Mudança de humor, constante Vazio, angústia e sensação de aperto crônico Idealização de pessoas Brigas desnecessária Autodestruição Automutilação Impulso Criação de expectativa Frustração desnecessária Medo do abandono
Ser borderline consome uma parte tão grande da gente, é um vazio tão grande. Antes do diagnóstico eu só me achava muito intensa, e impulsiva como se fosse um traço de personalidade, sempre tive ataques de raiva mas eu só percebi o problema quando eu me dei uma f@cad@ na perna,eu sou borderline implosiva, eu nunca machuco os outros mas em compensação me machuco ao extremo quando tenho ataques de raiva, quebro coisas, me machuco, corto meu cabelo, tomo medicamentos. Ser borderline é viver com um nó na garganta todos os dias, sentir que seus sentimentos te sufocam
"É preferível pra ela a sensação da dor física que dá um significado maior do que o vazio, do que a perda de referência afetiva, emocional, que é muito mais dolorosa." É uma definição perfeita.
@@Brazil..., perfeito! Não é uma crítica aversiva a quem tem o transtorno, mas a reação emocional desproporcional muitas vezes retira a razão da outra porque junto da emoção tem uma resposta comportamental. Quando não é assim, tudo bem, mas considerando casos comuns, as explosões são geradas por interpretações equivocadas das outras pessoas e das coisas.
Recebi o diagnóstico com 30 anos e hoje aos 32 a única pessoa que conseguiu segurar a barra de se relacionar comigo é meu marido que é psicólogo e me ajuda a entender e a reajustar os sintomas, faço acompanhamento terapêutico (com outro psicólogo) e o sso tem sido um marco na minha vida, recomendo sempre o acompanhamento de um profissional para quem tem esse transtorno pq sabemos não é fácil viver nessa montanha russa de sentimentos. Hoje os sintomas estão bem controlados com atividades físicas e terapia cognitiva comportamental 💛 Se cuidem, somos muito mais que apenas emoções 💛
Curiosamente, sou psicólogo e namoro uma mulher de 35 anos que foi diagnosticada recentemente com o TPB. Me identifiquei, apesar da semelhança pequena rs Ela faz terapia, mas não é com psicólogo, e sim com terapeuta alternativo. Eu não confio nesse tratamento, não vejo ajuda real (por n razões que observo, não por mera aversão). Estou apresentando a TCC a ela sem compromisso e aos poucos vou tentar estimular a buscar esse tratamento, pois noto que ela melhoraria, e muito, em suas dificuldades mudando a maneira como pensa, as ideias que tem sobre ela e sobre todo o resto. Ela tem feito tratamento medicamentoso há pouco tempo.
Ja cheguei num nivel extremo. Eu sofri muito quando crianca pq era muito bonzinho e muito zuado. Tive varios traumas. As crises foram ficando mais fortes, mas eram controlaveis. Depois que eu trabalhei num lugar com um ambiente extremamente toxico, muito longe de casa, 3 horas pra chegar la, onde varios colegas me desrespeitavam, ai o bolo comecou a desandar, e eu ir parar no hospital por causa das crises. Quase morri. Sinto como se eu estivesse a um passo da insanidade. Coisas que me incomodam me desestabilizam totalmente, e quem estava comigo disse que eu fico irreconhecivel. Pelo menos no meu caso, tem muito a ver com sofrimento e traumas do passado.
Fui diagnosticada com a sindrome do borderline, e fez total sentindo na minha vida, vou do 08 ao 80 em segundo!! O pior de tudo é o sentimento de abandono ,e como se arrancasse um pedaço meu a cada vez que eu me lembro, eu costumo me bater qnd estou em crise , ou da soco em paredes e portas ,só assim alivia um pouco a minha dor ,já tentei o suicídio 2 vezes e realmente não foi nada premeditado, vi a situação e agi , hj estou em tratamento psicológico e com medicamentoso, tenho melhorado bastante, hj consigo me controlar mais ,evitando os gatilhos ,mas dizer que é fácil, isso não é...mas estou tentando
Minha irmã tem esse transtorno e lá se vão 37 anos de luta, vivemos com o coração apertado e apreensivo, ela tem o braço todo marcado de tanto se cortar e já tentou o suicídio várias vezes, muito triste nossa luta, não é nada fácil, ela vive em tratamento, obrigada por nos passar seu conhecimento Dr
Boa noite Dr, tenho transtorno borderline, hoje com 30 anos, sofro muito com isso, estou realmente muito preocupado com minha vida. Eu queria muito poder ter uma vida normal, é muito triste isso.
Não sei como te achei apenas hoje... Mas agradeço demais. Após mais uma noite em claro e sentindo-me abandonada, conseguiste me lembrar de que é apenas o borderline me sabotando. Ótimos vídeos. Parabéns.
Também gostei da abordagem dele, geralmente outros especialistas focam muito em outros sintomas, dizem que somos manipuladores, mentirosos e até perigosos para o outro, não é bem assim, a impressão que passam é que seja um desvio de carácter, acho desrespeitoso. Parabéns Dr. pelo esclarecimento.
@@drbruno Dr, Tenho uma dúvida: Minha mãe e irmão são Borderline, ambos mentem muito, inventam histórias pesadas, que nunca existiram. Minha dúvida é: Quando eles mentem realmente acreditam que essas histórias aconteceram ou sabem que estão mentindo e o fazem para machucar o outro? Pode me esclarecer, por favor?
@@carlosandrade6164 mitomania é um sintoma incomum do border. Sinto muito por passar por isso. Tenho traços border, mas sempre prezo pela honestidade e verdade. A respeito de mim e de muitos borders, posso dizer que culpa é um sentimento constante, quase cronico. E que não é traço comum mentiras compulsivas. Pode estar ligado ao desvio do carater do que ao transtorno em si.
Eu só tenho ataques de furia sem motivos plausíveis kkkk. As vezes eu tô ótima e uma palavra ou uma coisinha d nada já me da vontade d estrangular a pessoa.
Na minha tpb, tenho um surto; muitas das vezes causados por algum motivo, e, às vezes, outros sem motivo. Meu outro eu começa a me falar coisas horríveis e sinto tristeza profunda e raiva. O meu tpb não me permite machucar outras pessoas fisicamente, porque se isso acontecer, vou me martirizar por ter ferido outras pessoas, assim os pedidos de desculpas… logo a fúria que tenho, desconto em mim.
Eu acredito muito que sou border. Tenho todos esses sintomas, o que mais sofro é com medo de abandono e crises existenciais, penso muito sobre o sentido da vida, sobre pq as pessoas sofrem tanto, não apenas eu, mas no geral, sou instável, hora me sinto bem outra muito mal, estou sempre esperando o algo ruim acontecer, eu tenho consciência de que eu sinto diferente das outras pessoas, já pensei em inúmeras causas e nunca entendo pq eu me sinto tão diferente…
Reveja a relação entre seu subconsciente e seu coração. A borderline é coração parcialmente suspeitando e desconsiderando o coração.Isso pode surgir logo nas primeiras batidas do coração quando ainda sem o cérebro.Sou um borderline ao quadrado,estou me curando pelas minhas perspectivas e visão desse transtorno .
Identifico-me muito com as suas palavras pois sofro de perturbação da personalidade emocionalmente instável e depressão crônica. É sempre bom saber mais sobre a doença e ver que existe sempre alguém que nos compreende. Um abraço aqui de Portugal
Exatamente assim, seu vídeo é ótimo para orientar as pessoas que convivemos! Tenho me tratado com topiramato, setralina e terapia há três meses, e foi a melhor decisão da vida.
Receber um diagnóstico e acessar informações como essas me ajudaram a compreender melhor o que eu sentia, minhas ações e dar mais atenção a essas características. A cuidar desses pontos.
A pessoa sem saber ou sabendo e de maldade,agrava o nosso problema,porque daí fazemos o que? Nos isolamos. Já passei por isso e por minha família, meu marido no começo.
Faz mais de 20 anos que tenho borderline e nunca foi diagnosticado. E faço tratamento em psiquiatra . Mas tenho e sinto tudo isso que o médico falou .9nh
P melhor médico que eu já ouvi. Minha filha passar por tudo isso.E vc nos mostrar como lidar com isso.Minha filha é maravilhosa mais viveu com pessoas que a agredia e só foi piorando o quadro clínico dla.Hoje existe mtos gatilhos que a fazem entrar em crises.Vc poderia falar sobre os gatilhos e como vence los.Tem como doutor?
A dor da automutilação ão é "referencial", mas uma forma de tentar acabar com a dor no coração, na pele, no corpo inteiro, que é insuportável e que os ataques de pânico causam. É difícil colocar-se na pele de um Border, falar por ele, porque cada caso é um caso.
Olá Doutor, Eu cresci com meu pai exatamente como descrevem um BORDERLINE grave, com todas essas atitudes inclusive os complôs e constantes ameaças de suicídios, inconstâncias, acha que é vigiado… emfim um inferno! Tive e tenho uma vida bem perturbada, com os dramas, chantagens, indiretas, manipulações… um completo caos ATÉ HOJE! Eu moro em outra cidade desde meus 17 anos, tentando fugir e mesmo assim ele quer atenção, dinheiro e mandar na minha vida de forma inesgotável. Eu sou independente, casada, pacata, responsável … cresci com a responsabilidade de servir tanto financeiramente, quanto apaziguar o humor e inseguranças dele. Hoje tenho 34 anos. Após muito sofrimento e pesquisando vídeos para ajudar minhas aflições… minhas necessidade de segurança , culpa , subserviência…. percebo que meu pai não tinha um “jeito” exagerado, briguento, possessivo, infernais…! na realidade, que SIM muito provavelmente ele é Borderline. Eu venho me distanciando e blindando, procurando me libertar, e infelizmente isso resultou a atitudes ainda mais insuportáveis dele… entre acusações, ataques, raivas, dramas, chantagens … Meu pai hoje tem 78 anos é uma bomba relógio, um terrorista obcecado. Eu procuro “apagar o fogo” e ceder para evitar um terror ainda maior. Você pode me dar algum conselho como responder aos ataques de forma inteligente?
Eu, como border, poderia tentar ajudar vc a encontrar respostas que o fariam repensar certas coisas mas a convivencia realmente eh difícil, a gente tende a nao aceitar que tem transtorno e por a culpa de tudo nos outros, principalmente os mais íntimos pois com eles temos mais segurança pra surtar, intimidade pra se descontrolar... uma coisa que garanto eh que o medo de abando eh tão grande que, com o menor sinal de cansaço dos outros nós piramos que vamos ser abandonados, nos culpamos, culpamos os outros pra aliviar nossa propria culpa, e ficamos agressivos pra meio que acabar logo, pra acontecer logo o abandono e nos livrarmos desse medo surreal... o que termina reforçando o medo fazendo com que ele seja validado, acho que o que me estabiliza mais e me tira da agressividade eh quando a pessoa me faz ver que as minhas expectativas em relação aos outros, ao abandono ou descaso, são exageradas e que nem eu tenho que atender às expectativas dos outros nem os outros ás minhas, mas assim, ele tem que ter um mínimo de noção de que ele exagera e que isso pode ser repensado, trabalhado, e outra ele faz o caos que faz pra conseguir algo, provavelmente atenção, afeto, intimidade, tentar confortar e dar doses disso antes que ele nao aguente mais e pire ajuda muito, mas tb pode deixar ele com expectativas mais altas, eh complicado
Esse transtorno é muito difícil de identificar eu mesmo já me cortei anos atrás quando não tinha internet eu achava que o borderô era só se cortar mas vejo hj que tem muitos fatores .a explicação do dr é muito clara há vi em outros vídeos não conseguia entender .achei esse vídeo e esse dr é maravilhoso usa uma linguagem fácil da gente captar .espero que ele faça mais vídeos sobre borderline .inclusive como se descobre esse transtorno ? é indo nun psiquiatra?como é o diagnóstico ?
Os amores, familiares e amigos que já perdi por conta desse diagnóstico me deixaram no fundo do poço, mesmo com medicamemtos. As consequências do que fazemos não podem ser apagadas...
Dr. Bruno. Primeiramente agradeço por ter disponibilizado este autêntico vídeo esclarecendo. Vivenciei por 9 meses um relacionamento onde a minha agora ex namorada transpareceu estes mesmos sintomas para minha pessoa. Horrível lidar com isto, pois não se tem confiança e credibilidade por parte dela, fiz tudo certo desde o primeiro momento que a conheci, todo o relato que o Sr descreve neste vídeo esclarece profundamente o que cheguei a passar, ela está em tratamento com uma psicóloga pois tinha dito ela que sempre apoiaria em tudo, apesar que isto cansa. Diversas vezes eu abrir mão de chances dadas a ela, perdi a conta de quantas foram.
Vcs estão juntos hj em dia? Eu sei que é difícil, mas ela n é assim de propósito! é muito triste ser assim, ngm quer ser assim. (Não estou falando pra vc ficar com ela por pena, a pergunta se estão juntos foi só curiosidade)
@@julianagarcia8576 Olá Juliana! Boa noite, tudo bem? Este era o nome dela... Primeiramente não estamos juntos e foi a melhor coisa que me aconteceu. A pessoa tem de ser forte nas tomadas de decisões para decidir o que é melhor. Cheguei a dar diversas chances, mudei meu humor em casa e principalmente com minha mãe e também afetou em meus estudos. Além disso ela dizia que eu não merecia passar por isso pois não existia motivos de agir assim comigo. Ademais, após isso tudo eu conseguir ter foco total em meus objetivos, sendo aprovado em concurso público. Portanto, o conselho que lhe dou caso vivencie um relacionamento parecido ou qualquer um outro, é que chance só se dar uma única vez, após isso descarte-o, pois temos que ter amor próprio como regra fundamental.
O mais irônico eh que a gente faz isso, de falar que a pessoa nao merece passar por isso querendo receber justamente o contrário, querendo que a pessoa diga algo como: não me importo de passar por isso por você, pois te amo, e vou te ajudar... e com medo de ela perceber que realmente ela nao tem obrigação nenhuma e ir embora... parece que pra ter um relacionamento com um border precisa ser um psicologo autoditada... o melhor a fazer eh exigir que a pessoa se trate, se comprometa com sua melhora, sobre a pena do amor acabar por conta de tanta toxicidade, o melhor tratamento pra borderline acrdito ser a terapia cognitiva comportamental
Estou lendo e assistindo vídeos e acho que meu filho tem este transtorno, vou conversar com o neurologista. obrigada pelos relatos. É muito cansativo mesmo, estou no meu limite. Obrigada , gratidão 🙏
@@MultiAldinho O mesmo ocorreu comigo. Tentei ajudar e suportei por 3 anos um relacionamento onde os ciclos eram os mesmos. Altos e baixos sem motivos. Brigas bobas. Alterações de humor, automutilação e um ar de que nunca a vida dela estava boa o suficiente. Não suportei mais esse ciclo tóxico, pois também estava sendo afetado pelas paranoias dela. Tomei meu rumo já vão fazer 5 meses. É muito desgastante conviver com pessoas assim.
Eu venho lutando com isso desde os meus 15 anos, e todas as vezes que tento tratamento inclusive afirmando que tenho border sempre tentam me tratar para bipolaridade.
@@rafaelas9981 por aqui querem me encharcar de antidepressivos alegando que estou sofrendo de depressão,e quando eu falo que tenho fortes sintomas de borderline,tipo 99% dos sintomas,eles dizem que dar esse tipo de diagnóstico n ajuda em nada e q a pessoa só usa o diagnóstico como desculpa p agir de forma impulsiva. Eles julgam a pessoa antes mesmo de saber o motivo pelo qual a pessoa quer o diagnóstico,veja bem,sem diagnóstico n tem tratamento adequado,e eu não aguento mais conviver com esses sentimentos esgotantes de tão pesados que são,e um turbilhão de emoções onde ninguém consegue me entender,o que torna tudo pior
Hoje sabendo o que eu tenho, fico me lembrando de tudo que aconteceu comigo desde criança e ligando os pontos... Quando criança o amor da minha vida era a minha mãe e eu era super ciumenta com ela. Lembro que uma vez o meu padrasto foi deixar ela na parada a noite e já era tarde e eu fiquei em casa porque eu não queria que ele fosse... Quando percebi que eles saíram sem mim, eu pulei a janela e fui atrás (isso muito tarde da noite e tinha menos de 10 anos), encontrei eles na parada e levei uma bronca. Depois disso a minha mãe me levou pra outro Estado pra morar com a minha avó pq ela precisava trabalhar, ela mentiu pra mim dizendo que voltaria logo e quando eu percebi que ela não voltava fui atrás mas sem sucesso... Depois disso eu fiquei doente de verdade... Vômito, diarréia e não comia nada. A minha avó me levou para o hospital e não descobriram nada nos exames, então ela me levou no curandeiro da cidade e ele disse que o meu problema era emocional e se não fosse resolvido eu ia morrer mesmo. Minha avó sem saber que o motivo era a minha mãe, colocou uma cama no meio da sala e avisou os vizinhos pra ir se despedir pq eu estava morrendo (isso no interior da Paraíba há mais de 20 anos atrás). Ela ligou pra minha mãe e disse pra minha mãe viajar pra se despedir pq eu estava morrendo e nada resolvia. Lembro que eu estava deitada na cama, no meio da sala sem forças até pra falar, cheio de gente ao redor, não me lembro com exatidão da minha reação, mas a minha mãe chegou e falou comigo e todos dizem que eu sorri e fazia tudo o que ela me pedia, comecei a comer aos poucos e fui melhorando como se o meu remédio fosse ela. Só de lembrar disso eu choro pq todos acharam tão lindo o quanto eu sempre fui apegada a minha mãe, mas hoje eu sei que é a doença. A minha mãe faleceu há 6 anos e na época eu entrei em depressão, só levantei a cabeça por conta dos meus filhos. Até hoje eu sinto muita falta dela e choro e tem dias que fico de cama por tanta saudade. Toda dependência que eu tinha por ela eu transferi para o meu marido e aí começou o inferno no meu casamento. Fui diagnosticada ano passado. Comecei o tratamento, fiquei bem melhor, acreditei que eu estava curada e que eu nunca tive essa doença, só passei por um momento difícil mas que eu já estava bem, abandonei o tratamento com remédios no começo do ano e a psicoterapia na metade do anoe agora estou pior que antes, o único ponto positivo é que eu sei o motivo de estar assim porém isso não diminui o meu sofrimento e nem o sofrimento dos outros
É uma luta, mas só depende de vc. Continue o tratamento. Se vc escolheu ter filhos mesmo sabendo dos seus problemas, tenha responsabilidade emocional! PS: tenho pais Narcisistas, sei as sequelas e o mal causado.
Queridas abandonei o tratamento sim por um tempo, pois como a maior parte dos borders eu acreditei está curada ou até mesmo que eu nunca tive o Borderline, hoje tenho consciência que não existe cura e que sim EU SOU UMA BORDER! Sobre escolher ter filhos; eu nem ao menos imaginava ser border e até então os meus problemas eram defensivos (brigava e muito na rua geralmente para me defender ou defender alguém que eu gostava). Tive problemas pq abandonei, fiquei mal, mas reconheço e por isso comentei... Nunca abandonei os meus filhos por nada, mas teve épocas de estar pior, isolada no quarto e nem eles eu querer ver mas isso não me faz uma mãe pior que vcs que se julgam boas e normais. Até pq tô vendo muitas mães que eram conhecidas como dedicadas matando os próprios filhos e elas são "normais". Jamais comentei me vitimizando ou coisa assim, comentei pq eu sei que igual a mim existem tantas outras pessoas na mesma condição se escondendo e se isolando por causa de gente como vcs "CHEIAS DE AMOR E EMPATIA"
@@joseanesantanadebrito9741 vai completar 2 meses que voltei para o tratamento e já estou bem melhor. O comentário foi mesmo para deixar outros borders cientes que a gente só tem essa escolha de se tratar ou não teremos vida.
@@pintouumclima1132 por causa de gente como nós não ..tá se fazendo de vítima e querendo dizer que vc se esconde por causa dos outros ...meu ex era igualzinho a culpa nunca era dele ...eu TB tenho ansiedade e depressão e ele nunca me compreendeu ,me torturava mais ainda o psicológico...ning me compreende TB e não espero empatia de ninguém ..só do meu cachorro
Depois de 10 anos consegui o diagnóstico tenho um monte de CIDs agora aos 50 anos consigo compreender melhor tudo isso faço terapia medicamentosa acompanhamento com psiquiatra psicóloga mas cheguei muitas vezes a mutilação e 2 tentativas de A.E com internação e muito sofrimento psíquico. Mas ainda acredito que dá pra melhorar um pouquinho.
Me relacionei com uma pessoa assim e foi uma loukura! Foi uma montanha russa...😱😬😂 Mas com muito Amor e muita paciência fomos contornando... A pessoa sente extrema dependência da pessoa amada. São pessoas que Amam demais. Desejam demais a outra e dependem demais do outro e explodem diante situações bobas e se forem contrariadas( lembra reações infantis) e ameaçam se suicidarem,caso você as largarem... Mas no fundo, são pessoas boas . São o oposto dos narcisistas. Só são instáveis emocionalmente. Mas vale a pena se envolver e cuidar . Mas há que ter muita, mas muita Paciência pra lidar com toda essa flutuabilidade...😉
Até quem fim ... Alguém que entende e se importa e acha qualidade em nós. Obrigada! Força, sei que não é fácil...muita conversa e estratégias. Vocês vão conseguir...
Obrigada por expor isso. Eu tenho um marido que sempre me entendeu até antes do meu diagnóstico. Não somos monstros, só sentimos tudo de forma tão intensa que ninguém entende.
Só escuto falar deste transtorno de forma horrível!!! Parece q nada é possível para o border , nao existe saída para ele...Acredito q precisamos abordar Tb, as saídas tanto para o paciente como p/ os familiares... conheço alguns q conseguiram estudar, fazer curso e trabalhar, lógico, dentro das suas condições e tempo
Tenho uma filha com 21 anos que tb tem borderline e acabou de terminar a faculdade e estágio com média de 18 valores...vocês não são burros, vcs só são mais sensíveis e como são mto boas pessoas esperam que os outros sejam recíprocos, quando isso não acontece ficam instáveis!❤@@gorethbarros5895
Deus pode ajudar a vencer esse transtorno, ele tem sido o meu remédio. Tenho trabalhado muito o meu psicológico, ainda que ninguém me considere, me ame. Ainda assim sou feliz, Deus está do meu lado, me abençoando, cuidando de mim. Deus me ama, eu me amo e está tudo bem.
Muito bem, reconhecer o amor de Deus e amar a si são passos gigantes. O seu vazio vai diminuindo. Você vai desenvolvendo a capacidade de manejar melhor outras situações, evitando até mal entendidos, ou minimizando situações que antes eram o fim da picada. Continue firme.
3 ปีที่แล้ว +2
Eu tenho isso e é horrível. Hj fui fazer eletro e minha pressão estava alta,e minha pressão nunca tinha subido antes por extres. Eu ultimamente estou tendo crises constantes Estou em tratamento e semana que vem vou passar na minha psiquiatra.
Tenho 43 anos , com 9 anos minha mãe me abandonou , com 13 perdi minha virgindade e passei vergonha por que nas cidades do interior o rapaz tinha que casar e ele me abandonou e passei muita vergonha na minha cidade, descobri que tenho transtorno de personalidade boderline a 4 meses , está sendo muito difícil, sou extremamente dependente emocional as pessoas, não me reconheço , sou intensa demais , e já tomei muitos remédios com álcool e outras coisas sempre fui assim não foi só um episódio foi a vida inteira
Eu tenho é sofro e muito sofrimento e dor ..ninguém mais me suportam minha família. .. Tenho vontade de acabar com tudo. .. Já cortei meus pulsos ...e ninguém me intende ....e como pedir socorro e não ser atendida. .. Os remédios não me ajudam não tenho amigos. ..Não tenho emprego ..minha vida e tristezas.... Você está descrevendo exatamente o que sinto ...e como estou .... E triste ser rotulada e apontada por todos ....e triste demais. ..😢😢
Procure por tratamento de psicoterapia gratuito no Google, não desista de você, você é especial, acredite, você nasceu para cumprir sua missão aqui na terra. Não desista de você, isso vai passar você vai achar sua cura e sua estabilidade mental e emocional acredite. Peça a Deus que te guie às pessoas certas
Eu não tenho vontade de machucar ninguém, porém o meu corpo sofre constantemente, pois tenho transtorno alimentar, me machuco constantemente. Isso devido a uma hiperatividade e a rejeição que sofri na infância.
é uma constante luta com os sintomas, nao idealizar a pessoa , inibir o sentimento de idealizaçao pra dar espaço a razão, é como imaginar um contexto com a pessoa e a sua cabeça acreditar fielmente naquilo. realmente pra quem sofre é uma eterna luta entre oque seria e oque foi de fato
Eu sofro desse mal e é muito difícil a minha vida pessoa com essa doença faz muito mal as pessoas próximas e principalmente a minha esposa que me suporta 😭😰é complicado pensamentos suicida despreso e falta de atenção são os piores sintomas ...
Minha mãe era assim. Acreditamos q em consequência disso, perdeu a mobilidade, não consegue caminha pois perdeu o equilíbrio, e tem dificuldade de fala. Já fez todos os exames possíveis e os resultados são sem alteração, todos normais.
Tenho um amigo que percebi que ele têm chances de ter Borderline. Porque ele é diagnóstico com Bipolaridade, mais ele já veio no meu Instagram, me enviando um poema falando como ele estava apaixonado por mim ( desespero pq n aguentava mais de tanta ansiedade ). A gente foi conversando e ele mesmo concordo que as vezes achava que é Borderline. E eu fico estimulando ele a trabalhar em aspectos da vida dele como a paixão que ele tem pela escrita. Pq ele têm uma baixa autoestima da desgraça, depressão, ansiedade e já teve alguns episódios de esquizofrenia, paranóia, fobia social e já tentou se suicidar algumas vezes. Coitado desse cara... por isso creio que ele seja Borderline, pq o quadro dele se assemelha demais.
O que vc chama de quadros de esquizofrenia talvez possam ser delírios ou surtos psicóticos. Alguns bipolares têm episódios desse tipo, em fase de mania
Cada médico que vou me da um diagnóstico diferente, bipolar e boderline. 15 anos nesse inferno nada minha vida e muitos remédios, não sei mais o que fazer da minha vida! Eu pareço que não tenho personalidade
Acho que sempre fui border, mas agora devido uma crise de fibromialgia e depressão crônica a 13 anos recebi o diagnóstico de borderline a 2 meses. Não está sendo fácil, meu cérebro simplesmente não funciona! Sou sozinha com.uma mãe idosa que depende de mim. Hj fiz meu primeiro X no pulso com.uma faça, e pior, me senti muito bem com a dor, parece que preencheu um vazio e a angústia.
ESTOU EM CRISE AGORA. TINHA UMA PESSOA QUE TODA MANHÃ ME MANDAVA MENSAGENS NO WATSAP E A ULTIMA CONVERSA FOI DIA 25/10 E EU JÁ ESTOU ME SENTINDO REJEITADA COM CRISES DE IRRITABILIDADE EXTREMA E ANSIEDADE E DEPRESSÃO. VOU MARCAR UMA CONSULTA COM UM PSIQUIATRA TENHO MUITAS CARACTERISTICAS DE TRANSTORNO DE BORDELINE.
Conheço uma pessoa que isso! Ela se fica irritada de repente e ficou com tanta raiva de mim que passou um monte de coisas na minha cara,! Foi muito desagradável !
Tenho esse transtorno e é dessa forma mesmo....Mas me sinto melhor com medicamentos e terapia semanal. Nasci com border,pois aparentemente meu pai também tem (provavelmente foi genética no meu caso)
Psicólogo e psiquiatra ! O psiquiatra vai diagnosticar a cuidar da medicação , e o psicólogo entra com a terapia para ajudar vc a se estabilizar e aprender lidar com seu furacão interior !
Tem um livro muito bom da Taty ades. Borderline Criança interrompida. Te indico. Faça terapia comportamental e talvez um trabalho social. Eu cuido de bichos abandonados. Eles precisam tanto de amor e te tanto tb.
Olá doutor, depois de muito tempo foi diagnosticado com border, cheguei a um ponto que não conseguia mas seguir sem ajuda, passei um período internado em uma clínica de recuperação para tratamento, fiquei a um bom tempo sem ter recaídas ou sentir qualquer um dos sintomas, porém ultimamente, eles voltaram muito forte, a vontade de auto-mutilação voltou forte, até mesmo os pensamentos suicidas, mas tô seguindo em quanto posso e consigo levar
@@martaflorflop2876 pelo amor de deus pare com isso minha querida! Eu nasci na igreja, sei da história todinha e isso NUNCAAAAAAAA será motivo pra que uma pessoa não ADOEÇA!!!! REVEJA SEUS PRECONCEITOS E NOS RESPEITE
@@maya___ra89 Tantas pessoas que estão na igreja com transtornos. E alguns não buscam ajuda da ciência, por achar que é "provação". O que tem de pessoas precisando de ajuda, na questão de saúde mental. Tenho uma amiga, que suspeito que tenha. Porque, ela sempre idealiza um namorado. Vive um namoro virtual há dois anos, sem nem sequer ver o cara pessoalmente. Ele já pegou empréstimo na mão dela, e fará um ano em Março devendo. E ela não cobra, por medo de perder ele. Ela, diz a mim: "só um bom dia dele, me deixa feliz". Já pude auxiliar ela, em várias falas como essas, pra ela não entender que a felicidade dela, não depende do outro. Ele tem evoluído muito. Ela também tem impulsividade. De defender a família, tirando perguntas na porta das pessoas. E o interessante, que são os familiares que se aproveitam desse jeito dela, e conta a ela as coisas. E ela compra a briga da família.
Mudança de humor, constante
Vazio, angústia e sensação de aperto crônico
Idealização de pessoas
Brigas desnecessária
Autodestruição
Automutilação
Impulso
Criação de expectativa
Frustração desnecessária
Medo do abandono
Bem isso
Acho que minha namorada tem isso
Eu acho que minha sobrinha tem
Qual medico para cuidar dessa doenca tenho😭😭😭
@@elizetesantoszete2803 psicólogo e psiquiatra
Ser borderline consome uma parte tão grande da gente, é um vazio tão grande. Antes do diagnóstico eu só me achava muito intensa, e impulsiva como se fosse um traço de personalidade, sempre tive ataques de raiva mas eu só percebi o problema quando eu me dei uma f@cad@ na perna,eu sou borderline implosiva, eu nunca machuco os outros mas em compensação me machuco ao extremo quando tenho ataques de raiva, quebro coisas, me machuco, corto meu cabelo, tomo medicamentos. Ser borderline é viver com um nó na garganta todos os dias, sentir que seus sentimentos te sufocam
sinto muito amr
Sempre há uma saída, Deus te dará uma!
Você já fez algum tratamento medicamentoso?
Sou como você, sinto muito 😢
A vontade é de se isolar numa jaula. Não dá pra conviver com ninguém, a gente sempre está errado. Parece que a nossa existência é errada 😞
"É preferível pra ela a sensação da dor física que dá um significado maior do que o vazio, do que a perda de referência afetiva, emocional, que é muito mais dolorosa." É uma definição perfeita.
É horrível viver com tudo isso. Parece q todo mundo ta certo e a gnt errado o tempo todo pq não conseguimos controlar as emoções.
Exatamente isso
Sim
Sim!
Não "parece". Vc está errada mesmo. O certo é saber controlar as emoções
@@Brazil..., perfeito! Não é uma crítica aversiva a quem tem o transtorno, mas a reação emocional desproporcional muitas vezes retira a razão da outra porque junto da emoção tem uma resposta comportamental.
Quando não é assim, tudo bem, mas considerando casos comuns, as explosões são geradas por interpretações equivocadas das outras pessoas e das coisas.
Recebi o diagnóstico com 30 anos e hoje aos 32 a única pessoa que conseguiu segurar a barra de se relacionar comigo é meu marido que é psicólogo e me ajuda a entender e a reajustar os sintomas, faço acompanhamento terapêutico (com outro psicólogo) e o sso tem sido um marco na minha vida, recomendo sempre o acompanhamento de um profissional para quem tem esse transtorno pq sabemos não é fácil viver nessa montanha russa de sentimentos.
Hoje os sintomas estão bem controlados com atividades físicas e terapia cognitiva comportamental 💛
Se cuidem, somos muito mais que apenas emoções 💛
Que lindo, parabéns e obrigada por compartilhar nos dando esperança
Tá tudo bem por aí ainda hoje??
Curiosamente, sou psicólogo e namoro uma mulher de 35 anos que foi diagnosticada recentemente com o TPB.
Me identifiquei, apesar da semelhança pequena rs
Ela faz terapia, mas não é com psicólogo, e sim com terapeuta alternativo.
Eu não confio nesse tratamento, não vejo ajuda real (por n razões que observo, não por mera aversão).
Estou apresentando a TCC a ela sem compromisso e aos poucos vou tentar estimular a buscar esse tratamento, pois noto que ela melhoraria, e muito, em suas dificuldades mudando a maneira como pensa, as ideias que tem sobre ela e sobre todo o resto.
Ela tem feito tratamento medicamentoso há pouco tempo.
💜
Pior que o comportamento, é o vazio existencial. É desgastante nunca está preenchido.
Como é esse vazio?
Ja cheguei num nivel extremo. Eu sofri muito quando crianca pq era muito bonzinho e muito zuado. Tive varios traumas. As crises foram ficando mais fortes, mas eram controlaveis. Depois que eu trabalhei num lugar com um ambiente extremamente toxico, muito longe de casa, 3 horas pra chegar la, onde varios colegas me desrespeitavam, ai o bolo comecou a desandar, e eu ir parar no hospital por causa das crises. Quase morri. Sinto como se eu estivesse a um passo da insanidade. Coisas que me incomodam me desestabilizam totalmente, e quem estava comigo disse que eu fico irreconhecivel. Pelo menos no meu caso, tem muito a ver com sofrimento e traumas do passado.
@dudulima291 kkkkkkkk "uma peste" oq ela te fez amigo?
Busque ajuda, se cuida
Tô com você, já passei por isso. E já me senti como se estivesse perdendo a razão.
Fui diagnosticada com a sindrome do borderline, e fez total sentindo na minha vida, vou do 08 ao 80 em segundo!! O pior de tudo é o sentimento de abandono ,e como se arrancasse um pedaço meu a cada vez que eu me lembro, eu costumo me bater qnd estou em crise , ou da soco em paredes e portas ,só assim alivia um pouco a minha dor ,já tentei o suicídio 2 vezes e realmente não foi nada premeditado, vi a situação e agi , hj estou em tratamento psicológico e com medicamentoso, tenho melhorado bastante, hj consigo me controlar mais ,evitando os gatilhos ,mas dizer que é fácil, isso não é...mas estou tentando
Minha irmã tem esse transtorno e lá se vão 37 anos de luta, vivemos com o coração apertado e apreensivo, ela tem o braço todo marcado de tanto se cortar e já tentou o suicídio várias vezes, muito triste nossa luta, não é nada fácil, ela vive em tratamento, obrigada por nos passar seu conhecimento Dr
Boa noite Dr, tenho transtorno borderline, hoje com 30 anos, sofro muito com isso, estou realmente muito preocupado com minha vida. Eu queria muito poder ter uma vida normal, é muito triste isso.
Então procure um psicólogo e um psiquiatra.
Procura Deus!
Tbm sofro com isso😭😭😭
Ola Fernando Coelho, eu seii bem como eh sofro com isso😭😭😭 infelizmente
Eu tbm tenho ... Não consigo evoluir pareço uma ampulheta imóvel
Nunca fui tão decifrada quanto nesse vídeo, acho que nem meu psiquiatra me descreveu tanto como agora eu ouvi e vi👏👏👏
Não sei como te achei apenas hoje... Mas agradeço demais. Após mais uma noite em claro e sentindo-me abandonada, conseguiste me lembrar de que é apenas o borderline me sabotando. Ótimos vídeos. Parabéns.
Busque tratar, se cuida, fica bem❤
Tenho esse transtorno. Você fala muito bem sobre os sintomas, de maneira exata e respeitosa. 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado
Também gostei da abordagem dele, geralmente outros especialistas focam muito em outros sintomas, dizem que somos manipuladores, mentirosos e até perigosos para o outro, não é bem assim, a impressão que passam é que seja um desvio de carácter, acho desrespeitoso. Parabéns Dr. pelo esclarecimento.
@@drbruno Dr, Tenho uma dúvida: Minha mãe e irmão são Borderline, ambos mentem muito, inventam histórias pesadas, que nunca existiram. Minha dúvida é: Quando eles mentem realmente acreditam que essas histórias aconteceram ou sabem que estão mentindo e o fazem para machucar o outro? Pode me esclarecer, por favor?
@@carlosandrade6164 mitomania é um sintoma incomum do border. Sinto muito por passar por isso. Tenho traços border, mas sempre prezo pela honestidade e verdade. A respeito de mim e de muitos borders, posso dizer que culpa é um sentimento constante, quase cronico. E que não é traço comum mentiras compulsivas. Pode estar ligado ao desvio do carater do que ao transtorno em si.
@@danilomarkos Concordo . É muito triste as pessoas associarem tantas coisas ruins aos Borderlines e que não é verdade .
É uma doença que faz sofrer demais...Já não tenho mais forças para essas alterações fortes
Eu só tenho ataques de furia sem motivos plausíveis kkkk. As vezes eu tô ótima e uma palavra ou uma coisinha d nada já me da vontade d estrangular a pessoa.
Isso eh engraçado ?
Te entendo perfeitamente
Na minha tpb, tenho um surto; muitas das vezes causados por algum motivo, e, às vezes, outros sem motivo. Meu outro eu começa a me falar coisas horríveis e sinto tristeza profunda e raiva. O meu tpb não me permite machucar outras pessoas fisicamente, porque se isso acontecer, vou me martirizar por ter ferido outras pessoas, assim os pedidos de desculpas… logo a fúria que tenho, desconto em mim.
Eu também no meu caso é mais quando vejo alguém fazendo algo injusto tanto faz se é em um filme ,série ou vida real
Eu tbm tenho tipo agora .
Eu acredito muito que sou border. Tenho todos esses sintomas, o que mais sofro é com medo de abandono e crises existenciais, penso muito sobre o sentido da vida, sobre pq as pessoas sofrem tanto, não apenas eu, mas no geral, sou instável, hora me sinto bem outra muito mal, estou sempre esperando o algo ruim acontecer, eu tenho consciência de que eu sinto diferente das outras pessoas, já pensei em inúmeras causas e nunca entendo pq eu me sinto tão diferente…
Tenho transtorno borderline e sofro muito com isso, pois tenho plena consciência dessa patologia!!!
Psicoterapia deve nos ajudar.
Reveja a relação entre seu subconsciente e seu coração.
A borderline é coração parcialmente suspeitando e desconsiderando o coração.Isso pode surgir logo nas primeiras batidas do coração quando ainda sem o cérebro.Sou um borderline ao quadrado,estou me curando pelas minhas perspectivas e visão desse transtorno .
Identifico-me muito com as suas palavras pois sofro de perturbação da personalidade emocionalmente instável e depressão crônica. É sempre bom saber mais sobre a doença e ver que existe sempre alguém que nos compreende. Um abraço aqui de Portugal
Eu tb tenho, como voce vai?
Maravilhoso sua maneira de explicar esse transtorno, fica mais fácil de entender melhor quando encontramos um profissional que fala com muita clareza
Exatamente assim, seu vídeo é ótimo para orientar as pessoas que convivemos! Tenho me tratado com topiramato, setralina e terapia há três meses, e foi a melhor decisão da vida.
Continua bem?
Receber um diagnóstico e acessar informações como essas me ajudaram a compreender melhor o que eu sentia, minhas ações e dar mais atenção a essas características. A cuidar desses pontos.
E é tão devastador quando dizem que o que estamos sentindo é frescura... Só quem sofre disso sabe o que estou falando.
Sou border e um psicólogo disse que o que eu era é mal educada
@@luizavalente03 Um péssimo profissional ele.
@@canalesteticando4418 sim
A pessoa sem saber ou sabendo e de
maldade,agrava o nosso problema,porque daí fazemos o que? Nos isolamos. Já passei por isso e por minha família, meu marido no começo.
Faz mais de 20 anos que tenho borderline e nunca foi diagnosticado. E faço tratamento em psiquiatra . Mas tenho e sinto tudo isso que o médico falou .9nh
Parabéns Dr.,foi o melhor vídeo que assisti sobre Boderline.
E ouvindo e chorando 😢
P melhor médico que eu já ouvi.
Minha filha passar por tudo isso.E vc nos mostrar como lidar com isso.Minha filha é maravilhosa mais viveu com pessoas que a agredia e só foi piorando o quadro clínico dla.Hoje existe mtos gatilhos que a fazem entrar em crises.Vc poderia falar sobre os gatilhos e como vence los.Tem como doutor?
As explicações desse médico é maravigold ❤❤❤
Q sabedoria desse Dr. ❤
A dor da automutilação ão é "referencial", mas uma forma de tentar acabar com a dor no coração, na pele, no corpo inteiro, que é insuportável e que os ataques de pânico causam.
É difícil colocar-se na pele de um Border, falar por ele, porque cada caso é um caso.
Olá Doutor,
Eu cresci com meu pai exatamente como descrevem um BORDERLINE grave, com todas essas atitudes inclusive os complôs e constantes ameaças de suicídios, inconstâncias, acha que é vigiado… emfim um inferno!
Tive e tenho uma vida bem perturbada, com os dramas, chantagens, indiretas, manipulações… um completo caos ATÉ HOJE!
Eu moro em outra cidade desde meus 17 anos, tentando fugir e mesmo assim ele quer atenção, dinheiro e mandar na minha vida de forma inesgotável.
Eu sou independente, casada, pacata, responsável … cresci com a responsabilidade de servir tanto financeiramente, quanto apaziguar o humor e inseguranças dele.
Hoje tenho 34 anos.
Após muito sofrimento e pesquisando vídeos para ajudar minhas aflições… minhas necessidade de segurança , culpa , subserviência….
percebo que meu pai não tinha um “jeito” exagerado, briguento, possessivo, infernais…! na realidade, que SIM muito provavelmente ele é Borderline.
Eu venho me distanciando e blindando, procurando me libertar, e infelizmente isso resultou a atitudes ainda mais insuportáveis dele… entre acusações, ataques, raivas, dramas, chantagens …
Meu pai hoje tem 78 anos é uma bomba relógio, um terrorista obcecado.
Eu procuro “apagar o fogo” e ceder para evitar um terror ainda maior.
Você pode me dar algum conselho como responder aos ataques de forma inteligente?
Eu, como border, poderia tentar ajudar vc a encontrar respostas que o fariam repensar certas coisas mas a convivencia realmente eh difícil, a gente tende a nao aceitar que tem transtorno e por a culpa de tudo nos outros, principalmente os mais íntimos pois com eles temos mais segurança pra surtar, intimidade pra se descontrolar... uma coisa que garanto eh que o medo de abando eh tão grande que, com o menor sinal de cansaço dos outros nós piramos que vamos ser abandonados, nos culpamos, culpamos os outros pra aliviar nossa propria culpa, e ficamos agressivos pra meio que acabar logo, pra acontecer logo o abandono e nos livrarmos desse medo surreal... o que termina reforçando o medo fazendo com que ele seja validado, acho que o que me estabiliza mais e me tira da agressividade eh quando a pessoa me faz ver que as minhas expectativas em relação aos outros, ao abandono ou descaso, são exageradas e que nem eu tenho que atender às expectativas dos outros nem os outros ás minhas, mas assim, ele tem que ter um mínimo de noção de que ele exagera e que isso pode ser repensado, trabalhado, e outra ele faz o caos que faz pra conseguir algo, provavelmente atenção, afeto, intimidade, tentar confortar e dar doses disso antes que ele nao aguente mais e pire ajuda muito, mas tb pode deixar ele com expectativas mais altas, eh complicado
Esse transtorno é muito difícil de identificar eu mesmo já me cortei anos atrás quando não tinha internet eu achava que o borderô era só se cortar mas vejo hj que tem muitos fatores .a explicação do dr é muito clara há vi em outros vídeos não conseguia entender .achei esse vídeo e esse dr é maravilhoso usa uma linguagem fácil da gente captar .espero que ele faça mais vídeos sobre borderline .inclusive como se descobre esse transtorno ? é indo nun psiquiatra?como é o diagnóstico ?
Os amores, familiares e amigos que já perdi por conta desse diagnóstico me deixaram no fundo do poço, mesmo com medicamemtos. As consequências do que fazemos não podem ser apagadas...
Infelizmente sofro demais com isso, e sempre perco pessoas importantes ns minha vida por conta da minha impulsividade 😢
Dr. Bruno. Primeiramente agradeço por ter disponibilizado este autêntico vídeo esclarecendo. Vivenciei por 9 meses um relacionamento onde a minha agora ex namorada transpareceu estes mesmos sintomas para minha pessoa. Horrível lidar com isto, pois não se tem confiança e credibilidade por parte dela, fiz tudo certo desde o primeiro momento que a conheci, todo o relato que o Sr descreve neste vídeo esclarece profundamente o que cheguei a passar, ela está em tratamento com uma psicóloga pois tinha dito ela que sempre apoiaria em tudo, apesar que isto cansa. Diversas vezes eu abrir mão de chances dadas a ela, perdi a conta de quantas foram.
Vcs estão juntos hj em dia? Eu sei que é difícil, mas ela n é assim de propósito! é muito triste ser assim, ngm quer ser assim. (Não estou falando pra vc ficar com ela por pena, a pergunta se estão juntos foi só curiosidade)
@@julianagarcia8576 Olá Juliana! Boa noite, tudo bem? Este era o nome dela... Primeiramente não estamos juntos e foi a melhor coisa que me aconteceu. A pessoa tem de ser forte nas tomadas de decisões para decidir o que é melhor. Cheguei a dar diversas chances, mudei meu humor em casa e principalmente com minha mãe e também afetou em meus estudos. Além disso ela dizia que eu não merecia passar por isso pois não existia motivos de agir assim comigo. Ademais, após isso tudo eu conseguir ter foco total em meus objetivos, sendo aprovado em concurso público. Portanto, o conselho que lhe dou caso vivencie um relacionamento parecido ou qualquer um outro, é que chance só se dar uma única vez, após isso descarte-o, pois temos que ter amor próprio como regra fundamental.
O mais irônico eh que a gente faz isso, de falar que a pessoa nao merece passar por isso querendo receber justamente o contrário, querendo que a pessoa diga algo como: não me importo de passar por isso por você, pois te amo, e vou te ajudar... e com medo de ela perceber que realmente ela nao tem obrigação nenhuma e ir embora... parece que pra ter um relacionamento com um border precisa ser um psicologo autoditada... o melhor a fazer eh exigir que a pessoa se trate, se comprometa com sua melhora, sobre a pena do amor acabar por conta de tanta toxicidade, o melhor tratamento pra borderline acrdito ser a terapia cognitiva comportamental
Estou lendo e assistindo vídeos e acho que meu filho tem este transtorno, vou conversar com o neurologista. obrigada pelos relatos. É muito cansativo mesmo, estou no meu limite. Obrigada , gratidão 🙏
@@MultiAldinho O mesmo ocorreu comigo. Tentei ajudar e suportei por 3 anos um relacionamento onde os ciclos eram os mesmos. Altos e baixos sem motivos. Brigas bobas. Alterações de humor, automutilação e um ar de que nunca a vida dela estava boa o suficiente. Não suportei mais esse ciclo tóxico, pois também estava sendo afetado pelas paranoias dela. Tomei meu rumo já vão fazer 5 meses. É muito desgastante conviver com pessoas assim.
eu entendi perfeitamente o vídeo, muito esclarecedor e eu me indentifico 100% ainda não tenho diagnóstico
sus é uma coisa demorada.
Gostei muito das informações.
Compreender alguns transtornos nos faz capaz de estender a mão para aqueles que precisam de ajuda.
Começa em 2:36
Começa em 00:00
Lamentável como os terapeutas não querem dar diagnóstico de doenças tão graves como essa...
Eu venho lutando com isso desde os meus 15 anos, e todas as vezes que tento tratamento inclusive afirmando que tenho border sempre tentam me tratar para bipolaridade.
Bom dia concordo .
@@rafaelas9981 por aqui querem me encharcar de antidepressivos alegando que estou sofrendo de depressão,e quando eu falo que tenho fortes sintomas de borderline,tipo 99% dos sintomas,eles dizem que dar esse tipo de diagnóstico n ajuda em nada e q a pessoa só usa o diagnóstico como desculpa p agir de forma impulsiva. Eles julgam a pessoa antes mesmo de saber o motivo pelo qual a pessoa quer o diagnóstico,veja bem,sem diagnóstico n tem tratamento adequado,e eu não aguento mais conviver com esses sentimentos esgotantes de tão pesados que são,e um turbilhão de emoções onde ninguém consegue me entender,o que torna tudo pior
@@MayconCorreia-c2y bom dia 🌸🙏🏾
Porque na verdade a pessoa que tem esse transtorno só não tem esse tem outros. Só o neuropsicologo pode conseguir diagnósticar.
Tenho tudo num pacote só e sofro pra caramba só Deus sabe .
Hoje sabendo o que eu tenho, fico me lembrando de tudo que aconteceu comigo desde criança e ligando os pontos... Quando criança o amor da minha vida era a minha mãe e eu era super ciumenta com ela. Lembro que uma vez o meu padrasto foi deixar ela na parada a noite e já era tarde e eu fiquei em casa porque eu não queria que ele fosse... Quando percebi que eles saíram sem mim, eu pulei a janela e fui atrás (isso muito tarde da noite e tinha menos de 10 anos), encontrei eles na parada e levei uma bronca. Depois disso a minha mãe me levou pra outro Estado pra morar com a minha avó pq ela precisava trabalhar, ela mentiu pra mim dizendo que voltaria logo e quando eu percebi que ela não voltava fui atrás mas sem sucesso... Depois disso eu fiquei doente de verdade... Vômito, diarréia e não comia nada. A minha avó me levou para o hospital e não descobriram nada nos exames, então ela me levou no curandeiro da cidade e ele disse que o meu problema era emocional e se não fosse resolvido eu ia morrer mesmo. Minha avó sem saber que o motivo era a minha mãe, colocou uma cama no meio da sala e avisou os vizinhos pra ir se despedir pq eu estava morrendo (isso no interior da Paraíba há mais de 20 anos atrás). Ela ligou pra minha mãe e disse pra minha mãe viajar pra se despedir pq eu estava morrendo e nada resolvia. Lembro que eu estava deitada na cama, no meio da sala sem forças até pra falar, cheio de gente ao redor, não me lembro com exatidão da minha reação, mas a minha mãe chegou e falou comigo e todos dizem que eu sorri e fazia tudo o que ela me pedia, comecei a comer aos poucos e fui melhorando como se o meu remédio fosse ela.
Só de lembrar disso eu choro pq todos acharam tão lindo o quanto eu sempre fui apegada a minha mãe, mas hoje eu sei que é a doença. A minha mãe faleceu há 6 anos e na época eu entrei em depressão, só levantei a cabeça por conta dos meus filhos. Até hoje eu sinto muita falta dela e choro e tem dias que fico de cama por tanta saudade. Toda dependência que eu tinha por ela eu transferi para o meu marido e aí começou o inferno no meu casamento. Fui diagnosticada ano passado. Comecei o tratamento, fiquei bem melhor, acreditei que eu estava curada e que eu nunca tive essa doença, só passei por um momento difícil mas que eu já estava bem, abandonei o tratamento com remédios no começo do ano e a psicoterapia na metade do anoe agora estou pior que antes, o único ponto positivo é que eu sei o motivo de estar assim porém isso não diminui o meu sofrimento e nem o sofrimento dos outros
Continue o tratamento
É uma luta, mas só depende de vc. Continue o tratamento. Se vc escolheu ter filhos mesmo sabendo dos seus problemas, tenha responsabilidade emocional!
PS: tenho pais Narcisistas, sei as sequelas e o mal causado.
Queridas abandonei o tratamento sim por um tempo, pois como a maior parte dos borders eu acreditei está curada ou até mesmo que eu nunca tive o Borderline, hoje tenho consciência que não existe cura e que sim EU SOU UMA BORDER! Sobre escolher ter filhos; eu nem ao menos imaginava ser border e até então os meus problemas eram defensivos (brigava e muito na rua geralmente para me defender ou defender alguém que eu gostava). Tive problemas pq abandonei, fiquei mal, mas reconheço e por isso comentei... Nunca abandonei os meus filhos por nada, mas teve épocas de estar pior, isolada no quarto e nem eles eu querer ver mas isso não me faz uma mãe pior que vcs que se julgam boas e normais. Até pq tô vendo muitas mães que eram conhecidas como dedicadas matando os próprios filhos e elas são "normais". Jamais comentei me vitimizando ou coisa assim, comentei pq eu sei que igual a mim existem tantas outras pessoas na mesma condição se escondendo e se isolando por causa de gente como vcs "CHEIAS DE AMOR E EMPATIA"
@@joseanesantanadebrito9741 vai completar 2 meses que voltei para o tratamento e já estou bem melhor. O comentário foi mesmo para deixar outros borders cientes que a gente só tem essa escolha de se tratar ou não teremos vida.
@@pintouumclima1132 por causa de gente como nós não ..tá se fazendo de vítima e querendo dizer que vc se esconde por causa dos outros ...meu ex era igualzinho a culpa nunca era dele ...eu TB tenho ansiedade e depressão e ele nunca me compreendeu ,me torturava mais ainda o psicológico...ning me compreende TB e não espero empatia de ninguém ..só do meu cachorro
Gostei muito de ouvir seu esclarecimento.
Muito obrigada
Eu me prejudiquei muito perante o trabalho e perante a justiça. Hoje respondo várias ameaças e PADs por agressividade.
Tô esperando você falar do tratamento, que é a melhor parte.
Tb adoraria ouvir essa parte
Meu Deus Eu tenho isso parabéns pra vcs todos aí Deus é fiel 🙏🙏👏 felicidades pra vcs todos aí
Parabéns pelo conteúdo Doutor!
Boa tarde . Muito bom seu vídeo . Obrigada 🙏
O vídeo começa em 2:40
Custei a entender uma pessoa que conheci foi dificil mas hoje tento ser carinhosa mesmo distante.
Muito boa a explicação 👏
Parabéns. Achei maravilhosa sua explicação.
Eu acho q eu tenho, possuo TODOS os sintomas, já tive TODAS as crises relacionadas ao border, é como se esses vídeos e pesquisas fossem sob mim
Obrigado Doutor gostei muito da exposição !!!
Eu tenho a maioria dos sintomas mas não me multilo, porém quando passo por um momento ruim, volto naquelas lembranças 😢
Obrigado Dr. Bruno, pela belíssima explanação sobre o assunto! Adorei seu vídeo...esclareceu muito! Abraços. Ah, me inscrevi no seu canal. 👏👏👏👍
Depois de 10 anos consegui o diagnóstico tenho um monte de CIDs agora aos 50 anos consigo compreender melhor tudo isso faço terapia medicamentosa acompanhamento com psiquiatra psicóloga mas cheguei muitas vezes a mutilação e 2 tentativas de A.E com internação e muito sofrimento psíquico. Mas ainda acredito que dá pra melhorar um pouquinho.
Me relacionei com uma pessoa assim e foi uma loukura! Foi uma montanha russa...😱😬😂 Mas com muito Amor e muita paciência fomos contornando... A pessoa sente extrema dependência da pessoa amada. São pessoas que Amam demais. Desejam demais a outra e dependem demais do outro e explodem diante situações bobas e se forem contrariadas( lembra reações infantis) e ameaçam se suicidarem,caso você as largarem... Mas no fundo, são pessoas boas . São o oposto dos narcisistas. Só são instáveis emocionalmente. Mas vale a pena se envolver e cuidar . Mas há que ter muita, mas muita Paciência pra lidar com toda essa flutuabilidade...😉
O obrigada sou assim mesmo
Até quem fim ... Alguém que entende e se importa e acha qualidade em nós. Obrigada! Força, sei que não é fácil...muita conversa e estratégias. Vocês vão conseguir...
Obrigada por expor isso.
Eu tenho um marido que sempre me entendeu até antes do meu diagnóstico.
Não somos monstros, só sentimos tudo de forma tão intensa que ninguém entende.
Só escuto falar deste transtorno de forma horrível!!! Parece q nada é possível para o border , nao existe saída para ele...Acredito q precisamos abordar Tb, as saídas tanto para o paciente como p/ os familiares... conheço alguns q conseguiram estudar, fazer curso e trabalhar, lógico, dentro das suas condições e tempo
Tenho uma filha com 21 anos que tb tem borderline e acabou de terminar a faculdade e estágio com média de 18 valores...vocês não são burros, vcs só são mais sensíveis e como são mto boas pessoas esperam que os outros sejam recíprocos, quando isso não acontece ficam instáveis!❤@@gorethbarros5895
Adorei tua explicação dr
Bem explicado, muito obrigado!
Deus pode ajudar a vencer esse transtorno, ele tem sido o meu remédio. Tenho trabalhado muito o meu psicológico, ainda que ninguém me considere, me ame. Ainda assim sou feliz, Deus está do meu lado, me abençoando, cuidando de mim. Deus me ama, eu me amo e está tudo bem.
Muito bem, reconhecer o amor de Deus e amar a si são passos gigantes. O seu vazio vai diminuindo. Você vai desenvolvendo a capacidade de manejar melhor outras situações, evitando até mal entendidos, ou minimizando situações que antes eram o fim da picada. Continue firme.
Eu tenho isso e é horrível.
Hj fui fazer eletro e minha pressão estava alta,e minha pressão nunca tinha subido antes por extres.
Eu ultimamente estou tendo crises constantes
Estou em tratamento e semana que vem vou passar na minha psiquiatra.
Está utilizando alguma medicação no momento ?
Tenho 43 anos , com 9 anos minha mãe me abandonou , com 13 perdi minha virgindade e passei vergonha por que nas cidades do interior o rapaz tinha que casar e ele me abandonou e passei muita vergonha na minha cidade, descobri que tenho transtorno de personalidade boderline a 4 meses , está sendo muito difícil, sou extremamente dependente emocional as pessoas, não me reconheço , sou intensa demais , e já tomei muitos remédios com álcool e outras coisas sempre fui assim não foi só um episódio foi a vida inteira
De onde você é?
Eu tenho é sofro e muito sofrimento e dor ..ninguém mais me suportam minha família. ..
Tenho vontade de acabar com tudo. ..
Já cortei meus pulsos ...e ninguém me intende ....e como pedir socorro e não ser atendida. ..
Os remédios não me ajudam não tenho amigos. ..Não tenho emprego ..minha vida e tristezas....
Você está descrevendo exatamente o que sinto ...e como estou ....
E triste ser rotulada e apontada por todos ....e triste demais. ..😢😢
Procure por tratamento de psicoterapia gratuito no Google, não desista de você, você é especial, acredite, você nasceu para cumprir sua missão aqui na terra. Não desista de você, isso vai passar você vai achar sua cura e sua estabilidade mental e emocional acredite. Peça a Deus que te guie às pessoas certas
Meu maior desgosto é não conseguir trabalhar fora e nem um benefício 😭penso muito em me suicidar
Busque a Deus. E o único caminho. Que Deus te proteja. Fica com Deus
@@Dihpinklopez acredite que sempre vêm uma solução.Nao se cobre demais num se culpe-se por ora-nao consegue trabalhar.
Eu não tenho vontade de machucar ninguém, porém o meu corpo sofre constantemente, pois tenho transtorno alimentar, me machuco constantemente. Isso devido a uma hiperatividade e a rejeição que sofri na infância.
Oi. Tem um livro muito bom da Taty ades. Borderline Criança interrompida. Te indico
Já comprei 3 peças de roupas do mesmo modelo,mesma cor!!!!
Eu faço muito isso🥺
é uma constante luta com os sintomas, nao idealizar a pessoa , inibir o sentimento de idealizaçao pra dar espaço a razão, é como imaginar um contexto com a pessoa e a sua cabeça acreditar fielmente naquilo. realmente pra quem sofre é uma eterna luta entre oque seria e oque foi de fato
Isso e dificil
Eu me sinto desprezado em todo lugar que eu estou,eu sempre sinto que todo mundo ta me rejeitando.
Eu sofro desse mal e é muito difícil a minha vida pessoa com essa doença faz muito mal as pessoas próximas e principalmente a minha esposa que me suporta 😭😰é complicado pensamentos suicida despreso e falta de atenção são os piores sintomas ...
Também sofro, mas com tratamento e vontade conseguimos nós controlar cada vez mais ♥️
Minha mãe era assim. Acreditamos q em consequência disso, perdeu a mobilidade, não consegue caminha pois perdeu o equilíbrio, e tem dificuldade de fala. Já fez todos os exames possíveis e os resultados são sem alteração, todos normais.
Excelente! Eu fui diagnósticada com o borderline
Vc consegue trabalhar fora?
@@Dihpinklopez eu acredito que seria um pouco difícil ,mas com um tratamento adequado acredito que daria,só que acredito que existe muito preconceito
Demoro pra ser diagnósticada?
Excelente vídeo.
Obgda pelo vídeo 👏👏👏
Eu sou borderline,junto com depressão,tomo um monte de medicação,tenho medo de mim mesma,ora que eu surto e sem ver quando eu acalmo já era,eso deus🙏😢
É exatamente isso
Odeio isso
Essa semana um dia não tomei as medicações foi preciso chamar o corpo de bombeiros pra mim eu me machuco
Dr. o Sr. Atende particular?
Fui diagnosticado com TBP e ralmente, tenho essas caracteristicas em mim...
Muuuita gratidão querido ❤🎉
Mas se a pessoa já é adulta e sofreu violência criança e leva traumas p vida adulta como tratar tendo o bardeline
Tenho um amigo que percebi que ele têm chances de ter Borderline. Porque ele é diagnóstico com Bipolaridade, mais ele já veio no meu Instagram, me enviando um poema falando como ele estava apaixonado por mim ( desespero pq n aguentava mais de tanta ansiedade ). A gente foi conversando e ele mesmo concordo que as vezes achava que é Borderline. E eu fico estimulando ele a trabalhar em aspectos da vida dele como a paixão que ele tem pela escrita. Pq ele têm uma baixa autoestima da desgraça, depressão, ansiedade e já teve alguns episódios de esquizofrenia, paranóia, fobia social e já tentou se suicidar algumas vezes. Coitado desse cara... por isso creio que ele seja Borderline, pq o quadro dele se assemelha demais.
O que vc chama de quadros de esquizofrenia talvez possam ser delírios ou surtos psicóticos. Alguns bipolares têm episódios desse tipo, em fase de mania
@@flaviavvsuma amiga minha é bipolar e tem exatamente esse sintoma
Tenho muita raiva fúria quebro tudo quando tô com raiva
Eu estou descobrindo que sou borderline. Meu Deus 😮🙀
Cada médico que vou me da um diagnóstico diferente, bipolar e boderline. 15 anos nesse inferno nada minha vida e muitos remédios, não sei mais o que fazer da minha vida! Eu pareço que não tenho personalidade
Não aguento 😢isso
Qual a diferença comportamental do narcisista para o borderline?
Narcisista "machuca" as pessoas por prazer.
Borderline acaba machucando mas por excesso de emoções, medo de perder a pessoa.
Explicação sensacional
So DEUS, conhece a mente e as doenças DA mente.
É desse jeitinho 👏👏👏👏
Acho que sempre fui border, mas agora devido uma crise de fibromialgia e depressão crônica a 13 anos recebi o diagnóstico de borderline a 2 meses.
Não está sendo fácil, meu cérebro simplesmente não funciona! Sou sozinha com.uma mãe idosa que depende de mim.
Hj fiz meu primeiro X no pulso com.uma faça, e pior, me senti muito bem com a dor, parece que preencheu um vazio e a angústia.
ESTOU EM CRISE AGORA.
TINHA UMA PESSOA QUE TODA MANHÃ ME MANDAVA MENSAGENS NO WATSAP E A ULTIMA CONVERSA FOI DIA 25/10 E EU JÁ ESTOU ME SENTINDO REJEITADA COM CRISES DE IRRITABILIDADE EXTREMA E ANSIEDADE E DEPRESSÃO.
VOU MARCAR UMA CONSULTA COM UM PSIQUIATRA TENHO MUITAS CARACTERISTICAS DE TRANSTORNO DE BORDELINE.
Conheço uma pessoa que isso! Ela se fica irritada de repente e ficou com tanta raiva de mim que passou um monte de coisas na minha cara,! Foi muito desagradável !
😞
Tirando a parte de auto mutilaçao eu me enquadro nesse perfil chei ate pensar aue sofria por ser narcisista
Grata pelo vídeo!
Tenho uma familiar que tem este transtorno e é muito difícil de conviver .
Se vc tver um livro alguma coisa pra ajudar eu agradeço
Triste realidade só vão saber quando sentirem
Sou Boder e ainda não achei um tratamento adequado pra mm
Tenho esse transtorno e é dessa forma mesmo....Mas me sinto melhor com medicamentos e terapia semanal.
Nasci com border,pois aparentemente meu pai também tem (provavelmente foi genética no meu caso)
Dr qual o especialista que devo procurar pra saber se tenho essa doença?
Psicólogo ou psiquiatra
Psicólogo e psiquiatra ! O psiquiatra vai diagnosticar a cuidar da medicação , e o psicólogo entra com a terapia para ajudar vc a se estabilizar e aprender lidar com seu furacão interior !
Dr.tem medicamentos?
O mais dificil pra mim é amar
Tem um livro muito bom da Taty ades. Borderline Criança interrompida. Te indico. Faça terapia comportamental e talvez um trabalho social. Eu cuido de bichos abandonados. Eles precisam tanto de amor e te tanto tb.
Olá doutor, depois de muito tempo foi diagnosticado com border, cheguei a um ponto que não conseguia mas seguir sem ajuda, passei um período internado em uma clínica de recuperação para tratamento, fiquei a um bom tempo sem ter recaídas ou sentir qualquer um dos sintomas, porém ultimamente, eles voltaram muito forte, a vontade de auto-mutilação voltou forte, até mesmo os pensamentos suicidas, mas tô seguindo em quanto posso e consigo levar
Procure saber quem foi Jesus
@@martaflorflop2876 pelo amor de deus pare com isso minha querida! Eu nasci na igreja, sei da história todinha e isso NUNCAAAAAAAA será motivo pra que uma pessoa não ADOEÇA!!!! REVEJA SEUS PRECONCEITOS E NOS RESPEITE
Eu preciso me suicidar não aguento mais
Jesus te ama
@@maya___ra89 Tantas pessoas que estão na igreja com transtornos. E alguns não buscam ajuda da ciência, por achar que é "provação".
O que tem de pessoas precisando de ajuda, na questão de saúde mental. Tenho uma amiga, que suspeito que tenha. Porque, ela sempre idealiza um namorado. Vive um namoro virtual há dois anos, sem nem sequer ver o cara pessoalmente. Ele já pegou empréstimo na mão dela, e fará um ano em Março devendo. E ela não cobra, por medo de perder ele. Ela, diz a mim: "só um bom dia dele, me deixa feliz". Já pude auxiliar ela, em várias falas como essas, pra ela não entender que a felicidade dela, não depende do outro. Ele tem evoluído muito.
Ela também tem impulsividade. De defender a família, tirando perguntas na porta das pessoas. E o interessante, que são os familiares que se aproveitam desse jeito dela, e conta a ela as coisas. E ela compra a briga da família.
Sou muito impulsivo, tenho ataques de fúria diverso, disturbio de auto imagem, compulsão alimentar, vazio e tristeza em algumas horas..
Não sei se posso ser border, temo muito a rejeição das pessoas pelo minha aparência no caso