Rapaz. Que eficiência habilidade na arte de ensino é um método cativante que não deixa a gente perder um vídeo seu parabéns , aproveitando gostaria que falasse pra nós sobre piscina na cobertura de sobrado uma visão geral abraço continue assim jovem você vái longe
Dr. ótimas explicações. Ótimas. Ressalto apenas o que eu entendo por baldrame: viga de fundação de sapatas corrida, portanto com armadura dupla, ou seja, armadura superior e inferior com mesmos diâmetros, pois, a viga baldrame poderá alternar momentos positivos e negativos, conforme a acomodação da estrutura. O mesmo vale para pisos industriais com acesso de guindastes, a armadura da laje de piso deve ser dupla. Mas, ratifico: EXCELENTE sua aula! Muito melhor do que eu vi em minha faculdade! Obrigado!
A viga baldrame tem momentos negativos, por apresentarem vários apoios. Muitas vezes não são simplesmente bi-apoiadas como mostrado no vídeo. Agradecemos pelo seu comentário! Abraço
Muitíssimo obrigada pela excelente explicação. Porem como mencionaste esse calculo foi feito para uma viga baldrame bi apoiada. Será que tem um video explicando como calcular para uma viga baldrame continua. Para servir de base para fixar perfis para montagem de tenda.
Obrigado! Se for uma viga contínua com diferentes apoios e comprimentos distintos, eu jogo no FTOOL para calcular o momento fletor máximo e o esforço cortante máximo. O resto é semelhante.
Maravilha de aula! Formei em Eng Civil em dez/2000, exerci pouco minha profissão, virei bancário 19 anos de carreira e hoje sinto falta da engenharia. Fiquei feliz de encontrar suas aulas, parece que estou de volta a sala de aula e relembro e até aprendo contigo, parabéns RV você é muito iluminado, obrigado por compartilhar seus conhecimentos, Deus te abençoe!
Dúvida: vou construir muro de arrimo e muro em cima. A fundação será em estaca broca com diâmetro de 25cm. O mestre de obras calculou uma viga baldrame acima do solo de 20 cm de espessura, um pouco maior que a espessura da alvenaria, conforme a aula. Porém ouvi de uma engenheira que o ideal seria que a viga baldrame tivesse a mesma espessura que a broca, ou seja, 25 cm. Isto está correto? Na sua aula, pelo que entendi, o tipo e espessura da fundação não dita a espessura da baldrame. Ou isso muda para muro? Obrigada pelo ótimo vídeo!
Boa noite! Obrigado pela sua pergunta. Não tem problema do baldrame ter largura inferior à broca não. O baldrame serve para transmitir as cargas da alvenaria para as fundações. O que eu recomendo é que você faça um bloco de coroamento em cima dessas brocas, como se fossem sapatas, sabe? Aí o baldrame ligará esses blocos, assim como liga as sapatas nas construções comuns. Veja página 8 para você ter uma ideia: philipepradoengenharia.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/04/aula-04-projeto-estrutural1.pdf
Não entendi algo na pratica, poderia explicar? Por que considera cobrimento na parte de comprimento da armação, existe essa distancia? pois os ferros se conectam a pilares e/ou estacas, nao consigo visualizar esse " espaçamento .. Se a viga tem 4 metros, nao devemos considerar de fato 4 metros de ferro?
No caso, como a tensão cisalhante atua nas extremidades, logo é nesses pontos onde se deve "fortalecer"a armadura, de um modo geral, se você tem um viga de comprimento X, e conhecendo a mecânica da mesma, pode-se afirmar que dividindo em 4 partes iguais, ¼ desse comprimento de X, é aonde se deve diminuir o espaçamento do estribo, e no ½ onde a tensão é praticamente nula, pode-se aumentar o espaçamento?
Boa tarde. Olha, é uma boa correlação sim. Mas, caso você queira ter isso com precisão, recomendo rodar o gráfico do esforço cortante no FTOOL, lá você vai ter a cortante em cada trecho da viga e conseguir ver o que você pode fazer para realizar essa redução.
@@RVEngenhariaCivil boa tarde Obrigado pela atenção, sou engenheiro mecânico e como algumas disciplinas são iguais, claro dependendo da Universidade e semestres é claro, mas aulas de mecsol tínhamos esses raciocínios
Olá Igor, boa tarde. Poderia explicar por favor o motivo pelo qual a viga baldrame é enformada em madeira? Tem alguma explicação sobre ela precisar ser perfeitamente um retangulo? Pergunto isso porque vemos mais construções em que se usa tábuas, mesmo que cavando valetas, que construções em que o baldrame é feito diretamente dentro de uma valeta na terra. Não seria melhor que todos não usassem madeira?
Boa noite, Gustavo. Muito pertinente a sua pergunta. A base da viga baldrame tem de ser maior que a largura da alvenaria. Vamos supor que a alvenaria tenha 15cm, o baldrame tem que ter pelo menos uns 20cm de largura, certo? Já a altura da viga baldrame é calculada semelhantemente a uma viga estrutural comum, ou seja, seja de 10% do maior vão livre. Logo, a tendência é que ela seja sempre retangular mesmo. A viga baldrame é feita diretamente no solo (sem forma), normalmente quando o solo é bem coesivo (argiloso). Mas mesmo assim eu não recomendo. Sempre indico o uso de fôrmas, porque é uma viga comum, apenas está em contato com o solo. Hoje no mercado existem soluções que substituem o uso de fôrma de madeira, por exemplo a Membrana de PEAD Onduline Fondaline.
Boa tarde, Carla! Tudo bem? Para vigas contínuas, utilize o Software Ftool. Aqui no canal eu mostro como se utiliza. Lá você vai achar o momento máximo e a cortante máxima para poder calcular as armaduras e os estribos. Além disso, você vai precisar das armaduras negativas em cada encontro. O restante é igual. Abs
Olá, tudo bom? Gostei muito do seu vídeo de cálculo de viga, show de bola! No caso quando tem tem mais de uma lage como é feito o cálculo da viga? Como é feitas as contas para levar em conta a alvenaria dos andares superiores?
Oii tudo bem? Adorei o vídeo o mais completo que já vi. Eu tenho um projeto de uma casa que não vai ter vigas e nem Lajes, somente cinta de amarração de alvenarias e alvenarias, qual a configuração de viga baldrame eu posso estar dimensionando e calculando para essa situação?
Boa tarde Ellen, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. As vigas baldrame vão sempre abaixo onde se tem alvenaria. Independentemente de houver ou não lajes, onde houver alvenaria eu tenho uma viga baldrame abaixo. E serão calculadas com as cargas somente desta alvenaria, por cada trecho.
Não, Lucas. realmente a altura útil é apenas a distância entre armaduras. Porque fora das armaduras (acima e abaixo) é apenas cobrimento, então não conta-se como altura bruta! Abs
Eu cheguei a fazer um cálculo aqui para uma viga aérea de 6,70m como 15x40 (somente peso de 1m de alvenaria e telha termoacústica), porém a armação ficou de 3 barra de 12,5mm em baixo , 2 barras de 10mm na segunda camada inferior e 10mm nas parte superior das vigas , o que você acha?
Show, explica muito bem 👏 Foi escrito na descrição do vídeo que esse cálculo é semelhante ao da viga superior e que as cargas atuantes serão apenas de seu peso próprio e a carga da alvenaria, não havendo carga de pilares. Mas não entendi, qual é essa carga dos pilares?
As cargas atuantes da viga baldrame são apenas provenientes de seu peso próprio e as cargas da alvenaria sobre ela. Já as vigas superiores são: peso próprio, alvenaria e carregamento das lajes que nelas apoiam. Se, por ventura, tiver algum pilar apoiado na viga (viga de transição), ele também entra como uma carga pontual.
Mestre mais uma pergunta se me permite ,em todos casos aonde tiver necessidade de sapata havera a viga baldrame ou nao em quais casos ela se faz necessario?
Magina, pode fazer quantas perguntas quiser. De acordo com a resposta anterior, a viga baldrame tem a função de transmitir as cargas da alvenaria para as fundações. Ou seja, sempre que houver alvenaria e a fundação não for em radier, precisa-se da viga baldrame. Abs
Boa tarde, Claudete. Recomendamos que tenha pilaretes ao longo deste muro. A altura da viga vai depender do espaçamento destes pilaretes, sendo recomendada 10% deste. Se precisar, agende uma consultoria conosco clicando neste link: forms.gle/1qDTyp6JF2QCBKn86
Fala meu querido, quanto aguenta de carga uma fundação feita com bloco de concreto com 2 blocos de altura e 2 ferros 8 mm dentro e concretado, pretendo fazer assim para fazer uma obra de tijolo ecológico
Não não. A viga baldrame tem a única e exclusiva função de transmitir as cargas da alvenaria para as fundações, somente. As cargas das lajes são transmitidas para as vigas superiores.
E se eu quiser fazer só com blocas sem sapatas ? Posso até fazer com blocas cegas também sem precisar de sapatas ou blocas de coroamento . Oque vc me diz disso ?
Deixa ver se entendi, a altura da viga sera 10% do comprimento, e o comprimento da viga será o comprimento da parede. Logo se minha parede lateral da casa tem 9 metros a altura da viga terá 90cm?
Obrigado pelo vídeo mas eu fiquei com uma dúvida: Se a carga da alvenaria é 1,8Kn/m² e a altura da alvenaria é de 2,7m, não teríamos que encontrar a área da alvenaria em m² para só depois multiplicar pela carga (1,8Kn/m²), no vídeo você utilizou apenas a altura da parede e não a área.
É porque as cargas atuantes nas vigas são calculadas linearmente, no exemplo mencionado, kN/m. Por isso é multiplicado o peso da alvenaria pela altura, para descobrirmos a carga por metro, na viga. Não teria problema você encontrar a carga total (área da alvenaria vezes o peso da alvenaria), mas depois você teria que dividir pelo comprimento da viga para encontrar a carga por metro linear.
A vala tem 12 centimetros de largura e 30 centimetros de profundidade Posso fazer a viga 8 centimetros de largura por 25 centímetros de altura? Pois os tijolos serão de 10 centimetros
Bom dia! No caso, as sapatas receberão não somente as cargas dos pilares, mas também as da viga baldrame? Portanto a carga nessa sapata seria a carga que vem do pilar + cargas das vigas baldrames?
Eu só não entendi o seguinte, no caso de uma residencia que tenha as lajes, para calcular as vigas baldrames devo considerar o peso das lajes e das vigas superiores tambem? porque aí no seu vídeo eu vi que só considerou o peso das alvenarias.
Boa tarde, Lucas! Tudo bem? A viga baldrame recebe somente os carregamentos provenientes das alvenarias! As vigas superiores que recebem as cargas das lajes, transmitem essas cargas para os pilares e, por fim, transmitem para as fundações.
Bom dia. Verifique se você está inserindo todas as informações de forma correta. Se ainda persistir, filme sua tela e mande-nos o vídeo no whatsapp (13) 99674-3763 que damos uma olhada.
@@RVEngenhariaCivil foi erro meu mesmo. Na correria fiz a barra com 5 metro e não 4 como a do vídeo. Obrigada pela atenção! Já comecei a seguir no insta.
Saude riqueza e sucesso Igo, melhor canal da construção, Igo vou construir uma laje e instalar um piscina nela de 5 X 2,5 X 1,4. se puder me ajuda, fiz um calculo " pesquisando e no TH-cam" vou colocar 6 pilares de 30 X 30 com Ferro 4 de 12mm e 4 de 10mm a altura dos pilares 3,30m, as vigas com espaços entre pilar de 2,5m , altura da viga de 40 X 15 , os ferros de 10mm , a sapata de 1 X 1; estou no caminho certo ?, tenho o rascunho que eu mesmo fiz no CAD ,se puder me da umas dicas , fico grato
A 18 minutos e 30 do teu video +- vc disse que as barras de aco superes so servem pra amarrar os estribos, isso nao esta correto, pois na proximidade dos pilares sao elas que trab.
Em uma viga simplesmente bi-apoiada, a armadura superior não exerce função estrutural. Existem pequenos momentos negativos nas extremidades sim, mas são facilmente combatidos por essas duas barras de 8mm que servem como porta-estribo, sem precisar de muito cálculo pra isso. A não ser em situações onde temos pilares muito próximos um dos outros.
Se a explicação em sala de aula fosse assim, simplificaria qualquer complexidade. Parabéns, revisando aqui contigo.
Obrigado pelo seu comentário, Alanya! Feliz que tenha gostado. Abs
Concordo, passo a passo excelente. ❤
Parabéns 👏👏
Ótimo professor...
Você tem um dom para ensinar...
Que Deus continue abençoando sua vida 🙏
Obrigado pelo seu comentário, Matheus! Feliz que tenha gostado. Abraço
Gostei muito bom bem prático Boa explicação
Obrigado, José! Feliz que tenha gostado. Abs
Rapaz. Que eficiência habilidade na arte de ensino é um método cativante que não deixa a gente perder um vídeo seu parabéns , aproveitando gostaria que falasse pra nós sobre piscina na cobertura de sobrado uma visão geral abraço continue assim jovem você vái longe
Que honra receber esse seu comentário. Obrigado por cada um e pela companhia de sempre!
Você já chegou a ver meu vídeo sobre piscina na laje?
A aula foi muito esclarecedora, muito boa, obrigado!
Eu que agradeço pelo seu comentário, Feliz que tenha gostado. Abs
Parabéns muito bem Deus abençoe você
Obrigado, Umberto! Feliz que tenha gostado. Abs
Excelente aula sobre estrutura de concreto de vigas baldrames. Conteúdo didático, técnico e sucinto. Parabéns. Me inscrevi.
Muito obrigado pelo seu comentário! Feliz que tenha gostado. Abs!
Maravilha Igor. Muito Obrigado.
Nós que agradecemos a sua companhia!
Parabéns garoto, a sua didática é hiper fácil de entender e super útil.
Obrigado.
Opa, obrigado!! Fico feliz que tenha gostado. Abraço.
Único video que achei sobre viga baldrame com cálculos
Obrigado pelo seu comentário!
Assistindo mais esse muito muito obrigado por compartilhar mais esse vídeo
Ficamos agradecidos!
Muito bom! Você é rápido, bem didático e sem enrolação..
Obrigado, Osmar! Feliz que tenha gostado. Abs
Parabéns pela explanação sobre viga baldrame 👏👏👏
Obrigado, Marcos! Feliz que tenha gostado. Abs
Ótimo compreensível parabéns
Obrigado!
Excelente explicação, muito obrigado 👍
Obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço
Dr. ótimas explicações. Ótimas. Ressalto apenas o que eu entendo por baldrame: viga de fundação de sapatas corrida, portanto com armadura dupla, ou seja, armadura superior e inferior com mesmos diâmetros, pois, a viga baldrame poderá alternar momentos positivos e negativos, conforme a acomodação da estrutura. O mesmo vale para pisos industriais com acesso de guindastes, a armadura da laje de piso deve ser dupla. Mas, ratifico: EXCELENTE sua aula! Muito melhor do que eu vi em minha faculdade! Obrigado!
A viga baldrame tem momentos negativos, por apresentarem vários apoios. Muitas vezes não são simplesmente bi-apoiadas como mostrado no vídeo.
Agradecemos pelo seu comentário! Abraço
Não entendi sua resposta porq no vídeo vc considerou só bi-apoiada
Muitíssimo obrigada pela excelente explicação. Porem como mencionaste esse calculo foi feito para uma viga baldrame bi apoiada. Será que tem um video explicando como calcular para uma viga baldrame continua. Para servir de base para fixar perfis para montagem de tenda.
Aqui no canal ainda não temos.
Otima aula de concreto.
Obrigado, João! Feliz que tenha gostado. Abs
Valeu! obrigado.
Eu que agradeço pelo seu comentário!
Parabéns Dr. Excelente explicação.
Muito obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço
Parabéns pelo vídeo, estava com algumas dúvidas e esse vídeo resolveu meu problema.
Obrigado Sofia! Fico muito feliz que tenha gostado
Showww de bola!!! Parabéns!!!
Obrigado, Sergio! Feliz que tenha gostado. Abraço
Muito bem didático obrigado pela aula
Muito obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço
Muito foda, me ajudou bastante
Obrigado! Feliz que tenha gostado. Abs
Estou inscrito. Aguardando novas aulas!
Seja muito bem-vindo!
O melhor video que achei para calculo de VB
Obrigado, Robson! Feliz que tenha gostado. Abraço!
Parabéns meu amigo! Vídeo bem explicativo é direto! Com certeza ganhou mais um inscrito.
Opa, muito obrigado e seja bem vindo ao canal! Abraço
Se eu tivesse aulas assim, já teria aprendido reallmente kkk. MUITO GRATO
Obrigado pelo seu comentário, Erick! Feliz que tenha gostado. Abs
nao tem o que falar, todos aqui disseram tudo.....parabéns
Muito obrigado pelo seu comentário! Feliz que tenha gostado. Abs
Estou sempre te assistindo
Obrigado, dona Maria de Fátima. Feliz em tê-la conosco. Abraço.
Que show hein. Parabéns.
Obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço
Muito bom mesmo, parabéns.
Obrigado Natanael! Muito feliz que tenha gostado
muito bom esse vídeo, aprendi muito ,obrigado!!!
Obrigado Paulo! Ficamos felizes em saber que tirou proveito. Abs.
PARABENS PELO VIDEO, EXCELENTE!!!!!
Obrigado, Daniela! Feliz que tenha gostado. Abraço!
Muito bom, vc passa o pulo do gato, sem complicações
Feliz que tenha gostado, Izaias! Abraço
TOP! Parabéns
Obrigado! Feliz que tenha gostado! Abraço
muito bom mesmo, simples e didático
Obrigado, Edinaldo! Feliz que tenha gostado. Abraço
Top demais professor
Valeu, Cabral!
Parabéns professor suas aulas são dez sou de tucano Bahia
Obrigado, Genivaldo! Feliz que tenha gostado. Bahia, terra boa! Abraço de São Vicente, SP.
Parabéns! Didática incrível.
Obrigado pelo comentário, Juliender! Feliz que tenha gostado. Abraço.
Sensacional. Perfeito. Abraço engenheiro.
Obrigado pelo seu comentário. Feliz que tenha gostado! Abraço
Feliz engenheiro e equipe da RV. Abraço.
Feliz Páscoa.
obrigada, foi perfeita a a explicação. Se tivermos vaos com diferentes medicas como faço?
Obrigado! Se for uma viga contínua com diferentes apoios e comprimentos distintos, eu jogo no FTOOL para calcular o momento fletor máximo e o esforço cortante máximo. O resto é semelhante.
Parabéns, muito boa suas aulas, incrível sua capacidade de ensinar
Obrigado, Flavio! Fico lisonjeado com seu feedback. Abraço.
Muito boa sua explicação
Obrigado Ronivalldo! Muito feliz que tenha gostado.
Maravilha de aula! Formei em Eng Civil em dez/2000, exerci pouco minha profissão, virei bancário 19 anos de carreira e hoje sinto falta da engenharia. Fiquei feliz de encontrar suas aulas, parece que estou de volta a sala de aula e relembro e até aprendo contigo, parabéns RV você é muito iluminado, obrigado por compartilhar seus conhecimentos, Deus te abençoe!
Boa tarde, Alcyr! Ficamos muito felizes com seu comentário. Seja bem vindo ao canal. Abraço e sucesso
Gente só quem é da área vai entender ou seja um pedreiro na prática Claro!!
Bom trabalho, parabéns.
Obrigado!!
dr, bom dia, ótimo video explicativo, parabens, vc tem aluma aula para dimensionamento piso radier ????
Bom dia, Rogerio! Vou postar hoje um vídeo sobre dimensionamento de radier.
Exelente conteudo
Obrigado, Diego! Feliz que tenha gostado. Abs
Dúvida: vou construir muro de arrimo e muro em cima. A fundação será em estaca broca com diâmetro de 25cm. O mestre de obras calculou uma viga baldrame acima do solo de 20 cm de espessura, um pouco maior que a espessura da alvenaria, conforme a aula. Porém ouvi de uma engenheira que o ideal seria que a viga baldrame tivesse a mesma espessura que a broca, ou seja, 25 cm. Isto está correto? Na sua aula, pelo que entendi, o tipo e espessura da fundação não dita a espessura da baldrame. Ou isso muda para muro? Obrigada pelo ótimo vídeo!
Boa noite! Obrigado pela sua pergunta.
Não tem problema do baldrame ter largura inferior à broca não. O baldrame serve para transmitir as cargas da alvenaria para as fundações.
O que eu recomendo é que você faça um bloco de coroamento em cima dessas brocas, como se fossem sapatas, sabe?
Aí o baldrame ligará esses blocos, assim como liga as sapatas nas construções comuns.
Veja página 8 para você ter uma ideia:
philipepradoengenharia.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/04/aula-04-projeto-estrutural1.pdf
Não entendi algo na pratica, poderia explicar? Por que considera cobrimento na parte de comprimento da armação, existe essa distancia? pois os ferros se conectam a pilares e/ou estacas, nao consigo visualizar esse " espaçamento .. Se a viga tem 4 metros, nao devemos considerar de fato 4 metros de ferro?
Gostei Bastante, didática excelente!!! Parabéns!!!
Muito obrigado. Feliz em ter ajudado.
Bom dia estou fazendo um sobrado de duas laje e preciso fazer com ferro 3/8
No caso, como a tensão cisalhante atua nas extremidades, logo é nesses pontos onde se deve "fortalecer"a armadura, de um modo geral, se você tem um viga de comprimento X, e conhecendo a mecânica da mesma, pode-se afirmar que dividindo em 4 partes iguais, ¼ desse comprimento de X, é aonde se deve diminuir o espaçamento do estribo, e no ½ onde a tensão é praticamente nula, pode-se aumentar o espaçamento?
Boa tarde. Olha, é uma boa correlação sim.
Mas, caso você queira ter isso com precisão, recomendo rodar o gráfico do esforço cortante no FTOOL, lá você vai ter a cortante em cada trecho da viga e conseguir ver o que você pode fazer para realizar essa redução.
@@RVEngenhariaCivil boa tarde Obrigado pela atenção, sou engenheiro mecânico e como algumas disciplinas são iguais, claro dependendo da Universidade e semestres é claro, mas aulas de mecsol tínhamos esses raciocínios
Olá Igor, boa tarde. Poderia explicar por favor o motivo pelo qual a viga baldrame é enformada em madeira? Tem alguma explicação sobre ela precisar ser perfeitamente um retangulo? Pergunto isso porque vemos mais construções em que se usa tábuas, mesmo que cavando valetas, que construções em que o baldrame é feito diretamente dentro de uma valeta na terra. Não seria melhor que todos não usassem madeira?
Boa noite, Gustavo. Muito pertinente a sua pergunta.
A base da viga baldrame tem de ser maior que a largura da alvenaria. Vamos supor que a alvenaria tenha 15cm, o baldrame tem que ter pelo menos uns 20cm de largura, certo? Já a altura da viga baldrame é calculada semelhantemente a uma viga estrutural comum, ou seja, seja de 10% do maior vão livre. Logo, a tendência é que ela seja sempre retangular mesmo.
A viga baldrame é feita diretamente no solo (sem forma), normalmente quando o solo é bem coesivo (argiloso). Mas mesmo assim eu não recomendo. Sempre indico o uso de fôrmas, porque é uma viga comum, apenas está em contato com o solo.
Hoje no mercado existem soluções que substituem o uso de fôrma de madeira, por exemplo a Membrana de PEAD Onduline Fondaline.
Parabéns muito boa sua explicação, pra vigas em séries que vc comentou, qual seria a fórmula, 4 vigas de 4,30 apoiadas em sequência?
Boa tarde, Carla! Tudo bem? Para vigas contínuas, utilize o Software Ftool. Aqui no canal eu mostro como se utiliza. Lá você vai achar o momento máximo e a cortante máxima para poder calcular as armaduras e os estribos. Além disso, você vai precisar das armaduras negativas em cada encontro. O restante é igual. Abs
Muito bem feito.
Obrigado Waldemir! Muito feliz que tenha gostado.
Olá, tudo bom?
Gostei muito do seu vídeo de cálculo de viga, show de bola! No caso quando tem tem mais de uma lage como é feito o cálculo da viga? Como é feitas as contas para levar em conta a alvenaria dos andares superiores?
José, aqui no nosso canal tem uma Playlist chamada DICARV. Lá eu ensino passo a passo sobre isso.
Oii tudo bem? Adorei o vídeo o mais completo que já vi. Eu tenho um projeto de uma casa que não vai ter vigas e nem Lajes, somente cinta de amarração de alvenarias e alvenarias, qual a configuração de viga baldrame eu posso estar dimensionando e calculando para essa situação?
Boa tarde Ellen, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado.
As vigas baldrame vão sempre abaixo onde se tem alvenaria. Independentemente de houver ou não lajes, onde houver alvenaria eu tenho uma viga baldrame abaixo. E serão calculadas com as cargas somente desta alvenaria, por cada trecho.
Gostei muito bom ok
Muito obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço
Tem algum exemplo para o cálculo de momentos máximos para vigas com vários pilares apoiando?
Posso fazer. Mas é só você jogar no FTOOL, que já calcula tudo pra você. Na mão, é um cálculo extenso.
Tô aprendendo com tigo seus vídeos são show
Opa, fico feliz em saber disso, Paulo! Muito obrigado.
show de aula
Obrigado, Ricardo! Feliz que tenha gostado. Abraço
Olá. Para achar o d não tem que subtrair o cobrimento apenas de baixo? Sempre que vejo calcular altura útil é assim.
Não, Lucas. realmente a altura útil é apenas a distância entre armaduras. Porque fora das armaduras (acima e abaixo) é apenas cobrimento, então não conta-se como altura bruta! Abs
👏👏Obrigado
Nós que agradecemos!
Eu cheguei a fazer um cálculo aqui para uma viga aérea de 6,70m como 15x40 (somente peso de 1m de alvenaria e telha termoacústica), porém a armação ficou de 3 barra de 12,5mm em baixo , 2 barras de 10mm na segunda camada inferior e 10mm nas parte superior das vigas , o que você acha?
A princípio, sem fazer cálculo nenhum aqui, acho que dá para reavaliar
Gostei garoto
Obrigado, João! Fico feliz em ter te ajudado.
Show, explica muito bem 👏
Foi escrito na descrição do vídeo que esse cálculo é semelhante ao da viga superior e que as cargas atuantes serão apenas de seu peso próprio e a carga da alvenaria, não havendo carga de pilares. Mas não entendi, qual é essa carga dos pilares?
As cargas atuantes da viga baldrame são apenas provenientes de seu peso próprio e as cargas da alvenaria sobre ela. Já as vigas superiores são: peso próprio, alvenaria e carregamento das lajes que nelas apoiam. Se, por ventura, tiver algum pilar apoiado na viga (viga de transição), ele também entra como uma carga pontual.
Gostando de+ desses vídeos já me inscrevi e já coloquei meu like valeu
Muito obrigado! Feliz que tenha gostado. Abraço.
Mestre mais uma pergunta se me permite ,em todos casos aonde tiver necessidade de sapata havera a viga baldrame ou nao em quais casos ela se faz necessario?
Magina, pode fazer quantas perguntas quiser. De acordo com a resposta anterior, a viga baldrame tem a função de transmitir as cargas da alvenaria para as fundações. Ou seja, sempre que houver alvenaria e a fundação não for em radier, precisa-se da viga baldrame. Abs
Oi, queria fazer um muro com 9 metro com 2,70 altura que tamanho teria que ser a viga ? obrigado por compartilhar seus conhecimento.
Boa tarde, Claudete. Recomendamos que tenha pilaretes ao longo deste muro. A altura da viga vai depender do espaçamento destes pilaretes, sendo recomendada 10% deste.
Se precisar, agende uma consultoria conosco clicando neste link:
forms.gle/1qDTyp6JF2QCBKn86
Olaamigo, que livro vc se baseia para fazer esses calculos?
Método de Yopanam C. P. Rabello
Igor eu tenho uma dúvida aqui agente usa só viga na terra o terreno e muito úmido e barro aviga ajuda pro Pilar não recalcar vc pode dizer
Desculpe-me, mas eu não entendi a sua pergunta. Teria como reformulá-la, por gentileza?
Vigas cruzando o pilar em cima do baldrame evita o pilar de recalcar ?
Fala meu querido, quanto aguenta de carga uma fundação feita com bloco de concreto com 2 blocos de altura e 2 ferros 8 mm dentro e concretado, pretendo fazer assim para fazer uma obra de tijolo ecológico
Faz um video de calculo de um galpao 20x30 usando o ftool e o ciclone
Obrigado pela sugestão. Não esquece que, se precisar, fazemos consultoria. Abraço!
Parabéns mano, da aula melhor que meu professor kkkk
Opa Rennan. Obrigado pelo elogio. Abraço!
Onde está o link do soft weare gratuito , de cálculo ❓ ❓
www.ftool.com.br/Ftool/
Como é o nome do software que o professor comentou? Não consegui encontrar
FTOOL.
no caso de mais de dois apoios terei armadura na parte de cima além das do apoio de estribo?
Sim, armadura negativa. Tem um vídeo aqui no canal falando sobre armadura negativa de vigas.
Professor o peso das lajes nao entram neste calculo nao ?
Não não. A viga baldrame tem a única e exclusiva função de transmitir as cargas da alvenaria para as fundações, somente. As cargas das lajes são transmitidas para as vigas superiores.
E se eu quiser fazer só com blocas sem sapatas ? Posso até fazer com blocas cegas também sem precisar de sapatas ou blocas de coroamento . Oque vc me diz disso ?
Deixa ver se entendi, a altura da viga sera 10% do comprimento, e o comprimento da viga será o comprimento da parede. Logo se minha parede lateral da casa tem 9 metros a altura da viga terá 90cm?
Não. O comprimento da viga é considerado o comprimento bi-apoiado. Ou seja, o trecho da viga baldrame que está apoiado nas sapatas.
Uma coluna 20x30 6ferros 10mm estriboa cada 15cm suporta uma viga aerea com vao 5.5m pra 4 lajes ? ou 6 ferros de 12,5 ?
Aqui no canal tem um vídeo falando sobre o cálculo de pilares. Dê uma olhada.
th-cam.com/video/hn7PULtEU84/w-d-xo.html
Onde está o link do software para baixar ?
www.ftool.com.br/Ftool/
O "c", que você chama de comprimento varias vezes, é o cobrimento do concreto até a ferragem?
Isso, é cobrimento.
o teu video de como baixar o ftool foi removido pq?
A plataforma removeu, porque achou que estávamos ensinando a crackear o programa. Mas mostramos como fazer o download da versão gratuita, somente 🤦♂️
muito bacana o video! voce não tem um contato por celular ou uma forma de falar contigo?
Obrigado Claudio! Fico muito feliz que tenha gostado
Pode entrar em contato através de nosso WhatsApp:
(13) 99674-3763
Top Prof !
Opa, Beatriz! Que honra tê-la por aqui. Obrigado, que bom que curtiu. Abraço
Não consegui baixar o softwer
Entre no site do FTOOL, faça seu cadastro e em seguida clique em download para Windows, se assim o for.
Obrigado pelo vídeo mas eu fiquei com uma dúvida: Se a carga da alvenaria é 1,8Kn/m² e a altura da alvenaria é de 2,7m, não teríamos que encontrar a área da alvenaria em m² para só depois multiplicar pela carga (1,8Kn/m²), no vídeo você utilizou apenas a altura da parede e não a área.
É porque as cargas atuantes nas vigas são calculadas linearmente, no exemplo mencionado, kN/m. Por isso é multiplicado o peso da alvenaria pela altura, para descobrirmos a carga por metro, na viga.
Não teria problema você encontrar a carga total (área da alvenaria vezes o peso da alvenaria), mas depois você teria que dividir pelo comprimento da viga para encontrar a carga por metro linear.
@@RVEngenhariaCivil Perfeito! Obrigado
excelente
Obrigado José! Fico muito feliz que tenha gostado
A vala tem 12 centimetros de largura e 30 centimetros de profundidade
Posso fazer a viga 8 centimetros de largura por 25 centímetros de altura?
Pois os tijolos serão de 10 centimetros
Não recomendo. Pode fazer a viga baldrame mais espessa que a alvenaria, não tem problema.
Bom dia! No caso, as sapatas receberão não somente as cargas dos pilares, mas também as da viga baldrame? Portanto a carga nessa sapata seria a carga que vem do pilar + cargas das vigas baldrames?
Olá, Chrisllayne Amorim, isso mesmo. A fundação recebe a carga de toda estrutura.
Exatamente!
Eu só não entendi o seguinte, no caso de uma residencia que tenha as lajes, para calcular as vigas baldrames devo considerar o peso das lajes e das vigas superiores tambem? porque aí no seu vídeo eu vi que só considerou o peso das alvenarias.
Boa tarde, Lucas! Tudo bem? A viga baldrame recebe somente os carregamentos provenientes das alvenarias! As vigas superiores que recebem as cargas das lajes, transmitem essas cargas para os pilares e, por fim, transmitem para as fundações.
Porque quando eu faço no ftool o momento máximo da 21.4 e não 13.72?
Bom dia.
Verifique se você está inserindo todas as informações de forma correta. Se ainda persistir, filme sua tela e mande-nos o vídeo no whatsapp (13) 99674-3763 que damos uma olhada.
@@RVEngenhariaCivil foi erro meu mesmo. Na correria fiz a barra com 5 metro e não 4 como a do vídeo. Obrigada pela atenção! Já comecei a seguir no insta.
Saude riqueza e sucesso Igo, melhor canal da construção, Igo vou construir uma laje e instalar um piscina nela de 5 X 2,5 X 1,4. se puder me ajuda, fiz um calculo " pesquisando e no TH-cam" vou colocar 6 pilares de 30 X 30 com Ferro 4 de 12mm e 4 de 10mm a altura dos pilares 3,30m, as vigas com espaços entre pilar de 2,5m , altura da viga de 40 X 15 , os ferros de 10mm , a sapata de 1 X 1; estou no caminho certo ?, tenho o rascunho que eu mesmo fiz no CAD ,se puder me da umas dicas , fico grato
Boa noite, aparentemente sim. Se precisar, agende uma consultoria conosco, que a gente te auxilia:
forms.gle/uu2j22sokNfaETcX7
voce é da familia da minha esposa alessandra gonçalves alexandre. hhhahahaha. brincadeiras a parte muito bom o seu canal. parabens
kkkkkk boa! Família Gonçalves. Obrigado, Felipe!
Calculando uma viga continua quando o calculo da armadura real é menor que o calculo da armadura minima, o que fazer nessa situação?
Utilize a área de aço correspondente à armadura mínima.
Não sei se sou eu ou tô look!? Pq estou aprendendo com vc!
Mas momento máximo 6.86x4.00/8= 3.43 x10.000= 34.3 e o seu saiu 137.200???
Boa noite! Tudo bem? É 6,86 x 4² ÷ 8. O quatro é ao quadrado. Abs!
A 18 minutos e 30 do teu video +- vc disse que as barras de aco superes so servem pra amarrar os estribos, isso nao esta correto, pois na proximidade dos pilares sao elas que trab.
Em uma viga simplesmente bi-apoiada, a armadura superior não exerce função estrutural. Existem pequenos momentos negativos nas extremidades sim, mas são facilmente combatidos por essas duas barras de 8mm que servem como porta-estribo, sem precisar de muito cálculo pra isso. A não ser em situações onde temos pilares muito próximos um dos outros.