez minha dúvidas, ainda que como você mesmo disse, não foi uma explanação aprofundada.
    Muito obrigado!

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +10

      Obrigado Ricardo! Infelizmente essa falsa imagem de "ortodoxia" do Theravada é apoiada e divulgada para todo lado, inclusive por supostos Mahayanistas (já vi "monge" Mahayana dizendo que o Theravada era o "mais original" e ainda usando a expressão tosca "Mahayana e Theravada")...Muitas pessoas chegam a atacar o Mahayana com base nessas informações equivocadas. É uma pena. Grande abraço!

  • @EsmaelNery
    @EsmaelNery 5 ปีที่แล้ว +23

    Peço, em nome de estudantes perdidos do budismo, que faça muitos vídeos sobre o assunto.
    Existe alguma bibliografia, em inglês inclusive, recomendada por você ao iniciante?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +18

      Olá ean...Procure por "A Doutrina do Despertar" de Julius Évola. Abraço!

  • @muntzful
    @muntzful 5 ปีที่แล้ว +28

    O André e o Michael Beisert são os dois maiores entendedores do Budismo no Brasil. Pode existir mais algumas raras exceções, mas a grande maioria são embusteiros.

    • @michaelcostaam
      @michaelcostaam 5 ปีที่แล้ว +12

      Tabelião Prachedes caro amigo, te sugiro a pesquisar mais sobre professores e representantes do Dhamma no Brasil. O André fala muitas e muitas coisas distorcidas. São visões bem equivocadas do ensinamento do Buddha. O Michael Beisert de fato conhece o Budismo, já o amigo André...

    • @antoniog7662
      @antoniog7662 5 ปีที่แล้ว +12

      fui do Nalanda, de Ricardo Sasaky, também muito considerado no theravada brasileiro, conhece?

    • @muntzful
      @muntzful 5 ปีที่แล้ว +12

      @@michaelcostaam Quem são os professores e representantes do dhama no Brasil?
      Quais são tais coisas distorcidas que ele diz?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +15

      @@muntzful , vamos aguardar as "muitas coisas distorcidas" e as "visões bem equivocadas"...Já passou 2 meses...Vamos aguardar a fundamentação nos sutras e nos śastras demonstrando as minhas distorções...Rsrsrsrs...

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +34

      @@michaelcostaam , essa estratégia, dizer que eu não sei de nada e que eu distorço, é muito velha. Foi usada durante anos e anos contra mim, sem sucesso. Eu apresentei a você, por exemplo, o texto em que o DHAMMAPADA, não eu, chama as pessoas vulgares de "monturo de lixo". Você havia escrito que dizer isso era um absurdo e uma distorção...Enviei a você o trecho do Dhammapada, em português e em páli...Qual sua resposta? O silêncio. Não era mais honesto reconhecer que quem está DETURPANDO o Dharma são vocês? Falar em "paz e amor", levantar ideias "nova era", fazer um novo "Budismo" sem base nas escrituras (que você e seus mestres de papel NÃO CONHECEM) é, pela lógica mais simples, DISTORCER O DHARMA. Pense um pouquinho: Eu apresento as fontes, os textos originais, interpreto de acordo com os métodos exegéticos mais comuns. Traduzo diretamente, e as minhas traduções coincidem com aquelas que são, em geral, apresentadas por estudiosos de universidades como do Havaí e da Califórnia...As minhas conclusões estão em acordo com diversos estudiosos da Tradição (Julius Évola, René Guénon, Ananda K. Coomaraswamy, Marco Palis...) e, mesmo assim, eu não "conheço" o Budismo...Quem conhece? Os membros do "Colegiado Buddhista Brasileiro"? Quais as bases canônicas que eles utilizam? Onde estão os fundamentos exegéticos? Falar mansinho? Ser politicamente correto? Fazer a defesa do Lula e do PT? Andar com a estrelinha do 13 no samuê (como fez a sra. Cláudia de Souza, aka. "Monja Coen"?). É isso que é conhecer? Quais serão as bases do meu "desconhecimento"? Eu convivi com toda essa turma do "novo budismo" durante anos. Li seus livros, frequentei seus templos, escutei suas aulas e palestras...Será que era algo tão "profundo" que qualquer semi-analfabeto entendia e eu não? Tenho mais livros budistas do que muitas universidades. Tenho o cânone inteiro. Leio o chinês, o sânscrito híbrido budista e um pouco do páli...Mas, segundo sua teoria interessante, devo ter um bloqueio cognitivo muito sério, de forma que leio leio e nada entendo...Quem "entende" mesmo é quem pertence a algum templo do grupinho "budismo nova era", agrupados nos templos onde tudo é permitido...Você acha, sinceramente, honestamente, que o seu discurso é, minimamente, razoável?

  • @raphaelshokunin905
    @raphaelshokunin905 5 ปีที่แล้ว +4

    ta aí, eu adoraria ver um vídeo teu falando sobre budismo para leigos interessados neste caminho! pois há tanta desinformação que afasta muitos de nós! parabéns, venho aprendendo muito contigo!

  • @rodrigoproenca9820
    @rodrigoproenca9820 5 ปีที่แล้ว +21

    Parece que essa Helena esta evolvida na grande maioria de distorções da tradição! Obrigado André, Abç.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +19

      É verdade Rodrigo. Eu tenho dois livros que tratam especificamente da "obra" (de destruição) dos teosofistas junto do Budismo...É de chorar...Não contentes em perverter vários conceitos do Esoterismo Ocidental, fizeram questão de perverter e distorcer o Budismo tb...Lamentável. Um grande abraço!

    • @antoniog7662
      @antoniog7662 5 ปีที่แล้ว +5

      Sim, muito, é inimaginável o poder de contaminação dela kkkkk

  • @pratimarcelo
    @pratimarcelo 5 ปีที่แล้ว +13

    O pior de tudo é que, infelizmente, uma tonelada de livros de estudiosos traz esse engano de igualar Theravada com Budismo primitivo...

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +9

      Só se o Budismo tivesse nascido no século V da Era Comum...Ou seja, com 1000 anos a menos...Rsrsrsr...

  • @GuidoRock1
    @GuidoRock1 4 ปีที่แล้ว +3

    Sou Budista e confesso que ainda não tinha visto um vídeo em português onde alguém falou de maneira tão coerente sobre essa questão, parabéns pelo trabalho.

  • @antoniocarlosmatoso9156
    @antoniocarlosmatoso9156 5 ปีที่แล้ว +6

    Nossa André, muitissimo bom este vídeo!!!! Daria até para fazer um outro só falando do Hinayana ""Pré-Theravada"".....gostaria de saber se as atuais ""Escolas"" budistas ainda são de confiança!!!! Desde já Obrigada.

  • @muntzful
    @muntzful 5 ปีที่แล้ว +8

    Helena Bravata

  •  5 ปีที่แล้ว +3

    show mano....

  • @kimmy77711
    @kimmy77711 ปีที่แล้ว

    Boa noite tudo bem? Adoro o seu trabalho e acho que vc faz uma ótima resenha.Gostaria de perguntar se a tradução dos Nikayas por parte do Michael Beisert é segura pra estudar e se a biografia de Buda escrita por Karen Armstrong é uma boa introdução ao budismo hoje. Agradeço desde já 🙏

  • @diorgiorodrigues8380
    @diorgiorodrigues8380 5 ปีที่แล้ว +7

    Boa tarde meu irmão. Muito relevante suas colocações. Eu me converti ao budismo de Nitiren Daishonin mas de tudo o que muito me incomoda é essa questão de de qual budismo é o mais original e melhor. Deixei de frequentar por causa dessas " disputas" que muito me incomoda e a ausência de Deus, entidade que não consegui deixar de crer.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +9

      Olá meu Irmão Diorgio! Pelo que você relata, creio eu que vc fez parte da Soka Gakkai. As escolas ditas de Nichiren (ou Nitiren), se dividem em múltiplas ramificações (a Soka Gakkai era a organização de leigos da Nichiren Shoshu que, por sua vez, era um dos muitos cismas ocorridos dentro das múltiplas organizações nichirenistas) e cada uma delas se diz a "verdadeira detentora" dos ensinamentos de Nichiren e do Gohonzon "verdadeiro". Há um fetichismo enorme em torno do objeto onde está escrito o gohonzon, um tipo de animismo ou pensamento mágico, completamente incompatível com o Budismo Ortodoxo. Você não perdeu nada em se desligar deles. Um grande abraço!

    • @diorgiorodrigues8380
      @diorgiorodrigues8380 5 ปีที่แล้ว +2

      @@transcendenciaaoamuniz realmente eu não consegui me adaptar nem um pouco. As pessoas que eu conheci foram maravilhosas mas em relação a doutrina eu não me encontrei. Um grande abraço.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +9

      @@roxy_badass você está coberta de razão. Aquilo ali não tem nada de budista. É uma nova religião japonesa, como tantas outras, que usa elementos do Budismo para se legitimar.

    • @ivaprado8609
      @ivaprado8609 3 ปีที่แล้ว +4

      Eu tb comecei conhecendo o Nitirem porém vi que ele foge muito dos princípios ensinado por Buda de desapego a bens materiais. Um
      Abraço

  • @caminhodasfloresespaco3453
    @caminhodasfloresespaco3453 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo 😍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @hcordeiro74
    @hcordeiro74 4 ปีที่แล้ว +4

    Caro Ir.'. André. A generosidade é o início da religiosidade. Isso inclui a prática constante do Dhamma, e do nobre caminho óctuplo e das 4 nobres verdades, o que afasta ou distancia todas as outras formas que conduzem ao conhecimento, mas não à sabedoria, àquilo que alimenta a sede por datas e históricos e afasta a verdadeira prática. Eu (palavra tão complexa) estava lá no Gr.'. Or.'. como Ven.'. por 2x quando o Ir.'. adentrou ao RM e à 14 de Julho, 457. E da mesma forma, segui (e logo abandonei alguns anos depois) ritos e práticas, cargos e denominações, conhecimentos e livros, liturgias e práticas, seja levantando templos à virtude e cavando masmorras ao vício, seja no respaldo de prática de qualquer escola religiosa e de seus cismas, que não conduziram à beleza inexpugnável do Dhamma e de Nibbana. Theravada é a tradição mais aintiga ainda remontável ao Tathagata (Sthaviravadins a 383 BCE, Theravadins a 240 BCE). Me impressiono e aprendo cada vez mais quando da oportunidade de estar próximo e compartilhar práticas com Ajahns. Literaturas e afirmações são encontradas de todos os lados a favor e contra. Da mesma forma é verdadeira a sua percepção de professores ou gurus que se preocupam na defesa de suas crenças, em lugar de apontar o Dhamma como prática. Novamente, a generosidade é antesala da Sabedoria. O conhecimento, a antesala da generosidade. As 4 nobres verdades, um mapa a ser utilizado para resolver Dukkha, através de Samveda e Pasaada. Posto isso, todo o mais se esvai. Do canal do TH-cam focado em conhecimento, à prática diligente religiosa (que em certos casos conduzem a caminhos que levaram a um "dead end"), todos apenas um meio, que muitas vezes conduzem a práticas/cerimoniais sisudas e anacrônicas. No mais, parabéns pelo trabalho a orientar aqueles que buscam conhecimento através do canal. Conhecimento transborda como em uma xícara de chá. A você vida longa e próspera. Também a todos os seres. No Dhamma. Hélio Cordeiro.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 ปีที่แล้ว +5

      Prezado Irm. Hélio, é um prazer lê-lo e saber que está bem depois de tantos anos. Você está equivocado quanto ao Theravada. Historicamente, com base em uma longa série de evidências históricas, a Escola NÃO É CONTINUIDADE dos Sthaviravadins (termo sânscrito, não pali...), não nasceu na Índia e tem sua origem no século V da E.C., no Sri Lanka. Só se pode falar em Theravada, propriamente dito, após a publicação do Visuddhimaga. Ao longo do tempo, várias sub-escolas theravadins se formaram, com acentuadas diferenças entre si, ao ponto de poder se dizer que, fora a utilização do pali como língua litúrgica e a utilização dos mesmos critérios de ordenação monástica, há pouca coisa em comum entre elas, destruindo a ilusão de uma "unidade Theravada". Se você ler os diversos argumentos postados aqui nos comentários, terá uma longa série de referências bibliográficas sobre a questão e argumentos bastante seguros que rebatem a alegação, sectária e falaciosa, de que o Theravada seria mais "original" e mais "antigo". Grande parte das práticas vistas hoje como "Theravada" (como a meditação Vipassana), são elementos introduzidos bem recentemente (a meditação, por exemplo, voltou a ser praticada por influência Mahāyāna). A falácia de que a Escola Theravada seria mais "antiga e original" foi propagada por membros da Sociedade Teosófica (cujos fundadores, Blavatsky e Olcott, tinham tomado Refúgio e recebido os Panca-Sila no Sri Lanka, das mãos de um theravadim) e por orientalistas que, no final do século XIX, opinaram erroneamente e sem bases documentais sobre o tema. Várias lideranças dentro das sub-escolas Theravada se aproveitaram da "onda" para construir uma propaganda de "originalidade" e conquistar aderentes. O Cel. Henry Steel Olcott, fundador da Sociedade Teosófica e um dos difusores dessa falácia, é até hoje visto como herói nacional no Sri-Lanka, o "boshisattva branco" etc. As Escrituras Budistas mais antigas de que se tem fragmentos e notícia estão em sânscrito, não em pali. Buda não falava pali, mas sim um dialeto pracrítico chamado "magadhi" ou "magadhan". Só mais uma correção: Eu já era do RM quando ingressei na 14 de Julho. Era oriundo da ARLS Arte Nova, n.3000, do RM.
      Namo'mitabhaya
      Añjali.

    • @hcordeiro74
      @hcordeiro74 4 ปีที่แล้ว +3

      ​@@transcendenciaaoamuniz Caro Ir. André. Concordamos sobre as afirmações externas que tendem a inferir conclusões de uma linearidade, gerando proselitismo estéril. Blavatsky é irrelevante, municiando muitas vezes conclusões ocidentais do séc. XIX, com um viés mágico, esotérico ou ocultista que se distanciam do tema. Vipassana (um outro tema) é 'recentemente' reintroduzido no séc. XVIII em países como Burma (hoje Myanmar). Já existia desde o séc. X, quando foi interrompido e retornado no séc. XVIII.
      Vale lembrar: Vipassanā ( Pāli ) ou vipaśyanā ( sânscrito ) literalmente, "visão especial", "especial, visão ( Passanā )", é um termo budista que é frequentemente traduzido como "insight". O Canon Pali descreve-o como uma das duas qualidades da mente que são desenvolvidas ( bhāvanā ) na meditação budista , a outra sendo samatha (acalma a mente). É frequentemente definido como uma forma de meditação que busca "uma visão da verdadeira natureza da realidade", definida como " impermanência " da anicca , dukkha."sofrimento, insatisfação", anattā "não-eu", as três marcas da existência na tradição Theravada , e como śūnyatā "vazio" e natureza de Buda nas tradições Mahayana .
      Como informei: sthaviravadins 383 AC (BCE) (e data do 2 concilio). Marca também o que viria a se tornar o Mahayana. Complementarmente: 250 AC (BCE) Rei Asoka Asoka em Pataliputra (India). Disputas sobre pontos de doutrina levam a mais cismas, gerando as seitas Sarvastivadin e Vibhajjavadin. O moderno Pali Tipitaka é ali essencialmente concluído. 247 AC (BCE): o rei Asoka envia seu filho, Ven. Mahinda , em uma missão para levar o budismo ao Sri Lanka. O rei Devanampiya Tissa do Sri Lanka é convertido. 240 AC (BCE). O filho do rei (Ven. Mahinda) estabelece o Mahavihara (Grande Mosteiro) de Anuradhapura, Sri Lanka. A comunidade Vibhajjavadin que vive lá se torna conhecida como os Theravadins. A irmã de Mahinda, Ven. Sanghamitta, chega ao Sri Lanka estabelece a bhikkhuni-sangha (monjas) no Sri Lanka. 100 AC (BCE) Os cismas no Sri Lanka apontam a necessidade de um registro escrito dos Tipitaka para preservar a religião budista. • O rei Vattagamani convoca um Quarto Conselho, no qual 500 recitadores e escribas do Mahavihara escrevem o Pali Tipitaka pela primeira vez, em folhas de palmeira. O budismo Theravada aparece pela primeira vez na Birmânia e na Tailândia Central.
      Como mencionei, uma linha tempo. Nenhuma alusão a linearidade, escolas, tradicão, Blavatsky ou qualquer outra distração. Theravada é sim bastante antigo. Linearidades, Vipassana e outras inferências já são outra estória. Tal análise e inferência são estéreis.
      Em tempo, para retornar ao assunto do que é relevante e auspicioso, e apontar um caminho àqueles que aqui no canal procuram algo que vá além de discussões do conhecimento em si, ou de uma ou outra posição meramente: (A light in the darkess, maybe?)
      "Com aqueles que são simpatizantes
      discutamos o budismo.
      Com aqueles que têm outras opiniões
      conversemos educadamente, fazendo-os felizes,
      pois as disputas não pertencem à nossa escola,
      sendo incompatíveis com nossa doutrina."
      - (Huineng (6o Patriarca Zen) Daikan Enō, 638-713 -- China)
      ou mesmo:
      "Bodhi não é uma árvore
      nem a mente um espelho brilhante
      Já que tudo é vazio em essência
      onde pode o pó acumular?"
      - (Huineng (6o Patriarca Zen) Daikan Enō, 638-713 -- China)
      ou então:
      • Não praticar o mal, (Sabbapapassa akaranam)
      cultivar méritos, (ku salassa upasampada)
      purificar a mente - (sacittapariyodapanam)
      este é o Ensinamento dos Budas • (etam buddhana sasanam.)
      - (Dhammapada, vers 183.)
      Ayubowan. No Dhamma. Hélio Cordeiro.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 ปีที่แล้ว +2

      Prezado Irm.@@hcordeiro74 , Theravada é antigo, século V da Era Comum, Sri Lanka, mais de 1000 anos após a vida do Buda histórico Śakyamuni. Bem menos antigo do que o pensamento sectário quer fazer crer. A existência real do 2⁰ Concílio é bastante controversa, assim como se considera lendária a formação do Cânone Pali nesse período. Há escrituras Hīnayāna, no Cânone Sânscrito, consideradas anteriores às versões em pali. As Escolas Hīnayāna mais antigas usavam o sânscrito, não o pali. Não pode-se confundir "Hīnayāna" com uma única de suas escolas (e a mais tardia delas), ou seja, a Theravada.
      Inclusive, publiquei uma resenha sobre a tese de livre docência do Prof. Frank Usarski, denominada "O Budismo e as outras", na revista da Escola Superior de Teologia (EST), onde aponto todos os detalhes sobre a questão, alguns citados por você. Em relação a Vipassana, sou seguidor da Escola Tiāntai, cujo fundador escreveu um extenso tratado sobre Şamatha (शमथ) e Vipaşyanā (विपश्यना) denominado 摩訶止觀 (Mohe Zhiguan ou "Mahā Şamatha Vipaşyanā") na China da Dinastia Sui (no ano 594 da Era Comum). Ele não tinha nada a ver com Theravada (que na época estava em período de formação no Sri Lanka ainda), era um budista Mahāyāna seguidor do Sutra do Lótus e do Dazhidulun (大智度論) de Nagarjuna.
      As subdivisões do Theravada Tailandês são as mais influenciadas pelo Mahāyāna e bastante recentes.
      Mais uma observação: A tradução exata de Dukkha não é, propriamente, "dor, sofrimento e insatisfação", mas sim um estado de agitação e inquietação movido pelo desejo.
      Se quiser ler a resenha: www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=ism.edu.br/periodicos/index.php/estudos_teologicos/article/download/51/54&ved=2ahUKEwirm4Dmx6rpAhW4GLkGHYluD80QFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw0B_Gb02ByiSapMI0ewP5E8
      Namo'mitabhaya
      Añjali

    • @hcordeiro74
      @hcordeiro74 4 ปีที่แล้ว +3

      @@transcendenciaaoamuniz
      Caro Ir. André. Relendo algumas obras da bibliografia por você citadas em posts anteriores:
      1. Buddhist Sects in India"- Nalinaksha Dutt (2007) (Mahayana)
      2. An Analytical Study of Four Nikayas" - Dipak Kumar Barua (1971)
      3. "Indian Buddhism" - A.K. Warder (2008) (Mahayana)
      4. "Indian Buddhism - A Survey with Bibliographical Notes" - Hajime Nakamura
      5. "Studies in the Origins of Buddhism" - Govind Chandra Pande (2006) Studies in Mahayana)
      6. "A Short History of The Twelve Japanese Buddhist Sects" - Bunyio Nanjio (Hinayana)
      7. "The Essentials of Buddhist Philosophy" - Junjiro Takakusu.
      Obras 6 e 7 interessantes. Entendo sua posição quando cita Hinayana.
      Adicionando à lista, segue trecho do próprio autor Dr. Dipak Kumar Barua (o mesmo da obra 2. An Analytical Study of Four Nikayas" mencionado por você em posts anteriores), cuja obra posterior de 2013 "Similarities and Differences between Theravada and Mahayana Buddhism" (de 2013), menciona:
      >> "The Theravāda School of Buddhism was formally established at the Third Buddhist Council during the time of Emperor Asoka in the 3rd Century B.C. ..."
      versus:
      (sua citação: Theravada é antigo, século V da Era Comum, Sri Lanka, mais de 1000 anos após a vida do Buda histórico Śakyamuni.)
      Ayubowan.
      No Dharma.
      Hélio.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 ปีที่แล้ว +6

      @@hcordeiro74 , o fato da obra ser boa não quer dizer que não contenha incorreções, causadas pelo estado das pesquisas na época de sua composição. Como já escrevi, há sérias dúvidas sobre a existência histórica de tal Concílio. Sobre a Theravada, não há qualquer dúvida de que se estabeleceu no Sri Lanka, no século V da E.C., tendo como marco regulatório a difusão da obra Visuddhimaga. Havia outras Escolas Hīnayāna bem anteriores a ela. O Cânone Sânscrito contém os equivalentes às mesmas obras que o Cânone Pali. Há extensas referências de Escolas Hīnayānistas que utilizavam o sânscrito e não o Pali, escolas que, por exemplo, estavam fixadas na China e no Japão. Na China, por exemplo, desde o século I da E.C. e no Japão desde o século VI e VII (as chamadas "Nanto Rokushu", ou "Seis Escolas do Período Nara") e não tinham nada a ver com Theravada.

  • @alipioraposo5954
    @alipioraposo5954 4 ปีที่แล้ว +4

    Finalmente achei uma explicação clara,estudada..grato pela luz!

  • @samuelcarvalho2712
    @samuelcarvalho2712 4 ปีที่แล้ว +4

    Seus vídeos me apresentaram um "mundo" totalmente novo
    Como foi sua trajetória do catolicismo ao budismo ? E pq "escolheu" esse ramo da Tradição primordial?

  • @guilhermeriedel6358
    @guilhermeriedel6358 5 ปีที่แล้ว +4

    Fala sobre Budismo Bon e suas influências. E também se existe alguma tradição de magia no budismo . Agradeço!

  • @danielgustavokaemmerer3562
    @danielgustavokaemmerer3562 5 ปีที่แล้ว +1

    Gostei muito do video! Parabéns pela segurança e conhecimento.

  • @franciscofaraco2244
    @franciscofaraco2244 4 ปีที่แล้ว +2

    Saudações!
    O irmão poderia deixar alguns links de Tradições Budistas fidedignas aqui no Brasil a fim de que eu possa pesquisar mais a respeito?
    Desde já agradeço!

  • @daviribeiro5550
    @daviribeiro5550 5 ปีที่แล้ว +8

    Obrigado pelos seus vídeos sobre budismo, tenho interesse. Na sua avaliação, a escola Soto Zen é ortodoxa? Se possível, gostaria de um vídeo sobre esse segmento. Sucesso.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +10

      Pergunta bastante complexa...A 曹洞宗 (Caodong Zong) é uma coisa, a Soto-Shu é outra bem diferente...O Zen japonês e o Chan chinês são bem diferentes...O Chan já é problemático em se tratando de ortodoxia, o Zen é ainda bem mais...Eu teria que explicar muitos pontos a você para uma compreensão abrangente. Infelizmente o espaço aqui é exíguo...

    • @nielsensaul
      @nielsensaul 5 ปีที่แล้ว +3

      @@transcendenciaaoamuniz , seus vídeos são bastantes claros e de muita instrução. Como é evidente sua busca e seus encontros, venho reforçar a solicitação do amigo Davi Ribeiro, acima, e peço que faças um vídeo sobre a Soto Shu para que possamos estudar contigo. Como o tema é extenso, creio que um vídeo ajudaria bastante como fonte de pesquisa. Agradeço por seu empenho e por sua brilhante ajuda.

    • @luiscarlossimoes7023
      @luiscarlossimoes7023 4 ปีที่แล้ว +2

      Confuso mesmo André, eu não entendo nada sobre o budismo, e qual escola é mais tradicional?

  • @hermanocpimentel
    @hermanocpimentel 5 ปีที่แล้ว +6

    Mas deixando de lado essa discussão de quem é o mais original, mais antigo, fiel, etc...existem realmente grandes diferenças profundas nos ensinamentos?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +12

      Olá Hermano, obrigado pela participação. Sim, existem diferenças profundas. Os sutras ensinam que o Hīnayāna é um ensinamento provisório, um "meio hábil" (upāya) para aqueles que ainda não têm a capacidade de compreender o Mahāyāna. O Hīnayāna seria um tipo de "preâmbulo" para o verdadeiro ensinamento de Buda. As seitas Hīnayāna, que se cristalizaram nesses ensinamentos provisórios, são fruto de um processo de decadência, de transformação do Buddhadharma em um moralismo desprovido de toda metafísica verdadeira. Ao contrário do que muitos orientalistas iludidos do século XIX e XX acreditavam, o Hīnayāna está longe, muito longe, de ser o "Budismo Original". Em vez disso, trata-se de um ensinamento preparatório, vestibular, que deveria ser transcendido pelo Mahāyāna Provisório e pelo Mahāyāna Definitivo (o Ensinamento Perfeito 圓教), mas que, por conta de decadência na Sangha, acabou sendo adotado por muitos como definitivo e causando a divisão histórica entre o Mahāyāna e o Hīnayāna...Um forte abraço!

    • @hermanocpimentel
      @hermanocpimentel 5 ปีที่แล้ว +2

      @@transcendenciaaoamuniz Obrigado!

  • @dr.evandrobarros
    @dr.evandrobarros 5 ปีที่แล้ว +9

    Parabéns pelo conteúdo! Poderia fazer um vídeo sobre o Budismo de Nichiren Daishonin (especificamente o da Soka Gakkai)?

    • @douglasgarcia547
      @douglasgarcia547 4 ปีที่แล้ว +1

      @evan_monbar vc ainda segue o budismo nichiren na bsgi?

    • @agcf20
      @agcf20 3 ปีที่แล้ว +1

      Também tenho muita curiosidade sobre o assunto

  • @catoliconeofito7309
    @catoliconeofito7309 5 ปีที่แล้ว +5

    Olá... Qual a melhor obra, em português, para um começo sério e seguro de estudo do Budismo?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +11

      "A Doutrina do Despertar" de Julius Évola.

    • @catoliconeofito7309
      @catoliconeofito7309 5 ปีที่แล้ว +1

      @@transcendenciaaoamuniz
      Muito grato pela orientação.

    • @catoliconeofito7309
      @catoliconeofito7309 5 ปีที่แล้ว +3

      @@transcendenciaaoamuniz
      Professor André Muniz,
      Tudo bem com o senhor?
      O senhor conhece a obra "Ensinamentos do Buda - Uma Antologia do Cânone Páli", organizado e traduzido por Nissim Cohen? Em caso afirmativo, qual a sua opinião sobre ele?
      Desde já, obrigado pela disponibilidade. Abraço fraterno.
      P.S. Não comprei ainda "A Doutrina do Despertar" porque não o encontro em português. Vou tentar com alguém de Portugal ou vou mesmo ler uma opção em espanhol.

  • @euricoraimundo9221
    @euricoraimundo9221 4 ปีที่แล้ว

    Muito boa a explanação do assunto. Pergunta:
    - Você acha que os livros traduzidos pelo Michael Beisert são fonte confiáveis para estudar o budismo?
    - Quais escolas são Hinayanas e Mahayanas? (Quero saber para aprofundar meus estudos).
    Quais livros você aconselha para ter melhor esclarecimento a respeito do budismo e não sermos enganados?
    - O Tripitaka on-line e seguro para estudar budismo?
    Desde já muito obrigado e Parabéns pelo vídeo.

  • @Gugu4672-t3w
    @Gugu4672-t3w 5 ปีที่แล้ว +11

    Olá,
    Mas até onde eu sei, a tradição Theravada é considerada a mais original não pela sua antiguidade, e sim pela ênfase dada aos textos que se acreditam estarem mais próximos do Buda histórico, os cânones em pali, os quais também são aceitos pelas escolas Mahayana que eu conheço, mas não com a mesma ênfase e "exclusividade" que o Theravada dá aos mesmos.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +11

      Olá Gugu Taufemback, obrigado pela participação. A premissa de que os textos em páli são os mais originais ou mais antigos é falsa. Os textos mais antigos de que se têm notícia estão em sânscrito. Havia grupos de hinayanistas bem mais antigos que os Theravadin que usavam textos em sânscrito. Todos os estudos mais acurados indicam que a "simplicidade" dos textos usados no Theravada são, na verdade, indício de decadência e de perda de elementos, não de originalidade. É impossível que o mais possa provir do menos, que o superior venha do inferior. A cisão da Sangha entre Mahāyāna e Hinayāna não partiu do fato do Mahāyāna ser "o novo", mas sim do Hinayāna ser um rebaixamento, uma cristalização no apego às regras e às formas de um determinado período (o que o Dharma chama de "silavrata paramasa" e é um dos grilhões à Iluminação). O Hinayana tenta justificar seu apego à forma e sua obsessão reducionista por regras e padrões periféricos, designados para uma determinada época (que já passou há muito tempo) e local, com a alegação de originalidade ou de "maior proximidade". No entanto, ao estudarmos as antiguidades indianas budistas, veremos muito mais elementos de apoio à originalidade do Mahāyāna do que ao Hinayāna. Infelizmente, tais estudos são bem pouco conhecidos fora de meios especializados e os aderentes do Theravada continuam com a cantilena de pretensa originalidade (cantilena essa espalhada no Ocidente por Mme. Blavatsky e seu fiel escudeiro Henry S. Olcott). Uma boa analogia seria a dos puritanos protestantes, com seus apegos ao modo de vida no século XVIII e XIX querendo se dizer mais tradicionais que os católicos romanos ou ortodoxos...O fato de viverem em comunidades fechadas (como os Amish), de não usarem luz elétrica ou de se vestirem como no século XIX não os torna mais tradicionais que os católicos romanos com luz elétrica, hospitais modernos, celulares, computadores etc. Da mesma forma, todo o aparato visual do Theravada e seu apego ao modo de vida específico do sudeste da Ásia de 1500 anos atrás não os torna mais "originais" e nem mais tradicionais. Um abraço!

    • @Gugu4672-t3w
      @Gugu4672-t3w 5 ปีที่แล้ว +4

      @@transcendenciaaoamuniz Obrigado pelos esclarecimentos. O que eu havia lido até agora é que os sutras em pali haviam sido recitados pelos primeiros discípulos de Buda, e sobrevivido como tradição oral até serem escritos. Não sabia que haviam outras escrituras budistas anteriores aos mesmos. Você saberia me indicar algum estudo ou livro sobre essa questão histórica dos registros escritos?
      Obrigado.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +10

      @@Gugu4672-t3w , na verdade o páli é uma língua literária, ou seja, nunca foi uma língua com a qual a Sangha se comunicou. É uma língua artificial, criada para a recitação (a palavra "páli" significa isso). Há alguma confusão em relação às questões linguísticas pois alguns grupos tentam identificar o dialeto de Magadha (Magadhi ou Magadhan) falado pelo clã Śakya,com o páli, o que não é verdade. Recomendo a você que busque pelos escritos de Nalinaksha Dutt onde ele traz extensos estudos em relação aos grupos budistas na Índia, suas divisões e sub-divisões, bem como em relação ao Mahāyāna na Índia. Outra coisa importante, o Mahāyāna não precisa do cânone páli pois têm as mesmas escrituras (ainda mais completas) no cânone em sânscrito. Os Nikaya, por exemplo, estão contidos nos Ágama-Sutra. Um abraço!

    • @Gugu4672-t3w
      @Gugu4672-t3w 5 ปีที่แล้ว +2

      @@transcendenciaaoamuniz obrigado. Vou pesquisar. Abraços! 🙏

    • @sofiacms6375
      @sofiacms6375 5 ปีที่แล้ว +1

      Com certeza que o senhor desconhece a obra "Voz do Silêncio" e o quão exemplificativa é do que é o Mahayana. Não é ético falar mal de outros seres que claramente desconhece para se salientar ... Quanto aos Brâmanes é perfeitamente sabido da decadência que lhes aconteceu como aliás acontece em todas as religiões.

  • @joaovernieri8409
    @joaovernieri8409 ปีที่แล้ว +1

    André, O buda realmente ensinou dois veículos? Mahayana e Hynayana?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  ปีที่แล้ว

      No Sutra do Lótus está escrito que os Veículos são meios-hábeis, pois o Buda ensina o Veículo Uno (Ekayāna).

  • @Samuel23807
    @Samuel23807 7 หลายเดือนก่อน +1

    O que acha do Budismo Terra Pura Chinês da linhagem do mestre Shandao?

  • @lili6854
    @lili6854 4 ปีที่แล้ว

    Obrigada . Gostei muito

  • @Seventh540
    @Seventh540 ปีที่แล้ว

    Qual budismo recomendam pra um iniciante?

  • @ouvidodelotus
    @ouvidodelotus 5 ปีที่แล้ว +9

    Sobre essa coisa da frescura de se usar o termo Hīnayāna. Um tempo atrás estava passando o olho numa tradução em inglês do 大乘起信論 de Aśvaghoṣa e nem precisou muito, o tradutor (estudioso, acadêmico e "reconhecido" estrangeiro - publicou através de uma famosa sociedade internacional de promoção do Budismo) omite a palavra 大乘 já no título e justifica num comentário que "Mahāyāna deve ser entendido ... como o Absoluto e não como o Budismo Mahāyāna sendo distinto do Budismo Hīnayāna"..... É mole?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +9

      A lógica desse povo é de arrepiar...Se o Mahayana é "absoluto", nada pode existir fora dele...Ou seja, o Theravada, obrigatoriamente, estaria dentro do Mahayana, o que anularia quaisquer necessidades de distinção...É muita marmotagem.

  • @thiagomiguelr3971
    @thiagomiguelr3971 3 ปีที่แล้ว +1

    Mas para se definir qual é o mais "original"...seria preciso conhecer essa "metafísica original"
    Parece-me que no vídeo isso é associado a "metafísica hinduísta", no entanto, seria necessário conhecer as evidências, motivos ou referências que sustentam essa associação. Qual o critério para originalidade? Ser mais "antigo"? Estar mais de acordo com a suposta "metafisica original" ? Quanto ao 'hinayana' e 'mahayana', penso ser pertinente chamar de acordo como o grupo em questão se autodenomina.

  • @lucaspasqualini
    @lucaspasqualini 4 หลายเดือนก่อน +1

    Theravada com muitas regras???
    Em templos japoneses só pra sentar em zazen tem mais passos do que a morte do cisne...
    Parece quartel

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 หลายเดือนก่อน

      @@lucaspasqualini pesquise sobre um negócio chamado "Patimokkha-sutta", quem sabe você acha algo.

    • @lucaspasqualini
      @lucaspasqualini 4 หลายเดือนก่อน

      @@transcendenciaaoamuniz é o código da disciplina monástica. Nao da disciplina leiga.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 หลายเดือนก่อน

      @@lucaspasqualini sério? Não diga! Theravada inclui leigos e monges. Eu não me lembro de ter dito que as muitas regras eram para os leigos.

  • @samuellucena4270
    @samuellucena4270 5 ปีที่แล้ว +4

    Acredito que essa impressão de originalidade ocorra tbm, pq ao ler o Canon Pali e observar os monges de diversas escolas os Theravada parecem seguir mais fielmente as escrituras, até em termos de método de meditação ser seguida como está escrito no Canon Pali como sendo orientado pelo Buda... Isso me gera a seguinte dúvida: seria o Canon Pali uma fabricação posterior e tendenciosa "não original" como é o Sutra do Lótus e do Prajna Paramita? O que podemos acreditar que tenha realmente vindo do Buda?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +15

      Olá Samuel, o Theravada só voltou a praticar meditação há pouquíssimo tempo atrás e sob influência do sucesso do Zen no Ocidente...Antes disso haviam abandonado qualquer meditação, acreditando que só seria possível se iluminar depois da vinda de Metteyya (Maitreya em páli). Mais um, dos muitos equívocos, que as pessoas cometem em relação à pretensa "originalidade" deles. O Sutra do Lótus é a síntese mais elevada de toda a Doutrina Budista, assim como a coleção Prajñaparamita. As escrituras budistas só começaram a ser produzidas por volta de 300 anos após a morte de Buda. Sendo assim, a discussão sobre ter vindo "realmente" da pessoa de Śakyamuni não faz sentido. O que importa é a doutrina ali exposta, não a individualidade que a expôs. Abraço!

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +6

      By the tenth century C.E., vipassana meditation appears to have fallen out of practice in the Theravada school. By the time it was commonly believed that the religion of Gautama Buddha had so declined that liberation through insight could no longer be attained until the advent of the future Buddha Metteyya (sanskrit, Maitreya) many eons from now. In the early eighteenth century, however, renewed interest in the Satipatthana Sutta (Discourse on the Foundations of Mindfulness) led to a revival of vipassana meditation in Burma (Miyanmar). After encountering initial resistance, the practice of vipassana was endorsed by Burmanese sangha and embraced by royal court. By the late ninetheenth century, a distinct praxis and organization pattern had emerged that set the stage for the modern vipassana movement of the twientieth century. Led chiefly by reform minded scholar-monks, a variety of simplified meditation techniques were devised based on readings of the Satipatthana-sutta, the Visuddhimagga (Path to Purification), and related texts. These techniques typically follow the method of bare insight. The teaching of vipassana also prompted the development of new Buddhist instituitions called wipathana yeiktha or insight hermitages. Initially attached to monasteries, these evolved into independent lay oriented meditation centers. A related develepment was the rise of personality cults devoted to veneration of prominent meditation teachers as living arhats. In terms of impact, the populatization of vipassana represents the most significant development in Burmanese Buddhism in the twentieth century. Thailand has also witnessed a revival of vipassana practice in the modern period, and both Burmese and Thai meditation teachers have been instrumental in propagating vipassana in Sri Lanka, India and the West.
      Robert Buswell (Ed.). Encyclopedia of Buddhism. Macmillan Library Reference, 2003. pp.889-890

    • @samuellucena4270
      @samuellucena4270 5 ปีที่แล้ว +3

      @@transcendenciaaoamuniz Muito obrigado pelo esclarecimento. Em relação ao Sutra do Lótus e Prajnaparamita eu ainda tenho dúvidas, sendo ele uma síntese de ensinamentos originais e mais elevada, pq não é aceita por todas as escolas? Vejo que esse Sutra e essa coleção causam muita polêmica por muitos afirmarem que são fabricações de eruditos pouco baseadas nos ensinamentos originais...

  • @julioaraujo5120
    @julioaraujo5120 2 ปีที่แล้ว

    Qual sua opinião sobre o budismo Chan?

  • @mariohenriquearaujoaraujo.
    @mariohenriquearaujoaraujo. 8 หลายเดือนก่อน

    Eu me converto ao budismo no dia que algum monge demonstre na logica o nirvana.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  8 หลายเดือนก่อน

      Acredito que nenhum monge vá se preocupar muito com sua conversão ou com o que você acha que seja nirvana...

  • @claudiooliveira3644
    @claudiooliveira3644 5 ปีที่แล้ว +4

    ANDRE : esse tema Budismo e showwwwwwwwwww gosto muito penso eu que tem tudo haver com minhas buscas espirituais com o verdadeiro EU. Em outro video te perguntei se o Buda Maitreya , tem o rosto do ocidente se isso e uma verdade. se existe uma estatua do Buda MAITREYA acho que voce nao viu,
    VOCE NAO ME RESPONDEU????

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +6

      Olá Cláudio, obrigado por seu comentário. De fato, não lembro de ter visto sua pergunta, desculpe. De qualquer maneira, vamos tentar respondê-la agora. Há muitas imagens antigas com feições ocidentais. Havia uma riquíssima cultura budista na Ásia Central (região do Paquistão e Afeganistão atuais), com elementos gregos. Há, inclusive, imagens que retratam deuses gregos como sendo divindades budistas (o caso mais famoso é o do "Hércules-Vajrapani"). O surgimento de imagens no Budismo é clara influência da cultura helenista. As imagens antropomórficas mais antigas são em estilo ocidental, inclusive a de Maitreya. Há um mito de que o Budismo seria coisa da etnia amarela, mas isso não corresponde à realidade. Buda, segundo as fontes mais antigas, era caucasiano. Muitos dos missionários budistas indianos que alcançaram a China no primeiro século da Era Comum, eram homens brancos de olhos claros (como é retratado em algumas pinturas). Eram os caucasianos da Índia e da Ásia Central que ensinavam aos amarelos, não o contrário. O sr. Tenzyn Gyatso, vulgo "14° Dalai-Lama", em uma de suas muitas declarações esdrúxulas, alegou que os ocidentais deveriam se curvar aos amarelos por serem eles os supostos"detentores" da ancestralidade budista. Nada mais falso! Até nossas línguas com raízes latinas são do ramo Indo-Europeu, ou seja, o mesmo do Sânscrito e do Páli, as línguas literárias da doutrina budista. Se há imagens no Budismo, deve-se agradecer aos gregos...Grande abraço!

    • @claudiooliveira3644
      @claudiooliveira3644 5 ปีที่แล้ว +2

      @@transcendenciaaoamuniz ANDRE OBRIGADO PELA RESPOSTA .

  • @izabelbragasantana6138
    @izabelbragasantana6138 4 หลายเดือนก่อน

    Entao na sua opinião qual o mais original?

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  4 หลายเดือนก่อน

      @@izabelbragasantana6138 o que se aproxima mais do "Budismo Indiviso", ou seja, anterior à divisão entre Mahāyāna e Hīnayāna, é o Mahāyāna Ortodoxo Sino-Japonês. Por estranho que possa parecer, foi onde o maior número de tradições da Índia budista foi conservada.

  • @velhoemomarxista7734
    @velhoemomarxista7734 2 ปีที่แล้ว +1

    Gostaria de saber sobre o budismo moderno (Kadampa)

    • @kaykysantos2405
      @kaykysantos2405 2 ปีที่แล้ว +2

      Vários escândalos de assédio e sectarismo nessa tradição aí

  • @mindmaster6590
    @mindmaster6590 3 ปีที่แล้ว

    Qual a escola mais antiga da linha Hinayana?

  • @Ryanlums
    @Ryanlums 6 หลายเดือนก่อน

    Budismo era contra castas???

  • @joaovernieri8409
    @joaovernieri8409 ปีที่แล้ว +1

    André, o visuddhimagga nao é o Canone Theravada. O Canone theravada é o tipitaka, esse data 250 anos após a morte de Buddha, provavelmente durante o terceiro conselho budista. Portanto, existem evidências sim que o Budismo theravada se BASEIA em textos mais antigos que os Mahayanistas. Mas certamente o theravada não é o Sravakayana, e sim uma escola que deriva dessas pois tem as mesmas bases.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  ปีที่แล้ว +1

      Eu não afirmei que o Visuddhimaga é o "cânone" Theravada. Afirmei que a Escola Theravada foi CRIADA tendo como base o Visuddhimaga, no século IV da e.c. no Sri Lanka. O Tripitaka ou "Tipitaka" em Pali, é bem mais recente do que 250 anos após a morte de Śākyamuni. Tome cuidado ao tentar "corrigir" sem sequer entender direito o que foi falado ou apenas com base em informações sectárias. Essa "lenda" de que Theravada é mais "original" ou "mais" antiga, surgiu no século XIX e começo do século XX, com orientalistas desavisados influenciados por literatura teosofista. Sravakayāna (Veículo dos Ouvintes) é diferente de Sthaviravada, que foi o que eu falei e você, na pressa de "refutar", nem ouviu direito. Em resumo, você quer "argumentar" sem nem entender direito o que foi falado no vídeo, confundindo termos e achando que vai "lacrar" nos comentários...Menos, Dom Quixote.

  • @antoniomollaco5332
    @antoniomollaco5332 4 หลายเดือนก่อน

    Me desculpem, mas o ensinamento transmitido nesse video não corresponde a verdadeira doutrina da tradição Theravada.

    • @angelohenrique6348
      @angelohenrique6348 หลายเดือนก่อน

      É só isso o teu comentário? Ta bom .................

  • @luispaucar6996
    @luispaucar6996 5 ปีที่แล้ว +2

    Gostei. Muito culto.
    Evite o abuso dos "né".

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +8

      Oi Luis, eu juro que tento...Mas sou filho de caipira mineiro com caipira paulista...Né messssmo? Rsrsrsrsrs...Obrigado pelo toque e pela participação, grande abraço!

    • @The_DarkPoet
      @The_DarkPoet 5 ปีที่แล้ว +3

      @@transcendenciaaoamuniz "Né", "modeuvê" kkkkkkkkkkkk quem cresceu nesse meio sabe.

    • @transcendenciaaoamuniz
      @transcendenciaaoamuniz  5 ปีที่แล้ว +4

      @@The_DarkPoet exatamentchh, nossinhóra!

    • @The_DarkPoet
      @The_DarkPoet 5 ปีที่แล้ว

      @@transcendenciaaoamuniz 😂😂😂

  • @pedromoreira3137
    @pedromoreira3137 5 ปีที่แล้ว

    Vice caracterizou o theravada como o mahayano e o mahayano como theravada. O mahayano é mais literal do que o theravada e o theravada é mais metafisico

  • @maneloumuamua7430
    @maneloumuamua7430 5 ปีที่แล้ว

    Mim indica livros budistas