Porque fazer vídeo "conciso"? Adoro seu pensamento filosófico, suas divagações profundas, suas ideias abertas e abrangentes...Daí, na ânsia de fazer o vídeo menor, vc falou muito rápido. O que é ruim...porque o assunto é profundo. Se nos disponibilizamos a assisti-lo é porque nos interessamos pelo que diz, então, pode falar mais devagar, por favor. Obrigada por mais essa aula!! Abraço!
A verdade dói e da medo . Elaborar para tentar fazer não repetir é importante . O qto antes conseguirmos fazer isso , mais rápido lidaremos com a verdade e o sofrimento . Mas temos que querer elaborar !!!!!!
Você nem imagina como as sessões de análise e este canal tem me ajudado. Estou descobrindo um Leonardo que eu ainda não conhecia, e nunca vou conhecer. Kkkkkk Ao menos estou conseguindo perceber que ele existe.
Vc é perfeito, Manu! Não precisa falar mais devagar, nem nada. Quem não acompanha o teu ritmo, que pause o vídeo, oras! Fantástico o seu pensamento, sua leitura de Freud, sempre com um toque que se adapta a cada um que te ouve. Vc já é psicanalista ou está estudando? Tens o maior talento! Eu gostaria de ouvir vc falar sobre essa onde de Coaching, em que parece que as pessoas têm uma receita infalível para a felicidade, a realização, a melhoria da produtividade alheia. Grata por vc existir!
Bom dia Manu! Muito bom, o video de hoje, Sou da area de exatas mas tenho Uma paixao pela psicanalise e faco analise tambem, que tem me ajudado nas minhas questoes. Gostaria de dar a ideia sobre essa mesma linha falando sobre: Recorda, Repetir e Elaborar. Desde já agradeço os seus videos diarios sempre nessa vertende da psicanalise, forte abraço!
aí manu, bom dia.. só queria deixar anotado aqui que tá muito interessante a convergência dos vídeos diários e os fatos que tão acontecendo na minha vida nesses últimos dias! hahahaha.. sério! tá engraçado, apesar de não ser beeem engraçado! mas é isso! tá sendo interessante me perceber, perceber como minha mente tá operando, quando e como meus sentimentos tão surgindo e como eu tô respondendo aos vários estímulos que a realidade tá trazendo! cê tá dando uma mão legal! obrigado (principalmente pelos últimos vídeos)! sobre o vídeo de hoje, é real que encarar e respeitar o sofrimento como um processo de cura é difícil mas é o caminho mais certo de superá-lo e seguir a vida feliz, com sentido, sem repetir possíveis padrões de sofrimento.. não que elaborar sobre o nosso papel na relação com o real não seja uma fonte de sofrimento, mas certo mesmo é que não elaborar é a receita para que o sofrimento perdure.. de bobeira.. mas uma coisa que eu bem fico reparando é a nossa tendência de negar o que acontece! aliás.. não vou por no plural (apesar de perceber isso em outros casos).. é interessante perceber a minha tendência quase que automática a negar o sofrimento em um primeiro instante.. sei lá.. a psicanálise tem uma explicação geral sobre uma possível tendência à automatização, ao instinto de negar o sofrimento? ou seria só um instinto humano natural porque não é legal sofrer (afinal, eu acho que ninguém gosta de sofrer)?
Eu amei este vídeo ! Amei Manu a forma que você colocou tão didaticamente as informações. Me diga uma coisa como fica isso ? Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. Clarice Lispector
Ontem eu comentei e foi um pouco fatalista rsrs, mas eu acabei não especificando sobre o que eu estava falando. Citei um exemplo que aconteceu comigo, e eu tinha comentado com uma amiga até... Eu era a fim de um cara, mas ele vivia uma relação aberta com outra pessoa beemmnn mais velha, que ao meu ver parecia uma relação de interesse, porém esse rapaz dava em cima de mim, e isso me fazia sentir bem comigo mesmo, isso eleva nosso ego, por mais que eu ficasse encantado com ele e gostasse dele ou de jeito que ele se comportava quando estava comigo eu sabia que o ato de ficar com ele não seria uma boa escolha, pelo fato de existir essa relação dele com outra pessoa e também pelo fato dele ser uma pessoa que se "jogava" pra todo mundo, então eu escolho não ficar, não dar abertura pra uma "ficada" ou relação proveniente disto, o que quero dizer é que, escolhendo ficar com ele ou não iria gerar um sofrimento em um grau mais leve ou um grau mais elevado, por isso acabei falando que de qualquer jeito na vida a gente sofre, porém cada situação vai trazer um grau de sofrimento diferente. Boa quarta a todos.
Não é sempre que estou preparada para assistir seus vídeos, tipo hoje, mas vou assistir quando estiver melhor psicologicamente. Enfim, amo seu canal!! ❤
Que vídeo foda! Não sei se já o fez, mas adoraria ler um livro seu. Os vídeos são ótimos, mas seria bem gostoso ter suas palavras escritas na cabeceira ❤️ Sucesso pra esse canal lindo!
Hoje as suas mãos falaram mais do que você 😃🖐✋👊✊🤘🤲🤙 Ok ok vamos elaborar. Pode até ser divertido qdo sabemos que temos companhia no processo. Não sei porque, mas hoje eu tô muito feliz. Acho que vou sair por aí 💃
De todos os seus vídeos. Foi o mais claro, explicativo e didático. É tanta repetição de problema, que vamos entendendo. E assim vamos repassando, repassando, repassando, até compreender.
Nossa manu!! Esse vídeo bateu fundo. A questão da elaboração do sofrimento é difícil quando projetamos nosso sofrimento no mundo. Como se o mundo - por si só - nos causasse sofrimento. Essa tendência - se é que posso chamar de tendência - de escape do sofrimento, sempre depositando em algum lugar, seja no inconsciente pelo recalque, ou no mundo pela projeção. Elaborar o sofrimento com medo ou sem medo é um grande desafio.
Maravilha! Esse final falando do "existe", me pareceu vc apontando que existe trabalho pra fazer! Vida pra cuidar! Então ou a gente sofre não fazendo ou a gente elabora! Me pareceu também que nessa direção vc tocou na questão da ética! Ética do desejo! De que elaborar talvez seja uma ética!
Manu, esta sua reflexão me foi maravilhosamente esclarecedora. E levou os "exatos minutos" que se fizeram necessários para o meu entendimento. Salve ! Salve ! Vc me ajudou imensamente. beijo amoroso
Sabe manu, fico pensando sobre quando falamos do sofrimento e analisamos as complexidades nas forma de elabora-lo. Geralmente falamos sobre um sofrimento específico como a relação amorosa por exemplo. A partir daí, passamos a analisar tudo o que envolve essa questão e buscamos a melhor formar de supera-la ou de lhe dar com ela. Mas também fico pensando em como lhe dar com uma situação em que há vários fatores de sofrimento acontecendo ao mesmo tempo. Por exemplo, desemprego, perda de um ente querido, problemas de saúde etc. Como uma pessoa pode administrar da melhor maneira possível vários sofrimentos que a cometem ao mesmo tempo? Conheço várias pessoas que têm passado por isso. Eu inclusive. E vejo que é muito mais difícil e complexo quando muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, pois além de termos que lhe dar com as projeções e recalques, conforme você tratou muito bem no vídeo, ainda há os problemas reais. Daí, quando se soma tudo, gera uma carga com um peso tão grande e difícil de suportar. É possível administrar vários sintomas ao mesmo tempo?
Bom dia, Manu. Eu acho impressionante a semelhança entre as observações de Freud em relação as de Schopenhauer. Até porque o primeiro bebeu da fonte do segundo. E sempre terminamos no determinismo pautado na tristeza ou no sofrimento. Inclusive Schopenhauer encontrou respostas nas filosofias das religiões orientais como alívio para essa dor da existência. Então, o mesmo determinismo que nos leva ao sofrimento também nos leva a acreditar em ilusões, deuses, algo maior que nós, ou qualquer outra coisa que nos suspenda da realidade? Me leva a pensar que Sartre estava certo quando disse que a liberdade é uma condenação.
Lauro Maciel tem uma semelhança mesmo. Mas o freud diz que leu o schopenhauer depois. É engraçado. Ele fala disso na autobiografia dele, se não me engano
Isso mesmo, o Freud diz que não se “deixou contaminar” por ninguém, que escreveu toda a obra dela primeiro e depois foi ler os outros. Essa é inclusive a grande crítica ao Jung
Seguindo minha apologia ao Mark Solms, sua supimpa e didática explicação da dinâmica mental na segunda tópica do Freud tem muito a ver com o que ele chama de "id consciente". O ego que "ouve" o id, isso é o processo de elaboração! Legal seu desejo de tentar um vídeo mais conciso, mas será que tem como falar sobre esses assuntos de forma objetiva? Eu acho que seus vídeos devem mesmo ajudar pessoas, porque você provoca a reflexão e não é tentado pela construção de uma verdade absoluta, uma resposta pronta. Certeza é um sentimento, portanto, individual. Obrigada, Manu! Você tem um canal que faz dessa plataforma algo útil, não só entretenimento e vendas. Minha cia da bicicleta ergométrica diária. :)
@@floremanu tem um livro dele chamado The feeling brain (maravilhoso!) em que ele fala sobre isso no capítulo "the id knows more than the ego admits". Se tiver tempo, paciência e desejo: th-cam.com/video/s7J1FLZUg3A/w-d-xo.html
Agora dói mais, mas faz parte, ne. Muito obrigada por mais esse vídeo, parece que ta acompanhando meu processo. Ontem assisti ao "das frutas na balança", deu muita dor, porque saquei que to repetindo um sintoma de novo e de novo. Isso da desespero, às vezes acho que elaborei, mas quando pisco os olhos, me deparo na mesmíssima cena. É um inferno...
Puta que pariu.....! Desculpa começar com palavrão mas foi oq me veio na mente depois de ver esse video... Passei a madrugada hoje "enxergando" várias coisas no que ando vivendo na minha vida... Cheguei a chorar mas logo me veio um pensamento de "pelo menos estou me vendo dentro disso oq estou aprontando comigo... Portanto meu caro" "amigo" foi sincronizado esse video... Obrigada... escrevo comentário e vou escutar de novo agora pra absorver.... Abraços
Oi Manu, tudo bem? o Dunker diz que no vídeo dele sobre afeto, sentimentos e emoções que a repressão tem a ver com os afetos e o recalque com as emoções.
Que vídeo perfeito!!! Eu me entendi melhor com ele. Obrigada. Eu queria muito conversar com você sobre o meu eu, sobre tudo qie eu percebi até hoje. Sinto que posso me conhecer melhor. Queria ser sua amiga.
Oii manu, tu ja pensaste em salvar o audio dos teus vídeos e colocar como podcast em alguma plataforma tipo spotify? gosto de ouvir os audios e nem sempre necessariamente acompanhando a imagem e o youtube nao possibilita isso no celular. Só uma sugestão. Bjs
Manu, vc acha que a gente elabora como? Fazendo terapia, conversando com amigos ( se não dá pra fazer terapia..) . Enfim, eu sinto dificuldade em elaborar sozinha. Mesmo fazendo terapia , não estou todo o tempo ali né . Uma sessão por semana e tal. Mas às vezes conversando com amigos eu me sinto mais confusa. E sozinha, meditando ou falando comigo mesma não tem adiantado muito essa elaboração. E mesmo quando percebo o que estou fazendo , mas se não entendo os porquês , isso me deixa triste e ansiosa. Parece que não posso fazer nada além de perceber.
Perceber já é um grande passo. Acho que falar com uma amiga, expor nossas perceções, angústias, nos faz ter uma melhor percepção de nós mesmos, mesmo quando a amiga(o) não concorda ou não entende nossas colocações. Falar com alguém é muito bom. Terapia 1 x por semana é pouco, mas é o comum infelizmente
É uma doença que está dentro do espectro de transtorno de depressao maior e dentre outros sintomas, há reatividade de humor, ou seja, o afeto fica fortemente reativo a circunstâncias ambientais, além de estar presente uma forte sensação de rejeição
oi, você teve de estudar medicina para poder saber tanto de psicanálise? aliás, você exerce psicanálise? tenho dúvidas, porque acho incrível, mas não sei é o no que devo trabalhar. :/
Mas Manu, e quando o sofrimento vem de ter de escolher entre um caminho e outro? Tipo: sair com a namorada ou dormir cedo pra estudar? Fazer um curso de artes ou um de exatas? Um projeto carreira ou ter um filho? Como elaborar esse sofrimento?
@@floremanu acho que entendi. É que tinha pensado nãp do caso de reprimir ou negar ou não olhar desejo, mas quando há dois desejos internos em conflito e a gente não sabe o que deseja... hehe, não sei se só repeti oq ja disse.
Eu ja passei por tanta merda que me levou ao sofrimento. Atitudes alheias que fuderam com a minha mente e que buscar "uma cura" emocional foi um trabalho ardo e de anos. Minha dica é ser franco com a sua verdade. Seja honesto com você. Só você conhece a sua frequência. Existirá padrões sempre! Não deixe que qualquer sistema diga o que você é ou o que deve ser. Enfrentar o medo requer força e o caminho esta no coração. Obrigado pelos videos diários seus lindos. Acompanho faz pouco tempo o canal. Gosto de compartilhar pelo Instagram também!
Porque fazer vídeo "conciso"? Adoro seu pensamento filosófico, suas divagações profundas, suas ideias abertas e abrangentes...Daí, na ânsia de fazer o vídeo menor, vc falou muito rápido. O que é ruim...porque o assunto é profundo. Se nos disponibilizamos a assisti-lo é porque nos interessamos pelo que diz, então, pode falar mais devagar, por favor. Obrigada por mais essa aula!! Abraço!
A verdade dói e da medo . Elaborar para tentar fazer não repetir é importante . O qto antes conseguirmos fazer isso , mais rápido lidaremos com a verdade e o sofrimento . Mas temos que querer elaborar !!!!!!
"Todo mundo vai sofrer" (Mendonça, Marília, 2019) O bom é que ninguém vai sofrer sozinho.... rsrsrs
Kkkkkkkkkk q desgraça kkkkkk
@@gedasilva kkkkkkkkkk
Kkkkkk
Você é extremamente conciso, considerando a grande quantidade de conteúdo que você transmite. Adoro seus vídeos.
Você nem imagina como as sessões de análise e este canal tem me ajudado. Estou descobrindo um Leonardo que eu ainda não conhecia, e nunca vou conhecer. Kkkkkk
Ao menos estou conseguindo perceber que ele existe.
Vc é perfeito, Manu! Não precisa falar mais devagar, nem nada. Quem não acompanha o teu ritmo, que pause o vídeo, oras! Fantástico o seu pensamento, sua leitura de Freud, sempre com um toque que se adapta a cada um que te ouve. Vc já é psicanalista ou está estudando? Tens o maior talento! Eu gostaria de ouvir vc falar sobre essa onde de Coaching, em que parece que as pessoas têm uma receita infalível para a felicidade, a realização, a melhoria da produtividade alheia. Grata por vc existir!
Eita, mó aula de Psicanálise, maneiro!
Ontem eu tava mal, chorei muito.
Obrigada pelo vídeo!
não consigo parar de ver esses vídeos, um atrás do outro (diferente da recomendação da Flor)
Bom dia Manu! Muito bom, o video de hoje, Sou da area de exatas mas tenho Uma paixao pela psicanalise e faco analise tambem, que tem me ajudado nas minhas questoes. Gostaria de dar a ideia sobre essa mesma linha falando sobre: Recorda, Repetir e Elaborar. Desde já agradeço os seus videos diarios sempre nessa vertende da psicanalise, forte abraço!
aí manu, bom dia.. só queria deixar anotado aqui que tá muito interessante a convergência dos vídeos diários e os fatos que tão acontecendo na minha vida nesses últimos dias! hahahaha.. sério! tá engraçado, apesar de não ser beeem engraçado! mas é isso! tá sendo interessante me perceber, perceber como minha mente tá operando, quando e como meus sentimentos tão surgindo e como eu tô respondendo aos vários estímulos que a realidade tá trazendo! cê tá dando uma mão legal! obrigado (principalmente pelos últimos vídeos)!
sobre o vídeo de hoje, é real que encarar e respeitar o sofrimento como um processo de cura é difícil mas é o caminho mais certo de superá-lo e seguir a vida feliz, com sentido, sem repetir possíveis padrões de sofrimento.. não que elaborar sobre o nosso papel na relação com o real não seja uma fonte de sofrimento, mas certo mesmo é que não elaborar é a receita para que o sofrimento perdure.. de bobeira.. mas uma coisa que eu bem fico reparando é a nossa tendência de negar o que acontece! aliás.. não vou por no plural (apesar de perceber isso em outros casos).. é interessante perceber a minha tendência quase que automática a negar o sofrimento em um primeiro instante.. sei lá.. a psicanálise tem uma explicação geral sobre uma possível tendência à automatização, ao instinto de negar o sofrimento? ou seria só um instinto humano natural porque não é legal sofrer (afinal, eu acho que ninguém gosta de sofrer)?
Independente do tempo de vídeo, agradeço por ele. Eu o veria até o final mesmo se tivesse 1h. Obrigada.
O vídeo sobre elaborar se faz mega necessário. E sem essa de ter que ser conciso. ❤
Nossa Manu.... muito bom o vídeo. Obrigada por compartilhar. No meu caso eu desenvolvi um transtorno de ansiedade generalizada. 😥
Ahhhh que saudade da minha avó qdo dizia : "Aceita, que dói menos! "
Bjo gente! 😗
Eu amei este vídeo ! Amei Manu a forma que você colocou tão didaticamente as informações.
Me diga uma coisa como fica isso ?
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. Clarice Lispector
Ontem eu comentei e foi um pouco fatalista rsrs, mas eu acabei não especificando sobre o que eu estava falando. Citei um exemplo que aconteceu comigo, e eu tinha comentado com uma amiga até... Eu era a fim de um cara, mas ele vivia uma relação aberta com outra pessoa beemmnn mais velha, que ao meu ver parecia uma relação de interesse, porém esse rapaz dava em cima de mim, e isso me fazia sentir bem comigo mesmo, isso eleva nosso ego, por mais que eu ficasse encantado com ele e gostasse dele ou de jeito que ele se comportava quando estava comigo eu sabia que o ato de ficar com ele não seria uma boa escolha, pelo fato de existir essa relação dele com outra pessoa e também pelo fato dele ser uma pessoa que se "jogava" pra todo mundo, então eu escolho não ficar, não dar abertura pra uma "ficada" ou relação proveniente disto, o que quero dizer é que, escolhendo ficar com ele ou não iria gerar um sofrimento em um grau mais leve ou um grau mais elevado, por isso acabei falando que de qualquer jeito na vida a gente sofre, porém cada situação vai trazer um grau de sofrimento diferente.
Boa quarta a todos.
Parabéns pelo didatismo, Manu. Acho difícil explicar esses conceitos da psicanálise e acho que vc fez muito bem.
Não é sempre que estou preparada para assistir seus vídeos, tipo hoje, mas vou assistir quando estiver melhor psicologicamente. Enfim, amo seu canal!! ❤
Um vídeo melhor do q o outro. Parabéns pelo lindo trabalho. Não está grande. Está ótimo.
Vai Manu
Não está grde
Tá bom
Adorei! Fiquei pensando como fica a culpa nessa história, existe ganho inconsciente em se culpar?
Que vídeo foda! Não sei se já o fez, mas adoraria ler um livro seu. Os vídeos são ótimos, mas seria bem gostoso ter suas palavras escritas na cabeceira ❤️ Sucesso pra esse canal lindo!
Hoje as suas mãos falaram mais do que você 😃🖐✋👊✊🤘🤲🤙
Ok ok vamos elaborar. Pode até ser divertido qdo sabemos que temos companhia no processo.
Não sei porque, mas hoje eu tô muito feliz. Acho que vou sair por aí 💃
De todos os seus vídeos. Foi o mais claro, explicativo e didático.
É tanta repetição de problema, que vamos entendendo. E assim vamos repassando, repassando, repassando, até compreender.
Elaborar seria um autoconhecimento? Refletir sobre suas ações, pensamentos, sentimentos...!?!
Nossa manu!! Esse vídeo bateu fundo. A questão da elaboração do sofrimento é difícil quando projetamos nosso sofrimento no mundo. Como se o mundo - por si só - nos causasse sofrimento. Essa tendência - se é que posso chamar de tendência - de escape do sofrimento, sempre depositando em algum lugar, seja no inconsciente pelo recalque, ou no mundo pela projeção. Elaborar o sofrimento com medo ou sem medo é um grande desafio.
Maravilha! Esse final falando do "existe", me pareceu vc apontando que existe trabalho pra fazer! Vida pra cuidar! Então ou a gente sofre não fazendo ou a gente elabora! Me pareceu também que nessa direção vc tocou na questão da ética! Ética do desejo! De que elaborar talvez seja uma ética!
Manu, esta sua reflexão me foi maravilhosamente esclarecedora. E levou os "exatos minutos" que se fizeram necessários para o meu entendimento. Salve ! Salve ! Vc me ajudou imensamente. beijo amoroso
Sabe manu, fico pensando sobre quando falamos do sofrimento e analisamos as complexidades nas forma de elabora-lo. Geralmente falamos sobre um sofrimento específico como a relação amorosa por exemplo. A partir daí, passamos a analisar tudo o que envolve essa questão e buscamos a melhor formar de supera-la ou de lhe dar com ela. Mas também fico pensando em como lhe dar com uma situação em que há vários fatores de sofrimento acontecendo ao mesmo tempo. Por exemplo, desemprego, perda de um ente querido, problemas de saúde etc. Como uma pessoa pode administrar da melhor maneira possível vários sofrimentos que a cometem ao mesmo tempo? Conheço várias pessoas que têm passado por isso. Eu inclusive. E vejo que é muito mais difícil e complexo quando muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, pois além de termos que lhe dar com as projeções e recalques, conforme você tratou muito bem no vídeo, ainda há os problemas reais. Daí, quando se soma tudo, gera uma carga com um peso tão grande e difícil de suportar. É possível administrar vários sintomas ao mesmo tempo?
Bom dia, Manu. Eu acho impressionante a semelhança entre as observações de Freud em relação as de Schopenhauer. Até porque o primeiro bebeu da fonte do segundo. E sempre terminamos no determinismo pautado na tristeza ou no sofrimento. Inclusive Schopenhauer encontrou respostas nas filosofias das religiões orientais como alívio para essa dor da existência. Então, o mesmo determinismo que nos leva ao sofrimento também nos leva a acreditar em ilusões, deuses, algo maior que nós, ou qualquer outra coisa que nos suspenda da realidade? Me leva a pensar que Sartre estava certo quando disse que a liberdade é uma condenação.
Lauro Maciel tem uma semelhança mesmo. Mas o freud diz que leu o schopenhauer depois. É engraçado. Ele fala disso na autobiografia dele, se não me engano
@@floremanu Isso me fez refletir mais kk brigado
Nesse quesito de fé e religião eu acabei encontrando o Krishnamurti, vale a pena ler sobre.
Isso mesmo, o Freud diz que não se “deixou contaminar” por ninguém, que escreveu toda a obra dela primeiro e depois foi ler os outros. Essa é inclusive a grande crítica ao Jung
Seu trabalho é maravilhoso, Manu. Tem me ajudado muito a "elaborar". Obrigada!
Eu sempre acho q o problema é meu e nunca do outro . A cupla pra mim é sempre minha, mesmo qdo não é
Seguindo minha apologia ao Mark Solms, sua supimpa e didática explicação da dinâmica mental na segunda tópica do Freud tem muito a ver com o que ele chama de "id consciente". O ego que "ouve" o id, isso é o processo de elaboração!
Legal seu desejo de tentar um vídeo mais conciso, mas será que tem como falar sobre esses assuntos de forma objetiva? Eu acho que seus vídeos devem mesmo ajudar pessoas, porque você provoca a reflexão e não é tentado pela construção de uma verdade absoluta, uma resposta pronta. Certeza é um sentimento, portanto, individual.
Obrigada, Manu! Você tem um canal que faz dessa plataforma algo útil, não só entretenimento e vendas.
Minha cia da bicicleta ergométrica diária. :)
Irene L.S. Em qual texto o solms faz essa explicação?
@@floremanu tem um livro dele chamado The feeling brain (maravilhoso!) em que ele fala sobre isso no capítulo "the id knows more than the ego admits".
Se tiver tempo, paciência e desejo: th-cam.com/video/s7J1FLZUg3A/w-d-xo.html
Irene L.S. Muito obrigado!
Melhor explicação que vi até hoje.
Agora dói mais, mas faz parte, ne. Muito obrigada por mais esse vídeo, parece que ta acompanhando meu processo. Ontem assisti ao "das frutas na balança", deu muita dor, porque saquei que to repetindo um sintoma de novo e de novo. Isso da desespero, às vezes acho que elaborei, mas quando pisco os olhos, me deparo na mesmíssima cena. É um inferno...
Puta que pariu.....! Desculpa começar com palavrão mas foi oq me veio na mente depois de ver esse video... Passei a madrugada hoje "enxergando" várias coisas no que ando vivendo na minha vida... Cheguei a chorar mas logo me veio um pensamento de "pelo menos estou me vendo dentro disso oq estou aprontando comigo... Portanto meu caro" "amigo" foi sincronizado esse video... Obrigada... escrevo comentário e vou escutar de novo agora pra absorver.... Abraços
Seus vídeos são ótimos. Estou começando a entender a psicanálise. Muito obrigado 👍
Oi Manu, tudo bem? o Dunker diz que no vídeo dele sobre afeto, sentimentos e emoções que a repressão tem a ver com os afetos e o recalque com as emoções.
Muito louco, porque, resumindo, é exatamente assim... Ou isso, ou aquilo, a vida toda...
Vamos aprender a ELABORAR.
Que vídeo perfeito!!! Eu me entendi melhor com ele. Obrigada. Eu queria muito conversar com você sobre o meu eu, sobre tudo qie eu percebi até hoje. Sinto que posso me conhecer melhor. Queria ser sua amiga.
Como elaborar essas questões do Id e do eu? Poderia ser o tema do próximo vídeo.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Seus vídeos são muito bons
Obrigada pelos vídeos, tem me ajudado muito.
Oii manu, tu ja pensaste em salvar o audio dos teus vídeos e colocar como podcast em alguma plataforma tipo spotify? gosto de ouvir os audios e nem sempre necessariamente acompanhando a imagem e o youtube nao possibilita isso no celular. Só uma sugestão. Bjs
Adorei o vídeo!
Manu, vc acha que a gente elabora como? Fazendo terapia, conversando com amigos ( se não dá pra fazer terapia..) . Enfim, eu sinto dificuldade em elaborar sozinha. Mesmo fazendo terapia , não estou todo o tempo ali né . Uma sessão por semana e tal.
Mas às vezes conversando com amigos eu me sinto mais confusa. E sozinha, meditando ou falando comigo mesma não tem adiantado muito essa elaboração. E mesmo quando percebo o que estou fazendo , mas se não entendo os porquês , isso me deixa triste e ansiosa. Parece que não posso fazer nada além de perceber.
Perceber já é um grande passo. Acho que falar com uma amiga, expor nossas perceções, angústias, nos faz ter uma melhor percepção de nós mesmos, mesmo quando a amiga(o) não concorda ou não entende nossas colocações. Falar com alguém é muito bom. Terapia 1 x por semana é pouco, mas é o comum infelizmente
Manu, fui diagnosticada com depressao atípica e parece q esse vídeo veio exatamente na hora certa.
Luiza Silveira como assim “atípica”?
Atípica?
É uma doença que está dentro do espectro de transtorno de depressao maior e dentre outros sintomas, há reatividade de humor, ou seja, o afeto fica fortemente reativo a circunstâncias ambientais, além de estar presente uma forte sensação de rejeição
Uma verdadeira aula! Super didático. Obrigada, Manu!
Elaborar como?
Kkkkk ai Manu VC não é homem de um minuto. Amei esse videi
Muito bom
A😢
oi, você teve de estudar medicina para poder saber tanto de psicanálise? aliás, você exerce psicanálise? tenho dúvidas, porque acho incrível, mas não sei é o no que devo trabalhar. :/
Mas Manu, e quando o sofrimento vem de ter de escolher entre um caminho e outro? Tipo: sair com a namorada ou dormir cedo pra estudar? Fazer um curso de artes ou um de exatas? Um projeto carreira ou ter um filho? Como elaborar esse sofrimento?
Wender Santos aí estamos falando dos dilemas em si. Escolhas...
@@floremanu acho que entendi. É que tinha pensado nãp do caso de reprimir ou negar ou não olhar desejo, mas quando há dois desejos internos em conflito e a gente não sabe o que deseja... hehe, não sei se só repeti oq ja disse.
(rindo aqui) Sim o video ta longo mas eu amo!
Eu ja passei por tanta merda que me levou ao sofrimento. Atitudes alheias que fuderam com a minha mente e que buscar "uma cura" emocional foi um trabalho ardo e de anos.
Minha dica é ser franco com a sua verdade. Seja honesto com você. Só você conhece a sua frequência.
Existirá padrões sempre! Não deixe que qualquer sistema diga o que você é ou o que deve ser. Enfrentar o medo requer força e o caminho esta no coração.
Obrigado pelos videos diários seus lindos. Acompanho faz pouco tempo o canal. Gosto de compartilhar pelo Instagram também!
parabéns pelo vídeo!
Oi Manu!
O eu então é consciente?!
Obrigada
Esse vídeo veio no momento certo 🥰
Como eu projeto ?
Gosto mais do termo Potência, ao invés de impulsos, assim como a forma q o Deleuze trata dessas potências
Mas adoro seus vídeos, parabéns!
Vladimir Lemos mas acho que são ideias bem diferentes. Não?
@@floremanu sim é verdade. Talvez sejam abordagens diferentes pra um mesmo tema.
Abraços amigo.
Como é o termo do "impulso"? Antrieb?
Acho q meu meio de projeção mais idiotas mas usual (e menos danoso) é astrologia 😂😂
14 minutos não é nada!!! Assistiria por uma hora
puta video
Kkkl o vídeo fica do tamanho que deve ser, pq esses assuntos são bem complexos!
hoje eu quero ser sucinto ...
vou precisar fazer uma digressão...
... ih o video ficou longo
(20 minutos é OK pra mim)