Eu amo essa mulher com todo meu coração. Quando eu achei meu próprio artigo publicado no Scihub, me deu mais orgulho do que quando eu consegui publicar ele na revista. Não consigo nem imaginar como seria meu mestrado sem o Scihub. Umas das maiores heroínas da ciência da história.
Eu também, mesma situação. Só consegui fazer minha pesquisa porque tive acesso a outras sobre o mesmo tema com o Scihub. Que pessoa extraordinária é a Alexandra.
A historia do Aaron é tão triste e ironica, parte do repositorio de artigos cientificos que ele pegou era da MIT, que processou ele, instituição essa que tem um premio chamado rewarding disobedience, que premia pessoas que quebraram a lei ou desobedeceram regras por um bem maior.
Eu fui editor e revisor de uma revista nacional onde a publicação era gratuita. Gastávamos cerca de R$ 15.500,00 POR ANO, verba necessária para manter a plataforma e pagar 1 estagiário responsável por digitação. O custo da expertise vinha do estado brasileiro através do CNPQ mas com a mudança de paradigma em nosso governo a revista praticamente fechou pois não dava "lucro" para o estado (COMO? ESTADO LUCRANDO?). Esse vídeo é fundamental para a causa do conhecimento livre pois retrata fielmente a realidade por de traz dos artigos científicos. Compartilhem, principalmente para os estudantes do vosso circulo familiar!
Na Netflix tinha o documentário "O Garoto da Internet" que conta a história do Aaron Schwartz. Muito triste o jeito que terminou. Ele era um gênio, prodígio que criou muita coisa que a gente usa na internet até hoje. Um dos fundadores do Reddit. Estava tentando (e conseguindo) hackear a política americana. Pagou um preço muito alto por isso. Gênio de verdade era ele e não Olasno de Canalho e Moleque do Acre... e derivados do tipo que temos por aqui.
Não conhecia a história de Aaron, pois não sou do meio acadêmico, fiquei muito triste com a história, isso me deixa muito descrente na raça humana. Realmente o deus mercado é o que manda.
@@marcosantoniomoraes6207 Eu e muitos tbm não somos do meio acadêmico e já conversei com diversas pessoas do meio que tbm não sabem sobre essa história e quem é o Aaron. Infelizmente.
Quando eu descobri que revistas cobram os cientistas para que eles publiquem seus artigos eu fiquei indignada, mas depois de assistir a esse vídeo eu estou FURIOSA. Conhecimento deveria ser GRATUITO, ACESSÍVEL, UNIVERSAL mas parece que sempre tem alguém tentando impedir esse acesso livre
Pois é Gabriella. Uma revista de NY me convidou pra publicar um artigo. Fiz umas 24 páginas de artigo em inglês formatado como eles queriam, enviei, os revisores gostaram e disseram que tava pronto pra publicação. Agora vem a parte triste: junto no e-mail enviaram um boleto de mais de 700 dólares pra que fosse publicado e eu tivesse direito a três exemplares da edição que seria publicada. Agora vê quando isso dá em real aí e chora mais um pouco comigo. É frustrante e revoltante, viu?!
@@jonathanvilardossantosleit3793 Nossa, convidaram você a pagar pelo seu próprio trabalho... Que sistema desgraçado. O pior é que isso dificulta muito a vida de todos os cientistas mas principalmente cientistas de um país como o Brasil, que mal paga os pesquisadores. E o que resulta disso é a dominação da ciência por países ricos...
@@gabriellateixeira1007 Exato! Sorte que pelo menos aqui no Brasil ainda restam muitas revistas de publicação gratuita financiadas pela CAPES, por exemplo.
Toda vez que entro no SCI-HUB eu fico admirando essa mulher maravilhosa que permite a uma infinidade de estudantes e pesquisadores, incluindo eu, o acesso ao conhecimento. É um absurdo os valores praticados nesse mercado bizarro que só atrasa o desenvolvimento coletivo da humanidade. Viva Alexandra Elbakyan e viva Aaron Swartz! E obrigado Meteoro por trazer esse assunto a público! Esse assunto PRECISA ser amplamente discutido.
Como diz uma máxima anarquista: "there is no copyright, only the right to copy" (não existe direito autoral, somente direito a cópia. Parabéns pelo vídeo e um agradecimento eterno ao Sci-hub pela democratização da ciência
@@whitedeathbr1814 Estranho, porque são justamente os agente do mercado que mais defendem a propriedade intelectual. E são justamente eles quem mais se beneficiam dos impostos e mais utilizam o Estado para defender a sua propriedades privadas. Quer ser contra o Estado? Comesse destruindo o mercado e a propriedade privada.
@@CanalDoLaranjaDaTosKaH propriedade privada tem a única função de evitar disputas por bens escassos. propriedade intelectual é infinita, não tem pq brigar por ela, TODO MUNDO PODE USAR AO MESMO TEMPO, diferente de comida, um carro, casa etc... é GENOCIDIO impedir empresas todo de fabricarem remédios que vão salvar milhares de vidas, tudo para enriquecer o estado e os amiguinhos deles, que fabricam remédios por 3, 4 ou 5 dólares por pílula, e vende a 30,40, 50 mil dólares propriedade intelectual DESTROI CONHECIMENTO NO MUNDO TODO, por lei se vc tiver um pesquisa de 20 anos ou mais, e alguém do outro lado do mundo estiver um pouco mais avançado e patentear, vc é OBRIGADO DESTRUIR ESSES 20 ANOS DE PESQUISA. propriedade intelectual é GENOCIDIO propriedade intelectual é SUICIDIO INTELECTUAL DA HUMANIDADE.
O que seria do universitário sem o Sci-hub e o Libgen? Minha gratidão enorme a sua criadora. E que em memoria de Aaron, pela sua luta, espalhem a ciência pelo mundo, de forma gratuita.
@@rodrigolm1 Os artigos científicos são publicados sob a égide dos direitos autorais e intelectuais. Mas os dententores dos direitos não são os autores do trabalho, mas as editoras. A mamata é muito bem urdida.
Cara, eu não conheço nenhum universitário ou pesquisador ativo nos últimos anos que nunca usou o scihub. Não tem como, cara, vc precisa pegar muitos artigos ao longo da graduação e de pesquisas e isso é financeiramente absurdo
Como aspirante a cientista, eu fico muito, muito feliz que vocês lançaram um vídeo que mostra tão bem como funciona o processo de 'fazer ciência' Meteoro, vocês só me surpreendem positivamente, obrigado
@@rlim3839 basicamente, se tiver algum artigo ou estudo científico que vc não esteja conseguindo acessar, vc copia o link desse artigo e cola na aba de pesquisa do sci hub, caso eles tenham acesso eles o disponibilizam pra você
Acredito que 90% dos universitários brasileiros não teriam condição alguma de bancar materiais se não fossem os textos fotocopiados, a pirataria de livros e o sci-hub. Tornar a educação inacessível parece interessante para os centros de poder econômico e enfrentar esta estrutura perversa é profundamente revolucionário.
Obrigado Metoro! Sou pesquisador da área de Ciências da Saúde e queria destacar que no Brasil e nos países em desenvolvimento temos também boas revistas e editoras, muitas delas associadas às universidades públicas e a órgãos representativos de classes ou especialidades. As universidades e programas de pós graduação, porém, estimulam a publicação de artigos em grande quantidade e em revistas de grande fator de impacto, normalmente de editoras grandes e internacionais, ainda que o escopo da pesquisa interesse mais ao público local. A falta de incentivo para publicação em periódicos locais aumenta o gasto das universidades e dos pesquisadores relacionados à publicação, e veja que coisa: as editoras proíbem o próprio autor de divulgar o seu artigo (que se torna propriedade da editora), sendo que o governo brasileiro paga assinatura de um número enorme de periódicos disponíveis na plataforma PERIODICO CAPES (E que bom que ainda paga). Em suma, na lógica da nossa produção científica, o governo brasileiro investe para produzir o artigo através da universidade pública, PAGA para editoras e jornais estrangeiros publicarem o artigo, e depois tem que PAGAR NOVAMENTE para que a comunidade (e o próprio autor) tenham acesso ao artigo que publicou. e ainda ESTIMULA e ALIMENTA esse processo que mina recursos públicos, enriquece empresários e acionistas de editoras e revistas estrangeiras e não permite que periódicos brasileiros aumentem sua relevância no cenário cientifico, e essa retroalimentação/estímulo se dá através dos estímulos aos programas e alunos que tem muitas publicacoes em revistas de alto impacto. Esse estimulo é financeiro inclusive, através de bolsas e promoções dentro da carreira universitaria... É um assunto essencial para ser debatido no meio academico. Em tempo: O PERIODICOS CAPES absolutamente NÃO É problema dentro desse sistema.. é mais uma solução amarga, que tenta democratizar o acesso à ciencia em um sistema que beneficia e enriquece poucas pessoas em grandes potências. Meu ponto é que deveria ser dado (muito) mais estímulo dentro das universidades e programas de pós graduação para a publicação local. Outra coisa que poderia ajudar a produçao cientifica local e tornar menos perversa a lógica atual da publicaçao era o maior estímulo à publicação de patentes de produtos gerados a partir da pesquisa nacional. Realmente o foco ainda é muito na publicação em periódicos internacionais de alto fator de impacto/qualis.
Me lembrei de quando era estagiária e aprendi a encontrar livros na biblioteca da universidade. Descobri que havia muitos livros com conhecimentos incríveis que não deveriam ser de acesso tão restrito, que nem eu poderia pagar por eles, então comecei a digitalizá-los no trabalho e jogar na internet. Eu vi que havia muitos downloads feitos neles e ficava feliz por isso. Era bem trabalhoso digitalizar página por página e eu ficava exausta. Mas a plataforma onde eu os colocava bloqueou minha conta e nunca mais nem eu tive acesso a eles. Continuo achando o mesmo e, tava pensando aqui, poderiam inventar uma plataforma aberta para as pessoas digitalizarem livros que tenham e colocarem anonimamente com disponibilização gratuita ou simbólica, pois o trabalho coletivo seria de muita ajuda em prol do conhecimento e do desenvolvimento da sociedade. Eu realmente fiquei emocionada vendo esse vídeo e conhecendo essas histórias maravilhosas.
Parabéns. Sou fã do Sci-Hub. Mas faltou abordar que as universidades brasileiras pagam algumas revistas para fornecer o acesso aos estudantes e pesquisadores. E pode incluir isso nos gastos do governo: financiamento da pesquisa, pagamento para publicar e pagamento para ler. Mas claro, isso não abrange todas as revistas, logo o acesso é limitado. Sci-Hub cobre muito mais revistas.
Sou psicólogo e sei da importância do sci hub pra produzir conhecimento. Que trabalho lindo! Que interessante fazer parte desse momento histórico dos humanos!
Talvez não se dimencione nos dias de hoje, a importância desse canal. A diversidade de conteúdo aqui veiculado, suplanta em décadas o que a mídia tradicional publicizou. Agradeço hoje, o que será legado. Um recado do presente que indubitavelmente precisa de guardiões da chama do conhecimento, do iluminismo. Sejamos pois, tal qual Prometeu que ousou dar o fogo à humanidade, mesmo pagando um alto preço. Muito obrigado pelo fogo, pela chama tênue, porém resiliente do conhecimento. Dimidium facti qui coepit habet: sapere aude. Horácio
Estou pagando mil e tantas milhas inglesas pra publicar, olha que já gastei mais de 7 mil reais pra traduzir. Se todos os editores envolvidos trabalharam de graça, e o artigo será publicado apenas online, pra onde está indo essa grana toda?
O pesquisador faz a pesquisa, submeteo o artigo, revisa os artigos uns dos outros, PAGA para ir ao evento, o que geralmente cobre todo o custo do evento. Após ser publicado, seu paper poderá ser vendido e ele não fica com 1 centavo. Isso está muito errado.
@@ateismohumanista6374 capitalismo é você ser devidamente pago pelo bom trabalho que faz, isso que as editoras fazem é monopólio Uma vez que vc PRECISA dela pra publicar o artigo, elas podem cobrar o quanto quiserem Agora faça o exercício mental, imagine se para o cientista fosse facultativo pagar para publicar?
@@LeonardoPro100 errado Capitalismo somente é: pague uma determinada quantia para um determinado trabalho N importa se a quantia paga for minúscula ou se a pessoa precisa pagar uma fortuna para publicar seu trabalho. Oq importa é pagar Monopólio é um dos mecanismos do capitalismo
@@garudadrakon4728 "Capitalismo somente é: pague uma determinada quantia para um determinado trabalho" isso sim que está completamente errado. O capitalismo é um meio de organização dos meios de produção em que os meios de produção podem ser de posse privada. Socialismo tem dinheiro e paga por trabalho, monopólio é mal-visto pelos primeiros teóricos capitalistas que colocam como uma das (poucas) funções do estado lutar contra monopólios (só o neo-capitalismo que depois pira na batatinha e diz que monopólios podem ser uma boa ideia). Ou seja, o cara tem a cara de pau de acusar os outros de estarem errados quando não faz a menor ideia dos conceitos que está corrigindo.
Uma alternativa q usei bastante é o research gate que é tipo um facebook onde vc posta seus artigos ao inves de fotos. Acho q vale a pena falar dele em um futuro vídeo
Pq vcs estão me bloqueando? Por acaso dei a entender que não gosto do canal de vcs? ou que eu não seja de esquerda? Ou que eu seja nazista, homofóbico, racista, favista? Não. Não sou nada disso. Eu só meti o pau no Ciro Gomes. Eu tenho meus motivos. Escrevi uma carta aberta sobre isso no meu blog. A desunião da esquerda e porque o Bolsonaro pode continar em 2022 se canais como esse continuarem bloqueando usuários da esquerda.
Um dos vídeos mais importantes do Meteoro! Não só pouca gente fala sobre isso como nós, do meio acadêmico, fechamos os olhos, aceitamos ou até entramos alegremente nesse circuito mafioso das editoras. Passou da hora de agirmos!
Enquanto isso, o tiozão terraplanista, anti-vacina e anti marxismo cultural espalha suas ideias de graça nas redes sociais movido por pura convicção. Desse jeito o conhecimento nunca vai vencer a desinformação...
INFELIZMENTE fazer ciencia custa caro, é preciso pagar profissionais, laboratorios, revisores das revistas e ainda é preciso financiar suas bolsas de estudo. Diferente da pseudo ciencia que tudo o que precisa pra fazer e entender o minimo de manipulação emocional para criar uma grande ameaça a humanidade que precisa ser combatida com a suposta verdade secreta que ninguém mais sabe.
@@rbm-n1n pelo visto vc não entende muito sobre ideologia e nem sobre esquerda... procure saber, não seja massa de manobra da direita. Mortadela é gostosa, coxinha também é, kkk
Sabe o que chama muito a atenção??? O Rafael do ideias radicais não é um TIOZÃO. O Nando Moura não é um TIOZÃO. O Diego Rox não é TIOZÃO. O Wagner tragicômico não é TIOZÃO Fernando Hollyday Kim Kataguiri. E vários outros... Todos esses são anti-ciência, perseguem o marxismo cultural, e propagam um tipo de terraplanismo.... E eu não estou criticando o seu comentário, pelo contrário estou acrescentando.
Parabéns Meteoro, fiquei emocionado com essa matéria. Tenho tatuado no meu peito esse corvinho malandro que destrava tudo! Se não fosse o Sci-Hub não teria terminado minha pesquisa de dissertação de mestrado. Na época usava um método chamado Revisão Sistemática de Literatura, até um usei um software que facilitava o processo, dos cerca de quinze artigos que foram selecionados na minha pesquisa, uns nove eram pagos, isto é, de acesso restrito.
Legitimíssmo. O researchgate serve lindamente também. Mas não há dúvidas que a Alexandra quebrou várias cercas que impediam o acesso ao conhecimento de maneira rápida e universal, que deveria ser a promessa da internet mas não é, graças aos gananciosos porteiros das casas editoriais
Normalmente demora uns dias para receber, as vezes, nunca vem. E esse tempo de demora atrasas as pesquisas. Não adianta defender esse sistema. A pirataria é mais que necessária!
@@leonardoabrantes4219 meu caro, onde eu defendi esse "sistema" atual? Só fiz um comentário de uma estratégia que pode ser utilizada (inclusive caso não consiga via Sci Hub-sim existem casos que mesmo lá não conseguimos). E mais uma vez, para deixar claro, acho a ferramenta SUPER necessária, inclusive utilizo. Abs.
Costuma funcionar. Mas infelizmente o sistema não colabora para o desenvolvimento da ciência. Também dá um certo medo mandar artigos... nunca sabemos se seremos desmoralizados ou passados para trás por alguém que pede um paper... Eu sigo na filosofia de que minha parte eu já fiz...
Funciona também (parte das vezes), o problema é que às vezes leva alguns dias. A pessoa está num fluxo, analisando os dados, escrevendo, ter que fazer essa pausa de alguns dias pra ter acesso ao material atrapalha demais. Fora que, se você ler as letras miúdas, formalmente até os autores são proibidos de enviar os artigos, já que o copyright é da editora.
Só lembrei do dia que estava pesquisando artigos em inglês sobre a minha tese e cheguei num da década de 50 de Oxford que custava a bagatela de 300 euros...
Por isso são tão importantes os repositórios públicos e gratuitos mantidos pelas próprias Universidades e pelas revistas das próprias universidades e associações científicas. PS: O sci-hub é maravilhoso! Aaron Swartz vive!
Nossa, eu lembro da época em que o Aaron morreu. Foi bizarro se sentir em luto e ninguém ao seu redor sabe quem é a pessoa. Bom ouvir do trabalho dele por aqui.
Muito boa a reflexão. Realmente este comércio de artigos científico e algo revoltante. Para nós professores/pesquisadores universitários, que temos a necessidade de pesquisar para subir na carreira, é algo inimaginável ter que pagar pelo seu próprio trabalho. Sim isto pode ocorrer caso você deseje ter uma cópia do trabalho no formato da publicação. O acesso via periódicos CAPES facilita, mas nem todas as universidade tem acesso ao total de publicações, então fica realmente difícil de realizar procura por artigos que por ventura são necessários. Só quem vive da pesquisa, pode entender a complexidade desse comércio de artigos científicos e seus malefícios para a nossa ciência.
Pessoal: o egoísmo de algumas criaturas é nojento e o efeito disso por vezes custa vidas, como nesse caso. Os juizes que empurraram o jovem para o suicídio devem carregar essa culpa até o fim de seus dias e tem lugar assegurado no 5.dos infernos. Felizmente há pessoas dignas e corajosas. Minha oração de hoje é para elas!
Muito triste, mas muito importante essas informações. Me fizeram refletir sobre um documentário que vi chamado Solo Fértil, pq no documentário mostra que a realidade dos fazendeiros americanos que destroem o solo, eles já não tem lucro, muitas vezes o governo que tem que subsidiar esse crime ambiental... então pensei se eles que destroem tudo pra ter uma safra boa não tem lucro, quem que ganha com a destruição??? As indústrias que compram deles... e o governo da dinheiro nas duas pontas pros fazendeiros e pros industriais ou seja a sociedade alienada que inrriquece aqueles que menos tem mérito pela colheita... estamos destruindo o planeta não é pra acabar com a fome... é pra enriquecer pessoas....😔
Nada como prestar um grande serviço à humanidade. Parabéns pelo vídeo. Fiquei chocado com as retaliações típicas dos tribunais norte americanos. Nem deveria.
Nossa! Eu não sabia que o problema era tão obscuro. Esses dois merecem a devoção de todo mundo que trabalha com Ciência, sacrificaram a própria liberdade e até a vida em nome de uma divulgação científica justa. Caramba, nem os revisores são devidamente remunerados?? Terrível! Parabéns pelo vídeo, tema muito importante!
Essa mulher é incrível, salva todo acadêmico uma hora ou outra, nem sei quantas vezes já usei esse site, lembro até do dia que eu entrei no notebook do professor e ensinei o meu período inteiro a usar a plataforma, alguns pesquisadores evitam falar dessa plataforma por ser pirataria, mas a obtenção de conhecimento deve ser democrática seja de forma legal ou ilegal, vou divulgar, defender e usar o Sci Hub sempre.
Muito interessante! Além disso, existe outro perigo na concentração da publicação científica nas mãos de poucas e grandes editoras. Hoje em dia, grandes corporações tem muito controle sobre as publicações científicas, muitas vezes financiando diretamente as que as interessam! Por exemplo, em 1995, na disciplina de ciências sociais, os cinco maiores editores eram responsáveis por 15% dos artigos, enquanto esse valor atingiu 66% em 2013! (esses dados foram tirados do estudo canadense "The Oligopoly of Academic Publishers in the Digital Era") Já dá pra chamar isso de cartel de publicações científicas! Esse controle corporativo das publicações favorece pseudopesquisas de interesse das próprias corporações, como as que minimizam os impactos da relação entre fumo e câncer, as mudanças climáticas e as causas da obesidade (financiadas por corporações tabagistas, ou que não querem pagar o preço de se adequar a uma produção mais ambientalmente sustentável, ou de alimentos processados). Para a população leiga, uma consequência triste dessa contradição financiada (basicamente um "lobby") é esse sentimento de que se pode escolher a pesquisa que mais for parecida com o que você já quiser acreditar.
Quando assisto vídeos demonstrando como a ciência funciona sempre me ocorre dois pensamentos, o primeiro é como sou completamente ignorante quanto a 99.9...% de tudo e o porquê o Brasil se encontra na condição em que está.
Alexandra Elbakyan é a deusa da ciência para os estudantes. Sem ela todos os estudantes e pós graduandos estariam ferrados e sem conseguir fazer a ciência que já tão difícil em nosso país.
Aaron Schwartz era inteligente demais para a mesquinhez dos promotores. Pobre jovem, não superou a depressão causada pelo episódio. Recentemente li e usei código python escrito por ele, muito bem escrito e elegante, mostra a mente do prodígio.
Sou um estudante de ensino médio e eu ganhei uma bolsa pra uma escola de verão em Cambridge por escrever uma redação acadêmica. Se não fosse pelo sci-hub eu NUNCA teria conseguido esse feito, todos os papers de várias revistas eram sempre pagas... Agradeço muito estes ativistas por fazerem esse tipo de trabalho e serem, se não os maiores, um dos melhores divulgadores científicos!
Parabéns a vocês do Meteoro Brasil! Sem comentários sobre o trabalho que vocês estão fazendo. Que sonho seria se todos tivessem acesso ao conteúdo de vocês! Grande Abraço, e muito força a todos!
Alexandra é tão foda que em inúmeros artigos na parte de agradecimento tem uma menção a ela, mostrando que sem a contribuição dela (sem mencionar o Sci-Hub especificamente), o artigo não conseguiria ser feito. Valeu, Sci-Hub!
Aaron, um dos maiores seres humanos. Não teve o palco do mercado, mas teve o parque de quem sabe, conhece e desenvolveu sistemas de tecnologia. Vai reverberar e influenciar todos pelas próximas décadas.
É por isso que pago muito pau para o portal Scielo. Tudo gratuito. E pago também para o Meteoro, que ainda poderei ajudar. No momento, ainda está meio difícil. Parabéns e obrigado, Meteoro!
Esse canal é tão importante!!! Muito obrigado Meteoro por trazer essas incríveis e inspiradoras histórias que ajudam a dar um pouco de esperança pra um mundo melhor!
Parabéns Meteoro e Weverton por mais um conteúdo sensacional. Muita admiração por essa mulher, a "Robin Hood" da ciência! O trabalho dela trouxe um avanço científico incalculável! Ela não deveria ser presa, mas receber um Nobel: de física, de química, de medicina. Toda a ciência mundial sofreu avanços graças a essa super mulher!❤
Quem dera que todo mundo lutasse pela democracia como esses dois. Infelizmente um deles se foi. mas espero que se levantem outros. Que nasçam mais de mil .
Muito legal essa série de vídeos sobre ciência! Vocês também poderiam fazer esses vídeos mais voltados para as áreas das humanidades e ciencias sociais aplicadas. Convidar pessoas dessas áreas para participar.
Estou na academia, escrevendo TCC e sei o quanto é difícil precisar de acesso a um artigo para conseguir a citação para o corpo do trabalho. E muitas vezes o Sci-Hub me salvou em diversos pontos da graduação.
Esse vídeo é maravilhoso!!! Qndo eu explico pras pessoas q estou meses escrevendo// reescrevendo e fazendo novos experimentos num trabalho para publicação ngm entende.
Triste realidade. Fiquei mais de 2 meses revisando um artigo com meu orientador para uma revista que não se deu o trabalho de enviar um e-mail agradecendo pelo nosso trabalho.
Esse vídeo vai me fazer sentir menos criminoso quando for usar o LibGen. O pior é que os valores dos artigos na maioria das vezes são em dólar ou euro, portanto, pra quem vive em países com um câmbio muito alto é impraticável pagar por todos eles (principalmente se levarmos em consideração que em países menos desenvolvidos a maioria dos pesquisadores em formação não possuem renda fixa).
Como é de base de conhecimento público acho quem deveria cuidar disso seria o estado fornecendo não só o material mais todo um apoio para os cientistas.
Imagino o quão isso seja importante. Imagina você passar anos pesquisando e se dedicando em contribuir com a construção do conhecimento para uma editora lucrar com isso sem ao menos reconhecer o seu esforço e dos acadêmicos que trabalham pra ela.
tô boba com tanta informação, vejo os vídeos do meteoro e me dou conta de como sou ignorante em relação a certos assuntos. Muito obrigada Meteoro, eu não tinha ideia de que era assim que funcionava.
Excelente vídeo! Adorei que abordaram essa questão tão relevante pra quem faz ciência no Brasil (e não só, pelo que deu pra ver no vídeo). Mesmo as melhores universidades do país não disponibilizam acesso a todos os artigos, sendo muito recorrente a obtenção de material por sites como o sci-hub e libgen. Ainda assim, muitos cientistas não conhecem essas ferramentas, então é ótimo que as estejam divulgando e, mais ainda, levantando essa discussão tão importante sobre a distribuição do conhecimento. Parabéns e obrigado
Eu amo essa mulher com todo meu coração. Quando eu achei meu próprio artigo publicado no Scihub, me deu mais orgulho do que quando eu consegui publicar ele na revista. Não consigo nem imaginar como seria meu mestrado sem o Scihub. Umas das maiores heroínas da ciência da história.
Eu também, mesma situação. Só consegui fazer minha pesquisa porque tive acesso a outras sobre o mesmo tema com o Scihub. Que pessoa extraordinária é a Alexandra.
É sempre incrivel ouvir esse tipo de historia, em quais aréas vocês trabalham?
Queria eu ter conhecido esse site antes.
Idem, meu caro 😃
A historia do Aaron é tão triste e ironica, parte do repositorio de artigos cientificos que ele pegou era da MIT, que processou ele, instituição essa que tem um premio chamado rewarding disobedience, que premia pessoas que quebraram a lei ou desobedeceram regras por um bem maior.
Rewarding disobedience enquanto não mexer no bolso deles.
Isso é que pode ser chamado de ironia. Decepção com a espécie humana.
CARACA! O PRÊMIO COMBINA COM ELE, AARON, NÃO COM A EMPRESA.
To chocada! Acho que a única forma de se retratarem seria dar o nome dele para o prêmio! Mas acho que é sonhar muito né? É triste!
Capitalismo é cínico.
Eu fui editor e revisor de uma revista nacional onde a publicação era gratuita. Gastávamos cerca de R$ 15.500,00 POR ANO, verba necessária para manter a plataforma e pagar 1 estagiário responsável por digitação. O custo da expertise vinha do estado brasileiro através do CNPQ mas com a mudança de paradigma em nosso governo a revista praticamente fechou pois não dava "lucro" para o estado (COMO? ESTADO LUCRANDO?).
Esse vídeo é fundamental para a causa do conhecimento livre pois retrata fielmente a realidade por de traz dos artigos científicos. Compartilhem, principalmente para os estudantes do vosso circulo familiar!
Na Netflix tinha o documentário "O Garoto da Internet" que conta a história do Aaron Schwartz. Muito triste o jeito que terminou. Ele era um gênio, prodígio que criou muita coisa que a gente usa na internet até hoje. Um dos fundadores do Reddit. Estava tentando (e conseguindo) hackear a política americana. Pagou um preço muito alto por isso. Gênio de verdade era ele e não Olasno de Canalho e Moleque do Acre... e derivados do tipo que temos por aqui.
Tem no TH-cam
E o grande publico nem sabe ou imagina quem e o que fez. E que teve um final muito triste e não merecido. :(
Não conhecia a história de Aaron, pois não sou do meio acadêmico, fiquei muito triste com a história, isso me deixa muito descrente na raça humana. Realmente o deus mercado é o que manda.
@@marcosantoniomoraes6207 Eu e muitos tbm não somos do meio acadêmico e já conversei com diversas pessoas do meio que tbm não sabem sobre essa história e quem é o Aaron. Infelizmente.
Tem no Libreflix!
Esses dois deveriam estar nos agradecimentos iniciais de toda dissertação e tese acadêmicas.
Boa. Vou lembrar disso
Foda que fazer isso é praticamente uma confissão juramentada de que vc pirateou pra escrever o artigo kkkkkkkkkkkk
Boa ideia!
Quando eu descobri que revistas cobram os cientistas para que eles publiquem seus artigos eu fiquei indignada, mas depois de assistir a esse vídeo eu estou FURIOSA. Conhecimento deveria ser GRATUITO, ACESSÍVEL, UNIVERSAL mas parece que sempre tem alguém tentando impedir esse acesso livre
Pois é Gabriella. Uma revista de NY me convidou pra publicar um artigo. Fiz umas 24 páginas de artigo em inglês formatado como eles queriam, enviei, os revisores gostaram e disseram que tava pronto pra publicação.
Agora vem a parte triste: junto no e-mail enviaram um boleto de mais de 700 dólares pra que fosse publicado e eu tivesse direito a três exemplares da edição que seria publicada. Agora vê quando isso dá em real aí e chora mais um pouco comigo. É frustrante e revoltante, viu?!
@@jonathanvilardossantosleit3793 Nossa, convidaram você a pagar pelo seu próprio trabalho... Que sistema desgraçado. O pior é que isso dificulta muito a vida de todos os cientistas mas principalmente cientistas de um país como o Brasil, que mal paga os pesquisadores. E o que resulta disso é a dominação da ciência por países ricos...
@@gabriellateixeira1007 Exato! Sorte que pelo menos aqui no Brasil ainda restam muitas revistas de publicação gratuita financiadas pela CAPES, por exemplo.
Toda vez que entro no SCI-HUB eu fico admirando essa mulher maravilhosa que permite a uma infinidade de estudantes e pesquisadores, incluindo eu, o acesso ao conhecimento. É um absurdo os valores praticados nesse mercado bizarro que só atrasa o desenvolvimento coletivo da humanidade. Viva Alexandra Elbakyan e viva Aaron Swartz! E obrigado Meteoro por trazer esse assunto a público! Esse assunto PRECISA ser amplamente discutido.
Tem dias que eu fico até enjoado de tanto ver o braço dela me dando tchau.
@@felipemessias8736 cada tchau é no mínimo $ 10,00 de economia. Acho ela incrível. E sempre que posso, faço doação para ela.
Kkkk Com certeza. Sou muito grato a ela
Como diz uma máxima anarquista: "there is no copyright, only the right to copy" (não existe direito autoral, somente direito a cópia. Parabéns pelo vídeo e um agradecimento eterno ao Sci-hub pela democratização da ciência
Quando li isso na hora só consegui me lembrar do Stallman.
exato
propriedade intelectual não existe
IMPOSTO É ROUBO
TODO ESTADO É UMA MAFIA GENOCIDA
@@whitedeathbr1814 Estranho, porque são justamente os agente do mercado que mais defendem a propriedade intelectual. E são justamente eles quem mais se beneficiam dos impostos e mais utilizam o Estado para defender a sua propriedades privadas.
Quer ser contra o Estado? Comesse destruindo o mercado e a propriedade privada.
Quando o assunto é propriedade intelectual ancaps são mais socialistas do que progressistas no geral
@@CanalDoLaranjaDaTosKaH propriedade privada tem a única função de evitar disputas por bens escassos.
propriedade intelectual é infinita, não tem pq brigar por ela, TODO MUNDO PODE USAR AO MESMO TEMPO, diferente de comida, um carro, casa etc...
é GENOCIDIO impedir empresas todo de fabricarem remédios que vão salvar milhares de vidas, tudo para enriquecer o estado e os amiguinhos deles, que fabricam remédios por 3, 4 ou 5 dólares por pílula, e vende a 30,40, 50 mil dólares
propriedade intelectual DESTROI CONHECIMENTO NO MUNDO TODO, por lei se vc tiver um pesquisa de 20 anos ou mais, e alguém do outro lado do mundo estiver um pouco mais avançado e patentear, vc é OBRIGADO DESTRUIR ESSES 20 ANOS DE PESQUISA.
propriedade intelectual é GENOCIDIO
propriedade intelectual é SUICIDIO INTELECTUAL DA HUMANIDADE.
O que seria do universitário sem o Sci-hub e o Libgen? Minha gratidão enorme a sua criadora. E que em memoria de Aaron, pela sua luta, espalhem a ciência pelo mundo, de forma gratuita.
VIVA O SCI-HUB! Só vou me formar em química pela UFSCar por causa dessa plataforma maravilhosa! Eu amo essa mulher!!!!!!!
Quando é para o bem da humanidade não existe direito autoral.
Se ainda tivesse isso, os autores não recebem por nada que eles geram... os únicos que ganham são os acionistas das editoras.
@@rodrigolm1 Os artigos científicos são publicados sob a égide dos direitos autorais e intelectuais. Mas os dententores dos direitos não são os autores do trabalho, mas as editoras. A mamata é muito bem urdida.
Concordo!
Não é nem isso... na verdade os autores não ganham nada e às vezes a gente ainda tem q pagar pra publicar nossos artigos!!!
Direito autoral n existe em nenhuma situação, seja ela relevante ou n pra humanidade
Cara, eu não conheço nenhum universitário ou pesquisador ativo nos últimos anos que nunca usou o scihub. Não tem como, cara, vc precisa pegar muitos artigos ao longo da graduação e de pesquisas e isso é financeiramente absurdo
@marianagama4464 e agora. Já usou?
Como aspirante a cientista, eu fico muito, muito feliz que vocês lançaram um vídeo que mostra tão bem como funciona o processo de 'fazer ciência'
Meteoro, vocês só me surpreendem positivamente, obrigado
Não vou mentir. Se não fosse o Sci-hub meu TCC não teria sido concluído e nem tão pouco c a qualidade que ele teve
@@marvf1859 hehehehheeh chapo
Como se usa o Sci hub?
@@rlim3839 basicamente, se tiver algum artigo ou estudo científico que vc não esteja conseguindo acessar, vc copia o link desse artigo e cola na aba de pesquisa do sci hub, caso eles tenham acesso eles o disponibilizam pra você
@@aryzaum Obrigado
Acredito que 90% dos universitários brasileiros não teriam condição alguma de bancar materiais se não fossem os textos fotocopiados, a pirataria de livros e o sci-hub. Tornar a educação inacessível parece interessante para os centros de poder econômico e enfrentar esta estrutura perversa é profundamente revolucionário.
Obrigado Metoro! Sou pesquisador da área de Ciências da Saúde e queria destacar que no Brasil e nos países em desenvolvimento temos também boas revistas e editoras, muitas delas associadas às universidades públicas e a órgãos representativos de classes ou especialidades. As universidades e programas de pós graduação, porém, estimulam a publicação de artigos em grande quantidade e em revistas de grande fator de impacto, normalmente de editoras grandes e internacionais, ainda que o escopo da pesquisa interesse mais ao público local. A falta de incentivo para publicação em periódicos locais aumenta o gasto das universidades e dos pesquisadores relacionados à publicação, e veja que coisa: as editoras proíbem o próprio autor de divulgar o seu artigo (que se torna propriedade da editora), sendo que o governo brasileiro paga assinatura de um número enorme de periódicos disponíveis na plataforma PERIODICO CAPES (E que bom que ainda paga). Em suma, na lógica da nossa produção científica, o governo brasileiro investe para produzir o artigo através da universidade pública, PAGA para editoras e jornais estrangeiros publicarem o artigo, e depois tem que PAGAR NOVAMENTE para que a comunidade (e o próprio autor) tenham acesso ao artigo que publicou. e ainda ESTIMULA e ALIMENTA esse processo que mina recursos públicos, enriquece empresários e acionistas de editoras e revistas estrangeiras e não permite que periódicos brasileiros aumentem sua relevância no cenário cientifico, e essa retroalimentação/estímulo se dá através dos estímulos aos programas e alunos que tem muitas publicacoes em revistas de alto impacto. Esse estimulo é financeiro inclusive, através de bolsas e promoções dentro da carreira universitaria... É um assunto essencial para ser debatido no meio academico.
Em tempo: O PERIODICOS CAPES absolutamente NÃO É problema dentro desse sistema.. é mais uma solução amarga, que tenta democratizar o acesso à ciencia em um sistema que beneficia e enriquece poucas pessoas em grandes potências. Meu ponto é que deveria ser dado (muito) mais estímulo dentro das universidades e programas de pós graduação para a publicação local. Outra coisa que poderia ajudar a produçao cientifica local e tornar menos perversa a lógica atual da publicaçao era o maior estímulo à publicação de patentes de produtos gerados a partir da pesquisa nacional. Realmente o foco ainda é muito na publicação em periódicos internacionais de alto fator de impacto/qualis.
Sempre recomendo esse vídeo aos alunos, agora que li seu comentário vou recomendá-lo também!
Alexandra é a heroína de toda a comunidade científica! Nos livra de sermos reféns da indústria de publicações científicas
Vida ingrata essa dos cientistas.
exatamente............
Me lembrei de quando era estagiária e aprendi a encontrar livros na biblioteca da universidade. Descobri que havia muitos livros com conhecimentos incríveis que não deveriam ser de acesso tão restrito, que nem eu poderia pagar por eles, então comecei a digitalizá-los no trabalho e jogar na internet. Eu vi que havia muitos downloads feitos neles e ficava feliz por isso. Era bem trabalhoso digitalizar página por página e eu ficava exausta. Mas a plataforma onde eu os colocava bloqueou minha conta e nunca mais nem eu tive acesso a eles. Continuo achando o mesmo e, tava pensando aqui, poderiam inventar uma plataforma aberta para as pessoas digitalizarem livros que tenham e colocarem anonimamente com disponibilização gratuita ou simbólica, pois o trabalho coletivo seria de muita ajuda em prol do conhecimento e do desenvolvimento da sociedade. Eu realmente fiquei emocionada vendo esse vídeo e conhecendo essas histórias maravilhosas.
Parabéns pelo trabalho. Também estou nessa luta.
Essa Alexandra é a mulher que fica dando tchau pra mim enquanto estou lendo um artigo no sci-hub. Agora tudo faz sentido
Parabéns. Sou fã do Sci-Hub. Mas faltou abordar que as universidades brasileiras pagam algumas revistas para fornecer o acesso aos estudantes e pesquisadores. E pode incluir isso nos gastos do governo: financiamento da pesquisa, pagamento para publicar e pagamento para ler. Mas claro, isso não abrange todas as revistas, logo o acesso é limitado. Sci-Hub cobre muito mais revistas.
Sim, mas comentou q os fomentadores de pesquisa pagam 3 vezes pela publicação.
Sou psicólogo e sei da importância do sci hub pra produzir conhecimento. Que trabalho lindo! Que interessante fazer parte desse momento histórico dos humanos!
Talvez não se dimencione nos dias de hoje, a importância desse canal. A diversidade de conteúdo aqui veiculado, suplanta em décadas o que a mídia tradicional publicizou.
Agradeço hoje, o que será legado. Um recado do presente que indubitavelmente precisa de guardiões da chama do conhecimento, do iluminismo. Sejamos pois, tal qual Prometeu que ousou dar o fogo à humanidade, mesmo pagando um alto preço. Muito obrigado pelo fogo, pela chama tênue, porém resiliente do conhecimento.
Dimidium facti qui coepit habet: sapere aude.
Horácio
Ainda bem que existem "Prometeus"es pelo mundo. Pq depender de pena e benevolência das pessoas que são ricas explorando os outros, é furada.
Se não fosse o schi-hub eu não conseguiria estudaaaaar!
Se gostar do conteúdo, pense em pagar por ele da próxima vez (y)
@@PauloHSousa237
Vai chorar, lambedor de editora milionária?
Viva a pirataria
Verdade somos 2
@@Junior-ms9nj Vou lá.
Estou pagando mil e tantas milhas inglesas pra publicar, olha que já gastei mais de 7 mil reais pra traduzir. Se todos os editores envolvidos trabalharam de graça, e o artigo será publicado apenas online, pra onde está indo essa grana toda?
O pesquisador faz a pesquisa, submeteo o artigo, revisa os artigos uns dos outros, PAGA para ir ao evento, o que geralmente cobre todo o custo do evento. Após ser publicado, seu paper poderá ser vendido e ele não fica com 1 centavo. Isso está muito errado.
Isso é capitalismo.
@@ateismohumanista6374 capitalismo é você ser devidamente pago pelo bom trabalho que faz, isso que as editoras fazem é monopólio
Uma vez que vc PRECISA dela pra publicar o artigo, elas podem cobrar o quanto quiserem
Agora faça o exercício mental, imagine se para o cientista fosse facultativo pagar para publicar?
@@LeonardoPro100 errado
Capitalismo somente é: pague uma determinada quantia para um determinado trabalho
N importa se a quantia paga for minúscula ou se a pessoa precisa pagar uma fortuna para publicar seu trabalho. Oq importa é pagar
Monopólio é um dos mecanismos do capitalismo
@@garudadrakon4728 "Capitalismo somente é: pague uma determinada quantia para um determinado trabalho" isso sim que está completamente errado. O capitalismo é um meio de organização dos meios de produção em que os meios de produção podem ser de posse privada. Socialismo tem dinheiro e paga por trabalho, monopólio é mal-visto pelos primeiros teóricos capitalistas que colocam como uma das (poucas) funções do estado lutar contra monopólios (só o neo-capitalismo que depois pira na batatinha e diz que monopólios podem ser uma boa ideia). Ou seja, o cara tem a cara de pau de acusar os outros de estarem errados quando não faz a menor ideia dos conceitos que está corrigindo.
@@henriquebecker2713 continua errado
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: goo.gl/koguaJ
Pessoal tem um documentário sobre a Lavajato do canal Normose assistam lá "Lavajato entre 4 paredes"
Uma alternativa q usei bastante é o research gate que é tipo um facebook onde vc posta seus artigos ao inves de fotos. Acho q vale a pena falar dele em um futuro vídeo
Pq vcs estão me bloqueando? Por acaso dei a entender que não gosto do canal de vcs? ou que eu não seja de esquerda? Ou que eu seja nazista, homofóbico, racista, favista? Não. Não sou nada disso. Eu só meti o pau no Ciro Gomes. Eu tenho meus motivos. Escrevi uma carta aberta sobre isso no meu blog. A desunião da esquerda e porque o Bolsonaro pode continar em 2022 se canais como esse continuarem bloqueando usuários da esquerda.
Um dos vídeos mais importantes do Meteoro! Não só pouca gente fala sobre isso como nós, do meio acadêmico, fechamos os olhos, aceitamos ou até entramos alegremente nesse circuito mafioso das editoras. Passou da hora de agirmos!
Enquanto isso, o tiozão terraplanista, anti-vacina e anti marxismo cultural espalha suas ideias de graça nas redes sociais movido por pura convicção. Desse jeito o conhecimento nunca vai vencer a desinformação...
INFELIZMENTE fazer ciencia custa caro, é preciso pagar profissionais, laboratorios, revisores das revistas e ainda é preciso financiar suas bolsas de estudo. Diferente da pseudo ciencia que tudo o que precisa pra fazer e entender o minimo de manipulação emocional para criar uma grande ameaça a humanidade que precisa ser combatida com a suposta verdade secreta que ninguém mais sabe.
É isso! Em 2020, aprendemos a democratizar a informação errada!
@@marvf1859 e sua ciência homofóbica e terraplanista fez o que de bom?
@@rbm-n1n pelo visto vc não entende muito sobre ideologia e nem sobre esquerda... procure saber, não seja massa de manobra da direita. Mortadela é gostosa, coxinha também é, kkk
Sabe o que chama muito a atenção???
O Rafael do ideias radicais não é um TIOZÃO.
O Nando Moura não é um TIOZÃO.
O Diego Rox não é TIOZÃO.
O Wagner tragicômico não é TIOZÃO
Fernando Hollyday
Kim Kataguiri.
E vários outros...
Todos esses são anti-ciência, perseguem o marxismo cultural, e propagam um tipo de terraplanismo....
E eu não estou criticando o seu comentário, pelo contrário estou acrescentando.
Nossa, chorei vendo esse vídeo, de verdade. Incrível.
Parabéns Meteoro, fiquei emocionado com essa matéria. Tenho tatuado no meu peito esse corvinho malandro que destrava tudo! Se não fosse o Sci-Hub não teria terminado minha pesquisa de dissertação de mestrado. Na época usava um método chamado Revisão Sistemática de Literatura, até um usei um software que facilitava o processo, dos cerca de quinze artigos que foram selecionados na minha pesquisa, uns nove eram pagos, isto é, de acesso restrito.
Tatua um pingulu na bhunda...
Uma outra estratégia que eu utilizava era enviar email para o autor. Geralmente enviamos sem problemas.
Legitimíssmo. O researchgate serve lindamente também. Mas não há dúvidas que a Alexandra quebrou várias cercas que impediam o acesso ao conhecimento de maneira rápida e universal, que deveria ser a promessa da internet mas não é, graças aos gananciosos porteiros das casas editoriais
Normalmente demora uns dias para receber, as vezes, nunca vem. E esse tempo de demora atrasas as pesquisas. Não adianta defender esse sistema. A pirataria é mais que necessária!
@@leonardoabrantes4219 meu caro, onde eu defendi esse "sistema" atual? Só fiz um comentário de uma estratégia que pode ser utilizada (inclusive caso não consiga via Sci Hub-sim existem casos que mesmo lá não conseguimos). E mais uma vez, para deixar claro, acho a ferramenta SUPER necessária, inclusive utilizo. Abs.
Costuma funcionar. Mas infelizmente o sistema não colabora para o desenvolvimento da ciência. Também dá um certo medo mandar artigos... nunca sabemos se seremos desmoralizados ou passados para trás por alguém que pede um paper...
Eu sigo na filosofia de que minha parte eu já fiz...
Funciona também (parte das vezes), o problema é que às vezes leva alguns dias. A pessoa está num fluxo, analisando os dados, escrevendo, ter que fazer essa pausa de alguns dias pra ter acesso ao material atrapalha demais. Fora que, se você ler as letras miúdas, formalmente até os autores são proibidos de enviar os artigos, já que o copyright é da editora.
Só lembrei do dia que estava pesquisando artigos em inglês sobre a minha tese e cheguei num da década de 50 de Oxford que custava a bagatela de 300 euros...
Por isso são tão importantes os repositórios públicos e gratuitos mantidos pelas próprias Universidades e pelas revistas das próprias universidades e associações científicas.
PS: O sci-hub é maravilhoso! Aaron Swartz vive!
O Sci-Hub é a maior benção pra qualquer aluno que esteja fazendo o seu TCC
Não existe Justiça quando uma Lei é injusta... Fortes palavras !!
exato
propriedade intelectual não existe
IMPOSTO É ROUBO
TODO ESTADO É UMA MAFIA GENOCIDA
Nossa, eu lembro da época em que o Aaron morreu. Foi bizarro se sentir em luto e ninguém ao seu redor sabe quem é a pessoa. Bom ouvir do trabalho dele por aqui.
Muito boa a reflexão. Realmente este comércio de artigos científico e algo revoltante.
Para nós professores/pesquisadores universitários, que temos a necessidade de pesquisar para subir na carreira, é algo inimaginável ter que pagar pelo seu próprio trabalho. Sim isto pode ocorrer caso você deseje ter uma cópia do trabalho no formato da publicação.
O acesso via periódicos CAPES facilita, mas nem todas as universidade tem acesso ao total de publicações, então fica realmente difícil de realizar procura por artigos que por ventura são necessários.
Só quem vive da pesquisa, pode entender a complexidade desse comércio de artigos científicos e seus malefícios para a nossa ciência.
Pessoal: o egoísmo de algumas criaturas é nojento e o efeito disso por vezes custa vidas, como nesse caso. Os juizes que empurraram o jovem para o suicídio devem carregar essa culpa até o fim de seus dias e tem lugar assegurado no 5.dos infernos. Felizmente há pessoas dignas e corajosas. Minha oração de hoje é para elas!
Tô arrepiada, cheia de lágrimas nos olhos por esse vídeo. Isso porque se hoje sou uma engenheira química formada é graças a essa mulher!
Muito triste, mas muito importante essas informações. Me fizeram refletir sobre um documentário que vi chamado Solo Fértil, pq no documentário mostra que a realidade dos fazendeiros americanos que destroem o solo, eles já não tem lucro, muitas vezes o governo que tem que subsidiar esse crime ambiental... então pensei se eles que destroem tudo pra ter uma safra boa não tem lucro, quem que ganha com a destruição??? As indústrias que compram deles... e o governo da dinheiro nas duas pontas pros fazendeiros e pros industriais ou seja a sociedade alienada que inrriquece aqueles que menos tem mérito pela colheita... estamos destruindo o planeta não é pra acabar com a fome... é pra enriquecer pessoas....😔
Quem mais dá um sorriso e quase chora toda vez que aparece o gif dela acenando no sci hub? nossa, ícone demais, nao consigo
Bhumbhum gulosinho
Nada como prestar um grande serviço à humanidade. Parabéns pelo vídeo. Fiquei chocado com as retaliações típicas dos tribunais norte americanos. Nem deveria.
Nossa! Eu não sabia que o problema era tão obscuro. Esses dois merecem a devoção de todo mundo que trabalha com Ciência, sacrificaram a própria liberdade e até a vida em nome de uma divulgação científica justa. Caramba, nem os revisores são devidamente remunerados?? Terrível! Parabéns pelo vídeo, tema muito importante!
Essa mulher é incrível, salva todo acadêmico uma hora ou outra, nem sei quantas vezes já usei esse site, lembro até do dia que eu entrei no notebook do professor e ensinei o meu período inteiro a usar a plataforma, alguns pesquisadores evitam falar dessa plataforma por ser pirataria, mas a obtenção de conhecimento deve ser democrática seja de forma legal ou ilegal, vou divulgar, defender e usar o Sci Hub sempre.
Muito interessante! Além disso, existe outro perigo na concentração da publicação científica nas mãos de poucas e grandes editoras. Hoje em dia, grandes corporações tem muito controle sobre as publicações científicas, muitas vezes financiando diretamente as que as interessam! Por exemplo, em 1995, na disciplina de ciências sociais, os cinco maiores editores eram responsáveis por 15% dos artigos, enquanto esse valor atingiu 66% em 2013! (esses dados foram tirados do estudo canadense "The Oligopoly of Academic Publishers in the Digital Era") Já dá pra chamar isso de cartel de publicações científicas! Esse controle corporativo das publicações favorece pseudopesquisas de interesse das próprias corporações, como as que minimizam os impactos da relação entre fumo e câncer, as mudanças climáticas e as causas da obesidade (financiadas por corporações tabagistas, ou que não querem pagar o preço de se adequar a uma produção mais ambientalmente sustentável, ou de alimentos processados). Para a população leiga, uma consequência triste dessa contradição financiada (basicamente um "lobby") é esse sentimento de que se pode escolher a pesquisa que mais for parecida com o que você já quiser acreditar.
Gente, vocês são demais. Sou cientista e estou impressionado com o que vocês fizeram.
Realmente, a análise ficou muito boa!
Como alguém que já fez parte da comunidade científica do Brasil e usa o Sci-Hub até hoje, recebam meu singelo muito obrigado por esse vídeo.
Com toda certeza, esse é o melhor vídeo do canal, o mais importante que apresenta as pessoas mais importantes da geração.
Quando assisto vídeos demonstrando como a ciência funciona sempre me ocorre dois pensamentos, o primeiro é como sou completamente ignorante quanto a 99.9...% de tudo e o porquê o Brasil se encontra na condição em que está.
Eu tava assistindo a cada minuto desse vídeo com esse mesmo pensamento k
Nossa eu não sabia da história desse rapaz, que triste :(
Alexandra Elbakyan é a deusa da ciência para os estudantes. Sem ela todos os estudantes e pós graduandos estariam ferrados e sem conseguir fazer a ciência que já tão difícil em nosso país.
A cada vez que assisto uma publicação de vocês, acho mais lindo e necessário esse trabalho. Esse de hoje, me deu raiva, angústia e esperança. Avante.
Aaron Schwartz era inteligente demais para a mesquinhez dos promotores. Pobre jovem, não superou a depressão causada pelo episódio. Recentemente li e usei código python escrito por ele, muito bem escrito e elegante, mostra a mente do prodígio.
Mais uma vez, obrigado por ajudar a divulgar a ciência e deixá-la mais acessível.
Sou um estudante de ensino médio e eu ganhei uma bolsa pra uma escola de verão em Cambridge por escrever uma redação acadêmica. Se não fosse pelo sci-hub eu NUNCA teria conseguido esse feito, todos os papers de várias revistas eram sempre pagas... Agradeço muito estes ativistas por fazerem esse tipo de trabalho e serem, se não os maiores, um dos melhores divulgadores científicos!
Se garantiram viu...muito machu os dois...e triste pelo pioneiro, foi muito importante para a luta!!! que a força esteja com vcs!!!
Excelente. Não sabia dessa ferramenta. Estou cursando biologia e já me deparei com essa barreira.
Parabéns a vocês do Meteoro Brasil! Sem comentários sobre o trabalho que vocês estão fazendo. Que sonho seria se todos tivessem acesso ao conteúdo de vocês! Grande Abraço, e muito força a todos!
Parabéns e esses heróis libertadores do conhecimento. Estranho é o mundo em que eles são processados e não os que colocam tanto dinheiro no bolso.
.....q lindooooo esse quadro e essas histórias, embora os finais trágicas...obrigada, casal...smp apredo com vcs....grata....bjsss
Alexandra é tão foda que em inúmeros artigos na parte de agradecimento tem uma menção a ela, mostrando que sem a contribuição dela (sem mencionar o Sci-Hub especificamente), o artigo não conseguiria ser feito. Valeu, Sci-Hub!
Um dos melhores vídeos sobre a democratização do conhecimento q já vi!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
O sci-hub é muito importante pra nós que tentamos fazer ciência 😍🥰 Essa mulher é uma heroína
que vídeo necessário! muito obrigadx Meteoro! vcs fazem a diferença nesse mundo negacionista
Meteoro Brasil, amo vocês! Sempre informando a sociedade. O Sci-Hub é essencial para os cientistas. Alexandra Elbakyan merece o Nobel!
Que história triste desse cientista mas sua visão contagiou e influência mtas outras pessoas. Que possamos aprender com essas pessoas cada vez mais!!
A foto do Aaron na tumb, fez meus olhinhos brilharem, admiro d+ oq ele fez.
Aaron, um dos maiores seres humanos. Não teve o palco do mercado, mas teve o parque de quem sabe, conhece e desenvolveu sistemas de tecnologia. Vai reverberar e influenciar todos pelas próximas décadas.
"Quando as leis são injustas os cidadão tem o dever de descumpri-las"
É esse tipo de coisa que faz restaurar a fé na humanidade😭
É por isso que pago muito pau para o portal Scielo. Tudo gratuito.
E pago também para o Meteoro, que ainda poderei ajudar. No momento, ainda está meio difícil.
Parabéns e obrigado, Meteoro!
Esse canal é tão importante!!! Muito obrigado Meteoro por trazer essas incríveis e inspiradoras histórias que ajudam a dar um pouco de esperança pra um mundo melhor!
Parabéns Meteoro e Weverton por mais um conteúdo sensacional. Muita admiração por essa mulher, a "Robin Hood" da ciência! O trabalho dela trouxe um avanço científico incalculável! Ela não deveria ser presa, mas receber um Nobel: de física, de química, de medicina. Toda a ciência mundial sofreu avanços graças a essa super mulher!❤
Quem dera que todo mundo lutasse pela democracia como esses dois. Infelizmente um deles se foi. mas espero que se levantem outros. Que nasçam mais de mil .
Muito legal essa série de vídeos sobre ciência! Vocês também poderiam fazer esses vídeos mais voltados para as áreas das humanidades e ciencias sociais aplicadas. Convidar pessoas dessas áreas para participar.
se esconde bem Alexandra!!! Que serviço maravilhoso esse vídeo!!! 👏👏👏
Sensacional! Parabéns pelo vídeo! A ciência é um bem comum, o conhecimento é de todos!
Estou na academia, escrevendo TCC e sei o quanto é difícil precisar de acesso a um artigo para conseguir a citação para o corpo do trabalho. E muitas vezes o Sci-Hub me salvou em diversos pontos da graduação.
Fiquei realmente chocado com o suicídio desse ativista.
Estranho né, você nem o conhecia...
Provavelmente não foi suicídio. Veja o documentário sobre...
Eu publiquei o documentário nos comentários
Os melhores conteúdos estão aqui no Meteoro Brasil! Obrigada!!!
Esse vídeo é maravilhoso!!! Qndo eu explico pras pessoas q estou meses escrevendo// reescrevendo e fazendo novos experimentos num trabalho para publicação ngm entende.
Obrigado por divulgar essa ferramenta Meteoro brasil!! Certeza que vou usar sem o mínimo de peso na consciência.
mano eu até chorei com esses dois sonhadores que fizeram tanto pela ciência e pela humanidade, mesmo correndo todo esse risco
Grande parte dos meus artigos que eu li na faculdade e pra escrever o TCC vieram do Sci-Hub. Amo
Alexandra Elbakyan e Sci-Hub são peça fundamental da minha carreira acadêmica
Nossa... me emocionei. Esse é um dos melhores canais existentes. Obrigado por divulgar e promover a ciência.
Triste realidade. Fiquei mais de 2 meses revisando um artigo com meu orientador para uma revista que não se deu o trabalho de enviar um e-mail agradecendo pelo nosso trabalho.
A muito tempo não via um vídeo citando Aaron Swartz, que é um ícone para o movimento do software livre mundial.
Esse vídeo vai me fazer sentir menos criminoso quando for usar o LibGen. O pior é que os valores dos artigos na maioria das vezes são em dólar ou euro, portanto, pra quem vive em países com um câmbio muito alto é impraticável pagar por todos eles (principalmente se levarmos em consideração que em países menos desenvolvidos a maioria dos pesquisadores em formação não possuem renda fixa).
sci hub salvou meu tcc
Parabéns por este vídeo. Um assunto muito pertinente e adequadamente abordado!
Como é de base de conhecimento público acho quem deveria cuidar disso seria o estado fornecendo não só o material mais todo um apoio para os cientistas.
Imagino o quão isso seja importante. Imagina você passar anos pesquisando e se dedicando em contribuir com a construção do conhecimento para uma editora lucrar com isso sem ao menos reconhecer o seu esforço e dos acadêmicos que trabalham pra ela.
Mais um vídeo excelente!!! Parabéns, Weverton. Já me separei muito com o problema dos artigos pagos, e nunca recebi nada para elaborar pareceres.
tô boba com tanta informação, vejo os vídeos do meteoro e me dou conta de como sou ignorante em relação a certos assuntos. Muito obrigada Meteoro, eu não tinha ideia de que era assim que funcionava.
Tem coisas que não deveriam ser capitalizadas, acesso ao conhecimento é uma delas. Capitalizar essas coisas é falta de caráter e humanidade.
Excelente vídeo! Adorei que abordaram essa questão tão relevante pra quem faz ciência no Brasil (e não só, pelo que deu pra ver no vídeo). Mesmo as melhores universidades do país não disponibilizam acesso a todos os artigos, sendo muito recorrente a obtenção de material por sites como o sci-hub e libgen. Ainda assim, muitos cientistas não conhecem essas ferramentas, então é ótimo que as estejam divulgando e, mais ainda, levantando essa discussão tão importante sobre a distribuição do conhecimento. Parabéns e obrigado
Podemos até dizer que as grandes editoras que ajudou a espalhar essa onda anti ciência em que vivemos.
Nossa, demoraram demais pra sair desse sistema. Já tinha que ter uma editora com os cientistas
Parabéns. De longe, a matéria mais comovente e importante que li (ops, assisti) esse ano!!!!