Entendo o que vc quer dizer, no âmago A Escrava Isaura é um livro racista. Embora seja escrava, ela tem pele branca e foi criada como branca. Por um "capricho" da sinhá (no livro porque era muito bondosa) é educadíssima e até piano toca. Ao contrário dos EUA, no Brasil o que contava (até outro dia) para ser considerado negro era a aparência, quanto menos sangue negro, maior a "limpeza" racial. Assim, todos os perrengues que Isaura passa são injustos não por ela ser escrava, mas por ter a pele branca, ser bonita e bem educada. Era uma escrava "diferenciada". Não tenho certeza, mas não me lembro de constar sequer uma linha no livro sobre sua mãe negra, apenas seu pai branco.
@@omiltondouglas Isaura é um livro notadamente inferior tanto no tratamento da temática quanto formalmente e esteticamente falando, a academia nunca tratou Bernardi Guimarães como um grande escritor, no entanto por um motivo puramente ideológico, ele está no cânone.
@@juliohenriquebaltazar3275 Tem isso também, além do que a Isa falou. É um livro bem medíocre em termos estruturais. Acho que ainda é lembrado por causa da icônica novela de 1975.
@@juliohenriquebaltazar3275 Infelizmente vivemos em um pais "filhadaputamente" (perdão a palavra) racista, homofóbico, xenofóbico e outros mais fóbicos. Creio eu, na mais humilde e sincera hipótese, que A Escrava Isaura é passado como uma forma de mostrar como o país era e que não venha a ter mudado muita coisa. Acompanhei A Escrava Isaura pela adaptação da TV - assim como muitos, acho - e ainda tenho que recordar que não mencionei que ele venha a ser um livro incrível ou melhor ou pior que Úrsula, mas um livro que venha a mostrar o contraste assim como Úrsula mostra na visão de uma negra. São contrastes diferentes, foi a isso que me referi "Cada um possui sua particularidade, Julio."
Um livro importante sobre a negritude e as vozes silenciadas pela a escravidão. Que bom que que essa autora foi redescoberta. E obrigado por escolher esse livro para fazer parte desse seu projeto também.
Embora não exista fotos de Maria Firmina há um busto da escritora próximo a biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro de São Luís. Com o auxílio de filhos adotivos e amigos da autora foi possível fazê-lo.
Eu sou pesquisadora de Maria Firmina e queria muito te parabenizar pela excelente pesquisa feita pra falar da biografia dela. Até o doodle do Google estava mal pesquisado. Parabéns! Amei o vídeo!
Mano como ainda não tem um filme ou documentário completo contando a história dessa mulher??? Merecia sim devido a sua trajetória e luta pela igualdade.
Que incrível uma mulher negra falando sobre isso naquela época. Essa mulher e sua obra precisam ser estudadas nas escolas, para entendermos cada vez melhor a história do ponto de vista das populações marginalizadas, dos negros, das mulheres...
OMG, eu terminei de ler Úrsula essa semana e fiquei triste de não achar tantos reviews, principalmente o seu. Agora é um sonho realizado. Ainda há esperança. Leiam o conto A Escrava tbm!
Concordo plenamente, esse é dos grandes absurdos! Da literatura inexistente, absolutamente existencial.!!! Quantas escritoras,e escritores, Maria Firmina dos Reis! Se perderam,ao longo da História da literatura, Brasileira e Mundial!
Maravilha alguém gostar de ler! Maravilha pessoa tão inteligente, articulada, culta e agradável mostrar aos jovens (e aos não tão jovens) que pode ser maravilhoso LER. PARABÉNS!
♥️Como eu tô? Como maranhanse, sendo filha de pessoas da região de Guimarães-MA ? Meus Deus ! Que seja feita justiça às maranhenses negras da baixada ocidental , às professoras ,lutadoras que tiveram suas histórias silenciadas!!!Obrigada, Isabela por essa resenha, me contempla total !Quero ver mais autores e outras maranhenses nesse canal.
Muito bom ter booktubers que falam de livros da literatura brasileira, que vão além da literatura americana. Acho mais importante ainda enaltecer escritores que falam sobre épocas marcantes ou sobre problemas sociais e que, infelizmente, não têm o reconhecimento que deveriam :)
Primordial como descreveu esse livro prende a atenção de uma forma tão mágica, vou procurar esse livro. Obrigado meu deus por me fazer parte desse canal " ler antes de morrer " espero ler muitos livros, obrigado de coração por proporcinar esse estímulo à leitura. 🌹
Comprei a edição da Câmara dos deputados e se tornou um dos livros queridinhos de minha estante. Além do romance Úrsula, traz contos e diversos poemas da autora, super indico.
Mil likes pra esse vídeo! Por incrível que pareça, nem eu que tenho 31 anos de idade e me considero uma pessoa curiosa assim como assídua leitora, nunca tinha pensado na vida anterior dos escravos que vieram para o Brasil. A escravidão foi um genocídio como o nazismo, mas não é tratada publicamente desta forma!
Parabens pelo video e pelo tema Isabella! Obrigado pelo teu conhecimento literario. Sobre este assunto, mulheres negras, gostaria de sugerir uma cidada catarinense de Florianopolis de nome Antonieta de Barros. Apenas a titulo de ilustraçao reproduzo tres paragrafos de sua biografia ..... "Catarinense nascida em 11 de julho de 1901, foi uma pioneira no combate à discriminação dos negros e das mulheres. Era filha de ex-escrava, que trabalhava na casa do político Vidal Ramos, pai de Nereu Ramos, que viria a ser vice-presidente do Senado, que chegou a assumir por dois meses a Presidência da República[3][4]. Eleita para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi a primeira deputada estadual mulher e negra do país. Atuou como professora, jornalista e escritora, destacando-se pela coragem de expressar suas ideias dentro de um contexto histórico que não permitia às mulheres a livre expressão[3]. Além da militância política, Antonieta participou ativamente da vida cultural de seu estado. Fundou e dirigiu o jornal A Semana entre os anos de 1922 e 1927. Neste período, por meio de suas crônicas, veiculava suas ideias, principalmente aquelas ligadas às questões da educação, dos desmandos políticos, da condição feminina e do preconceito. Dirigiu também a revista quinzenal Vida Ilhoa, em 1930, e escreveu artigos para jornais locais. Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu em 1937 o livro Farrapos de Ideias[3][5]. Foi por intermédio dele que Antonieta enveredou pelos caminhos da política[3]." ... Quem sabe sairah daqui mais um video teu, se eh que vc jah nao o fez, e eu desconheço? Fica a sugestao. Saude e paz! Abrcs (27/10/2019 - DOM)
Excelente análise, muito obrigada! Quero ler "A cabana do pai Tomás"! Vc é muito legal, não é pretenciosa. Simples, direta, faz quem não gosta de ler ter vontade de ler, diferente de alguns canais em que dá até medo da pessoa que está conversando sobre a obra (mas como cada um é diferente, ok! Há quem goste!). Vida longa ao seu canal e que vc chegue ao 1001 moça! Um abraço de uma professora de Literatura.
Fico muito feliz com essa série do canal. Nossa literatura é recheada de escritoras que, infelizmente, não são valorizadas. Na edição publicada pela Câmara também tem o conto "A Escrava".
Oi Isa! Obrigada por falar de um livro tão importante, escrito por uma mulher incrível (e que não teve o reconhecimento que merece) e destacar a contribuição do Maranhão para a literatura! Infelizmente muitas pessoas até daqui não a conhecem. Os leitores brasileiros estão, aos poucos, dando valor devido à produção de Maria Firmina. Um beijo grande!
Sou professora de Língua Portuguesa e indico seu canal para meus estudantes. Vc faz um excelente trabalho e ajuda muito na formação de leitores. Parabéns, muito grata.
Me emocionei muito com essa obra, fico muito feliz em saber que esta obra foi redescoberta e que muitos assim como eu estão tendo a oportunidade de conhece-la.
Faz resenha do livro luzia homem que fala de uma cearense que precisa batalhar para viver na seca e trabalha em obra e as pessoas apelidam ela de luzia homem
Que resenha maravilhinda!!!! Essa passagem da preta Susana é realmente muito tocante e aterradora, de uma profundidade, é realmente um soco no estômago.
Comecei a ler pq foi pedido pela minha prof de literatura, que trabalho incrível, obrigado por explicá-lo e n deixar que as raízes da Maria Firmina fossem cortadas.
Isa, suas resenhas transbordam carinho e informação. Tentei ler esse livro semana passada e, como vc disse, logo no início, meio que desisti. Então pensei, será que tem resenha da Isa? ...E adivinha, amanhã vou insistir na leitura. Obrigada! 🥰
Nossa!! Suas análises são sempre incríveis, pontuou sobre o patriarcalismo algo que eu não tinha enxergado e é exatamente isto, né? Está tão institucionalizado que é difícil de perceber. Neste ponto e no abolicionismo Maria Firmina foi genial com seu lugar de fala, sem dúvidas. Li Úrsula pois é uma das leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS (e é sensacional como a universidade vem trazendo estes livros poderosos!), mas com certeza é uma leitura necessária de vida, para entender nossa sociedade através de todos os olhares. Parabéns pelos seus vídeos e obrigada mesmo, pois ajuda muito os vestibulandos desesperados! kkkk
@@danefranca simm. Se você tiver visitado o Centro Histórico de São Luís, ficaria encantada. E mais encantada ainda se visitasse os espaços indígenas que ainda hoje existem por aqui, o museu da Balaiada também, em Caxias, que foi uma das maiores revoltas do estado. 😍
Carina, eu visitei sim o centro histórico de São Luís e voltei encantada! Arrepio até hj só de lembrar... fiquei por uma semana hospedada lá e senti uma grande força artística e humana no povo do Maranhão! Eu simplesmente amei tudo desta terra e olha que fui meio sem escolher o destino, pois na verdade ia prestar um concurso público, então como já ia comprar as passagens aéreas, resolvi ficar por uma semana na capital. Infelizmente não conheci os espaços indígenas mas lembro com tantos detalhes e emoção minhas experiências no centro histórico! Realmente encontrei um pedaço da minha alma naquele lugar! Vocês tem mto que se orgulhar!!! É um lugar mágico!!!
@@danefranca é uma pena que muitos maranhenses não se importem de conhecer a história do nosso estado, na verdade da sua própria história. É algo muito triste de se ver. Obrigada por ter compartilhado a sua experiência isso me deixou muito feliz e mais orgulhosa de ser maranhense. Sucesso sempre pra você, Dane.💕
Tive muita dificuldade com a linguagem do livro, foi justamente como havia comentado, só depois que a história engrenou foi que consegui transpor, mas foi na raça, quase desisti. Que livro bem elaborado e que história, pena que não recebeu as homenagens em vida.
Mesmo escrevendo sobre a opressão contra os negros escravizados e a condição feminina, em pleno século XIX, ela fica à margem da tradição literária. Em 4 anos de Letras não "ouvimos falar" dela. A escrita dela é muito rica, poética... Mulher, negra, descendente de escravizados, maranhense/nordestina, e nosso 🤩.
Vídeo excelente!! Esse livro parece ser maravilhoso! Para quem quiser lê-lo, está disponível gratuitamente no google play livros. Quando realizar a leitura voltarei aqui dizendo o que achei.
Oi Isa 😊 Você já leu Meu pé de Laranja Lima? O autor é José Mauro de Vasconcelos. É um daqueles livros que eu sempre releio e me emociono. Amo seu canal. Cumpriu o objetivo de me fazer ter interesse em livros novamente!! Beijos 😘😘
Iza, o seu canal é maravilhoso! A proposta de valorizar a nossa literatura e as mulheres nesse mês de outubro é sensacional!!! Melhor booktuber da internet todinha 🤗
Gente, eu estou chocada que eu nunca tinha ouvido falar dela! 0.o Obrigada Isa pela contextualização e biografia da aurora! Se não fosse vc, dificilmente eu conheceria esta obra.
Isa leia o livro da Regina Dalcastagne, "Um mapa de ausências". Uma pesquisa sobre o silenciamento na literatura brasileira recente (1990 a 2004). Estudei esse texto no meu curso de Letras e é impressionante!
O Brasil sempre teve o péssimo costume de sepultar seus melhores gênios, até Mario Ferreira dos Santos considerado lá fora um dos maiores filósofos do século XX foi sepultado. Esse país só dá valor às nulidades e negatividades culturais. Não sou nenhum gênio, mas gosto de ler e escrever, ainda vou deixar muitos datiloscritos no meu arquivo pessoal, espero que um dia alguém os encontre e publique todos!
Puxa, e eu que tinha ficado tão satisfeita pq nas informações que li de Maria Firmina no Google constava ela ter nascido em 11/Outubro (e ser libriana, como eu) e não 11 de Março rsrsrsrsrs ... mas o que interessa é que finalmente ela está tendo maior notoriedade e tendo sua obra redescoberta e mais divulgada, o que é merecidíssimo inclusive.
É um absurdo a gente perder tempo aprendendo sobre "A escrava Isaura" na escola e nunca ouvir falar sobre "Úrsula".
Cada um possui sua particularidade, Julio.
Entendo o que vc quer dizer, no âmago A Escrava Isaura é um livro racista. Embora seja escrava, ela tem pele branca e foi criada como branca. Por um "capricho" da sinhá (no livro porque era muito bondosa) é educadíssima e até piano toca. Ao contrário dos EUA, no Brasil o que contava (até outro dia) para ser considerado negro era a aparência, quanto menos sangue negro, maior a "limpeza" racial. Assim, todos os perrengues que Isaura passa são injustos não por ela ser escrava, mas por ter a pele branca, ser bonita e bem educada. Era uma escrava "diferenciada". Não tenho certeza, mas não me lembro de constar sequer uma linha no livro sobre sua mãe negra, apenas seu pai branco.
@@omiltondouglas Isaura é um livro notadamente inferior tanto no tratamento da temática quanto formalmente e esteticamente falando, a academia nunca tratou Bernardi Guimarães como um grande escritor, no entanto por um motivo puramente ideológico, ele está no cânone.
@@juliohenriquebaltazar3275 Tem isso também, além do que a Isa falou. É um livro bem medíocre em termos estruturais. Acho que ainda é lembrado por causa da icônica novela de 1975.
@@juliohenriquebaltazar3275 Infelizmente vivemos em um pais "filhadaputamente" (perdão a palavra) racista, homofóbico, xenofóbico e outros mais fóbicos. Creio eu, na mais humilde e sincera hipótese, que A Escrava Isaura é passado como uma forma de mostrar como o país era e que não venha a ter mudado muita coisa. Acompanhei A Escrava Isaura pela adaptação da TV - assim como muitos, acho - e ainda tenho que recordar que não mencionei que ele venha a ser um livro incrível ou melhor ou pior que Úrsula, mas um livro que venha a mostrar o contraste assim como Úrsula mostra na visão de uma negra. São contrastes diferentes, foi a isso que me referi "Cada um possui sua particularidade, Julio."
Um livro importante sobre a negritude e as vozes silenciadas pela a escravidão. Que bom que que essa autora foi redescoberta. E obrigado por escolher esse livro para fazer parte desse seu projeto também.
Embora não exista fotos de Maria Firmina há um busto da escritora próximo a biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro de São Luís. Com o auxílio de filhos adotivos e amigos da autora foi possível fazê-lo.
Sou da cidade de Guimarães-MA e me sinto feliz vendo que a obra dela está sendo divulgada no seu canal
Eu sou pesquisadora de Maria Firmina e queria muito te parabenizar pela excelente pesquisa feita pra falar da biografia dela. Até o doodle do Google estava mal pesquisado. Parabéns! Amei o vídeo!
Mano como ainda não tem um filme ou documentário completo contando a história dessa mulher??? Merecia sim devido a sua trajetória e luta pela igualdade.
Como esse canal não tem um milhão de inscritos? Tem conteúdo, qualidade e tudo de bom, mas no Brasil não se valoriza coisas boas
O povo tem preguiça de pensar, de ler um comentário longo no TH-cam,mal escrevem o português,quanto mais ler livros...
Infelizmente as pessoas não tem paciência de ver vídeos bons th-cam.com/video/y5_07c5kRJ8/w-d-xo.html
Que incrível uma mulher negra falando sobre isso naquela época. Essa mulher e sua obra precisam ser estudadas nas escolas, para entendermos cada vez melhor a história do ponto de vista das populações marginalizadas, dos negros, das mulheres...
OMG, eu terminei de ler Úrsula essa semana e fiquei triste de não achar tantos reviews, principalmente o seu. Agora é um sonho realizado. Ainda há esperança. Leiam o conto A Escrava tbm!
Com certeza vou lê.
Se não fosse os booktubens , não teríamos a oportunidades de conhecer esses autores não muito conhecidos, esquecidos.
Parabéns por estimular a leitura. A literatura é a cura!
Froid ❣️
É verdade, Douglas.Esse canal é simplesmente maravilhoso !
Concordo plenamente, esse é dos grandes absurdos! Da literatura inexistente, absolutamente existencial.!!! Quantas escritoras,e escritores, Maria Firmina dos Reis! Se perderam,ao longo da História da literatura, Brasileira e Mundial!
Isa, você tem que voltar para o podcast! Eu AMO ouvir os contos enquanto estou no ônibus ou jantando sozinha! Por favor voltaaaa
Maravilha alguém gostar de ler!
Maravilha pessoa tão inteligente, articulada, culta e agradável
mostrar aos jovens
(e aos não tão jovens)
que pode ser maravilhoso LER.
PARABÉNS!
♥️Como eu tô? Como maranhanse, sendo filha de pessoas da região de Guimarães-MA ? Meus Deus ! Que seja feita justiça às maranhenses negras da baixada ocidental , às professoras ,lutadoras que tiveram suas histórias silenciadas!!!Obrigada, Isabela por essa resenha, me contempla total !Quero ver mais autores e outras maranhenses nesse canal.
Muito bom ter booktubers que falam de livros da literatura brasileira, que vão além da literatura americana. Acho mais importante ainda enaltecer escritores que falam sobre épocas marcantes ou sobre problemas sociais e que, infelizmente, não têm o reconhecimento que deveriam :)
Emocionada.
Seu canal é de excelente qualidade!!!! Parabéns! Acompanho sempre! Deus te abençoe!
Primordial como descreveu esse livro prende a atenção de uma forma tão mágica, vou procurar esse livro. Obrigado meu deus por me fazer parte desse canal " ler antes de morrer " espero ler muitos livros, obrigado de coração por proporcinar esse estímulo à leitura. 🌹
Ainda bem que tem canal pelo menos por mais 15 anos!!!!
Comprei a edição da Câmara dos deputados e se tornou um dos livros queridinhos de minha estante. Além do romance Úrsula, traz contos e diversos poemas da autora, super indico.
Esse livro é incrível. Os trechos de Túlio e a preta Suzana são de escorrer lágrimas.
Mil likes pra esse vídeo! Por incrível que pareça, nem eu que tenho 31 anos de idade e me considero uma pessoa curiosa assim como assídua leitora, nunca tinha pensado na vida anterior dos escravos que vieram para o Brasil. A escravidão foi um genocídio como o nazismo, mas não é tratada publicamente desta forma!
Eu nunca havia ouvido falar deste livro. Obrigada, Isa! agora o livro já está na minha lista de próximas leituras.
Pois é,eu também não conhecia essa autora.Gostei da indicação.Com certeza irei lê-lo no futuro.
Parabens pelo video e pelo tema Isabella! Obrigado pelo teu conhecimento literario. Sobre este assunto, mulheres negras, gostaria de sugerir uma cidada catarinense de Florianopolis de nome Antonieta de Barros. Apenas a titulo de ilustraçao reproduzo tres paragrafos de sua biografia ..... "Catarinense nascida em 11 de julho de 1901, foi uma pioneira no combate à discriminação dos negros e das mulheres. Era filha de ex-escrava, que trabalhava na casa do político Vidal Ramos, pai de Nereu Ramos, que viria a ser vice-presidente do Senado, que chegou a assumir por dois meses a Presidência da República[3][4].
Eleita para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi a primeira deputada estadual mulher e negra do país. Atuou como professora, jornalista e escritora, destacando-se pela coragem de expressar suas ideias dentro de um contexto histórico que não permitia às mulheres a livre expressão[3].
Além da militância política, Antonieta participou ativamente da vida cultural de seu estado. Fundou e dirigiu o jornal A Semana entre os anos de 1922 e 1927. Neste período, por meio de suas crônicas, veiculava suas ideias, principalmente aquelas ligadas às questões da educação, dos desmandos políticos, da condição feminina e do preconceito. Dirigiu também a revista quinzenal Vida Ilhoa, em 1930, e escreveu artigos para jornais locais. Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu em 1937 o livro Farrapos de Ideias[3][5]. Foi por intermédio dele que Antonieta enveredou pelos caminhos da política[3]." ...
Quem sabe sairah daqui mais um video teu, se eh que vc jah nao o fez, e eu desconheço? Fica a sugestao. Saude e paz! Abrcs (27/10/2019 - DOM)
meus parabéns, isa!!! 250!! vc é minha booktuber favorita de longe, me inspira demais!! 💘
th-cam.com/video/y5_07c5kRJ8/w-d-xo.html
Gosto muito de vc e de sua maneira simples e didática de falar, estou lendo esse livro com um grupo e precisava de informações
ISA, VC É TOOOOOOOP, OBRIGADA POR EXISTIR. 😍😘😙
APRENDO TANTA COISA COM VC.
Cheguei a pouco tempo no canal e estou amando...Vc me incentiva muito, e como uma boa maranhense não tenho como eu não ler esse livro!! Obrigada 🥰
Excelente análise, muito obrigada! Quero ler "A cabana do pai Tomás"! Vc é muito legal, não é pretenciosa. Simples, direta, faz quem não gosta de ler ter vontade de ler, diferente de alguns canais em que dá até medo da pessoa que está conversando sobre a obra (mas como cada um é diferente, ok! Há quem goste!). Vida longa ao seu canal e que vc chegue ao 1001 moça! Um abraço de uma professora de Literatura.
Fico muito feliz com essa série do canal. Nossa literatura é recheada de escritoras que, infelizmente, não são valorizadas. Na edição publicada pela Câmara também tem o conto "A Escrava".
voce merece tudo de bom nessa vida
Oi Isa! Obrigada por falar de um livro tão importante, escrito por uma mulher incrível (e que não teve o reconhecimento que merece) e destacar a contribuição do Maranhão para a literatura! Infelizmente muitas pessoas até daqui não a conhecem. Os leitores brasileiros estão, aos poucos, dando valor devido à produção de Maria Firmina. Um beijo grande!
Sou professora de Língua Portuguesa e indico seu canal para meus estudantes. Vc faz um excelente trabalho e ajuda muito na formação de leitores. Parabéns, muito grata.
Me emocionei muito com essa obra, fico muito feliz em saber que esta obra foi redescoberta e que muitos assim como eu estão tendo a oportunidade de conhece-la.
Eu li esse livro para o vestibular da UFMA em meados dos anos de 2005. Maria Firmana é uma ilustre Maranhense.
Resenha 250!!! \o/ \o/ \o/ Muita emoção lembrar que acompanho desde as primeiras resenhas do canal. Vida longa ao ler antes de morrer!
Faz resenha do livro luzia homem que fala de uma cearense que precisa batalhar para viver na seca e trabalha em obra e as pessoas apelidam ela de luzia homem
Cheguei dando like nessa obra de arte 💙
Amo Maria Firmina dos Reis ❤
th-cam.com/video/y5_07c5kRJ8/w-d-xo.html
Nossa que coragem que história maravilhosa Mulheres fortes já quero esse livro amo o seu canal 😍😍😍😍
Parabéns pelo 250.o programa!
Que resenha maravilhinda!!!! Essa passagem da preta Susana é realmente muito tocante e aterradora, de uma profundidade, é realmente um soco no estômago.
Acabei de ler esse livro e nossaaaa.. Que triste seu fim. Mas lindo. Lindo e merecedor de ser enaltecido.
Minha leitura obrigatória da Ufrgs
Comecei a ler pq foi pedido pela minha prof de literatura, que trabalho incrível, obrigado por explicá-lo e n deixar que as raízes da Maria Firmina fossem cortadas.
Você é incrível!
Isa, suas resenhas transbordam carinho e informação. Tentei ler esse livro semana passada e, como vc disse, logo no início, meio que desisti. Então pensei, será que tem resenha da Isa? ...E adivinha, amanhã vou insistir na leitura. Obrigada! 🥰
Nossa!! Suas análises são sempre incríveis, pontuou sobre o patriarcalismo algo que eu não tinha enxergado e é exatamente isto, né? Está tão institucionalizado que é difícil de perceber. Neste ponto e no abolicionismo Maria Firmina foi genial com seu lugar de fala, sem dúvidas.
Li Úrsula pois é uma das leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS (e é sensacional como a universidade vem trazendo estes livros poderosos!), mas com certeza é uma leitura necessária de vida, para entender nossa sociedade através de todos os olhares. Parabéns pelos seus vídeos e obrigada mesmo, pois ajuda muito os vestibulandos desesperados! kkkk
Que resenha maravilhosa Isa. Já quero ler esse livro.
Perfeita
Podiam redescobrir a Henriqueta Lisboa...
Parabéns pelo teu trabalho linda maravilhosa ❤❤
Meu Deus vc explica maravilhosamente bem,incrível ❤😍
Uau! preciso ler... só soube desse livro recentemente muito depois ter dado esse nome para minha filha...
Meu Maranhão
Estive no Maranhão e amei esta terra! Realmente lá tem algo de muito especial!!!
@@danefranca simm. Se você tiver visitado o Centro Histórico de São Luís, ficaria encantada. E mais encantada ainda se visitasse os espaços indígenas que ainda hoje existem por aqui, o museu da Balaiada também, em Caxias, que foi uma das maiores revoltas do estado. 😍
Carina, eu visitei sim o centro histórico de São Luís e voltei encantada! Arrepio até hj só de lembrar... fiquei por uma semana hospedada lá e senti uma grande força artística e humana no povo do Maranhão! Eu simplesmente amei tudo desta terra e olha que fui meio sem escolher o destino, pois na verdade ia prestar um concurso público, então como já ia comprar as passagens aéreas, resolvi ficar por uma semana na capital. Infelizmente não conheci os espaços indígenas mas lembro com tantos detalhes e emoção minhas experiências no centro histórico! Realmente encontrei um pedaço da minha alma naquele lugar! Vocês tem mto que se orgulhar!!! É um lugar mágico!!!
@@danefranca é uma pena que muitos maranhenses não se importem de conhecer a história do nosso estado, na verdade da sua própria história.
É algo muito triste de se ver.
Obrigada por ter compartilhado a sua experiência isso me deixou muito feliz e mais orgulhosa de ser maranhense.
Sucesso sempre pra você, Dane.💕
😍😙
Acabei de ser esse livro. Deliciosamente prazeroso de ser lido. Vale a pena muito ser lido. Livro muito lindo❤️
Tive muita dificuldade com a linguagem do livro, foi justamente como havia comentado, só depois que a história engrenou foi que consegui transpor, mas foi na raça, quase desisti.
Que livro bem elaborado e que história, pena que não recebeu as homenagens em vida.
Isabella, eu te amo. Pessoa iluminada que faz resenhas realmente de conteúdo.
Os sertões, Euclides da Cunha! Indico muito!
Que orgulho!,Maria Firmina dos Reis viveu/morreu na minha cidade, Guimarães-Ma. Temos uma estatua de Maria Firmina dos Reis em nossa cidade.
Ganhei este livro de presente,e agora que comecei,já amei de cara a escrita linda e poética dela!❤❤
Isa, faz mais sorteios para a gente😍
Mesmo escrevendo sobre a opressão contra os negros escravizados e a condição feminina, em pleno século XIX, ela fica à margem da tradição literária. Em 4 anos de Letras não "ouvimos falar" dela. A escrita dela é muito rica, poética... Mulher, negra, descendente de escravizados, maranhense/nordestina, e nosso 🤩.
Vídeo excelente!! Esse livro parece ser maravilhoso! Para quem quiser lê-lo, está disponível gratuitamente no google play livros. Quando realizar a leitura voltarei aqui dizendo o que achei.
Oi Isa 😊 Você já leu Meu pé de Laranja Lima? O autor é José Mauro de Vasconcelos. É um daqueles livros que eu sempre releio e me emociono.
Amo seu canal. Cumpriu o objetivo de me fazer ter interesse em livros novamente!! Beijos 😘😘
Isa , a Bela que descobre e redescobre preciosidades para nos encantar! 🦉⛲️
Adorei!
Parabéns pela didática🏆
Suas resenhas são tão completas e bem feitas que não dá vontade de parar de assisti-las, Isa ❤
Excelente. Cada vez melhor o canal, antes de assistir sei que vou encontrar ótimas dicas. Já fiz releituras por causa dos seus comentários. Parabéns.
Acabei de ler essa estória e achei muito importante
Iza, o seu canal é maravilhoso! A proposta de valorizar a nossa literatura e as mulheres nesse mês de outubro é sensacional!!! Melhor booktuber da internet todinha 🤗
Melhor vídeo do yt sobre o tema. Fantástica!
Gente, eu estou chocada que eu nunca tinha ouvido falar dela! 0.o
Obrigada Isa pela contextualização e biografia da aurora! Se não fosse vc, dificilmente eu conheceria esta obra.
Excelente resenha, como sempre 👏🏽👏🏽👏🏽 Esse ano, 2024, o CEFET utilizará a obra em seu processo seletivo!!
Terminei de ler o livro hoje, adorei! é um livro riquíssimo!!!
Minha leitura do momento! Estou gostanto muito. No kindle tem versão gratuita de Úrsula e outros contos.
Menina, você e maravilhosa no que faz!! Parabens, mil vezes!! De longe a melhor!
th-cam.com/video/y5_07c5kRJ8/w-d-xo.html
Incrível suas explicação ...gostei de mais!! Vou comprar e ler.
Li Úrsula em 2014, adorei!!
Parabéns! Gostei.
Assistindo hoje dia 17/12/2019 nunca ouvi falar dessa escritora
Maravilhosas, você e Maria Firmina ❤️ Preciso ler este livro!!
Com certeza vou ler! Fiquei encantada com a história da autora!
Resenha perfeita, importantíssima. Muito obrigada pelas informações
Acabei de ler este livro muito forte e importante em nossa História! ❤❤👏👏
Isa, como faço pra colocar em dia a lista de leituras com tantas indicações? Hoje em dia só leio livros com o o selo “Isa” de qualidade 😂 obrigado 😁
Isa e seus tesouros
Isa sempre me deixando com vontade de ler todos os livros resenhados no canal!
Já tive que comprar o meu!
Você é um amor , seu canal é incrível, muita prosperidade e sucesso pra você, te adoro ❤😘
Isa leia o livro da Regina Dalcastagne, "Um mapa de ausências". Uma pesquisa sobre o silenciamento na literatura brasileira recente (1990 a 2004). Estudei esse texto no meu curso de Letras e é impressionante!
Se a Isa vai ler, não sei, mas eu com certeza vou ❤. Obrigado
Adoro seus vídeos... parabéns.
Resenha incrível! Vou ler esse livro em fevereiro. Obrigada!
Venho de um futuro em que você, com o mesmo talento e maestria, aproxima-se da resenha 400.
O Brasil sempre teve o péssimo costume de sepultar seus melhores gênios, até Mario Ferreira dos Santos considerado lá fora um dos maiores filósofos do século XX foi sepultado. Esse país só dá valor às nulidades e negatividades culturais.
Não sou nenhum gênio, mas gosto de ler e escrever, ainda vou deixar muitos datiloscritos no meu arquivo pessoal, espero que um dia alguém os encontre e publique todos!
Ajuda muito seus vídeos !!!
Muito aprendizado com cada vídeo, amando muito seu canal ❤
Faz uma resenha de Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso.
A versão ebook da Edições Câmara está gratuita na amazon. Ótimo vídeo, Isabella. 😘
Puxa, e eu que tinha ficado tão satisfeita pq nas informações que li de Maria Firmina no Google constava ela ter nascido em 11/Outubro (e ser libriana, como eu) e não 11 de Março rsrsrsrsrs ... mas o que interessa é que finalmente ela está tendo maior notoriedade e tendo sua obra redescoberta e mais divulgada, o que é merecidíssimo inclusive.
Parabéns pelo conteúdo!