ERRATA: ou quase 😅 o Opala SS tem carburador de corpo duplo e não carburação dupla como mencionado. Se bem que um corpo duplo vale por dois simples. Mas taí a correção do erro. Me desculpem 🤠🙏
Se bem que dupla carburacão no caso aí é diferente de de corpo duplo. No dupla carburação cada carburador alimenta 3 cilindros, já no corpo duplo ele fica com todos os 6 cilindros, aí os cilindros dos extremos, o 1 e o 6 vão ter menos alimentação, visto que o carburador de corpo duplo é posicionado no meio do motor.
Tem vídeo num canal do TH-cam mostrando a fundição desse bloco de 6 cilindros nos anos 30, é muito interessante ver as ferramentas e as técnicas usada na fabricação desses motores.
Meu pai comprou uma A-10 Custom ano 1987 farol quadrado frente de D-20. Excelente carro para não dizer que foi um dos melhores que ele já teve. Cantava pneu em 3° marcha parada. Não esqueço do cheiro de álcool que saia do escapamento. O 4.1 era valente! Mesmo carregada em subidas não muito íngremes, subia de boa na 4° marcha. A noite era lindo o seu painel de instrumentos cheios de marcadores como RPM, velocímetro, relógio, temperatura da água, pressão de óleo e vacuômetro. Muitas saudades da minha infância neste carro. 😅😊
Acabei de ver sobre os Trens Japoneses que usam uma tecnologia chamada Maglev, que fazer flutuar e são muito velozes. Não sei se já gravou sobre eles, mas seria interessante...
Também fico sentido de saber que o fim dos irmãos Chevrolet foi esse. Mas fico admirado como é o caráter desse povo de fora. O que ficou com a empresa honrou o nome dos Chevrolet até hoje.
É um som que apenas esses motores da GM tem, que são suaves mas imponentes, da tive uma Caravan e um Opala ambos 250-S e andei bastante na C-14 com o motor 261, esse barulho faz muita falta hj.
O motor 6 Chevrolet é forte. O Opel Record, que derivou o Opala, sempre usou motor 4 na Europa, mas aqui o Opala recebeu também o 6... Esse motor era tão forte que no início causava danos nas estruturas do Opala.
Eu tive um Opalão Gran Luxo 1978,antecessor dos Comodoros,4 Cil. 151 S,um senhor carrão,esses motores,tanto os 4 ou 6 cilindros tinham uma curva de torque,muito plana,apresentando o melhor torque,praticamente em todas rotações,nas estradas,engatava a quarta marcha,e,esquecia que tinha um câmbio,para ultrapassar,era só apertar o acelerador e o Solex corpo duplo,aspirava e pronto o "PALÃO",ia embora,vendi o carrão após 10 anos com ele...e o cara que comprou,está com ele até hoje,um classicão!Excelente vídeo,me trouxe boas recordações...abraços!
Assisti este video novamente, hoje. Muita coisa que vivemos! Meu pai era mecânico de viaturas, trabalhou na FAB por 32 anos e, fora do quartel, sempre teve oficina em casa. Muito ajudei ele nos consertos, mas era interessante que a grande maioria dos Opalas com que trabalhou eram de 4 cilindros. Mas, ele era fã mesmo era dos 6 cilindros da Chevrolet, onde trabalhou bastante nas Veraneio da FAB. Abraço ao amigo. Canoas-RS.
Foi o melhor motor já produzido, usado em inúmeros projetos, geradores, moto bomba, empilhadeiras a gás e álcool, ônibus, caminhões, barcos etc... Tem motor Chevrolet 6 em linha funcionando bem em todas as regiões do Brasil.
Não sei se já disseram aqui nos comentários, mas no documentário esqueceram de dizer que o recorde de velocidade pura foi batido em 1991 por um Opala 6 cilindros pelo piloto Fábio Soto Mayor na rodovia Rio- Santos atingindo a velocidade de 315 km/h.
Esse vídeo é um verdadeiro documentário! Muita pesquisa e história! Se pudesse, dava 10 likes! Esses motores 6 cilindros estão em minha vida desde os anos 70, nos Opalas que o Governo Federal disponibilizava para levar é trazer meu pai para o trabalho. Tive 2 Opalas também. 1976 e 1992. E o meu velho teve Bonanza. Hoje, tenho Blazer Vortec V6, mas ainda admiro muito o 6 em linha!
Caramba, que legal. Acreditem ou não, tenho um caminhão A60 com motor 292 a álcool original em plena forma, está com munch e trabalho com ele quase todos os dias. Também tenho um C60 original a gasolina, mais esse está parado aguardando reparos
@@tassioribeirodesouzaribeir5202 então, acredito que uns 80% das peças do motor é compatível com o opala, quando começa a dar umas falhadas, geralmente uma troca de cabos, velas, tampa do distribuidor, rotor e uma limpeza no carburador e ta resolvido. E como essas peças são baratas e fácil de achar, fica fácil manter rodando e pra ajudar aqui na minha região o etanol tá metade do preço do diesel
Ah mas esse vídeo é o meu sonho! Meu Omegão até ligou sozinho na garagem agora 😅🤩 Amo demais o 4100/250, que motor viciante... Muito obrigado pelas informações e sempre do melhor jeito possível. Simplesmente o melhor canal de história automotiva do TH-cam 💯 💯 💯 🚀
PQP! Esse ronco do Omegão aí no final me cortou o coração. Eu tive um CD, ano 97, preto igual a esse. Fui dono dele de 2007 a 2016, e viajei por vários estados com ele. É incrível como o 6 em linha ronrona como um gatinho, mas rosna como um tigre. Eu ainda terei um novamente.
Sobre o Omega 4.1 x 3.0 O 3.0 realmente é um motor na medida, porém apenas na estrada. O torque de 23 kg é muito pouco pra cidade, e sua manutenção é mais salgada e tem uma disposição mecânica muito estranha, usando distribuidor mecânico e com o comando no cabeçote mas ao lado das válvulas e ainda usa balancins 🤦🏻♂️ Já o 4.1 esbanja torque, a meros 2 mil giros eu consigo dirigir diariamente sem esguelar o carro, fazendo média de 5 a 6 por litro na cidade, tarefa facilitada pela injeção que aciona o cut-off a qualquer sinal de descida, o que zera o consumo instantâneo. Manutenção então... Ele não usa nem corrente e nem correia, sua distribuição é por engrenamento direto. Os periféricos do motor são grandes e de fácil acesso, e com poucas ferramentas dá pra fazer manutenções profundas sem qualquer dificuldade. Tenho Omega há 5 anos (tive 5 no total, contando com o meu 4.1 e o recém chegado 3.6 ano 2005), respeito profundamente quem prefira os 3.0, porém contra fatos não há argumentos: na ponta do lápis, na ficha técnica e principalmente no dia a dia, o 4.1 é a escolha mais emocional.
Eu tive uma Caravan bege areia 1978 4.1 250s com interior marrom, até hoje foi o único carro que apenas rodei e troquei óleo , foram 04 anos sem arregar. Tive uma c14 1966 4.3 outro tanque de guerra, porém na estrada não prestava o conjunto.
O motor 4.3 261 é um motor voltado pra Torque em baixas rotações por isso não é um motor bom pra alta velocidade porque ele tem uma rotação mais baixa e em compensação o Torque é muito maior
@@lucasepinguinho726 o 4.3 tem mais torque mesmo o que deixava ruim na estrada era o câmbio 3m e diferencial curto , marcava 90 no GPS motor girando alto ..mas tudo bem era um mini caminhão 1966.
Eu aprendi a dirigir numa c14. Três marchas na colônia de direção, e um negócio interessante é que o meu avô antes de me ensinar a dirigir me ensinou a desencavalar as marchas no trambulador que ficava bem na frente ali que era muito comum encavalar. Tinha uma chave de fenda grande que ficava no porta-luvas que era equipamento obrigatório. 😂😂😂😂😂
Minha família teve uma veraneio 1971, motor 4300, ficamos 7 anos com ela de 1995 a 2002, saudades enorme dela, esse motor inclusive fizemos retifica dele😊
ja dirigi um omega 4.1L azul que era do meu vô por volta de 2013 que delicia de torque e ronco estralado e estupido quanto acelerei aquele carro,tambem dirigi um C60 4.8 a gasolina muito novo o caminhão o ronco do 6zão e bruto e o torque na cara
Tive um Opala 1976 com 3 carburadores e um Diplomata 1992 com uma 3E e turbo. O destaque deles, sem dúvida, eram os motores. Meu pai já tinha tido Bonanza 6 cil. A álcool. Sempre gostei dos 6 cilindros, apesar de obsoletos hoje, nunca deixaram de ser notáveis por suas qualidades técnicas.
Já tive um blue flame 3.6 com 105 cv num Chevrolet 210 (abaixo do Bel'Air) ano 1953. Apesar da pouca potência, o torque era suficiente p embalar até próximo de 100 km/h, mesmo só c 3 marchas.
Belo vídeo, apenas uma correção: o Brasinca utiliza o Chevrolet Brasil 261 das pickups (Stovebolt de segunda geração, apelido "Jobmaster") e não o modelo pós Stovebolts, o "TurboThrift" que equipou os Opalas. Um dado interessante (para quem pretende extrair maiores RPMS dos 261 polegadas) é que a estréia dos Corvettes nas pistas se deu na famosa Carrera Panamericana de 1954, que cortava o México de fronteira a fronteira, com um modelo '53 Corvette equipado com o famoso "Blue Flame" 235 de carburação tripla, de propriedade de um particular dono de uma loja de acessórios de Chicago, mas apoiado pela GM, e adivinhe só, o carro quebrou após percorrer apenas algumas centenas de quilômetros, isso devido a uma VARETA DE VÁLVULAS torta devido às flutuações características e de costume. Na época, o episódio se tornou um prato cheio para a propaganda da Ford. Rsrsrsrs
Quando fiz estágio na CPFL em 1994 as caminhonetes eram todas a álcool, A-20 ou A-10, com motor 4.1, e o caminhão de trabalho era um Chevrolet série 13000 cabine dupla, com motor 4.8, também álcool, com consumo médio de 800 metros por litro. Existia também na época a linha A-40 ou C-40, com o mesmo motor 4.8. Nos anos 80 as empresas estatais tinham que dar preferência a veículos movidos a álcool (Proálcool)
Meu primeiro carro foi um Opala 250s , depois outros opals e Caravan 4cc e 6cc . Pra min um dos melhores carros que ja tive em conforto e robustez potência.
Eu tive um Comodoro 76 , com 6 , 4.1 . Inagualavel e maciez e um assombroso torne em baixas rotações. Sabendo usar o câmbio era um avião , macio e até um pouco econômico. Sensacional motor . Uma lenda.
Parabéns pela bela reportagem. Você matou minha saudade dos bons anos 60. Em 1957 meu querido pai, comprou um Chervolet 1957 com esse famoso e ótimo motor Chevrolet de seis cilindros. Em 1962 meu pai comprou um caminhão e uma caminhonete Chevrolet. Tive a felicidade de dirigir os dois por muito tempo.É uma saudae que nunca será esquecida. Mesmo os motores sendo iguais, o motor do 1957, era muito melhor,mais força e um funcionamento sem igual. Não esqueço o ronco maravilhoso do motor Chevrolet de 1957. Parabéns e grande abraço.
Esses motores são muito bons mesmo . Hoje em dia chegam a botar 3000 HP neles. Mas isso está evoluindo muito , já fizeram até cabeçote de fluxo cruzado com 24 válvulas neles . Mas isso dá pra melhorar ainda mais , como por exemplo , fazendo eles dois tempos e injeção direta. Fora isso tem as preparações que o pessoal sabe fazer muito bem isso .
Que saudade dos meus opalas. Tive um comodoro 79, e um Diplomata 90, ambos 6 cilindros. Hj tenho um Camaro V8, mas confesso que o 6 cilindros deixou saudades.
Os motores 4cc,são fabricados até hoje no México 3.0 pela Vortec com curso do 6cc para Mercruse e geradores e máquinas, eu tenho um no meu opala e está no TH-cam em opala 3.0 mexicano
No Brasil o melhor 6 cilindros do Opala SS 1976 o motor vermelho gerava 153 cv na potência DIN e 171 cv SAE, mas com melhorias da Lotus conseguiu 168 cv DIN sem turbo e equipou o Ômega 4.1 com injeção eletrônica.
Só pra acrescentar sobre Atualmente os opala de arrancada chega a ter 2500cv de potência no motor, tanto os TTA quanto os força livre Números incríveis
Cara que vídeo perfeito, sem usar de falácias, somente fatos. Já cansei de ouvir Opaleiro falando que o motor do Opala é dos anos 30 e que é um stovebolt, sendo que não é... Só 3 adendos: 1) O Omega 4.1 surgiu por necessidade mesmo, em 95 a Opel lançou o Omega B que usa V6 e parou de fabricar o 3.0, a Chevrolet do Brasil ficou sem motores e então resolveu pegar o motor da C20 que já estava ali mesmo. Se a Chevrolet não tivesse feito isso, hoje o pessoal do Omega torceria o nariz por só ter 4 cilindros depois de 95 😂 2) O Omega australiano é um Commodore sim, mas também é um Omega real! Se você tampar a frente e a traseira, vai ver que ele segue o mesmo caso do Rekord, o pai da geração desse carro é o Opel Omega B. 3) Não existem mais motores Chevrolet 6 em linha á gasolina, porém desde 2019 existe um á Diesel: Duramax 3.0L da Silverado 1500, dá uma olhada.
Trabalhei na prefeitura de s. Paulo durante um ano com um caminhão Chevrolet no mínimo raridade: um Custom 12000 com o motor 292pol3 - ou 4.8 litros. Interessante como a estetica e a mesma do 4.1...mas ele trabalha com faixa de rpm menor pra privilegiar o torque. Andando com ele realmente tem a sensação de robustez.
Aí se vê o quanto o motor 4.1 é superior aos seus concorrentes V8. Basta ver a quantidade de Opalas ainda rodando e com facilidade de manutenção. Maverick, Landau e Dodges são cada vez mais raros.
Não tive um 6cc, mas me lembro de andar de Opala quando criança, experiência que marcou gerações mesmo, mas após este vídeo ficou claro que ter um 250s seria muito legal, 😂😂😂
Esse motor e feito pra durar ,tem mais mancais que os v8 nacionais , já vi uns C60 , Chevrolet Brasil ,c14 ,C20 A20 e Silverado e pensa em um motor bom
Parabéns pelo conteúdo de primeira! Mas só para ressaltar, hoje os GM 250, ou 4.1, ultrapassam os 2000 cvs na categoria TTA de arrancada. Uma das categorias mais famosas e aclamadas da arrancada brasileira!
Tive na caaravan diplomata a alcool, 87, tenho hoje na Chevrolet C 20 94 e um 4.1 adaptado na F75 ( Wilys) 4x4, adoro estes motores, tive na C 10 74 e A 10 84.........fora as caravans e opalas 4 cil....
A categoria TT da arrancada brasileira já deve estar tirando uns 2000 cavalos do L6. Agora que apareceram os cabeçotres billet para esse motor, passarão facilmente dos 3000!!!
ERRATA: ou quase 😅 o Opala SS tem carburador de corpo duplo e não carburação dupla como mencionado.
Se bem que um corpo duplo vale por dois simples. Mas taí a correção do erro.
Me desculpem 🤠🙏
Tecnicamente nao ta errado mas tambem nao ta certo mas vamos la considerar que ta ok pra entender hahahah
Se bem que dupla carburacão no caso aí é diferente de de corpo duplo. No dupla carburação cada carburador alimenta 3 cilindros, já no corpo duplo ele fica com todos os 6 cilindros, aí os cilindros dos extremos, o 1 e o 6 vão ter menos alimentação, visto que o carburador de corpo duplo é posicionado no meio do motor.
faz a história do marea
Quem disse que não Terra tem justiça? Paraíso vem depois, aqui e luta e muita gente sofrendo, fiquei horrorizado com a história deles
Tem vídeo num canal do TH-cam mostrando a fundição desse bloco de 6 cilindros nos anos 30, é muito interessante ver as ferramentas e as técnicas usada na fabricação desses motores.
Meu pai comprou uma A-10 Custom ano 1987 farol quadrado frente de D-20. Excelente carro para não dizer que foi um dos melhores que ele já teve. Cantava pneu em 3° marcha parada. Não esqueço do cheiro de álcool que saia do escapamento. O 4.1 era valente! Mesmo carregada em subidas não muito íngremes, subia de boa na 4° marcha. A noite era lindo o seu painel de instrumentos cheios de marcadores como RPM, velocímetro, relógio, temperatura da água, pressão de óleo e vacuômetro. Muitas saudades da minha infância neste carro. 😅😊
Sou apaixonado por Opalas, e amo os motores de 6 cc... Tive muitos e me arrependo de não ter guardado um. Hoje é impraticável comprar um Opala.
Acabei de ver sobre os Trens Japoneses que usam uma tecnologia chamada Maglev, que fazer flutuar e são muito velozes.
Não sei se já gravou sobre eles, mas seria interessante...
Triste ver o fim dos irmãos que começaram um negócio que iria se tornar uma grande empresa morrendo pobres.
Também fico sentido de saber que o fim dos irmãos Chevrolet foi esse. Mas fico admirado como é o caráter desse povo de fora. O que ficou com a empresa honrou o nome dos Chevrolet até hoje.
William Crapo Durant vendeu a GM poucos anos depois, e também morreu pobre.
@@agff1962 Nossa a maioria dos grandes inventores morreram antes que suas invenções trazecem lucros a eles ou venderam para terceiros
@@agff1962 Puts
Vais chorares 😢
O ronco desses motores é uma música para os ouvidos de quem gosta de carros de verdade!
Sim, ainda mais hoje com essa lixarada descartável, que nem retifica permite!
Realmente... os sete mancais garantem esse "hino" tão bem harmonioso!
É um som que apenas esses motores da GM tem, que são suaves mas imponentes, da tive uma Caravan e um Opala ambos 250-S e andei bastante na C-14 com o motor 261, esse barulho faz muita falta hj.
@@jeancalves-gj5vz250s e bem mais rápido que o 4100 ne
@@joaoregioheitor1325será esse o segredo do barulho tão bonito até mais que os v8
O motor 6 Chevrolet é forte. O Opel Record, que derivou o Opala, sempre usou motor 4 na Europa, mas aqui o Opala recebeu também o 6... Esse motor era tão forte que no início causava danos nas estruturas do Opala.
Eu tive um Opalão Gran Luxo 1978,antecessor dos Comodoros,4 Cil. 151 S,um senhor carrão,esses motores,tanto os 4 ou 6 cilindros tinham uma curva de torque,muito plana,apresentando o melhor torque,praticamente em todas rotações,nas estradas,engatava a quarta marcha,e,esquecia que tinha um câmbio,para ultrapassar,era só apertar o acelerador e o Solex corpo duplo,aspirava e pronto o "PALÃO",ia embora,vendi o carrão após 10 anos com ele...e o cara que comprou,está com ele até hoje,um classicão!Excelente vídeo,me trouxe boas recordações...abraços!
Assisti este video novamente, hoje. Muita coisa que vivemos! Meu pai era mecânico de viaturas, trabalhou na FAB por 32 anos e, fora do quartel, sempre teve oficina em casa. Muito ajudei ele nos consertos, mas era interessante que a grande maioria dos Opalas com que trabalhou eram de 4 cilindros. Mas, ele era fã mesmo era dos 6 cilindros da Chevrolet, onde trabalhou bastante nas Veraneio da FAB. Abraço ao amigo. Canoas-RS.
Foi o melhor motor já produzido, usado em inúmeros projetos, geradores, moto bomba, empilhadeiras a gás e álcool, ônibus, caminhões, barcos etc... Tem motor Chevrolet 6 em linha funcionando bem em todas as regiões do Brasil.
Na sua OPINIÃO!!! Existem inúmeros motores mwlhores😐😐😐
@@wellingtonhage6317 Pode até ter números melhores , mas são tão duráveis quanto os lendários 6 linha ?!
Não sei se já disseram aqui nos comentários, mas no documentário esqueceram de dizer que o recorde de velocidade pura foi batido em 1991 por um Opala 6 cilindros pelo piloto Fábio Soto Mayor na rodovia Rio- Santos atingindo a velocidade de 315 km/h.
Sim preparado pelo preparador Silvinho motores
Eu nunca me esquecerei dos Opalas 6 que tive , verdadeiras máquinas e nostalgias que vivi 😂😂😂
Esse vídeo é um verdadeiro documentário! Muita pesquisa e história! Se pudesse, dava 10 likes! Esses motores 6 cilindros estão em minha vida desde os anos 70, nos Opalas que o Governo Federal disponibilizava para levar é trazer meu pai para o trabalho. Tive 2 Opalas também. 1976 e 1992. E o meu velho teve Bonanza. Hoje, tenho Blazer Vortec V6, mas ainda admiro muito o 6 em linha!
Tenho um diplomata 90 e a suavidade de funcionamento desse motor 6 cilindros é ímpar sem se falar na confiabilidade mecânica
Esse é o ronco que todo Brasileiro com mais 40 anos ama de paixão.
Oh meu amigo eu não tenho nem 40 mas a minha paixão é igual a sua.
Caramba, que legal.
Acreditem ou não, tenho um caminhão A60 com motor 292 a álcool original em plena forma, está com munch e trabalho com ele quase todos os dias.
Também tenho um C60 original a gasolina, mais esse está parado aguardando reparos
Mosca branca de olhos azuis com botinhas e pirceng no umbigo 😮
É mesmo os caminhões Chevrolet c60 eram a gasolina eu já vi
Esses caminhões mesmo a álcool ou gasolina são muito bons pra roça
O bom destes caminhões é a manutenção barata e o preço do álcool perto do diesel acaba compensado.
@@tassioribeirodesouzaribeir5202 então, acredito que uns 80% das peças do motor é compatível com o opala, quando começa a dar umas falhadas, geralmente uma troca de cabos, velas, tampa do distribuidor, rotor e uma limpeza no carburador e ta resolvido.
E como essas peças são baratas e fácil de achar, fica fácil manter rodando e pra ajudar aqui na minha região o etanol tá metade do preço do diesel
A CHEVROLET TEVE SUA ÉPOCA DE OURO. DE MEADOS DE 60 ATÉ ANOS 90 QUE JUNTO A FORD DORMINARAM BONITO O CENÁRIO AUTOMOBILÍSTICO.
Ah mas esse vídeo é o meu sonho! Meu Omegão até ligou sozinho na garagem agora 😅🤩
Amo demais o 4100/250, que motor viciante... Muito obrigado pelas informações e sempre do melhor jeito possível.
Simplesmente o melhor canal de história automotiva do TH-cam
💯 💯 💯 🚀
PQP! Esse ronco do Omegão aí no final me cortou o coração. Eu tive um CD, ano 97, preto igual a esse. Fui dono dele de 2007 a 2016, e viajei por vários estados com ele.
É incrível como o 6 em linha ronrona como um gatinho, mas rosna como um tigre.
Eu ainda terei um novamente.
Cara , você é SENSACIONAL !!! Como "Chevrolezeiro" fanático , adorei conhecer essa estória dos motores 150 e 250 !!! Valeu mesmo !!!
Sobre o Omega 4.1 x 3.0
O 3.0 realmente é um motor na medida, porém apenas na estrada. O torque de 23 kg é muito pouco pra cidade, e sua manutenção é mais salgada e tem uma disposição mecânica muito estranha, usando distribuidor mecânico e com o comando no cabeçote mas ao lado das válvulas e ainda usa balancins 🤦🏻♂️
Já o 4.1 esbanja torque, a meros 2 mil giros eu consigo dirigir diariamente sem esguelar o carro, fazendo média de 5 a 6 por litro na cidade, tarefa facilitada pela injeção que aciona o cut-off a qualquer sinal de descida, o que zera o consumo instantâneo. Manutenção então... Ele não usa nem corrente e nem correia, sua distribuição é por engrenamento direto. Os periféricos do motor são grandes e de fácil acesso, e com poucas ferramentas dá pra fazer manutenções profundas sem qualquer dificuldade.
Tenho Omega há 5 anos (tive 5 no total, contando com o meu 4.1 e o recém chegado 3.6 ano 2005), respeito profundamente quem prefira os 3.0, porém contra fatos não há argumentos: na ponta do lápis, na ficha técnica e principalmente no dia a dia, o 4.1 é a escolha mais emocional.
Eu tive uma Caravan bege areia 1978 4.1 250s com interior marrom, até hoje foi o único carro que apenas rodei e troquei óleo , foram 04 anos sem arregar.
Tive uma c14 1966 4.3 outro tanque de guerra, porém na estrada não prestava o conjunto.
O motor 4.3 261 é um motor voltado pra Torque em baixas rotações por isso não é um motor bom pra alta velocidade porque ele tem uma rotação mais baixa e em compensação o Torque é muito maior
@@lucasepinguinho726 o 4.3 tem mais torque mesmo o que deixava ruim na estrada era o câmbio 3m e diferencial curto , marcava 90 no GPS motor girando alto ..mas tudo bem era um mini caminhão 1966.
@@lucasepinguinho726sabendo usar o torque e cambiar consegue ser até economica na cidade
Eu aprendi a dirigir numa c14.
Três marchas na colônia de direção, e um negócio interessante é que o meu avô antes de me ensinar a dirigir me ensinou a desencavalar as marchas no trambulador que ficava bem na frente ali que era muito comum encavalar. Tinha uma chave de fenda grande que ficava no porta-luvas que era equipamento obrigatório.
😂😂😂😂😂
O berro do 6 canecos aspirado é de arrepiar!!! Excelente vídeo. 👍👊
Minha família teve uma veraneio 1971, motor 4300, ficamos 7 anos com ela de 1995 a 2002, saudades enorme dela, esse motor inclusive fizemos retifica dele😊
ja dirigi um omega 4.1L azul que era do meu vô por volta de 2013 que delicia de torque e ronco estralado e estupido quanto acelerei aquele carro,tambem dirigi um C60 4.8 a gasolina muito novo o caminhão o ronco do 6zão e bruto e o torque na cara
Tive um Opala 1976 com 3 carburadores e um Diplomata 1992 com uma 3E e turbo. O destaque deles, sem dúvida, eram os motores. Meu pai já tinha tido Bonanza 6 cil. A álcool. Sempre gostei dos 6 cilindros, apesar de obsoletos hoje, nunca deixaram de ser notáveis por suas qualidades técnicas.
Já tive um blue flame 3.6 com 105 cv num Chevrolet 210 (abaixo do Bel'Air) ano 1953. Apesar da pouca potência, o torque era suficiente p embalar até próximo de 100 km/h, mesmo só c 3 marchas.
Que merda em 😂😂😂😂
o motor era barato de manter?
Belo vídeo, apenas uma correção: o Brasinca utiliza o Chevrolet Brasil 261 das pickups (Stovebolt de segunda geração, apelido "Jobmaster") e não o modelo pós Stovebolts, o "TurboThrift" que equipou os Opalas. Um dado interessante (para quem pretende extrair maiores RPMS dos 261 polegadas) é que a estréia dos Corvettes nas pistas se deu na famosa Carrera Panamericana de 1954, que cortava o México de fronteira a fronteira, com um modelo '53 Corvette equipado com o famoso "Blue Flame" 235 de carburação tripla, de propriedade de um particular dono de uma loja de acessórios de Chicago, mas apoiado pela GM, e adivinhe só, o carro quebrou após percorrer apenas algumas centenas de quilômetros, isso devido a uma VARETA DE VÁLVULAS torta devido às flutuações características e de costume. Na época, o episódio se tornou um prato cheio para a propaganda da Ford. Rsrsrsrs
E uma tristeza enorme que não existam mais carros com tração traseira no Brasil
Quando fiz estágio na CPFL em 1994 as caminhonetes eram todas a álcool, A-20 ou A-10, com motor 4.1, e o caminhão de trabalho era um Chevrolet série 13000 cabine dupla, com motor 4.8, também álcool, com consumo médio de 800 metros por litro. Existia também na época a linha A-40 ou C-40, com o mesmo motor 4.8. Nos anos 80 as empresas estatais tinham que dar preferência a veículos movidos a álcool (Proálcool)
Meu primeiro carro foi um Opala 250s , depois outros opals e Caravan 4cc e 6cc . Pra min um dos melhores carros que ja tive em conforto e robustez potência.
A época dos motores descentes!! Êeee saudade
Eu tive um Comodoro 76 , com 6 , 4.1 . Inagualavel e maciez e um assombroso torne em baixas rotações. Sabendo usar o câmbio era um avião , macio e até um pouco econômico. Sensacional motor . Uma lenda.
Se compara com os 1.0 3 cilindro de hj ? q no plano ele sai queimando embregem 😄
Em compensação depois q embala nem consome e anda até q razoável.
Econômico é brincadeira nao e?😂😂😂😂
Parabéns pela bela reportagem. Você matou minha saudade dos bons anos 60. Em 1957 meu querido pai, comprou um Chervolet 1957 com esse famoso e ótimo motor Chevrolet de seis cilindros. Em 1962 meu pai comprou um caminhão e uma caminhonete Chevrolet. Tive a felicidade de dirigir os dois por muito tempo.É uma saudae que nunca será esquecida. Mesmo os motores sendo iguais, o motor do 1957, era muito melhor,mais força e um funcionamento sem igual. Não esqueço o ronco maravilhoso do motor Chevrolet de 1957. Parabéns e grande abraço.
Simplesmente os melhores até hoje....
Esses motores são muito bons mesmo . Hoje em dia chegam a botar 3000 HP neles.
Mas isso está evoluindo muito , já fizeram até cabeçote de fluxo cruzado com 24 válvulas neles .
Mas isso dá pra melhorar ainda mais , como por exemplo , fazendo eles dois tempos e injeção direta. Fora isso tem as preparações que o pessoal sabe fazer muito bem isso .
15:18 da pra ver o ponteiro do combustível baixando kkk
Que saudade dos meus opalas. Tive um comodoro 79, e um Diplomata 90, ambos 6 cilindros. Hj tenho um Camaro V8, mas confesso que o 6 cilindros deixou saudades.
Esse é um dos poucos vídeos que eu vi na vida que realmente valeu a pena assistir inteiro.
Verdade!Aprendi e conheci muita coisa que não sabia.Gratidão ao canal!👊👏🤝
Os motores 4cc,são fabricados até hoje no México 3.0 pela Vortec com curso do 6cc para Mercruse e geradores e máquinas, eu tenho um no meu opala e está no TH-cam em opala 3.0 mexicano
Legal demais 🤠🤠 não sabia disso não 😃😃👏👏
Tivemos um barco com motor Chevrolet 4 cilindros alimentado por um belo botijão de GLP 😂😂😂 uma maravilha
Ôpa, tive muitos e tenho alguns, ainda. Um ícone q satisfaz até os dias atuais, principalnente no etanol!
Legal
O Chevrolet c60 fazia 4 kilometros por
Litro de gasolina ⛽?
@@cesarfarias4219a manutenção era minima
Melhor MOTO do Brasil
Yamaha kkkkk
Sim, já tive omega 4.1 98 CD completo, lindo d+ e em 86 tive um opala cupê branco 250S 78 com motor 6 cilindros. Uma maravilha.
Opa História do 6caneco do opala, so no aguardo 😮😮!
No Brasil o melhor 6 cilindros do Opala SS 1976 o motor vermelho gerava 153 cv na potência DIN e 171 cv SAE, mas com melhorias da Lotus conseguiu 168 cv DIN sem turbo e equipou o Ômega 4.1 com injeção eletrônica.
Esses motores são até hoje uma benção automobilisca
Tenho um Jeep Willys com esse motor. Mecânica confiável e bom torque em baixa.
só motor top dmais
14:06 é aqui que o trem começa a ser realmente interessante pros Opaleiros! 😅
O melhor motor de empilhadeira que existiu. Já servia de contrapeso. 😂😂😂😂
O 4 cilindros 2.5 do Opala movido a gás.
Cala a boca tu não sabe nem trocar um pneu .
faz um vídeo (caso não tenha feito) sobre os motores V8 chevrolet, por favor
Noooooooossa, Não esperava por essa. O próximo poderia ser o AP ?
É maravilhoso, eu tive uma Caravan 250S e um Omega 4.1, pareciam que estavam com motor de avião, só o vento assoviando
Só pra acrescentar sobre
Atualmente os opala de arrancada chega a ter 2500cv de potência no motor, tanto os TTA quanto os força livre
Números incríveis
Motorzão ajudou muito o nosso país a se desenvolver. Respeito 👏👏👏
Ja tive um e fiz a manutenção de vários, a experiência são arrepios, adrenalina, borrachao, zerinho e cavalo de pau!
ate hoje foi o melhor motor
Matéria sensacional
Tenho um 292 que vou colocar em um opala... motorzao de torque
Boa tarde. Veículos & Histórias. Belmonte-BA.
Cara que vídeo perfeito, sem usar de falácias, somente fatos. Já cansei de ouvir Opaleiro falando que o motor do Opala é dos anos 30 e que é um stovebolt, sendo que não é...
Só 3 adendos:
1) O Omega 4.1 surgiu por necessidade mesmo, em 95 a Opel lançou o Omega B que usa V6 e parou de fabricar o 3.0, a Chevrolet do Brasil ficou sem motores e então resolveu pegar o motor da C20 que já estava ali mesmo. Se a Chevrolet não tivesse feito isso, hoje o pessoal do Omega torceria o nariz por só ter 4 cilindros depois de 95 😂
2) O Omega australiano é um Commodore sim, mas também é um Omega real! Se você tampar a frente e a traseira, vai ver que ele segue o mesmo caso do Rekord, o pai da geração desse carro é o Opel Omega B.
3) Não existem mais motores Chevrolet 6 em linha á gasolina, porém desde 2019 existe um á Diesel: Duramax 3.0L da Silverado 1500, dá uma olhada.
Que matéria! A melhor retratando a origem do Chevrolet e dos motores 6 cyl! Ganhou like !
Mais excelente trabalho de pesquisa sobre os motores 6cc da Chevrolet (GM) !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Trabalhei na prefeitura de s. Paulo durante um ano com um caminhão Chevrolet no mínimo raridade: um Custom 12000 com o motor 292pol3 - ou 4.8 litros. Interessante como a estetica e a mesma do 4.1...mas ele trabalha com faixa de rpm menor pra privilegiar o torque. Andando com ele realmente tem a sensação de robustez.
Faz um vídeo do famoso e indestrutível motor Família 1 Chevrolet, dos Monza e Corsa 🎉🎉🎉🎉
Fala sobre o etanol metanol nitrometano e HVO
Esse era motor, o carro acabava, mas o motor NUNCA acabava.
Me faz lembrar que no diplomata com 6 cilindros quando a gente acelerava o carro balançava ❤❤❤
Uma verdadeira aula!
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sucesso e sorte sempre!
Isso mesmo carrões de verdade só gosto de motorzao
Parabéns por esse documentário
Seus vídeos são sempre muito interessantes❤❤❤❤
Aí se vê o quanto o motor 4.1 é superior aos seus concorrentes V8. Basta ver a quantidade de Opalas ainda rodando e com facilidade de manutenção. Maverick, Landau e Dodges são cada vez mais raros.
Amo esse canal e amo Opala. Esse vídeo vai ser Épico!
Belíssimo vídeo com muita riqueza de detalhes. Estou com uma veraneio 88 com motor 6 em linha a gasolina aqui na minha oficina. É uma máquina
Opalão 6 caneco pra mim é um dos ronco mais top
Saudades desses carros
Muito bom amigo bello trabalho 👍
Este motor é um monstro
Não tive um 6cc, mas me lembro de andar de Opala quando criança, experiência que marcou gerações mesmo, mas após este vídeo ficou claro que ter um 250s seria muito legal, 😂😂😂
O motores de 6 ou tanto 4 cilindro são magníficos
Sempre parabéns ! Evitar saltos temporais vai e volta ! Vídeo bom , sucesso
Muito bom motor!
Esse motor e feito pra durar ,tem mais mancais que os v8 nacionais , já vi uns C60 , Chevrolet Brasil ,c14 ,C20 A20 e Silverado e pensa em um motor bom
Tem 7 mancais, os V8 302 e 318 tem apenas 5 mancais.
Otimos motores apesar do consumo durabilidade q hoje nao existe mais q quase nao vale a pena pela fragilidadee descartabilidade
Parabéns pelo conteúdo de primeira! Mas só para ressaltar, hoje os GM 250, ou 4.1, ultrapassam os 2000 cvs na categoria TTA de arrancada. Uma das categorias mais famosas e aclamadas da arrancada brasileira!
Esses motores de 2000cv, tem cabeçote com comando duplo de válvulas, 24V bloco billet e 5000cc, de opala mesmo só sobrou o nome.
Ótimo trabalho. Obrigado.
É muita coincidência eu pesquisei a história desses motores essa semana e logo saiu o vídeo aqui no canal.
MUITO BOM !!
Eu faço manutenção em empilhadeiras, e direto mexo nos mores GM 6cc, gosto muito de escutar o ronco deles
Abraços meu amigo!!!
Finalmente um vídeo que vai destrichar a história do 6zão
Tive na caaravan diplomata a alcool, 87, tenho hoje na Chevrolet C 20 94 e um 4.1 adaptado na F75 ( Wilys) 4x4, adoro estes motores, tive na C 10 74 e A 10 84.........fora as caravans e opalas 4 cil....
Aos 20:37, na decada de 2000 eu tinha um poster desse carro na parede do meu quarto!, na epoca ele ainda usava o 6 em linha.
Mano, otimo video. Faz a historia do rei do drift brasileiro, o Chevette.
Faz vídeo do motor do Gurgel BR800 por favor
Um fusca cortado no meio!
Valeu Guerreiro por mais uma fantástica História das máquinas e seus criadores!!!
Parabéns pelo trabalho amigo! Cada vídeo é uma verdadeira historia da industria automotiva!
Excelente vídeo. Uma fonte de consulta permanente. Parabéns aos envolvidos.
A categoria TT da arrancada brasileira já deve estar tirando uns 2000 cavalos do L6. Agora que apareceram os cabeçotres billet para esse motor, passarão facilmente dos 3000!!!
O 6 canecos mais lendarios da Chevy