Cara acho que cada vez mais a habilidade de procurar as próprias respostas vai sumindo e não sei realmente se isso é bom ou ruim. A sensação de jogar o código de erro no Google é cavar até achar uma resposta não respondida feita 12 anos atrás é Indescritível 😂👍
Vejo isso com um amigo próximo que tá tentando aprender, tá deixando o chat fazer por ele. Esses dias me chamou pra ver um challenger de uma empresa, pra estágio, eu já imagino que 90% vai entregar a msm coisa gerada pelo chat. Foi um código que no git dava pra copiar e colar, então o gpt consegue fazer ele, um arquivo pequeno apenas, funcionava, so precisava de um toque aqui e ali. O kra simplesmente so teve o trabalho de copiar e colar e não teve nenhum entendimento do que aquilo faria, eu insisti para ele ler e entender ao menos, espero que tenha feito.
Eu gosto de estudar com as IA's, mas eu sempre procuro o porquê das coisas e também gosto de usá-la como suporte técnico e nunca a resolução do problema. Usamos Stackoverflow e agora estamos na era das IA's e vamos cada vez mais longe. A tecnologia tá ai para nos ajudar e precisamos dela para consolidar conhecimento e achar soluções ainda mais elegantes!
A real é que tem um pessoal que passou na escola, faculdade, etc e não aprendeu a APRENDER. Eu utilizo o chatgpt como se fosse uma troca de ideia com um professor, quando eu tenho um problema aqui no trampo eu mando la o problema e vou perguntando: melhores práticas, porque usou isso, porque usou assado, alternativas, se a ideia que eu tive lendo é melhor que a solução proposta ou se é uma alternativa viável. Até eu ter certeza que eu entendi o método da IA e consigo implementar no projeto local. Dessa forma eu tenho certeza que eu aprendi os MÉTODOS e não simplesmente copiei e colei igual eu vejo MUITO. Sinceramente, desde que comecei a utilizar as IAs no meu dia a dia eu vejo claramente no meu código que eu aprendi MUITO e cada dia que passa estou codando melhor. Foi um crescimento absurdo que eu não sei se eu teria a mesma efetividade codando no trampo sozinho.
Perfeito meu mano, é exatamente assim que se faz. Eu troco ideia com a IA como se ela fosse um parceiro de codigo que possui mais experiência e conhecimentos que eu. Nunca peço as respostas diretamente, só peço sugestões e explicações pra ajudar a desenvolver meu raciocínio.
minha ideia é, se tem ferramenta é para utilizar, mas ela não faz tudo sozinha.. a pessoa tem que pelo menos saber o que quer resolver e a estrutura que vai utilizar para isso
algo que pontuaram sem muito destaque mas que acredito que faz toda diferença, é o estado mental dos alunos que usaram IA, citaram que estavam mais animados e entusiasmados para continuar e aprender mais, acho que isso tem um papel fundamental no aprendizado e que pode ajudar a reter mais conteudo. tirando a lógica de lado, o estado mental do ser humano é uma variavel dificil de prever que pode impactar bastante em um teste desses. afinal, quem nunca pegou um problema dificil, massante e ficou de saco cheio com aquele cansaço mental.
Minha opinião é a seguinte. Aprendi lógica de programação com C no ensino técnico, e se teve algo que profundamente me ajudava era comentar os códigos. Eu tenho uma opinião, enquanto você codar e nunca tiver certeza plena do que esta escrevendo, COMENTE SEU CÓDIGO. Se vai usar o GPT, pede pra ele sempre comentar as linhas. Enquanto você utilizar a IA mas não souber o que ela está gerando, é questão de tempo para se acomodar. Ferramentas estão aí pra isso, hoje por exemplo eu sempre que tenho erro no código, jogo o erro no gpt (como alternativa ao Google), sem o código em si. Tento arrumar, e se não conseguir de jeito nenhum, aí envio o trecho do código. Se você sempre usa trechos prontos, dificilmente você retém todo o conhecimento, e na hora que precisar modificar algo, vai ter sempre mais dificuldade do que ter feito sozinho. A questão é usar a IA como complemento, e não usar IA para te dar as coosas prontas.
Eu penso que o que leva um grupo a obter melhores resultados com IA é o seguinte: 1- dopamina: com resultados mais rapidos o estudante pode se engajar mais na atividade. 2- alteração antes de envio: aqui o aluno precisa desvendar o código antes de enviá-lo, realizando alterações para se encaixar melhor no que foi pedido, virando quase um jogo, com tentativa e erro assim como no base. Um aprendizado mais dedutivo do que indutivo.
Sou front-end e comecei a usar AI quando ainda era Jr, tenho meus pros e contras em relação a isso, a parte boa é que ela realmente ajuda muito no começo, você consegue solucionar problemas mais complexos e coisas que poderiam levar horas para serem feitas você faz em alguns minutos, a parte ruim é que você cria uma espécie de dependência disso, fica mal acostumado e quando se depara com um problema muito específico você trava, e isso é muito frustrante. Acredito que principalmente no começo AI deve ser usada com muita moderação, pois existem processos no aprendizado que não podem ser pulados, você precisa forçar sua mente a pensar na lógica e na sintaxe de maneira sólida, é nesse processo que você descobre as tricks e tips (famosos macetes rs), onde aprende quais métodos são melhores que outros e assim aprende a ter desenvoltura pra desenvolver algoritmos cada vez mais complexos. Fiquei um tempo sem usar AI justamente por esses motivos (usava somente em códigos repetitivos tipo i18n). Em termos de produtividade AI é um paraíso, mas se você deseja tornar um desenvolvedor excelente algum dia, por mais maçante que seja tu vai ter que andar com as próprias pernas por um tempo e parar de copiar e colar código.
Aprendi a programar sem IA, pesquisando erros na internet a fora e as vezes por dias no mesmo erro sem encontrar solução, posso dizer que a "base" aprendi do jeito tradicional, mas hoje eu aprendo e retenho muito conhecimento com IA, mas por encontrar a soliução do erro, e pedir para que ela detalhe a solução. Outra coisa que faço é, por mais besta que seja, não dar um simples Ctrl+C Ctrl+V, mesmo copiando, eu escrevo manualmente. Tem me ajudado muito, me tornei Pleno com 2 Anos.
Cara, tu deu sorte. A empresa que eu estou já tem 3 anos e sou júnior ainda, e já comprovei que a empresa realmente demora pra promover... Tô atrás de outro trabalho. Legal seu depoimento
@@brunodesousa294 De fato irmão, onde estou é uma empresa pequena, não recebo a média de um pleno, por isso tbm tô procurando outro trampo. Tá difícil, mas continua procurando, porque o melhor momento para procurar emprego é estando empregado. Eu mesmo, já rejeitei algumas propostas absurdas (de ruim) pq eu não tava tão necessitado já que tava trampando. Por eu ja tive que aceitar um trampo meio insalubre por estar desempregado e não ter muita escolha...
aprender é uma coisa, colocar em pratica é outra. enquanto você estuda você deve fazer e buscar um entendimento sobre o que está fazendo, na hora de realizar algum trabalho, você tem um tempo para realizar sua função, e portanto precisa usar todas as ferramentas que ajude
Interessante, achei muito legal vc trazer isso para o público do seu canal. Eu baixei o artigo e vou ler com calma TB. Na minha opinião, dado oq foi descrito, eu acho que o aprendizado com a llm facilita o entendimento de conceitos específicos. No estudo tradicional vc se força a aprender os conceitos e a executar atividades que não necessariamente são essenciais para entender o conceito, mas fazem parte do processo. O problema de um estudo focado com llm vai limitar o aprendizado de outros conhecimentos que possam estar vinculados e podem até ser habilidades transferíveis para outras ocupações do mundo do trabalho.
Tô aprendendo a programa Android lendo doc, vendo vídeo e também utilizando o chatgpt, ferramente tá aí pra usar. O importante é saber pesquisar e entender o que tu tá lendo, independente de onde a informação veio.
Eu acho que o grande ponto aqui, é testar o código gerado por IA. Pensa comigo, você tem uma certa ideia do que precisa ser feito, mas não sabe o código em si. Então dessa forma você pede para a IA gerar um código baseado no seu raciocínio. Você roda o código e verifica que funciona, mas não está se encaixando perfeitamente com o contexto e regra de negócio. Então você decidi refatorar e conforme você vai ajustando o código, você vai entendendo o que está acontecendo. Acho que isso explica que mesmo gerando código com IA, você ainda, sim, consegue memorizar e entender o que foi feito. Claro, isso só funciona, se você testar o que foi te entregue, mas isso é uma abordagem que você vai aprendendo com o tempo.
Verdade!! Consegui implementar uma api de audio em C pra um jogo hand mode. Tocar som com o "ALSA" no Linux do zero com ajuda do Chat Gpt, dai depois reescrevi o codigo apos estudar ele, mas da melhor forma pra se encaixar com a arquitetura do jogo. Por ultimo to usando o Chat pra configurar o Neovim usando Lua e ta quase pronto kkkk
Concordo, mas eu acredito que se o cara for iniciante demais, a IA pode ser um problema pra ele se tiver que refatorar. Pra um cara com pelo menos 1 ano ou mais de experiência acho que vai ter mais facilidade pra manter o código gerado. Tô falando no achometro mas esses dias vi no workana um cara pedindo ajuda pra arrumar um código gerado por IA. Provavelmente esse cara é mais iniciante.
Isso de "reduzir as barreiras de entrada" e "alargar a participação na computação" é algo terrível. A gente tem que aumentar as barreiras e diminuir cada vez mais a participação de quem não entende exatamente o que tá fazendo. Já trabalho há mais de 6 anos na área e sempre me incomodei bastante com outros devs que simplesmente não entendiam de programação no geral (incluindo vários plenos e sêniores). A qualidade do dev médio é muito ruim, de verdade. Eles sabiam usar o framework, mas não sabiam programar e pensar de maneira lógica. A maioria desse pessoal é o que eu chamo de "dev de curso" que é gente que fez um curso qualquer desses de promessas milagrosas de virar dev em 1 ano. Sabem fazer quando muito um CRUD, qualquer coisa mais complexa já levam um tempo absurdo e fazem uma solução horrível, além de perguntarem coisas que dá vontade de rir. A barreira já está baixa, já entra muita gente que não sabe pensar (pra não usar um certo adjetivo...) e totalmente despreparada. Imagina se a gente diminuir ainda mais essa barreira? É um cenário que me preocupa bastante. Me deixa frustrado ter que trabalhar com gente que não sabe o que tá fazendo, uma vez que quando a m*rda estoura cai no colo dos poucos que tem a competência pra resolver.
Eu apoio o uso das IAs no estudo e na resolução de problemas. Porém você precisa saber usar as IAs pra não se tornar acomodado e parar de evoluir. Você precisa saber o que e como perguntar à IA, sempre pedindo explicações e fazendo mais perguntas caso não tenha entendido bem. Outra coisa legal que vc pode fazer é colocar trechos de um código e pedir pra ela analizar e explicar linha por linha. Enfim, trate a IA como se ela fosse um dev bem mais experiente que você que está lá disponível pra te ajudar a evoluir, e não pra ficar te dando as respostas prontas. Vou dar um exemplo de como eu uso IA: Hoje mesmo eu estava tendo um problema com realocação de memória em C. Eu estava adicionando elementos num array antes de realocar o espaço,e mesmo assim o código estava dando certo. Eu simplesmente não conseguia entender o motivo, pois no meu entendimento era pra dar errado. Perguntei ao Phind (GPT com acesso à internet) e ele me explicou o motivo pelo qual estava aparentemente dando certo, quando podia dar errado e pq eu sempre devia realocar a memória ANTES de adicinar elementos, mesmo que os resultados do código aparentassem estar corretos. Eu sabia que tnha algo estranho, mas não sabia o que era, e a IA me explicou muito bem o que acontecia.
12:33 o codigo gerado por ia geralmente tem comentários bem básicos, que um iniciante colocaria. acho que isso pode ter ajudado o iniciante a ter clareza do que tá acontecendo no primeiro contato com o codigo.
com a minha experiência, de alguém que nao trabalha na área, mas usa programação frequentemente para otimizar meu trabalho, nem sempre a IA dá a resposta exata que eu preciso, mas explica o que está sendo feito. Isso ajuda muito a aprender conceitos mais avançados e permite pegar a resposta da IA e modificar para ficar do jeito que eu preciso.
@LucasMontano, acho que a retenção do conhecimento está relacionada ao fato de os alunos do grupo que usou IA ficaram muito mais "ansiosos e entusiasmados" para continuar aprendendo (12:56). O processo de retenção de informação está bastante relacionado às emoções que sentimos enquanto estamos aprendendo. Programar com IA gera resultados mais rápidos, que funcionam melhor, e isso ativa nosso circuito de recompensa mais vezes, o que nos faz sentir melhor. Um aluno que aprende bem é um aluno que fica feliz ao aprender (vou vice-versa).
3:24 um efeito bem legal no llm - ia - é que eu posso fazer perguntas estúpidas. as quais me sentiria meio tosco fazendo pra outra pessoa,mesmo pela internet. - ah, outro efeito é o tempo de resposta. é muito bom ter uma resposta muito rápida (quando é o caso dele conseguir responder). tem problemas que no chatgpt demora até mais do que vc sozinho, ou ele pira ou te leva pra um raciocínio errado na solução. Se vc fosse depender de respostas por fórum ou por stackoverflow ia demorar, se é que ia aparecer alguém pra responder
Para mim, há uma grande diferença entre aprender com a ajuda da IA e aprender por conta própria. Para aqueles que estão começando, especialmente sem familiaridade com a lógica ou com pouca experiência em programação, acredito que a melhor abordagem seja mergulhar diretamente na documentação ou em vídeos explicativos. Esses recursos podem oferecer explicações simples ou até mesmo mais complexas, mas é crucial que a pessoa se esforce para repetir o código várias vezes ou reler o material repetidamente até que ele se fixe na mente. Esse tipo de aprendizado "na raça" pode ser mais desafiador, mas também pode criar uma base sólida e duradoura. Já para aqueles que têm experiência e desejam aprender uma nova linguagem de programação ou framework, a IA pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para acelerar o processo de aprendizado. Com o auxílio da IA, é possível obter explicações detalhadas, exemplos de código e até mesmo orientações personalizadas para resolver problemas específicos. Isso pode permitir que os profissionais evoluam rapidamente em sua trajetória de aprendizado e se adaptem com mais agilidade às demandas do mercado. Essa é minha opinião sincera, mesmo sendo relativamente novo na área, acredito que o aprendizado inicial é fundamental para quem quer se tornar um programador de verdade. Investir tempo e esforço nessa fase é crucial para construir uma base sólida de conhecimento e habilidades. É como se fosse o alicerce de uma casa - se estiver fraco, tudo o que for construído em cima pode desabar. Por isso, vejo essa etapa como crucial para um desenvolvimento consistente e bem-sucedido na área da programação. Caso tenha alguma discordância, por favor, deixe seu comentário! Estou interessado em ouvir diferentes pontos de vista e opiniões sobre o assunto.
Por experiência própria iniciei na programação há 1 ano. Quando eu ficava tentando por muito tempo resolver sozinho os códigos, nos casos que eu conseguia, passava alguns dias e tentava de novo, eu travava porque na minha mente eu tinha feito tantas tentativas que se embaralhavam na cabeça qual foi a certa. Quando comecei a codar com IA, primeiro eu tentava fazer do meu jeito, depois pedia IA pra fazer ou melhorar e aí na hora meu cérebro já fica tipo "AHH BOM É ASSIM ENTÃO ENTENDI" e nas próximas vezes que tentava eu me lembrava mais do que tinha feito. Acho que isso me fez memorizar melhor como fazer códigos. No fim das contas acho que me ajuda mais aprender a codar com IA do que sem ou lendo StackOverflow.
Cara, legal que você falou sobre memorizar algumas coisas. Esses dias fiz um teste, e uma das questões é que eu tinha que fazer um método que ordena lista no Java, mas eu não podia consultar livro, nem Google e nem usar as classes próprias do javinha para fazer... Eu sabia na faculdade kkkk e mesmo assim o professor deixou uma lógica em C# de alguns algoritmos de ordenação... Eu demorei muito na questão e acabei não respondendo, porque eu achei bem difícil. A outra que era de retornar números primos num intervalo determinado eu consegui fazer. Eu até gostei do teste, mas não poder olhar no Google achei besteira, porque o cotidiano do programador é utilizando o Google. Uma coisa q achei inútil é fazer ordenação na unha sendo que o Java já tem ferramentas pra isso. Acho que é pra ver se a pessoa realmente sabe... As outras questões até q tava legal, umas de matemática eu fiz, outras eu pulei.
16:00 estou desenvolendo um simulador de investimentos. Falei com o chat gpt 4 perguntando como poderia implementar uma formula pra calcular corretamente. Usei como base a calculadora do nubank. Aí minha dúvida. A IA gerou um codigo onde os resultados nao batem com os da calculadora do nubank. Aí fui pra fórmula de juros compostos, ainda assim nao bate com os números da calculadora do nubank. Aí vem a dúvida. Nubank está errado? Chat gpt esta errado? Como posso aprender isso?
Desabilitei só as sugestões de código do copilot, eu estava muito dependente e tal, agora uso ele e o gtp mas para erros e estratégia de resolução de problemas. Para mim, no meu caso, afeta sim o aprendizado, tipo eu usava ativamente alguma estrutura de código, tipo um map, e n saber de cór a estrutura, sempre ela era completada pelo copilot. Meu desempenho no sentido que quanto código escrevo caiu, mas acho que estou dominando melhor oq estou fazendo.
Eu uso IA o tempo todo. Uma estratégia que é eficaz no meu aprendizado é pedir pra comentar o código, avaliar, copiar/colar, se funcionar, dou um ctrl+z e copio manualmente para reter o conteúdo melhor. acaba demorando mais, mas a repetição na escrita tem me ajudado bastante a compreender melhor novos contextos e soluções. Se for um assunto que já domino, não há necessidade de reescrever.
Muito interessante esse artigo. Bom, eu estou fazendo faculdade CC, uso muito o Copilot(Microsoft) para me explicar conceitos que não ficaram claros nas aulas, e quando preciso que ela construa um código para mim, além das explicações que ela dá sobre o que o código faz e o porquê, já me perdi muito no meio de várias perguntas sobre "como eu posso usar isso em outro contexto?", "como isso funciona internamento?", "qual a utilidade disso?", no fim, aprendo bastante usando o Copilot como um guia nos estudos, além de usar os links de referências que ele usa para gerar as respostas para aprofundar mais ainda. Quando tiverem mais estudos, com um grupo maior de pessoas, você poderia trazer de volta esse assunto no canal.
estou em formação como analista de dados, e tenho usado bastante o gpt para me auxiliar com SQL e Python, no entanto eu acho mais produtivo utiliza-lo como uma monitoria de ensino - é otimo para tirar duvidas, muito mais rapido do que jogar no google e procurar pela resposta que voce espera. Em relacao aos códigos, sempre que estou realizando exercicios eu tento primeiro baseando-me no que aprendi. Quando fico paralisado, ai eu o questiono no que estou errando e que me explique o porquê. A partir disso eu refaço o exercício até ter segurança que eu realmente entendi o conceito da coisa, aplico em novos exercícios, e só ai que eu sigo. As IAs são otimas ferramentas, cabe a cada um extrair a melhor forma de aplica-las. Nao adianta o cara se enganar pedindo pra ela fazer exercicios ou o trabalho, não entendendo o conceito.
Manjo de redes mas to estudando sobre Machine Learning pq meu trampo atual é MLOps, eu consegui, com IA (COPilot e ChatGPT4), fazer uma pipeline de ML E2E. Eu nunca conseguiria isso sozinho. O reforço positivo que dá de ver o seu problema resolvido e o código funcionando deve ser o responsável por isso. Ver funcionando é melhor que fazer algo que no final não funciona. Deve ter relação com hormônios como ocitocina, dopamina e serotonina.
No ambiente que eu trabalho tem todos os tipos de dev, antigos e novos. É meio óbvio mas da pra ver nitidamente como a experiência dos antigos afeta positivamente na hora de fazer as perguntas. Os jovens n sabem nem como perguntar direito. Acho que o diferencial acaba sendo o quanto da visão macro vc está entendendo pra saber fazer a pergunta certa, dar o contexto certo e aí sim ter seu problema solucionado
Sou dev Jr. e no meu trampo uso mto o chat GPT. Consigo resolver mais problemas e muito mais rápido com IA. Até mesmo com linguagens em que eu tenho pouco domínio. Fora a quantidade de ferramentas que vc precisa saber pra trabalhar hoje em dia. Eu mesmo, uso no dia a dia html, css, javascript, vue, angular, java, c#, visual basic, sql, docker, git e linux. Imagina conseguir trabalhar com tudo isso e futuras atualizações decorando estruturas… Fui efetivado quando ainda não existia o chat GPT, mas de lá pra cá minha produtividade melhorou muito e minha saúde mental tb.
Eu hoje estudo Python c/ Machine learning, sendo meu principal tema de pesquisa para o TCC + um projeto. E usando o GPT, pude compreender de forma mais profunda as nuances da arquitetura neural do meu projeto. Embora ainda esteja em estágio inicial, as respostas que tive por meio da IA, me deram uma perspectiva que anteriormente me escapava. A maioria dos conteúdos no Br relacionados a Machine Learning é bem carentes, sempre recorro à busca na gringa. Apesar de colocar em prática o que aprendo, nem sempre tenho clareza em todos os aspectos. Assim, a utilização da IA tem sido uma ferramenta fundamental pra elucidar pontos importantes e aprimorar minha compreensão do assunto.
tenho bastante experiência, já peguei a era das apostilas mesmo assim a ia tá me permitindo progredir com coisas novas. programar realmente em outra linguagem eu nao estou, mas estou fazendo tarefas mais rapidamente, sem dominar sintaxe.
Ai depende... pedir código pronto, não buscar a motivação do código, não importa se for aprender a programar, ser médico, engenheiro ou pedreiro, é tipo falar NUM SEI FAZER, FAZ PRA MIM? tu não aprende nada.
Eu uso o ChatGPT pra explicar a lógica do código e só avanço nos estudos quando eu entendo o que o código está fazendo em cada linha. Funciona assim pra mim.
Cara, que conteúdo massa! Minha humilde opinião (vivo isso também pois sou jr/pl), acredito que a IA seja ótima para explicar o que foi feito em soluções mais simples, ou seja, os alunos sabem exatamente porque o código foi escrito daquela maneira, aumentando significativamente a compreensão da solução e a capacidade de dar manutenção no futuro. Podemos considerar também a estrutura do código, já que a IA tende a gerar códigos mais legíveis e fáceis de compreender, e, é muito fácil pedir uma explicação mais detalhada sobre um bloco de código gerado pela IA. Tenho muitas dúvidas em relação a isso também! Mas, quando vejo os livros gigantescos de VB aqui na empresa que o pessoal utilizava antigamente, penso que talvez possamos formar programadores melhores com o uso de IA, será?
Tenho 18 anos e comecei a estudar há uns 2 anos. Esse estudo deles, não sei, mas para mim parece meio mágico, porque, por exemplo, sempre que usava mais IA para estudar, quando voltava a fazer à moda antiga, acabava demorando bem mais para desenvolver um raciocínio.
Boas Lucas, sou Baby Boomer assumido, usava o chatGPT e agora utilizo o Git Copilot e IACodeIum como assistente pq pra falar a verdade sei o que fazer mas a memória lembra mais o valor do boleto do que como é a regra de determinada ação, essa semana usei o Stack pra resolver melhor um problema com Gradle, com certeza foi mais rapido e com resultado positivo, tem quem não gosta de IA mas usa o app contato do telefone pq não sabe mais o numero de ninguem. ahhh se tiver uma dificuldade pra entender é pq não usei IA.
Concordo sou bem cético quanto a isso acho que o erro faz parte do aprendizado e a IA nem deixa vc cair em um erro X para que pudesse entender de fato o erro e como corrigí-lo
Cara eu to aprendendo a programar agora. Comecei em LUA, por conta de jogo e estou seguindo o curso aprendendo HTML e CSS. E digo que uso a IA mais para acelerar o que eu procuro e pedindo ela pra me EXPLICAR do que apenas para gerar o código. Então reduz MUITO meu tempo de ficar procurando no google, pq ao mesmo tempo que tem no google, as informações são tantas que tu tem que ficar comparando as vezes pq pode haver diferença no que fala de um site pra outro as vezes. Ou até a metodologia de explicar algo. GPT ajuda muito a encurtar esse caminho, mas tem que saber usar, se não a pessoa vira escrava da ferramenta e aprende nada.
Tudo depende de como você usa a IA no fim das contas. Para contexto: Eu estou no quarto semestre de CC, durante o segundo, eu usei MUITO o chatgpt e até passei nas cadeiras. Mas cobrou o preço no semestre seguinte, onde o chat não conseguia resolver meus problemas e eu estava atrasado em conteúdo, sofri muito pra alcançar mas consegui passar de semestre, e eu ainda uso IA como um todo. Só que de forma muito mais responsável e que me ajude a evoluir, e não como atalho.
N gosto do copilot no vscode, mas o chat gpt em um site separado é o máximo. O chat gpt é uma boa ferramenta para vc ter um ponto de partida, mas não o tempo todo. Por exemplo tinha algum ngc que eu n lembro oq era. Não entrava na minha cabeça de forma alguma. Graça ao chat gpt eu tive um ponto de partida e não tive problema para fazer manutenção dps e consequentemente aprender. Para algo q vc não conseguiria fazer na hora tudo bem, para facilitar vc aprender tudo bem. Mas não para fazer o seu trabalho e dizer que aprendeu
Eu acho que depende muito da forma como você usa a IA. Vou falar do meu caso por exemplo. Eu tinha medo de ficar dependente da IA ao faze-la corrigir meus códigos, ou até mesmo fazer códigos que eu não sabia fazer. Tendo isso em mente eu passei a tentar fazer primeiro, se n funcionasse eu usava a IA, funcionando, eu pedia para a IA me explicar o porque das alterações e como funcionava cada parte, assim eu não deixava de aprender o a forma correta, e depois de algum tempo eu não precisava mais da ia para fazer o código e também facilitou muito a saber modificar o código de acordo com o que eu precisava.
Sei la ainda não sei se é bom para min usar IA na faculdade CC. Tento sempre fazer um codigo com minha logica, pergunto o que esta errado pro chat gpt, tento arrumar se não conseguir , peço uma resposta. Depois que vejo a resposta dele eu tento pensar em outra resposta as vezes so tem uma resposta. Mas me sinto um trapaceiro ...
Acho que utilizar IA pode te ajudar ou atrapalhar depende de como você usa. Se você só pede a IA pra fazer o código e não busca entender como ele foi feito é prejudicial, mas se você usa a IA pra aprender de fato como funciona pode ser benéfico.
Uma coisa que pra mim IA é muito forte e ajuda demais no dia a dia, é quando você já tem uma solução mas quer melhorar ela, exemplo: Quando você tem mais de 1 função que você percebeu que fazem praticamente a mesma coisa e quer refatorar elas pra uma função mais generalista. Esse tipo de coisa a gente já fazia antigamente usando ferramentas de refatoração na IDE, com IA você as vezes não só refatora mas pega uma dica boa no meio da resposta. Mas eu acho que explicar o código e documentar influencia muito, quando estudo estatísticas e tenho dúvida sobre algum cálculo, o ChatGPT explica vários conceitos bases antes de explicar o cálculo em si.
O que eu acho mais interessante em estudar com a IA é que ela vai direto ao ponto, e explica de forma detalhada e mostra onde você ta errando, agora quando vou pesquisar em cursos ou em sites, acabo perdendo o foco com o tanto de informação que é fora do contexto da minha duvida.
eu acho que a parada da retenção ta no fato deles conseguirem ter feito mais tarefas, logo mais chances para retenção do conteúdo de formas diferentes.
Cara, é muito difícil vc lembrar exatamente do que você fez no código depois de algum tempo que você desenvolveu... No final você vai ter que reler pra relembrar. E muitas vezes você vai ter que dar manutenção no que outra pessoa fez, se for uma IA, não tem problema, alguém fez e você vai ter que dar manutenção kkk. Mas de qualquer forma, ainda da pra pedir pra IA explicar parte do código, o que acelera muito caso não entenda o que está acontecendo. No final, o que faz a diferença é você conhecer o processo, como foi resolvido o problema (contexto, regras de negócio) e não sobre o código em si.
Temos que pensar tb, que estudos tendenciosos pra favorecer determinados mercados, é algo que existe há séculos. Quantas vezes o café foi vilão e herói na história?!?! Tá caro, é vilão, tá barato é herói. Difícil eu acreditar q copiar colar faz alguém aprender mais que alguém que gerou algo do zero. Este estudo é altamente questionável por conta dos resultados. Durante anos ouvimos (e provamos), mesmo fora da TI, escrever algo é melhor que ouvir. Escrever e falar, melhor ainda, etc...
Acredito que com as IAs não haverá mais 'programadores', mas 'resolvedores de problemas'. Os profissionais vão focar na entrega do resultado final e geração de valor, sendo a programação apenas o meio para chegar no resultado. Assim, acredito que ainda será necessário saber programar, só que o profissional deverá priorizar o desenvolvimento da lógica e raciocínio para chegar até a solução, e não mais em como escrever determinada lógica. O ponto é que, sabendo a lógica e tendo o conhecimento apenas dos conceitos de programação (ferramentas, libs etc), a pessoa consegue criar e ajustar a solução sem precisar se aprofundar muito em determinados assuntos.
Uso chatgpt pra aprender conceitos. Comecei a aprender poo com chatgpt, o que são classes, atributos, métodos, construtores e etc. A ferramenta me poupa tempo, pois me dá suporte do que esperar 24hrs o professor ou suporte do curso responder.
Talvez a IA te entregando a solução vc foca no que funciona, agora se precisa garimpar a solução, vc acaba registrando vários caminhos errados, e também acaba sendo mais cansativo.
Facilita, pois ajuda em perguntas cruas. As vezes os "felas das potas" professores, instrutores, plenos e sênior não querem responder ou ajudar. O Copilot ou ChatGPT é maravilhosa nisso
mano, suas thumbs são ótimas pra criar figurinha de zap, essa thumb então cabe pra vários contextos. Eu tenho uma figurinha daquela do "MUITO BOM" ehaehuaeheua
Mano eu acho que isso tem a ver com a quantidade de informação que a pessoa deve reter nos dois modelos. Com a IA a resposta está mais descrito e menos “verboso” então parece que isso se torna mais simples de memorizar. No processo convencional tem muita tentativa e erro e as vezes depois de um tempo pode ser que a memória se embola em uma dessas tentativas
IA pra produzir código de forma profissional, é ruim, te atrofia. Mas usar pra aprender, principalmente se vc tá migrando de linguagem, pode ser positivo. Agora quem não tem experiência...complicado. Difícil dizer pq minha lembrança era no TurboC, em 2006.
Aprender com IA só recomendo se vc já entende bem de programação. Ela acaba gerando vários erros desnecessários as vezes. Eu uso como um lugar para entender melhor como devo perguntar no Google como resolver o problema que estou passando ou como aprender algo. A IA não está no nível para vc se aprofundar ainda, ontem mesmo eu esqueci do método some() do Js e perguntei no GPT ele me respondeu algo nada a ver, fui no google e achei.
Desde o hyper das IA, eu não usei nenhuma, pra falar a verdade só usei uma vez, e era a IA da bing que veio no browser da microsoft, acabei testando, mas a pergunta foi boba e nada demais, eu acho que usar uma AI pra gerar meus codigos e facilitar minha rotina e etc, mesmo que seja tentador, dessa forma, eu estaria indo contra o propósito de ter começado os estudos e querer ser um programador.
Provavelmente é o conceito da IA explicar o codigo, tanto ativamente ela explicando oque fez, como os comentarios tbm, tem muito comentario. Eu mesmo coloco meu codigo e peço pra ela fazer um comentario explicando oque ta fazendo.
Pra mim LLM pra código é equivalente a calculadora Quando você passa a fazer cálculos somente na calculadora, chega um nível que esquece como fazer cálculos normais Mas ao mesmo tempo, é ilógico você não depender de uma ferramente que você take for granted E esse dilema é equivalente ao dilema do ensino médio onde os professores não deixavam usar calculadoras Sim, tem uma diferença absurda quando você se acostuma a usar as ferramentas Mas prompt Engineering é uma soft skill tal qual saber usar uma calculadora
Na minha opinião a IA pode ser um imenso facilitador pra aprender a programar. O que vai dizer se vai ser bom pra sua carreira ou não é como tu utiliza ela. Se tu procura respostas na IA pra aprender algo, mega ruim. Se tu usa ela como um professor, excelente! Um professor nunca te passa as respostas de cara, te passa a teoria e desafios para vc absorver o conteúdo.
Cara, bem se estou aprendendo eu procuro saber o que o código faz, então usar a IA pra isso é muito melhor. Me explique este código? Por que o resultado é este? Estas tarefas não consegue exatamente o exemplo do código no google, talvez em algum fórum/discord e depender de alguém responder no tempo que puderem, na IA tu joga e já tem uma explicação. Então é começar a criar códigos, mesmo com a IA tu tem de saber o que quer pra pedir, então o aprendizado estar ai também, dar pra pedir algo diferente do copia e cola dos cursos e tutoriais. (Repetição, analisem uma criança aprendendo a falar, escrever, ler,.. "repetição" e só aprende fazendo, mesmo que alguém te informe como se faz) Como tudo na vida, vai depender de tu mesmo para aprender, independente de usar IA, google, etc... A prática é o que vai fazer todos aprender... Independente da maneira de como fizeram para aprender!
acho que em exercicios de logica e Data Structures seria interessante vc quebrar a cabeça e tantar resolver sozinho, se nao conseguir realmente, pede um auxilio para a AI
cara, sei não em... tenho dúvidas quanto a veracidade desse estudo. precisamos de outros parecidos com esse pra assumir qualquer coisa. até então, minha opinião se mantém que IA n deve ser usada pra aprender em si, e sim apenas pra agilizar tarefas (aprender rápido != aprender de fato).
Sendo bem sincero, creio que a longo prazo o que você e eu esperávamos, se torna verdade, exemplo: Se eu me envolvo a aprender e desenvolver os programinhas quebrando a cabeça, futuramente eu terei mais facilidade ao longo prazo, creio que com o uso da IA em alguns pontos, no futuro o processo de tratativas não vai ser tão assertivo, pois vai faltar experiência, tanto por falta de caráter quebrada, quanto por não consegui manusear a IA para ter uma solução
Acesse brilliant.org/LucasMontano/ para iniciar seu teste gratuito de 30 dias e ganhe 20% de desconto em uma assinatura premium anual.
Cara acho que cada vez mais a habilidade de procurar as próprias respostas vai sumindo e não sei realmente se isso é bom ou ruim. A sensação de jogar o código de erro no Google é cavar até achar uma resposta não respondida feita 12 anos atrás é Indescritível 😂👍
Como usuário de Linux, instale e use no dia a dia, que vc vai ter semana sensação de vez em quando. kkkk
Vulgo debug ou fórum misterioso.
Quem veio de antes vai dizer que era de livro melhor que Google
Mano tu deixou o canal topado e quitou! Tu podia dar umas dicas pra quem quer crescer o canal
Vejo isso com um amigo próximo que tá tentando aprender, tá deixando o chat fazer por ele. Esses dias me chamou pra ver um challenger de uma empresa, pra estágio, eu já imagino que 90% vai entregar a msm coisa gerada pelo chat. Foi um código que no git dava pra copiar e colar, então o gpt consegue fazer ele, um arquivo pequeno apenas, funcionava, so precisava de um toque aqui e ali. O kra simplesmente so teve o trabalho de copiar e colar e não teve nenhum entendimento do que aquilo faria, eu insisti para ele ler e entender ao menos, espero que tenha feito.
Eu gosto de estudar com as IA's, mas eu sempre procuro o porquê das coisas e também gosto de usá-la como suporte técnico e nunca a resolução do problema.
Usamos Stackoverflow e agora estamos na era das IA's e vamos cada vez mais longe. A tecnologia tá ai para nos ajudar e precisamos dela para consolidar conhecimento e achar soluções ainda mais elegantes!
Btw eu já estava com fome e posso almoçar agora!
A real é que tem um pessoal que passou na escola, faculdade, etc e não aprendeu a APRENDER. Eu utilizo o chatgpt como se fosse uma troca de ideia com um professor, quando eu tenho um problema aqui no trampo eu mando la o problema e vou perguntando: melhores práticas, porque usou isso, porque usou assado, alternativas, se a ideia que eu tive lendo é melhor que a solução proposta ou se é uma alternativa viável. Até eu ter certeza que eu entendi o método da IA e consigo implementar no projeto local. Dessa forma eu tenho certeza que eu aprendi os MÉTODOS e não simplesmente copiei e colei igual eu vejo MUITO. Sinceramente, desde que comecei a utilizar as IAs no meu dia a dia eu vejo claramente no meu código que eu aprendi MUITO e cada dia que passa estou codando melhor. Foi um crescimento absurdo que eu não sei se eu teria a mesma efetividade codando no trampo sozinho.
Eu utilizo da mesma maneira e chego a ficar dias sem utiliza-lo, porque como aprendi com ele, acabo não precisando naquele momento.
Perfeito meu mano, é exatamente assim que se faz. Eu troco ideia com a IA como se ela fosse um parceiro de codigo que possui mais experiência e conhecimentos que eu. Nunca peço as respostas diretamente, só peço sugestões e explicações pra ajudar a desenvolver meu raciocínio.
Eu uso a IA para aprender boas praticas também, mas para fazer código eu não uso, e raramente estou utilizando IA agora.
minha ideia é, se tem ferramenta é para utilizar, mas ela não faz tudo sozinha.. a pessoa tem que pelo menos saber o que quer resolver e a estrutura que vai utilizar para isso
O topete tá cada vez mais formoso
Cada vez mais perto de virar o Tintim da programação
Ele assumiu dignamente a alcunha de Jimmy Nêutron hehe
algo que pontuaram sem muito destaque mas que acredito que faz toda diferença, é o estado mental dos alunos que usaram IA, citaram que estavam mais animados e entusiasmados para continuar e aprender mais, acho que isso tem um papel fundamental no aprendizado e que pode ajudar a reter mais conteudo.
tirando a lógica de lado, o estado mental do ser humano é uma variavel dificil de prever que pode impactar bastante em um teste desses.
afinal, quem nunca pegou um problema dificil, massante e ficou de saco cheio com aquele cansaço mental.
sim, muitas vezes o problema nem é dificil, mas vc ta tão exausto e estressado que acaba não pensando direito
Minha opinião é a seguinte. Aprendi lógica de programação com C no ensino técnico, e se teve algo que profundamente me ajudava era comentar os códigos. Eu tenho uma opinião, enquanto você codar e nunca tiver certeza plena do que esta escrevendo, COMENTE SEU CÓDIGO. Se vai usar o GPT, pede pra ele sempre comentar as linhas. Enquanto você utilizar a IA mas não souber o que ela está gerando, é questão de tempo para se acomodar.
Ferramentas estão aí pra isso, hoje por exemplo eu sempre que tenho erro no código, jogo o erro no gpt (como alternativa ao Google), sem o código em si. Tento arrumar, e se não conseguir de jeito nenhum, aí envio o trecho do código.
Se você sempre usa trechos prontos, dificilmente você retém todo o conhecimento, e na hora que precisar modificar algo, vai ter sempre mais dificuldade do que ter feito sozinho.
A questão é usar a IA como complemento, e não usar IA para te dar as coosas prontas.
Eu penso que o que leva um grupo a obter melhores resultados com IA é o seguinte:
1- dopamina: com resultados mais rapidos o estudante pode se engajar mais na atividade.
2- alteração antes de envio: aqui o aluno precisa desvendar o código antes de enviá-lo, realizando alterações para se encaixar melhor no que foi pedido, virando quase um jogo, com tentativa e erro assim como no base. Um aprendizado mais dedutivo do que indutivo.
Sou front-end e comecei a usar AI quando ainda era Jr, tenho meus pros e contras em relação a isso, a parte boa é que ela realmente ajuda muito no começo, você consegue solucionar problemas mais complexos e coisas que poderiam levar horas para serem feitas você faz em alguns minutos, a parte ruim é que você cria uma espécie de dependência disso, fica mal acostumado e quando se depara com um problema muito específico você trava, e isso é muito frustrante.
Acredito que principalmente no começo AI deve ser usada com muita moderação, pois existem processos no aprendizado que não podem ser pulados, você precisa forçar sua mente a pensar na lógica e na sintaxe de maneira sólida, é nesse processo que você descobre as tricks e tips (famosos macetes rs), onde aprende quais métodos são melhores que outros e assim aprende a ter desenvoltura pra desenvolver algoritmos cada vez mais complexos. Fiquei um tempo sem usar AI justamente por esses motivos (usava somente em códigos repetitivos tipo i18n). Em termos de produtividade AI é um paraíso, mas se você deseja tornar um desenvolvedor excelente algum dia, por mais maçante que seja tu vai ter que andar com as próprias pernas por um tempo e parar de copiar e colar código.
Aprendi a programar sem IA, pesquisando erros na internet a fora e as vezes por dias no mesmo erro sem encontrar solução, posso dizer que a "base" aprendi do jeito tradicional, mas hoje eu aprendo e retenho muito conhecimento com IA, mas por encontrar a soliução do erro, e pedir para que ela detalhe a solução. Outra coisa que faço é, por mais besta que seja, não dar um simples Ctrl+C Ctrl+V, mesmo copiando, eu escrevo manualmente.
Tem me ajudado muito, me tornei Pleno com 2 Anos.
Cara, tu deu sorte. A empresa que eu estou já tem 3 anos e sou júnior ainda, e já comprovei que a empresa realmente demora pra promover... Tô atrás de outro trabalho. Legal seu depoimento
@@brunodesousa294 De fato irmão, onde estou é uma empresa pequena, não recebo a média de um pleno, por isso tbm tô procurando outro trampo.
Tá difícil, mas continua procurando, porque o melhor momento para procurar emprego é estando empregado.
Eu mesmo, já rejeitei algumas propostas absurdas (de ruim) pq eu não tava tão necessitado já que tava trampando.
Por eu ja tive que aceitar um trampo meio insalubre por estar desempregado e não ter muita escolha...
aprender é uma coisa, colocar em pratica é outra.
enquanto você estuda você deve fazer e buscar um entendimento sobre o que está fazendo, na hora de realizar algum trabalho, você tem um tempo para realizar sua função, e portanto precisa usar todas as ferramentas que ajude
Interessante, achei muito legal vc trazer isso para o público do seu canal. Eu baixei o artigo e vou ler com calma TB.
Na minha opinião, dado oq foi descrito, eu acho que o aprendizado com a llm facilita o entendimento de conceitos específicos. No estudo tradicional vc se força a aprender os conceitos e a executar atividades que não necessariamente são essenciais para entender o conceito, mas fazem parte do processo.
O problema de um estudo focado com llm vai limitar o aprendizado de outros conhecimentos que possam estar vinculados e podem até ser habilidades transferíveis para outras ocupações do mundo do trabalho.
Tô aprendendo a programa Android lendo doc, vendo vídeo e também utilizando o chatgpt, ferramente tá aí pra usar. O importante é saber pesquisar e entender o que tu tá lendo, independente de onde a informação veio.
exatamente, também estou aprendendo android e faço isso
Eu acho que o grande ponto aqui, é testar o código gerado por IA.
Pensa comigo, você tem uma certa ideia do que precisa ser feito, mas não sabe o código em si. Então dessa forma você pede para a IA gerar um código baseado no seu raciocínio.
Você roda o código e verifica que funciona, mas não está se encaixando perfeitamente com o contexto e regra de negócio. Então você decidi refatorar e conforme você vai ajustando o código, você vai entendendo o que está acontecendo. Acho que isso explica que mesmo gerando código com IA, você ainda, sim, consegue memorizar e entender o que foi feito.
Claro, isso só funciona, se você testar o que foi te entregue, mas isso é uma abordagem que você vai aprendendo com o tempo.
Verdade!! Consegui implementar uma api de audio em C pra um jogo hand mode. Tocar som com o "ALSA" no Linux do zero com ajuda do Chat Gpt, dai depois reescrevi o codigo apos estudar ele, mas da melhor forma pra se encaixar com a arquitetura do jogo. Por ultimo to usando o Chat pra configurar o Neovim usando Lua e ta quase pronto kkkk
Concordo, mas eu acredito que se o cara for iniciante demais, a IA pode ser um problema pra ele se tiver que refatorar. Pra um cara com pelo menos 1 ano ou mais de experiência acho que vai ter mais facilidade pra manter o código gerado. Tô falando no achometro mas esses dias vi no workana um cara pedindo ajuda pra arrumar um código gerado por IA. Provavelmente esse cara é mais iniciante.
@@brunodesousa294 Acho que faz total sentido isso que você falou.
Uai então a pessoa não sabe programar, se ela tem a ideia más não tem notação de como construir programando, então a pessoa não sabe.
Isso de "reduzir as barreiras de entrada" e "alargar a participação na computação" é algo terrível. A gente tem que aumentar as barreiras e diminuir cada vez mais a participação de quem não entende exatamente o que tá fazendo.
Já trabalho há mais de 6 anos na área e sempre me incomodei bastante com outros devs que simplesmente não entendiam de programação no geral (incluindo vários plenos e sêniores). A qualidade do dev médio é muito ruim, de verdade.
Eles sabiam usar o framework, mas não sabiam programar e pensar de maneira lógica. A maioria desse pessoal é o que eu chamo de "dev de curso" que é gente que fez um curso qualquer desses de promessas milagrosas de virar dev em 1 ano. Sabem fazer quando muito um CRUD, qualquer coisa mais complexa já levam um tempo absurdo e fazem uma solução horrível, além de perguntarem coisas que dá vontade de rir.
A barreira já está baixa, já entra muita gente que não sabe pensar (pra não usar um certo adjetivo...) e totalmente despreparada. Imagina se a gente diminuir ainda mais essa barreira? É um cenário que me preocupa bastante. Me deixa frustrado ter que trabalhar com gente que não sabe o que tá fazendo, uma vez que quando a m*rda estoura cai no colo dos poucos que tem a competência pra resolver.
Eu apoio o uso das IAs no estudo e na resolução de problemas. Porém você precisa saber usar as IAs pra não se tornar acomodado e parar de evoluir. Você precisa saber o que e como perguntar à IA, sempre pedindo explicações e fazendo mais perguntas caso não tenha entendido bem. Outra coisa legal que vc pode fazer é colocar trechos de um código e pedir pra ela analizar e explicar linha por linha.
Enfim, trate a IA como se ela fosse um dev bem mais experiente que você que está lá disponível pra te ajudar a evoluir, e não pra ficar te dando as respostas prontas.
Vou dar um exemplo de como eu uso IA: Hoje mesmo eu estava tendo um problema com realocação de memória em C. Eu estava adicionando elementos num array antes de realocar o espaço,e mesmo assim o código estava dando certo. Eu simplesmente não conseguia entender o motivo, pois no meu entendimento era pra dar errado. Perguntei ao Phind (GPT com acesso à internet) e ele me explicou o motivo pelo qual estava aparentemente dando certo, quando podia dar errado e pq eu sempre devia realocar a memória ANTES de adicinar elementos, mesmo que os resultados do código aparentassem estar corretos. Eu sabia que tnha algo estranho, mas não sabia o que era, e a IA me explicou muito bem o que acontecia.
12:33 o codigo gerado por ia geralmente tem comentários bem básicos, que um iniciante colocaria. acho que isso pode ter ajudado o iniciante a ter clareza do que tá acontecendo no primeiro contato com o codigo.
com a minha experiência, de alguém que nao trabalha na área, mas usa programação frequentemente para otimizar meu trabalho, nem sempre a IA dá a resposta exata que eu preciso, mas explica o que está sendo feito. Isso ajuda muito a aprender conceitos mais avançados e permite pegar a resposta da IA e modificar para ficar do jeito que eu preciso.
Eu uso bastante IA nos estudos para analisar erros complexos e criar material de estudo quando preciso!
@LucasMontano, acho que a retenção do conhecimento está relacionada ao fato de os alunos do grupo que usou IA ficaram muito mais "ansiosos e entusiasmados" para continuar aprendendo (12:56). O processo de retenção de informação está bastante relacionado às emoções que sentimos enquanto estamos aprendendo. Programar com IA gera resultados mais rápidos, que funcionam melhor, e isso ativa nosso circuito de recompensa mais vezes, o que nos faz sentir melhor. Um aluno que aprende bem é um aluno que fica feliz ao aprender (vou vice-versa).
3:24 um efeito bem legal no llm - ia - é que eu posso fazer perguntas estúpidas. as quais me sentiria meio tosco fazendo pra outra pessoa,mesmo pela internet.
- ah, outro efeito é o tempo de resposta. é muito bom ter uma resposta muito rápida (quando é o caso dele conseguir responder). tem problemas que no chatgpt demora até mais do que vc sozinho, ou ele pira ou te leva pra um raciocínio errado na solução. Se vc fosse depender de respostas por fórum ou por stackoverflow ia demorar, se é que ia aparecer alguém pra responder
Para mim, há uma grande diferença entre aprender com a ajuda da IA e aprender por conta própria. Para aqueles que estão começando, especialmente sem familiaridade com a lógica ou com pouca experiência em programação, acredito que a melhor abordagem seja mergulhar diretamente na documentação ou em vídeos explicativos. Esses recursos podem oferecer explicações simples ou até mesmo mais complexas, mas é crucial que a pessoa se esforce para repetir o código várias vezes ou reler o material repetidamente até que ele se fixe na mente. Esse tipo de aprendizado "na raça" pode ser mais desafiador, mas também pode criar uma base sólida e duradoura.
Já para aqueles que têm experiência e desejam aprender uma nova linguagem de programação ou framework, a IA pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para acelerar o processo de aprendizado. Com o auxílio da IA, é possível obter explicações detalhadas, exemplos de código e até mesmo orientações personalizadas para resolver problemas específicos. Isso pode permitir que os profissionais evoluam rapidamente em sua trajetória de aprendizado e se adaptem com mais agilidade às demandas do mercado.
Essa é minha opinião sincera, mesmo sendo relativamente novo na área, acredito que o aprendizado inicial é fundamental para quem quer se tornar um programador de verdade. Investir tempo e esforço nessa fase é crucial para construir uma base sólida de conhecimento e habilidades. É como se fosse o alicerce de uma casa - se estiver fraco, tudo o que for construído em cima pode desabar. Por isso, vejo essa etapa como crucial para um desenvolvimento consistente e bem-sucedido na área da programação.
Caso tenha alguma discordância, por favor, deixe seu comentário! Estou interessado em ouvir diferentes pontos de vista e opiniões sobre o assunto.
Atenção desavisado: Na verdade, o react do artigo começa lá pelos 2:26 (não são pelos 2:30 segundos)
Por experiência própria iniciei na programação há 1 ano. Quando eu ficava tentando por muito tempo resolver sozinho os códigos, nos casos que eu conseguia, passava alguns dias e tentava de novo, eu travava porque na minha mente eu tinha feito tantas tentativas que se embaralhavam na cabeça qual foi a certa. Quando comecei a codar com IA, primeiro eu tentava fazer do meu jeito, depois pedia IA pra fazer ou melhorar e aí na hora meu cérebro já fica tipo "AHH BOM É ASSIM ENTÃO ENTENDI" e nas próximas vezes que tentava eu me lembrava mais do que tinha feito. Acho que isso me fez memorizar melhor como fazer códigos. No fim das contas acho que me ajuda mais aprender a codar com IA do que sem ou lendo StackOverflow.
Cara, legal que você falou sobre memorizar algumas coisas. Esses dias fiz um teste, e uma das questões é que eu tinha que fazer um método que ordena lista no Java, mas eu não podia consultar livro, nem Google e nem usar as classes próprias do javinha para fazer... Eu sabia na faculdade kkkk e mesmo assim o professor deixou uma lógica em C# de alguns algoritmos de ordenação... Eu demorei muito na questão e acabei não respondendo, porque eu achei bem difícil. A outra que era de retornar números primos num intervalo determinado eu consegui fazer. Eu até gostei do teste, mas não poder olhar no Google achei besteira, porque o cotidiano do programador é utilizando o Google. Uma coisa q achei inútil é fazer ordenação na unha sendo que o Java já tem ferramentas pra isso. Acho que é pra ver se a pessoa realmente sabe... As outras questões até q tava legal, umas de matemática eu fiz, outras eu pulei.
16:00 estou desenvolendo um simulador de investimentos. Falei com o chat gpt 4 perguntando como poderia implementar uma formula pra calcular corretamente.
Usei como base a calculadora do nubank.
Aí minha dúvida. A IA gerou um codigo onde os resultados nao batem com os da calculadora do nubank.
Aí fui pra fórmula de juros compostos, ainda assim nao bate com os números da calculadora do nubank.
Aí vem a dúvida. Nubank está errado? Chat gpt esta errado?
Como posso aprender isso?
Desabilitei só as sugestões de código do copilot, eu estava muito dependente e tal, agora uso ele e o gtp mas para erros e estratégia de resolução de problemas.
Para mim, no meu caso, afeta sim o aprendizado, tipo eu usava ativamente alguma estrutura de código, tipo um map, e n saber de cór a estrutura, sempre ela era completada pelo copilot.
Meu desempenho no sentido que quanto código escrevo caiu, mas acho que estou dominando melhor oq estou fazendo.
Eu uso IA o tempo todo. Uma estratégia que é eficaz no meu aprendizado é pedir pra comentar o código, avaliar, copiar/colar, se funcionar, dou um ctrl+z e copio manualmente para reter o conteúdo melhor. acaba demorando mais, mas a repetição na escrita tem me ajudado bastante a compreender melhor novos contextos e soluções. Se for um assunto que já domino, não há necessidade de reescrever.
Muito interessante esse artigo. Bom, eu estou fazendo faculdade CC, uso muito o Copilot(Microsoft) para me explicar conceitos que não ficaram claros nas aulas, e quando preciso que ela construa um código para mim, além das explicações que ela dá sobre o que o código faz e o porquê, já me perdi muito no meio de várias perguntas sobre "como eu posso usar isso em outro contexto?", "como isso funciona internamento?", "qual a utilidade disso?", no fim, aprendo bastante usando o Copilot como um guia nos estudos, além de usar os links de referências que ele usa para gerar as respostas para aprofundar mais ainda.
Quando tiverem mais estudos, com um grupo maior de pessoas, você poderia trazer de volta esse assunto no canal.
estou em formação como analista de dados, e tenho usado bastante o gpt para me auxiliar com SQL e Python, no entanto eu acho mais produtivo utiliza-lo como uma monitoria de ensino - é otimo para tirar duvidas, muito mais rapido do que jogar no google e procurar pela resposta que voce espera. Em relacao aos códigos, sempre que estou realizando exercicios eu tento primeiro baseando-me no que aprendi. Quando fico paralisado, ai eu o questiono no que estou errando e que me explique o porquê. A partir disso eu refaço o exercício até ter segurança que eu realmente entendi o conceito da coisa, aplico em novos exercícios, e só ai que eu sigo. As IAs são otimas ferramentas, cabe a cada um extrair a melhor forma de aplica-las. Nao adianta o cara se enganar pedindo pra ela fazer exercicios ou o trabalho, não entendendo o conceito.
Manjo de redes mas to estudando sobre Machine Learning pq meu trampo atual é MLOps, eu consegui, com IA (COPilot e ChatGPT4), fazer uma pipeline de ML E2E. Eu nunca conseguiria isso sozinho. O reforço positivo que dá de ver o seu problema resolvido e o código funcionando deve ser o responsável por isso. Ver funcionando é melhor que fazer algo que no final não funciona. Deve ter relação com hormônios como ocitocina, dopamina e serotonina.
No ambiente que eu trabalho tem todos os tipos de dev, antigos e novos. É meio óbvio mas da pra ver nitidamente como a experiência dos antigos afeta positivamente na hora de fazer as perguntas. Os jovens n sabem nem como perguntar direito. Acho que o diferencial acaba sendo o quanto da visão macro vc está entendendo pra saber fazer a pergunta certa, dar o contexto certo e aí sim ter seu problema solucionado
Sou dev Jr. e no meu trampo uso mto o chat GPT. Consigo resolver mais problemas e muito mais rápido com IA. Até mesmo com linguagens em que eu tenho pouco domínio.
Fora a quantidade de ferramentas que vc precisa saber pra trabalhar hoje em dia. Eu mesmo, uso no dia a dia html, css, javascript, vue, angular, java, c#, visual basic, sql, docker, git e linux. Imagina conseguir trabalhar com tudo isso e futuras atualizações decorando estruturas…
Fui efetivado quando ainda não existia o chat GPT, mas de lá pra cá minha produtividade melhorou muito e minha saúde mental tb.
Mas então aproveita esse tempo livre pra entender arquitetura. Pois os problemas vão ficando mais complexos
Eu hoje estudo Python c/ Machine learning, sendo meu principal tema de pesquisa para o TCC + um projeto. E usando o GPT, pude compreender de forma mais profunda as nuances da arquitetura neural do meu projeto. Embora ainda esteja em estágio inicial, as respostas que tive por meio da IA, me deram uma perspectiva que anteriormente me escapava. A maioria dos conteúdos no Br relacionados a Machine Learning é bem carentes, sempre recorro à busca na gringa. Apesar de colocar em prática o que aprendo, nem sempre tenho clareza em todos os aspectos. Assim, a utilização da IA tem sido uma ferramenta fundamental pra elucidar pontos importantes e aprimorar minha compreensão do assunto.
tenho bastante experiência, já peguei a era das apostilas mesmo assim a ia tá me permitindo progredir com coisas novas. programar realmente em outra linguagem eu nao estou, mas estou fazendo tarefas mais rapidamente, sem dominar sintaxe.
O interessante é que em 12:55 sobre a motivação, o estado psicológico durante a tarefa ou aprendizagem é uma das variáveis mais importantes
Ai depende... pedir código pronto, não buscar a motivação do código, não importa se for aprender a programar, ser médico, engenheiro ou pedreiro, é tipo falar NUM SEI FAZER, FAZ PRA MIM? tu não aprende nada.
Eu uso o ChatGPT pra explicar a lógica do código e só avanço nos estudos quando eu entendo o que o código está fazendo em cada linha. Funciona assim pra mim.
Cara, que conteúdo massa! Minha humilde opinião (vivo isso também pois sou jr/pl), acredito que a IA seja ótima para explicar o que foi feito em soluções mais simples, ou seja, os alunos sabem exatamente porque o código foi escrito daquela maneira, aumentando significativamente a compreensão da solução e a capacidade de dar manutenção no futuro. Podemos considerar também a estrutura do código, já que a IA tende a gerar códigos mais legíveis e fáceis de compreender, e, é muito fácil pedir uma explicação mais detalhada sobre um bloco de código gerado pela IA. Tenho muitas dúvidas em relação a isso também! Mas, quando vejo os livros gigantescos de VB aqui na empresa que o pessoal utilizava antigamente, penso que talvez possamos formar programadores melhores com o uso de IA, será?
Tenho 18 anos e comecei a estudar há uns 2 anos. Esse estudo deles, não sei, mas para mim parece meio mágico, porque, por exemplo, sempre que usava mais IA para estudar, quando voltava a fazer à moda antiga, acabava demorando bem mais para desenvolver um raciocínio.
Boas Lucas, sou Baby Boomer assumido, usava o chatGPT e agora utilizo o Git Copilot e IACodeIum como assistente pq pra falar a verdade sei o que fazer mas a memória lembra mais o valor do boleto do que como é a regra de determinada ação, essa semana usei o Stack pra resolver melhor um problema com Gradle, com certeza foi mais rapido e com resultado positivo, tem quem não gosta de IA mas usa o app contato do telefone pq não sabe mais o numero de ninguem. ahhh se tiver uma dificuldade pra entender é pq não usei IA.
Parabéns pelo vídeo. Sei que nao é um canal acadêmico, mas se você puder trazer mais conteúdos desse tipo deixará esse inscrito aqui bastante feliz👍🏼
Concordo sou bem cético quanto a isso acho que o erro faz parte do aprendizado e a IA nem deixa vc cair em um erro X para que pudesse entender de fato o erro e como corrigí-lo
Cara eu to aprendendo a programar agora. Comecei em LUA, por conta de jogo e estou seguindo o curso aprendendo HTML e CSS. E digo que uso a IA mais para acelerar o que eu procuro e pedindo ela pra me EXPLICAR do que apenas para gerar o código.
Então reduz MUITO meu tempo de ficar procurando no google, pq ao mesmo tempo que tem no google, as informações são tantas que tu tem que ficar comparando as vezes pq pode haver diferença no que fala de um site pra outro as vezes. Ou até a metodologia de explicar algo.
GPT ajuda muito a encurtar esse caminho, mas tem que saber usar, se não a pessoa vira escrava da ferramenta e aprende nada.
Lucas pinta o cabelo de verde vai combinar com esse penteado
03:00, quando foi que o stack overflow virou o "lembra da epoca do stack overflow" kkk
Eu continuo lendo documentação. Assistindo tutorial no TH-cam. Só uso IA pra consulta rápida de sintaxe ou pra esclarecer alguma ideia.
Tudo depende de como você usa a IA no fim das contas. Para contexto: Eu estou no quarto semestre de CC, durante o segundo, eu usei MUITO o chatgpt e até passei nas cadeiras. Mas cobrou o preço no semestre seguinte, onde o chat não conseguia resolver meus problemas e eu estava atrasado em conteúdo, sofri muito pra alcançar mas consegui passar de semestre, e eu ainda uso IA como um todo. Só que de forma muito mais responsável e que me ajude a evoluir, e não como atalho.
N gosto do copilot no vscode, mas o chat gpt em um site separado é o máximo. O chat gpt é uma boa ferramenta para vc ter um ponto de partida, mas não o tempo todo. Por exemplo tinha algum ngc que eu n lembro oq era. Não entrava na minha cabeça de forma alguma. Graça ao chat gpt eu tive um ponto de partida e não tive problema para fazer manutenção dps e consequentemente aprender. Para algo q vc não conseguiria fazer na hora tudo bem, para facilitar vc aprender tudo bem. Mas não para fazer o seu trabalho e dizer que aprendeu
Eu acho que depende muito da forma como você usa a IA. Vou falar do meu caso por exemplo. Eu tinha medo de ficar dependente da IA ao faze-la corrigir meus códigos, ou até mesmo fazer códigos que eu não sabia fazer. Tendo isso em mente eu passei a tentar fazer primeiro, se n funcionasse eu usava a IA, funcionando, eu pedia para a IA me explicar o porque das alterações e como funcionava cada parte, assim eu não deixava de aprender o a forma correta, e depois de algum tempo eu não precisava mais da ia para fazer o código e também facilitou muito a saber modificar o código de acordo com o que eu precisava.
É lógico que quanto mais ferramentas maior vai ser o benefício
Sei la ainda não sei se é bom para min usar IA na faculdade CC. Tento sempre fazer um codigo com minha logica, pergunto o que esta errado pro chat gpt, tento arrumar se não conseguir , peço uma resposta. Depois que vejo a resposta dele eu tento pensar em outra resposta as vezes so tem uma resposta. Mas me sinto um trapaceiro ...
Acho que utilizar IA pode te ajudar ou atrapalhar depende de como você usa.
Se você só pede a IA pra fazer o código e não busca entender como ele foi feito é prejudicial, mas se você usa a IA pra aprender de fato como funciona pode ser benéfico.
estou com os 2 pés atrás sobre essa pesquisa
Uma coisa que pra mim IA é muito forte e ajuda demais no dia a dia, é quando você já tem uma solução mas quer melhorar ela, exemplo: Quando você tem mais de 1 função que você percebeu que fazem praticamente a mesma coisa e quer refatorar elas pra uma função mais generalista. Esse tipo de coisa a gente já fazia antigamente usando ferramentas de refatoração na IDE, com IA você as vezes não só refatora mas pega uma dica boa no meio da resposta.
Mas eu acho que explicar o código e documentar influencia muito, quando estudo estatísticas e tenho dúvida sobre algum cálculo, o ChatGPT explica vários conceitos bases antes de explicar o cálculo em si.
Esse artigo merece um podcast com vários devs debatendo kkk. Pode me convidar kkk
Em breve 1 programador fará o serviço de uma equipe de 50. Temos que admitir que é fantástica a evolução da tecnologia.
O que eu acho mais interessante em estudar com a IA é que ela vai direto ao ponto, e explica de forma detalhada e mostra onde você ta errando, agora quando vou pesquisar em cursos ou em sites, acabo perdendo o foco com o tanto de informação que é fora do contexto da minha duvida.
eu acho que a parada da retenção ta no fato deles conseguirem ter feito mais tarefas, logo mais chances para retenção do conteúdo de formas diferentes.
Cara, é muito difícil vc lembrar exatamente do que você fez no código depois de algum tempo que você desenvolveu... No final você vai ter que reler pra relembrar. E muitas vezes você vai ter que dar manutenção no que outra pessoa fez, se for uma IA, não tem problema, alguém fez e você vai ter que dar manutenção kkk.
Mas de qualquer forma, ainda da pra pedir pra IA explicar parte do código, o que acelera muito caso não entenda o que está acontecendo.
No final, o que faz a diferença é você conhecer o processo, como foi resolvido o problema (contexto, regras de negócio) e não sobre o código em si.
Começa 2:25
As aventuras de programação de Tintim
Temos que pensar tb, que estudos tendenciosos pra favorecer determinados mercados, é algo que existe há séculos. Quantas vezes o café foi vilão e herói na história?!?!
Tá caro, é vilão, tá barato é herói.
Difícil eu acreditar q copiar colar faz alguém aprender mais que alguém que gerou algo do zero. Este estudo é altamente questionável por conta dos resultados.
Durante anos ouvimos (e provamos), mesmo fora da TI, escrever algo é melhor que ouvir. Escrever e falar, melhor ainda, etc...
15:15 eu escrevo o código na minha mente kkk e em seguida mando ele gerar. e várias vezes ele tá ganhando para coisas pequenas. kkkkk
Se o código escrito anteriormente for de qualidade, alterar código é muito mais fácil que criar do zero.
Mas e ai? como faz pra aprender com a IA, acaba dando na mesma não?
Acredito que com as IAs não haverá mais 'programadores', mas 'resolvedores de problemas'. Os profissionais vão focar na entrega do resultado final e geração de valor, sendo a programação apenas o meio para chegar no resultado. Assim, acredito que ainda será necessário saber programar, só que o profissional deverá priorizar o desenvolvimento da lógica e raciocínio para chegar até a solução, e não mais em como escrever determinada lógica. O ponto é que, sabendo a lógica e tendo o conhecimento apenas dos conceitos de programação (ferramentas, libs etc), a pessoa consegue criar e ajustar a solução sem precisar se aprofundar muito em determinados assuntos.
Só eu que faço prova no papel na universidade em vez de usar computador e sem ajuda de chat...
Almoço no horário certo 🙏
Uso chatgpt pra aprender conceitos. Comecei a aprender poo com chatgpt, o que são classes, atributos, métodos, construtores e etc. A ferramenta me poupa tempo, pois me dá suporte do que esperar 24hrs o professor ou suporte do curso responder.
mas isso ai tem no PDF disponibilizado em qualquer linguagem.. kkk não precisaria de professor pra ensinar isso.
@@gepetovovo2509 mas eu sou autista , meu ritmo e método de aprendizado não é o mesmo q o seu
Talvez a IA te entregando a solução vc foca no que funciona, agora se precisa garimpar a solução, vc acaba registrando vários caminhos errados, e também acaba sendo mais cansativo.
Cara desculpa, mas topetão lembrou o Jimmy Neutron, isso explica tudo hahaha!! Lucas Montano do canal Lucas Montano, vai dominar o mundo.
Nada como almoçar o Lucas montano toda semana
Facilita, pois ajuda em perguntas cruas. As vezes os "felas das potas" professores, instrutores, plenos e sênior não querem responder ou ajudar.
O Copilot ou ChatGPT é maravilhosa nisso
mano, suas thumbs são ótimas pra criar figurinha de zap, essa thumb então cabe pra vários contextos. Eu tenho uma figurinha daquela do "MUITO BOM" ehaehuaeheua
O topete ta que nem nos filmes do "todo mundo em pânico", a cada take está maior, será que o lucas é uma ia ?
faz uma equaçãozinha pro gpt que ele resolve e te explica, mamão com nescau
Isso, continuem aprendendo programar usando IA! Viram o artigo? Ele diz para pedir a explicação do código e depois dar C-c C-v, apenas continuem!
Mano eu acho que isso tem a ver com a quantidade de informação que a pessoa deve reter nos dois modelos. Com a IA a resposta está mais descrito e menos “verboso” então parece que isso se torna mais simples de memorizar. No processo convencional tem muita tentativa e erro e as vezes depois de um tempo pode ser que a memória se embola em uma dessas tentativas
IA pra produzir código de forma profissional, é ruim, te atrofia. Mas usar pra aprender, principalmente se vc tá migrando de linguagem, pode ser positivo.
Agora quem não tem experiência...complicado.
Difícil dizer pq minha lembrança era no TurboC, em 2006.
Aprender com IA só recomendo se vc já entende bem de programação. Ela acaba gerando vários erros desnecessários as vezes.
Eu uso como um lugar para entender melhor como devo perguntar no Google como resolver o problema que estou passando ou como aprender algo.
A IA não está no nível para vc se aprofundar ainda, ontem mesmo eu esqueci do método some() do Js e perguntei no GPT ele me respondeu algo nada a ver, fui no google e achei.
essa calopsita (topete) está uma delícia.
O que ouve para mudar de opnião? fiquei curioso
Desde o hyper das IA, eu não usei nenhuma, pra falar a verdade só usei uma vez, e era a IA da bing que veio no browser da microsoft, acabei testando, mas a pergunta foi boba e nada demais, eu acho que usar uma AI pra gerar meus codigos e facilitar minha rotina e etc, mesmo que seja tentador, dessa forma, eu estaria indo contra o propósito de ter começado os estudos e querer ser um programador.
O vídeo começa em 0:01
Provavelmente é o conceito da IA explicar o codigo, tanto ativamente ela explicando oque fez, como os comentarios tbm, tem muito comentario. Eu mesmo coloco meu codigo e peço pra ela fazer um comentario explicando oque ta fazendo.
Pra mim LLM pra código é equivalente a calculadora
Quando você passa a fazer cálculos somente na calculadora, chega um nível que esquece como fazer cálculos normais
Mas ao mesmo tempo, é ilógico você não depender de uma ferramente que você take for granted
E esse dilema é equivalente ao dilema do ensino médio onde os professores não deixavam usar calculadoras
Sim, tem uma diferença absurda quando você se acostuma a usar as ferramentas
Mas prompt Engineering é uma soft skill tal qual saber usar uma calculadora
Na minha opinião a IA pode ser um imenso facilitador pra aprender a programar. O que vai dizer se vai ser bom pra sua carreira ou não é como tu utiliza ela.
Se tu procura respostas na IA pra aprender algo, mega ruim. Se tu usa ela como um professor, excelente! Um professor nunca te passa as respostas de cara, te passa a teoria e desafios para vc absorver o conteúdo.
Cara te falar, estava programando em nest js e o chat gpt mais me atrapalhou kkk
Cara, bem se estou aprendendo eu procuro saber o que o código faz, então usar a IA pra isso é muito melhor.
Me explique este código?
Por que o resultado é este?
Estas tarefas não consegue exatamente o exemplo do código no google, talvez em algum fórum/discord e depender de alguém responder no tempo que puderem, na IA tu joga e já tem uma explicação.
Então é começar a criar códigos, mesmo com a IA tu tem de saber o que quer pra pedir, então o aprendizado estar ai também, dar pra pedir algo diferente do copia e cola dos cursos e tutoriais. (Repetição, analisem uma criança aprendendo a falar, escrever, ler,.. "repetição" e só aprende fazendo, mesmo que alguém te informe como se faz)
Como tudo na vida, vai depender de tu mesmo para aprender, independente de usar IA, google, etc...
A prática é o que vai fazer todos aprender...
Independente da maneira de como fizeram para aprender!
acho que em exercicios de logica e Data Structures seria interessante vc quebrar a cabeça e tantar resolver sozinho, se nao conseguir realmente, pede um auxilio para a AI
eu sempre uso o google, só depois de uma caralhada de tempo e sem achar a solução que eu penso eu perguntar pro Copilot
cara, sei não em... tenho dúvidas quanto a veracidade desse estudo.
precisamos de outros parecidos com esse pra assumir qualquer coisa.
até então, minha opinião se mantém que IA n deve ser usada pra aprender em si, e sim apenas pra agilizar tarefas (aprender rápido != aprender de fato).
Sendo bem sincero, creio que a longo prazo o que você e eu esperávamos, se torna verdade, exemplo: Se eu me envolvo a aprender e desenvolver os programinhas quebrando a cabeça, futuramente eu terei mais facilidade ao longo prazo, creio que com o uso da IA em alguns pontos, no futuro o processo de tratativas não vai ser tão assertivo, pois vai faltar experiência, tanto por falta de caráter quebrada, quanto por não consegui manusear a IA para ter uma solução
Nunca tinha percebido que tu usava alargador, jimmy Montano
Mano, eu vou pela regra. Se Havard usa IA como assistente nos cursos de TI. Por quê você Joãozinho não usaria?
Admito que prefiro usar o chatgpt do que ficar 15 minutos tentando entender o bug, por exemplo hj, uma aspas dupla, de shell pra Python
O React começa em 2:30
Obrigado por salvar meu almoço Lucas Building