O Fantasma - 5 curiosidades sobre o mascarado da selva

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 17

  • @FantasmaBrasil
    @FantasmaBrasil 2 หลายเดือนก่อน +1

    O Fantasma é definitivamente um dos melhores heróis dos quadrinhos. Parabéns pelo vídeo.

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน +1

      Muito obrigado por assistir e comentar, seja sempre bem-vindo!

  • @wolfgangrj3323
    @wolfgangrj3323 หลายเดือนก่อน +2

    Tem um Canal que descobri apenas uns dias depois do seu, ou seja, recentemente e que também estou gostando muito assim como As Aventuras de Henrique San, é o chamado Fantasma Brasil. Lá é a especialidade sobre o herói e encontra muita coisa bacana. Você citou que o Fantasma foi o primeiro herói mascarado, mas uns dois anos antes, ou seja, em 1934 talvez 1935, foi criado o Cavaleiro Solitário (Lone Ranger), e em 1936 O Besouro Verde. Na ficção O Besouro Verde é neto do Cavaleiro Solitário. Não podemos esquecer do Zorro que foi criado em 1919, ou seja, há mais de 100 anos. O Zorro foi criado na literatura e não nas tiras ou nos HQs. Eu assisti todas essas produções sobre o Fantasma, desde o seriado de cinema da década de 40, passando pelos Defensores da Terra que considero próprio dos anos 80 com o intuito apenas de vender brinquedos, prática comum na época, o filme de Billy Zane que eu gostei e data de 1996, e a versão futurista também da década de 90. Desses, só gostei da série de cinema e da versão de 1996. Os Defensores da Terra foram extremamente mal aproveitados com a introdução daqueles adolescentes filhos dos heróis, a não explicação sobre as personagens Dale Arlen e Doutor Zarkov, a presença constante de Ming como o único vilão e sem outros vilões de peso que pertencia ao universo de Mandrake e Fantasma e, se recordo, há um episódio que menciona sobre a mãe de Rick Gordon e que não era a Dale Arlen segundo recordo. Ou seja, assisti na época que estreou aqui mas hoje nem aguento a olhar para a cara dessa animação. A dos anos 90 tentei gostar mas não consegui. Acho que teve alguma coisa de animação do Fantasma nos 60, tipo um projeto da King Features e que não foi adiante. Alguns anos atrás eu conheci um turco no Facebook que era desenhista, e me impressionou que assim como no Brasil e na Turquia a farda do Fantasma era vermelha. Eu acreditava que era somente aqui. Baseado na sua explicação sobre essa alteração de cores do fardamento do Fantasma, então por que isso não aconteceu com os demais heróis? Nunca soube que aconteceu com o Super Homem, o Flash Gordon, dentre outros. Parabéns pela sua coleção dos super heróis da Gulliver. Eu também tenho os meus e lamento muito porque na época a Gulliver não ampliou esse universo de figuras inclusive para outros mais da DC, heróis da selva, Marvel, e até para o HB.

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  หลายเดือนก่อน +1

      Então, só entre nós, eu dei uma forçada para entenderem melhor o quadro geral, poucos ganham o troféu cata-piolho que nem o amigo. A gente poderia voltar mais no tempo, até o Pimpernel Escarlate...tem vários. Fantasma é considerado o primeiro uniformizado de colante...ou será que não? Sempre alguém influencia aguém.

    • @wolfgangrj3323
      @wolfgangrj3323 หลายเดือนก่อน +1

      @@asaventurasdehenriquesan poderíamos ir até o Robin Hood com aquele collant do Errol Flynn. Até que gosto daquela roupa para o personagem. Vá saber se no folclore bretão se realmente era aquela vestimenta. Bem provável que não.

  • @LIVROSEBOOKS
    @LIVROSEBOOKS 2 หลายเดือนก่อน +1

    Gostava muito do Fantasma por influência do meu pai, lia as tirinhas nos jornais de domingo (e ficava furioso, porque as histórias continuavam durante a semana, mas meu pai só comprava o jornal aos domingos). Ele tinha até um álbum de figurinhas dos anos 50 que hoje deve valer uma fortuna (mas não sei que fim levou). A última vez que ouvi falar do personagem foi com o filme dos anos 90 (lembro que uma polêmica que, dizem, prejudicou o filme, pois o Zane declarou publicamente sua homossexualidade, justamente durante a divulgação do filme, que a partir daí ficou desacreditado). Gistei de saber desses crossovers, que não conhecia. Sugestões para vídeos: Hagar, o Horrível, O Mago de Id e Dick Tracy. Abraços!

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน

      Oi Carlos! Realmente é um herói mais querido pelas gerações anteriores, fiquei com vontade de comprar algo dele pra ler mais. Pensei em ti ao gravar esse episódio, obrigado pela dileta audiência!

  • @Leonardo080708
    @Leonardo080708 2 หลายเดือนก่อน +1

    Salve, salve Bwana San!!!
    Esse vídeo foi ótimo, voltei lá para a minha infância quando ficava lendo os gibis da Editora Ebal. Eu Lia muito Fantasma, Mandrake, Epopéia-Tri, (de faroeste), Brucutu.
    Nunca esqueci de uma pequena história do Fantasma em que ele não está com o seu traje de super herói. Ele está na cidade e encontra ums loja de material de safari e lê uma placa que diz Precisa-se de vendedor honesto.
    Aí ele entra na loja e acaba conseguindo o emprego. E conforme os clientes vão chegado ele vai sendo super honesto nas respostas. Um chega e pega um arco e flecha caríssimo. O Fantasma diz pare o cliente que é melhor que ele pegue um mais simples que dará mais retorno para, pois aquele era caro e frágil para uma caçada na selva e estica o arco com a sua força e parte o arco em dois e o cliente sai agradecido por ter poupado uma grana, o dono já começa a ficar apavorado. Depois o Fantasma atende outro que quer uma barraca e ele mostra a barraca e os defeitos dela, no fim o Fantasma destrói a barraca que realmente era um produto caro e não aguentaria uma noite na selva
    Quando entra um terceiro cliente querendo uma arma para caçar animais o dono da loja se antecipa pega o cartaz que estava atrás do balcão e risca o HONESTO da frase PRECISA-SE DE VENDEDOR HONESTO e despede o Fantasma. Eu não sei, mas essa pequena história de duas ou três páginas me marcou desde os oito ou nove anos e eu procurei por anos essa pequena história e jamais encontrei, se perdeu, ou alguns dos pigmeus amigos do Fantasma consumiram com a revista que continha essa pequena historinha que na verdade era bem tolinha mas ficou na minha memória.
    Obrigado pelo ótimo vídeo relembrei um dos meus heróis favoritos da infância, eu também gostava do Capitão Marvel lembra dele? Tinha o maluco Doutor Silvana, que depois virou nome de banda 🤪😃😃😃
    Até o próximo vídeo querido Bwana San.😊🙏🏻

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน +1

      @@Leonardo080708 Ebal! Falei da RGE mas a Ebal é muito mais tradicional. E por anos era quem editava tudo que era super-herói, antes do domínio da Abril. Tudo começa e tudo acaba. Essa história parece ser muito legal, e interessante que tem um tom que eu jamais imaginaria para o personagem. Imagino que o Fantasma tenha permanecido de óculos escuros e chapéu, acertei? Até onde eu sei ele escondia o rosto mesmo fora do uniforme. Pilhei de conhecer mais dessa turma das antigas, pena que as revistas originais devem estar muito caras. Abração!

    • @Leonardo080708
      @Leonardo080708 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@asaventurasdehenriquesan Salve de novo meu amigo!!! Sim, esqueci desse detalhe, O Senhor Walker usa um chapéu estílo Dick Tracy ou um boné, não lembro totalmente e óculos escuros e nem o leitor consegue visualizar o seu rosto, pois o desenhista usava artimanhas e sempre o desenhava em detalhes como a mão segurando o arco, ou visto de cima com a aba do chapéu encobrindo o rosto. Quando ele pede o emprego no balcão ele está de costas segurando o cartas (PRECISA-SE DE VENDEDOR HONESTO) que ele retirou da frente da loja. E até o fim da história o que o leitor pode ver do Senhor Walker é o que a própria máscara do Fantasma permite, acho que por conta disso a história chamou a minha atenção.
      Agora aqui abaixo um copia e cola da Wiki... 😃
      Na tira, o Fantasma foi vigésimo primeiro em uma linha de combatentes do crime que começou em 1536, quando piratas mataram o pai do marinheiro britânico Christopher Walker. Após jurar ao crânio do assassino de seu pai que lutaria contra o mal, Christopher começou o legado do Fantasma que passaria de pai para filho. Apelidos para o Fantasma incluem "O espírito que anda" e "O Homem que não pode morrer".
      Grande abraço meu amigo e até o próximo vídeo.😊🙏🏻

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน

      @@Leonardo080708 Esse detalhe de ele nunca realmente deixar de ser "O" Fantasma deve ter exigido muitas artimanhas dos desenhistas....mas é legal pra caramba! 😄

  •  2 หลายเดือนก่อน +1

    Vou respeitar mais teus hominho. Kkkk

  • @irinaagrimonesiewerdt5822
    @irinaagrimonesiewerdt5822 2 หลายเดือนก่อน +1

    Nunca tinha prestado atenção no Fantasma, gostei desse negócio de passar de pai pra filho, fazendo parecer imortal.

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน +1

      Oi Irina! Brigadão por assistir. É um personagem que a gente conhece mas não vê muito por aí, né?

    • @irinaagrimonesiewerdt5822
      @irinaagrimonesiewerdt5822 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@asaventurasdehenriquesan sim, bem isso. Ainda mais eu que sempre fui muito chegada em anti heróis, ou até em vilões.
      Vou dar um exemplo bem "bobo": prefiro Mancha Negra ao chato do Mickey, isso desde que comecei a ler quadrinhos, bem pequena.

    • @asaventurasdehenriquesan
      @asaventurasdehenriquesan  2 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@irinaagrimonesiewerdt5822 Nossa, total time Mancha Negra! Baita personagem. Mickey é muito sem graça, sempre gostei muito mais do Pato estourado.