Sim, quero um vídeo sobre o diário. Vejo os alemãs meio sem jeito para falar sobre o passado de seu país, e me pergunto: será que nós brasileiros passaremos por isso no futuro? Acredito que sim! Sentiremos vergonha do momento que estamos vivendo.
Como historiador no final da formação, afirmo, sem dúvidas, que é um documento importantíssimo. Qualquer fonte de época, da “verdadeira” à “falsificada” é fundamental na construção da História
Eu tenho um livro de poesias da minha vó escrito durante a guerra em letras góticas pelas colegas de escola dela. Realmente é muito valioso isso. Também tenho um bracelete de prata que um joalheiro judeu que morava ao lado deu pra ela pouco antes de fecharem as lojas judias. Ele disse que preferia que ela guardasse ao invés de alguém roubar dele. Me dá até arrepios 😔
meu avô era militar polonês e lutou para defender seu país ,foi capturado pelos alemães, conseguiu fugir e conheceu uma jovem alemã , embarcaram em um navio e vieram para o Brasil sem falar nada em português ,meu avô faleceu quando eu tinha 2 anos de idade, já minha querida vó faleceu quando eu tinha 25 anos , eu amava muito minha vozinha querida ela tinha um sotaque alemão falava o português bem arrastado
Interessante essa história amigo. Na Europa você escuta muitas histórias assim. E as pessoas acham que é mentira, quando isso é tão corriqueiro em tempos de guerra. Perdoe a ignorância dos nossos conterrâneos! 🙌🏼
cara seu português tá bem fluente, eu consegui entender absolutamente tudo que você disse, o alemão é um idioma muito distante do português e com uma latência vocal muito distinta também e é impressionante como você consegue expressar o português tão bem assim
Meu bisavô veio fugido da Alemanha durante a unificação ou Primeira Guerra. Não sei bem porque minha mãe contava que ele não era muito de contar do passado por causa dos traumas e por não saber falar português bem. Os pais dele morreram de Tifo no navio e ele e os irmãos foram adotados por famílias imigrantes alemães no Espírito Santo. Esse assunto do nazismo é tão complicado que na década de 40 ele passou por um caso grave de xenofobia. Ele foi conversar com uma pessoa e identificaram o forte sotaque dele e começaram a chamar ele de nazista e espancaram ele. Ficou dias de cama se recuperando. Morreu com mais de 100 anos, mas nunca ensinou o idioma para os descendentes.
Meu avô veio mais ao menos na mesma época que o seu, tanto é que não sabemos muito da trajetória do meu avô pois ele sempre não falou muito devido aos traumas que ele carregou vindo para cá.
Fato, tenho uma amiga de ascendencia alemã , que quando descobriu que o pai havia sido piloto na guerra parou de usar o sobrenome alemão. Dificil você apagar sua própria história, mas cada um com sua forma de lidar né?
TEM NAZIFASCISTAS PRA TODO LADO, AQUI NO BRASIL NO SUL TEM MAIS DE 300 GRUPOS ORGANIZADOS. TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE O BOZO GENOCIDA CORRUPTO MILICIANO FASCISTA E LADRÃO
Sinceramente, acho o alemão um dos povos que mais tentaram se “reabilitar”. Muito pior são os outros países que escondem os horrores de sua história e nada fazem para consertar os seus erros.
Exatamente! Muito da correta aversão que hoje temos do nazismo é graças ao povo alemão que, como nação, assume o ocorrido. Quem dera que holodomor, grande salto para frente e outros horrores fossem assumidos de igual modo.
o país que deveria ter o povo mais grato do mundo seria a França. o mundo se reuniu para ajudá-los, e hj o Malacrom vem falar da nossa Amazônia, que ingrato. logo o país mais pobre, fui justamente um dos q fez maior sacrifício.
Dentre os países que eu tinha vontade de conhecer, um deles era a Alemanha. Em 2018 consegui viajar e visitar Berlim. Entre muitos fatos, um que chamou a minha atenção foram as inúmeras marcas de tiros e manchas escurecidas causadas pelas chamas das bombas que ainda existem nos prédios antigos. Segundo a guia, a prefeitura mantém essas marcas para que as futuras gerações aprendam e não fiquem tentadas em repetir os absurdos da guerra. Achei esse ponto de vista genial.
Dani Verso sim, infelizmente, bro. Até pq uma das experiências negativas que eu e minha esposa tivemos por lá foi ter que mudar o trajeto do nosso roteiro em um dos dias pq estava rolando uma manifestação neonazista... Mas fora isso, as demais pessoas locais (que são a maioria) foram extremamente educadas e atenciosas conosco. Enfim, eu que me interesso por assuntos da segunda guerra mundial, que sempre vi em documentários e pude estar nesses lugares. Foi uma experiência incrível! Incluindo onde foi filmado o filme Operação Valquíria... Vale a viagem! Principalmente pelo exemplo em cada esquina da determinação do povo em reconstruir o seu país mesmo após tantas tristezas.
E muito interessante esse assunto. Meus avós foram para o Brasil durante a segunda guerra. Fugiram pois eram judeus. Eles também não gostavam de falar sobre o assunto. Minha avó e o irmão conseguiram fugir para a Bélgica e ficaram refugiados por um diplomata. Lá ela encontrou meu avô que estava na mesma situação, se casaram e com uma carta de permissão assinada pelo presidente Getúlio Vargas eles puderam imigrar. ( temos tudo isso documentado ainda) Os pais deles haviam sido deportados para um campo que não sabemos qual foi e o irmão se perdeu na Bélgica sendo encontrado já convertido em 2008 pelo meu tio. A minha avó tinha no braço uma numeração tatuada e no clube também haviam inúmeras pessoas idosas com essa marcacao. Devido aos traumas relacionados eles nunca quiseram voltar a Alemanha. Faleceu no Brasil aos 99 anos. O interessante é que todos os filhos, os netos e bisnetos gostam muito da Alemanha. Sendo que moro na Alemanha há mais de 10 anos e meu filho e também alemão nato. Temos vizinhos idosos que nos contam histórias dos bombardeios, da escassez de alimentos e todas as dificuldades mas outros preferem simplesmente nao falar sobre o assunto especialmente quando sabem que somos netos e bisnetos de judeus alemães. São muito respeitosos e discretos.
Alemão é discreto !!! Mas já está tendo partidos nacionalistas com as mesma ideias do passado . Vários vídeos de protestos contra imigrantes enfim povo que vive na Alemanha não podem deixar esses extremistas sair do esgoto porque depois que saem sabemos o resultado!! Sinto muito pelo que aconteceu com sua família e que todos conviver em paz .
História sensacional! Como você deve saber na época de Hitler os alemães o veneravam como um Deus! Por isso acho que muitos que viveram nessa época ficam constrangidos de falar.
Eu conheço um país chamado Brasil ,onde o povo não conhece a história e alguns que conhecem se esqueceram pois elegeram um presidente que tem todos os traços de um nazifacista ;gostaria de dar enfase a uma entre várias "coincidências "além de cavalgar no meio de admiradores como o fez Mussolini ,fez a algum tempo outro ato semelhante ,um mergulho no mar indo em direção a um grupo de admiradores, e prestem bem atenção no corte de cabelo ,semelhante ao do assassino de milhões de judeus ,falo de Hitler ,será apenas coincidência ?e quando um de seus ministros num discurso em uma live usou frases de um nazista ?e ontem mesmo o pazzuelo também fez uma comparação ao Hitler ,é também coincidência ?Sabe o que eu acho ?estão acontecendo coincidências demais pra meu gosto !
Seria mto legal saber sobre o diário da sua avó. A vó da minha esposa morava em Dresden, durante a guerra , e tbm tinha um diário. Parabéns pelo trabalho!
Não totalmente, se não fosse a primeira integração entre alguns países europeus a Alemanha não seria isso tudo. Os japoneses sim são um exemplo de reconstrução pós segunda guerra mundial.
@@geimesonsilvalucena1713 o plano Marshall pra ajudar a Europa toda fudida né? A Alemanha não é exemplo de reconstrução nenhuma, foi muito mais ajuda dos EUA e a CECA que possibilitou a Alemanha caminhar. Exemplo? Nenhum. Esse povo paga pau de europeu, que não estudou história Kkkkk.
@@Pedroafi Kkk tu fala do cara que não sabe história mas também tu não sabe. A Alemanha se tornou uma potência econômica não foi por causa do Plano Marshall se fosse por isso o Reino Unido seria a maior economia da Europa e líder do bloco europeu já que ele foi oque mais recebeu dinheiro do plano Marshall. O crescimento rápido da Alemanha se deu por medidas adotadas na década de 50 pelo Chanceler Konrad Adenauer e seu ministro da economia Luidwig Ehard. Se vc ler a biografia de Konrad Adenauer já será o suficiente pra entender o crescimento econômico alemão.
Você está certo, é preciso aprender com os erros do passado e o povo alemão soube fazer isso muito bem! Faz o vídeo do diário da sua vó, seria muito interessante! Bjs
Os portugueses e ingleses fizeram muito pior e não se arrependem nem carregam nenhum estigma quanto ao que fizeram, os alemães só se martirizam pq são perdedores!
Meu pai veio para o Brasil junto com meus avós fugindo dos nazistas. Eram judeus e foram expulsos da Alemanha. Meu avô era vienense e se casou com minha avó em Berlin, quando estava estudando medicina. Lá ele se formou e ingressou no servico público. Foi exonerado quando Hitler assumiu o poder, por ser judeu. Meus avós nao tinham mágoa, no entanto que fizeram questao de nos ensinar alemao, que também é minha Muttersprache. Eu admiro muito o esforco que a Alemanha fez e faz para conscientizar sua populacao, desde a escola, das atrocidades que o nazismo praticou. Bem diferente do Brasil, onde o presidente da República enaltece abertamente o Coronel Ustra, um torturador cruel dos tempos da ditadura militar, que deveria ter acabado os seus dias atrás das grades. Obs. Parabéns, você fala muito bem português e obrigado por falar sobre esse assunto. Minha família é herdeira disso.
RaPHS, O diário da vó dele é muito importante para a Historia Da Segunda Guerra Mundial. É uma visão de dentro da Alemanha, do povo alemão naquela época, experiência enriquecedor para a história e para principalmente para os alemães que nasceram bem depois da Guerra.
Olá, Alemão, prazer em conhecer seu canal. Não tenho nenhum parentesco com alemães, mas no final dos anos 50, por volta dos meus 12/14 anos , morava com minha família em um região rural em Itaquera, SP. Nós tínhamos como vizinho de chácara, um casal de alemães : Sr. Franz, esposa e um legítimo cão pastor alemão de cor cinza escuro. Mesmo ele sendo uma pessoa muito reservada, conversava de vez em quando, com meu pai, já que éramos vizinhos. Tenho na lembrança, quando ao entardecer começou aparecer vários carros/ automóveis frente a casa do Franz, assim que meu pai o chamava. estava acontecendo um jantar aos amigos do Sr. Franz. No dia seguinte ele chamou meu pai e entregou à ele, uma travessa de louça com comidas típicas da Alemanha, os dois conversaram um pouco, mais tarde, meu pai contou um pouco da conversa que tiveram : Meu pai contou que houve um jantar, tipo despedida de alemães que estavam regressando/voltando para Alemanha. Franz disse ao meu pai que entre as pessoas presentes havia pilotos de caças, tripulantes de submarinos e de tanques de guerra. O curioso é que na época eu tinha um caderno, onde colava fotos de aviões americanos e alemães que combateram na segunda guerra, fotos tiradas de revistas. Concluindo : eu, fanático por aviões de guerra desde adolescente, hoje penso como seria interessante se eu tivesse um "autógrafo" de um desses pilotos que estiveram tão perto de mim.
@@henriquenascimento7052 Judeus receberam indenização financeira pós segunda guerra; conseguiram resgatar muitos (não todos, ainda) dos seus bens roubados e saqueados; sempre tiveram acesso a educação (inclusive universitária e tecnológica) antes (mesmo estigmatizados) e pós guerra; conquistaram um Estado nacional (mesmo que ainda contestado); são tratados na cultura, cinema, música e história como as vítimas incontestáveis do regime nazista; sofreram inúmeros pedidos de perdão pós guerra de vários governantes alemães; foram criadas leis ferrenhas contra a exaltação do nazismo na Alemanha; vários países receberam refugiados judeus por conta da segunda guerra etc. Judeus obtiveram tudo isso de maneira mais do que justa por conta das consequências de um regime inominável que pretendia os exterminar que durou menos de UMA DÉCADA (na sua forma mais violenta). Negros escravizados no Brasil durante mais ou menos 35 DÉCADAS tiveram qual compensação, reparação ou ajuda após abolição da escravatura? A escravização de povos de origem africana no Brasil foi um sistema cultural e econômico que gerou riquezas incalculáveis ao longo de 3/4 da nossa história como país, mas a mão de obra gratuita, num sistema extensivo de trabalho humano, que gerou todo esse patrimônio legado com sua força de trabalho saiu com NADA, nem moradia, nem terras, nem educação, nem compensação financeira, nem desculpas. Estude pra entender esses dois períodos tão atrozes da história humana, mas bastantes distintos, pois os conceitos de direita e esquerda são bem elásticos, mas não abarcam a burrice e a ignorância de maneira intrínseca.
@@alanvieira9873 Deixando de lado essa coisa de direita e esquerda (até pq ambos só têm interesses políticos), problema é que nenhum brasileiro que vive nos dias atuais tem a ver com o que aconteceu no passado. Se fosse para indenizar alguém, deveria ter sido na época, pq hoje em dia vai ser difícil saber quem descende de um escravo, pode até mesmo um branco ser descendente. Claro que devemos lutar contra o racismo, isso não é uma dívida, é uma obrigação de todo ser humano, mas indenizar as pessoas pelos danos materiais, não tem como. A cidade de Ouro Preto (MG) foi construída por escravos, mas não tem como "devolver" ela pra eles, eles estão mortos, e hoje em dia qualquer pessoa que anda por aí pode ser descendente de alguém que trabalhou na construção da cidade. Por isso que a tal dívida histórica não faz sentido, pq cobra de nós algo que não devemos, pois não fizemos parte da escravidão.
Eu admiro muito o povo alemão. Saíram de várias dificuldades históricas e hoje são novamente uma superpotência são muito eficientes e aplicados em busca de fazer o melhor. Parabéns
85%dos comentário a dizendo sobre o linguajar da pessoa. 14%dos comentários dizendo sobre suas opiniões. 1%dos comentários dizendo sobre o video (Vlw pelos likes).
Um povo bom e muito respeitado. Tenho família na Alemanha. Ontem aqui em Portugal tivemos uma homenagem ao Sr. Aristides de Sousa Mendes talvez o homem que salvou mais vidas do mundo. Saúde felicidades e paz para todo mundo !🇵🇹
@@PauloHirth Tenho a leve impressão que é vc quem entrou na MATRIX justamente acreditando que estava se libertando, foi enganado por charlatões, só isso.
@@RafaelLeandrosid Acho que você acredita na mídia oficial, na ONU, acha que "Direitos Humanos" é mesmo Direitos Humanos, "Demacracia" é democratica... não sabe a origem e financiamento do comunismo... Eu te entendo... é mais facil enganar uma multidão que mostrar a uma pessoa que ela foi enganada. Mas vc é jovem e se é que busca a verdade, você pode busca-la, mas ela não será exatamente como você foi levado a crer.
@@PauloHirth eu acredito que pelo fato dos Nazistas serem organizados e terem registrado todas as pessoas nominalmente que foram enterradas em valas comum + as executadas na câmara de gás ajudou bastante a se descobrir e provar o holocausto. No mais charlatões com esse tipo de negacionismo já existia naquele tempo mesmo, nada novo nesses discursos. Sempre essa de "verdade oculta" algo a se descobrir, plano de dominação e etc...
Eu acho errado atacar os alemães de hoje como nazistas, porém, os alemães em sua maioria aceitaram as ideias de Hitler, ele ganhou de forma democrática. O povo sabia o que estava fazendo.
Cara, que legal seu português! Impressiona sua fluidez num idioma de raiz tão diferente. Vc fala português muito melho do que eu falo inglês ou alemão, por exemplo. Obrigado pelo vídeo! :)
Sempre quis ouvir um alemão jovem falando sobre esse assunto atualmente. Saber a visão atual de vocês sobre isso é muito interessante e esclarecedor. Obrigado!
Vídeo muito bom pra esclarecer questões de cunho complexo, pois as pessoas precisam abrir o coração e perdoar de vdd. Essa é uma nova geração e apta a aprender e se tornar mais forte no sentindo de combater narrativas pejorativas e maléficas parabéns meu jovem é pra frente que se olha!
É um erro julgar o coletivo pelo indivíduo. A Alemanha é um país maravilhoso, e os alemães em geral são excelentes. O país leva a educação muito a sério, há disciplina e organização, além de democracia. Sem dúvida alguma os alemães aprenderam com os erros do passado. Em geral, são polidos, solidários, cultos e aí na Bavária, alegres e brincalhões. Todos têm um senso admirável de cidadania que engloba a responsabilidade com seus direitos e deveres.
@@vejitab2517 o povo não. A minoria barulhenta. Generalizar é o maior erro que alguém pode cometer quando fala da população de um país, seja Alemanha ou Brasil
@@dayvson626 essa minoria barulhenta está fazendo treinamento, organizado pela Sara Winter, para fazer uma "revolução não violenta", essa minoria está se radicalizando ainda mais, estão ameaçando, agredindo jornalistas. Olha que eu só estou falando dos civis. Se os militares (não das forças armadas) entrarem nesse embalo, temos que ter cuidado para não perdermos a frágil democracia que temos.
Tenho descendência alemã, e admiro muito a história no seu contexto. Acho que um povo só evolui com seus erros e seus acertos. Admiro o povo alemão por conseguir se reerguer após a guerra e ser a potência econômica que é hj.
O povo alemão é um povo bom e muito trabalhador veja o desenvolvimento e progresso deles no pós guerra. Admiro eles por isso tambem O povo não teve culpa sobre a 2a guerra Mundial foram induzidos pela elite do Nazismo através de uma propaganda distorcida sobre superioridade da raça ariana e uma crise econômica sem precedentes no período pré guerra.
@@marciovergueiro4504 Nem induzidos foram. Foram obrigados a aceitar. O povão não teve escolha alguma. Aliás, sofreram também de fome e de frio durante a guerra. Guerra é assim e não poupa ninguém infelizmente. Achei lindo seu comentário e muito verdadeiro
@@carmenluciafigueredorivas2190 Realmente vc tem razão o plano Marshall ajudou na recuperação economica da Europa mas a recuperação economica alemã foi muito boa.....
Axel, Obrigado por compartilhar! Eu tenho amigos de descendência Alemã, tias e tios que são descendentes de Alemães que eu amo muito e sei que também me amam. Aqui no Rio Grande do Sul a cultura Alemã é muito presente! E eu adoro! Morei e trabalhei com Alemãs e Alemães quado vivi em Londres na Inglaterra e se tornaram bons amigos. Quando eu era Criança estudei em um Lar para crianças carentes que recebia ajuda financeira de famílias da Alemanha que através dessa ajuda financeira e correspondências asseguraram que eu pudesse estudar e ter um lugar para ficar enquanto meus pais trabalhavam. Essas pessoas que não me conheciam nem as mais de 100 crianças que frequentavam a mesma creche infantil e acho que elas não tem a dimensão do quanto nos ajudaram! Eu Amo todos os povos, os Alemães Especialmente! Acho que o Bem que fazem ao Mundo através de ajuda humanitária e a forma com que se comprometem hoje com as questões sócio humanitárias tem um impacto muito positivo no mundo todo (eu sou uma prova viva disso). Obrigado por compartilhar! Eu Amo a Alemanha! Isso desde muito pequeno! Só coisas boas, me vêm a cabeça quando penso em seu país! Abraços!
Mas e a desgraça dos outros que se perpetuaram no tempo ? Até hoje, principalmente no leste europeu, pessoas lamentam os mortos, vilarejos inteiros foram exterminados, pessoas foram usados em experimentos malucos, escravizadas, estupradas... muito fácil falar que não há culpa hoje, mas não houve nenhum ato de reparação dos danos.
@@andersonlucas4481 cara mas ninguém atualmente tem culpa, foi algo horrível mas é inracional querer culpar pessoas que nem tava nascida na época, é a mesma bizarrice de muitas pessoas no Brasil querer culpar ou responsabilizar os brancos de hoje pela escravidão do passado.
@@walz2408 acrescento que quem levou esse movimento de criação do Estado de Israel, foi um dos maiores brasileiros que já existiu. Oswaldo Aranha, na época, diplomata brasileiro. th-cam.com/video/N9obOhjToLg/w-d-xo.html
Muito bom! Eu sempre tive curiosidade de saber como os alemães, tanto os já idosos e que vivenciaram esse drama, quanto os mais jovens, lidam com o fato de tudo ter acontecido em seu país. Gostaria muito se ver tb o video sobre o diario da sua avó. Eu conheço pessoas que viveram como civis na Alemanha durante a 2a Guerra e meu pai foi um Pracinha da FEB, voluntário que viveu um ano no front italiano. Sou muito interessada pelo tema.
O que posso dizer sobre o holocausto é que só tomei conhecimento profundo quando comecei a estudar para o vestibular. Cara, quando terminei de ler o livro de história, chorei. E, até hoje qdo leio ou assisto algum vídeo sobre o assunto, começo a imaginar todo o sofrimento daquelas pessoas e, adivinha? Choro e choro, pq o que fizeram com aquelas pessoas, foi algo extremamente insano.
Tem um vídeo de um vídeo de um senhor que é judeu e Brasileiro que ele conta como foi sua experiência em Auschwitz (campo de concentração na Polônia) th-cam.com/video/q0ULzaJtuec/w-d-xo.html
Na minha época de vestibular vi alguns filmes sobre esse período da Alemanha que me marcaram bastante, pois mostram diversas perspectivas: a visão daqueles que foram massacrados pelo regime, a de soldados e civis que se deixaram levar pela onda de ódio; e a daqueles que, mesmo sob medo e ameaça de morte por parte do estado, não se deixaram levar por instintos animais e ajudaram os oprimidos. Os filmes são: - A Lista de Schindler - O Pianista - Vassili Zaitsev
Cai de paraquedas aqui e foi a melhor parte do meu dia! Acho muito importante você tomar a fala de algo tão delicado e nos recordar que as feridas não foram só externas. Parabéns pela narrativa, te desejo muito sucesso!😊🙏🏽
Parabéns pelo seu vídeo. Sinto o mesmo que vc falou dos alemães. Fui p a Alemanha quatro vezes e nas conversas foram do mesmo sentimento. Forte abraço 🤗👊🏽
Seu português tá muito bom... Aqui no Brasil, o brasileiro não tem respeito pela história e pelo sangue que deram para que hoje vivemos melhor do que a décadas atrás.. Aqui o povo desmerece o racismo e quem lutou pelos direitos do negro, a nova moda agora é desmerecer todas as lutas por causa daquelas bostas que estão no bbb. Eu aprendi isso sobre Hitler jogando Poker com um coroa que era alemão, e ali em duas horas de jogo ele me deu uma aula de história... Máximo respeito a luta e a educação de vcs que certeza que veio durante esse tempo.
Os U.S.A tá do mesmo jeito porque será que eles não demonstra nenhum tipo de pobreza ou algo errado,Brasil ainda defende a cultura comparado outros países(eu moro no Maranhão é aqui ainda matem casas portuguesas e a cultura é muito apreciada) eu não vejo muito racismo aqui porem a muita desigualdade Brasil é um dos países mais adoráveis mas a desigualdade e muita
O desmerecimento do racismo é fruto da banalização do mesmo que tem sido feita por agentes como a rede globo e outros meios de comunicação que prestam deserviços o tempo todo.
Entre 2012 e 2013 eu estudei um semestre escolar no Canadá graças a uma bolsa de intercâmbio estudantil dada pelo governo do meu estado (Espírito Santo). Uma das aulas que tive foi História do Canadá e tinham duas alemãs na aula. Um dia, antes de exibir um documentário sobre a 2a Guerra Mundial, o professor perguntou se havia alguém que não gostaria de vê-lo e que, nesse caso, a pessoa poderia ir para outra sala e, quando acabasse, ele mesmo iria avisar e trazer de volta à sala. As duas únicas pessoas que não quiseram ver foram as duas alemãs. Eu tinha 16 anos e não fazia ideia que esse assunto ainda mexia e envergonha os jovens alemães, que não têm nada a ver com os erros do passado. Até hoje lembro disso e o vídeo foi muito esclarecedor, parabéns!
Infelizmente está cada vez mais raro encontrar pessoas que viveram a guerra: são fontes primárias de informação da História, ninguém os contou, eles (sobre) viveram aqueles dias.
@@Bizarro_na_chapa Temos sim, Heróis que se dedicam pelo o bem do Próximo, Heróis que se sacrificam por um medo melhor, heróis pacificadores, heróis que amam e perdoam mesmo sendo situações complicadas, heróis que acolhem, sorriem, nos mostra o quão belo a vida pode ser. Heróis e heróis... A guerra não gera heróis, apenas assassinos que matam pessoas que não conhecem em nome de uma briga que não começaram. Ao meu ver, eles não são heróis, apenas sobreviventes, nenhum soldado se orgulha da guerra, nenhum soldado gostaria de voltar para ela, nenhum dos soldados que receberam medalhas se sentiram heróis, todos eles relatam o horror da guerra e sempre se lembram dos mortos, ou seja, a Guerra produz Heróis??? Acho que não. Os filmes conseguem maquiar a maior expressão de brutalidade e aniquilação da própria humanidade com efeitos especiais, emoções e sobretudo histórias "inspiradoras" de assassinato. Isso é a guerra e eles não são heróis. Minha mãe é uma heroína por acordar cedo, trabalhar e se dedicar na minha educação e na formação do meu caráter. O Problema não é não ter mais, o problema é você não enxergar os verdadeiros heróis.
@@edsonwillian3443 heróis, vilões, tiranos é tudo questão de ponto de vista. Como exemplo o nazismo para a Alemanha foi o melhor tempo da história, mas para o resto do mundo é algo terrível.
Acabei de encontrar o seu Canal. Muito obrigado, pelo seu Video! Tambem, gostei demais do seu comentário! Parabens, pelo seu bom trabalho. Eu, moro aqui na Alemanha, Bayern. Particularmente, amo este país (Alemanha) e tambem, as pessoas daqui. Tenho muito respeito pelo povo alemão, pois, minha sogra ( falecida) me falava sobre à guerra, aprendi muita coisa interessante com ela. Fui muito amada por ela e por toda familia alemã. Acho tudo bem organisado e as pessoas tambem muito educadas. Amo todos vocês!!! O país é maravilhoso. Desejo tudo de bom para você! Abração nosso daqui da Alemanha, Bayern 👍❤🙂💚🥰🌷⚘🌻
Ótima abordagem! Todos os povos e raças já tiveram algum acontecimento lamentável ao longo da história. O mais importante é ter a mente aberta e tirar o melhor proveito para o futuro. Tudo passa! O futuro tem páginas em branco, cabe a nós escrevê-lo da melhor forma para todos!
Concordo com você, os alemães de hoje em dia não tem culpa dos antepassados de vocês. Eu sou judia e meus avós maternos receberam a estrela amarela, meu avô paterno o triângulo vermelho com um “F” e minha avó o amarelo com preto na época. Era uma judia casada com um ariano (na época). E entendo que como esse assunto é delicado para a comunidade judaica que foi a mais perseguida (existiram outras, claro) também é para os alemães #WeRemember #Neveragain são para lembrarmos exata como você falou no vídeo. Lembrar do passado, para não errar novamente e aprender com ele. Obrigada por entender o quanto é sensível para ambas as partes. E foi um ótimo vídeo.
@@zedwart8534 aí já é uma coisa que vc tem que provar até pq o dono do canal é alemão então ele é? Ou conhece? “Se boa parte continua sendo” ele deve conhecer né? Então vc tem que provar. Até pq eu tenho amigos judeus alemães e passa facilmente dos 20, pois são famílias. Espero que entenda a dimensão um dia! Mas vejo que somente judeus e alemães vão saber.
Oi Alemão! Conheci seu canal através desse vídeo hoje, e achei seu português muito bom! Imagino o quanto é difícil aprender nossa língua! Meu sonho é trabalhar em alguma empresa alemã de carros, não necessariamente na Alemanha, mas sonho em trabalhar ou na BMW ou na Audi ou na Porsche, esses dias vi o quanto nossas línguas são diferentes! Amo o seu país, se Deus quiser um dia visito, principalmente Munique e Berlim! Espero que veja meu comentário 😁 um abraço do interior de São Paulo
Boa noite,vc fala um português muito bom mesmo. Sou um telespectador assíduo sobre o tema da 2 guerra mundial. Claro que gostaria de ver mais temas como esse. Um forte abç e até a próxima...ok !!!
Este assunto realmente é interessante e esclarecedor! A geração atual não foi responsável pelas atrocidades da guerra! O povo alemão é muito receptivo e alegre! Das cidades alemãs que conheci, Munique foi a mais cativante e alegre, com suas cervejarias que na madrugada funcionam e tem o povo mais maduro, alegre e animado !!!
Eu consegui entender muito bem, seu portugues ta muito bom! O video foi muito interessante.. Imagino como deve ser dificil viver em lugares por onde passa e lembra dessas coisas ruins.
Sim. Gostei do video. Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre esse diário que vc mencionou. Bgd por compartilhar. Embora seja um assunto delicado, mas, aconteceu. Sucesso para esse canal!
Parabéns pela coragem, já fui à Alemanha 6x , viagens que me ajudaram a conhecer o esforço do povo alemão pra se reerguer e ensinar novas gerações sobre o assunto no sentido de aprender com os erros do passado. Parabéns!!
Muito louvável sua coragem de abordar um assunto tão delicado principalmente sendo você um alemão, não podemos generalizar tampouco culpar os alemães sobre o passado, mas infelizmente essa mancha negra ficará para sempre marcada na história.
Meus sinceros parabéns pela coragem de esclarecer como os alemães atuais pensam sobre o ocorrido no passado. É um assunto muito delicado ao ser tratado mas precisa ser refletido para que não venha a acontecer novamente em nenhuma parte do mundo. É um assunto que merece respeito ao ser discutido. Felicidades!!
Parabéns pelo conteúdo! Foi muito bom saber disso, em saber como ás questões mais delicadas funcionam na sociedade alemã! E parabéns pelo português, é uma língua difícil de se falar para estrangeiros, mas você mandou bem!
Olá! Achei muito relevante esse tema, temos que falar sim, não devemos repetir erros do passado. Agora com relação ao diário eu tentaria editar essa preciosidade, até logo.
Muitíssimo interessante o diário de sua avó. Eu tenho muita curiosidade nesse periodo da história e pesquiso bastante sobre ele. E esse diário seria bastante interessante.
Olá o TH-cam me recomendou este vídeo e quero lhe parabenizar pelo canal, você fala muito bem Português, eu falo 4 idiomas tem que ter muita dedicação no início. Acabei de me inscrever um abraço!
TEM NAZIFASCISTAS PRA TODO LADO, AQUI NO BRASIL NO SUL TEM MAIS DE 300 GRUPOS ORGANIZADOS. TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE O BOZO GENOCIDA CORRUPTO MILICIANO FASCISTA E LADRÃO
A transparência e objetividade com que você fala desta época é muito importante! E também o seu cuidado e esforço para falar o português! Parabéns pelo seu trabalho! Gosto muito! Um abraço!
Então, mano... Faz um vídeo lendo trechos do diário sobre aqueles anos. Eu vejo muitos documentários sobre nazismo e procuro entender o que se passou na mente daquelas pessoas porque o que ocorreu foi extremamente surreal. De acordo com as gravações antigas, as pessoas gritavam ensurdecidas nas ruas a cada vez que o Hitler discursava. Não era pouca gente. Era uma cidade inteira. E a sua avó se deu "bem". Naquela época, os alemães que não tinham uma boa saúde eram mortos na busca de uma raça "perfeita".
Gostou do video?
Aqui tem mais videos sobre o assunto ► th-cam.com/play/PLKhjewUR0LQQB53WbwfbzbnyxMyuCYMlG.html
Faz um vídeo sobre o diário, pfv!
rapaz o partido nacional socialista era considerado de esquerda ou de direita ?
@@jonasdeoliveira965 direita
Sim, quero um vídeo sobre o diário.
Vejo os alemãs meio sem jeito para falar sobre o passado de seu país, e me pergunto: será que nós brasileiros passaremos por isso no futuro? Acredito que sim! Sentiremos vergonha do momento que estamos vivendo.
Abraços de Portugal 🇵🇹 :3
admiro seu esforço para falar o português, Parabéns.
Ele fala muito bem, incrível
Exatamente
Sim, fala perfeitamente. Se arrisque agora a falar alemão...
@Murilo D hahahahah não falo ND sobre vc hahahah.
@Murilo DEle era Chanceler do Fuhr na Alemanha Nazista
O diário da sua vó deve ser um documento muito importante para história.
Concordo, como judia temos sempre que saber mais sobre o assunto, mais informação.
Realmente
Como historiador no final da formação, afirmo, sem dúvidas, que é um documento importantíssimo. Qualquer fonte de época, da “verdadeira” à “falsificada” é fundamental na construção da História
@@JoaoPedro-vc3no pq da falsificada ?
Eu tenho um livro de poesias da minha vó escrito durante a guerra em letras góticas pelas colegas de escola dela. Realmente é muito valioso isso. Também tenho um bracelete de prata que um joalheiro judeu que morava ao lado deu pra ela pouco antes de fecharem as lojas judias. Ele disse que preferia que ela guardasse ao invés de alguém roubar dele. Me dá até arrepios 😔
Nossa cara, seu português é muito bom, claro que o seu sotaque é forte mas eu consigo entender tudo que você falou, parabéns pelo canal
Muito obrigado Gabriel :)
@@OAlemaoAxel iae mano
Da para entender melhor o Português de um alemão do que de um português kk
@@welintonmedeiros9973 s
Tem pessoas com esse sotaque no Brasil tmb,SC tem várias pessoas q advém da cultura alemã
meu avô era militar polonês e lutou para defender seu país ,foi capturado pelos alemães, conseguiu fugir e conheceu uma jovem alemã , embarcaram em um navio e vieram para o Brasil sem falar nada em português ,meu avô faleceu quando eu tinha 2 anos de idade, já minha querida vó faleceu quando eu tinha 25 anos , eu amava muito minha vozinha querida ela tinha um sotaque alemão falava o português bem arrastado
Mintiroso
Com esse sobrenome " melo" cê vem meter uma dessa ?! Fique ativo !
Interessante essa história amigo. Na Europa você escuta muitas histórias assim. E as pessoas acham que é mentira, quando isso é tão corriqueiro em tempos de guerra. Perdoe a ignorância dos nossos conterrâneos! 🙌🏼
@@FelipeGSilva88 o Mello vem do meu pai
@@gealdovieiradasilva3267 me manda seu whatsapp que eu mando fotos dos documentos de meus avós
cara seu português tá bem fluente, eu consegui entender absolutamente tudo que você disse, o alemão é um idioma muito distante do português e com uma latência vocal muito distinta também e é impressionante como você consegue expressar o português tão bem assim
Acho que ele mora em Portugal.
@@petrvs_lefebvre Mora na Alemanha msm.
Nunca nem morou em Portugal kk.
Ele fala o português de forma bem correta, melhor que muito brasileiro rs
@@CaioBittencourtbfr sou português e entendi o que quiseste flr😂 vocês brasileiros quando me ouvem falar pensam que sou alemão
Se vc aprender holandês ou inglês, vc vai aprender alemão com muito mais facilidade.
Meu bisavô veio fugido da Alemanha durante a unificação ou Primeira Guerra. Não sei bem porque minha mãe contava que ele não era muito de contar do passado por causa dos traumas e por não saber falar português bem. Os pais dele morreram de Tifo no navio e ele e os irmãos foram adotados por famílias imigrantes alemães no Espírito Santo. Esse assunto do nazismo é tão complicado que na década de 40 ele passou por um caso grave de xenofobia. Ele foi conversar com uma pessoa e identificaram o forte sotaque dele e começaram a chamar ele de nazista e espancaram ele. Ficou dias de cama se recuperando. Morreu com mais de 100 anos, mas nunca ensinou o idioma para os descendentes.
Quase todos não contavam sobre o passado difícil
A minha família também foi mesma história! Eram de espirito santo também
Meu avô veio mais ao menos na mesma época que o seu, tanto é que não sabemos muito da trajetória do meu avô pois ele sempre não falou muito devido aos traumas que ele carregou vindo para cá.
Meu trisavô chegou no Brasil no final do sec XIX, sei muito pouco sobre ele.
Fato, tenho uma amiga de ascendencia alemã , que quando descobriu que o pai havia sido piloto na guerra parou de usar o sobrenome alemão. Dificil você apagar sua própria história, mas cada um com sua forma de lidar né?
Resumo; seja educado, principalmente quando falar de temas sensiveis. Abraços, Alemão.
Seu Português esta otimo 👍🏼
Muito obrigado :)
Essa dica serve pra qualquer assunto delicado de qualquer povo.
TEM NAZIFASCISTAS PRA TODO LADO, AQUI NO BRASIL NO SUL TEM MAIS DE 300 GRUPOS ORGANIZADOS. TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE O BOZO GENOCIDA CORRUPTO MILICIANO FASCISTA E LADRÃO
@@WellingtonSilvaF Tem até gente defendendo o lula !!!
Corinthiano falando de educação ??
Estranho !!
Sinceramente, acho o alemão um dos povos que mais tentaram se “reabilitar”. Muito pior são os outros países que escondem os horrores de sua história e nada fazem para consertar os seus erros.
Exatamente! Muito da correta aversão que hoje temos do nazismo é graças ao povo alemão que, como nação, assume o ocorrido. Quem dera que holodomor, grande salto para frente e outros horrores fossem assumidos de igual modo.
Cuba é um exemplo.
o país que deveria ter o povo mais grato do mundo seria a França. o mundo se reuniu para ajudá-los, e hj o Malacrom vem falar da nossa Amazônia, que ingrato. logo o país mais pobre, fui justamente um dos q fez maior sacrifício.
Todo respeito ao povo alemão q sofreu tbm com essa guerra,n podemos nunca generalizar
A Alemanha se arrependeu por causar toda guerra. O Japão se arrependeu por não a ter ganhado.
O cara falando de um acontecimento histórico e mundialmente importante, E as pessoas falando do português dele, pqp 🤦🏻♂️😂
Só burrão!
Então mas o português dele... 😁
@@MarcosSantos-wq6xz 😂
Lamentável.
E você reclamando da galera e não comentando nada do vídeo histórico!
Dentre os países que eu tinha vontade de conhecer, um deles era a Alemanha. Em 2018 consegui viajar e visitar Berlim. Entre muitos fatos, um que chamou a minha atenção foram as inúmeras marcas de tiros e manchas escurecidas causadas pelas chamas das bombas que ainda existem nos prédios antigos. Segundo a guia, a prefeitura mantém essas marcas para que as futuras gerações aprendam e não fiquem tentadas em repetir os absurdos da guerra. Achei esse ponto de vista genial.
£
@Dani Verso Verdade
Dani Verso sim, infelizmente, bro. Até pq uma das experiências negativas que eu e minha esposa tivemos por lá foi ter que mudar o trajeto do nosso roteiro em um dos dias pq estava rolando uma manifestação neonazista... Mas fora isso, as demais pessoas locais (que são a maioria) foram extremamente educadas e atenciosas conosco. Enfim, eu que me interesso por assuntos da segunda guerra mundial, que sempre vi em documentários e pude estar nesses lugares. Foi uma experiência incrível! Incluindo onde foi filmado o filme Operação Valquíria... Vale a viagem! Principalmente pelo exemplo em cada esquina da determinação do povo em reconstruir o seu país mesmo após tantas tristezas.
É mermo?
Na minha opinião é só propaganda pra turismo.
Mas falou bonito!
Por favor, traga esse diário pra gente, seria incrível ouvir as historias da sua avó.
Up
Up up
Up
Uo
Up
E muito interessante esse assunto. Meus avós foram para o Brasil durante a segunda guerra. Fugiram pois eram judeus. Eles também não gostavam de falar sobre o assunto.
Minha avó e o irmão conseguiram fugir para a Bélgica e ficaram refugiados por um diplomata. Lá ela encontrou meu avô que estava na mesma situação, se casaram e com uma carta de permissão assinada pelo presidente Getúlio Vargas eles puderam imigrar. ( temos tudo isso documentado ainda) Os pais deles haviam sido deportados para um campo que não sabemos qual foi e o irmão se perdeu na Bélgica sendo encontrado já convertido em 2008 pelo meu tio. A minha avó tinha no braço uma numeração tatuada e no clube também haviam inúmeras pessoas idosas com essa marcacao.
Devido aos traumas relacionados eles nunca quiseram voltar a Alemanha. Faleceu no Brasil aos 99 anos.
O interessante é que todos os filhos, os netos e bisnetos gostam muito da Alemanha. Sendo que moro na Alemanha há mais de 10 anos e meu filho e também alemão nato. Temos vizinhos idosos que nos contam histórias dos bombardeios, da escassez de alimentos e todas as dificuldades mas outros preferem simplesmente nao falar sobre o assunto especialmente quando sabem que somos netos e bisnetos de judeus alemães. São muito respeitosos e discretos.
Alemão é discreto !!! Mas já está tendo partidos nacionalistas com as mesma ideias do passado . Vários vídeos de protestos contra imigrantes enfim povo que vive na Alemanha não podem deixar esses extremistas sair do esgoto porque depois que saem sabemos o resultado!! Sinto muito pelo que aconteceu com sua família e que todos conviver em paz .
História sensacional! Como você deve saber na época de Hitler os alemães o veneravam como um Deus! Por isso acho que muitos que viveram nessa época ficam constrangidos de falar.
Eu acho que eles são discreto porque ainda tem nojo e preconceito
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)
Parabéns pelo vídeo! Muito importante o tema
Realmente, a história é contada por quem a venceu.
É exatamente o que está acontecendo hoje no Brasil. A ignorância do povo nos trouxe a esses tempos obscuros. Triste.
Se essa frase fosse verídica não teria existido a segunda guerra mundial.
@@MatheusRodrigues-er8fh é exatamente ao contrário eles n entenderam o erro deles e repetiram a história.
Eu conheço um país chamado Brasil ,onde o povo não conhece a história e alguns que conhecem se esqueceram pois elegeram um presidente que tem todos os traços de um nazifacista ;gostaria de dar enfase a uma entre várias "coincidências "além de cavalgar no meio de admiradores como o fez Mussolini ,fez a algum tempo outro ato semelhante ,um mergulho no mar indo em direção a um grupo de admiradores, e prestem bem atenção no corte de cabelo ,semelhante ao do assassino de milhões de judeus ,falo de Hitler ,será apenas coincidência ?e quando um de seus ministros num discurso em uma live usou frases de um nazista ?e ontem mesmo o pazzuelo também fez uma comparação ao Hitler ,é também coincidência ?Sabe o que eu acho ?estão acontecendo coincidências demais pra meu gosto !
Este diário de sua avó deve ser um importantíssimo documento histórico, compartilha com a gente que ama história.
Nós pensamos que é muito difícil falar alemão , mas imagina um alemão falar português , deve ser muito complicado
Enzo Saito tbm acho isso! Gramática brasileira e muito complexa. Além de que cada estado e região do Brasil, tem um linguajar um pouco diferente..
Todos alemaes que conheci falavam p portugues muito bem! Acho que eles tem facilidade para linguas !
Só é difícil se vc não tiver vontade de aprender e não se esforçar
Alemão tem muitas consoantes, já o português tem muitas vogais, o que facilita bastante na pronúncia.
@@familiagasparinilage5113 se eu tentar falar alemão capaz de acabar engolindo a língua 🤣🤣🤣🤣🤣
Seria mto legal saber sobre o diário da sua avó. A vó da minha esposa morava em Dresden, durante a guerra , e tbm tinha um diário. Parabéns pelo trabalho!
Alemanha é um exemplo de "reconstrução"!!!
Não totalmente, se não fosse a primeira integração entre alguns países europeus a Alemanha não seria isso tudo. Os japoneses sim são um exemplo de reconstrução pós segunda guerra mundial.
As Coreias continua separada???
A Alemanha foi reunificada em 1990
@@Pedroafi com bilhoes que os Estados Unidos injetaram no país também
@@geimesonsilvalucena1713 o plano Marshall pra ajudar a Europa toda fudida né? A Alemanha não é exemplo de reconstrução nenhuma, foi muito mais ajuda dos EUA e a CECA que possibilitou a Alemanha caminhar. Exemplo? Nenhum. Esse povo paga pau de europeu, que não estudou história Kkkkk.
@@Pedroafi Kkk tu fala do cara que não sabe história mas também tu não sabe. A Alemanha se tornou uma potência econômica não foi por causa do Plano Marshall se fosse por isso o Reino Unido seria a maior economia da Europa e líder do bloco europeu já que ele foi oque mais recebeu dinheiro do plano Marshall. O crescimento rápido da Alemanha se deu por medidas adotadas na década de 50 pelo Chanceler Konrad Adenauer e seu ministro da economia Luidwig Ehard. Se vc ler a biografia de Konrad Adenauer já será o suficiente pra entender o crescimento econômico alemão.
INCRÍVEL VER UM ALEMÃO FALANDO PORTUGUÊS, A LINGUAGEM DELES É VEM PUXADA E COMPLICADA EU IMAGINO O QUANTO FOI DIFÍCIL PRA ELE APRENDER
n precisa gritar
@@elvis._ poético.
@Daniel Ezequias deixa de ser burro, quando a pessoa usa letras no capslock quer dizer que ela está querendo gritar.
@Daniel Ezequias KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@Daniel Ezequias acho que não era não KKKKKKKKKK, desculpinha esfarrapada.
Você está certo, é preciso aprender com os erros do passado e o povo alemão soube fazer isso muito bem! Faz o vídeo do diário da sua vó, seria muito interessante! Bjs
Os portugueses e ingleses fizeram muito pior e não se arrependem nem carregam nenhum estigma quanto ao que fizeram, os alemães só se martirizam pq são perdedores!
@@setembroflorido7998 toma seu biscoito
O POVO JUDEU A MAIOR VITIMA QUE EVOLUIU AINDA MAIS ...
Linda D+
Tanto soube que se falar do hitler eh preso, frouxos
Meu pai veio para o Brasil junto com meus avós fugindo dos nazistas. Eram judeus e foram expulsos da Alemanha. Meu avô era vienense e se casou com minha avó em Berlin, quando estava estudando medicina. Lá ele se formou e ingressou no servico público. Foi exonerado quando Hitler assumiu o poder, por ser judeu. Meus avós nao tinham mágoa, no entanto que fizeram questao de nos ensinar alemao, que também é minha Muttersprache.
Eu admiro muito o esforco que a Alemanha fez e faz para conscientizar sua populacao, desde a escola, das atrocidades que o nazismo praticou. Bem diferente do Brasil, onde o presidente da República enaltece abertamente o Coronel Ustra, um torturador cruel dos tempos da ditadura militar, que deveria ter acabado os seus dias atrás das grades.
Obs. Parabéns, você fala muito bem português e obrigado por falar sobre esse assunto. Minha família é herdeira disso.
A humanidade é herdeira desse genocídio
Antes os Brasileiros tinham na cabeça quando via um alemão: “ Hitler, segunda guerra, Volkswagen e Mercedes.”
Agora é: “7 x 1 e goool da Alemanha”
Até que é bom se for parar pra pensar kkkkk
Tambem o hoholocaustro e serio
Nah
Ainda bem kkkk
Eu penso na bandeira... sempre confundo a bandeira da Bélgica com a da alemanha...
Esse homem fala português melhor que eu, admiro muito o esforço que ele faz para falar português, realmente parabéns.
É verdade. Também gostei muito do conteúdo, da colocação dele.
Mano o diário da sua avó deve ser um tesouro de histórias, tenta documentar isso.
foi o que eu pensei
RaPHS, O diário da vó dele é muito importante para a Historia Da Segunda Guerra Mundial.
É uma visão de dentro da Alemanha, do povo alemão naquela época, experiência enriquecedor para a história e para principalmente para os alemães que nasceram bem depois da Guerra.
Verdade, moço isso realmente é muito importante esse diário é um tesouro histórico e documentar ele seria maravilhoso
Com a Anne Frank deu muito errado...
@@vitoandolini2050 "com a Anne F. deu muito errado." por quê? como assim?
Olá, Alemão, prazer em conhecer seu canal. Não tenho nenhum parentesco com alemães, mas no final dos anos 50, por volta dos meus 12/14 anos , morava com minha família em um região rural em Itaquera, SP. Nós tínhamos como vizinho de chácara, um casal de alemães : Sr. Franz, esposa e um legítimo cão pastor alemão de cor cinza escuro. Mesmo ele sendo uma pessoa muito reservada, conversava de vez em quando, com meu pai, já que éramos vizinhos. Tenho na lembrança, quando ao entardecer começou aparecer vários carros/ automóveis frente a casa do Franz, assim que meu pai o chamava. estava acontecendo um jantar aos amigos do Sr. Franz. No dia seguinte ele chamou meu pai e entregou à ele, uma travessa de louça com comidas típicas da Alemanha, os dois conversaram um pouco, mais tarde, meu pai contou um pouco da conversa que tiveram : Meu pai contou que houve um jantar, tipo despedida de alemães que estavam
regressando/voltando para Alemanha. Franz disse ao meu pai que entre as pessoas presentes havia pilotos de caças, tripulantes de submarinos e de tanques de guerra. O curioso é que na época eu tinha um caderno, onde colava fotos de aviões americanos e alemães que combateram na segunda guerra, fotos tiradas de revistas. Concluindo : eu, fanático por aviões de guerra desde adolescente, hoje penso como seria interessante se eu tivesse um "autógrafo" de um desses pilotos que estiveram tão perto de mim.
A geração atual não deve ser responsabilizada pelos erros cometidos no passado. Bela reflexão!
Enquanto que no Brasil a esquerda acredita em dívida histórica.
@@henriquenascimento7052 Judeus receberam indenização financeira pós segunda guerra; conseguiram resgatar muitos (não todos, ainda) dos seus bens roubados e saqueados; sempre tiveram acesso a educação (inclusive universitária e tecnológica) antes (mesmo estigmatizados) e pós guerra; conquistaram um Estado nacional (mesmo que ainda contestado); são tratados na cultura, cinema, música e história como as vítimas incontestáveis do regime nazista; sofreram inúmeros pedidos de perdão pós guerra de vários governantes alemães; foram criadas leis ferrenhas contra a exaltação do nazismo na Alemanha; vários países receberam refugiados judeus por conta da segunda guerra etc. Judeus obtiveram tudo isso de maneira mais do que justa por conta das consequências de um regime inominável que pretendia os exterminar que durou menos de UMA DÉCADA (na sua forma mais violenta). Negros escravizados no Brasil durante mais ou menos 35 DÉCADAS tiveram qual compensação, reparação ou ajuda após abolição da escravatura? A escravização de povos de origem africana no Brasil foi um sistema cultural e econômico que gerou riquezas incalculáveis ao longo de 3/4 da nossa história como país, mas a mão de obra gratuita, num sistema extensivo de trabalho humano, que gerou todo esse patrimônio legado com sua força de trabalho saiu com NADA, nem moradia, nem terras, nem educação, nem compensação financeira, nem desculpas. Estude pra entender esses dois períodos tão atrozes da história humana, mas bastantes distintos, pois os conceitos de direita e esquerda são bem elásticos, mas não abarcam a burrice e a ignorância de maneira intrínseca.
@@alanvieira9873 Deixando de lado essa coisa de direita e esquerda (até pq ambos só têm interesses políticos), problema é que nenhum brasileiro que vive nos dias atuais tem a ver com o que aconteceu no passado. Se fosse para indenizar alguém, deveria ter sido na época, pq hoje em dia vai ser difícil saber quem descende de um escravo, pode até mesmo um branco ser descendente. Claro que devemos lutar contra o racismo, isso não é uma dívida, é uma obrigação de todo ser humano, mas indenizar as pessoas pelos danos materiais, não tem como. A cidade de Ouro Preto (MG) foi construída por escravos, mas não tem como "devolver" ela pra eles, eles estão mortos, e hoje em dia qualquer pessoa que anda por aí pode ser descendente de alguém que trabalhou na construção da cidade. Por isso que a tal dívida histórica não faz sentido, pq cobra de nós algo que não devemos, pois não fizemos parte da escravidão.
@@henriquenascimento7052 não estou em dívida histórica com ninguém
Julio Cesar Legal se os brasileiros se lembrassem disso na hora de implicar com os portugueses por causa da colonização.
Temas pesados
Para os alemães: Hitler, Nazismo
Para os brasileiros: 7x1
Nem judeu sofreu tanto na mão dos alemães.
Quase enfartei
@@beowulfyggdrasil3508 rsrsrsrs.
@@beowulfyggdrasil3508 como um pó vai sofrer?
@@beowulfyggdrasil3508 KKKKKKLLLLKJJJ pesado dms
Se ele conseguiu aprender português, eu vou conseguir aprender alemão. Amém! 🤓
Isso!!!!:)
Eu aprendi falar em alemã e achei bem fácil.
é fácil depois que você aprende🤡
@@leviwardass ue kkkkkkkk
Minha diva por aqui 😍
Você é muito humilde em falar sobre esse assunto. Sucesso para pensei canal
Eu admiro muito o povo alemão. Saíram de várias dificuldades históricas e hoje são novamente uma superpotência são muito eficientes e aplicados em busca de fazer o melhor. Parabéns
Os estados unidos são a unica super potência do mundo.
@@vacadademocracia8302 kkkkk Europa, China, E Estados Unidos são.
@@edujingames1327 A maior potencia econômica da Europa é a Alemanha.
A pobreza da terra Alemã gerou um povo forte, riqueza do Brasil e da Africa gerou um povo fraco e saqueado.
@@tarcardoso falou tudo !
O diário de sua avó é um importantíssimo registro histórico. Extremamente necessária a sua divulgação por você!
85%dos comentário a dizendo sobre o linguajar da pessoa.
14%dos comentários dizendo sobre suas opiniões.
1%dos comentários dizendo sobre o video
(Vlw pelos likes).
Exatamente
O pessoal nem quis saber sobre o título, só vieram ver pq é um Alemão kkk é difícil pessoas do Brasil se interessar por um assunto desses
@@gusttavosantos1804 fale por você
@@estudiojac2424 Amigão, por mim eu vim ver sobre oq está no vídeo, e vc?
@@gusttavosantos1804 eu tb.... mas vc disse que é difícil no Brasil se interessarem pelo assunto. Meio genérico né
Um povo bom e muito respeitado. Tenho família na Alemanha. Ontem aqui em Portugal tivemos uma homenagem ao Sr. Aristides de Sousa Mendes talvez o homem que salvou mais vidas do mundo.
Saúde felicidades e paz para todo mundo !🇵🇹
Pelo amor de deus faz um vídeo falando desse diario que deve ser um tesouro!!!
@@PauloHirth uhaeuheauheauheuahea Mais doido que o Batman
@@RafaelLeandrosid Sai da MATRIX bobão... vc cresceu imerso em mentiras.
@@PauloHirth Tenho a leve impressão que é vc quem entrou na MATRIX justamente acreditando que estava se libertando, foi enganado por charlatões, só isso.
@@RafaelLeandrosid Acho que você acredita na mídia oficial, na ONU, acha que "Direitos Humanos" é mesmo Direitos Humanos, "Demacracia" é democratica... não sabe a origem e financiamento do comunismo...
Eu te entendo... é mais facil enganar uma multidão que mostrar a uma pessoa que ela foi enganada.
Mas vc é jovem e se é que busca a verdade, você pode busca-la, mas ela não será exatamente como você foi levado a crer.
@@PauloHirth eu acredito que pelo fato dos Nazistas serem organizados e terem registrado todas as pessoas nominalmente que foram enterradas em valas comum + as executadas na câmara de gás ajudou bastante a se descobrir e provar o holocausto. No mais charlatões com esse tipo de negacionismo já existia naquele tempo mesmo, nada novo nesses discursos. Sempre essa de "verdade oculta" algo a se descobrir, plano de dominação e etc...
Claro, que queremos vê o diário, parabéns pelo português.
E desconfortável para todos os alemães...
Meu avô era alemão e emigrou para o Brasil por causa da Guerra...
A nação inteira foi afetada...
Acredito
Das gleiche passierte meinen Vorfahren
Meus antepassados alemães vieram antes da Guerra. Bem antes, pra plantar
Eu acho errado atacar os alemães de hoje como nazistas, porém, os alemães em sua maioria aceitaram as ideias de Hitler, ele ganhou de forma democrática.
O povo sabia o que estava fazendo.
Meu bisavô também fez o mesmo
Parabéns, amei o vídeo e o conteúdo espero que você algum dia mostre esse diário da sua avó parece ser interessante, informativo e emocionante
Cara, que legal seu português! Impressiona sua fluidez num idioma de raiz tão diferente. Vc fala português muito melho do que eu falo inglês ou alemão, por exemplo. Obrigado pelo vídeo! :)
Muito obrigado ❤
Sempre quis ouvir um alemão jovem falando sobre esse assunto atualmente. Saber a visão atual de vocês sobre isso é muito interessante e esclarecedor. Obrigado!
Fico feliz que tenha gostado desse video
Vídeo muito bom pra esclarecer questões de cunho complexo, pois as pessoas precisam abrir o coração e perdoar de vdd.
Essa é uma nova geração e apta a aprender e se tornar mais forte no sentindo de combater narrativas pejorativas e maléficas parabéns meu jovem é pra frente que se olha!
É um erro julgar o coletivo pelo indivíduo. A Alemanha é um país maravilhoso, e os alemães em geral são excelentes.
O país leva a educação muito a sério, há disciplina e organização, além de democracia.
Sem dúvida alguma os alemães aprenderam com os erros do passado.
Em geral, são polidos, solidários, cultos e aí na Bavária, alegres e brincalhões.
Todos têm um senso admirável de cidadania que engloba a responsabilidade com seus direitos e deveres.
Isso que eu penso. Eles aprenderam com os erros. Aqui no Brasil, o povo quer cometer os mesmos erros do passado.
Sim, país extraordinário, povo simpático, admirável!👏👏👏👏👏
@@vejitab2517 o povo não. A minoria barulhenta. Generalizar é o maior erro que alguém pode cometer quando fala da população de um país, seja Alemanha ou Brasil
@@dayvson626 essa minoria barulhenta está fazendo treinamento, organizado pela Sara Winter, para fazer uma "revolução não violenta", essa minoria está se radicalizando ainda mais, estão ameaçando, agredindo jornalistas. Olha que eu só estou falando dos civis. Se os militares (não das forças armadas) entrarem nesse embalo, temos que ter cuidado para não perdermos a frágil democracia que temos.
@@vejitab2517 Os meus cumprimentos. Sabe bem ler um comentário lúcido no meio de toda esta loucura colectiva.
Acho MT legal quando pessoas de outros países falam e se dedicam a falar português fluente
De verdade
Parabéns, por se esforçar para aprender a nossa língua, agradeço muito por isso.
End FDS?
@@trairaff4902 Hello
Que babação hein kkkkkk , ninguém nos parabenizam por aprender outra língua , tudo para gringo vem com recompensa em dobro
@@merson_ Blz
O assunto que você aborda é muito importante para o conhecimento histórico.
Tenho descendência alemã, e admiro muito a história no seu contexto. Acho que um povo só evolui com seus erros e seus acertos. Admiro o povo alemão por conseguir se reerguer após a guerra e ser a potência econômica que é hj.
O povo alemão é um povo bom e muito trabalhador veja o desenvolvimento e progresso deles no pós guerra. Admiro eles por isso tambem
O povo não teve culpa sobre a 2a guerra Mundial foram induzidos pela elite do Nazismo através de uma propaganda distorcida sobre superioridade da raça ariana e uma crise econômica sem precedentes no período pré guerra.
Ajudados pelo Plano Marshal o lado ocidental.
@@marciovergueiro4504 Nem induzidos foram. Foram obrigados a aceitar. O povão não teve escolha alguma. Aliás, sofreram também de fome e de frio durante a guerra. Guerra é assim e não poupa ninguém infelizmente. Achei lindo seu comentário e muito verdadeiro
@@carmenluciafigueredorivas2190 Realmente vc tem razão o plano Marshall ajudou na recuperação economica da Europa mas a recuperação economica alemã foi muito boa.....
@@1DarkBlossom concordo com vc uma guerra não poupa ninguém ....
Axel, Obrigado por compartilhar! Eu tenho amigos de descendência Alemã, tias e tios que são descendentes de Alemães que eu amo muito e sei que também me amam. Aqui no Rio Grande do Sul a cultura Alemã é muito presente! E eu adoro! Morei e trabalhei com Alemãs e Alemães quado vivi em Londres na Inglaterra e se tornaram bons amigos. Quando eu era Criança estudei em um Lar para crianças carentes que recebia ajuda financeira de famílias da Alemanha que através dessa ajuda financeira e correspondências asseguraram que eu pudesse estudar e ter um lugar para ficar enquanto meus pais trabalhavam. Essas pessoas que não me conheciam nem as mais de 100 crianças que frequentavam a mesma creche infantil e acho que elas não tem a dimensão do quanto nos ajudaram! Eu Amo todos os povos, os Alemães Especialmente! Acho que o Bem que fazem ao Mundo através de ajuda humanitária e a forma com que se comprometem hoje com as questões sócio humanitárias tem um impacto muito positivo no mundo todo (eu sou uma prova viva disso). Obrigado por compartilhar! Eu Amo a Alemanha! Isso desde muito pequeno! Só coisas boas, me vêm a cabeça quando penso em seu país! Abraços!
A nova geração não tem culpa do que aconteceu
Mas e a desgraça dos outros que se perpetuaram no tempo ? Até hoje, principalmente no leste europeu, pessoas lamentam os mortos, vilarejos inteiros foram exterminados, pessoas foram usados em experimentos malucos, escravizadas, estupradas...
muito fácil falar que não há culpa hoje, mas não houve nenhum ato de reparação dos danos.
@@andersonlucas4481 cara mas ninguém atualmente tem culpa, foi algo horrível mas é inracional querer culpar pessoas que nem tava nascida na época, é a mesma bizarrice de muitas pessoas no Brasil querer culpar ou responsabilizar os brancos de hoje pela escravidão do passado.
@@andersonlucas4481 os cara deram um país pro judeus(não que isso compensasse as mortes).
@@walz2408 deram não, o país já exista, só estava sob domínio britânico. Inclusive quem fez isso foi a ONU e não a Alemanha.
@@walz2408 acrescento que quem levou esse movimento de criação do Estado de Israel, foi um dos maiores brasileiros que já existiu. Oswaldo Aranha, na época, diplomata brasileiro.
th-cam.com/video/N9obOhjToLg/w-d-xo.html
Muito bom! Eu sempre tive curiosidade de saber como os alemães, tanto os já idosos e que vivenciaram esse drama, quanto os mais jovens, lidam com o fato de tudo ter acontecido em seu país. Gostaria muito se ver tb o video sobre o diario da sua avó. Eu conheço pessoas que viveram como civis na Alemanha durante a 2a Guerra e meu pai foi um Pracinha da FEB, voluntário que viveu um ano no front italiano. Sou muito interessada pelo tema.
O que posso dizer sobre o holocausto é que só tomei conhecimento profundo quando comecei a estudar para o vestibular. Cara, quando terminei de ler o livro de história, chorei. E, até hoje qdo leio ou assisto algum vídeo sobre o assunto, começo a imaginar todo o sofrimento daquelas pessoas e, adivinha? Choro e choro, pq o que fizeram com aquelas pessoas, foi algo extremamente insano.
Tem um vídeo de um vídeo de um senhor que é judeu e Brasileiro que ele conta como foi sua experiência em Auschwitz (campo de concentração na Polônia) th-cam.com/video/q0ULzaJtuec/w-d-xo.html
O ser humano é um animal, credo, tenho até medo do que as pessoas são capazes de fazer...
Na minha época de vestibular vi alguns filmes sobre esse período da Alemanha que me marcaram bastante, pois mostram diversas perspectivas: a visão daqueles que foram massacrados pelo regime, a de soldados e civis que se deixaram levar pela onda de ódio; e a daqueles que, mesmo sob medo e ameaça de morte por parte do estado, não se deixaram levar por instintos animais e ajudaram os oprimidos.
Os filmes são:
- A Lista de Schindler
- O Pianista
- Vassili Zaitsev
Você leu a mala de Hana ?
E muito horrível. 😢
Transforme o diário de sua avó em um livro...pra gente ter acesso...se possível, claro
Caramba, abordou tema que eu sempre fiquei curioso pra saber kkkkkk
Caraca, fala o português muito bem meu bro
Abordou*
@@the_mixer776 puts vlw kkkk, n tinha visto
@@thekingboybro problema não cara, todo mundo erra
Meu bro kkkkkk😂😂😂
Conheci você quando o caldeirão do Hulk foi gravado em Berlin. Parabéns, Deus prospere ainda mais na sua vida.
Parabéns, por falar em português e esclarecer um pouco, esse dogma da História Mundial. Sensacional.
Cai de paraquedas aqui e foi a melhor parte do meu dia! Acho muito importante você tomar a fala de algo tão delicado e nos recordar que as feridas não foram só externas. Parabéns pela narrativa, te desejo muito sucesso!😊🙏🏽
Muito obrigado!!
O curioso é no Japão, aqui eles fingem que nunca aconteceu isso.. E os coreanos até hoje esperam um pedido formal de desculpas deles.
Quantas horas são aí ???
Como q pode né 😟😟
@@lainebatista6090 Japoneses não aparentam mas eles tem um Ego bem grande..
@@fernandovondorff6410 eu imagino...muitos se mataram quando perderam a guerra..então pense
O Flash das bombas atômicas apagaram as memórias dos sobreviventes, estilo MIB kkkk
Parabéns pelo seu vídeo. Sinto o mesmo que vc falou dos alemães. Fui p a Alemanha quatro vezes e nas conversas foram do mesmo sentimento. Forte abraço 🤗👊🏽
Seu português tá muito bom... Aqui no Brasil, o brasileiro não tem respeito pela história e pelo sangue que deram para que hoje vivemos melhor do que a décadas atrás.. Aqui o povo desmerece o racismo e quem lutou pelos direitos do negro, a nova moda agora é desmerecer todas as lutas por causa daquelas bostas que estão no bbb.
Eu aprendi isso sobre Hitler jogando Poker com um coroa que era alemão, e ali em duas horas de jogo ele me deu uma aula de história... Máximo respeito a luta e a educação de vcs que certeza que veio durante esse tempo.
Ao meu ver... principalmente as feministas,infelizmente faltam com respeito em muitas coisas.
Os U.S.A tá do mesmo jeito porque será que eles não demonstra nenhum tipo de pobreza ou algo errado,Brasil ainda defende a cultura comparado outros países(eu moro no Maranhão é aqui ainda matem casas portuguesas e a cultura é muito apreciada) eu não vejo muito racismo aqui porem a muita desigualdade
Brasil é um dos países mais adoráveis mas a desigualdade e muita
O desmerecimento do racismo é fruto da banalização do mesmo que tem sido feita por agentes como a rede globo e outros meios de comunicação que prestam deserviços o tempo todo.
@@marco19695 é verdade.
Criaram os mimizentos militantes que ninguém mais suporta, parecem zumbis
@@lulauriano425 Concordo
Entre 2012 e 2013 eu estudei um semestre escolar no Canadá graças a uma bolsa de intercâmbio estudantil dada pelo governo do meu estado (Espírito Santo). Uma das aulas que tive foi História do Canadá e tinham duas alemãs na aula. Um dia, antes de exibir um documentário sobre a 2a Guerra Mundial, o professor perguntou se havia alguém que não gostaria de vê-lo e que, nesse caso, a pessoa poderia ir para outra sala e, quando acabasse, ele mesmo iria avisar e trazer de volta à sala. As duas únicas pessoas que não quiseram ver foram as duas alemãs.
Eu tinha 16 anos e não fazia ideia que esse assunto ainda mexia e envergonha os jovens alemães, que não têm nada a ver com os erros do passado. Até hoje lembro disso e o vídeo foi muito esclarecedor, parabéns!
Infelizmente está cada vez mais raro encontrar pessoas que viveram a guerra: são fontes primárias de informação da História, ninguém os contou, eles (sobre) viveram aqueles dias.
Mortos ou não, a história está sendo reescrita ou ocultada... não temos mais heróis, mártires nem tiranos
@@Bizarro_na_chapa Temos sim, Heróis que se dedicam pelo o bem do Próximo, Heróis que se sacrificam por um medo melhor, heróis pacificadores, heróis que amam e perdoam mesmo sendo situações complicadas, heróis que acolhem, sorriem, nos mostra o quão belo a vida pode ser. Heróis e heróis... A guerra não gera heróis, apenas assassinos que matam pessoas que não conhecem em nome de uma briga que não começaram. Ao meu ver, eles não são heróis, apenas sobreviventes, nenhum soldado se orgulha da guerra, nenhum soldado gostaria de voltar para ela, nenhum dos soldados que receberam medalhas se sentiram heróis, todos eles relatam o horror da guerra e sempre se lembram dos mortos, ou seja, a Guerra produz Heróis??? Acho que não. Os filmes conseguem maquiar a maior expressão de brutalidade e aniquilação da própria humanidade com efeitos especiais, emoções e sobretudo histórias "inspiradoras" de assassinato. Isso é a guerra e eles não são heróis. Minha mãe é uma heroína por acordar cedo, trabalhar e se dedicar na minha educação e na formação do meu caráter. O Problema não é não ter mais, o problema é você não enxergar os verdadeiros heróis.
Existe um canal que entrevista veteranos, um canal americano, sensacional. Mas eles estão se indo a cada dia, é uma tristeza sem explicação.
@@edsonwillian3443 Não existe heróis na guerra, todo mundo fez alguma maldade, os únicos inocentes na guerra são os civis.
@@edsonwillian3443 heróis, vilões, tiranos é tudo questão de ponto de vista. Como exemplo o nazismo para a Alemanha foi o melhor tempo da história, mas para o resto do mundo é algo terrível.
Acabei de encontrar o seu Canal. Muito obrigado, pelo seu Video! Tambem, gostei demais do seu comentário! Parabens, pelo seu bom trabalho. Eu, moro aqui na Alemanha, Bayern. Particularmente, amo este país (Alemanha) e tambem, as pessoas daqui. Tenho muito respeito pelo povo alemão, pois, minha sogra ( falecida) me falava sobre à guerra, aprendi muita coisa interessante com ela. Fui muito amada por ela e por toda familia alemã. Acho tudo bem organisado e as pessoas tambem muito educadas. Amo todos vocês!!! O país é maravilhoso. Desejo tudo de bom para você! Abração nosso daqui da Alemanha, Bayern 👍❤🙂💚🥰🌷⚘🌻
Ótima abordagem! Todos os povos e raças já tiveram algum acontecimento lamentável ao longo da história. O mais importante é ter a mente aberta e tirar o melhor proveito para o futuro. Tudo passa! O futuro tem páginas em branco, cabe a nós escrevê-lo da melhor forma para todos!
Concordo com você, os alemães de hoje em dia não tem culpa dos antepassados de vocês. Eu sou judia e meus avós maternos receberam a estrela amarela, meu avô paterno o triângulo vermelho com um “F” e minha avó o amarelo com preto na época. Era uma judia casada com um ariano (na época).
E entendo que como esse assunto é delicado para a comunidade judaica que foi a mais perseguida (existiram outras, claro) também é para os alemães #WeRemember #Neveragain são para lembrarmos exata como você falou no vídeo.
Lembrar do passado, para não errar novamente e aprender com ele.
Obrigada por entender o quanto é sensível para ambas as partes. E foi um ótimo vídeo.
Mas boa parte dos alemães continua nazista, não se iluda.
@@zedwart8534 aí já é uma coisa que vc tem que provar até pq o dono do canal é alemão então ele é? Ou conhece? “Se boa parte continua sendo” ele deve conhecer né? Então vc tem que provar. Até pq eu tenho amigos judeus alemães e passa facilmente dos 20, pois são famílias. Espero que entenda a dimensão um dia! Mas vejo que somente judeus e alemães vão saber.
Seria incrível vc compartilhar conosco o diário de sua avó. Claro, quando se sentir à vontade para isso.
Que vídeo necessário!!
Já me inscrevi no canal!
Parabéns!!!
Ahhh e seu português é excelente, melhor que de muitos brasileiros!
Muito obrigado e bem-vinda no canal 🇩🇪♥️🇧🇷
@@OAlemaoAxel boa noite, conhecendo o canal agora... você fez o vídeo sobre o diário? Eu não achei no seu canal
Quando eu penso em Alemanha me remete mais a grandes gênios do que a isso.
Einstein, Lutero, Beethoven, Kant e tauz
Player Tauz kkkk
Um dos maiores kkkkkkkk
Wagner tbm
Lutero? Comparar Lutero com o grande gênio Eistein foi zueira,
@@solinvictus4171 Lutero e racional...
Um gênio por isso
Achei muito interessante seu canal caro Alemão..sou der Rondônia- Brasil..
Nossa tirando o sotaque vc fala português perfeitamente Herzliche glückwünshe - PARABÉNS
Fantástico suas esplicacoes, também muito importante divulgar esse diário da sua avó.
Muito bom ouvir essas histórias.
Até breve. Bom dia
Oi Alemão! Conheci seu canal através desse vídeo hoje, e achei seu português muito bom! Imagino o quanto é difícil aprender nossa língua! Meu sonho é trabalhar em alguma empresa alemã de carros, não necessariamente na Alemanha, mas sonho em trabalhar ou na BMW ou na Audi ou na Porsche, esses dias vi o quanto nossas línguas são diferentes! Amo o seu país, se Deus quiser um dia visito, principalmente Munique e Berlim! Espero que veja meu comentário 😁 um abraço do interior de São Paulo
Ja trabalhei para uma empresa alemã que transportava carros novos, audi, vw, mercedes, bmw, porsche, lambo, etc
@@TheeNinoM caramba que da hora
@@TheeNinoM meu sonho de vida
Imagino que relembrar cause “dor”. Obrigado, gosto de estudar a história no período da segunda guerra.
Finalmente o TH-cam me recomendou algo interessante
Pessoalmente a única coisa que conheço de Alemanha é *HTLR* E *Rammstein*
Boaaaaa , Rammstein top demais
@@RNN-1910 quem é esse tal de Rammstein?
@@pietrosantos5724 banda alemã
Volkswagen, BMW, Mercedez, Porsche?
CAraca, pensei a mesma coisa!
Boa noite,vc fala um português muito bom mesmo.
Sou um telespectador assíduo sobre o tema da 2 guerra mundial.
Claro que gostaria de ver mais temas como esse.
Um forte abç e até a próxima...ok !!!
Este assunto realmente é interessante e esclarecedor! A geração atual não foi responsável pelas atrocidades da guerra!
O povo alemão é muito receptivo e alegre! Das cidades alemãs que conheci, Munique foi a mais cativante e alegre, com suas cervejarias que na madrugada funcionam e tem o povo mais maduro, alegre e animado !!!
Kkkkk depois de muita cerveja eles relaxam , no dia a dia é um mau humor.
Hoje moro em Israel, sou judeu e gostei muito de você falar isso e ainda mais em português.
Grande abraço
Você fala bem o português. Parabéns por abordar um tema tão difícil com muito conhecimento e experiências familiares.
Você fala muito bem o português, irei visitar Munique em breve. Seus vídeos me ajudam.
Eu consegui entender muito bem, seu portugues ta muito bom!
O video foi muito interessante.. Imagino como deve ser dificil viver em lugares por onde passa e lembra dessas coisas ruins.
Alemão deve ser muito interesante o diário da sua avó , apesar de ter fatos tristes .Eu li o diário da Anne Frank .
Bem interessante a tua abordagem sobre esse assunto tão, tão pesado. Se puderes falar sobre o diário da sua avó, eu ficaria grata!
Sim. Gostei do video. Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre esse diário que vc mencionou. Bgd por compartilhar. Embora seja um assunto delicado, mas, aconteceu. Sucesso para esse canal!
Isso que eu sempre imaginava, mas agora minha curiosidade foi batida. Muito bom vídeo! Parabéns!
Muito obrigado por compartilhar isso conosco. Sempre fiquei curioso sobre isso...
Parabéns por falares uma língua tão difícil
Abraço de Portugal 🇵🇹🇵🇹
Devolve nosso ouro
@@user-ph5pi7cc6t então fala com o meu Tetra avó 😂🤣
@@josegouveia1291 cadê a herança? 😂
@@user-ph5pi7cc6t kkkkkkk apoio
José Gouveia isso e brasil portugal eo carai sai fora
Parabéns pela coragem, já fui à Alemanha 6x , viagens que me ajudaram a conhecer o esforço do povo alemão pra se reerguer e ensinar novas gerações sobre o assunto no sentido de aprender com os erros do passado. Parabéns!!
Legal, volta sempre. Seja sempre bem-vindo aqui na Alemanha
Um assunto que nos mostra o quanto precisamos amar uns aos outros, não existe raça superior, somos todos diferentes e a diferença é linda.
diga a isso para as famílias extintas por causa de um maldito nazista
Muito louvável sua coragem de abordar um assunto tão delicado principalmente sendo você um alemão, não podemos generalizar tampouco culpar os alemães sobre o passado, mas infelizmente essa mancha negra ficará para sempre marcada na história.
Parabéns pelo vídeo e pela fluência no português! Parabéns!
Meus sinceros parabéns pela coragem de esclarecer como os alemães atuais pensam sobre o ocorrido no passado. É um assunto muito delicado ao ser tratado mas precisa ser refletido para que não venha a acontecer novamente em nenhuma parte do mundo. É um assunto que merece respeito ao ser discutido. Felicidades!!
Parabéns pelo conteúdo! Foi muito bom saber disso, em saber como ás questões mais delicadas funcionam na sociedade alemã! E parabéns pelo português, é uma língua difícil de se falar para estrangeiros, mas você mandou bem!
Admiro muito o seu esforço para falar português 👏🏾
Parabéns.
E obrigada pelo vídeo
Olá! Achei muito relevante esse tema, temos que falar sim, não devemos repetir erros do passado. Agora com relação ao diário eu tentaria editar essa preciosidade, até logo.
Muitíssimo interessante o diário de sua avó. Eu tenho muita curiosidade nesse periodo da história e pesquiso bastante sobre ele. E esse diário seria bastante interessante.
Olá o TH-cam me recomendou este vídeo e quero lhe parabenizar pelo canal, você fala muito bem Português, eu falo 4 idiomas tem que ter muita dedicação no início. Acabei de me inscrever um abraço!
Olá! Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado :) Bem-vindo aqui no canal :) Abraços
Excelente canal. Eu morava em Blumenau, uma cidade brasileira de origem alemã. Admiro muito a cultura alemã
TEM NAZIFASCISTAS PRA TODO LADO, AQUI NO BRASIL NO SUL TEM MAIS DE 300 GRUPOS ORGANIZADOS. TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE O BOZO GENOCIDA CORRUPTO MILICIANO FASCISTA E LADRÃO
Faça vídeos sobre esse diário!!!!! Esse diário tem um valor intelectual e histórico inestimável.
A transparência e objetividade com que você fala desta época é muito importante! E também o seu cuidado e esforço para falar o português! Parabéns pelo seu trabalho! Gosto muito! Um abraço!
Muito obrigado pelas suas palavras
Só 75 anos? Então foi praticamente ontem.
Vdd ontem eu tava lá na guerra voltei hoje
@@srwhite8749 caramba você é zueiro mesmo hein, vc manja da zueira.
Imbecil.
@@srwhite8749 eu tbm vey, derrubei uns 30 Nazistas
@@whitney889 vai chorar?
@@tosemfoto2487 mais fácil eles te derrubar
Então, mano... Faz um vídeo lendo trechos do diário sobre aqueles anos. Eu vejo muitos documentários sobre nazismo e procuro entender o que se passou na mente daquelas pessoas porque o que ocorreu foi extremamente surreal. De acordo com as gravações antigas, as pessoas gritavam ensurdecidas nas ruas a cada vez que o Hitler discursava. Não era pouca gente. Era uma cidade inteira. E a sua avó se deu "bem". Naquela época, os alemães que não tinham uma boa saúde eram mortos na busca de uma raça "perfeita".
Admiro a sua coragem meu amigo, parabéns... Sua alma é boa, sua intenção é boa...
Muito top seu video !! Parabens pela iniciativa... Vcs tem historia !! 😉👏