Também vi o documentário "What the health" e podemos ver os problemas da agropecuária, desde a sobreexploração, ao uso de Posilac e outros hormônios que causam cancro, a poluição causada pela indústria e os maus tratos a animais nas condições inóspitas que vivem. Sugiro também o visionamento do "Earthlings", é chocante a forma como esta indústria é letal para o planeta e ainda assim sustentamos esta indústria.
Rita Blanco é uma mulher real, sem artifícios, hipocrisia, floreados, sem maquilhagem, sem papas na língua, sem medo de ser persona non grata nem necessidade de agradar a quem quer que seja. Isso faz dela uma mulher livre, e as pessoas têm medo de mulheres reais e livres. Faz dela também uma grande atriz, a maior e melhor em Portugal.
Rita obrigada... Obrigada... Só isto ADOROTE ADORO a tua cabeça a tua maneira de pensar e a tua frontalidade... N sabes falar???? Esse coracao fala tudo
Fez o que pode!! Normalmente as boas entrevistas deste canal, são aquelas em que o entrevistado é realmente interessante e de certa forma conduz a entrevista sozinho... não acho que o Unas fez um bom trabalho, dá a sensação de desconforto constante, nota-se que não tem nada com que se identifique com a Rita Blanco, passou a entrevista toda a desculpar-se, desviou temas de conversas super interessantes, porque, ou não convém falar, ou não tem interesse pelo tema e tenta sempre arrastar para temas com os quais se sinta confortável... durante a entrevista foi cortando a Rita Blanco com perguntas dos patronos sempre que a conversa lhe fugia do controlo... eu entendo que o programa como ele sempre defende, não é preparado e coisa e tal, tudo improvisação, e ainda bem que já acabou com a conversa do "Tens que ir à Índia!", mas se é assim tem de haver uma estratégia e estar preparado para tudo, esteve sempre no limite da explosão, nisso controlou-se e foi o melhor que fez, e mesmo assim, fez o que pode, ninguém é perfeito nem o "LORD" EHEHEHEHEEH !!!
Ainda hoje ouço os gritos de ajuda dos animais quando vejo os seus cadáveres à venda ou à mesa. Nunca mais fui o mesmo após esse documentário, mudou completamente a minha vida e fez-me perceber que o meu dever moral não acaba ao tornar-me vegan, é também acelerar a mudança, falar por estes seres sem voz e tentar reduzir ao máximo a quantidade de sofrimento e morte, mostrando aos que me rodeiam a realidade da indústria escondida da "carne".
Toda a intrevista foi cheia desses momentos, comentários extremamente destrotivos relativamente a um tema e depois uma desculpa que não sabe o que é ou um "mas eu não me meto nisso". No caso do tiktok depois diz que pensa que é uma dança... Queen porque?!
@@PedroSilva-ph5jf rainha da ignorância, estupidez, altivez sem sentido e mandar coisas a baixo só pq é mainstream, parece aqueles putos de 16 anos que "uh sou bué alternativo e cool pq só oiça música que ng conheço" :D
Concordo completamente com o que esta grande senhora diz, estranho é pessoas como ela serem vistas de maneira diferente e rotuladas como esquisitas.... Como conseguimos ser indiferentes ao sofrimento do outro....
Mas que grande conversa! Que grande entrevistada! Fico curioso para assistir a uma conversa entre Rita Blanco e Ljubomir Stanisic. Pode ser que um dia aconteça... Abraço.
Gostava de esclarecer algumas coisas, apenas por rigor científico. O ser humano é omnívoro, e o consumo de proteína animal é obrigatório para as necessidades básicas da espécie, o mesmo se vê em todos os outros mamíferos atraves da amamentação. A proteina animal foi fundamental para o salto evolutivo da nossa espécie e para nos permitir a adaptação a vários meios distintos e a sobrevivência ate aos dias de hoje. Contudo, nao posso deixar de estar de acordo em certos pontos do veganisno: o consumo exagerado de carne dos dias de hoje e a falta de dignidade no abate animal. Devemos reduzir o consumo de carne urgentemente. Assim comeriamos de forma mais diversificada (dai sermos omnivoros) e evitavamos a superprodução de carne que acarreta obrigatoriamente perigos ao ambiente (claro que isto leva a outro tema de conversa como o da sobrepopulacao levar a mais necessidade de produção mas isso sao outros 500). Alem disso, a meu ver é igualmente importante matarmos os animais de forma digna e deixar que estes cresçam naturalmente sem rações sintéticas. Assim fazem todos os outros consumidores de carne: deixam a presa viver livremente e so matam em caso de alimentação ou defesa. A relação presa-predador é uma relação natural, e retirar a presa ao predador consta, segundo as organizações internacionais, como ofensa ao bem estar animal. O ser humano precisa da proteina animal, mas nao nestas quantidades nem nesta falta de dignidade para com o animal. Percebo a atitude da Senhora Rita e de todos os vegans/vegetarianos/simpatizantes, revelam um grande amor pelas outras espécies e uma humanidade incrível. Contudo, nao podemos cair em extremismos sem fundamento como querer evitar a 100% a proteina animal, afirmar que a carne faz mal, que nao é necessária. Posso dar aqui um exemplo de um composto essencial que so existe em animais como a vitamina B12, essencial nos nossos processos de digestão. Vegans devem suplementar-se com este composto (de laboratório neste caso) para evitar desenvolver complicações (acidose metabolica) Portanto amigos vegans, o que faz mal é a carne cheia de químicos e a quantidade absurda que ingerimos hoje, nao a carne em si. Aos amigos “carnivoros” lembrem-se que somos omnivoros, pelo que umas refeições vegans durante a semana sao bem vindas e so contribuem para a nossa saude. E ja agora, se sobrevivemos estes anos todos enquanto espécie gracas a proteina animal, o minimo que podemos fazer é tratar os animais com dignidade e como todas as espécies o fazem: alimentação e proteção. Obrigado por trazeres sempre convidados tao interessantes e defensores de causas nobres Excelente conversa e excelente convidada
@@deuteros Só porque não, ou tem aí alguns artigos científicos na gaveta, alguma coisa palpável e meta-analisada? Qualquer coisa por onde qualquer discussão deveria começar, ao invés de se atirarem opiniões não fundamentadas para o ar.
Filipe A. Olá. Gostaria de ler esse tal artigo e todo o estudo por detrás. Procurei nos comentários e não encontrei. Poderia mandar-me, por favor? Já agora, encontrou alguma fonte alternativa à carne para obter a vitamina B12 (exemplo que dei)?
Rui Domingues infelizmente é o que mais acontece nos “veganistas de internet”. Negarem a evidência científica com base em mentiras repetidas que passam por verdades como “ha artigos que o dizem”. Recomendo a leitura de artigos sobre este tema no pubmed (motor de artigos medicos) e para os mais curiosos, ja que o saber nao ocupa lugar, pesquisarem um pouco de Quimica Biológica para entenderem o porque de certos compostos nao existirem nas plantas e o quão importantes alguns destes são para as funções do nosso organismo. Se não fosse necessaria a proteina animal, nao seria necessário o bebe mamar por exemplo
E claramente ha artigos que dizem que a proteina animal nao é necessária. Li alguns deles e realmente como disse, nao é necessária nas quantidades absurdas que ingerimos. Bastava muito menos. E para aqueles que ja se soltaram do “importa ou não importa” e ja perceberam que devemos comer de tudo em proporções certas, recomendo o documentário que fez a Senhora Rita tornar-se vegan. Talvez ai percebam que temos de nos unir na dignidade da morte animal bem como da vida. Os nossos antepassados caçavam animais “livres”. porque nao fazer o mesmo?
Filipe A. (Espero que esteja a ser acompanhado por um medico que lhe diga quanto desse leite tem de beber para ter os níveis em dia) Hoje temos tecnologia para mimetizar (com alguma exatidao) ou extrair compostos químicos. A sua necessidade de beber leite enriquecido revela que nos somos naturalmente consumidores de carne (nao carnivoros mas consumidores). Pelo que, por respeito à condição de espécie, devemos manter-nos assim. A vitamina B12 é so um exemplo. O futuro nao pode passar por suplementação dos alimentos com produtos químicos quando a nossa natureza exige o consumo de carne. Alem disso, nao somos nós infelizmente que fazemos as regras do mundo, temos uma posição específica na cadeia trofica e o equilíbrio da biodiversidade depende dela. Estamos a desequilibrar o mundo com o consumo excessivo de carne, mas o consumo em 0 também levaria a desequilibro. A solução está realmente em comportarmo-nos como espécie que somos: consumir apenas a carne necessária e matar animais apenas para alimentação e proteção (ja agora tourada/circo/zoos devia ser tudo proibido). Alias a regulação do numero de cada espécie evoluiu com base nestas relações interespecie: mais alimento leva a maior reprodução, menos alimento menor reprodução. O ser humano nao esta a saber comer apenas o necessário, dai a sobrepopulacao. Eu percebo e honro a causa vegan, agora as decisões tem de ser olhadas do ponto de vista da ciência e do longo prazo. Se todos fossemos vegans iamos daqui a uns anos estar exatamente na situação de saude que estamos agora. Aconteceria o seguinte: aumento do numero de vacas -> menor numero de terra disponível para lavrar em qualidade (ja que as vacas precisariam de comer e iamos perder essas terras de possível cultivo para as vacas comerem)-> produção de terra artificial-> uso excessivo de produtos-> comida cancerígena (tal como a carne de hoje em dia) A solução é mesmo fazer o que nos compete enquanto especie: manter a estabilidade da bioesfera, consumindo carne moderadamente, refeições vegans moderadamente, doces moderadamente, salgados, tudo. Somos omnivoros, e o ambiente necessita de nos. Estamos a dar cabo de tudo. Paremos com os extremismos e vamos remar para o que os nossos antepassados fizeram durante anos, e que lhes permitiu sobreviver milhares de anos. A era das fábricas e tecnologias tem 100 anos. Preve-se o fim da agua em 2050. Nem 150 anos aguentamos nesta era de produção dado à nossa gula e ganância. (Ja agora estou a gostar muito desta troca de argumentos, sinto que estamos ambos a entender o ponto de vista de cada um)
Isto é tão simples como isto, imaginem que esta conversa tivesse existido em off Record. Uma simples conversa entre amigos em que um deles tentou alertar para um problema que todos sabem que existe mas que nós conscientemente ignoramos. No dia seguinte a pessoa que até ficou mais sensibilizado com a realidade que não é nova põe no Instagram uns vídeos de um restaurante com a família a comer carne e deliciar se com o sabor e o prazer . É muito isto, podes falar , tentar que exista mais compaixão mas tu não mudas nada só porque sim, tens que ser muito forte porque se não entra por um ouvido e sai pelo outro.
Compreendo a frustração. Até que a pessoa realmente interiorize porque tem de mudar, não vai mudar. O último "click" tem de ser dela. Mas o nosso papel não é em vão. Toda a informação e estímulo externo é mais um degrau psicológico em quem nos ouve, e um passo mais perto da mudança. Não desistam de alterar
Grande conversa!! E por falar em grandes conversas que tal levar ao Maluco Vergílio Castelo? Senhor com os mais diversos trabalhos e o qual admiro muito.
Alguém disse assim..." Os cães de santo tirso tda a gente quer levar para casa e tem pena deles, entre outros . Então e os velhinhos mal tratados no lar e abandonados pela família ninguém os quer levar para casa?
Quem faz esse tipo de comentários tem apenas um pirolito a viver no cérebro e na maioria das vezes não mexe uma palha para fazer o que quer que seja para mudar ou ajudar a sociedade ou o planeta em que vive. E a importância que dá aos velhinhos abandonados no lar é tanta que em vez de fazer alguma coisa quanto a isso resolve implicar com quem tenta fazer voluntariamente a sua parte nas causas em que acredita. Não misturemos alhos com bugalhos. Começa por "ti" fazeres alguma coisa. Nós vivemos em sociedade mas temos voz própria e vontade própria para nos fazermos ouvir e lutar por causas em que acreditamos. E mais, quem faz esse tipo de comentários, normalmente é movido pela preguiça de pensar e pelo ódio mesquinho de achar que tem o direito de opinar sobre aquilo que move os outros, quando na realidade a sua inércia não lhe permite mais. A sociedade somos nós. Queres ser ouvida em alguma coisa, mexe-te, faz, anda, corre... mas não percas tempo a olhar para aquilo que o outro faz.
Olá @Carina ! As coisas até estão todas interligadas hoje em dia. Uma alimentação vegetariana também é uma atitude solidária para com as pessoas, crianças e velhinhos. Pode descobrir mais informações sobre este assunto aqui: desafiovegetariano.com/pela_fome Se tiver interesse, pode também inscrever-se gratuitamente no site no Desafio Vegetariano e receberá muitas receitas de versões de origem vegetal de vários dos pratos a que já estamos habituados na nossa cozinha tradicional. :D Um bem haja e obrigada!
Adorava ver um episódio do Maluco Beleza com o Rafael Pinto, o autor do "Saúde e Fitness Vegan" e youtuber... Acho que também ias gostar de ler o livro, Unas!
Claro que não se podem ridicularizar opiniões e Rita tem todo o direito em ter a sua opinião e defender aquilo que acha correcto. Não obriga nem pode obrigar, mas era bom também respeitar de uma forma mais elegante quem não pensa da mesma forma e não querer fazer de quem come carne e peixe, um ser criminoso. Querer mudar o mundo por se defenderam causas e menosprezar quem não concorda com veganismo e não pensa da mesma forma, isso sim é hipocrisia e falta de respeito. Pelo menos folgo em saber quem até aos 57 anos de idade comia carne e "adorava"!.
Olá Luis! Concordamos muito com a sua postura e também não cremos que devamos menosprezar os outros. Por isso, criámos o Desafio Vegetariano, de inscrição gratuita, para que possa receber receitas e experimentar os mesmos sabores, mas confeccionadas com outros ingredientes. :) Caso tenha interesse, pode inscrever-se gratuitamente aqui: desafiovegetariano.com/inscricoes Um bem haja e obrigada!
@@desafiovegetarianopt Ola viva! Obrigado pelo desafio, eu próprio também sou apreciador, confesso que não tanto pelas causas, movimentos ou qualquer tipo de repúdio a alimentos de origem animal ( Até porque também consumo ), mas porque genuinamente gosto muito de comida vegan. Interessante o vosso projecto.
@@deuteros Eu não disse que "eu" não concordava, respeito quem é. O contrário é que parece por vezes não acontecer e a extrema necessidade de forçar "quem" não concorda com veganismo parece-me excessiva, especialmente se argumentação for feita da mesma forma que a convidada do programa o fez. Só isso.
@@deuteros Não, apenas não pretendo perder tempo em trocar ideias com crianças imberbes que têm a necessidade de responder insaciavelmente, tóxicamente e em tom provocador a todos os comentários das pessoas que diferem do seu ponto de vista, como o senhor está a fazer neste caso. E eu nem nunca disse que não me interessava pela causa, o que seria se assim fosse. O que você está a fazer é apenas confirmar a minha opinião de que há algumas pessoas que prestam um péssimo e histérico exemplo a quem defende a sua. Apesar dos 30 mil comentários às pessoas que o senhor já fez a este contéudo, tem ainda tantos comentários em que voce não fez reply, vá chatear outro pode ser?.. E não precisa responder, alias faço um apelo a sua sensatez e até agradeço que não o faça, apenas não dê continuidade a esta thread e não responda mais que eu vou fazer o mesmo. Bom dia.
@@deuteros Acho, genuinamente, que o debate de como tratar os animais quando estão nos processos de fabricação de alimento é bom e legítimo. No entanto, o veganismo, que está intimamente conectado com o ambientalismo, tornou-se numa pauta totalmente política que vai muito além do mero "reduzir o sofrimento animal". Tornou-se num moralismo completo, em que os tais veganos acham-se moralmente superiores por não comerem carne e variados e querem a todo o custo que os outros sigam esse estilo de vida. Fazem com que os outros se sintam mal por comer carne, quando esse sentimento não tem que existir. A Rita Blanco é só um exemplo deste tipo de pessoa.
Olá Miguel! :) Infelizmente, muitos de nós fomos ensinados a aceitar algumas coisas como dados adquiridos e perdeos essa vontade de pesquisar e descobrirmos para tirarmos as nossas próprias conclusões. Se quiser saber mais sobre alguns dos assuntos, com as devidas fontes, pode consultar aqui algumas das motivações que levam as pessoas a mudar a sua alimentação para uma vertente mais de origem vegetal, independentemente se eliminam totalmente o consumo de produtos de origem animal ou não. :) desafiovegetariano.com/porque Se tiver interesse, pode também inscrever-se gratuitamente no site no Desafio Vegetariano e receberá muitas receitas de versões de origem vegetal de vários dos pratos a que já estamos habituados na nossa cozinha tradicional. :D Um bem haja e obrigada!
Serei o único a achar que a Rita está com um discurso super negativo, arrogante e depressivo?! É uma atriz fantástica, e já tinha ouvido uma ou outra entrevista dela e sempre gostei desse seu lado mais rebelde. Mas parece-me que está a exagerar e acaba por se tornar demasiado forçado e sem interesse. E atenção, não digo isto por causa das referências ao veganismo. Já não tinha gostado da postura na Parte 1 da entrevista e nesta Parte 2 não houve grandes melhorias. Abraço ao Rui e obrigado por este projeto :)
Completamente de acordo! Uma desilusão. Arrogante. Preconceituosa. Radical. Triste. Disfarçada num discurso meio tontinho, apesar de ser uma extraordinária actriz.
A maior parte dos solos agrícolas são usados para produzir comida para animais que vão ser consumidos por humanos. Nas últimas décadas o consumo de carne quase triplicou. A cada duas semanas matam-se tantos animais quanto pessoas há no mundo. A maioria da produção de soja em todo o mundo serve para alimentar estes animais, e não os humanos. Os humanos comem muito menos quilos de comida que uma "cabeça de gado". Tudo isto são dados verificáveis. E o veganismo é que vai destruir o planeta?
O equilíbrio é muito complicado. Extremismo nunca ajuda a humanidade nem o ambiente. Pensem bem onde iriamos arranjar comida e roupa para todos, se todos fossemos vegan? Temos de tentar dar o nosso melhor olhando à nossa volta e não entrar em extremismos.
Podem haver excepções em que o macho não é morto, o que não torna o processo moral. Mas na maioria dos casos, na indústria intensiva dos Laticínios, na Europa, América, etc.. Sim, os machos são mortos à nascença, uma vez que representam "produto inútil" que nunca irá gerar leite. As crias são separadas das suas mães, gravidez após gravidez (uma média de 5 vezes em 5 anos), deixando a mãe em estado de sofrimento psicológico, fazendo o "luto" e "chorando", muitas vezes, durante semanas. A fertilização é conseguida através de inseminação forçada, através da introdução do braço humano no ânus da vaca (está está imobilizada para que não se consiga revoltar) e posterior introdução do semen do macho (também adquirido à força) na vagina, através de um aparato comummente apelidado de rape wrack. Durante as últimas gravidezes a vaca pode já não ter forças para se suster, sendo suportada por uma estrutura própria, que basicamente a mantém viva (ou consciente) enquanto todos os tubos necessários lhe continuam a sugar a excreção "necessária", que não tanto queremos, o "produto" final pelo qual pagaremos, o que deveria alimentar os seus filhos. A paga final que damos a este ser, que usamos sem qualquer tipo de dignidade e obrigamos a enfrentar uma vida que não desejaríamos ao nosso pior inimigo, é um tiro na cabeça, seguido de uma facada na garganta, enquanto o animal pende com preso por uma perna, sufocando no próprio sangue. Isto é a realidade na grande maioria dos casos.
@@beneditomatias3849 Alguma vez foi mencionado as aves? Eu falei sequer disso? Eu comentei exclusivamente o que a senhora falou e falei com conhecimento de facto, agora se o senhor nao gostou do que ouviu é outra historia.
@@YaaqobhTV com todo o respeito, se "conhecimento de facto" é "conheço um familiar ou não sei quem que tem uma quinta em que tal não acontece", deixe-me dizer-lhe que, número um, o seu caso é uma minoria, número dois, mesmo no seu caso, desconfio que a vaca pardieira não nutre de amores pela situação em que se encontra nem porque quem a usa e, desculpe a expressão, viola.
Para uma vaca dar leite, tem que se matar o vitelo? Desde quando? Eu em miúdo tirei leite de cabras, para fazer queijo fresco caseiro e nunca se matou ninguém..
Ana Torres as crias não têm que ser afastadas. Simplesmente fazem isso para poderem aproveitar mais leite, mas hoje em dia já existem técnicas para permitir que a cria tenha o leite que precisa e os produtores também aproveitarem ao máximo.. Só mais uma coisa.. por acaso sabes como é que é confecionado o leite não de origem animal? É que se calhar faz te mil vezes pior...
@@JoaoOliveira-oe9kk não bebo leite de nenhumas formas, não é necessário nem faz qualquer falta ao corpo humano depois dos 4 anos de idade. Outra, essa seria uma situação de filme de princesas. Dado que a produção tem de ser rápida, eles engravidam a vaca vezes sem conta por anos e anos em condições desumanas. Portanto com bezerro ou sem bezerro o estrago é o mesmo
Aquela arrogância intelectual de quem faz de conta que não sabe o que são redes sociais e em que todos os "15 segundos" deveriam ser aproveitados pra ler um livro. Quando se apercebe do quão arrogante está a ser, faz-se de tontinha! Esta Rita Blanco é uma desilusão!
Justificar-se sobre o facto de não ser arrogante só prova a sua arrogância. Acha-se um ser humano iluminado mas diz coisas como "vocês que comem carne e peixe são uns grandes criminosos"; "Não falo com os caçadores no dia da caça" (pessoas que a ajudaram)... escolhe actores não pelo talento, mas pelas suas escolhas políticas...enfim... A dar lições de moral pelos "erros" que a própria cometeu. Hipocrisia pura. Além de que ser vegan não é uma opção para todos. E o Rui meter uma cara triste e dizer que tem vergonha porque come carne, pois é muito sensível à causa, mas consciente da sua hipocrisia, também tem muito que se lhe diga.
Quando só os ricos podiam comer carne não era qualquer problema para o planeta. Agora que a maioria da população tem acesso à proteína animal, isso já é responsável pelas mudanças climáticas.
@@giselapereira7577 Eu considero-me uma pessoa informada e como carne, contudo acho que o facto de quererem obrigar todos a não comer produtos animais só faz com que o oposto aconteça
Estou totalmente de acordo com a Rita bando de hipócritas, uma pastilha na comida dos cãezinhos e gatitos acabava com esse sofrimento, eu gostava era que a Humanidade se trata se da cabecinha e cuida se dos seus mães abandonam filhos , pais violam filhas , até chegar aos cães vai mesmo demorar , quem me dera que o assunto animal fosse nos dias de hoje a prioridade , infelizmente não é. A cada 6 min morre uma criança de fome . O humano é mesmo a peste deste planeta .
Haveria certamente alimentos para todos neste mundo se nao se consumissem os outros Animais! Apenas mais uma industria horrivel a ser abolida... Pensar nisso sff. Argumentos simplesmente absurdos... Eu estou cansado de ouvir-vos, com tanta, mas tanta merda.
Cada um come o que quiser seja carne ou peixe ninguém tem nada a ver com isso agora Rita Blanco se já vives. te com uma leitora é porque não havia um leitão
É normal, mas que isso não seja uma desculpa para se faze algo errado. Vivemos num mundo onde nos dizem que é normal e necessário fazeres isso. Somos encorajados desde pequenos. Não desenvolveste e oprimiste qualquer sentimento de empatia por eles. Vai lá matar um cão a ver como te sentes.Qual é a diferença entre eles? podemos não sentir de igual forma as coisas, mas se temos a noção de que é errado, temos o dever de nos educar sobre a questão. É uma questão de justiça social. Independentemente do que sentes por eles, sabes que eles têm tanto direito de viver como tu. E no fundo, eles só querem viver em paz. cabe nos a nós deixarmos de ser opressores e lutar pela vida deles. Abraço. Que isto nos sirva a todos de inspiração para sermos melhores.
Rita, e pessoas em geral, façam o favor de, quando fizerem as vossas pesquisas, certifiquem-se que são fontes credíveis. Pela conversa, a Rita, deverá andar em foruns de opinão, pois parece-me que há muito disparate dito aqui no que diz respeito à alimentação.
Não, baseia-se em estudos, o que ela disse foram verdades e bem difíceis encarar! Tudo aparenta estar bem, quando vemos as roupas na loja e a carne no prato, mas por trás estão animais indefesos e CRIANÇAS a trabalhar quase 24horas. O que existe é muita ignorância e por cima disso políticos e mídia que põe "maquiagem" para parecer que está tudo bem.
@@marianafilipa424 arranjo te fácil dois estudos que dizem coisas opostas acerca da força gravitica. Para ti qual está certo? É a falta de conhecimento dentro das áreas que faz com que qq estudo seja válido...
@@miguelcarvalho3970 quem é que falou da força gravitica Miguel? Eu penso que tenho conhecimento quando já tive o privilégio (ou não) de assistir de perto casos em que a carne influenciou diretamente na saúde de alguém e/ou quando convivo diariamente com pessoas que trabalham em matadouros, ou até, Miguel, pessoas especializadas no assunto alimentação..... Anyways para não se ser ignorante não é preciso ser se ativista ou procurar muito pela matéria quando a mesma está claramente á nossa frente, boa noite ;)
eu compreendo e respeito todo este discurso Vegan e de compaixão para com os animais, mas questiono-me como será possível, se todos pensarmos assim, que muitas destas espécies de animais continuarem a existir. Estes animais deixam de ser "produzidos" para alimentação e apoio à agricultura, vamos passar a tratá-los todos como pets e tentar domesticá-los?? quais a pessoas que podem ter vacas, porcos, galinhas como quem tem cães? Alimentar vacas é barato? cavalos são mantidos como meio de transportes e recreativo, à vaca e ao porco fazes o quê? tens como tens um cão e um gato? num apartamento não deve ser possível..Ou basicamente como passariam a ser animais em vias de extinção iriam para um tipo de Zoo qualquer para se aprender sobre eles e poderem continuar a existir?? é que pelo que percebo estes animais n são propriamente animais que n precisem do homem para viver e continuar a existir.
Falar é bonito mas queria ver a Malta mais pobre, aqueles que a Rita falou na outra parte a ser Vegan...a alimentação vegan para ser equilibrada é muito mais dispendiosa, 100g de frutos secos são bem mais caros que 100g de carne, INFELIZMENTE não é para todos, na minha humilde opinião o veganismo não é para todos
Não acredito no que diz... Quem sabe cozinhar e comprar, não gasta mais dinheiro,se abdicar o consumo de produtos animais. Especialmente em Portugal, onde a variedade de frutas e legumes é predominante.
@@pacithapis não sou eu quem diz são os preços, a fruta ? Essa tá pela hora da morte...gostava de a ver alimentar uma criança a base de fruta é cozinha alternativa depois de trabalhar 12h por dia...concordo consigo em parte e até com a Rita mas reitero NÃO é para a sociedade em geral
@@TheDanceact o maior problema é a ignorância... Quantos compram grelhadores xpto da Weber por 500 euros, e depois metem bifes a grelhar do lidl, que custaram menos de um euro. Vão beber cafezinho todo o santo dia "porque é barato", e depois reclamam que a vida está má. Miséria e pobreza são duas coisas distintas. O português infelizmente nunca aprendeu que cada cêntimo pode fazer a diferença, e acaba por gastar o que tem sem dar conta...
@@pacithapis sem duvida, bem dito, também os há que são vegan e depois vão fazer lixo para as reservas naturais...há de tudo neste mundo o que faz falta mesmo é consciência social em todos os níveis
Ja fui vegana e deixei d o ser ,por estar anemica precisava d protaina animal....amo animais e odeio este tipp d gente q derepente s acham os iluminados desta vida....pedem respeito pelos animais e depois nao respeitam o seu semelhante.....adoro a Actriz Rita Blanco mas acho q como uma pessoa esta a bater mal....deve d ser por nao comer carne.Dizem q nao obrigam ninguem mas s pudessem obrigariam.Ja conheci duas pessoas c alimentacao vegana c cancro.Nada é tao literal,devemos consumir menos, eu propria como pouca ,mas nao sou fundamentalista em nada.
Bravo! também já fui vegetariano e entretanto entendi que nem tudo é tão linear como fazem crer. Não só no que diz respeito à saúde mas também no que diz respeito ao ambiente
@Rita Cruz la esta mais uma resposta facciosa,e q acha q os nossos antepasados eram todos estúpidos e q comer carne é o mal da humanidade. Eu nao defendo q se coma carne como s nao existisse outra coisa.o q defendo é a dieta mediterrânea, tal e qual como muitos a defendem,c dias sem carne mas ainda assim c carne.Relativamemte a dizer q a culpa foi minha você nao sabe as razões, e mesmo nas gravidezes q tive s nao tivesse ingerido carne ficava mal e mesmo assim tive q tomar suplementos d ferro,porque o meu organismo não assimila o ferro da maneira q deveria.você é uma iluminda q sabe mais d q os medicos q me seguiram, o meu corpo na gravidez pedia me carne. Para alem disso s referiu q a alimentação vegana previne doencas e as pode prevenir entao por essa ordem d ideias porque razao em tantos casos isso n é verdade?e quando assim n é e as pessoas morrem e padecem d tantas outras doenças (informe se)como culpar a dieta mediterranea dessas maleitas e não outras condicionantes?Isto é valido p os dois tipos d alimentação. Nao me chame ignorante por n concordar consigo, eu respeito todas as maneiras d viver e se nao respeita a minha temos pena.
@@susanaferreira4208 muita coragem. Lamentamo que no passado a experiência não tenha corrido bem, mas também sabemos que existem muitos casos vivos e saudáveis que provam que é mais do que possível. Caso queira consultar uma profissional de nutrição que já esteja contextualizada com a alimentação vegetariana, pode consultar alguns contactos aqui. desafiovegetariano.com/nutricionistas_portugueses Não hesite em inscrever-se gratuitamente no Desafio Vegetariano para receber mais informação e receitas gratuitas no seu e-mail. :) Um bem haja!
@Rita Cruz gostam tanto dos animais que acabam com eles, ou vão passar a levar para casa várias vaquinhas e porcos para alimentarem até serem bem velhinhos e morrerem como pets? é que para os manter n custa o mesmo que ter um cão!! boa sorte, faça isso, ou então simplesmente vão deixar de existir.
E por tu teres sido, são todos? 😂😂😂 Que estupidez de comentário. Não como carne há 6 anos e nunca tive qualquer problema. E quem vista de animais, não os come, ponto. Grande Rita, que não passa paninhos na cabecinha de quem não gosta de ouvir as verdades, não estivesse ela a falar para adultos. 👍
Penso que não sou o único, e penso que somos muitos outros (a maioria) que estamos fartos de vegans a tentar convencer os outros a não comer carne. Não estava à espera de mais uma vez levar com um atestado de incompetência, insinuação de falta de educação ou mesmo falta de cultura por uma opção pessoal consciente. Na minha opinião, não me interessa se é atriz, conhecida ou seja o que for. É só mais uma opinião de alguém que se acha iluminado. Chamo a isto, arrogância inconsciente. Também me parece importante que não se crie uma opinião sobre um documentário que pode ser obviamente manipulado, basta ser escrito por um vegan e acredito que dar o direito ao contraditório é sinal de inteligência, coisa que a Rita não sabe fazer.
Se tentares ver para além da pessoa, e do seu carater, ficas apenas com a mensagem que ela trouxe. E isso sim, chateia. Chateia-te saber que é verdade o que ouviste. Esquece o veganismo. Foca-te no que A Rita defende. Um mundo mais justo para todos e todas, independentemente da especie. Perdes o privilégio de comer animais, que te dá imenso prazer. A tua vida fica mais complicada. Mss esse é o custo de lutar por um mundo melhor todos os dias. O resto, é ruído.
@@guga7 Na verdade, ninguém te impõem nada. Continuas a ser livre de comer o que quiseres. E liberdade é a palavra chave aqui. Do ponto de vista das vítimas das tuas escolhas, podes ser de facto considerado como opressor. Sei que estas palavras - criminoso, extremista, fundamentalista, opressor - causam desconforto e parecem absurdas, mas a verdade é que se nos questionarmos verdadeiramente sobre as consequências das nossas escolhas, a coisa fica feia e de facto negamos a liberdade a outros porque achamos que temos a liberdade de escolher o que quisermos, só porque podemos. Se sentes algum tipo de julgamento, é porque esta questão não é sobre dietas ou escolhas alimentares por si só, mas sim um questão de justiça social. Não te posso dizer que deves ou não optar por uma ou outra causa, mas pelo menos, o que podemos todos fazer é não ser os responsáveis por financiar tanto sofrimento com as nossa escolhas diárias. As vezes não percebo porque existe tanta resistência a esta ideia. Parece me bastante justa.
ha muitas outras opções de vida, na alimentação, nas escolhas politicas, nos valores e ideais. Comer carne não significa que és apoiante de touradas ou de matadouros sem condições. Para lutar por um mundo melhor primeiro é necessário entender onde se vive e como funcionam as coisas, tanto a nível cultural como no impacto económico que pensamentos ridículos como estes podem trazer. E a mim não me chateia nada ouvir as verdades. Ha verdades muito piores e além disso parece-me uma mensagem obvia, é a unica razão porque não é falada mais vezes. Todos sabemos que ha crianças a morrer à fome em Africa mas não andamos todos a ir para o trabalho de manha a pensar nisso.
@@CristianoMourato acho que tens razão, o meu problema é mais com estas personagens que gostam de confrontar e provocar com tirania e arrogância, do que propriamente com a legitimidade ou não das suas escolhas.
Não sei o que vocês entendem por ser vivos, mas pelos visto apenas animais o são... voltem para a escola e tentem aprender o que é um ser vivo e BIOLOGIA.... apenas animais sofrem? 🤔 para as pessoas comuns apenas os seres vivos que expressam dor, sentem dor 🤦♂️🤷♂️.... Só vejo ignorantes a falar sobre coisas de que não sabem ou estudam e por consequência se criam mais ignorantes. Mas lá está é a minha opinião sem querer ser ofensivo ou apontar dedos. Acho bem se lute pelos direitos... mas primeiro estudem e tentem entender o que é um ser vivo...
Há cerca de umas 7 características que validam o conceito de "vida". Não percebi se o seu comentário era na onda de invalidar o veganismo por que as plantas também são seres vivos ou se foi outro objetivo? Pode explicar melhor?
@@inesafonso9591 eu não tinha a intenção de invalidar o veganismo mas sim as plantas são seres vivos. Apartir desde conceito acho que pode tirar as suas próprias conclusões. Talvez tenha sido um pouco " filosófico". Mas para mim não há diferença entre a vida de um animal e a vida de uma planta seja ela qual for. Dou tanto significado uma planta como a uma vaca por exemplo. Acho que é errado dar mais significado a 1 ser vivo que a outro. Mas é a minha perspetiva, não quis de todo ofender ninguém. E não tenho nenhuma causa, não sou vegan nem naturalista ou hippie ou nada. Sou apenas uma pessoa normal que tem a sua opinião
Simplesmente acho que não é genuíno chamar os outros de estúpidos ou idiotas porque comem carne ( que provem de um ser vivo que é capaz de expressar dor e por isso já lhe da pena e coitadinho não é) e depois as plantas não lhe interessa ou lhe dá pena de as comer ou de as tirar da terra e por consequência as matar ( mas como estas já não expressão dor como um animal comum, as pessoas já não lhe interessa chorar por elas ou fazer uma causa para parar de comer plantas e legumes.... ) acho hipócrita pessoas que dão mais importância a 1 ser vivo do que a outro apenas isso
@@marcelopais7043 A questão aqui da Rita Blanco não é essa (a meu ver). Consumo carne algumas vezes por semana e sei que é errado comer com tanta regularidade face os problemas ambientais e até a nível de saúde que estão em cima da mesa. Eu sei, no entanto, eu como e assumo-me como parva por não mudar de uma vez. Outro problema que a Rita fala é a forma como estes animais são tratados até à morte para consumo. É algo desrespeitoso para a vida de qualquer ser vivo e que vai contra toda a vivência incutida no seu código genético e isto é tudo devido à produção em massa de carne, coisa que só pode ser alterada se cada um de nós fizer a escolha correta. Eu como, e como disse assumo-me estúpida por ter a oportunidade de estar informada e de não mudar. Quem ainda não chegou ao patamar de não se assumir como estúpido perante o comodismo de uma alimentação assim...bem...ainda é uma pessoa mais ignorante que eu.
Eu comecei por deixar de comer porco e vaca e só 4 anos depois deixei de comer aves e peixe (embora peixe ainda coma nas férias). E uma pessoa vive bem com: arranjamos outras goluseimas. É tudo uma questão de hábito e é possível mudar gradualmente.
Também vi o documentário "What the health" e podemos ver os problemas da agropecuária, desde a sobreexploração, ao uso de Posilac e outros hormônios que causam cancro, a poluição causada pela indústria e os maus tratos a animais nas condições inóspitas que vivem.
Sugiro também o visionamento do "Earthlings", é chocante a forma como esta indústria é letal para o planeta e ainda assim sustentamos esta indústria.
Rita Blanco é uma mulher real, sem artifícios, hipocrisia, floreados, sem maquilhagem, sem papas na língua, sem medo de ser persona non grata nem necessidade de agradar a quem quer que seja. Isso faz dela uma mulher livre, e as pessoas têm medo de mulheres reais e livres. Faz dela também uma grande atriz, a maior e melhor em Portugal.
Rita obrigada... Obrigada... Só isto ADOROTE ADORO a tua cabeça a tua maneira de pensar e a tua frontalidade... N sabes falar???? Esse coracao fala tudo
Parabéns Rita por falar dos leitoes e da gula do ser humano...
Alguém que defenda a tua raça
Já marchava
Não dá para não adorar a Rita Blanco, mas não é uma entrevistada fácil e o Unas fez um grande trabalho
Fez o que pode!! Normalmente as boas entrevistas deste canal, são aquelas em que o entrevistado é realmente interessante e de certa forma conduz a entrevista sozinho... não acho que o Unas fez um bom trabalho, dá a sensação de desconforto constante, nota-se que não tem nada com que se identifique com a Rita Blanco, passou a entrevista toda a desculpar-se, desviou temas de conversas super interessantes, porque, ou não convém falar, ou não tem interesse pelo tema e tenta sempre arrastar para temas com os quais se sinta confortável... durante a entrevista foi cortando a Rita Blanco com perguntas dos patronos sempre que a conversa lhe fugia do controlo... eu entendo que o programa como ele sempre defende, não é preparado e coisa e tal, tudo improvisação, e ainda bem que já acabou com a conversa do "Tens que ir à Índia!", mas se é assim tem de haver uma estratégia e estar preparado para tudo, esteve sempre no limite da explosão, nisso controlou-se e foi o melhor que fez, e mesmo assim, fez o que pode, ninguém é perfeito nem o "LORD" EHEHEHEHEEH !!!
Concordo
Ainda não estreou e já sei que vou gostar. Rita Blanco rocks 🤘
Sugiro o documentário "Dominion" . Um verdadeiro apelo ao resgate da empatia
Ainda hoje ouço os gritos de ajuda dos animais quando vejo os seus cadáveres à venda ou à mesa. Nunca mais fui o mesmo após esse documentário, mudou completamente a minha vida e fez-me perceber que o meu dever moral não acaba ao tornar-me vegan, é também acelerar a mudança, falar por estes seres sem voz e tentar reduzir ao máximo a quantidade de sofrimento e morte, mostrando aos que me rodeiam a realidade da indústria escondida da "carne".
@@zecazz4013 infelizmente a parte mais difícil não é a nossa reeducação alimentar mas transmitir isso aos outros da melhor forma..😏
- Olha sabes o que é que é o TikTok?
- Não.
- Tu tens uma filha de quantos anos?
- 21. Mas não é atrasada mental, atenção!
#QueenRitaBlanco 🤟🏼👑👑👑💣💣
Toda a intrevista foi cheia desses momentos, comentários extremamente destrotivos relativamente a um tema e depois uma desculpa que não sabe o que é ou um "mas eu não me meto nisso". No caso do tiktok depois diz que pensa que é uma dança...
Queen porque?!
@@PedroSilva-ph5jf rainha da ignorância, estupidez, altivez sem sentido e mandar coisas a baixo só pq é mainstream, parece aqueles putos de 16 anos que "uh sou bué alternativo e cool pq só oiça música que ng conheço" :D
"...esquerda caviar.... não entres por aí, amigo...."
ahahahahah...
Venha a 3ª parte
Concordo completamente com o que esta grande senhora diz, estranho é pessoas como ela serem vistas de maneira diferente e rotuladas como esquisitas.... Como conseguimos ser indiferentes ao sofrimento do outro....
Achei que não era possível gostar mais deste ser... Estava enganada! ❤️
Tudo tão verdade......partilho de igual forma e com a mesma intensidade destes pontos de vista
Brilhante Rita Blanco!
Já era fã mas ainda fiquei mais. Adoro
Grande Senhora.... parabens...precisamos de mais Ritas!
'sacar' a rita blanco deve ser a equação mais complicada que existe
Meeeeeeem 😂 snoooop doooog
Mas que grande conversa! Que grande entrevistada! Fico curioso para assistir a uma conversa entre Rita Blanco e Ljubomir Stanisic. Pode ser que um dia aconteça... Abraço.
Gostava de esclarecer algumas coisas, apenas por rigor científico.
O ser humano é omnívoro, e o consumo de proteína animal é obrigatório para as necessidades básicas da espécie, o mesmo se vê em todos os outros mamíferos atraves da amamentação.
A proteina animal foi fundamental para o salto evolutivo da nossa espécie e para nos permitir a adaptação a vários meios distintos e a sobrevivência ate aos dias de hoje.
Contudo, nao posso deixar de estar de acordo em certos pontos do veganisno: o consumo exagerado de carne dos dias de hoje e a falta de dignidade no abate animal.
Devemos reduzir o consumo de carne urgentemente. Assim comeriamos de forma mais diversificada (dai sermos omnivoros) e evitavamos a superprodução de carne que acarreta obrigatoriamente perigos ao ambiente (claro que isto leva a outro tema de conversa como o da sobrepopulacao levar a mais necessidade de produção mas isso sao outros 500). Alem disso, a meu ver é igualmente importante matarmos os animais de forma digna e deixar que estes cresçam naturalmente sem rações sintéticas. Assim fazem todos os outros consumidores de carne: deixam a presa viver livremente e so matam em caso de alimentação ou defesa. A relação presa-predador é uma relação natural, e retirar a presa ao predador consta, segundo as organizações internacionais, como ofensa ao bem estar animal.
O ser humano precisa da proteina animal, mas nao nestas quantidades nem nesta falta de dignidade para com o animal.
Percebo a atitude da Senhora Rita e de todos os vegans/vegetarianos/simpatizantes, revelam um grande amor pelas outras espécies e uma humanidade incrível. Contudo, nao podemos cair em extremismos sem fundamento como querer evitar a 100% a proteina animal, afirmar que a carne faz mal, que nao é necessária. Posso dar aqui um exemplo de um composto essencial que so existe em animais como a vitamina B12, essencial nos nossos processos de digestão. Vegans devem suplementar-se com este composto (de laboratório neste caso) para evitar desenvolver complicações (acidose metabolica)
Portanto amigos vegans, o que faz mal é a carne cheia de químicos e a quantidade absurda que ingerimos hoje, nao a carne em si.
Aos amigos “carnivoros” lembrem-se que somos omnivoros, pelo que umas refeições vegans durante a semana sao bem vindas e so contribuem para a nossa saude.
E ja agora, se sobrevivemos estes anos todos enquanto espécie gracas a proteina animal, o minimo que podemos fazer é tratar os animais com dignidade e como todas as espécies o fazem: alimentação e proteção.
Obrigado por trazeres sempre convidados tao interessantes e defensores de causas nobres
Excelente conversa e excelente convidada
@@deuteros Só porque não, ou tem aí alguns artigos científicos na gaveta, alguma coisa palpável e meta-analisada? Qualquer coisa por onde qualquer discussão deveria começar, ao invés de se atirarem opiniões não fundamentadas para o ar.
Filipe A. Olá.
Gostaria de ler esse tal artigo e todo o estudo por detrás.
Procurei nos comentários e não encontrei. Poderia mandar-me, por favor? Já agora, encontrou alguma fonte alternativa à carne para obter a vitamina B12 (exemplo que dei)?
Rui Domingues infelizmente é o que mais acontece nos “veganistas de internet”. Negarem a evidência científica com base em mentiras repetidas que passam por verdades como “ha artigos que o dizem”. Recomendo a leitura de artigos sobre este tema no pubmed (motor de artigos medicos) e para os mais curiosos, ja que o saber nao ocupa lugar, pesquisarem um pouco de Quimica Biológica para entenderem o porque de certos compostos nao existirem nas plantas e o quão importantes alguns destes são para as funções do nosso organismo. Se não fosse necessaria a proteina animal, nao seria necessário o bebe mamar por exemplo
E claramente ha artigos que dizem que a proteina animal nao é necessária. Li alguns deles e realmente como disse, nao é necessária nas quantidades absurdas que ingerimos. Bastava muito menos. E para aqueles que ja se soltaram do “importa ou não importa” e ja perceberam que devemos comer de tudo em proporções certas, recomendo o documentário que fez a Senhora Rita tornar-se vegan. Talvez ai percebam que temos de nos unir na dignidade da morte animal bem como da vida. Os nossos antepassados caçavam animais “livres”. porque nao fazer o mesmo?
Filipe A. (Espero que esteja a ser acompanhado por um medico que lhe diga quanto desse leite tem de beber para ter os níveis em dia)
Hoje temos tecnologia para mimetizar (com alguma exatidao) ou extrair compostos químicos. A sua necessidade de beber leite enriquecido revela que nos somos naturalmente consumidores de carne (nao carnivoros mas consumidores). Pelo que, por respeito à condição de espécie, devemos manter-nos assim. A vitamina B12 é so um exemplo. O futuro nao pode passar por suplementação dos alimentos com produtos químicos quando a nossa natureza exige o consumo de carne. Alem disso, nao somos nós infelizmente que fazemos as regras do mundo, temos uma posição específica na cadeia trofica e o equilíbrio da biodiversidade depende dela.
Estamos a desequilibrar o mundo com o consumo excessivo de carne, mas o consumo em 0 também levaria a desequilibro.
A solução está realmente em comportarmo-nos como espécie que somos: consumir apenas a carne necessária e matar animais apenas para alimentação e proteção (ja agora tourada/circo/zoos devia ser tudo proibido). Alias a regulação do numero de cada espécie evoluiu com base nestas relações interespecie: mais alimento leva a maior reprodução, menos alimento menor reprodução. O ser humano nao esta a saber comer apenas o necessário, dai a sobrepopulacao.
Eu percebo e honro a causa vegan, agora as decisões tem de ser olhadas do ponto de vista da ciência e do longo prazo. Se todos fossemos vegans iamos daqui a uns anos estar exatamente na situação de saude que estamos agora. Aconteceria o seguinte: aumento do numero de vacas -> menor numero de terra disponível para lavrar em qualidade (ja que as vacas precisariam de comer e iamos perder essas terras de possível cultivo para as vacas comerem)-> produção de terra artificial-> uso excessivo de produtos-> comida cancerígena (tal como a carne de hoje em dia)
A solução é mesmo fazer o que nos compete enquanto especie: manter a estabilidade da bioesfera, consumindo carne moderadamente, refeições vegans moderadamente, doces moderadamente, salgados, tudo. Somos omnivoros, e o ambiente necessita de nos. Estamos a dar cabo de tudo. Paremos com os extremismos e vamos remar para o que os nossos antepassados fizeram durante anos, e que lhes permitiu sobreviver milhares de anos. A era das fábricas e tecnologias tem 100 anos. Preve-se o fim da agua em 2050. Nem 150 anos aguentamos nesta era de produção dado à nossa gula e ganância.
(Ja agora estou a gostar muito desta troca de argumentos, sinto que estamos
ambos a entender o ponto de vista de cada um)
Muito boa a entrevista! que venham mais entrevistas com pessoas assim
Rita Blanco, cada vez mais gosto de ti!!!
O Manuel Cruz era um grande convidado 🙂🎶
Tem toda a razão, o porco e o animal mais inteligente, coisa que pouca gente sabe!
Adorei.
Amo-te tanto, Rita!
Que mulher incrível!
"tem 21 anos mas não é atrasada mental". "ah, eu sou o rei dos atrasados mentais" - priceless xD
Eu vivo na Holanda e tornei-me vegan porque o governo apoia e mostram a realidade as pessoas
Vamos lá chegar. Mais tarde, como sempre
"esquerda caviar" ahahah muito bom
Uma grande mulher caraças!!
Brilhante Rita. 🙏
Roma não se fez num dia, Alimentação consciente!
Muito bem, Rita.
Isto é tão simples como isto, imaginem que esta conversa tivesse existido em off Record. Uma simples conversa entre amigos em que um deles tentou alertar para um problema que todos sabem que existe mas que nós conscientemente ignoramos. No dia seguinte a pessoa que até ficou mais sensibilizado com a realidade que não é nova põe no Instagram uns vídeos de um restaurante com a família a comer carne e deliciar se com o sabor e o prazer . É muito isto, podes falar , tentar que exista mais compaixão mas tu não mudas nada só porque sim, tens que ser muito forte porque se não entra por um ouvido e sai pelo outro.
Compreendo a frustração. Até que a pessoa realmente interiorize porque tem de mudar, não vai mudar. O último "click" tem de ser dela. Mas o nosso papel não é em vão. Toda a informação e estímulo externo é mais um degrau psicológico em quem nos ouve, e um passo mais perto da mudança. Não desistam de alterar
Grande conversa!! E por falar em grandes conversas que tal levar ao Maluco Vergílio Castelo? Senhor com os mais diversos trabalhos e o qual admiro muito.
Alguém disse assim..." Os cães de santo tirso tda a gente quer levar para casa e tem pena deles, entre outros . Então e os velhinhos mal tratados no lar e abandonados pela família ninguém os quer levar para casa?
Lol la vem a velha cena de misturar assuntos. Portanto a pessoa defende os cães/gatos quer dizer que já não gosta e já não defende os velhinhos...
@@CindySilvaMaia pois lá está é isso mesmo, são assuntos diferentes, mas com importâncias diferentes na sociedade
Quem faz esse tipo de comentários tem apenas um pirolito a viver no cérebro e na maioria das vezes não mexe uma palha para fazer o que quer que seja para mudar ou ajudar a sociedade ou o planeta em que vive. E a importância que dá aos velhinhos abandonados no lar é tanta que em vez de fazer alguma coisa quanto a isso resolve implicar com quem tenta fazer voluntariamente a sua parte nas causas em que acredita. Não misturemos alhos com bugalhos. Começa por "ti" fazeres alguma coisa. Nós vivemos em sociedade mas temos voz própria e vontade própria para nos fazermos ouvir e lutar por causas em que acreditamos. E mais, quem faz esse tipo de comentários, normalmente é movido pela preguiça de pensar e pelo ódio mesquinho de achar que tem o direito de opinar sobre aquilo que move os outros, quando na realidade a sua inércia não lhe permite mais. A sociedade somos nós. Queres ser ouvida em alguma coisa, mexe-te, faz, anda, corre... mas não percas tempo a olhar para aquilo que o outro faz.
Olá @Carina !
As coisas até estão todas interligadas hoje em dia.
Uma alimentação vegetariana também é uma atitude solidária para com as pessoas, crianças e velhinhos.
Pode descobrir mais informações sobre este assunto aqui:
desafiovegetariano.com/pela_fome
Se tiver interesse, pode também inscrever-se gratuitamente no site no Desafio Vegetariano e receberá muitas receitas de versões de origem vegetal de vários dos pratos a que já estamos habituados na nossa cozinha tradicional. :D
Um bem haja e obrigada!
Quem disse essa brilhante frase, que fosse buscar os velhinhos, em vez de perder tempo a reclamar de quem foi buscar os cãezinhos. 😉😉😉
As "pessoa boas" preferem as pessoas más. Por isso que o mal nunca acaba
Adorava ver um episódio do Maluco Beleza com o Rafael Pinto, o autor do "Saúde e Fitness Vegan" e youtuber... Acho que também ias gostar de ler o livro, Unas!
Grande Rita!
Vivi muitos anos na serra algarvia. Vou tentar acompanhar o projeto da Rita Blanco!
Claro que não se podem ridicularizar opiniões e Rita tem todo o direito em ter a sua opinião e defender aquilo que acha correcto. Não obriga nem pode obrigar, mas era bom também respeitar de uma forma mais elegante quem não pensa da mesma forma e não querer fazer de quem come carne e peixe, um ser criminoso. Querer mudar o mundo por se defenderam causas e menosprezar quem não concorda com veganismo e não pensa da mesma forma, isso sim é hipocrisia e falta de respeito. Pelo menos folgo em saber quem até aos 57 anos de idade comia carne e "adorava"!.
Olá Luis!
Concordamos muito com a sua postura e também não cremos que devamos menosprezar os outros.
Por isso, criámos o Desafio Vegetariano, de inscrição gratuita, para que possa receber receitas e experimentar os mesmos sabores, mas confeccionadas com outros ingredientes. :)
Caso tenha interesse, pode inscrever-se gratuitamente aqui:
desafiovegetariano.com/inscricoes
Um bem haja e obrigada!
@@desafiovegetarianopt Ola viva! Obrigado pelo desafio, eu próprio também sou apreciador, confesso que não tanto pelas causas, movimentos ou qualquer tipo de repúdio a alimentos de origem animal ( Até porque também consumo ), mas porque genuinamente gosto muito de comida vegan. Interessante o vosso projecto.
@@deuteros Eu não disse que "eu" não concordava, respeito quem é. O contrário é que parece por vezes não acontecer e a extrema necessidade de forçar "quem" não concorda com veganismo parece-me excessiva, especialmente se argumentação for feita da mesma forma que a convidada do programa o fez. Só isso.
@@deuteros Não será o meu caso, portanto não sinto necessidade de ter uma resposta para si. Bom dia.
@@deuteros Não, apenas não pretendo perder tempo em trocar ideias com crianças imberbes que têm a necessidade de responder insaciavelmente, tóxicamente e em tom provocador a todos os comentários das pessoas que diferem do seu ponto de vista, como o senhor está a fazer neste caso. E eu nem nunca disse que não me interessava pela causa, o que seria se assim fosse. O que você está a fazer é apenas confirmar a minha opinião de que há algumas pessoas que prestam um péssimo e histérico exemplo a quem defende a sua. Apesar dos 30 mil comentários às pessoas que o senhor já fez a este contéudo, tem ainda tantos comentários em que voce não fez reply, vá chatear outro pode ser?.. E não precisa responder, alias faço um apelo a sua sensatez e até agradeço que não o faça, apenas não dê continuidade a esta thread e não responda mais que eu vou fazer o mesmo. Bom dia.
Opa esta mulher está assim a um outro nível
31:08 ahahahah a catota do Unas
❤❤❤❤❤❤❤
A Associação de caçadores cedeu a sala..... hahahahaha
Maior ironia não existe...
Ou hipocrisia
@@marxcapitalistadk4845 É só garganta.
@@deuteros Não disse isso, mas um pouquinho de coerência não lhes ficava mal.
@@deuteros Acho, genuinamente, que o debate de como tratar os animais quando estão nos processos de fabricação de alimento é bom e legítimo. No entanto, o veganismo, que está intimamente conectado com o ambientalismo, tornou-se numa pauta totalmente política que vai muito além do mero "reduzir o sofrimento animal". Tornou-se num moralismo completo, em que os tais veganos acham-se moralmente superiores por não comerem carne e variados e querem a todo o custo que os outros sigam esse estilo de vida. Fazem com que os outros se sintam mal por comer carne, quando esse sentimento não tem que existir. A Rita Blanco é só um exemplo deste tipo de pessoa.
Concordo com tudo o que a Rita Blanco diz.
Isto vai ficar gravado para poder ver mais tarde?
Sim :)
Sobre os animais, é isto mesmo!
#GOVEGAN 💚
Gostava de perceber o que é o que Unas disse no final que a Rita não gostou muito 🤔 não consigo ...
ele disse "esquerda caviar". acho que foi esse comentário
@@tiagosantos3400 Obrigado 🙏
Crime são pessoas com influência a defenderem causas às quais nem sequer pesquisam minimamente
Olá Miguel! :)
Infelizmente, muitos de nós fomos ensinados a aceitar algumas coisas como dados adquiridos e perdeos essa vontade de pesquisar e descobrirmos para tirarmos as nossas próprias conclusões.
Se quiser saber mais sobre alguns dos assuntos, com as devidas fontes, pode consultar aqui algumas das motivações que levam as pessoas a mudar a sua alimentação para uma vertente mais de origem vegetal, independentemente se eliminam totalmente o consumo de produtos de origem animal ou não. :)
desafiovegetariano.com/porque
Se tiver interesse, pode também inscrever-se gratuitamente no site no Desafio Vegetariano e receberá muitas receitas de versões de origem vegetal de vários dos pratos a que já estamos habituados na nossa cozinha tradicional. :D
Um bem haja e obrigada!
Vinho Vegan e bom para a Rita Blanco. Ribafreixo (perto da Vidigueira). Certificado Vegan.
Grande Rita - Parte 2
33:44 o que o rui unas foi dizer hahahaha. Momento talvez mais cringe do MB
"Esquerda caviar" xD
3/3 para quando?
Serei o único a achar que a Rita está com um discurso super negativo, arrogante e depressivo?! É uma atriz fantástica, e já tinha ouvido uma ou outra entrevista dela e sempre gostei desse seu lado mais rebelde. Mas parece-me que está a exagerar e acaba por se tornar demasiado forçado e sem interesse. E atenção, não digo isto por causa das referências ao veganismo. Já não tinha gostado da postura na Parte 1 da entrevista e nesta Parte 2 não houve grandes melhorias. Abraço ao Rui e obrigado por este projeto :)
Provavelmente não será o único mas eu gostava que fosse... seria um bom indicador... A tal fé na humanidade!
Completamente de acordo! Uma desilusão.
Arrogante. Preconceituosa. Radical. Triste. Disfarçada num discurso meio tontinho, apesar de ser uma extraordinária actriz.
Não será o único, mas dos poucos.
Pior só a entrevista com a Sónia Tavares.
@@guga7 , sem dúvida. De todas as conversas do Maluco Beleza essa foi a única a que desisti a meio. Absolutamente intragável.
O que é que aconteceria ao mundo se toda a gente virasse vegan?
@@deuteros Concordo. E o que aconteceria com as nossas florestas e solos?
A maior parte dos solos agrícolas são usados para produzir comida para animais que vão ser consumidos por humanos. Nas últimas décadas o consumo de carne quase triplicou. A cada duas semanas matam-se tantos animais quanto pessoas há no mundo. A maioria da produção de soja em todo o mundo serve para alimentar estes animais, e não os humanos. Os humanos comem muito menos quilos de comida que uma "cabeça de gado". Tudo isto são dados verificáveis. E o veganismo é que vai destruir o planeta?
@@beatrizgramos obrigada pela resposta 💫
@@ISTOOKE de nada! Obrigada :)
7:27 «What The Health»
www.scimed.pt/geral/documentario-what-the-health-analise-critica/
O equilíbrio é muito complicado. Extremismo nunca ajuda a humanidade nem o ambiente. Pensem bem onde iriamos arranjar comida e roupa para todos, se todos fossemos vegan? Temos de tentar dar o nosso melhor olhando à nossa volta e não entrar em extremismos.
Hummm... Deixa-me pensar... Plantas?
Sabes que a maioria, neste momento, é para alimentar animais, certo?
Grande entrevista. #govegan
"Para a vaca dar o leite o bezerro tem de ser morto"...nossa senhora...esta pessoa nao sabe mesmo do que está a falar....
Podem haver excepções em que o macho não é morto, o que não torna o processo moral. Mas na maioria dos casos, na indústria intensiva dos Laticínios, na Europa, América, etc.. Sim, os machos são mortos à nascença, uma vez que representam "produto inútil" que nunca irá gerar leite. As crias são separadas das suas mães, gravidez após gravidez (uma média de 5 vezes em 5 anos), deixando a mãe em estado de sofrimento psicológico, fazendo o "luto" e "chorando", muitas vezes, durante semanas. A fertilização é conseguida através de inseminação forçada, através da introdução do braço humano no ânus da vaca (está está imobilizada para que não se consiga revoltar) e posterior introdução do semen do macho (também adquirido à força) na vagina, através de um aparato comummente apelidado de rape wrack. Durante as últimas gravidezes a vaca pode já não ter forças para se suster, sendo suportada por uma estrutura própria, que basicamente a mantém viva (ou consciente) enquanto todos os tubos necessários lhe continuam a sugar a excreção "necessária", que não tanto queremos, o "produto" final pelo qual pagaremos, o que deveria alimentar os seus filhos. A paga final que damos a este ser, que usamos sem qualquer tipo de dignidade e obrigamos a enfrentar uma vida que não desejaríamos ao nosso pior inimigo, é um tiro na cabeça, seguido de uma facada na garganta, enquanto o animal pende com preso por uma perna, sufocando no próprio sangue. Isto é a realidade na grande maioria dos casos.
Acho que és tu que não estás informado acontece o mesmo nas aves se nascem machos são mortos. Cultiva te
@@beneditomatias3849 Alguma vez foi mencionado as aves? Eu falei sequer disso? Eu comentei exclusivamente o que a senhora falou e falei com conhecimento de facto, agora se o senhor nao gostou do que ouviu é outra historia.
@@YaaqobhTV com todo o respeito, se "conhecimento de facto" é "conheço um familiar ou não sei quem que tem uma quinta em que tal não acontece", deixe-me dizer-lhe que, número um, o seu caso é uma minoria, número dois, mesmo no seu caso, desconfio que a vaca pardieira não nutre de amores pela situação em que se encontra nem porque quem a usa e, desculpe a expressão, viola.
começou!
que lufada de ar fresco :)
Para uma vaca dar leite, tem que se matar o vitelo? Desde quando? Eu em miúdo tirei leite de cabras, para fazer queijo fresco caseiro e nunca se matou ninguém..
A tua experiência tem tanto valor como a experiencia da Rita. Mas, dá uma olhadela no video "Dairy is Scary" th-cam.com/video/UcN7SGGoCNI/w-d-xo.html
Cristiano Mourato obrigado pelo conselho..
Pesquisa mais.
Ana Torres as crias não têm que ser afastadas. Simplesmente fazem isso para poderem aproveitar mais leite, mas hoje em dia já existem técnicas para permitir que a cria tenha o leite que precisa e os produtores também aproveitarem ao máximo..
Só mais uma coisa.. por acaso sabes como é que é confecionado o leite não de origem animal? É que se calhar faz te mil vezes pior...
@@JoaoOliveira-oe9kk não bebo leite de nenhumas formas, não é necessário nem faz qualquer falta ao corpo humano depois dos 4 anos de idade. Outra, essa seria uma situação de filme de princesas. Dado que a produção tem de ser rápida, eles engravidam a vaca vezes sem conta por anos e anos em condições desumanas. Portanto com bezerro ou sem bezerro o estrago é o mesmo
Alguém reparou na ranhoca do Unas aos 31:10? xD Eheh
TOP
Aquela arrogância intelectual de quem faz de conta que não sabe o que são redes sociais e em que todos os "15 segundos" deveriam ser aproveitados pra ler um livro.
Quando se apercebe do quão arrogante está a ser, faz-se de tontinha!
Esta Rita Blanco é uma desilusão!
Tal e qual!!
"Tipo, hello??!! saiam das redes sociais e vejam este documentário faccioso que eu vi, seus criminosos."
Sem tirar nem pôr. Descreve na perfeição o que a Rita mostrou ao longo desta conversa. É pena, pois é efetivamente uma grande atriz.
@@manuelcosta6564 pode ser, mas é um contrate muito grande enquanto pessoa e caráter..
Exato! Já ela tão estudiosa nunca se apercebeu que o socialismo e comunismo só significam miséria ? Até pode ler mto, mas só lê merda.
😍
💚💚💚💚💚💚💚
Justificar-se sobre o facto de não ser arrogante só prova a sua arrogância. Acha-se um ser humano iluminado mas diz coisas como "vocês que comem carne e peixe são uns grandes criminosos"; "Não falo com os caçadores no dia da caça" (pessoas que a ajudaram)... escolhe actores não pelo talento, mas pelas suas escolhas políticas...enfim... A dar lições de moral pelos "erros" que a própria cometeu. Hipocrisia pura. Além de que ser vegan não é uma opção para todos. E o Rui meter uma cara triste e dizer que tem vergonha porque come carne, pois é muito sensível à causa, mas consciente da sua hipocrisia, também tem muito que se lhe diga.
Tanto choro.
Pois e, quando o oceano ja esta sem formas de vida...
Tanto choro.
Sara Alves bom argumento. Obrigada.
Anotherthez o que nada tem a ver com o que referi no comentário. Obrigada.
@@inesdiasmatos está ao nível dos seus. ✌️
Quando só os ricos podiam comer carne não era qualquer problema para o planeta. Agora que a maioria da população tem acesso à proteína animal, isso já é responsável pelas mudanças climáticas.
Porque é que todos os vegans querem obrigar quem come carne a deixar de a comer?
Não é obrigar!!! É ter consciência, ler, ver sobre o assunto. Depois pode comer mas em consciência.
@@giselapereira7577 Eu considero-me uma pessoa informada e como carne, contudo acho que o facto de quererem obrigar todos a não comer produtos animais só faz com que o oposto aconteça
Talvez porque o que está em questão é a tortura e a morte/vida de um animal.
Ao comer animais, prova que não é uma pessoa informada.
@@saraalves893 Prova-me que comer animais é errado, por favor.
Qual é a tua opinião Rita?
"Quem sou eu para opinar... Vamos lá a ver, não vamos por aí. Não quero sound fundamentalist... SO WHAT?"
És sóbria Rita. Obrigado
Estou totalmente de acordo com a Rita bando de hipócritas, uma pastilha na comida dos cãezinhos e gatitos acabava com esse sofrimento, eu gostava era que a Humanidade se trata se da cabecinha e cuida se dos seus mães abandonam filhos , pais violam filhas , até chegar aos cães vai mesmo demorar , quem me dera que o assunto animal fosse nos dias de hoje a prioridade , infelizmente não é. A cada 6 min morre uma criança de fome . O humano é mesmo a peste deste planeta .
Haveria certamente alimentos para todos neste mundo se nao se consumissem os outros Animais! Apenas mais uma industria horrivel a ser abolida... Pensar nisso sff.
Argumentos simplesmente absurdos... Eu estou cansado de ouvir-vos, com tanta, mas tanta merda.
Acho que viste outra entrevista.
@@misaelmartins8351 Bom dia chama se a isso liberdade , com respeito , mas liberdade .
@@anotherthez7598 bom dia não discordo consigo , apenas temos prioridades diferentes .
@@anotherthez7598 portanto a solução é acabar com as vacas e porcos etc...ou vais levar alguns para a tua casa e alimentá-los até serem bem velhinhos?
Cada um come o que quiser seja carne ou peixe ninguém tem nada a ver com isso agora Rita Blanco se já vives. te com uma leitora é porque não havia um leitão
Já criei e matei galinhas, cabras, ovelhas, porcos, vacas. Apesar de ver o sofrimento deles na hora da "faca" , nunca perdi o sono por isso.
É normal, mas que isso não seja uma desculpa para se faze algo errado. Vivemos num mundo onde nos dizem que é normal e necessário fazeres isso. Somos encorajados desde pequenos. Não desenvolveste e oprimiste qualquer sentimento de empatia por eles. Vai lá matar um cão a ver como te sentes.Qual é a diferença entre eles? podemos não sentir de igual forma as coisas, mas se temos a noção de que é errado, temos o dever de nos educar sobre a questão. É uma questão de justiça social. Independentemente do que sentes por eles, sabes que eles têm tanto direito de viver como tu. E no fundo, eles só querem viver em paz. cabe nos a nós deixarmos de ser opressores e lutar pela vida deles. Abraço. Que isto nos sirva a todos de inspiração para sermos melhores.
Rita, e pessoas em geral, façam o favor de, quando fizerem as vossas pesquisas, certifiquem-se que são fontes credíveis. Pela conversa, a Rita, deverá andar em foruns de opinão, pois parece-me que há muito disparate dito aqui no que diz respeito à alimentação.
Não, baseia-se em estudos, o que ela disse foram verdades e bem difíceis encarar! Tudo aparenta estar bem, quando vemos as roupas na loja e a carne no prato, mas por trás estão animais indefesos e CRIANÇAS a trabalhar quase 24horas. O que existe é muita ignorância e por cima disso políticos e mídia que põe "maquiagem" para parecer que está tudo bem.
@@marianafilipa424 arranjo te fácil dois estudos que dizem coisas opostas acerca da força gravitica. Para ti qual está certo? É a falta de conhecimento dentro das áreas que faz com que qq estudo seja válido...
@@miguelcarvalho3970 quem é que falou da força gravitica Miguel? Eu penso que tenho conhecimento quando já tive o privilégio (ou não) de assistir de perto casos em que a carne influenciou diretamente na saúde de alguém e/ou quando convivo diariamente com pessoas que trabalham em matadouros, ou até, Miguel, pessoas especializadas no assunto alimentação..... Anyways para não se ser ignorante não é preciso ser se ativista ou procurar muito pela matéria quando a mesma está claramente á nossa frente, boa noite ;)
@@marianafilipa424 boa noite!!
Como se fosse normal uma pessoa com uma dieta alimentar bem nutrida necessitar de suplementos em B12 e omegas...
PREACH a esta mulher
Vamos embora. Obrigado à equipa do maluco beleza
E quem fez o documentário? Nunca se questionou? 😂
Quero ser amigo da Rita.
eu compreendo e respeito todo este discurso Vegan e de compaixão para com os animais, mas questiono-me como será possível, se todos pensarmos assim, que muitas destas espécies de animais continuarem a existir. Estes animais deixam de ser "produzidos" para alimentação e apoio à agricultura, vamos passar a tratá-los todos como pets e tentar domesticá-los?? quais a pessoas que podem ter vacas, porcos, galinhas como quem tem cães? Alimentar vacas é barato? cavalos são mantidos como meio de transportes e recreativo, à vaca e ao porco fazes o quê? tens como tens um cão e um gato? num apartamento não deve ser possível..Ou basicamente como passariam a ser animais em vias de extinção iriam para um tipo de Zoo qualquer para se aprender sobre eles e poderem continuar a existir?? é que pelo que percebo estes animais n são propriamente animais que n precisem do homem para viver e continuar a existir.
Queremos o Chico Dicks
Queen!
Falar é bonito mas queria ver a Malta mais pobre, aqueles que a Rita falou na outra parte a ser Vegan...a alimentação vegan para ser equilibrada é muito mais dispendiosa, 100g de frutos secos são bem mais caros que 100g de carne, INFELIZMENTE não é para todos, na minha humilde opinião o veganismo não é para todos
Não acredito no que diz... Quem sabe cozinhar e comprar, não gasta mais dinheiro,se abdicar o consumo de produtos animais. Especialmente em Portugal, onde a variedade de frutas e legumes é predominante.
@@pacithapis não sou eu quem diz são os preços, a fruta ? Essa tá pela hora da morte...gostava de a ver alimentar uma criança a base de fruta é cozinha alternativa depois de trabalhar 12h por dia...concordo consigo em parte e até com a Rita mas reitero NÃO é para a sociedade em geral
@@TheDanceact o maior problema é a ignorância... Quantos compram grelhadores xpto da Weber por 500 euros, e depois metem bifes a grelhar do lidl, que custaram menos de um euro. Vão beber cafezinho todo o santo dia "porque é barato", e depois reclamam que a vida está má. Miséria e pobreza são duas coisas distintas. O português infelizmente nunca aprendeu que cada cêntimo pode fazer a diferença, e acaba por gastar o que tem sem dar conta...
@@pacithapis sem duvida, bem dito, também os há que são vegan e depois vão fazer lixo para as reservas naturais...há de tudo neste mundo o que faz falta mesmo é consciência social em todos os níveis
Frutas e vegetais são a base do veganismo, é do mais barato que há no supermercado.
Ja fui vegana e deixei d o ser ,por estar anemica precisava d protaina animal....amo animais e odeio este tipp d gente q derepente s acham os iluminados desta vida....pedem respeito pelos animais e depois nao respeitam o seu semelhante.....adoro a Actriz Rita Blanco mas acho q como uma pessoa esta a bater mal....deve d ser por nao comer carne.Dizem q nao obrigam ninguem mas s pudessem obrigariam.Ja conheci duas pessoas c alimentacao vegana c cancro.Nada é tao literal,devemos consumir menos, eu propria como pouca ,mas nao sou fundamentalista em nada.
Bravo! também já fui vegetariano e entretanto entendi que nem tudo é tão linear como fazem crer. Não só no que diz respeito à saúde mas também no que diz respeito ao ambiente
@Rita Cruz la esta mais uma resposta facciosa,e q acha q os nossos antepasados eram todos estúpidos e q comer carne é o mal da humanidade.
Eu nao defendo q se coma carne como s nao existisse outra coisa.o q defendo é a dieta mediterrânea, tal e qual como muitos a defendem,c dias sem carne mas ainda assim c carne.Relativamemte a dizer q a culpa foi minha você nao sabe as razões, e mesmo nas gravidezes q tive s nao tivesse ingerido carne ficava mal e mesmo assim tive q tomar suplementos d ferro,porque o meu organismo não assimila o ferro da maneira q deveria.você é uma iluminda q sabe mais d q os medicos q me seguiram, o meu corpo na gravidez pedia me carne.
Para alem disso s referiu q a alimentação vegana previne doencas e as pode prevenir entao por essa ordem d ideias porque razao em tantos casos isso n é verdade?e quando assim n é e as pessoas morrem e padecem d tantas outras doenças (informe se)como culpar a dieta mediterranea dessas maleitas e não outras condicionantes?Isto é valido p os dois tipos d alimentação.
Nao me chame ignorante por n concordar consigo, eu respeito todas as maneiras d viver e se nao respeita a minha temos pena.
@@susanaferreira4208 muita coragem.
Lamentamo que no passado a experiência não tenha corrido bem, mas também sabemos que existem muitos casos vivos e saudáveis que provam que é mais do que possível.
Caso queira consultar uma profissional de nutrição que já esteja contextualizada com a alimentação vegetariana, pode consultar alguns contactos aqui.
desafiovegetariano.com/nutricionistas_portugueses
Não hesite em inscrever-se gratuitamente no Desafio Vegetariano para receber mais informação e receitas gratuitas no seu e-mail. :)
Um bem haja!
@Rita Cruz gostam tanto dos animais que acabam com eles, ou vão passar a levar para casa várias vaquinhas e porcos para alimentarem até serem bem velhinhos e morrerem como pets? é que para os manter n custa o mesmo que ter um cão!! boa sorte, faça isso, ou então simplesmente vão deixar de existir.
E por tu teres sido, são todos? 😂😂😂 Que estupidez de comentário. Não como carne há 6 anos e nunca tive qualquer problema. E quem vista de animais, não os come, ponto. Grande Rita, que não passa paninhos na cabecinha de quem não gosta de ouvir as verdades, não estivesse ela a falar para adultos. 👍
Produtos animais no vinho??? Acho que é melhor parar de ver documentários conspirativos.....
www.cascawines.pt/pt/blog-do-enologo/vinho-vegan
nit.pt/comida/gourmet-e-vinhos/se-e-vegan-saiba-que-a-maior-parte-dos-vinhos-nao-o-sao
www.forbes.com/sites/auctionforecast/2018/05/09/not-all-wines-are-created-vegan-and-why-you-should-care/
Mas sabe do que fala? 🙄
@@saraalves893 como produtor penso que sim, diga lá você....
Penso que não sou o único, e penso que somos muitos outros (a maioria) que estamos fartos de vegans a tentar convencer os outros a não comer carne. Não estava à espera de mais uma vez levar com um atestado de incompetência, insinuação de falta de educação ou mesmo falta de cultura por uma opção pessoal consciente. Na minha opinião, não me interessa se é atriz, conhecida ou seja o que for. É só mais uma opinião de alguém que se acha iluminado. Chamo a isto, arrogância inconsciente. Também me parece importante que não se crie uma opinião sobre um documentário que pode ser obviamente manipulado, basta ser escrito por um vegan e acredito que dar o direito ao contraditório é sinal de inteligência, coisa que a Rita não sabe fazer.
Se tentares ver para além da pessoa, e do seu carater, ficas apenas com a mensagem que ela trouxe. E isso sim, chateia. Chateia-te saber que é verdade o que ouviste. Esquece o veganismo. Foca-te no que A Rita defende. Um mundo mais justo para todos e todas, independentemente da especie. Perdes o privilégio de comer animais, que te dá imenso prazer. A tua vida fica mais complicada. Mss esse é o custo de lutar por um mundo melhor todos os dias. O resto, é ruído.
Sim, dizem-nos o que comer, que causas apoiar, em quem votar...e se não as seguimos somos criminosos e extremistas.
@@guga7 Na verdade, ninguém te impõem nada. Continuas a ser livre de comer o que quiseres. E liberdade é a palavra chave aqui. Do ponto de vista das vítimas das tuas escolhas, podes ser de facto considerado como opressor. Sei que estas palavras - criminoso, extremista, fundamentalista, opressor - causam desconforto e parecem absurdas, mas a verdade é que se nos questionarmos verdadeiramente sobre as consequências das nossas escolhas, a coisa fica feia e de facto negamos a liberdade a outros porque achamos que temos a liberdade de escolher o que quisermos, só porque podemos. Se sentes algum tipo de julgamento, é porque esta questão não é sobre dietas ou escolhas alimentares por si só, mas sim um questão de justiça social. Não te posso dizer que deves ou não optar por uma ou outra causa, mas pelo menos, o que podemos todos fazer é não ser os responsáveis por financiar tanto sofrimento com as nossa escolhas diárias. As vezes não percebo porque existe tanta resistência a esta ideia. Parece me bastante justa.
ha muitas outras opções de vida, na alimentação, nas escolhas politicas, nos valores e ideais. Comer carne não significa que és apoiante de touradas ou de matadouros sem condições. Para lutar por um mundo melhor primeiro é necessário entender onde se vive e como funcionam as coisas, tanto a nível cultural como no impacto económico que pensamentos ridículos como estes podem trazer. E a mim não me chateia nada ouvir as verdades. Ha verdades muito piores e além disso parece-me uma mensagem obvia, é a unica razão porque não é falada mais vezes. Todos sabemos que ha crianças a morrer à fome em Africa mas não andamos todos a ir para o trabalho de manha a pensar nisso.
@@CristianoMourato acho que tens razão, o meu problema é mais com estas personagens que gostam de confrontar e provocar com tirania e arrogância, do que propriamente com a legitimidade ou não das suas escolhas.
Associação de caçadores?
Não sei o que vocês entendem por ser vivos, mas pelos visto apenas animais o são... voltem para a escola e tentem aprender o que é um ser vivo e BIOLOGIA.... apenas animais sofrem? 🤔 para as pessoas comuns apenas os seres vivos que expressam dor, sentem dor 🤦♂️🤷♂️.... Só vejo ignorantes a falar sobre coisas de que não sabem ou estudam e por consequência se criam mais ignorantes. Mas lá está é a minha opinião sem querer ser ofensivo ou apontar dedos. Acho bem se lute pelos direitos... mas primeiro estudem e tentem entender o que é um ser vivo...
Há cerca de umas 7 características que validam o conceito de "vida". Não percebi se o seu comentário era na onda de invalidar o veganismo por que as plantas também são seres vivos ou se foi outro objetivo? Pode explicar melhor?
@@inesafonso9591 eu não tinha a intenção de invalidar o veganismo mas sim as plantas são seres vivos. Apartir desde conceito acho que pode tirar as suas próprias conclusões. Talvez tenha sido um pouco " filosófico". Mas para mim não há diferença entre a vida de um animal e a vida de uma planta seja ela qual for. Dou tanto significado uma planta como a uma vaca por exemplo. Acho que é errado dar mais significado a 1 ser vivo que a outro. Mas é a minha perspetiva, não quis de todo ofender ninguém. E não tenho nenhuma causa, não sou vegan nem naturalista ou hippie ou nada. Sou apenas uma pessoa normal que tem a sua opinião
Simplesmente acho que não é genuíno chamar os outros de estúpidos ou idiotas porque comem carne ( que provem de um ser vivo que é capaz de expressar dor e por isso já lhe da pena e coitadinho não é) e depois as plantas não lhe interessa ou lhe dá pena de as comer ou de as tirar da terra e por consequência as matar ( mas como estas já não expressão dor como um animal comum, as pessoas já não lhe interessa chorar por elas ou fazer uma causa para parar de comer plantas e legumes.... ) acho hipócrita pessoas que dão mais importância a 1 ser vivo do que a outro apenas isso
@@marcelopais7043 A questão aqui da Rita Blanco não é essa (a meu ver). Consumo carne algumas vezes por semana e sei que é errado comer com tanta regularidade face os problemas ambientais e até a nível de saúde que estão em cima da mesa. Eu sei, no entanto, eu como e assumo-me como parva por não mudar de uma vez. Outro problema que a Rita fala é a forma como estes animais são tratados até à morte para consumo. É algo desrespeitoso para a vida de qualquer ser vivo e que vai contra toda a vivência incutida no seu código genético e isto é tudo devido à produção em massa de carne, coisa que só pode ser alterada se cada um de nós fizer a escolha correta. Eu como, e como disse assumo-me estúpida por ter a oportunidade de estar informada e de não mudar. Quem ainda não chegou ao patamar de não se assumir como estúpido perante o comodismo de uma alimentação assim...bem...ainda é uma pessoa mais ignorante que eu.
@@marcelopais7043 Eu perguntei de forma genuina porque não percebi o comentário à primeira, não se preocupe.
Toma Unas le 🤣😂🤣 ela queria ir aí fazer discurso vermelho paciência
Que perda de tempo ouvir alguém a falar sem ter esperança no futuro e ouvir alguém que já morreu para o mundo uma pessoa vazia...
Eu comecei por deixar de comer porco e vaca e só 4 anos depois deixei de comer aves e peixe (embora peixe ainda coma nas férias). E uma pessoa vive bem com: arranjamos outras goluseimas. É tudo uma questão de hábito e é possível mudar gradualmente.
RITA VAMOS CASAR
Lets goo
Tenho imenso carinho pela Dory. Dsc, pela Rita...
th-cam.com/video/58a7oke9gjw/w-d-xo.html
Excelente convidada pra uma conversa super interessante, e levamos a conversa para o tik-tok 👎🏻 very bad
Este episódio soube-me a cabidela.
O clima está ótimo minha senhora, você anda a ver muitos desenhos animados 😂
Eu ia comer uma alface ao almoço, mas para não discriminar as espécies, decidi comer um cato. Arranha um pouco, mas é suculento.