🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Realmente eu me sinto incomodado neste mundo. Me sinto mais a vontade em minha casa com minha família ou sozinho. Eu não sei lidar com as pessoas e com as implicações que os relacionamentos trazem.. Eu não acho pessoas emotivas burras, muitas vezes, eu acredito ser desnecessário demonstrar emoções, ao meu ver dependendo da situação ou do momento é um sinal de descontrole, de fraqueza. Eu não tenho paciência com pessoas que dão piti, fazem xilique, choradeira e reclamações desnecessárias, ao meu ver se existe um problema cabe analisar a situação, vislumbrar as possíveis opções de solução, a partir disso definir a solução a ser aplicada e acionar. Porém, na maioria das vezes as pessoas ficam esperneando, reclamando, se desesperando ao invés de empregar toda essa energia na busca da solução.
O processo que você deve fazer é de empatia. Entender que as pessoas não são como você e que demonstrar sentimento não é fraqueza, é apenas a forma como cada pessoa reage à uma mesmo situação. Falo isso porque o tipo 5 perde muito da vida quando não se permite sentir.
@@CarinhosaMente oi, perdemos o que da vida, se ela não tem muito a oferecer? O meu bem estar emocional é mais importante que a alegria falsa do mundo.
@@CarinhosaMente a questão é como fazer isso...se alguém começar a chorar, ficar bravo, exaltado, feliz demais, fazer birra, reclamar, começar a chamar atenção com expressão sentimental, a minha vontade é de bater naquela pessoa até ela voltar ao normal, o que na prática eu exprimo apenas me afastando dessas pessoas e situações.
Gente minha mãe fala direto que só acredita que sou desse planeta pq viu nascer. O que para os outros é normal, ex: uma chamada de video ou normal, ficar conversando sobre o que aconteceu com fulano ou ciclano, pra mim é horrível. Gosto de ficar no meu canto, é bem isso msm, falado no vídeo, não me incomoda que eu não te incomodo, não espere nada de mim, eu tbm não espero nada de vc.
Oi Pedro, seja bem vindo! Sim, essas falas e pensamentos são muito comuns ao tipo 5, mas realmente dar um pouco mais de abertura para essa interação com as pessoas é o que ajuda muito o tipo 5 em seu desenvolvimento.
14:23 kkkkk dificilmente eu deito no sofá da minha casa, só quando tô sozinha na sala, se tiver outra pessoa, seja minha mãe ou meu pai, eu fico sentada, no máximo com as pernas embaixo de mim. Não me sinto a vontade no mundo mesmo, só quando tô sozinha!
É interessante a gente ir se percebendo nos comportamentos e situações do dia a dia né? Vai facilitando nossa identificação e também nossa possibilidade de mudança.
Eu sou tipo 5. Nunca me senti indefeso ou inseguro em minha casa, mas tive isso na escola. Hoje consigo viver bem, mas sofri de mais por conta desse isolamento e de viver no meu mundo de sonhos. Hoje eu sou um tipo 5 com muitas características de 8, 2 e 3 e isso me orgulha muito rsrs
Poxa que legal Pedro. Realmente quanto mais a gente se desenvolve, mais vamos deixando de ter as características apenas do nosso tipo e agregando novos hábitos e comportamentos.
14:59 O meu espaço na casa dos meus pais na minha infância era no quintal debaixo de um limoeiro. Hoje adulto e tendo minha própria casa eu plantei um limoeiro no quintal como forma de render homenagem aquele período.
É um processo isso, sabe? É uma coisa que demanda muito esforço da minha parte. Para me equilibrar uso o metodo de viver um dia de cada vez. Todo dia eu me esforço para socializar já que no meu trabalho constantemente tenho que atender pessoas. Muitas vezes saio esgotado do trabalho, mas no carro coloco uma música que gosto e isso vai me relaxando. Se eu for deixar minha personalidade comandar eu me entoco no meio do mato, vou viver de criar galinha caipira e cultivar horta e pomar...kkkk
Eu me identifico com o tipo 5w6. Qnd eu era criança, eu n sentia vontade de brincar com as crianças da minha rua, ao invés disso, preferia ficar em casa lendo livros, vendo desenhos, os jornais da TV, vídeos no TH-cam e animes e, na escola, eu gostava de ler os livros didáticos q davam pra gnt (especialmente os de Geografia, Ciências e História) e, por causa disso, eu sempre tirava notas altas em praticamente todas as matérias. Porém, eu tinha muita dificuldade de chegar em algm pra conversar e iniciar uma conversa na adolescência (e ainda tenho aos 18 anos) e o meu pai me pressionava a sair de casa e a ter uma namorada (n tinha e n tenho interesse em ter um relacionamento romântico com algm), além de q eu tbm n sei direito em como investir em um relacionamento de longo prazo. Qnd a minha família se reúne, geralmente, eu começo a falar algumas curiosidades interessantes (pra mim) pra iniciar uma conversa, ou se n, eu apenas fico ouvindo música ou fznd alguma coisa no cll.
Eu sou do tipo 5w6 e quando criança, lembro me de ser muito adiantada nas matérias de ciências e matemática porque eu passava muito tempo pesquisando, e quando chegava na escola já sabia tudo antes mesmo dos professores mostrarem como resolver os problemas, ciências era a minha área preferida, e me dava super bem com os professores, sinto muita falta da infância, lembro-me de ser muito ligada com a natureza e os animais, passava horas sentada olhando para o nada, só ouvindo os passarinhos cantarem, eu tinha 7 anos e ficava pesquisando sobre a origem da vida na terra, porque desde muito cedo eu não engolia a ideia de que existia um criador, não dava, então sim me identifico com o 5 demais
Eu sou tipo 5 (5w4 se quiserem ser mais técnicos) e desde a infância eu era bem menos "excitado" que as outras crianças, minha mãe realmente achava estranho o fato de mesmo quando nos primeiros anos de vida eu raramente chorava ou me queixava, e ela que tinha que ver se eu precisava de algo porquê eu não pedia, pra falar a verdade sempre odiei pedir coisas ou depender de uma maneira mais pessoal, por isso geralmente minimizei minhas necessidades, na maioria das vezes gostava de ler sozinho num canto algum livro interessante que achava pela casa, minha mãe sempre incentivou meu gosto pela leitura e assim que acabaram as revistas e livros da casa ela comprava com gosto outros pra mim, ela ficava feliz de eu me interessar por essas coisas, e eu ficava feliz de ela estar feliz comigo, só pra constar minha mãe é do tipo 1 (1w2) então impressionar ela ou deixá-la feliz nunca foi uma tarefa fácil, então fiquei feliz que pelo menos meu gosto por estudar o que eu gostava realmente era uma fonte de orgulho pra ela, já que ela sempre mencionava isso pra suas amigas. No geral nunca fui muito bom com interações sociais, nunca tive muitos problemas pra fazer amigos, mas ainda sim eu era bem mais contido e precisava de um tempo sozinho, com o tempo acabei juntando os livros que já tinha no meu quarto junto com outros papéis e cadernos pra fazer anotações, sinto que preciso estar obcecado com algo, eneagrama, Mbti, psicologia, e até coisas que eu não acredito como signo por exemplo, porquê eu adoro me isolar do mundo e ficar pesquisando e estudando sobre tudo que eu acho interessante, sempre valorizei o conhecimento, e pode-se dizer que sempre estive atrás de um conhecimento em específico que eu nunca soube direito o que é ou onde encontrar, mas sempre soube que quando o encontrasse tudo faria sentido e eu finalmente teria resposta pra tudo que eu pensasse, muitas pessoas não me entendem, e acho que isso é normal pro tipo 5, os membros mais distantes da minha família e até os mais próximos me vêem como estranho, e esquisito, a compreensão dos mais próximos é geralmente maior, mas ainda sim não chega a ser o ideal, me criticam por não sair muito, por não entender o contexto emocional de uma situação, por ficar muito tempo isolado no quarto ou por ser técnico demais, e colocar uma explicação científica pra tudo e isso meio que faz as pessoas se sentirem inválidas, principalmente as religiosas, que geralmente acham que aplicando lógica e fatos as situação eu estou atacando sua fé, e não é isso, posso não acreditar em Deus e não ser religioso, mas respeito a fé alheia, inclusive a bíblia já foi uma das minhas obsessões de conhecimento mesmo quando não acreditava, pra mim não existe sensação melhor do que sentir que dominei um assunto aponto de quase me tornar um expert nele...
Oi Reinan, muito obrigada por compartilhar suas experiências. O mais importante do estudo e uma das grandes viradas de chave para a personalidade 5 é a prática. Sempre que ler e estudar sobre algo, tente colocar pelo menos um tópico novo em prática em sua vida. Saber o tipo do eneagrama, conhecer sua personalidade só farão sentido e terão utilidade ao aplicar esse conhecimento. Um abraço!! Bons estudos e boas práticas!
esse negócio de obsessão por conhecimento, se sentir estranho e não ter habilidade de interação social parecem sinais de autismo. eu sou autista e me identifiquei com várias coisas que tu escreveu aí
Se você ler sobre o eneagrama nos livros do Cláudio Naranjo, vai perceber que ele relaciona cada tipo a um distúrbio. Os Head typed (5,6 e 7) são os esquizóides, ou inclinados a esquizofrenia
Que bacana! Ri alto aqui 😅 é uma descrição perfeita. Eu adorava ver o Atlas, observar os animais, as pessoas...o mundo era tão interessante, mas nenhuma criança me entendia 😂. Depois de anos estudando (é claro rs) e buscando autoconhecimento, me desenvolvi bastante na parte emocional. Para dizer a verdade, eu amo conversar e saber mais sobre o que as pessoas sentem e pensam. Vejo que essa habilidade emocional deixou meu mundo mais colorido, mas não o mudou em nada. Continuo racionalizando e precisando de espaço, silêncio....sei lá, gosto de ser assim 🌷 me sinto feliz 😁 parabéns pelo vídeo, muito bom!
lembro claramente que nas festas eu não gostava de brincar, os adultos achavam estranho ou admiravam eu ser tão quieta. Quando eu animava ir aos brinquedos minha mente vagava muito e eu logo corria de outras crianças que davam indícios de uma aproximação, mas sem dúvidas ficar sentada na mesa ouvindo os assuntos dos adultos era oq eu mais fazia
Sou 5 asa 6, filha única de pai 1 e mãe 3. Enquanto um era mega instintivo e raivoso, a outra era emotiva e distante. O ambiente era de brigas, discussões e violência doméstica entre os dois. Me isolei completamente no meu quarto com o meu computador, gibis e futuramente livros. Comecei a ler as pessoas desde cedo e me machucava muito quando percebia que as pessoas mentiam pra mim.
Minha mãe: "Teus, vai brincar lá fora!" Eu com 9 anos brincando de cientista sozinho no meu canto e sujando o quintal de casa com folhas de árvore amassadas e água: "Agora não, mãe!"
Sou 5w6. Desde criança sempre fui muito solitária, meus pais eram ocupados e eu não tinha outras crianças com quem conversar, então me calhou de ter que passar mais tempo sozinha. E foi graças a isso que hoje me considero um livro - não aberto - de tanta informação que colhi; tantas que nem consigo processar, mas que ainda não são o suficiente para sanar minhas dúvidas. Tenho fome de conhecimento, qualquer coisas que eu puder aprender de forma autônoma eu estou lá.
Oi Arthur. Sim, ouço muitos relatos de tipos 5 que se isolaram na infância como forma de proteção. Mas conhecer o seu tipo é só o começo para transformar e desenvolver a sua personalidade.
A cada dia tenho mais certeza que sou do tipo 5. Desde pequena criei essa "segurança"; infelizmente hoje em dia tenho dificuldade em me relacionar com outras pessoas, pois não consigo aceitar que eu tenha sentimentos. A forma que eu me comunicava com meus pais era mostrando que sou boa na escola, portanto desde pequena me combrei demais em relação a escola.
Nossa eu sou tipo 5 e me identifiquei demais kkkk aliás, na escola, em vez de me comunicar com os colegas eu apenas corria com eles durante as brincadeiras. Na hora de sentar, lanchar e conversar, eu ficava quietinha e me refugiava em devaneios
Sensacional! Eu fui essa criança ! Kkk!!! Teorizava primeiro e depois praticava, e por muitas vezes ficava só na mente mesmo. Interessante que na prática do esporte coletivo sempre fui espontâneo.
Que interessante Vitor. É muito bom que você consiga identificar quais as atividades você tem tranquilidade em se relacionar. Isso é fundamental para o tipo 5!
Sempre tive esconderijos pela casa pra guardar minhas coisas, eram os meus espaços, resquícios do meu mundo. Aos 5 anos fui abusada sexualmente e só contei isso 15 anos depois, e com muita terapia, pois queria encontrar uma explicação lógica para as minhas ações. Hoje, não sinto nada contando isso e já abro o assunto às pessoas, mas vi um universo se formando em minha mente como se eu fosse de outro planeta. Pelo acontecimento na infância, me senti insegura a vida inteira, não tinha medo, mas insegurança. Sempre fui a nerd estranha, que sofria bulling e a calada que precisava olhar para a mãe pedindo aprovação de tudo. Ainda estou em dúvida com meu instinto, social ou sexual, mas nas relações eu sempre idealizei um lar seguro e quando passei a ter relacionamento (tive 2), não encontrava essa segurança e percebia que seria melhor sozinha. Diferente do 4, eu não lamentava ou sofria por esses términos, na verdade eu nem sentia nada pois a decisão foi muito bem planejada. Enfim, a estranha kkk
Ual, muito obrigada por seu relato. A nossa personalidade tenta nos proteger e criar mecanismos de defesa. No caso do tipo 5 o mecanismo é o isolamento, principalmente emocional, pra não sofrer a dor novamente. Na medida que você vai conhecendo mais sua personalidade, fica mais fácil desenvolvê-la e dominá-la.
Sou esse tipo. Fui isolada na infância e na fase adulta até hoje, moro sozinha e mal saiu de casa, já tentei me socializar mas não consegui, hoje não tenho se quer um amigo e já percebi que a longo prazo é ruim mas não consigo me libertar da solidão porque gosto dela e ao menos tempo quero ter uma família e não sei como realizar esse sonho.
Oi Amanda! Que legal que você conseguiu se identificar! Sabe que esse é o primeiro passo pra transformação, identificar e sentir necessidade de mudança! Faz a tua inscrição no evento gratuito e on-line que estou organizando, ele vai te ajudar a esclarecer ainda mais coisas nesse seu momento de vida! carinhosamente.com.br
Eu era muito esse tipo de criança que vivia sozinha, que a mãe saia procurando preocupada, mas me encontravam sentada no quarto brincando sozinha. O exemplo da música me define totalmente. E além de não esperar nada das pessoas e ter essa independência natural, sempre me forçaram ser assim o q só potencializou. Adoro quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e ficava triste pq só ganhava boneca. Não me sinto a vontade no mundo. Meu quarto é minha fortaleza! E sempre fui aquela que pesquisa td além da conta pq quero saber como.td funciona. Na real eu me sinto muito estranha uma vez q nao sou como as outras pessoas.
Oi!! Poxa, que interessante. Realmente é muito legal quando a gente se identifica, porque começa a entender como esse processo nos afeta na vida adulta. Vou aproveitar pra te convidar para o evento que vamos fazer na próxima semana falando sobre como entender e desenvolver nossa personalidade pode ser fundamental: carinhosamente.com.br/
Eu na infância era a quietinha. A que não corria pela casa, não brigava na escola, a que quando ia visitar meus parentes ficava sentada e comportada em algum lugar, não reclamava de nada, não chorava muito, nem se realmente estivesse com vontade, a que odiava ir em festinhas que não tivessem amiguinhos e quando tinha era como a própria sombra da criança (até hj sou assim), entre ir brincar com os primos e ficar vendo TV era muito melhor rever repetidas e inúmeras vezes o mesmo filme do que ter qualquer contato com outras crianças. Não considero que tive uma infância triste, muito pelo contrário, foi muito feliz, mas na minha maneira, de fato, nunca me importei com essa condição na infância, mas a história mudou apartir da adolescência pra cá...
Oi Hágatta, que legal perceber esses detalhes de sua história. É bem assim mesmo, cada padrão da infância nos ajuda a identificar como era pra que possamos traçar um caminho de desenvolvimento.
Eu sempre fui contida em tudo q eu pudesse controlar. Até mesmo em situações onde houve administração de entorpecentes fiquei analisando a reação dela no organismo e como reagia através dela...no consumo de álcool eu tinha vontade de extravasar, porém não acontecia...qd percebia q as coisas estavam querendo sair do controle a minha reação era acabar com a festa e ir para casa....e ficava neurótica analisando como aquilo tava atuando no meu corpo....algo paranóico... Consegui entender pq agia assim depois q descobri meu eneatipo 5. Nesse sentido, entretanto, o controle sobre minhas ações foi fundamental para que eu não cometesse loucuras...
hahaha, eu amo isso!! Muitas de nós começa a rir quando se identifica, comigo também foi assim, eu pensava: Ahh, não é possível, essa pessoa está falando de mim!
Oi Myrella! Ah que legal, que bom que se identificou! Esse é o primeiro passo para você se conhecer mais e saber como se transformar e saber lidar com sua personalidade.
Nossa Maria, eu fico tão feliz com esse comentário! Em poder te auxiliar a entender um pouco mais sobre si e sobre os teus padrões de comportamento. O primeiro passo para se desenvolver é realmente a identificação da personalidade, e no seu caso isso já foi feito com muita clareza. Obrigada por compartilhar esse comentário.
Sou tipo 5. Na minha infantil e adolescência quando chegava um visita em grupo na minha casa eu esperava no quarto a visita ir embora pra eu sair do quarto. Mim sentia mal por isso, pois era sempre criticada por esse comportamento. E as vezes que tentava interagir parecia que as pessoas ñ se importavam comigo. 😢
Oi Milena, a melhor parte você já tem, que é a consciência de que não é saudável se isolar totalmente em seu mundo. Então a partir daí você pode começar a ter pequenas atitudes pra minimizar esse isolamento.
@@CarinhosaMente Entendo, mas acho que a Milena por exemplo não vive no extremo, só deve ser uma pessoa reservada que gosta de ficar no mundo dela e não deve mudar.
O meu noivo é o tipo 5 e eu sou tipo 8 , tô aprendendo a lidar com o espaço dele, tento fazer coisas que gosta também ,aos poucos a gente vai se conectando rs.
Engraçado, na infância eu queria socializar mas era impedida e quando tinha uma amiga mais próxima me sentia responsável e a queria proteger a todo custo, mas não interagiam com minha família.
Oi Kamila, seja bem vinda!! Olha que interessante... Como realmente algumas coisas ficam em nossa memória. né? Foi ótimo você lembrar e comentar isso, porque ajuda os colegas também perceberem um pouco de como foi cada infância. Muito obrigada por compartilhar!
Em todo lugar em que eu tive que estar por um tempo relativamente maior de tempo (escolas, por exemplo, instituições de cursos, etc) eu tive o meu cantinho. Escondido, afastado, silencioso, só meu ❤ eram onde eu ansiava cada segundo do dia para estar e me davam paz! Senti falta desses lugares agora, em casa tenho 0% de privacidade e eu sinto muita vontade disso de novo. Quando eu dizia para minha mãe que eu amava estar na escola, sendo que eu dizia que odiava lá, ela achava que era algum namoradinho, mas eu nunca fui uma adolescente normal sabe 😅 sempre foi a paz daquele lugar específico que me fazia querer estar lá e não alguém.
Minha filha é tipo 5 levei coisas ate pra psicóloga como o fato dela chegar noa lugares nao conversar, ser muito seletiva com os amigos, pra ela te sempre tudo bem eu achava q ela retia emoções e agora com esse video tudo faz mais sentido 🙏🏻🙏🏻
Pensando aqui vamos marcar uma reunião com todos os tipos 5, problema é que, ninguém vai kkkkkkkk melhor msm é ficar em casa pensando nas coisas , só na imaginaçao , ooh coisa boa
Eu sou 85% tipo 5. Descobri o eneagrama a 1 ano é tá sendo incrível. Finalmente me compreender melhor. Crescir ouvindo minhas tias dizendo menina você vai ficar Loka, vai estragar a vista de tanto ler kkk E até hj sou a Loka a estranha a esquisita. Mas agora eu fico me
hahaha... Que legal!!! E tem umas fases na infância e adolescência que isso aflora, né? Porque queremos ser aceitas, nos adequar e acaba virando uma bola de neve.
eu sou tipo 5, né fácil não rs, mas pelo menos sei das coisas, e sou artista visual... fiquei anos sem desenhar na minha infância porque as pessoas perceberam que eu era boa e ficavam me pedindo mil desenhos e falando comigo, sei lá, traumatizei
Hahaha, que massa!! Que interessante! Pode ser que você tenha uma asa no tipo 4, por ter esse lado mais artístico mais aflorado. Sim, te entendo. O tipo 5 tem um pouco de receio de que as pessoas invadam o seu espaço. Mas quando você começa a desenvolver, vai perceber o quão gostoso é compartilhar a vida com as pessoas e deixar elas entrarem nesse seu mundo único!
Que descrição perfeita. Principalmente a parte que fala da música kkkk Continuo ligado a música e ainda me sinto estranho. As vezes, depois de um show, alguém vem conversar comigo e me elogiar. Eu não sei lidar com isso e acho que acabo passando uma imagem de arrogância. Depois fico me sentindo mal com isso.
Sim!!! Que legal que se identificou! Essa é a melhor parte de conhecer a sua personalidade, ir se permitindo passar por um processo de transformações e utilizar as potencialidades do seu tipo.
Eu criei um mundo assim como vc disse pq tive meus sentimentos e ideias reprimidas. Criado no interior e com minha infância basicamente roubada, sempre me sentia segregado e quando tinha oportunidade a vergonha e a insegurança me travava.
Sim Marcos, são características bem comuns da personalidade tipo 5. Agora podes estudar o funcionamento de sua personalidade e começar um processo de transformação.
Eu tinha feito o teste antes e tinha dado tipo 1, assistindo o seu vídeo de padrão da infância, não me identifiquei. Fiz o teste de novo, mais detalhado e 5w6 com esse padrão de infância, faz mais sentido pra mim. Muito obrigada pela informação, mudou minha vida!
Ahh que lega!! Fico muito feliz quando vocês se identificam!!
ปีที่แล้ว +1
Esquisita hahaha Eu toda! Sou Psicóloga! Bem interessante, porque sou bem low profile, amo o meu mundo! Minha bateria social acaba super rápido. Impressionante como me identifiquei praticamente 100% com as características, principalmente porque sou pouco espontânea, à vontade nas situações. Senso de segurança é um dos valores mais importantes pra mim também!
Eu me identifiquei total com o Tipo 5 Acho que foi pelo fato que na minha infância já tinha que correr atrás das coisas, não tive tanto apoio dos pais sempre tive que dar um jeito sozinho Mas sei lá, gosto desse tipo kkkk Me deixa mais seguro e consigo controlar minhas emoções.
rapaz, me identifiquei demais com esse vídeo. eu sou 4w5... eu tive muito problema com minha mãe e até hoje tenho. eu quero cortar vínculo, não sentir nada, mas eu sofro demais. sinto culpa, mas sei lá. ave. só deus na causa. o tipo 4 é muito predominante em mim, fui amado demais por minha vó na infância, mas acho que por não ter conhecido meu pai, tive muita treta com minha personalidade porque eu não me identificava em nada com minha família materna. eu era um guri louco por um cara que eu nunca nem vi. :/ o meu tipo 5 é muito presente na parte de se afastar da mãe, eu sempre pensei nisso... ansiedade bate quando estamos perto. e eu não me sinto bem de jeito nenhum mesmo, inclusive tenho disforia de gênero desde menino.
Oi Gui. Sim, te entendo. No seu caso é importantíssimo estar sendo acompanhado por um profissional para te ajudar nessa caminhada. Conhecer o seu perfil do eneagrama favorece ainda mais esse processo de transformação!
A minha principal forma de interação com as pessoas da minha família é através de filmes e séries. Tô sempre recomendando uma pra maratonar e elas também me perguntam sobre.
Kkk... a esquisita, era muito eu! Preferia brincar de mamãe com meus bichinhos de pelúcia do que com as bonecas e minhas amigas não entendiam. Diziam que eu vivia viajando igual ao desenho do "Mundo de Boby". Gratidão, Mari! Adorei o vídeo 🥰😘
@@CarinhosaMente Eu tbm tô levando consideração as motivações quando vejo eles, não consigo me ver tendo aquela motivação. Aí que me pega, fica naquela coisa de eu não me identificar com nenhuma motivação.. Ainda não sei o que eu não tô vendo rsrs.
Oi Isa. Na verdade somos apenas um tipo de personalidade. Nossas nuances e algumas características mudam ao longo do tempo, mas o centro de nossa personalidade é o mesmo. Vou fazer com evento a partir do dia primeiro de novembro e vou te convidar já que você se interessa por esse assunto, ok? carinhosamente.com.br/
Amei o vídeo parabéns! Sinceramente não queria ser o tipo 5 creio que seja o pior de todos.. Parece que depois de anos tendo esse tipo de personalidade hoje e iminente que estou tendo limitações, tanto pessoal como profissional, tenho muita dificuldade em me relacionar com as pessoas as vezes finjo ser alguém que não sou só para não parecer estranho de mais... Isso e horrível, me vejo sempre com medo de tomar decisões, corro de situação em que preciso tomar alguma atitude que pode acarretar em discussão ou debates.. Claro que somos também muito mais fácil entrar em depressão,.... Não vejo vantagem.. Obrigado pelo vídeo!!
Oi querido! Seja bem vindo. Não existe tipo pior ou melhor, todos os tipos possuem níveis altos e baixos de desenvolvimento. O lado bom de saber o seu tipo é que quanto mais você se conhecer e entender porque age assim, mais fácil de quebrar esses padrões e pedir ajuda para se desenvolver.
Estamos mesmo barco amigo ..tbm sou assim como voce falou, as vejo crio personagens vou la e atuo ..mas é uma consciencia muito estranha..do que sentimento q queremos causar nos outros..
Conscientemente eu me identifiquei com o padrão de infância do tipo 9. Onde eu estava diante de jm conflito. Mas eu não sou 9. Sou tipo 6. Então ficou claro para mim, que eu lembro do conflito, mas na verdade era a personalidade do meu pai que impunha essa sensação de medo e dualidade. Meu pai nunca sequer brigou comigo. Mas ela sempre foi muito irritadiço e eu via ele sempre sendo muito estressado e grosso com a minha mãe.
Ah que legal seu relato!!! Exato! O tipo 6 trás consigo essa tensão da insegurança e de ter que lidar com o inesperado e/ou rígido. Faz muito sentido!!!
Todo mundo da minha família diz que quando eu tinha meses, até uns 3/4 anos de idade, eu era uma criança muito extrovertida e sociável e que depois eu fui me fechando e ficando muito tímida, não falava direito, ficava muito na minha. Foi bem na época que comecei a escola e comecei a me expressar. Minha vontade e meus pensamentos foram invalidados a vida toda, ninguém dá muito valor a criança, nem leva a sério. Na escola também sofri bullying e era alvo de piada, não de todos, mas eram esses poucos que me faziam ficar cada dia mais fechada. Hoje em dia reclamam do jeito que eu sou, mas o que eu posso fazer 😅
Sou infj e me identifico bastante com 5w6. Desde a infância eu me sentia deslocada, seja dentro de casa, no meio das "amizades" eu era sempre excluída e "rotulada" como estranha. Eu tentava evitar a sensação da solidão, até que eu pensava que estava sentindo, mas quando era para eu sentir eu fugia??? Eu me isolava, gostava de ficar na minha, até que percebi que estava sem vida social e desenvolvi alguns "problemas" relacionado ao externo, como ter medo de sair de casa, falar com pessoas etc. Quando você mencionou o "pesquisar de como dançar" eu fiquei??? EU REALMENTE SOU ASSIM! Eu já pesquisei exatamente isso, eu sempre procurei o passo a passo de tudo, e eu nunca entendi o porquê, eu até mesmo me achava estranha e pensava "Certamente ninguém pesquisa como se faz tal coisa, então por que eu?" Nunca me senti parte desse mundo, eu até falava coisas dramáticas a minha mãe, porém ela nunca me compreendia, e desisti de me auto compreender, mas cresci e aqui estou eu, sempre estudando tipologia e autoconhecimento KKKKKKKKKKKKK agora só tenho mais certeza que sou do tipo 5. Amei o vídeo!
Amei ler os comentários, sou muito criativa, trabalho com decoração de festas. Mas tenho problema em vender e lidar com a cliente por isso migrei pro pegue monte. Atendimento online. KkkE eu conseguia ter uma vida "normal" mas depois da minha última separação a 4 anos estou completamente solteira e feliz, cuido sozinha das minhas duas filhas das minhas 2 empresas e estudo muito, sinto que não tenho tempo nem disponibilidade emocional pra um relacionamento amoroso, é muito mimimi, muita cobrança de atenção de afeto, e declaração que acho totalmente desnecessária. Eu quero uma pessoa que tenha vida própria.( Minha família não me compreende acha que tô infeliz largada, encalhada ou mudei de time)
Oi Katia! Entendo, mas realmente quando falamos de desenvolvimento, ficar sozinha e não ter que se abrir emocionalmente é uma zona de conforto pra o tipo 5. Sempre aquilo que nos desafia é o que nos faz crescer. ☺️😉
Odeio declarações de amor, esse negócio de mandar flores acho ridículo kkkkkkk, odeio pessoas melodramática. Pessoas melosas, pegajosas .... Mari nunca me importei com o que as pessoas pensam a meu respeito....
Eu não tenho paciência com pessoas que veem problema em tudo, reclamam de tudo, vivem querendo atenção... A felicidades não tem fórmula, e eu não ponho minha felicidade na s mãos de ninguém. Na infância eu era e continuo sendo a esquisita ! Sou chamada de tia doida, falo quase sempre sem pensar. Odeio que invadam meu espaço me irrito com visitas inesperadas, que chegam sem avisar kkkkkkk. Quase sempre dizem que sou grossa, que falo alto. Sempre digo , não estou aqui pra te agradar. Se não te agrado, o problema é seu e não meu....
Nossa tudo muito proximo, mas com relação a mãe foi q.mais me impressionou! Com 2 anos minha mãe me.deixou na casa do meu pai e fui criada por uma tia e.meus avos, tive uma infância linda, ludica e cheia de amor....porem nao tive contato com minhas irmas e irmaos maternos fui criada sozinha e realmente sou emocionalmente blindada! Porem nao fui uma adolescente muito anti social...dancei muito, me diverti, viajei (sozinha..kk) mas nunca dormia na casa de ninguém, sempre no limite da intimidade !! E sim era meio fora do padrão...e continuo assim!! Gosto de conversar em pequenos grupos e tenho um senso de humor bem aguçado e costumo imitar bem as pessoas....nao sei se isso e padrao5!!!!
Poxa, que legal que você já tem bastante conhecimento sobre o seu funcionamento e sua história de vida. Isso ajuda demais no seu desenvolvimento e transformação. Somos muito mais do que apenas um tipo do eneagrama, nossas histórias e experiências contam muito para nossa formação.
A minha forma de integração com a família é sendo a pessoa que sabe muitas coisas, para consultarem, e que pode consertar algo. Mas as vezes também finjo não saber determinados assuntos para não ser chata num grupo de conversa kk. Uma coisa que tenho dificuldade é de compreender a importância da presença em eventos sociais, de marcos importantes da vida de outras pessoas.
Minha mãe falou que grande parte dos meus primeiros anos de vida, passei observando as pessoas por uma grade que tinha na porta de casa. Ela também relatou que eu era muito quieta, obediente e não dava trabalho . O engraçado era que meus pais que me isolaram, quando pedia para brincar com os amigos dificilmente deixavam. Então parei de pedir. E hoje sigo muito esse padrão 😅 . Ainda fico em dúvida sobre, qual meu tipo ..
No meu "mundo" eu absorvo conhecimento, se alguém quiser vim conversar comigo que venha. Eu conheço pessoalmente várias pessoas que vivem no "mundo real" mas não são exemplos, não são pessoas saudáveis, vivem muito para fora, desprezam conhecimento e informação. Até outras pessoas que também vivem no "mundo real" desprezam estas tais pessoas.
Ah Que legal que você se identificou!!! Em breve vou reabrir as matrículas para o meu curso Bussola de 9 pontas. Nesse curso ajudo cada tipo a se desenvolver para evoluir em suas relações e trabalho. Segue o nosso instagram: instagram.com/carinhosa_mente?igshid=1m0swd8tui1ir Que assim que abrir a turma eu aviso por lá!!!!
Oi Luiza! Estou com vagas abertas para o meu curso de desenvolvimento!!! Lembrei que você comentou que tinha interesse em fazer! Esse é o link: jacques.kpages.online/bussola-de-nove-pontas
Oi Naomy, fica tranquila que no começo é comum se identificar com mais de um tipo de personalidade. O que muda é a motivação, por isso não da pra saber o tipo apenas olhando para o comportamento.
Sempre fui chamada de reclusa. Quanto eu tinha 8 anos os meus pais fizeram uma baita de uma festa de aniversário com vários convidados e eu passei 90% da festa na varandinha no escuro brincando com os cachorros.
Opa!! Que legal que se identificou! Esse é o primeiro passo pra você começar uma jornada de desenvolvimento. Aliás, já vou te convidar pro nosso evento da próxima semana, vai ser show! carinhosamente.com.br/
🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br
O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Realmente eu me sinto incomodado neste mundo. Me sinto mais a vontade em minha casa com minha família ou sozinho. Eu não sei lidar com as pessoas e com as implicações que os relacionamentos trazem.. Eu não acho pessoas emotivas burras, muitas vezes, eu acredito ser desnecessário demonstrar emoções, ao meu ver dependendo da situação ou do momento é um sinal de descontrole, de fraqueza. Eu não tenho paciência com pessoas que dão piti, fazem xilique, choradeira e reclamações desnecessárias, ao meu ver se existe um problema cabe analisar a situação, vislumbrar as possíveis opções de solução, a partir disso definir a solução a ser aplicada e acionar. Porém, na maioria das vezes as pessoas ficam esperneando, reclamando, se desesperando ao invés de empregar toda essa energia na busca da solução.
O processo que você deve fazer é de empatia. Entender que as pessoas não são como você e que demonstrar sentimento não é fraqueza, é apenas a forma como cada pessoa reage à uma mesmo situação. Falo isso porque o tipo 5 perde muito da vida quando não se permite sentir.
Caraí mano falo muito é falo tudo ksksksksk
@@CarinhosaMente oi, perdemos o que da vida, se ela não tem muito a oferecer? O meu bem estar emocional é mais importante que a alegria falsa do mundo.
me identifiquei totalmente, ultimamente estou mudando pra tentar ter novas perspetivas
@@CarinhosaMente a questão é como fazer isso...se alguém começar a chorar, ficar bravo, exaltado, feliz demais, fazer birra, reclamar, começar a chamar atenção com expressão sentimental, a minha vontade é de bater naquela pessoa até ela voltar ao normal, o que na prática eu exprimo apenas me afastando dessas pessoas e situações.
Gente minha mãe fala direto que só acredita que sou desse planeta pq viu nascer. O que para os outros é normal, ex: uma chamada de video ou normal, ficar conversando sobre o que aconteceu com fulano ou ciclano, pra mim é horrível. Gosto de ficar no meu canto, é bem isso msm, falado no vídeo, não me incomoda que eu não te incomodo, não espere nada de mim, eu tbm não espero nada de vc.
Oi Pedro, seja bem vindo! Sim, essas falas e pensamentos são muito comuns ao tipo 5, mas realmente dar um pouco mais de abertura para essa interação com as pessoas é o que ajuda muito o tipo 5 em seu desenvolvimento.
E minha mãe ainda questiona se trocada na maternidade, rsrs também me identifiquei muito, tbm acho horrível ficar falando de fulano e ciclano.
@@brunavieiraterapeuta6119 Haha, que legal Bru. Realmente, o tipo 5 gosta muito de manter sua privacidade e manter o mínimo de contato com as pessoas.
Eu sou tipo 5 mas aprendi a me tornar mais comunicativo, aprendi a transmitir a mensagem que quero passar.
14:23 kkkkk dificilmente eu deito no sofá da minha casa, só quando tô sozinha na sala, se tiver outra pessoa, seja minha mãe ou meu pai, eu fico sentada, no máximo com as pernas embaixo de mim. Não me sinto a vontade no mundo mesmo, só quando tô sozinha!
É interessante a gente ir se percebendo nos comportamentos e situações do dia a dia né? Vai facilitando nossa identificação e também nossa possibilidade de mudança.
Tenta acessar sua asa 4 que vc vai sentir mais o coração desligando da cabeça um pouco
Quando vem alguém na sala eu saio
Kkkkkk muito isso
Eu sou tipo 5. Nunca me senti indefeso ou inseguro em minha casa, mas tive isso na escola. Hoje consigo viver bem, mas sofri de mais por conta desse isolamento e de viver no meu mundo de sonhos. Hoje eu sou um tipo 5 com muitas características de 8, 2 e 3 e isso me orgulha muito rsrs
Poxa que legal Pedro. Realmente quanto mais a gente se desenvolve, mais vamos deixando de ter as características apenas do nosso tipo e agregando novos hábitos e comportamentos.
14:59 O meu espaço na casa dos meus pais na minha infância era no quintal debaixo de um limoeiro. Hoje adulto e tendo minha própria casa eu plantei um limoeiro no quintal como forma de render homenagem aquele período.
Que legal! Essa conexão é ótima. Estar em um lugar de silêncio e perto da natureza te energiza. Só não pode esquecer do mundo e ficar por lá.
É um processo isso, sabe? É uma coisa que demanda muito esforço da minha parte. Para me equilibrar uso o metodo de viver um dia de cada vez. Todo dia eu me esforço para socializar já que no meu trabalho constantemente tenho que atender pessoas. Muitas vezes saio esgotado do trabalho, mas no carro coloco uma música que gosto e isso vai me relaxando. Se eu for deixar minha personalidade comandar eu me entoco no meio do mato, vou viver de criar galinha caipira e cultivar horta e pomar...kkkk
@@lincolnsantos9423 Sim!! haha
Que lindo! Parece história de filme
Eu me identifico com o tipo 5w6. Qnd eu era criança, eu n sentia vontade de brincar com as crianças da minha rua, ao invés disso, preferia ficar em casa lendo livros, vendo desenhos, os jornais da TV, vídeos no TH-cam e animes e, na escola, eu gostava de ler os livros didáticos q davam pra gnt (especialmente os de Geografia, Ciências e História) e, por causa disso, eu sempre tirava notas altas em praticamente todas as matérias. Porém, eu tinha muita dificuldade de chegar em algm pra conversar e iniciar uma conversa na adolescência (e ainda tenho aos 18 anos) e o meu pai me pressionava a sair de casa e a ter uma namorada (n tinha e n tenho interesse em ter um relacionamento romântico com algm), além de q eu tbm n sei direito em como investir em um relacionamento de longo prazo. Qnd a minha família se reúne, geralmente, eu começo a falar algumas curiosidades interessantes (pra mim) pra iniciar uma conversa, ou se n, eu apenas fico ouvindo música ou fznd alguma coisa no cll.
Eu sou do tipo 5w6 e quando criança, lembro me de ser muito adiantada nas matérias de ciências e matemática porque eu passava muito tempo pesquisando, e quando chegava na escola já sabia tudo antes mesmo dos professores mostrarem como resolver os problemas, ciências era a minha área preferida, e me dava super bem com os professores, sinto muita falta da infância, lembro-me de ser muito ligada com a natureza e os animais, passava horas sentada olhando para o nada, só ouvindo os passarinhos cantarem, eu tinha 7 anos e ficava pesquisando sobre a origem da vida na terra, porque desde muito cedo eu não engolia a ideia de que existia um criador, não dava, então sim me identifico com o 5 demais
Ual!!! que relato incrível!!
Totalmente relatable
Eu sou tipo 5 (5w4 se quiserem ser mais técnicos) e desde a infância eu era bem menos "excitado" que as outras crianças, minha mãe realmente achava estranho o fato de mesmo quando nos primeiros anos de vida eu raramente chorava ou me queixava, e ela que tinha que ver se eu precisava de algo porquê eu não pedia, pra falar a verdade sempre odiei pedir coisas ou depender de uma maneira mais pessoal, por isso geralmente minimizei minhas necessidades, na maioria das vezes gostava de ler sozinho num canto algum livro interessante que achava pela casa, minha mãe sempre incentivou meu gosto pela leitura e assim que acabaram as revistas e livros da casa ela comprava com gosto outros pra mim, ela ficava feliz de eu me interessar por essas coisas, e eu ficava feliz de ela estar feliz comigo, só pra constar minha mãe é do tipo 1 (1w2) então impressionar ela ou deixá-la feliz nunca foi uma tarefa fácil, então fiquei feliz que pelo menos meu gosto por estudar o que eu gostava realmente era uma fonte de orgulho pra ela, já que ela sempre mencionava isso pra suas amigas. No geral nunca fui muito bom com interações sociais, nunca tive muitos problemas pra fazer amigos, mas ainda sim eu era bem mais contido e precisava de um tempo sozinho, com o tempo acabei juntando os livros que já tinha no meu quarto junto com outros papéis e cadernos pra fazer anotações, sinto que preciso estar obcecado com algo, eneagrama, Mbti, psicologia, e até coisas que eu não acredito como signo por exemplo, porquê eu adoro me isolar do mundo e ficar pesquisando e estudando sobre tudo que eu acho interessante, sempre valorizei o conhecimento, e pode-se dizer que sempre estive atrás de um conhecimento em específico que eu nunca soube direito o que é ou onde encontrar, mas sempre soube que quando o encontrasse tudo faria sentido e eu finalmente teria resposta pra tudo que eu pensasse, muitas pessoas não me entendem, e acho que isso é normal pro tipo 5, os membros mais distantes da minha família e até os mais próximos me vêem como estranho, e esquisito, a compreensão dos mais próximos é geralmente maior, mas ainda sim não chega a ser o ideal, me criticam por não sair muito, por não entender o contexto emocional de uma situação, por ficar muito tempo isolado no quarto ou por ser técnico demais, e colocar uma explicação científica pra tudo e isso meio que faz as pessoas se sentirem inválidas, principalmente as religiosas, que geralmente acham que aplicando lógica e fatos as situação eu estou atacando sua fé, e não é isso, posso não acreditar em Deus e não ser religioso, mas respeito a fé alheia, inclusive a bíblia já foi uma das minhas obsessões de conhecimento mesmo quando não acreditava, pra mim não existe sensação melhor do que sentir que dominei um assunto aponto de quase me tornar um expert nele...
Oi Reinan, muito obrigada por compartilhar suas experiências. O mais importante do estudo e uma das grandes viradas de chave para a personalidade 5 é a prática. Sempre que ler e estudar sobre algo, tente colocar pelo menos um tópico novo em prática em sua vida. Saber o tipo do eneagrama, conhecer sua personalidade só farão sentido e terão utilidade ao aplicar esse conhecimento. Um abraço!! Bons estudos e boas práticas!
cara voce sou eu
esse negócio de obsessão por conhecimento, se sentir estranho e não ter habilidade de interação social parecem sinais de autismo. eu sou autista e me identifiquei com várias coisas que tu escreveu aí
Se você ler sobre o eneagrama nos livros do Cláudio Naranjo, vai perceber que ele relaciona cada tipo a um distúrbio. Os Head typed (5,6 e 7) são os esquizóides, ou inclinados a esquizofrenia
Que bacana! Ri alto aqui 😅 é uma descrição perfeita. Eu adorava ver o Atlas, observar os animais, as pessoas...o mundo era tão interessante, mas nenhuma criança me entendia 😂. Depois de anos estudando (é claro rs) e buscando autoconhecimento, me desenvolvi bastante na parte emocional. Para dizer a verdade, eu amo conversar e saber mais sobre o que as pessoas sentem e pensam. Vejo que essa habilidade emocional deixou meu mundo mais colorido, mas não o mudou em nada. Continuo racionalizando e precisando de espaço, silêncio....sei lá, gosto de ser assim 🌷 me sinto feliz 😁 parabéns pelo vídeo, muito bom!
Hahaha que legal Pri!!! É maravilhoso a gente descobrir o nosso tipo e começar a se conhecer mais profundamente, né?!
eu tbm gostava de atlas, ver animais, aprender coisas novas, e era meio desligado pois eu ficava na minha mente kkkkk
Nossa, me identifiquei muito com esse comentário RS, exatamente isso!
@@julianamendonca434❣🤗 então bem vinda ao time haha
lembro claramente que nas festas eu não gostava de brincar, os adultos achavam estranho ou admiravam eu ser tão quieta. Quando eu animava ir aos brinquedos minha mente vagava muito e eu logo corria de outras crianças que davam indícios de uma aproximação, mas sem dúvidas ficar sentada na mesa ouvindo os assuntos dos adultos era oq eu mais fazia
Sou 5 asa 6, filha única de pai 1 e mãe 3. Enquanto um era mega instintivo e raivoso, a outra era emotiva e distante.
O ambiente era de brigas, discussões e violência doméstica entre os dois. Me isolei completamente no meu quarto com o meu computador, gibis e futuramente livros. Comecei a ler as pessoas desde cedo e me machucava muito quando percebia que as pessoas mentiam pra mim.
Minha mãe: "Teus, vai brincar lá fora!"
Eu com 9 anos brincando de cientista sozinho no meu canto e sujando o quintal de casa com folhas de árvore amassadas e água: "Agora não, mãe!"
Ah que legal!! É bem comum os tipos 9 relataram que foram quietos e curiosos na infância. 😉
Nos testes que fiz pela internet sempre dão 5w4. Nunca sei exatamente o que significa, pois ainda não entendo 100%.
Sou 5w6. Desde criança sempre fui muito solitária, meus pais eram ocupados e eu não tinha outras crianças com quem conversar, então me calhou de ter que passar mais tempo sozinha. E foi graças a isso que hoje me considero um livro - não aberto - de tanta informação que colhi; tantas que nem consigo processar, mas que ainda não são o suficiente para sanar minhas dúvidas. Tenho fome de conhecimento, qualquer coisas que eu puder aprender de forma autônoma eu estou lá.
Eu fazia esse espaço jogando videogame e assistindo, realmente eu era muito assim na infância e não tenho tantas lembranças boas sobre isso...
Oi Arthur. Sim, ouço muitos relatos de tipos 5 que se isolaram na infância como forma de proteção. Mas conhecer o seu tipo é só o começo para transformar e desenvolver a sua personalidade.
A cada dia tenho mais certeza que sou do tipo 5. Desde pequena criei essa "segurança"; infelizmente hoje em dia tenho dificuldade em me relacionar com outras pessoas, pois não consigo aceitar que eu tenha sentimentos.
A forma que eu me comunicava com meus pais era mostrando que sou boa na escola, portanto desde pequena me combrei demais em relação a escola.
Oi Ana, é importante essa identificação. Ela vai te ajudar a dar os primeiros passos para você começar mudar essa realidade.
Nossa eu sou tipo 5 e me identifiquei demais kkkk aliás, na escola, em vez de me comunicar com os colegas eu apenas corria com eles durante as brincadeiras. Na hora de sentar, lanchar e conversar, eu ficava quietinha e me refugiava em devaneios
Ah que legal!!! Se você ler os comentários vai perceber que os tipos 5 tem várias situações semelhantes a essa sua! haha Que legal que identificou!!!
Sensacional! Eu fui essa criança ! Kkk!!! Teorizava primeiro e depois praticava, e por muitas vezes ficava só na mente mesmo. Interessante que na prática do esporte coletivo sempre fui espontâneo.
Que interessante Vitor. É muito bom que você consiga identificar quais as atividades você tem tranquilidade em se relacionar. Isso é fundamental para o tipo 5!
Sempre tive esconderijos pela casa pra guardar minhas coisas, eram os meus espaços, resquícios do meu mundo. Aos 5 anos fui abusada sexualmente e só contei isso 15 anos depois, e com muita terapia, pois queria encontrar uma explicação lógica para as minhas ações. Hoje, não sinto nada contando isso e já abro o assunto às pessoas, mas vi um universo se formando em minha mente como se eu fosse de outro planeta. Pelo acontecimento na infância, me senti insegura a vida inteira, não tinha medo, mas insegurança. Sempre fui a nerd estranha, que sofria bulling e a calada que precisava olhar para a mãe pedindo aprovação de tudo. Ainda estou em dúvida com meu instinto, social ou sexual, mas nas relações eu sempre idealizei um lar seguro e quando passei a ter relacionamento (tive 2), não encontrava essa segurança e percebia que seria melhor sozinha. Diferente do 4, eu não lamentava ou sofria por esses términos, na verdade eu nem sentia nada pois a decisão foi muito bem planejada. Enfim, a estranha kkk
Ual, muito obrigada por seu relato. A nossa personalidade tenta nos proteger e criar mecanismos de defesa. No caso do tipo 5 o mecanismo é o isolamento, principalmente emocional, pra não sofrer a dor novamente. Na medida que você vai conhecendo mais sua personalidade, fica mais fácil desenvolvê-la e dominá-la.
Ti dominante. Sou INTP, essa descrição é claramente o paradigma mental dos INTP e ISTP.
Sou esse tipo. Fui isolada na infância e na fase adulta até hoje, moro sozinha e mal saiu de casa, já tentei me socializar mas não consegui, hoje não tenho se quer um amigo e já percebi que a longo prazo é ruim mas não consigo me libertar da solidão porque gosto dela e ao menos tempo quero ter uma família e não sei como realizar esse sonho.
Oi Amanda! Que legal que você conseguiu se identificar! Sabe que esse é o primeiro passo pra transformação, identificar e sentir necessidade de mudança! Faz a tua inscrição no evento gratuito e on-line que estou organizando, ele vai te ajudar a esclarecer ainda mais coisas nesse seu momento de vida! carinhosamente.com.br
Eu era muito esse tipo de criança que vivia sozinha, que a mãe saia procurando preocupada, mas me encontravam sentada no quarto brincando sozinha. O exemplo da música me define totalmente. E além de não esperar nada das pessoas e ter essa independência natural, sempre me forçaram ser assim o q só potencializou.
Adoro quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e ficava triste pq só ganhava boneca.
Não me sinto a vontade no mundo. Meu quarto é minha fortaleza!
E sempre fui aquela que pesquisa td além da conta pq quero saber como.td funciona.
Na real eu me sinto muito estranha uma vez q nao sou como as outras pessoas.
Oi!! Poxa, que interessante. Realmente é muito legal quando a gente se identifica, porque começa a entender como esse processo nos afeta na vida adulta. Vou aproveitar pra te convidar para o evento que vamos fazer na próxima semana falando sobre como entender e desenvolver nossa personalidade pode ser fundamental: carinhosamente.com.br/
Eu na infância era a quietinha. A que não corria pela casa, não brigava na escola, a que quando ia visitar meus parentes ficava sentada e comportada em algum lugar, não reclamava de nada, não chorava muito, nem se realmente estivesse com vontade, a que odiava ir em festinhas que não tivessem amiguinhos e quando tinha era como a própria sombra da criança (até hj sou assim), entre ir brincar com os primos e ficar vendo TV era muito melhor rever repetidas e inúmeras vezes o mesmo filme do que ter qualquer contato com outras crianças. Não considero que tive uma infância triste, muito pelo contrário, foi muito feliz, mas na minha maneira, de fato, nunca me importei com essa condição na infância, mas a história mudou apartir da adolescência pra cá...
Oi Hágatta, que legal perceber esses detalhes de sua história. É bem assim mesmo, cada padrão da infância nos ajuda a identificar como era pra que possamos traçar um caminho de desenvolvimento.
Eu sempre fui contida em tudo q eu pudesse controlar. Até mesmo em situações onde houve administração de entorpecentes fiquei analisando a reação dela no organismo e como reagia através dela...no consumo de álcool eu tinha vontade de extravasar, porém não acontecia...qd percebia q as coisas estavam querendo sair do controle a minha reação era acabar com a festa e ir para casa....e ficava neurótica analisando como aquilo tava atuando no meu corpo....algo paranóico...
Consegui entender pq agia assim depois q descobri meu eneatipo 5. Nesse sentido, entretanto, o controle sobre minhas ações foi fundamental para que eu não cometesse loucuras...
Eu sou um genuíno tipo 5. Não consigo ficar a vontade nas casas das pessoas. Não gosto de fazer visitas e não gosto de visitas em casa. rsrs
Hahaha, que legal que você se identificou Jeane. Todos os tipos possuem uma jornada de desenvolvimento e a descoberta do seu tipo é o primeiro passo!
Acho que eu nunca me identifiquei tanto, estou me acabando de rir e sentindo um leve desespero ao mesmo tempo do tanto é VERÍDICO
hahaha, eu amo isso!! Muitas de nós começa a rir quando se identifica, comigo também foi assim, eu pensava: Ahh, não é possível, essa pessoa está falando de mim!
Sou eneatipo 5 e me sinto exatamente assim! Sempre fui taxada como estranha e nunca me senti "a vontade" nesse mundo.
Oi Myrella! Ah que legal, que bom que se identificou! Esse é o primeiro passo para você se conhecer mais e saber como se transformar e saber lidar com sua personalidade.
Em 18min e 48seg, vc - com total lucidez - descreveu a minha infância! Eu fiz anos de terapia e nenhum psicólogo foi capaz de fazer isto.
Nossa Maria, eu fico tão feliz com esse comentário! Em poder te auxiliar a entender um pouco mais sobre si e sobre os teus padrões de comportamento. O primeiro passo para se desenvolver é realmente a identificação da personalidade, e no seu caso isso já foi feito com muita clareza. Obrigada por compartilhar esse comentário.
Sou INTP 5w4 autopreservação.
Sou tipo 5. Na minha infantil e adolescência quando chegava um visita em grupo na minha casa eu esperava no quarto a visita ir embora pra eu sair do quarto. Mim sentia mal por isso, pois era sempre criticada por esse comportamento. E as vezes que tentava interagir parecia que as pessoas ñ se importavam comigo. 😢
Sou tipo 5 vivo no meu mundo particular . Amo ler gosto de pesquisar de tudo. Mas vou mudar isso pq não é bom a longo prazo.
Oi Milena, a melhor parte você já tem, que é a consciência de que não é saudável se isolar totalmente em seu mundo. Então a partir daí você pode começar a ter pequenas atitudes pra minimizar esse isolamento.
Por que não é bom?
@@Matheus-qd9cw Porque todo extremo é prejudicial a nossa vida. Viver para as pessoas é ruim, viver isolado das pessoas também.
@@CarinhosaMente Entendo, mas acho que a Milena por exemplo não vive no extremo, só deve ser uma pessoa reservada que gosta de ficar no mundo dela e não deve mudar.
O meu noivo é o tipo 5 e eu sou tipo 8 , tô aprendendo a lidar com o espaço dele, tento fazer coisas que gosta também ,aos poucos a gente vai se conectando rs.
Ah que legal Tainah!! É isso aí!!! Um entendendo o outro... E no caso do 5 e 8 vocês ainda possuem uma flecha de ligação.
Engraçado, na infância eu queria socializar mas era impedida e quando tinha uma amiga mais próxima me sentia responsável e a queria proteger a todo custo, mas não interagiam com minha família.
Oi Kamila, seja bem vinda!! Olha que interessante... Como realmente algumas coisas ficam em nossa memória. né? Foi ótimo você lembrar e comentar isso, porque ajuda os colegas também perceberem um pouco de como foi cada infância. Muito obrigada por compartilhar!
Exatamente, comigo era a mesma coisa!
Em todo lugar em que eu tive que estar por um tempo relativamente maior de tempo (escolas, por exemplo, instituições de cursos, etc) eu tive o meu cantinho. Escondido, afastado, silencioso, só meu ❤ eram onde eu ansiava cada segundo do dia para estar e me davam paz! Senti falta desses lugares agora, em casa tenho 0% de privacidade e eu sinto muita vontade disso de novo. Quando eu dizia para minha mãe que eu amava estar na escola, sendo que eu dizia que odiava lá, ela achava que era algum namoradinho, mas eu nunca fui uma adolescente normal sabe 😅 sempre foi a paz daquele lugar específico que me fazia querer estar lá e não alguém.
Minha esposa é um lindo tipo 5 conservador, 19 anos casada com um tipo 1 também conservador, o eneagrama ajuda muito em nosso relacionamento...❤
Minha filha é tipo 5 levei coisas ate pra psicóloga como o fato dela chegar noa lugares nao conversar, ser muito seletiva com os amigos, pra ela te sempre tudo bem eu achava q ela retia emoções e agora com esse video tudo faz mais sentido 🙏🏻🙏🏻
Pensando aqui vamos marcar uma reunião com todos os tipos 5, problema é que, ninguém vai kkkkkkkk melhor msm é ficar em casa pensando nas coisas , só na imaginaçao , ooh coisa boa
Ahh, eu amei isso Edimarcia! hahahaha Talvez a reunião on-line funcione melhor! hahaha
Eu sou 85% tipo 5. Descobri o eneagrama a 1 ano é tá sendo incrível. Finalmente me compreender melhor.
Crescir ouvindo minhas tias dizendo menina você vai ficar Loka, vai estragar a vista de tanto ler kkk
E até hj sou a Loka a estranha a esquisita. Mas agora eu fico me
Ah que legal! Realmente o Eneagrama é libertador! Nos ajuda a entender o porque agimos como agimos! Seja vem vinda a esse mundo de descobertas!
Nossa eu era a "esquisita" da rua, da casa...
Eu sempre fui dada a trancar minhas emoções. Ao nível de rir de nervosismo, ao invés de explodir.
hahaha... Que legal!!! E tem umas fases na infância e adolescência que isso aflora, né? Porque queremos ser aceitas, nos adequar e acaba virando uma bola de neve.
Era eu vendo esse vídeo e conectando ele com momentos da minha vida, aí aí viu
eu sou tipo 5, né fácil não rs, mas pelo menos sei das coisas, e sou artista visual...
fiquei anos sem desenhar na minha infância porque as pessoas perceberam que eu era boa e ficavam me pedindo mil desenhos e falando comigo, sei lá, traumatizei
Hahaha, que massa!! Que interessante! Pode ser que você tenha uma asa no tipo 4, por ter esse lado mais artístico mais aflorado. Sim, te entendo. O tipo 5 tem um pouco de receio de que as pessoas invadam o seu espaço. Mas quando você começa a desenvolver, vai perceber o quão gostoso é compartilhar a vida com as pessoas e deixar elas entrarem nesse seu mundo único!
Que descrição perfeita.
Principalmente a parte que fala da música kkkk
Continuo ligado a música e ainda me sinto estranho.
As vezes, depois de um show, alguém vem conversar comigo e me elogiar.
Eu não sei lidar com isso e acho que acabo passando uma imagem de arrogância.
Depois fico me sentindo mal com isso.
Sim!!! Que legal que se identificou! Essa é a melhor parte de conhecer a sua personalidade, ir se permitindo passar por um processo de transformações e utilizar as potencialidades do seu tipo.
Eu criei um mundo assim como vc disse pq tive meus sentimentos e ideias reprimidas. Criado no interior e com minha infância basicamente roubada, sempre me sentia segregado e quando tinha oportunidade a vergonha e a insegurança me travava.
Sim Marcos, são características bem comuns da personalidade tipo 5. Agora podes estudar o funcionamento de sua personalidade e começar um processo de transformação.
Exato. Eu tocava violão. E sou músico até hoje.
Ahh que legal Jorge! Se identificou então!!
Eu tinha feito o teste antes e tinha dado tipo 1, assistindo o seu vídeo de padrão da infância, não me identifiquei. Fiz o teste de novo, mais detalhado e 5w6 com esse padrão de infância, faz mais sentido pra mim. Muito obrigada pela informação, mudou minha vida!
Ahh que lega!! Fico muito feliz quando vocês se identificam!!
Esquisita hahaha Eu toda! Sou Psicóloga! Bem interessante, porque sou bem low profile, amo o meu mundo! Minha bateria social acaba super rápido. Impressionante como me identifiquei praticamente 100% com as características, principalmente porque sou pouco espontânea, à vontade nas situações. Senso de segurança é um dos valores mais importantes pra mim também!
hahahaha Maravilhosa!! Que bom que se identificou. Isso é muito interessante como os tipos 5 possuem valores profundos que cultivam muito bem.
Eu me identifiquei total com o Tipo 5
Acho que foi pelo fato que na minha infância já tinha que correr atrás das coisas, não tive tanto apoio dos pais sempre tive que dar um jeito sozinho
Mas sei lá, gosto desse tipo kkkk
Me deixa mais seguro e consigo controlar minhas emoções.
concordei com absolutamente tudo. no caso da interação terceirizada eu usava e ainda uso a culinária, cozinhar para eles.
Oi Poliana, poxa que legal que se identificou!
Literalmente sou tipo 5 até hoje. E logicamente gosto muito.
Eu me sinto tão aliviado em finalmente conseguir me entender
É tudo verdade mesmo!
Eu sou o 5 e você me descreveu com muita clareza 😅
Muito bom! Sou um clássico tipo 5.
Este cara sou eu!
Ah que legal!!
Você falo perfeitamente tudo sobre o tipo 5 amei
Que bom que gostou!!
eu tô literalmente chorando
Ah, que lindo!! Esse processo de autoconhecimento é tão incrível! ❤
Melhor explicação sobre o tipo 5 que ouvi até agora.
Opa!!! Fico muito feliz com isso Marcelo!!! Obrigada pelo feedback!
Eu sou 5w4 e você simplesmente me definiu de uma forma que nem eu conseguiria me definir, vídeo ótimo
Simplesmente incrível.
Tipo 5 faz muito sentido na minha cabeça, inclusive agora entendo pq eu não consigo desbloquear e escrever meus objetivos ......
Tudo fez muito sentido. Me identifiquei. Obrigada pelo vídeo!
rapaz, me identifiquei demais com esse vídeo. eu sou 4w5... eu tive muito problema com minha mãe e até hoje tenho. eu quero cortar vínculo, não sentir nada, mas eu sofro demais. sinto culpa, mas sei lá. ave. só deus na causa.
o tipo 4 é muito predominante em mim, fui amado demais por minha vó na infância, mas acho que por não ter conhecido meu pai, tive muita treta com minha personalidade porque eu não me identificava em nada com minha família materna. eu era um guri louco por um cara que eu nunca nem vi. :/ o meu tipo 5 é muito presente na parte de se afastar da mãe, eu sempre pensei nisso... ansiedade bate quando estamos perto. e eu não me sinto bem de jeito nenhum mesmo, inclusive tenho disforia de gênero desde menino.
Oi Gui. Sim, te entendo. No seu caso é importantíssimo estar sendo acompanhado por um profissional para te ajudar nessa caminhada. Conhecer o seu perfil do eneagrama favorece ainda mais esse processo de transformação!
A minha principal forma de interação com as pessoas da minha família é através de filmes e séries. Tô sempre recomendando uma pra maratonar e elas também me perguntam sobre.
Kkk... a esquisita, era muito eu! Preferia brincar de mamãe com meus bichinhos de pelúcia do que com as bonecas e minhas amigas não entendiam. Diziam que eu vivia viajando igual ao desenho do "Mundo de Boby". Gratidão, Mari! Adorei o vídeo 🥰😘
kkkk Ai, ai Pati.... eu amo quando vocês se identificam!! Que bom que gostou!!!
Vc é muuuito boa nas explicações! Parabéns!
Muito obrigada 😃
Meu Deus, eu faço exatamente isso da música!!!
Ual!!
Excelente apressentacäo. Obrigado. Gracias.
Ela descreveu todos os meus pensamentos, eu me sentia um et por ser assim
Ah que legal!! haha A maioria de nós se sente estranha mesmo... até que a gente percebe que é mais "normal e comum" do que parece. Seja bem vinda!!
Eu era uma criança que brincava muito sozinha e ficava muito na minha imaginação.. Ao mesmo tempo, consiga brincar com outras crianças..
Não observe apenas os comportamentos, foque em olhar para as motivações.
@@CarinhosaMente Eu tbm tô levando consideração as motivações quando vejo eles, não consigo me ver tendo aquela motivação. Aí que me pega, fica naquela coisa de eu não me identificar com nenhuma motivação.. Ainda não sei o que eu não tô vendo rsrs.
Me descreveu em detalhes to chocada 🤔
Ual, que legal Ju!! Seja bem vinda!!! Logo abro vagas para o meu curso de desenvolvimento também, quem sabe você não vira minha aluna!
Fez total sentido - essa mensagem é pra mim... minha vida traduzida em palavras... como dança mesmo? hehe
kkkkk Boa!
Me identifiquei bastante
Identifico-me com eneagrama 4 (contratipo) durante os meus iniciais anos de vida e com eneagrama 5 dos meus 7/8 anos até hoje.
Oi Isa. Na verdade somos apenas um tipo de personalidade. Nossas nuances e algumas características mudam ao longo do tempo, mas o centro de nossa personalidade é o mesmo. Vou fazer com evento a partir do dia primeiro de novembro e vou te convidar já que você se interessa por esse assunto, ok? carinhosamente.com.br/
Amei o vídeo parabéns! Sinceramente não queria ser o tipo 5 creio que seja o pior de todos.. Parece que depois de anos tendo esse tipo de personalidade hoje e iminente que estou tendo limitações, tanto pessoal como profissional, tenho muita dificuldade em me relacionar com as pessoas as vezes finjo ser alguém que não sou só para não parecer estranho de mais... Isso e horrível, me vejo sempre com medo de tomar decisões, corro de situação em que preciso tomar alguma atitude que pode acarretar em discussão ou debates.. Claro que somos também muito mais fácil entrar em depressão,.... Não vejo vantagem.. Obrigado pelo vídeo!!
Oi querido! Seja bem vindo. Não existe tipo pior ou melhor, todos os tipos possuem níveis altos e baixos de desenvolvimento. O lado bom de saber o seu tipo é que quanto mais você se conhecer e entender porque age assim, mais fácil de quebrar esses padrões e pedir ajuda para se desenvolver.
Estamos mesmo barco amigo ..tbm sou assim como voce falou, as vejo crio personagens vou la e atuo ..mas é uma consciencia muito estranha..do que sentimento q queremos causar nos outros..
@@julianac001 assim mesmo, é tudo tão estranho e ao mesmo tempo completo... Enfim, somos os estranhos num mundo estranho.
Conscientemente eu me identifiquei com o padrão de infância do tipo 9. Onde eu estava diante de jm conflito.
Mas eu não sou 9. Sou tipo 6. Então ficou claro para mim, que eu lembro do conflito, mas na verdade era a personalidade do meu pai que impunha essa sensação de medo e dualidade.
Meu pai nunca sequer brigou comigo. Mas ela sempre foi muito irritadiço e eu via ele sempre sendo muito estressado e grosso com a minha mãe.
Ah que legal seu relato!!! Exato! O tipo 6 trás consigo essa tensão da insegurança e de ter que lidar com o inesperado e/ou rígido. Faz muito sentido!!!
Todo mundo da minha família diz que quando eu tinha meses, até uns 3/4 anos de idade, eu era uma criança muito extrovertida e sociável e que depois eu fui me fechando e ficando muito tímida, não falava direito, ficava muito na minha. Foi bem na época que comecei a escola e comecei a me expressar. Minha vontade e meus pensamentos foram invalidados a vida toda, ninguém dá muito valor a criança, nem leva a sério. Na escola também sofri bullying e era alvo de piada, não de todos, mas eram esses poucos que me faziam ficar cada dia mais fechada. Hoje em dia reclamam do jeito que eu sou, mas o que eu posso fazer 😅
Sempre bom conhecer um pouco de cada tipo, bjs.
Claro!!! Já que a informação e o conteúdo estão disponíveis, porque não conhecer um pouquinho de cada, não é mesmo?
eu sou INTP, e me dentifiquei demaiss com o tipo 5
Poxa que legal.
Sou infj e me identifico bastante com 5w6.
Desde a infância eu me sentia deslocada, seja dentro de casa, no meio das "amizades" eu era sempre excluída e "rotulada" como estranha. Eu tentava evitar a sensação da solidão, até que eu pensava que estava sentindo, mas quando era para eu sentir eu fugia??? Eu me isolava, gostava de ficar na minha, até que percebi que estava sem vida social e desenvolvi alguns "problemas" relacionado ao externo, como ter medo de sair de casa, falar com pessoas etc.
Quando você mencionou o "pesquisar de como dançar" eu fiquei??? EU REALMENTE SOU ASSIM! Eu já pesquisei exatamente isso, eu sempre procurei o passo a passo de tudo, e eu nunca entendi o porquê, eu até mesmo me achava estranha e pensava "Certamente ninguém pesquisa como se faz tal coisa, então por que eu?" Nunca me senti parte desse mundo, eu até falava coisas dramáticas a minha mãe, porém ela nunca me compreendia, e desisti de me auto compreender, mas cresci e aqui estou eu, sempre estudando tipologia e autoconhecimento KKKKKKKKKKKKK agora só tenho mais certeza que sou do tipo 5. Amei o vídeo!
Amei ler os comentários, sou muito criativa, trabalho com decoração de festas. Mas tenho problema em vender e lidar com a cliente por isso migrei pro pegue monte. Atendimento online. KkkE eu conseguia ter uma vida "normal" mas depois da minha última separação a 4 anos estou completamente solteira e feliz, cuido sozinha das minhas duas filhas das minhas 2 empresas e estudo muito, sinto que não tenho tempo nem disponibilidade emocional pra um relacionamento amoroso, é muito mimimi, muita cobrança de atenção de afeto, e declaração que acho totalmente desnecessária. Eu quero uma pessoa que tenha vida própria.( Minha família não me compreende acha que tô infeliz largada, encalhada ou mudei de time)
Oi Katia! Entendo, mas realmente quando falamos de desenvolvimento, ficar sozinha e não ter que se abrir emocionalmente é uma zona de conforto pra o tipo 5. Sempre aquilo que nos desafia é o que nos faz crescer. ☺️😉
Odeio declarações de amor, esse negócio de mandar flores acho ridículo kkkkkkk, odeio pessoas melodramática. Pessoas melosas, pegajosas .... Mari nunca me importei com o que as pessoas pensam a meu respeito....
@@mariaalicecarvalhofranco8949 Sim, entendo. É sua forma de ser.
Eu não tenho paciência com pessoas que veem problema em tudo, reclamam de tudo, vivem querendo atenção... A felicidades não tem fórmula, e eu não ponho minha felicidade na s mãos de ninguém. Na infância eu era e continuo sendo a esquisita ! Sou chamada de tia doida, falo quase sempre sem pensar. Odeio que invadam meu espaço me irrito com visitas inesperadas, que chegam sem avisar kkkkkkk. Quase sempre dizem que sou grossa, que falo alto. Sempre digo , não estou aqui pra te agradar. Se não te agrado, o problema é seu e não meu....
Sim, entendo.
Eu todinha
melhor explicação parabens👏👏👏👏😂😂😂😂
Obrigada 🙌
Nossa tudo muito proximo, mas com relação a mãe foi q.mais me impressionou! Com 2 anos minha mãe me.deixou na casa do meu pai e fui criada por uma tia e.meus avos, tive uma infância linda, ludica e cheia de amor....porem nao tive contato com minhas irmas e irmaos maternos fui criada sozinha e realmente sou emocionalmente blindada! Porem nao fui uma adolescente muito anti social...dancei muito, me diverti, viajei (sozinha..kk) mas nunca dormia na casa de ninguém, sempre no limite da intimidade !! E sim era meio fora do padrão...e continuo assim!! Gosto de conversar em pequenos grupos e tenho um senso de humor bem aguçado e costumo imitar bem as pessoas....nao sei se isso e padrao5!!!!
Poxa, que legal que você já tem bastante conhecimento sobre o seu funcionamento e sua história de vida. Isso ajuda demais no seu desenvolvimento e transformação. Somos muito mais do que apenas um tipo do eneagrama, nossas histórias e experiências contam muito para nossa formação.
A minha forma de integração com a família é sendo a pessoa que sabe muitas coisas, para consultarem, e que pode consertar algo. Mas as vezes também finjo não saber determinados assuntos para não ser chata num grupo de conversa kk. Uma coisa que tenho dificuldade é de compreender a importância da presença em eventos sociais, de marcos importantes da vida de outras pessoas.
Meuuuu Deus!!! Eu. Super eu. Totalmente eu!
Hahaha, que legal que se identificou!!
Achei, o tipo 5, kkk obrigado.
Ah que bom! Haha De nada!
Fantástico!!
Obrigada!!
Minha mãe falou que grande parte dos meus primeiros anos de vida, passei observando as pessoas por uma grade que tinha na porta de casa. Ela também relatou que eu era muito quieta, obediente e não dava trabalho . O engraçado era que meus pais que me isolaram, quando pedia para brincar com os amigos dificilmente deixavam. Então parei de pedir. E hoje sigo muito esse padrão 😅 . Ainda fico em dúvida sobre, qual meu tipo ..
No meu "mundo" eu absorvo conhecimento, se alguém quiser vim conversar comigo que venha. Eu conheço pessoalmente várias pessoas que vivem no "mundo real" mas não são exemplos, não são pessoas saudáveis, vivem muito para fora, desprezam conhecimento e informação. Até outras pessoas que também vivem no "mundo real" desprezam estas tais pessoas.
Eu sou do tipo 5😁
Opa! Que legal que conseguiu identificar! Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento.
SOU 5 ( COM MUITO ORGULHO)
.HOUVE FATORES EXTERNOS DETERMINANTES !!
Ah, que legal que você gosta de ser tipo 5. Parabéns por se identificar! Esse é o primeiro passo pra uma jornada de transformação.
Muito bom!!! Adoraria fazer um curso seu sobre como "melhorar" sendo desse tipo. Obrigada!
Ah Que legal que você se identificou!!! Em breve vou reabrir as matrículas para o meu curso Bussola de 9 pontas. Nesse curso ajudo cada tipo a se desenvolver para evoluir em suas relações e trabalho. Segue o nosso instagram: instagram.com/carinhosa_mente?igshid=1m0swd8tui1ir Que assim que abrir a turma eu aviso por lá!!!!
Oi Luiza! Estou com vagas abertas para o meu curso de desenvolvimento!!! Lembrei que você comentou que tinha interesse em fazer! Esse é o link: jacques.kpages.online/bussola-de-nove-pontas
Gratie!!!
Eu tava em dúvida entre o Tipo 1 e Tipo 5, mas depois desse vídeo acho que posso bater o martelo no Tipo 5
Oi Mike, seja bem vindo! Poxa que legal. Realmente o padrão da infância nos ajuda muito na descoberta.
Gente... batata! Aconteceu TUDO isso comigo kkkkkkkkk porém me identifico também com o tipo 4 e o 6, socorro tô perdida!
Oi Naomy, fica tranquila que no começo é comum se identificar com mais de um tipo de personalidade. O que muda é a motivação, por isso não da pra saber o tipo apenas olhando para o comportamento.
Esse vídeo foi esclarecedor.
Obrigada!!
Sempre fui chamada de reclusa. Quanto eu tinha 8 anos os meus pais fizeram uma baita de uma festa de aniversário com vários convidados e eu passei 90% da festa na varandinha no escuro brincando com os cachorros.
Obrigado 😊😌
Eu que agradeço
Eu já fui muito assim no início da adolescência..
Na adolescência a maioria de nós tem um lado que quer ficar mais sozinho, é comum.
@@CarinhosaMente ah sim
Eu era disperso!!!
Oi Roberto! Sim, é comum que o tipo 5 fique no mundo dele e acaba sendo disperso porque curte demais ficar em suas ideias.
MEU DEUS EU TODINHA (até coisa q eu n tinha pensado.. INTJ 5w4)
Opa!! Que legal que se identificou! Esse é o primeiro passo pra você começar uma jornada de desenvolvimento. Aliás, já vou te convidar pro nosso evento da próxima semana, vai ser show! carinhosamente.com.br/