TODA REALIDADE É UMA MENTE, ENTENDA OS PRINCÍPIOS DO IDEALISMO ABSOLUTO DE SCHELLING

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น •

  • @livrepensador
    @livrepensador 6 หลายเดือนก่อน

    Tem uns pontos que é possível conciliar com a filosofia cética (que eu defendo). Mas creio que o esforço de tal conciliação mais confundiria do que esclareceria.
    No geral prefiro seguir outro fio da meada, que começa de Darwin, passa por Dawkins e chega em Daniel Dennett.
    Nesta perspectiva evolucionista o mundo se desenvolve em complexidade sem nenhuma teleologia.

    • @sintese_dialetica
      @sintese_dialetica  6 หลายเดือนก่อน

      É, no caso Schelling ele faz parte de um movimento que começa com Fichte que é crítico do ceticismo que se inicia com Immanuel Kant, que depois vai desembocar no pensamento de Karl Popper e na doutrina do método científico moderno.
      David Hume e Francis Bacon eles eram materialistas, no caso eles não eram propriamente céticos, eles afirmavam que a natureza era um absoluto, e estava por trás de todos os nossos raciocínios. Esses pensamentos vão influenciar posteriormente os materialistas franceses, Lamarck, Denis Diderot, e Helvetius que por sua vez vão influenciar Feuerbach, Marx e Darwin.
      No caso Denis Diderot foi o primeiro a afirmar que toda diversidade biológica é derivada de um organismo primitivo. A expedição de Darwin visava confirmar essas teorias que estavam em confronto na Europa do século XIX.
      No caso Schelling ele bebe da mesma posição de Fichte na obra doutrina da ciência, de que todo e qualquer método científico irá desembocar em alguma forma de metafísica, de lógica a priori [eu] que nos diz como as coisas devem ou não ser conhecidas.