É quase regra aqui no TH-cam e nas redes sociais, uns caboclos, limitados fora de seus assuntos de estudo, se meterem a dar pitaco sobre quase tudo. E como ninguém entende merda nenhuma, paga pau. Dennis é doutor em Filosofia grega e tudo que ele fala além disso é bullshit. Eslen manja de Neurociência, mas ignora a história da própria psicologia, da Filosofia e das discussões contemporâneas sobre os limites da neurociência. Aí vira conversa de boteco que um bando de curioso que entende bulhufas paga pau por estar num nível ainda mais inferior que o dos que estão a ousar dar pitaco. Triste 😢
O cara dá uma baita aula no podcast e tudo que as pessoas conseguem prestar atenção é no posicionamento político dele, se fez uma citação que gostaram... Pqp... Isso mostra o quanto as pessoas estão alienadas.
Não! Mostra que há outros lados do que ele explanou! Só isso. Alienação é absorver o que esse professor disse, sem questiona -lo. Inclusive sobre sua postura política. Tudo é político, minha cara. Até o ato de respirar, é político.
Verdade, acho que o Eslen inclusive apagou o comentário de um cara com foto do Cheguevara pedindo pra trazer algum professor do Subgrupo dos Intelectuais Ungidos os quais não tem compromisso com as ideias e suas essências, mas somente com suas aplicações em sua sanha doutrinária e projeto de poder!! Parabéns Eslen! Aqui o compromisso é com as coisas como elas são, não como querem que sejam! Kkkk
@@selmapugliesividanatural7362 mas você o questiona de forma genuína ou apenas compara o que ele disse com o pensamento das pessoas que você concorda sem questionar e aí, o julga como errado?
Eslen recebeu nesse podcast, o choque de realidade que ele precisava, e ele assume isso a partir do minuto 30:00 onde ele diz se recusar a acreditar que existe um plano de emburrecimento da sociedade, demonstrando que até os melhores cientistas que temos hoje - Eslen é um dos maiores no Brasil sim - sofrem do que na psicologia chamamos de dissonância cognitiva. E porque esse podcast foi tão importante? Só vocês observarem o desconforto que o Eslão ficou durante toda a conversa, principalmente no minuto 52:00 com o exemplo do ESTADO TOMAR o podcast dele pra fazer palanque para grupos militantes, a partir dali ele se ligou que não importa o quão bem intencionado ou "cientifico" seja seus valores e conhecimento, eles não servem de nada se o estado assim decidir. Eu vivo falando aqui das sombras, que no dia que eu conquistar minha notoriedade, vou trazer isso tudo que estou falando aqui a tona. O professor já está avisando ele hoje o que eu já falo todo santo dia na minha faculdade, Eslen Delanogare está comprando uma briga que ele não vai ganhar se continuar achando que só de boas intenções vive o homem, muito pelo contrário, seu rumo vai ser semelhante ao do JORDAN PETTERSON, quando o seu instituto começar a tocar no vespeiro que é o CRP/CFP e nas abordagens que ele diz ser anti-cientifica (parte desse problema está sendo fomentado pelo Jan) Parabéns, Eslen por ir até o final, mesmo discordando de alguns pontos, isso é a democracia genuína, mas como amigo e colega de profissão, fica a lição que o professor te passou diretamente, acorda para a obscuridade do que é a vida publica e da politica como um todo, ser isento te livra de muitas coisas, e nós sabemos que seu compromisso é com a ciência e com o melhor que ela pode oferecer a nossa sociedade, mas atente-se que honestidade e boas intenções, o inferno tá cheio e já tem muita gente de olho em você. Excelente podcast e certamente um dos mais importantes pro seu canal e certamente pra ti, pessoalmente.
ESTOU CONTIGO! Espero que obtenha êxito em todos seus propósitos. Você é um humano imprescindível e certamente querido pelos que defendem a vida e a justiça, sejam sob quaisquer aspectos que tenhamos vivência. Um sábio e respeitoso e honrado abraço.
O choque de realidade que percebi foi na visão política, pois o eslen me parece concordar com 90% do que o professor falou ali, mas ele simplesmente não fala sobre isso pra não ser cancelado, achei q ele se surpreendeu ao conhecer um cara que "falo mesmo, doa a quem doer", como o mesmo disde no podcast kkkkkkk E eu não julgo como algo ruim ele esconder isso. Na real, acho super inteligente da parte dele, faria o mesmo, inclusive.
Me inscrevi no seu canal e imploro que vc fale mais sobre o assunto, escrevendo bem e expondo com clareza assim vc está negando conhecimento pra outras pessoas. Eu te convoco a não ficar sonegando informações 😊
Finalmente minha voz se tornou pública! Parabéns, Dr Dennys! Sua coragem de não se curvar aos medíocres e defender a verdadeira liberdade humana é inspiradora 👏👏👏🤌✨ Dr Eslen, mais uma vez obrigada por patrocinar a acessibilidade a tamanha riqueza intelectual e por conduzir de maneira brilhante uma discussão tão necessária!
Como não conhecia esse cara antes? Coerente, sensato, inteligente, sagaz!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Dá pra contar nos dedos caras como ele, que sai da bolha “intelectual” que foi corrompida por um sistema ideológico cujas pautas não param em pé. Show de podcast!
" eu sou desse tipo....@robertitaful que saiu da bolha e está buscando não se alienar, ser a diferença do padrão do que a maioria acha normal, sou contra o sistema que vivemos sou autêntico tenho só 29 anos e tenho mente evoluída para assuntos assim e profundos....mais o mundo e tão limitado de pessoas sem conhecimento. Se você for explicar pra alguém um assunto assim. Nem dão atenção e por cima ainda chamam vc de louco!!
Então pra te deixar um pouco melhor .... Eu tenho uma empresa que trabalha com sistema pra escolas a mais de 10 anos.... E em particular, não vejo isso.
Cara, que legal ver o Dennys no podcast do Eslen! Sensacional mesmo... Conheci o Dennão na época em que atuava no SFL e ele foi um farol pra voltar a acreditar na Academia em um momento que estava tão desanimada com educação, curso superior e qualificação. Vocês são demais!!
Excelente episódio! O Dr. Dennys é realmente brilhante. Seria fascinante assistir a um debate entre ele e o Professor Guilherme Freire, que é igualmente brilhante. Ambos são professores de filosofia, mas têm perspectivas religiosas distintas: Guilherme é católico e Dennys é agnóstico. A troca de ideias entre eles certamente seria enriquecedora. Fica aqui a minha sugestão.
Realmente, Guilherme Freire é um bom nome pro podcast, não imagino pra onde a conversa poderia ir a não ser pra um debate kkkkk mas seria interessante.
sou suspeito pra falar e elogiar esse podcast, acompanho o Eslen há mais de um ano e faço parte do RD. Por outro lado sou membro da SDL. Aquele que se propuser a mudar seus hábitos com o Eslen e a estudar a história da Filosofia com o Dennys jamais será o mesmo. Digo isso pq há meses eu venho reservando com prazer horas e horas do meu fim de semana para aprender com esses dois mestres.
Foi atrvavés deste Podcast que tive contato com o pensamento do Dennys Xavier e estou simlesmente procurando tudo que ele participa porque é simplesmente espetacular!
Embora o Dennys e eu discordemos diametralmente em muitas coisas, assisti até o final porque ele é um cara bastante inteligente. E parabéns ao Eslen por ser um ótimo entrevistador que sabe guiar o assunto e colocar perguntas pertinentes. Minha única crítica ao convidado é ele acreditar que a ideologia é, de saída, a do outro. Ao se posicionar como um crítico aos ideólogos, ele - também um ideólogo - esquece-se que é de vidro seu teto argumentativo. Assim como aqueles que critica, o convidado também adere a certas caixinhas teóricas e morais que tornam suas visões de mundo coesas sob aspectos limitados do espectro do pensamento político. Qualquer estudioso de Marx que for entrevistado no podcast vai demonstrar as contradições do pensamento do Dennyys, argumento por argumento - o que não aconteceria se suas conclusões partissem de uma reflexão aberta e livre das caixinhas ideológicas nas quais ele parece assumir não estar inserido. O fato dele ser um ideólogo não é algo ruim em si; ele só deveria assumir isso, para não incorrer no erro de acreditar que suas conclusões estariam "acima" daquelas às quais ele se distancia ideologicamente. Tirando isso, excelente papo!
Gostei do seu comentário... Mas acredito que ele assume sim seguir uma ideologia e principalmente quem o segue a mais tempo entende que ele é um anti coletivista!
O posicionamento dele é interessante e muito útil pra um país que não tem as diferenças de classe que o Brasil tem. Pois pessoas que tem acesso tem mais possibilidade de desenvolver o pensamento crítico. O famoso modulação ambiental.
Não conhecia o convidado dessa semana, achei o episódio muito importante pra conhecer melhor essa tendência ao surgimento de uma recente "elite intelectual" que se forma no Brasil com base em uma visão individualista da sociedade. Tenho muitas discordâncias dessa perspectiva que compreendo como um reflexo de um país que se estrutura em um plano de desenvolvimento neoliberal.
Queria deixar claro que a revolução silenciosa citada nos 38 minutos está acontecendo. Ela ocorreu comigo ao conhecer o trabalho do Eslen que potencializou o meu ser de uma forma gigantesca. E acredito que isso ocorra com várias outras pessoas. Eu mesmo conheci um garoto novo de 20 anos que falou que sua vida também foi transformada pelo conhecimento passado pelo Eslen. O que posso dizer é que essa revolução silenciosa está acontecendo, graças a vocês dois. E que ela acima de tudo é contagiosa. Quero muito devolver a sociedade o conhecimento que adquiro a cada dia. E que hoje é potencializado pelo conteúdo oferecido por vocês. Podemos mudar o Brasil com toda certeza, expandindo esse potencial a todos.
Tem um pessoal aí que simplesmente não consegue ouvir uma ideia contrária a sua. Isso prova o que o professor falou, estão mergulhados em ideologias e estão alienados. Podcast está fantástico, muito bom!
Exatamente! Reclama dos grupos formados para mudar algo, mas está propondo formar um grupo dos "intelectuais que querem que os outros grupos se lixem". Eu gostaria de saber a história dele. De onde veio e como chegou onde está? Falar de minorias sem ter sido parte de uma... Não acho que ele esteja totalmente errado, mas acredito que o debate é necessário. E sim, discordo muito de boa parte do que ele falou.
Caraca, que episódio fod*** 🤩👏🏽!!! Eslen sempre certeiro em trazer profissionais / professores com uma ótima didática, que nem ele !!! A população leiga agradece, pois fica de fácil compreensão e assim trazendo conhecimento sem ideologias, como boa parte do ensino faz !!! Quem sabe assim, através da internet, impactar as próximas gerações e mudar a educação desse país !! Obrigada, Eslen, por tanto conhecimento 🎈🙏🏽🥹!!!
Eslen, acompanho bastante seus vídeos aqui, como também os que lança em seu outro canal. Admiro muito o seu trabalho e esforço para transpor aquilo que se produz cientificamente para além dos "muros" da universidade. Isso, de certo modo, é a extensão sendo feita, que é tão carente partindo das próprias instituiçoes pelos problemas estruturais que temos em nosso país. Dito isso, interessante ouvir algumas curiosidades que o senhor do vídeo traz a respeito da filosofia "clássica". Mas parou por aí. Não porque é ruim ouvir alguém que traz outros pontos de vista. Faço isso com bastante frequência. Afinal, conhecimento não se produz sem que haja o questionamento, a dialética, o "sim é não e o não é sim". Estamos falando de ciência, não de ideologia ou senso comum. O ponto é que as armadilhas argumentativas partem de um esteriótipos que analisa o indivíduo, não a estrutura (e é claro que, partindo do convidado e de suas crenças declaradas, isso é esperado). O citar, em um podcast com o tamanho e a importância que é este, um exemplo de uma fala de um ministro, que declaradamente é contra a universidade (que é, estatisticamente quem mais produz inovação em vários campos, no Brasil, apesar da escassez de recursos e estrutura), que, em outras palavras, a solução para as universidades brasileiras é acabar com elas, é leviano DEMAIS (para não falar IRRESPONSÁVEL). E esse é só um exemplo. Mas esse comentário tem caráter opinativo. Por óbvio, você e sua equipe chamam quem quiser e quem tiver vontade, que assista/ouça. Seria interessante ouvir pessoas da filosofia que tenham outros pontos de vista, inclusive para abordar questões que foram pouco abordadas neste episódio, que dizem respeito à sua episteme. Pouco importa o espectro político que o(a) pesquisador(a) defende. Enfim. Parabéns pelo trabalho, gosto muito de ouvir!
Dr Eslen (agora posso chamá-lo de doutor 😅) obrigado por nos permitir a ver uma conversa tão enriquecedora. A Internet tá difícil cara, bons conteúdos têm se tornado água no deserto!
Equipe Eslen, nunca comentei em algum vídeo do podcast mas acompanho há bastante tempo, interessante o papo com o professor, no entanto, quando entram no escopo político, ocorrem vários erros, inclusive erros conceituais básicos, o professor não parecia ter o estudo de caso que afirmou, falo isso com respeito. Costumo com frequência consumir conteúdos que contrariem minhas ideias e opiniões, e já vi diversos professores e comunicadores tratando o assunto com questões sérias e mais contraditórias que o Dennys, sobre o pensamento da esquerda radical, seria muito interessante, como o Eslen disse, trazer um acadêmico de esquerda. Parabéns pelo programa!
Sobre os pontos. Na visão da esquerda radical é bem clara a separação e os acontecimentos que seriam necessários para implementar um regime comunista, e os motivos pelos quais a URSS não o fez, também são. Outro ponto, foi quanto a questão econômica, onde não há previsibilidade, e isso, quebra-se no próprio materialismo histórico e dialético, reconhecendo a materialidade das questões, todo país tem planos e expectativas econômicas, onde esta o erro? Não deveriam? O terceiro, a falácia da ferradura, que coloca nazismo e comunismo como se fossem dois filhos de mesmos pais, sendo que os países socialistas foram os primeiros perseguidos do regime nazifascista.
Exatamente! Erros conceituais básicos. Você falou tudo o que eu pensei durante o podcast. Eu me exponho a ouvir ideias contrárias as minhas, inclusive por aqui. Causa desconforto. Agora... esse cara aí fala coisas totalmente sem embasamento. Ele sabe falar bem, mas manipula os dados e demonstra muita ignorância quanto a realidade social do nosso país.
Quais são os erros? São realmente conceituais ou de ideologia? Já vi algumas pessoas usando esse mesmo argumento de "erros", porém nenhuma foi capaz de citar um único erro e a possível "verdade". E escrevo isso com todo respeito, mas isso só reafirma ainda mais tudo que foi discutido nesse podcast, que as pessoas colocam a ideologia na frente da inteligência
@@patrickflores3093 Bom dia Patrick, querido. Tudo bem? Então cara, tem 4 meses que eu vi esse podcast e não irei rever pra bater boca em comentários pois tenho compromissos mais importantes. Confesso que não lembro ao certo todas as colocações errôneas. No entanto, uma que me lembro com clareza foi a afirmação de que em "países comunistas...". Mesmo sendo neurocientista, e não historiador, sei que há um consenso geral de que nunca houveram países comunistas, mas sim socialistas, erro conceitual básico, como eu apontei. Ademais, quem vende verdade é charlatão, o método científico não se propõe em encontrar verdades. Mas engraçado tu sem me conhecer levantar a hipótese de que coloquei minha ideologia a frente da minha inteligência, parece que com esse comentário quem acabou por fazer isso foi tu. Mas como eu disse, tento ouvir os dois lados, procure canais da esquerda radical que falem do tema, te expõe ao desconforto, como o Eslen recomenda, não acredita em mim, sou um mero neurocientista. Abraços e boa semana, amigo!
Excelente este podcast. Um entrevistado de alto nível, que além de esbanjar conhecimento acadêmico filosófico, oferece a sua vasta experiência dos bastidores da gestão das nossas universidades públicas, e com muita coragem escancara a ditadura da cartilha marxista que assola nossas universidades, onde o debate somente prospera na esfera ideológica dominante.
@@kantinhodekant2556 pensei sobre o oriente também . Livre arbítrio !? Até a página 2. Nossa... olha...o que me assusta é esse monte de acadêmicos aplaudindo ! O mundo vai mal
Ótimo podcast. Gostei muito dos assunto abordados durante a conversa. Mesmo não concordando com tudo que o convidado Dr. Dennys abordou, é gratificante ter alguem que coloque a cara a tapa para criticar o sistema.
Vivemos em um período onde deixamos o diabo para trás, pois ele tem o título de pai da mentira. Como Dennis comentou: "Para se mentir, pressupõe-se que o indivíduo conheça a verdade." A sociedade atual nem isso busca conhecer, mas adora falar. Excelentíssimos Dr. Delanogari e Dr. Xavier, Agradeço profundamente por despertarem na sociedade o desejo pelo conhecimento.
Minha cabeça está explodindo. Cada convidado que o eslen trás, eu viro fã! É sem dúvidas o melhor canal de ciência e conhecimento do Brasil, eu termino de assistir e já saio divulgando pra mais 10 pessoas assistirem, incrível!!
Entender a realidade olhando para trás buscando algum nível de consciência, conexão e fundamentalismo, cara eu acho isso instigante, e a partir disso compreender aonde estamos em toda essa história, é elementar. Fenomenal o conteúdo!!
Que prazer ter tido a oportunidade e ouvir uma pessoa tão sábia. Pena que nasceu num país onde suas palavras são, na maioria, pérolas aos porcos. Enfim, ainda há esperanças.
2:19:35 Separar economia da política demonstra um grande desconhecimento de história econômica. O termo desde os economistas clássicos até Marx é "economia política". Inclusive, o título completo dos volumes do Capital é "Uma Crítica à Economia Política".
Na realidade, antes de se chamar economia, o próprio nome das ciências econômicas era "economia política", como o próprio Menger (fundador da escola austríaca) tem o seu principal livro chamado: "Princípios da Economia Política". Ambos viveram na mesma época durante um bom período; posteriormente alteraram o termo.
@@RafaelSlat Foi justamente isso que falei. E mesmo tendo alterado o termo, a economia, na prática, é completamente coligada com a política, é claro. Sem contar o esquecimento de que é uma ciência social, que se utiliza das exatas, mas não propriamente exata.
Esse convidado trouxe ideias e autores muito interessantes que nos instiga a procurar conhecer mais. Muito bom ter convidado ele! O episódio foi sensacional!
Uma vez (numa tentativa de extrapolar os signos pra expor o que estava pensando) usei a expressão "egoísmo solidário" numa conversa e fui motivo de longas gargalhadas. A obra russa comentada parece que aprofunda o que quis dizer naquela ocasião. Obrigado pelo conteúdo de qualidade. Sucesso!
1:13:45 🎯 Isso é muito verdade! Quando comecei a estudar, como autodidata, e sair das leituras obrigatórias, vi que muito livro importante para determinadas áreas não chega a ter tradução para o português. Livros importantes da área de biologia, filosofia e história da biologia sem tradução. Ao encontrar essa lacuna fui pesquisar qual o número de tradutores do inglês no Brasil, a língua comum da ciência atual, e descobri que, de forma geral sem nenhuma área especializada, dá para enfiar os tradutores brasileiros em um auditório de uma universidade qualquer, não enchem um estádio para um país do tamanho do Brasil! Não é que não tenhamos demanda. O que mais espanta é que quando vc fala que pretende fazer letras a maior parte das pessoas desestimula dizendo que não há caminho no mercado se não virar professor.
No início do podcast achei o papo muito complexo, mas com o desenrolar da conversa cheguei a conclusão de que esse foi, na minha opinião, o melhor podcast do Eslen até agora!
2:05 e a relação entre filosofia e psicologia com o que foi explicado pelo professor Denis e o conceito de congruência de Carl Rogers. Episódio excelente.
Cara eu estou totalmente boquiaberto com esse podcast, me arrepio a cada 5 minutos, uma pessoa que exala sabedoria e fala sobre a realidade como deve ser falado. Obrigado professor por essa aula, obrigado Eslen por sempre trazer sabedoria para nós. O Brasil precisa de vocês, por favor, não parem!!!!!
Muito bom os ensinamentos de Dennys Xavier. Sempre que penso sobre esses aspectos entre direita e esquerda, penso em como seria bom se pessoas sensatas e estudiosas que apoiam cada lado fizessem um debate civilizado, sem ofensas ou cadeiradas, sobre o que é logicamente melhor e concreto, porem sei q na realidade atual no Brasil um conteúdo desse não teria muito engajamento.
Achei o podcast excelente! Argumentos lúcidos e com uma bagagem explanativa lógico-racional que tanto falta nos debates em geral (Internet, parlamento, na rua então nem se fala...). Mesmo que eu não concorde com as conclusões dele ou com o viés muitas vezes exalado pelo seu discurso que, a contrário senso, possa despertar no ouvinte menos atento uma tendência exagerada ao liberalismo ou conservadorismo, acho de enorme valia ouvir a inteligência a serviço de todos os espectros políticos, valorizando o debate geral. Meus valores passam pelo espectro político da esquerda, por uma sociedade menos desigual e menos injusta, com o controle do capital a serviço do homem. Quero parabenizar o convidado e o Eslen por este episódio! Temos sim que valorizar a abertura de ideias divergentes, mas sempre lógicas e racionais. O resto são só pessoas acostumadas a viver em bolhas com o famigerado mimimi seletivo...
Fico feliz de ler isso. Sou adepto aos ideias do Dennys. Sequer conhecia ele, mas sua maneira lógica e racional de lidar com os assuntos ensina sobre como lidar com as coisas, muito além de política. E ver alguém com ideia contrária percebendo isso me agrada, pois não está refém de ideologia
Sobre a fala do professor a respeito da defesa da privatização da saúde, só lembro que se não fosse pela saúde pública, o número de mortos no período mais grave da pandemia seria muito maior. É importante não confundir o papel da saúde pública com os problemas de gestão.
Em vários momentos ele fala sobre falhas do Estado. Um momento bem claro é onde ele faz críticas a falta de saneamento básico, gestão política, e educação.
O final do podcast me lembrou muito da minha época de graduação em Pedagogia. Quando os professores falavam sobre Hegel, Durkheim, Bobbio, Giddens etc. Lembro até hoje de um professor que falava que o Capitalismo sempre deu certo por conta da nossa natureza competitiva.
Direito a vida, a propriedade privada e liberdade de expressão. Que triste.. que mundo cruel.. é esse em que vc é obrigado a aceitar coisas que não concordou e o Estado te coloca uma arma na cabeça em troca (de nada) de 40% do que vc ganha e produz.
Universidade pública tem seus problemas, mas a solução não é acabar com ela é se envolver e cobrar da gestão. O MEC é muito ineficiente e atrapalha d+ as universidades, mas a solução não é reduzi-lo a nada. Gestão pública exige trabalho.
Países com Suíça e Canadá não possuem um órgão com as funções do MEC e pelo que me consta, estão melhores avaliados do que nós nessa área. O problema quebum órgão central tentando planejar tudo nos mínimos detalhes e longe de onde os problemas funcionam, nunca irá funcionar a longo prazo... o ideal é cada região testar o que dá certo ou errado lá pra eles, cabendo aos demais replicarem e adaptarem. É inconcebível ter a mesma grande curricular e mesmo material de apoio para alunos de realidades tão diferentes quanto do interior do Amazonas, litoral do nordeste ou na cidade de SP.
@@ArthurFreitag o estado é um bandido estacionário. Governança não precisa do estado... é muito melhor uma governança em ambiente de livre comércio e trocas voluntários, sem o monopólio da violência exercida pelo estado, tudo adesão voluntária.
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
Sou estudante do 1 período de Psicologia, poderia fazer, ou cedo demais para isso?
É quase regra aqui no TH-cam e nas redes sociais, uns caboclos, limitados fora de seus assuntos de estudo, se meterem a dar pitaco sobre quase tudo. E como ninguém entende merda nenhuma, paga pau. Dennis é doutor em Filosofia grega e tudo que ele fala além disso é bullshit. Eslen manja de Neurociência, mas ignora a história da própria psicologia, da Filosofia e das discussões contemporâneas sobre os limites da neurociência. Aí vira conversa de boteco que um bando de curioso que entende bulhufas paga pau por estar num nível ainda mais inferior que o dos que estão a ousar dar pitaco. Triste 😢
Eslen, poderia colocar os livros que ele trouxe ou comentou no podcast?
Um dos poucos convidados com coragem pra falar a realidade de hoje.
Na atualidade a maioria é cheia de dedos pra falar sobre o que acontece no mundo!
Sim. As pessoas tem medo, dentre outros motivos, pois há um judiciário ligado a um lado político.
Também admirei a coragem dele. Principalmente no que se refere à políticos
@@joaogpsilá vem mais um Imbecil da excrementissima direita pra falar merd@.
O cara dá uma baita aula no podcast e tudo que as pessoas conseguem prestar atenção é no posicionamento político dele, se fez uma citação que gostaram... Pqp... Isso mostra o quanto as pessoas estão alienadas.
Só prova exatamente o que ele disse.
Não! Mostra que há outros lados do que ele explanou! Só isso. Alienação é absorver o que esse professor disse, sem questiona -lo. Inclusive sobre sua postura política. Tudo é político, minha cara. Até o ato de respirar, é político.
Vou te seguir.
Verdade, acho que o Eslen inclusive apagou o comentário de um cara com foto do Cheguevara pedindo pra trazer algum professor do Subgrupo dos Intelectuais Ungidos os quais não tem compromisso com as ideias e suas essências, mas somente com suas aplicações em sua sanha doutrinária e projeto de poder!! Parabéns Eslen! Aqui o compromisso é com as coisas como elas são, não como querem que sejam! Kkkk
@@selmapugliesividanatural7362 mas você o questiona de forma genuína ou apenas compara o que ele disse com o pensamento das pessoas que você concorda sem questionar e aí, o julga como errado?
Eslen recebeu nesse podcast, o choque de realidade que ele precisava, e ele assume isso a partir do minuto 30:00 onde ele diz se recusar a acreditar que existe um plano de emburrecimento da sociedade, demonstrando que até os melhores cientistas que temos hoje - Eslen é um dos maiores no Brasil sim - sofrem do que na psicologia chamamos de dissonância cognitiva.
E porque esse podcast foi tão importante?
Só vocês observarem o desconforto que o Eslão ficou durante toda a conversa, principalmente no minuto 52:00 com o exemplo do ESTADO TOMAR o podcast dele pra fazer palanque para grupos militantes, a partir dali ele se ligou que não importa o quão bem intencionado ou "cientifico" seja seus valores e conhecimento, eles não servem de nada se o estado assim decidir. Eu vivo falando aqui das sombras, que no dia que eu conquistar minha notoriedade, vou trazer isso tudo que estou falando aqui a tona. O professor já está avisando ele hoje o que eu já falo todo santo dia na minha faculdade, Eslen Delanogare está comprando uma briga que ele não vai ganhar se continuar achando que só de boas intenções vive o homem, muito pelo contrário, seu rumo vai ser semelhante ao do JORDAN PETTERSON, quando o seu instituto começar a tocar no vespeiro que é o CRP/CFP e nas abordagens que ele diz ser anti-cientifica (parte desse problema está sendo fomentado pelo Jan)
Parabéns, Eslen por ir até o final, mesmo discordando de alguns pontos, isso é a democracia genuína, mas como amigo e colega de profissão, fica a lição que o professor te passou diretamente, acorda para a obscuridade do que é a vida publica e da politica como um todo, ser isento te livra de muitas coisas, e nós sabemos que seu compromisso é com a ciência e com o melhor que ela pode oferecer a nossa sociedade, mas atente-se que honestidade e boas intenções, o inferno tá cheio e já tem muita gente de olho em você.
Excelente podcast e certamente um dos mais importantes pro seu canal e certamente pra ti, pessoalmente.
ESTOU CONTIGO! Espero que obtenha êxito em todos seus propósitos. Você é um humano imprescindível e certamente querido pelos que defendem a vida e a justiça, sejam sob quaisquer aspectos que tenhamos vivência. Um sábio e respeitoso e honrado abraço.
O choque de realidade que percebi foi na visão política, pois o eslen me parece concordar com 90% do que o professor falou ali, mas ele simplesmente não fala sobre isso pra não ser cancelado, achei q ele se surpreendeu ao conhecer um cara que "falo mesmo, doa a quem doer", como o mesmo disde no podcast kkkkkkk E eu não julgo como algo ruim ele esconder isso. Na real, acho super inteligente da parte dele, faria o mesmo, inclusive.
Excelente a sua observação, concordo 100%.
Me inscrevi no seu canal e imploro que vc fale mais sobre o assunto, escrevendo bem e expondo com clareza assim vc está negando conhecimento pra outras pessoas. Eu te convoco a não ficar sonegando informações 😊
Excelente comentário.
Eslen abrindo as portas pro Dennão explodir bolhas, que belo encontro.
Sempre pela Liberdade!
Finalmente minha voz se tornou pública!
Parabéns, Dr Dennys! Sua coragem de não se curvar aos medíocres e defender a verdadeira liberdade humana é inspiradora 👏👏👏🤌✨
Dr Eslen, mais uma vez obrigada por patrocinar a acessibilidade a tamanha riqueza intelectual e por conduzir de maneira brilhante uma discussão tão necessária!
Como não conhecia esse cara antes? Coerente, sensato, inteligente, sagaz!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Dá pra contar nos dedos caras como ele, que sai da bolha “intelectual” que foi corrompida por um sistema ideológico cujas pautas não param em pé. Show de podcast!
Vale a pena pesquisar mais, tem bastante conteúdo.
" eu sou desse tipo....@robertitaful que saiu da bolha e está buscando não se alienar, ser a diferença do padrão do que a maioria acha normal, sou contra o sistema que vivemos sou autêntico tenho só 29 anos e tenho mente evoluída para assuntos assim e profundos....mais o mundo e tão limitado de pessoas sem conhecimento. Se você for explicar pra alguém um assunto assim. Nem dão atenção e por cima ainda chamam vc de louco!!
@@leonardodossantos596 que bacana!!
Quanta clareza, sensatez e maestria no saber e ensinar . Podcast excelente! Por mais professores sábios 💫 🙌 Parabéns!!!
Chama esse cara de novo eslen, pelo amor de Deus! Que deleite é ouvi-lo falar.
E trate te discorrer mais sobre esse final da conversa, livre- arbítrio. Seria interessante saber as idéias dele sobre isso.
Exato! Seria muito leal um novo episódio com uma abordagem diferente, como sobre livre-arbítrio.
Com toda humildade, entender tudo isso que esse cara entende sobre a política educacional no Brasil acho que eu viveria em depressão!
Então pra te deixar um pouco melhor .... Eu tenho uma empresa que trabalha com sistema pra escolas a mais de 10 anos.... E em particular, não vejo isso.
Em particular também tem sim
@@S1moniBotoonHá, em menor relevância, mas há de fato.
Cara, que legal ver o Dennys no podcast do Eslen! Sensacional mesmo... Conheci o Dennão na época em que atuava no SFL e ele foi um farol pra voltar a acreditar na Academia em um momento que estava tão desanimada com educação, curso superior e qualificação. Vocês são demais!!
boa!! tbm foi um prazer ver o Dennão por aqui. Sou da UJL!!
Excelente episódio! O Dr. Dennys é realmente brilhante. Seria fascinante assistir a um debate entre ele e o Professor Guilherme Freire, que é igualmente brilhante. Ambos são professores de filosofia, mas têm perspectivas religiosas distintas: Guilherme é católico e Dennys é agnóstico. A troca de ideias entre eles certamente seria enriquecedora. Fica aqui a minha sugestão.
Realmente, Guilherme Freire é um bom nome pro podcast, não imagino pra onde a conversa poderia ir a não ser pra um debate kkkkk mas seria interessante.
Eu amaria ver os dois conversando juntos !!
tem uma live dos dois
Adorei a sugestão 😃
agnóstico não é uma posição religiosa. é uma posição epistemológica.
Dennys é um divisor de águas. Todo mundo deveria segui-lo, ouvi-lo!
Em tempos de um Brasil polarizado, este podcast merece ser visto por milhões de brasileiros.
sou suspeito pra falar e elogiar esse podcast, acompanho o Eslen há mais de um ano e faço parte do RD. Por outro lado sou membro da SDL.
Aquele que se propuser a mudar seus hábitos com o Eslen e a estudar a história da Filosofia com o Dennys jamais será o mesmo. Digo isso pq há meses eu venho reservando com prazer horas e horas do meu fim de semana para aprender com esses dois mestres.
Professor Dennys é fera demais tanto nas redes quanto pessoalmente. Respeito máximo!
Muitas discordâncias, mas m muitas concordâncias também. Bom ouvir alguém que estuda e oferece seus conhecimentos ao mundo.
Foi atrvavés deste Podcast que tive contato com o pensamento do Dennys Xavier e estou simlesmente procurando tudo que ele participa porque é simplesmente espetacular!
Embora o Dennys e eu discordemos diametralmente em muitas coisas, assisti até o final porque ele é um cara bastante inteligente. E parabéns ao Eslen por ser um ótimo entrevistador que sabe guiar o assunto e colocar perguntas pertinentes.
Minha única crítica ao convidado é ele acreditar que a ideologia é, de saída, a do outro. Ao se posicionar como um crítico aos ideólogos, ele - também um ideólogo - esquece-se que é de vidro seu teto argumentativo.
Assim como aqueles que critica, o convidado também adere a certas caixinhas teóricas e morais que tornam suas visões de mundo coesas sob aspectos limitados do espectro do pensamento político. Qualquer estudioso de Marx que for entrevistado no podcast vai demonstrar as contradições do pensamento do Dennyys, argumento por argumento - o que não aconteceria se suas conclusões partissem de uma reflexão aberta e livre das caixinhas ideológicas nas quais ele parece assumir não estar inserido.
O fato dele ser um ideólogo não é algo ruim em si; ele só deveria assumir isso, para não incorrer no erro de acreditar que suas conclusões estariam "acima" daquelas às quais ele se distancia ideologicamente.
Tirando isso, excelente papo!
Gostei do seu comentário... Mas acredito que ele assume sim seguir uma ideologia e principalmente quem o segue a mais tempo entende que ele é um anti coletivista!
@@lucasmacedo9490 Bem observado. Ele realmente pontuou isso. Obrigado pelo comentário!
Sim!
@@GuilhermeTeixeiraparabéns pelo comentário e pela postura diante da resposta do Lucas. 👏🏻👏🏻👏🏻
@@ederviniciuss Obrigado!
O posicionamento dele é interessante e muito útil pra um país que não tem as diferenças de classe que o Brasil tem. Pois pessoas que tem acesso tem mais possibilidade de desenvolver o pensamento crítico. O famoso modulação ambiental.
Muito interessante, tenho uma ideologia contrária a dele, porém abriu minha mente pra alguns pontos cegos pra mim, gostei!
Não conhecia o convidado dessa semana, achei o episódio muito importante pra conhecer melhor essa tendência ao surgimento de uma recente "elite intelectual" que se forma no Brasil com base em uma visão individualista da sociedade. Tenho muitas discordâncias dessa perspectiva que compreendo como um reflexo de um país que se estrutura em um plano de desenvolvimento neoliberal.
Queria deixar claro que a revolução silenciosa citada nos 38 minutos está acontecendo. Ela ocorreu comigo ao conhecer o trabalho do Eslen que potencializou o meu ser de uma forma gigantesca. E acredito que isso ocorra com várias outras pessoas. Eu mesmo conheci um garoto novo de 20 anos que falou que sua vida também foi transformada pelo conhecimento passado pelo Eslen. O que posso dizer é que essa revolução silenciosa está acontecendo, graças a vocês dois. E que ela acima de tudo é contagiosa. Quero muito devolver a sociedade o conhecimento que adquiro a cada dia. E que hoje é potencializado pelo conteúdo oferecido por vocês. Podemos mudar o Brasil com toda certeza, expandindo esse potencial a todos.
Eu gostaria de conseguir reproduzir todas as palavras ditas aqui nas minhas conversas. Uma baita aula. Obrigada Eslen por este conteúdo maravilhoso.
Tem um pessoal aí que simplesmente não consegue ouvir uma ideia contrária a sua. Isso prova o que o professor falou, estão mergulhados em ideologias e estão alienados. Podcast está fantástico, muito bom!
Não tenho problema em ouvir uma ideologia. Mas é realmente isso, uma ideologia. O discurso dele não é neutro.
Ele combate ideologia com outra...o embate é: o que eu penso (minha ideologia) é melhor que a ideologia que está aí...
Exatamente! Reclama dos grupos formados para mudar algo, mas está propondo formar um grupo dos "intelectuais que querem que os outros grupos se lixem". Eu gostaria de saber a história dele. De onde veio e como chegou onde está? Falar de minorias sem ter sido parte de uma... Não acho que ele esteja totalmente errado, mas acredito que o debate é necessário. E sim, discordo muito de boa parte do que ele falou.
Desde quando rebater algo é não conseguir ouvir? Vai ficar chorando pq te refutaram? Cresça
Simplesmente um dos melhores que já estiveram aqui. A cabeça agora está borbulhando de ideias. Só gratidão por vc sempre oferecer o melhor.
Que baitaaaaaa aula! 😍 Amo ouvir o professor Dennys! Que bom vê-lo por aqui! ❤
Escutar gente inteligente é outro nível!!
Caraca, que episódio fod*** 🤩👏🏽!!! Eslen sempre certeiro em trazer profissionais / professores com uma ótima didática, que nem ele !!! A população leiga agradece, pois fica de fácil compreensão e assim trazendo conhecimento sem ideologias, como boa parte do ensino faz !!! Quem sabe assim, através da internet, impactar as próximas gerações e mudar a educação desse país !! Obrigada, Eslen, por tanto conhecimento 🎈🙏🏽🥹!!!
Esse cara é muito bom. Caramba, coragem de falar a verdade.
Esperava filosofia e recebi um discurso ANCAP
Você não sabe ouvir alguém que tem ideias contrárias as suas?
@@yvenssilva2036nem vc pelo jeito
Cara que podcast!! SENSACIONAL!
Eslen, acompanho bastante seus vídeos aqui, como também os que lança em seu outro canal. Admiro muito o seu trabalho e esforço para transpor aquilo que se produz cientificamente para além dos "muros" da universidade. Isso, de certo modo, é a extensão sendo feita, que é tão carente partindo das próprias instituiçoes pelos problemas estruturais que temos em nosso país.
Dito isso, interessante ouvir algumas curiosidades que o senhor do vídeo traz a respeito da filosofia "clássica". Mas parou por aí. Não porque é ruim ouvir alguém que traz outros pontos de vista. Faço isso com bastante frequência. Afinal, conhecimento não se produz sem que haja o questionamento, a dialética, o "sim é não e o não é sim". Estamos falando de ciência, não de ideologia ou senso comum.
O ponto é que as armadilhas argumentativas partem de um esteriótipos que analisa o indivíduo, não a estrutura (e é claro que, partindo do convidado e de suas crenças declaradas, isso é esperado). O citar, em um podcast com o tamanho e a importância que é este, um exemplo de uma fala de um ministro, que declaradamente é contra a universidade (que é, estatisticamente quem mais produz inovação em vários campos, no Brasil, apesar da escassez de recursos e estrutura), que, em outras palavras, a solução para as universidades brasileiras é acabar com elas, é leviano DEMAIS (para não falar IRRESPONSÁVEL). E esse é só um exemplo.
Mas esse comentário tem caráter opinativo. Por óbvio, você e sua equipe chamam quem quiser e quem tiver vontade, que assista/ouça. Seria interessante ouvir pessoas da filosofia que tenham outros pontos de vista, inclusive para abordar questões que foram pouco abordadas neste episódio, que dizem respeito à sua episteme. Pouco importa o espectro político que o(a) pesquisador(a) defende.
Enfim. Parabéns pelo trabalho, gosto muito de ouvir!
Pouca gente está preparada para ouvir uma entrevista dessa !
Que show de podcast!
Amei !!!
Vou assistir mais vezes para memorizar melhor essa aula. Parabéns Eslen e esquipe !
Dr Eslen (agora posso chamá-lo de doutor 😅) obrigado por nos permitir a ver uma conversa tão enriquecedora. A Internet tá difícil cara, bons conteúdos têm se tornado água no deserto!
2 episodios na semana, não tem como ser triste! vlw Eslen e equipe
Convidado incrível, debate muito relevante! O Brasil precisa muito da ciência e de profissionais que puxem este debate.
Equipe Eslen, nunca comentei em algum vídeo do podcast mas acompanho há bastante tempo, interessante o papo com o professor, no entanto, quando entram no escopo político, ocorrem vários erros, inclusive erros conceituais básicos, o professor não parecia ter o estudo de caso que afirmou, falo isso com respeito. Costumo com frequência consumir conteúdos que contrariem minhas ideias e opiniões, e já vi diversos professores e comunicadores tratando o assunto com questões sérias e mais contraditórias que o Dennys, sobre o pensamento da esquerda radical, seria muito interessante, como o Eslen disse, trazer um acadêmico de esquerda. Parabéns pelo programa!
Sobre os pontos.
Na visão da esquerda radical é bem clara a separação e os acontecimentos que seriam necessários para implementar um regime comunista, e os motivos pelos quais a URSS não o fez, também são.
Outro ponto, foi quanto a questão econômica, onde não há previsibilidade, e isso, quebra-se no próprio materialismo histórico e dialético, reconhecendo a materialidade das questões, todo país tem planos e expectativas econômicas, onde esta o erro? Não deveriam?
O terceiro, a falácia da ferradura, que coloca nazismo e comunismo como se fossem dois filhos de mesmos pais, sendo que os países socialistas foram os primeiros perseguidos do regime nazifascista.
Exatamente! Erros conceituais básicos. Você falou tudo o que eu pensei durante o podcast. Eu me exponho a ouvir ideias contrárias as minhas, inclusive por aqui. Causa desconforto. Agora... esse cara aí fala coisas totalmente sem embasamento. Ele sabe falar bem, mas manipula os dados e demonstra muita ignorância quanto a realidade social do nosso país.
Quais são os erros? São realmente conceituais ou de ideologia? Já vi algumas pessoas usando esse mesmo argumento de "erros", porém nenhuma foi capaz de citar um único erro e a possível "verdade". E escrevo isso com todo respeito, mas isso só reafirma ainda mais tudo que foi discutido nesse podcast, que as pessoas colocam a ideologia na frente da inteligência
@@patrickflores3093 Bom dia Patrick, querido. Tudo bem? Então cara, tem 4 meses que eu vi esse podcast e não irei rever pra bater boca em comentários pois tenho compromissos mais importantes. Confesso que não lembro ao certo todas as colocações errôneas. No entanto, uma que me lembro com clareza foi a afirmação de que em "países comunistas...". Mesmo sendo neurocientista, e não historiador, sei que há um consenso geral de que nunca houveram países comunistas, mas sim socialistas, erro conceitual básico, como eu apontei. Ademais, quem vende verdade é charlatão, o método científico não se propõe em encontrar verdades. Mas engraçado tu sem me conhecer levantar a hipótese de que coloquei minha ideologia a frente da minha inteligência, parece que com esse comentário quem acabou por fazer isso foi tu. Mas como eu disse, tento ouvir os dois lados, procure canais da esquerda radical que falem do tema, te expõe ao desconforto, como o Eslen recomenda, não acredita em mim, sou um mero neurocientista. Abraços e boa semana, amigo!
@@patrickflores3093 Agradeço o respeito, apesar da acusação de colocar ideologia acima da inteligência.
Excelente este podcast. Um entrevistado de alto nível, que além de esbanjar conhecimento acadêmico filosófico, oferece a sua vasta experiência dos bastidores da gestão das nossas universidades públicas, e com muita coragem escancara a ditadura da cartilha marxista que assola nossas universidades, onde o debate somente prospera na esfera ideológica dominante.
Amo filosofia ❤ e ouvindo um doutor no assunto com toda essa consciência é simplesmente um presente dos Deuses 🤓🥰
Melhor professor de filosofia do país
kkk...
Que podcast incrível! Dennys como sempre elegantíssimo ao mostrar com seu conhecimento críticas às bizarrices que vemos por aí.
ele não conhece o que é saúde pública, não conhece as influencias orientais nos gregos, inclusive na medicina, só mostrou preconceito
@@kantinhodekant2556 pensei sobre o oriente também . Livre arbítrio !? Até a página 2. Nossa... olha...o que me assusta é esse monte de acadêmicos aplaudindo ! O mundo vai mal
@@kantinhodekant2556me pareceu um tanto purista... Não sei se intencionalmente ou por paixão (a qual ele criticou amplamente!).
Que papo, ein!? Mandaram bem demais, duas horas que passaram sem que eu percebesse!
Expandi minha consciência com seu Podcast, muita gratidão Eslen. 🙏
Muito bom, não o conhecia mas é raro achar pessoas imparcial, obrigado pelo conteúdo.
Esse podcast foi incrível!
O prof. Dennys Xavier é a voz mais sensata no cenário acadêmico brasileiro.
Ótimo podcast.
Gostei muito dos assunto abordados durante a conversa. Mesmo não concordando com tudo que o convidado Dr. Dennys abordou, é gratificante ter alguem que coloque a cara a tapa para criticar o sistema.
O podcast mais esperado 🤌😍😍 Denao é demais!
Vivemos em um período onde deixamos o diabo para trás, pois ele tem o título de pai da mentira. Como Dennis comentou: "Para se mentir, pressupõe-se que o indivíduo conheça a verdade." A sociedade atual nem isso busca conhecer, mas adora falar.
Excelentíssimos Dr. Delanogari e Dr. Xavier,
Agradeço profundamente por despertarem na sociedade o desejo pelo conhecimento.
Muito boa essa entrevista.
O professor sabe muito e não poupou nas palavras, ensinou muito em um podcast. Parabéns!
perfeito e necessário, vivi para ver isso acontecer na mídia distribuída e descentralizada 👏👏👏
Minha cabeça está explodindo. Cada convidado que o eslen trás, eu viro fã!
É sem dúvidas o melhor canal de ciência e conhecimento do Brasil, eu termino de assistir e já saio divulgando pra mais 10 pessoas assistirem, incrível!!
Esse podcast vale mas do que ouro!
Entender a realidade olhando para trás buscando algum nível de consciência, conexão e fundamentalismo, cara eu acho isso instigante, e a partir disso compreender aonde estamos em toda essa história, é elementar. Fenomenal o conteúdo!!
É um prazer estar fazendo parte deste canal, mesmo que como espectador.
Que prazer ter tido a oportunidade e ouvir uma pessoa tão sábia. Pena que nasceu num país onde suas palavras são, na maioria, pérolas aos porcos. Enfim, ainda há esperanças.
Salve Eslen, muito bom o episodio! Seria legal ver convidados de diversos pontos do espectro politico, para enriquecer o debate.
Uma aula, uma belíssima aula. Espero sinceramente que chegue a muitas pessoas. Tempos difíceis esses no qual vivemos.
2:19:35 Separar economia da política demonstra um grande desconhecimento de história econômica. O termo desde os economistas clássicos até Marx é "economia política". Inclusive, o título completo dos volumes do Capital é "Uma Crítica à Economia Política".
Na realidade, antes de se chamar economia, o próprio nome das ciências econômicas era "economia política", como o próprio Menger (fundador da escola austríaca) tem o seu principal livro chamado: "Princípios da Economia Política". Ambos viveram na mesma época durante um bom período; posteriormente alteraram o termo.
@@RafaelSlat Foi justamente isso que falei. E mesmo tendo alterado o termo, a economia, na prática, é completamente coligada com a política, é claro. Sem contar o esquecimento de que é uma ciência social, que se utiliza das exatas, mas não propriamente exata.
Esse convidado trouxe ideias e autores muito interessantes que nos instiga a procurar conhecer mais. Muito bom ter convidado ele! O episódio foi sensacional!
Uma vez (numa tentativa de extrapolar os signos pra expor o que estava pensando) usei a expressão "egoísmo solidário" numa conversa e fui motivo de longas gargalhadas. A obra russa comentada parece que aprofunda o que quis dizer naquela ocasião.
Obrigado pelo conteúdo de qualidade. Sucesso!
Excelente professor!!!👏🏼👏🏼
Dennão é espetacular!
1:13:45 🎯 Isso é muito verdade! Quando comecei a estudar, como autodidata, e sair das leituras obrigatórias, vi que muito livro importante para determinadas áreas não chega a ter tradução para o português. Livros importantes da área de biologia, filosofia e história da biologia sem tradução.
Ao encontrar essa lacuna fui pesquisar qual o número de tradutores do inglês no Brasil, a língua comum da ciência atual, e descobri que, de forma geral sem nenhuma área especializada, dá para enfiar os tradutores brasileiros em um auditório de uma universidade qualquer, não enchem um estádio para um país do tamanho do Brasil! Não é que não tenhamos demanda.
O que mais espanta é que quando vc fala que pretende fazer letras a maior parte das pessoas desestimula dizendo que não há caminho no mercado se não virar professor.
Nem comecei ver e já deixei o like, pq sei que vai sair coisa boa daí!
Excelente, excelente, excelente
Altíssimo nível como sempre!
Muito bom ver Eslen discordando de muitas coisas, existe muita mais pluralidade das sociedades!!
Que encontro vocês dois! 👏🏻
No início do podcast achei o papo muito complexo, mas com o desenrolar da conversa cheguei a conclusão de que esse foi, na minha opinião, o melhor podcast do Eslen até agora!
Esse papo foi tão foda que eu vou ouvir esse podcast umas 3, 4 vezes só pra não deixar passar nada importante.
A cada 5 minutos de vídeo eu tento dar like de novo. 😅 que conversa sensacional!!!
Excelente convidado!!
Por mais papos com o Professor Dennys! Sempre sensacional 👏👏 O livro dele com a Priscila, O essencial sobre o coletivismo, é obra prima! 😉
Muito bom conhecer o Dennys
Que podcast excepcional, uma recomendação de uma conversa que será sem dúvidas incrível, seria o Professor Paulo Cruz.
Eslen, traga um profissional da psicometria, seria um tema super interessante a ser abordado!
Bruno Damazio é um excelente nome
2:05 e a relação entre filosofia e psicologia com o que foi explicado pelo professor Denis e o conceito de congruência de Carl Rogers. Episódio excelente.
Eslen, Chama o Pondé ou Clovis de Barros. Uns dos poucos filósofos, sem ser coach. Muito bom o episódio! Dennys é f.o - d.a!
Cara eu estou totalmente boquiaberto com esse podcast, me arrepio a cada 5 minutos, uma pessoa que exala sabedoria e fala sobre a realidade como deve ser falado. Obrigado professor por essa aula, obrigado Eslen por sempre trazer sabedoria para nós. O Brasil precisa de vocês, por favor, não parem!!!!!
Incrivel! Dois feras, batendo um papo!
Esse podcast é um presente.
Conteúdo absurdo de bom, sempre agregando
Ótimo episódio! Baita encontro!
Muito bom os ensinamentos de Dennys Xavier. Sempre que penso sobre esses aspectos entre direita e esquerda, penso em como seria bom se pessoas sensatas e estudiosas que apoiam cada lado fizessem um debate civilizado, sem ofensas ou cadeiradas, sobre o que é logicamente melhor e concreto, porem sei q na realidade atual no Brasil um conteúdo desse não teria muito engajamento.
Achei o podcast excelente! Argumentos lúcidos e com uma bagagem explanativa lógico-racional que tanto falta nos debates em geral (Internet, parlamento, na rua então nem se fala...). Mesmo que eu não concorde com as conclusões dele ou com o viés muitas vezes exalado pelo seu discurso que, a contrário senso, possa despertar no ouvinte menos atento uma tendência exagerada ao liberalismo ou conservadorismo, acho de enorme valia ouvir a inteligência a serviço de todos os espectros políticos, valorizando o debate geral. Meus valores passam pelo espectro político da esquerda, por uma sociedade menos desigual e menos injusta, com o controle do capital a serviço do homem.
Quero parabenizar o convidado e o Eslen por este episódio!
Temos sim que valorizar a abertura de ideias divergentes, mas sempre lógicas e racionais. O resto são só pessoas acostumadas a viver em bolhas com o famigerado mimimi seletivo...
Fico feliz de ler isso. Sou adepto aos ideias do Dennys. Sequer conhecia ele, mas sua maneira lógica e racional de lidar com os assuntos ensina sobre como lidar com as coisas, muito além de política.
E ver alguém com ideia contrária percebendo isso me agrada, pois não está refém de ideologia
Pra alguém que não tem cérebro os argumentos podem parecer lúcidos
Dois gigantes! Gosto muito do Dennys e suas aulas sobre filosofia. Um verdadeiro Prometeu trazendo o fogo para as terras Brasilis.
Sobre a fala do professor a respeito da defesa da privatização da saúde, só lembro que se não fosse pela saúde pública, o número de mortos no período mais grave da pandemia seria muito maior. É importante não confundir o papel da saúde pública com os problemas de gestão.
Talvez, o melhor episódio do podcast até o momento.
Excelente
Excelente Podcast. Vale cada segundo investido.
ele disse que acha que o estado atrapalha mais do que ajuda,.mas não disse porque ele acha isso
Acho q vc não viu o podcast direito, só pode kkkkkkk
Em vários momentos ele fala sobre falhas do Estado. Um momento bem claro é onde ele faz críticas a falta de saneamento básico, gestão política, e educação.
Sensacional reflexão, mas poucos estão preparados para uma conserva como essa, parabéns!!
Leva a Lilia Scharwacz, antropóloga muito boa!! Seria muito rico ver um debate entre vocês!
Djamila Ribeiro tbm! Seria incrível!
Que alívio assistir este podcast! Prof Dennys, muito obrigada por dividir tanto conhecimento!
Que encontro !!!
🫶
O final do podcast me lembrou muito da minha época de graduação em Pedagogia. Quando os professores falavam sobre Hegel, Durkheim, Bobbio, Giddens etc. Lembro até hoje de um professor que falava que o Capitalismo sempre deu certo por conta da nossa natureza competitiva.
Dá certo para quem?
O cara é ancap convicto, que isso
triste né?
Direito a vida, a propriedade privada e liberdade de expressão. Que triste.. que mundo cruel.. é esse em que vc é obrigado a aceitar coisas que não concordou e o Estado te coloca uma arma na cabeça em troca (de nada) de 40% do que vc ganha e produz.
Ele não é acncap, é liberal.
@@veraliss5991 só de falar q imposto é roubo já sobe a red flag gigante
@@gillesdeleuze6083 imposto é roubo mesmo.
Que baita encontro! Dennão é sensacional
Universidade pública tem seus problemas, mas a solução não é acabar com ela é se envolver e cobrar da gestão. O MEC é muito ineficiente e atrapalha d+ as universidades, mas a solução não é reduzi-lo a nada. Gestão pública exige trabalho.
Países com Suíça e Canadá não possuem um órgão com as funções do MEC e pelo que me consta, estão melhores avaliados do que nós nessa área. O problema quebum órgão central tentando planejar tudo nos mínimos detalhes e longe de onde os problemas funcionam, nunca irá funcionar a longo prazo... o ideal é cada região testar o que dá certo ou errado lá pra eles, cabendo aos demais replicarem e adaptarem. É inconcebível ter a mesma grande curricular e mesmo material de apoio para alunos de realidades tão diferentes quanto do interior do Amazonas, litoral do nordeste ou na cidade de SP.
Você acha uma boa ideia o governo controlar a educação da população?
@@eliongalvao8434 Eu acho uma boa ideia a população entender que ela é o governo.
@@ArthurFreitag o estado é um bandido estacionário. Governança não precisa do estado... é muito melhor uma governança em ambiente de livre comércio e trocas voluntários, sem o monopólio da violência exercida pelo estado, tudo adesão voluntária.