Eu realmente admiro quem consegue diferenciar os transtornos e doenças psiquiátricas de modo geral, tantas nuaces, como difereciá-las? Fácil mesmo seria dizer que a pessoa está ansiosa ou depressiva, porque se encaixaria em muitas situações.
O transtorno é uma disfunção da atividade cerebral,que pode afetar muitas coisas (humor,raciocínio..);a doença tem uma causa definida,que tem como saber a origem por meio de exames.
@@kellypessoaa Verdade, isso pode acontecer. Mas procure não se apegar ou se rotular com uma doença ou transtorno, o que importa no fim das contas é um profissional que dê um tratamento adequado.
@@kellypessoaa quando comecei a estudar psicologia, uma matéria que falava dos transtornos de personalidade me fazia chorar todos os dias pq eu via ali alguns traços meus em cada um deles, mas agora dou risada disso. Quase todos os meus colegas dizem isso. Não me formei ainda, porém. Ainda deve estar por vir mais coisas🙂
No começo da década de 80 eu perdi meu namorado em um acidente de automóvel. Eu estava de férias do trabalho quando aconteceu e não fui encontrada para que me comunicassem o fato nem os horários de velório e enterro. Quando voltei de minha viagem recebi a notícia de sua morte como um soco na boca do estômago. Eu me lembro que não chorei. Peguei a chave do carro e saí dirigindo. Moro no centro de São Bernardo do Campo. Quando dei por mim, estava quase em Osasco. Nunca tinha ido para lá. Procurei um posot de gasolina, me recompus e voltei para casa.
Sou psicólogo humanista e estou com uma paciente TDI estamos avançando significativamente com o processo de uma visão existencial e fenomenológica aliada a psiquiatria, mas admito que é uma experiência singular , desafiadora mas muito construtiva.
Eu sinto q eu sou outra pessoa, me comporto como várias pessoas diferentes e penso diferente tmb, só que eu tenho consciência disso, tipo eu sei oq tô fazendo, sei onde eu tô, so não consigo controlar quando sinto q tô agindo estranho sla, isso é confuso, pq c isso tiver nome então tem um motivo pra mim ser assim, porém c não for nada, é pior ainda, pq é como c eu só fosse idiota mesmo 😔
@@alexpadilha9941 Sou assim, tipo é como se minha opinião mudasse do nada e ajo diferente do normal e me sinto estranha,eu n sei quando vai acontecer nem quanto tempo vai demorar mas acontece, é como se por um tempo n fosse eu no meu corpo mas eu fico totalmente consciente do q faço só n controlo minha ações.
@Natália Otani Como foi? A personalidade dela era muito explosiva e/ou depressiva ou ela é tão diferente da sua filha que te chocou?A sua filha lembra da conversa? Só responde se vc se sentir confortável, n quero ser invasiva.
Por favor me ajuda olha tem horas que tô em lugar derrepente eu apago e tô em outro. Meus amigos disse que tem horas que tô calmo demais,ou uma criança demais. Isso começou ser mas forte depois que perdi meu irmão. Tem horas que eu NN sei o que é isso e ficou medo e me afastou dos meus amigos por causa disso. Faz três anos que meu irmão meu morreu isso ficou mas forte mas dês de pequeno meu sempre falava que NN me amava me batia e lembro pouco daquele tempo só lembro de algumas coisas. Eu eu NN acho nada de estranho em mim mas meus amigos disse tem horas que nn sou eu e parece outro . O que eu faço ??
Sou diagnosticado com transtorno dissociativo de personalidade, tenho apagões e já faço tratamento há 2 anos... As vezes é muito difícil conviver com a incerteza de não ser quem vc acha que é e nunca ter confiança nas coisas que acontecem ao redor...
Nossa eu sou assim tipo tive o apagao 3 vezes uma me perdi no centro deu um apagão outra esqueci o filho no meu colo 3 achei o dinheiro na minha mão muito pequeno a nota em papel. O que voce acha? Sera que é isso?
Passei por tudo que vc disse na infância,ainda fui deixada com minha avó com 6 anos de idade para estudar pois meus pais moravam num sítio, tive na infância todos os traumas , me senti abandonada por ter ido morar sem minha mãe , chorei muitos anos até aos :12 ano tive um trauma tão forte que eu não aprendia , nada , nada entrava na minha mente , tive um bloqueio, minha mãe me colocava nas melhores escolas , aulas particulares, não sei como completei o segundo grau, daí fui fazer o magistério foi onde eu fui feliz por um tempo, pois logo casei!!! Mas na minha alma e no meu coração estava o dom de ensinar eu coloquei uma lousa enorme na fazenda e ensinava todos os filhos de piões a ler e escrever!!! Não separe os filhos das Maēs só se for por violência doméstica Mãe é tudo na vida❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Parabéns pela sua superação. No.meu caso sai de minha mãe e fui morar com minha avó. Foi muito bom .Eu a amava e sofri quando ela morreu.Minha avó foi a pessoa que mais me amou
Eu tive dissociação até meu cérebro resolver me contar que houve abuso na infância. Cessou quando veio à tona, durante uma sessão de terapia. 2 anos e meio para chegar na catarse. Eu chamava de "Sensação de Nuvem", eu sentia como se meu corpo se desfizesse, realmente fragmentasse em partes transparentes. Como se houvesse uma levitação desses fragmentos. Até escrevi sobre isso em meu instagram. Eu era só um bebezinho. O EMDR me ajudou muito a preparar meu cérebro para contar sobre essa dor tão escondida. . . Meu texto que fez minha psicologa entender certinho como eu me sentia: . Eu paro, e perco o tempo. Meu corpo se desmembra e descola em partes iguais, com estados diferentes. A Alma, a Alma não sei em qual parte fica. Porque eu não sei em qual comigo eu fico quando transpasso. Só sei que olho mas não vejo, que ouço e não escuto. Confiro a vida em duas goladas de café com leite, pelo doce enjoativo, há vida. Eu não sei em qual comigo estou vivendo, porque os comigos aqui estão tão internos nos seus mesmos que não se querem mais, e estão pretendendo se separar. É isso? Será isso? Vivi tanto a ponto disso? Os comigos que divido estão tentando saltar para fora para usurpar um papel social ou querem apenas mostrar que querem um pouco de café? Cada comigo quer um gole de café? É isso? Eu não sei.(...)” . .
Doutora acho importante a senhora frisar que as pessoas tem que procurar um médico e não fazer auto diagnóstico... Muita gente aqui dizendo que tem transtorno dissociativo e acredito que a maioria não tem a mínima ideia do aprisionamento que é,da angústia e do prejuízo que é para a vida da pessoa esse transtorno.
Sabe sim, por isso esta conseguindo entender o que esta havendo com ela, e obvio que ela vai proucurar ajuda com psiquiatria, mas estar consciente do seu eu e olhar pra dentro encherga coisas que antes não entendia bem o porquê, é o primeiro passo para buscar ajuda de um profissional, ja ao contrário de muitos que não é consciente não estuda os transtornos e não busca se conhecer elas vão em qualquer psiquiatria e os mesmo nem veem certos transtornos, só prescreve um anti repressivo e tudo certo,
Eu pesquisei pelo nome do disturbio e tem um monte de pessoas que sofrem, inclusive uma das entrevistadas falando das várias personalidades. Passada que eu não sabia desse transtorno como doença, achava que eram episódios sintomáticos de esquisogfrenia ou algum outro, pq estou sempre me atualizando. A mente humana é realmente SURPREENDENTE!!! Fiquei com pena pq ser bipolar já é uma barra, imagine ter 20, 30, 50 personalidades num cérebro só!
Eu tive essa amnésia quando minha filha nasceu prematura e a forma como me falaram que ela tinha nascido com um problema me deixou em choque. Não reconhecia nem a minha mãe. Depois foi passando mas muita coisa do passado ainda está em branco pra mim, da minha época de faculdade antes do parto, por exemplo. Já encontrei amigas que me mostraram fotos minhas e simplesmente não lembro do momento. É estranho. Só tenho alguns flashes dessa época, que foi boa. Traumático foi só a notícia mesmo. Abraços.
Isso me aconteceu também quando tive minha filha prematura...os primeiros dias fiquei fora de órbita não conseguia associar as informações parecia que eu não era eu , nao conseguia nem prestar atenção nas explicações dos médicos... muito estranho
@@leticiadeoliveiranunesseve1452 Nossa! Eu também fiquei assim quando minha filha nasceu. Ela nasceu prematura e eu falo que fiquei em standby. Parecia que eu não era eu. Lembro de algumas coisas como um flash, fiquei bastante tempo internada depois mas não tenho muita noção de tempo daquele período. Eu achava que foi por causa da doença (tive preeclampsia seguida de síndrome de hellp). Mas assistindo e vídeo e vendo vocês falarem então acredito que foi mais um evento emocional do que físico.
@@viacolorida eu tbm tive pre eclampsia...e acho que tudo piorou pq aconteceu isso ano passado na pandemia e tive que ficar internada sozinha...foi horrível
@@leticiadeoliveiranunesseve1452 Pode ser. Ficar sozinha depois disso tudo é ainda pior. Eu também fiquei sozinha pois havia mudado de país e, como o parto teve que ser muito antecipado, não deu tempo dos meus pais chegarem. Além da difiduldade inicial com a língua eu fiquei sozinha muito tempo. Quando começou a pandemia me lembrava muito dessa época e sentia muito pelas mulheres que tiveram filho nesse período. Você está bem agora?
Fui diagnosticada com transtorno dissociativo entre outros transtornos devido a abusos que vivi em um relacionamento que vivi por anos. Com ajuda de terapia e acompanhamento psiquiátrico eu obtive melhoras. Pelo menos com relação a minha personalidade eu tenho conseguido me reconectar. No começo não sabia oq estava acontecendo, já que comecei a criar outra pessoa e fui me perdendo de mim sem que eu percebesse. E quando me dava um estalo, tinha crises de TAG, pânico e que desencadearam depressão. Eu não tinha controle sobre as decisões e comportamentos, era como se fossem duas de mim, e essa outra foi criada se acordo com oq vivi. Mas quando estava sozinha eu voltava a ser eu
Qnd tive Transtorno do Pânico passei pela desrealização/despersonalização mas esse sintoma vem da ansiedade msm, agr que tratei nunca mais tive. Confie na medicação, confie nos médicos na terapia que em breve vc vai estar bem melhor que antes de desenvolver esses transtornos, sucesso pra nós 🙏🏻🙏🏻
Passei por tudo isso. E foi cumulativo. Nem falava mais direito (parecia que tinha um ovo na boca, extremamente crítico, debochado, e foi evoluindo). Azul de metileno, CBD e meditação ajudaram muito. Metilcobalamina e magnésio também. E não é você lembrar quem você é, há uma ruptura da personalidade mesmo, uma persona adequada para cada situação. É doloroso, mas ter coragem para viver as dores, perceber e viver que a dor passa, não temer a dor (desapego da dor), permitir que as emoções fluam. Ajuda muito
@Kevin Spider canabidiol sim. Associado a doses muito pequenas de thc às vezes. Drogas alucinógenas foram usadas para tratar traumas na guerra do Vietnã. Mas os efeitos positivos são de curta duração. Já o canabidiol suprime surtos psicóticos e alivia dores emocionais.
@Kevin Spider Se vc fala do CBD, a medicação não é extraído da cannabis sativa "maconha" ( q tem + de 95% de THC ), e sim do "primo careta", o CÂNHAMO, que tem + de 99% de CBD, e menos de 1% de THC. 😉
@@caiobriggs95 De vários lugares, inclusive dos fabricantes dos q uso ( Full Spectrum), e sim, há uma série de canabinoides presentes nas medicações: mas o CBD em especial, é bem mais abundante no Cânhamo. Aliás, a palavra "Maconha" é um anagrama de "Cânhamo", rsrs.
@@suriaseixas CBD pode ser sintetizado (bioidêntico), pode ser isolado do extrato de qualquer cannabis. Originalmente eram três famílias sativa, indica e ruderalis que eram usadas para os mais diversos fins, desde óleo para lamparina, resina para vedar juntas nos cascos de barcos, fibras para produzir cordas, tecidos (velas), e na Jamaica (que são negros descendentes de etíopes hebreus) para melhorar a visão a noite para a pesca. Mas hoje há muita hibridação (cruzamento entre espécies) e os percentuais dos diversos canabinoides varia muito entre espécies. Os canabinoides estão presentes na resina das flores (fêmeas) e as que tem mais thc tem entorno de 25% da composição, Canabidiol também varia podendo chegar a 25%. Até hoje ninguém compreendeu muito bem a ação de todos os canabinoides (acho que em torno de 200), mas já sabemos que altas doses de thc sem sua contraparte de CBD nas mesmas proporções disparam surtos psicóticos. O CBD é um poderoso anti inflamatório, anti espasmódico, ajuda no controle de cânceres, e anti psicótico. O uso terapêutico depende das proporções dos diversos canabinoides. Na Europa (Dinamarca), Canadá, Nos EUA (Colorado) a venda é controlada é legal e as proporções dos principais canabinoides é descrita. Não recomendo o uso de qualquer substância psicoativa por menores de 18 anos, a não ser como terapia. Provavelmente vai prejudicar seu desenvolvimento cognitivo e neurológico. Tanto faz maconha, álcool, cigarro. Depois dos 20 em doses moderadas e ocasionalmente pode inclusive trazer benefícios. E a produção dos óleos sempre dosa os canabinoides. Também existem pomadas. Mas atualmente tem muita gente produzindo ilegalmente maconhas muito potentes, as vezes com adição de amônia, e outras substâncias que fazem um estrago imenso.
Às vezes sinto que eu tenho várias personalidades. Gostaria de saber que tipo de transtorno é esse. Já tive amnésia uma vez. Às vezes crio uma realidade no meu mundinho e me isolo da realidade do mundo lá fora. Acredito que foi resultado de décadas de bullying nas escolas e traumas em relacionamentos com homens narcisistas e abusivos.
Comigo é da mesma forma. E já percebi que isso acontece por causa de traumas na infância. Eu queria ser tudo, menos eu. Acreditei que ser eu era ruim, porque as pessoas estavam sempre me podando, dizendo que eu não podia, que eu não era capaz. Então me transformava em um personagem onde eu era aceita. Tanto que eu vivi de ser cover na adolescência e eu era uma cover que vestia identicamente a personagem. A ponto de ser parada na rua, de ter fãs, de receber presente, cartinhas... No meu inconsciente gerou um “se eu for por esse lado as pessoas me aceitam”, só que quando fiquei adulta me perdi na minha própria identidade porque não sabia quem eu era de fato. O impacto emocional foi tanto que hoje tenho amnésia de muitos fatos principalmente recentes. Hoje em dia sou diagnosticada com transtorno misto, mas vejo que tem muito caroço nesse angu ainda e que preciso descobrir. 🤣
todo mundo tem "varias personalidades" essa coisa de a pessoa ter uma só personalidade é coisa de filme.... ninguém é igual um personagem de a turma da Monica
Talvez meu caso seja memória ruim mesmo kkk. Mas antes do 7 anos, minha mãe me disse que eu era muito alegre, falante e nem um pouco tímida, e o mais esquisito, extremamente vaidosa. Depois, ela disse que mudei radicalmente, fiquei tímida, medrosa e odiava vestir vestidos ou arrumar o cabelo. Eu lembro de ter sido abusada pelo meu tio quando tinha 6 ou 7 anos, mas a descrição da minha mãe não. Já com 20 anos tive um relacionamento violento. Lembro de que apanhei e sofri muito. Mas não lembro como eu era antes disso rsrs. Meus pais e irmãos me dizem que eu era muito boazinha, responsável, estudiosa, calma, paciente, não se exaltava ou tirava brincadeira. Agora eu só sei q mudei pq me falam. Não tenho foco, mas estou me esforçando pra me concentrar. Acho q sou normal. O que mais escuto hoje é que eu sou má e grosseira rsrs. Não acho que seja rsrs
Não sabia que isso existia, não lembro de praticamente quase nada da infância, adolescência, vida de casada tbm, ate coisa mais recente, fico até com vergonha quando me perguntam das coisas, as pessoas não acreditam, foi bom saber disso, agora me entendo mais
Há de se fazer um levantamento de todo quadro, e planejar uma estratégia de tratamento. Não há porque fazer uma terapia antes de se estabelecer minimamente condições do cérebro de operar bem. Psicotrópicos deveriam ser usados inicialmente, em doses adequadas, desentoxicacao, nutrição, sono, e acompanhar a evolução da pessoa, e adequar as terapias. Importante que o psicanalista ou psicoterapeuta reconheça naquele ser sua identidade, mesmo que fragmentada, e dar apoio e suporte para acessar, viver e deixar ir as experiências traumáticas. Acredito que hoje já tenha superado a pior fase. Muito disso elaboro, não só a superação das experiências traumáticas, mas a reintegração da personalidade, durante o sono. Se sentir protegido por Deus, uma força superior, misteriosa, impessoal, amorosa, ajuda no tocante a um ambiente onde estes processos se dão. Num nível consciente e inconsciente (aí entra a fé)
Eu tive uma crise de pânico muito forte induzida pelo consumo de um bolo de cannabis que me deixou totalmente dissociado por 6 meses. Eu tinha quadros fortíssimos de despersonalização e desrealização diários e a todo instante, bem como aminésia dissociativa. Eu olhava minha fotos de alguns anos atrás e não lembrava de nada, parecia que nunca havia vivido a situação. Agora depois de 9 meses estou bem melhor e finalmente voltando ao normal.
Sempre gosto do seu esclarecimento. Excelente profissional. Sua explicação me fez refletir sobre minha vó e também em minha mãe. Ambas apresenta esse tipo de amnésia, sendo que minha vó hoje é acamada após ter sofrido dois AVC e minha mãe observo que ela ás vezes está fora da realidade. Acredito que muito se deva aos traumas vividos onde ambas tiveram péssimos maridos e tiveram que lidar com doenças graves durante toda suas vidas.
Bizarro, já experimentei essa sensação duas vezes depois de crises graves de pânico, é desesperador demais não se reconhecer, pensei q nunca ia passar, mas passa 🙏🏻
Teve uma vez que me deu troca de personalidade subitamente. Minha psiquiatra me deu 100 mg de Quetiapina para evitar internação. Pois eu poderia ficar naquela outra personalidade e não voltar. Só que no meu caso era a parte esquizo do meu transtorno mesmo e consegui voltar ao normal. Realmente não sei com que frequência uma pessoa com Dissociação De Identidade tem as trocas e gostaria de saber se o tratamento é com anti-psicóticos.
@@MiaPaboplanesSantos Interessante e triste ao mesmo tempo, espero que tudo esteja bem com voce, no meu caso foi bem mais leve e precipitado por crise de ansiedade, mas acredito eu que pra quase todos os casos, situaçoes de estresse precipitam esse fenomeno e também acredito que o tratamento seja feito com anti pisicoticos em casos graves, pergunte tudo para seu psiquiatra e nao se baseie em informaçoes da internet
Dica raramente vista.. Para o controle e cura das emoções descontroladas, foque no coração, é lá que está sua riqueza do seu eu, sua identidade, seu poder interno, sua essência, incrivelmente é esse órgão que controla e comanda o cérebro e o corpo todo, por falta de conhecimento muitas vezes focamos na periferia que é mente racional.. E outra pra suprir nossas necessidades internas buscamos e focamos no externo, criando a ansiedade querendo obter o controle do lado de fora, isolando o nosso poder divino que é o coração.. Pra vencer a ansiedade, o antídoto é o amor, muitas pessoas buscando desesperadas curas externas e drogas, sendo que a cura é interna, localizado no coração.. Algumas partes do livro (vencendo o Pânico sem uso de drogas).
Eu tenho amnésia dissociativa, diagnosticada a 2 anos, mas tenho alguns traços e sintomas parecidos com TDI, percebo o problema desde a adolescência, até mesmo porque não consigo lembrar da minha infância. É algo realmente desafiador para o paciente e familiares.
Cheguei aqui através de um livro que a princípio era um thirller e acabou se desenvolvendo o narrador com esse transtorno, amei a leitura e a explicação, que ajudou a entender ainda mais sobre... obrigada !!!
Eu tenho problemas a mais de 11 anos já me deram diagnóstico de esquizofrenia e por último de bipolar mas vendo seu vídeo já tinha me identificado muito com aquele filme fragmentado mas o que você disse aqui nesse vídeo me deu uma visão melhor do que passo a próxima vez que falar com psiquiatra vou pedir por um tratamento para TDI a anos tomavtomate remédios que não era e nem fazia efeito nos problemas que tinha
Eu não me lembro de ABSOLUTAMENTE nada da minha infância, e tenho apenas fragmentos de memória partindo dos 9 até os 16, depois disso tô tranquilo lembro de quase tudo o que importa.
Eu tive, ano passado no dia 07/04/20. Eu já vinha sob uma situação de extremo estresse, estava tendo um problema familiar, tive um agravamento desse problema familiar nesse dia. Eu me lembro de ter tomado café da manhã, logo depois eu me lembro de ter ocorrido estopim, eu fui até o local de trabalho do meu ex, o que já não era um comportamento típico meu, nós brigamos e isso piorou, daí em diante eu não me lembro de nada, passei 3 dias sem saber onde eu estava, quem eu realmente era, no dia 07 meu relógio marcou que eu andei pela cidade percorrendo 40km, eu fiquei com os 2 pés cheios de bolhas de sangue, eu só sei por onde eu andei por causa do relógio. Só no terceiro dia foi que eu comecei a voltar para a realidade e infelizmente o trauma foi tão grande que eu não consigo me lembrar. A solução foi romper com esse relacionamento que só me trazia desgaste emocional! Eu ainda fiquei com um 'deley' por um tempo, esse ano eu consegui romper com essa pessoa e eu estou melhor. Mas ainda sinto que não estou 100% depois desse episódio.
Eu fico encantada como pode uma pessoa ser tão linda , inteligente e sabia como essa doutora?! Por mais que eu busque conhecimento essa sede de compreender meu comportamento e minhas ações nunca serão corretamente interpretadas por mim. É difícil encontrar um terapeuta/psiquiatra que possa me ajudar a me compreender😍🌹
Vivi e ainda tenho alguns episódios mais raros desse quadro de bloqueios e distanciamento onde eu vejo e escuto tudo que está em volta, mas, fico travada e sem conseguir reagir ou interagir... é como se eu estivesse assistindo a um filme. E em algumas situações dessas a minha memória sobre o acontecimento fica bloqueada. Na minha adolescência, muitas vezes meus pais eram chamados para questionarem ou sugerirem que eu estivesse usando alguma droga. Mas, na minha família que via isso acontecer desde que eu era criança, eu era chamada de desligada, desatenta, distraída... Eu perdia objetos ou deixava cair sem me dar conta ou lembrar do que tinha acontecido.
Eu amo a psicologia e a psiquiatria.. Fui diagnosticada com TAB e TDAH, mas irei procurar uma segunda opinião, pq alguma coisa eu tenho mesmo, isso é certeza! Eu amo todos esses assuntos, amo conhecer cada detalhe, cada assunto, cada mente, o que se passa!
Quando eu recebi a notícia do médico, que testei, positivo,pra covid, dai não lembro de mais nada,passei um dia inteiro,em um hospita, antes de ser, transferida,pra UTI, onde fiquei entubada, por 14 dias, as 3h da manhã, fiz chamada de vídeo com minha família, mandei áudio não lembro de nada absolutamente, até hoje três meses depois, se não tivesse, os áudios, fotos que mandei não acreditaria.
Fui diagnosticada à 4 anos com TDI. No meu caso, as "personalidades" são desencadeadas por estresse e traumas. Quando uma das personalidades aparece, eu não me lembro do que aconteceu, só fico sabendo depois através das pessoas que convivo. Às vezes é a personalidade do meu eu criança e em outras, uma mulher vulgar. Não tenho um controle pra isso e as vezes duram dias ou apenas horas. Quando "volto" a ser eu mesma, me bate um cansaço emocional e mental tão grande e enxaqueca e passo dias com crises de ansiedade. Desconheço o motivo do porquê não me lembro quando as personalidades aparecem... Me dá um apagão. Sou acompanhada por uma Psiquiatra, mas infelizmente, nunca tive sorte com terapia com psicólogo que entenda meu caso, até hoje. Sei que preciso fazer terapia, mas me sinto incompreendida por eles.
Podia comentar sobre esse transtorno como uma das sequelas, provenientes de traumas de infância por causa de mãe/pai narcisista, psicopata, família disfuncional, etc. Como tb as sequelas das vitimas: TEPT por exemplo.
Pensei mesma coisa .. meu pai teve tetp quando criança Eke estava andando na estrada e viu um carro ligado com a porta aberta perto do cafezal ele entrou e viu um homem assassinado viu sangue etc .. ele conta que levou um susto e saiu correndo e disse que qysnfo recobrou a memória tava longe num outro sitio já..
Estou em tratamento Dr fiquei com minha memoria muito rui a ponto de nao lembrar onde eu estava e qual rua ...isso apos um acidente gravissimo do meu filho deixando uma sequela na vida dele . Numca imaginei que isso causasse tudo isso o trauma e juntado com as emocoes . Estou melhorando dia a dia com ajuda da medicina e ajuda de Deus . Ja estava com medo de ficar perdido na rua .
Eu vim aqui especificamente depois de ter assistido Mr. Robot... Galera, sinceramente, se vcs são curisosos sobre o tema, assistam essa Série... É a melhor Série que ja vi na minha vida...
Meu problema começou na infância , família ditadura que fui condenada a viver. Hoje tomo remédio controlado não consigo parar isso eu chamo de vidas mal vividas.Não posso passar uma borracha e apagar toda dor e sofrimento......
Voce pode escrever sua história diferente...Todos nós somos machucados por pessoas,mas não podemos nos apegar ao sofrimentos e ficar paralisados!!! A opressão só vem quando o opressor acha um oprimido...Minha família não me oprime mais,eu vivo minha vida baseada naquilo que quero e creio...Me julgam me xingam,Mas estou me guardando e vivendo minha vida!!!
Olá. Eu tive um choque cultural super traumático só me mudar prum outro país muito diferente. Sofri agressão física e tortura mental e desenvolvi esse transtorno. Fugi pras drogas por anos. Luto desde 2020 pra me manter a abstêmio. O principal motivo das recaídas são as crises dissociativas. Eu sinto dissociação da percepção corporal, ambiental, rigidez muscular, pensamentos intrusivos enenhuma posição é boa. Recentemente, eu reencontrei uma grande amiga da juventude que é psicanalista e ela está me ajudando. A principal luta é exercitar o raciocínio de que não importa o que me aconteceu, o que importa é a interpretação que eu dou pra isso. Não gosto da TCC. Embora seja membro dos narcóticos anônimos, eu a acho super cafona. Eu frequento o NA mais pra exercitar a humildade e me reconhecer TB como um adicto. No meu caso, o choque cultural foi apenas um gatilho e a tortura um presente da vida pra me fazer uma pessoa melhor. Fiquei mto grato pelo vídeo e me identifiquei com o TDI. A espiritualidade sem fanatismo me parece ser a única saída.
tenho isso , minha personalidade quando to em um meio social, as vzes to retraido com pensamentos.infantis e negativos, de repente to espontaneo, com ideias maduras e condizentes com minha idade, meu tom de voz é alterado, é de introspectivo pra extrovertido em minutos o meu estado de consciencia de altera tbm, a realidade as vzes é apagada, derrepente o peso da realidade ao redor volta a tona, e as bzes ela some e fico sem ter dissernimento ond estou, oq estou fazendo, ou identificar realidade e o local em que me encontro
eu passei por varios eventos bem negativos no passado e acabei desenvolvendo 5 personalidades, foi bem complicado no começo mas com o tempo a gente se acostumou e desenvolvemos um sistema pra dividir o controle com cada um, costumamos usar aqueles bloquinhos de notas pra relatar ou comunicar com os outros
Eu já me senti como se não soubesse realmente minha identidade. Atribuo ao stress causado por problema familiares e tbm profissionais. Muita sobrecarga e pressão. Hoje graças a Deus me sinto bem, apesar que problema sempre teremos. Não tem como fugir
Eu me esqueci do meu pai após a morte dele. Não tenho lembranças da minha convivência com ele. Reagi a morte dele como se nada tivesse acontecido. Só quando recebi a notícia que tive um susto. Logo depois, fiquei calma, e muito distante do acontecimento. Eu não vivi o luto. Perdi sensações. Me lembro muito pouco do meu passado. É como se parte da minha vida tivesse se perdido. É assim que me sinto. Eu sinto falta das minhas memórias. Não me lembro do que fiz poucos dias antes. Só vivo o.dia presente, o resto fica longe. Não sei mais o.que fazer pra retomar a minha vida normal e ter minhas lembranças novamente.
Eu me sinto exatamente assim como , parece que esse texto que vc escreveu, até foi escrito por mim . Não estou aguentando mais, pois isso me gera muita ansiedade e pânico, a tempo estou na luta pra ficar bem e nada . Tá difícil de continuar nesse mundo . E você, ficou bem ? Melhorou?
Sei que o comentário tem 1 ano mas eu gritei quando eu li. Com a morte do meu pai foi a mesma coisa. Eu tenho TDI à propósito. Minha mente deletou completamente ele da minha memória e quando eu vejo fotos dele eu fico "ah, então ele é meu pai". É a primeira vez que vejo alguém relatar a mesma coisa que eu vivi, achei que eu era um monstro por minha mente ter feito isso. Quanto às memórias, me sinto da mesma forma. Agora é fim de junho e por causa das dissociações eu sinto que ainda to em fevereiro.... é foda. É como se eu não tivesse vivido esse ano. Nem os ultimos. Nem minha vida inteira kkkk. É complexo. Enfim. Eu sei que é foda dizer isso, mas obrigada por seu comentário, eu realmente me sentia muito mal por não lembrar do meu pai, e saber que eu não sou a única, de certa forma, me fez sentir melhor.
Eu me esqueci de 90% das coisas que aconteceram quando familiares faleceram. Tenho somente flashs do que aconteceu. Tb sinto como se eu estivesse me olhando de fora , como se, de repente, não soubesse como cheguei naquele lugar. Parece que caí de paraquedas em mim. É muito estranho.
Falando sobre esse tema: Transtorno dissociativo de personalidade. Uma coisa que eu achei interessante num filme que eu assisti. O filme Psicose de Alfred Hitchcock. Nesse filme o ator principal Norman Bates ( Anthony Perkins) sofre do transtorno dissociativo de personalidade. Ele comete crimes de assassinato e depois acredita que foi a mãe dele já falecida que cometeu esses crimes. O termo Psycho em inglês tanto pode significar psicose como psicopatia. No caso da Psicose não há um distúrbio de personalidade presente, embora o indivíduo sofra de delírios e alucinações, a sua personalidade ou melhor a sua identidade permanece inalterada. Já no caso da Psicopatia, uma das características desse tipo de transtorno é que o indivíduo não consegue sentir remorso dos seus atos, o que não ocorre com o ator do filme, pois ele sente remorsos e sofre. Portanto, analisando as características desses transtornos mentais não há como enquadrar a doença de Norman em nenhum desses, a não ser no transtorno dissociativo de personalidade. Apesar de um roteiro bem elaborado, o título do filme é equivocado em relação ao diagnóstico correto.
Interessante este assunto " Possessão." 🤔🤔🤔 Grato pelas riquíssimas informações, Drª!!! Bom final de semana!!! Saúde e Paz!!!🙏🙏🙏 Esse " ambienTTEE " saiu com sotaque Paranaense.😂✌
Importantíssimo o assunto, existe muita negligencia na procura por tratamento especializado, a crença em seres sobrenaturais (demônios por exemplo) é uma grande amostra de conhecimento deturpado sobre a área, esse aspecto afasta as pessoas do conhecimento cientifico, as pessoas precisam ser informadas, ótimo ponto 👍
Eu sinto como se tivesse dois lados dentro de mim. Um lado muito controlador, muito explosivo, egoísta. Já o outro muito empático e com uma pessoa muito boa. É exatamente um lado muito bom e outro muito ruim. É como se eu fosse uma Yasmin para cada pessoa. Isso me deixa doida 😮💨
Eu creio que eu tenha não sei se em grau me encontro. Eu já tive por 11 anos de depressão que custei a tomar remédios foi um período difícil na minha vida de 1995 até uns meses de 2006. Depois que eu decidi me tratar fui ao psiquiatra ele passou tofranil eu tomei por um curto tempo graças ao Senhor e o remédio melhorei dos sintomas depois perdi minha mãe achei naquele período que iria voltar a ter depressão de novo e que iria voltar a tomar remédios de novo mas graças ao Senhor eu consegui suportar a dor da ausência da minha mãe não nego que ainda sinto muito a falta dela. Quando ela foi embora ou melhor faleceu eu tive que ficar cuidando da minha irmã que era especial Ela tinha uma síndrome Esclerose Tuberosa e foi o que me sustentou para não cair de novo na depressão, mas agora em abril de 2020 em consequência da doença dela os rins foram afetado e ela em 04 de março de 2020 foi internada eu sofri demais ao ver o sofrimento não me sentia a vontade de ficar distante dela com isto eu preferia ficar 24horas dentro do hospital com ela eu me sentia mas segura mesmo tendo muito trabalho com ela do que quando eu tinha que sair por alguns motivos e deixar ela com alguém da minha família. Na minha mente eu perto dela me sentia mais forte. Quando por duas vezes eu tive que sair eu me sentia angustiada. Ao chegar lá eu me sentia na necessidade de ser forte para até dar forças a ela e o sofrimento que ela estava passando. Tinha dia no hospital em que eu ficava 3 dias seguido sem dormir por conta dos sintomas que a doença dela ocasionou, o médico quando foi visitar que olhou pra mim disse vc não está bem vc precisa descansar procure alguém da sua família para ficar com ela também. Mas a estada dela coincidiu com o aparecimento da pandemia da covid 19 e todos os hospitais ficou muito restrito a entrada de outras pessoas mas em fim ela neste período já estava fazendo hemodiálise E em uma dessas hemodiálise ela teve uma parada cardiorrespiratória no dia 02 de abril ela foi encaminhada para UTI geral no dia 04 de abril de 2020 ela faleceu. Na verdade ela era era como uma filha para mim e com isto eu perdi meu chão. Além da perda física dela ainda estou tendo que lidar com a perda financeira porque a pensão dela dava um suporte. Mas o financeiro eu tenho conseguido administrar porque graças ao Senhor Ele tem me dado saúde para continuar trabalhando e procurando fazer umas horas extras. O meu problema atual é administrar a falta a karlinha a minha bebezona como eu dizia que ela era ou meu anjo que o Senhor pois sobre a minha responsabilidade me faz. Ainda hoje tudo me faz lembrar dela não há um só dia em que eu não lembre dela e isto tem as vezes me feito a sentir os mesmo sintomas da depressão. E voltando ao assunto da perda de memória eu venho observando que estou assim outro dia no trabalho fechei a porta da sala da minha colega e quando fui sair a porta estava fechada com a chave e eu perguntei a ela se ela havia fechado ela disse que não foi ela. Na verdade não tinha sido ela mesmo. Tinha sido eu, mas até hoje não me lembro como eu fechei nem porque eu fechei e isto me deixou muito intrigada porque eu não lembrava de ter feito este ato nem o porque de ter feito. E eu saí da sala dela com uma sensação muito estranha. Desde que a Karla morreu minha vida virou de cabeça para baixo e eu venho tentando administrar trabalhando muito recentemente tive que sair de uma casa que era da minha irmã e que ela deu a para filha dela então de maio para cá eu venho no estresse danado e a perda da Karla o estresse de sair desta casa as pressa me fez ter que trabalhar dobrado para poder ter onde por minhas coisas creio eu que isto também esteja contribuído para está vivendo um novo começo de depressão e as minhas perdas de memória. Foi muito bom ver seu vídeo eu vou procurar um psiquiatra para poder me ajudar. Obrigada.
Vídeo muito claro e bem explicado, hoje em dia, muitas pessoas tomam os transtornos para si, sem procurar laudos. Tourette e TDI, estão se tornando moda.
Eu passei por esse problema duas vezes quando adulta. Em criança talvez, ainda não tenho consciência disso. Tenho memórias de infância as vezes vagas, não sei se pelo tempo e idade que tinha, mas geram ansiedade e angústia quando quero lembrar. E em adulta com 27a passei por um impacto e tive esse problema. Só lembrando tudo após 24 anos quando fazia terapia ( foi surgindo aos poucos, tudo fragmentado) Sofri horrores. Aos 30 anos de idade tive outro, bem semelhante, depois veio a depressão severa que convivo até hoje. Com altos e baixos. Faz um ano e meio que me veio lembranças que tinha esquecido. Também aos poucos e desorganizadas, ainda estou tentando organizar, fatos e datas, mas o sofrimento é terrível. Me sinto lá na época vivendo tudo e só mesmo tempo, sabendo que o momento presente é outro e a certeza de que perdi 30 anos de minha vida, que poderia ter sido diferente. As vezes ainda me sinto culpada por eu mesma ter causado inconsciente tanta tristeza profunda na minha vida e ainda ter causado na pessoa que eu amava. (No momento ainda amo, porque estou vivendo no presente e no passado ao mesmo tempo.
Isso acontece comigo, muitas vezes eu assisto uma série ou uma novela e já não me lembro dos capítulos anteriores. Creio eu que é consequência do uso prolongado do tarja preta Alprazolam.
Com 18 anos eu me dissassociei de mim mesma. Fiquei 12 meses sem olhar me no espelho. Vivia num mundo fechado que afetou minha vida em todos o sentidos principalmente afetivo. Hoje, adulta, tento me reconhecer no espelho, porque na verdade nem me conheço.
Dra, você já atendeu ou viu alguém com TDI na prática? Porque a literatura fala mas esses casos são muito raros, quase nenhum profissional de saúde teve contato. Sou estudante de Psicologia e tenho curiosidade. Se puder responder agradeço!
Muito bem explicado, tenho uma filha que foi Internada no hospital quando descobrimos diabetes aos 12 anos, eu passei 4 dias no hospital sendo 2 dias ela na UTI e depois para semi intensivo, bem, quando ela melhorou voltei para casa pela manhã 5 quinto dia, PEGUEI CARRO FUI DIRIGUNDO CHEGUEI EM UMA CASA ALI FIQUEI *EU NAO SABIA PQ ESTAVA LÁ , DERREPENTE ABRE PORTÃO, SAI UMA MOÇA COM SACO DE LIXO A CAMINHO DA LIXEIRA 5 CACHORROS CORRENDO PARA MEU CARRO LATINDO E FELIZ UMA MENINA NA EPOCA COM 3 ANOS FALANDO PARA MIM OI MAMÃE SAUDADES.😳 EU NAO RESPONDIA MOCA CHEGOU PERGUNTOU SENHORA ESTA BEM, DISSE SIM PQ ? PQ ESTA SERIA, SENHORA PARECE COM.MEDO DOS CÃES NÃO SORRIU PARA KATARINA(MINHA FILHA ) EU PERGUNTEI , PQ SORRIRIA ? AI ELA PERGUNTOU ESTÁ BEM MESMO, ACONTECEU ALGO NO HOSPITAL AGRAVOU PQ SEU MARIDO DISSE QUE ELA (Filha com diabetes) está melhor, Pior menininha dissenso vem MAMÃE SAUDADES pedindo colo. Moça que era nossa secretaria do Lar disse entra tomar suco,, eu disse não POSSO.. ela então uma cafezinho feito na hora depois vc volta no carro. Amo café entrei e vi minha foto com as duas meninas e marido Cachorrada pulando feliz até chorava de felicidade. Tomei café fiquei ali com.moca.perguntando da saúde.dsaude da.minha filha.. Acredite ela chamou.marido só ele..eu reconheci sem saber quem era na.minha vida, Penseinser amigo, ELE.disse vc esqueceu tomar remédio, eu pergunte pq remédio nao tomo remédio algum , ele disse toma sim.para nao passar doença para vc que estava no hospital para proteger vc doenças e só hj, vc sai do hospital esqueceu tomar lá, ai tomei achando que era regra do hospital pq de lá eu sabia ter saído. Na verdade ele deu uma calmante da irmã dele apaguei quando acordei no dia seguinte entendi estar em casa. Muito doido Muita coisa não. Lembro escutei.o.que..ambos marido.colaboradora.do.lar relatou... lembro.pouco só o que relatei aqui Foi trauma por ver minha filha UTI ao descobrir diabetes juvenil, Paro por aqui pq só de.lembra foi MUITO.
Muito obrigado pelas informações e conhecimento que nos transmitiu. Você me ajudou muito para um trabalho que estou preparando sobre TDI. Já me inscrevi no seu canal para continuar me enriquecendo de conhecimentos. Grande abraço!
Fui diagnosticada com TDI. Tem dias que é normal...mas em outros é um inferno. Tem dias que nem sei o que fiz, as vezes semanas....só sei quando me falam o que houve. Algumas vezes consigo me "assistir"..como se fosse um sonho, um filme.
E diferente de uma personalidade fragmentada, dadas circunstâncias, em função do stress, etc independente de gatilhos, você pode apresentar uma resposta emocional. E alegria, tristeza, decepção, etc fazem parte. Sendo exagerados é que é esquisito.
esses dias tá sendo uma luta, quando criança era eu mesmo a partir dos 12 anos tudo mudou não lembro muito dessa época e hoje em dia com todos os traumas não saber o estopim de tudo é oq mais fode, sempre fui sozinho e hoje não consigo ter habilidades sociais oq me faz isolar do mundo, só que cheguei no meu limite não estou mais curtindo essa vida, é uma agonia muito estranha viver uma vida que não gosto mas não conseguir muda-la, não sei quem sou, qual minha personalidade sempre escondi isso de todo mundo, isso tudo é só o pouco que passa na minha mente o mundo real tá sendo bem mais fodido, tudo que queria era um abraço e me abrir com alguém que confio mas nunca tive essa oportunidade mas enfim um dia de cada vez.
Esse vídeo apareceu aleatoriamente no meu feed e eu to com uma crise de ansiedade enorme agora, um monte de coisa voltando a tona na minha cabeça, bizarro!
Gostei do conteúdo. Fiquei com uma duvida: Entendi que há uma diferenciação nas personalidades como você explicou, mas há uma evolução? Alguma personalidade pode evoluir? Surgir como uma criança e ir amadurecencendo e se enxergando envelhecer, como a personalidade real ou principal. Ou estagnam em uma persona inutável?
Na verdade o que ocasiona não importa mas sim porquê tem pessoas que sofrem esses traumas e não sofrem desse transtorno de personalidade. Como pode alguns ficarem loucos e outros não?
Eu conheço duas pessoas que tem. Mas elas não acredita que elas tem. Elas acham que é entidades e acredita na religião espírita.😂😂😂 E isso é um grande problema para a relação interpessoal.
Edição: OSDD 1-B, não TDI Sou diagnosticada com TDI porém minhas personalidades se manifestam sem me dar apagões, eu tenho amnesia dissociativa volta e meia porém nem sempre, minha personalidades fazem meu estado de humor e meus traços de personalidade, além dos meus gostos, estilo, gênero, sexualidade e hobbies. Porém eu conservo a consciência nas trocas me deixando sempre muito confusa e me dando volta e meia uma sensação agonizante de não pertencer ao meu próprio corpo, desconforto dentro da minha pele, dores de cabeça e calafrios. Como moro numa cidade pequena no Norte do Brasil, meus terapeutas nunca lidaram antes com alguém assim, então o tratamento ainda é bem lento e de muitas descobertas bem gradativamente.
Eu sinto tudo isso, também moro em uma cidade pequena e já o meu médico disse que nem a NASA resolve o meu problema, me diagnósticou com transtorno histriônico 😔
Doutora, minha paciente tem 17 anos e relatou na primeira sessão que sente dor de cabeça bem na região do córtex pré frontal, ela aperta bem as mãos e balança muito as pernas, aperta os olhos e também gesticula com os ombros, sente tremor e aperto no peito, disse que quando isso acontece ela sai do lugar onde estar e vai pra um outro sem saber do que está fazendo, não lembra como chegou naquele outro lugar, ela percebeu que isso começou quando tinha 11 anos de idade, tem sensibilidade em relação ao barulho e também em lugares que tenham muita pessoas, falou que isso a incomoda muito e por esse motivo procura lugares isolados como o quarto e o banheiro para ficar sozinha longe de tudo.
Eu não lembro de alguns episódios da minha vida , da infância, da adolescência, e alguns episódios da vida adulta , as vezes tenho sonhos … me sinto estranha , queria lembrar e não consigo
Eu tenho transtorno dissossiativo eu esqueci do meu nome de onde estava pra onde eu ia o que estava fazendo e isso vem acompanhado com um grande vazio a mente fica vazia. Comecei a passar por isso depois de qui vi meu filho quase morrer em um acidente.
Eu conheço uma pessoa, mas ele se suicidou ,Ele vivia achando que ia ser traído ou que tava sendo traído, uma suspeita sem nenhuma prova fez ele perder o juízo é sair fora de si ,como se estivesse possuído é suicidou, Ele teve uma vez outro gatilho que foi parecido, Ele pensou que sua esposa estava o traindo por estar conversando com um homem ,sem pensar ele agrediu o homem ,é saiu pelas ruas desorientado ,chegando em casa Ele se enforcou, mas a esposa o salvou da forca quando ele acordou ele disse que não se lembrava de ter se enforcado é só lembrava que foi em 3 bares e todos estavam rindo dele , cochichando é o chamando de corno ,acredito que Ele teve um surto psicóticos ou esse outro trastorno aí citados.Mas como a doença mental é tabu ,infelizmente uma vida foi perdida .
Assisti há mais de 20 anos a um filme chamado “As três faces de Eva”, que falava sobre o tratamento duma mulher com TDI (na época se dizia múltiplas personalidades). Este ano vi um documentário no TH-cam dizendo que o filme foi baseado numa história real e que a mulher tinha mais de 30 identidades. Muito complicado e fascinante ao mesmo tempo!
O uso de cabanis provoca o TDI, desrealizacão, infantilização e processão. Atendi pessoas usuárias crônicas de drogas e que apresentavam esse transtorno
Eu realmente admiro quem consegue diferenciar os transtornos e doenças psiquiátricas de modo geral, tantas nuaces, como difereciá-las? Fácil mesmo seria dizer que a pessoa está ansiosa ou depressiva, porque se encaixaria em muitas situações.
O transtorno é uma disfunção da atividade cerebral,que pode afetar muitas coisas (humor,raciocínio..);a doença tem uma causa definida,que tem como saber a origem por meio de exames.
Cada vídeo que eu vejo eu já acho que tenho tudo. Mas até o momento só fui diagnosticada com transtorno misto.
@@kellypessoaa Verdade, isso pode acontecer. Mas procure não se apegar ou se rotular com uma doença ou transtorno, o que importa no fim das contas é um profissional que dê um tratamento adequado.
@@kellypessoaa quando comecei a estudar psicologia, uma matéria que falava dos transtornos de personalidade me fazia chorar todos os dias pq eu via ali alguns traços meus em cada um deles, mas agora dou risada disso. Quase todos os meus colegas dizem isso. Não me formei ainda, porém. Ainda deve estar por vir mais coisas🙂
É só inventar qualquer coisa e falar com convicção.
No começo da década de 80 eu perdi meu namorado em um acidente de automóvel. Eu estava de férias do trabalho quando aconteceu e não fui encontrada para que me comunicassem o fato nem os horários de velório e enterro. Quando voltei de minha viagem recebi a notícia de sua morte como um soco na boca do estômago. Eu me lembro que não chorei. Peguei a chave do carro e saí dirigindo. Moro no centro de São Bernardo do Campo. Quando dei por mim, estava quase em Osasco. Nunca tinha ido para lá. Procurei um posot de gasolina, me recompus e voltei para casa.
Sou psicólogo humanista e estou com uma paciente TDI estamos avançando significativamente com o processo de uma visão existencial e fenomenológica aliada a psiquiatria, mas admito que é uma experiência singular , desafiadora mas muito construtiva.
Eu sinto q eu sou outra pessoa, me comporto como várias pessoas diferentes e penso diferente tmb, só que eu tenho consciência disso, tipo eu sei oq tô fazendo, sei onde eu tô, so não consigo controlar quando sinto q tô agindo estranho sla, isso é confuso, pq c isso tiver nome então tem um motivo pra mim ser assim, porém c não for nada, é pior ainda, pq é como c eu só fosse idiota mesmo 😔
Olá Fred, vc atende em Sp?
@@alexpadilha9941 Sou assim, tipo é como se minha opinião mudasse do nada e ajo diferente do normal e me sinto estranha,eu n sei quando vai acontecer nem quanto tempo vai demorar mas acontece, é como se por um tempo n fosse eu no meu corpo mas eu fico totalmente consciente do q faço só n controlo minha ações.
@Natália Otani Como foi? A personalidade dela era muito explosiva e/ou depressiva ou ela é tão diferente da sua filha que te chocou?A sua filha lembra da conversa?
Só responde se vc se sentir confortável, n quero ser invasiva.
Por favor me ajuda olha tem horas que tô em lugar derrepente eu apago e tô em outro.
Meus amigos disse que tem horas que tô calmo demais,ou uma criança demais.
Isso começou ser mas forte depois que perdi meu irmão. Tem horas que eu NN sei o que é isso e ficou medo e me afastou dos meus amigos por causa disso.
Faz três anos que meu irmão meu morreu isso ficou mas forte mas dês de pequeno meu sempre falava que NN me amava me batia e lembro pouco daquele tempo só lembro de algumas coisas.
Eu eu NN acho nada de estranho em mim mas meus amigos disse tem horas que nn sou eu e parece outro .
O que eu faço ??
Sou diagnosticado com transtorno dissociativo de personalidade, tenho apagões e já faço tratamento há 2 anos... As vezes é muito difícil conviver com a incerteza de não ser quem vc acha que é e nunca ter confiança nas coisas que acontecem ao redor...
Sinto muito por vc ;-; 🤧
Compartilhamos nossa convivência c o transtorno aqui no youtube. Se quiser ver la o canal eh bem vinde
Nossa eu sou assim tipo tive o apagao 3 vezes uma me perdi no centro deu um apagão outra esqueci o filho no meu colo 3 achei o dinheiro na minha mão muito pequeno a nota em papel. O que voce acha? Sera que é isso?
Como saber qual é a personalidade principal?
@@CIDASANTOSOFICIAL29 tente ir em um psiquiatra
Passei por tudo que vc disse na infância,ainda fui deixada com minha avó com 6 anos de idade para estudar pois meus pais moravam num sítio, tive na infância todos os traumas , me senti abandonada por ter ido morar sem minha mãe , chorei muitos anos até aos :12 ano tive um trauma tão forte que eu não aprendia , nada , nada entrava na minha mente , tive um bloqueio, minha mãe me colocava nas melhores escolas , aulas particulares, não sei como completei o segundo grau, daí fui fazer o magistério foi onde eu fui feliz por um tempo, pois logo casei!!! Mas na minha alma e no meu coração estava o dom de ensinar eu coloquei uma lousa enorme na fazenda e ensinava todos os filhos de piões a ler e escrever!!! Não separe os filhos das Maēs só se for por violência doméstica Mãe é tudo na vida❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Oh querida!Que bom que você converteu em bênção para outras crianças,a sua experiência
Os pais fazem isso pensando fazer o melhor mas a verdade e que o filho quer ficar com a mãe mesmo nao importa onde seja.
Nem toda mãe é uma mãe de verdade !
Pior que isso é não ter uma mãe.
Parabéns pela sua superação. No.meu caso sai de minha mãe e fui morar com minha avó. Foi muito bom .Eu a amava e sofri quando ela morreu.Minha avó foi a pessoa que mais me amou
Eu tive dissociação até meu cérebro resolver me contar que houve abuso na infância. Cessou quando veio à tona, durante uma sessão de terapia. 2 anos e meio para chegar na catarse. Eu chamava de "Sensação de Nuvem", eu sentia como se meu corpo se desfizesse, realmente fragmentasse em partes transparentes. Como se houvesse uma levitação desses fragmentos. Até escrevi sobre isso em meu instagram. Eu era só um bebezinho. O EMDR me ajudou muito a preparar meu cérebro para contar sobre essa dor tão escondida.
.
.
Meu texto que fez minha psicologa entender certinho como eu me sentia:
.
Eu paro, e perco o tempo. Meu corpo se desmembra e descola em partes iguais, com estados diferentes. A Alma, a Alma não sei em qual parte fica. Porque eu não sei em qual comigo eu fico quando transpasso. Só sei que olho mas não vejo, que ouço e não escuto.
Confiro a vida em duas goladas de café com leite, pelo doce enjoativo, há vida.
Eu não sei em qual comigo estou vivendo, porque os comigos aqui estão tão internos nos seus mesmos que não se querem mais, e estão pretendendo se separar. É isso?
Será isso? Vivi tanto a ponto disso? Os comigos que divido estão tentando saltar para fora para usurpar um papel social ou querem apenas mostrar que querem um pouco de café? Cada comigo quer um gole de café? É isso? Eu não sei.(...)” .
.
Doutora acho importante a senhora frisar que as pessoas tem que procurar um médico e não fazer auto diagnóstico... Muita gente aqui dizendo que tem transtorno dissociativo e acredito que a maioria não tem a mínima ideia do aprisionamento que é,da angústia e do prejuízo que é para a vida da pessoa esse transtorno.
Ela sabe disso, é recomendado para todos, ela só está explicando o que é o transtorno dissociativo
Sabe sim, por isso esta conseguindo entender o que esta havendo com ela, e obvio que ela vai proucurar ajuda com psiquiatria, mas estar consciente do seu eu e olhar pra dentro encherga coisas que antes não entendia bem o porquê, é o primeiro passo para buscar ajuda de um profissional, ja ao contrário de muitos que não é consciente não estuda os transtornos e não busca se conhecer elas vão em qualquer psiquiatria e os mesmo nem veem certos transtornos, só prescreve um anti repressivo e tudo certo,
Concordo
Vim pós fantástico. E aqui ta muito bem explicado e entendido por mim. É isso!
Eu pesquisei pelo nome do disturbio e tem um monte de pessoas que sofrem, inclusive uma das entrevistadas falando das várias personalidades. Passada que eu não sabia desse transtorno como doença, achava que eram episódios sintomáticos de esquisogfrenia ou algum outro, pq estou sempre me atualizando. A mente humana é realmente SURPREENDENTE!!! Fiquei com pena pq ser bipolar já é uma barra, imagine ter 20, 30, 50 personalidades num cérebro só!
Tbm vim depois do fantástico
Eu também vim pós Fantástico.
pois saiba que a moça do fantástico não tem diagnóstico de psiquiatra nenhum. ela simplesmente "estudou" leu na internet e disse que tem.
@anasoares0708 sinto em lhe dizer, mas é uma variação dentro do mesmo transtorno. então sim, o vídeo fala sobre a mesma coisa.
Eu tive essa amnésia quando minha filha nasceu prematura e a forma como me falaram que ela tinha nascido com um problema me deixou em choque. Não reconhecia nem a minha mãe. Depois foi passando mas muita coisa do passado ainda está em branco pra mim, da minha época de faculdade antes do parto, por exemplo. Já encontrei amigas que me mostraram fotos minhas e simplesmente não lembro do momento. É estranho. Só tenho alguns flashes dessa época, que foi boa. Traumático foi só a notícia mesmo. Abraços.
Isso me aconteceu também quando tive minha filha prematura...os primeiros dias fiquei fora de órbita não conseguia associar as informações parecia que eu não era eu , nao conseguia nem prestar atenção nas explicações dos médicos... muito estranho
@@leticiadeoliveiranunesseve1452 Nossa! Eu também fiquei assim quando minha filha nasceu. Ela nasceu prematura e eu falo que fiquei em standby. Parecia que eu não era eu. Lembro de algumas coisas como um flash, fiquei bastante tempo internada depois mas não tenho muita noção de tempo daquele período. Eu achava que foi por causa da doença (tive preeclampsia seguida de síndrome de hellp). Mas assistindo e vídeo e vendo vocês falarem então acredito que foi mais um evento emocional do que físico.
@@viacolorida eu tbm tive pre eclampsia...e acho que tudo piorou pq aconteceu isso ano passado na pandemia e tive que ficar internada sozinha...foi horrível
@@leticiadeoliveiranunesseve1452 Pode ser. Ficar sozinha depois disso tudo é ainda pior. Eu também fiquei sozinha pois havia mudado de país e, como o parto teve que ser muito antecipado, não deu tempo dos meus pais chegarem. Além da difiduldade inicial com a língua eu fiquei sozinha muito tempo. Quando começou a pandemia me lembrava muito dessa época e sentia muito pelas mulheres que tiveram filho nesse período. Você está bem agora?
@@viacolorida agora sim graças a Deus...minha filha está com 1 ano e meio graças a Deus tudo aquilo passou
Fui diagnosticada com transtorno dissociativo entre outros transtornos devido a abusos que vivi em um relacionamento que vivi por anos. Com ajuda de terapia e acompanhamento psiquiátrico eu obtive melhoras. Pelo menos com relação a minha personalidade eu tenho conseguido me reconectar. No começo não sabia oq estava acontecendo, já que comecei a criar outra pessoa e fui me perdendo de mim sem que eu percebesse. E quando me dava um estalo, tinha crises de TAG, pânico e que desencadearam depressão. Eu não tinha controle sobre as decisões e comportamentos, era como se fossem duas de mim, e essa outra foi criada se acordo com oq vivi. Mas quando estava sozinha eu voltava a ser eu
Você fez terapia cognitiva comportamental?
Caramba, me sinto de forma semelhante
O que vc fez pra fica boa
Qnd tive Transtorno do Pânico passei pela desrealização/despersonalização mas esse sintoma vem da ansiedade msm, agr que tratei nunca mais tive. Confie na medicação, confie nos médicos na terapia que em breve vc vai estar bem melhor que antes de desenvolver esses transtornos, sucesso pra nós 🙏🏻🙏🏻
Isso durou quanto tempo?
Passei por tudo isso. E foi cumulativo. Nem falava mais direito (parecia que tinha um ovo na boca, extremamente crítico, debochado, e foi evoluindo). Azul de metileno, CBD e meditação ajudaram muito. Metilcobalamina e magnésio também. E não é você lembrar quem você é, há uma ruptura da personalidade mesmo, uma persona adequada para cada situação. É doloroso, mas ter coragem para viver as dores, perceber e viver que a dor passa, não temer a dor (desapego da dor), permitir que as emoções fluam. Ajuda muito
@Kevin Spider canabidiol sim. Associado a doses muito pequenas de thc às vezes. Drogas alucinógenas foram usadas para tratar traumas na guerra do Vietnã. Mas os efeitos positivos são de curta duração. Já o canabidiol suprime surtos psicóticos e alivia dores emocionais.
@Kevin Spider Se vc fala do CBD, a medicação não é extraído da cannabis sativa "maconha" ( q tem + de 95% de THC ), e sim do "primo careta", o CÂNHAMO, que tem + de 99% de CBD, e menos de 1% de THC. 😉
@@suriaseixas Cara da onde você tirou isso????? THC,CBD todos vem da Maconha! São apenas 2 dos vários canabinoides que tem na planta
@@caiobriggs95 De vários lugares, inclusive dos fabricantes dos q uso ( Full Spectrum), e sim, há uma série de canabinoides presentes nas medicações: mas o CBD em especial, é bem mais abundante no Cânhamo. Aliás, a palavra "Maconha" é um anagrama de "Cânhamo", rsrs.
@@suriaseixas CBD pode ser sintetizado (bioidêntico), pode ser isolado do extrato de qualquer cannabis. Originalmente eram três famílias sativa, indica e ruderalis que eram usadas para os mais diversos fins, desde óleo para lamparina, resina para vedar juntas nos cascos de barcos, fibras para produzir cordas, tecidos (velas), e na Jamaica (que são negros descendentes de etíopes hebreus) para melhorar a visão a noite para a pesca. Mas hoje há muita hibridação (cruzamento entre espécies) e os percentuais dos diversos canabinoides varia muito entre espécies. Os canabinoides estão presentes na resina das flores (fêmeas) e as que tem mais thc tem entorno de 25% da composição, Canabidiol também varia podendo chegar a 25%. Até hoje ninguém compreendeu muito bem a ação de todos os canabinoides (acho que em torno de 200), mas já sabemos que altas doses de thc sem sua contraparte de CBD nas mesmas proporções disparam surtos psicóticos. O CBD é um poderoso anti inflamatório, anti espasmódico, ajuda no controle de cânceres, e anti psicótico. O uso terapêutico depende das proporções dos diversos canabinoides. Na Europa (Dinamarca), Canadá, Nos EUA (Colorado) a venda é controlada é legal e as proporções dos principais canabinoides é descrita. Não recomendo o uso de qualquer substância psicoativa por menores de 18 anos, a não ser como terapia. Provavelmente vai prejudicar seu desenvolvimento cognitivo e neurológico. Tanto faz maconha, álcool, cigarro. Depois dos 20 em doses moderadas e ocasionalmente pode inclusive trazer benefícios. E a produção dos óleos sempre dosa os canabinoides. Também existem pomadas. Mas atualmente tem muita gente produzindo ilegalmente maconhas muito potentes, as vezes com adição de amônia, e outras substâncias que fazem um estrago imenso.
Às vezes sinto que eu tenho várias personalidades. Gostaria de saber que tipo de transtorno é esse. Já tive amnésia uma vez. Às vezes crio uma realidade no meu mundinho e me isolo da realidade do mundo lá fora. Acredito que foi resultado de décadas de bullying nas escolas e traumas em relacionamentos com homens narcisistas e abusivos.
Comigo é da mesma forma. E já percebi que isso acontece por causa de traumas na infância. Eu queria ser tudo, menos eu. Acreditei que ser eu era ruim, porque as pessoas estavam sempre me podando, dizendo que eu não podia, que eu não era capaz. Então me transformava em um personagem onde eu era aceita. Tanto que eu vivi de ser cover na adolescência e eu era uma cover que vestia identicamente a personagem. A ponto de ser parada na rua, de ter fãs, de receber presente, cartinhas... No meu inconsciente gerou um “se eu for por esse lado as pessoas me aceitam”, só que quando fiquei adulta me perdi na minha própria identidade porque não sabia quem eu era de fato. O impacto emocional foi tanto que hoje tenho amnésia de muitos fatos principalmente recentes. Hoje em dia sou diagnosticada com transtorno misto, mas vejo que tem muito caroço nesse angu ainda e que preciso descobrir. 🤣
Bem vinda ao clube
todo mundo tem "varias personalidades" essa coisa de a pessoa ter uma só personalidade é coisa de filme.... ninguém é igual um personagem de a turma da Monica
@@user-jf8wh6ei6b acredito nisso também por experiência
Eu n sei se crio realidades, mas crio "mundos" dentro da minha cabeça e vivo neles, criando histórias, como se a vida "verdadeira" n existisse.
tenho um amigo que sofreu com TDI e conseguiu com terapia a longo prazo administrar muito bem as crises! Hoje em dia não sofre mais
Pra quem quer entender na pratica esse transtorno
.. Recomendo o filme identidade (2003), vc vai entender peerfeitamente.
Eu AMO esse filme!
Obrigado vou assistir
Talvez meu caso seja memória ruim mesmo kkk.
Mas antes do 7 anos, minha mãe me disse que eu era muito alegre, falante e nem um pouco tímida, e o mais esquisito, extremamente vaidosa. Depois, ela disse que mudei radicalmente, fiquei tímida, medrosa e odiava vestir vestidos ou arrumar o cabelo. Eu lembro de ter sido abusada pelo meu tio quando tinha 6 ou 7 anos, mas a descrição da minha mãe não. Já com 20 anos tive um relacionamento violento. Lembro de que apanhei e sofri muito. Mas não lembro como eu era antes disso rsrs. Meus pais e irmãos me dizem que eu era muito boazinha, responsável, estudiosa, calma, paciente, não se exaltava ou tirava brincadeira. Agora eu só sei q mudei pq me falam. Não tenho foco, mas estou me esforçando pra me concentrar. Acho q sou normal. O que mais escuto hoje é que eu sou má e grosseira rsrs. Não acho que seja rsrs
Não sabia que isso existia, não lembro de praticamente quase nada da infância, adolescência, vida de casada tbm, ate coisa mais recente, fico até com vergonha quando me perguntam das coisas, as pessoas não acreditam, foi bom saber disso, agora me entendo mais
Que bom assim você não tem sofrimento do passado 🥰🥰🥰.
Eu sou assim tbm, mas coisas q marcaram não esqueço...
@@estacaodark Eu queria não lembrar de nada 😊😅.
@@rafaelaernst4392 kkkkk, eu acho ruim pq atrapalhou minha vida, principalmente estudos..
@@estacaodark As emoção são muito importantes para mim , nós vamos conseguir vencer 🥰.
Há de se fazer um levantamento de todo quadro, e planejar uma estratégia de tratamento. Não há porque fazer uma terapia antes de se estabelecer minimamente condições do cérebro de operar bem. Psicotrópicos deveriam ser usados inicialmente, em doses adequadas, desentoxicacao, nutrição, sono, e acompanhar a evolução da pessoa, e adequar as terapias. Importante que o psicanalista ou psicoterapeuta reconheça naquele ser sua identidade, mesmo que fragmentada, e dar apoio e suporte para acessar, viver e deixar ir as experiências traumáticas. Acredito que hoje já tenha superado a pior fase. Muito disso elaboro, não só a superação das experiências traumáticas, mas a reintegração da personalidade, durante o sono. Se sentir protegido por Deus, uma força superior, misteriosa, impessoal, amorosa, ajuda no tocante a um ambiente onde estes processos se dão. Num nível consciente e inconsciente (aí entra a fé)
Eu tive uma crise de pânico muito forte induzida pelo consumo de um bolo de cannabis que me deixou totalmente dissociado por 6 meses. Eu tinha quadros fortíssimos de despersonalização e desrealização diários e a todo instante, bem como aminésia dissociativa. Eu olhava minha fotos de alguns anos atrás e não lembrava de nada, parecia que nunca havia vivido a situação. Agora depois de 9 meses estou bem melhor e finalmente voltando ao normal.
Sempre gosto do seu esclarecimento. Excelente profissional. Sua explicação me fez refletir sobre minha vó e também em minha mãe. Ambas apresenta esse tipo de amnésia, sendo que minha vó hoje é acamada após ter sofrido dois AVC e minha mãe observo que ela ás vezes está fora da realidade. Acredito que muito se deva aos traumas vividos onde ambas tiveram péssimos maridos e tiveram que lidar com doenças graves durante toda suas vidas.
9
Bizarro, já experimentei essa sensação duas vezes depois de crises graves de pânico, é desesperador demais não se reconhecer, pensei q nunca ia passar, mas passa 🙏🏻
Pra mim nunca passa
@@jessica-bs4kn vc disassociou?
Sério mano passo? To assim 8 anos dps de uma crise de pânico
Teve uma vez que me deu troca de personalidade subitamente. Minha psiquiatra me deu 100 mg de Quetiapina para evitar internação. Pois eu poderia ficar naquela outra personalidade e não voltar. Só que no meu caso era a parte esquizo do meu transtorno mesmo e consegui voltar ao normal. Realmente não sei com que frequência uma pessoa com Dissociação De Identidade tem as trocas e gostaria de saber se o tratamento é com anti-psicóticos.
@@MiaPaboplanesSantos Interessante e triste ao mesmo tempo, espero que tudo esteja bem com voce, no meu caso foi bem mais leve e precipitado por crise de ansiedade, mas acredito eu que pra quase todos os casos, situaçoes de estresse precipitam esse fenomeno e também acredito que o tratamento seja feito com anti pisicoticos em casos graves, pergunte tudo para seu psiquiatra e nao se baseie em informaçoes da internet
Dra faz por favor um novo vídeo sobre DESPERSONALIZÇÃO e DESREALIZAÇÃO.
Up, necessitoo
Dica raramente vista..
Para o controle e cura das emoções descontroladas, foque no coração, é lá que está sua riqueza do seu eu, sua identidade, seu poder interno, sua essência, incrivelmente é esse órgão que controla e comanda o cérebro e o corpo todo, por falta de conhecimento muitas vezes focamos na periferia que é mente racional..
E outra pra suprir nossas necessidades internas buscamos e focamos no externo, criando a ansiedade querendo obter o controle do lado de fora, isolando o nosso poder divino que é o coração..
Pra vencer a ansiedade, o antídoto é o amor, muitas pessoas buscando desesperadas curas externas e drogas, sendo que a cura é interna, localizado no coração..
Algumas partes do livro (vencendo o Pânico sem uso de drogas).
Eu tenho amnésia dissociativa, diagnosticada a 2 anos, mas tenho alguns traços e sintomas parecidos com TDI, percebo o problema desde a adolescência, até mesmo porque não consigo lembrar da minha infância. É algo realmente desafiador para o paciente e familiares.
Também não lembro da minha infância, tenho possibilidade de diagnóstico de tdi
Ouvir a dr Maria Fernanda é um prazer e uma aula 👏👏
Cheguei aqui através de um livro que a princípio era um thirller e acabou se desenvolvendo o narrador com esse transtorno, amei a leitura e a explicação, que ajudou a entender ainda mais sobre... obrigada !!!
Eu tenho problemas a mais de 11 anos já me deram diagnóstico de esquizofrenia e por último de bipolar mas vendo seu vídeo já tinha me identificado muito com aquele filme fragmentado mas o que você disse aqui nesse vídeo me deu uma visão melhor do que passo a próxima vez que falar com psiquiatra vou pedir por um tratamento para TDI a anos tomavtomate remédios que não era e nem fazia efeito nos problemas que tinha
Eu não me lembro de ABSOLUTAMENTE nada da minha infância, e tenho apenas fragmentos de memória partindo dos 9 até os 16, depois disso tô tranquilo lembro de quase tudo o que importa.
Obrigada pelo vídeo esclarecedor.
Sou psicóloga e estou com um paciente TDI.
Eu tive, ano passado no dia 07/04/20. Eu já vinha sob uma situação de extremo estresse, estava tendo um problema familiar, tive um agravamento desse problema familiar nesse dia. Eu me lembro de ter tomado café da manhã, logo depois eu me lembro de ter ocorrido estopim, eu fui até o local de trabalho do meu ex, o que já não era um comportamento típico meu, nós brigamos e isso piorou, daí em diante eu não me lembro de nada, passei 3 dias sem saber onde eu estava, quem eu realmente era, no dia 07 meu relógio marcou que eu andei pela cidade percorrendo 40km, eu fiquei com os 2 pés cheios de bolhas de sangue, eu só sei por onde eu andei por causa do relógio. Só no terceiro dia foi que eu comecei a voltar para a realidade e infelizmente o trauma foi tão grande que eu não consigo me lembrar. A solução foi romper com esse relacionamento que só me trazia desgaste emocional! Eu ainda fiquei com um 'deley' por um tempo, esse ano eu consegui romper com essa pessoa e eu estou melhor. Mas ainda sinto que não estou 100% depois desse episódio.
Eu fico encantada como pode uma pessoa ser tão linda , inteligente e sabia como essa doutora?! Por mais que eu busque conhecimento essa sede de compreender meu comportamento e minhas ações nunca serão corretamente interpretadas por mim. É difícil encontrar um terapeuta/psiquiatra que possa me ajudar a me compreender😍🌹
Vivi e ainda tenho alguns episódios mais raros desse quadro de bloqueios e distanciamento onde eu vejo e escuto tudo que está em volta, mas, fico travada e sem conseguir reagir ou interagir... é como se eu estivesse assistindo a um filme.
E em algumas situações dessas a minha memória sobre o acontecimento fica bloqueada.
Na minha adolescência, muitas vezes meus pais eram chamados para questionarem ou sugerirem que eu estivesse usando alguma droga.
Mas, na minha família que via isso acontecer desde que eu era criança, eu era chamada de desligada, desatenta, distraída...
Eu perdia objetos ou deixava cair sem me dar conta ou lembrar do que tinha acontecido.
Eu amo a psicologia e a psiquiatria.. Fui diagnosticada com TAB e TDAH, mas irei procurar uma segunda opinião, pq alguma coisa eu tenho mesmo, isso é certeza! Eu amo todos esses assuntos, amo conhecer cada detalhe, cada assunto, cada mente, o que se passa!
Obrigada doutora,tem me ajudado muito sem precisar pagar caro.
Quando eu recebi a notícia do médico, que testei, positivo,pra covid, dai não lembro de mais nada,passei um dia inteiro,em um hospita, antes de ser, transferida,pra UTI, onde fiquei entubada, por 14 dias, as 3h da manhã, fiz chamada de vídeo com minha família, mandei áudio não lembro de nada absolutamente, até hoje três meses depois, se não tivesse, os áudios, fotos que mandei não acreditaria.
Já viu falar de shifting ???
Fui diagnosticada à 4 anos com TDI. No meu caso, as "personalidades" são desencadeadas por estresse e traumas. Quando uma das personalidades aparece, eu não me lembro do que aconteceu, só fico sabendo depois através das pessoas que convivo. Às vezes é a personalidade do meu eu criança e em outras, uma mulher vulgar. Não tenho um controle pra isso e as vezes duram dias ou apenas horas. Quando "volto" a ser eu mesma, me bate um cansaço emocional e mental tão grande e enxaqueca e passo dias com crises de ansiedade. Desconheço o motivo do porquê não me lembro quando as personalidades aparecem... Me dá um apagão. Sou acompanhada por uma Psiquiatra, mas infelizmente, nunca tive sorte com terapia com psicólogo que entenda meu caso, até hoje. Sei que preciso fazer terapia, mas me sinto incompreendida por eles.
Isis Danielle não desista, busca uma terapeuta de EMDR que ela possa te ajudar.
Quem veio depois do fantastico? Rsrs euuui
Podia comentar sobre esse transtorno como uma das sequelas, provenientes de traumas de infância por causa de mãe/pai narcisista, psicopata, família disfuncional, etc. Como tb as sequelas das vitimas: TEPT por exemplo.
Pensei mesma coisa .. meu pai teve tetp quando criança
Eke estava andando na estrada e viu um carro ligado com a porta aberta perto do cafezal ele entrou e viu um homem assassinado viu sangue etc .. ele conta que levou um susto e saiu correndo e disse que qysnfo recobrou a memória tava longe num outro sitio já..
Estou em tratamento Dr fiquei com minha memoria muito rui a ponto de nao lembrar onde eu estava e qual rua ...isso apos um acidente gravissimo do meu filho deixando uma sequela na vida dele .
Numca imaginei que isso causasse tudo isso o trauma e juntado com as emocoes .
Estou melhorando dia a dia com ajuda da medicina e ajuda de Deus .
Ja estava com medo de ficar perdido na rua .
Eu vim aqui especificamente depois de ter assistido Mr. Robot...
Galera, sinceramente, se vcs são curisosos sobre o tema, assistam essa Série... É a melhor Série que ja vi na minha vida...
Sou colega e quero parabenizá-la pelo canal.
Muito bom!!!
Minha mãe me disse que na minha infância passei 7 anos sem querer sair pra rua, só ficava dentro de casa.
Até hoje não me lembro de nada dessa época.
Meu problema começou na infância , família ditadura que fui condenada a viver. Hoje tomo remédio controlado não consigo parar isso eu chamo de vidas mal vividas.Não posso passar uma borracha e apagar toda dor e sofrimento......
Voce pode escrever sua história diferente...Todos nós somos machucados por pessoas,mas não podemos nos apegar ao sofrimentos e ficar paralisados!!!
A opressão só vem quando o opressor acha um oprimido...Minha família não me oprime mais,eu vivo minha vida baseada naquilo que quero e creio...Me julgam me xingam,Mas estou me guardando e vivendo minha vida!!!
Espero que vc tenha saído de perto desses LIXOS.
Olá. Eu tive um choque cultural super traumático só me mudar prum outro país muito diferente. Sofri agressão física e tortura mental e desenvolvi esse transtorno. Fugi pras drogas por anos. Luto desde 2020 pra me manter a abstêmio. O principal motivo das recaídas são as crises dissociativas. Eu sinto dissociação da percepção corporal, ambiental, rigidez muscular, pensamentos intrusivos enenhuma posição é boa. Recentemente, eu reencontrei uma grande amiga da juventude que é psicanalista e ela está me ajudando. A principal luta é exercitar o raciocínio de que não importa o que me aconteceu, o que importa é a interpretação que eu dou pra isso. Não gosto da TCC. Embora seja membro dos narcóticos anônimos, eu a acho super cafona. Eu frequento o NA mais pra exercitar a humildade e me reconhecer TB como um adicto. No meu caso, o choque cultural foi apenas um gatilho e a tortura um presente da vida pra me fazer uma pessoa melhor. Fiquei mto grato pelo vídeo e me identifiquei com o TDI. A espiritualidade sem fanatismo me parece ser a única saída.
tenho isso , minha personalidade quando to em um meio social, as vzes to retraido com pensamentos.infantis e negativos, de repente to espontaneo, com ideias maduras e condizentes com minha idade, meu tom de voz é alterado, é de introspectivo pra extrovertido em minutos o meu estado de consciencia de altera tbm, a realidade as vzes é apagada, derrepente o peso da realidade ao redor volta a tona, e as bzes ela some e fico sem ter dissernimento ond estou, oq estou fazendo, ou identificar realidade e o local em que me encontro
eu passei por varios eventos bem negativos no passado e acabei desenvolvendo 5 personalidades, foi bem complicado no começo mas com o tempo a gente se acostumou e desenvolvemos um sistema pra dividir o controle com cada um, costumamos usar aqueles bloquinhos de notas pra relatar ou comunicar com os outros
Fala mais sobre isso... Eu estou tentando conseguir o diagnóstico agora, é muito difícil
Eu já me senti como se não soubesse realmente minha identidade. Atribuo ao stress causado por problema familiares e tbm profissionais. Muita sobrecarga e pressão. Hoje graças a Deus me sinto bem, apesar que problema sempre teremos. Não tem como fugir
Eu me esqueci do meu pai após a morte dele. Não tenho lembranças da minha convivência com ele. Reagi a morte dele como se nada tivesse acontecido. Só quando recebi a notícia que tive um susto. Logo depois, fiquei calma, e muito distante do acontecimento. Eu não vivi o luto. Perdi sensações. Me lembro muito pouco do meu passado. É como se parte da minha vida tivesse se perdido. É assim que me sinto. Eu sinto falta das minhas memórias. Não me lembro do que fiz poucos dias antes. Só vivo o.dia presente, o resto fica longe. Não sei mais o.que fazer pra retomar a minha vida normal e ter minhas lembranças novamente.
Eu me sinto exatamente assim como , parece que esse texto que vc escreveu, até foi escrito por mim . Não estou aguentando mais, pois isso me gera muita ansiedade e pânico, a tempo estou na luta pra ficar bem e nada . Tá difícil de continuar nesse mundo .
E você, ficou bem ? Melhorou?
Sei que o comentário tem 1 ano mas eu gritei quando eu li. Com a morte do meu pai foi a mesma coisa. Eu tenho TDI à propósito. Minha mente deletou completamente ele da minha memória e quando eu vejo fotos dele eu fico "ah, então ele é meu pai". É a primeira vez que vejo alguém relatar a mesma coisa que eu vivi, achei que eu era um monstro por minha mente ter feito isso. Quanto às memórias, me sinto da mesma forma. Agora é fim de junho e por causa das dissociações eu sinto que ainda to em fevereiro.... é foda. É como se eu não tivesse vivido esse ano. Nem os ultimos. Nem minha vida inteira kkkk. É complexo. Enfim. Eu sei que é foda dizer isso, mas obrigada por seu comentário, eu realmente me sentia muito mal por não lembrar do meu pai, e saber que eu não sou a única, de certa forma, me fez sentir melhor.
Esse é o primeiro vídeo que eu me senti compreendida.
É como se falasse de tudo que acontece comigo.
Gratidão por essa explicação!
A quanto tempo você têm isso?
Amo muito os seus vídeos, a Dra explica muito bem!!
Dr.vc sempre ajudando com suas explicação eu passei por uma situação constrangedora em frente da minha ginecologista não lembrava o q ia falar pra ela
Eu me esqueci de 90% das coisas que aconteceram quando familiares faleceram. Tenho somente flashs do que aconteceu.
Tb sinto como se eu estivesse me olhando de fora , como se, de repente, não soubesse como cheguei naquele lugar. Parece que caí de paraquedas em mim. É muito estranho.
ela faz pensar que as personalidade funciona sem troca de experiências entre as personalidades
Essa dr é top de linha!! Maravilha!!!
Conheço o transtorno dissociativo de IDENTIDADE (antigamente conhecido como Dupla/Múltiplas Personalidades). 🤔
Que aula! Parabéns, doutora!
Meu filho muda de personalidade a ponto de esquecer quem sou eu e até quem é ele, muda os gostos alimentares, muda os hobbys....
chocada que alguém conseguiu definir em um vídeo tudo oq eu falo pra mim psiquiatras
Falando sobre esse tema: Transtorno dissociativo de personalidade. Uma coisa que eu achei interessante num filme que eu assisti. O filme Psicose de Alfred Hitchcock. Nesse filme o ator principal Norman Bates ( Anthony Perkins) sofre do transtorno dissociativo de personalidade. Ele comete crimes de assassinato e depois acredita que foi a mãe dele já falecida que cometeu esses crimes. O termo Psycho em inglês tanto pode significar psicose como psicopatia. No caso da Psicose não há um distúrbio de personalidade presente, embora o indivíduo sofra de delírios e alucinações, a sua personalidade ou melhor a sua identidade permanece inalterada. Já no caso da Psicopatia, uma das características desse tipo de transtorno é que o indivíduo não consegue sentir remorso dos seus atos, o que não ocorre com o ator do filme, pois ele sente remorsos e sofre. Portanto, analisando as características desses transtornos mentais não há como enquadrar a doença de Norman em nenhum desses, a não ser no transtorno dissociativo de personalidade. Apesar de um roteiro bem elaborado, o título do filme é equivocado em relação ao diagnóstico correto.
Hoje Deus vai te abençoar creia nisso amem 🙌🙌🙏🙏🙏
Interessante este assunto " Possessão." 🤔🤔🤔
Grato pelas riquíssimas informações, Drª!!!
Bom final de semana!!! Saúde e Paz!!!🙏🙏🙏
Esse " ambienTTEE " saiu com sotaque Paranaense.😂✌
Importantíssimo o assunto, existe muita negligencia na procura por tratamento especializado, a crença em seres sobrenaturais (demônios por exemplo) é uma grande amostra de conhecimento deturpado sobre a área, esse aspecto afasta as pessoas do conhecimento cientifico, as pessoas precisam ser informadas, ótimo ponto 👍
a melhor aula q vi ate agr sobre o tema
Deve ser complexo classificar qual transtorno é...e se é mesmo um transtorno ou outra patologia. Nossa! Como é vasto esse conhecimento!!
Eu sinto como se tivesse dois lados dentro de mim. Um lado muito controlador, muito explosivo, egoísta. Já o outro muito empático e com uma pessoa muito boa. É exatamente um lado muito bom e outro muito ruim. É como se eu fosse uma Yasmin para cada pessoa. Isso me deixa doida 😮💨
Eu também sinto isso.
Eu creio que eu tenha não sei se em grau me encontro. Eu já tive por 11 anos de depressão que custei a tomar remédios foi um período difícil na minha vida de 1995 até uns meses de 2006. Depois que eu decidi me tratar fui ao psiquiatra ele passou tofranil eu tomei por um curto tempo graças ao Senhor e o remédio melhorei dos sintomas depois perdi minha mãe achei naquele período que iria voltar a ter depressão de novo e que iria voltar a tomar remédios de novo mas graças ao Senhor eu consegui suportar a dor da ausência da minha mãe não nego que ainda sinto muito a falta dela. Quando ela foi embora ou melhor faleceu eu tive que ficar cuidando da minha irmã que era especial Ela tinha uma síndrome Esclerose Tuberosa e foi o que me sustentou para não cair de novo na depressão, mas agora em abril de 2020 em consequência da doença dela os rins foram afetado e ela em 04 de março de 2020 foi internada eu sofri demais ao ver o sofrimento não me sentia a vontade de ficar distante dela com isto eu preferia ficar 24horas dentro do hospital com ela eu me sentia mas segura mesmo tendo muito trabalho com ela do que quando eu tinha que sair por alguns motivos e deixar ela com alguém da minha família. Na minha mente eu perto dela me sentia mais forte. Quando por duas vezes eu tive que sair eu me sentia angustiada. Ao chegar lá eu me sentia na necessidade de ser forte para até dar forças a ela e o sofrimento que ela estava passando. Tinha dia no hospital em que eu ficava 3 dias seguido sem dormir por conta dos sintomas que a doença dela ocasionou, o médico quando foi visitar que olhou pra mim disse vc não está bem vc precisa descansar procure alguém da sua família para ficar com ela também. Mas a estada dela coincidiu com o aparecimento da pandemia da covid 19 e todos os hospitais ficou muito restrito a entrada de outras pessoas mas em fim ela neste período já estava fazendo hemodiálise E em uma dessas hemodiálise ela teve uma parada cardiorrespiratória no dia 02 de abril ela foi encaminhada para UTI geral no dia 04 de abril de 2020 ela faleceu. Na verdade ela era era como uma filha para mim e com isto eu perdi meu chão. Além da perda física dela ainda estou tendo que lidar com a perda financeira porque a pensão dela dava um suporte. Mas o financeiro eu tenho conseguido administrar porque graças ao Senhor Ele tem me dado saúde para continuar trabalhando e procurando fazer umas horas extras. O meu problema atual é administrar a falta a karlinha a minha bebezona como eu dizia que ela era ou meu anjo que o Senhor pois sobre a minha responsabilidade me faz. Ainda hoje tudo me faz lembrar dela não há um só dia em que eu não lembre dela e isto tem as vezes me feito a sentir os mesmo sintomas da depressão. E voltando ao assunto da perda de memória eu venho observando que estou assim outro dia no trabalho fechei a porta da sala da minha colega e quando fui sair a porta estava fechada com a chave e eu perguntei a ela se ela havia fechado ela disse que não foi ela. Na verdade não tinha sido ela mesmo. Tinha sido eu, mas até hoje não me lembro como eu fechei nem porque eu fechei e isto me deixou muito intrigada porque eu não lembrava de ter feito este ato nem o porque de ter feito. E eu saí da sala dela com uma sensação muito estranha. Desde que a Karla morreu minha vida virou de cabeça para baixo e eu venho tentando administrar trabalhando muito recentemente tive que sair de uma casa que era da minha irmã e que ela deu a para filha dela então de maio para cá eu venho no estresse danado e a perda da Karla o estresse de sair desta casa as pressa me fez ter que trabalhar dobrado para poder ter onde por minhas coisas creio eu que isto também esteja contribuído para está vivendo um novo começo de depressão e as minhas perdas de memória. Foi muito bom ver seu vídeo eu vou procurar um psiquiatra para poder me ajudar. Obrigada.
Ser relax é uma coisa. Relaxado é outra
Vídeo muito claro e bem explicado, hoje em dia, muitas pessoas tomam os transtornos para si, sem procurar laudos. Tourette e TDI, estão se tornando moda.
Eu tenho TDI. Achei esse vídeo útil para explicar como é viver com isso pros meus amigos.
Eu passei por esse problema duas vezes quando adulta. Em criança talvez, ainda não tenho consciência disso. Tenho memórias de infância as vezes vagas, não sei se pelo tempo e idade que tinha, mas geram ansiedade e angústia quando quero lembrar.
E em adulta com 27a passei por um impacto e tive esse problema. Só lembrando tudo após 24 anos quando fazia terapia ( foi surgindo aos poucos, tudo fragmentado)
Sofri horrores.
Aos 30 anos de idade tive outro, bem semelhante, depois veio a depressão severa que convivo até hoje. Com altos e baixos.
Faz um ano e meio que me veio lembranças que tinha esquecido. Também aos poucos e desorganizadas, ainda estou tentando organizar, fatos e datas, mas o sofrimento é terrível.
Me sinto lá na época vivendo tudo e só mesmo tempo, sabendo que o momento presente é outro e a certeza de que perdi 30 anos de minha vida, que poderia ter sido diferente.
As vezes ainda me sinto culpada por eu mesma ter causado inconsciente tanta tristeza profunda na minha vida e ainda ter causado na pessoa que eu amava.
(No momento ainda amo, porque estou vivendo no presente e no passado ao mesmo tempo.
Isso acontece comigo, muitas vezes eu assisto uma série ou uma novela e já não me lembro dos capítulos anteriores. Creio eu que é consequência do uso prolongado do tarja preta Alprazolam.
É a medicação com certeza
Com 18 anos eu me dissassociei de mim mesma. Fiquei 12 meses sem olhar me no espelho. Vivia num mundo fechado que afetou minha vida em todos o sentidos principalmente afetivo. Hoje, adulta, tento me reconhecer no espelho, porque na verdade nem me conheço.
Dra, você já atendeu ou viu alguém com TDI na prática? Porque a literatura fala mas esses casos são muito raros, quase nenhum profissional de saúde teve contato. Sou estudante de Psicologia e tenho curiosidade. Se puder responder agradeço!
Muito bem explicado, tenho uma filha que foi Internada no hospital quando descobrimos diabetes aos 12 anos, eu passei 4 dias no hospital sendo 2 dias ela na UTI e depois para semi intensivo, bem, quando ela melhorou voltei para casa pela manhã 5 quinto dia, PEGUEI CARRO FUI DIRIGUNDO CHEGUEI EM UMA CASA ALI FIQUEI *EU NAO SABIA PQ ESTAVA LÁ , DERREPENTE ABRE PORTÃO, SAI UMA MOÇA COM SACO DE LIXO A CAMINHO DA LIXEIRA 5 CACHORROS CORRENDO PARA MEU CARRO LATINDO E FELIZ UMA MENINA NA EPOCA COM 3 ANOS FALANDO PARA MIM OI MAMÃE SAUDADES.😳 EU NAO RESPONDIA MOCA CHEGOU PERGUNTOU SENHORA ESTA BEM,
DISSE SIM PQ ?
PQ ESTA SERIA, SENHORA PARECE COM.MEDO DOS CÃES NÃO SORRIU PARA KATARINA(MINHA FILHA )
EU PERGUNTEI , PQ SORRIRIA ?
AI ELA PERGUNTOU ESTÁ BEM MESMO, ACONTECEU ALGO NO HOSPITAL AGRAVOU PQ SEU MARIDO DISSE QUE ELA (Filha com diabetes) está melhor,
Pior menininha dissenso vem MAMÃE SAUDADES pedindo colo.
Moça que era nossa secretaria do Lar disse entra tomar suco,, eu disse não POSSO.. ela então uma cafezinho feito na hora depois vc volta no carro.
Amo café entrei e vi minha foto com as duas meninas e marido
Cachorrada pulando feliz até chorava de felicidade.
Tomei café fiquei ali com.moca.perguntando da saúde.dsaude da.minha filha..
Acredite ela chamou.marido só ele..eu reconheci sem saber quem era na.minha vida,
Penseinser amigo, ELE.disse vc esqueceu tomar remédio, eu pergunte pq remédio nao tomo remédio algum , ele disse toma sim.para nao passar doença para vc que estava no hospital para proteger vc doenças e só hj, vc sai do hospital esqueceu tomar lá, ai tomei achando que era regra do hospital pq de lá eu sabia ter saído.
Na verdade ele deu uma calmante da irmã dele apaguei quando acordei no dia seguinte entendi estar em casa.
Muito doido
Muita coisa não. Lembro escutei.o.que..ambos marido.colaboradora.do.lar relatou... lembro.pouco só o que relatei aqui
Foi trauma por ver minha filha UTI ao descobrir diabetes juvenil,
Paro por aqui pq só de.lembra foi MUITO.
Nossa 😮 seu marido foi maravilhoso..
Se começar a falar grosso e virar a cabeça para trás...é demonho...
😂😂😂😂.
Eu percebo que em uma discussão grave, com muito falar emocional, eu esqueço muitas das coisas que eu disse. Isso é uma dissociação? Dá um apagão.
Muito obrigado pelas informações e conhecimento que nos transmitiu. Você me ajudou muito para um trabalho que estou preparando sobre TDI. Já me inscrevi no seu canal para continuar me enriquecendo de conhecimentos. Grande abraço!
Fui diagnosticada com TDI. Tem dias que é normal...mas em outros é um inferno. Tem dias que nem sei o que fiz, as vezes semanas....só sei quando me falam o que houve. Algumas vezes consigo me "assistir"..como se fosse um sonho, um filme.
Canal maravilhoso. Doutora, um antigo psiquiatra meu, disse que tenho TRANSTORNO DISSOCIATIVO PSICÓTICO, mas nunca achei ND sobre.
E diferente de uma personalidade fragmentada, dadas circunstâncias, em função do stress, etc independente de gatilhos, você pode apresentar uma resposta emocional. E alegria, tristeza, decepção, etc fazem parte. Sendo exagerados é que é esquisito.
Gostei da explicação, não é fácil viver com isso.
esses dias tá sendo uma luta, quando criança era eu mesmo a partir dos 12 anos tudo mudou não lembro muito dessa época e hoje em dia com todos os traumas não saber o estopim de tudo é oq mais fode, sempre fui sozinho e hoje não consigo ter habilidades sociais oq me faz isolar do mundo, só que cheguei no meu limite não estou mais curtindo essa vida, é uma agonia muito estranha viver uma vida que não gosto mas não conseguir muda-la, não sei quem sou, qual minha personalidade sempre escondi isso de todo mundo, isso tudo é só o pouco que passa na minha mente o mundo real tá sendo bem mais fodido, tudo que queria era um abraço e me abrir com alguém que confio mas nunca tive essa oportunidade mas enfim um dia de cada vez.
Esse vídeo apareceu aleatoriamente no meu feed e eu to com uma crise de ansiedade enorme agora, um monte de coisa voltando a tona na minha cabeça, bizarro!
Gostei do conteúdo. Fiquei com uma duvida: Entendi que há uma diferenciação nas personalidades como você explicou, mas há uma evolução? Alguma personalidade pode evoluir? Surgir como uma criança e ir amadurecencendo e se enxergando envelhecer, como a personalidade real ou principal. Ou estagnam em uma persona inutável?
Muchas gracias Dra por tu aporte. Ya estoy descubriendo que por ahí viene mi problema. TDI.
Obrigada por falar em uma linguagem tão acessível.
Vocês são 1.000!!!!!
Pede pra ela explicar qualquer transtorno e todo mundo vai se identificar Rss
Sempre fico pensativa 😔 por não me lembrar do nascimento do meu segundo filho, sempre curiosa por que não me lembro.
Na verdade o que ocasiona não importa mas sim porquê tem pessoas que sofrem esses traumas e não sofrem desse transtorno de personalidade. Como pode alguns ficarem loucos e outros não?
Eu conheço duas pessoas que tem. Mas elas não acredita que elas tem. Elas acham que é entidades e acredita na religião espírita.😂😂😂
E isso é um grande problema para a relação interpessoal.
E todos temos algum nível de desorganização. Já se sentir muito incomodado com isso é esquisito. Diferente de alguém que consegue gerir sua vida bem
Edição: OSDD 1-B, não TDI
Sou diagnosticada com TDI porém minhas personalidades se manifestam sem me dar apagões, eu tenho amnesia dissociativa volta e meia porém nem sempre, minha personalidades fazem meu estado de humor e meus traços de personalidade, além dos meus gostos, estilo, gênero, sexualidade e hobbies. Porém eu conservo a consciência nas trocas me deixando sempre muito confusa e me dando volta e meia uma sensação agonizante de não pertencer ao meu próprio corpo, desconforto dentro da minha pele, dores de cabeça e calafrios.
Como moro numa cidade pequena no Norte do Brasil, meus terapeutas nunca lidaram antes com alguém assim, então o tratamento ainda é bem lento e de muitas descobertas bem gradativamente.
Eu sinto tudo isso, também moro em uma cidade pequena e já o meu médico disse que nem a NASA resolve o meu problema, me diagnósticou com transtorno histriônico 😔
@@naty1171 Transtorno histriônico não causa tuuudo isso, mas pode ser associado a algo mais, curar não cura, mas tratamento ajuda a lidar e conviver
Doutora, minha paciente tem 17 anos e relatou na primeira sessão que sente dor de cabeça bem na região do córtex pré frontal, ela aperta bem as mãos e balança muito as pernas, aperta os olhos e também gesticula com os ombros, sente tremor e aperto no peito, disse que quando isso acontece ela sai do lugar onde estar e vai pra um outro sem saber do que está fazendo, não lembra como chegou naquele outro lugar, ela percebeu que isso começou quando tinha 11 anos de idade, tem sensibilidade em relação ao barulho e também em lugares que tenham muita pessoas, falou que isso a incomoda muito e por esse motivo procura lugares isolados como o quarto e o banheiro para ficar sozinha longe de tudo.
Eu não lembro de alguns episódios da minha vida , da infância, da adolescência, e alguns episódios da vida adulta , as vezes tenho sonhos … me sinto estranha , queria lembrar e não consigo
Mto obrigada pelo vídeo, mto explicativo
Eu tenho transtorno dissossiativo eu esqueci do meu nome de onde estava pra onde eu ia o que estava fazendo e isso vem acompanhado com um grande vazio a mente fica vazia.
Comecei a passar por isso depois de qui vi meu filho quase morrer em um acidente.
Não é isso
Eu conheço uma pessoa, mas ele se suicidou ,Ele vivia achando que ia ser traído ou que tava sendo traído, uma suspeita sem nenhuma prova fez ele perder o juízo é sair fora de si ,como se estivesse possuído é suicidou, Ele teve uma vez outro gatilho que foi parecido, Ele pensou que sua esposa estava o traindo por estar conversando com um homem ,sem pensar ele agrediu o homem ,é saiu pelas ruas desorientado ,chegando em casa Ele se enforcou, mas a esposa o salvou da forca quando ele acordou ele disse que não se lembrava de ter se enforcado é só lembrava que foi em 3 bares e todos estavam rindo dele , cochichando é o chamando de corno ,acredito que Ele teve um surto psicóticos ou esse outro trastorno aí citados.Mas como a doença mental é tabu ,infelizmente uma vida foi perdida .
Assisti há mais de 20 anos a um filme chamado “As três faces de Eva”, que falava sobre o tratamento duma mulher com TDI (na época se dizia múltiplas personalidades). Este ano vi um documentário no TH-cam dizendo que o filme foi baseado numa história real e que a mulher tinha mais de 30 identidades. Muito complicado e fascinante ao mesmo tempo!
O uso de cabanis provoca o TDI, desrealizacão, infantilização e processão. Atendi pessoas usuárias crônicas de drogas e que apresentavam esse transtorno
Ótimo a explicação .....fui diagnosticada com TDI