A história de amor desses dois caras (John e Paul) talvez seja a mais linda história de amor da humanidade. Linda e trágica, como a de Romeu e Julieta... 😢❤
Dá pra ver a alegria que vc está com esse material!!!! E quem ganha somos nós! Tá igual eu lendo "A Liverpool dos Beatles" , que livro delicioso de se ler🌷🌹
Sim John Lennon sabia que Sr Paul McCartney além de amigo irmão é um grande compositor e produtor e atualmente empresário musical. Parabéns professor Gilvan Moura arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵⛩
Ótimo vídeo como sempre meu querido. Gostaria de acrescentar uma interpretação da parte: "No more crying", ao meu ver pode ser uma referência a uma outra música dos Beatles, I Am The Walrus, já que no fim do refrão o John sempre repete "I'm crying". Enfim, o verso: "I love you more than Yesterday" sempre pega no coração, apesar do próprio negar, o John amava muito o trabalho dos Beatles, não importa o quão cabeça dura ele fosse algumas vezes.
My dear Bald Teacher, você está certíssimo, você é simplesmente espetacular!! Muitíssimo obrigado!! Ps,: Matei um pouco a saudade da Marilu... foi pouco, mas valeu... beijão!!
Legal, Gilvan. Essa música sempre foi uma das minhas preferidas do Mind Games, não a tinha relacionado com o Paul, mas agora, com as suas observações e repensando na letra, realmente faz muito sentido. A letra sempre pareceu para mim como se ele estivesse falando com ele mesmo, como que na frente de um espelho...Abração
Paul faz parte do universo criativo de John, por isso é várias vezes citado nas canções, de uma forma ou de outra. Acredito que Jealous Guy também é endereçada a Paul.
Boa tarde, Gilvan! Eu achava que a letra era direcionada a Yoko, mas depois que você fez essa análise sobre a possibilidade de ser uma mensagem para o Paul McCartney ou aos demais Beatles, acho também que é bem possível que o John tenha escrito com essa intenção. Forte abraço e você se cuida ai... 😂
Gilvan, existem muitos elementos que corroboram com a sua tese da música ser para Sr. Paul, mas não podemos negar que o John vacilou com a Yoko naquele momento e poderia está falando pra ela. Na sua tradução no vídeo eu senti muito ser pra Yoko, mas com alguns elementos para o Paul, mas vai saber o que passava na cabeça de John. Mas, parabéns meu amigo pelo excelente vídeo.
Que vídeo emocionante!Subscrevo sua interpretação, amigo. Poxa, esta já era a minha canção favorita do Mind Games; agora, está entre minhas prediletas do Lennon. Obrigado por tudo, mestre Gilvan.
Fala, Gilvan! Já notou a semelhança de ritimo e melodia de I Know (I know) do John com To love somebody dos bee gees? Não sei se eu to viajando, mas me lembra!
Querido Gilvan. Muita gratidão por vocês nos ensinar tantas coisas sobre os "nossos meninos". Eu tenho 62 anos, e ouço os beatles desde 1977, quando ouvi pela primeira vez o compacto de 45 rotações com as músicas We can work it out e day tripper. E foi amor à primeira vista. E, de lá prá cá, vasculhei tudo sobre essa banda mágica. Na época não tínhamos quase nada para lermos sobre ele. Enfim, com a internet as coisas mudaram e estamos cheios de informações. Me lembro que quando comprei o disco mind games essa música I KNOW (I KNOW ) me chamava sempre a atenção pela sua forma dele cantar essa música como um verdadeiro pedido de perdão, que eu não achava ser para YOKO, mas sim para um dos beatles. Em princípio achei que era para o Harrison, mas anos depois mudeia de idéia e achei que era para o Paul. E, foi num vídeo seu aqui na The Beatles School, já antigo, que percebi que eu poderia estar certo. Hoje, assistindo esse vídeo, com todas as informações prestadas no livro e por você, acredito realmente que a música era realmente para o Paul, sem dúvidas. Eles se amavam. Como disse o Ringo uma vez: "nós nos amávamos muito". Obrigado por compartilhar conosco tudo isso, esse mundo maravilhosos do The Beatles. Parabéns e um forte abraço.
meu querido Gilvan, você sempre me surpreende. Adoro essa música desde a primeira vez que a ouvi (há anos!) grata pela incrível percepção. Também sempre achei que era pra Yoko, mas pensando bem, cabe perfeitamente na amizade deles. Ah, como eu amo esses garotos. Brigaduuu, Gilvan, Deus te abençoe. Love, is all we need!
Gilvan, eu tenho a mesma impressão que vc, essa letra tem endereço mais do que certo...se não ao Paul, a todos os ex Beatles! E mais uma vez parabéns pela bela aula.
Que demais! Parabéns pelo excelente vídeo! Eu toco também o primeiro impacto que tive a primeira vez que escutei essa música nos primeiros segundos foi: "Mas isso é I've Got a Feeling!" 😂 Sou 100% Lennon team.❤
Gilvan, são poucos, bem poucos que posso citar como referência, você é uma delas. Quem faz vídeo e apresenta bibliografia? Gilvan! Quanto à música, para mim, tende mais para ser dedicada ao Paul, mas, resgatando um vídeo teu, onde, salvo engano, Beaultiful Boy tem coisas para Julian (rascunho antigo) e Sean. Assim pode ser a música I Know. Abraços
Acho que faz algum sentido essa teoria, apesar de não ter a certeza absoluta. Amo a música I Know desde sempre. Parabéns pelos vídeos da Beatles School que acompanho desde que vc começou o canal. Grande abraço Gilvan.
oi, Gilvan. Tudo bem? estava aqui cantarolando Woman, e me peguei pensando em como o videoclipe da música foi gravado... aquelas filmagens de John e Yoko no parque. tem algum vídeo no canal explique a "história" desse clipe? Abraços!
Com certeza ele fez essa música para o Paul era muito do John esse lance de colocar referência em músicas. I m Greatest é da mesma época e tem incansáveis referência ao Ringo, faltou somente uma para o George, que pena não ter tido tempo!
Professor, é muito legal a ideia de que a música fala não só para o Paul, mas para os Beatles como um todo, toda a história deles como banda, todos os personagens, suas raízes em Liverpool, seus ídolos no rock e acima de tudo da amizade que os uniu e é possível que no fundo do coraçãozinho rabugento deles eles sentissem muita saudade uns dos outros.
Gilvan, viu o vídeo que o perfil do John está postando de cada música do Mind Games, ele postou recente o 'I Know', eu não me lembro de descrição nos outros vídeos, olha lá o que tá escrito...
O trabalho do Gilvan fala por si só: profundo, entusiasmado, investigativo, divertido, surpreendente e incansável. Quando ele diz para que não fiquemos só ouvindo sua opinião, mas busquemos formar nossa própria, a partir da percepção individual de cada um, fica claro que ele não quer impor nada, mas incentivar que cada pessoa faça sua própria jornada dentro da obra dos Beatles. O resto, é opinião e polêmica de quem se sente incomodado pelo sucesso de quem trabalha duro e é um talento pra contar histórias...
Os Easter Eggs que estão na música, no meu entender, não deixam dúvidas que é para o Paul. Talvez as imagens Beatles no livro sirvam para não ser algo direto, assim como também sintoniza que a música diz respeito ao período Beatle.
Pena que a aquisição de uma vitrola deu errado recentemente e por enquanto não tenho como ouvir o disco. Mas com certeza vou ter outra oportunidade. Gosto muito dessa música. Aliás, do álbum todo. É nítido um referência do John ao Paul nessa música. No entanto deixam para nós essa conclusão de From Me(Lennon) to You(Paul).
Gilvan, quando comprei esse disco em 1973 sempre achei que ele fez essa música para os Beatles a começar pela introdução. Naquela época estava atravessando um período conturbado com Yoko e sempre achei que ele gostaria de se reunir novamente com seus amigos. Mas aí apareceu novamente a Yoko e então....
Achei que uma ou outra frase de I know, I know - fosse realmente para o Paul, mas como eu não localizava todos os fragmentos como sendo direcionados a ele (além de quando menciona Yesterday...), achava que havia uma diluição poética - pra Yoko e pra quem ele machucou, em sua vida. Mas a coerência me leva a entender que ele se referia diretamente ao Paul, em quase toda a letra.
EU HÁ ANOS PENSO A MESMA COISA.QUANDO OUVI O RIFF PARECIDO COM IVE GOT FEELING, JA ME DEU ALERTA. AÍ QUANDO FUI VER A LETRA TIVE CERTEZA. POREM NUNCA VI ALGUEM FALANDO SOBRE ISSO, COMO??? NEM COMO TEORIA. BIZARRO. OBRIGADO PELO VIDEO GILVAN, CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO. DETALHE, NÃO SEI PORQUE ESTOU GRITANDO.
Com certeza é uma música em formato subliminar, para o Paul...!!! Uma música nos bastidores da vida...!!! Belíssima, canção passa um sentimento, quase, que indescritível...!!! E com toda a certeza também, o Paul é e sempre foi mais formatado, do que o John. O Lennon, não tem forma definida, ele é o que dá na telha...!!!
A letra sugere todas possibilidades de Yoko ao Paul, bem da personalidade do John, ambiguidade nas letras. A sacada é otima Gilvan, sempre ouvi I know i know pensando em I've a got feeling e quem sabe seja essa a maior afirmativa da questão, além de claramente Yesterday, que soa como referência a obra máxima que é Yesterday.
OLHA GILVAN PRA MIM ESTÁ MÚSICA SEMPRE FOI PARA PAUL MEU TIO QUE SEMPRE DIZIA QUANDO PELA PRIMEIRA VEZ QUE ESCUTEI LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE MEU TIO DIZENDO QUE ESTÁ MUSICA ERA DO JOHN PARA O PAUL SHOW SIMPLESMENTE MUITO LINDO E SHOW GILVAN❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Gil... "... I Know what I was missing.." pode ser interpretado como ".. eu sei o que estava perdendo..."??? Se sim, faz mais sentido ainda nessa sua reescri, ops, digo, leitura desses eventos?
Ouvindo recentemente tive a impressão de que a música parece ser cantada por duas pessoas, porque o John está cantando com uma segunda voz por cima, e fica parecido com a sintonia do Paul e John, como acontece no Two of us e outras dos Beatles.
Olá querido. Olha, depois do que aconteceu na semana passada, eu estou muito receoso de enviar minha caixa postal sem conhecer a pessoa. Tenho certeza que vc compreende. Vc pode me escrever pelo e-mail gilvan.mouradasilva@gmail.com 👍
Tem muitas referências ao Paul em I know pra ser só coincidência. Se fosse só o uso da palavra "yesterday" talvez desse até pra dizer que foi uma escolha meramente musical. Acho que pode até ter partes pro Paul e partes pros Beatles - para os 3 meninos - como um todo. Assim como acho que Hey Jude tem partes pro Julian e partes pro John.
Há muitos anos eu ouço o Mind Games e a letra de I Know já tinha me chamado a atenção. Eu tbm acho que a música pode ter sido feita pro Paul sim. Quanto ao Paul nunca ter comentado sobre ela eu não estranho. O Paul tbm nunca falou que Dear Friend era para o John e era. Acho que você está certíssimo Gilvan.
Eu sempre achei muito bonita a parte "Today I love you more than yesterday. Right now I love you more right now". Por isso mesmo eu pensava que era para a Yoko. E além do mais, pelo menos aqui no Brasil, a gente não tem o costume de dizer "eu te amo" para amigos. Até mesmo pelo medo de parecer gay 😁 (coisa do machismo enraizado). Mas entre o Pau e o John parece que sempre houve uma grande liberdade nessas coisas. Há uma parte do doc Get Back que eu acho muito bonita onde o Paul fala pro John que estava vendo as gravações da Índia e que ele parece um sábio, um filósofo. A cara e os gestos do Paul nesse momento são de tanta admiração que parece ter até um tensão sexual ali. Não há dúvidas que mesmo com todos os conflitos, havia no fundo uma amizade inabalável. Para mim, I Know (I Know) foi para o Paul mesmo.
Gilvan, lembro de ter lido em algum lugar que a expressão "sharing each others minds" ja tinha sido usada pelo lennon quando estava falando da colaboração com o Paul na hora de compor. Voce tem ideia quando ele pode ter falado isso?
Bom vídeo. Meu parecer bem modesto, seria uma conversa com ele mesmo no espelho. A maior parte de sua vida ele passou com os seus companheiros Beatles. Então fazem parte de seu ego.
Desde que eu conheci essa música, sempre achei que parecia uma mensagem cifrada para o Paul. Também cabe ser uma mensagem aos outros rapazes, mas o pano de fundo principal tem muito de Paul. Essa música é muito agradável. Uma das melhores da carreira solo do John. Valeu, Gilvan.
GILVAN, VOCÊ FALOU DO JOHN CANTANDO COME TOGHETER E EU LEMBREI DO SHOW DO MADSON S G ONDE ANTES DE CANTAR COME TOGHETER PARECE QUE ELE DIZ "I GO BACK TO THE PAST, JUST ONCE", PROCEDE?
Então, pensando aqui na cronologia de músicas de Lennon para McCartney e vice-versa: 1) Too many people 2) How do you sleep? 3) Some people never know 4) I know i know Em "Some people never know" inclusive ele parece responder "How do you sleep", pedindo desculpas, aceitas posteriormente em "I know": Some people can sleep at nightime Believing that love is a lie I'm only a person like you, love And who in the world can be right All the right time I know I was wrong, make me right, right E "Dear friend", parece muito ser pro John também, não?
O interessante é que dear friend foi uma resposta à entrevista do John pra rolling stone em 1970. Mas acabou saindo depois de how do you sleep e eles já tinham feito as pazes . É melhor eu fazer um vídeo né?😆
no final do vídeo há uma grata surpresa! ❤️
Não é um peido não, né? 😅😂👍
E sobre a musica " How do you sleep" ? John a fez para o Paul !@@BasaltoOceanico
Uma grata surpresa no final!❤👏👏
E ainda tem pessoas que acham o Gilvan embusteiro. Você hoje é autoridade em Beatles aqui no Brasil. Parabéns pelo trabalho.
Pessoas hoje querem ser entretidas em 30s. São muito limitadas
Gilvan é o melhor que temos!
A história de amor desses dois caras (John e Paul) talvez seja a mais linda história de amor da humanidade. Linda e trágica, como a de Romeu e Julieta... 😢❤
Eles certamente se amavam muito.❤
Dá pra ver a alegria que vc está com esse material!!!! E quem ganha somos nós! Tá igual eu lendo "A Liverpool dos Beatles" , que livro delicioso de se ler🌷🌹
🤣🤣❤️❤️❤️❤️
Nota dez, as usual, Gilvan! 👏👏👏
Sim John Lennon sabia que Sr Paul McCartney além de amigo irmão é um grande compositor e produtor e atualmente empresário musical. Parabéns professor Gilvan Moura arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵⛩
🇧🇷🇯🇵⛩
Otima analise. Realmente eh de se crer, pois John era muito sincero e direto. Eu ja amava essa musica. Depois dessa aula maravilhosa amo mais. 👏👏👏
Que vídeo LINDO ❤ Parabéns Gilvan!
Ótimo vídeo como sempre meu querido. Gostaria de acrescentar uma interpretação da parte: "No more crying", ao meu ver pode ser uma referência a uma outra música dos Beatles, I Am The Walrus, já que no fim do refrão o John sempre repete "I'm crying". Enfim, o verso: "I love you more than Yesterday" sempre pega no coração, apesar do próprio negar, o John amava muito o trabalho dos Beatles, não importa o quão cabeça dura ele fosse algumas vezes.
❤️❤️❤️❤️ boa!!!!!
Uau 🙃! Que grata surpresa! Amei o vídeo (como sempre!) e já estava concordando com tudo, daí assisti ao "fechamento" ! Muito legal, Gilvan 😍!
My dear Bald Teacher, você está certíssimo, você é simplesmente espetacular!! Muitíssimo obrigado!!
Ps,: Matei um pouco a saudade da Marilu... foi pouco, mas valeu... beijão!!
🤣🤣🤣❤️✌️
Legal, Gilvan. Essa música sempre foi uma das minhas preferidas do Mind Games, não a tinha relacionado com o Paul, mas agora, com as suas observações e repensando na letra, realmente faz muito sentido. A letra sempre pareceu para mim como se ele estivesse falando com ele mesmo, como que na frente de um espelho...Abração
Excelente vídeo Gilvan! Agora falta pergutamos ao próprio Paul o que ele acha de "I Know" hahaha
Exatamente ❤️
Impressionante como que até hoje tem tanta história desses caras.
Parabéns Gilvan, um trabalho imenso de fã pra fã.
Muito obrigado de verdade..
🙏❤️
Mestre, tudo bem? Sempre gostei dessa música. Com esse enfoque, então…
Muito obrigado pelo vídeo. O amor desses 4, e por esses 4, é infinito. Abraço
Seria então, jealous Guy e I know para Paul ? Acho muito legal essas perspectivas nessas duas músicas
Já sobre Jealous guy eu tenho lá minhas dúvidas. Mas vai saber né?
Paul faz parte do universo criativo de John, por isso é várias vezes citado nas canções, de uma forma ou de outra. Acredito que Jealous Guy também é endereçada a Paul.
Boa tarde, Gilvan! Eu achava que a letra era direcionada a Yoko, mas depois que você fez essa análise sobre a possibilidade de ser uma mensagem para o Paul McCartney ou aos demais Beatles, acho também que é bem possível que o John tenha escrito com essa intenção. Forte abraço e você se cuida ai... 😂
Gilvan, existem muitos elementos que corroboram com a sua tese da música ser para Sr. Paul, mas não podemos negar que o John vacilou com a Yoko naquele momento e poderia está falando pra ela. Na sua tradução no vídeo eu senti muito ser pra Yoko, mas com alguns elementos para o Paul, mas vai saber o que passava na cabeça de John. Mas, parabéns meu amigo pelo excelente vídeo.
Que vídeo emocionante!Subscrevo sua interpretação, amigo. Poxa, esta já era a minha canção favorita do Mind Games; agora, está entre minhas prediletas do Lennon. Obrigado por tudo, mestre Gilvan.
❤️❤️❤️
Fala, Gilvan! Já notou a semelhança de ritimo e melodia de I Know (I know) do John com To love somebody dos bee gees? Não sei se eu to viajando, mas me lembra!
Verdade!!!
Eu sou fã do John. E compartilho da opinião do Gilvan. Parabéns e obrigado, Gilvan!
Querido Gilvan. Muita gratidão por vocês nos ensinar tantas coisas sobre os "nossos meninos". Eu tenho 62 anos, e ouço os beatles desde 1977, quando ouvi pela primeira vez o compacto de 45 rotações com as músicas We can work it out e day tripper. E foi amor à primeira vista. E, de lá prá cá, vasculhei tudo sobre essa banda mágica. Na época não tínhamos quase nada para lermos sobre ele. Enfim, com a internet as coisas mudaram e estamos cheios de informações. Me lembro que quando comprei o disco mind games essa música I KNOW (I KNOW ) me chamava sempre a atenção pela sua forma dele cantar essa música como um verdadeiro pedido de perdão, que eu não achava ser para YOKO, mas sim para um dos beatles. Em princípio achei que era para o Harrison, mas anos depois mudeia de idéia e achei que era para o Paul. E, foi num vídeo seu aqui na The Beatles School, já antigo, que percebi que eu poderia estar certo. Hoje, assistindo esse vídeo, com todas as informações prestadas no livro e por você, acredito realmente que a música era realmente para o Paul, sem dúvidas. Eles se amavam. Como disse o Ringo uma vez: "nós nos amávamos muito". Obrigado por compartilhar conosco tudo isso, esse mundo maravilhosos do The Beatles. Parabéns e um forte abraço.
❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Essa música é tão linda cara!! Por essas e outras é meu disco preferido dele
meu querido Gilvan, você sempre me surpreende. Adoro essa música desde a primeira vez que a ouvi (há anos!) grata pela incrível percepção. Também sempre achei que era pra Yoko, mas pensando bem, cabe perfeitamente na amizade deles. Ah, como eu amo esses garotos. Brigaduuu, Gilvan, Deus te abençoe. Love, is all we need!
❤️❤️❤️❤️🙏🙏🙏
Gilvan, eu tenho a mesma impressão que vc, essa letra tem endereço mais do que certo...se não ao Paul, a todos os ex Beatles! E mais uma vez parabéns pela bela aula.
Você é um cara muito generoso . Sempre divide cada informação 🎉obrigada
Boa tarde!Gilvan, Muito obrigado.sempre com sua alegria é simpatia.Parabens.
❤️❤️❤️✌️
O assunto Beatles ainda fascina gerações!!
Que demais! Parabéns pelo excelente vídeo! Eu toco também o primeiro impacto que tive a primeira vez que escutei essa música nos primeiros segundos foi: "Mas isso é I've Got a Feeling!" 😂 Sou 100% Lennon team.❤
Gilvan,mais um livro sobre Lennon que a Belas Letras poderia publicar....as letras são de muito interesse para nós beatlemaníacos....
Olá Gilvan, nunca vi nenhum comentário seu e dos beatles sobre a versão de with a little help grava por joe cocker que ficou maravilhosa.
Gilvan, são poucos, bem poucos que posso citar como referência, você é uma delas. Quem faz vídeo e apresenta bibliografia? Gilvan! Quanto à música, para mim, tende mais para ser dedicada ao Paul, mas, resgatando um vídeo teu, onde, salvo engano, Beaultiful Boy tem coisas para Julian (rascunho antigo) e Sean. Assim pode ser a música I Know. Abraços
❤️❤️❤️
E tem ainda o baixo da música que todo trabalhado e poderia ser mais uma referência e uma homenagem ao Paul. Belo episódio!
Concordo. Acho que é para o Paul sim.
Excelente vídeo Gilvan!!!
Trabalho excelente!!!
Muita informação de primeira!!!
Obrigado querido!
Grande acerto se tornar membro aqui!
❤️❤️❤️❤️❤️
Acho que faz algum sentido essa teoria, apesar de não ter a certeza absoluta. Amo a música I Know desde sempre. Parabéns pelos vídeos da Beatles School que acompanho desde que vc começou o canal. Grande abraço Gilvan.
Incrível Gilvan, eu também sempre tive a impresso que fosse para os Beatles e mais ao Paul pelas referências.
oi, Gilvan. Tudo bem?
estava aqui cantarolando Woman, e me peguei pensando em como o videoclipe da música foi gravado... aquelas filmagens de John e Yoko no parque.
tem algum vídeo no canal explique a "história" desse clipe?
Abraços!
Tem não. Yoko fez as filmagens depois em 81…
Recentemente adquiri o lp do show do Madson Square, do John Lennon e achei maravilhoso
Com certeza ele fez essa música para o Paul era muito do John esse lance de colocar referência em músicas. I m Greatest é da mesma época e tem incansáveis referência ao Ringo, faltou somente uma para o George, que pena não ter tido tempo!
Professor, é muito legal a ideia de que a música fala não só para o Paul, mas para os Beatles como um todo, toda a história deles como banda, todos os personagens, suas raízes em Liverpool, seus ídolos no rock e acima de tudo da amizade que os uniu e é possível que no fundo do coraçãozinho rabugento deles eles sentissem muita saudade uns dos outros.
Bom dia Gilvan mais uma aula excelente, os vídeos sempre maravilhosos de assistir, pena que acaba rápido!
Gilvan sempre coerente e esclarecedor. Doutor, Pós-Doctor e MBA em Beatles.
😊❤
Gilvan, viu o vídeo que o perfil do John está postando de cada música do Mind Games, ele postou recente o 'I Know', eu não me lembro de descrição nos outros vídeos, olha lá o que tá escrito...
Vi sim 🙌
O trabalho do Gilvan fala por si só: profundo, entusiasmado, investigativo, divertido, surpreendente e incansável. Quando ele diz para que não fiquemos só ouvindo sua opinião, mas busquemos formar nossa própria, a partir da percepção individual de cada um, fica claro que ele não quer impor nada, mas incentivar que cada pessoa faça sua própria jornada dentro da obra dos Beatles. O resto, é opinião e polêmica de quem se sente incomodado pelo sucesso de quem trabalha duro e é um talento pra contar histórias...
❤️❤️❤️❤️❤️
Maravilhoso vídeo, não vejo a hora de adquirir o meu.
Os Easter Eggs que estão na música, no meu entender, não deixam dúvidas que é para o Paul. Talvez as imagens Beatles no livro sirvam para não ser algo direto, assim como também sintoniza que a música diz respeito ao período Beatle.
Ótimo saber mais sobre essa música!!! Abraços!
Pena que a aquisição de uma vitrola deu errado recentemente e por enquanto não tenho como ouvir o disco. Mas com certeza vou ter outra oportunidade. Gosto muito dessa música. Aliás, do álbum todo. É nítido um referência do John ao Paul nessa música. No entanto deixam para nós essa conclusão de From Me(Lennon) to You(Paul).
Gilvan, quando comprei esse disco em 1973 sempre achei que ele fez essa música para os Beatles a começar pela introdução.
Naquela época estava atravessando um período conturbado com Yoko e sempre achei que ele gostaria de se reunir novamente com seus amigos.
Mas aí apareceu novamente a Yoko e então....
Que honra chegar da escola e ter um novo video do Gilvan pra ver!! Hahahaha
Sempre sempre acreditei nisso sabe…obg pelo video tão bem detalhado e lindo ❤
Bingo!!! Perfeito! Parabéns!
Baita aula!!! O lance do O' Lennon, acho que o John também deve ter aproveitado para dar um toque de "Ono" na mensagem. Né não?
Como estavam falando das músicas sobre o que aconteceu na Irlanda no domingo sangrento e o fato de ter planos de irem pra lá…🤷🏻♂️
Mudar de opinião é lindo! Minha frase favorita da vida.
16:02 SIM!!!! Eu sempre penso nisso e sempre me perguntei o pq de ninguem nunca ter perguntado isso ao Paul. 😢
Achei que uma ou outra frase de I know, I know - fosse realmente para o Paul, mas como eu não localizava todos os fragmentos como sendo direcionados a ele (além de quando menciona Yesterday...), achava que havia uma diluição poética - pra Yoko e pra quem ele machucou, em sua vida. Mas a coerência me leva a entender que ele se referia diretamente ao Paul, em quase toda a letra.
Desde que vi vc explicando sua teoria sobre a letra, achei e acho que vc está certo. É uma música linda, Abraço
EU HÁ ANOS PENSO A MESMA COISA.QUANDO OUVI O RIFF PARECIDO COM IVE GOT FEELING, JA ME DEU ALERTA. AÍ QUANDO FUI VER A LETRA TIVE CERTEZA. POREM NUNCA VI ALGUEM FALANDO SOBRE ISSO, COMO??? NEM COMO TEORIA. BIZARRO. OBRIGADO PELO VIDEO GILVAN, CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO. DETALHE, NÃO SEI PORQUE ESTOU GRITANDO.
Com certeza é uma música em formato subliminar, para o Paul...!!!
Uma música nos bastidores da vida...!!!
Belíssima, canção passa um sentimento, quase, que indescritível...!!!
E com toda a certeza também, o Paul é e sempre foi mais formatado, do que o John.
O Lennon, não tem forma definida, ele é o que dá na telha...!!!
Tenho uma pergunta Gilvan: o que significa o Baldbeatle que aparece na vinheta do canal?
Bald é careca em inglês
SHOW MUITO SHOW GILVAN AMEI O VIDEO
A letra sugere todas possibilidades de Yoko ao Paul, bem da personalidade do John, ambiguidade nas letras. A sacada é otima Gilvan, sempre ouvi I know i know pensando em I've a got feeling e quem sabe seja essa a maior afirmativa da questão, além de claramente Yesterday, que soa como referência a obra máxima que é Yesterday.
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Parabéns pelo vídeo mais nítido e um áudio mais audível,
Esta com moral em Gilvan ? Parabéns !!!!
Aff .. já sabe, né ? Eu 😢 com qualquer nova informação que reforce a ideia de que amizade deles nunca acabou .❤
Tanto que na música “How do you sleep?” ele diz assim 'The only thing you done was yesterday'. O que corrobora com a teoria.
OLHA GILVAN PRA MIM ESTÁ MÚSICA SEMPRE FOI PARA PAUL MEU TIO QUE SEMPRE DIZIA QUANDO PELA PRIMEIRA VEZ QUE ESCUTEI LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE MEU TIO DIZENDO QUE ESTÁ MUSICA ERA DO JOHN PARA O PAUL SHOW SIMPLESMENTE MUITO LINDO E SHOW GILVAN❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
COM CERTEZA é pro Paul ❤❤❤
Gil... "... I Know what I was missing.." pode ser interpretado como ".. eu sei o que estava perdendo..."??? Se sim, faz mais sentido ainda nessa sua reescri, ops, digo, leitura desses eventos?
😂😂😂😂
Maravilha de história e I know i know é uma excelente canção. O album Mind Games é sensacional (com exceção da capa kkkk)
Professor, posso concluir que o John é o seu Beatle preferido ? A forma como vc fala dele, nos diversos vídeos, é diferente. Carregada de ternura
Eu sempre tive muita pena dele pela forma que foi tirado dessa vida. Mas amo os quatro
@@TheBeatlesSchooleste é o tipo de resposta que um paulzista daria... Estamos de olho, hein! 😂❤
@@DouglasB42😅😅
Sensacional!
Ouvindo recentemente tive a impressão de que a música parece ser cantada por duas pessoas, porque o John está cantando com uma segunda voz por cima, e fica parecido com a sintonia do Paul e John, como acontece no Two of us e outras dos Beatles.
Ele fez muito disso nesse álbum 👍
A minha pergunta é: Por quê imaginavam ela pra Yoko? Letra e música são muito referentes aos Beatles ...
Sensacional Gilvan, essa historia é maravilhosa. Fala um pouco sobre a The Backyard Sessions foi lançado hoje no spotify.
Boa tarde gostaria de te mandar algumas coisas dos beatles como devo proceder
Olá querido. Olha, depois do que aconteceu na semana passada, eu estou muito receoso de enviar minha caixa postal sem conhecer a pessoa. Tenho certeza que vc compreende. Vc pode me escrever pelo e-mail gilvan.mouradasilva@gmail.com 👍
Tem muitas referências ao Paul em I know pra ser só coincidência. Se fosse só o uso da palavra "yesterday" talvez desse até pra dizer que foi uma escolha meramente musical. Acho que pode até ter partes pro Paul e partes pros Beatles - para os 3 meninos - como um todo. Assim como acho que Hey Jude tem partes pro Julian e partes pro John.
Perfeito, pela letra e a introdução ser praticamente igual a "I’ve Got a Feeling" ... Creio que seja isso mesmo.
Há muitos anos eu ouço o Mind Games e a letra de I Know já tinha me chamado a atenção. Eu tbm acho que a música pode ter sido feita pro Paul sim. Quanto ao Paul nunca ter comentado sobre ela eu não estranho. O Paul tbm nunca falou que Dear Friend era para o John e era. Acho que você está certíssimo Gilvan.
Fui o primeiro! Hehe...tô viciado no Mind Games de novo..box incrível!
Mas que você compreendeu a mensagem, compreendeu!
Valeuuuu Gilvan!!!!!
Pra mim, um dos artistas mais queridos.
Sou fã, principalmente da pessoa do Ronnie.
Eu sempre achei muito bonita a parte "Today I love you more than yesterday. Right now I love you more right now". Por isso mesmo eu pensava que era para a Yoko. E além do mais, pelo menos aqui no Brasil, a gente não tem o costume de dizer "eu te amo" para amigos. Até mesmo pelo medo de parecer gay 😁 (coisa do machismo enraizado). Mas entre o Pau e o John parece que sempre houve uma grande liberdade nessas coisas. Há uma parte do doc Get Back que eu acho muito bonita onde o Paul fala pro John que estava vendo as gravações da Índia e que ele parece um sábio, um filósofo. A cara e os gestos do Paul nesse momento são de tanta admiração que parece ter até um tensão sexual ali. Não há dúvidas que mesmo com todos os conflitos, havia no fundo uma amizade inabalável. Para mim, I Know (I Know) foi para o Paul mesmo.
Gilvan, lembro de ter lido em algum lugar que a expressão "sharing each others minds" ja tinha sido usada pelo lennon quando estava falando da colaboração com o Paul na hora de compor. Voce tem ideia quando ele pode ter falado isso?
Não. Mas faz sentido 👌
@@TheBeatlesSchool vou ver se acho!
@@TheBeatlesSchool Gilvan, pelo que encontrei, o John disse isso para o derek Taylor. Não sei onde ele falou sobre.
Bom vídeo.
Meu parecer bem modesto, seria uma conversa com ele mesmo no espelho.
A maior parte de sua vida ele passou com os seus companheiros Beatles. Então fazem parte de seu ego.
Boa!!!👌
Desde que eu conheci essa música, sempre achei que parecia uma mensagem cifrada para o Paul. Também cabe ser uma mensagem aos outros rapazes, mas o pano de fundo principal tem muito de Paul. Essa música é muito agradável. Uma das melhores da carreira solo do John. Valeu, Gilvan.
Definitivamente é uma música feita para o Paul e para uma época da qual ele sentia falta.
GILVAN, VOCÊ FALOU DO JOHN CANTANDO COME TOGHETER E EU LEMBREI DO SHOW DO MADSON S G ONDE ANTES DE CANTAR COME TOGHETER PARECE QUE ELE DIZ "I GO BACK TO THE PAST, JUST ONCE", PROCEDE?
Exato!!
❤
Parabéns Prof Gilvan , texto maravilhoso
Creio que há elementos da relação dele com Yoko e com Paul, a música parece uma sessão de terapia
Boa 👍
Parabéns Gilvan! Cada vídeo é uma aula!
Na melodia a introdução remete I,ve got feeling , sim. A letra sempre me intrigou asimm como à você ... Enfim, é pro Paul !!!
😉👌
Então, pensando aqui na cronologia de músicas de Lennon para McCartney e vice-versa:
1) Too many people
2) How do you sleep?
3) Some people never know
4) I know i know
Em "Some people never know" inclusive ele parece responder "How do you sleep", pedindo desculpas, aceitas posteriormente em "I know":
Some people can sleep at nightime
Believing that love is a lie
I'm only a person like you, love
And who in the world can be right
All the right time
I know I was wrong, make me right, right
E "Dear friend", parece muito ser pro John também, não?
O interessante é que dear friend foi uma resposta à entrevista do John pra rolling stone em 1970. Mas acabou saindo depois de how do you sleep e eles já tinham feito as pazes . É melhor eu fazer um vídeo né?😆
@@TheBeatlesSchool bah! Foda que em "how do you sleep" o John jogou pelo excesso... foi rude além da conta!
"Today I love you more than yesterday" não seria um pedido de desculpas por "the only thing you done was yesteday"?
Provavelmente, amigo 👍
Sempre achei que essa linda música foi feita pro Paul. A sonoridade dela é muito beatle pra ser apenas uma coisa.
Não seria da personalidade de Paul dizer algo sobre essa música.
Pois é. Ele nunca neeeem mencionou