🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Eu estou em choque. Por muito tempo, eu acreditei que o meu padrão da infância era o tipo cinco, mas, parando para assistir esse, descobri que me identificava quase que 100%. A minha mãe sempre me mimou, eu era a princesa da casa e era presenteada com muita frequência na infância, por isso, até hoje sinto que estou em dívida, que preciso ser prestativa, que preciso atender as vontades dela no momento que ela pedir (e muitas das vezes nem chega a pedir realmente, mas, vou lá e faço, porque, sinto uma obrigação por trás disso). Não vou negar que eu ainda sou uma pessoa que se isola algumas vezes, pois, isso provavelmente foi o reflexo de anos e anos de bullying na escola. Mas, em casa, na minha infância, eu recebia amor, sim, mesmo que de forma mais material. No momento, eu estou pasma, pois, foi como se a minha mente tivesse se esquecido de toda essa dedicação e criado uma imagem diferente de como foi a minha relação com a minha mãe quando criança. Perplexa!
Meeeeeeu Deus!!! Você conversou com meu eu-criança. Sempre fui "aparecida", gostava de dançar, estava sempre pronta pra tudo que me chamavam, falava com todo mundo, necessidade de ser educada e carismática. E levo isso até hoje!
Oi Karina, poxa que legal ler isso!!! Realmente o nosso padrão da infância nos gera uma identificação muito forte. É onde nossa personalidade surge e muitos padrões levamos pra vida adulta. Que bom que gostou e se identificou!!
Fez muitooo sentido pra mim! Sou filha de pais solteiros e aos 3 passei a morar com meu pai. Por um lado, senti o abandono materno, por outro, sentia uma enorme dívida com meu pai por ter me dado uma vida mto “melhor” do que meus irmãos tiveram. Atualmente, trabalho com crianças autistas e passo a maior parte do meu tempo analisando as necessidades dessas crianças e fornecendo o que elas precisam. Além disso, essa dificuldade em dizer “não” e de compreender quem eu realmente sou e o que quero, é pauta constante na minha terapia! Enfim, isso fez mto sentido e acredito que eu seja do tipo 2 mesmo!
Oi Nathalia, obrigada por compartilhar sua história. Poxa, realmente são características bem fortes do tipo 2. Como sempre falo, o que ajuda demais a definir o nosso tipo é olhar para as motivações internas que nos levam a ter determinados comportamentos.
CARAAAAA, eu me identifico com quase tudo o que você falou. Principalmente na parte na parte de não conseguir se ajudar e usar isso para ajudar as outras pessoas, é como se eu me sentisse suficiente e amada por ajudar as outras pessoas. Eu sempre botei as necessidades dos outros acima das minhas por sentir que as minhas são menos importantes, por mais que eu tente pensar mais em mim, é inconsciente. Eu realmente fiquei chocada, isso me descreve muito! Eu sempre senti que as pessoas não iriam gostar de mim pelo que eu era, então eu usava a gentileza e ajudava todos, sempre me mostrando muito prestativa para poder fazer as pessoas gostarem mais de mim, ou terem um amor maior por mim. Como se eu precisasse disso para me sentir válida ou amada. Inclusive, por ter esse medo e desejo de aceitação, eu sempre tive medo de falar "não" e magoar as pessoas. Eu sinto como se eu fosse perder meu valor, como se as pessoas fossem me odiar ou eu sinto que as mesmas vão ficar chateadas com isso. Eu não consigo falar "não", e isso me prejudica muito até os dias de hoje. Eu estudo o eneagrama á pouco tempo, fiquei feliz de ter achado seu canal, você está me ajudando bastante!!! Com esse vídeo consegui ver nitidamente que eu sou o tipo 2 😁
Oi Ana! Sim!!! Esse seu relato é típico de um tipo 2. Essa necessidade fundamental não atendida na infância de não ter se sentido amada, recai na vida adulta exatamente com esses comportamentos. O lado bom é que você já sabe disso e agora pode explorar mais a fundo de onde ele vem e principalmente desenvolver a sua personalidade para não cair mais nesses padrões de comportamento que tanto te prejudicam. Obrigada por comentar e compartilhar!!
Ah que linda! Eu amo como o Eneagrama nos ajuda nas questões familiares! Dá pra entender, curar, perdoar e melhorar muito nossas relações depois de conhecer as diferentes personalidades.
Sério? Que lindo ler isso!! Fico tão feliz quando vocês se identificam, porque esse é um começo de uma caminhada de desenvolvimento! Aliás, já vou te convidar pro evento que vou fazer em novembro: carinhosamente.com.br/ Dá uma olhada!! Vou falar mais a fundo sobre a influência da personalidade na nossa vida adulta.
Opa! É assim mesmo. Provavelmente você se identificou com o 2, 7 e 9. Isso é bem comum porque eles são considerados os otimistas do Eneagrama. Mas quanto mais você estuda, mais vai perceber que cada um tem características únicas que te darão eliminar os outros tipos e descobrir o seu.
Já tinha feito teste do meu perfil e deu o tipo 2. Agora vendo o vídeo, não restam dúvidas sobre isso. O que mais me identifiquei foi o tentar fazer de tudo para ser amada e vista pela mãe. É um alívio poder ver isso tudo e ter uma luz no fim do túnel. Saber para onde caminhar agora e curar essa dor que carrego a tanto tempo. Gratidão 🙏
Haha, que legal Isa. Isso é muito comum, algumas crianças acham outras formas de chamar atenção. Umas querem ser certinhas demais, já outras gostam mesmo é de desafiar os adultos. De nada, que bom que meu vídeo contribuiu contigo!
É o caso da minha mãe, ela tinha muita responsabilidade mas sempre desafiava os pais de alguma forma. Em idade jovem cuidou da avó, criou dois irmãos. Mas namorava escondido, saía pra roles, e quando pequena era muito agitava chegando até a comer cera KKKKK
Sofrer negligencia ou ser abandonado na infância por um dos genitores pode gerar tendencia à personalidade tipo 2. Eu ja notei que pessoas que tiveram uma maternagem precaria tem esses padroes de agradar todo mundo (codependência). Na sistêmica, o outro significa a mãe. Direcionar todo amor ao outro e projetar essa figura materna no próximo para poder receber amor.
Oi Angela! Nunca li ou confirmei por meio de pesquisas a respeito disso, mas sei que realmente alguns tipos do Eneagrama tem uma tendência maior em querer agradar aos outros para se sentir amado e querido.
@@CarinhosaMente obrigada pela resposta! Realmente eu não encontrei estudos sobre isso, apenas observei padrões no convívio com pessoas com esse eneatipo. Vou fazer mais pesquisas e estudar mais profundamente o eneagrama. Muito sucesso a você!💎
Sensação de negligência e abandono tbm podem gerar o extremo oposto, que é o padrão do tipo 5, que opta pelo isolamento e desconexão emocional com outras pessoas. Ti e Fe são funções cognitivas de julgamento opostas, mas que podem ter a mesma origem
Eu purinha 😅 obrigada pelo vídeo 💖 tive síndrome do pânico com 10 anos de idade. até os 25 sempre prezei muito mais nos outros do que em mim. E sempre quis “comprar” amor pq pensava que não merecia.
Oi! Seja bem vinda! Olha, como realmente o tipo do Eneagrama influencia a nossa vida! Ainda bem que hoje você tem essa oportunidade de entender de onde vem isso e começar a trabalhar. Show! Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
moça, quando eu era pequena eu agia assim. Mas eu mudei muito por causa de um trauma que eu sofri quando eu tinha 10 anos, e nunca mais fui a mesma (pelo menos aparentemente) eu nunca mais me importei tanto em tentar agradar os outros e hoje eu já tenho certeza q eu sou eu mesma e eu preciso permanecer “fiel a mim mesma”… entende? obviamente eu gosto do amor dos outros mas só se for por motivo “nenhum” simplesmente por ser eu mesma e eu nunca mais me mudei ou fiz as coisas por outras pessoas q nem eu fazia quando eu tinha uns 7 a 10 anos… Eu acho q eu não vejo minhas necessidades próprias de maneira ruim aliás. Me ajuda mulheeerrr 😭😭
Ahhh que massa, eu amo quando vocês se identificam!!! 😂🥰Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Boa tarde... fiz teste do eneagrama e realmente sou t2, me familharizei sim, inclusive ficava sempre doente, e com certeza era pra não incomodar... sempre pensando nas necessidades dos outros... muito interessante importante ferramenta de crescimento.. obrigada por partilhar!
Poxa que legal!!! Obrigada por compartilhar!!! Essa é a melhor parte de conhecer o Eneagrama, é a possibilidade de desenvolvimento que ele proporciona!
@@CarinhosaMente Com certeza, por que muitos comportamentos que eu tinha eu não conseguia entender e hoje são muito mais claros e assim mais fáceis de desenvolver... Como dificuldade de pedir ajuda rsrs
Fui uma criança diferente desse padrão. Eu fui bem cuidada pelos meus pais e não gostava de me destacar na sala de aula. Eu tinha a fama de "fala o que pensa doa a quem doer" rss... Devo ter me tornado o tipo 2 após a juventude 😂
Parabéns pelo video! Eu estou estudando o eneagrama ha pouco tempo e fiz alguns testes. Um dos testes deu tipo 2 e tipo 9 empatados e isso fez muito sentido para mim, pois eu consigo identificar caracteristicas semelhantes. Não me identifico predominantemente com o eneatipo 2 pois nao gosto de chamar atençao pra mim, pelo contrario, prefiro ficar mais econdida rs.
Obrigada, que bom que gostou do vídeo!!! O processo de descoberta é assim mesmo que funciona. Primeiro vamos eliminando os tipos que temos menor afinidade e que nitidamente não se encaixam em nosso modo de ser. Minha sugestão é que você continue lendo e estudando sobre esses dois tipos. Lembre-se que nem sempre teremos exatamente todos os comportamentos e características do tipo que nos identificamos, então não espere se enquadrar 100% em determinado tipo.
Até doeu meu coração, de tanto que combinou... Tive muito amor, mas, como a 2 de 4 filhos, nunca me senti priorizada. As necessidades dos mais novos eram as primeiras e a ser atendidas e a mais velha era a mais "experiente", "admirável" (do meu ponto de vista). Então, pra mim, quem era eu na fila do pão? Eu não sabia Lembro muito de achar que com bastante carinho, amor, presentinhos, cartinhas e gracinhas, me notariam e eu seria mais amada. Também adoecia bastante... Obrigado pelas informações esclarecedoras
Ual! Que legal o seu relato !!! É isso mesmo, cada pessoa percebe o mundo de uma forma de acaba desenvolvendo a sua personalidade. Idêntico seu tipo é apenas o começo da jornada!!! Seja vem vinda por aqui! 🥰😘
Ah que legal Tami! O padrão da infância é muito importante para entendermos quais os padrões infantis que carregamos até hoje e que interferem em nossos comportamentos. É um passo importante para nossa mudança!
Outra coisa: meus ex namorados geralmente decolaram na profissão quando me namoraram. Pq eu dava muita força. E geralmente eles se achavam e quando cresciam me esnobavam. Então não vejo "vantagem kkkkkk
@@CarinhosaMente sim! obrigada! eu tenho estudado o eneagrama faz mais ou menos um ano, mas eu ficava muito em dúvida sobre o tipo, eu pensava que fosse 9.
Oi Dani, vou deixar aqui o link do vídeo que fiz falando sobre o Eneagrama é um pouco de cada tipo: th-cam.com/video/Rc4mpOMXNeo/w-d-xo.html Se quiseres mais informações e acompanhar isso de perto, podes nos seguir no Instagram @carinhosa_mente 😘
Eu me percebi tipo 2 , qual a maneira de amenizar isso , fazer mais por min ? Nao que nao gosto de ajudar so que percebi que esqueci muito de min e agora to correndo pra min mesmo e com muita pressa.. obrigado
Cada perfil do Eneagrama tem o seu desenvolvimento ligado às flechas e entendimento do seu instinto. A melhor forma de você ir mudando seus padrões é observar quando eles acontecem e se permitir fazer diferente. Um processo de desenvolvimento orientado potencializa os resultados e te permite se conhecer e explorar melhor as qualidades e virtudes do tipo 2.
Meu Deus eu preciso estudar muito não tenho certeza do meu número, nem do meu marido nem da minha filha mais nova com 17 anos . O que você me aconselha?
Oi Nubia, minha sugestão é que você foque primeiro em descobrir o seu tipo do Eneagrama. Sei que é tentador a gente querer saber o tipo das pessoas mais próximas, mas sempre sugiro usar a ferramenta pra você e depois para os outros. Enquanto isso, você pode apresentar esses vídeos para seus familiares pra eles irem se conhecendo e descobrindo o tipo deles.
E eu que tive as duas situações? Rs... Da parte da familia do meu pai, eu era muito bajulada, amada e paparicada o tempo todo. Pq fui a primeira sobrinha, neta e filha de uma família imensa e muito amorosa. Descendentes de italianos, calcula... Eu vivia no colo recebendo muito amor e carinhos. E acho que este padrão foi mais forte pq me sinto muito ligada, grata em dívida com quem me dá amor, quero fazer muito por pela pessoa até hj.Depois meus pais se separaram e minha mãe era muito fria e indiferente. Sofri muito . Sim, eu quando ia para a casa da minha avó, e fui crescendo, comecei a escrever e ensaiar peças de teatro e dança para entrete los, emociona los e encanta los, acho que isto era uma necessidade de atenção, ne? Ou de como vc disse retribuir o amor recebido... E quando me lembro das minhas " traquinices e artes" eram muito tipo 2. Fora as artes criativas do tipo cortar a cortina da minha mãe para fazer um belo vestido como o da escarlet O' hara , teve uma vez que dei toda comida ou cobertores que tinhamos pra um pedinte que batia a porta, e teve uma vez que peguei todo o dinheiro da minha avo, comprei doces e balas e distribui pras crianças mais pobrinhas do meu bairro. Kkkk....Eu tambem fugia muito de casa, quando me sentia triste, sumia pra bem longe , ia andando por bairros desconhecidos e a pobre da minha avó e vizinhos ficaram me procurando o dia inteiro. Também me maquiava e vestia com joias , chapeus, roupas e maquiagens da minha avó e saia desfilando pela ruas...Vejo traço de 2 em tudo.
Ual! Que depoimento massa!!!!! Nossa infância mostra muito nossas necessidades não atendidas. E depois são essas necessidades que nos fazem criar essa personalidade que influencia nossa vida adulta. O primeiro passo você já está dando que é identificar o seu tipo do Eneagrama, depois é começar a desenvolver ele.
Sim! Cada criança de acordo com a particularidade do seu seio familiar, vai identificar o que chamará mais atenção pra si. O que o tipo 2 quer é fazer o que agrada aos outros pra se sentir amada, muito mais do que apenas chamar atenção. É mais comum encontrar essa característica rebelde nos tipos 8.
Eu acho que sou tipo 2 😔 Não assisti os outros vídeos, mas já me identifiquei de cara. É possível que eu tenha mudado um pouco na fase adulta? Tipo, como eu percebi certas coisas, tento mudar
Oi!!! Seja bem vinda! Claro, faz todo sentido. Nossas experiências vão nos transformando e por isso muitas vezes deixamos de lado alguns padrões de comportamento que tínhamos que até nem parecemos ser o nosso próprio tipo.
Gente, quando eu era pequena tem um vídeo meu seguindo minha prima pra amarrar o cadarço dela, e também na adolescência sempre que alguém derrubava algo perto de mim na sala de aula eu corria pra pegar pra ela. Isso tem a ver?
Oi Erica! hahaha Que legal essa lembrança! Claro, pode ser. Mas tente lembrar e pensar no porque fazia isso. É a motivação por trás do comportamento que define o seu tipo de personalidade.
O tipo dois pode ser dependente emocional, ou causar essa dependência em alguém? Como se resolve isso, caso a resposta seja sim. Outra dúvida, como funciona a asa? Sou tipo 2w3. Nesse caso, a infância do 3 se mistura com a do 2 ou algo do gênero?
Oi! Seja bem vindo(a). Sim, o tipo 2 pode ser dependente ou causar dependência. Isso se resolve com um processo de conhecimento e desenvolvimento de sua personalidade. Você começa a entender porque faz isso e se permite mudar os padrões de comportamento. Quanto as asas, eu tenho um vídeo completo sobre elas aqui em que eu explico como funcionam, vou te deixar o link: th-cam.com/video/NOa3U7HmiUY/w-d-xo.html
Oi Cris! As vezes a identificação causa uma certa decepção por termos que enxergar como realmente somos, mas não se intitule como uma “criatura horrível”. Se conhecer te permite transformar aquilo que não gosta e utilizar as potencialidades que já são suas!!!
🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br
O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Eu queria dar um abraço em cada um que aqui esteve vendo esse vídeo é se identificou...
Que dor no coração...
Ahh, que lindo Dani. Alguns tipos 2 sentem muito mesmo quando se identificam! ❤️
Eu estou em choque.
Por muito tempo, eu acreditei que o meu padrão da infância era o tipo cinco, mas, parando para assistir esse, descobri que me identificava quase que 100%. A minha mãe sempre me mimou, eu era a princesa da casa e era presenteada com muita frequência na infância, por isso, até hoje sinto que estou em dívida, que preciso ser prestativa, que preciso atender as vontades dela no momento que ela pedir (e muitas das vezes nem chega a pedir realmente, mas, vou lá e faço, porque, sinto uma obrigação por trás disso). Não vou negar que eu ainda sou uma pessoa que se isola algumas vezes, pois, isso provavelmente foi o reflexo de anos e anos de bullying na escola. Mas, em casa, na minha infância, eu recebia amor, sim, mesmo que de forma mais material. No momento, eu estou pasma, pois, foi como se a minha mente tivesse se esquecido de toda essa dedicação e criado uma imagem diferente de como foi a minha relação com a minha mãe quando criança. Perplexa!
Socorro eu jurava que era 6, mas o tipo 2 faz totalmente sentido pra mim
Olha.... novas descobertas!!! Parabéns pela identificação! 🙏👏🏻👏🏻
Meeeeeeu Deus!!! Você conversou com meu eu-criança.
Sempre fui "aparecida", gostava de dançar, estava sempre pronta pra tudo que me chamavam, falava com todo mundo, necessidade de ser educada e carismática. E levo isso até hoje!
Oi Karina, poxa que legal ler isso!!! Realmente o nosso padrão da infância nos gera uma identificação muito forte. É onde nossa personalidade surge e muitos padrões levamos pra vida adulta. Que bom que gostou e se identificou!!
Fez muitooo sentido pra mim!
Sou filha de pais solteiros e aos 3 passei a morar com meu pai. Por um lado, senti o abandono materno, por outro, sentia uma enorme dívida com meu pai por ter me dado uma vida mto “melhor” do que meus irmãos tiveram.
Atualmente, trabalho com crianças autistas e passo a maior parte do meu tempo analisando as necessidades dessas crianças e fornecendo o que elas precisam.
Além disso, essa dificuldade em dizer “não” e de compreender quem eu realmente sou e o que quero, é pauta constante na minha terapia!
Enfim, isso fez mto sentido e acredito que eu seja do tipo 2 mesmo!
Oi Nathalia, obrigada por compartilhar sua história. Poxa, realmente são características bem fortes do tipo 2. Como sempre falo, o que ajuda demais a definir o nosso tipo é olhar para as motivações internas que nos levam a ter determinados comportamentos.
CARAAAAA, eu me identifico com quase tudo o que você falou. Principalmente na parte na parte de não conseguir se ajudar e usar isso para ajudar as outras pessoas, é como se eu me sentisse suficiente e amada por ajudar as outras pessoas. Eu sempre botei as necessidades dos outros acima das minhas por sentir que as minhas são menos importantes, por mais que eu tente pensar mais em mim, é inconsciente. Eu realmente fiquei chocada, isso me descreve muito! Eu sempre senti que as pessoas não iriam gostar de mim pelo que eu era, então eu usava a gentileza e ajudava todos, sempre me mostrando muito prestativa para poder fazer as pessoas gostarem mais de mim, ou terem um amor maior por mim. Como se eu precisasse disso para me sentir válida ou amada. Inclusive, por ter esse medo e desejo de aceitação, eu sempre tive medo de falar "não" e magoar as pessoas. Eu sinto como se eu fosse perder meu valor, como se as pessoas fossem me odiar ou eu sinto que as mesmas vão ficar chateadas com isso. Eu não consigo falar "não", e isso me prejudica muito até os dias de hoje.
Eu estudo o eneagrama á pouco tempo, fiquei feliz de ter achado seu canal, você está me ajudando bastante!!! Com esse vídeo consegui ver nitidamente que eu sou o tipo 2 😁
Oi Ana! Sim!!! Esse seu relato é típico de um tipo 2. Essa necessidade fundamental não atendida na infância de não ter se sentido amada, recai na vida adulta exatamente com esses comportamentos. O lado bom é que você já sabe disso e agora pode explorar mais a fundo de onde ele vem e principalmente desenvolver a sua personalidade para não cair mais nesses padrões de comportamento que tanto te prejudicam. Obrigada por comentar e compartilhar!!
Esse é o eneagrama da minha mãe, é impressionante como nós somos diferentes
Ah que linda! Eu amo como o Eneagrama nos ajuda nas questões familiares! Dá pra entender, curar, perdoar e melhorar muito nossas relações depois de conhecer as diferentes personalidades.
O tanto que eu me identifiquei: chorei a cada coisa q tu dizia e ia fazendo sentido kkkk
Sério? Que lindo ler isso!! Fico tão feliz quando vocês se identificam, porque esse é um começo de uma caminhada de desenvolvimento! Aliás, já vou te convidar pro evento que vou fazer em novembro: carinhosamente.com.br/ Dá uma olhada!! Vou falar mais a fundo sobre a influência da personalidade na nossa vida adulta.
Carrego esse peso até hoje,mas quero evoluir para viver melhor e sem culpa.
Culpa de achar que eu não mereço cuidar de mim.
Confuso... minhas três maiores notas fazem todo sentido da infância até aqui. 😆
Opa! É assim mesmo. Provavelmente você se identificou com o 2, 7 e 9. Isso é bem comum porque eles são considerados os otimistas do Eneagrama. Mas quanto mais você estuda, mais vai perceber que cada um tem características únicas que te darão eliminar os outros tipos e descobrir o seu.
Engraçado, sempre achei que era tipo 8. Mas nesse vídeo me identifiquei demais com o 2. Preciso avaliar mais.
Sim, me lembro quando eu fingia passar mal na escola para minha mãe poder me dar atenção, e mesmo assim ela não dava.
Já tinha feito teste do meu perfil e deu o tipo 2. Agora vendo o vídeo, não restam dúvidas sobre isso. O que mais me identifiquei foi o tentar fazer de tudo para ser amada e vista pela mãe. É um alívio poder ver isso tudo e ter uma luz no fim do túnel. Saber para onde caminhar agora e curar essa dor que carrego a tanto tempo. Gratidão 🙏
Parabéns, vídeo bem feito, roteiro bem montado, sem contornos e voltas desnecessárias, direto ao foco com muito conteúdo.
Ah, muito obrigada querido!! Fico feliz que tenhas gostado!
Nossa muito eu essa criança e comportamentos
Ah que legal Marli!!!
Sim. Correto é isso
Eu sou tipo 2 e faz todo sentido. Hoje eu já sei pedir ajuda. Continuo ajudando, mas gosto de ser ajudada também.
Oi Josefa! Poxa que lega! Realmente esse é um grande passo para o tipo 2. Parabéns..
Eu mim identifiquei muito com tipo 2!
Engraçado me senti abandonada, chamava atenção de forma ao contrário enchendo o saco mesmo e brigando...
Obrigada pelo vídeo.
Haha, que legal Isa. Isso é muito comum, algumas crianças acham outras formas de chamar atenção. Umas querem ser certinhas demais, já outras gostam mesmo é de desafiar os adultos. De nada, que bom que meu vídeo contribuiu contigo!
É o caso da minha mãe, ela tinha muita responsabilidade mas sempre desafiava os pais de alguma forma. Em idade jovem cuidou da avó, criou dois irmãos. Mas namorava escondido, saía pra roles, e quando pequena era muito agitava chegando até a comer cera KKKKK
@@victoriamenezes6178 Hum... você deu uma olhada nos outros tipos? Esse padrão que você descreveu não me pareceu muito com o tipo 2.
Sofrer negligencia ou ser abandonado na infância por um dos genitores pode gerar tendencia à personalidade tipo 2. Eu ja notei que pessoas que tiveram uma maternagem precaria tem esses padroes de agradar todo mundo (codependência). Na sistêmica, o outro significa a mãe. Direcionar todo amor ao outro e projetar essa figura materna no próximo para poder receber amor.
Oi Angela! Nunca li ou confirmei por meio de pesquisas a respeito disso, mas sei que realmente alguns tipos do Eneagrama tem uma tendência maior em querer agradar aos outros para se sentir amado e querido.
@@CarinhosaMente obrigada pela resposta! Realmente eu não encontrei estudos sobre isso, apenas observei padrões no convívio com pessoas com esse eneatipo. Vou fazer mais pesquisas e estudar mais profundamente o eneagrama.
Muito sucesso a você!💎
Sensação de negligência e abandono tbm podem gerar o extremo oposto, que é o padrão do tipo 5, que opta pelo isolamento e desconexão emocional com outras pessoas.
Ti e Fe são funções cognitivas de julgamento opostas, mas que podem ter a mesma origem
É super eu, muito
Poxa, que legal que se identificou!!
Eu purinha 😅 obrigada pelo vídeo 💖 tive síndrome do pânico com 10 anos de idade. até os 25 sempre prezei muito mais nos outros do que em mim. E sempre quis “comprar” amor pq pensava que não merecia.
Oi! Seja bem vinda! Olha, como realmente o tipo do Eneagrama influencia a nossa vida! Ainda bem que hoje você tem essa oportunidade de entender de onde vem isso e começar a trabalhar. Show! Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
moça, quando eu era pequena eu agia assim. Mas eu mudei muito por causa de um trauma que eu sofri quando eu tinha 10 anos, e nunca mais fui a mesma (pelo menos aparentemente) eu nunca mais me importei tanto em tentar agradar os outros e hoje eu já tenho certeza q eu sou eu mesma e eu preciso permanecer “fiel a mim mesma”… entende? obviamente eu gosto do amor dos outros mas só se for por motivo “nenhum” simplesmente por ser eu mesma e eu nunca mais me mudei ou fiz as coisas por outras pessoas q nem eu fazia quando eu tinha uns 7 a 10 anos… Eu acho q eu não vejo minhas necessidades próprias de maneira ruim aliás. Me ajuda mulheeerrr 😭😭
Muito boa a explicação! Eu fiz o teste e descobri o 07 meu era o dominante mas o 02 também usei bastante
Poxa que legal! Realmente os dois tem muitos pontos em comum. Dependendo do instinto acaba confundindo mais.
Sou supr assim. Igualzinho
Ahhh que massa, eu amo quando vocês se identificam!!! 😂🥰Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Boa tarde... fiz teste do eneagrama e realmente sou t2, me familharizei sim, inclusive ficava sempre doente, e com certeza era pra não incomodar... sempre pensando nas necessidades dos outros... muito interessante importante ferramenta de crescimento.. obrigada por partilhar!
Poxa que legal!!! Obrigada por compartilhar!!! Essa é a melhor parte de conhecer o Eneagrama, é a possibilidade de desenvolvimento que ele proporciona!
@@CarinhosaMente Com certeza, por que muitos comportamentos que eu tinha eu não conseguia entender e hoje são muito mais claros e assim mais fáceis de desenvolver... Como dificuldade de pedir ajuda rsrs
Fui uma criança diferente desse padrão. Eu fui bem cuidada pelos meus pais e não gostava de me destacar na sala de aula. Eu tinha a fama de "fala o que pensa doa a quem doer" rss...
Devo ter me tornado o tipo 2 após a juventude 😂
Faz todo o sentido, a meu padrão de infância foi exatamente esse.
Poxa que legal. Que bom que se identificou.
Simplesmente eu toda..
Gratidão ❤
Gratidão ❤ Que bom que gostou!
Parabéns pelo video!
Eu estou estudando o eneagrama ha pouco tempo e fiz alguns testes.
Um dos testes deu tipo 2 e tipo 9 empatados e isso fez muito sentido para mim, pois eu consigo identificar caracteristicas semelhantes. Não me identifico predominantemente com o eneatipo 2 pois nao gosto de chamar atençao pra mim, pelo contrario, prefiro ficar mais econdida rs.
Obrigada, que bom que gostou do vídeo!!! O processo de descoberta é assim mesmo que funciona. Primeiro vamos eliminando os tipos que temos menor afinidade e que nitidamente não se encaixam em nosso modo de ser. Minha sugestão é que você continue lendo e estudando sobre esses dois tipos. Lembre-se que nem sempre teremos exatamente todos os comportamentos e características do tipo que nos identificamos, então não espere se enquadrar 100% em determinado tipo.
Excelente!
Exatamente assim!!!! Parece que me descreveu na infancia e na vida adulta. Tudo parece comecar fazer sentido
Oi Renata! Ah, que legal!!!! Obrigada por compartilhar.
Fez muito sentido pra mim!!!
Ah que bom que gostou!!! 😍🙏🏼 Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Bate sim.
Que legal que se identificou.
Quanto mais me conheço e me aprofundo no eneagrama, confirmo meu tipinho 😅 e eu amo ele 😍 as partes de ruins a gente corre atrás pra melhorar
Sensacional,você é top. Parabéns pelo vídeo e pelo seu trabalho 👏👏👏👏 sou tipo2....😀
Muito obrigada 😁
Foi perfeito a explicação.
Obrigada 😃
Me identifiquei totalmente com tudo q vc explicou nesse vídeo!
Oi Aline, seja bem vinda!!! Que legal, então já sabes qual é o seu perfil de personalidade?
@@CarinhosaMente preciso ver os outros q minha psicóloga disse q constou no teste q fiz! São o 6 e o 4... Vou assistir esses vídeos pra analisar!
Até doeu meu coração, de tanto que combinou... Tive muito amor, mas, como a 2 de 4 filhos, nunca me senti priorizada. As necessidades dos mais novos eram as primeiras e a ser atendidas e a mais velha era a mais "experiente", "admirável" (do meu ponto de vista). Então, pra mim, quem era eu na fila do pão? Eu não sabia Lembro muito de achar que com bastante carinho, amor, presentinhos, cartinhas e gracinhas, me notariam e eu seria mais amada. Também adoecia bastante... Obrigado pelas informações esclarecedoras
Ual! Que legal o seu relato !!! É isso mesmo, cada pessoa percebe o mundo de uma forma de acaba desenvolvendo a sua personalidade. Idêntico seu tipo é apenas o começo da jornada!!! Seja vem vinda por aqui! 🥰😘
Nossa ,fez total sentido para mim!!!!
Ah que legal Tami! O padrão da infância é muito importante para entendermos quais os padrões infantis que carregamos até hoje e que interferem em nossos comportamentos. É um passo importante para nossa mudança!
Estar no 2 não é fácil
O melhor você já está fazendo, que é conhecer a fundo a sua personalidade para saber lidar com ela.
Não mesmo.
Total identificação. Ótimo video.
No meu caso ocorreu exatamente isso, pai frio mãe superprotetora q perdeu o primogênito no parto e depois, EU rs
Perfeito!
Obrigada Mi !! Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Qual é a mensagem inconsciente.
Me identifiquei totalmente! Parabéns pelo vídeo! 👏👏👏👏
Fico feliz em saber!! Eu gosto quando vocês se identificam.
Eu sou assim
Que legal que se identificou!!
Outra coisa: meus ex namorados geralmente decolaram na profissão quando me namoraram. Pq eu dava muita força. E geralmente eles se achavam e quando cresciam me esnobavam. Então não vejo "vantagem kkkkkk
hum... interessante isso. Geralmente repetimos padrões de comportamento sem saber o porque, e tem relação com nossa personalidade.
sim. é isso mesmo… nossa.
Que legal que se identificou!!! Agora o próximo passo é buscar o desenvolvimento do seu tipo de personalidade…
@@CarinhosaMente sim! obrigada! eu tenho estudado o eneagrama faz mais ou menos um ano, mas eu ficava muito em dúvida sobre o tipo, eu pensava que fosse 9.
Você é muito boa, querida.🙏🏼 Gratidão
Oi André! Sem bem vindo! Poxa, muito obrigada!! 🙏😉
@@CarinhosaMente tipo 5 pesquisando sobre os tipos do trabalho 👀
@@Andre92754 Ah que legal. Em breve farei um vídeo sobre isso.
Aqui pra identificar o do meu marido. Creio que seja T2. Terão vídeos tbem dos padrões de comportamento depois? 😄
Oi Dani, vou deixar aqui o link do vídeo que fiz falando sobre o Eneagrama é um pouco de cada tipo: th-cam.com/video/Rc4mpOMXNeo/w-d-xo.html Se quiseres mais informações e acompanhar isso de perto, podes nos seguir no Instagram @carinhosa_mente 😘
mano, me identifiquei demais, que tristeza ser tipo 2 meu deus kkkkkk
Tristeza porque mulher? Pensa que agora você tem a oportunidade de se entender melhor e se permitir desenvolver.
Eu me percebi tipo 2 , qual a maneira de amenizar isso , fazer mais por min ? Nao que nao gosto de ajudar so que percebi que esqueci muito de min e agora to correndo pra min mesmo e com muita pressa.. obrigado
Cada perfil do Eneagrama tem o seu desenvolvimento ligado às flechas e entendimento do seu instinto. A melhor forma de você ir mudando seus padrões é observar quando eles acontecem e se permitir fazer diferente. Um processo de desenvolvimento orientado potencializa os resultados e te permite se conhecer e explorar melhor as qualidades e virtudes do tipo 2.
Amei seu vídeo!! Gratidão!! Por gentileza qual o programa que vc usa pra fazer seus vídeos e colocar esses slides???
Oi!!! Eu gravo com o programa OBS, utilizo o microfone Blue e câmera Sony A6400.
por gentileza, eu gostaria de saber quem fez essas pesquisas citadas por você, qual foi a amostragem, por quanto tempo levou esse estudo ?
Deve ser por isso que eu tinha dificuldade em mim alimentar quando criança.
Oi Joilda! Sim, pode ser. Seja por dificuldade de aceitar suas necessidades, como por ser uma forma de chamar atenção.
Meu Deus eu preciso estudar muito não tenho certeza do meu número, nem do meu marido nem da minha filha mais nova com 17 anos . O que você me aconselha?
Oi Nubia, minha sugestão é que você foque primeiro em descobrir o seu tipo do Eneagrama. Sei que é tentador a gente querer saber o tipo das pessoas mais próximas, mas sempre sugiro usar a ferramenta pra você e depois para os outros. Enquanto isso, você pode apresentar esses vídeos para seus familiares pra eles irem se conhecendo e descobrindo o tipo deles.
E eu que tive as duas situações? Rs... Da parte da familia do meu pai, eu era muito bajulada, amada e paparicada o tempo todo. Pq fui a primeira sobrinha, neta e filha de uma família imensa e muito amorosa. Descendentes de italianos, calcula... Eu vivia no colo recebendo muito amor e carinhos. E acho que este padrão foi mais forte pq me sinto muito ligada, grata em dívida com quem me dá amor, quero fazer muito por pela pessoa até hj.Depois meus pais se separaram e minha mãe era muito fria e indiferente. Sofri muito . Sim, eu quando ia para a casa da minha avó, e fui crescendo, comecei a escrever e ensaiar peças de teatro e dança para entrete los, emociona los e encanta los, acho que isto era uma necessidade de atenção, ne? Ou de como vc disse retribuir o amor recebido... E quando me lembro das minhas " traquinices e artes" eram muito tipo 2. Fora as artes criativas do tipo cortar a cortina da minha mãe para fazer um belo vestido como o da escarlet O' hara , teve uma vez que dei toda comida ou cobertores que tinhamos pra um pedinte que batia a porta, e teve uma vez que peguei todo o dinheiro da minha avo, comprei doces e balas e distribui pras crianças mais pobrinhas do meu bairro. Kkkk....Eu tambem fugia muito de casa, quando me sentia triste, sumia pra bem longe , ia andando por bairros desconhecidos e a pobre da minha avó e vizinhos ficaram me procurando o dia inteiro. Também me maquiava e vestia com joias , chapeus, roupas e maquiagens da minha avó e saia desfilando pela ruas...Vejo traço de 2 em tudo.
Ual! Que depoimento massa!!!!! Nossa infância mostra muito nossas necessidades não atendidas. E depois são essas necessidades que nos fazem criar essa personalidade que influencia nossa vida adulta. O primeiro passo você já está dando que é identificar o seu tipo do Eneagrama, depois é começar a desenvolver ele.
A criança do T2 pode ter querido chamar atenção pelo lado negativo? Sendo rebelde, nervosa?
Sim! Cada criança de acordo com a particularidade do seu seio familiar, vai identificar o que chamará mais atenção pra si. O que o tipo 2 quer é fazer o que agrada aos outros pra se sentir amada, muito mais do que apenas chamar atenção. É mais comum encontrar essa característica rebelde nos tipos 8.
Eu acho que sou tipo 2 😔 Não assisti os outros vídeos, mas já me identifiquei de cara. É possível que eu tenha mudado um pouco na fase adulta? Tipo, como eu percebi certas coisas, tento mudar
Oi!!! Seja bem vinda! Claro, faz todo sentido. Nossas experiências vão nos transformando e por isso muitas vezes deixamos de lado alguns padrões de comportamento que tínhamos que até nem parecemos ser o nosso próprio tipo.
É possível que um tipo 2 desenvolva o oposto: ou seja, uma necessidade quase egoísta ou controladora?
Com certeza! É exatamente o que ele faz quando está em níveis mais baixos de desenvolvimento.
sim, isso se chama desintegração. no caso, está desintegrando para o 4.
Ótimo curso. Problema: o Link do texto acima não abre em nenhuma plataforma. Aguardo.
Estamos atualizando nossos links! Em breve estará ativo novamente. Qual link você precisa? Do teste ou do curso?
Fe dominante?
moça, minha personalidade já tem algum tipo de base mesmo eu tendo 14 anos? eu posso definir minha personalidade com 14 anos?
eu sou tipo 3 mesmo kdnkandkaks
hahaha eu amo essa identificação que sai até uma risada espontânea! ❤
Gente, quando eu era pequena tem um vídeo meu seguindo minha prima pra amarrar o cadarço dela, e também na adolescência sempre que alguém derrubava algo perto de mim na sala de aula eu corria pra pegar pra ela. Isso tem a ver?
Oi Erica! hahaha Que legal essa lembrança! Claro, pode ser. Mas tente lembrar e pensar no porque fazia isso. É a motivação por trás do comportamento que define o seu tipo de personalidade.
O tipo dois pode ser dependente emocional, ou causar essa dependência em alguém? Como se resolve isso, caso a resposta seja sim.
Outra dúvida, como funciona a asa? Sou tipo 2w3. Nesse caso, a infância do 3 se mistura com a do 2 ou algo do gênero?
Oi! Seja bem vindo(a). Sim, o tipo 2 pode ser dependente ou causar dependência. Isso se resolve com um processo de conhecimento e desenvolvimento de sua personalidade. Você começa a entender porque faz isso e se permite mudar os padrões de comportamento. Quanto as asas, eu tenho um vídeo completo sobre elas aqui em que eu explico como funcionam, vou te deixar o link: th-cam.com/video/NOa3U7HmiUY/w-d-xo.html
@@CarinhosaMente Oi, obrigado! Tô adorando seus vídeos.
nossa amiga é vídeo de eneagrama ou terapia
Eu me identifiquei 100%,mas que criatura horrível que eu sou 😞
Oi Cris! As vezes a identificação causa uma certa decepção por termos que enxergar como realmente somos, mas não se intitule como uma “criatura horrível”. Se conhecer te permite transformar aquilo que não gosta e utilizar as potencialidades que já são suas!!!