Realmente. 5:17 minutos do vídeo e vim aqui comentar que eu e o pessoal que conheço xingamos quando necessário, quando algo ruim acontece ou muito boa. Sou do Piauí.
@@evelinbarbosa1942 Os soteropolitanos são tão avançados nisso, que pra entrar na mente os caras usam 2 combos pra desmoralizar a pessoa e deixar ela sem ter oque falar. É tipo o xeque mate da situação
Sugiro um episódio para vcs falarem sobre como era no tempo de escola (criança ou adolescente)... eu fico imaginando já as coisas que virão de Angola e a repressão da França... 😂😂😂
Nenhuma das frases formuladas pra representar o nordeste estão corretas, NINGUÉM aqui fala assim, agora, na novela da globo pode ser. Paul sempre sensato e sem estereótipos preconceituosos, inteligentíssimo!!!
@@jonastravassos7390 os dois agem como personagens, principalmente o Smzinho, e se voce for ver os primeiros videos do Winderson, vai ver que ele não falava palavrão
Aqui na Paraíba se fala bastante palavrão em muita situação. Principalmente os mais novos. Fi de rapariga msm é uma das palavras Q eu mais falo kkk@@daniloelgueta813
Mas o Maurício não errou, quem errou foi a mulher nesse negócio de cou passar a pexeira, fih de rapariga o pessoal fala muito, arrombado, em Natal o pessoal fala muito galado qur serve tanto para o bem quanto para o mal, depende de entonação.
Toda vez que vejo nossos irmãos falando de como o Nordeste se comunica parece que nosso linguajar é palavrão atras de palavrão creio que a maior diferença é SOTAQUE e forma mais relaxada de fala agora se ele mete que nos usa muito gírias como "Lale" chama todos de irmão, pai, tia, mãe, Mainha, coisinha, amor nos se relacionamos muito entre nós com formas cariosas ou paternas. Exemplo: I ai pai, Blz? É de onde nunca te vir por aqui? ta passeando? seja bem-vindo você vai gostar pai aqui a galera é moh sangue bom fique de boa. Eu moro por aqui pelo centro qualquer coisa irmão precisa de ajuda, só falar mano que eu estando livre chego em ti. OBS: O diálogo acima é só um exemplo freestyle que tentei simular aqui na cabeça.
Eu como boa nordestina posso dizer q não temos a cultura estrutural de xingar como expressão ,seja ela positiva ou negativa ,isso acontece pq temos uma herança forte da diáspora africana onde isso era mal visto ,chibata,pexera não são xingos,são ameaças p algo q não está certo,As novelas retratam um nordeste q o Sul e sudeste compram,de um nordeste de outro tempo,é apenas um recorte de um tempo q é vendido ao senso comum e sem mentalidade crítica,não é moral,é material/Money.
Sou do nordeste e já morei em São Paulo, eu realmente fiquei impressionado como eles xingavam muito, e são xingamentos que pra um nordestino é pesado. Aqui no nordeste xingamos menos msm, e nossos xingamentos são em um tom mais engraçado!
minha namorada é cearense, eu sou catarinense, eu xingo dms, tenho que cuidar quando to com os pais dela pq ela n xinga, já na minha casa é tranquilo, quando estou com meus pais é tranquilo, não xingo meus pais obviamente mas se acontecer algo e ficar puto vai ter xingamento.]
5:11 sou de Pernambuco, e a gente não fala essas giras que Maurício acha, e mais na televisão e novela que inventa isso, a gente fala muita gíria, só que diferentes.
Também moro em Pernambuco e xingar é como idioma natural 24hrs por dia kkkkkkk 9 xingamentos a cada 10 palavras em 1 unica frase, mas realmente não falamos essas que o mauricio citou, kkkkk.
Oxi, mas o Maurício não mentiu nn. Eu n falo essas gírias de peixeira e nem nada, mas a gnt xinga muito, sim. Pode ser pomba, molestia, fih de rapariga etc.
A impressão que eu tenho é que o Sudeste para o Brasil é como os EUA para as Américas: só conhece a própria geografia e cultura, o resto não tem noção.
Candonga é venda, candongueiro é pessoa que vende, mas a expressão também é usada em determinados locais de Angola para se referir a um táxi/taxista/transporte público de cor azul.
@@vicentemezaroba Segundo o site VALOR ECONOMIICO, 60% dos brasileiros ganham até um salario mÍnimo. Me diz você Dr. Vicente: Como que uma pessoa nessas condições, vai visitar todos os estados brasileiros e conhecer o país de fato? Conta básica, sabe fazer?
@@vicentemezaroba Então me fala você como que 60% da população brasileira, vai visitar todos os estados do país, recebendo até um salário minimo por mes. Faz tua magica ae, sabendo que dentro dessa parcela a maioria sustenta uma familia. Faça a mágica dos numeros e joga aqui pra gente.
@@vicentemezaroba Os dados que tirei foi do site Valor Economico. Eu acho que o site deve ser militante tambem. Mas confere lá pra ver se nao to mentindo.
@@vandapereira5424vê o flow com gilmar vemba la eles mesmo diz que as coisas que o batista fala é diferente das que ele conhece e tu se es de angola sabes bem o quão privilegiado és. O PROGRAMA SE CHAMA ACHISMOS se quisessemos saber como é a angola abriamos a wikipedia.
@@vandapereira5424Você mora em Angola? É tipo você morar no nordeste e não saber tudo que rola no sudeste. Como eles dizem, são achismos e não verdades incontestáveis. Opiniões baseadas na vivência deles.
É uma infelicidade tamanha um francês saber mais sobre o Brasil do que um brasileiro. Deveríamos exterminar esse costume leigo, Esse costume podre de rebaixar uma determinada região por conta da opressão, Nenhum nordestino deve ser tratado como um personagem do zorra total, (Por exemplo). É triste ver a falta de senso, É sabermos que o povo brasileiro sé auto sabota... Lamentável! Parabéns Paul, A sua inteligência é cativante. 🪖
eu realmente concordo contigo e tenho ponto de falar por ser do nordeste! chega de estereótipos e nos colocar como palhaço nas falas no jeito e como um povo boca suja que fala palavrão tora hora. nordestino é educação e cultura.
Acredito que quem conhece pessoalmente o Nordeste já percebeu que a mídia exagera de todas as formas! Os gaúchos também sempre são escrachados e ironizados, porém somos mais do que o que mostram! Estive várias vezes no Nordeste e percebi como o povo é educado e correto! ❤
"Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” - daí a palavra “chiqueiro”. A conexão com a menstruação vem de uma época em que o período era considerado sujo, como um impedimento para relações sexuais. Logo, “estar de chico” era algo como “estar sujo”
Alguém mais percebeu que o tempo dos episódios so foram diminuindo? Antes era 40min, depois 30min, depois 28min, agora 26min, petição aqui galera para o tempo ser maior...
sou nordestina, de Maceió/Alagoas, e não falamos essas gírias fabricadas em novelas da globo com sotaques falsos. Usamos gírias diferentes, e não falamos tantos palavrões, só em grupo de amigos e olhe lá. Eu mesma não falo tanto. Paul acertou em cheio, aqui no nordeste não falamos assim.
Paul é muito observador, ele realmente percebe as diferenças regionais. Ele veio muitas vezes ao Nordeste, e sabe bem. Aqui se fala muita gíria, mas de fato ainda existe algo no sentido de que falar palavrão é algo muito frio e desrespeitoso. Os palavrões comuns são: "disgraça", "misera", tru cool... Outras coisas que são muito comuns em outras regiões, aqui nem tanto. Claro que agora com as redes sociais e os influencers, os jovens bemm mais palavrões.
Eu sempre evito. Desgraça e miséria são coisas ruins, eu acredito que falar coisas ruins atrai. Mas é super comum, as pessoas falam como se fosse a palavra água. Nem se importam e ainda riem.😂
@@magomistico562 os mais velhos aqui (PE) me repreendem sempre quando falo essas palavras também, mas é bem comum. Na Bahia se ouve muito "Êê desgraça!" pra se mostrar surpreso, por exemplo.
Vcs estão a reduzir muito o tempo do Programa, voltem a fazer o tempo que faziam nos primeiros episódios Pfvr! Abraços apartir de Angola🇦🇴 Programa Sensacional🙌🏾
Eu como Uber escuto tantas coisas que as vezes penso em abrir um podcast. Ja ouvi história de traição, já vi história de superação de doencas, pessoas me pedindo dicas profissionais, pessoais etc. Metade do dia eu tô conversando com alguém 😂
E tem gente que praticamente quer introduzir uma lei pra Uber e taxistas não conversarem com o passageiro kkkkk Tnc, melhor coisa é trocar uma ideia com uma pessoa completamente desconhecida, e depois reencontrar ela de novo e contar as novidades
@@Italo77770 Man, sou do interior da Paraíba, como também faz nem 3 meses que tava em Salvador. O máximo que ouvi muito é "Barril" e "Desgraça" vi mais que isso não, o que o Mau falou, parece que a gente a cada uma palavra, a próxima é um xingamento.
@@jota_jota90acho que houve confusão entre "palavrão", xingamento, e o "praguejar". Se se considerar que o xingamento carece de uma intenção ofensiva real, acho que nordestino xinga pouco, mas tb cariocas e paulistas.
@@aguiatvbrasil busca no disionario o significando de desgraça.. e ftp é palavra usanda mas em briga, e porra é uma palavra usada no momento de raiva com não pode chiga...
@@TioBru. desgraça substantivo feminino 1. revés da fortuna; azar, desdita, infelicidade. 2. perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento.
Enquanto algumas nações se guerreiam, com amigos da onça encorajando com financiamentos a desgraça alheia objetivando obscuros interesses, aqui no Brasil, especialmente em Piracicaba - SP se realiza a 39° Festa das Nações, além da gastronomia exalta a união, o descerramento de fronteiras. Sugerindo, além do representante asiático poderia reunir outras nacionalidades, são imensas no Brasil, mesmo que seja uma só apresentação, criem o balaio de gato, sem pauta deixem rolar.
8:36 baptista podia falar diversas girias como cassule- criança, biva-casa, baika- celular, babulo- confusão, bongo ou pin e puk- polícia. Mas continua assim Baptista apoiamos o teu trabalho❤ 🇦🇴
Em alguns lugares do Nordeste, a expressão "mulher tá de chico" se usa "mulher tá de Boi" , mas esse expressão "vou te passar na peixeira" acho que nem Lampião usava mais. 😅😅
5:17 moro em joão pessoa e sou carioca, aqui tem muita giria, mas palavrão aqui tem um peso maior, vc não pode chamar alguém de fdp como no rio, vc não fala em todos os ambientes, tem um peso completamente diferente, inclusive palavrão é associado a periferia, a falta de educação, é feio... Além disso, os palavrões são diferentes.
O paul sabe mais do nordeste doq o brasileiro kkkkkkkkk, e essas expressões tipo "te passo a pexeira" são girias antigas que os sudestinos acham que o nordeste fala, o francês sabe muito
SOU ANGOLANO🇦🇴 Por favor, isso tem que durar pelo menos meia hora. Já ninguém usa o termo candongueiro, chamamos de táxi mesmo. A explicação do Baptista foi demais.😂😭 A gíria para ônibus actualmente é Chibu. Algumas gírias angolanas. Mboa = Mulher Piso = Calçado Yah = Concordar com alguma coisa Tá numa= Está bem. Velho - Pai Velha - Mãe Puto - Criança ou alguém mais novo que você. Essas são algumas das gírias que usamos. Se quiser saber a gíria para alguma coisa em específico é só dizer.
Há trezentos anos atrás, no interior de MG, uma pessoa candonguera era uma pessoa fofoqueira, ainda tem pessoas que até hoje chama aquela michiriquinha que tem muito cheiro de ( candonguera) aquela que é só vc começar a descascar que ela exala cheiro pra todos os lados
Engomar é literal. Até os anos 70 era comum passar roupas e usar a goma da mandioca dissolvida em água e literalmente ia-se esfregando um pano molhado na água com goma enquanto passava-se o ferro nas roupas. Chamava-se realmente engomar a roupa.
18:43 😂😂😂😂😂 Baptista é maravilhoso kkkkkkkkk Eu acho legal quando ele confunde o pessoal assim. Porque a culpa é do Maurício que sempre interrompe ele.
12:00 Antigamente usava-se goma na hora de passar as roupas. Também, já usaram claras de ovo... Por isso que há doces ( como o quindim) que eram feitos só com gemas, para aproveitá-las.
Kandonga é referência aos antigos mercados informais do período pôs independência. Com o tempo a Kandongueiro, praticante da Kandonga"virou" referência para serviços de táxi da marca Toyota Hiace, o famoso azul e branco que ele efectuado sem regulamentação
Adoro o canal de voces! Moro na Suécia há 16 anos, e sinto exatamente o que o Paul falou quando vou de ferias para o Brasil...um peixe fora d'água (tá ai mais uma) nas girias.....hahaha
Tamos junto. Ouço com os amigos surfistas do filho. Mas em escolas se aprende muito. Eu falava: Tô irada com você e o filho ria muito de mim. Pra ele irada era uma boa onda pra pegar. 😊
@@ritaz2008 O nome para isso que vc falou é " costume regionalista brasileiro" ou ainda " costume regionalista cearense e/ou nordestino" e até " gíria regionalista" ou mesmo " CEARÊZ" / gíria cearense que fixou no linguajar cearense pelo grande costume de uso de fala. ( Por gentileza, para maiores dúvidas, pesquisar no Google o termo: Dicionário CEARÉZ) O ferro engoma a medida que ele é " passado" quente por cima da goma e que consequentemente, essa goma está logo por cima de uma roupa. :) Beijos de luz :*😘😘😘
SERIA LEGAL FALAR SOBRE "EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS". SÃO FRASES QUE NAO DÁ PRA ENTENDER LITERALMENTE, TIPO: TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA, TAPAR O SOL COM A PENEIRA, ABOTOAR O PALETÓ, NADOU E MORREU NA PRAIA, NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO.....IA SER MARAVILHOSO!!!
Pois é! Também sou de João Pessoa e concordo com você, muito difícil que a gente fale palavrões. Sem contar que essas expressões que eles usaram são totalmente nordestino de novelas da Globo. 😂
são processos diferentes. um caiu em desuso e o outro ganhou mais popularidade, mas ambos são usados e são referentes a coisas diferentes pra passar a roupa você alinha o tecido, pra engomar vc usa uma solução de goma pra deixar endurecida
Sou de Recife, Pernambuco e aqui quem mais fala palavrão é mãe, elas inventam coisa para chingarem você de todas as formas possíveis, inclusive os chigamentos são para elas mesmo
não sei como é o resto do Nordeste, mas o que eu ouvia dos meus parentes do Maranhão sempre foram expressões católicas, ave maria, credo, sangue de jesus, só deus na causa, "que diabos-", inferno, capeta, valha, e nunca ouvi muito xingamento, mesmo "desgraça" minha avó sempre achou feio, talvez seja porque eu era criança da última vez que fui, mas minhas tias também não falam tantas gírias ou palavrões
Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” - daí a palavra “chiqueiro”. A conexão com a menstruação vem de uma época em que o período era considerado sujo, como um impedimento para relações sexuais. Logo, “estar de chico” era algo como “estar sujo”.
Achei engraçado essa gíria ,sou Português e fiquei com a ideia que essa dos dois palitos já está tão destorcida que já nem o Brasileiro sabe a origem kk
@@paulovaz3149 é porque a maioria das gírias tem variações de cidade pra cidade, como "dois palitos" que pode variar para "dois toques" ou para "dois tempos" e por aí vai kk
@@paulovaz3149 então, ele veio com esse dois palito eu não entendi, e to perto de SP ou RJ, agora o dois toque ou dois tempo conheço e é antigo já, acredito que grande parte do Brasil conhece
@@evelynazevedo9111Aqui em Angola a gíria é mesmo pausado(a), que pode ser: bem vestido(a), estiloso(a), bonito(a). Detalhe que BROTO também é bonito, mas esse termo é exclusivo para se referir aos homens
Em Angola também se utiliza o "estamos juntos". Muito em casos em que está a se despedir de alguém. Tipo, em vez de "até amanhã" dizer "estamos juntos".
De fato como o Paul falou aque no Nordeste não tem tanto essa "mania" de falar se xingando mas tem uma certa explicação. A que a gente vê nossas gírias como uma piada então quando alguém usa provavelmente vai ser pra intensificar um momento que já é engraçado. Sobre o "xibata" "passar na pexeira" é tudo novela da globo, nem mais os povo do interior fala assim mas geral sabe que essas gírias existiram e raramente (num local muito especifico num momento muito especifico e uma pessoa muito especifica) alguém vai usar.
E impressionante que o francês sabe mais do nordeste que o brasileiro ehehhe
Pior kkkkk No "vou te passar a peixeira" eu fiquei decepcionado kkkkkk
É pq desses aí, ele é o único que tem cérebro 😂
É porque ele realmente viajou para os estados nordestino pra aprender sobre a cultura de lá. Não foi só pra visitar as praias
Oxi mano, mas eu moro no nordeste e saio xingando todos meus amigos e conhecidos
Realmente. 5:17 minutos do vídeo e vim aqui comentar que eu e o pessoal que conheço xingamos quando necessário, quando algo ruim acontece ou muito boa. Sou do Piauí.
o nordestino fala muita giria porem não fala tanto palavrão, ainda bem q temos o Paul pra desconstruir certos preconceitos...
Ai vc se engana, falam palavrão, mais para xingar não,
Você desconhece o Soteropolitano kkkkk
@@evelinbarbosa1942 Os soteropolitanos são tão avançados nisso, que pra entrar na mente os caras usam 2 combos pra desmoralizar a pessoa e deixar ela sem ter oque falar. É tipo o xeque mate da situação
literalmente 10 palavras do baiano, 8 são girias ou palavrões
@@aznuti7041 forme uma frase em baianês com 8 palavrões.
Sugiro um episódio para vcs falarem sobre como era no tempo de escola (criança ou adolescente)... eu fico imaginando já as coisas que virão de Angola e a repressão da França... 😂😂😂
👏 Apoio! 🤣
up
Apoio muitoooo kakakak
😂😂😂😂
Up
Nenhuma das frases formuladas pra representar o nordeste estão corretas, NINGUÉM aqui fala assim, agora, na novela da globo pode ser. Paul sempre sensato e sem estereótipos preconceituosos, inteligentíssimo!!!
Então me explica o Smzinho e o Winderson Nunes.
Os nordestinos que moram em SP falam bastante gíria e palavrão.
@@jonastravassos7390 os dois agem como personagens, principalmente o Smzinho, e se voce for ver os primeiros videos do Winderson, vai ver que ele não falava palavrão
Paul é sensato porque foi pra lá, se não tivesse ido, estaria sendo influenciado pelo estereótipo.
Aqui na Paraíba se fala bastante palavrão em muita situação. Principalmente os mais novos. Fi de rapariga msm é uma das palavras Q eu mais falo kkk@@daniloelgueta813
Paul falou tudo, nordestino não é um personagem do Zorra total.
Exato, pessoal se apega muito ao esteriótipo
Mas o Maurício não errou, quem errou foi a mulher nesse negócio de cou passar a pexeira, fih de rapariga o pessoal fala muito, arrombado, em Natal o pessoal fala muito galado qur serve tanto para o bem quanto para o mal, depende de entonação.
Toda vez que vejo nossos irmãos falando de como o Nordeste se comunica parece que nosso linguajar é palavrão atras de palavrão creio que a maior diferença é SOTAQUE e forma mais relaxada de fala agora se ele mete que nos usa muito gírias como "Lale" chama todos de irmão, pai, tia, mãe, Mainha, coisinha, amor nos se relacionamos muito entre nós com formas cariosas ou paternas.
Exemplo: I ai pai, Blz? É de onde nunca te vir por aqui? ta passeando? seja bem-vindo você vai gostar pai aqui a galera é moh sangue bom fique de boa. Eu moro por aqui pelo centro qualquer coisa irmão precisa de ajuda, só falar mano que eu estando livre chego em ti.
OBS: O diálogo acima é só um exemplo freestyle que tentei simular aqui na cabeça.
Sim
Up
O Paul tá certo, o povo dos outros estados acha que nós nordestinos falamos que nem nas novelas da Globo
E falam
oxi mainha
Né 😂
Mas falam
Nunca ouvi ninguém falar: vou te passar a pexera
4:22 da pra ver que o Maurício conhece o nordeste pelas novelas da Globo kkkkkk
Mas ele tá certo!
@@valterbarbosa119 sou nordestino na minha região não è assim nao
Mas è achismos ne
O nordeste xinga más não se compara ao rio de janeiro
Eu como boa nordestina posso dizer q não temos a cultura estrutural de xingar como expressão ,seja ela positiva ou negativa ,isso acontece pq temos uma herança forte da diáspora africana onde isso era mal visto ,chibata,pexera não são xingos,são ameaças p algo q não está certo,As novelas retratam um nordeste q o Sul e sudeste compram,de um nordeste de outro tempo,é apenas um recorte de um tempo q é vendido ao senso comum e sem mentalidade crítica,não é moral,é material/Money.
Sou do nordeste e já morei em São Paulo, eu realmente fiquei impressionado como eles xingavam muito, e são xingamentos que pra um nordestino é pesado. Aqui no nordeste xingamos menos msm, e nossos xingamentos são em um tom mais engraçado!
E quando você chama alguém xingando tem que ser extremamente próximo , ao não é todo mundo que aceita.
Tipo o clássico "vai pra baixa da égua"
minha namorada é cearense, eu sou catarinense, eu xingo dms, tenho que cuidar quando to com os pais dela pq ela n xinga, já na minha casa é tranquilo, quando estou com meus pais é tranquilo, não xingo meus pais obviamente mas se acontecer algo e ficar puto vai ter xingamento.]
Mlk, eu xingo pesado, mas eu levo na brincadeira, eu não xingo tipo, filha da put@,falo mais vai se fud3r, mas na piada, rindo, não me levem a mal...
sao mais leves, parece meio bobinho pra quem ta acostumado com carioca
5:11 sou de Pernambuco, e a gente não fala essas giras que Maurício acha, e mais na televisão e novela que inventa isso, a gente fala muita gíria, só que diferentes.
bem isso
Comentei exatamente isso , ficaram presos na ideia de nordeste das novelas do século 18 , nada a ver kkkkkkkkk
por isso que o nome do programa é "Achismos", não? Que bom que tu é livre pra estar aqui e passar a real visão.
ele não manja nem as de sp e rj que ele vive, imagina de outros lugares
Também moro em Pernambuco e xingar é como idioma natural 24hrs por dia kkkkkkk 9 xingamentos a cada 10 palavras em 1 unica frase, mas realmente não falamos essas que o mauricio citou, kkkkk.
O Paul conhece mais o brasil que o próprio Maurício, e não é nem piada, sobre o nordeste ele tá totalmente certo, paul como sempre inteligente..
Já é o 3 ou 4 vídeo q ele mostra isso msm kkk
Oxi, mas o Maurício não mentiu nn. Eu n falo essas gírias de peixeira e nem nada, mas a gnt xinga muito, sim. Pode ser pomba, molestia, fih de rapariga etc.
Ele usa skin nerd mn
@@giovannaamanda2197tens razão. Acho que é tão comum para gente. Que não achamos xingamentos.
Claro, colonizador. Ele pode estudar, o Maurício foi letrado através da globo lixo
O Maurício é o típico brasileiro mesmo, que não conhece o Brasil. Então tá tudo certo o Paul conhecer mais o Brasil que ele hahaha
Ele conhece o nordeste pelas novelas da Globo.
é o típico Carioca que mora em São Paulo
No geral brasileiros não conhecem o brasil.
🤣🤣🤣🤣verdade
A impressão que eu tenho é que o Sudeste para o Brasil é como os EUA para as Américas: só conhece a própria geografia e cultura, o resto não tem noção.
Candonga é venda, candongueiro é pessoa que vende, mas a expressão também é usada em determinados locais de Angola para se referir a um táxi/taxista/transporte público de cor azul.
Finalmente alguém soube explicar
Se deixar só o Baptista explicando as coisas... 😂😂😂😂
Incrível como o Paul tem mais noção e conhecimento sobre o nordeste do país, que o Maurício que é brasileiro! 😂😂
Esse Maurício só tá replicando oq ele ouviu a 10 anos atrás kkkkkk
depende, baiano xinga mais que carioca, mas oresto do nordeste não sei
@@pedro.7271 você tem razão kkkkkkk
Nordeste nem é gente
O cara vem da França e sabe muito mais sobre o nordeste que o brasileiro.
Deve ser porque ele tem meios pra visitar todos os estados, diferente da GRANDE MAIORIA dos brasileiros.
@@felipedias1209militou amiga
@@vicentemezaroba Segundo o site VALOR ECONOMIICO, 60% dos brasileiros ganham até um salario mÍnimo. Me diz você Dr. Vicente: Como que uma pessoa nessas condições, vai visitar todos os estados brasileiros e conhecer o país de fato? Conta básica, sabe fazer?
@@vicentemezaroba Então me fala você como que 60% da população brasileira, vai visitar todos os estados do país, recebendo até um salário minimo por mes. Faz tua magica ae, sabendo que dentro dessa parcela a maioria sustenta uma familia. Faça a mágica dos numeros e joga aqui pra gente.
@@vicentemezaroba Os dados que tirei foi do site Valor Economico. Eu acho que o site deve ser militante tambem. Mas confere lá pra ver se nao to mentindo.
Mei: ME DÁ UM VERBO. Baptista: TO BE
Paul tem razão, sou do RN, Nordeste. Paul tem uma visão bem melhor do Brasil do que Maurício sempre.
Aqui no nordeste a gente não fala assim não. Maurício tá vendo muita novela da globo
Maurício 😅 aceita que vc não sabe nada do nordeste 🤭
O Baptista é maravilhoso!!! Esse trio não pode acabar nunca!!!!😂😂😂
Mais ele e muito inocente e não sabe nada de Angola, nos 100% de coisas que ele fala 10% e verdade o resto eu não conheço essa Angola que ele fala.
@@vandapereira5424vê o flow com gilmar vemba la eles mesmo diz que as coisas que o batista fala é diferente das que ele conhece e tu se es de angola sabes bem o quão privilegiado és. O PROGRAMA SE CHAMA ACHISMOS se quisessemos saber como é a angola abriamos a wikipedia.
@@vandapereira5424Você mora em Angola? É tipo você morar no nordeste e não saber tudo que rola no sudeste. Como eles dizem, são achismos e não verdades incontestáveis. Opiniões baseadas na vivência deles.
Sou de Recife e confirmo que o Paul está coberto de razão.
Usamos tabacudo que pode ser positivo ou negativo, mas o francês está corretíssimo
Ninguém chama ninguém de fi de rapariga a toa n , só chama na zoação e se for mto próximo . Chamar um aleatório na rua é complicado. Visse ? Kkk
É uma infelicidade tamanha um francês saber mais sobre o Brasil do que um brasileiro.
Deveríamos exterminar esse costume leigo, Esse costume podre de rebaixar uma determinada região por conta da opressão, Nenhum nordestino deve ser tratado como um personagem do zorra total, (Por exemplo). É triste ver a falta de senso, É sabermos que o povo brasileiro sé auto sabota... Lamentável!
Parabéns Paul, A sua inteligência é cativante. 🪖
eu realmente concordo contigo e tenho ponto de falar por ser do nordeste! chega de estereótipos e nos colocar como palhaço nas falas no jeito e como um povo boca suja que fala palavrão tora hora. nordestino é educação e cultura.
Mas o brasileiro não procura saber sobre a própria cultura, isso só mostra o tamanho da ignorância do país.
Acredito que quem conhece pessoalmente o Nordeste já percebeu que a mídia exagera de todas as formas! Os gaúchos também sempre são escrachados e ironizados, porém somos mais do que o que mostram! Estive várias vezes no Nordeste e percebi como o povo é educado e correto! ❤
O negócio é parar de ver TV aberta! Só mostram o que querem, e como querem!
Nossa mano, deixa de ser exagerado. Eles falaram esteriótipos de todas as regiões.
"Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” - daí a palavra “chiqueiro”. A conexão com a menstruação vem de uma época em que o período era considerado sujo, como um impedimento para relações sexuais. Logo, “estar de chico” era algo como “estar sujo”
Nossa, legal saber disso.
Achava q era por causa do rio
Genteee 46 anos e nao sabia 🤭Obrigada
Legal
Não sei onde que chico vem de porco mas ok
Alguém mais percebeu que o tempo dos episódios so foram diminuindo?
Antes era 40min, depois 30min, depois 28min, agora 26min, petição aqui galera para o tempo ser maior...
20 min de patrocínio, então é mais curto ainda.
Apoio
E porque eles sabem que esse tipo de conteúdo tem tempo de vida . Então vão aproveitar o sucesso aos poucos pra fazer render 💰
Acho que os temas estão ficando mais expecificos dai tem menos tempo
@@thiehit Sim. Reparou bem
O programa é maravilhoso pq tem um brasileiro, angolano e um francês, pra fechar as línguas descendentes do latin só faltou um espanhol e um italiano
E um romano
@@gabrieeuluzumaki6155 mas roma fica na itália
E Romênia
E um romeno
@@ogueddy verdade não prestei atenção
sou nordestina, de Maceió/Alagoas, e não falamos essas gírias fabricadas em novelas da globo com sotaques falsos. Usamos gírias diferentes, e não falamos tantos palavrões, só em grupo de amigos e olhe lá. Eu mesma não falo tanto. Paul acertou em cheio, aqui no nordeste não falamos assim.
Sou de Angola 🇦🇴 e assisto esse programa sempre 😂😂😂 todos os episódios
Ensina umas gírias ae
vlw Famualia
E você também da muito coole ?
@@felipedearaujoco Esse wi é rijo (Pessoa Inteligente ou de muita posse, dinheiro)
Que legal ver você por aqui 😊❤
Paul é muito observador, ele realmente percebe as diferenças regionais. Ele veio muitas vezes ao Nordeste, e sabe bem. Aqui se fala muita gíria, mas de fato ainda existe algo no sentido de que falar palavrão é algo muito frio e desrespeitoso. Os palavrões comuns são: "disgraça", "misera", tru cool... Outras coisas que são muito comuns em outras regiões, aqui nem tanto. Claro que agora com as redes sociais e os influencers, os jovens bemm mais palavrões.
Desgraça no Espirito Santo é uma palavra que evitamos, Desgraça pra nós é uma palavra que atrai cousas ruins .
Eu sempre evito. Desgraça e miséria são coisas ruins, eu acredito que falar coisas ruins atrai. Mas é super comum, as pessoas falam como se fosse a palavra água. Nem se importam e ainda riem.😂
@@magomistico562 os mais velhos aqui (PE) me repreendem sempre quando falo essas palavras também, mas é bem comum. Na Bahia se ouve muito "Êê desgraça!" pra se mostrar surpreso, por exemplo.
Vcs estão a reduzir muito o tempo do Programa, voltem a fazer o tempo que faziam nos primeiros episódios Pfvr! Abraços apartir de Angola🇦🇴 Programa Sensacional🙌🏾
Eu como Uber escuto tantas coisas que as vezes penso em abrir um podcast. Ja ouvi história de traição, já vi história de superação de doencas, pessoas me pedindo dicas profissionais, pessoais etc.
Metade do dia eu tô conversando com alguém 😂
E tem gente que praticamente quer introduzir uma lei pra Uber e taxistas não conversarem com o passageiro kkkkk
Tnc, melhor coisa é trocar uma ideia com uma pessoa completamente desconhecida, e depois reencontrar ela de novo e contar as novidades
Falou o candongueiro
@@Vinho_elegante Cara, dá pra criar um novo insulto com isso kkkkk
@@SamuelBGila KKKKK
Concordo com o Paul na questão de gírias do Nordeste. Todo o Brasil tem gíria, mas em questão de palavrão igual SP e RJ, não vejo.
Exato, não que o nordeste não xingue, mas a gente não se cumprimenta dessa forma pra falar "bem" de uma pessoa
Vc nunca foi na Bahia ou vc não conhece nem um baiano kkkk pq lá é maluquice
@@Italo77770 Man, sou do interior da Paraíba, como também faz nem 3 meses que tava em Salvador. O máximo que ouvi muito é "Barril" e "Desgraça" vi mais que isso não, o que o Mau falou, parece que a gente a cada uma palavra, a próxima é um xingamento.
@@ruanitasans Exatamente. Aqui na PB, a gente xinga "carai" devido se impressionar, mas não a cada palavra, a próxima é xingamento.
@@jota_jota90acho que houve confusão entre "palavrão", xingamento, e o "praguejar".
Se se considerar que o xingamento carece de uma intenção ofensiva real, acho que nordestino xinga pouco, mas tb cariocas e paulistas.
Nordeste tem muitas gírias, mas não tantas palavras de baixo calão como em outros estados.
Claro que temos, só que utilizamos em outros contextos, Bahia por exemplo, gosta muito de utilizar "porra" "desgraça" "fdp" etc etc.
@@aguiatvbrasil busca no disionario o significando de desgraça.. e ftp é palavra usanda mas em briga, e porra é uma palavra usada no momento de raiva com não pode chiga...
@@zero-char disionario me machuca po kkkkkkkkkkk
@@TioBru.
desgraça
substantivo feminino
1.
revés da fortuna; azar, desdita, infelicidade.
2.
perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento.
Oxi, só o que tem é palavrão, as palavras só são diferentes kkkk
Maurício. Voce poderia expandir o projeto e incluir um asiático nessa brincadeira. Acho que seria mais abrangente e também engraçado
Também já pensei nessa ideia! Podia chamar o Ryu que é o japonês que tem aprendeu o português brasileiro de pernambuco
Acho uma boa ideia mas difícil de acontecer
Ryu é brabo seria muito engraçado mesmo ele fala com sotaque Pernambucano e tudo mais kkkkk😂😂😂
Verdade 😃
Enquanto algumas nações se guerreiam, com amigos da onça encorajando com financiamentos a desgraça alheia objetivando obscuros interesses, aqui no Brasil, especialmente em Piracicaba - SP se realiza a 39° Festa das Nações, além da gastronomia exalta a união, o descerramento de fronteiras.
Sugerindo, além do representante asiático poderia reunir outras nacionalidades, são imensas no Brasil, mesmo que seja uma só apresentação, criem o balaio de gato, sem pauta deixem rolar.
Nós nordestinos realmente não falamos tanto palavrão quanto os outros estados, mas temos nossas gírias. Paul defendendo os nordestino ❤
Sou do MARANHÃO e o pool ta certo sobre o Nordeste o Maurício ta assistindo muita novela da globo.
Maranhão é no nordeste? Não sabia disso, achei que era do Centro Oeste
*Paul
Ita pourra, geografia manda lembranças 😂😂😂😂😂😂, relaxa, eu também esqueço as vezes@@sydneym997
😑😑😑@@sydneym997
@@ricardomartins7993🤨🏳️🌈?
8:36 baptista podia falar diversas girias como cassule- criança, biva-casa, baika- celular, babulo- confusão, bongo ou pin e puk- polícia. Mas continua assim Baptista apoiamos o teu trabalho❤ 🇦🇴
O Baptista deve começar a consultar os seus irmãos angolanos. Tenho lhe chamado sempre atenção
Babulo confusão, Oq é ??
@@franciscosilva-ex8qzÉ a própria "confusão ou problema"
Tem muita gíria legal de Angola que precisamos aderir aqui no Brasil.
@@franciscosilva-ex8qzbabulo é confusão ou problema.
Em alguns lugares do Nordeste, a expressão "mulher tá de chico" se usa "mulher tá de Boi" , mas esse expressão "vou te passar na peixeira" acho que nem Lampião usava mais. 😅😅
Kkkkkkkk ela viajou nessa aí
Aqui em Fortaleza eu conheço como "mulher tá de bode"
5:17 moro em joão pessoa e sou carioca, aqui tem muita giria, mas palavrão aqui tem um peso maior, vc não pode chamar alguém de fdp como no rio, vc não fala em todos os ambientes, tem um peso completamente diferente, inclusive palavrão é associado a periferia, a falta de educação, é feio... Além disso, os palavrões são diferentes.
O paul sabe mais do nordeste doq o brasileiro kkkkkkkkk, e essas expressões tipo "te passo a pexeira" são girias antigas que os sudestinos acham que o nordeste fala, o francês sabe muito
óia a faca!
O Paul deu aula de como puxar assunto no Brasil
SOU ANGOLANO🇦🇴
Por favor, isso tem que durar pelo menos meia hora.
Já ninguém usa o termo candongueiro, chamamos de táxi mesmo. A explicação do Baptista foi demais.😂😭 A gíria para ônibus actualmente é Chibu.
Algumas gírias angolanas.
Mboa = Mulher
Piso = Calçado
Yah = Concordar com alguma coisa
Tá numa= Está bem.
Velho - Pai
Velha - Mãe
Puto - Criança ou alguém mais novo que você.
Essas são algumas das gírias que usamos. Se quiser saber a gíria para alguma coisa em específico é só dizer.
Manda mais pai.
Explica baixo nnengue
@@rogeriogiugni-advogado6960 é miúdo, crianca....
Há trezentos anos atrás, no interior de MG, uma pessoa candonguera era uma pessoa fofoqueira, ainda tem pessoas que até hoje chama aquela michiriquinha que tem muito cheiro de ( candonguera) aquela que é só vc começar a descascar que ela exala cheiro pra todos os lados
o Batista é uma graça ele fica fofo de ingênuo 😂😂😂
Engomar é literal. Até os anos 70 era comum passar roupas e usar a goma da mandioca dissolvida em água e literalmente ia-se esfregando um pano molhado na água com goma enquanto passava-se o ferro nas roupas. Chamava-se realmente engomar a roupa.
18:43 😂😂😂😂😂
Baptista é maravilhoso kkkkkkkkk
Eu acho legal quando ele confunde o pessoal assim.
Porque a culpa é do Maurício que sempre interrompe ele.
Um tema muito bomm! Seria falar sobre lendas urbanas e folclóricas, e supertições de cada país.
O Paul prendendo a pessoa no elevador só para mostrar a previsão do tempo foi o melhor 😂😂😂😂
05:15 o francês sabe mais do Brasil do que o Mauricio, sou de ssa e nem as pessoas do interior falam assim, tao assistindo muita novela 😂
No meio desse mundo de podcasts infinito, uma pausa para a leveza e o humor de uma conversa solta... 👏🏼👏🏼
12:00 Antigamente usava-se goma na hora de passar as roupas. Também, já usaram claras de ovo... Por isso que há doces ( como o quindim) que eram feitos só com gemas, para aproveitá-las.
O frances ta manjando mais de br do que o Muricio kkk querendo ou nao, o Mauricio é muito da bolha dele
Verdade, ele sendo de São Paulo não sabendo que os nordestinos não são como nas novelas, pq a maioria da capital tem nordestinos, como ele não sabe?!
Isso nao é so no Ceará. Maranhao tambem tem esse "apito pra indentificar outro" e se nao me engano o Piauí tambem.
Gírias da angola: dá o cool
Gírias do Brasil: xinga a todos
Gírias da frança: "você é meu melhor amigo" com tom de sarcasmo e te humilhando.
Eu sou de Recife e concordo com o Paul, aqui não falamos muito xingando, e quando falamos é raro, mas não é sempre como o carioca
Kandonga é referência aos antigos mercados informais do período pôs independência. Com o tempo a Kandongueiro, praticante da Kandonga"virou" referência para serviços de táxi da marca Toyota Hiace, o famoso azul e branco que ele efectuado sem regulamentação
Em 24:59 a frase do Mauricio para o Batista é no minimo comprometedora
"Não, quem dirige é o motorista" foi maravilhoso! 😂😂😂😂😂
Por aqui, interior da Bahia, falava "ferro de engomar", quando o ferro era a brasa, não tinha o elétrico.
Minha vó fala assin ainda até hoje
O Batista é uma viagem, parece sempre que ele fumou um, está sempre aéreo, me acabo de rir com ele.😂
Ele tentando explicar alguma coisa me tira um riso sincero
Não gosto do Batista
😢😢pq?@@SilvanaSilva-vg4zr
@@SilvanaSilva-vg4zrAí já é problema seu. 😂
Eu acho ele supre fofinho explicando 😅😅😅
Paul é muito inteligente, o cara aprende rápido e faz pia da rápido sobre os assuntos, queria ser assim no inglês
Gente o Baptista é a mais, sério
Antes dele soltar qualquer fala eu já tô rachando
Adoro o canal de voces! Moro na Suécia há 16 anos, e sinto exatamente o que o Paul falou quando vou de ferias para o Brasil...um peixe fora d'água (tá ai mais uma) nas girias.....hahaha
Em Portugal cadonga é venda ilícita de algo ou de artefactos que são de menos qualidade ou cópias e, ainda, fazer algo por meios menos legais.
Tamos junto. Ouço com os amigos surfistas do filho. Mas em escolas se aprende muito. Eu falava: Tô irada com você e o filho ria muito de mim. Pra ele irada era uma boa onda pra pegar. 😊
O Meireles está com umas gírias muito antigas. Foi congelado no tempo tbm. Kkk
Em angola já não se usa a terminologia candongueiro, é só táxi. Candongueiro era atribuído aos taxistas que não eram legalizados
Paul, você é mais brasileiro que muita gente. Acertou na fala sobre como os nordestinos se comunicam. Parabéns por ser tão observador e detalhista.
16:20 “ brigado chegou meu andar” kkkkkkkkkkkk
Aqui no Ceará ( principalmente nas cidades do interior) é muitíssimo comum usarmos o termo " ferro de engomar ". 😃
Mas a goma engoma e o ferro passa.
Não faz sentido falar "ferro de engomar".
@@ritaz2008 O nome para isso que vc falou é " costume regionalista brasileiro" ou ainda " costume regionalista cearense e/ou nordestino" e até " gíria regionalista" ou mesmo " CEARÊZ" / gíria cearense que fixou no linguajar cearense pelo grande costume de uso de fala. ( Por gentileza, para maiores dúvidas, pesquisar no Google o termo: Dicionário CEARÉZ) O ferro engoma a medida que ele é " passado" quente por cima da goma e que consequentemente, essa goma está logo por cima de uma roupa. :) Beijos de luz :*😘😘😘
Eu adoro quando o Batista faz ou fala algo e o Paul racha de rir😂😂😂😂😂😂😂😂 amizade boa a desses dois
SERIA LEGAL FALAR SOBRE "EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS". SÃO FRASES QUE NAO DÁ PRA ENTENDER LITERALMENTE, TIPO: TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA, TAPAR O SOL COM A PENEIRA, ABOTOAR O PALETÓ, NADOU E MORREU NA PRAIA, NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO.....IA SER MARAVILHOSO!!!
Assisto.todos os vídeos em dois dias .... Eu ri demais com esses caras Baptista eh ícone ... O francês TB ..eu amo
Eu moro em joao pessoa paraiba e realmente a gnt n xinga muito, só em casos específicos
Pois é! Também sou de João Pessoa e concordo com você, muito difícil que a gente fale palavrões. Sem contar que essas expressões que eles usaram são totalmente nordestino de novelas da Globo. 😂
O Batista acertou nas gírias 🥰❤️❤️🎉 e vocês estão mesmo famosos em Angola 🇦🇴 estamos à vossa espera…!🙏🏾💪🏾
Dar cool é como no Brasil dar um Salve
Serve para cumprimentos a pessoas que temos muita intimidade etc 🇦🇴
Batista tem um raciocínio muito rápido, muito mesmo, ligeiro ele responde e responde muito bem
Sou do nordeste e aqui quando criança eu ouvia muito minha mãe falar "vou engomar a roupa" e não "vou passar roupa"
O vou engomar a roupa é porque antigamente antes de passar o ferro a roupa era molhada em uma solução feita com goma para a roupa ficar bem passada.
Sou do RN e aqui em casa fala engomar, as vezes fala passar a roupa também mas é menos comum
são processos diferentes. um caiu em desuso e o outro ganhou mais popularidade, mas ambos são usados e são referentes a coisas diferentes
pra passar a roupa você alinha o tecido, pra engomar vc usa uma solução de goma pra deixar endurecida
Sou do nordeste especificamente PE e nunca ouvi “engomar a roupa” sempre “passar a roupa”
fds
Paul tá certinho!! Maurício só sabe o que ele ver na TV!! Kkkk
Quem lembra do comercial contra as drogas onde ficavam varios adolecentes falando "é isso ae", "pode cre", "pq que tu ta nessa", "muito loco"
O Paul tá totalmente correto sobre os nordestinos não falarem tanto palavrão e que as gírias citadas eram genéricas
Não conhecia nem dois toques, nem dois palitos. Conheço dois pulo
Angola tá vendo!
Esse mambo tá muito numa...🇦🇴
" Ou seja isso está muito bom"
Sou de Recife, Pernambuco e aqui quem mais fala palavrão é mãe, elas inventam coisa para chingarem você de todas as formas possíveis, inclusive os chigamentos são para elas mesmo
Sou do Ceará e concordo com o Paul... falamos palavrões pra falar mal mesmo. Eu mesma, não gosto de palavrão! Não é tanto quanto o Maurício falou.
Esse é simplesmente o melhor programa do TH-cam, moro em Bruxelas e tudo que o Paul fala é exatamente o que acontece aqui, e o Batista é hilário
não sei como é o resto do Nordeste, mas o que eu ouvia dos meus parentes do Maranhão sempre foram expressões católicas, ave maria, credo, sangue de jesus, só deus na causa, "que diabos-", inferno, capeta, valha, e nunca ouvi muito xingamento, mesmo "desgraça" minha avó sempre achou feio, talvez seja porque eu era criança da última vez que fui, mas minhas tias também não falam tantas gírias ou palavrões
No Ceará também é assim
Simmmmm, aqui na Bahia é muito isso
Obs: não incluindo a região de Salvador
Nossas quintas feiras ficam mais alegres com esses três maravilhosos!!!!
11:33 cara, morar fora você fica literalmente de FORA de tudo, músicas, notícias, gírias, você fica parado no tempo.
Tinham que fazer um alambamento para o Batista 😂
😂😂😂
😂😂😂😂 Eu só penso nisso
O que é alambamento???
Pausado- é estar bem vestido, é estar relaxado e parado sem ter o que fazer.
“Dois palitos”, “dois toques”… Aqui em Manaus falamos “dois tempos”. Exatamente o mesmo sentido!
Só de Angola e tenho visto sempre o achismo gosto deste programa
Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” - daí a palavra “chiqueiro”. A conexão com a menstruação vem de uma época em que o período era considerado sujo, como um impedimento para relações sexuais. Logo, “estar de chico” era algo como “estar sujo”.
👏 obrigado
"Pega o beco"
"Maceta"
"De rocha"
"Não paga de doido"
"Caroço"
"Telézé?"
Nortista detectado
Amazonês Manauara
Paraense, né 😂😂
Paraense com certeza!
pega o beco tbm falamos no Ceará, ou simplesmente "vo chegar" quando na vdd vc ta saindo
ele duvidando da existencia da giria "2 toque no começo" kkkkkk
O famoso "dois tempo"
Achei engraçado essa gíria ,sou Português e fiquei com a ideia que essa dos dois palitos já está tão destorcida que já nem o Brasileiro sabe a origem kk
@@paulovaz3149 é porque a maioria das gírias tem variações de cidade pra cidade, como "dois palitos" que pode variar para "dois toques" ou para "dois tempos" e por aí vai kk
@@eduardaalmeida5710essa giria não terá a haver com o traços dos segundos do relógio .......dois palitos igual a dois segundos
@@paulovaz3149 então, ele veio com esse dois palito eu não entendi, e to perto de SP ou RJ, agora o dois toque ou dois tempo conheço e é antigo já, acredito que grande parte do Brasil conhece
Esse quadro é uma das coisas mais incríveis da internet, parabéns pelo conteúdo sensacional !
Polícia aqui no Rio, é chamado Cana!
“Os Cana tão vindo”
Aqui no Piauí e talvez em outros estados nós chamamos: "Lá vem os homens" (pronunciado como "Lá vem os zomis")
@@oakendavidaqui na Bahia também
Me fez lembrar dos filmes dos anos 80-90 "Os tiras" kkkkk
RS chamamos de ''porco''.. os porco tao vindo.. já tá evoluindo pra ''pig'' kkkkkkkkkkkk ja q o pessoal apanha quando escutam porco
Em SP tem uma galera que chama de coxinha
21:34 O "Pausado" acredito q seja o "Posado" no sentido de estar na "pose" no estilo ou postura
Eu entendi como pousado, de pouso, quando um pássaro pousa e fica parado.
@@evelynazevedo9111Aqui em Angola a gíria é mesmo pausado(a), que pode ser: bem vestido(a), estiloso(a), bonito(a).
Detalhe que BROTO também é bonito, mas esse termo é exclusivo para se referir aos homens
21:50 "mas pausado não tem a ver com o órgão masculino?" 😂
A gíria do Maurício: “só que não” 😂 Não ouvia isso fazia 15 anos
Então se escondeu numa geuta, pq ainda é bem usada.
@@lucas-prado OQQ É GEUTA KKKK. Mas realmente não tem mais "sqn", agr é no máximo capaz
@@lucas-prado que diabo é uma geuta, gruta ????
@@Iyalo-cw7eb Gaiola kkkkk
Aí exagerou... Uns 3 5 anos atrás todo mundo usava
Em Angola também se utiliza o "estamos juntos". Muito em casos em que está a se despedir de alguém. Tipo, em vez de "até amanhã" dizer "estamos juntos".
🇦🇴 angolano ❤ claro que acompanhamos o programa sempre
De fato como o Paul falou aque no Nordeste não tem tanto essa "mania" de falar se xingando mas tem uma certa explicação. A que a gente vê nossas gírias como uma piada então quando alguém usa provavelmente vai ser pra intensificar um momento que já é engraçado. Sobre o "xibata" "passar na pexeira" é tudo novela da globo, nem mais os povo do interior fala assim mas geral sabe que essas gírias existiram e raramente (num local muito especifico num momento muito especifico e uma pessoa muito especifica) alguém vai usar.
Xibata ainda usa, PI, CE, p. ex., mas tem vários significados, depende do contexto!!
Aqui na Bahia, xibata é roIa.
Maravilhoso. Ter esses estrangeiros de outros continentes é um patrimônio do nosso entretenimento! Hahhah
Cara, so via os shorts, vim pra ver completo, MEU, SENSACIONAL KKKKKKKKKKKKKKK