Acho legal umas camisas antigas de times do nordeste que tinham patrocínios de bandas de forró, ficaram mais nostálgicas ainda. Calcinha preta, mastruz com leite, magníficos... E as camisas do Juventude com patrocínios de filmes. As camisas contam uma história a mais!
Minha primeira camisa do Atlético MG era com o patrocínio da TAM. Como sempre fui fanático por aviação, eu adorava ver uma companhia aérea patrocinando meu time. Hoje, sou comissário de voo. Não vou falar de qual empresa, mas com meu primeiro salário, comprei uma camisa do Galo patrocinado pela firma (com o nome antigo dela).
Porque não falou o nome dele. Empresário Paulo Guimarães, parceiro de Fernando Sarney, filho do ex presidente José Sarney, e dirigente de futebol, um dos vice-presidente da CBF. Paulo é dono da Rede de TV Meio Norte, que desde 2011 é independente, e está em expansão pelo país, com afiliadas. Os nomes mais famosos do canal, são Erlan Bastos, famoso fofoqueiro da TV e redes sociais, que concorrem com os famosos nomes, baseados profissionalmente em São Paulo, nas grandes redes nacionais, e Dudu Camargo, que era o garoto prodígio de Silvio Santos, trabalhando vários anos no Primeiro Impacto, nas manhãs do SBT, e que saiu pela porta dos fundos, por fazer coisas no camarim, que não vale falar muito.
Esses caras investiram em publicidade! Ainda hoje tá grudado na minha cabeça o jingle que tocava em carros de som pelo interior de SP: "Acredita São Paulo, a sorte chegou..."
@@gordinhocks O dono do Poupa Ganha está refugiado nos EUA desde passou à ser indiciado por crimes contra o sistema financeiro no Brasil. Comanda as empresas dele, e a Rede Meio Norte, à distância. Se por os pés no Brasil, vai preso.
essa poupa ganha, eu me lembro. eu vi elas nas placas de publicidade do brasileiro 1999, e em 2000, nos campeonatos estaduais, por exemplo, no campeonato cearense, se for pesquisar, fora a copa do brasil, que ela também tava. se vocês forem olhar os campeonatos nos anos 1999 e 2000, vão ver essa "poupa ganha", nas placas de publicidade.
A TAM patrocinou o Sport em 2001 e a Portuguesa 2002. Alem da Ponte Preta tbm. Schincariol na Portuguesa 2001 e Ituano 2001-2002 que depois seria Nova Schin ganhando o paulista de 2014. A Lousano tbm patrocinou o Goiás, Guarani, Portuguesa e o Internacional tbm. Nos anos 90 no campeonato carioca, os times pequenos eram patrocinados por uma empresa de pulverização chamada Butox. Em 99 foi a TAM, 2000 e 2001, os times pequenos ja estampavam nas camisas a marca da empresa de telefonia ATL Algar Telecom Leste que operava na Banda B nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. E que agora é a atual Claro. E que anos depois, Claro estampava a marca nas camisas de Coritiba, Atlético-PR e Paraná. O Paulista de Jundiaí além da Lousano foi Etti Jundiaí referente a marca de extrato de tomate e tbm a Pepsi. A Fiat que patrocinou Vitória, Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG e Goias. Banco BRB que foi Patrocínio do Brasiliense, Gama e Flamengo. A Caixa econômica Federal que patrocinou grande parte dos clubes além da Coca cola. Grêmio e Internacional com a General Motors e atualmente Banrisul. Banco BMG em Cruzeiro, América-MG, Atletico-MG e Vasco.
o patrocínio da fiat, casou com os times de minas, e a dupla bavi nos anos 2000 (2000 a 2003). atlético - mg e américa - mg, tinham camisas bonitas, com a fiat. "fiat brava", "fiat stilo", "fiat siena", "fiat dobló". o vitória já tinha camisa bonita vermelha e preta, por si só, aí veio a fiat e ficou mais linda e bonita também. a fiat patrocinou também a dupla caxias e juventude, no começo dos anos 2000. a atl, eu lembro dela nas camisas dos times cariocas, em 2000. bangu, cabofriense, etc. a camisa do ituano, já era bonita, aí teve o patrocínio da schincariol, ficou bonita ainda. tinha a amazônia celular, patrocinou a dupla remo e paysandú, nos anos 2000. tinha a lojas hm, patrocinando o são raimundo - am, entre 1999 e 2006. eu lembro da claro no coritiba e atlético pr (poodles). tinha a quartzolit no paraná em 2000, e no náutico em 2001, e no bahia em 2004. no paraná, também tinha a apralux. a tim, também patrocinou coritiba e atlético - pr (poodles), em 2001. tinha também a center lider, patrocinou a ponte preta entre 2001 e 2002.
@@blackgames1369 o Goiás foi patrocinado pela Fiat por um bom tempo depois da marca sair dos times de Minas. Nesse mesmo esquema de anunciar um carro na frente. No caso dos mineiros foi um exemplo não tão raro de uma empresa de proeminência que era ou estava localizada no estado ou país dos times patrocinar eles. Lembro da TAM na camisa do Caxias quando foram campeões do gauchão e da Lexmark na do Náutico, se bem que ela ainda existe.
Amazônia Celular e Telemig Celular eram do mesmo grupo? As marcas eram iguais, mas a da Amazônia era verde e a da Telemig vermelha. Lembro de ver nas camisas do fortíssimo Paysandu do começo dos anos 2000
3:51 a Paradoxx Music, gravadora que foi uma das difusoras da Dance Music no Brasil nos anos 90 e patrocinadora da base do Corinthians nessa época também nao existe mais.
Puxa que bacana! Tempos memoráveis, tanto pelo futebol em si, como pelos patrocinadores. Tive enorme honra e privilégio de ter trabalhado na VASP e na TAM.
Parte 2: Saúde UNICÓR, Alphaclub (ambos fizeram muito sucesso na camisa do Santos), CIRIO (Que era controlada pela BomBril ficou um pouco mais de um ano no São Paulo), Kolumbus (marca de móveis que foi patrocinadora do Corinthians de 2003 até 2004), Medial Saúde, Banco Panamericano (Patrocinador Pontual do Corinthians em 2009), SAMCIL (Patrocinou o Santo André).
Para o Fortaleza, um patrocinador histórico foi a Santana Textiles. Esteve no time naquela retomada dos anos 2000 onde voltamos pra Série A. Ela em 2024 voltou pra patrocinar o time de futsal.
excelente Alan Simon... faça pra nós uma parte 2, mostrando as várias marcas brasileiras na FÓRMULA 1 e automobilismo, que não existem mais?? tenho uma lista enorme, desde Nacional e Arisco até Samoa e Banco Real.
Arisco foi vendida pra Unilever e os dois caras por trás dela, pai e filho, João Alves de Queiroz e o filho, que leva o mesmo nome mas é mais conhecido como Júnior do Arisco, criaram a Hyperapharma. Acho que é a maior empresa da história do estado de Goiás.
Em 2000, o Juninho Pernambucano usou a camisa 31 do Vasco supostamente como um patrocinio oculto da Telemar, na epoca em que o Vasco usava a Ace (e o SBT...)
Tem duas versões. Além dessa, tem também quem conta que a ideia já era ser Jornal Nacional por ser o primeiro em rede, e que o Banco Nacional aproveitou isso para entrar como patrocinador. De qualquer forma, estava lá!
Espetacular!O Allan é bom em tudo que faz,vc é fera!Te acompanho desde 2020 pelo SBT e vi que foi uma das melhores coisas que eu fiz.Espero que vc continua assim e que traga notícias boas do esporte do SBT kkkk!
ÓTIMO video... cito também DATA CONTROL (curso de computadores - anos 80 e 90) que patrocinou São Paulo e Vasco em 1996. A IBF patrocinou o São Paulo na final do Copa Jorge João Saad (Juniores Paulista) em 1988.
Uma que lembrei era a Kyocera, empresa de eletrônicos que, não só patrocinou o Athletico Paranaense, como chegou a ter naming rights da Arena da Baixada (bem antes disso ser popular no Brasil) Também lembrei da Data Control, que era uma escola de informática que patrocinou o São Paulo, além do carro do Roberto Pupo Moreno na Indy
Sou coxa branca e uma das primeiras camisas do Coritiba que lembro quando criança foi lá por 97, 98 que tinha o patrocínio da Sanyo, uma empresa japonesa. Não sei se ela existe ou já faliu. A Prosdócimo, marca de geladeiras e eletrodomésticos patrocinou Coritiba, CAP e Paraná clube nos anos 90
cara, esse seu canal é ótimo, continue investindo nele, tem potencial pra se tornar um dos maiores canais brasileiros sobre curiosidades futebolísticas e, quem sabe, virar até o canal principal
Túlio jogou no Corinthians com a camisa 12 em referência ao cheque especial do banco Excel Econômico que dava isenção de juros durante 12 dias por mês.
Sobre a IBF, em São Bernardo, ficou anos um terreno, que dizem, era dela, próximo à minha casa, e hoje é o Supermercado Barbosa.. Se possível, fala do Energil C, não é empresa mas..., inclusive ainda tenho a camisa do Cruzeiro, que foi patrocinada por ele.
Saúde Unicór, do SANTOS. Tinha até uma propaganda de 95 a 96, do Pelé cobrando uma falta e o Edinho espalmando no ângulo…era muito louco esse comercial. Tentei achar aqui no TH-cam mas sem chance. ⚪️⚫️🐋🥁💥
Nessa época os valores de patrocínios eram muito mais baixos, por isso conseguíamos ver uma Kalunga, Vasp, arapuã, lousano patrocinando times grandes, hoje em dia precisam ser multi milionárias para conseguirem isso.
grande canal, tem MT futuro, edição impecável, conteúdo de qualidade, vc é mt bom interlocutor. A única coisa que vc tem q focar agora é na constância, postar mais vídeos e/ou postar regularmente, assim vc vai longe
Muito obrigado!!! Estou adequando a rotina aqui, já que tem sido uma espécie de migração na minha rotina fazer vídeos para esse canal depois de quase 4 anos só fazendo para o Blog do Allan Simon, que tem edição muito mais simples e fala mais de noticiário do que de pesquisa em si. Mas aos poucos vamos colocando mais materiais por aqui!
Eu ja vi essa camisa do paulista e do Fluminense e eu fiquem espantado porque eu ja sabia que essas empresas ja faleceu Mais na camisa eu nunca vi Exelente Vídeo Allan
Paulista de Jundiaí, teve um período que chamou Etti Jundiaí. Etti era famosa marca de molho e extrato de tomate, catchup, mostarda, ervilha, milho e outros
Nao é sobre camisa de time isso, mas lembro que a Lousano era uma tradicional patrocinadora do Terceiro Tempo do Milton Neves tanto na Jovem Pan AM 620 quanto na TV Record no fim das noites de domingo.
13:56 amigo faz um video com patrocinadores q usaram (ou quiseram usar) a cor do time rival (tipo esse da telemar no Atlético, coca no Grêmio, cirio no Sao Paulo, enfim)...
Data Control. Patrocinou o São Paulo e Vasco nos anos 90, este último participou do título brasileiro de 1997. SevenUP no Botafogo em 1995, a churrascaria Porcão também…
mas a Porcão era patrocinadora só do Renato Gaúcho não? Não sei se ela esteve em time. SevenUp era um marketing perfeito pro Túlio, que foi o 7 do Botafogo no título brasileiro... e segundo o Donizete Pantera, o único que não teve atraso de salários porque era a SevenUp que pagava ele. Chegou a ser a resposta da Pepsi a Sprite. Hoje pertence a holding da Dr Pepper nos EUA.
Ótimo vídeo, Allan! Aqui vão algumas sugestões para a parte 2: -Banco Banorte (Náutico, Sport e Santa Cruz); -Saúde UNICÓR (Santos e São José EC); -Bliss (União São João); -Lanche Mirabel (Palmeiras); -Tavares Roupas (Fluminense e Vasco); -Postos Atlantic (Botafogo); -Postos Hudson (Portuguesa e São José EC); -Lojas Kolumbus (Não era patrocinador máster, esteve presente nas mangas da camisa do Corinthians nas finais do Paulistão 2003); -Sanyo (Coritiba. A marca saiu do mercado brasileiro no início dos anos 2000, mas ainda existe no Japão).
falando de vasco lembro da data control , dica de video pra vc fazer , times que usam nomes , escudos e cores iguais a outros clubes ! tem muito por ai , seria legal contar o pq da copia !
Data Control que se não me engano foi responsável por cagar o uniforme do são Paulo, que rebaixou as listras para exibirno patrocínio na parte de cima (peito) e só foi corrigido quando do patrício do banco Inter
Paulista de Jundiaí pioneiro na venda de “naming rights” : Também já se transformou em Etti Jundiaí, em referência à uma empresa alimentícia, conhecida principalmente por vender extrato de tomate.
Esse do Atlético/MG é da telemar, foi bem na época da privatização das empresas estaduais de telefonia. Foram usados apenas nas finais do Mineiro de 1999. Foi um patrocínio pontual.
Tulio inclusive jogou com a 12 no Corinthians porque o Excel tinha uma campanha em que não cobrava os juros do cheque especial se o cliente ficasse negativo no máximo 12 dias no mês.
Inclua na parte 2 o patrocinio do Guarani nos anos 90, a empresa BROTHER, que não sei o que significa,mas uma cantora de k-pop lá do oriente usou uma camisa dessa e tá fazendo o maior sucesso por lá😊
Hahahaha é uma empresa que ainda existe, eu falei sobre ela nesse vídeo aqui, porque nos anos 90 ela patrocinou Guarani e Manchester City ao mesmo tempo hahaha th-cam.com/video/5xmB6wYFzEg/w-d-xo.html
Esse patrocínio da Tam no Botafogo deu polêmica na época,pois o logo da empresa era vermelho e os conselheiros e alguns torcedores do Botafogo reclamaram bastante alegando que não podia ter vermelho na camisa alvinegra, aconteceu algo assim no fim dos anos 80 quando a Coca Cola patrocinou o Botafogo mudando a cor de vermelho para preto
3:50 - Corinthians com patrocínio da Paradoxx, gravadora muito importante que tivemos aqui no Brasil, talvez a maior responsável pela divulgação de europop/dance music e também da cena punk/hardcore/ska californiana da década de 1990, quando distribuía no Brasil os álbuns da Epitaph Records. Apesar de ser dos juniores, acho que vale a pena citar num segundo vídeo, ou mesmo como sugestão de tema, como times com patrocínio distintos no profissional e base, ou no feminino antes da era atual.
As três (os dois planos de saúde e marca Guaraviton) ainda existem. Aliás se não me engano o Guaraviton chegou a dar nome ao Campeonato Carioca uma vez (junto com o Guaravita, outra marca da Viton 44)
Faz um vídeo sobre a parceria da MSI com o Corinthians do início ao dinheiro e pq não deu certo. ISL Flamengo e Grêmio 2000 e 2001. Parmalat no Futebol Brasileiro, Palmeiras, Juventude e Paulista de Jundiaí
Vídeo espetacular, Alan. Só uma pequena correção: a Copa Toyota não substituiu a Continental. Entre 1980 e 2004 as duas taças eram entregues juntas ao Campeão do Mundo.
E sabe Allan coisas antigas de td um.pouco é comigo mesmo então conte da história das TV,s abertas como eram no mundo esportivo er muito bom tão como hoje está em tantas formas de assistir esportes e em particular faça se possível um vídeo especial da TV 📺 Manchete
APLUB patrocinou o Internacional nos anos 90 por 3 anos, mas foi marcante, pois o Inter teve apenas 4 patrocinadores em toda história (Coca-Cola, APLUB, GM e Banrisul). Fica a dica para um vídeo sobre patrocínios mais longevos. Inter e grêmio têm 24 anos ininterruptos de Banrisul e o que se diz é que as 3 partes são muito satisfeitas com o negócio e sua manutenção é a tendência.
como gosto de carros, não poderia deixar passar. lembro da chevrolet patrocinando a dupla grenal, nos anos 1990 até 2000. tinha s10 no grêmio, corsa no grêmio, celta no grêmio, astra no grêmio (não me lembro), e já vi s10 no inter, na época do cristian jesus cristian.
Se não me engano foram 3 anos, com S10, ASTRA e CORSA, sempre repetindo nos dois clubes. Eu tenho a vermelha da Topper de 2000 original, número 3 do Lúcio nas costas e Celta em alto relevo na frente. O Alan ficaria maluco com essa camiseta.
Ah, tem mais uma! Segundo a revista Placar, "no início, apenas em jogos internacionais era permitida a publicidade. O Inter foi o primeiro a explorar a medida, exibindo a Pepsi sobre o número num torneio em Montevidéu, em 1982".
Comprei uma bluza pro meu velho em 1992 a camisa do mengão escrito LUBRAX ohh saudade e fomos campeões brasileiro faz a parte 2 e conta o patrocínio mais longinco de camisas do mengão com a Petrobrás na camisa allan obg
Aqui no RS tinha uma clássica que era a APLUB no Internacional, nos anos 80 e 90.Teve também Videolar (se não me engano mudou de nome) patrocinando o Juventude em 2005
Então, e aí vem a dúvida sobre ela caber ou não nessa série: a Claro usa apenas para soluções de TI para empresas essa marca hoje em dia. Cabe como marcas que 'sumiram' para o povo?
Faltou o ceara que foi patrocinado pela Rabelo , uma loja de moveis e eletros , que muitas vezes pagava os jogadores com Geladeiras, televisoes e Fogões
Lembro de a Vasp patrocinar o CSA e o Fast Clube. A TAM patrocinou o Caxias, campeão gaúcho de 2000. Sugestões: Sanyo no Coritiba, 7UP no Botafogo, APLUB no Internacional, Arisco no Goiás, Muriel em vários times. Parabéns pelo canal!! 🎉
Por falar no Santinha espero se salvar da falência, inclusive o Mancuso tbm.jogou no melhor Velez campeão em 94 da Libertadores e Mundial sobre SP e Milan além dele ter jogado no Verdao e Mengao👊👊👊⚽️⚽️
Aqui na Bahia, tivemos o Baneb, patrocinando o Bahia. O banco estatal foi adquirido em leilão público pelo Bradesco, nos anos 90. Teve a subsidiária da Mesbla, a Mesbla Veículos que patrocinou o Vitória nos anos 90. Inclusive era a marca que estava na camisa do clube no Brasileiro de 93, em que foi vice.
@@EstudioAllan realmente, houve alteração do coletivo de aviões no Dicionário Michaelis, frota vale também. Correção corrigida, está correto também! Desculpe e parabéns pelo video.
Faltou falar do BANDEPE(Banco do Estado de Pernambuco) que nos anos 80 ou 90 não lembro ao certo, patrocinou o trio de ferro pernambucano (Náutico, Sport e Santa), no caso o BANDEPE tbm foi privatizado e hoje faz parte do Banco Santander
Outro fato curioso sobre os patrocínios da Telemar, é que no ano 2000, o Juninho Pernambucano atuou no Vasco com o número 31 devido a uma ação de marketing da Telemar, porém o jogador nunca recebeu um centavo devido aos problemas que ele teve com o Eurico, que acabaram culminando na saída dele pouco após a final da Copa João Havelange.
Acho legal umas camisas antigas de times do nordeste que tinham patrocínios de bandas de forró, ficaram mais nostálgicas ainda. Calcinha preta, mastruz com leite, magníficos...
E as camisas do Juventude com patrocínios de filmes. As camisas contam uma história a mais!
a do américa de natal, com a cavaleiros do forró, a do kanal, com a mastruz com leite, toda preta.
Minha primeira camisa do Atlético MG era com o patrocínio da TAM. Como sempre fui fanático por aviação, eu adorava ver uma companhia aérea patrocinando meu time. Hoje, sou comissário de voo. Não vou falar de qual empresa, mas com meu primeiro salário, comprei uma camisa do Galo patrocinado pela firma (com o nome antigo dela).
Hahahaha que história legal! Eu adoro aviação, foi muito legal revisitar essas passagens pelo futebol das empresas aéreas. Na parte 2 tem mais haha
Uma marca-relâmpago que chegou a patrocinar o Guarani nos anos 90 foi o Poupa Ganha, de um empresário de Teresina e que foi fechado em 2000 pela PF...
Porque não falou o nome dele. Empresário Paulo Guimarães, parceiro de Fernando Sarney, filho do ex presidente José Sarney, e dirigente de futebol, um dos vice-presidente da CBF. Paulo é dono da Rede de TV Meio Norte, que desde 2011 é independente, e está em expansão pelo país, com afiliadas. Os nomes mais famosos do canal, são Erlan Bastos, famoso fofoqueiro da TV e redes sociais, que concorrem com os famosos nomes, baseados profissionalmente em São Paulo, nas grandes redes nacionais, e Dudu Camargo, que era o garoto prodígio de Silvio Santos, trabalhando vários anos no Primeiro Impacto, nas manhãs do SBT, e que saiu pela porta dos fundos, por fazer coisas no camarim, que não vale falar muito.
Não sabia que o poupa ganha tinha patrocinado o guarani.
Esses caras investiram em publicidade! Ainda hoje tá grudado na minha cabeça o jingle que tocava em carros de som pelo interior de SP: "Acredita São Paulo, a sorte chegou..."
@@gordinhocks O dono do Poupa Ganha está refugiado nos EUA desde passou à ser indiciado por crimes contra o sistema financeiro no Brasil. Comanda as empresas dele, e a Rede Meio Norte, à distância. Se por os pés no Brasil, vai preso.
essa poupa ganha, eu me lembro. eu vi elas nas placas de publicidade do brasileiro 1999, e em 2000, nos campeonatos estaduais, por exemplo, no campeonato cearense, se for pesquisar, fora a copa do brasil, que ela também tava. se vocês forem olhar os campeonatos nos anos 1999 e 2000, vão ver essa "poupa ganha", nas placas de publicidade.
A TAM patrocinou o Sport em 2001 e a Portuguesa 2002. Alem da Ponte Preta tbm.
Schincariol na Portuguesa 2001 e Ituano 2001-2002 que depois seria Nova Schin ganhando o paulista de 2014.
A Lousano tbm patrocinou o Goiás, Guarani, Portuguesa e o Internacional tbm.
Nos anos 90 no campeonato carioca, os times pequenos eram patrocinados por uma empresa de pulverização chamada Butox. Em 99 foi a TAM, 2000 e 2001, os times pequenos ja estampavam nas camisas a marca da empresa de telefonia ATL Algar Telecom Leste que operava na Banda B nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. E que agora é a atual Claro.
E que anos depois, Claro estampava a marca nas camisas de Coritiba, Atlético-PR e Paraná.
O Paulista de Jundiaí além da Lousano foi Etti Jundiaí referente a marca de extrato de tomate e tbm a Pepsi.
A Fiat que patrocinou Vitória, Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG e Goias.
Banco BRB que foi Patrocínio do Brasiliense, Gama e Flamengo.
A Caixa econômica Federal que patrocinou grande parte dos clubes além da Coca cola.
Grêmio e Internacional com a General Motors e atualmente Banrisul.
Banco BMG em Cruzeiro, América-MG, Atletico-MG e Vasco.
BMG Corinthians e Flamengo também.
A FIAT também patrocinou o Palmeiras em duas oportunidades salvo engano.
o patrocínio da fiat, casou com os times de minas, e a dupla bavi nos anos 2000 (2000 a 2003).
atlético - mg e américa - mg, tinham camisas bonitas, com a fiat. "fiat brava", "fiat stilo", "fiat siena", "fiat dobló".
o vitória já tinha camisa bonita vermelha e preta, por si só, aí veio a fiat e ficou mais linda e bonita também.
a fiat patrocinou também a dupla caxias e juventude, no começo dos anos 2000.
a atl, eu lembro dela nas camisas dos times cariocas, em 2000. bangu, cabofriense, etc.
a camisa do ituano, já era bonita, aí teve o patrocínio da schincariol, ficou bonita ainda.
tinha a amazônia celular, patrocinou a dupla remo e paysandú, nos anos 2000.
tinha a lojas hm, patrocinando o são raimundo - am, entre 1999 e 2006.
eu lembro da claro no coritiba e atlético pr (poodles).
tinha a quartzolit no paraná em 2000, e no náutico em 2001, e no bahia em 2004.
no paraná, também tinha a apralux.
a tim, também patrocinou coritiba e atlético - pr (poodles), em 2001.
tinha também a center lider, patrocinou a ponte preta entre 2001 e 2002.
@@blackgames1369 o Goiás foi patrocinado pela Fiat por um bom tempo depois da marca sair dos times de Minas. Nesse mesmo esquema de anunciar um carro na frente. No caso dos mineiros foi um exemplo não tão raro de uma empresa de proeminência que era ou estava localizada no estado ou país dos times patrocinar eles.
Lembro da TAM na camisa do Caxias quando foram campeões do gauchão e da Lexmark na do Náutico, se bem que ela ainda existe.
Amazônia celular aqui no norte do Brasil... Patrocinou vários times e inclusive a antiga copa norte!!
Amazônia celular e NBT
Amazônia Celular e Telemig Celular eram do mesmo grupo? As marcas eram iguais, mas a da Amazônia era verde e a da Telemig vermelha.
Lembro de ver nas camisas do fortíssimo Paysandu do começo dos anos 2000
3:51 a Paradoxx Music, gravadora que foi uma das difusoras da Dance Music no Brasil nos anos 90 e patrocinadora da base do Corinthians nessa época também nao existe mais.
7:56 O último avião com a pintura tam saiu em 8 de maio 2023😢😢
A TAM acabou em 2017
@@chabony2015 Mas apesar disso lembro de em 2021 ainda ter visto no aeroporto avião com pintura TAM.
@@AlexRamosRibeiro Alguns aviões ainda n tinham a pintura da Latam
Só do meu Coxa já me lembro de Sanyo, Bamerindus e Banestado.
O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa..
Explicado pq acabou kkkk
A Sanyo ainda é muito forte no japao.
Período em que o Coxa Branca tinha poucos títulos (1985, 1986, 1989 e 1999).
A sanyo vende aqui na Argentina excelente marca
Puxa que bacana! Tempos memoráveis, tanto pelo futebol em si, como pelos patrocinadores.
Tive enorme honra e privilégio de ter trabalhado na VASP e na TAM.
Que legal!
Parte 2: Saúde UNICÓR, Alphaclub (ambos fizeram muito sucesso na camisa do Santos), CIRIO (Que era controlada pela BomBril ficou um pouco mais de um ano no São Paulo), Kolumbus (marca de móveis que foi patrocinadora do Corinthians de 2003 até 2004), Medial Saúde, Banco Panamericano (Patrocinador Pontual do Corinthians em 2009), SAMCIL (Patrocinou o Santo André).
Kyocera, tanto na camisa quanto na arena, do CAP 2005.
@@CanalQueComenta Pensei em colocar a Kyocera. Mas, fui pesquisar e ela ainda existe e está no mercado.
@@cleeeber_ verdade, mas beeeeem longe da relevância de 19 anos atrás
Na verdade a Bombril que pertencia a Cirio.
Data Control patrocinou SP e Vasco. Arisco patrocinou o Goiás,
Para o Fortaleza, um patrocinador histórico foi a Santana Textiles. Esteve no time naquela retomada dos anos 2000 onde voltamos pra Série A. Ela em 2024 voltou pra patrocinar o time de futsal.
aquelas camisas eram bonitas. principalmente a de 2004.
Época do Clodoaldo é bom de bola o baixinho é o cão.
BONS TEMPOS. HJ ESSAS FABRICAS DE TECIDOS EM.FORTALEZA FALIRAM.
@@mateussantos686A IPIOCA PATROCINOU ELE.
lembro que até a Leões da TUF tinha um bandeirão com a marca deles
excelente Alan Simon... faça pra nós uma parte 2, mostrando as várias marcas brasileiras na FÓRMULA 1 e automobilismo, que não existem mais?? tenho uma lista enorme, desde Nacional e Arisco até Samoa e Banco Real.
Tem a Copersucar que patrocinou a Fittipaldi nos anos 70
@@igormunarim1815A Skol também patrocinou a Fittipaldi.
Arisco foi vendida pra Unilever e os dois caras por trás dela, pai e filho, João Alves de Queiroz e o filho, que leva o mesmo nome mas é mais conhecido como Júnior do Arisco, criaram a Hyperapharma. Acho que é a maior empresa da história do estado de Goiás.
Em 2000, o Juninho Pernambucano usou a camisa 31 do Vasco supostamente como um patrocinio oculto da Telemar, na epoca em que o Vasco usava a Ace (e o SBT...)
Kkkk, lembrei do Luciano Sorriso no Red Bull Bragantino anos atrás, onde aparecia o patrocinio do creme dental no lugar do nome dele
essa eu não sabia. eu vi ele na final de 2000, com a camisa 31, mas não sabia que era patrocínio oculto. e a telemar já patrocinou o basco?
Juninho Paulista jogava com a 23 por causa da Intelig.
O paulista teve uma época que se chamou Etti Jundiaí, por causa do molho de tomate.
O Jundiaí mudou de nome depois que perdeu a final de 1x6 pro Fortaleza
Acho que Foi em 2002.
Arrasou meu amigo Allan parabéns sucesso sempre abraços do seu amigo seu fã Mateus Natal RN..
Poucos sabem que o nome do Jornal Nacional, se deu porque o Banco Nacional era o principal patrocinador.
Tem duas versões. Além dessa, tem também quem conta que a ideia já era ser Jornal Nacional por ser o primeiro em rede, e que o Banco Nacional aproveitou isso para entrar como patrocinador. De qualquer forma, estava lá!
Que show,aprendi mais uma.
Sim, e a música do anúncio que rolava antes do jornal era Summer 68 do Pink Floyd.
@@LuizHenrique-fe7ks Um clássico essa música nos anúncios dos oferecimentos. Persistiu por muitos anos na década de 70.
E pouca gente sabe que o Banco Nacional é de BH.... Fundado em 1944 seu fundador era cruzeirense doente.... uma das razões da cor azul!!!!
Espetacular!O Allan é bom em tudo que faz,vc é fera!Te acompanho desde 2020 pelo SBT e vi que foi uma das melhores coisas que eu fiz.Espero que vc continua assim e que traga notícias boas do esporte do SBT kkkk!
Muito obrigado!!!
O extinto Banco Banorte estampou a marca na camisa do Sport Recife entre 85 e 93. Foi o patrocínio mais longo do clube
Tá na listinha da segunda parte hahaha
@@raimundojunior5456 Banorte que foi absolvido pelo Bandeirantes que foi absolvido pelo Unibanco que foi absolvido pelo Itaú kkkkkkk
@@terciotavares1770
Sei disso,tenho uma memória excelente
Com todo respeito meu colega
É ABSORVIDO
O correto !
@@terciotavares1770essa banorte, eu me lembro, patrocinou os 3 de pernambuco, nos anos 1980.
lembro da banorte patrocinando os 3 de pernambuco, nos anos 1980, e começo dos anos 1990.
Bacana o seu vídeo que curte futebol de botão como eu deve ter vários times com patrocínios .
Era de ouro.
ÓTIMO video... cito também DATA CONTROL (curso de computadores - anos 80 e 90) que patrocinou São Paulo e Vasco em 1996.
A IBF patrocinou o São Paulo na final do Copa Jorge João Saad (Juniores Paulista) em 1988.
essa ibf, eu lembro dela no são paulo naquela época foda dos anos 1990.
a data control, tava no são paulo em 1996 ou 1997.
@@blackgames1369A Data Control patrocinou o São Paulo por pouco tempo em 1997 depois veio a Bombril !
Uma que lembrei era a Kyocera, empresa de eletrônicos que, não só patrocinou o Athletico Paranaense, como chegou a ter naming rights da Arena da Baixada (bem antes disso ser popular no Brasil)
Também lembrei da Data Control, que era uma escola de informática que patrocinou o São Paulo, além do carro do Roberto Pupo Moreno na Indy
Data control também patrocinou o vasco se eu não me engano em 97
Kyocera Tu Têm Atrás 😂😂😂😂
a kyocera, eu lembro dela no atlético - pr (poodles).
a data control, eu lembro dela no são paulo, em 1996 ou 1997.
Sou coxa branca e uma das primeiras camisas do Coritiba que lembro quando criança foi lá por 97, 98 que tinha o patrocínio da Sanyo, uma empresa japonesa. Não sei se ela existe ou já faliu. A Prosdócimo, marca de geladeiras e eletrodomésticos patrocinou Coritiba, CAP e Paraná clube nos anos 90
cara, esse seu canal é ótimo, continue investindo nele, tem potencial pra se tornar um dos maiores canais brasileiros sobre curiosidades futebolísticas e, quem sabe, virar até o canal principal
Muito obrigado!!!
Túlio jogou no Corinthians com a camisa 12 em referência ao cheque especial do banco Excel Econômico que dava isenção de juros durante 12 dias por mês.
Sobre a IBF, em São Bernardo, ficou anos um terreno, que dizem, era dela, próximo à minha casa, e hoje é o Supermercado Barbosa.. Se possível, fala do Energil C, não é empresa mas..., inclusive ainda tenho a camisa do Cruzeiro, que foi patrocinada por ele.
Energil C foi icônica no Cruzeiro, pertence a EMS, que voltou pro Cruzeiro uma época também. Foi por volta de 2008-9, algo assim
Saúde Unicór, do SANTOS. Tinha até uma propaganda de 95 a 96, do Pelé cobrando uma falta e o Edinho espalmando no ângulo…era muito louco esse comercial. Tentei achar aqui no TH-cam mas sem chance. ⚪️⚫️🐋🥁💥
Excelente vídeo. Só no Vasco teve GOLDEN CROSS, BANDEIRANTE SEGUROS 3B-RIO, ACE... já valeriam boas citações.
Amazônia Celular no Paysandu. Lembro dela na final da copa dos campeões entre Paysandu e Cruzeiro.
Grandes Merda Patrocinou o Remo e Outros Clubes Também
Mucura quem Patrocinava Vcs Era o Dinheiro Público da Sudam Quando Acabou em 2005 Veio a Queda Só Não Jogou Série D em 2008 Pq Não Existia
Nessa época os valores de patrocínios eram muito mais baixos, por isso conseguíamos ver uma Kalunga, Vasp, arapuã, lousano patrocinando times grandes, hoje em dia precisam ser multi milionárias para conseguirem isso.
grande canal, tem MT futuro, edição impecável, conteúdo de qualidade, vc é mt bom interlocutor. A única coisa que vc tem q focar agora é na constância, postar mais vídeos e/ou postar regularmente, assim vc vai longe
Muito obrigado!!! Estou adequando a rotina aqui, já que tem sido uma espécie de migração na minha rotina fazer vídeos para esse canal depois de quase 4 anos só fazendo para o Blog do Allan Simon, que tem edição muito mais simples e fala mais de noticiário do que de pesquisa em si. Mas aos poucos vamos colocando mais materiais por aqui!
Mano, parabéns pelo conteúdo. Gosto da forma como vc apresenta as coisas. Parabéns!
Muito obrigado, valeu demais!
😅😅😅😅 sentindo o Lito do aviões & música boa Allan
Hahahahaha
Eu ja vi essa camisa do paulista e do Fluminense e eu fiquem espantado porque eu ja sabia que essas empresas ja faleceu
Mais na camisa eu nunca vi
Exelente Vídeo Allan
Obrigado!!!
Paulista de Jundiaí, teve um período que chamou Etti Jundiaí. Etti era famosa marca de molho e extrato de tomate, catchup, mostarda, ervilha, milho e outros
E ainda existe a Etti, por isso não entrou nesse vídeo. Fui seco, mas achei para vender na internet produtos dela hahaha
Nao é sobre camisa de time isso, mas lembro que a Lousano era uma tradicional patrocinadora do Terceiro Tempo do Milton Neves tanto na Jovem Pan AM 620 quanto na TV Record no fim das noites de domingo.
13:56 amigo faz um video com patrocinadores q usaram (ou quiseram usar) a cor do time rival (tipo esse da telemar no Atlético, coca no Grêmio, cirio no Sao Paulo, enfim)...
Etti Jundiaí comprou a antiga CICA do elefantinho .extrato tomate anos 80
Data Control. Patrocinou o São Paulo e Vasco nos anos 90, este último participou do título brasileiro de 1997. SevenUP no Botafogo em 1995, a churrascaria Porcão também…
mas a Porcão era patrocinadora só do Renato Gaúcho não? Não sei se ela esteve em time.
SevenUp era um marketing perfeito pro Túlio, que foi o 7 do Botafogo no título brasileiro... e segundo o Donizete Pantera, o único que não teve atraso de salários porque era a SevenUp que pagava ele.
Chegou a ser a resposta da Pepsi a Sprite. Hoje pertence a holding da Dr Pepper nos EUA.
Ótimo vídeo, Allan! Aqui vão algumas sugestões para a parte 2:
-Banco Banorte (Náutico, Sport e Santa Cruz);
-Saúde UNICÓR (Santos e São José EC);
-Bliss (União São João);
-Lanche Mirabel (Palmeiras);
-Tavares Roupas (Fluminense e Vasco);
-Postos Atlantic (Botafogo);
-Postos Hudson (Portuguesa e São José EC);
-Lojas Kolumbus (Não era patrocinador máster, esteve presente nas mangas da camisa do Corinthians nas finais do Paulistão 2003);
-Sanyo (Coritiba. A marca saiu do mercado brasileiro no início dos anos 2000, mas ainda existe no Japão).
Muito bom!
tem outras:
camp - vitória
aplub - internacional
icatu hartford - fortaleza e ceará
banese - confiança e sergipe
alphaclub - santos
mastruz com leite - ceará
agip - palmeiras
center lider - ponte preta
brother - guarani
predilecta - matonense
consórcio embracon - inter de limeira
salemco - portuguesa
chapecó - portuguesa
arisco - goiás
renner - vila nova e grêmio
iprede - ceará
schincariol - ituano
A Etti ainda existe? Acho que foi comprada pela Bunge, mas tambem deu nome ao Paulista de Jundiaí que ate ganhou a série C de 2001 eu acho
Ainda tem, pelo menos achei para vender na internet e tive que tirar do roteiro original deste vídeo hahahaha
falando de vasco lembro da data control , dica de video pra vc fazer , times que usam nomes , escudos e cores iguais a outros clubes ! tem muito por ai , seria legal contar o pq da copia !
Para uma parte 2 ou 3, eu lembro da Data Control (tinha alguma coisa a ver com informática nos anos 1990) nas camisas de São Paulo e Vasco.
Data Control que se não me engano foi responsável por cagar o uniforme do são Paulo, que rebaixou as listras para exibirno patrocínio na parte de cima (peito) e só foi corrigido quando do patrício do banco Inter
Paulista de Jundiaí pioneiro na venda de “naming rights” : Também já se transformou em Etti Jundiaí, em referência à uma empresa alimentícia, conhecida principalmente por vender extrato de tomate.
Das marcas citadas, só me recordo da Telemar e TAM, inclusive essa última nem sabia que foi fundida com a LATAM
Guarani foi patrocinado pela Lousano tbm, tenho uma camisa do bugrão dessa época!
Muito bom o vídeo, pode fazer também de fornecedoras de uniformes que faliram ou desapareceram do futebol atual.
Seu canal é nostalgia pura! Não perco um video. 100% de retenção
Valeu demais!!!
Esse do Atlético/MG é da telemar, foi bem na época da privatização das empresas estaduais de telefonia. Foram usados apenas nas finais do Mineiro de 1999. Foi um patrocínio pontual.
Tulio inclusive jogou com a 12 no Corinthians porque o Excel tinha uma campanha em que não cobrava os juros do cheque especial se o cliente ficasse negativo no máximo 12 dias no mês.
Muito bem lembrado, que época fantástica hahaha
Seus vídeos são muito maneiros! Parabéns pela dedicação
Muito obrigado pela força, espero que você siga gostando dos conteúdos que vamos postar em breve aqui! Valeu!!!
Parabéns pelo vídeo e pela camisa do Vascão! 👍🏼👊🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Valeu!
Inclua na parte 2 o patrocinio do Guarani nos anos 90, a empresa BROTHER, que não sei o que significa,mas uma cantora de k-pop lá do oriente usou uma camisa dessa e tá fazendo o maior sucesso por lá😊
Hahahaha é uma empresa que ainda existe, eu falei sobre ela nesse vídeo aqui, porque nos anos 90 ela patrocinou Guarani e Manchester City ao mesmo tempo hahaha th-cam.com/video/5xmB6wYFzEg/w-d-xo.html
@@EstudioAllan obrigado, muito legal, esclarecido pelo outro vídeo!!!
Brother é uma empresa fabricante de impressoras.
Parabéns Allan pelo belo trabalho.
Muito obrigado!!!
O Banco Nacional além de td isso era o que meu pai tinha conta e o Fluminense de 84 foi o primeiro grande time tricolor que vi jogar
Nossa, que legal. 😂
Sim vc não viu?é novinho demais ne?😄😄😄
Esse patrocínio da Tam no Botafogo deu polêmica na época,pois o logo da empresa era vermelho e os conselheiros e alguns torcedores do Botafogo reclamaram bastante alegando que não podia ter vermelho na camisa alvinegra, aconteceu algo assim no fim dos anos 80 quando a Coca Cola patrocinou o Botafogo mudando a cor de vermelho para preto
3:50 - Corinthians com patrocínio da Paradoxx, gravadora muito importante que tivemos aqui no Brasil, talvez a maior responsável pela divulgação de europop/dance music e também da cena punk/hardcore/ska californiana da década de 1990, quando distribuía no Brasil os álbuns da Epitaph Records. Apesar de ser dos juniores, acho que vale a pena citar num segundo vídeo, ou mesmo como sugestão de tema, como times com patrocínio distintos no profissional e base, ou no feminino antes da era atual.
Fala também da Unimed, Golden Cross e guaraviton. A série preta com dourado do Botafogo com a guaraviton ficou show
As três (os dois planos de saúde e marca Guaraviton) ainda existem. Aliás se não me engano o Guaraviton chegou a dar nome ao Campeonato Carioca uma vez (junto com o Guaravita, outra marca da Viton 44)
Alan, você poderia fazer um vídeo sobre as marcas que deram ou dão nomes aos campeonatos no Brasil.
Faz um vídeo sobre a parceria da MSI com o Corinthians do início ao dinheiro e pq não deu certo. ISL Flamengo e Grêmio 2000 e 2001. Parmalat no Futebol Brasileiro, Palmeiras, Juventude e Paulista de Jundiaí
Vídeo espetacular, Alan. Só uma pequena correção: a Copa Toyota não substituiu a Continental. Entre 1980 e 2004 as duas taças eram entregues juntas ao Campeão do Mundo.
E sabe Allan coisas antigas de td um.pouco é comigo mesmo então conte da história das TV,s abertas como eram no mundo esportivo er muito bom tão como hoje está em tantas formas de assistir esportes e em particular faça se possível um vídeo especial da TV 📺 Manchete
O Excel econômico fez muito barulho na época, eu lembro disso, mas durou pouco.
APLUB patrocinou o Internacional nos anos 90 por 3 anos, mas foi marcante, pois o Inter teve apenas 4 patrocinadores em toda história (Coca-Cola, APLUB, GM e Banrisul).
Fica a dica para um vídeo sobre patrocínios mais longevos. Inter e grêmio têm 24 anos ininterruptos de Banrisul e o que se diz é que as 3 partes são muito satisfeitas com o negócio e sua manutenção é a tendência.
Muito bem lembrado
Quando passei acompanhar futebol, o patrocínio do Inter realmente era APLUB lembro demais.
como gosto de carros, não poderia deixar passar. lembro da chevrolet patrocinando a dupla grenal, nos anos 1990 até 2000. tinha s10 no grêmio, corsa no grêmio, celta no grêmio, astra no grêmio (não me lembro), e já vi s10 no inter, na época do cristian jesus cristian.
Se não me engano foram 3 anos, com S10, ASTRA e CORSA, sempre repetindo nos dois clubes. Eu tenho a vermelha da Topper de 2000 original, número 3 do Lúcio nas costas e Celta em alto relevo na frente. O Alan ficaria maluco com essa camiseta.
Ah, tem mais uma! Segundo a revista Placar, "no início, apenas em jogos internacionais era permitida a publicidade. O Inter foi o primeiro a explorar a medida, exibindo a Pepsi sobre o número num torneio em Montevidéu, em 1982".
Muito bom os vídeos, muitas marcas de valores na época que hoje não tem valor nenhum, obrigado
Comprei uma bluza pro meu velho em 1992 a camisa do mengão escrito LUBRAX ohh saudade e fomos campeões brasileiro faz a parte 2 e conta o patrocínio mais longinco de camisas do mengão com a Petrobrás na camisa allan obg
A Telemar chegou a patrocinar uma equipe de basquete no RJ. Se não me engano foi no ano 2000. Tinha um timaço.
Aqui no RS tinha uma clássica que era a APLUB no Internacional, nos anos 80 e 90.Teve também Videolar (se não me engano mudou de nome) patrocinando o Juventude em 2005
tinha também a duroline, patrocinou o juventude, em 2001 ou 2003.
essa aplup, eu me lembro, patrocinou o internacional, em 1997, time do cristian jesus cristian.
UM patrocínio que eu acho fera demais e a PEPSI no Corinthians, tinha até o escudo do Corinthians no Rótulo da garrafa de Refrigerante. Bons Tempos.👍
Vasp,o pessoal também falava; viação area sem pressa.
HAHAHAHA
O Paulista de Jundiaí tbm já foi Etti Jundiaí
Parabéns pelo vídeo, com certeza foi trabalhoso editar.
Anderson de Osasco SP
Abraço
Por falar em Embratel, esta marca ainda existe, porém foi comprada pela TELMEX e hoje é conhecida como Claro.
Então, e aí vem a dúvida sobre ela caber ou não nessa série: a Claro usa apenas para soluções de TI para empresas essa marca hoje em dia. Cabe como marcas que 'sumiram' para o povo?
Na pegada Aviões e Música, a extinta Fly patrocinou o América de Natal no início dos anos 2000.
Telemar foi clássica demais, fez cartões com os times do Campeonato Cearense. Negócio personalizado local que era raro na época.
sério? não lembro se já ouvi falar disso aí.
Faltou o ceara que foi patrocinado pela Rabelo , uma loja de moveis e eletros , que muitas vezes pagava os jogadores com Geladeiras, televisoes e Fogões
época do eugênio rabelo kkkkkkkkkkkk hoje dizem que ela faliu kkkkkkkk
Lembro de a Vasp patrocinar o CSA e o Fast Clube.
A TAM patrocinou o Caxias, campeão gaúcho de 2000.
Sugestões: Sanyo no Coritiba, 7UP no Botafogo, APLUB no Internacional, Arisco no Goiás, Muriel em vários times.
Parabéns pelo canal!! 🎉
Muito obrigado!!!
a vasp patrocinou o csa em 1999, na campanha da copa conmebol em 1999.
A VASP patrocinou o Bragantino tb !
Aqui perto de casa tem uma IBF (indústria brasileira de filmes) e está bem ativa.
Tenha a segunda parte por gentileza... Estou curioso pra saber o final da Umbro, q marcou a lendária campanha do Grêmio nos anos 90...
A Umbro faz a camisa do Grêmio atualmente, entre outros clubes.
São Paulo na década de 90 teve a IBF Formulários, Tam linhas aéreas, Data Control ( foi a minha primeira camisa )
Bombril e Cirio tb ,além da Coca Cola no começo dos anos 90 !
TAM atlético mineiro, Energil-C Cruzeiro, Bemge América Mg, etti paulista Jundiaí
bemge?
Da Lousano não me lembro mas lembro que teve a Parmalat no Palmeiras e Juventude nos anos 90,s
Parmalat patrocinou o Santa Cruz também.
Inclusive levaram o argentino Mancuso para jogar lá.
Por falar no Santinha espero se salvar da falência, inclusive o Mancuso tbm.jogou no melhor Velez campeão em 94 da Libertadores e Mundial sobre SP e Milan além dele ter jogado no Verdao e Mengao👊👊👊⚽️⚽️
🤔🤔🤔
Nos anos 80,s Allan eu sempre viajava pro Rio nas férias escolares e tbm tinham a Varig e Transbrasil
Deveria falar também sobre as fornecedoras de uniformes q não existem mais
só pela lindíssima camisa ja valeu o like !
Muito legal o vídeo! Parabéns Allan
Valeu!!
Sobre a Telemar, em 2000 ela patrocinou o Juninho Pernambucano, que usou o número 31 no campeonato brasileiro e na copa Mercosul.
MT bom o vídeo, já quero a parte 2.
Aqui na Bahia, tivemos o Baneb, patrocinando o Bahia. O banco estatal foi adquirido em leilão público pelo Bradesco, nos anos 90. Teve a subsidiária da Mesbla, a Mesbla Veículos que patrocinou o Vitória nos anos 90. Inclusive era a marca que estava na camisa do clube no Brasileiro de 93, em que foi vice.
Em relação a Telemar, o Juninho Pernambucano usou o 31 no Brasileirão de 2000. Diziam que ele tinha um acordo com a Telemar.
VARIG Botafogo RJ Toshiba/sti/semp Santos banco Bamerindus banco pan americano Corinthians
08:06 apenas uma correcao....até que toda a ESQUADRILHA fosse alterada.
Rapaz, mas aí tem que falar com a Latam também. www.latamairlines.com/br/pt/sobre-latam/nossa-frota
@@EstudioAllan realmente, houve alteração do coletivo de aviões no Dicionário Michaelis, frota vale também. Correção corrigida, está correto também! Desculpe e parabéns pelo video.
No tempo que tinham vários tipos de patrocinadores,hj é as bets em peso
Verdade! A gente vê isso também nas placas de publicidade, podemos até falar sobre isso aqui no canal em breve.
@@EstudioAllanAquele tempo era a Coca Cola que dominava , meados de 92 a 94.
Lembro da AGIP , da Data Control
Muito interessante com explicação bem clara
Parabéns...
Muito obrigado!
Faltou falar do BANDEPE(Banco do Estado de Pernambuco) que nos anos 80 ou 90 não lembro ao certo, patrocinou o trio de ferro pernambucano (Náutico, Sport e Santa), no caso o BANDEPE tbm foi privatizado e hoje faz parte do Banco Santander
Dois bancos aqui de Minas que já não existem partrocinaram o Galo. Bamco Credireal em 1982 e 83 e o Banco Agrimisa em 1986.
Outro fato curioso sobre os patrocínios da Telemar, é que no ano 2000, o Juninho Pernambucano atuou no Vasco com o número 31 devido a uma ação de marketing da Telemar, porém o jogador nunca recebeu um centavo devido aos problemas que ele teve com o Eurico, que acabaram culminando na saída dele pouco após a final da Copa João Havelange.
não entendi. como assim?
Mto bom! Ganhou 1 inscrito
Valeu!!!
A Allan e tbm em 87 não sei se vc sabe a Globo poucos minutos antes dos jogos sorteava quais os jogos passariam ao vivo aos domingos
2:45 essa voz nao é do recem falecido Cid Moreira?