O CHAMADO DE PEDRO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 มี.ค. 2024
  • O CHAMADO DE PEDRO
    “Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.” (Marcos 14:29-30).
    Meu Evangelho preferido foi escrito por Lucas, mas o Apóstolo que mais me encanta é Pedro. Claro que Paulo é um caso à parte, mas entre os discípulos que andaram com Jesus, nenhum foi como Pedro. Foi durante uma audiência no Sinédrio, na presença de Anás, Caifás e outros, que Pedro e João, após curarem um paralítico, foram chamados de “agrammatos” (iletrados), pelas autoridades, anciãos e escribas. Daí surgiu e ficou, mas apenas para Pedro, a ideia de que ele era analfabeto.
    Pedro pode ser “acusado” de muitas coisas, menos de ser analfabeto. Basta passar um tempo lendo suas cartas para mudar de ideia. Uma leitura com um pouco mais de atenção nos revela também que ele não era um “pescador ignorante”, mas um empreendedor que tinha uma espécie de companhia de pesca em sociedade com seu irmão André e os irmãos Tiago e João e ainda que tinham “funcionários” (Lucas 5:10).
    Cada um dos evangelistas relata o chamado de Pedro por Jesus de uma maneira diferente. Embora pareça inicialmente que Pedro e seu irmão estivessem pescando junto ao mar da Galileia quando Jesus o chamou e ele deixou tudo para segui-lo, a história é um pouco mais complexa.
    João nos diz que André, irmão de Pedro, era discípulo de João Batista e estava presente quando João apontou para Jesus e testemunhou que Ele era o Cordeiro de Deus. Diante dessa revelação, André passou a seguir Jesus. Após um breve diálogo com o Senhor, André foi falar para Simão que havia encontrado o Messias:
    “Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (João 1:41-42).
    Todos nós ficamos maravilhados com a submissão de Pedro e sua disposição em deixar tudo para seguir o Messias, mas Lucas nos revela um pouco mais a respeito desse chamado. Lucas relata que Jesus, sendo apertado pela multidão enquanto as ensinava junto ao lago de Genesaré, viu dois barcos, um dos quais era o de Pedro.
    O Senhor, então, entrou no barco para ensinar. Após concluir seu ensino, o Senhor disse a Pedro para “fazer-se ao largo e lançar as redes para pescar”, ao que Pedro lhe respondeu:
    “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” (Lucas 5:5).
    Ao obedecer, Simão pescou tão grande quantidade de peixes que as redes se rompiam. Diante desse sinal, Pedro se encheu de temor. Podemos concluir que antes de tudo isso acontecer, André já havia dito ao irmão quem era Jesus, o que certamente contribuiu para que ele se maravilhasse a ponto de dizer: “Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.” (Lucas 5:8b).
    Ante o comportamento de Simão, Jesus mudou o seu nome para Cefas, que quer dizer Pedro e lhe disse:
    “Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.” (Lucas 5:10-11).
    Jesus continua a buscar e chamar discípulos que estejam dispostos a deixar tudo, a deixar o mundo e suas delícias, para segui-lo. Se você se encontrasse com Jesus hoje, como reagiria, sendo Ele apenas alguém a respeito de quem você havia ouvido falar, se Ele dissesse: Venha comigo?
    #jesus #bastaumapalavra #evangelhodemarcos #pedro
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 9