É bizarro, noticiar sanções como fosse normal. Destruir um país, sem dar um tiro. Ameaçando outros países, onde os liberais vêem a tal liberdade econômica?! Onde?
"A China sempre quer fazer a versão chinesa do que existe no mundo." Que bom para eles né, não dependem de americanos e europeus para ter tecnologia, fazem eles mesmos. Imagina que louco se o Brasil fizesse o mesmo? Imagina só se a gente vivesse em um país soberano onde a imprensa defende os interesses nacionais? É sonhar demais.
Né?! Mas nunca vai existir imprensa defendendo interesses nacionais num país capitalista, onde os veículos veículos de imprensa são todos empresas privadas, e por isso com interesses estritamente privados.
@@alexandrepereira5491 não chega a tanto, mas eles terão competitividade nos principais setores da economia global. O plano de fato é um sonho do terceiro mundo, atualmente mundo subdesenvolvido. Aprender a tecnologia base já existente e criar empresas locais para competir em escala global. Por exemplo no Brasil a ditadura civil militar de 1964 acreditou que a CCE e a Gradiente fariam isso. Não fez. A China conseguiu e a resposta está no vídeo do Felipe. Lá eles investiram em educação. Aqui só foi investido no ensino superior, mas não o suficiente.
O país era uma colônia que tinha um "pacto colonial" que obrigava o país a ser agrário exportador, e passa 100 anos depois o filho de uma chocadeira ainda acredita em livre mercado
O brasil está desse jeito, um pacto para ser agrário "o agro é pop" exportador "o agro é pop" e continuará assim até o fim dos imperialistas colonizadores, ou seja, será sempre um fundo de quintal.
Recentemente vi uma matéria sobre o assunto em que a Nvidia tem perdido mercado por conta do embargo. Como a china lança dinheiro infinito nas empresas chinesas para produção de chips, estão conseguindo ser auto suficientes. É questão de tempo.
Nvidia vendia rios de equipamentos e arquitetura de processadores (que ela agora é dona arm) pra China. A China é onde a energia é mais barata no mundo, ter CPD na China com equipamento da Nvidia valia muito a pena. Aliás, o pessoal na China usava muito equipamento da Nvidia pra minerar criptomoeda, justamente pq a energia é mais barata.
E rídiculo o tom funebre dessa reportagem, sendo que a China assumindo um protagonismo é um passo para um mundo multipolar e excelente para o sul global. Se é fúnebre para esse jornal burguês é porque é boa notícias para a classe trabalhadora.
@@465400exatamente, meu amigo. Essa mídia hegemônica é da burguesia e precisa impor a narrativa para manter a colonização. Entendo que o Brasil deveria banir essas redes sociais americanas e investir nas suas próprias. É o primeiro passo para termos independência nesse meio, como a China se tocou e fez há muito tempo.
@@465400 Na boa, eu tenho medo. Eu sempre fico feliz em ver a economia de um país crescendo, só que a China tem um potencial que não dá pra competir. Infelizmente, se eles alcançarem seu potencial máximo haverá monopólio da China em todas as áreas da economia mundial. ''Ah mas os Estados Unidos fazem a mesma coisa''. Tá, beleza, mas que vantagem tem você trocar de senhor e continuar sendo um escravo? E pior do que isso, a China é melhor que os Estados Unidos e por isso ela irá ultrapassá-lo até 2050, e quando esse dia chegar nenhuma indústria será páreo para a China e a bolsa de Pequim vai assumir o mundo, só que agora nunca mais vai sair. Imagina isso! Competir com um governo instável e hipócrita como o Governo Americano é fácil, agora tenta competir contra um estado soberano, implacável e fechado como o da China. Você sempre vai sair perdendo. Isso me preocupa pois muito em breve a crise populacional afetará o continente europeu e americano, enquanto o oriente médio assumirá nossas funções e a China as funções dos EUA. A cultura norte americana e sul americana irá sucumbir nessa nova ordem. Em resumo, o que eu quero dizer, é que entre viver em um regime ocidental contra um regime oriental, acho que prefiro o ocidente mesmo, pelo menos aqui é mais fácil de se adaptar e a concorrência é mais justa. Não que ''mais justa'' signifique ''justiça integral'' propriamente dita, mas né, tentar competir com uma Shein da vida é impossível.
Não tenho medo...porque não adianta...isso tudo é muito maior. Não tenho medo porque a China não é imperialista como os EUA e Europa. Esses caras destroem o que querem no planeta há mais de 500 anos usando argumentos estúpidos como superioridade da raça e usando a religião como escudo. Sem as colonizações que esses piratas fizeram, como poderia estar o planeta hoje?
eu me lembro vagamente em uma aula de geopolítica, que a projeção de mercator (se eu não me engano) é usada em mapas justamente pra por manter os contornos do paises equivalentes, mas altera a área, já a de peters que deforma o contorno, mas mantém a área, seria a mais adequada para comparar tamanhos, aí sim dá pra ver o minusculo que é a europa, e o tamanho absurdo da ásia e da áfrica... enfim, isso o meu professor supos que é usado até hoje, pra dar a impressão de que o sul global é menor do q realmente é, comparado ao norte.
A China é imparavel mesmo, até entendo a importancia dos superchips mas nao é isso que vai parar a China, outro dia vi que eles ja tem a capacidade produtiva de fazer esses chips, isso é só retorica americana, eles tem medo de perder o protagonismo
vao perder a habilidade de segurar as tecnologias que tao guardando pra liberar no futuro, pq vai ter competicao de verdade, quem ta na frente nao gosta de competir
A única maneira de parar a China é lagar uma bomba atômica por KM quadrado, e é incrível notar que só porque é uma sociedade em fase de transição do capitalismo para o Comunismo, já é uma sociedade bem mais eficiente e organizada
Sobre a corrida da HiSilicon e SMIC para alcançar os 5nm e 3 nm, é questão de tempo. O que na verdade surpreendeu os USA, foram a velocidade em que conseguiram os 7nm. Dado isso, especulam que podem levar apenas 4 anos para chegar aos 5 e 3nm.
Parece que as sanções funcionaram ao contrário fez com que o que era pra levar anos fosse atingido muito antes. Enquanto os EUA gastam bilhões em guerra a China continua investindo em conhecimento desenvolvimento e evolução.
Pela linha do tempo que apareceu bo meu entender até o iphone 11 pro max 2019 mas indo até 2220 mais a certeza que deve ser melhor que o do iphone 11 pro ou seja 3 anos atrasado só
Na China existe o planejamento a longo prazo, graças a manutenção dos dirigentes no poder. E isso, é uma vantagem até o momento. Tomara que nunca exista um louco no poder por lá.
Acredito que quem manda de fato é o partido e só a cúpula deve ter milhares de membros, possivelmente o presidente age de acordo com as diretrizes do partido.
Não tem como isso acontecer lá, porque a carreira política na China é meritocrática. Você vai galgando os degraus, começando como líder comunitário (alguma coisa desse tipo) e vai subindo, chega a Governador de província e por último a Presidente do país. E você tem que ir mostrando resultado para seguir galgando os degraus. Esse sistema impede que um imbecil, um palhaço ou um louco consiga ocupar um cargo político importante, além de garantir que a pessoa que ocupar esse cargo seja competente ou pelo minimiza a chance de um incompetente ocupar o cargo. E mesmo na hipótese muito improvável de um louco, como vc falou, ou um incompetente, for eleito Presidente, o Congresso chinês pode tirar essa pessoa do cargo a qualquer momento.
Não tem como surgir um Bolsonaro na China. A o partido comunista chinês segue o Centralismo democrático de Lênin, em que todo mundo do partido vota as diretrizes e as assembléias (locais, de cidade, de província ou nacional) votam as leis baseadas nessas diretrizes, e os que ocupam função executiva tbm têm que seguir essas diretrizes.
o Elon msuk quer tornar o X o weechat americano eu nao fazia ideia que essa frase ia estar no video, os caras nao consegue nem defender o proprio arumento direito
Continue fazendo isso. Esses reacts são muito bons. Inclusive digo mais, criem canais para fazer reatcs de assuntos que bombam na extrema direita terrorista. As vezes temos vontade de acompanhar os conteúdos que eles produzem, claro que para conhecer o que o outro lado está armando. Porém, eu definitivamente não acesso canais da extrema-direita, pra não gerar engajamento nem dar dinheiro em monetização. Reajam mais. Gosto de ver alguns comentaristas da Jovem Pan (principalmente dos esportes) mas, só de pensar em dar meu view pra esses canais, prefiro ficar na curiosidade ou esperar algum canal descente “republicar” ou reagir. O canal do Luide (Luideverso) faz isso bem.
Acho curioso reparar em como eles tentam te induzir até com a trilha sonora, sempre que estão falando da China a musica fica mais tensa, a propaganda e a manipulação ta em tudo msm
11 หลายเดือนก่อน +14
Tem tbm todo o investimento que a China tá fazendo em chips de arquitetura RISC-V, pq pra usar chip x86 e ARM tem que pagar royalties e RISC é livre pra qualquer um usar. Os próximos anos vão ser interessantes
@@dagobertosantosdeoliveira9546pq como foi dito do vídeo várias vezes q precisa de dinheiro infinito, mas brasileiro prefere investir em bolsa família do q em qualquer coisa q envolve tecnologia, vide a área espacial q a china já tem estação espacial e o Brasil nem lançador de micro satélite consegue fazer. os engenheiros morreram e o governo largou o projeto
@@dagobertosantosdeoliveira9546pq ela tá completamente sucateada e esquecida. Bolsonaro tentou privatizar mas ninguém vai comprar empresa que não dá lucro, então ele tentou liquidar. Lula reverteu a liquidação, mas ainda não tem nenhum plano concreto pra ela.
Amigo, a arquitetura arm é baseada em RISC. RISC só significa que o conjunto de instruções do processador é reduzido, nem chega a ser uma arquitetura por si só.
10 หลายเดือนก่อน +1
@@ThiagoVsky Eu to falando especificamente de RISC-V, que é uma arquitetura baseada em RISC
A Patrícia Campos Mello está mais à serviço da Colúmbia university do que da própria Folha de São Paulo e ainda fica com "olho gordo " na tecnologia chinesa
Muito bom. Como está senhora é polarizada. Não sei se é intencional, acredito que não. Os EUA tem uns 80 anos como império. Já a China sempre foi grande. Talvez alguns ajustes estão acontecendo, ou seja, a China pode voltar naturalmente ao seu status de sempre.
Que moral os EUA tem para falar que a China aumentou a coleta de dados da população. Hoje mesmo eu conversei com alguém do meu lado (não foi pelo calular, mas ele provavelmente escutou) sobre um modelo de carro mais tarde o TH-cam coloca para mim uma propaganda deste mesmo carro. E não era um modelo comum. Coincidência? Não.
A ASML é a empresa que domina o mercado de máquinas de litografia para fabricação de chips , e os EUA vetaram a empresa de venderem máquinas de tecnologia EUV que são as maquinas capazes de produzir chips inferiores a 5nm. Inclusive proibiram de dar assistência as máquinas DUV que a China já dispunha. Tem uma matéria na bloomberg que explica como os chineses conseguiram fabricar os chips de 7nm com maquinas DUV.
O que eu não entendi muito bem e não vi ninguém explicando é pq essa corrida pra ser por exemplo menos de 5nm? Um celular exige muito de uma litografia baixa, sim isso eu entendo, mas um carro autônomo por ex. não muda nada se for 5nm ou 14nm, não vai superaquecer o carro ou falta bateria, ou um datacenter com centenas de GPU pra IA acho que não muda muito tbm.
@@subzerovideofalam muito em armas, mas já existem armas capazes de atravessar o mundo e acertar o alvo com uma precisão de metros desde a década de 60.
@@gilsonrogeriolimaoliveira2807 Entendo ms ainda não me convense, um missil que tem um chip de 5nm ou de 12nm só muda o tamanho e gasta uma energia infimamente maior.
@@subzerovideo esse número diz respeito ao tamanho do transistor, quanto menor mais transistores poderão ser alocados no mesmo tamanho de die, especialmente interessante para os smartphones, PCs e supercomputadores que demandam aumento de performance e eficiência por conta da concorrência mas para aplicação militar realmente não faz diferença se é 14nm ou 48nm
@@subzerovideo A equação é a seguinte, qto menor a litografia utilizada os transistores ficam menores e consomem menos energia. Qdo se necessita de muito poder de processamento aumenta o consumo energético e consequentemente de calor , e para manter esse nível de processamento alto requer uma refrigeração eficiente, logo com o passar do tempo e a necessidade de maior processamento chips com litografia muito defasada vão esbarrar no gargalo da refrigeração, ou seja não seria possível aumentar o processamento por conta do aquecimento do processador. Lógico que aplicações mais simples não é necessário um chip com um processo de fabricação tão sofisticado e caro, mas ai vai de encontro ao que a China pretende ser como nação, uma mera fábrica do mundo , ou uma potência que desenvolve tecnologia e disputa a fronteira tecnológica com as superpotências.
@@rodrigomoura1085 Que isso meu caro, a tecnologia do campo militar está sempre à frente da tecnologia disponível ao mercado em geral. E outra o futuro em todas as áreas está diretamente ligado ao desenvolvimento da IA, e sem chips de última geração é impossível competir de igual para igual com as big techs americanas. Resumindo é um baita obstáculo para o desenvolvimento da China a restrição as maquinas EUV da ASML. Sem essa tecnologia não tem como estar na fronteira tecnológica global.
@@fredrjr7702 então a porr@ da d tecnologia militar chinesa e a porr@ da ESTAÇÃO ESPACIAL e a porr@ do foguetes é carros autônomos deles é de papelão rodando Debian? Não jovem. Pesquisa. Vai além dos cortes de podcast.
estar a frente nao quer dizer estar mais moderna, o segredo da durabilidade da nintendo era usar tecnologias maduras cujas as desvantagens eram bem conhecidas, fazer um missil mais caro nao eh melhor, pq missil so se usa uma vez@@fredrjr7702 , varias armas avancadas foram derrotadas por isso, custo de manutencao
Felipe Durante, blz. A China, por contratos, para serviços e transferência de tecnologias, aprendeu e fez. O Brasil também já fez contratos deste tipo, pena que as tecnologias não vingaram aqui e o Brasil não produz tecnologia. A China, além disso , aprendeu muitas tecnologias e até algumas melhorou. Já estão produzindo tecnologia. Não dá pra falar mal disso. E China t escala de mercado, 1/6 da população mundial, não é surpresa surgi daí alguma tecnologia para uso global.
@@FelipeDurante ué... é! Literalmente reportar o que os "especialistas" disseram pra ela. Eu concordo que é equivocado, mas a crítica vai para a fonte. As vezes ela nem pensa assim. Vai saber...
@@Dave_Nosdivado que a moça do vídeo não compreende e que a China investiu pesado em educação e teve um resultado superior aos EUA por isso que ela esta indignada
Tem uma palestra no Latinoware desse ano chamada Pandemia binária, no finzinho o palestrante cita a Rússia como uma internet impenetrável, o termo impenetrável é por minha conta não lembro o termo que ele usou.
PIB do Estados Unidos (28) trilhões de dólares, PIB per capita dos Estados Unidos (83) mil dólares, PIB da chn (18) trilhões de dólares e PIB per capita (13) mil dólares.
Chips estão realmente em tudo Felipe, mas alguns setores agregam muito valor. Setor militar e tecnologia da informação são dois exemplos. (EDIT) Tem muita coisa hoje com chip que não precisa ser smart, mas é pra tentar agregar valor como máquina de lavar e geladeira.
É isso que a China deveria fazer mesmo, aproveitar o momento conturbado no mundo, com os americanos lidando (se metendo) em dois/três conflitos e resolver a questão de Taiwan.
@@devforfun5618sim. A China não vai invadir militarm Taiwan. Taiwan vai perder relevância pros EUA ao longo do tempo (especialmente pq nos próximos anos vai acontecer umas crises muito grandes nos EUA que podem abalar como aquela sociedade se organiza). A China não vai atirar uma bala contra cidadãos chineses (Brasil, aprenda com a China).
Depois daquele dia do vídeo,do Da lama com a criança chupando a língua, deu e chega para esse senhor por favor!!!! Caiu o véu, meu Deus 🙏🏻 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
O lado bom dessa guerra é quem ganha são os consumidores que terão alta tecnologia, meu único medo é os EUA perceber que tão perdendo e meter bomba assim como fazem desde sempre.
A China tem bomba atômica tbm. E os mísseis balísticos intercontinentais da China são mais avançados que dos EUA, os EUA não têm tecnologia pra interceptar. Eles não são nem doido kkkkkkk
O problema é a máquina capaz de fazer esses chips. A China consegue fazer de até 7nn e em Taiwan são fabricados de 3nn. Esse "nn" são nanometros, e significa o espaçamento entre cada transistor dentro do chip, o funcionamento do chip é praticamente o mesmo, mas a grande problemática é desenvolver uma máquina capaz de faze-los
Não segundo o livre mercado dos EUA só pode existir concorrência se for entre as empresas dos EUA, qualquer empresa de fora é proibida e até parceiros eles proíbem como no caso do Japão que virou uma colônia americana ou o cachorrinho dos EUA. Por exemplo o Nissan Skyline GT-R R34 é proibido de importar nos EUA
@@JefersonChristoferdeOliveiraQueria te fazer uma pergunta, já que você pelo visto entende de comércio, no EUA, eu posso importar uma carabina brasileira chamado IA2 no calibre 556?? Por ser uma arma de fogo de fábrica não estadunidense, seria proibido?
Que Deus ajude a América.....vai ser engolida inteira....Democracia e ruim pra desenvolvimento....muita gente pensando...tem gente que não nasceu pra pensar.Ja comecei a aprender chinês.
"Peça chave nas cadeias de produção", "semicondutores avançados". Eu acho que estão confundindo as coisas. Uma coisa é o silício em si, outra coisa é o chip.
Alguém me explica qual a necessidade de Chips tão poderosos? Alguém precisa de um smartphone mais poderoso que o Mate 60 ou iPhone 15? Qual outra aplicação demanda este tipo de chip?
@@arrentino eficiente em qual campo? Os atuais já são rápidos o suficiente, e o consumo de energia do chip é minúsculo se comparado ao das telas e outros componentes do telefone.
@@gilsonrogeriolimaoliveira2807 O mercado sempre quer o melhor, além do quê até mesmo chips móveis desperdiçam muita energia em forma de calor é até justificável devido as freqüências de operação, porém novas tecnologias como IA sempre vão requerer chips mais poderosos, novos jogos vão requerer ainda mais memória volátil e flash no mesmo encapsulamento (depende da CPU também), mais poder de processamento gráfico por conta de novas engines gráficas, em resumo se estamos falando de smatphones e não de celulares básicos, a evolução dos mesmos caminha junto com a indústria da informática que está sempre inovando.
Ela tá vendendo a dívida pouco a pouco pra manter sua moeda desvalorizada na medida certa. Por isso que mesmo com essas sanções, a moeda chinesa continua tão estável. Assim, ela continua atrativa pra quem compra dela e ao mesmo tempo seu trabalhadores têm um salário estável.
Duvido os chineses criarem a sua própria versão do acarajé e do abará apimentado que só aqui na Bahia (alguns) sabem fazer. Essa tecnologia é uma dádiva dos deuses!
Uai! so isso foi bom pra China, enquanto os americanos rincham, os chineses avançam. Os estados Unidos cooperaram para o avanço dos semicondutores chineses, isso foi ótimo, pelo menos assim os chineses não vão mais ficar dependendo de tecnologias alheia.
⚜ O "livre mercado democrático" dos EUA aí... Ai ai só bobo para cair nessas coisas, que a China se alie mais ainda com o Brasil e avance as tecnologias.
Qualquer grupo de 1,5 bilhões de pessoas bem educadas e com os incentivos certos podem fazer qualquer tecnologia. Tem uma coisa muito racista em quem não acredita nisto.
no final ela fala em cópia de propriedade intelectual, mas tá tudo acordado em contrato né? kkkkkk belo "roubo" esse. Transferência de tecnologia sempre foi uma prioridade dos chineses desde os anos 80 se bobiar...
É bizarro, noticiar sanções como fosse normal. Destruir um país, sem dar um tiro. Ameaçando outros países, onde os liberais vêem a tal liberdade econômica?! Onde?
Hipócritas
Liberdade para fazer o que os imperialistas demandam.
A sociedade brasileira é a mais dominada ideologicamente pelos EUA
@@joseoliveiragconcordo!
Eles não vem ,mas EUA é rei né e todos obedece.
"A China sempre quer fazer a versão chinesa do que existe no mundo."
Que bom para eles né, não dependem de americanos e europeus para ter tecnologia, fazem eles mesmos. Imagina que louco se o Brasil fizesse o mesmo? Imagina só se a gente vivesse em um país soberano onde a imprensa defende os interesses nacionais?
É sonhar demais.
Em quanto isso, os viralatas querem que usemos sempre a versão estadunidense de tudo.
Os chineses estão certos
A economia chinesa está caminhando para a autossuficiência.
Né?! Mas nunca vai existir imprensa defendendo interesses nacionais num país capitalista, onde os veículos veículos de imprensa são todos empresas privadas, e por isso com interesses estritamente privados.
Printei seu comentário pra poder usar como método ilustrativo de assuntos relacionados, obrigado pelo comentário querido camarada
@@alexandrepereira5491 não chega a tanto, mas eles terão competitividade nos principais setores da economia global. O plano de fato é um sonho do terceiro mundo, atualmente mundo subdesenvolvido. Aprender a tecnologia base já existente e criar empresas locais para competir em escala global. Por exemplo no Brasil a ditadura civil militar de 1964 acreditou que a CCE e a Gradiente fariam isso. Não fez. A China conseguiu e a resposta está no vídeo do Felipe. Lá eles investiram em educação. Aqui só foi investido no ensino superior, mas não o suficiente.
Depois de estudar a história dos EUA nunca torci tanto para a queda a águia. China. China. China.
O país era uma colônia que tinha um "pacto colonial" que obrigava o país a ser agrário exportador, e passa 100 anos depois o filho de uma chocadeira ainda acredita em livre mercado
O brasil está desse jeito, um pacto para ser agrário "o agro é pop" exportador "o agro é pop" e continuará assim até o fim dos imperialistas colonizadores, ou seja, será sempre um fundo de quintal.
A mentalidade de guerra fria da grande mídia é cringe de doer
"É tudo uma bolha".
Professor HOC / Fernando Ulrich.
Eles simplesmente não conseguem entender uma economia não capitalista.
Recentemente vi uma matéria sobre o assunto em que a Nvidia tem perdido mercado por conta do embargo. Como a china lança dinheiro infinito nas empresas chinesas para produção de chips, estão conseguindo ser auto suficientes. É questão de tempo.
Nvidia vendia rios de equipamentos e arquitetura de processadores (que ela agora é dona arm) pra China. A China é onde a energia é mais barata no mundo, ter CPD na China com equipamento da Nvidia valia muito a pena. Aliás, o pessoal na China usava muito equipamento da Nvidia pra minerar criptomoeda, justamente pq a energia é mais barata.
A manipulação começa até na trilha sonora escolhida, aquela sensação de perigo 😂😂😂
O viés da Patrícia chega a ser nojento, mas não surpreende.
E rídiculo o tom funebre dessa reportagem, sendo que a China assumindo um protagonismo é um passo para um mundo multipolar e excelente para o sul global. Se é fúnebre para esse jornal burguês é porque é boa notícias para a classe trabalhadora.
@@465400exatamente, meu amigo. Essa mídia hegemônica é da burguesia e precisa impor a narrativa para manter a colonização. Entendo que o Brasil deveria banir essas redes sociais americanas e investir nas suas próprias. É o primeiro passo para termos independência nesse meio, como a China se tocou e fez há muito tempo.
Se é fúnebre para eles, é ótimo para mundo!
@@465400 Na boa, eu tenho medo. Eu sempre fico feliz em ver a economia de um país crescendo, só que a China tem um potencial que não dá pra competir. Infelizmente, se eles alcançarem seu potencial máximo haverá monopólio da China em todas as áreas da economia mundial. ''Ah mas os Estados Unidos fazem a mesma coisa''. Tá, beleza, mas que vantagem tem você trocar de senhor e continuar sendo um escravo? E pior do que isso, a China é melhor que os Estados Unidos e por isso ela irá ultrapassá-lo até 2050, e quando esse dia chegar nenhuma indústria será páreo para a China e a bolsa de Pequim vai assumir o mundo, só que agora nunca mais vai sair. Imagina isso! Competir com um governo instável e hipócrita como o Governo Americano é fácil, agora tenta competir contra um estado soberano, implacável e fechado como o da China. Você sempre vai sair perdendo. Isso me preocupa pois muito em breve a crise populacional afetará o continente europeu e americano, enquanto o oriente médio assumirá nossas funções e a China as funções dos EUA. A cultura norte americana e sul americana irá sucumbir nessa nova ordem. Em resumo, o que eu quero dizer, é que entre viver em um regime ocidental contra um regime oriental, acho que prefiro o ocidente mesmo, pelo menos aqui é mais fácil de se adaptar e a concorrência é mais justa. Não que ''mais justa'' signifique ''justiça integral'' propriamente dita, mas né, tentar competir com uma Shein da vida é impossível.
Não tenho medo...porque não adianta...isso tudo é muito maior. Não tenho medo porque a China não é imperialista como os EUA e Europa. Esses caras destroem o que querem no planeta há mais de 500 anos usando argumentos estúpidos como superioridade da raça e usando a religião como escudo. Sem as colonizações que esses piratas fizeram, como poderia estar o planeta hoje?
A China é maior que os EUA em extensão territorial, mas no mapa que eles usam, no vídeo, pra ilustrar, mostra o EUA quase 2x maior que a China 😊
nossa, total, nem tinha reparado. olhando em 00:15, só o alaska já é quase maior que a china
Um amigo que trabalha embarcado falou que demora três vezes mais para atravessar a Ásia do que a Europa. Mapa tbm é política
@thefajota na realidade, os eua nao fica tão atrás da china. apenas 140mil km a menos.
eu me lembro vagamente em uma aula de geopolítica, que a projeção de mercator (se eu não me engano) é usada em mapas justamente pra por manter os contornos do paises equivalentes, mas altera a área, já a de peters que deforma o contorno, mas mantém a área, seria a mais adequada para comparar tamanhos, aí sim dá pra ver o minusculo que é a europa, e o tamanho absurdo da ásia e da áfrica... enfim, isso o meu professor supos que é usado até hoje, pra dar a impressão de que o sul global é menor do q realmente é, comparado ao norte.
@@pedroernesto7867 não adianta a África/Ásia ser maior, se a maiorias dos intelectuais estão na Europa.
A China é imparavel mesmo, até entendo a importancia dos superchips mas nao é isso que vai parar a China, outro dia vi que eles ja tem a capacidade produtiva de fazer esses chips, isso é só retorica americana, eles tem medo de perder o protagonismo
vao perder a habilidade de segurar as tecnologias que tao guardando pra liberar no futuro, pq vai ter competicao de verdade, quem ta na frente nao gosta de competir
As cidades chinesas já são mais interessantes que as americanas tecnologicamente falando e em bem estar.
A única maneira de parar a China é lagar uma bomba atômica por KM quadrado, e é incrível notar que só porque é uma sociedade em fase de transição do capitalismo para o Comunismo, já é uma sociedade bem mais eficiente e organizada
@@claudiotorcatorealmente, a infraestrutura das cidades chinesas são muito mais impressionantes que as americanas
Ela fala do país criar suas próprias empresas pra abastecer o mercado interno como se fosse uma coisa absurda
Estados Unidos criam muitos revoluções coloridas pelo mundo!!!
Seu canal é top ganha mais um inscrito!
Sobre a corrida da HiSilicon e SMIC para alcançar os 5nm e 3 nm, é questão de tempo. O que na verdade surpreendeu os USA, foram a velocidade em que conseguiram os 7nm. Dado isso, especulam que podem levar apenas 4 anos para chegar aos 5 e 3nm.
Ah sim. Alguém avisa a Patrícia Campos Mello (a jornalista) que escala de produção é o de menos.
Parece que as sanções funcionaram ao contrário fez com que o que era pra levar anos fosse atingido muito antes. Enquanto os EUA gastam bilhões em guerra a China continua investindo em conhecimento desenvolvimento e evolução.
@@brunoedsondossantos9518Escala de produção não é o de menos, mas acredito fortemente no potencial chinês em solucionar problemas
Pela linha do tempo que apareceu bo meu entender até o iphone 11 pro max 2019 mas indo até 2220 mais a certeza que deve ser melhor que o do iphone 11 pro ou seja 3 anos atrasado só
Ele superestimaram o problema.
Bom dia, a China já quebrou?
72 horas pra ela quebrar
Partir de que ano e hora
@@Monteirodasilva-e1hA partir do dia D e da hora H. Igual a vacina do Pazuelo.
Daqui 72 horas
@@renanreis9797kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, postei antes de ver seu comentário, parabéns
Na China existe o planejamento a longo prazo, graças a manutenção dos dirigentes no poder. E isso, é uma vantagem até o momento. Tomara que nunca exista um louco no poder por lá.
Acredito que quem manda de fato é o partido e só a cúpula deve ter milhares de membros, possivelmente o presidente age de acordo com as diretrizes do partido.
Não tem como isso acontecer lá, porque a carreira política na China é meritocrática. Você vai galgando os degraus, começando como líder comunitário (alguma coisa desse tipo) e vai subindo, chega a Governador de província e por último a Presidente do país. E você tem que ir mostrando resultado para seguir galgando os degraus. Esse sistema impede que um imbecil, um palhaço ou um louco consiga ocupar um cargo político importante, além de garantir que a pessoa que ocupar esse cargo seja competente ou pelo minimiza a chance de um incompetente ocupar o cargo. E mesmo na hipótese muito improvável de um louco, como vc falou, ou um incompetente, for eleito Presidente, o Congresso chinês pode tirar essa pessoa do cargo a qualquer momento.
@@alexandrepereira5491exato, a "ditadura" comunista chinesa, funciona 1000x melhor que nossa democracia
Não tem como surgir um Bolsonaro na China. A o partido comunista chinês segue o Centralismo democrático de Lênin, em que todo mundo do partido vota as diretrizes e as assembléias (locais, de cidade, de província ou nacional) votam as leis baseadas nessas diretrizes, e os que ocupam função executiva tbm têm que seguir essas diretrizes.
os liberais tem que conhecer a verdadeira mão invisível do mercado
Bacana Felipe ! Necessitamos muito de contra pontos de informações da China. Parabéns pelo trabalho irmão !
o Elon msuk quer tornar o X o weechat americano
eu nao fazia ideia que essa frase ia estar no video, os caras nao consegue nem defender o proprio arumento direito
Muito bom! Eu até fiz um download do video se acaso a folha reclamar desse video, da de fazer 10000000 de uploads aonde der kkk.
Continue fazendo isso. Esses reacts são muito bons. Inclusive digo mais, criem canais para fazer reatcs de assuntos que bombam na extrema direita terrorista. As vezes temos vontade de acompanhar os conteúdos que eles produzem, claro que para conhecer o que o outro lado está armando. Porém, eu definitivamente não acesso canais da extrema-direita, pra não gerar engajamento nem dar dinheiro em monetização. Reajam mais. Gosto de ver alguns comentaristas da Jovem Pan (principalmente dos esportes) mas, só de pensar em dar meu view pra esses canais, prefiro ficar na curiosidade ou esperar algum canal descente “republicar” ou reagir. O canal do Luide (Luideverso) faz isso bem.
Essa última frase da reportagem, parece q a repórter está em 1980.
Acho curioso reparar em como eles tentam te induzir até com a trilha sonora, sempre que estão falando da China a musica fica mais tensa, a propaganda e a manipulação ta em tudo msm
Tem tbm todo o investimento que a China tá fazendo em chips de arquitetura RISC-V, pq pra usar chip x86 e ARM tem que pagar royalties e RISC é livre pra qualquer um usar. Os próximos anos vão ser interessantes
Por que a nossa ceitec não consegue produzir chips nesse nível?
@@dagobertosantosdeoliveira9546pq como foi dito do vídeo várias vezes q precisa de dinheiro infinito, mas brasileiro prefere investir em bolsa família do q em qualquer coisa q envolve tecnologia, vide a área espacial q a china já tem estação espacial e o Brasil nem lançador de micro satélite consegue fazer. os engenheiros morreram e o governo largou o projeto
@@dagobertosantosdeoliveira9546pq ela tá completamente sucateada e esquecida. Bolsonaro tentou privatizar mas ninguém vai comprar empresa que não dá lucro, então ele tentou liquidar. Lula reverteu a liquidação, mas ainda não tem nenhum plano concreto pra ela.
Amigo, a arquitetura arm é baseada em RISC. RISC só significa que o conjunto de instruções do processador é reduzido, nem chega a ser uma arquitetura por si só.
@@ThiagoVsky Eu to falando especificamente de RISC-V, que é uma arquitetura baseada em RISC
A própria muie é um processo de inteligência artificial, parece um robô de tanto botox na cara
Kkkkkkk rapaz vc tocou na ferida de muitas mulheres kkkk
A Patrícia Campos Mello está mais à serviço da Colúmbia university do que da própria Folha de São Paulo e ainda fica com "olho gordo " na tecnologia chinesa
PARABÉNS SR. FELIPE.
DESCASQUE ESSES IMPERIALISTAS.
Muito bom. Como está senhora é polarizada. Não sei se é intencional, acredito que não. Os EUA tem uns 80 anos como império. Já a China sempre foi grande. Talvez alguns ajustes estão acontecendo, ou seja, a China pode voltar naturalmente ao seu status de sempre.
O mais bizarro é o tamanho do Alaska.
😅 "Ahh foi sem querer esta deformação é no mapa mundi"
😂😂
Nada é por acaso.
Que moral os EUA tem para falar que a China aumentou a coleta de dados da população.
Hoje mesmo eu conversei com alguém do meu lado (não foi pelo calular, mas ele provavelmente escutou) sobre um modelo de carro mais tarde o TH-cam coloca para mim uma propaganda deste mesmo carro.
E não era um modelo comum.
Coincidência?
Não.
A ASML é a empresa que domina o mercado de máquinas de litografia para fabricação de chips , e os EUA vetaram a empresa de venderem máquinas de tecnologia EUV que são as maquinas capazes de produzir chips inferiores a 5nm. Inclusive proibiram de dar assistência as máquinas DUV que a China já dispunha. Tem uma matéria na bloomberg que explica como os chineses conseguiram fabricar os chips de 7nm com maquinas DUV.
O que eu não entendi muito bem e não vi ninguém explicando é pq essa corrida pra ser por exemplo menos de 5nm? Um celular exige muito de uma litografia baixa, sim isso eu entendo, mas um carro autônomo por ex. não muda nada se for 5nm ou 14nm, não vai superaquecer o carro ou falta bateria, ou um datacenter com centenas de GPU pra IA acho que não muda muito tbm.
@@subzerovideofalam muito em armas, mas já existem armas capazes de atravessar o mundo e acertar o alvo com uma precisão de metros desde a década de 60.
@@gilsonrogeriolimaoliveira2807 Entendo ms ainda não me convense, um missil que tem um chip de 5nm ou de 12nm só muda o tamanho e gasta uma energia infimamente maior.
@@subzerovideo esse número diz respeito ao tamanho do transistor, quanto menor mais transistores poderão ser alocados no mesmo tamanho de die, especialmente interessante para os smartphones, PCs e supercomputadores que demandam aumento de performance e eficiência por conta da concorrência mas para aplicação militar realmente não faz diferença se é 14nm ou 48nm
@@subzerovideo A equação é a seguinte, qto menor a litografia utilizada os transistores ficam menores e consomem menos energia. Qdo se necessita de muito poder de processamento aumenta o consumo energético e consequentemente de calor , e para manter esse nível de processamento alto requer uma refrigeração eficiente, logo com o passar do tempo e a necessidade de maior processamento chips com litografia muito defasada vão esbarrar no gargalo da refrigeração, ou seja não seria possível aumentar o processamento por conta do aquecimento do processador. Lógico que aplicações mais simples não é necessário um chip com um processo de fabricação tão sofisticado e caro, mas ai vai de encontro ao que a China pretende ser como nação, uma mera fábrica do mundo , ou uma potência que desenvolve tecnologia e disputa a fronteira tecnológica com as superpotências.
Faz mais videos reagindo a esse tipo de video mais “elaborado “
Tem uma série sobre chips no canal I/O Tube chamada Da areia ao chip. É bem técnico mas vale a pena ver.
Eu gosto muito do conceito de semicondutores orientais em contradição com os semicondutores ocidentais taiwaneses e sul-coreanos.
E essas redes de mídias deviam ser proibidas aqui também.
A maior demanda é de chips até 28nm e isso a china já tem capacidade de produção doméstica.
IA , tecnologia aeroespacial e militar de última geração requer chips de última geração.
@@fredrjr7702 IA sim, os outros usam tecnologia de chips muito bem estabelecidas, aeronáutica tbm. Por conta da confiabilidade.
@@rodrigomoura1085 Que isso meu caro, a tecnologia do campo militar está sempre à frente da tecnologia disponível ao mercado em geral. E outra o futuro em todas as áreas está diretamente ligado ao desenvolvimento da IA, e sem chips de última geração é impossível competir de igual para igual com as big techs americanas. Resumindo é um baita obstáculo para o desenvolvimento da China a restrição as maquinas EUV da ASML. Sem essa tecnologia não tem como estar na fronteira tecnológica global.
@@fredrjr7702 então a porr@ da d tecnologia militar chinesa e a porr@ da ESTAÇÃO ESPACIAL e a porr@ do foguetes é carros autônomos deles é de papelão rodando Debian? Não jovem. Pesquisa. Vai além dos cortes de podcast.
estar a frente nao quer dizer estar mais moderna, o segredo da durabilidade da nintendo era usar tecnologias maduras cujas as desvantagens eram bem conhecidas, fazer um missil mais caro nao eh melhor, pq missil so se usa uma vez@@fredrjr7702 , varias armas avancadas foram derrotadas por isso, custo de manutencao
Felipe Durante, blz. A China, por contratos, para serviços e transferência de tecnologias, aprendeu e fez. O Brasil também já fez contratos deste tipo, pena que as tecnologias não vingaram aqui e o Brasil não produz tecnologia. A China, além disso , aprendeu muitas tecnologias e até algumas melhorou. Já estão produzindo tecnologia. Não dá pra falar mal disso. E China t escala de mercado, 1/6 da população mundial, não é surpresa surgi daí alguma tecnologia para uso global.
No Brasil não deu certo pq o governo é controlado pela burguesia brasileira, que é controlada pela burguesia dos países do centro do capitalismo.
kkkkkkkkk americanos comendo poeira!
comentando aqui pra engajar o vídeo
Livre mercado nocu dos outros é refresco.
9:02 aqui eu tenho uma crítica a vc Felipe! Ela está reproduzindo oq os especialistas, provavelmente estadunidenses, disseram pra ela.
E esse é o trabalho dela?
@@FelipeDurante ué... é! Literalmente reportar o que os "especialistas" disseram pra ela. Eu concordo que é equivocado, mas a crítica vai para a fonte. As vezes ela nem pensa assim. Vai saber...
@@Dave_Nosdivado que a moça do vídeo não compreende e que a China investiu pesado em educação e teve um resultado superior aos EUA por isso que ela esta indignada
Nem vi o vídeo, mas já imaginei as batatinha, Fandangos, Yokitos voando pra todo lado.
A Patrícia foi pra China fazer o quê? Turistar? Ela não aprendeu nada kkkkkkk
Tem uma palestra no Latinoware desse ano chamada Pandemia binária, no finzinho o palestrante cita a Rússia como uma internet impenetrável, o termo impenetrável é por minha conta não lembro o termo que ele usou.
As vantagens de não gastar recursos intervindo militarmente em outras nações é que sobra recursos pra desenvolver o próprio país
Voltaram a postar que q china vai quebrar no Twitter
Vc poderia falar sobre aquele avião que sumiu e a culpa foi do piloto, obrigado
Aqui não é o Aviões e Músicas.
PIB do Estados Unidos (28) trilhões de dólares, PIB per capita dos Estados Unidos (83) mil dólares, PIB da chn (18) trilhões de dólares e PIB per capita (13) mil dólares.
"como eles conseguiram fazer isso" pagaria pra ver políticos americanos se fazendo essa pergunta 😂😂😂😂
Chips estão realmente em tudo Felipe, mas alguns setores agregam muito valor. Setor militar e tecnologia da informação são dois exemplos.
(EDIT) Tem muita coisa hoje com chip que não precisa ser smart, mas é pra tentar agregar valor como máquina de lavar e geladeira.
Tem muito tempo que máquina de lavar tem chip. Tem botão? Vai ter um chip.
Felipe tu gosta de tortura 😢fazer agente ouvir isso
Essa repórter é horrível. Colocada como uma especialista pra explicar, só falou obviedades. "Bem bolado", olha o termo.
EUA patrocina movimentos separatistas aqui tbm
É isso que a China deveria fazer mesmo, aproveitar o momento conturbado no mundo, com os americanos lidando (se metendo) em dois/três conflitos e resolver a questão de Taiwan.
acho que nem vai precisar os estados unidos vao perder o interesse em taiwan quando perder esse valor estrategico na guerra comercial
@@devforfun5618sim. A China não vai invadir militarm Taiwan. Taiwan vai perder relevância pros EUA ao longo do tempo (especialmente pq nos próximos anos vai acontecer umas crises muito grandes nos EUA que podem abalar como aquela sociedade se organiza). A China não vai atirar uma bala contra cidadãos chineses (Brasil, aprenda com a China).
a explicação deles de semicondutores é sofrível
Depois daquele dia do vídeo,do Da lama com a criança chupando a língua, deu e chega para esse senhor por favor!!!! Caiu o véu, meu Deus 🙏🏻 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
O lado bom dessa guerra é quem ganha são os consumidores que terão alta tecnologia, meu único medo é os EUA perceber que tão perdendo e meter bomba assim como fazem desde sempre.
A China tem bomba atômica tbm. E os mísseis balísticos intercontinentais da China são mais avançados que dos EUA, os EUA não têm tecnologia pra interceptar. Eles não são nem doido kkkkkkk
Pow, eu não ia chamar ela de burra, mas realmente é.
ESSA MULHER É A PATRÍCIA CAMPOS MELO. NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE. AQUI NO BRASIL CONHECEMOS ELA E OUTROS PSEUDO JORNALISTAS MUITO BEM.
pergunta de leigo mas oq impede eles de simplismente abrirem o aparelho e olharem e verem como funciona o chip lá dentro?
O problema é a máquina capaz de fazer esses chips. A China consegue fazer de até 7nn e em Taiwan são fabricados de 3nn.
Esse "nn" são nanometros, e significa o espaçamento entre cada transistor dentro do chip, o funcionamento do chip é praticamente o mesmo, mas a grande problemática é desenvolver uma máquina capaz de faze-los
acho que o misterio está na fabricação mesmo
@@Pampa1905ah entendi valeu
Eles duvidam da capacidade da china de fazer qualquer coisa, bando de invejosos kkkkkk.
Mais 72 horas
14:40 E eles falam isso depois de ter falado que o Estados Unidos está colocando sanções e ameaçando colocar sanções pelo mundo...
Eles acharam que a China não conseguiria ir além da cópia....
A concorrência não seria bom para os consumidores?
Sem dúvida, Huawei e Xiaomi por exemplo em menos de uma década quebraram o glamour da Apple no mercado asiático.
Justamente isso que os EUA não querem, que você tenha opções.
É que a concorrência capitalista acaba em monopólio meu amigo.
Não segundo o livre mercado dos EUA só pode existir concorrência se for entre as empresas dos EUA, qualquer empresa de fora é proibida e até parceiros eles proíbem como no caso do Japão que virou uma colônia americana ou o cachorrinho dos EUA.
Por exemplo o Nissan Skyline GT-R R34 é proibido de importar nos EUA
@@JefersonChristoferdeOliveiraQueria te fazer uma pergunta, já que você pelo visto entende de comércio, no EUA, eu posso importar uma carabina brasileira chamado IA2 no calibre 556?? Por ser uma arma de fogo de fábrica não estadunidense, seria proibido?
Não fala assim Felipe "50 bombas", Tio SAM quer largar 200 bombas aí! kkkkk
Quando um países investe pesado em educação isso e o resultado
Você merece adicional de insalubridade
Tenho a impressão que os repórteres são meio bobos na explicação pois tem a convicção que não precisa muito para enganar o povo.
Olha a música que os caras colocam no fundo só pra dar pânico na audiência. "A china vai dominar o mundo!!!!". Tomara que domine mesmo!!!
Sansão o redneck americano vkkkkkkkkk
EUA. ocupado com duas guerras, só duas?
Daqui a pouco vão ser três como no caso de Ezequibo na Guiana
Aliás.... pensavam o mesmo da Rússia....
Não e fácil desenvolver isso não, foi muito rápido
E o Brasil segue sendo celeiro do mundo
Pq o wechat não se espalhou para fora da China ?
Que Deus ajude a América.....vai ser engolida inteira....Democracia e ruim pra desenvolvimento....muita gente pensando...tem gente que não nasceu pra pensar.Ja comecei a aprender chinês.
JOGAR 50 BOMBA AQUI, isso da ideia mesmo kkkk
É o plano dos EUA desde os anos 60
"Peça chave nas cadeias de produção", "semicondutores avançados". Eu acho que estão confundindo as coisas. Uma coisa é o silício em si, outra coisa é o chip.
Alguém me explica qual a necessidade de Chips tão poderosos? Alguém precisa de um smartphone mais poderoso que o Mate 60 ou iPhone 15? Qual outra aplicação demanda este tipo de chip?
Nenhuma, exceto o implacável mercado. E que bom que é assim porque cada vez mais os chips serão mais eficientes
@@arrentino eficiente em qual campo? Os atuais já são rápidos o suficiente, e o consumo de energia do chip é minúsculo se comparado ao das telas e outros componentes do telefone.
@@gilsonrogeriolimaoliveira2807 O mercado sempre quer o melhor, além do quê até mesmo chips móveis desperdiçam muita energia em forma de calor é até justificável devido as freqüências de operação, porém novas tecnologias como IA sempre vão requerer chips mais poderosos, novos jogos vão requerer ainda mais memória volátil e flash no mesmo encapsulamento (depende da CPU também), mais poder de processamento gráfico por conta de novas engines gráficas, em resumo se estamos falando de smatphones e não de celulares básicos, a evolução dos mesmos caminha junto com a indústria da informática que está sempre inovando.
É mais pro setor militar mesmo, pro setor civil não tem nescessidade mesmo
Ano que vem 2024 a Smic chega nos 5 nm, sul coreanos já antecederam essa semana.
Refresquem minha memória mas não é a China que possui a maior posição na compra das dívidas dos EUA? Imagina só se ela vem a requerer o pagamento....
Ela tá vendendo a dívida pouco a pouco pra manter sua moeda desvalorizada na medida certa. Por isso que mesmo com essas sanções, a moeda chinesa continua tão estável. Assim, ela continua atrativa pra quem compra dela e ao mesmo tempo seu trabalhadores têm um salário estável.
Se querem ou não fazer a versão chinesa ta certa a China, defender a soberania nacional
Duvido os chineses criarem a sua própria versão do acarajé e do abará apimentado que só aqui na Bahia (alguns) sabem fazer. Essa tecnologia é uma dádiva dos deuses!
Uai! so isso foi bom pra China, enquanto os americanos rincham, os chineses avançam. Os estados Unidos cooperaram para o avanço dos semicondutores chineses, isso foi ótimo, pelo menos assim os chineses não vão mais ficar dependendo de tecnologias alheia.
na china nao tem bolsamaro
É engraçado falar que a China importava chips de Taiwan, é a mesma coisa de falar que o Brasil importa madeira da Bahia kkkkkkk
⚜ O "livre mercado democrático" dos EUA aí... Ai ai só bobo para cair nessas coisas, que a China se alie mais ainda com o Brasil e avance as tecnologias.
Qualquer grupo de 1,5 bilhões de pessoas bem educadas e com os incentivos certos podem fazer qualquer tecnologia. Tem uma coisa muito racista em quem não acredita nisto.
A China atual é um exemplo. Mas não temos a capacidade de trilhar o caminho por preconceito e medo. O Brasil não é e não será um país desenvolvido.
O País é um espelho da visão de sua gente.
Discordo dessa frase. O Brasil é o espelho da sua visão?@@arrentino
tanto à ASML quanto á TSMC tem tecnologia americana, não são totalmente nacionais.
@@douglasantoniak21 sim, mas e o livre mercado?
no final ela fala em cópia de propriedade intelectual, mas tá tudo acordado em contrato né? kkkkkk belo "roubo" esse. Transferência de tecnologia sempre foi uma prioridade dos chineses desde os anos 80 se bobiar...
Vassalagem é mato.
Esse documentário parece fake news de tiozão do zap
Ótimo vídeo Felipe 🔥.
Nojento o editorial desse jornal, opiniões direto do fundo do lixo da ideologia.
Dói ouvir esse monte de frases padrão e manipuladas criticando a China e fazendo como se no ocidente fosse tudo maravilhoso.
Eu pelo contrário, amo assistir o desespero deles
Selvaaaaaaa😂😂😂😂😂
Pro cara só a Intel e NVidia produz, a AMD não kkkk.
Força, China!
"... aproveitar que os EUA estão OCUPADOS com duas guerras..."
Puuuutaaaa que pariuuu! Narrativa cretina demais...