Cupom Insider: JULIO15 Use meu cupom pra aproveitar a Black Insider e consiga até 40% off com os descontos do site! creators.insiderstore.com.br/JULIO15 #insiderstore
Eu acredito que quando a pedra desbancou da ribanceira eu também quebrei a perna se refere a A narrativa bíblica (Juízes 9:5), onde Abimaleque se torna rei sobre uma pedra, após assasinar seus 70 irmãos, fica vaga a interpretação bíblica, mas o fato de ser uma pedra só pode sugerir uma emboscada em que empurra sobre a casa dos seus pais matando seus 70 irmãos e resta um sobrevivente ferido que não diz, como é o ferimento, mas tem tem interpretações que ele usa a pedra para golpeiar a cabeça de todos seus irmãos, sem de fato empurra la, quando eu era religioso dependo de quem pregava ele descrevia a cena como uma emboscada, como Raul usa referências religiosas e políticas na música e se refere também a Moisés cruzar o mar vermelho e sangue descer pela montnaha quando Hitler chamou ou clamou pela Alemanha fazendo uma referência a história judaico/cristã, falando de política e religião o trecho de Juízes trata disso acredito que esteja narrando o fato como se tivesse testemunhado e sobrevivido.
@juliostore ...Eu também quebrei a perna...antigamente os artistas de teatro falava pra um companheiro..a seguinte frase "Quebre a perna .." talvez seja essa a frase
"Quando a pedra rolou da ribanceira eu tbm quebrei a perna", acredito que seja referência a uma viagem que Oxalá fez em direção a Oyó, reino de Xangô (que tbm é representado pela pedra/pedreira), durante a viagem Exú prega várias peças em Oxalá, que por fim é preso pelos soldados de Xangô e quebra a perna.
Eu sempre vi o personagem da musica como um contador de historias (como os bobos da corte ou semelhantes). E quando ele finaliza "para aquele que provar que eu tou mentindo, tiro meu chapeu" se representa como as finalizações desses contadore de historia, do tipo "isso é oque eu sei, se voce sabe mais que eu, parabens pra voce, pois nao influencia em nada noque acabei de contar"
Julião, segura essa: "Quando a pedra rolou da ribanceira" pode ser uma referência ao Rock and Roll (pedras rolantes) e "Eu também quebrei a perna" pode se referir a uma apresentação de sucesso, como a expressão "break a leg" dita antes de apresentações. Então, ele quer dizer que quando apareceu o rock and Roll, ele fez sucesso. Inclusive é algo que o diabo diria... Kkkkk
Ou talvez seja uma referência ao sonho de Nabucodonosor, rei da Babilônia, no qual ele vê uma estátua magnífica que representa os reinos da terra no decorrer do tempo, então uma pedra quebra as pernas da estátua e esmiúça ela toda, Daniel capítulo 2.
Eu penso a mesma coisa. E que acrescentaria ao tempo passado, já que no lançamento a MPB estava mais em alta do que o Rock. Então quando o Rock passou ele tava rico...e agora tava no meio da MPB.
A maior beleza da poesia é um contraponto que passou despercebido: a primeira frase da canção em si é "eu vi Cristo ser crucificado" logo, o poema começou com o último ato da vida de Cristo e a última frase do poema diz "eu vi a estrela de Davi brilhar no céu"Isso aconteceu no dia que Cristo nasceu e o nascimento de Cristo é o anúncio da boa nova, trazendo esperança ao mundo. Esse joguete que ele faz com o tempo e a ordem cronológica, eu sempre considerei a parte genial da música.
Esse é um dos versos mais geniais da música justamente por isso, ele comunga mais de um símbolo e metáfora, reunindo tanto o mito de Sísifo, o rei condenado a subir com uma pedra gigantesca pela montanha, e ao chegar ao topo a pedra despencava de novo, ou seja, um ciclo de repetição, uma alegoria sobre o topo, além de também fazer referência ao rock in roll....chega ao topo, as pedras continua rolando, sempre tendo que provar novamente sua capacidade, talento e relevância.
quebrar a perna sempre me lembrou duas coisas, o diabo tem pernas tortas (de bode) e também existia a brincadeira do diabinho da perna torta, se o Raúl não se inspirou nem um pouco nisso foi simplesmente muita coincidência
"E quando a pedra despencou da ribanceira eu tambem quebrei a perna" acredito que ele fale sobre o grau de intimidade que ele teve com os acontecimentos historicos, ele estava tão presente que quando aconteceu coisas ruins ele tambem sofreu com aquilo.
Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, do esforço imaginativo e da meditação. Pensava como se fosse uma ode ao conhecimento e à cultura.
Na Bíblia, no capítulo 2 do livro de Daniel, há um episódio em que o rei Nabucodonosor sonha com uma estátua gigante de pernas de barro e ferro que são quebradas por uma pedra que rola da montanha. Leiam esse capítulo, é muito interessante!👍
Ele viu Moisés atravessar o mar vermelho, 5000 mil anos atras ,e viu Hitler chamar toda alemanha no seculo 19, ( detalhe ele viu, ñ leu ou alguém contou), Logo ele so pode ser um ser extraterrestre.
Gostei muito da sua visão. Está nos 5% melhores daqui. O Raul Seixas tinha uma cultura universalizada, portanto creio que o seu "personagem" não era um contador de histórias provinciano. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
Sempre achei q a figura q narrava a música fosse uma junção dos menestreis, trovadores, poetas e até profetas. Onde cada um falava/cantava (alertava) seu povo, mas ninguém quer ouvi-los. Está composição é genial
Muito bom o vídeo! Acredito que quando ele diz: "Eu tiro meu chapéu" está mais ligado a desafiar quem conseguir contestar os "fatos históricos" que ele expôs... (Pois supostamente, teriam acontecido) Mas... Enfim, Raul deixou muitas questões em aberto... Viva a Raul! Ao Rock!!! E um grande viva aos baianos incríveis... De Dodô até àqueles que certamente virão!!!! A Bahia é berço de cultura FODA!!! 😁
eu nunca tinha pensando na possibilidade do senhor ser o diabo, é algo interessante que nunca passou pela minha cabeça, mas para mim, ele soa muito mais como um filósofo sarcástico
Não vejo sarcasmo nenhum. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
Eu acho essa música genial. A frase de tirar o chapéu era a que mais me fazia rir: como alguém provará que ele está mentindo? Tudo isso que eu tô falando, aconteceu e pronto. Se provares que eu tô mentindo, te farei até reverência, tiro o meu chapéu. Por isso essa de dizer que era um ou era outro falando através do Raúl nessa cancão nunca me passou pela cabeça, era ele tirando onda e pronto. Raúl era mestre na arte de dar duplo, triplo, quádruplo sentido a tudo, nas suas músicas não haviam frases em vão. Eu o adimiro muito, sou suspeito. O maior de todos. 👏👏👏👏👏
@@Suttercane. A música era de domínio público, não tem autor reconhecido, logo não é plágio. Elvis também regravou, até aí a gente concorda. O que eu entendo é que a tradução não foi ipsis litteris, logo o Raúl colocou alguns fatos históricos que achava mais interessantes ou mais pertinentes ou porque rimavam... E onde acho q o Raúl emprestou sua genialidade? Na carga irônica e nos detalhes. Só isso! Mas sou suspeito como falei, sou muito fã. Hahaha! Forte abraço!!
Sempre pensei q o narador fosse uma pessoa com acesso aos documentos históricos, um sábio. As visões dele são imaginadas através da leitura. Em uma estrofe da letra ele diz "eu li", a partir disso comecei a interpretar assim.
Exatamente! Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Um homem que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura.
😂 Normal pq as músicas dele são mesmo pro lado do ocultismo, mesmo que há os que negam isso. Mas é tão evidente a religiosidade ocultista nas letras. 😅
No item 15:02 ele provavelmente se refere ao sonho bíblico de Daniel da pedra que rola e destrói a estátua de Nabucodosor... faz mto sentido, dá uma checada... :)
Eu também acho que é isso, pois quando a pedra rola e destrói a imagem de Nabucodonosor (que representa as nações poderosas), significa que haverá uma nação poderosa que vai dominar o mundo, e todas as demais serão submissas a ela. Trata-se de o Reino de Deus que vai sobressair os reinos do mundo.
Também acho que se trata da história relatada em Daniel, no relato a pedra rola e atinge a estátua da visão de Nabucodonozor nos pés e quebra a estátua!
Na interpretação da letra de Raul Seixas, o personagem se assemelha ao "príncipe deste mundo" mencionado na Bíblia, que se exalta como portador de uma mensagem ilusória de poder. Inspirado em Daniel 2:34-35, onde uma pedra não esculpida por mãos humanas destrói a estátua que representa impérios terrenos, a "pedra que quebra a perna" simboliza a verdade que interrompe temporariamente o domínio dessa figura. Após uma pausa, ele tenta novamente, mas sua próxima queda será final, como em Daniel 7:26, onde o poder do enganador será "destruído e arruinado para sempre." Assim, Raul parece sugerir que, apesar da ilusão temporária, o falso conhecimento não resistirá ao julgamento da verdade, que trará libertação verdadeira e duradoura à humanidade.
Eu ia comentar isso, mas vocês já fizeram a explanação correta. Provavelmente é isso mesmo, sabendo que este músico era místico e ocultista, obviamente esta música tem viés de feitiçaria e amostra de conhecimentos bíblicos, para atrair as mentes vulneráveis para longe de Deus.
@@Real_LoneWolfFake news pra defender o indefensável. Quem é a favor de privatizar tudo são Bozo, Tarcinico e Nunes. Lula nunca privatizou nada, o gado vota em quem vai terceirizar/ privatizar tudo, pra pagar mais caro e ter uma merda de serviço e ainda quer botar a culpa em quem não tem nada a ver😂😂😂
Júlio, “quando a pedra despencou da ribanceira eu também quebrei a perna “ quer dizer ele está fazendo uma referência/reverência ao Rock and Roll (pedra rolando) quebrar a perna ou quebrar a pélvis é imitar os passos dos ídolos do Rock, que no caso é Elvis.
Acho essa alusão ao Rock e quebrar a perna a melhor explicação. Talvez o Mito de Sisifo possa possa ser um gatilho culto nas conversas com Paulo Coelho, inspirou Raul colocando mais explícito para o ato de fazer Rock no Brasil, ofício espinhoso nos primórdios desse nosso ofício.
é interessante sua observação; no sentido de que Raul já via o rock com Elvis decadente e sem os Beatles tudo iria ruir, se tornando rock de vitrine somente o que realmente ocorreu; muito interessante esse seu ponto de vista
Gosto do Raul, mas não sou fã de carteirinha kkk,porém ninguém pode negar que esse foi um grande disco,Raul era simples e sofisticado ao mesmo tempo, meu filho se chama Raul kkk
"Meu amigo Pedro" tbm tem a ver com este mito, pq ele leva a vida na rotina (empurrando a pedra) até esquecer o pq disto, mas td acaba onde começou (no início depois da pedra rolar). E é uma música do mesmo disco.
Sempre considerei que se referia ao nascimentos da humanidade de acordo com os fósseis mesmo, até por conta da datação dos primeiros, que é por volta da data título da música.
Inclusive, eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura. A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
Inclusive, eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura. A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
@@Rodrigodossantosmoser2 é tão óbvio. Mas as pessoas preferem acreditar no misticismo, teoria da conspiração. E por isso q a área 51, faz tanto sucesso. 😄
John Lennon tmb ria de quem tentava encontrar significados ocultos nas canções e no fim escreveu 'I am the walrus' só para tirar o sarro 😆 é apenas uma porção de rimas, dizia ele.✌
"Quando a pedra despencou da ribanceira" pode ser o fenômeno do Rock and Roll (pedras que rolam) surgindo com Elvis. E o "também quebrei a perna" pode ser o jeito de dançar do Elvis. Ou seja, quando o Rock surgiu eu tb rebolei junto com o Elvis
Break a leg é uma expressão usada no teatro e depois no Show business, significa algo como boa sorte ou ter sorte, sucesso...talvez seja esse o significado
@@ChicoFWM1490 em termos de letra raul nunca caiu de qualidade, deixou de ser tão agressivo mas falava o que queria só que forma mais simples. Agora o som e a voz realmente foi um declínio
Amo essa música! Sou baixista e a linha de baixo dela é uma música de fato desafiadora, pois há uma variação imensa de 'firulas' no decorrer da música, em minha busca por vídeos de outros baixistas tocando essa música para conseguir pegar algumas partes, acabei descobrindo que quem gravou o baixo dela foi o Liminha (Produtor Musical e Ex-Baixista da banda Os Mutantes), inclusive tem vídeo dele falando sobre isto.
Se Raúl Seixas deixou claro que essa música não fala do diabo... então falou tá falado! Independente de como foi feita a letra eu sempre levei esse grande sucesso de forma literal. Cada um é cada um. Nunca levei a música nesse sentido diabólico como alguns canais do TH-cam falaram. Salve Raul! Toca Raul! Boa história J.E.
É difícil analisar pois a letra é um "plágio" de uma americana , tens que se fazer uma análise da original para ver onde Raul quis chegar com sua letra
Eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura. A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
Acredito que o trecho da pedra rolar e quebrar a perna se refira a esse trecho de Daniel 7:33-34: "As pernas eram de ferro e os pés eram parcialmente de ferro e parcialmente de argila. Enquanto o senhor estava olhando, uma pedra foi cortada de um monte, não por mãos, e atingiu os pés da estátua, que eram de ferro e de argila, e os esmigalhou.".
Realmente, me veio esse trecho na hora na cabeça, especialmente quando vc considera que a estátua do homem que quebra a perna representa os impérios desse mundo, que tem seguem os ensinamentos de Babel.
"Eu fui testemunha do amor de Rapunzel, Eu vi a Estrela de Davi brilhar no céu, E praquele que provar que eu tô mentindo, Eu tiro o meu chapéu.." Toca Raul ♥️⭐🎶
Na época o brasil era mil vezes mais moralista e cristão doq hoje, mas o Raul tinha apreciação no thelema de Aleister Crowley, não é a toa que ele cita em umas das músicas a frase "fazes o que tu queres pois é tudo da lei"
Júlio. Pesquisando sobre trecho "quando a pedra despencou..." achei um passagem da bíblia que supostamente pode ser a inspiração pro citado verso. Vem de Daniel 2:34 que diz "Enquanto estavas contemplando toda a estátua, uma pedra soltou-se , sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os destroçou." Sugestivo, não é?
Pode ser que ele se referiu ao mito de Sísifo na parte do "a pedra despencou da ribanceira .....". E mesmo com a perna quebrada, lá vai ele novamente empurrar a pedra morro acima.
Na referência ao 7:1 de 2014, eu dei uma gargalhada aqui!!! 😂😂😂😂😂😂 Sensacional esse vídeo!!! Eu não vejo essa música como satânica, não, jamais! Pra mim, é um senhorzinho, tipo um indiano, sentado na esquina, pedindo esmolas e contando história. **Essa música eu coloco todo ano, no meu aniversário 🎂😅
Todos que nascem depois que um fato acontece e tem conhecimento dele atraves da histórias ele vive o fato. Entao é isso tudo que ja passou faz parte da nossa vida na terra, entao eu nasci ha milhões de anos atras. eu estava em todos esses fatos apesar de nao estar ainda materializado,
como espírita que sou, eu acredito que essa música fala sobre reencarnação e sobre as diferentes vidas que o raul (ou o velho pedindo esmola) passou durante 10 mil anos
“Serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: “Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas””/ Em Apocalipse 16:21, grandes pedras de granizo caem do céu, pesando mais de trinta quilos, e os homens blasfemam contra Deus. Uma alusão Bíblica sobre a ira de Deus contra o Homem. Descrevendo que o castigo veio das alturas.O narrador cometeu todos os erros e acertos dos humanos,
Eu adoro esta musica, lembra mt minha infância. Nunca tinha ouvido falar desta ideia de q era o diabo q estava cantando haha p mim era um velhinho imortal (ou mentiroso). Depois q soube q ele se inspirou no Elvis fiquei pensando se não era uma brincadeira tipo "Elvis não morreu, ta cantando uma versão de sua musica na praça" haha
"Quando a pedra rolou da ribanceira" sempre achei que se referia ao mito Sísifo, no qual ele diariamente rola uma pedra até o topo da montanha só pra ver ela cair e repetir esse ciclo infinitamente
Todas as músicas do Raul mereciam um vídeo explicativo como esse, na vdd kkkk e o lance da pedra cair da ribanceira, eu sempre imaginei ele como um homo sapiens na época das cavernas sobrevivendo as adversidades da época primitiva em q vivia, nessa hora em q a pedra dispenca e quebra a perna dele.
E quando a pedra despencou da ribanceira Eu também quebrei a perna, eu também! É a justificativa pro ancião pedir esmola no início da música tendo ele ficado com alguma sequela kkkk. Um dia, numa rua da cidade Eu vi um velhinho sentado na calçada Com uma cuia de esmola e uma viola na mão O povo parou pra ouvir, ele agradeceu as moedas.
Raul não foi abandonado por Edith, foi Raul que falou para ela que iria buscar um maço de cigarro e nunca mais voltou, Edith pegou a filha Simone voltou para os Estados Unidos e distanciou Simone do pai fazendo com ele perdesse total contato com a filha, toda vez que ele falava sobre isso ele se sentia extremamente mal e triste.
“a pedra que rola a ribanceira” poderia representar a passagem inexorável do tempo, e a ideia de que, apesar dos séculos e das lições aprendidas, a humanidade ainda carrega os mesmos dilemas e erros.
Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
15:09 Esse trecho faz referência a mitologia grega sobre a história de Sísifo, "após desafiar e os deuses e enganar a morte foi condenado a uma pena eterna, "subir a montanha com uma pedra, mas quando chegava próximo ao topo a pedra rolava morro abaixo o que o forçava a recomeçar sua missão. Foi a referência que aprendi ainda na minha adolescência com um professor de música que adorava Raul.
Ótimo vídeo! E incrível como as pessoas procuram o diabo nas músicas, de Rolling Stones, a Raul e até a Xuxa (que fala sei-lá-oque se rodar o disco ao contrário....) os Engenheiros até tomam um sarro com isso em um dos seus discos... Agora o que eu acho incrível de fato é que o Paulo Coelho caçava do Raul por ele ser "careta", "engravatado" ou "almofadinha" (como se dizia à epoca) pra se tornar exatamente isso depois de tornar o Raul num grande "porra louca" que é o que ele (Paulo Coelho) era a época. Já ouvi uma teoria de que "amigo Pedro" na verdade referencia ao Paulo, é só uma teoria divulgada, mas tem um certo sentido...
15:03 - A pedra que caiu da ribanceira e quebrou a perna é referência ao sonho do Profeta Daniel sobre a estátua do rei Nabucodonosor. Está na Bíblia, no Livro de Daniel, cap. 2, versículos 32 a 35.
Sobre o trecho da pedra rolou a montanha pode se tratar de um profecia bíblica descrita no livro de Daniel. Onde fala sobre uma estátua e cada parte dessa estátua representa uma potência mundial dominante em cada época histórica. A estátua tem pés de ferro misturado com argila. E no final da profecia diz que uma rocha desce da montanha e quebra as pernas e pés dessa estátua.
Maravilhosa essa história!! Excelente o canal!! E Raul era especial e único!! Parabéns pelo belo e justo esclarecimento!!
หลายเดือนก่อน +2
Quando a pedra despencou da ribanceira eu também quebrei a perna > QUE DISSER NO TEMPO DAS CAVERNAS INICIO DA CIVILIZAÇÃO a humanidade fazia trabalho pesado com pedras e grandes construções olha o contexto que chega nisso ha 10 mil anos atras
Pouco tempo ataras descobrir que essa musica ja existia , um coubtry antigo , vi o Paulo confessando , fiquei muito decepcionado, Sempre achei essa musica ymas das mais geniais musicas ja conpostas
Negativo. Assim como a música Gita, baseada num texto Hinduísta antigo, Eu Nasci Há 10 mil Anos atrás é composição de Raul Seixas. O fato de ser baseada numa literatura pré- existente não retira o caráter autoral da obra.
@@jullianosantossilva1431Está música é um plágio de uma canção americana, a gravação que Raul copiou foi a do Elvis I Was Born About Ten Thousand Years Ago.
Muito bem explicado. Verdade não tem nada de diabo nessa música, é simplesmente uma poesia contada através dos pedaços da história. A situação triste e decadente de Raul deu esse ar místico.
15:02 A frase "quando a pedra despencou da ribanceira, eu também quebrei a perna" não se refere diretamente a um evento histórico específico. Apenas sugere a ideia de que o personagem vivenciou muitas quedas e desafios ao longo da história, acompanhando a humanidade em seus altos e baixos. A pedra que despenca da ribanceira simboliza eventos catastróficos ou inevitáveis, e o fato de ele ter quebrado a perna junto significa que ele também sofreu as consequências desses eventos.
Boa, gostaria de ver tb de uma explicação para a "As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor", o que motivou ele a fazer essa música, o que significa o título, etc...
Essa música foi inspirada na música do Elvis Presley "I Was Born About Ten Thousand Years Ago". Aliás, o Elvis Presley era a maior inspiração musical do Raul Seixas.
Esse trecho da música de Raul Seixas reflete uma visão de identificação com o ser humano em seus momentos mais primitivos e vulneráveis, representados por situações de convívio e de sofrimento. Ao dizer que estava "junto com os macacos na caverna," Raul faz uma alusão às origens da humanidade, remetendo a um estado simples e instintivo, como se ele também estivesse lá, vivendo essa experiência coletiva de maneira crua e honesta. A cena de "beber vinho com as mulheres na taberna" reforça a ideia de compartilhar momentos de prazer e celebração com outras pessoas, como parte de uma conexão com o lado mais humano e social. Por fim, "quando a pedra despencou da ribanceira / Eu também quebrei a perna, eu também" simboliza como ele vivencia o sofrimento e a dor coletiva, sentindo as dificuldades e desafios que todos enfrentam. O trecho transmite uma mensagem de que ele não está acima dos outros; ele compartilha dos mesmos altos e baixos da existência humana, com suas alegrias e dores. Isso gera um senso de pertencimento e empatia, como se ele quisesse dizer que, assim como qualquer pessoa, ele também passa por tudo isso.
Ficha Técnica da faixa: HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS De: Raul Seixas e Paulo Coelho Viola e guitarras: RICK FERREIRA Baixo: LIMINHA Bateria: PEDRINHO Percussão: MAZOLA Gaita: MAURICIO EINHORN Côro: REGINA, EVINHA e MARIZA. OBS: Das 11 faixas do disco o Paulo César Barros toca em 08 e uma das exceções é a música "Há Dez Mil Anos Atrás "
Sempre quando escuto essa música exatamente nesse trecho lembro do achado arqueológico da 'Luci Blue sky' que foi o ligação do homem sapiê o elo que faltava da evolução da biologia humana. Lembrando que luci caiu da árvore ou rochedo e despencou e quebrou a perna.
Eu nunca pensei na hipótese de ter sido o diabo mesmo ouvindo essa música muitas e muitas vezes mas reconheço de muita gente acredita nessas teorias ridículas de conspiração. De qualquer forma foi muito bom saber mais detalhes da criação e produção da música. Ótimo vídeo!
" Quando a predra despencou na ribanceira..." pode ser uma citação ao termo "Rock"n Roll - Pedras rolando" ou seja quando surgiu o Rock'n roll o cara também sofreu as consequências desse movimento que varreu o mundo como uma pedra despencando e rolando...
Raul faz referência ao Mito de Sísifo quando fala da pedra rolando da ribanceira. Sísifo, recebeu uma punição exemplar: rolar diariamente uma pedra montanha acima até o topo. Ao chegar ao topo, o peso e o cansaço promovidos pela fadiga fariam a pedra rolar novamente até o chão e no outro dia ele deveria começar tudo novamente e assim para todo o sempre. Essa punição era um modo de envergonhar Sísifo por sua esperteza e habilidade usadas para tramar contra os deuses. Pode ser visto como uma forma de obediência coletiva em que somos submetidos. Todos os dias desenvolvemos atividades que mal sabemos se queremos fazer, vivemos sem saber o que queremos, mas todos os dias,.logo cedo, estamos faZendo novamente o que temos que fazer. Obediência/subserviência
Cupom Insider: JULIO15
Use meu cupom pra aproveitar a Black Insider e consiga até 40% off com os descontos do site!
creators.insiderstore.com.br/JULIO15 #insiderstore
Eu acredito que quando a pedra desbancou da ribanceira eu também quebrei a perna se refere a A narrativa bíblica (Juízes 9:5), onde Abimaleque se torna rei sobre uma pedra, após assasinar seus 70 irmãos, fica vaga a interpretação bíblica, mas o fato de ser uma pedra só pode sugerir uma emboscada em que empurra sobre a casa dos seus pais matando seus 70 irmãos e resta um sobrevivente ferido que não diz, como é o ferimento, mas tem tem interpretações que ele usa a pedra para golpeiar a cabeça de todos seus irmãos, sem de fato empurra la, quando eu era religioso dependo de quem pregava ele descrevia a cena como uma emboscada, como Raul usa referências religiosas e políticas na música e se refere também a Moisés cruzar o mar vermelho e sangue descer pela montnaha quando Hitler chamou ou clamou pela Alemanha fazendo uma referência a história judaico/cristã, falando de política e religião o trecho de Juízes trata disso acredito que esteja narrando o fato como se tivesse testemunhado e sobrevivido.
Beleza
Eu também quebrei a perna...antigamente os artistas de teatro falava pra um companheiro..a seguinte frase "Quebre a perna .." talvez seja essa a frase
@juliostore ...Eu também quebrei a perna...antigamente os artistas de teatro falava pra um companheiro..a seguinte frase "Quebre a perna .." talvez seja essa a frase
"Quando a pedra rolou da ribanceira eu tbm quebrei a perna", acredito que seja referência a uma viagem que Oxalá fez em direção a Oyó, reino de Xangô (que tbm é representado pela pedra/pedreira), durante a viagem Exú prega várias peças em Oxalá, que por fim é preso pelos soldados de Xangô e quebra a perna.
Nunca na vida achei que era o capeta. Desde criança achei que era um matuto contando conversa pra ganhar atenção. Excelente vídeo mais uma vez!
Eu sempre achei que era um vampiro
Eu tbm 😂
Eu também achava q se tratava de um morador de rua qualquer, um transeunte na avenida comercial.kkkkk
😂😂😂😂
Sou de Salvador Bahia, e ele era sim ocultista.
Todo mundo sabe disso, o fato de vc ser da bahia muda nada
Eu sempre vi o personagem da musica como um contador de historias (como os bobos da corte ou semelhantes). E quando ele finaliza "para aquele que provar que eu tou mentindo, tiro meu chapeu" se representa como as finalizações desses contadore de historia, do tipo "isso é oque eu sei, se voce sabe mais que eu, parabens pra voce, pois nao influencia em nada noque acabei de contar"
A frase
E pra aquele que provar que estou mentindo eu tiro meu chapéu, é uma forma de reconhecer aquele que o desmentir.
Aqueles malucos de praça que existem em qualquer cidade. Talvez o mais famoso seja o Gentileza, que vivia no Rio de Janeiro !
Também vejo assim.
O personagem é simplesmente o ser humano, lol
"Não sei, só sei que foi assim"
Julião, segura essa: "Quando a pedra rolou da ribanceira" pode ser uma referência ao Rock and Roll (pedras rolantes) e "Eu também quebrei a perna" pode se referir a uma apresentação de sucesso, como a expressão "break a leg" dita antes de apresentações. Então, ele quer dizer que quando apareceu o rock and Roll, ele fez sucesso. Inclusive é algo que o diabo diria... Kkkkk
Pode ser referência aos Rolling Stones também!
Acho bem plausível essa hipótese kk
Rolling Stones é Pedras Rolantes. Rock and Roll, não.
Ou talvez seja uma referência ao sonho de Nabucodonosor, rei da Babilônia, no qual ele vê uma estátua magnífica que representa os reinos da terra no decorrer do tempo, então uma pedra quebra as pernas da estátua e esmiúça ela toda, Daniel capítulo 2.
Eu penso a mesma coisa. E que acrescentaria ao tempo passado, já que no lançamento a MPB estava mais em alta do que o Rock. Então quando o Rock passou ele tava rico...e agora tava no meio da MPB.
Eu sempre achei que tinha algo a ver com o trabalho de Sísifo. Mas a teoria que uma galera trouxe de "rock'n roll" e "break a leg" é muito boa!
O velhinho pode ter sido uma alma muito antiga que reencarnou várias vezes presenciando esses eventos.
De todo modo, a letra é genial.
Só sei de uma coisa o Raul, Renato russo e tantos outros poetas que foram embora só deixaram lembranças e eternas canções.
A maior beleza da poesia é um contraponto que passou despercebido: a primeira frase da canção em si é "eu vi Cristo ser crucificado" logo, o poema começou com o último ato da vida de Cristo e a última frase do poema diz "eu vi a estrela de Davi brilhar no céu"Isso aconteceu no dia que Cristo nasceu e o nascimento de Cristo é o anúncio da boa nova, trazendo esperança ao mundo. Esse joguete que ele faz com o tempo e a ordem cronológica, eu sempre considerei a parte genial da música.
Parabéns felicidades
Nunca tinha percebido isso, muito bom!!!
Louvado seja o Senhor Jesus 🙏
isso não é joguete amigo isso é realidade vocês estão caindo em mais uma mentira criada pelo próprio Satanás e não estão percebendo
Esse é um dos versos mais geniais da música justamente por isso, ele comunga mais de um símbolo e metáfora, reunindo tanto o mito de Sísifo, o rei condenado a subir com uma pedra gigantesca pela montanha, e ao chegar ao topo a pedra despencava de novo, ou seja, um ciclo de repetição, uma alegoria sobre o topo, além de também fazer referência ao rock in roll....chega ao topo, as pedras continua rolando, sempre tendo que provar novamente sua capacidade, talento e relevância.
Exatamente o que pensei sobre esse trecho! 👏🏻👏🏻👏🏻
Tb pensei nisso, mas quebrar a perna não faria sentido.
Em inglês, break a leg é desejo de boa sorte.
@@dezembro13 então, justamente, faria sentido o quebrar a perna como um sinônimo de eu também fiz sucesso...
É sobre o castigo de Sísifo que tem que rolar uma pedra sobre a ribanceira.
quebrar a perna sempre me lembrou duas coisas, o diabo tem pernas tortas (de bode) e também existia a brincadeira do diabinho da perna torta, se o Raúl não se inspirou nem um pouco nisso foi simplesmente muita coincidência
"E quando a pedra despencou da ribanceira eu tambem quebrei a perna" acredito que ele fale sobre o grau de intimidade que ele teve com os acontecimentos historicos, ele estava tão presente que quando aconteceu coisas ruins ele tambem sofreu com aquilo.
Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, do esforço imaginativo e da meditação. Pensava como se fosse uma ode ao conhecimento e à cultura.
Na Bíblia, no capítulo 2 do livro de Daniel, há um episódio em que o rei Nabucodonosor sonha com uma estátua gigante de pernas de barro e ferro que são quebradas por uma pedra que rola da montanha. Leiam esse capítulo, é muito interessante!👍
Ele viu Moisés atravessar o mar vermelho, 5000 mil anos atras ,e viu Hitler chamar toda alemanha no seculo 19, ( detalhe ele viu, ñ leu ou alguém contou), Logo ele so pode ser um ser extraterrestre.
A música reflete sobre o conhecimento e as experiências acumuladas pela humanidade e sua tendência de ignorar lições do passado.
Gostei muito da sua visão. Está nos 5% melhores daqui. O Raul Seixas tinha uma cultura universalizada, portanto creio que o seu "personagem" não era um contador de histórias provinciano.
Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
😂😂😂 A melhor propaganda da Insider! Com leveza e informação!!! Raul é único! Parabéns irmão!! 👏👏👏👏 Sensato sem ser ridículo!!!!
Essa camiseta é sensacional
Sempre achei q a figura q narrava a música fosse uma junção dos menestreis, trovadores, poetas e até profetas. Onde cada um falava/cantava (alertava) seu povo, mas ninguém quer ouvi-los.
Está composição é genial
É a escrita
E praquele que provar que eu tô mentindo é o Chicó dizendo: não sei, só sei que foi assim! 😅
Muito bom o vídeo!
Acredito que quando ele diz: "Eu tiro meu chapéu" está mais ligado a desafiar quem conseguir contestar os "fatos históricos" que ele expôs... (Pois supostamente, teriam acontecido)
Mas... Enfim, Raul deixou muitas questões em aberto... Viva a Raul! Ao Rock!!! E um grande viva aos baianos incríveis... De Dodô até àqueles que certamente virão!!!!
A Bahia é berço de cultura FODA!!! 😁
eu nunca tinha pensando na possibilidade do senhor ser o diabo, é algo interessante que nunca passou pela minha cabeça, mas para mim, ele soa muito mais como um filósofo sarcástico
Não vejo sarcasmo nenhum. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
Eu sempre interpretei o final como aquela expressão popular "eu tiro meu chapeu pra você" que significa dar parabéns a pessoa, demonstrar respeito.
Eu acho essa música genial. A frase de tirar o chapéu era a que mais me fazia rir: como alguém provará que ele está mentindo? Tudo isso que eu tô falando, aconteceu e pronto. Se provares que eu tô mentindo, te farei até reverência, tiro o meu chapéu. Por isso essa de dizer que era um ou era outro falando através do Raúl nessa cancão nunca me passou pela cabeça, era ele tirando onda e pronto. Raúl era mestre na arte de dar duplo, triplo, quádruplo sentido a tudo, nas suas músicas não haviam frases em vão. Eu o adimiro muito, sou suspeito. O maior de todos. 👏👏👏👏👏
Raul era bom , mas nesta música que é um plágio de uma gravação do Elvis não tem nada de genial , é só troca de palavras sobre a versão original
@@Suttercane. A música era de domínio público, não tem autor reconhecido, logo não é plágio. Elvis também regravou, até aí a gente concorda. O que eu entendo é que a tradução não foi ipsis litteris, logo o Raúl colocou alguns fatos históricos que achava mais interessantes ou mais pertinentes ou porque rimavam... E onde acho q o Raúl emprestou sua genialidade? Na carga irônica e nos detalhes. Só isso! Mas sou suspeito como falei, sou muito fã. Hahaha! Forte abraço!!
Sempre pensei q o narador fosse uma pessoa com acesso aos documentos históricos, um sábio.
As visões dele são imaginadas através da leitura.
Em uma estrofe da letra ele diz "eu li", a partir disso comecei a interpretar assim.
Exatamente! Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Um homem que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura.
Quando criança morria de medo de tudo. Da foto, do disco e das músicas. Eu chorava quando meu pai ameaçava colocar Raul la em casa.
😂 Normal pq as músicas dele são mesmo pro lado do ocultismo, mesmo que há os que negam isso. Mas é tão evidente a religiosidade ocultista nas letras. 😅
No item 15:02 ele provavelmente se refere ao sonho bíblico de Daniel da pedra que rola e destrói a estátua de Nabucodosor... faz mto sentido, dá uma checada... :)
Eu também acho que é isso, pois quando a pedra rola e destrói a imagem de Nabucodonosor (que representa as nações poderosas), significa que haverá uma nação poderosa que vai dominar o mundo, e todas as demais serão submissas a ela. Trata-se de o Reino de Deus que vai sobressair os reinos do mundo.
Também acho que se trata da história relatada em Daniel, no relato a pedra rola e atinge a estátua da visão de Nabucodonozor nos pés e quebra a estátua!
Na interpretação da letra de Raul Seixas, o personagem se assemelha ao "príncipe deste mundo" mencionado na Bíblia, que se exalta como portador de uma mensagem ilusória de poder. Inspirado em Daniel 2:34-35, onde uma pedra não esculpida por mãos humanas destrói a estátua que representa impérios terrenos, a "pedra que quebra a perna" simboliza a verdade que interrompe temporariamente o domínio dessa figura. Após uma pausa, ele tenta novamente, mas sua próxima queda será final, como em Daniel 7:26, onde o poder do enganador será "destruído e arruinado para sempre." Assim, Raul parece sugerir que, apesar da ilusão temporária, o falso conhecimento não resistirá ao julgamento da verdade, que trará libertação verdadeira e duradoura à humanidade.
Eu ia comentar isso, mas vocês já fizeram a explanação correta. Provavelmente é isso mesmo, sabendo que este músico era místico e ocultista, obviamente esta música tem viés de feitiçaria e amostra de conhecimentos bíblicos, para atrair as mentes vulneráveis para longe de Deus.
Boa resposta meu amigo, favor lerem o livro de Daniel, entenderão com facilidade
Parabéns pelo anúncio, muito bem feito.
Se Raul Seixas vivesse hoje em São Paulo o que não faltaria seria inspiração. Todo dia tem um black-out por lá.
Prefeito fantasma fazendo seu trabalho... não fazendo nada. 😂
Que coisa tem bairro que não sabe o que é apagão...e convenhamos a ventania que deu foi forte.
Culpa do prefeito incompetente e do povo burro.
@@vandomontnek9292 prefeito? Ou governo federal q renovou contrato com aquela empresa italiana irresponsável?
@@Real_LoneWolfFake news pra defender o indefensável. Quem é a favor de privatizar tudo são Bozo, Tarcinico e Nunes. Lula nunca privatizou nada, o gado vota em quem vai terceirizar/ privatizar tudo, pra pagar mais caro e ter uma merda de serviço e ainda quer botar a culpa em quem não tem nada a ver😂😂😂
Júlio, “quando a pedra despencou da ribanceira eu também quebrei a perna “ quer dizer ele está fazendo uma referência/reverência ao Rock and Roll (pedra rolando) quebrar a perna ou quebrar a pélvis é imitar os passos dos ídolos do Rock, que no caso é Elvis.
Alem da referência ao Rock, "quebrar a perna" é fazer sucesso.
No teatro dizem "merda" ou " va a merda" ou "quebre a perna",como desejo de sucesso.
Acho essa alusão ao Rock e quebrar a perna a melhor explicação. Talvez o Mito de Sisifo possa possa ser um gatilho culto nas conversas com Paulo Coelho, inspirou Raul colocando mais explícito para o ato de fazer Rock no Brasil, ofício espinhoso nos primórdios desse nosso ofício.
é interessante sua observação; no sentido de que Raul já via o rock com Elvis decadente e sem os Beatles tudo iria ruir, se tornando rock de vitrine somente o que realmente ocorreu; muito interessante esse seu ponto de vista
Sempre vi essa história como se fosse um sábio eremita que lembra de suas encarnações antigas, e que nada mais é que a jornada de todos nós também
Gosto do Raul, mas não sou fã de carteirinha kkk,porém ninguém pode negar que esse foi um grande disco,Raul era simples e sofisticado ao mesmo tempo, meu filho se chama Raul kkk
Mito de Sísifo! 15:06
Pensei a mesma coisa!
Essa eu duvidaria que o Julio iria pensar.
Raul sempre muito mais além que o óbvio!
"Meu amigo Pedro" tbm tem a ver com este mito, pq ele leva a vida na rotina (empurrando a pedra) até esquecer o pq disto, mas td acaba onde começou (no início depois da pedra rolar). E é uma música do mesmo disco.
@@TheSamedhi" tragédia" rende ótimos textos! 🙃
"E seja o que os deuses quiserem!..." 😂
Expressão "eu nasci há dez mil anos" pode ser uma referência a humanidade. Se for considerada que o passado nos é transmitido de geração por geração.
Sempre considerei que se referia ao nascimentos da humanidade de acordo com os fósseis mesmo, até por conta da datação dos primeiros, que é por volta da data título da música.
Inclusive, eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
Não precisa nascer há dez k atrás pra saber de tudo q Raul cantou nessa música. Basta ler 😊
Inclusive, eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
@@Rodrigodossantosmoser2 é tão óbvio. Mas as pessoas preferem acreditar no misticismo, teoria da conspiração. E por isso q a área 51, faz tanto sucesso. 😄
Julio, o baixista dessa música é o Liminha, dos Mutantes. Ele fala isso numa entrevista dada ao Gastão Moreira... Abraço!
Esse Liminha é um patrimônio cultural do país mesmo, já vi tanta referência dele tocando ou produzindo, que perdi as contas.
John Lennon tmb ria de quem tentava encontrar significados ocultos nas canções e no fim escreveu 'I am the walrus' só para tirar o sarro 😆 é apenas uma porção de rimas, dizia ele.✌
"Quando a pedra despencou da ribanceira" pode ser o fenômeno do Rock and Roll (pedras que rolam) surgindo com Elvis.
E o "também quebrei a perna" pode ser o jeito de dançar do Elvis.
Ou seja, quando o Rock surgiu eu tb rebolei junto com o Elvis
Break a leg é uma expressão usada no teatro e depois no Show business, significa algo como boa sorte ou ter sorte, sucesso...talvez seja esse o significado
Esse LP é fantastico Raul no auge de toda sua versatilidade musical e vocal
Pra mim o novo aeon e esse em questão são ótimos, agora nos discos seguintes começa o declínio.
@@ChicoFWM1490 em termos de letra raul nunca caiu de qualidade, deixou de ser tão agressivo mas falava o que queria só que forma mais simples.
Agora o som e a voz realmente foi um declínio
Amo essa música! Sou baixista e a linha de baixo dela é uma música de fato desafiadora, pois há uma variação imensa de 'firulas' no decorrer da música, em minha busca por vídeos de outros baixistas tocando essa música para conseguir pegar algumas partes, acabei descobrindo que quem gravou o baixo dela foi o Liminha (Produtor Musical e Ex-Baixista da banda Os Mutantes), inclusive tem vídeo dele falando sobre isto.
Se Raúl Seixas deixou claro que essa música não fala do diabo... então falou tá falado!
Independente de como foi feita a letra eu sempre levei esse grande sucesso de forma literal. Cada um é cada um. Nunca levei a música nesse sentido diabólico como alguns canais do TH-cam falaram.
Salve Raul! Toca Raul!
Boa história J.E.
Esses pastores não pensam com a cabeça, simples meu amigo
É difícil analisar pois a letra é um "plágio" de uma americana , tens que se fazer uma análise da original para ver onde Raul quis chegar com sua letra
Eu acho que esta música fala sobre o legado cultural que herdamos por milhares de anos. Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
A maioria dos palpites aqui são muito bobinhos. Não precisa de um Raul Seixas pra cantar sobre um contadorzinho de histórias provinciano, nem pra ficar colocando mensagens subliminares satânicas nas músicas, ou fazer metalinguagens para adolescentes sobre o gênero musical que eles curtem.
Essa é a melhor publi da insider que eu já vi kkkkkkk. E não foram poucas.
Acredito que o trecho da pedra rolar e quebrar a perna se refira a esse trecho de Daniel 7:33-34: "As pernas eram de ferro e os pés eram parcialmente de ferro e parcialmente de argila. Enquanto o senhor estava olhando, uma pedra foi cortada de um monte, não por mãos, e atingiu os pés da estátua, que eram de ferro e de argila, e os esmigalhou.".
Parabéns felicidades
Realmente, me veio esse trecho na hora na cabeça, especialmente quando vc considera que a estátua do homem que quebra a perna representa os impérios desse mundo, que tem seguem os ensinamentos de Babel.
Eterno Raul
É sério que a galera não percebeu que o narrador da música era um artista de rua contando "sua história.", difícil heim?
"Eu fui testemunha do amor de Rapunzel,
Eu vi a Estrela de Davi brilhar no céu,
E praquele que provar que eu tô mentindo,
Eu tiro o meu chapéu.."
Toca Raul ♥️⭐🎶
Na época o brasil era mil vezes mais moralista e cristão doq hoje, mas o Raul tinha apreciação no thelema de Aleister Crowley, não é a toa que ele cita em umas das músicas a frase "fazes o que tu queres pois é tudo da lei"
Raul continua indecifrável
Sou dá época e só achei que era música!
Júlio. Pesquisando sobre trecho "quando a pedra despencou..." achei um passagem da bíblia que supostamente pode ser a inspiração pro citado verso. Vem de Daniel 2:34 que diz "Enquanto estavas contemplando toda a estátua, uma pedra soltou-se , sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os destroçou." Sugestivo, não é?
Pode ser que ele se referiu ao mito de Sísifo na parte do "a pedra despencou da ribanceira .....". E mesmo com a perna quebrada, lá vai ele novamente empurrar a pedra morro acima.
O Raul resumiu a história em uma música, isso é o suficiente e ponto.
Na referência ao 7:1 de 2014, eu dei uma gargalhada aqui!!! 😂😂😂😂😂😂 Sensacional esse vídeo!!!
Eu não vejo essa música como satânica, não, jamais! Pra mim, é um senhorzinho, tipo um indiano, sentado na esquina, pedindo esmolas e contando história.
**Essa música eu coloco todo ano, no meu aniversário 🎂😅
Todos que nascem depois que um fato acontece e tem conhecimento dele atraves da histórias ele vive o fato. Entao é isso tudo que ja passou faz parte da nossa vida na terra, entao eu nasci ha milhões de anos atras. eu estava em todos esses fatos apesar de nao estar ainda materializado,
Verdade
como espírita que sou, eu acredito que essa música fala sobre reencarnação e sobre as diferentes vidas que o raul (ou o velho pedindo esmola) passou durante 10 mil anos
"e pra quele que provar que eu estou mentindo, eu tiro meu chapéu"
O chapéu de mágico ( ou mago), Raúl e Paulo, foram "iniciados"!!!
Raul era genio, esse sempre sera o inicio, meio e o fim.
Muito bom! Ouçam a versão do Elvis, é muito boa também
“Serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: “Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas””/ Em Apocalipse 16:21, grandes pedras de granizo caem do céu, pesando mais de trinta quilos, e os homens blasfemam contra Deus. Uma alusão Bíblica sobre a ira de Deus contra o Homem. Descrevendo que o castigo veio das alturas.O narrador cometeu todos os erros e acertos dos humanos,
Eu sempre tive pra mim que esta música falava da civilização humana, que começou a se organizar há mais ou menos uns 10 mil anos
As histórias de Raul Seixas são espetaculares.
Cara fala a história de “me lambe, raimundos”
Eu adoro esta musica, lembra mt minha infância. Nunca tinha ouvido falar desta ideia de q era o diabo q estava cantando haha p mim era um velhinho imortal (ou mentiroso). Depois q soube q ele se inspirou no Elvis fiquei pensando se não era uma brincadeira tipo "Elvis não morreu, ta cantando uma versão de sua musica na praça" haha
"Quando a pedra rolou da ribanceira" sempre achei que se referia ao mito Sísifo, no qual ele diariamente rola uma pedra até o topo da montanha só pra ver ela cair e repetir esse ciclo infinitamente
13:47 Lembro de perguntar pra minha irmã quando era criança se Pedro tinha feito isso mesmo e ela me responder que sim. Fiquei em choque! kkkkkkkkkk
Viva Raul
Todas as músicas do Raul mereciam um vídeo explicativo como esse, na vdd kkkk e o lance da pedra cair da ribanceira, eu sempre imaginei ele como um homo sapiens na época das cavernas sobrevivendo as adversidades da época primitiva em q vivia, nessa hora em q a pedra dispenca e quebra a perna dele.
E quando a pedra despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna, eu também!
É a justificativa pro ancião pedir esmola no início da música tendo ele ficado com alguma sequela kkkk.
Um dia, numa rua da cidade
Eu vi um velhinho sentado na calçada
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão
O povo parou pra ouvir, ele agradeceu as moedas.
Raul não foi abandonado por Edith, foi Raul que falou para ela que iria buscar um maço de cigarro e nunca mais voltou, Edith pegou a filha Simone voltou para os Estados Unidos e distanciou Simone do pai fazendo com ele perdesse total contato com a filha, toda vez que ele falava sobre isso ele se sentia extremamente mal e triste.
13:14 Primeira vez que vejo alguém que não mentiu ou palpitou na hora de falar sobre inquisição, parabéns.
Ala o catolico
“a pedra que rola a ribanceira” poderia representar a passagem inexorável do tempo, e a ideia de que, apesar dos séculos e das lições aprendidas, a humanidade ainda carrega os mesmos dilemas e erros.
Sempre tive a impressão de que o "personagem" que canta é um erudito, sábio ou homem muito culto. Alguém que teve acesso a experiências imaginativas de acontecimentos passados através da leitura, da imaginação e da meditação dos fatos do passado. Via como uma ode ao conhecimento e à cultura.
❤ BOA NOITE PESSOAL DO BEM 🙌
cara. a dez mil anos atrás é nossa existência , mesolítico. descobrimos como sobreviver, através dos animais e fruticultura e hortaliças....
Raul Seixas,Renato Russo,Cazuza... Estavam muito a frente do seu tempo.
15:09 Esse trecho faz referência a mitologia grega sobre a história de Sísifo, "após desafiar e os deuses e enganar a morte foi condenado a uma pena eterna, "subir a montanha com uma pedra, mas quando chegava próximo ao topo a pedra rolava morro abaixo o que o forçava a recomeçar sua missão. Foi a referência que aprendi ainda na minha adolescência com um professor de música que adorava Raul.
Ótimo vídeo!
E incrível como as pessoas procuram o diabo nas músicas, de Rolling Stones, a Raul e até a Xuxa (que fala sei-lá-oque se rodar o disco ao contrário....) os Engenheiros até tomam um sarro com isso em um dos seus discos...
Agora o que eu acho incrível de fato é que o Paulo Coelho caçava do Raul por ele ser "careta", "engravatado" ou "almofadinha" (como se dizia à epoca) pra se tornar exatamente isso depois de tornar o Raul num grande "porra louca" que é o que ele (Paulo Coelho) era a época.
Já ouvi uma teoria de que "amigo Pedro" na verdade referencia ao Paulo, é só uma teoria divulgada, mas tem um certo sentido...
Toocaa Raauuuulll 🎧♥️🎵🎼🎶🎶🎶🎼🎸🎷🎶🎶🎶🎶🎶
Nunca pensei que essa música fosse pro coisa ruim.
Quando a pedra rolou na ribanceira..., se refere a um livro chamado "antes de Adão", conta história dos ancestrais dos humanos
Quando a pedra rolou da ribanceira faz referência a descoberta da roda pelos homens primitivos.
Nos momentos atuais chamado de mendigo, artista de rua. Famoso.
15:03 - A pedra que caiu da ribanceira e quebrou a perna é referência ao sonho do Profeta Daniel sobre a estátua do rei Nabucodonosor. Está na Bíblia, no Livro de Daniel, cap. 2, versículos 32 a 35.
Sobre o trecho da pedra rolou a montanha pode se tratar de um profecia bíblica descrita no livro de Daniel. Onde fala sobre uma estátua e cada parte dessa estátua representa uma potência mundial dominante em cada época histórica. A estátua tem pés de ferro misturado com argila. E no final da profecia diz que uma rocha desce da montanha e quebra as pernas e pés dessa estátua.
Amo Raul Seixas para mim o melhor do Brasik
Maravilhosa essa história!!
Excelente o canal!!
E Raul era especial e único!!
Parabéns pelo belo e justo esclarecimento!!
Quando a pedra despencou da ribanceira eu também quebrei a perna > QUE DISSER NO TEMPO DAS CAVERNAS INICIO DA CIVILIZAÇÃO a humanidade fazia trabalho pesado com pedras e grandes construções olha o contexto que chega nisso ha 10 mil anos atras
Pouco tempo ataras descobrir que essa musica ja existia , um coubtry antigo , vi o Paulo confessando , fiquei muito decepcionado,
Sempre achei essa musica ymas das mais geniais musicas ja conpostas
Negativo. Assim como a música Gita, baseada num texto Hinduísta antigo, Eu Nasci Há 10 mil Anos atrás é composição de Raul Seixas. O fato de ser baseada numa literatura pré- existente não retira o caráter autoral da obra.
@@jullianosantossilva1431Está música é um plágio de uma canção americana, a gravação que Raul copiou foi a do Elvis I Was Born About Ten Thousand Years Ago.
Muito bem explicado. Verdade não tem nada de diabo nessa música, é simplesmente uma poesia contada através dos pedaços da história. A situação triste e decadente de Raul deu esse ar místico.
15:02 A frase "quando a pedra despencou da ribanceira, eu também quebrei a perna" não se refere diretamente a um evento histórico específico. Apenas sugere a ideia de que o personagem vivenciou muitas quedas e desafios ao longo da história, acompanhando a humanidade em seus altos e baixos. A pedra que despenca da ribanceira simboliza eventos catastróficos ou inevitáveis, e o fato de ele ter quebrado a perna junto significa que ele também sofreu as consequências desses eventos.
Boa, gostaria de ver tb de uma explicação para a "As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor", o que motivou ele a fazer essa música, o que significa o título, etc...
Se tira o chapéu, então o velhinho que está pedindo esmola só pode ser o Raul Gil, certeza.
Raul Gil kkkkkkkk
Eu sempre achei que ele era o Homem, por isso ele nasceu 10 mil anos atrás e viu tudo acontecer
Essa música é inspirada em "I Was born about ten thousand years ago. And there is nothing in this world That I don't know" Elvis Presley 1966
Quando o craque chegou no Brasil ele tmbm quebrou a perna. Pelo menos era o comentário na minha época.
É uma das melhores músicas de todos os tempos
Sem dúvida a melhor música que ele já criou.
Espetacular!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Quem nasceu a 10 mil anos atrás foi a humanidade, logo aquele que acompanhou todo o processo histórico humano foi a humanidade.
Essa música foi inspirada na música do Elvis Presley "I Was Born About Ten Thousand Years Ago". Aliás, o Elvis Presley era a maior inspiração musical do Raul Seixas.
Esse trecho da música de Raul Seixas reflete uma visão de identificação com o ser humano em seus momentos mais primitivos e vulneráveis, representados por situações de convívio e de sofrimento. Ao dizer que estava "junto com os macacos na caverna," Raul faz uma alusão às origens da humanidade, remetendo a um estado simples e instintivo, como se ele também estivesse lá, vivendo essa experiência coletiva de maneira crua e honesta.
A cena de "beber vinho com as mulheres na taberna" reforça a ideia de compartilhar momentos de prazer e celebração com outras pessoas, como parte de uma conexão com o lado mais humano e social. Por fim, "quando a pedra despencou da ribanceira / Eu também quebrei a perna, eu também" simboliza como ele vivencia o sofrimento e a dor coletiva, sentindo as dificuldades e desafios que todos enfrentam.
O trecho transmite uma mensagem de que ele não está acima dos outros; ele compartilha dos mesmos altos e baixos da existência humana, com suas alegrias e dores. Isso gera um senso de pertencimento e empatia, como se ele quisesse dizer que, assim como qualquer pessoa, ele também passa por tudo isso.
Ficha Técnica da faixa:
HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS
De: Raul Seixas e Paulo Coelho
Viola e guitarras: RICK FERREIRA
Baixo: LIMINHA
Bateria: PEDRINHO
Percussão: MAZOLA
Gaita: MAURICIO EINHORN
Côro: REGINA, EVINHA e MARIZA.
OBS: Das 11 faixas do disco o Paulo César Barros toca em 08 e uma das exceções é a música "Há Dez Mil Anos Atrás "
Sempre quando escuto essa música exatamente nesse trecho lembro do achado arqueológico da 'Luci Blue sky' que foi o ligação do homem sapiê o elo que faltava da evolução da biologia humana. Lembrando que luci caiu da árvore ou rochedo e despencou e quebrou a perna.
Eu nunca pensei na hipótese de ter sido o diabo mesmo ouvindo essa música muitas e muitas vezes mas reconheço de muita gente acredita nessas teorias ridículas de conspiração. De qualquer forma foi muito bom saber mais detalhes da criação e produção da música. Ótimo vídeo!
" Quando a predra despencou na ribanceira..." pode ser uma citação ao termo "Rock"n Roll - Pedras rolando" ou seja quando surgiu o Rock'n roll o cara também sofreu as consequências desse movimento que varreu o mundo como uma pedra despencando e rolando...
Raul faz referência ao Mito de Sísifo quando fala da pedra rolando da ribanceira.
Sísifo, recebeu uma punição exemplar: rolar diariamente uma pedra montanha acima até o topo. Ao chegar ao topo, o peso e o cansaço promovidos pela fadiga fariam a pedra rolar novamente até o chão e no outro dia ele deveria começar tudo novamente e assim para todo o sempre. Essa punição era um modo de envergonhar Sísifo por sua esperteza e habilidade usadas para tramar contra os deuses.
Pode ser visto como uma forma de obediência coletiva em que somos submetidos. Todos os dias desenvolvemos atividades que mal sabemos se queremos fazer, vivemos sem saber o que queremos, mas todos os dias,.logo cedo, estamos faZendo novamente o que temos que fazer.
Obediência/subserviência