Desde os 3 anos fui inserida na igreja evangélica, não podia nada, era muita proibição. Saí da igreja com uns 25 anos e me tornei ateia aos 35 anos. Que sensação incrível e libertadora!!😊❤
Essa pergunta dele "quase comprovado que isso não passa de ciência" é uma técnica de engajamento chamada rage bait, na qual o criador de conteúdo sabe que provocará reações de 0dio/indignação e com isso terá mais engajamento/compartilhamento.
@@AdrianiOliveiraSantana Não falei que não precisa, Adriani. Me refiro à surpresa de alguns do nosso campo em relação à isso ainda. É uma estratégia deles há anos
Quando eu era criança as pessoas sentiam vergonha de serem ignorantes/burras/analfabetas, mas infelizmente no Século XXI está ficando cada vez mais comum as pessoas odiarem estudar, odiarem professores, escolas, livros, bibliotecas, teatros, museus, universidades públicas e pesquisas científicas...O Século XXI está ficando cada vez mais bizarro... 👁️👁️🧀☕
Pois é! Um "profeta", há algum tempo, disse: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; _não pela capacidade,_ *mas pela quantidade.* *Eles são muitos!* (Nelson Rodrigues) O mais lastimável é que se reproduzem. A idiotice entranhada no DNA!
Hoje em dia tem "coach" incentivando essa mediocridade e que o cara se afaste de qualquer conteúdo acadêmico, pois isso "não serve para ganhar dinheiro ".
@@DionL22A gravidade é um fato, a teoria da relatividade (teoria da gravidade) explica da onde ela vem e o que ela é, e a lei da gravidade a descreve através de uma fórmula matemática (como ela funciona em condições "normais").
acho que vocês nao entenderam o ponto do aprenderdesenhando (inclusive é um BAITA CIÊNTISTA e falou isso de meme ta gente) Ele sabe muito de física e ele """acredita """" no bigbang kkkkk man é mto engraçado essa porra de acreditar em algo ciêntifico kkkkkkkkkkkkk
@ramon5375 nunca tinha visto esse termo antes mas acho estranho ele seguir até conta secundária de Pablo Marçal mas enfim pode ser isso que você falou também
Pô, mas seguir o 38tão não é por conta de religião não kkkkkk. Eu por exemplo apesar de não seguir, às vezes acompanho, mesmo eu sendo Ateu. Acompanho pq ele mostra muitas coisas controversas que o estado faz e que não deveria, como por exemplo imprimir rios de dinheiro pra si próprio e r*ubar as pessoas por meio de impostos... Agora o Picareta Marçal é outro caso kkkkk
"_ Mesmo sendo quase comprovado que isso dai na REALIDADE não passa de CIÊNCIA?" Kkkkkkkkk... o cara é um comediante! Vou fazer uma camiseta com essa frase.
Eu morro de preguiça de falar que sou ateu porque é muito comum o religioso se sentir desafiado pra um debate... E eu só quero viver minha vida do meu jeito sem dar explicação pra ninguém. Eu não quero desmanchar a fé de ninguém nem ficar justificando ora estranho o que eu nao tive que explicar nem pra minha mãe. Fora que passar o dia dando aula (sou professor) pra depois ficar explicando assunto da minha vida pessoal de graça nas horas vagas é tenso... Aí comecei a devolver com pergunta evasiva que deixa a pessoa pensando e encerro o assunto o quanto antes com um sorriso. 😂😂😂
O medo de apanhar de graça não me deixa falar q sou ateu. A pessoa pergunta "é evangélico?" Eu digo não; aí a pessoa pergunta se sou católico e eu respondo com um gesto q não significa nada acompanhado de uma expressão facial q não significa nada, mas a pessoa entende alguma coisa e para de perguntar.
Basta observar que alguém que escolheu uma religião é ateu para os outros 20 mil deuses. Não faz sentido existir um Deus que permita 20 mil deuses diferentes, kkkkk.
Pode ser que naquela parte aos 10:47 a intenção fosse fazer uma piada, tipo "qual tua reação se descobrisse que seu filho é usuário de crocs". Mas pode ter sido só viagem dele mesmo.
5:33 Agradeço tanto a formação religiosa que tive, embora eu seja ferrenho na igreja, não falto um domingo a 12 anos, o padre da minha paróquia sempre instruiu muito bem a gente a respeitar a religião dos outros, além de sempre incentivar a gente a ir atrás de entender as coisas.
O meu ateísmo começou quando um amigo me perguntou se eu era religioso e eu, sem querer entrar numa discussão deste tipo com ele, apenas respondi que "havia nascido cristão". Ele então fez uma pergunta que ressoou nas profundezas da minha caixa craniana e cujo eco nunca mais cessou: "Ué, como alguém nasce cristão?". A partir deste momento, me dei conta de um argumento que Richard Dawkins costumava utilizar: se uma pessoa cristã hoje tivesse nascido no norte da Europa séculos atrás, ela acreditaria em Odin; se tivesse nascido no Oriente Médio, seria muçulmana; e por aí vai... Eu passei o ano seguinte inteiro estudando os fundamentos da minha fé, procurando por indícios que a suportassem e justificassem minha crença. Eu acreditava que o principal ponto de conexão entre o divino e o material era Jesus Cristo, figura central da minha (ex)religião, e me dediquei especialmente em estudar tudo que havia de registro sobre sua existência. Li Plínio, Suetônio, Cláudio Josefo, etc, etc, etc, escritores e historiadores que viveram mais ou menos pela mesma época em que se difundia o cristianismo. Qual não foi minha surpresa quando percebi que, quanto mais me aprofundava, mais percebia que Jesus era apenas um homem... Não existe em lugar algum indício qualquer de sua alegada "natureza divina", a não ser pelos relatos contraditórios da própria bíblia - um livro que afirma que as plantas já existiam antes mesmo de o Sol ter sido criado e que a Terra é coberta por um domo em que as estrelas estão fixadas para iluminá-la à noite... Descobri ainda que muitos dos supostos milagres de Jesus já haviam sido atribuídos a outras divindades antecedentes. A partir daí, estudando a história romana, fui me dando conta de que a minha religião sempre foi o outro lado de uma moeda em cuja contraparte está a política, e de que eu havia "nascido cristão" por uma tradição cultural profundamente enraizada na história da Europa, continente dos colonizadores dos quais descendo... Aos poucos minha fé foi definhando pela coragem e honestidade que tive comigo mesmo, e o dia em que finalmente disse para mim mesmo "eu sou ateu" foi até hoje o momento em que experimentei a mais profunda e gratificante sensação de Liberdade! Minha mente havia se libertado dos grilhões claustrofóbicos de uma mitologia da Idade do Bronze!
Ah se todas as mentes fossem questionadoras como a sua, muito mais pessoas seriam ateias. Infelizmente a religião fez uma lavagem eficiente para não existir questinamentos na crença/fé.
@@daapedrotti Exatamente! No Cristianismo, questionar a fé é pecado! É um carimbo no passaporte para o abismo abrasante. Pobre da alma que ousar fazer isso. Mas se o deus da minha antiga religião gostaria que eu entregasse uma fé íntegra e genuína, e não condicionada pelo medo de punição, era a maneira de fazer isso.
Carai, que texto foda heim. Meu processo de transição para o ateísmo foi mais ou menos o mesmo. Quando me perguntavam sobre religião e tal, eu já adulto, sempre fui muito crítico as instituições religiosas, mas me dizia cristão. Então, foi passando o tempo, eu fui me aprofundando mais, fui lendo mais a bíblia, foi quando comecei a ver as passagens bíblicas mais abursudas, que pouco são lidas pelos pastores, tanto em relação aos eventos que vão contra as leis da natureza, quanto em relação a questões éticas e morais. Tipo, o deus do velho testamento ordenou verdadeiros massacres contra outros povos, eliminando crianças, mulheres e até animais. Como isso pode ser bom sobre qualquer ponto de vista? Minhas dúvidas começaram principalmente nesse contexto, eu ficava lendo os textos e pensando, cara se existe de fato um deus assim, não tem como ele ser bom, justo, etc, etc. Ai vc começa a usar a racionalidade e passa a ver esse livro como um conto, uma simples fábula, mitologia. Eu confesso que quando cheguei a essa conclusão, me deu um alívio em pensar que não preciso ter medo de ir para o inferno só pq tem coisas na bíblia que eu acho bizarro e que se esse deus realmente existisse ele seria um filho da put@, um cara egocentrico pra caralh0. Primeiro que eu nunca tive a famosa experiencia de contato com espírito santo que o povo fala. Então pra mim, a religião era mais uma obrigação do que uma relação de fé, espiritualidade e tal.
Quando eu tive depressão comecei seguir o Hélio Couto e os outros canais parecidos, minha vida virou um inferno e o que não estava bem ficou bem pior e eu entrei em um estado de sofrimento profundo, até que vi os vídeos da Bibi e de outros profissionais e decidi parar de seguir os outros conteúdos, em pouco tempo voltei a trabalhar e a minha vida está cada dia melhor. O seu trabalho é extremamente importante, Bibi👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
Quando alguém pergunta sobre minha religião/crença eu sempre falo:" Pra mim é indiferente ter algo divino. Em nenhum momento da vida eu mudo minhas atitudes pela existência ou não de algo". Até frequento algumas missas mas, mais para estar presente em momentos que minha familia considera importante do que crença.
4:00 Jiddu Krishnamurti dizia o mesmo que você. Que toda religião organizada se reúne ao redor do medo de alguma coisa, e nas mais sofisticadas: medo da falta de continuidade da consciência. Pra ele é igual clube, mas ele dizia que nada que se reúne envolta do medo pode dar muito certo.
Todos os ateus que eu conheço são muito melhores do que muitos cristãos que eu conheço. Tive inclusive um professor de Filosofia ateu, que conhece a Bíblia até de trás para a frente e é um ser humano maravilhoso. E atualmente estou estudando a bíblia com outro famoso ateu: Leandro Karnal, como historiador e conhecedor de inúmeras versões de bíblias, é uma ótima experiencia.
@@robertochaves9305não é um dogma, não tem como ser, pois os modelos científicos são falseáveis, possuem princípios que, caso contrariados, invalidam o modelo. Já as religiões...
@@robertochaves9305não é um dogma, não tem como ser, pois pra um modelo ser CIENTÍFICO, ele necessita ser falseável, possuir princípios que, caso contrariados, invalidam o modelo. Já as religiões...
Libertador t ouvir pq em casa na infância foi um " balaio"., minha mãe frequentava umbanda/candomblé, sem desacreditar na católica, tanto q me matriculou no Colégio.Daí comecei a questionar tudo aos 16 e aos 17 fui para o extremo da Universal, o q me conduziu fanatismo.Afinal o punitivo era intercessão com meu passado violento/abusivo familiar.Agora com 54 anos, sou bem resolvida nos Ceticismo/Estoicismo
Eu sou cristã protestante, e em nome de uma parcela de cristãos que não são malucos (mas que infelizmente não viralizam como esses ai) eu gostaria de dizer que nem todo cristão nega a ciência. Existe inclusive a ABC2 que é a associação Brasileira de Cristãos na Ciência que são cristãos engajados na ciência e que dentro daquilo que crêem fazem ciência e teologia seria. Gosto do canal da Bibi e encontro muito conteúdo de qualidade aqui, e sei separar e respeitar as opiniões dela que são diferentes d minha ❤ inclusive eu conheci o canal pq eu teólogo que eu sigo e gosto muito recomendou um dos vídeos dela sobre constelação familiar para o público cristão se informasse sobre a problemática do tema
Os malucos viralizam pq sobra tempo pra eles. Quem leva o cristianismo a sério, tá ocupado demais amando ao próximo e fazendo o papel social da igreja.
Infelizmente todo o cristão nega a ciência, sim. A partir do momento que cristãos crêem em ressurreição, milagres, criação divina, paraíso, etc. já está negando a ciência uma vez que a partir dela esses conceitos metafísicos não podem ser reproduzidos já que não existem no mundo palpável -- seja ele macro ou micro.
Quando eu tinhac3 anos já queria saber do que eram feita as nuvens, na juventude adotava ler a revista Superinteressante para saber de tudo, inclusive nossas origens.
Eu sou católica desde o berço, minha família toda é muito católica. Sou teísta por causa de Jesus, eu amo Ele, não consigo desapegar Dele (hahaha), Ele é muito importante pra mim. Sou cantora e atualmente sou salmista na capela do meu bairro, amo cantar e ajudar as senhorinhas que não podem cantar. Porém, as pessoas podem me julgar como não sendo de "dentro da igreja" porque possuo alguns pensamentos e questionamentos a acerca da Madre Igreja e de algumas condutas religiosas, além de ter uma conduta de vestimenta não muito tradicional, também uso piercing e tenho algumas tatuagens. Mas o que importa pra mim é o bom sentimento que tenho com a minha fé e os ritos da minha religião como a Santa Eucaristia. E sem perder o pensamento crítico e o respeito pelas pessoas e suas escolhas de vida. Pode soar clichê, mas é verdade que as pessoas deveriam praticar mais o respeito!
Acho q provavelmente ele queria dizer q " isso não passa de uma teoria científica" q por sinal é muito consolidada, porém como a ciência é observação quanto mais se observa aprende coisa nova, mais no entanto a ciência é dividida entre criacionismo e evolucionismo não sei dizer as proporções.
Uma coisa que eu noto é que as pessoas que gostam de acreditar em algum tipo de vida após a morte o fazem por acreditar que "a vida não pode ser só isso", tipo... "têm que ter algo mais". como se a vida, aqui e agora, não fosse o bastante. eu nunca fui muito fã de viver, mas mesmo assim, tento sempre aproveitar as coisas boas da vida e fazer o que acredito ser certo, afinal a única coisa que tenho certeza é de que eu tenho uma vida agora.
E sua irmã ou irmão o que acham disso? Eu sou agnóstico, já falei com a minha irmã. Ela não se importou muito, só disse pra eu não tentar influenciar a minha sobrinha.
Olha.... A Bíblia não é contra a ciência. O big bang está lá descrito na Bíblia através da expressão "e tudo se fez luz" no princípio dos tempos, descrito em Genesis. A ordem de criação de Deus (descritos como "dias") é a mesma ordem de descoberto pela ciência. Deus é a singularidade. É o todo. É o somatório de todas as energias. Por isso ele é onisciente, onipresente e onipotente. A ciência não consegue explicar o conceito de Deus ainda e sinceramente, acho a ciência muito aquém para conseguir explicar o que ele representa. Mas algumas pessoas conseguem se comunicar e sentir essa força divina de alguma forma. Você está apegado a Deus na forma quadrada das igrejas de falar dele... É tão difícil falar dele, que temos que relevar a nossa dificuldade humana de tentar passar isso para os outros. Enfim... Já falei demais
É para mostrar que o povo não sabe o que é ciência! Mesma coisa de quando perguntam o que as pessoas fariam se descobrissem que seus filhos estão usando H2O! Cada absurdo! 😂
Tá na moda falar besteira que gere burburinho assim ele fica famosinho e sai nos reacts da galera realmente mais famosa, como aqui. Sempre vou achar bizarro gente que usa essa arte manhã 🤌🏼🤡
Penso assim também, meus primeiros anos na escola estudei em uma estadual na região metropolitana de Porto Alegre lá pela metade dos anos 80 e sempre nos foi imposto fazer oração cristã antes das aulas, sempre achei um desrespeito com as crianças que possuiam outras crenças, sempre achei errado as aulas de ensino religioso serem usadas como doutrinação cristã e não o ensino sobre a origem, história e crenças de todas religiões, essa imposição foi totalmente decisiva para me tornar uma pessoa não religiosa.
Também estudei em um colégio em que todas as salas tinha um crucifixo, convivíamos com “irmãos” que repreendias as profesoras por usar regata no calorão, nosso mascote era um frade. Isso em 2019-2021. Eu me incomodava muito com isso
estudei numa escola publica no interior do RS,nunca rezei em sala de aula,mas tinha a materia religiao,mas depois por questionamento de alguns pais acabou.
O entrevistado entendeu. Embora a frase "quase comprovado que não passa de ciência" esteja mal estruturada o que ele quiz dizer é que quando a ciência tenta explicar o que aconteceu a bilhões de anos, não é a certeza ou verdade do que aconteceu, mas uma teoria científica, que nos caso do Big Ben ainda é a mais aceita. Contudo, com a teoria das cordas em desenvolvimento, acho que isso vai nos levar para um outro caminho no futuro. Diferente das crenças que "ensinam" as supostas "verdades". O entrevistado entendeu o sentido da frase e explicou com clareza que embora a ciência esteja em evolução constante é o que nos parece mais "verdadeiro" na atualidade, mais do que as "verdades" que as crenças nos querem fazer acreditar.
Até pela idade, não acredito que você tenha estudado mais que um Bispo ou um monge tibetano. Imagina como eles ficam putos quando alguém que nunca teve contato com nenhuma doutrina fala "que besteira, só crendice"...
Tive uma educação muito religiosa, frequentei a igreja Católica até a adolescência por obrigação, nunca acreditei em deus. Me sentia muito perdida, fui em todos os lugares, do terreiro à adventista, entendi que eu simplesmente não consigo acreditar. Sou uma ateia no armário porque vc fala e logo vai brotar alguem querendo te evangelizar e tudo o que eu tinha para ouvir sobre deus eu ja ouvi. 😅😅😅😅😅
Essa entrevista é muito impressionante pois me fez questionar um dos maiores axiomas da biologia humana:"Nenhum ser humano pode sobreviver sem cérebro". E ai? Onde está o seu Richard Dawkins agora?
Eu sou fã dos ateus éticos e ecológicos mas o minuto 9 é umas das coisas que me torna reencarnacionista e espiritualista, parabéns BIbi teu trabalho é TOP🌟🌄
Não teria nenhuma religião,mas os evangélicos, misturam religião com política,e tem uma parte que vive em um fanatismo quase nocivo, essas religiões me causam até medo.
BIBI! Tem como saber sobre a saúde de uma pessoa pelas íris dos olhos? Tão dizendo que tem como saber se teus órgãos estão saudáveis ou não pela íris dos seus olhos.
Nunca vi sentido na existência de deuses. Normalmente quando digo que sou ateu me perguntam: E quem você acha que criou tudo isso? E apontam para tudo ao nosso redor. E pergunto: O que é criação? Para mim, criação é fazer surgir algo do nada. E pelo que observo, tudo ao meu redor é resultado da transformação de algo que já existia anteriormente. Portanto se não há criação não faz sentido haver criador. E como dizia Lavoisier: "Na vida nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Acho muito mais lógico a existência de uma matéria e energia infinita que está sempre em transformação.
Pow mano, a Gabriela já era pra tá pelo menos com 1M de inscritos... ela merece muito. Na minha opinião, ela deveria criar um podcast com o serjao, onde os dois entrevista os convidados.
Pergunta: 'Mesmo que isso quase comprovado que isso não passa de ciência?' Minha resposta: 'Sim, exatamente por não passar de Ciência. De não ser achismo'
Fiz primeira comunhão e logo que saí da igreja com aquela roupinha eu disse ao meu irmão que aquela era a última missa que eu ia. Ele me disse que eu ia amadurecer e entender a importância de deus na minha vida. A gente então fechou uma aposta. Quando eu tivesse 15 anos, portanto madura o suficiente, rsrs, eu já teria mudado de ideia. Apostamos nossas futuras mesadas e eu ganhei a aposta. No dia dos meus 15 anos, peguei o dinheiro dele e fui para a Mesbla e comprar discos de rock e mpb.
Mano, eu sou bem educadinho, odeio criar conflitos, mas quando o entrevistador disse essa última frase, sei lá, eu acho q ia gargalhar sem resposta criando uma cena constrangedora 😅
Feliz Ano Novo, Gabriela. Quanto ao "apesar de só ser ciência", já discutiram comigo que ciência é a mesma coisa qie religião, pois a pessoa apenas acredita naquilo. Sim, pois é. 😂
Aos 1:54 : "... ai meu Deus, a cama toda bagunçada... Jesus". ❤ Eu sou Católica de nascença, e deixo estar. Aos 51 anos de idade, não sigo mais orientações de padres e regras absurdas, mas ainda gosto das celebrações (Missa, Natal, Páscoa, Festa Junina...) Aprecio também as histórias das vidas de alguns santos. Sobre o Jesus humano, acho que ele foi 'o cara' ! Na Pandemia entendi que a Ciência serve muito mais a Deus do que qualquer religião. 😊
Eu não sou religiosa, não frequento nenhum tipo de templo, denominação ou agrupamento religioso e nem obrigo meus filhos e vou dizer que, pra mim, religião não tem nada a ver com crer em Deus. Não sou nada religiosa e creio plenamente em Deus. Mas cada um tem sua jornada e seu tempo. Deus é bom o tempo todo.
Desde criança sou questionadora. Meus pais eram católicos, falavam em monoteísmo e eu com 7 anos perguntei e pq tantos santos? Bom, certo é que peregrinei por diversas religiões, li 3 vezes a Bíblia, rezava e não acreditava que era prá ninguém. Percebi que nasci sem fé em divindades. Sou cética. Ateia assumida. Nunca consegui acreditar em nada sobrenatural, transcendental. Tentei até, mas não vai.
5:12 na minha primeira série, com 7 anos de idade, uma vez eu perguntei pras minhas colegas da escola PRA QUE elas iam na catequese, na minha cabeça não tinha propósito kkkkk eu nasci nos anos 90, como vc falou, então obviamente fui batizada. O problema é que minha madrinha é uma senhorinha ultra católica, então chegou um ponto (+-12 anos) que ela me encurralou pra começar a catequese, e eu detestava. Minha mãe me pediu pra ficar até a páscoa, pelo menos, e quando chegou a páscoa e eu não quis continuar ela falou "se você não aprender pelo amor vai aprender pela dor". Eu perguntei "como assim???? Ninguém nessa casa nunca foi na missa, quem é cristão aqui??". Ficou por isso mesmo
"Quase comprovado que isso não passa de ciência" é uma coisa que dá um tilt mental mesmo. 😂 É pior que aquela da frase incompleta. "Eu acho que você uma palavra"
Os verdadeiros religiosos estão no anonimato, sem tempo para pensar na opinião dos outros, buscando a própria iluminação e como irradiar essa luz para o próximo.
Me deu até uma leve inveja de sua criação aqui 😅, sem a imposição de uma religião. Teria me poupado tanto tempo hoje com terapia 😂. Mas hoje, com a graça de Darwin, sou ateu.
Até os meus 10 anos, eu fui criada sem religião alguma, daí meus pais se mudaram pra cidade da minha vó e desde então comecei a frequentar igrejas cristãs. Eu fui jogada de paraquedas nesse mundo e fiquei muito perdida com tudo que faziam e diziam. Não sabia como ou por que orar, não sabia o que tinha que "sentir" pra batizar (na religião da minha família, se batiza dps dos 12, não tem batismo de bebê) e nem o porque tinhamos que ir pra uma igreja quando eu só queria ficar em casa continuar brincando como eu fazia na minha cidade anterior (achava tudo uma grande perca de tempo, por isso parei de ir com 14 kkk). Então sinceramente, não sei se não acredito pq, sei lá, faz parte da minha personalidade ou se eu só fui inserida muito tarde pra acreditar em algo... Às vezes tenho esse questionamento 😅 Mas não, não seria e não vou ser de nenhuma religião pq os melhores anos da minha vida foi quando vivi sem qualquer religião e é libertador quando vc para de se perguntar se esta sendo boa o suficiente pra não ir pro inferno.
Gostei muito das respostas dele, na verdade até me identifiquei com ele, e vejo várias sustentações filosóficas na sua fala, tipo o Karl Popper, mas talvez estas ligações estejam só na minha cabeça; assim como a justificativa de "ser só ciência", a propósito, também senti o mesmo desconforto de vocês, porem avançando um pouco as camadas ... Ele talvez estivesse se referindo (amo a língua portuguesa) a razão de tudo existir, o que talvez ultrapasse a lógica e o raciocino que dão suporte a Ciência .... E se quiseres dar um sentido racional a essa linha de raciocino que usei, é a mesma do "teorema de incompletude"
Tem cientistas atéus, e tem cientistas que acreditam em Deus. Cada um tem seus motivos, até porque a crença (o não crença) em Deus está atrelada ás experiencias subjetivas de cada um, todas respeitáveis é claro.
Concordo na parte da crença estar relacionada à experiências subjetivas, a não crença, ao contrário, está relacionada à experiências bem objetivas, como estudo e compreensão da religião (incluindo a história), contradições/abusos/mentiras/roubo/ameaça/etc. religiosas/por parte de lideres religiosos e a ausência de doutrinação religiosa desde a infância.
Essa é um dos "erros de continuidade" das conversas com ateus. Como explicar que os maiores gênios da humanidade, em sua maioria, acreditavam em seres, lugares e doutrinas ridículas, imbecis, infantis, retardadas? Se o intelecto deles serviu pra guiar toda a ciência que veio depois deles, como pode ao mesmo tempo ser tão desprezível?
deve ser aquelas 'pegadinhas'q eles falam tipo: 'oq vc faria se seu filho usasse crocks?' ou 'vc é heterossexual?' ou 'vc é a favor da monogamia?' pra idosos
"...não passa de ciência..." pra esse entrevistador ciência é um tipo de pensamento mágico como: astrologia, cristais, deuses, anjos, fé, oração, design inteligente, etc.
USE O MEU CUPOM: creators.insiderstore.com.br/FisicaeAfins
@@ricardolima2511 só não comprar.
@@kitamoto13 só não comprar.
SONHEI que brigavam PAPUDA contra BANGU 8 eas duas brigavam pela estadia permanente do bandido BOZO, uma o queria mais que a outra😮😮😮
"Quase comprovado que não passa de ciência " podia ser o novo bordão do canal, como piada essa frase é muito boa kkkkkkk
😂😂 up!
Adorei a sugestão!
up
Maravilhosa para fazer adesivos e camisetas ! ❤❤❤
😂😂😂
Desde os 3 anos fui inserida na igreja evangélica, não podia nada, era muita proibição. Saí da igreja com uns 25 anos e me tornei ateia aos 35 anos. Que sensação incrível e libertadora!!😊❤
Bem vinda a liberdade com consciência.
Bem-vinda
Aleluia!!!!
Beeeem vinda!!!
Essa pergunta dele "quase comprovado que isso não passa de ciência" é uma técnica de engajamento chamada rage bait, na qual o criador de conteúdo sabe que provocará reações de 0dio/indignação e com isso terá mais engajamento/compartilhamento.
Mas era pra ser meio óbvio, né? Isso é mais antigo que andar pra trás, o Bolsonaro e tantos se elegeram assim
@@iammatheus O óbvio precisa ser dito, Matheus.
@@AdrianiOliveiraSantana Não falei que não precisa, Adriani. Me refiro à surpresa de alguns do nosso campo em relação à isso ainda. É uma estratégia deles há anos
@@iammatheus Ah, certo! :)
Mato a charada irmão, a Bibi ja empinou a carroça qd mexeu na profissa dela ehehehehhehehheh!!!
Quando eu era criança as pessoas sentiam vergonha de serem ignorantes/burras/analfabetas, mas infelizmente no Século XXI está ficando cada vez mais comum as pessoas odiarem estudar, odiarem professores, escolas, livros, bibliotecas, teatros, museus, universidades públicas e pesquisas científicas...O Século XXI está ficando cada vez mais bizarro...
👁️👁️🧀☕
exatamente, concordo com vc... está tudo muito bizarro a humanidade voltandompra trás.... as religiões estão tornando o ser humano burro!!!!
Pois é! Um "profeta", há algum tempo, disse: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; _não pela capacidade,_ *mas pela quantidade.* *Eles são muitos!* (Nelson Rodrigues)
O mais lastimável é que se reproduzem. A idiotice entranhada no DNA!
Hoje em dia tem "coach" incentivando essa mediocridade e que o cara se afaste de qualquer conteúdo acadêmico, pois isso "não serve para ganhar dinheiro ".
Isso tem método. Tem uma classe dominante querendo que as pessoas sejam burras, e que queiram continuar sendo burras. Fica mais fácil de manipular.
"Big bang é só uma teoria"
Sim, como a teoria da gravidade, agora vai lá pular da janela para ver quanto não é real
Gravidade não é uma teoria, é uma das forças da natureza... é um fato não teoria
teoria científica, é precisa explicar bem. Se não pensam que é só teorizar algo na cabeça sem ter revisão nenhuma.
@@DionL22 acho que a palavra seria Lei.
@@DionL22A gravidade é um fato, a teoria da relatividade (teoria da gravidade) explica da onde ela vem e o que ela é, e a lei da gravidade a descreve através de uma fórmula matemática (como ela funciona em condições "normais").
acho que vocês nao entenderam o ponto do aprenderdesenhando (inclusive é um BAITA CIÊNTISTA e falou isso de meme ta gente)
Ele sabe muito de física e ele """acredita """" no bigbang kkkkk man é mto engraçado essa porra de acreditar em algo ciêntifico kkkkkkkkkkkkk
O bicho grilo aí mandou bem demais, demais!!! Mostrou um senso crítico e uma compreensão da ciência que muitos (acadêmicos, inclusive) não têm.
achei que poderia ser piada igual foi comentado aqui mas vendo quem esse cara segue, pablo marçal, renato tres oitão creio que não seja piada.
acho que isso ai é rage bait pra gerar uma discussão nos comentarios e engajar o video
@ramon5375 nunca tinha visto esse termo antes mas acho estranho ele seguir até conta secundária de Pablo Marçal mas enfim pode ser isso que você falou também
@@ramon5375 acho difícil ser rage bait, com o tanto de gente maluca solta por aí
Pô, mas seguir o 38tão não é por conta de religião não kkkkkk. Eu por exemplo apesar de não seguir, às vezes acompanho, mesmo eu sendo Ateu. Acompanho pq ele mostra muitas coisas controversas que o estado faz e que não deveria, como por exemplo imprimir rios de dinheiro pra si próprio e r*ubar as pessoas por meio de impostos... Agora o Picareta Marçal é outro caso kkkkk
@@ramon5375 Realmente tem uma cara de ser rage bait, só pela forma que ele falou
"_ Mesmo sendo quase comprovado que isso dai na REALIDADE não passa de CIÊNCIA?" Kkkkkkkkk... o cara é um comediante! Vou fazer uma camiseta com essa frase.
Eu vou fazer com ctz e um quadro tbm e colocar na sala.
Faz a camiseta e coloque à venda, que eu vou pedir uma pra mim.😄
Eu quero também! Faz botton e adesivos!!!
Cara, faz. Se vc tiver uma loja virtual e a arte for boa, eu compro kkkkkk
Ué, a ciência não é confiável mesmo, ela sempre vai estar do lado do capitalismo, ou até agora ninguém percebeu isso?
Eu acredito no Monstro do Espaguete Voador, sou Pastafarianista e ainda tenho a esperança da abertura de um templo aqui no RJ. Ramen irmãos e irmãs
Caraca 😂😂😂 eu tinha esquecido disso . Tinha até umas tirinhas não?
@@rosandm1638
Opa, sou de São Gonçalo, também curtiria um templo pastafarianista ou até um satânico mesmo pra visitar.
LAmén
É verdade eu vi ele
Eu morro de preguiça de falar que sou ateu porque é muito comum o religioso se sentir desafiado pra um debate... E eu só quero viver minha vida do meu jeito sem dar explicação pra ninguém. Eu não quero desmanchar a fé de ninguém nem ficar justificando ora estranho o que eu nao tive que explicar nem pra minha mãe. Fora que passar o dia dando aula (sou professor) pra depois ficar explicando assunto da minha vida pessoal de graça nas horas vagas é tenso... Aí comecei a devolver com pergunta evasiva que deixa a pessoa pensando e encerro o assunto o quanto antes com um sorriso. 😂😂😂
@@paulosiriano185 alguns se sente ofendido por eu dizer que sou ateu
O medo de apanhar de graça não me deixa falar q sou ateu. A pessoa pergunta "é evangélico?" Eu digo não; aí a pessoa pergunta se sou católico e eu respondo com um gesto q não significa nada acompanhado de uma expressão facial q não significa nada, mas a pessoa entende alguma coisa e para de perguntar.
Mds sim q coisa chata, evito falar por causa disso msm
Eu sou religioso, e toda vez que alguém me declara ser ateu, respondo:
- Desejo que seu direito a descrer de divindades seja respeitado.
Fui ateia no armário por muito tempo. Só há alguns anos comecei a revelar, com naturalidade, pra quem pergunta.
Pessoas em 1970: "em 2025 o conhecimento humano já terá rompido todas as fronteiras e será avançadíssimo"
Pessoas em 2025:
Sou ateísta e nunca estudei sobre o ateísmo. A mim, bastou eu ter estudado sobre as religiões.
Pois é
Basta observar que alguém que escolheu uma religião é ateu para os outros 20 mil deuses. Não faz sentido existir um Deus que permita 20 mil deuses diferentes, kkkkk.
Pode ser que naquela parte aos 10:47 a intenção fosse fazer uma piada, tipo "qual tua reação se descobrisse que seu filho é usuário de crocs". Mas pode ter sido só viagem dele mesmo.
Uma vez eu vi o Pirula falando que não acredita na teoria da evolução pois não é uma questão de crença e sim um fato.
5:33 Agradeço tanto a formação religiosa que tive, embora eu seja ferrenho na igreja, não falto um domingo a 12 anos, o padre da minha paróquia sempre instruiu muito bem a gente a respeitar a religião dos outros, além de sempre incentivar a gente a ir atrás de entender as coisas.
O meu ateísmo começou quando um amigo me perguntou se eu era religioso e eu, sem querer entrar numa discussão deste tipo com ele, apenas respondi que "havia nascido cristão". Ele então fez uma pergunta que ressoou nas profundezas da minha caixa craniana e cujo eco nunca mais cessou: "Ué, como alguém nasce cristão?". A partir deste momento, me dei conta de um argumento que Richard Dawkins costumava utilizar: se uma pessoa cristã hoje tivesse nascido no norte da Europa séculos atrás, ela acreditaria em Odin; se tivesse nascido no Oriente Médio, seria muçulmana; e por aí vai...
Eu passei o ano seguinte inteiro estudando os fundamentos da minha fé, procurando por indícios que a suportassem e justificassem minha crença. Eu acreditava que o principal ponto de conexão entre o divino e o material era Jesus Cristo, figura central da minha (ex)religião, e me dediquei especialmente em estudar tudo que havia de registro sobre sua existência. Li Plínio, Suetônio, Cláudio Josefo, etc, etc, etc, escritores e historiadores que viveram mais ou menos pela mesma época em que se difundia o cristianismo. Qual não foi minha surpresa quando percebi que, quanto mais me aprofundava, mais percebia que Jesus era apenas um homem... Não existe em lugar algum indício qualquer de sua alegada "natureza divina", a não ser pelos relatos contraditórios da própria bíblia - um livro que afirma que as plantas já existiam antes mesmo de o Sol ter sido criado e que a Terra é coberta por um domo em que as estrelas estão fixadas para iluminá-la à noite... Descobri ainda que muitos dos supostos milagres de Jesus já haviam sido atribuídos a outras divindades antecedentes.
A partir daí, estudando a história romana, fui me dando conta de que a minha religião sempre foi o outro lado de uma moeda em cuja contraparte está a política, e de que eu havia "nascido cristão" por uma tradição cultural profundamente enraizada na história da Europa, continente dos colonizadores dos quais descendo... Aos poucos minha fé foi definhando pela coragem e honestidade que tive comigo mesmo, e o dia em que finalmente disse para mim mesmo "eu sou ateu" foi até hoje o momento em que experimentei a mais profunda e gratificante sensação de Liberdade! Minha mente havia se libertado dos grilhões claustrofóbicos de uma mitologia da Idade do Bronze!
Ah se todas as mentes fossem questionadoras como a sua, muito mais pessoas seriam ateias. Infelizmente a religião fez uma lavagem eficiente para não existir questinamentos na crença/fé.
@@daapedrotti Exatamente! No Cristianismo, questionar a fé é pecado! É um carimbo no passaporte para o abismo abrasante. Pobre da alma que ousar fazer isso. Mas se o deus da minha antiga religião gostaria que eu entregasse uma fé íntegra e genuína, e não condicionada pelo medo de punição, era a maneira de fazer isso.
Carai, que texto foda heim.
Meu processo de transição para o ateísmo foi mais ou menos o mesmo. Quando me perguntavam sobre religião e tal, eu já adulto, sempre fui muito crítico as instituições religiosas, mas me dizia cristão. Então, foi passando o tempo, eu fui me aprofundando mais, fui lendo mais a bíblia, foi quando comecei a ver as passagens bíblicas mais abursudas, que pouco são lidas pelos pastores, tanto em relação aos eventos que vão contra as leis da natureza, quanto em relação a questões éticas e morais. Tipo, o deus do velho testamento ordenou verdadeiros massacres contra outros povos, eliminando crianças, mulheres e até animais. Como isso pode ser bom sobre qualquer ponto de vista?
Minhas dúvidas começaram principalmente nesse contexto, eu ficava lendo os textos e pensando, cara se existe de fato um deus assim, não tem como ele ser bom, justo, etc, etc. Ai vc começa a usar a racionalidade e passa a ver esse livro como um conto, uma simples fábula, mitologia. Eu confesso que quando cheguei a essa conclusão, me deu um alívio em pensar que não preciso ter medo de ir para o inferno só pq tem coisas na bíblia que eu acho bizarro e que se esse deus realmente existisse ele seria um filho da put@, um cara egocentrico pra caralh0.
Primeiro que eu nunca tive a famosa experiencia de contato com espírito santo que o povo fala. Então pra mim, a religião era mais uma obrigação do que uma relação de fé, espiritualidade e tal.
@@daapedrotti Existem.
Que testemunho lindo
Quando eu tive depressão comecei seguir o Hélio Couto e os outros canais parecidos, minha vida virou um inferno e o que não estava bem ficou bem pior e eu entrei em um estado de sofrimento profundo, até que vi os vídeos da Bibi e de outros profissionais e decidi parar de seguir os outros conteúdos, em pouco tempo voltei a trabalhar e a minha vida está cada dia melhor. O seu trabalho é extremamente importante, Bibi👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
Adoraria ver uma colab sua com as meninas do Nunca vi 1 Cientista a vibe é muito parecida e seria hiper divertido
Quando alguém pergunta sobre minha religião/crença eu sempre falo:" Pra mim é indiferente ter algo divino. Em nenhum momento da vida eu mudo minhas atitudes pela existência ou não de algo". Até frequento algumas missas mas, mais para estar presente em momentos que minha familia considera importante do que crença.
Acho que você é apateista
Sou ateu a 57 anos, e não pretendo mudar.
Eu a 56 nem passa na minha mente isso, vivo muito bem obrigado
Há 57 anos...😉
Eu à 58 anos
Nunca tive religião 😊
4:00 Jiddu Krishnamurti dizia o mesmo que você. Que toda religião organizada se reúne ao redor do medo de alguma coisa, e nas mais sofisticadas: medo da falta de continuidade da consciência. Pra ele é igual clube, mas ele dizia que nada que se reúne envolta do medo pode dar muito certo.
Todos os ateus que eu conheço são muito melhores do que muitos cristãos que eu conheço. Tive inclusive um professor de Filosofia ateu, que conhece a Bíblia até de trás para a frente e é um ser humano maravilhoso. E atualmente estou estudando a bíblia com outro famoso ateu: Leandro Karnal, como historiador e conhecedor de inúmeras versões de bíblias, é uma ótima experiencia.
O cara falando de ciencia como se fosse signo
Tipo ateu falando de modelos científicos como se fosse dogma religioso.
@@robertochaves9305não é um dogma, não tem como ser, pois os modelos científicos são falseáveis, possuem princípios que, caso contrariados, invalidam o modelo. Já as religiões...
@@robertochaves9305não é um dogma, não tem como ser, pois pra um modelo ser CIENTÍFICO, ele necessita ser falseável, possuir princípios que, caso contrariados, invalidam o modelo. Já as religiões...
Feliz 2025!!! E o "moço hippie" mandou bem, nas respostas e no visual !
Libertador t ouvir pq em casa na infância foi um " balaio"., minha mãe frequentava umbanda/candomblé, sem desacreditar na católica, tanto q me matriculou no Colégio.Daí comecei a questionar tudo aos 16 e aos 17 fui para o extremo da Universal, o q me conduziu fanatismo.Afinal o punitivo era intercessão com meu passado violento/abusivo familiar.Agora com 54 anos, sou bem resolvida nos Ceticismo/Estoicismo
Quando eu era criança eu queria fazer catequese porque eu achava que era algum tipo de luta tipo karate.😂
Imagina a decepção 😂😂😂😂
Kkkkkkkkkk
pesadelo
Eu sou cristã protestante, e em nome de uma parcela de cristãos que não são malucos (mas que infelizmente não viralizam como esses ai) eu gostaria de dizer que nem todo cristão nega a ciência. Existe inclusive a ABC2 que é a associação Brasileira de Cristãos na Ciência que são cristãos engajados na ciência e que dentro daquilo que crêem fazem ciência e teologia seria. Gosto do canal da Bibi e encontro muito conteúdo de qualidade aqui, e sei separar e respeitar as opiniões dela que são diferentes d minha ❤ inclusive eu conheci o canal pq eu teólogo que eu sigo e gosto muito recomendou um dos vídeos dela sobre constelação familiar para o público cristão se informasse sobre a problemática do tema
Os malucos viralizam pq sobra tempo pra eles.
Quem leva o cristianismo a sério, tá ocupado demais amando ao próximo e fazendo o papel social da igreja.
Não sabia e adorei esta informação. Obrigada por compartilhar ❤
Pra um cristão não negar a ciência, ele teria que negar ressurreição.
Rsrs q viagem@@Harsinc
Infelizmente todo o cristão nega a ciência, sim. A partir do momento que cristãos crêem em ressurreição, milagres, criação divina, paraíso, etc. já está negando a ciência uma vez que a partir dela esses conceitos metafísicos não podem ser reproduzidos já que não existem no mundo palpável -- seja ele macro ou micro.
Eu sou ateu.
No final, acho que essa entrevista nos lembra que, acima de tudo, devemos ter respeito e empatia pelas diferentes visões de mundo. 👏
O que ficou comprovado no vídeo é que o entrevistado era mais “preparado” que o entrevistador. 😅
Sou umbandista e apredi a respeitar a todos de ❤
Ah mano, isso que tu tá falando não passa de fatos e evidência 🤬
Kkkkkkkkkkkk essa foi de ferrar
Quando eu tinhac3 anos já queria saber do que eram feita as nuvens, na juventude adotava ler a revista Superinteressante para saber de tudo, inclusive nossas origens.
tambem adorava a seperinteressante,lia no colegio,pois minha familia nao comprava.😊
TH-cam não estava recomendando os vídeos do canal. Ótimo vídeo ❤
Eu sou católica desde o berço, minha família toda é muito católica. Sou teísta por causa de Jesus, eu amo Ele, não consigo desapegar Dele (hahaha), Ele é muito importante pra mim. Sou cantora e atualmente sou salmista na capela do meu bairro, amo cantar e ajudar as senhorinhas que não podem cantar. Porém, as pessoas podem me julgar como não sendo de "dentro da igreja" porque possuo alguns pensamentos e questionamentos a acerca da Madre Igreja e de algumas condutas religiosas, além de ter uma conduta de vestimenta não muito tradicional, também uso piercing e tenho algumas tatuagens. Mas o que importa pra mim é o bom sentimento que tenho com a minha fé e os ritos da minha religião como a Santa Eucaristia. E sem perder o pensamento crítico e o respeito pelas pessoas e suas escolhas de vida. Pode soar clichê, mas é verdade que as pessoas deveriam praticar mais o respeito!
Quando alguém nega a ciência, automaticamente se humilha de graça
A gente só precisa negar as distorções da Ciência, tais como a "eugenia".
Nem tudo a ciência justifica.
@@Fabi-Coelhoe nunca tentou explicar tudo. As únicas entidades que tentam explicar tudo são as religiões
@@SilvaDias-u2ddevemos negar as distorções de qualquer entidade que interfira negativamente no meio humano
"De qual religião você não seria?" De qualquer uma que pregue reencarnação. Só me faltava ter que "ficar voltando" pra cá!
Acho q provavelmente ele queria dizer q " isso não passa de uma teoria científica" q por sinal é muito consolidada, porém como a ciência é observação quanto mais se observa aprende coisa nova, mais no entanto a ciência é dividida entre criacionismo e evolucionismo não sei dizer as proporções.
Uma coisa que eu noto é que as pessoas que gostam de acreditar em algum tipo de vida após a morte o fazem por acreditar que "a vida não pode ser só isso", tipo... "têm que ter algo mais". como se a vida, aqui e agora, não fosse o bastante. eu nunca fui muito fã de viver, mas mesmo assim, tento sempre aproveitar as coisas boas da vida e fazer o que acredito ser certo, afinal a única coisa que tenho certeza é de que eu tenho uma vida agora.
Pra mim isso é pegadinha. No estilo de "oq vc faria se seu filho usasse h2o?
Uma resposta séria,?
Bebê-lo-ia! 😂😂😂😂🖖🖖🤙🤙
Eu to convertendo todos os meus sobrinhos ao ateismo ❤ big bang seja louvado.
Ainda bem que você usou o termo correto: convertendo ao ateísmo.
@lcslmdr todos foram batizados, mais vou ensinar a eles tudo oque for necessário para não ficarem acreditando em um livro de conto de fadas.
E sua irmã ou irmão o que acham disso? Eu sou agnóstico, já falei com a minha irmã. Ela não se importou muito, só disse pra eu não tentar influenciar a minha sobrinha.
@fernandosampaio3429 nem ligam, religião não é prioridade na minha família. É só algo que eles acreditam por obrigação.
Olha.... A Bíblia não é contra a ciência.
O big bang está lá descrito na Bíblia através da expressão "e tudo se fez luz" no princípio dos tempos, descrito em Genesis.
A ordem de criação de Deus (descritos como "dias") é a mesma ordem de descoberto pela ciência.
Deus é a singularidade. É o todo. É o somatório de todas as energias. Por isso ele é onisciente, onipresente e onipotente. A ciência não consegue explicar o conceito de Deus ainda e sinceramente, acho a ciência muito aquém para conseguir explicar o que ele representa. Mas algumas pessoas conseguem se comunicar e sentir essa força divina de alguma forma.
Você está apegado a Deus na forma quadrada das igrejas de falar dele... É tão difícil falar dele, que temos que relevar a nossa dificuldade humana de tentar passar isso para os outros.
Enfim... Já falei demais
É quase comprovado que cristianismo na realidade não passa de religião
Bibi, o seus pais foram incríveis!!!! ❤
Eu sou católico (e feliz como tal) mas isso não passa de quase ser comprovado como fé. 😂
É para mostrar que o povo não sabe o que é ciência! Mesma coisa de quando perguntam o que as pessoas fariam se descobrissem que seus filhos estão usando H2O! Cada absurdo! 😂
Bibi, você está tão linda. Seu rosto esta iluminado. Desejo a vc e sua família um feliz 2025, cheio de muita alegria e saude.😘💖💯🌸🌺🍀
Adorei esse entrevistado
Seja bem vinda ao meu mundo... Passo perrengue em levar ciência pra sala de aula (réplicas de fósseis).
Tá na moda falar besteira que gere burburinho assim ele fica famosinho e sai nos reacts da galera realmente mais famosa, como aqui. Sempre vou achar bizarro gente que usa essa arte manhã 🤌🏼🤡
Penso assim também, meus primeiros anos na escola estudei em uma estadual na região metropolitana de Porto Alegre lá pela metade dos anos 80 e sempre nos foi imposto fazer oração cristã antes das aulas, sempre achei um desrespeito com as crianças que possuiam outras crenças, sempre achei errado as aulas de ensino religioso serem usadas como doutrinação cristã e não o ensino sobre a origem, história e crenças de todas religiões, essa imposição foi totalmente decisiva para me tornar uma pessoa não religiosa.
Também estudei em um colégio em que todas as salas tinha um crucifixo, convivíamos com “irmãos” que repreendias as profesoras por usar regata no calorão, nosso mascote era um frade. Isso em 2019-2021. Eu me incomodava muito com isso
estudei numa escola publica no interior do RS,nunca rezei em sala de aula,mas tinha a materia religiao,mas depois por questionamento de alguns pais acabou.
Eu também acho que isso tudo não passa de ciência. Pra ser sincero, acho que até seu canal deve ser conivente com as teorias científicas!
O entrevistado entendeu. Embora a frase "quase comprovado que não passa de ciência" esteja mal estruturada o que ele quiz dizer é que quando a ciência tenta explicar o que aconteceu a bilhões de anos, não é a certeza ou verdade do que aconteceu, mas uma teoria científica, que nos caso do Big Ben ainda é a mais aceita. Contudo, com a teoria das cordas em desenvolvimento, acho que isso vai nos levar para um outro caminho no futuro. Diferente das crenças que "ensinam" as supostas "verdades". O entrevistado entendeu o sentido da frase e explicou com clareza que embora a ciência esteja em evolução constante é o que nos parece mais "verdadeiro" na atualidade, mais do que as "verdades" que as crenças nos querem fazer acreditar.
Eu vi esse vídeo, além de eu ri pra karalho. Fiquei puto, anos estudando pra um corno lançar "nao passa de ciencia" kkk
Até pela idade, não acredito que você tenha estudado mais que um Bispo ou um monge tibetano. Imagina como eles ficam putos quando alguém que nunca teve contato com nenhuma doutrina fala "que besteira, só crendice"...
Aulas Bibi e o "Hippie" também deu aulas.
eu já tinha visto esse vídeo, esse cara é fera demais, colocou em palavras tudo o que eu sinto ❤️
Tive uma educação muito religiosa, frequentei a igreja Católica até a adolescência por obrigação, nunca acreditei em deus. Me sentia muito perdida, fui em todos os lugares, do terreiro à adventista, entendi que eu simplesmente não consigo acreditar. Sou uma ateia no armário porque vc fala e logo vai brotar alguem querendo te evangelizar e tudo o que eu tinha para ouvir sobre deus eu ja ouvi. 😅😅😅😅😅
Essa entrevista é muito impressionante pois me fez questionar um dos maiores axiomas da biologia humana:"Nenhum ser humano pode sobreviver sem cérebro". E ai? Onde está o seu Richard Dawkins agora?
Eu sou fã dos ateus éticos e ecológicos mas o minuto 9 é umas das coisas que me torna reencarnacionista e espiritualista, parabéns BIbi teu trabalho é TOP🌟🌄
Acho que ele quis dizer, no sentido de ser "apenas" uma teoria, no sentido de ser uma hipótese, uma sugestão.
O cara foi ninja. Foi um jeito bem divertido de dar nó na cabeça do entrevistado.
Porque isso daria nó na cabeça dele? 😅
@@-usuariogab917 , induzir uma resposta conflitante é sempre divertido.
Deve ter dado no na sua, né?
@@-usuariogab917Pois é. Acho que ele quis dizer "entrevistador". Só não concordo com a afirmação porque o entrevistador parece não ter cabeça.
Não teria nenhuma religião,mas os evangélicos, misturam religião com política,e tem uma parte que vive em um fanatismo quase nocivo, essas religiões me causam até medo.
BIBI! Tem como saber sobre a saúde de uma pessoa pelas íris dos olhos? Tão dizendo que tem como saber se teus órgãos estão saudáveis ou não pela íris dos seus olhos.
Nunca vi sentido na existência de deuses.
Normalmente quando digo que sou ateu me perguntam: E quem você acha que criou tudo isso? E apontam para tudo ao nosso redor.
E pergunto: O que é criação? Para mim, criação é fazer surgir algo do nada. E pelo que observo, tudo ao meu redor é resultado da transformação de algo que já existia anteriormente. Portanto se não há criação não faz sentido haver criador.
E como dizia Lavoisier: "Na vida nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Acho muito mais lógico a existência de uma matéria e energia infinita que está sempre em transformação.
Nem todo mundo acredita que a ciência é a unica resposta. Outras respostas são possíveis e válidas mesmo não sendo ciência.
Pow mano, a Gabriela já era pra tá pelo menos com 1M de inscritos... ela merece muito. Na minha opinião, ela deveria criar um podcast com o serjao, onde os dois entrevista os convidados.
Pergunta: 'Mesmo que isso quase comprovado que isso não passa de ciência?'
Minha resposta: 'Sim, exatamente por não passar de Ciência. De não ser achismo'
O Casimiro (Cazé) certa vez disse que as pessoas perderam o pudor de ser burras. É o caso desse cara!
Fiz primeira comunhão e logo que saí da igreja com aquela roupinha eu disse ao meu irmão que aquela era a última missa que eu ia. Ele me disse que eu ia amadurecer e entender a importância de deus na minha vida. A gente então fechou uma aposta. Quando eu tivesse 15 anos, portanto madura o suficiente, rsrs, eu já teria mudado de ideia. Apostamos nossas futuras mesadas e eu ganhei a aposta. No dia dos meus 15 anos, peguei o dinheiro dele e fui para a Mesbla e comprar discos de rock e mpb.
Mano, eu sou bem educadinho, odeio criar conflitos, mas quando o entrevistador disse essa última frase, sei lá, eu acho q ia gargalhar sem resposta criando uma cena constrangedora 😅
Sou cristã e adoro seu canal
Feliz Ano Novo, Gabriela.
Quanto ao "apesar de só ser ciência", já discutiram comigo que ciência é a mesma coisa qie religião, pois a pessoa apenas acredita naquilo.
Sim, pois é. 😂
Eu sou 100% comprovada que eu não passo de uma ateia rsrsrs
Aos 1:54 : "... ai meu Deus, a cama toda bagunçada... Jesus". ❤
Eu sou Católica de nascença, e deixo estar. Aos 51 anos de idade, não sigo mais orientações de padres e regras absurdas, mas ainda gosto das celebrações (Missa, Natal, Páscoa, Festa Junina...) Aprecio também as histórias das vidas de alguns santos. Sobre o Jesus humano, acho que ele foi 'o cara' !
Na Pandemia entendi que a Ciência serve muito mais a Deus do que qualquer religião. 😊
Camus mandou 1 salve 🤓
Eu não sou religiosa, não frequento nenhum tipo de templo, denominação ou agrupamento religioso e nem obrigo meus filhos e vou dizer que, pra mim, religião não tem nada a ver com crer em Deus. Não sou nada religiosa e creio plenamente em Deus. Mas cada um tem sua jornada e seu tempo. Deus é bom o tempo todo.
Qual Deus você crê?
Deus é tão bom q permite q pessoas morram de fome
Vc crê em qual deus? 🤔
É um deus q vc mesma inventou ou um inventado por outra pessoa?
Uma frase ótima pra virar estampa de camiseta: isso não passa de ciência
Desde criança sou questionadora. Meus pais eram católicos, falavam em monoteísmo e eu com 7 anos perguntei e pq tantos santos? Bom, certo é que peregrinei por diversas religiões, li 3 vezes a Bíblia, rezava e não acreditava que era prá ninguém. Percebi que nasci sem fé em divindades. Sou cética. Ateia assumida. Nunca consegui acreditar em nada sobrenatural, transcendental. Tentei até, mas não vai.
5:12 na minha primeira série, com 7 anos de idade, uma vez eu perguntei pras minhas colegas da escola PRA QUE elas iam na catequese, na minha cabeça não tinha propósito kkkkk eu nasci nos anos 90, como vc falou, então obviamente fui batizada. O problema é que minha madrinha é uma senhorinha ultra católica, então chegou um ponto (+-12 anos) que ela me encurralou pra começar a catequese, e eu detestava. Minha mãe me pediu pra ficar até a páscoa, pelo menos, e quando chegou a páscoa e eu não quis continuar ela falou "se você não aprender pelo amor vai aprender pela dor". Eu perguntei "como assim???? Ninguém nessa casa nunca foi na missa, quem é cristão aqui??". Ficou por isso mesmo
O rapaz que foi entrevistado é alguém muito inteligente. Pena que foi entrevistado por uma toupeira...ah não, pera, toupeiras são legais...
O sentido da vida 🧬 e ela ser mantida a qualquer custo ...
eu to sofrendo um processo por discriminação religiosa apenas por dizer que era ateu depois de discutir com vizinhos por causa de som alto kkkkk
Q?
@@claudiorocha7459 isso mesmo, supostamente a delegada é evangélica e foi parcial no caso.
"Quase comprovado que isso não passa de ciência" é uma coisa que dá um tilt mental mesmo. 😂
É pior que aquela da frase incompleta. "Eu acho que você uma palavra"
Os verdadeiros religiosos estão no anonimato, sem tempo para pensar na opinião dos outros, buscando a própria iluminação e como irradiar essa luz para o próximo.
Me deu até uma leve inveja de sua criação aqui 😅, sem a imposição de uma religião. Teria me poupado tanto tempo hoje com terapia 😂. Mas hoje, com a graça de Darwin, sou ateu.
Eu interpretei o: "que não passe de Ciência" dito pelo entrevistador, foi uma ironia dele....
Até os meus 10 anos, eu fui criada sem religião alguma, daí meus pais se mudaram pra cidade da minha vó e desde então comecei a frequentar igrejas cristãs. Eu fui jogada de paraquedas nesse mundo e fiquei muito perdida com tudo que faziam e diziam. Não sabia como ou por que orar, não sabia o que tinha que "sentir" pra batizar (na religião da minha família, se batiza dps dos 12, não tem batismo de bebê) e nem o porque tinhamos que ir pra uma igreja quando eu só queria ficar em casa continuar brincando como eu fazia na minha cidade anterior (achava tudo uma grande perca de tempo, por isso parei de ir com 14 kkk). Então sinceramente, não sei se não acredito pq, sei lá, faz parte da minha personalidade ou se eu só fui inserida muito tarde pra acreditar em algo... Às vezes tenho esse questionamento 😅
Mas não, não seria e não vou ser de nenhuma religião pq os melhores anos da minha vida foi quando vivi sem qualquer religião e é libertador quando vc para de se perguntar se esta sendo boa o suficiente pra não ir pro inferno.
Gostei muito das respostas dele, na verdade até me identifiquei com ele, e vejo várias sustentações filosóficas na sua fala, tipo o Karl Popper, mas talvez estas ligações estejam só na minha cabeça; assim como a justificativa de "ser só ciência", a propósito, também senti o mesmo desconforto de vocês, porem avançando um pouco as camadas ... Ele talvez estivesse se referindo (amo a língua portuguesa) a razão de tudo existir, o que talvez ultrapasse a lógica e o raciocino que dão suporte a Ciência .... E se quiseres dar um sentido racional a essa linha de raciocino que usei, é a mesma do "teorema de incompletude"
Estamos juntos ateuzinha 🥰
Entrevistador: "Você acredita que vai morrer um dia?
Entrevistado: "Claro!".
Entrevistador:" Mas você sabe que isso dai não passa de biologia, né?
Litoral Norte do RS AQUI ❤
Tem cientistas atéus, e tem cientistas que acreditam em Deus. Cada um tem seus motivos, até porque a crença (o não crença) em Deus está atrelada ás experiencias subjetivas de cada um, todas respeitáveis é claro.
Concordo na parte da crença estar relacionada à experiências subjetivas, a não crença, ao contrário, está relacionada à experiências bem objetivas, como estudo e compreensão da religião (incluindo a história), contradições/abusos/mentiras/roubo/ameaça/etc. religiosas/por parte de lideres religiosos e a ausência de doutrinação religiosa desde a infância.
Essa é um dos "erros de continuidade" das conversas com ateus. Como explicar que os maiores gênios da humanidade, em sua maioria, acreditavam em seres, lugares e doutrinas ridículas, imbecis, infantis, retardadas?
Se o intelecto deles serviu pra guiar toda a ciência que veio depois deles, como pode ao mesmo tempo ser tão desprezível?
“Mesmo que isso seja quase comprovado que não passa de ciência."
Video começa em 7:08
Amei o vídeo... "Mesmo que seja comprovado que não passa de ciência!"
Hahahahha
É cada uma!
E sou espiritualistaa! 😍
Hoje a pós verdade está na moda!
Esse hippie é sensacional ❤❤❤
Ateu é o ato de ver o que é ilusionismos como ilusionismos e só. 😅
deve ser aquelas 'pegadinhas'q eles falam tipo: 'oq vc faria se seu filho usasse crocks?' ou 'vc é heterossexual?' ou 'vc é a favor da monogamia?' pra idosos
E como ele comprovou isso? Não foi com ciência? Kkkkkkk
😂😂 meu Deus! Eu acho q o entrevistador perguntou usando o sentido de q um ateu não crê nem mesmo na ciência 🤣
"...não passa de ciência..." pra esse entrevistador ciência é um tipo de pensamento mágico como: astrologia, cristais, deuses, anjos, fé, oração, design inteligente, etc.