O LEGADO DE LAUDELINA CAMPOS MELO E O TRABALHO DOMÉSTICO NOS DIAS ATUAIS

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 เม.ย. 2024
  • INSCREVA-SE!
    CURTA!
    COMENTE!
    VALEU PRA VOCÊ? Contribua para a sustentabilidade do canal, adquirindo o ($) VALEU!
    Você também pode contribuir através do PIX pensar.africanamente@gmail.com
    Você também pode contribuir através do PIX pensar.africanamente@gmail.com
    Nos sigam nas redes sociais:
    / pensarafricanamente
    / africanamente1
    / pensar.africanamente
    www.tiktok.com/@pensar.africanamente
    27.04.2024 SÁBADO 15h (horário de Brasília)
    O LEGADO DE LAUDELINA CAMPOS MELO E O TRABALHO DOMÉSTICO NOS DIAS ATUAIS
    Neste dia 27 de abril, quando se celebra a profissão das (os) trabalhadoras (es) domésticas (os), vamos conversar sobre o legado de LAUDELINA DE CAMPOS MELO, sobre a situação do trabalho doméstico nos dias atuais, os avanços na legislação, a precarização, sindicatos e estratégias de lutas, com as convidadas LETÍCIA ROCHA, CREUZA MARIA OLIEIRA e FABIANA LARA.
    Nascida em 1904, menos de 20 anos após a Lei Áurea, Laudelina de Campos Melo foi pioneira nas lutas pelos direitos das (os) trabalhadoras (es) domésticas (os), no Brasil.
    LETÍCIA ROCHA: Graduada (2008-2011) e mestra em Ciências da Religião (2017-2019), pós-graduada em Neuropsicologia Educacional (2012-2013) e Pensamento Andino/Feminismo Descolonial (2021-2022), doutoranda em Ciências Sociais-UNIFESP (2023). Feminista negra, trabalha no 3º setor. Pesquisa: Mulheres Negras, Feminismo negro e feminismo decolonial, Vida Religiosa Feminina, Justiça Reprodutiva, Interseccionalidade.
    CREUZA MARIA OLIVEIRA: Brasileira, doméstica, Fundadora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos no Estado da Bahia - Sindoméstico Ba. Hoje está como secretaria de formação do sindoméstico Ba e presidenta de honra da Federação Nacional das trabalhadoras domésticas - FENATRAD. Militante do Movimento Negro Unificado - MNU. Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia. Participa de encontros e palestras desde 1984 defendendo a luta das trabalhadoras domésticas em todo o país e até fora dele como no congresso Latino-Americano das trabalhadoras domésticas, em 1991 em Santiago no Chile, Conferência Preparatória ao Tribunal Internacional África, em 1999, em Joannesburgo, na África do Sul. Foi palestrante na 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizado em Durban, África do Sul, 2001.
    FABIANE LARA: Promotora legal popular, assistente de projeto da área do trabalho remunerado da Themis.
    Apresentação: SILVANY EUCLÊNIO
    #pensarafricanamente
    #africanidades
    #trabalhodoméstico
    Quer criar transmissões ao vivo como esta?
    Confira o StreamYard: streamyard.com/pal/d/51213855...

ความคิดเห็น • 3