O Brasil é um país racista?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 23 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 366

  • @qf6922
    @qf6922 6 ปีที่แล้ว +73

    Ótimo conteúdo! O Paulo Cruz muito e inteligente e simples na hora de falar.

  • @TheFlp93
    @TheFlp93 5 ปีที่แล้ว +76

    Ouvir o Paulo Cruz é sempre muito gratificante, totalmente contra o senso comum criado pelo marxismo cultural.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 5 ปีที่แล้ว +3

      Filipe Silva Marxismo Cultural não existe

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 3 ปีที่แล้ว +1

      Aqui quem escreve é um negro, nordestino ( paraibano). Todos esses IDIOTAS que dizem que "O Brasil é um país racista", não conhece nem a regência do verbo Ser. São ignorantes ou CÍNICOS!!!

    • @OCriticoAle
      @OCriticoAle ปีที่แล้ว

      @@gloomysunday8242 o q não existe é racismo estrutural.
      Marxismo cultural está impregnado em tudo.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 ปีที่แล้ว

      @@OCriticoAle Errado
      Errou feio
      Errou rude

  • @immrmattos
    @immrmattos 5 ปีที่แล้ว +20

    Vi/ouvi o Paulo Cruz nas séries do Brasil Paralelo e, a época, pensei "queria escutar mais desse cara". Recentemente, como assinante da Gazeta do Povo, me deparei com os artigos dele, que ainda parece ser pouco lido, e como professor, que sou, me identifiquei enormemente: não me sinto mais tão solitário nessa vida de professor. Até agora, a coêrencia na fala e nas ideias me faz acreditar e querer ser um professor melhor. Sou fã do cara. Parabéns pelo bate papo.

    • @WandersonDRami
      @WandersonDRami ปีที่แล้ว

      Vdd professor, as escolas estao coalhadas de professores q sao radicais quanto a esse assunto, e passam o ponto de vista como A Verdade

  • @devanildopereira6107
    @devanildopereira6107 5 ปีที่แล้ว +8

    Cara, excelente análise! O professor Paulo Cruz consegue expressar e organizar os conceitos de uma forma clara e concisa, nos dando uma outra perspectiva, que faz todo sentido. Obrigado por me ajudar a entender o contexto em que vivemos!

  • @openlabtec
    @openlabtec 5 ปีที่แล้ว +9

    Paulo cruz fala muito bem, consegue ter uma visão das nuances do tema. Muitos dos que falam de racismo, não estão falando de fato do racismo, estão falando de luta de classes. A luta de classes é uma forma limitada e primitiva de entender a realidade, é facil de raciocinar sobre ela, mas ela não explica as nuances do problema que é, em si, muito complexo e relativo.

  • @vandonascimento9501
    @vandonascimento9501 5 ปีที่แล้ว +10

    O professor Paulo Cruz nos brinda com seus conhecimentos a cada vídeo que posta no Brasil200. Deus continue te abençoando professor.

  • @maxwellcorreiaalcantara2993
    @maxwellcorreiaalcantara2993 5 ปีที่แล้ว +7

    sou branco de classe média e já sofri xenofobia por ser nordestino e já vivenciai alguns racismos reverso, mas não tenho ódio no coração. Eu entendo que existe esteriótipos que algumas pessoas possuem pelas informações que recebem, seja pela tv ou pelo convívio social.

    • @annacarolinealmeida3856
      @annacarolinealmeida3856 5 ปีที่แล้ว +3

      Não existe "racismo reverso". Achar que o preconceito é exclusivo para negros é racismo

    • @arthurpereira5741
      @arthurpereira5741 หลายเดือนก่อน

      ​@@annacarolinealmeida3856 minha jovem , você tem que estudar mais, e se informar mais, na própria Europa tinha racismo de brancos , ingleses versos irlandeses, os ingleses sempre se achavam "superiores" que os irlandeses. Agora referente escravidão , houve escravidão de brancos também na Europa há bastante tempo. E na própria África as tribos mais "poderosas" escravizavam as tribos mais "fracas". Na Ásia , os orientais também escravizavam outros orientais. .

  • @betobasso6295
    @betobasso6295 5 ปีที่แล้ว +11

    Parabéns meu caro...finalmente um professor negro q não se virimize...q seu exemplo influencie está narrativa falaciosa q tomou conta se nosso debate...assinarei o canal

  • @joaovitorcostarodrigues3357
    @joaovitorcostarodrigues3357 5 ปีที่แล้ว +7

    Paulo Cruz é de top! Muita informação com conteúdo numa linguagem simples , diferente de muitos que fala numa linguagem complexa mas com pouco conteúdo.

  • @deversonsartori
    @deversonsartori 5 ปีที่แล้ว +7

    Prof Paulo Cruz, acredito em tudo que foi dito neste curso, mas tem um fator que as vezes não é relatado, as pessoas tendem a sentir as coisas de maneira diferente, eu quero dizer é que cada um sente a dor de forma diferente e isso faz com que alguns levem essa dor e queiram transmitir para outras pessoas usando a sua ótica, é por isso que hj, acho eu, temos muitos grupos inflamados neste assunto. Obrigado!

  • @stela_solar
    @stela_solar 2 ปีที่แล้ว +1

    Gosto muito da abordagem dele sobre a questão negra no Brasil, pois além de embasada em fatos históricos e dados é conciliadora. Acho a estratégia extremista de sair apontando o dedo, proibindo verbetes sem cunho claramente racistas, quebrando, invadindo, agredindo etc. socialmente desestruturante e até selvagem. Creio que só chegaremos a um país melhor através da conscientização de que temos todos que fazer ajustes necessários, mas avançando em paz. Ótima entrevista! 👏👏👏👏

  • @81danielafranco
    @81danielafranco 5 ปีที่แล้ว +13

    Estou muito impressionada com jeito de falar....E como trás as coisas. ...pro outro lado....ótimo

  • @eronfire
    @eronfire 4 ปีที่แล้ว +1

    Gosto muito do ponto de vista do Prof Paulo Cruz.

  • @espirituais1
    @espirituais1 5 ปีที่แล้ว +31

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    Enquanto houver PT PSOL ETC A ignorância prevalecerá....

    • @balaiodegato8337
      @balaiodegato8337 4 ปีที่แล้ว +1

      A ignorância prevalecerá enquanto houver discursos vazios. Isso está além de partidos políticos.

    • @espirituais1
      @espirituais1 4 ปีที่แล้ว

      Isso Cudao...enquato o discurso vazio PT PIÇOL ETC 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻👍🏻💐

    • @balaiodegato8337
      @balaiodegato8337 4 ปีที่แล้ว

      Agora eu entendi o seu ponto. Você precisa acompanhar mais o Paulo Cruz, ele vai te ajudar a sair dessa prisão ideológica/partidária.

    • @espirituais1
      @espirituais1 4 ปีที่แล้ว

      Isso ai ....Vc é tão bonzinho...qual a Relação entre esquerdas NARCOTRAFICO E RACISMO....????????

    • @balaiodegato8337
      @balaiodegato8337 4 ปีที่แล้ว +1

      Cocaína do avião da FAB.

  • @ivanlessa9828
    @ivanlessa9828 5 ปีที่แล้ว +7

    Excelente conversa! Ouvir gente inteligente é muito bom.

  • @fernandoalonso1993
    @fernandoalonso1993 5 ปีที่แล้ว +4

    Excelente , pessoa sensata e inteligente é outra nível , só 👏👏👏👏👏

  • @davidramos6625
    @davidramos6625 5 ปีที่แล้ว +4

    "Trabalhar isso de forma positiva". Bem dito!!!

  • @camilespacheco
    @camilespacheco 6 ปีที่แล้ว +19

    Excelente! Adoro o Paulo Cruz.

    • @juniordeusdete
      @juniordeusdete 4 ปีที่แล้ว +1

      2:24 minutos: ' brancos e negros sempre viveram harmoniosamente no Brasil, mesmo na época da escravidão..... ".
      Sim, nós pretos sob chibata, obrigados a trabalhar de sol a sol, comendo restos de comida, dormindo em senzalas, vendo as mulheres serem estupradas pelos "sinhozinhos", colocados no tronco para apanhar impiedosamente se acaso olhasse com cara feia quando levavam as mulheres para serem estupradas ou por qualquer tolice que fizéssemos, as senhorinhas arrancavam seios, orelhas e nariz das pretas estupradas por causa do ciúme que sentia por seus maridos as usarem, qualquer um que ousasse buscar a liberdade e fugisse era caçado como um animal - já que tinham certeza que não éramos humanos - e caso preso era torturado na fazenda, lentamente, até a morte, para servir de exemplo aos demais.
      Imagine inverter as posições entre pretos e brancos, será que a percepção de que havia harmonia se manteria de pé? Imagine se fosse vim você e sua família, ponha-se no lugar daquele povo. Tente imaginar você dormindo numa senzala - talvez ao lado de um "marido" e um capataz chega e te leva para o sinhozinho dele te estuprar, e o teu marido, caso esboce alguma reação será surrado no tronco por insubordinação. O que te parece? Imagine ainda que talvez você pudesse estar dormindo ao lado de com uma filha amada sua, de repente o capataz chega e leva sua filhinha de 10,11,12 anos e diz que o sinhozinho hoje escolheu uma franga preta virgem para se deliciar. Que te parece?
      E saiba que havia pretos que faziam estes serviços para os sinhozinhos, havia pretos que caçavam os pretos que fugiam, havia pretos que escravizavam outros pretos, havia pretos que faziam o tráfico e comércio de Outros pretos. Talvez seja por olhar para esta infima última casta de pretos que citei - que faziam o mesmo que a sociedade escravocrata fazia - que se imagine esta tal harmonia. Talvez também se imagine esta tal harmonia devido ao fato de que senhorinhas brancas também estupravam pretos quando seus maridos brancos cochilavam ou não davam conta do serviço.
      É, estes são belos exemplos de harmonia que sempre houve entre pretos e brancos, inclusive durante os parcos mais de 400 anos de escravidão.
      Há uma personagem/conceito criado pelos pretos norte americanos, o "uncle Tom", baseado em pessoas reais que faziam parte de um grupo de pretos separados e criados/ doutrinados para estar ao lado de seus senhores, adora-los e se necessário morrer por eles, são os "house negro". Do lado oposto estão os "field negro'.
      Aínda hoje há "house negroes". E não é culpa do próprio preto, o ser um "house negro", pois os sofistas e suas falácias - que divulgam sobre esta gigantesca tragédia humana - realmente são como toda lógica exposta por sofistas, contendo alguns argumentos verdadeiros misturados a falsos argumentos, e nisso consiste a enganação: citam os argumentos verdadeiros e perguntam " isto não é verdade?", e assim induzem ao interlocutor a tomar todo o raciocínio como verdade por conta de uma premissa ser verdadeira.
      Reforço: pelo menos coloquem-se no lugar do outro antes de emitir opiniões, principalmente num assunto tão dramático e devastador, que perdurou por mais de 400 anos e até hoje ainda traz fortes marcas e prejuízos para nos pretos, e consequentemente para a sociedade como um todo.
      Respeitem sua própria integridade, honestidade e humanidade. Não se permitam tamanha crueldade só não se colocar no lugar do outro. Novamente pergunto: o que você faria se estivesse sofrendo estupros, no tronco, cassado como um bicho por ter fugido para buscar a Liberdade, surrado por dias e depois enforcado para servir de exemplo?
      Passar bem.

  • @TheFagnerify
    @TheFagnerify 4 ปีที่แล้ว +4

    Em que ele se baseia pra falar que a escravidão brasileira não teve um caráter racial?
    Não conhecia essa história paralela...
    Atenção para a parte em que ele fala que os negros e os brancos se distanciaram socialmente!!!!
    Esse cara só pode estar de brincadeira

    • @TheFagnerify
      @TheFagnerify 4 ปีที่แล้ว

      Quer palco, só pode...

  • @walterandradde
    @walterandradde 5 ปีที่แล้ว +16

    Vejo que um dos principais problemas do racismo no Brasil, é social. A maioria da parcela da população negra no Brasil é pobre e marginalizada.

    • @FabioHenrique-wh8rk
      @FabioHenrique-wh8rk 3 ปีที่แล้ว

      Na verdade não amigo. Está precisando pesquisar mais, porém, mesmo se a maioria dos pobres forem negros, ser pobre é racismo?

    • @walterandradde
      @walterandradde 3 ปีที่แล้ว +1

      @@FabioHenrique-wh8rk ser pobre é um dos motivos para se sofrer preconceito e discriminação social. E se for negro acrescente o racismo! Ou seja o negro pobre sofre um combo completo preconceito, discriminação social e racismo. Ou você acha mesmo que Neymar ou Pelé irá sofrer preconceito e racismo da mesma forma que um jovem negro da periferia?

  • @paulocesarclaudino1756
    @paulocesarclaudino1756 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns pela fala equilibrada e fundamentada, professor Paulo Cruz!!

  • @RubensCruz73
    @RubensCruz73 4 ปีที่แล้ว +1

    Uma pergunta, o que o professor acha dos argumentos do Silvio de Almeida?

  • @filipedelima9310
    @filipedelima9310 5 หลายเดือนก่อน

    Paulo cruz Deu aulas sobre esse assunto 👏👏👏

  • @Lebensfreude
    @Lebensfreude 3 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, o Paulo Cruz é muito inteligente!

  • @Patcarmo10
    @Patcarmo10 3 ปีที่แล้ว

    Concordo! Trabalhar as diferenças de maneira positiva... A começar pela busca dos estudos da nossa história

  • @guleiro
    @guleiro 5 ปีที่แล้ว +4

    Muito bom. Debate inteligente...

  • @vagnerdesouzaramos1386
    @vagnerdesouzaramos1386 5 ปีที่แล้ว +1

    A 1a vez que entro neste canal e amei o conteúdo!! Já me inscrevi!! Excelente!!👏👏👏👏👏

  • @davidmartins5201
    @davidmartins5201 5 ปีที่แล้ว +3

    Muito esclarecedor, parabéns!

  • @rogersilva1511
    @rogersilva1511 4 ปีที่แล้ว +5

    "manter aquele que é negro e pobre, pobre. Manter aquele que é branco e rico, rico"= "manter descendentes de escravizados que são pobres, pobres! Manter privilegiados da época da escravidão que são ricos, ricos". Ou seja: insultar e diminuir e pobres para sempre e dar todo o privilégio brancos e ricos, que na realidade, são os opressores, para sempre!
    Os negros precisam se juntar economicamente e culturalmente. Pois existem 2 problemas: racismo e pobreza...

    • @eliomarcunha922
      @eliomarcunha922 2 ปีที่แล้ว

      Obrigado cara por sua reflexão verdadeira.

  • @renatoavoz
    @renatoavoz 5 ปีที่แล้ว +10

    Tenho 51 anos e nunca sofri racismo.

    • @annacarolinealmeida3856
      @annacarolinealmeida3856 5 ปีที่แล้ว +3

      Idem! Sou casada com um "branco"

    • @edisiosaopedro8902
      @edisiosaopedro8902 4 ปีที่แล้ว +5

      É aquilo: "Se eu não sofro, então não existe."

    • @nereud.1027
      @nereud.1027 4 ปีที่แล้ว +4

      @@edisiosaopedro8902 é aquilo "se um sofre, então todo mundo tem que sofrer"

    • @ohkel248
      @ohkel248 4 ปีที่แล้ว +1

      @@nereud.1027 vc não pode basear tudo a sua vivência, é só vc ver os relatos e ver a maioria dos fatos

    • @luizgustavodorleack2877
      @luizgustavodorleack2877 2 ปีที่แล้ว

      @@annacarolinealmeida3856 vc não é negra nunca negro legítimo é só na África e alguns remanescentes quilombolas no Brasil

  • @01marrom01
    @01marrom01 3 ปีที่แล้ว +1

    Gostaria de ver ele sustentar esse argumento conversando com o professor Silvio Almeida.

  • @mariainezandrade3932
    @mariainezandrade3932 5 ปีที่แล้ว +2

    A solução é educação, educaçao e educação para todos e de boa qualidade

  • @rafaelmirandaholt2107
    @rafaelmirandaholt2107 4 ปีที่แล้ว +3

    Adoro o professor Paulo, mas acho que ele relativiza muito algumas questões raciais.

  • @Geschenk1709
    @Geschenk1709 2 ปีที่แล้ว

    meus deus, que cara FODA. falou tudo e não errou em nada

  • @sergiosantos1271
    @sergiosantos1271 5 หลายเดือนก่อน

    Concordo plenamente com você Professor o Sistema devider entre pobres e Rico infelizmente e isso nunca vai mudar!

  • @SeLigaBrazilzil
    @SeLigaBrazilzil 4 ปีที่แล้ว +9

    Sou o resultado de uma relacao multi-racial, sou de Minas Gerais e como muitos devem saber que e o estado mais miscegenado do nosso pais. O meu avo negro liderava o meu avo branco.
    No Brasil confunde-se a posicao socio-economica como racismo. O meu avo negro era tido como rico e por isso era respeitado por todos e era ate o lider da nossa pequena vila no leste mineiro.
    Vivo nos EUA ha mais de 30 anos, aqui sim e um pais racista e percebo que mais ainda pelo negro americano do que do branco.

    • @GuilFernandes
      @GuilFernandes 3 วันที่ผ่านมา

      Pois é. O Brasil não é racista.

  • @nilson1146
    @nilson1146 4 ปีที่แล้ว

    Além de admirar a análise isenta do Paulo Cruz, dei o "like" e me inscrevi!

  • @maurocampos3884
    @maurocampos3884 5 ปีที่แล้ว +1

    Papo bom, esclarecedor e informativo, parabéns!

  • @eunaopode4586
    @eunaopode4586 4 ปีที่แล้ว +1

    O racismo estrutural só não é oficializado, mas no mundo do trabalho, as oportunidades são muito diferentes. E não tem nada de circunstancial nisto, pois, se o Estado não enfrenta tal diferenciação, estruturalmente, ela é mantida por vontade de que ela NÃO mude.

  • @CruzeiroTGF
    @CruzeiroTGF 5 ปีที่แล้ว +11

    Como terminou o caso de pedir a informação pra um grupo de pessoas negras na praia nos EUA? Eles começaram a conversar entre si, mas deram a informação? Não deram? Chegaram a saber que você era brasileiro? Foram grossos? Educados? Fiquei curioso, kk

  • @leodoisdoisdois
    @leodoisdoisdois 5 ปีที่แล้ว +13

    Esse Brasil dito aí, está de fato a 200 anos de distância da realidade.

  • @Jorinha1
    @Jorinha1 11 หลายเดือนก่อน

    Parabéns para esse homem sensato

  • @g1b.ar1
    @g1b.ar1 5 ปีที่แล้ว +6

    Genial!

  • @KeisiannoAmaral
    @KeisiannoAmaral 5 ปีที่แล้ว

    Paulo Cruz um cara que eu admiro muito, ele é muito realista

  • @gilmaramoreira3628
    @gilmaramoreira3628 4 ปีที่แล้ว

    O PAULO É BÃO,ESTE MENINO É BÃÃÃÃOOOO.DEUS TE ABENÇOE!!!

  • @JRisso
    @JRisso 5 ปีที่แล้ว +4

    Sou policial militar e o último curso que fazer na instituição foi para oficiais. Acesso somente por mérito.
    Observava que mais de sessenta por cento da minha turma eram mais negros, brancos mesmo, bem menos dos 40 por cento.
    Pena o fato relatado, que acredito ser um fato isolado, mas a instituição tem a mesma composição da sociedade...
    Eu próprio sou misturado, não sei se mereço uma cota ou se devo perder minha vaga para cotista.

    • @olavinhosevero9849
      @olavinhosevero9849 5 ปีที่แล้ว +1

      brancos não querem ser policial , ate porque eles tem mais chance no mercado de trabalho . Sou gaúcho no meu estado tem o Brigada Militar , antigamente quando ela foi formada , era composta por sua maioria preta , pois os brancos não queriam esse tipo de serviço .

    • @Tiago-rp7lh
      @Tiago-rp7lh 4 ปีที่แล้ว +1

      @@olavinhosevero9849 A maioria dos policiais são pobres, mas grande parte se forma policial porque gosta da profissão, não por falta de opção. E pra ser policial tem que prestar concurso e estudar. Se for burro não vira policial.

    • @Tiago-rp7lh
      @Tiago-rp7lh 4 ปีที่แล้ว +1

      Isso aconteceu quando ele tinha 17 anos; então faz vários anos. Há alguns anos esse tipo de atitude não era tão recriminada. Creio que hoje em dia os policiais devem agir de forma diferente, mas não sei. Você que trabalha como policial e deve ter amigos policiais deve saber como eles trabalham.

    • @olavinhosevero9849
      @olavinhosevero9849 4 ปีที่แล้ว

      @@Tiago-rp7lh aqui quando a brigada militar iniciou não nescessitava concurso , hoje não é mais assim .

  • @michelemichelevonderrose4955
    @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว +12

    Aqui na minha cidade a maioria dos pobres é branca.

    • @michelemichelevonderrose4955
      @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว +2

      @D Silva Sou mas eu não sou branca, nem negra me considero parda mas meu fenótipo é mais pra índios, sou a minoria das minorias pois só 3% da população brasileira tem descendência de nativos.

    • @michelemichelevonderrose4955
      @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว +3

      @D Silva Também acho uma estupidez eles fazendo isso. Eles ainda falam que as pessoas do Sul são racistas e mesmo a maioria sendo branca aqui, eu vejo bastante casais onde um é branco e o outro pardo.

    • @michelemichelevonderrose4955
      @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว

      @D SilvaO gaúcho é a mistura do Alemão italiano e tupi Guarani se não me engano.

    • @michelemichelevonderrose4955
      @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว +2

      @D Silva Verdade igual o Paulo Cruz é bem difícil de se ver. A esquerda mente demais lógico.

    • @michelemichelevonderrose4955
      @michelemichelevonderrose4955 5 ปีที่แล้ว +1

      @D Silva Eles querem importar aquela teoria racista da gota de sangue por isso eles mentem que pardos não existem.

  • @zaqueumartinsferreira6109
    @zaqueumartinsferreira6109 4 ปีที่แล้ว +2

    O problema da desigualdade atingiu mais os negros porque na após a libertação dos escravizados,chegou aqui no Brasil o italianos e os alemães .E quem ganhou terras e financiamento para trabalhar nelas e vagas em escolas pro seus filhos?O povo preto ficou sem poder adquirir terras por lei também por condições e sem direito a educação , como os recém chegados.Hoje em dia essas comunidades alemãs e italianas são prósperas .Os negros foram sim empurrados para pobreza.

  • @sergioluisflorianobarbosa2534
    @sergioluisflorianobarbosa2534 5 ปีที่แล้ว

    Paulo Cruz é fantástico

  • @kesiabastosdoalex9384
    @kesiabastosdoalex9384 4 ปีที่แล้ว +1

    Não passei racismo, mas passei discriminação por ser pobre, morar em Nova Iguaçu/RJ e por isso estar mto longe do possível emprego. Isso a maioria dos brasileiros deve passar. Mas quem mora nas comunidades, tem aula de balé, artes marciais, até teleférico tem. Quem mora na subúrbio luta muito mais.

  • @maca3249
    @maca3249 ปีที่แล้ว

    Parabens pela atitude.

  • @vliopard
    @vliopard 5 ปีที่แล้ว +9

    Meus colegas me chamam de Mr. Bean, por causa da semelhança física. No passado eu brincava com todo mundo assim, apontando sósias. Outro dia apareceu um colega novo no trabalho. Eu ia por o apelido nele de Bob Marley, pela semelhança física, assim como me chamam de Mr. Bean... Mas daí tive medo e não brinquei. Tive medo dos brancos da empresa, pois algum deles iria me chamar de racista. O triste é que hoje eu me sinto racista, coisa que eu não sentia no passado, pois tô sempre vigilante pra não ser chamado de racista, o que me faz tratar negros de um jeito diferenciado. Auto policiamento pra não comentar sobre características físicas, e não tratar de temas polêmicos relacionados a países africanos, entre outros. Muitas pessoas confessaram pra mim que também passam por este problema: Vêem pessoas como pessoas, mas tornaram-se racistas na prática, quando passam a evitar convívio natural, temendo retaliação dos movimentos progressistas. Negros começam a entrar numa redoma de vidro e receber tratamento imparcial, indiferente. Algo análogo acontece com as mulheres, onde colegas de trabalho evitam ficar sozinhos com mulheres no ambiente profissional, para não serem acusados de assédio. Tempos tristes que faz pessoas que não são racistas/misóginas adotarem uma postura defensiva, tornando-as justamente aquilo que elas jamais foram.

    • @juniordeusdete
      @juniordeusdete 4 ปีที่แล้ว

      Bom dia André. Tratar aos outros como quatro olhos, ferrugem, baleia, tisiu, picolé de asfalto, kichhute e coisas do tipo não é algo que deveria ser normal. Este tipo de procedimento é falta de respeito, é humilhar ao próximo. Esta forma de agir foi banalizada - um gigantesco erro- e a gente não percebe que isto foi implantado devagarinho. Talvez você se sinta sufocado porque cresceu num local/país com costumes desrespeitosos entre seus cidadãos. Países civilizados não seguem este padrão.
      É preciso entender a que/quem serve implantar este costume de menosprezar as pessoas impondo-lhes apelidos. As pessoas têm nomes, então por que não usá-los respeitando-os?
      No Brasil foi vulgarizado a ANTA. Quando eu era jovem e via alguém escorregar e cair, a gente ia ajudar e demonstrava preocupação com o acidentado. De repente começou a acontecer este absurdo de sorrir de quem cai. A gente se desumanizou -permitimos que fizessem isto conosco. As pessoas começaram a divulgar e virou sucesso as cacetadas do....... Este senhor mudou a índole da maioria das pessoas através da propaganda. Existia uma minoria de insensíveis, sim. Mas era ínfima esta parcela. Se mostrassem o que sobreveio a muitas daquelas pessoas que caem, possivelmente você veria varias delas sendo submetidas a cirurgias por conta dos ferimentos sofridos. Seria motivo de alegria?
      As pessoas estão sendo desumanizadas e não percebemos.
      Saudações

    • @vliopard
      @vliopard 4 ปีที่แล้ว

      @@juniordeusdete Quantos anos você tem? Qual seu nível de escolaridade?

    • @juniordeusdete
      @juniordeusdete 4 ปีที่แล้ว

      @@vliopard Bom dia André. Tenho 58anos e 2o grau completo. De 1981a 1983 cursei universidade federal no curso de processamento de dados (hoje acho que t.i.) mas não pude continuar. De qualquer forma aprendo com/de Ayn Rand a Mikhail Bakunin , de Terence Mckenna a bíblia, de johhn enrik Clark a Roger scruton, de Richard Dawkins a William lane craig.
      Saudações amistosas.

    • @vliopard
      @vliopard 4 ปีที่แล้ว

      @@juniordeusdete Você pode resumir o que entendeu do meu primeiro comentário, que escrevi há 7 meses?

    • @juniordeusdete
      @juniordeusdete 4 ปีที่แล้ว

      @@vliopard boa tarde André. Eu te passei algumas informações pessoais. Você poderia me informar algo sobre você?
      De qualquer forma irei responder a seu questionamento assim que receber uma resposta, qualquer que seja.
      Saudações

  • @trivialdacozinha1008
    @trivialdacozinha1008 5 ปีที่แล้ว +4

    Pensa fora da caixinha é um perigo para os partidos de esquerda.
    Toda vitima tem que ter um defensor

  • @jocelinocardoso9443
    @jocelinocardoso9443 4 ปีที่แล้ว +1

    O professor amenizou a questão.
    A comparação da percentagem da população negra brasileira com as estatísticas de sua participação social e económica, deita por terra a negação de o país ser estruturalmente racista.

    • @danielsantos-wh2op
      @danielsantos-wh2op 4 ปีที่แล้ว

      Pq? Quando eu olhei eu vi algo que reforça essa ideia.

  • @monicabomfim201
    @monicabomfim201 4 ปีที่แล้ว +1

    Convivência harmoniosa desde que o negro saiba seu lugar de submisso e subalterno. Essa é a questão... o bloqueio que se forma para muitos acessarem lugar de poder e decisão. É sempre uma minoria. Vai ter sempre a exceção para dizer que basta de esforçar. Nos EUA embora o racismo seja muito mais forte os negros conseguiram muito , acessaram muitos postos de poder e decisão

    •  4 ปีที่แล้ว

      Fumou uma?

  • @franoliveira8388
    @franoliveira8388 4 ปีที่แล้ว +1

    Gente ele não está negando o racismo, entendam, ele está falando que o racismo daqui não é tão radical como em outros países. Tenham interpretação! O que ele está falando também é uma questão de sociologia não só de história.

  • @valdemirsilva8895
    @valdemirsilva8895 4 ปีที่แล้ว +2

    O racismo acaba acontecendo de forma mais velada hoje em dia no Brasil, diferente dos EUA .

    • @ArthurJailbreak
      @ArthurJailbreak 4 ปีที่แล้ว

      O problema é quem julga o que é racismo ou não? Já vi um jovem negro reclamando da forma que o segurança olhou pra ele, isso me parece complexo dele do que racismo.

  • @OFilhoPerdido
    @OFilhoPerdido 2 ปีที่แล้ว

    Sabe só agora ele falou sobre importação de pautas e discursos, eu parei pra refletir numa coisa. Eu me considero uma pessoa progressista, porém eu tenho razoável dificuldade em encontrar formadores de opinião desse meio que ao quererem falar sobre algum tema sobre conflitos, quaisquer que sejam os conflitos, que façam isso usando autores nacionais. A grande tendência que eu percebo são esses formadores de opinião, que teoricamente se posicionariam no tabuleiro de maneira próxima a mim, usando textos de autores estrangeiros, e em sua maioria que tiveram sua produção textual em realidades quem bem pouco se assemelhavam a nossa.

  • @israelpereira7742
    @israelpereira7742 4 ปีที่แล้ว

    Sou negro, e respeito muito a opinião do Professor Paulo, e embora, desconheça este Brasil descrito por ele, penso que seja muito importante para o debate da questão racial, a presença de pessoas que tenham ideologias, e leituras diferentes sobre o tema.

  • @huogfreyivillhhasmni3715
    @huogfreyivillhhasmni3715 5 ปีที่แล้ว

    Eu só fans do professor Paulo Cruz..

  • @angelagindri8812
    @angelagindri8812 5 ปีที่แล้ว

    O Paulo Cruz é show

  • @mariainezandrade3932
    @mariainezandrade3932 5 ปีที่แล้ว +6

    Tenho um sobrinho negro muito estudioso, é PHD em economia e sempre conseguiu bons empregos. Hoje ele trabalha numa multinacional, viaja sempre aos Est.Unidos e nunca ficou desempregado. Sofreu, há muitos anos atrás preconceito em Salvador, pasmem!

    • @eliomarcunha922
      @eliomarcunha922 2 ปีที่แล้ว

      Como assim ? Preconceito aqui ? Na parte da elite né

    • @mariainezandrade3932
      @mariainezandrade3932 2 ปีที่แล้ว

      @@eliomarcunha922 Não. Pelas vendedoras de uma loja. Isso aconteceu há muitos anos.

  • @brunocesar4347
    @brunocesar4347 5 ปีที่แล้ว +1

    meu avo era negro tinha muito respeito por ele, a tal ponto que quando alguém vinha fazer piadas de negros para mim que ficava puto, ate entrar no ensino médio que tinha amigos negros que ficava a aula toda fazendo piada de negros kkkkk mano é serio os caras era foda nas piadas, que uns dos meus melhores amigo é negro e ele tem madia de falar que negro é malandro e branco éra tonto ai eu tava que branco era tonto mais inteligente e ate hoje seguimos nesta zuera o foda que ele me zoa na rua na frente de desconhecido e eu tenho que fica quieto para não fazer me uma piada de negro e ter algum negro por perto e ele fica ofendido.

  • @canaldebicicletapratrilha5844
    @canaldebicicletapratrilha5844 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu particularmente não acho que o Brasil é um país racista no sentido cor de pele eu acho que o Brasil é um país racista no sentido financeiro.
    Se um negra pobre encontrar um negro rico esse negro pobre sofrerá preconceitos desse negro rico, infelizmente no Brasil é assim é como eu enxergo eu posso até estar errado mas infelizmente eu vejo assim

  • @juniormattos2448
    @juniormattos2448 3 ปีที่แล้ว +1

    A experiência relatada pelo rapaz mostra como muitos professores já atacam as mentes das crianças, incutindo suas ideologias.

    • @eliomarcunha922
      @eliomarcunha922 2 ปีที่แล้ว

      Conversa pra boi dormir cara, ele só enrolou e está defendendo uma retórica criminosa, no Brasil existe vários Brasiles

  • @pauloomarlimapereirajunior4370
    @pauloomarlimapereirajunior4370 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom

  • @jaquesdatsch5008
    @jaquesdatsch5008 5 ปีที่แล้ว +3

    Venho acompanhando os programas e vídeos que o professor participa! É um excelente profissional e um exemplo para nossa sociedade!
    Ótimo conteúdo!

  • @canaldoadelton6614
    @canaldoadelton6614 5 ปีที่แล้ว +18

    O cara sofreu várias vezes discriminação por causa da cor e diz que o Brasil não é um país racista? Ou é bobo ou não quer ver

    • @Carlosollyver
      @Carlosollyver 5 ปีที่แล้ว +4

      Ele não Nega o racismo, mas para validar sua cosmovisão ultraliberal ele divide e ameniza o termo. Pena que seu discurso cheio de pontos válidos, sirva para manter conceitos errados apenas para não admitir que a esquerda tem sim razão em muitas das denúncias que faz, apesar de errar mais do que acerta.

    • @6ix9inaracelis86
      @6ix9inaracelis86 5 ปีที่แล้ว +6

      pó o cara explicou entre linhas e vc não entendeu fazer o que?

    • @6ix9inaracelis86
      @6ix9inaracelis86 5 ปีที่แล้ว +1

      eu não concordo com ele mas entendi o que le quis dizer.

    • @rosineioliveira
      @rosineioliveira 5 ปีที่แล้ว +5

      Otima explicação, no Brasil tem sim racismo, mas não é um país racista.
      Só quem foi para países racista é que sabe, o Brasil é o pais mais inclusivo do mundo.
      Nenhum outro país acolhe como o nosso, pena que só o estrangeiro veja veja isso.

    • @silxavierxavier5975
      @silxavierxavier5975 5 ปีที่แล้ว

      Não entendeu nada seu burrinho.

  • @8400antonio
    @8400antonio 4 ปีที่แล้ว +1

    ????? Não é possível isso cara

  • @donazeze6964
    @donazeze6964 3 หลายเดือนก่อน

    Nossapura,verdadegostei,dotemaobrigado,oque mata,adeseguadade,cosialllĺĺ

  • @jonathasantos8645
    @jonathasantos8645 3 ปีที่แล้ว

    Sim, agora convidem o Silvio de Almeida e reparem porque todo bom professor é um eterno aluno. O próprio professor Paulo sabe que as questões da negritude no Brasil são extremamente cunhadas pela nossa história, então não faz sentido discordar do racismo estrutural até porque ele é um fato, sempre tem um que quer prestar mais atrasos ao nosso lento desenvolvimento como sociedade.

  • @miltonmonteiro
    @miltonmonteiro 5 ปีที่แล้ว +1

    Precisa ser estrutural?

  • @guilhermoenriques4866
    @guilhermoenriques4866 5 ปีที่แล้ว

    Los brasilenos estan españa viviendo y aqui le hacen la vida dificir a los extranjeros conoci a un argentino aqui en sao paolo y esta alto de brasil y su gente

  • @rgonzalez89
    @rgonzalez89 5 ปีที่แล้ว

    Sim não só o Brasil,como varios paises do mundo

  • @alexandrecarlsen927
    @alexandrecarlsen927 5 ปีที่แล้ว

    Grande Paulo Cruz

  • @arihfreitas8399
    @arihfreitas8399 4 ปีที่แล้ว

    Pura verdade. Nos EUA tem comunidades de negros e é normal ver um grupo que não se relaciona com outro. O Brasil não vivemos assim. Importar e defender essa bandeira deles não condiz com nossa realidade. Devemos sim lutar contra o racismo, mas a nossa luta parte de uma estratégia nossa de acordo com nossa realidade.

  • @renildapitabrita2123
    @renildapitabrita2123 5 ปีที่แล้ว +4

    Cara não vivemos em armonía.

  • @arianalangkammer
    @arianalangkammer 4 ปีที่แล้ว

    Conviveu harmoniozamente, pq cada um "sabe e aceita seu lugar". Só faltou dizer não sou racista pq tenho amigo negro. O cara no começo fala que sofre racismo e fala que não existe racismo estrutural. Negros em posição de liderança nas empresas são raros. Negros em novelas são empregados. A esposa do ex Consul francês no Brasil, negra, qdo numa festa ao lado dele, todos entravam cumprimentavam o Consul e davam o casaco para esposa guardar. Pq não pensar que ela é vá esposa? Pq a negra só pode ser a empregada ? Se tiver um negro num carrão, vão achar estranho, até que é roubado. Existe sim racismo estrutural, pensamos sempre que o negro é o empregado nunca o patrão.

  • @cariocabassa
    @cariocabassa 3 ปีที่แล้ว

    Concordo a relação entre brancos e pretos no Brasil não tem nada a ver com a situação lá nos EU...alí a rapaziada não se misturam...eu sei muito bem...mas ainda tem um preconceito velado no Brasil acho...

  • @zoci4486
    @zoci4486 5 ปีที่แล้ว +2

    Quisera eu ter tido aula com esse professor na minha época de escola. Antes tarde do que nunca. Desaprender a história inventada e aprender a história real.

  • @83manasses
    @83manasses 5 ปีที่แล้ว +29

    Exemplo de racismo estrutural: As quotas raciais

    • @thythus6660
      @thythus6660 5 ปีที่แล้ว +3

      Racismo estrutural está no RH, onde branco manda branco para cargos bons e negros para cargos ruins.

    • @annacarolinealmeida3856
      @annacarolinealmeida3856 5 ปีที่แล้ว +5

      @@thythus6660 Que ridículo! Kkkk Eu sou da área de engenharia. Fala sério!! Kkkkkk

    • @thythus6660
      @thythus6660 5 ปีที่แล้ว

      @@annacarolinealmeida3856 Você é o centro do mundo? E os outros negros que não conseguiram? Ignorou todos eles, só porque você conseguiu?
      Você só pensa em si:
      " Ai isso é mentira porque > Consegui."
      Você é uma pessoa que conseguiu, mas existem milhares que não conseguiram mesmo se esforçando.
      Não meça o mundo por sua única experiência pessoal.

    • @thythus6660
      @thythus6660 5 ปีที่แล้ว

      @Zero One Ou seja, não quer que o negro tenha mais poder na sociedade. RH é um ponto estratégico, por isso incomoda quando se fala nele. Significa que estou no caminho certo.

    • @annacarolinealmeida3856
      @annacarolinealmeida3856 5 ปีที่แล้ว +2

      @@thythus6660 Rapaz! Eu conheço esses "negros de favela", vivos ou mortos que você está falando. Inclusive meu irmão é traficante. Não são coitados não, muitos sempre gostaram do errado mesmo. Mas agora que entrou no crime de facção só sai com permissão.

  • @marlucegoncalvessampaio4539
    @marlucegoncalvessampaio4539 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns

  • @pabloteles8008
    @pabloteles8008 2 ปีที่แล้ว

    nos EUA eles tem até mesmo uma cultura própria, não digo como aqui q tenta "resgatar a cultura africana". Os pretos (assim q eles se chamam) possuem até mesmo um sotaque diferente

  • @mairac.6756
    @mairac.6756 4 ปีที่แล้ว

    Ja se contradisse na primeira parte. Como brancos e negros convivem bem se ele acabou de relatar a discriminação sofrida? Por acaso foi discriminado por quem? Isto ele chama de convivência harmoniosa?

  • @Sobreatati
    @Sobreatati 5 ปีที่แล้ว

    Resumindo
    Sim!!!

  • @vitorioso3078
    @vitorioso3078 2 ปีที่แล้ว

    Se no Egito fosse diferente,Moisés não entendia que pertencia a outra turma.pelo amor de Deus.

  • @CostaOFC
    @CostaOFC 5 ปีที่แล้ว

    6:00 até pq não pode, certo? Onde já se viu um órgão público ou empresa ter em seus regimentos algo que “legalize” o racismo!

  • @TheFagnerify
    @TheFagnerify 4 ปีที่แล้ว

    Ele virou marxista quando diz que o Estado brasileiro mantém a conjuntura do pobre continuar pobre e do rico continuar rico...

  • @sd1n1x
    @sd1n1x 6 ปีที่แล้ว +3

    Totalmente excelente! Não me canso de ouvir o Prof. Paulo Cruz... esse vídeo voou!

  • @mairac.6756
    @mairac.6756 4 ปีที่แล้ว

    Nos EUA a discriminação racista é escancarada. No Brasil não. Mas está aumentando com ideias como essas de negros que acham que há convivência harmoniosa no Brasil. É estrutural e é cotidiana.

  • @rogersilva1511
    @rogersilva1511 4 ปีที่แล้ว +1

    th-cam.com/video/NQNIeyWSUVg/w-d-xo.html
    Se racismo não existe então o que foi isso!!!

  • @martinfeberman4226
    @martinfeberman4226 4 ปีที่แล้ว

    Melhor para falar de racismo é o Sílvio Almeida.

  • @leonardojeronimo1101
    @leonardojeronimo1101 2 ปีที่แล้ว

    É um Pais racista, pode amenizar mais não da para fugir da realidade.

  • @thiagoandre2570
    @thiagoandre2570 3 ปีที่แล้ว

    Dizer que o Brasil não é um país extremamente racista, é o mesmo que Dizer que o marchismo e a homofobia no Brasil não existe

  • @alcidesgilbertoalcides4324
    @alcidesgilbertoalcides4324 4 ปีที่แล้ว +3

    Sabe porquê ele é muito inteligente?
    Porquê ele mantém um discurso para ser elogiado e querido pelos brancos.
    Esse cara não consegue dormir em paz.

  • @valdemirsilva8895
    @valdemirsilva8895 4 ปีที่แล้ว

    Pode se dizer que pelas leis o país não é racista mas muitos brasileiros são racistas isso que a mensagem do vídeo passa.

  • @driserafim
    @driserafim 4 ปีที่แล้ว +4

    Eu já sofri preconceito por ser pobre, entrei em uma loja de grife e a vendedora fez piada me chamando de mulambo.

  • @guilhermoenriques4866
    @guilhermoenriques4866 5 ปีที่แล้ว +9

    Los brasileños si son racistas

  • @elmorohernandez
    @elmorohernandez 4 ปีที่แล้ว

    Wangari Maathai, Mathew Lukwiya, Steve Biko, Rosa Parks, Angela Yvonne Davis, Malcon X, Paul Rusesabagina, Nelson Mandela, Martín Luther king, Peter Tabichi, Mariele Franco, Maria Elena Moyano, Jesse Owen, Barack Obama, Toni Morrisson,...

  • @aldarangan9566
    @aldarangan9566 5 ปีที่แล้ว

    Será que existe algum lugar no mundo onde não exista racismo?

    • @Carlosollyver
      @Carlosollyver 5 ปีที่แล้ว +1

      Não é porque algo existe " em todo lugar" que deva ser banalizado. Para não alimentar o vitimismo,ter um foco propositivo, resgatar o tema das garras da esquerda que se apossou deste e principalmente, o por dentro de uma pesperctiva liberal, o professor ameniza e divide o tema de forma mais didática e conciliatória. Mas perceba que nunca o nega ou deixa de conceitua-lo, mesmo que nas entrelinhas, como idiotice, babaquice, ignorância, erro, atraso.

    • @aldarangan9566
      @aldarangan9566 5 ปีที่แล้ว

      @@Carlosollyver , só coloco este ponto para tentar refletir uma saída. Aparentemente, para mim, este problema está em todos os lugares. Aqui vivem atribuindo ao passado escravocrata, mas e nos países onde não houve escravidão?