@@stephanyrebelato1808 Tolkien nunca leu Duna, nunca emitiu opinião sobre Duna... você tá trocando as bolas. As obras que Tolkien teve reservas por fazerem muitas referências alegóricas a fé cristã foram as da série As Crônicas de Nárnia. Pois tanto Tolkien quanto C.S. Lewis tinham inspiração cristã em suas obras, mas Tolkien entendia que se inspirar em algo não envolveria abrir mão de sua originalidade, enquanto Lewis colocava alegorias cristãs explícitas em seu Universo. A postura de Tolkien ajudou a provocar um distanciamento dos dois e o fim da amizade entre os dois.
Como pode uma narrativa de tantos anos atrás ainda ser tão atual?! Essa é uma obra atemporal. O vídeo foi excelente, como sempre. Instigou minha vontade de ler esses livros. Agora é esperar juntar dinheiro para conseguir pelo menos os três primeiros livros de Duna e os 3 primeiros de Fundação. A curiosidade está a mil. :o
@@manoelfilipe7659 ola! Está lendo a trilogis ainda? Vc está vendo a série da apple? Comecei a série e tenho somente o primeiro livro de fundação tb querendo juntar dinheiro p comprar tds!
Concordo, mas não adianta o ser humano precisa em algo para acreditar, isso nunca irá muda. Já dizia Nietzsche " O fanatismo é a única força de vontade dos fracos". Isso existe desde de sempre, seja com religiões, gangues, seitas, coching, redpill, etc faz parte do ser humano, a maioria das pessoas querem algo para acreditar.
Li esta obra já faz um tempo e lembro-me claramente de ter ficado muito impressionado quando descobri que se tratava de um livro de 1965. Frank Herbert estava muito à frente de seu tempo em termos de temas e abordagens culturais e sociais quando concebeu as suas ideias, que em geral parecem tão relevantes hoje quanto muita coisa atual.
Adoro as explicações da Sora... A voz dela é muito boa de ouvir e ela explica tudo com uma didática impressionante, ótimo texto e ótima narração... Adoro você, Sora.
é eu fiquei com muita pena do Paul na historia, dava pra ver que ele não queria aquele destino mas com o passar do tempo parecia inevitável pra ele, e acaba tendo um final tragico, coitado, mas era meu personagem favorito com certeza
Vejo ele, em messias de Duna, fragilizado , e como uma criança que N quer crescer, tanta consciência e expertize para ser no final vitima dele mesmo, faltou a ele clareza sobre ele mesmo
@@alexnogueira2878 eu discordo, a abnegação de Paul foi o princípio da salvação da humanidade. Ele entendeu que era, mas não era o kwisatz haderach e que o filho dele é quem estaria disposto a realmente pagar o preço. Não tem nada a ver com amadurecimento, mas com amoralidade. Leto II estraçalha 117 gerações de seres humanos por 3.500 anos para conseguir garantir o cumprimento do caminho dourado e a perpetuação da humanidade. Paul não desistiu porque não queria aceitar o papel de herói. Ele desistiu porque entendeu que todas as escolhas dele não dariam certo porque não era de um herói que a humanidade precisava, mas de um monstro. Não podemos julgar a maturidade de Paul por ele ter tido a hombridade de compreender que não era capaz de se tornar uma monstruosidade para cumprir o seu destino.
As Bene Gesserit estavam certas, embora até hoje eu tenha curiosidade sobre como as Bene Gesserit iriam por o seu produto final no trono. O casamento da Irulan ser um tropo não tem sentido, já que tecnicamente o Paul seria uma menina e não um menino.
@@UiliamLima-jv9yu as Bene Gesserit não estavam certas. Uma das primeiras coisas que Paul viu quando despertou como kwisatz haderach foi vislumbrar que um futuro onde as Bene Gesserit realizavam seus objetivos, controlando o filho de Paul como um fantoche, levaria a humanidade a estagnação.
O herói escolhido recebe uma "missão divina", que para poder cumprir lhe é dito que tudo que ele fizer estará certo pois é a vontade de "Deus"! E assim ele acabará se perdendo!
Esse não é o caso do Paul, ele não é o escolhido o escolhido é aquele que virá depois dele. O Paul mais se assemelha ao anticristo se aproveita dos mitos e religião para benefício próprio
@@thiagofreire9050ele se perdeu, por querer evitar o inevitável, se perdeu por ter spoiler do final, mas sem ver o porque chegou aquele final, ele se perdeu por N ter clareza dele mesmo
@@alexnogueira2878Isso é conhecido como a doença do revolucionário... Alguém que acredita que o fim justifica os meios, se embriagam na própria soberba e passa acreditar está destinado a grandes feitos não se importando com o impacto que isso trás a vida de terceiros.
Duna é um universo tão rico que se perdura até nos dias de hj ,essa obra é fantástica! Sora obrigado pela experiência que vc traz pra nois ! Um grande abraço tudo de melhor sempre !
Desde o lançamento em 2021, comprei o Livro Duna e viciei, agora estou na metade de Messias de Duna, mas me adiantei com os Spoilers. Uma pena a derrocada do Paul, acreditei que ele seria um Luke Skywalker. Se o fim do Luke fosse como o do Paul, seria mais digno do que deram no cinema.
Gosto muito de vc Sora. Seu poder de síntese e de pesquisa é admirável. em relação a Duna, a solução para esse "problema" já foi apresentada numa história de mais de 2000 anos atrás! para alguns um mito, para outros um poder de fato e de Espírito. fica a opção de escolha. síntese da sugestão: "quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.". sobre Duna, eu acho uma Ficção muito viciada. o negócio da ESPECIARIA, já demonstra que aqueles que dominarem o CARTEL é o dono da p*rra toda. o resto é guerra de super gangues com uma IMENSA mania de grandeza. não á toa que Tolkien devolveu o livro recebido de Herbert! desculpe se toquei em alguma sensibilidade!!
Que vídeo incrível!!! Que trabalho bonito que vocês estão fazendo, e podem ter certeza, a arrecadação do filme até aqui vai garantir muitas resenhas das sequências que vão seguir.
Me lembra muito uma frase que não sei a quem pertence mais dizia que "cada vilão é herói de sua própria história". Ao meu ver a base dessa jornada de Duna têm haver com poder absoluto. Quanto mais poder concentrado em um único lugar maior vai ser a força opressora para manter esse status quo.
@@CentralPandoraDigo que o corruptível quer poder, e a falta de clareza própria faz com que vc fique suscetível aos corruptos por medo de se torna um, Paul tinha medo do futuro porq via oque ele iria fazer, mas esqueceu de ver e perceber o do porque aquilo iria acontecer, ganhou o spoiler do final mas sem saber o trajeto
Muito bom o vídeo 👏👏👏. Tem várias críticas a Duna falando que Paul é mais um arquétipo do "salvador branco". Eu discordo por que o Paul não 'leva a civilização' para os fremem mas sim abraça sua cultura. O que vcs acham?
Ele com certeza abraçar sua cultura ele literalmente ser tornou um fremen isso é muito claro nos livros ,tanto ele como os filhos dele dizia :"o meu povo os fremen". Eles tinham orgulho de ser fremen ser considera um fremen é os amava eles dizem isso no livro claramente. (Eles são o paul é os filhos.) Não tem como alguém dizer o contrário o próprio livro está claro está questão.
@@elpingo2726 não tente ensinar história pra mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É óbivo que a primeira coisa que virá a mente é relacionar ao momento presente. a nao ser que vc tenha um probleminha
@@vitormiranda4131 Como ousas falar de história com um ungido, um iluminado, um monopolista das virtudes, não é mesmo? Alias, como podes discordar do iluminado, só pode ter probleminha.
Estou no terceiro livro ,passei a ler por influência desse canal , gostaria que começassem a cobrir os outros livros pois já tem muito conteúdo aqui embarcando o primeiro livro . Sou grato por todo o trabalho de vocês 😊😊😊
Excelente vídeo! Os outros livros da saga serão também discutidos? Em Deus Imperador de Duna, Leto II trabalha em 2 propósitos: 1- levar a humanidade ao caminho dourado; 2- desmistificar o nome Atreides. Nisso ele se utilizará de golans de Duncan e uma descendente dos Atreides.
Assisti Duna ontem e cheguei a muitas reflexões não somente sobre o filme em si mas sobre eu mesma...o Paul ele acaba tendo um conhecimento intrapessoal e evolutivo de quem ele precisa se tornar (pelo menos foi uma das coisas que vi no filme, ainda não li o livro então não me julguem please ksks). Gostei muito do universo e percebi que gosto muito de "sci-fi" e nem sabia que tinha uma vertente desse tipo kkkk mas é isso, excelente analise, me fez refletir mais ainda e estou amando entrar tanto nesse universo quanto em outros ksksks
Esse universo é incrível Sarah! A Ficção científica explora muitas vertentes e temas que são fantásticas e sempre nos fazem refletir sobre a sociedade e até sobre nós mesmos... Espero que você goste bastante da jornada rsrs
@@CentralPandora Com toda certeza irei gostar muito da jornada e principalmente acompanhando vocês. Parabéns pelo conteudo novamente e fico muito alegre de ter descoberto esse canal
Ninguém respeitou o que Líder das Bene Gesserit impôs Madre Gaius Helen, pois ela não queria que o Paul fosse assassinado, e ela foi conivente com a conspiração contra os Atreides. Infelizmente a queda do Paul é mto triste, estou terminando o Messias de Duna, mas já busquei alguns Spoillers sobre a continuidade. Tomara que o Leto seja mais heroico que seu pai Paul.
2024 - cheguei do Futuro para dizer que corre a boca pequena ainda em canais de críticos que a possibilidade de um terceiro filme de duna que seria o Messias de duna já é grande e possivelmente pode ser anunciado em breve dado o enorme sucesso que a segunda parte está fazendo mesmo antes da estreia
Fala pessoal do Central pandora, tudo bom? A editora Aleph, acaba de colocar em pre-venda, ou já lançou, realmente esqueci kkkkk a edição de capa dura de Neuromancer, com 3 contos inéditos anexados. Seria uma boa, o um artigo, ou um vídeo sobre essa obra 😎🤙🏼 Beijo na boca de todos os membros e um abraço
Não me interessava muito por DUNA , ainda mais depois do filme dos anos 80's..... Mas depois dos seus vídeos vou prestar atenção no material. Abração e sucesso ❗
Bom dia, Célio! Específico sobre as Bene Gesserit não tem, mas nos livros Hereges de Duna e Herdeiras de Duna é falado bastante sobre elas. Já sobre as origens, você encontra na trilogia Great Schools of Dune, que são os livros: Sisterhood of Dune, Mentats of Dune e Navigators of Dune.
Ótimo vídeo e explicações. Nunca li o livro, pretendo o mais rápido possível. Já vi o filme e gostei bastante. Mas tenho uma dúvida, são quantas Casas/Famílias existem nessa história toda?
O foco também é a casa corrino ate pq a casa hacknomem acabar no primeiro livro são todos mortos,despois vem os corrino casa do imperador também tem o foco nos fremen e na benes. Não ser resumo só em casas a toda uma sociedade no mundo de duna.
O ser vivo precisa de líder, uma matilha precisa de um alfa pra sobreviver, não importando o que eles têm que dilacerar, por mas que aja uma negação, por as vezes queremos ser " civilizados " o instintivo de sobrevivência é maior
Eu assitir duna e fiquei maravilhado com universo, gostei do Paul Atreides como persona. Mas saber que ele quando se tornar adulto irá virar um tirano me desanimou um pouco
Paul nunca foi um tirano pelo contrário ele ate largou o poder por vontade própria e foi viver no deserto,um tirano jamais faria isso. Ele nunca quis ser adorado ou guerra em seu nome ser ele pudesse evitar isso ele evitava até seus inimigos diziam isso é sabia disso isso é muito claro nos livros, é aliás todos amava paul até os seus inimigos o amava nos livros quando os inimigos planejava fazer alguma maldade contra Paul sentia dor pois não queria o machuca mas queria acabar com as guerras santas em seu nome. Paul forjou sua morte é foi pro deserto pra acabar com isso ele mesmo.
@@paulabeatriz3386 Paul nunca foi um tirano mas permitiu atrocidades des que isso beneficiasse ele inclusive em o Messias de Duna chega a citar Hitler ou seja ele sabe muito bem oque faz.
@@paulabeatriz3386 Ele não vai pro deserto para acabar com os genocídios. Ele vai e isso ele mesmo diz, pq ele já não tem propósito ali. A shani morreu e como a shani é tudo pra ele não se importa com mais nada, ele até abandona os filhos. E os genocídios não acabam, em filhos de Duna e mostrado que depois do seu desaparecimento ae sim o Paul e transformado em Messias que ascendeu, a religião se torna mais forte. Quem para os genocídios é Leto ll e esse sim é tirano
Primeiramente Gengis Khan, e posteriormente a mensagem de Herbert em relação aos heróicos, me fizeram nunca gostar ou torcer por heróis na ficção, e menos ainda imaginar heróis para questões reais...
Central pandora combina muito com a Sora...ela é linda demais da vontade de apertar!!!🤗🤤😍😘 se ela fosse uma Predadora eu queria ser um xenomorfinho só pra ela vim me caçar...😜😏
Tô na metade de duna I, e não consigo sentir empatia pelo Paul. Para começar, é um protagonista que quase não aparece, e quando o faz, eu não consigo ver virtudes nem defeitos. Ele não é nada. Ele é observador e muito inteligente, mas virtudes que o façam parecer um humano com sentimentos, que façam o leitor torcer por ele, isso eu não vejo. Começo a pensar que ele é um vilão, beirando à sociopatia.
Gostei do vídeo. Lembrando que é a sua opinião Sobre o que essa obra literária quer passar para o seu leitor. Umdica construtiva. Quando o termo de titulo for complicado de entender, coloca uma legenda em.Dourado ( areia kķkk).Nada pessoal.tá. Seu canalguns é bom., mais possui erros.
Ótimo vídeo! Essa é uma das primeiras impressões negativas que as pessoas tem sobre Duna, a de ser uma história de White Savior. Porém eu discordo mesmo, seria como considerar Watchmen uma homenagem aos super-heróis. Frank Herbert vai subvertendo de modo bem sutil esse clichê problemático. Gosto muito da saga de livros, mas a única questão que pra mim considero problemática é a apropriação do autor desses termos e costumes de outras culturas de uma forma não muito cuidadosa, isso eu acho que os leitores precisam ter sempre aquela mãozinha na consciência na hora de ler. Mas é uma leitura muito interessante de fato.
Então... pelo que entendi o grande problema não é ter um líder acima de tudo sem questioná-lo, pra mim o grande problema foi a questão das mulheres como a mãe do Paul (não sei falar muito menos escrever o nome delas rsrs) criarem uma mentira em benefício próprio e ter controle sobre outras pessoas com isso. Se a profecia não existisse, ou da forma como foi contada, não existiria o fanatismo em torno da pessoa dele e nunca teria acontecido isso. Para mim, assistindo seu vídeo o problema não é o fato de não questionar e sim acreditar em uma mentira. Pelo menos foi o que eu entendi...
O nome da mãe do Paul é Jessica muito fácil de escrever. Acho q você quis dizer a sociedade a qual ela obedece as benes. Sim você está certo sobre isso a culpa foi das benes elas manipularam todo mundo criando história e uma genética louca sem medir esforços sem ser importar com ninguém elas queria ate obrigar o paul a ter um filho com sua irmã por genética coisa q ele não fez,O Paul odiava elas. Elas são loucas é são as culpadas da morte até pq Paul nunca quis isso ser ele pudesse evitava porém o fanastimo já existia pelas histórias contada ele não conseguir controlar mas no livro é claro q ele nunca quis isso.
@@paulabeatriz3386Parece que você não leu, elas fizeram isso porque viram que algo iria extinguir a humanidade e estavam tentando evitar, pra isso elas queiram um homem capaz de se como elas, pois só um homem consegue ver através das memórias genéticas masculinas (suponho que seja porque homens são XY, e mulheres XX) ...elas também prescentiram o Krasilec
@@paulabeatriz3386 isso não exonera a culpa dele. Ele não é um heroi, ele é um sobrevi ente. 60 bilhões foi o preço que ele pagou, (e sabia que iria pagar), pra continuar existindo....
Não concordo com vc o paul foi o ótimo líder e ele tentou de todas as formas evita o fanastimo porém não consegui. é não foi as escolhas dele q criaram isso é sim as história contada pelas benes q criou o fanatismo religioso q ele nunca quis ele nunca teve escolha sobre isso a história já estava implantada nas mentes dos fremen. No livro ele sempre ser questionar o q ele poderia fazer pra evitar porém não consegue.
Vc leu o Messias de Duna? Lá o livro deixa claro que Paul, manipulou o futuro para um que ele pudesse viver mais tempo com a Shani. Além disso no primeiro Duna o Paul tem a chance de deixar o planeta é e ele recusa quando vê Shani. O Paul tá pouco se fudendo se as pessoas morrem ou fanatismo, claro ele se sente mau por isso, mas não se importa de deixar o curso fluir dês que beneficie ele.
Em os filhos de Duna ainda piora, pq com Leto ll vc descobre que Paul sabia do sacrifício que deveria ser feito para um futuro da humanidade ele negou, pq isso não o beneficiária.
📚 Livros mencionados no vídeo:
Duna - amzn.to/3bSmH4o
Messias de Duna - amzn.to/3qechEI
Sora gostei demais de sua narrativa sobre o Paul Artreides
Fico sempre refletindo sobre a mente de Frank Herbert. Como ele imaginou tudo isso... Um ser humano bem diferente dos demais.
O cara era construído diferente, rsrs
@Arcade Titan meu sonho, se tolkien n tivesse odiado Duna pelas alegorias 🤡
@@stephanyrebelato1808 Tolkien nunca leu Duna, nunca emitiu opinião sobre Duna... você tá trocando as bolas. As obras que Tolkien teve reservas por fazerem muitas referências alegóricas a fé cristã foram as da série As Crônicas de Nárnia. Pois tanto Tolkien quanto C.S. Lewis tinham inspiração cristã em suas obras, mas Tolkien entendia que se inspirar em algo não envolveria abrir mão de sua originalidade, enquanto Lewis colocava alegorias cristãs explícitas em seu Universo. A postura de Tolkien ajudou a provocar um distanciamento dos dois e o fim da amizade entre os dois.
Como pode uma narrativa de tantos anos atrás ainda ser tão atual?! Essa é uma obra atemporal. O vídeo foi excelente, como sempre. Instigou minha vontade de ler esses livros. Agora é esperar juntar dinheiro para conseguir pelo menos os três primeiros livros de Duna e os 3 primeiros de Fundação. A curiosidade está a mil. :o
Com certeza, esses são universos incríveis de se conhecer e que se mantêm atuais até hoje 👽
Nossa, tô só esperando meu livro de fundação chegar e já tenho a primeira trilogia de duna, vale muito a pena ler
@@manoelfilipe7659 ola! Está lendo a trilogis ainda? Vc está vendo a série da apple? Comecei a série e tenho somente o primeiro livro de fundação tb querendo juntar dinheiro p comprar tds!
Concordo, mas não adianta o ser humano precisa em algo para acreditar, isso nunca irá muda. Já dizia Nietzsche " O fanatismo é a única força de vontade dos fracos". Isso existe desde de sempre, seja com religiões, gangues, seitas, coching, redpill, etc faz parte do ser humano, a maioria das pessoas querem algo para acreditar.
Li esta obra já faz um tempo e lembro-me claramente de ter ficado muito impressionado quando descobri que se tratava de um livro de 1965. Frank Herbert estava muito à frente de seu tempo em termos de temas e abordagens culturais e sociais quando concebeu as suas ideias, que em geral parecem tão relevantes hoje quanto muita coisa atual.
Adoro as explicações da Sora... A voz dela é muito boa de ouvir e ela explica tudo com uma didática impressionante, ótimo texto e ótima narração... Adoro você, Sora.
Obrigada pelo elogio
A dicção dela é boa
Descrição perfeita!
Assino embaixo.
@@EnzoGabriel-fx6ix ISSO É PIADA, CERTO?
A DICÇÃO DELA É UMA TORTURA.
MONÓTONA E DOLORIDA.
Eu ouço tudo até o fim com todo esforço e paciência.
é eu fiquei com muita pena do Paul na historia, dava pra ver que ele não queria aquele destino mas com o passar do tempo parecia inevitável pra ele, e acaba tendo um final tragico, coitado, mas era meu personagem favorito com certeza
Vejo ele, em messias de Duna, fragilizado , e como uma criança que N quer crescer, tanta consciência e expertize para ser no final vitima dele mesmo, faltou a ele clareza sobre ele mesmo
@@alexnogueira2878 eu discordo, a abnegação de Paul foi o princípio da salvação da humanidade. Ele entendeu que era, mas não era o kwisatz haderach e que o filho dele é quem estaria disposto a realmente pagar o preço.
Não tem nada a ver com amadurecimento, mas com amoralidade. Leto II estraçalha 117 gerações de seres humanos por 3.500 anos para conseguir garantir o cumprimento do caminho dourado e a perpetuação da humanidade. Paul não desistiu porque não queria aceitar o papel de herói. Ele desistiu porque entendeu que todas as escolhas dele não dariam certo porque não era de um herói que a humanidade precisava, mas de um monstro.
Não podemos julgar a maturidade de Paul por ele ter tido a hombridade de compreender que não era capaz de se tornar uma monstruosidade para cumprir o seu destino.
As Bene Gesserit estavam certas, embora até hoje eu tenha curiosidade sobre como as Bene Gesserit iriam por o seu produto final no trono. O casamento da Irulan ser um tropo não tem sentido, já que tecnicamente o Paul seria uma menina e não um menino.
@@tiagomoraes7890 mas o paul era o kwisatz haderach
@@UiliamLima-jv9yu as Bene Gesserit não estavam certas. Uma das primeiras coisas que Paul viu quando despertou como kwisatz haderach foi vislumbrar que um futuro onde as Bene Gesserit realizavam seus objetivos, controlando o filho de Paul como um fantoche, levaria a humanidade a estagnação.
O herói escolhido recebe uma "missão divina", que para poder cumprir lhe é dito que tudo que ele fizer estará certo pois é a vontade de "Deus"! E assim ele acabará se perdendo!
Esse não é o caso do Paul, ele não é o escolhido o escolhido é aquele que virá depois dele. O Paul mais se assemelha ao anticristo se aproveita dos mitos e religião para benefício próprio
@@nerdincorreto7233 isso colabora com o que eu disse também! Pois é o que acontece com o herói quando ele se perde! Mesmo não sendo a mesma coisa;
@@thiagofreire9050ele se perdeu, por querer evitar o inevitável, se perdeu por ter spoiler do final, mas sem ver o porque chegou aquele final, ele se perdeu por N ter clareza dele mesmo
@@alexnogueira2878Isso é conhecido como a doença do revolucionário... Alguém que acredita que o fim justifica os meios, se embriagam na própria soberba e passa acreditar está destinado a grandes feitos não se importando com o impacto que isso trás a vida de terceiros.
@@nerdincorreto7233mds
Nos mangás existem dois tipos de herói! Aquele que se torna um, e aquele que é escolhido para ser!
Duna é um universo tão rico que se perdura até nos dias de hj ,essa obra é fantástica! Sora obrigado pela experiência que vc traz pra nois ! Um grande abraço tudo de melhor sempre !
Abraços Tony!
Ler o Poder do Mito de Joseph Campbel ajuda a entender nossa necessidade de heróis salvadores, líderes entre outros.
Façam mais sobre a lore de Duna, muito bom os vídeos de vcs, com spoiler claro.
Esta foi a explanação mais direta e objetiva que tive a oportunidade de ver sobre a saga de Frank Herbert. Muito grato.
Nós que agradecemos!
Minha companheira e eu ficamos chocados com o tom da voz da narradora.
Perfeita!!!
Desde o lançamento em 2021, comprei o Livro Duna e viciei, agora estou na metade de Messias de Duna, mas me adiantei com os Spoilers.
Uma pena a derrocada do Paul, acreditei que ele seria um Luke Skywalker.
Se o fim do Luke fosse como o do Paul, seria mais digno do que deram no cinema.
Gosto muito de vc Sora. Seu poder de síntese e de pesquisa é admirável. em relação a Duna, a solução para esse "problema" já foi apresentada numa história de mais de 2000 anos atrás! para alguns um mito, para outros um poder de fato e de Espírito. fica a opção de escolha. síntese da sugestão: "quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.".
sobre Duna, eu acho uma Ficção muito viciada. o negócio da ESPECIARIA, já demonstra que aqueles que dominarem o CARTEL é o dono da p*rra toda. o resto é guerra de super gangues com uma IMENSA mania de grandeza. não á toa que Tolkien devolveu o livro recebido de Herbert! desculpe se toquei em alguma sensibilidade!!
Que vídeo incrível!!! Que trabalho bonito que vocês estão fazendo, e podem ter certeza, a arrecadação do filme até aqui vai garantir muitas resenhas das sequências que vão seguir.
Muito obrigada 💜
Me lembra muito uma frase que não sei a quem pertence mais dizia que "cada vilão é herói de sua própria história". Ao meu ver a base dessa jornada de Duna têm haver com poder absoluto. Quanto mais poder concentrado em um único lugar maior vai ser a força opressora para manter esse status quo.
O poder atraí o corruptível é o que a história está tentando nos dizer
@@CentralPandoraDigo que o corruptível quer poder, e a falta de clareza própria faz com que vc fique suscetível aos corruptos por medo de se torna um, Paul tinha medo do futuro porq via oque ele iria fazer, mas esqueceu de ver e perceber o do porque aquilo iria acontecer, ganhou o spoiler do final mas sem saber o trajeto
Ótima explicação, não pare com os vídeos de Duna por favor!
Pode deixar! 💜
Incrível, eu realmente amei esse universo de Duna
Muito bom o vídeo 👏👏👏. Tem várias críticas a Duna falando que Paul é mais um arquétipo do "salvador branco". Eu discordo por que o Paul não 'leva a civilização' para os fremem mas sim abraça sua cultura. O que vcs acham?
Ele com certeza abraçar sua cultura ele literalmente ser tornou um fremen isso é muito claro nos livros ,tanto ele como os filhos dele dizia :"o meu povo os fremen".
Eles tinham orgulho de ser fremen ser considera um fremen é os amava eles dizem isso no livro claramente.
(Eles são o paul é os filhos.)
Não tem como alguém dizer o contrário o próprio livro está claro está questão.
O Paul inclusive realiza os desejos dos freamen
Esse tipo de críticos estão mais preocupados com a cor do que a mensagem
Mais uma análise top, só me deixou com mais vontade ainda de ler os livros.
Parece que Duna foi escrito pensando no mundo de hoje!!! Frank Herbert era incrível
Você REALMENTE acha que isso é de hoje? Isso é ''só'' a história da humanidade.
@@elpingo2726 não tente ensinar história pra mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É óbivo que a primeira coisa que virá a mente é relacionar ao momento presente. a nao ser que vc tenha um probleminha
@@vitormiranda4131 Como ousas falar de história com um ungido, um iluminado, um monopolista das virtudes, não é mesmo? Alias, como podes discordar do iluminado, só pode ter probleminha.
@@Howard_O_Pato Devo dizer que achei a conversa hilária tb. kkk
Estou no terceiro livro ,passei a ler por influência desse canal , gostaria que começassem a cobrir os outros livros pois já tem muito conteúdo aqui embarcando o primeiro livro . Sou grato por todo o trabalho de vocês 😊😊😊
É o melhor canal só te filmes de ficção científica, Sora explica muito bem sobre Duna, parabéns Sora pelo seu trabalho.
Muito obrigada 💜
opaa video extra sobre Duna sempre é bem vindo !!
🤜🤛👽
Excelente vídeo! Os outros livros da saga serão também discutidos? Em Deus Imperador de Duna, Leto II trabalha em 2 propósitos:
1- levar a humanidade ao caminho dourado;
2- desmistificar o nome Atreides.
Nisso ele se utilizará de golans de Duncan e uma descendente dos Atreides.
Vamos falar sobre os outros filmes sim 😎👽
Koe Pandora, faz uma série sobre Filhos de Duna e a 2ª parte do livro tbm. se tiver manda aki pro pai.
Resumo perfeito. Parabéns.
Obrigada 😃
Grato pelo trabalho Mestra
Assisti Duna ontem e cheguei a muitas reflexões não somente sobre o filme em si mas sobre eu mesma...o Paul ele acaba tendo um conhecimento intrapessoal e evolutivo de quem ele precisa se tornar (pelo menos foi uma das coisas que vi no filme, ainda não li o livro então não me julguem please ksks). Gostei muito do universo e percebi que gosto muito de "sci-fi" e nem sabia que tinha uma vertente desse tipo kkkk mas é isso, excelente analise, me fez refletir mais ainda e estou amando entrar tanto nesse universo quanto em outros ksksks
Esse universo é incrível Sarah! A Ficção científica explora muitas vertentes e temas que são fantásticas e sempre nos fazem refletir sobre a sociedade e até sobre nós mesmos... Espero que você goste bastante da jornada rsrs
@@CentralPandora Com toda certeza irei gostar muito da jornada e principalmente acompanhando vocês. Parabéns pelo conteudo novamente e fico muito alegre de ter descoberto esse canal
Ninguém respeitou o que Líder das Bene Gesserit impôs Madre Gaius Helen, pois ela não queria que o Paul fosse assassinado, e ela foi conivente com a conspiração contra os Atreides.
Infelizmente a queda do Paul é mto triste, estou terminando o Messias de Duna, mas já busquei alguns Spoillers sobre a continuidade. Tomara que o Leto seja mais heroico que seu pai Paul.
Galera do central Pandora, façam uma playlist sobre odisseia no espaço por favor 🙏
Ainda estou conhecendo essa obra maravilhosa
Vale muito a pena se aprofundar nesse universo incrível!
@@CentralPandora com certeza, muito obrigado por responder Sora
Estou criando uma música eletrônica, inspirado em DUNA. Essa obra de ficção científica do mestre Frank Herbert, é fantástica! 🎹🎼🎸🎧🎛️💿
Eu virei muito fã de Duna
Ola... Faz um video falando detalhadamente sobre cada raça
Sora, tu é demais...
Ou ir sobre duna com a voz a da sora é um asmr, S2
E UM BOM FIM DE SEMANA !
Faltou apenas aquela abertura fantástica 😊😊😊
Parabéns pelo canal
Amo o canal de vocês. Assisto todos vídeos ❤️
Muito obrigada 💜
Parabéns pelos vídeos e análise!
Gostei muito do vídeo!!!
Muito obrigada!
História interessante
Quero ver logo a continuação
Tô viciado nesse canal
2024 - cheguei do Futuro para dizer que corre a boca pequena ainda em canais de críticos que a possibilidade de um terceiro filme de duna que seria o Messias de duna já é grande e possivelmente pode ser anunciado em breve dado o enorme sucesso que a segunda parte está fazendo mesmo antes da estreia
Olá, acabei de conhecer o canal, gostei muito! Faz um vídeo sobre Leto II 😁
Como sempre muito bom.
Fale mais sobre o imperador de Duna😃
Falarei sim 😉
Vcs poderiam falar sobre a saga do guia do mochileiro das galáxias do Douglas adams
Vídeo mt bom, parabéns!!
Que análise e bem diferente do tipico herói!
Muito obrigada Well!
amo seus vídeos
Fala pessoal do Central pandora, tudo bom?
A editora Aleph, acaba de colocar em pre-venda, ou já lançou, realmente esqueci kkkkk a edição de capa dura de Neuromancer, com 3 contos inéditos anexados. Seria uma boa, o um artigo, ou um vídeo sobre essa obra 😎🤙🏼
Beijo na boca de todos os membros e um abraço
Não me interessava muito por DUNA , ainda mais depois do filme dos anos 80's..... Mas depois dos seus vídeos vou prestar atenção no material.
Abração e sucesso ❗
Paul no início "nem de crente eu gosto"/ Paul no final "louvado seja eu"🤣🤣🤣🤣
Sora, desde já obrigado pelos vídeos! Vc saberia se existe alguma publicação que trate especificamente das Bene Gesserit? Vlw
Bom dia, Célio! Específico sobre as Bene Gesserit não tem, mas nos livros Hereges de Duna e Herdeiras de Duna é falado bastante sobre elas. Já sobre as origens, você encontra na trilogia Great Schools of Dune, que são os livros: Sisterhood of Dune, Mentats of Dune e Navigators of Dune.
@@CentralPandora muito grato pelas referências. Vou procurar!
Ótimo vídeo.
Obrigada 😃
Mais um ótimo vídeo!!😎😎
Obrigada ✌
@@CentralPandora 😋😋👍👍
Ótimo vídeo e explicações. Nunca li o livro, pretendo o mais rápido possível. Já vi o filme e gostei bastante. Mas tenho uma dúvida, são quantas Casas/Famílias existem nessa história toda?
No livro Imperador-Deus de Duna é citado que existem mais de 31 Casas, mas nunca foi especificado um número exato.
@@CentralPandora Então o foco é no embate dessas duas? Os Atreides vs os... Hackonem? (Sou péssimo com nomes kkk)
@@juquinhabadboy Exatamente o foco é na história Atreides vs. Harkonnen
O foco também é a casa corrino ate pq a casa hacknomem acabar no primeiro livro são todos mortos,despois vem os corrino casa do imperador também tem o foco nos fremen e na benes.
Não ser resumo só em casas a toda uma sociedade no mundo de duna.
Obrigado por mais um vídeo sobre Duna. É sempre bom esse tema!
Consegui dar o milésimo like. Uhuuuuuu
Boa noite central pandora !👍👍
🖐
Um dia ainda termino de ler os 2 últimos livros dos 6 primeiros.
O ser vivo precisa de líder, uma matilha precisa de um alfa pra sobreviver, não importando o que eles têm que dilacerar, por mas que aja uma negação, por as vezes queremos ser " civilizados " o instintivo de sobrevivência é maior
Depende do que tu consideras como
sobrevivência .
Se manter vivo
Eu assitir duna e fiquei maravilhado com universo, gostei do Paul Atreides como persona. Mas saber que ele quando se tornar adulto irá virar um tirano me desanimou um pouco
Paul nunca foi um tirano pelo contrário ele ate largou o poder por vontade própria e foi viver no deserto,um tirano jamais faria isso.
Ele nunca quis ser adorado ou guerra em seu nome ser ele pudesse evitar isso ele evitava até seus inimigos diziam isso é sabia disso isso é muito claro nos livros, é aliás todos amava paul até os seus inimigos o amava nos livros quando os inimigos planejava fazer alguma maldade contra Paul sentia dor pois não queria o machuca mas queria acabar com as guerras santas em seu nome. Paul forjou sua morte é foi pro deserto pra acabar com isso ele mesmo.
@@paulabeatriz3386 Paul nunca foi um tirano mas permitiu atrocidades des que isso beneficiasse ele inclusive em o Messias de Duna chega a citar Hitler ou seja ele sabe muito bem oque faz.
@@paulabeatriz3386 Ele não vai pro deserto para acabar com os genocídios. Ele vai e isso ele mesmo diz, pq ele já não tem propósito ali. A shani morreu e como a shani é tudo pra ele não se importa com mais nada, ele até abandona os filhos. E os genocídios não acabam, em filhos de Duna e mostrado que depois do seu desaparecimento ae sim o Paul e transformado em Messias que ascendeu, a religião se torna mais forte. Quem para os genocídios é Leto ll e esse sim é tirano
O final de paul e chani no livro messias de duna é triste
Demais 😭
Sora❤️🥰
Paul, além do protagonismo em Duna, também é Líder dos Power Rangers...
th-cam.com/video/cDKlToU4R_0/w-d-xo.html
🤣🤣
Primeiramente Gengis Khan, e posteriormente a mensagem de Herbert em relação aos heróicos, me fizeram nunca gostar ou torcer por heróis na ficção, e menos ainda imaginar heróis para questões reais...
Faz um vídeo só falando da Jéssica, alia e leto ii
Depois que o Brasil ParaLerdos fez sobre a obra (nocaso deturpou legal o filme e livro), ver um video do Central Pandora é um grande alivio.
@@robertoprimordial2633 assim disse o cara que votou no genocida.
Central pandora combina muito com a Sora...ela é linda demais da vontade de apertar!!!🤗🤤😍😘 se ela fosse uma Predadora eu queria ser um xenomorfinho só pra ela vim me caçar...😜😏
Ou você morre como heroi, ou vive suficiente pra ser o vilão......
Não há desastre mais terrível para o seu povo do que cair nas mãos de um Herói
Sou team Fremen, esquece, mexeu com eles mexe comigo
Tô na metade de duna I, e não consigo sentir empatia pelo Paul. Para começar, é um protagonista que quase não aparece, e quando o faz, eu não consigo ver virtudes nem defeitos. Ele não é nada. Ele é observador e muito inteligente, mas virtudes que o façam parecer um humano com sentimentos, que façam o leitor torcer por ele, isso eu não vejo. Começo a pensar que ele é um vilão, beirando à sociopatia.
Gostei do vídeo. Lembrando que é a sua opinião Sobre o que essa obra literária quer passar para o seu leitor. Umdica construtiva. Quando o termo de titulo for complicado de entender, coloca uma legenda em.Dourado ( areia kķkk).Nada pessoal.tá. Seu canalguns é bom., mais possui erros.
Ótimo vídeo! Essa é uma das primeiras impressões negativas que as pessoas tem sobre Duna, a de ser uma história de White Savior. Porém eu discordo mesmo, seria como considerar Watchmen uma homenagem aos super-heróis. Frank Herbert vai subvertendo de modo bem sutil esse clichê problemático. Gosto muito da saga de livros, mas a única questão que pra mim considero problemática é a apropriação do autor desses termos e costumes de outras culturas de uma forma não muito cuidadosa, isso eu acho que os leitores precisam ter sempre aquela mãozinha na consciência na hora de ler. Mas é uma leitura muito interessante de fato.
Com certeza, Duna é uma obra que vale muito a pena conhecer !👽
Então... pelo que entendi o grande problema não é ter um líder acima de tudo sem questioná-lo, pra mim o grande problema foi a questão das mulheres como a mãe do Paul (não sei falar muito menos escrever o nome delas rsrs) criarem uma mentira em benefício próprio e ter controle sobre outras pessoas com isso.
Se a profecia não existisse, ou da forma como foi contada, não existiria o fanatismo em torno da pessoa dele e nunca teria acontecido isso.
Para mim, assistindo seu vídeo o problema não é o fato de não questionar e sim acreditar em uma mentira.
Pelo menos foi o que eu entendi...
O nome da mãe do Paul é Jessica muito fácil de escrever.
Acho q você quis dizer a sociedade a qual ela obedece as benes.
Sim você está certo sobre isso a culpa foi das benes elas manipularam todo mundo criando história e uma genética louca sem medir esforços sem ser importar com ninguém elas queria ate obrigar o paul a ter um filho com sua irmã por genética coisa q ele não fez,O Paul odiava elas.
Elas são loucas é são as culpadas da morte até pq Paul nunca quis isso ser ele pudesse evitava porém o fanastimo já existia pelas histórias contada ele não conseguir controlar mas no livro é claro q ele nunca quis isso.
@@paulabeatriz3386Parece que você não leu, elas fizeram isso porque viram que algo iria extinguir a humanidade e estavam tentando evitar, pra isso elas queiram um homem capaz de se como elas, pois só um homem consegue ver através das memórias genéticas masculinas (suponho que seja porque homens são XY, e mulheres XX) ...elas também prescentiram o Krasilec
60 bilhões foram mortos em nome dele......
Não é o que ele queria muito menos o que ele pediu ou ordenou pelo contrário ele nunca quis isso é não conseguir impedir.
@@paulabeatriz3386 isso não exonera a culpa dele. Ele não é um heroi, ele é um sobrevi ente. 60 bilhões foi o preço que ele pagou, (e sabia que iria pagar), pra continuar existindo....
@@tiagojosedosreis3115 Ele deixou acontecer pq isso o beneficiava, ele sabia disso.
Sacrifício
As roupas de deserto estão ruins. Achei desatualizados para nosso tempo.
Sosó
Não concordo com vc o paul foi o ótimo líder e ele tentou de todas as formas evita o fanastimo porém não consegui.
é não foi as escolhas dele q criaram isso é sim as história contada pelas benes q criou o fanatismo religioso q ele nunca quis ele nunca teve escolha sobre isso a história já estava implantada nas mentes dos fremen.
No livro ele sempre ser questionar o q ele poderia fazer pra evitar porém não consegue.
Vc leu o Messias de Duna? Lá o livro deixa claro que Paul, manipulou o futuro para um que ele pudesse viver mais tempo com a Shani. Além disso no primeiro Duna o Paul tem a chance de deixar o planeta é e ele recusa quando vê Shani. O Paul tá pouco se fudendo se as pessoas morrem ou fanatismo, claro ele se sente mau por isso, mas não se importa de deixar o curso fluir dês que beneficie ele.
Em os filhos de Duna ainda piora, pq com Leto ll vc descobre que Paul sabia do sacrifício que deveria ser feito para um futuro da humanidade ele negou, pq isso não o beneficiária.
@@nerdincorreto7233Essa franquia de livros "DUNA" tem alguma coisa a ver com o cristianismo?
@@RodrigoAlves-rh5fe Tem muito poucas referencias, a maior base e do isla mesmo.
@@nerdincorreto7233 Valeu por esclarecer.
.
heroi é a maior fantasia ja criada pelos meios de entreterimento...nunca acredite na ideia de heroi..simples assim
Exatamente!