Poder é poder alguma coisa
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Como NÃO se deve abordar um assunto desse tipo.
Trecho aula 560(27/03/2021)
Poder secreto, mapa da ignorância, movimento histórico, elite mundial...
-------------------------------------------------------------------------
Telegram t.me/opropriolavo
Facebook - olavo.decarvalho
Instagram - @Opropriolavodecarvalho
TH-cam - / olavodeca
----------------------------------------------------------------------------------
Livraria do seminário de filosofia - livraria.semina...
Artigos e apostilas olavodecarvalho...
---------------------------------------------------------------------------------
Assista mais em: www.seminariod...
Olavo de Carvalho
Sempre um prazer ver e ouvir um sábio.
E uma oportunidade unica
O professor Olavo de Carvalho não, somente, explora as temáticas político-filosóficas no campo do debate, mas, também, nos ensina a maneira correta de explorá-las para não ficar apenas na superficialidade do discurso.
Esse vídeo me lembrou o diálogo Eutífron.
Professor Olavo de Carvalho seu conhecimento é extraordinário!
Putz o Véio é bão mesmo. Ciência política não tem ninguém que chega perto
Professor Olavo é simplesmente genial.
Valeu DanielMota , muito obrigado por mais esta postagem !
Valeu Fernando
Obrigada por postar,é bom ouvir os comentários dele,eu estava um tanto assustada com os assuntos sobre a elite mundial,mas a sabedoria abre caminhos e fortalecer a fé em Deus é ótimo. Fique com Deus.
O professor aparenta estar bem melhor, graças a Deus 🙏🏻
Obrigado por mais este trecho Daniel ! 🤝🏻
Valeu Luís
Também percebi isso, inclusive, pensei que fosse vídeo de uns 8-10 anos atrás.
@@MrGunnerPunk é que ele estava no hospital esses dias atrás, mas ja melhorou, vc pode ver nos novos vídeos
Saudades do professor Olavo
Quando o professor fala parece tão óbvio. Mas hoje em dia o óbvio se tornou um conhecimento secreto.
Excelente.
Conhecer tudinho . Estudar e observar sempre e assim mesmo vai ficar faltando 📖📖📖📖
Por isso ler o dicionário é sempre bom quando vai se mergulhar em assuntos que ainda não dominamos, pois existem palavras que contém um conjunto muito grande de códigos compactados em apenas uma palavra, agora imagine ler um texto de 10.000 palavras e dentro destas tiverem umas 100 palavras que contenham significados compactados e até algumas vezes contraditórios ou com conteúdo que se modificou durante a história, por isso saber quando o livro foi escrito é importante e ver em que contexto a palavra foi usada e tem mais um complicador, quando o livro é traduzido pode se perder o significado que o escritor quis associar até mesmo pela palavra ter outro significado em outro país ou além disso a palavra ter tido um significado no outro país em determinado período histórico.
Este é um tipo de preocupação de quem já leu centenas de livros principalmente de outros períodos da história e traduzidos de outras línguas.
Muito pelo contrário, "Luskawitt". Buscar conceitos em dicionários é como querer se alimentar com as representações gráficas do cardápio. A despeito dos signos até manterem certa estabilidade a ponto de serem dicionarizados, quando vamos mergulhar em assuntos os quais não dominamos, por mais contrario sensu que possa parecer, é sempre bom nos afastarmos pra valer desse tipo de obra, ter muita calma e observar por tempo suficiente "o quê" estamos buscando dominar até formarmos mentalmente uma "figura" provisória do que se trata. Por exemplo: digamos que você está buscando analisar o que comumente se chama "dominação". Experimente olhar o verbete dicionarizado e tirar orientações para você. Só obterá confusões.
Esse momento prévio prescinde de outros materiais que não o seu interesse legítimo no assunto.
Em primeiro lugar, devemos imaginar o que se entende por "dominação" no círculo social mais imediato (início do processo de expansão do "horizonte de consciência" sobre aquele assunto em relação às pessoas consultadas; "o que elas sabem para falar o que estão falando?"), até como medida de distinção das definições mais elaboradas inquiridas adiante. Não é algo tão fácil quanto parece, pois demanda tempo e certamente colherá muitas "bobeiras", porém mesmo elas podem ser úteis, já que partimos do ponto que não conhecemos muito sobre o assunto. Colha-as, reflita não muito demoradamente, mas com vigor no máximo moderado, pois logo, logo precisará de fôlego.
Em segundo lugar, é necessário subir progressivamente até chegar à "opinião dos sábios" sobre aquele assunto. Como em uma caminhada, durante o percurso terá aprendido muitas coisas que não são "dominação" (sedução, chantagem, etc, etc, etc), como se estivesse marcando os pontos na estrada para onde não ir, até obter a definição mais cristalina possível, em medida tal que até SUA própria definição inicial de "dominação" -- naturalmente provisória -- pode se distinguir radicalmente da que se obteve depois.
Você chegou à "opinião dos sábios". Parabéns. Muitas pessoas não chegam aqui, mas ainda não é tudo. Você chegou ao topo da montanha e pode construir um castelo para convidar aqueles amigos mais diletos com o objetivo de refletir muito mais sobre o assunto. Em última instância, é essa convivência que deve-se buscar nos estudos.
Agora "dominação" não é mais analisado no sentido vulgar nem do populacho, nem do "cidadão médio", tampouco apenas no círculo social intelectualmente aristocratizado. Você não contará com a proximidade dos dois primeiros, no entanto ante a provocação adequada desse último grupo, observando situações concretas de "dominação" poderá requintar o que se pensou até então.
Em TODAS as fases, porém, é estritamente necessário relacionar com a maior exatidão possível em cada uma delas o que se está buscando compreender com "a que o assunto se liga numa situação concreta", com o que se liga na realidade. Na primeira fase pode-se exigir um pouco menos, mas conforme vai-se obtendo progresso, a exigência deve ir aumentando. É importante frisar que quanto mais simbólico for o assunto pesquisado, mais dificuldades terá de fazer o encaixe na realidade devido ao grau de abstração exigido. A partir daí, extraído o máximo do seu raciocínio humano limitado, só Deus poderá te mostrar algo além. É o tal do "você e Deus", pois certos conhecimentos assim adquiridos podem muito bem ficar incomunicáveis.
Posso estar falando um bando de bobagens, mas pelo que pude depreender da definição (ela mesma filosófica por excelência) da filosofia do Professor Olavo de Carvalho quanto à unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa e também do método proposto para análise de Ciências Sociais, creio que o caminho é meio que por aí.
Espero que eu tenha me feito entender.
@@triviumadvocacia762 Meu comentário é mais sintético e aborda mais pontos.
Contexto, aula 1.
Leia um livro complexo antigo de 500 páginas, após ler mais uns 100 livros de vários períodos no tempo nos anos seguintes volte a ler o mesmo livro de 500 páginas e terá insights que não teve na primeira leitura.
@@LUSKAWITT_O_Apocalipse_é_agora Você fez isso quantas vezes?
@@triviumadvocacia762Qual a sua idade? E quantos livros já leu?
Se for jovem saiba que quem é mais velho que vc teve mais horas disponíveis para leitura do que vc, isso não quer dizer que tenha lido mais que vc mas sim que pode ter lido mais que vc. Pois o fator tempo é indispensável para o acumulo de horas lidas.
A foto do meu perfil, não é minha, minha idade não representa a idade da pessoa na foto muito menos a cor de pele.
As coisas não são o que parecem.
Vc quer a pílula azul ou a vermelha?
Sempre que fizer o que foi descrito lera de forma diferente um livro, o acumulo de informações traz um leque maior de intepretações.
Não sou um grande leitor, serei quando tiver mais tempo livre. Sou o tipo de cara que escreve e do qual os outros leem e falam. Apesar de não ter nenhuma publicação ainda. Pois ninguém lê.
Farei vídeos expondo muitas ideias em breve, desta forma se impacta mais pessoas. Em uma sociedade tik tok um vídeo de 30 minutos é como um livro de 500 páginas. A humanidade virou farelo.
30 anos é pouco para as coisas que falo e já falo dês de os 28, só vejo caras de 35, 40, 50, 60 anos falando as coisas que eu falo.
Não vou morrer antes de ser feliz,
TOP!
Carvalho dura séculos. Árvore que prevalece por gerações
🙏🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇱🇹🇱🇹🇱🇹👏👏👏 Glücklichwuch, Philosofer Olavo!!!
Valeu por postar, Daniel!
Não concordo com tudo o que Olavo diz, mas, neste caso, ele foi perfeito.
Valeu Daniel Mota tmj
Eu quem agradeço
Realmente, no Brasil existem uma maioria esmagadora de "politiqueiros". Políticos? Dá para contar na mão direita e olhe lá. Sem contar os Analfabetos Funcionais que cresceram em escala exponencial, nestes últimos 20 anos.
Tomando um exemplo professor Olavo, lhe pergunto:
Estaria um policial revestido de um poder delegado pela autoridade de sua função, prender alguém que estaria sentado em uma praça, usando mascara e que não está oferecendo perigo a quem quer que seja? (Considerando que seu direiro de ir e vir estão guardados pela carta magna).
Preciso compreender como poder e autoridade se mesclam em determinado momento.
Não sou o professor, mas se me permite, já meditei sobre esse questionamento, e acredito que nesse caso seja estupidez pura, a ânsia de oprimir o próximo, violação de carta magna sobre direitos fundamentais, nada mais, nem pode ser considerado um poder ou autoridade.
@@rafael4795 Obrigado por sua resposta Rafael. Ela se ajusta ao que penso, principalmente quando se trata de estupidez. Ė muito perigoso delegar autoridade e poder para um indivíduo despreparado e que não sabe os limites de sua autoridade e poder.
Esse video é reciente.
Sim é recente
Quero deixar uma pergunta,
Para vencer o extremismo da esquerda é preciso ser 2x mais estremista do que eles próprios?
ul ŋ r ə m aɪ nj u. Dois já passaram. O terceiro estará pronto.
Amo esse velho ❤️
Daniel, você se incomoda se eu compartilhar alguns desses trechos no meu instagram???
Fique a vontade e não esqueça de dar os créditos ao nosso canal. Abraço
@@danielmota você tem instagram? Eu te março nas postagens.
Sempre falta o referente!!!
É isso aí
❤️
Atrasadão mas eu cheguei
Q se dane..
Eu vou resistir a tudo e a todod
Complicado demais . Você tem que estudar muito 🗞️📰🗞️📰🗞️📜📜📖📖📖📖📖🤓🤓🤓🤓🤓🤓🤓
Uma família com aparência maravilhosa poderiam destruir seus filhos e netos for ever and ever
Para o algoritmo te ajudar
Brigadão
Oi
oi
Crianças sao frágeis e por isso..perdi minha vida
O professor Olavo de Carvalho não, somente, explora as temáticas político-filosóficas no campo do debate, mas, também, nos ensina a maneira correta de explorá-las para não ficar apenas na superficialidade do discurso.
Uma família com aparência maravilhosa poderiam destruir seus filhos e netos for ever and ever