Risco Físico Calor: tudo o que você precisa saber

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • O calor é um tipo de energia que pode ser transmitida entre dois ou mais pontos caso haja diferença de temperatura entre eles. A transmissão de calor pode ser feita de três formas:
    Condução: sabe quando fervemos o feijão com a concha de metal dentro e depois pegamos ela? Provavelmente você já notou que ela também está fervendo (ou pelo menos quase intocável de tão quente). Este é um exemplo prático e muito claro sobre transmissão de calor por condução.
    O que acontece? A concha do feijão é um corpo sólido e o calor vai sendo transmitido de molécula para molécula de uma extremidade à outra, até o momento em que as duas extremidades atingem a mesma temperatura (nesse momento você sente na concha a temperatura do seu feijão, ou algo bem próximo a isso).
    A transmissão do calor vai variar de acordo com sua intensidade e o material utilizado (a concha de metal transmite calor com muita intensidade, diferentemente de uma concha de silicone, por exemplo). Ou seja, neste exemplo o calor foi de uma extremidade à outra de um material (a concha) sendo conduzido, molécula por molécula, até que todo material atingisse a mesma temperatura.
    Convecção: diferentemente do processo de condução, a convecção não ocorre com materiais sólidos porque não há transmissão de molécula para molécula e sim deslocamento de massa, movimento de partículas que levam a energia de uma posição à outra. Logo, a transmissão por convecção só será vista em materiais líquidos e gases.
    Vamos usar o exemplo da água sendo fervida. Quando colocamos uma panela no fogo ela é aquecida de baixo para cima (obviamente porque a panela fica apoiada sobre as chamas), esquentando a região mais profunda da água. Ao ser aquecida ela diminui sua densidade, sendo deslocada para a parte superior da panela (olha aqui o deslocamento de massa, movimentação de partículas).
    A parte superior da água, mais fria e mais densa, é deslocada para parte mais baixa da panela (e mais quente), sendo aquecida, diminuindo sua densidade e deslocando-se para cima da panela. Ou seja, as moléculas aquecidas vão trocando de lugar com as mais frias (ou menos quentes), gerando esse deslocamento o tempo inteiro até o líquido atingir a mesma temperatura.
    Irradiação: transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas. Luz, ondas de rádio e infravermelho são alguns exemplos. Inclusive a maior invenção do homem de todos os tempos, o sinal de wifi, é transmitido por ondas eletromagnéticas. O maior e mais conhecido meio de transmissão por irradiação é o calor do sol, que aquece a Terra através de ondas eletromagnéticas (e como aquece!).
    O calor do fogo também é transmitido por irradiação (neste caso há também um pouco de convecção através do ar, mas a maior parte do calor que chega a alguém que se aproxima de uma fogueira, por exemplo, chega mesmo através da irradiação).
    Saiba mais sobre o calor assistindo ao vídeo
    #RiscoFisico
    #Calor
    #TemperaturasAnormais
    #Insalubridade
    #AposentadoriaEspecial
    Acesse www.sstonline.c...
    Nas redes:
    Instagram -
    LinkedIn - SST Online
    Facebook -

ความคิดเห็น • 13

  • @odetedezuan3837
    @odetedezuan3837 27 วันที่ผ่านมา

    Gratidão !! Você e demais!!!

  • @lilianedocarmo9117
    @lilianedocarmo9117 3 ปีที่แล้ว +3

    Fala Leo, muito bom o conteúdo parabéns a toda equipe

    • @T360
      @T360 3 ปีที่แล้ว

      Valeu Liliane, brigadão ;-)

  • @regianebenj
    @regianebenj 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom!!!

  • @uecomentarista
    @uecomentarista ปีที่แล้ว +1

    Bom dia, amigo. Gostei muito de seu vídeo. E sobre as medidas de controle (pausas) a adotar para o trabalhador com exposição a calor por fonte natural? Sabemos que muitas regiões do Brasil são bem quentes. Como fazer? Trabalhar meia hora e folgar outra meia hora? Como fica uma partida de futebol, nestes casos? Como seria o trabalho de um guarda de trânsito? E qual o padrão de medição adotar para estabelecer as medidas de controle: a hora mais quente do dia mais quente do ano?

  • @BrasilNatureza2024
    @BrasilNatureza2024 8 หลายเดือนก่อน +1

    Só quem já trabalhou no sol sabe o quão doloroso é ! Já fui ajudante de obras em uma siderúrgica e sei o qual é terrível .
    Hj como técnico de segurança do trabalho ajudo quem sofre com isso.
    O sol causa câncer , ou seja é insalubridade sim !

  • @dedecrib2627
    @dedecrib2627 ปีที่แล้ว +2

    Professor saberia dizer o pq foi retirada da NR 15 a exposição ao calor natural , com base em que? Como sr disse já existem jurisprudências contrárias ou que se contrapõem a ideia da retirada na norma atual, isto pois, evidência prejuízo na norma a saúde e no financeiro do trabalhador.

  • @mentemilhonariaparaofuturo
    @mentemilhonariaparaofuturo 2 ปีที่แล้ว

    Você falou em fontes naturais na NR 09 tá certo isso?

  • @RodrigoRodrigues-zi9cm
    @RodrigoRodrigues-zi9cm 3 ปีที่แล้ว +5

    Bom vídeo fera, só uma pequena observação, o PPRA vai ser substituído pelo PGR e o GRO a partir do 1° trimestre do ano que vem 👍🤝

    • @T360
      @T360 3 ปีที่แล้ว +1

      Perfeito, Rodrigo, por enquanto será no primeiro trimestre, mas podemos ter mudanças com relação a isso. Mas independente da data de implantação do documento PGR, nada muda nas avaliações de calor, que devem estar presentes no referido programa. Obrigado pelo seu comentário, grande abraço!

    • @libueno1889
      @libueno1889 3 ปีที่แล้ว +1

      👏👍

  • @jonesgomes9898
    @jonesgomes9898 3 ปีที่แล้ว +2

    Olá, professor tudo bem?
    Relativo à aposentadoria especial, após 25 anos independentemente de idade ,ou tem idade mínima.

    • @T360
      @T360 3 ปีที่แล้ว +2

      Fala Jones, muito boa sua pergunta! Após a PEC da Reforma da Previdência, de 2019, é preciso ter idade mínima para cada período de aposentadoria especial:
      - 15 anos: idade mínima de 55 anos;
      - 20 anos: idade mínima de 58 anos;
      - 25 anos: idade mínima de 60 anos.