É, absolutamente, extraordinário o Dr Alexandre Simões! Por tudo... capacidades conjuntas.... Permitam me : o conhecimento, o entendimento, a compreensão, a profundidade, a abordagem, a explicação, a inteligência, a comunicação , a sensibilidade...... etc Precioso! Único! Raro! Bem haja! Muito obrigada! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Sou um admirador do seu trabalho, pois tem uma comunicação acessível, mesmo para quem não é da área. Gostaria de assistir sua interpretação sobre " os mecanismos de defesa do ego". Um grande abraço....
Caro Anderson. Obrigado pelo seu retorno. Considerarei sua sugestão para alguma situação futura. De certa forma, boa parte dos mecanismos de defesa do eu têm relação com o Narcisismo, ou seja, com tudo aquilo que leva o Eu a um desconhecimento de seus próprios avessos. Assim, sugiro que pelo momento você também assista ao meu vídeo sobre o narcisismo. Um abraço para você!
Que aulas saborosas.Sou psicoterapeuta há + de 20 anos e estou revisitando através de leituras e vídeos, a minha formação e prática. Gostaria de seguir um grupo de estudos via web e ,ao procurar,achei suas aulas.Você pretende formar grupos de estudo?Seria muito bom.Abs
Olá, Alexandre! Meu nome é Sidney, sou estudante de psicologia, acompanho seu trabalho aqui no youtube. Adoro seus vídeos, são muito esclarecedores...Gostaria que abordasse sobre o tema anestesias sexuais e falasse um pouco sobre a culpa cristã e etc. Obrigado!
Olá Sidney, te indico ler Nietzsche - a obra Genealogia da Moral. É muito elucidadativo quanto a essa "culpa cristã". Assim como a obra Totem e Tabu de Freud. Abraço!
Sobre o assunto, me veio um questionamento: QUEM TEM ALGUM FUNDAMENTO DE PERVERSIDADE, como um exibicionista, estando não praticando o exibicionismo por conta de terapia, PODE ATUAR COMO PSICANALISTA? Pode conduzir uma terapia?
Podemos dizer então que como na neurose, em que de certa forma somos todos neuróticos, também somos todos "perversos"? (sem ser no sentido da perversidade, mas na da perversão)
A meu ver, sim, um neurótico pode ter sim traços perversos e vice-versa, haja visto que a perversão é uma estrutura que se constrói quando a Lei existe, mas é mau aplicada ou muito fraca, estando portanto num campo entre a psicose e a neurose. É legal a gente lembrar que a psique é muito mais gradativa e subjetiva do que objetiva e preto-no-branco.
Eu acho q não. Como o professor explicou o perverso tem uma relação de desprezo para com o desejo do outro. Ou seja, ele se concentra apenas em seus fetiches de modo que possa encontrar um objeto para poder gozar ao seu modo. Já o neurótico olha para outro de modo a tentar decifrar o desejo dele, tentando assim ter um desejo q se alinhe ao desejo do outro.
Boa noite Alexandre... Parabéns pelo canal, mais uma inscrita. Adorei a explicação, muito clara e didática. Você poderia me indicar algum livro ou artigo sobre a Perversão e transexualidade por Lacan!
Alexandre, parabéns, bastante didático e esclarecedor este seu vídeo. Muito interessante sua abordagem em desmembrar o conceito da perversao que não é a perversidade. A sociedade quando ouve a palavra perversão consequentemente associa ao "mal". Eu fiquei em dúvida em relação ao masoquismo, quando voce diz que ao contrario de sentir prazerr na dor na verdade é uma busca pela satisfacao. Alexandre, vou prestar um concurso publico no qual um dos topicos exigido é: Psicopatologia: aspectos estruturais e dinãmicos de neuroses e perversoes na clinica com criancas, adolescentes e adultos - sinceramente, não entendi o foco dessa exigencia -, voce teria algum video, material ou bibliografica indicando para eu estudar?
Olá, Célia! Ainda não abordei diretamente esta questão em um vídeo. Mas, acolho a pergunta como sugestão para algum vídeo futuro. Obrigado e um abraço!
Violento o traço que faz alinhavando vários conceitos! Gostaria de saber sua opinião sobre a possibilidade do ato sexual ser um resgate da perversão polimorfa infantil. Esse foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso e me rendeu excelentes discussões.
Vc explica divinamente, me ajuda muito,só horas acho que algumas coisas você repete muito,fala muito para falar a mesma coisa,isso torna o vídeo muito longo,já é o terceiro que assisto e tive a mesma impressão. Mas parabéns pela explicação, ajuda a muita gente.
Olá! Gostaria de Agradecê-lo pelos vídeos e parabenizá-lo, o seu trabalho é de grande ajuda para a minha formação estudantil. Andei fazendo uma busca e não encontrei nenhuma podcast brasileiro que fale sobre psicanálise, então fica a dica, seria de grande valor ter as suas dicas também em programa de áudio, que se encontra em carência deste conteúdo. Grande abraço!
Creio de que se trata da questão física e corporal do corpo feminino, já que o prazer vem com a penetração e a dor junta já que ele está "abrindo" a vagina.
A dor física e o prazer também ...dor por estar machucando a pele e relaxando músculo ...prazer pós estar tocando em partes com nervos sensíveis ... Mesmo que estar carregando um peso e beijando uma pessoa que gostamos ... Acho !.
Olá bom dia, sobre a sexualidade infantil Perversa Polimorfa que está presente no sujeito. Essa sexualidade em pedaços e farrapos é anterior a neurose certo? Abraços...
Os seus vídeos são muito educativos para estudantes de psicologia, mas não são muito úteis para pessoas comuns que não tenham muita escolaridade ou interesse em aprender psicologia. Seria legal falar sobre casos reais como exemplos e indicar métodos para que a pessoa que sofre de uma perversão consiga ajuda.
Acho muito didatico e util , me auxilia muito seus videos . Obrigada por compartilhar seu conhecimento . Nao da se diagnosticar por meio de video muito menos indicar "metodos curativos" , a ajuda necessaria é procurar um profissional e fazer terapia . E caso haja interesse na psicologia te aconselho a fazer a faculdade pois em alguns minutos seria impossivel ele abranger todos os assuntos relacionados .
Não me parece muito "adequado" indicar métodos através da internet. Somente o profissional em ambiente adequado e, com a correta análise de cada caso, poderá ajudar quem sofre a encontrar por si próprio a ajuda.
A perversão em si é uma estrutura psíquica, e não uma psicopatologia para precisar ser tratada - salvo caso dos seus excessos, assim como qualquer outra estrutura psíquica desequilibrada.
@@doucevisage Geralmente, procuram não para o tratamento em si; mas, tentam retirar o profissional da posição de analista, causando algum tipo de constrangimento: prejuízo financeiro, propostas, relatos detalhados de crimes ou de relações sexuais pouco comuns. Interessam expor questões as quais acredita causar impacto no analista. Cabe pensar o que leva o profissional aceitar esse tipo de parceria! Abraço, Alexandre! Michele Braz da turma UEMG de 2003.
Os meus fetiches e fantasias não deixam dúvidas sobre minha perversão....mas acho o termo "perversão" de extremo mal gosto. Porque raios meu prazer deveria se limitar exclusivamente a penetração?? (Se o restante é "perversão" a conclusão é que a penetração e o beijo são os únicos meios legítimos de satisfação.) Na psicoterapia que se sai dizendo que quase tudo é disfuncional...o disfuncional que tenha relação causal certa de prejudicar áreas importantes da minha vida realmente precisam ser consertados ou no mínimo uma organizada pra eu conseguir cuidar minimamente da minha vida, no mais....Que seja disfuncionalmente feliz.... Sou a favor dos limites do código penal e também de se levar a risca a pergunta: O que você quer fazer??
É, absolutamente, extraordinário o Dr Alexandre Simões! Por tudo... capacidades conjuntas.... Permitam me : o conhecimento, o entendimento, a compreensão, a profundidade, a abordagem, a explicação, a inteligência, a comunicação , a sensibilidade...... etc Precioso! Único! Raro! Bem haja! Muito obrigada! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
você é o melhor aqui pelo youtube para falar de psicanálise
Suas aulas tem contribuído muitíssimo para meus estudos no mestrado em psicanálise.
Que aula maravilhosa 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado, professor Simões, por esta excelente aula!!
Muito bom, não sou psicóloga, mas me interesso muito, e entendi a explicação.👏👏👏👏
Tenho muito desejo em fazer psicologia e psicanálise.
Gostaria de ouvir suas palavras sobre mecanismos de defesa.
parabéns muito bem explicado me ajudou muito a entende mas essa parte humana,obrigado
11:45 muito interessante essa visão da sexualidade infantil!
Maravilhoso!!!! Explicação maravilhosa!!!! 😃
Alexandre! Teus vídeos são muito relevantes e auxiliam bastante para quem está ingressando nesta jornada gratificante que é a psicologia. Obrigada.
Ótima aula professor! Obrigada por compartilhar seu conhecimento 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Dr. Alexandre foi meu professor na UEMG/INESP 1999/2003, campus de Divinópolis.
Grande aula! Maravilhosa síntese e contextualização.
Ah sim compreendi, não há um tempo cronológico como você disse. Eu tentei estruturar demais, mas entendi agora vendo pela segunda vez.
Muito didático seu vídeo! Agora entendi 🎉🎉🎉🎉🎉 Muito Obrigada 👍
Bem explicado!!!!!!! Impossível não compreender !!!! Parabéns 🥰
Alexandre Simões, o senhor é fantástico! Didática perfeita!
Nossa ! Que cara bom !!! Gratidão
Muito bom ouvi-lo está me ajudando, pois faz anos que tenho problemas .
Parabéns Pelo conhecimento. aprendi muito com você!
Parabéns, seus vídeos são excelentes!
Olá, Landara! Obrigado pelo seu retorno. Vamos mantendo a interlocução ppor meio dos vídeos. Abç.!
Perfeito professor, como sempre!
Excelente. Vc é bastante didático.
Suas aulas são maravilhosas.
Foi esclarecador. Leve e didático.
parabéns !muito bem feito,adoreiii !
Alexandre, seus vídeos são ótimos. esse, no entanto, me foi excelente. grato pela contribuição!
Ótimo vídeo, aprendo muito com você Alexandre!!!! Gostaria de ve-lo abordando sobre um tema; "o sentimento de culpa". Agradeço!
Ahhh ajudou demais pra apresentação do meu projeto de tcc 🙏🏽🫶🏽 grataa
Estou gostando muito dos seus vídeos; são leves e didáticos.
Olá, Jerry! Obrigado! Fico satisfeito ao saber que o vídeo lhe foi útil. Abç.
parabéns pela explicação... gostei... precisamos clarear mais as coisas e não pensarmos que pervertido seja o mesmo que perversão
Muito obrigado pela explanação.Me ajudou a entender alguns.Excelente.
👍🏻✨
Sou um admirador do seu trabalho, pois tem uma comunicação acessível, mesmo para quem não é da área. Gostaria de assistir sua interpretação sobre " os mecanismos de defesa do ego". Um grande abraço....
Caro Anderson. Obrigado pelo seu retorno. Considerarei sua sugestão para alguma situação futura. De certa forma, boa parte dos mecanismos de defesa do eu têm relação com o Narcisismo, ou seja, com tudo aquilo que leva o Eu a um desconhecimento de seus próprios avessos. Assim, sugiro que pelo momento você também assista ao meu vídeo sobre o narcisismo. Um abraço para você!
excelente vídeo. ainda bem que vai ter parte 2 porque é um grande assunto.
Boa tarde, estou assistindo um a um dos seus videos, eles são bem didáticos e esclarecedores. Obrigada pela dedicação.
+Darlene Vieira Santos Olá, Darlene! Obrigado pelo retorno. Abç.!
seus vídeos são verdadeiras AULAS! Parabens!
Muito obrigado pelo seu conhecimento,
muita gratidão e grande abraço
Me ajudou muito! Obrigada.
Que aula! Obrigada!
Excelente, amo a psicanálise
Que aulas saborosas.Sou psicoterapeuta há + de 20 anos e estou revisitando através de leituras e vídeos, a minha formação e prática. Gostaria de seguir um grupo de estudos via web e ,ao procurar,achei suas aulas.Você pretende formar grupos de estudo?Seria muito bom.Abs
Olá, Alexandre! Meu nome é Sidney, sou estudante de psicologia, acompanho seu trabalho aqui no youtube. Adoro seus vídeos, são muito esclarecedores...Gostaria que abordasse sobre o tema anestesias sexuais e falasse um pouco sobre a culpa cristã e etc. Obrigado!
Olá Sidney, te indico ler Nietzsche - a obra Genealogia da Moral. É muito elucidadativo quanto a essa "culpa cristã". Assim como a obra Totem e Tabu de Freud. Abraço!
Excelente explicação!!
+M BARROS Ok, obrigado! Abç.
amei , muito obrigada
Ótimo vídeo :D
Sobre o assunto, me veio um questionamento: QUEM TEM ALGUM FUNDAMENTO DE PERVERSIDADE, como um exibicionista, estando não praticando o exibicionismo por conta de terapia, PODE ATUAR COMO PSICANALISTA? Pode conduzir uma terapia?
Creio que sim. Estando com a análise em dias e se não for fazer isso no Setting analítico.
Muito bom! Obrigada!
Boa noite Alexandre Simões, poderia recomendar algumas leituras para esse estudo que esta dando. ?
ficarei grato ...
Abraços clinica kalifa
Podemos dizer então que como na neurose, em que de certa forma somos todos neuróticos, também somos todos "perversos"? (sem ser no sentido da perversidade, mas na da perversão)
Na minha opinião, não. Sendo neuróticos, podemos ter traços que façam menção à perversão mas não ser "alojado" em ambas estruturas psíquicas.
A meu ver, sim, um neurótico pode ter sim traços perversos e vice-versa, haja visto que a perversão é uma estrutura que se constrói quando a Lei existe, mas é mau aplicada ou muito fraca, estando portanto num campo entre a psicose e a neurose.
É legal a gente lembrar que a psique é muito mais gradativa e subjetiva do que objetiva e preto-no-branco.
Eu acho q não. Como o professor explicou o perverso tem uma relação de desprezo para com o desejo do outro. Ou seja, ele se concentra apenas em seus fetiches de modo que possa encontrar um objeto para poder gozar ao seu modo.
Já o neurótico olha para outro de modo a tentar decifrar o desejo dele, tentando assim ter um desejo q se alinhe ao desejo do outro.
Boa noite Alexandre... Parabéns pelo canal, mais uma inscrita. Adorei a explicação, muito clara e didática. Você poderia me indicar algum livro ou artigo sobre a Perversão e transexualidade por Lacan!
Vc poderia falar sobre mães perversas? Obrigada. Já inscrita no canal
Alexandre, parabéns, bastante didático e esclarecedor este seu vídeo.
Muito interessante sua abordagem em desmembrar o conceito da perversao que não é a perversidade. A sociedade quando ouve a palavra perversão consequentemente associa ao "mal".
Eu fiquei em dúvida em relação ao masoquismo, quando voce diz que ao contrario de sentir prazerr na dor na verdade é uma busca pela satisfacao.
Alexandre, vou prestar um concurso publico no qual um dos topicos exigido é: Psicopatologia: aspectos estruturais e dinãmicos de neuroses e perversoes na clinica com criancas, adolescentes e adultos - sinceramente, não entendi o foco dessa exigencia -, voce teria algum video, material ou bibliografica indicando para eu estudar?
Muito bom... É uma pena que nas faculdades de Psicologia os professores de Psicanálise só dão foco na Neurose e na Psicose...
Na minha focaram bem nas 3 estruturas...
Acho que a perversão não t mesmo tratamento então não falam muito .
Alexandre, vc fez algum vídeo q foque compulsão alimentar? Pode me mandar o link? Obrigada pela sua iniciativa... brilhante atitude psicofeliz :)
Olá, Célia! Ainda não abordei diretamente esta questão em um vídeo. Mas, acolho a pergunta como sugestão para algum vídeo futuro. Obrigado e um abraço!
Violento o traço que faz alinhavando vários conceitos! Gostaria de saber sua opinião sobre a possibilidade do ato sexual ser um resgate da perversão polimorfa infantil. Esse foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso e me rendeu excelentes discussões.
Uma dúvida: qual seria a diferença entre prazer e satisfação?
não sabia o que era perversão
Muito bom!!
Vc explica divinamente, me ajuda muito,só horas acho que algumas coisas você repete muito,fala muito para falar a mesma coisa,isso torna o vídeo muito longo,já é o terceiro que assisto e tive a mesma impressão. Mas parabéns pela explicação, ajuda a muita gente.
Olá! Gostaria de Agradecê-lo pelos vídeos e parabenizá-lo, o seu trabalho é de grande ajuda para a minha formação estudantil. Andei fazendo uma busca e não encontrei nenhuma podcast brasileiro que fale sobre psicanálise, então fica a dica, seria de grande valor ter as suas dicas também em programa de áudio, que se encontra em carência deste conteúdo. Grande abraço!
Olá, Mizhane! Obrigado pelo retorno e pela dica sobre o podcast. Vou pensar a respeito! Abç.
Pq sentimos dor ao perder a virgidade e ao mesmo tempo prazer??
Creio de que se trata da questão física e corporal do corpo feminino, já que o prazer vem com a penetração e a dor junta já que ele está "abrindo" a vagina.
@@Eduardo-bo6hg Exatamente, tem questões anatômicas mesmo, com a penetração ocorre um rompimento do hímen que causa dor e muitas vezes sangramento
A dor física e o prazer também ...dor por estar machucando a pele e relaxando músculo ...prazer pós estar tocando em partes com nervos sensíveis ... Mesmo que estar carregando um peso e beijando uma pessoa que gostamos ... Acho !.
A perversão seria prima-irma da psicose? ou não tem nada a ver? É uma doença e precisa ser tratada?
O que é virado ao avesso,no caso da sexualidade?
Sexualidade esta relacionada a prazer, e o contrário de prazer neste caso é a dor.
@@um_dia ou aberração como ele citou
Olá bom dia, sobre a sexualidade infantil Perversa Polimorfa que está presente no sujeito. Essa sexualidade em pedaços e farrapos é anterior a neurose certo? Abraços...
Perversão não seria também o incesto mal elaborado?
A pulsão e seus destinos
Gostaria de entender sobre a transexualidade ou transexualismo e a sua patologização.
Olá, Rochelly! Em breve, pretendo produzir um vídeo sobre a transexualidade na atualidade. Abç.
Os seus vídeos são muito educativos para estudantes de psicologia, mas não são muito úteis para pessoas comuns que não tenham muita escolaridade ou interesse em aprender psicologia. Seria legal falar sobre casos reais como exemplos e indicar métodos para que a pessoa que sofre de uma perversão consiga ajuda.
Acho muito didatico e util , me auxilia muito seus videos . Obrigada por compartilhar seu conhecimento .
Nao da se diagnosticar por meio de video muito menos indicar "metodos curativos" , a ajuda necessaria é procurar um profissional e fazer terapia . E caso haja interesse na psicologia te aconselho a fazer a faculdade pois em alguns minutos seria impossivel ele abranger todos os assuntos relacionados .
Concordo plenamente com vc Viviane!
Não me parece muito "adequado" indicar métodos através da internet. Somente o profissional em ambiente adequado e, com a correta análise de cada caso, poderá ajudar quem sofre a encontrar por si próprio a ajuda.
Como esta pessoa é tratada no consultório psicanalitico:??
Laerte Godoy geralmente estes sujeitos nem procuram o consultório....
A perversão em si é uma estrutura psíquica, e não uma psicopatologia para precisar ser tratada - salvo caso dos seus excessos, assim como qualquer outra estrutura psíquica desequilibrada.
@@doucevisage Geralmente, procuram não para o tratamento em si; mas, tentam retirar o profissional da posição de analista, causando algum tipo de constrangimento: prejuízo financeiro, propostas, relatos detalhados de crimes ou de relações sexuais pouco comuns. Interessam expor questões as quais acredita causar impacto no analista. Cabe pensar o que leva o profissional aceitar esse tipo de parceria! Abraço, Alexandre! Michele Braz da turma UEMG de 2003.
Esclareceu bastante em relação a obra "3 ensaios sobre a teoria da sexualidade".
Daniela Manhaes Olá, Daniela! Fico contente ao saber que o vídeo foi proveitoso para você. Abç.!
Os meus fetiches e fantasias não deixam dúvidas sobre minha perversão....mas acho o termo "perversão" de extremo mal gosto. Porque raios meu prazer deveria se limitar exclusivamente a penetração?? (Se o restante é "perversão" a conclusão é que a penetração e o beijo são os únicos meios legítimos de satisfação.)
Na psicoterapia que se sai dizendo que quase tudo é disfuncional...o disfuncional que tenha relação causal certa de prejudicar áreas importantes da minha vida realmente precisam ser consertados ou no mínimo uma organizada pra eu conseguir cuidar minimamente da minha vida, no mais....Que seja disfuncionalmente feliz.... Sou a favor dos limites do código penal e também de se levar a risca a pergunta: O que você quer fazer??
*Nossa esse coroa e belíssimo* 😻🤤
Relacionar Psicopatia ou Perversão com atos contrários à autoridade é um pouco faccioso!
Like
Esse psicanalista é muito atraente. não concordam?
Verdade, charmoso.
Chega distrai do assunto kkkkkk
@@chimerarj kkkkkk
Kkk verdade, fácil de fazer a transferência Hahahah
Pervertido!
Anestesia
p
Você utiliza a palavra parestesia por engano, acredito. Na verdade desejou dizer parafilia...isso?
jente que eu detesto e pessoas os fanticos por intimidades sexuais para eu sao doentes
Cura da perversão é um traficante se converter ao evangelho de Cristo! É pra aplaudir de pé, a vida errada que andava muda completamente! 👍
Oq que tem a ver ???
mas oi?
kkkkkkkkkkk
Muito bom!
Muito bom!