OS ANIMES ESTRAGARAM OS MANGÁS? Dragon Ball ficou uma bost@!!!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 798

  • @QuadrinhosNaSarjeta
    @QuadrinhosNaSarjeta  9 หลายเดือนก่อน +28

    🛒 Link na Amazon: amzn.to/47k4E2m
    💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
    www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta

  • @weringtonjunior
    @weringtonjunior 9 หลายเดือนก่อน +275

    Ótimo vídeo. Sobre o arco dos saiyajins, uma coisa que eu não vejo ser comentada por ninguém é o como este arco coloca os protagonistas no ponto de vista dos antigos vilões que o Goku enfrentou: os vilões passados, ao enfrentarem o Goku, utilizavam mil e uma técnicas mirabolantes, estratégias e/ou ferramentas para enfrentar o Goku, mas ele sempre se mostrava mais forte do que aquilo que seus inimigos tinham preparado para ele, muitas vezes gerando cenas de humor ao vermos o desespero dos vilões perante a força absurda do Goku. Mas no arco dos saiyajins, os inimigos são "versões malignas" do Goku, são guerreiros da mesma raça que ele, mas com a índole totalmente oposta. Neste arco, são os heróis que utilizam mil e uma técnicas mirabolantes, estratégias e/ou ferramentas contra os vilões, e eles (Vegeta e Nappa) vão se mostrando mais fortes do que tudo que os heróis preparam para eles. O desespero gerado é o mesmo, mas como são os mocinhos que estão fracassando, fica uma situação aterrorizante, tudo está dando errado. A luta contra o Vegeta é onde mais se nota isso. Goku usa genkidama e kaiohken, duas técnicas que ele aprendeu com um "deus de segunda instância", o Senhor Kaioh. E o Vegeta consegue sobreviver a estas técnicas. O ápice é quando ele se torna macaco-gigante, para o desespero do Goku, que agora percebe o terror que ele causava quando virava um monstro quando criança. Kuririn e Gohan até chegam para ajudar depois, bolam mil e um planos, e o vilão simplesmente não morre, consegue resistir a tudo e seguir lutando, mesmo surrado e esgotado. Tal qual o Goku fazia nos arcos anteriores.

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน +44

      Ótimo comentário, nunca tinha olhado por esse lado! Os guerreiros z tentam de tudo para vencer o Napa por exemplo e falham! assim com os vilões de Goku falhavam quando enfrentava o mesmo. Caos tira a própria e nada causa o Nappa, Tienshinhan utiliza toda energia e se sacrifica e falha, Piccolo tenta até bolar estratégia e falha da mesma forma!

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@achy6816itiram a própria ?

    • @BrunoNunes83
      @BrunoNunes83 9 หลายเดือนก่อน +5

      eu percebi agora que vc falou! 😅😅😅

    • @gamamonas
      @gamamonas 9 หลายเดือนก่อน +29

      Tava vendo o video pela TV e, depois de ler seu comentário, tive que abrir o video no celular pra comentar: finalmente uma análise que faz sentido com o que eu pensava ultimamente sobre essa parte mas que nunca consegui formular em palavras.
      Eu sou da geração DBZ e vi todas as sagas de cabo a rabo. Todas as do Z. Só depois que comecei a ver o Clássico e tbm me apaixonei assim como começava a mudar minhas opiniões sobre a obra, deslocando meu eixo de favoritismo pra cada vez mais perto da intersecção entre o Clássico e o Z, que no meu entender é na luta contra os 3 Sayajins, incluso o Raditz.
      Hoje em dia, acho esse confronto entre os Guerreiros Z e Vegeta e Nappa, do início ao fim, a minha parte favorita do anime.
      Sempre achei muito bom o Goku ter, por mais que só na superfície, o protagonismo dividido entre todos que se reúnem naquele deserto para ajudar a defender a Terra. Mas seu comentário completou oq sempre pensei: até Goku chegar e praticamente vencer a luta, uma série de sacrifícios heroicos vão sendo feitos, e esse heroísmo vai se diluindo a medida que se percebe a diferença abissal de nível entre os oponentes. De batalha vai virando massacre, como vc falou, virando o chave de poder e vendo o bem perecer apesar de tudo o que tentaram, e mesmo depois do Goku chegar as coisas ainda pioram muito antes de melhorar.
      Deu até vontade de rever especificamente esse recorte, depois desse comentário. Muito bom.

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน +2

      Lembrando que a transformação em Oozaru para derrotar o Goku (apesar de Vegeta ser mais poderoso que ele naquele momento), também foi uma "técnica mirabolante".

  • @M4lk1e
    @M4lk1e 9 หลายเดือนก่อน +113

    Esse tipo de esgotamento também aconteceu em YuYu Hakusho. O Togashi já estava debilitado quando a última saga do mangá saiu, e isso aconteceu de modo bem acelerado (sem explorar muitos pontos).
    E já tô endossando o coro pelo vídeo sobre Hokuto No Ken.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 9 หลายเดือนก่อน +5

      Ele tá repetindo o mesmo com HxH no arco atual.
      Eu simplesmente cansei do mangá 🗿

    • @M4lk1e
      @M4lk1e 9 หลายเดือนก่อน +6

      @@giulyanoviniciussanssilva2947 Berserk passou pelo mesmo tipo de esgotamento. Bleach também (Hueco Mundo é algo horroroso), e posso citar tantos outros exemplos.

    • @internetera1523
      @internetera1523 9 หลายเดือนก่อน +7

      ​@@giulyanoviniciussanssilva2947 HXH pós Greed Island fica 1000 vezes melhor.O arco atual é sensacional,mesmo que de pra questionar como ele vai desenrolar um negocio tão caótico rsrs

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 9 หลายเดือนก่อน

      pois eh hiparam tanto o continente negro, mas a maioria dos personagem nao vem nem sobreviver ao fim da viagem, se eh que vai chegar nessa parte@@internetera1523

    • @filipemiudhu3931
      @filipemiudhu3931 9 หลายเดือนก่อน +1

      Eu, vendo esse video e logo depois terminando de assistir a saga dos 3 reis de Yu Yu Hakusho hahaha

  • @friedensapfel1427
    @friedensapfel1427 9 หลายเดือนก่อน +41

    Eu tenho muita nostalgia dos momentos mais mundanos de Dragonball. Coisas simples mesmo como o Gohan indo pra escola, Goku treinando com o Kuririn e esse sendo o mais sacana possivel, Gohan saindo com a Videl, Goku pescando no lago ou indo visitar a casa do Kame. Esse tipo de coisa. Até mesmo aquele episódio filler em que o Goku e o Piccolo vão tirar carteira de motorista. Esses momentos são muito relaxantes e mundanos, pra mim o verdadeiro charme da obra e do universo que o Toriyama criou

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน +3

      Que por incrível que pareça são os momentos mais duradouros...... As sagas duram apenas dias hahaha.. A Terra e eles ficam muito mais em paz do que em sagas, mas claro que o interessante pra história é mostrar mais as sagas.

  • @TheDoomBlueShell
    @TheDoomBlueShell 9 หลายเดือนก่อน +26

    Isso que falou no final é um dos maiores motivos que desisti de manga atualmente, se não for popular tem altas chances de ser cancelado e fica inacabado e se fica popular as empresas vão forçar tanto a produção continua que o manga perde até sua filosofia e fica raso pra caramba, só vê atualmente Hero Academia, mesmo que o autor dele já tava rushando tudo para chegar onde queria e meio que acho que bateu na parede atualmente, não acompanho mais mas ficou muito mesma coisa e nem tinha se passado 3 temporadas.
    Espero que os mangakas consigam sair dessa de serem dependentes de empresas pois tem muita coisa boa que tá sendo estragada, cê ouve entrevistas deles e só fica com pena

  • @JaoVictour
    @JaoVictour 9 หลายเดือนก่อน +404

    "Dragon Ball é um bife que vira uma sola de sapato"... Pra quem não tem paladar não faz diferença, meu amigo hahah

    • @tiagohenrique3505
      @tiagohenrique3505 9 หลายเดือนก่อน +18

      Bom...Recomendo algum dia tu ler o manga
      Eu até fiz um comentário sobre
      Tem s qm só liga pras lutas
      Mas tem td um estudo d ciclo d tentativa e falha
      Além d desenvolvimento d personagem durante as lutas em db
      No z ainda mais pq d fato lá tu tem mais lutas q no clássico, q trabalha d uma forma diferente
      N é questão d paladar
      E saber analisar
      Ressaltando claro, q o q eu disse n vale pra Dbs q é outros 500

    • @JaoVictour
      @JaoVictour 9 หลายเดือนก่อน +37

      @@tiagohenrique3505 Mangá eu parei no início da saga saiyajin. Tava comprando aquela edição definitiva da Panini, de capa vermelha, sabe?
      Eu - hoje, que fique bem claro, pq quando era criança cagava pra isso - acho as lutas repetitivas. Mas vejo um arco muito claro de personagem do clássico até o Frezza. Mas esse é justamente o ponto do vídeo, sobre como essas batalhas foram aos poucos dominando a narrativa. Quase como se as lutas não servissem mais a história, mas o contrário. A piada do paladar é mais uma extensão da metáfora.

    • @RabeloGabriel
      @RabeloGabriel 9 หลายเดือนก่อน +6

      Jojo não segue essa mesma lógica, não? Pois no final da parte 6 tem um Reboot absurdo

    • @Metronomo0
      @Metronomo0 9 หลายเดือนก่อน +10

      ​@@RabeloGabrielSim ele é só um shounen de lutinha, mas diferente de dbz os inimigos sempre tem poderes muito diferentes, o que deixa menos repetitivo. Ainda assim a história seria muito mais rica se não fosse só perseguir o inimigo da temporada que ninguém sabe quem é, enfrentando capangas pelo caminho. Jojo poderia ser uma história muita rica, não é atoa que o spin off do Kishibe é a minha parte favorita

    • @tiagohenrique3505
      @tiagohenrique3505 9 หลายเดือนก่อน +5

      @@RabeloGabriel Pela lógica mais ou menos
      Pq o q o Araki faz só funciona em jojo
      E bem único o q ele faz ali
      Por majs q d certa forma seja um manga d porrada

  • @nintakun1395
    @nintakun1395 9 หลายเดือนก่อน +18

    Eu entendo o seu ponto nesse vídeo, mas discordo >completamente< de tudo que foi dito HAHAHAHAH
    Ao meu ver, o Toriyama já flertava com a ideia de fazer coisas mais "cinemáticas" há um bom tempo, até porque vários momentos de Dr. Slump já tinham piadas bem visuais que consistiam nessa movimentação, e até alguns breves momentos de ação cômica bem similares ao que veríamos nessa primeira fase de Dragon Ball. E ele faz isso tão, mas TÃO bem que eu só consigo apreciar o espetáculo visual. Eu particularmente gosto muito de cenas de ação mais "cinematográficas" em quadrinho, e o Toriyama é particularmente excelente em desenhar boas coreografias de luta, e acho até que ele é insuperável nisso até hoje. Tem alguns outros artistas espetaculares nisso também, como o Itagaki Keisuke de "Grappler Baki", que é ainda muito cinematográfico na coreografia das lutas que desenha, mas ele ainda não tem nem de longe o mesmo charme e carisma do Toriyama com seus personagens e história.
    Sobre o anime meio que indiretamente "forçar" o mangá a seguir esse rumo, também discordo, porque mesmo nas fases dos arcos do Freeza, Cell e Majin Buu, no mangá as coisas acontecem muito mais rapidamente do que no anime, que precisava de várias cenas literalmente estáticas e lentíssimas pra ganhar tempo e não ficar sem material pra adaptar... fenômeno esse que estamos vendo com One Piece atualmente, e eu inclusive teorizo que o anime de One Piece pode ter sido indiretamente responsável pra gerar alguma decisão editorial pra mudar o rumo do ritmo do mangá nos arcos mais recentes.... além, claro, da natureza e dos stakes da história estarem bem diferentes à essa altura. Pode ser só "teoria da conspiração" de minha parte, mas não acho impossível.
    Agora sobre Dragon Ball ter passado a ter mais lutas porque Hokuto no Ken estava acabando e a Jump precisava de mais um mangá de luta pra "substituir" eu não acho que seja historicamente verdade, porque Hokuto no Ken acabou em 1988 (e já tinha passado do seu auge fazia bastante tempo), e nessa época a Jump já tava bem servida de outros mangás de luta além dele, como "Sakigake!! Otokojuku" e "Saint Seiya", que estavam entre as séries mais populares da revista na época, no ápice de sua popularidade e são ainda mais carregados de lutas desenfreadas com "pouca história" do que Dragon Ball. "Jojo's Bizarre Adventure" tava no finalzinho da parte 1, "Bastard!!" tava começando, tal qual "Rokudenashi Blues", enquanto "City Hunter" ainda tava no auge, então pancadaria e ação DEFINITIVAMENTE não estavam em falta na Jump naquela época, o que me faz crer que Dragon Ball ter seguido esse caminho me parece uma transição até bem orgânica, já que desde o começo da série já tínhamos momentos de ação bem "cinematográficos" também, eles só ficaram mais numerosos e grandiosos, e essa escala só ia continuar aumentando até o fim da série em 1995.
    Bom, pra não sair como o chatão que discorda de tudo, devo dizer que tô bem interessado em vídeos seus sobre Hokuto no Ken pra ver o que você teria a dizer. É um dos meus mangás favoritos dessa época da Jump, então além do valor sentimental, também acho que tem bastante coisa interessante pra se discutir e pensar a partir dele.

    • @AL0981000
      @AL0981000 9 หลายเดือนก่อน +2

      Hokuto no Ken,de alguém como eu que não leu e só de ouvido, seria "Só os fortes amam."

    • @atomu27
      @atomu27 4 หลายเดือนก่อน

      Concordo com você, nesse video, ele viajou kkk. Mas a analise foi interessante de qualquer forma.

  • @CanalTGPoint
    @CanalTGPoint 9 หลายเดือนก่อน +10

    Muito interessante, você organizou exatamente tudo que eu sempre pensei sobre Dragon Ball, como que uma história incrível,de aventura, com um universo complexo e personagens ricos, foi aos poucos se transformando em algo genérico que simplesmente se repete num ciclo de inimigo mais poderoso e um novo cabelo colorido.
    Inclusive, fica aí o gancho, foi anunciado Dragon Ball Daima, com Goku voltando a ser criança, uma espécie de homenagem aos 40 anos da série. Todavia boa parte dos fãs já estão reclamando porque queriam uma sequência do battle shonen, queriam novos vilões e novos penteados estilosos pro Goku adulto.

  • @TorvicGothia
    @TorvicGothia 9 หลายเดือนก่อน +43

    Xô falar uma parada.
    A análise da saga dos Sayajins tem que ser feita junto com a de Freeza em Namekuzei. Analisar as duas sagas em separado vai implicar em erro de análise.
    É sério.
    Honestamente, a meu ver, essas duas sagas analisadas juntas levam a uma conclusão muito polêmica.

    • @lucas-prado
      @lucas-prado 9 หลายเดือนก่อน +3

      Hmmm, conclusão?

    • @nihk5234
      @nihk5234 9 หลายเดือนก่อน +2

      que

    • @TorvicGothia
      @TorvicGothia 9 หลายเดือนก่อน +6

      @@lucas-prado Bicho, a impressão que eu tenho é que a história de DBZ simplesmente não é mais escrita pelo Toriyama. É bem complicado explicar isso porque eu teria que destrinchar uma série de detalhes, mas a virada ideológica de DB pra DBZ é muito grande. Tão, mas tão grande que pra mim só se explica pela mudança de autor.

    • @tainanSM
      @tainanSM 9 หลายเดือนก่อน

      Como assim conclusão polêmica?

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน +4

      Dragonball nunca teve uma história elaborada, sempre foi o mangá simples de artes marciais com comedia, fora que essa mudança brusca começou no arco do Piccolo daimaoh, não especificamente a partir do arco dos Sayajins.

  • @leonardoaraujo1139
    @leonardoaraujo1139 9 หลายเดือนก่อน +12

    Um ponto que eu gosto sempre de destacar sobre Dragon Ball é a dinâmica dos movimentos do Akira Toriyama. Desde esses primeiros torneios é possível notar como os quadros são fluídos e a frente do seu tempo. Realmente é o maior de sua geração e é uma experiência incrível ler o mangá prestando atenção em todas essas dinâmicas editoriais entre autor e Shounen Jump. A obra pode ser muito previsível e entregar pouco em roteiro em muitos pontos mas é inegável o quão inovador foi para estabelecer e explorar a fórmula de battle shounen. A prova disso é olhar como até hoje novas gerações se apegam ao universo e aos personagens. Infelizmente nos últimos arcos fica evidente o cansaço do autor com quadros repetidos, erros de continuidade e uma geral falta de qualidade nos capítulos. Mais um sintoma da indústria moedora de artistas do Japão.

  • @mariogariazzo2024
    @mariogariazzo2024 9 หลายเดือนก่อน +14

    Pior que eu achava essa parte bem esquecivel mesmo mas não soube apontar, pra mim o classico sempre foi todo bem divertido no geral. E eu li dragon ball por volta do ano passado (nunca tinha assistido) e tenho umas ótimas memórias do Vegeta e do Freeza. Não sei se vai ser do teu gosto já que muita coisa gira em torno da luta também, mas eu me divirto bastante com luta de mangá

  • @g.f.a.n3850
    @g.f.a.n3850 9 หลายเดือนก่อน +6

    Boa, Linck, excelente análise. Será ótimo adentrar nesses possíveis caminhos de condução à decadência e repetições enquanto explora o "novo Goku" em suas origens. Sobre Hokuto no Ken, está mais que aprovado uma análise sobre. Quero ver o tens a falar sobre este "Mad Max" de muitos suores oculares masculinos com lutas que validam as ideologias sentimentais dos personagens que tentam se encontrar neste mundo devastado.

  • @maurodriguesxr
    @maurodriguesxr 9 หลายเดือนก่อน +52

    Linck, parabéns. Você baterá seu recorde de visualizações com esse vídeo.

    • @loganquasar5124
      @loganquasar5124 9 หลายเดือนก่อน +2

      E pelo jeito tem uns caras que vieram defender... Dragon Ball?

  • @lucianooliveira8422
    @lucianooliveira8422 9 หลายเดือนก่อน +71

    Acho que ainda tem coisa bem interessante ai que o resumo não abordou como o fato dos vilões se tornarem do bem pela influencia do Goku e sua forma de encarar a vida como um esporte e não pela busca do poder (inclusive o proprio picollo termina espantado por não ser morto já começando sua mudança). O ultimo torneio tbm desenvolve bem alguns personagens coadjuvantes e prepara o terreno pro proximo arco que além de revelar a origem do Goku tbm vai obrigado os personagens a irem contra o que estava destinados a ser: o picollo que deveria matar o goku acaba por se sacrificar pelo filho dele, o Goku que deveria destruir o planeta acaba Salvado, o Gohan que deveria seguir os passos do Goku acaba seguindo o picollo e etc.
    Na torcida pelo proximo arco lembrando que segunda é aniversario da franquia

    • @werewolfx51
      @werewolfx51 9 หลายเดือนก่อน +6

      Do jeito que tu fala, parece que isso é único em DBZ, mas tu pega boa parte do shounens da vida e é praticamente a mesma coisa, só muda personagem, traços e o título do anime.

    • @dieles10
      @dieles10 9 หลายเดือนก่อน +25

      ​@@werewolfx51concordo. A questão é que Dragon Ball não é o clichê, ele é basicamente a obra que inaugura o clichê. Na literatura o equivalente seria Orgulho e Preconceito, se a gente vai lê se cansa de tanto clichê, muitos filmes e livros com a mesma forma há mais de 200 anos, no entanto a obra não é mais um clichê, ela é a obra que inaugura esse clichê, esse "estilo" ou "método" narrativo. Eu vejo assim.

    • @patterson167
      @patterson167 9 หลายเดือนก่อน +1

      Na verdade ele aborda esse assunto, e inda comenta que isso é clichê de anime shonen. E é!

  • @leonardodasilva540
    @leonardodasilva540 9 หลายเดือนก่อน +4

    Isso é coragem. Eu já tinha reparado que Dragon Ball deixa de ter história a partir de certo momento. Só que cansei diante das tendências da fanbase e me calei. Seria impensável eu fazer um video sobre isso. Um forte abraço.

  • @KING-eh5lw
    @KING-eh5lw 9 หลายเดือนก่อน +40

    Entrevista do Akira.
    E então o Tenka'ichi Budokai começou. Mas por que você fez esse tipo de desenvolvimento?
    Akira - Até o início do Tenka'ichi Budokai, a série não era tão popular. Foi isso que Torishima- san me contou. “Seu protagonista é bastante simples. É por isso que não é popular.”, disse ele. Pessoalmente, como estava fazendo uma história de luta para esta série, deixei intencionalmente as roupas do protagonista excessivamente simples. Então isso me irritou, mas depois eu descobri. “Bem, vamos aumentar sua popularidade”, pensei. Quando desenhei o personagem de Goku, as palavras que melhor o representavam eram “Quero me tornar forte”. Então pensei em trazer isso para a frente. Mesmo durante “Dr. Slump”, os eventos semelhantes a torneios, como o Penguin Village Gran Prix ou o Mini-Evento, foram incrivelmente populares. Então eu simplesmente transformaria a história em formato de torneio. A partir daí nasceu o Tenka'ichi Budokai. Retirei temporariamente os outros personagens além de Goku, trouxe de volta Kame-Sen'nin e adicionei Kuririn como um novo personagem. A partir daí, tornou-se popular antes que eu percebesse.

  • @iogeva
    @iogeva 9 หลายเดือนก่อน +14

    Creio que uma analise do anime ou o manga "Kaiji" pode ser interessante, pois a série aborda temas como a natureza humana, as relações sociais e as consequências das decisões individuais. Pode ser uma fonte rica para análise sociológica, proporcionando insights valiosos sobre a sociedade e o comportamento humano.

    • @YannickTMessiah
      @YannickTMessiah 9 หลายเดือนก่อน +1

      Um mangá sobre apostas, é realmente uma obra muito interessante.

    • @pedrom.8525
      @pedrom.8525 9 หลายเดือนก่อน +2

      Kaiji é foda demais, ta doido

    • @aquilacavalcantecabral5516
      @aquilacavalcantecabral5516 9 หลายเดือนก่อน +3

      Kaiji é o anime/mangá mais comunista que eu conheço

    • @YannickTMessiah
      @YannickTMessiah 9 หลายเดือนก่อน

      @@aquilacavalcantecabral5516 ?

  • @franciscolino398
    @franciscolino398 9 หลายเดือนก่อน +25

    O que eu gosto de dragon ball é acompanhar o mangá junto das notas do Akira era nítido que ele estava tentando sabotar a própria obra pq tava de saco cheio entregando qualquer merda no quesito de história e o plot Twist é vender mais e mais

    • @ekitorfreire
      @ekitorfreire 9 หลายเดือนก่อน +7

      Tem que acabar esse psicologismo estupido onde fã em 2023 sabe os motivos verdadeiros de um mangaká japonês nos anos 80

    • @IgorL117
      @IgorL117 9 หลายเดือนก่อน +4

      @@ekitorfreire Pois é, até parece que um cara que anos atrás tinha perdido o emprego e teve que voltar a morar com os pais, iria sabotar uma obra que (na época) era o mangá mais vendido de todos os tempos, é inacreditável que em 2023 a lenda "Toriyama queria acabar no Freeza mas os editores o forçaram a continuar" ainda exista, sério gente é fácil saber o que ele errou por cagada própria ou influencia editorial, o cara dá entrevista desde dr slump (1980) e não tem vergonha em admitir os erros dele ou falar mal (em geral em tom de brincadeira) do Torishima ou Kondo (editores dele até o piccolo e até o cell respectivamente).

    • @franciscolino398
      @franciscolino398 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@IgorL117 no vol 1 o Akira fala que vai fazendo sem ter um final em mente "sabotar" no sentido de que ele percebeu que a história não era mais o foco afinal o flow de leitura do mangá continuou bom até o final, dragon ball representa bastante o universo dos mangas onde as lutas valem mais que a história, e é desumano achar que uma pessoa não quer terminar uma obra onde independente do sucesso mal vê a própria família, não tem tempo pra viajar ou até cuidar da saúde, o criador de Naruto tá aí como exemplo só fez a lua de mel quando terminou a obra

    • @ekitorfreire
      @ekitorfreire 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@franciscolino398 Isso não só é suposição como é mentira. No lançamento do Chogashu, o artbook de Dragon Ball, o Toriyama comenta que não se dedicou muito na arte justamente porque, ele estava mais focado na história, ao contrário de Dr Slump. Todas as lutas de Dragon Ball são intrincadas na história, a ponto de serem indissociáveis o teor narrativo e visual.

    • @franciscolino398
      @franciscolino398 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@ekitorfreire ler o mangá e não perceber que os enquadramentos e quadrinização são a prioridade em dragon ball é não ler a obra Akira várias vezes priorizou fazer malabarismo só pra ele facilitar seu trabalho o ssj mesmo ele fez pra poupar tempo pq o cabelo é todo branco

  • @loganquasar5124
    @loganquasar5124 9 หลายเดือนก่อน +17

    Dragon Ball tem um espaço forte de nostalgia pra quem viu na TV, mas essa é uma das primeiras vezes que vejo experiência de quem primeiro leu.

    • @AndreRSilva-oz1nd
      @AndreRSilva-oz1nd 9 หลายเดือนก่อน +3

      Sei lá, ele analisou até ficar uma merda. No anime esse arco é MUITO bom, para mim o melhor. O impacto da morte do Kuririn naquela altura era totalmente outro. Fora que o poder da água do Karin foi ele acessar o poder de gorila (que já tava estabelecido), que custou a vida do seu avô, sem ele ter que de fato virar o Gorila, ou seja nem precisou de um novo poder, só de recuperar o poder que ele tinha originalmente (até o Kame destruir a lua)

    • @SauloBrito89
      @SauloBrito89 9 หลายเดือนก่อน +2

      Provavelmente só leu para criar conteudo em cima da obra.

  • @Luizdreamhope
    @Luizdreamhope 9 หลายเดือนก่อน +3

    Finalmente um vídeo em que eu possa discordar de você. Já estava ficando preocupado, kkkk.
    Contudo, concordo que esse arco do Picolo é menos interessante de tudo o que veio antes. Ainda assim, independente de ter uma riqueza menor daqui pra frente, a execução para essa proposta de focar em batalhas e poder de luta melhora de forma a criar histórias e momentos inesquecíveis nos arcos seguintes. Dentro da proposta de battle shounen, o arco do Picollo (e o último) são os pontos mais baixos da obra - assim como tudo o que vem derivado depois disso.

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน

      Acho o arco de Piccolo melhor que o primeiro, namoral, tirando a bulma todos os personagens que acompanhavam Goku naquele arco inicial são bem chatos, fora os conflitos que não eram tão divertidos assim(tirando a parte que Goku vira 🐒 gigante).

  • @giulyanoviniciussanssilva2947
    @giulyanoviniciussanssilva2947 9 หลายเดือนก่อน +12

    Sorte que hoje em dia o anime é uma mídia a parte do original.
    E muito choro de Otaku de anime infiel ao mangá acontece.
    Eu adoro isso ┬⁠─⁠┬⁠ノ⁠(⁠ ͡⁠°⁠ ͜⁠ʖ⁠ ͡⁠°⁠ノ⁠)

    • @JhonatanMotadaSilva
      @JhonatanMotadaSilva 9 หลายเดือนก่อน +5

      Ver otaku melequento reclamando que uma adaptação está adaptando e não copiando o material original é estranhamente satisfatório.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 9 หลายเดือนก่อน +4

      @@JhonatanMotadaSilva muito

    • @caualima4370
      @caualima4370 9 หลายเดือนก่อน +2

      Esse tipo de otaku é um ótimo entretenimento pra dar umas boas risadas

    • @fabianor4499
      @fabianor4499 9 หลายเดือนก่อน +1

      Melhor e mais atual exemplo é Rurouni Kenshin ( Samurai X ). Tá rolando um remake extremamente fiel ao conteúdo do mangá. Zero repercussão, mesmo entre os imundos que no começo o aclamavam.
      Enquanto o original lá dos anos 90, cheio de licenças poéticas e mudanças, continua imortal e insuperável kkk

  • @fcguirra
    @fcguirra 9 หลายเดือนก่อน +14

    Faz sobre Yuyu Hakusho, já que vai aair live action na netflix 😊

    • @ILoveJapan-890
      @ILoveJapan-890 9 หลายเดือนก่อน

      UP
      É meu anime favorito.

  • @tainanSM
    @tainanSM 9 หลายเดือนก่อน +17

    Primeiramente, ótimo vídeo!
    Discordo que a decadência de DB comece na saga do torneio. Acho que Akira desenvolve o estilo "Shonen de Lutinha" dentro do mangá de uma maneira não tão óbvia. Principalmente considerando a época. Por exemplo, Akira parece ter consciência do ridículo da expositividade excessiva que é frequente no gênero e faz piada disso, tanto que na luta de Kuririn vs Mestre Kame há um momento em que a luta acontece tão rápido que o público não enxerga. Assim, Kuririn e Kame, após interromperem a luta, precisam explicar ao público (e ao leitor) toda infinidade de coisas que aconteceram em poucos segundos. Akira aproveita as lutas do torneio para fazer muita piada, o que difere bastante da maioria das obras desse tipo. E, apesar disso, consegue dar emoção aos combates.
    Mas, de fato, certas soluções narrativas desses arcos acabam sendo pouquíssimo inspiradas, como a solução de dar uma água mágica para aumentar os poderes de Goku. Pra mim, apesar de alguns deslizes de Akira (como os que vc comentou), a decadência só começa mesmo após a saga de Freeza, quando DB cai de vez numa fórmula bastante previsível. Antes disso, acredito que Akira ainda consegue oferecer uma história interessante e capaz de surpreender.

    • @CarvalhoItalo
      @CarvalhoItalo 9 หลายเดือนก่อน +5

      É, concordo que já em DB tinha sinais de piora, mas que a queda mesmo foi depois de Freeza. Pelo menos a ida até o planeta do Sr Kaio e a Namekusei ainda têm algum resquício de aventura e da comédia de erros. A partir de Cell a única coisa interessante é que Trunks é filho de Vegeta e Bulma...

    • @tainanSM
      @tainanSM 9 หลายเดือนก่อน +3

      @@CarvalhoItalo O grande problema parece ter sido a recusa em matar o Goku. Se o Goku tivesse morrido, seria um fechamento heróico e perfeito para o personagem, estabelecendo o super saiyajin como o limite de poder, mantendo as métricas de poder que haviam sido construídas até ali. Daí a história passaria para Gohan, que teria de lidar com o dilema de se tornar o novo protetor da Terra sem ter o mesmo gosto por lutas do pai. E ainda tendo uma mãe controladora (o que sempre rendeu piadas para Akira). Teria pano pra manga pra novas aventuras de jornada protagonizadas pelo Gohan. Algumas premissas das sagas pós-Freeza até poderiam se manter, mas teriam rumos bem diferentes se o protagonismo de fato passasse a Gohan e não tivessem mais o Goku como centro. E as métricas de poder não precisariam perder o sentido, já que o super saiyajin seria o limite e Goku seria o único a alcançá-lo, tornando-se de fato uma lenda. Não haveria a necessidade de criar vilões acima de Goku.
      O potencial de uma continuidade de DB estaria em Gohan. Fora disso é só mais do mesmo. As partes mais legais da saga Majin Boo, na minha opinião, são justamente as que o protagonismo passa pro Gohan. Mas não dura nada.
      Àquela altura o Akira já estava de saco cheio e só entregava o que os fãs queriam. Se queriam o Goku de volta, então ele da a um jeito qualquer. Depois de Freeza é só piloto automático

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@CarvalhoItalo Eu adorava a saga cell devido o anime quando mlk, pensava que era até o ápice de dragon Ball, ae quando li o mangá eu percebi que ela é bem inferior a saga freeza, minha visão mudou completamente 😅.

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน

      Essa luta do torneio, que é explicada quase em frames pelos próprios lutadores, não é entre Mestre Kame e Kuririn, mas sim entre Mestre Kame e Goku.

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน

      @@tainanSM Mas por que Goku seria o único? Por que Gohan não alcançaria depois (ou mesmo superaria, como ele de fato fez)?? Eu vejo que o protagonismo no Gohan não deu certo, parece que ele não tem potencial pra isso..

  • @StrayGiaco450
    @StrayGiaco450 9 หลายเดือนก่อน +11

    Sobre o tão esperado vídeo sobre Hokuto no Ken, uma coisa que consigo falar, sabe aquilo que dizem de "vivemos na época do fim das grandes histórias"? HNK é um bom exemplo disso, tipo, para a obra fazer sentido sendo ambientada nos tempos atuais os autores precisaram fazer ela acontecer em um mundo pós-apocalíptico

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน +4

      Como assim ?

    • @StrayGiaco450
      @StrayGiaco450 9 หลายเดือนก่อน

      @@fxbakizinhotv5246 como que um artista marcial pode derrotar alguém com um revólver? Tornando o revólver inviável, no caso da obra, um mundo pós-apocalíptico, por si só já elimina muita coisa que seria conveniente em uma realidade próxima da nossa sem que a obra perca sentido

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน

      @@StrayGiaco450 pra falar a verdade estava me referindo a sua fala de estamos vivendo na época do fim de grandes histórias ou algo assim.
      Como é que um artista marcial vai derrotar alguem com um revólver se o mesmo não existe na era pós apocalíptica ?

    • @StrayGiaco450
      @StrayGiaco450 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@fxbakizinhotv5246 Bem, respondendo então a pergunta, bem, já reparou que de uns tempos para cá a maioria das histórias são mais baseadas em cotidiano ou os personagens apenas passam por situações comuns? É sobre isso que o conceito de "fim das grandes histórias se refere", não que elas tenham deixado de serem "contadas" (não pensei em um termo melhor), mas maioria das vezes, nos tempos atuais esses "grandes épicos" são algo como, por exemplo, histórias de guerras, não que elas não fossem comuns no passado, mas elas só eram mais uma ao meio de coisas como "grandes explorações" "navegações pelo mundo" e por ai vai, praticamente é o conceito resumindo a abundancia de obras "palpáveis" que temos hoje comparado a antes

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@StrayGiaco450 entendi tem mais coisas que vc gostaria de acrescentar ?

  • @skythoma
    @skythoma 9 หลายเดือนก่อน +9

    Acho que essa é a primeira de suas análises que eu não tô de acordo com muita coisa. Hahahaha
    Pra nós é natural entender e interpretar Dragon Ball como genérico e simplista. Estamos deslocados no tempo e no contexto da produção desse mangá. DB seria a obra que inspiraria todo um universo de trabalhos posteriores, tais como os que foram escritos pelo brilhante Yoshiriro Togashi. Não gosto do termo, mas por efeito de explicação, serve: Dragon Ball não pode ser todo esse clichê por ser ele quem popularizou o estilo.
    Pra quem não gosta de battle shonens é normal menosprezar os elementos da série. Dragon Ball tem tantos problemas que você não citou... Muitos! Furos de roteiro, fillers excessivos, etc. Agora, dizer que desde o começo só se trata de "luta de poderzinho"... É triste cara. Porque simplesmente não é verdade.
    O Akira coreografa lutas de maneira maravilhosa. E o anime soube reproduzir esses elementos de forma muito incrível em muitas ocasiões. Enredo e complexidade não são o forte da série desde o primeiro capítulo, nunca foi a proposta. Naturalmente, é preciso falar de descontinuidades e problemas narrativos (que DB tem certamente), mas que régua estamos usando pra isso? Monster, Hunter x Hunter? Dragon Ball é simplista e soube ser maravilhoso sendo simplista até muito tarde. Mesmo em eventos tardios de Dragon Ball Z.
    Enfim, acho que rolou uma exagerada boa nessa análise aí. A "decadência" da série, do meu ponto de vista pelo menos, inicia-se muuuuuito mais tarde do que o recorte que você traçou, lá na saga Cell (que ainda assim, tem vários eventos e elementos bem bacanas).
    Determinadas coisas não precisam da assinatura de um Tarkovsky ou um Scorsese da vida para serem boas. Às vezes elas só precisam ser divertidas.
    E pô, Dragon Ball é MUITO divertido. E por isso é tão bom, tão atemporal.

    • @internetera1523
      @internetera1523 9 หลายเดือนก่อน

      Estou de acordo com a maioria do que vc falou,mas entre as obras que DB inspiriou,YuYu Hakusho NÃO é uma delas.Acredito que YuYu sairia igualzinho como é mesmo se DB não existisse.Ambos bebem da mesma fonte de historias tradicionais Wuxia chinesas.

    • @skythoma
      @skythoma 9 หลายเดือนก่อน

      @@internetera1523 Então, mas o próprio Togashi mesmo já disse que ele se inspirou muito no Toriyama. Ele é fã do cara. Não sou nem eu quem tá dizendo isso hauahau
      Mas eu entendo o que tu quer dizer, o autor de Yu Yu Hakusho é um cara brilhante e a originalidade da obra dele é uma consequência disso.

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน +1

      Dragonball é um tipo de obra, que se os balões fossem em brancos ainda séria divertido folhear, justamente pela quadrinização incrível em cenas de luta do Akira, pago um pau do caramba mesmo💥💥😬.

    • @internetera1523
      @internetera1523 9 หลายเดือนก่อน

      @@skythoma é obrigação todo mundo falar como o Toriaminha é uma grande inspiração rsrs.
      Eu vejo isso de forma um tanto negativa,pode ver como a variedade de estilos e historias na shonen jump diminuiram depois disso.E ficou assim por décadas

    • @skythoma
      @skythoma 9 หลายเดือนก่อน

      @@achy6816i Pois é. "Puro poderzinho" desde Dragon Ball "Clássico" foi de sangrar os ouvidos. rs

  • @mestrekarinho
    @mestrekarinho 9 หลายเดือนก่อน +43

    Sim queremos Hokuto no Ken

  • @rafaelbrites3607
    @rafaelbrites3607 9 หลายเดือนก่อน +7

    acho que o grande problema do dragon ball moderno é que ficou muito preso demais nesse sitema de poder, e cada temporada nova invetaram um novo modo super sayajin pra tornar o novo vilão mais ameaçador. Mas sobre a chichi, eu acho que era uma pressão social dos editores, já que heroí solteiro não pegaria bem pra sociedade japonesa da época.

  • @chicajoaninha
    @chicajoaninha 9 หลายเดือนก่อน +5

    Linck, me lembrei do Dragon Ball GT ao ouvir sua fala do quão bom o Akira é em criar universos. Não sei se ele tá envolvido no GT, mas o roteiro envolve explorar outros mundos no início, só pela abertura eu ficava boba quando eu era pirralha. Aí volta de novo o ciclo que tu fala de poderzinho e lutinha... Uma pena na minha opinião, eles realmente poderiam ter aproveitado muito a história, mas até o epílogo do GT dá a ideia de que esse ciclo permanece com os descendentes do Goku, com torneio e tudo rs

    • @mariaauxiliadora4246
      @mariaauxiliadora4246 9 หลายเดือนก่อน +1

      Não tá envolvido

    • @JulioSantos-eb9oq
      @JulioSantos-eb9oq 9 หลายเดือนก่อน +2

      O Akira esteve sim envolvido com o início de DBGT, principalmente com os designs de cenários e de personagens que aparecem logo no início do GT.

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 9 หลายเดือนก่อน +1

      Bom agora vão fazer a mesma coisa com o db Gaima todo mundo voltou a ser criança

  • @leonhgomes
    @leonhgomes 9 หลายเดือนก่อน +2

    Baita vídeo. único ponto que gostaria de acrescentar é com relação ao nome do goku. 孫悟空 (son go ku) é uma transliteração do nome do personagem da obra "Jornada para o oeste" - Sun Wu-k'ung. E por ser transliteração do chinês é puramente sonora, calhou que são os kanjis que encaixam na pronúncia. quando isso ocorre em japonês chamamos de ATEJI, até a palavra Brasil tem kanji ( 伯剌西爾 "chefe" "oposição" "oeste" "você"), mas também é ATEJI, então não adianta querer tirar um significado maior, pois é só o que encaixou no som mesmo. Acontece com várias transliterações que decidem usar kanji.

  • @lucasbento5527
    @lucasbento5527 9 หลายเดือนก่อน +4

    Depois da saga de Freeza, já fica maçante. Cada digievolução mais apelativa do que as anteriores. Esgotou há tempos a criatividade.

  • @mateussousa6674
    @mateussousa6674 9 หลายเดือนก่อน +5

    Bom vídeo, particularmente, eu gosto bastante do arco, acho bem divertido as lutas e como as coisas são empilhadas uma em cima da outra, mas de fato muita coisa faz falta, tipo os momentos de reencontro entre Goku e Kuririn ou uma mínima dedicação pra mostrar as mudanças nos personagens, sempre parece que não estão muito diferentes de 6 anos atrás, kkkkkk.
    Agora, quanto a necessidade de moldar o mangá pro anime (e vice-versa) o estilo trans-midiático japonês não apresentou sucesso justamente por conta dessa conexão? Acredito firmemente que isso prejudica a abordagem das histórias e temas da obra pois já acarreta em uma série de impeditivos quanto ao que pode ou não ser passado na TV (geralmente), mas também já está retroalimentando o público a tempo demais (só ver a reação a adaptação de Scott Pilgrim em anime e fica evidente a zona de conforto que essa mídia meteu seu público). Enfim, gostaria de uma análise de Hokuto no Ken e que continuasse as análises de Jojo.

    • @skythoma
      @skythoma 9 หลายเดือนก่อน +2

      O seu primeiro parágrafo é perfeito. Dragon Ball é divertido e nem tudo precisa ser genial pra ser ótimo - ainda que o Toriyama seja genial em alguns bons aspectos.
      Achei a crítica beeem exagerada e... Deslocada da realidade em alguns pontos.
      É em Dragon Ball que temos o boom da produção e popularização de mídias japonesas a nível global. Obviamente, muita coisa melhor e muito mais redondinha veio depois; mas ainda assim, são heranças deixadas pelo trabalho do Toriyama. O legado de DB é grandioso.

  •  9 หลายเดือนก่อน +2

    uma das coisas que mais me deixa desapontado a partir da saga z é ver o yancha, que era um dos personagens mais legais do classico, se tornando alguem ignorado a ponto de ser um meme ambulante de si mesmo. é por essas e outras que infelizmente a saga z, por mais nostalgica que seja, se percebe o quanto ignorou muito do que foi criado no classico.

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน

      Mas o Yamcha desde do clássico sempre foi meme! Tanto que tem uma espécie de "piada" interna dele sempre ter o azar de lutar com um personagem forte na primeira luta dos torneios, Inclusive ele sempre apanha de forma patética em várias lutas!

  • @mauriciosd9
    @mauriciosd9 9 หลายเดือนก่อน +43

    Inclusive o fato de Goku ser alienigena, revelado depois arco do Picollo, é uma retcon confirmada pelo próprio autor. Talvez Toriyama quisesse direcionar a história para o espaço só para fazer essa escalada infindável de poder de uma maneira mais fácil.

    • @MrQuiof
      @MrQuiof 9 หลายเดือนก่อน +11

      Se eu não me engano, isso teve num dos one-shot do Akira antes de DB, fora que ele imita o plot dos filmes do Superman: É revelado que o herói é filho de um alienígena e é mandado pra Terra, surgem 3 aliens do mesmo planeta e ele derrota, sem falar na cena do Goku levantando o Nappa, lembra muito um capa do John Byrne.

    • @IgorL117
      @IgorL117 9 หลายเดือนก่อน +5

      Eu tenho minhas dúvidas sobre isso, até porque os arco seguintes ao Freeza não são no espaço, acho que a lógica que ele usou foi que o Goku finalmente venceu o torneio do maior abaixo dos céus (nome do torneio em jp), então agora ele vai ter que superar inimigos acima do céu

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน +4

      Não é bem isso, a questão é que simplesmente não tinha mais para onde expandir os níveis no âmbito "Terra"..... Goku e seus amigos já eram os mais poderosos com folga..... O que mais iria aparecer de grande ameaça após o Piccolo (que já era alien, mas ainda era um assunto terreno)??

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 9 หลายเดือนก่อน +7

      ​@@IgorL117 Primeiro o Akira teve que expandir pro espaço porque Goku e seus amigos já eram os mais poderosos com folga e já tinham atingido os maiores níveis no âmbito "Terra". A saga dos saiyajins e do Freeza foram necessárias pra isso. Mas a saga do Freeza, ao que consta, era pra ter sido o final de DB. Inclusive de vários ângulos que você analisar, ela tem muito cara de encerramento de franquia:
      O herói atingiu seu ponto mais apoteótico, reduziu a cinzas o orgulho e a empáfia do inimigo, derrotando o imperador do universo, o ser mais poderoso que existia, vingou sua raça e ainda morreu no processo (o que carregaria muito peso, sendo que ele já havia morrido antes e não poderia mais voltar à vida). Além do mais, o infame Vegeta também foi morto (pelo próprio vilão). Todos os bravos guerreiros Z também permaneceram mortos e entraram pra história, restando apenas o filho obstinado do lendário saiyajin Goku, para seguir o legado do pai. Mais heroico e épico que isso impossível.
      Mas aí, considerando a continuação, depois de tudo isso ia expandir os poderes interplanetários pra onde mais??? Goku já tinha virado o ser mais poderoso do universo, era fato. Tiveram que voltar à Terra...... Só que aí resolveram mexer com androides e linhas temporais (até hoje não entendo direito como seres criados em laboratório na Terra podiam ser TÃO poderosos assim.. o Cell até vai, pq ele tinha células dos guerreiros, do saiyajins e até de Freeza, mas o outros......). Aliás, a saga do Cell também era pra ser o final de DB.. Akira tentou matar o Goku mais uma vez. Gohan até o superou como SSJ2.. Mas não rolou e veio a saga Boo, na qual Gohan não teve força o suficiente pra carregar o manto de protagonista..

    • @adonaymacedodovalle3092
      @adonaymacedodovalle3092 9 หลายเดือนก่อน +1

      Estou revendo Dragon Ball clássico, tô na luta do Goku contra Picolo (Jr). Não vi nada até agora que possa ser considerado um retcon.
      Nunca tinham dado uma explicação da origem do Goku.

  • @Havenngar
    @Havenngar 9 หลายเดือนก่อน +43

    Concordo, DB piorou de mais com o passar dos anos, infelizmente.

    • @SauloBrito89
      @SauloBrito89 9 หลายเดือนก่อน

      Depois da saga z com certeza.

    • @pedrom.8525
      @pedrom.8525 9 หลายเดือนก่อน +1

      Eu sempre achei tudo que veio depois da saga freeza bem mais fraco

    • @julianocs87
      @julianocs87 9 หลายเดือนก่อน

      Saga do Cell já não foi lá essas coisas, quando chegou no Boo larguei de vez.

    • @SauloBrito89
      @SauloBrito89 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@julianocs87 saga cell é melhor que a saga sayajin.

    • @rafaelbrito3375
      @rafaelbrito3375 9 หลายเดือนก่อน

      Saga buu é minha favorita do z goku vs majin vegeta melhir luta de dragon ball insuperável muito mis euilinrada wue a primeira luta deles.

  • @icycrybaby
    @icycrybaby 9 หลายเดือนก่อน +2

    Nunca fui fã de Dragon ball e de shounen em geral, mas sempre q via algo sobre, eu ficava pensando a respeito doq vc falou. É tudo muito esticado e o plot fica em segundo plano

  • @luciussanpie
    @luciussanpie 9 หลายเดือนก่อน +2

    amo esses videos que falam sobre animes/mangás e japao em geral, faz uma serie de Jujutsu igual fez de chainshaw man!!

  • @mcclebl
    @mcclebl 9 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns pelo vídeo. Um outro battle shounen que eu gostaria de ver você comentar é Demon Slayer/Kimetsu no Yaiba.
    Eu não cheguei a ler o mangá, apenas vi o anime, mas achei ele um battle shounen bem simples, mas bem feito. Ele tem inclusive o que DB não teve, o mangá acabou com pouco mais de 200 capítulos. É como se o autor tivesse estabelecido um layout de uma história simples e direta, e tivesse seguido isso escolhendo não prolongar o que não precisa ser prolongado. Acho que devem ter mais coisas que você extrairia numa análise e seria interessante de se ver.

  • @CarlosHenrique-ct3vk
    @CarlosHenrique-ct3vk 9 หลายเดือนก่อน +8

    Faz um vídeo sobre as Hqs a turma do pererê ou o Doutrinador, turma do pererê é do Ziraldo,um cara de esquerda e o Doutrinador é do Luciano cunha,de direita,vc já conhecia eles??? melhor,fala do arco umbra da turma da Mônica jovem

  • @LealFireball
    @LealFireball 9 หลายเดือนก่อน +3

    Linck, se você estiver interessado e ver uma análise desses arcos de dragon ball que você já cobriu aqui que seja mais otimista mas ainda bem honesto com relação aos pontos baixos, recomendo bastante assistir o review no canal do TotallyNotMark, acho que ele dá uns pontos de vista bem interessantes sobre coisas que costumam passar reto quando a gente lê.

  • @MrQuiof
    @MrQuiof 9 หลายเดือนก่อน +2

    Cara, tu falou exatamente o que eu imaginava, a influência de Hokuto no Ken, acho que Yu Yu Hakushô também passou pela mesma coisa e a Jump já publicava um mangá de delinquentes yankiis: Rokudenashi Blues, no começou, Yusuke morre e faz missões como morto, aí juntou essa influência HnK/Dragon Ball. No anime, costuma esticar para não entrar em hiato, são os chamados fillers, tanto que o primeiro torneio é o Mestre Kame se fantasiando de Jackie Chun, que depois ele diz que seria um parente (um primo se não me engano), Akira ia pegando coisas de filmes, o treinamento é um zoeira com Karate Kid, Red Ribbon tem um robô que é o Terminator Arnoldão, que ele volta depois em DBZ com os androides (Trunks é basicamente o Kyle Resse com o John Connor), o Freeza veio de Alien, os saiyajins se parecem com o plot de Superman II, enfim, você diz que virou storyboard de animes, acho que ainda mais, virou storyboard de games, Street Fighter é lançado em 87, copiaram na cara dura o Kamehame Ha, (que por dua vez, veio de filmes chineses, ainda nos anos 60, já mostravam o chi/ki na tela mas disseram que veio de uma arma de Patrulha Estelar, pode até ter vindo, mas a execução é igual, Kami Sama de fato é o deus da terra (em Dr. Slump, o Kami Sama de lá é praticamente o Mestre Kame), o que você disse sobre perder a essência e ficar no poderzinho me lembrou o Shang-Chi da Marvel, uma série que tinha alguns problemas de estereótipos (afinal, completa 50 anos mês que vem), mas cada vez colocam poderes nele, some, por conta do filme, colocaram os 10 anéis, o escritor Gene Luen Yang é bom, mas ele se rendeu (possívelmente por decisão editorial) e adicionou isso, há algumas coisas que ele tenta consertar, como os estereótipos, mas vai errando nessa dos poderes, falando em poderzinho, teve um jogo, o Contest of Champions, o Shang-Chi estreou na época do filme e ele estava soltando seu Kamehame Hadouken (terminologia lá do TV Tropes pra golpes similares aos dois), muitos fãs chiam quando isso acontece. Dragon Ball alimente games, tanto que até Dragon Ball GT é usado nos jogos, agora anunciaram o DB Daima, um anime onde o Goku e vários outros são transformados em crianças, até o velho Kame, isso com certeza deve ir pros games, pode-se dizer que Akira com o Toyotaro se renderem a "lacração", colocaram duas mulheres saiyajin virando super (sua neta Pan não podia em GT), passaram a desenhar negros sem blackface, eu acompanho a distância, mas os animes, sei que decaiu em vários pontos, mas assim como citei o Shang-Chi, eu gosto de narrativas de artes marciais, começando vendo aqueles filmes ruins dos anos 80 e 90 e tinha artes marciais em tudo: Tartarugas Ninjas, X-Men, etc....Akira, Oda e tantos outros são operários que fazem o que o editor quer, são editores pra cada autor, duvido que o Oda tinha ideia do Luffy super nem acompanho a série, mas sempre vi o pessoal falando que não era um shonen comum, todos seguem a fórmula Jump.

  • @samijunior9870
    @samijunior9870 9 หลายเดือนก่อน +2

    Acho que um dos maiores problemas de Dragon Ball foi o arrastamento do Goku como protagonista e esta escalada de poderes. No Dragon Ball Z o Akira Toryama tentou fazer uma passada de bastão do Goku para o Gohan, mas parece que não foi muito bem aceita pelo público, tanto é que a série acaba finalizando com o protagonismo do Goku ao invés do Gohan. Sobre o mangá ser um storyboard para o anime, nunca enxerguei assim, mas faz até sentido, sempre enxerguei como um exibicionismo ou uma brincadeira do Toryama de como ele é excelente em desenhar movimentação em 3D

  • @lucianomarzocca8273
    @lucianomarzocca8273 9 หลายเดือนก่อน +42

    Concordo que tudo que tem "fórmula" perde estofo conforme é repetido. Contudo, depois que Goku se torna adulto (o que no anime se torna "Dragon Ball Z) há uma série de subtextos extremamente interessantes. A passagem de bastão para Gohan, as diversas redenções, mudança paulatina de caráter do Vegeta... não é pouca coisa, eu não subestimaria.

    • @5m501
      @5m501 9 หลายเดือนก่อน +8

      A passagem de bastão pro Gohan mal sucedida é bem decepcionante na real . Na saga buu mataram isso

    • @MrQuiof
      @MrQuiof 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@5m501 O editor deve ter limado, fora que existem enquetes de popularidade de personagens, a gente aqui tinha uma ideia, mas os japoneses deviam discordar.

    • @nerdvideo1234
      @nerdvideo1234 9 หลายเดือนก่อน

      Horrível a passagem pro Gohan pq nunca aconteceu, voltaram o foco pro Goku

    • @IgorL117
      @IgorL117 9 หลายเดือนก่อน +6

      @@MrQuiof Não foi editor ou popularidade de personagens, foi só que o Toriyama não soube se adaptar pro tipo de personagem do Gohan no papel principal, ele se adapta melhor com personagens mais "egoístas" e descontraídos.

    • @andrevpedro
      @andrevpedro 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@IgorL117 vc tem fonte disso? Pq o que eu tenho de conhecimento e é altamente repetido é que de fato o Gohan como protagonista simplesmente não decolou e forçaram a volta do Goku editorialmente

  • @brunomonteiro2705
    @brunomonteiro2705 9 หลายเดือนก่อน +3

    Tive uma discussão com um amigo que disse que Dragon Ball não é bom. E eu acho completamente o oposto. Explico, ele é bom no que tá sendo proposto e isso já basta. Ele não tem a pretensão de ser inteligente, de ter grandes plots ou ter uma história surpreendente. É só luta e pronto. Tem uma coisa ou outra alí, como o desenvolvimento do Vegeta, mas é tudo simples. E por não ser nada pretensioso que é genial. Muito melhor do quer ser fanboyzinho de Death Note e se achar inteligentão.

    • @achy6816i
      @achy6816i 9 หลายเดือนก่อน +3

      Fato! Dragon ball sempre foi simples, depois se tornou só um mangá de luta simples😅.
      Detalhe que Akira faz isso muito bem, principalmente devido o traço dele, a quadrinização dele é a melhor do gênero!!!

  • @CarlosHenrique-ct3vk
    @CarlosHenrique-ct3vk 9 หลายเดือนก่อน +9

    Primeiro aqui,olha meu irmão prefere os mangás de re:zero, mais ele tbm curte o anime,com dragon ball,o problema foram os fillers desnecessários e a enrolação, pior é com Naruto, arcos sem noção, excesso de flashbacks e etc

    • @lucas-prado
      @lucas-prado 9 หลายเดือนก่อน +3

      Não é sobre o anime, cara. Ainda é sobre os quadrinhos.

  • @LuizGustavo-fh4dq
    @LuizGustavo-fh4dq 9 หลายเดือนก่อน +4

    Essa "nova" forma de roteiro do Dragon Ball fica mais elaborado nos outros arcos, porque nesse arco do Rei Piccolo era uma nova fórmula que estava se formando. Mas se você não gostar tudo bem, porquê é a sua opinião.

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 9 หลายเดือนก่อน +9

    Muito interessante a análise, nunca cheguei a ser fã de dragon Ball, mas vi algumas vezes episódios do anime na TV, e gostava um pouco. Porém, vejo como um problema generalizado o fato da indústria cinematográfica estar prorrogando séries, animes, filmes.

  • @Henry258654
    @Henry258654 9 หลายเดือนก่อน +5

    Faz um vídeo sobre Hokuto no Ken!!!
    Aproveita e faz um de Princesa Mononoke também

    • @Henry258654
      @Henry258654 9 หลายเดือนก่อน +1

      Ainda tô no aguardo do vídeo de Devilman também

  • @guilhermevieira5035
    @guilhermevieira5035 9 หลายเดือนก่อน +5

    O maior desafio do Toriyama é finalmente encerrar Dragon Ball, mas pelo menos agora ele não tá mais se matando de trabalhar e pode curtir a velhice

    • @JohanLiebert157
      @JohanLiebert157 9 หลายเดือนก่อน +1

      O mangá clássico já foi encerrado faz tempo

    • @guilhermevieira5035
      @guilhermevieira5035 9 หลายเดือนก่อน

      @@JohanLiebert157 mas ele escreve até hj, a diferença é que agora ele só escreve o roteiro base, embolsa a grana e passa pra frente pro Toyotaro e Toei fazerem o resto do mangá e anime respectivamente

    • @ricardo.nobrega
      @ricardo.nobrega 5 หลายเดือนก่อน

      É...

  • @l.a.s8274
    @l.a.s8274 6 หลายเดือนก่อน +2

    O que mais me marcou em Dragon Ball era ver o Cell assassinando centenas de pessoas nas cidades, sugando seus corpos por completos por dentro. Quando eu era criança, achava sinistro demais.

  • @l.eduardo2657
    @l.eduardo2657 9 หลายเดือนก่อน +6

    Excelente vídeo e reflexão! E sim!! BIFE COM SOLA DE SAPATO DEFINE!!
    E fica a sugestão de leitura do mangá Eden! Acho que, apesar de meio underground, consegue trazer reflexões boas, afinal começa com uma espécie de pandemia e no estilo ciberpunk...

  • @andreneves9921
    @andreneves9921 9 หลายเดือนก่อน +7

    Link eu gostaria muito que você falasse da primeira trilogia de filmes gundam. Tem na Netflix🙏.

  • @Gabriel-zc5lm
    @Gabriel-zc5lm 9 หลายเดือนก่อน +14

    Acredito que no dragon ball z a história toma um novo fôlego. Continua sendo 100 % focado nos combates mas ele cria situações bem interessantes em cima disso. Fora que a estética na minha opinião fica ainda mais legal. Reassisti recentemente a animação e só me encantei ainda mais. É simplesmente muito legal

    • @abublu
      @abublu 9 หลายเดือนก่อน +2

      Quando começa a saga de boo decai muito

    • @LuizHenrique-by4bz
      @LuizHenrique-by4bz 9 หลายเดือนก่อน +1

      Dragon ball z não existe no mangá, a história é linear. E provavelmente o Linck ñ vai gostar tbm.

    • @fabianor4499
      @fabianor4499 9 หลายเดือนก่อน

      @@abublu Pra mim já decai no Cell. Até as lutinhas e treinamento entre elas são levadas da forma mais vazia e preguiçosa possível nesse arco. Namekusei é o auge da fase porradaria sci-fi de Dragon Ball.

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@fabianor4499 pqp tudo pra tu tá ruim é cágado pelo visto deve ser reflexo da sua vida é desconta as frustrações nos animes só pode

    • @fxbakizinhotv5246
      @fxbakizinhotv5246 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@LuizHenrique-by4bz existe sim

  • @igoraraujo7603
    @igoraraujo7603 9 หลายเดือนก่อน +4

    Acho que isso depende muito do gosto de cada pessoa, pois a maioria dos fãs de Dragon Ball preferem a fase do Goku adulto e ignoram a fase dele criança, e muitos outros gostam apenas da fase Z. Eu particularmente gosto apenas do clássico e do Z, mas a minha preferência é pelo Z, porém acho que o clássico tem alguns elementos que eram muito bons e se perderam com o tempo.

  • @laianiantonieto9613
    @laianiantonieto9613 9 หลายเดือนก่อน +2

    Gostei da análise! Perfeita a colocação. Sempre senti falta de aprofundamento de alguns personagens que acabaram esquecidos...
    Outro anime shounen super conhecido que começa muito bom, mas se perde no caminho por conta desse apelo pra virar anime é Naruto. Aliás, deveria ter acabado há muitoooo tempo e não se prolongar com a história do filho que ficou uma m*****.
    Eu acho que valeria uma análise sua, ao menos da fase clássica.

  • @protich123
    @protich123 9 หลายเดือนก่อน +7

    Eu sempre digo que o akira é um gênio do humor, seja o db original ou ou no dr clamp, você percebe claramente o quão quão genial ele é nessa parte

  • @thiagovercosa9655
    @thiagovercosa9655 9 หลายเดือนก่อน +2

    É muito curioso como eu senti isso tudo q o linck falou em relação ao Dragon Ball Z para o dragon ball Super.. eu era muito pequeno na época só dragon ball no SBT.. então td era diversão.. Foi no Z q eu passei a acompanhar certinho. Pelo visto td já era só lutinha.. kkk

  • @Joseph-gy2rn
    @Joseph-gy2rn 9 หลายเดือนก่อน +1

    Por favor, vídeo de Hokuto no Ken, pensa numa obra influente no estilo artístico de muitas outras obras de luta, desde jogos como Double Dragon até mangás como o consagrado JoJo.
    Sobre as bases fundamentais de Dragon Ball e o tema do vídeo, um lance interessante é que uma das poucas lições que o Mestre Kame passa pro Goku é que sempre vai existir alguém mais forte então sempre se deve treinar e aperfeiçoar a si mesmo, apesar de simples, essa base permanece até hoje, contudo, é inegável o decaimento da narrativa da obra em prol de lutas e hoje em dia até da coreografia das próprias lutas.

  • @emanuellagusemendes.7934
    @emanuellagusemendes.7934 9 หลายเดือนก่อน +3

    Ótimo o vídeo. Aguardando análise Dragon Ball Z.
    Corria pra casa na volta da escola para assistir o DBZ na televisão.

  • @kelsongranja5891
    @kelsongranja5891 9 หลายเดือนก่อน +3

    Seria legal se o Goku morresse e não fosse mais possível reviver, já que ele teria alcançado o limite possível para seu espirito e como tal, deveria seguir o caminho das almas... Para uma futura encarnação, a Terra teria que se virar com o que tem, no caso Gohan e outros personagens, acho que daria uma boa revitalizada no anime e abriria espaço para mais oportunidades.

    • @Denis_Caminho_Shura
      @Denis_Caminho_Shura 9 หลายเดือนก่อน

      O Goku fez isso na saga Cell. Ele não queria ser revivido e já tinha ensinado sua lição ao Gohan, mas a editora queria esticar mais e mais uma história que já tinha seu fim.

    • @edneydenis7856
      @edneydenis7856 9 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@Denis_Caminho_ShuraExatamente, a saga Cell deveria ter sido o final da obra, pois ali vc vê o Goku entregando o bastão pro filho, seria um ótimo desfecho. Mas por ganância da Toei, criaram mais uma saga e tudo foi pra saco.

  • @isaacsouza549
    @isaacsouza549 9 หลายเดือนก่อน +5

    Traz Hokuto no Ken,seria legal você falar sobre esse anime

  • @IgorL117
    @IgorL117 9 หลายเดือนก่อน +30

    Eu não discordo que o foco da historia muda para as lutas, porém eu discordo que isso empobrece o mangá, a partir de 1988 o Toriyama quis focar em desenvolver suas habilidades de deixar as lutas mais grandiosas e melhorar a quadrinização e fluidez delas, e tá tudo bem, eu imagino que o estilo de lutas de Dragon Ball deve parecer estranho pra quem é acostumado com hqs de heroi ou battle shonens modernos, porque não tem muito dialogo ou "estratégia" com cada personagem tendo um poder distinto, acho que isso acontece porque o Toriyama nunca teve muito contato com quadrinhos (segundo o próprio, ele só leu astro boy na infância) e a principal referencia dele são filmes de ação, principalmente chineses, por isso a sensação de o mangá parecer um "storyboard", eu no entanto acho que isso deixa as lutas bem mais objetivas e charmosas.
    Sendo sincero a historia apesar de um pouca truncado as vezes até melhora, a característica do Goku de apenas lutar pelo esporte/prazer é algo que se mantem até o final do mangá, eu diria que é até mais explorado daqui em diante, tanto em seus aspectos negativos de colocar a vida de outros em risco pelo prazer de lutar (deixando o vegeta viver, ficando em namek com freeza, deixando os androids nascerem) como o positivo que vai ser reconhecido na batalha final do mangá.
    O arco do Piccolo é complicado mesmo, na minha opinião é o pior do mangá, ele é muito apressado, eu imagino que isso aconteceu por uma soma de fatores, 1- O filho do Toriyama nasceu nessa época 2- ele chegou a ficar doente (ele cita isso na capa de um capitulo) e 3- ele estava tendo dificuldades em desenhar lutas com o goku criança e queria MUITO que eles crescesse, acredito que ele apressou o arco para crescer o personagem.
    Sobre o anime ter tido influencia no mangá, é só coisa da sua cabeça mesmo, até porque o editor dele na época (Torishima) nem gostava da direção do anime e foi quem insistiu nas mudança de staff(que foi um dos motivos para a divisão de Db e dbz)

    • @luaalmeida8863
      @luaalmeida8863 9 หลายเดือนก่อน +2

      Toryama não lia quadrinhos?? E chupinhou a origem do goku do superman? Não seja fanboy. Eu adori dragin ball, mas isso n exime de criticas

    • @YannickTMessiah
      @YannickTMessiah 9 หลายเดือนก่อน +9

      @@luaalmeida8863 Não entrando no mérito, mas fazendo o advogado do diabo, todo mundo conhece o Superman e a sua origem, e certamente não porque leem quadrinhos.

    • @bruno23567
      @bruno23567 9 หลายเดือนก่อน +5

      ​@@luaalmeida8863Até minha vó que nunca leu um quadrinho na vida, sabe a origem do Superman, isso é conhecimento de osmose cultural basica
      E nem é como se o Superman fosse um personagem exclusivo de quadrinhos, ele existe em trocentas midias, o Toriyama provavelmente conheceu ele pelo filme do Richard Donner (O Toriyama pode até não ter o hábito de ler quadrinhos, mas ele é um puta cinéfilo)

    • @bruno23567
      @bruno23567 9 หลายเดือนก่อน +3

      @IgorL117 Ce disse praticamente tudo que eu ia dizer KKKKKK

    • @lendariorandom
      @lendariorandom 9 หลายเดือนก่อน +3

      Finalmente alguém que estudou o bagulho em vez de especular por causa de anime. A influência do anime só veio a acontecer no Super, onde o anime vinha antes do mangá.

  • @inggkant1889
    @inggkant1889 9 หลายเดือนก่อน +3

    Queria um vídeo analisando o Vegeta vs Goku e como eles são Messi e Cristiano Ronaldo dos quadrinhos kkkkk

  • @erickhfreis
    @erickhfreis 9 หลายเดือนก่อน +26

    Como fã desde a infância, que leu o mangá, que assistiu os filmes e demais sagas, concordo demais.

    • @Hangelo0
      @Hangelo0 9 หลายเดือนก่อน +1

      Ass: O comedor de fã do dragon ball

  • @gustavofreitasmalengo3360
    @gustavofreitasmalengo3360 9 หลายเดือนก่อน +2

    Meu querido calvo, queria te dar uma sugestão!
    Se possível, comenta o mangá "Kingdom", do Hara Yusuhisa
    É um mangá japonês sobre a unificação da China, acho que pode encontrar muita coisa legal nele!

  • @velma_verao
    @velma_verao 9 หลายเดือนก่อน +3

    Linck acho que existe um gancho muito bacana de explorar sobre Hokuto no Ken e os shonens dos anos 80/90. Eu achei muitos pontos dos últimos arcos de HnK parecidos com CDZ, muito mais que Dragon Ball. Ia ser bacana se você conseguisse falar mais sobre esses paralelos. Excelente vídeo como sempre

    • @MasterCastaway
      @MasterCastaway 9 หลายเดือนก่อน

      Isso acontece porque CDZ foi criado para ser um spin off de Hokuto no Ken, mas depois ficou decidido de ser uma série própria

  • @MegalodontProfundezas
    @MegalodontProfundezas 9 หลายเดือนก่อน +2

    Sim! Pf faça os próximos arcos de dragonball!. Otimo video!

  • @giovanimendes1550
    @giovanimendes1550 9 หลายเดือนก่อน +3

    Otimo video. DB pegou bem o auge da Shonen Jump e a era de ouro dos animes. Alguns outros contemporaneos sofriam isso em menor escala, em alguns casos, como Cavaleiros, o arco criado no anime é até melhor que o oneshot que intercala a mudanca de saga no manga. (Mas o fato de buscarem 7 safiras de odin pra salvar o mundo ja é uma copia descarada de dragon ball, pura preguiça 😂)

  • @HCosta1001
    @HCosta1001 9 หลายเดือนก่อน +2

    Parabens por furar a bolha. Sou doente por DB e um colega me enviou o vídeo, tenho algumas discordancias, mas nada que negue a qualidade do teu trabalho, gostei bastante no geral e vou ficar pra ver os próximos.
    1- Discordo da parte que Dragon Ball seria uma franquia que era "pra ser curta". Não tem nem um único ponto em particular que o Toriyama mostrou desejo de terminar o mangá antes, isso aí é um monte de boataria de internet. Ele fez questão de anunciar no proprio mangá na saga Piccolo Daimaoh que, apesar de parecer um final épico, a história do Goku ainda ia continuar. Não teve nem uma pausa de 1 semana entre o último capítulo da saga do Piccolo Jr. e o capítulo que introduz o Raditz. A saga Saiyajin conecta direto com Namekusei, que conecta direto com Cell, não tem nem espaço pra terminar a historia entre elas, e a saga Buu é um desejo direto do Toriyama de contar uma historia sobre o Gohan (que descarrilhou MUITO rapido por um zilhão de motivos, mas ainda assim, o Toriyama sempre teve a intenção de começar e terminar o arco).
    No mangá original o Toriyama teve liberdade de fazer o que ele queria e terminar onde ele queria e o único argumento razoavel do contrário seria na saga Buu mas ninguém levanta (a qualidade do traço na publicação original despenca na segunda metade da saga Buu [corrigido na versão que virou volume e ficou disponível pra comprar, mas dá pra encontrar scans dos caps originais na internet], e o número de páginas por capítulo cai de 16-18 pra 12-13, que indica que o Toriyama ta realmente sobrecarregado, isso nunca tinha acontecido em arcos anteriores)
    Agora, esse argumento que Dragon Ball é "esticado artificialmente" vale 100% pro anime, 300% pros filmes, 1.000% pra Dragon Ball Super, e 100.000% pra caralha do Dragon Ball Heroes. Eu só discordo com relação ao mangá.
    2- A parte que Dragon Ball teria virado "de lutinha" pra pegar os fãs de Hokuto no Ken também é uma especulação um pouco absurda. Dragon Ball tem o arco do Piccolo Daimaoh, o "primeiro arco sério" anos antes de Hokuto no Ken terminar. E já vira "lutinha" ainda antes, no fim da saga Red Ribbon com o confronto com o Tao Pai Pai. O Linck inclusive sugere que a mudança "pra lutinha" teria acontecido por sugestão dos editores marketeiros da revista, mas isso é comprovadamente errado. Explico:
    Na real, a Shounen Jump foi RADICALMENTE contra a mudança de direção de Dragon Ball pra ser mais "ação". O Goku criança era o maior mascote da revista na epoca, o Toriyama decidiu por conta propria fazer ele crescer em uma jogada arriscadíssima que poderia matar a franquia, porque o proprio autor queria contar uma história sobre artes marciais e pra isso ele precisava que o personagem principal tivesse membros mais compridos pra poder fazer as coreografias mais dinamicas (isso é citação direta do Toriyama e do editor dele em entrevistas).
    Seria tipo se Pokémon resolvesse evoluir o Pikachu do Ash do nada. É claro que todo o departamento de marketing ia ser contra (e foi contra todas as vezes que alguém sugeriu kkkkk por isso que nunca rolou em pokemon, mas o Toriyama teve essa liberdade)
    3- É anacronico falar que Dragon Ball virou "shounen de lutinha genérico", quando Dragon Ball CRIOU os tropes que compõe essa classificação (claro que esses tropes já apareciam antes tipo em Star Wars, mas eles só se unificaram nesse conceito de 'shounen de lutinha' a partir de DB). Não tem como ser genérico se é o original. Antes de DB, os mangás de luta eram todos inspirados em filmes de ação dos anos 80 a lá Rambo/Rocky. Isso é bem recorrente na crítica do Linck e sempre me fez erguer uma sobrancelha... ele não percebeu que tá falando de um mangá que começou em 1984? O proprio anime de 86 foi um projeto muito ambicioso na epoca. As vezes parece que ele ta comparando com Naruto ou My Hero Academia e fica bem confuso.
    Dragon Ball foi extremamente único e inovador na epoca que lançou. Tanto que influenciou e influencia títulos até hoje. Apontar para esses titulos influenciados pra dizer "nossa Dragon Ball só faz o que todo mundo faz" é uma crítica sem sentido.

  • @ekitorfreire
    @ekitorfreire 9 หลายเดือนก่อน +15

    Apesar de concordar com boa parte do que discorreu acerca do enredo, tem algumas suposições que se confundem na crítica.
    A primeira é acreditar no mito de que o Toriyama ficou de saco cheio, sendo que esse arco é o pico do trabalho gráfico dele. Muitas coisas da forma podem atrair um quadrinista que não só construção de enredo.
    A segunda, que esse mesmo trabalho era um tipo de referência para o anime (até usando “storyboard” pra descrever as composições). Entendo que o canal tem um viés mais “esse quadrinho é sobre X e Y” mais do que o trabalho gráfico em si, mas dizer que a composição de ação do Toriyama tem mais mérito como animação do que mangá é desviar o olhar da verdadeira voz de Dragon Ball especialmente como quadrinho. Sentir que vê uma animação com quadros estáticos é uma performance incrível, que só um mestre da mídia pode te oferecer.
    Nenhum problema em preferir as brincadeiras e paródias ao que está se dando mais na superfície, eu vejo muito mais autenticidade na voz que o Toriyama encontra nessa fase ai. Pelo mesmo motivo prefiro muito mais o mangá do que o anime.

  • @danielborges6924
    @danielborges6924 9 หลายเดือนก่อน +2

    na saga do freeza temos uma verdadeira odisseia com conflitos de interesse envolvendo dezenas de personagens, sendo espertos, usando estratégias, enganando os outros e se fortalecendo, tudo para culminar no embate final com o dito "ser mais poderoso do universo".. depois disso realmente dá uma caída, embora a saga dos androides seja interessante, mas a do majin boo poderia ser descartável... sei que muitos tem memória afetiva com essa saga que passava nas manhãs da globo (eu saía correndo da escola pra ver), então entendo quem não concorde...

  • @hudsonricardo9917
    @hudsonricardo9917 9 หลายเดือนก่อน +1

    sempre achei que a tal poção mágica que o mestre karim oferecia era apenas água por que tinha alguma fala (ou estou fantasiando na minha mente), de que se tratava de confiança a mais para vencer... era mais o preparo PSICOLOGICO PARA o Goku.... entendia assim... por mais simples que pareça...

  • @LukiGod-ff7et
    @LukiGod-ff7et 9 หลายเดือนก่อน +1

    Se ainda não falou sobre, faz um vídeo sobre tengoku daimakyou

  • @yamvadlermaciel7364
    @yamvadlermaciel7364 7 หลายเดือนก่อน +1

    Recentemente estou revendo o anime de dragon ball por nostalgia e pra uma nova visão sobre a obra, E isso da escala de poder , dos inimigos e poderes cada vez mais ilimitados é o que mais estraga a obra , Você gera um cenário na obra que tudo é simplesmente por ser , Claro nesse caminho pra chegar a esses poderes incríveis coisas boas são geradas mas geralmente fica por ali , e pra mim , o interresse vem de ver essas pequenas pepitas de ouro em meio a super poderes , Uma coisa que me marca muito é um EP em que o Gohan ainda criança é pego por Picolo depois que Goku morre lutando contra o Raditz , e nesse episódio ele acaba indo por ai , sozinho e em perigo , acaba caindo em um buraco se não me engano e conhece um robô que esta preso e quebrado em um tipo de caverna sozinho, Gohan quando cai ali também fica preso então o robô por não ter maneira de sobreviver, sair da li usa seus último esforços pra criar uma saida , oa escombros caiem sobre ele enquanto Gohan foge, Isso é o que falta pra mim , a série se preocupa tanto em desenvolver poderes pra defender as coisas de inimigos terríveis que não demostra o que é protegido , Tudo vira o foco pros poderes e lutas as mortes podem até marcar em certos momentos mas é como o Link disse, não conhemos mais os personagens, não passamos tempo em si com eles , as mortes ficam passageiras porquê sabemos que um poder novo vai resolver tudo , Eu diria que dragon ball anualmente considerando toda a obra baseada em que vi praticamente todo o anime é uma espiral erronea , que faz desvios e as vezes até retas mas sempre voltamos pra espiral.

  • @Niu3270
    @Niu3270 9 หลายเดือนก่อน

    Eh engracado e ate ponto coerente vc fala isso pq quem fa das lutas acha parte q tem toda construcao chata e entendiante, considerando q manga comeca msm no arco do tenshihan pra frente, no final q agrada mais publico em geral pobreza e simplicidade de boas lutas q historia complexa e confusa as vezes q n pegamos nem metade do q tah escrita.

  • @The_chaps
    @The_chaps 9 หลายเดือนก่อน +2

    Ansioso para ver o vídeo sobre Hokuto no Ken.

  • @MordecaiUniverse
    @MordecaiUniverse 9 หลายเดือนก่อน +1

    O negócio do dragon ball ir se esticando, e com isso as coisas ficarem cada vez mais absurdas e sem muita coesão é coisa que o próprio Toriyama sempre falou abertamente. O Boo mesmo é o Akira falando pra gente "olha n tem mais pra onde ir na escala de poder e criatiidade, então esse vilão da vez aqui vai ter o grande poder de transformar tudo em chocolate".
    tb há muito do akira querer levar a história pra um lado e a shonem insistir em ir pra outro (originalmente ele queria que o gohan substitui-se o goku como protagonista. por isso o goku morre no começo da saga sayajin).
    Akira deu graças a deus quando "terminou" o dbz na boo. ele n aguentava mais kkkkkk

  • @otto_kau9951
    @otto_kau9951 9 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo bom. Link tu devia ver Jujutsu, último ep quebrou vários paradigmas de battle shounen

  • @Havenngar
    @Havenngar 9 หลายเดือนก่อน +2

    Link, salvador da Zelda. Fala de HOKUTO NO KEN. Pronto pedi!!
    PS.: Punho da estrela do norte, como um predecessor dos battle shonen merece seu espaço.

  • @marcosrenan93
    @marcosrenan93 9 หลายเดือนก่อน +1

    Mais um ótimo vídeo. Adoraria ver mais vídeos sobre a saga, especialmente a saga de Freeza.
    Abs

  • @claudiasantana5169
    @claudiasantana5169 9 หลายเดือนก่อน +4

    A saga Saiyajin e namek é prefeita, eu recomendo vc ler

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 9 หลายเดือนก่อน +4

    obrigada pelo trabalho Linck.

  • @danielsarts1246
    @danielsarts1246 9 หลายเดือนก่อน

    Fala sobre death strading é um jogo ele saiu mais ou menos na época do covid e foi uma mega coincidência ele falar sobre isolamento e solidão

  • @mauricioayres2319
    @mauricioayres2319 9 หลายเดือนก่อน

    Acho que dava pra fazer um episódio sobre o "DBZ Abreviado" do TFS (Team Four Stars). Eu não sou muito fã de Dragon Ball, mas vi toda a saga no canal deles, por que é muito bom, e corta toda a enrolação do anime original. Sem falar que por ser uma paródia, pode ser considerado talvez uma volta às origens?!

  • @kauandasilva9033
    @kauandasilva9033 9 หลายเดือนก่อน +1

    Você poderia falar sobre os quadrinhos do caçador de vampiros BLADE

  • @luizhenrique3438
    @luizhenrique3438 9 หลายเดือนก่อน

    Concordo em partes. Eu sinto muito isso que você falou na Saga Boo um enredo completamente jogado/só pra ter ação. O Super trouxe um refresco pra franquia mas num geral seu vídeo é muito bom. Faz o vídeo do hokuto pfvr

  • @leavemealone802
    @leavemealone802 5 หลายเดือนก่อน +1

    Eu amo Dragoball, mas veio, ele acerta perfeitamente ao fato que como história, Dragonball não é só medíocre, mas uma confusão só.
    Bicho, a dublagem americana fez a ficar mais bizarra, e a Brasileira teve que segurar as pontas pra não ficar trash 😂
    Amo muito dragonball, mas precisamos as vezes olha no fundo dos olhos daquele que amamos e falar "miga, só pare"

  • @milhouse777
    @milhouse777 9 หลายเดือนก่อน +3

    Tirando os one-shots que Toriyama lançou depois de Dragon Ball(Z) a única obra que ele escreveu realmente o que queria foi em Dr. Slump, DBZ é pura intervenção editorial da Shonen Jump

    • @joaolucca3873
      @joaolucca3873 9 หลายเดือนก่อน +4

      não, isso ta errado. o akira tinha autonomia, a edição tinha voz mas não o obrigava a nada. e ele se divertia sim escrevendo dragon ball, basta ver que ele trabalha na obra até hoje mesmo podendo deixar tudo pra toei e toyotaro.

  • @NoName-ic9qy
    @NoName-ic9qy 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tive muito pouco contato com Dragon Ball, basicamente só vi o anime, mais especificamente o DBZ, você me fez conhecer, e ter curiosidade em ir atrás da série clássica. Sinceramente, não sei dizer se isso é bom ou ruim 😅

  • @italorodrigues740
    @italorodrigues740 9 หลายเดือนก่อน

    Comente o Hajime no Ippo, Alexandre. Acho que tem muita coisa legal, que vale a pena ser analizada ali.

  • @pachecronico
    @pachecronico 9 หลายเดือนก่อน +2

    Embora eu concorde e tal... (inclusive estou relendo o arco do Piccolo agora), a primeira saga de Dragon Ball era uma comédia muito sexista. A busca pelas esferas do Dragão era um bando de homens querendo coisas sexuais de uma garota de 16 anos.

  • @SuperKratosgamer
    @SuperKratosgamer 9 หลายเดือนก่อน

    19:07 teve uma entrevista sobre, ele não tinha noção do que fazer, pq a ideia do goku era basicamente o sun wokong, então um dos editores dele que deu a ideia de fazer ele uma raça alien.

  • @ronaldowagner8544
    @ronaldowagner8544 9 หลายเดือนก่อน

    Continue com a série de Dragon Ball! Vídeo sensacional!
    Detalhe: curto muito animes em especial Dragon ball e faz todo sentido tudo que você colocou aqui!

  • @manfriniaguiar6766
    @manfriniaguiar6766 9 หลายเดือนก่อน +1

    Linck, fale sobre Spy x Family, tem espiões, assassinos, cobaias do governo, geopolítica e muito, muito, muito conteúdo sobre família

  • @brunopereiradasilva5483
    @brunopereiradasilva5483 3 หลายเดือนก่อน +1

    Talvez isso explique porque eu sempre achei o Dragon Ball com o Goku pequeno até o corte que o Linck explora muito mais original e interessante do que o Dragon Ball Z... talvez

  • @henricmoreno5876
    @henricmoreno5876 9 หลายเดือนก่อน

    Queria que visse ou comentasse sobre jujutsu e a exploração dos animadores

  • @gabrielbarcelos6782
    @gabrielbarcelos6782 9 หลายเดือนก่อน

    Eu lembro bem que na época da febre do Dragon Ball Z, na Band e depois da Globo, eu falava com meus amigos que curtia muito mais a primeira fase, do Goku criança, que passava antes semanalmente no Sábado Animado. Agora vendo este vídeo, consegui entender melhor os motivos que fizeram esta primeira parte ser bem mais interessante. Adoro toda a construção de mundo e a construção da narrativa da aventura. Lembro que um dos motivos de amar esta parte é por ela ter uma forma de enredo muito semelhante ao game Chrono Trigger, do Super Nintendo, que tem Akira Toriyama como um dos seus criadores.

  • @IncognitaEX
    @IncognitaEX 9 หลายเดือนก่อน +1

    Já comentou o YuYu Hakusho? Eu sei que ele foi bem afetado pelo cansaço do autor.

  • @luiscarlosmarques3946
    @luiscarlosmarques3946 9 หลายเดือนก่อน

    Precisava ouvir uma analise/critica honesta, séria e divertida.

  • @Joeforever-t6c
    @Joeforever-t6c 9 หลายเดือนก่อน +2

    Fale sobre como jujutsu e super estimado

  • @amotaba
    @amotaba 9 หลายเดือนก่อน

    21:13 apoio muito! Queria ver tu falando da saga dos sayajins e freeza