Eu estive apenas em Auschwitz. Francamente, para mim é uma experiência para se viver apenas uma vez, não tenho vontade de voltar. Dois irmãos do meu avô paterno (meus tios-avôs portanto) morreram em Auschwitz, junto com a família toda e metade da família da minha mãe em Treblinka. Eu só existo porque meu avô conseguiu fugir, com a esposa e os cinco filhos. Meu pai tinha uns 3 anos quando chegaram no Brasil. Se naturalizaram brasileiros e passaram o resto da vida aqui. Eu fico muito feliz e grato por esse vídeo e também me alegro quando vejo que a Alemanha se esforça para conscientizar os seus cidadãos, desde a infância, das atrocidades cometidas por governos totalitários. Lamento que aqui no Brasil nós tenhamos um presidente que elogia torturadores e enaltece um período sombrio da nossa história. Parabéns pelo vídeo!!!
Estive aí em 2018. Inacreditável. Não há palavras que descrevam o que vi. Senti muita tristeza e meu corpo foi tomado por calafrios. E chorei. Nunca esquecerei.
Quem deu deslike nesse vídeo, já perdeu para a vida Um documentário cheio de sutileza e cuidados para narrar a maior atrocidade do ser humano, e você o fez brilhantemente. Imagino o quanto tenha sido doloroso para realizar esse trabalho, sendo alemão, fazendo parte de toda a história. Muito obrigada por nos presentear com sua sensibilidade.
@@rafaelrfl9382 Leia o comentário novamente e interprete Em nenhuma palavra eu defendi comunismo ou disse ser algo bom. Assista ao vídeo também pois em nenhum momento o Alemão defendeu comunismo! Interpretação de texto e imagens são importantes. E se você acredita que o nazism.o não foi uma atrocidade ,desculpa quem tem problemas sérios é você. Não debato com perfis fakes. Boa sorte.
Por mais que tenha sido real, pra mim não parece real, não parece possível que a humanidade tenha passado por um período como esse. De fato parece surreal.
Acho muito digna a maneira com que o povo alemão lida com sua história. Sem medo nem covardia de enfrentar os fatos pesados. Para que esses acontecimentos não mais voltem...
@@roselimartins1814 Vc não tem noção do delírio que escreve, do que ou com o que compara. Tal como os nazis, vc tb talvez precise de ajuda psiquiátrica. Não sou bolsonarista, e a esquerda, m@ldita que é, impõe aos adversários toda mentira e atrocidade moral, e quando chegar ao poder, fará como faz com os cubanos e norte coreanos: impõe a fome e prisão, pois não se come, e muito menos se pode ser livre, ou seja, ter o direito de sair do país governado pela canhota. Não sou bolsonarista. Não sou iletrado. Chega a dar ânsia de vômito certos comentários.
@@jbastos6778 mas ela está certa Temos um presidente inculto , tosco ,ineficiente , negacionista da ciência e que elogia torturadores da época da ditadura militar , tipo o Ustra
@@reinaldosneto 1. Inculto? Quem cursa a AMAN não pode ser inculto. 2. Negar a "Ciência"? Nunca o vi fazê-lo mais do que a maioria, e foi Dráuzio Varela o primeiro a dizer que a covid era uma simples gripe. Além de muitos outros. 3. A Ciência não afirmou que as vacinas atuais são eficazes de fato, tanto é que pessoas já vacinadas ainda morrem (vide Collin Powell). Quem DIZ que elas são é a mídia, para uso político. A verdade é que ser "acreditacionista" e confiar na mídia é TÃO RUIM quanto ser "negacionista". E NÃO, não sou eleitor do "Mito". A verdade sobre a covid ainda está para ser escrita, daqui a 5 ou 10 anos saberemos a verdade.
Imagino o quão difícil tenha sido pra vc mostrar esse lugar, mas agradeço por compartilhar conosco. Eu mesma nunca ouvi falar de Dachau. E no mais, seu português está cada vez melhor, parabéns!
@@gallianoceijunioreokn5440 Imagine que diferença de informação. Tivemos a nossa ditadura tambem, mas a direita insiste em chamar de " regime militar" , que diferença de cultura, meu Deus que DIFERENÇA...
As vezes eu penso que muita gente acha o povo alemão sério e fechado, mas ninguém lembra que vocês crescem cercados pela história dessa tragédia, isso muda toda a nação. Gosto bastante da sua abordagem e seu respeito pelo acontecido.
Tudo depende do ponto de vista. Se é pesado ou não, senti muita paz, sossego. E daí?! Criticam ou não, mas estão sempre visitando. Bom trabalho amigo! Daniel do Rio de Janeiro.
Muito obrigada por nos lembrar desse ato bárbaro e cruel praticado por "seres humanos". Que ele nos sirva de lição, que o Amor e a Fraternidade seja atos de caridade, constante em nosso vida. Valeu VC é um bravo guerreiro da PAZ.
Parabéns pelo vídeo. Estive em Dachau há 25 anos atrás, quando morava em Munique. É um local com um clima muito pesado e triste. É um local tão marcante que até hoje fico impressionado ao recordar está visita. Que a lembrança desses acontecimentos faça de nós pessoas que não toleram qualquer tipo de crueldade, discriminação, fanatismo e injustiça.
Visitei o memorial de Dachau em 2019, ano em que tomei coragem para conhecer, pois desde o ano de 1990 viajo para München para passar o Natal e o Ano Novo com amigos! Exatamente nesta porta de entrada tive um acesso de choro incontrolável e pensei em voltar para München, mas depois que me acalmei, aí resolvi entrar. Não tive coragem de ir ao crematório.
Obrigado, Axel, pelo vídeo! Triste pelo passado, mas feliz pelo presente. Eu achava que campos de extermínio só tivessem sido construídos na Polônia, e que na Alemanha só existissem os campos de concentração, mas pelo visto #Dachau foi os dois. Sou neto de avós paternos armênios da Turquia #ArmenianGenocide e neto de uma avó materna judia da Alemanha #Holocausto e neto de um avô materno indígena do Brasil. Quando me perguntam como eu me sinto por conta do passado, eu digo que me sinto triplamente vencedor por eu estar vivo e os meus algozes, mortos. Ich freue mich über meine dreifache Spezifität!!!
Seu coração é imenso, ao ver os seus vídeos vejo em você uma pessoa super evoluída e triste por dentro em ver todas estas imagens. Continue com o seu lindo trabalho . Abraços de Florianópolis - Santa Catarina.
Axel, quando você vier a São Paulo, eu recomendo que você visite o Museu Judaico, que foi recentemente inaugurado no centro da cidade (rua Martinho Prado, 128, atrás da Igreja da Consolação). Lá há vários documentos de judeus alemães e de outras origens que vieram para cá fugindo do nazismo. Os governos alemão e austríaco inclusive concedem o direito à cidadania aos descendentes de perseguidos como forma de reparo. É curioso que meu avô contava que quando chegou em São Paulo, foi acolhido na colônia alemã (no bairro de Santo Amaro) e seus melhores amigos eram uma família de austríacos não judeus. Ao contrário do que muita gente pensa, haviam sim muitos alemães que não apoiavam o nazismo, mas creio que a maioria deles teve de fugir também, como foi o caso da família dos escritores Thomas e Heinrich Mann, que não eram judeus, mas se opunham à política do Führer.
Axel teu cabelo ta lindo nesse vídeo. De fato a história é triste, mas ainda sim, ela serve de exemplo para q coisas assim não voltem mais a acontecer.
Alemao. Seu canal e maravilhoso.vc. esclarece muito.a Alemanha e perfeita . a perfeicao da arquitetura e magnifica semprw tudo muito padronizado. Caracteristica alema.
Conheci este campo há alguns anos atrás. Foi uma experiência impactante! Tenho profunda admiração pelos alemães não nazistas que encararam sua História de frente, está ali tudo minuciosamente documentado, farta pesquisa histórica, sem nenhuma omissão. Um exemplo para outros povos que jogam episódios históricos tenebrosos pra debaixo do tapete, como o Brasil , com a escravidão, a ditadura de 64, etc. Axel, vc fez com delicadeza e sobriedade este vídeo. Parabéns!
Só o alemães podem nos contar essa história. Obrigada por compartilhar isso conosco para nunca mais repetirmos Axel. Me deu calafrios olhar para esse lugar 😰
Puxa… que narração … você descreveu muito bem! Foi um bom trabalho ! Nada fácil … Agradeço por ter feito em português ! 🙏🏻Assim pude conhecer ! Muito triste mas que todos deviam saber para valorizar a vida e não repetir nunca essas atrocidades 😌
Amo a história por questão de conhecimento , mas é realmente triste tudo o que ocorreu. Obrigada por compartilhar conosco, adorei conhecer um pouco mais sobre esse assunto. ♡
Muito interessante saber a respeito da História de seu país, que conseqüentemente impactou o mundo inteiro. É importante lembrar que diante de todas essas atrocidades, restou-nos pesar e grande aprendizado. Devemos olhar para o presente e esforça-nos para sermos melhores. Obrigado pelos ensinamentos! Um forte abraço!
A história da segunda guerra mundial me comove demais , eu também espero Axel de coração que isso nunca mais se repita. Você é uma pessoa maravilhosa e do bem, o Brasil te ama espero que esteja aqui em breve se assim você desejar. Que todas as vezes que estiver aqui esteja feliz e em paz , ocorrendo tudo bem. Quem sabe um dia não queira morar aqui ?
Pude visitar esse campo e recomendo a visita. Gostei muito e é um memorial importante. Você não paga para ver (acho importante essa diferenciação que a Alemanha faz de um ponto meramente turístico). Banheiros limpos e muita informação. Gostaria de ter ficado mais tempo, mas como estávamos de passagem na região ficamos em torno de duas horas apenas. Mesmo assim, foi pesado ver o local. Você fica automaticamente sem falar e começa a ficar contrito pelas pessoas. O que mais me impressionou foram os objetos pessoais comuns dos prisioneiros - uma cruz, lembrança de batismo, fotos da família, etc... - e uma máscara mortuária que fizeram do rosto de uma pessoa que tinha acabado de falecer lá. Gostei também dos pontos religiosos, do memorial judeu, e também por lá ter um espaço para escrevermos uma mensagem de paz e também poder orar após ver tantas coisas difíceis. Se for para Munique não deixe de ter essa profunda experiência de vida.
“Aprender sobre os erros do passado para não mais repetí-los”… Muito impactante essa frase, Axel… Imagino, sim, não ter sido fácil gravar esse vídeo. Visitei o campo de Auschwitz, na Polônia (impossível não chorar 😔 e, sobretudo, não se entristecer…)… Pensei em não mais visitar campos de concentração… o ambiente em si, já é carregado de uma energia pesada… mas, vale como registros da História para que reflitamos sobre o passado e que procuremos evitar que se repita o que é para ser afastado, de imediato. Obrigada pelo vídeo.
Parabéns pelo vídeo, Axel. É de extrema importância mostrar um pouco do que aconteceu exatamente pra não se repetir. Sei qual é a sensação de visitar um campo de extermínio e isso mexe com a gente pra sempre.
Axel,em 2011 montamos o espetáculo "BENT" no teatro que fala dos homossexuais que foram levados para esse campo de concentração após a noite das facas longas.Muito tristeFpi emocionante fazer. ❤⚘
Parabéns pelo video! Estive aí em Dachau em 2019. Realmente é impressionante a energia pesada do lugar. O silêncio, também é assustador, mesmo antes da pandemia, quando era totalmente aberto ao público. Foi uma triste parte da história que esperamos que nunca mais se repita. Never Again!
Essa é mais uma parte triste dessa historia. O campo de concentração de Dachau, eu ainda não tinha ouvido falar. Outro campo de concentração muito famoso foi Auschwitz. Eu imagino o quanto é difícil pra vc falar sobre esse trágico passado, mas te agradeço por compartilhar com agente. Obrigado
Do mesmo modo como os alemães achou interessante nós brasileiros falando e explicando sobre a escravidão no Brasil. Vergonha há em toda história na Alemanha e no Brasil não é diferente.
Esse lugar deve ter uma energia bem ruim, eu sempre fico pensando como alguém algum dia conseguiu achar isso normal, me dá várias agonias quando penso nisso. Obrigado pelo vídeo :D
Sensacional esse seu vídeo. Um importante registro de um lugar terrível, mas de grande importância histórica e que as novas gerações precisam conhecer para que nunca mais deixem acontecer. Parabéns e obrigado, Axl. Um abraço do Brasil.
Que vídeo extraordinário Alex. Talvez nós, que não somos alemão, Não temos dimensão o que significa para vcs esse deprimente acontecimento Histórico. Da para perceber o desconforto, que lhe causa esse tema, porém Não se pode jamais ignorar o que aconteceu. As vezes nos parece surreal o advento Nazista na História da humanidade. Não existe guerra maior ou menor, qualquer guerra surra o ideal humano, voltado para a tolerância, respeito e dignidade. Parabéns por enfrentar esse tema. Em 2024 estarei visitando Munique e deverei visitar o Campo. Super abração do fã brasileiro, John
Muito importante manter esse memorial e divulgar sempre, para manter vivo na lembrança de todos a história. Pensando na direção que o mundo caminha hoje, é ainda mais importante. Muito triste, mas um sinal de alerta para o mundo! Obrigada por compartilhar, um abraço
Eu posso ver em seu olhar o quanto foi difícil gravar. Obrigado pelo vídeo,nao imaginava que esse lugar estaria entacto. E vendo cada lugar iguazinho aos dos filmes que remate á época do nazismo.
Oi querido Axel, nossa, muito triste né, graças a Deus, acabou. Você já leu o livro o menino do pijama listrado, muito triste 😢 Obrigada meu lindo, pelo vídeo. Abraço 😘🌻😍
Estava aguardando para saber se faria algum vídeo sobre o assunto. Se tratando de um fato muito difícil abordar, delicado mas necessário. Foi no seu jeitinho simples, mas muito importante e sempre bom recordar. A história e a lembrança que nos ensina a sermos melhores. Escrevendo novos e lindos capítulos.
Visitei este campo há uns quatro anos atrás, eu acho. Muito triste, mas precisamos conhecer a história para que coisas como essas não mais existam. Obrigado por mostrar. Revi o meu passeio por aí.
Axel é uma triste história desta época!😢 O conhecimento desta história trás pras próximas gerações não fazerem o mesmo. Temos q respeitar a vida de qualquer pessoa.
@@paulofi3l o Brasil teve o maior número de escravos do mundo e foi o último a "abolir" a escravidão, escolheram um método sem dar terras aos ex escravizados e só aboliram por pressão dos ingleses.
Desculpa minha ignorância!, quando jovem pensava quê não havia negros aí, vi um vídeo de 4 anos atrás que me foi muito esclarecedor, sobre o pensamento de vcs em relação ao mostro .
Chocante ,mas interesante manter a história do seu País , assim nós tivémos a oportunidade de ver e conhecer mais de perto essa história que ouço até hoje !
Obrigado 🙏 uma aula de história,fantástico o seu trabalho neste vídeo. É de uma grande valia,para novas e futuras gerações (inclusive brasileiros) conhecerem a verdade e nunca mais aceitarmos isso novamente em nenhum país. Vindo! de um alemão é muito significativo e emocionante este vídeo que você fez. Parabéns! mais uma vez.
Assisto os teus vídeos são muito legais , muito intrutivos , já fui em alguns lugares q você mostra e parece que estou visitando novamente. PARABÉNS você faz um belo e trabalho.👏👏👏
Tive que tirar um tempo para assistir o vídeo, é de despedaçar o coração 💔 Esse tipo de conteúdo é importante para que esse tipo de barbaridade não se repita. Muito obrigada pelo vídeo, pelas informações! É reconfortante ver os comentários e ver que as pessoas se importam 🙇
Importante mostrar e ter estes memoriais. Não é possível deixar isto acontecer novamente. Infelizmente a estupidez humana não tem limites, e é preciso lembrar sempre. Muita gente nega que isto aconteceu....
Uma pergunta se impõe, mesmo hoje e ao fim de tantos anos: Como o populismo e a falsa informação conseguem manobrar as consciências das pessoas mesmo das mais esclarecidas. Ainda hoje há negacionistas do holocausto. O horror está ao virar da esquina, pelo que devemos todos estar atentos aos sinais. Obrigado por nos mostrar esta história de horror.
Eu amo e admiro muito a Alemanha,de não esconder o seu passado e sempre lutar pra história não se repetir!! infelizmente aqui no Brasil,temos a história triste da escravidão,da qual muitos fatos até hoje são escondidos debaixo do tapete,tratado com desprezo!quando eu estive na Alemanha em 2017 perto de alguns prédios perto do porto de Hamburg,um espírito de uma mulher se aproximou chorando,ela falava outra língua,não era alemão e eu pedi para os bons espíritos resgatar ela,outro fato que me ocorreu em 2018,na Alemanha,eu entrei em uma igreja,e descobri um túnel de guerra debaixo da escada,curiosa eu fui sozinha ,um pedaço era iluminado,e o outro não,quando eu fui acender a luz do Cel,um espírito veio no meu ouvido e falou, você veio até aqui,daqui você volta,não e pra entrar nessa parte, lógico,que eu voltei na hora,não paguei pra ver!como sou espírita,eu não tenho medo!!!
Parabéns pelo vídeo, e coragem sua de mostrar essas coisas, quando estive nesse lugar chorei muito, e na época os alemães não gostavam de falar muito sobre o tema, que é compreensível.
Nossa que legal que você apresentou isso pra gente ! Em uma live sua eu te perguntei quando você iria em um campo de concentração, você disse que foi uma única vez pela escola, e nunca mais iria voltar ! Entendo que uma visita desta é muito triste mas, mesmo assim, você foi, "atender" os inscritos!!!!! Muito obrigada,,, bjosssss 😘😘😘😘😘😘
Olá, fico feliz que tenha gostado do video. Eu realmente pensei muito antes de voltar la mas acho importante mostrar essa parte da história pra todo mundo. Um abraço
@@OAlemaoAxel fez muito bem !!! Eu pesquiso muito sobre a segunda guerra mundial, é um assunto que sempre me fascinou mas, não é o bastante só ler e ver vídeos, acho que é preciso visitar o local !! Um dia eu irei !!! Mas uma vez obrigada 😉 Abraços sssss
Olá Axel, percebi que você se emocionou ao nos trazer essas preciosidades (informações) sou apaixonado pelo que de fato aconteceu durante o período da II Guerra, principalmente nesses campos, você é um excelente ser humano, tenho muito respeito e admiração por ti...por favor continue a nos trazer esses "vídeos documentários"......se possível nos mostre também onde moravam os militares de alta patente do Regime....muito obrigado e um super abraço!!!
Emocionante , a sua exposição sobre esse tempo tão difícil de ser compreendido, impossível até, mas foi fato, e deve ser mostrado. Meus respeitos por voce aumentaram após essa exposição. Deus esteja sempre com você!
Você não quis entrar na sala de banho, brausebad, por que estava bem emocionado não é? Parabéns porque têm um bom coração...Acredito que muitos vão chorar vendo esse vídeo também..Cruel porém verdade 😢
Axel. Se der pra você ir pra Polonia e nos mostrar o campo de concentração alemão de Awschvitz, seria interessante e nos dizer o sentimento que vc passou por lá. Dizem que é um lugar muito tenso!!
Nesse video mostro lugares da época do nacionalsocialismo em Munique ► th-cam.com/video/9OUgjaqH7nU/w-d-xo.html
Eu estive apenas em Auschwitz. Francamente, para mim é uma experiência para se viver apenas uma vez, não tenho vontade de voltar. Dois irmãos do meu avô paterno (meus tios-avôs portanto) morreram em Auschwitz, junto com a família toda e metade da família da minha mãe em Treblinka. Eu só existo porque meu avô conseguiu fugir, com a esposa e os cinco filhos. Meu pai tinha uns 3 anos quando chegaram no Brasil. Se naturalizaram brasileiros e passaram o resto da vida aqui. Eu fico muito feliz e grato por esse vídeo e também me alegro quando vejo que a Alemanha se esforça para conscientizar os seus cidadãos, desde a infância, das atrocidades cometidas por governos totalitários. Lamento que aqui no Brasil nós tenhamos um presidente que elogia torturadores e enaltece um período sombrio da nossa história. Parabéns pelo vídeo!!!
Estive aí em 2018. Inacreditável. Não há palavras que descrevam o que vi. Senti muita tristeza e meu corpo foi tomado por calafrios. E chorei. Nunca esquecerei.
Quem deu deslike nesse vídeo, já perdeu para a vida
Um documentário cheio de sutileza e cuidados para narrar a maior atrocidade do ser humano, e você o fez brilhantemente.
Imagino o quanto tenha sido doloroso para realizar esse trabalho, sendo alemão, fazendo parte de toda a história.
Muito obrigada por nos presentear com sua sensibilidade.
Muito obrigado Claudia!!
@@OAlemaoAxel Eu quem lhe agradeço
Atrocidade é o que o comunismo fez e faz até hoje
@@rafaelrfl9382 Leia o comentário novamente e interprete
Em nenhuma palavra eu defendi comunismo ou disse ser algo bom.
Assista ao vídeo também pois em nenhum momento o Alemão defendeu comunismo!
Interpretação de texto e imagens são importantes.
E se você acredita que o nazism.o não foi uma atrocidade ,desculpa quem tem problemas sérios é você.
Não debato com perfis fakes.
Boa sorte.
Eu dei deslike
Obrigado por nos mostrar essa parte da história. Apesar de muito triste não devemos nos esquecer dela, para que nunca mais se repita.
Por mais que tenha sido real, pra mim não parece real, não parece possível que a humanidade tenha passado por um período como esse.
De fato parece surreal.
Acho muito digna a maneira com que o povo alemão lida com sua história. Sem medo nem covardia de enfrentar os fatos pesados. Para que esses acontecimentos não mais voltem...
No Brasil costuma empurrar nossos horrores pra debaixo do tapete. Não atoa elegeram um presidente cujo maior ídolo é um torturador.
@@roselimartins1814
Vc não tem noção do delírio que escreve, do que ou com o que compara.
Tal como os nazis, vc tb talvez precise de ajuda psiquiátrica.
Não sou bolsonarista, e a esquerda, m@ldita que é, impõe aos adversários toda mentira e atrocidade moral, e quando chegar ao poder, fará como faz com os cubanos e norte coreanos: impõe a fome e prisão, pois não se come, e muito menos se pode ser livre, ou seja, ter o direito de sair do país governado pela canhota.
Não sou bolsonarista. Não sou iletrado.
Chega a dar ânsia de vômito certos comentários.
@@jbastos6778 mas ela está certa Temos um presidente inculto , tosco ,ineficiente , negacionista da ciência e que elogia torturadores da época da ditadura militar , tipo o Ustra
@@roselimartins1814
"À toa".
@@reinaldosneto 1. Inculto? Quem cursa a AMAN não pode ser inculto.
2. Negar a "Ciência"? Nunca o vi fazê-lo mais do que a maioria, e foi Dráuzio Varela o primeiro a dizer que a covid era uma simples gripe. Além de muitos outros.
3. A Ciência não afirmou que as vacinas atuais são eficazes de fato, tanto é que pessoas já vacinadas ainda morrem (vide Collin Powell). Quem DIZ que elas são é a mídia, para uso político.
A verdade é que ser "acreditacionista" e confiar na mídia é TÃO RUIM quanto ser "negacionista".
E NÃO, não sou eleitor do "Mito".
A verdade sobre a covid ainda está para ser escrita, daqui a 5 ou 10 anos saberemos a verdade.
Imagino o quão difícil tenha sido pra vc mostrar esse lugar, mas agradeço por compartilhar conosco. Eu mesma nunca ouvi falar de Dachau. E no mais, seu português está cada vez melhor, parabéns!
Este é um fato histórico que não pode ser esquecido para que não repita nunca mais.
@@gallianoceijunioreokn5440 Imagine que diferença de informação. Tivemos a nossa ditadura tambem, mas a direita insiste em chamar de
" regime militar" , que diferença de cultura, meu Deus que DIFERENÇA...
As vezes eu penso que muita gente acha o povo alemão sério e fechado, mas ninguém lembra que vocês crescem cercados pela história dessa tragédia, isso muda toda a nação. Gosto bastante da sua abordagem e seu respeito pelo acontecido.
Ver a história pelo lado de um alemão é bem diferente gostei do conteúdo ✔️
É de chorar... choram os olhos, chora o coração, chora a alma!
já visitei alguns anos atrás e é muito macabro... ótimo vídeo
Já fui em um campo de concentração, é uma experiência muito triste, mas necessária
Tudo depende do ponto de vista. Se é pesado ou não, senti muita paz, sossego. E daí?! Criticam ou não, mas estão sempre visitando. Bom trabalho amigo! Daniel do Rio de Janeiro.
Muito obrigada por nos lembrar desse ato bárbaro e cruel praticado por "seres humanos". Que ele nos sirva de lição, que o Amor e a Fraternidade seja atos de caridade, constante em nosso vida.
Valeu VC é um bravo guerreiro da PAZ.
Parabéns pelo vídeo. Estive em Dachau há 25 anos atrás, quando morava em Munique. É um local com um clima muito pesado e triste. É um local tão marcante que até hoje fico impressionado ao recordar está visita. Que a lembrança desses acontecimentos faça de nós pessoas que não toleram qualquer tipo de crueldade, discriminação, fanatismo e injustiça.
Esse tipo de história não pode ser esquecida. Para que nunca mais volte a se repetir.
Visitei o memorial de Dachau em 2019, ano em que tomei coragem para conhecer, pois desde o ano de 1990 viajo para München para passar o Natal e o Ano Novo com amigos! Exatamente nesta porta de entrada tive um acesso de choro incontrolável e pensei em voltar para München, mas depois que me acalmei, aí resolvi entrar. Não tive coragem de ir ao crematório.
História contada pelos vencedores.
Obrigado, Axel, pelo vídeo! Triste pelo passado, mas feliz pelo presente. Eu achava que campos de extermínio só tivessem sido construídos na Polônia, e que na Alemanha só existissem os campos de concentração, mas pelo visto #Dachau foi os dois. Sou neto de avós paternos armênios da Turquia #ArmenianGenocide e neto de uma avó materna judia da Alemanha #Holocausto e neto de um avô materno indígena do Brasil. Quando me perguntam como eu me sinto por conta do passado, eu digo que me sinto triplamente vencedor por eu estar vivo e os meus algozes, mortos. Ich freue mich über meine dreifache Spezifität!!!
Seu coração é imenso, ao ver os seus vídeos vejo em você uma pessoa super evoluída e triste por dentro em ver todas estas imagens. Continue com o seu lindo trabalho . Abraços de Florianópolis - Santa Catarina.
Axel, quando você vier a São Paulo, eu recomendo que você visite o Museu Judaico, que foi recentemente inaugurado no centro da cidade (rua Martinho Prado, 128, atrás da Igreja da Consolação). Lá há vários documentos de judeus alemães e de outras origens que vieram para cá fugindo do nazismo. Os governos alemão e austríaco inclusive concedem o direito à cidadania aos descendentes de perseguidos como forma de reparo. É curioso que meu avô contava que quando chegou em São Paulo, foi acolhido na colônia alemã (no bairro de Santo Amaro) e seus melhores amigos eram uma família de austríacos não judeus. Ao contrário do que muita gente pensa, haviam sim muitos alemães que não apoiavam o nazismo, mas creio que a maioria deles teve de fugir também, como foi o caso da família dos escritores Thomas e Heinrich Mann, que não eram judeus, mas se opunham à política do Führer.
Pra você eu imagino o quão difícil gravar este vídeo,já que você tem um bom coração.
Campos de concentraçao são uma parte triste da historia alemã.
Gostei da maneira simples e sincera de como você expôs esse delicado tema,Axel.
É isso mesmo meu amigo, a gente tem que contar a história, mas não se sentir responsável pelo o que um lunático fez. Muito bom vídeo.
Que lindo sua língua portuguesa ameiiii a história
🫶
Axel teu cabelo ta lindo nesse vídeo. De fato a história é triste, mas ainda sim, ela serve de exemplo para q coisas assim não voltem mais a acontecer.
Alemao. Seu canal e maravilhoso.vc. esclarece muito.a Alemanha e perfeita . a perfeicao da arquitetura e magnifica semprw tudo muito padronizado. Caracteristica alema.
Conheci este campo há alguns anos atrás. Foi uma experiência impactante! Tenho profunda admiração pelos alemães não nazistas que encararam sua História de frente, está ali tudo minuciosamente documentado, farta pesquisa histórica, sem nenhuma omissão. Um exemplo para outros povos que jogam episódios históricos tenebrosos pra debaixo do tapete, como o Brasil , com a escravidão, a ditadura de 64, etc. Axel, vc fez com delicadeza e sobriedade este vídeo. Parabéns!
Em toda a história humana houve e há pessoas com tendência nazista. Vídeos como este ajudam na eterna vigilância que se deve ter.
Falou pouco mais falou merda
@@hermesdesouza5646 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Só falou merda! PARABÉNS 😂😂😂
@@hermesdesouza5646 Ta bom,sabe tudo
Geralmente os neonazistas nada tem com a Alemanha, são idiotas.
@@pauloricardodaluz297 Um neonazista, preso recentemente na Alemanhã, morou em SC. Mas, sim, esse perfil perigoso não tem uma única nação.
Obrigada por nós mostrar tudo isso. Muito difícil masmo fazer um vídeo desses. Muito obrigada. Vice é maravilhoso.
um lugar agradável, tão bonito com natureza, árvores usado para algo tão chocante!!
Só tenho a te agradecer com o coração por se dispor a fazer esse documentário meu irmão forte abraço
Só o alemães podem nos contar essa história. Obrigada por compartilhar isso conosco para nunca mais repetirmos Axel. Me deu calafrios olhar para esse lugar 😰
❤
Parabéns pelo vídeo... Seu Português tá bem fluente, impressionante, se não fosse o sotaque não saberia que era estrageiro.
Muito obrigado Márcio 😊
Puxa… que narração … você descreveu muito bem! Foi um bom trabalho ! Nada fácil … Agradeço por ter feito em português ! 🙏🏻Assim pude conhecer ! Muito triste mas que todos deviam saber para valorizar a vida e não repetir nunca essas atrocidades 😌
Obrigado por Compartilhar !
História muito triste mas que deve ser mostrada para nunca se repetir. Gosto bastante do seu trabalho. Forte abraço aqui de São Paulo
O icônico portão de Dachau.
Esse merece um milhao de likes. Muito obrigado querido. Video de grande valor.
Muito obrigado
Amo a história por questão de conhecimento , mas é realmente triste tudo o que ocorreu.
Obrigada por compartilhar conosco, adorei conhecer um pouco mais sobre esse assunto. ♡
Muito interessante saber a respeito da História de seu país, que conseqüentemente impactou o mundo inteiro. É importante lembrar que diante de todas essas atrocidades, restou-nos pesar e grande aprendizado. Devemos olhar para o presente e esforça-nos para sermos melhores. Obrigado pelos ensinamentos! Um forte abraço!
Vcs são um povo trabalhador e ligados na família.
Muito obrigado p seu trabalho e os erros do passados todos nós temos.Abraço!
Muito triste essa parte da história. Estive em Auschwitz e senti muita tristeza, chorei de ver tanta crueldade que aquelas pessoas sofreram.
Valeu irmão. 👏👏👏
A história da segunda guerra mundial me comove demais , eu também espero Axel de coração que isso nunca mais se repita.
Você é uma pessoa maravilhosa e do bem, o Brasil te ama espero que esteja aqui em breve se assim você desejar. Que todas as vezes que estiver aqui esteja feliz e em paz , ocorrendo tudo bem.
Quem sabe um dia não queira morar aqui ?
Belo trabalho , muito bom ver um vídeo de locais tão histórico e tão repugnante regime, obrigado Alemao pelo documentario
Pude visitar esse campo e recomendo a visita. Gostei muito e é um memorial importante. Você não paga para ver (acho importante essa diferenciação que a Alemanha faz de um ponto meramente turístico). Banheiros limpos e muita informação. Gostaria de ter ficado mais tempo, mas como estávamos de passagem na região ficamos em torno de duas horas apenas. Mesmo assim, foi pesado ver o local. Você fica automaticamente sem falar e começa a ficar contrito pelas pessoas. O que mais me impressionou foram os objetos pessoais comuns dos prisioneiros - uma cruz, lembrança de batismo, fotos da família, etc... - e uma máscara mortuária que fizeram do rosto de uma pessoa que tinha acabado de falecer lá. Gostei também dos pontos religiosos, do memorial judeu, e também por lá ter um espaço para escrevermos uma mensagem de paz e também poder orar após ver tantas coisas difíceis. Se for para Munique não deixe de ter essa profunda experiência de vida.
Parabéns pelo o vídeo. 👏👏👏
*Estive no campo duas vezes e fiquei impressionada*
“Aprender sobre os erros do passado para não mais repetí-los”… Muito impactante essa frase, Axel… Imagino, sim, não ter sido fácil gravar esse vídeo. Visitei o campo de Auschwitz, na Polônia (impossível não chorar 😔 e, sobretudo, não se entristecer…)… Pensei em não mais visitar campos de concentração… o ambiente em si, já é carregado de uma energia pesada… mas, vale como registros da História para que reflitamos sobre o passado e que procuremos evitar que se repita o que é para ser afastado, de imediato. Obrigada pelo vídeo.
Realmente Adriene ,os campos de concentraçao tem uma energia pesada ....que aprendamos com os erros do passado para que não se repita isso nunca mais.
Hoje um lugar bonito.
Como deveria ser. Mas o clima pesado permanece.
Ônibus novo e trem top. Meu senhor. Quanta dor e sofrimento q passar as pessoas q ficaram ai
Parabéns pelo vídeo, Axel. É de extrema importância mostrar um pouco do que aconteceu exatamente pra não se repetir. Sei qual é a sensação de visitar um campo de extermínio e isso mexe com a gente pra sempre.
Muito obrigado Axel pelo respeito de como vc mostrou o campo. Vc é uma pessoa especial 😍
Muito obrigado Cynthia
Axel,em 2011 montamos o espetáculo "BENT" no teatro que fala dos homossexuais que foram levados para esse campo de concentração após a noite das facas longas.Muito tristeFpi emocionante fazer. ❤⚘
Parabéns pelo video! Estive aí em Dachau em 2019. Realmente é impressionante a energia pesada do lugar. O silêncio, também é assustador, mesmo antes da pandemia, quando era totalmente aberto ao público. Foi uma triste parte da história que esperamos que nunca mais se repita. Never Again!
Muito obrigado pelo vídeo, Axel. Apesar de muito triste, o vídeo foi muito informativo e esclarecedor.
Essa é mais uma parte triste dessa historia. O campo de concentração de Dachau, eu ainda não tinha ouvido falar. Outro campo de concentração muito famoso foi Auschwitz. Eu imagino o quanto é difícil pra vc falar sobre esse trágico passado, mas te agradeço por compartilhar com agente. Obrigado
Interessante um alemão visitando esses campo
Do mesmo modo como os alemães achou interessante nós brasileiros falando e explicando sobre a escravidão no Brasil. Vergonha há em toda história na Alemanha e no Brasil não é diferente.
Esse lugar deve ter uma energia bem ruim, eu sempre fico pensando como alguém algum dia conseguiu achar isso normal, me dá várias agonias quando penso nisso.
Obrigado pelo vídeo
:D
Estive aí no final de semana passado. Me faz pensar em como somos altamente influenciáveis...
Gostei do video queria parabenizar pelos videos assim teremos mais conhecimento sobre o povo da Alemanha.
Conheci seu canal agora e estou amando! Adorei vc! Sucesso❤
Ah que legal! Muito obrigado 😊
Sensacional esse seu vídeo. Um importante registro de um lugar terrível, mas de grande importância histórica e que as novas gerações precisam conhecer para que nunca mais deixem acontecer. Parabéns e obrigado, Axl. Um abraço do Brasil.
Muito obrigado Luciano!!
Que vídeo extraordinário Alex. Talvez nós, que não somos alemão, Não temos dimensão o que significa para vcs esse deprimente acontecimento Histórico. Da para perceber o desconforto, que lhe causa esse tema, porém Não se pode jamais ignorar o que aconteceu. As vezes nos parece surreal o advento Nazista na História da humanidade. Não existe guerra maior ou menor, qualquer guerra surra o ideal humano, voltado para a tolerância, respeito e dignidade. Parabéns por enfrentar esse tema. Em 2024 estarei visitando Munique e deverei visitar o Campo. Super abração do fã brasileiro, John
Muito obrigado pelo seu comentário John
Muito importante manter esse memorial e divulgar sempre, para manter vivo na lembrança de todos a história. Pensando na direção que o mundo caminha hoje, é ainda mais importante. Muito triste, mas um sinal de alerta para o mundo! Obrigada por compartilhar, um abraço
Eu posso ver em seu olhar o quanto foi difícil gravar.
Obrigado pelo vídeo,nao imaginava que esse lugar estaria entacto.
E vendo cada lugar iguazinho aos dos filmes que remate á época do nazismo.
Oi querido Axel, nossa, muito triste né, graças a Deus, acabou. Você já leu o livro o menino do pijama listrado, muito triste 😢 Obrigada meu lindo, pelo vídeo. Abraço 😘🌻😍
Que história hem ! Ver essa foto dos homens chega doer o coração !!! Muito obrigado por fazer essa matéria loiro lindo. !!!!
eu hein
Ui loiro lindo kk
@@paulistano- inveja mata ! Ele realmente é lindo e , vc provavelmente é um buchooooo
Estava aguardando para saber se faria algum vídeo sobre o assunto. Se tratando de um fato muito difícil abordar, delicado mas necessário. Foi no seu jeitinho simples, mas muito importante e sempre bom recordar. A história e a lembrança que nos ensina a sermos melhores. Escrevendo novos e lindos capítulos.
Visitei este campo há uns quatro anos atrás, eu acho. Muito triste, mas precisamos conhecer a história para que coisas como essas não mais existam. Obrigado por mostrar. Revi o meu passeio por aí.
Axel é uma triste história desta época!😢 O conhecimento desta história trás pras próximas gerações não fazerem o mesmo. Temos q respeitar a vida de qualquer pessoa.
Gratidão pelo vídeo, precisamos ver e saber o que aconteceu, e agradecer à Deus por sermos livres. Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Nós no Brasil tivemos mais de 300 anos de escravidão que é um pesadelo que também nos envergonha.
No Brasil não, no mundo inteiro
@@paulofi3l o Brasil teve o maior número de escravos do mundo e foi o último a "abolir" a escravidão, escolheram um método sem dar terras aos ex escravizados e só aboliram por pressão dos ingleses.
Que vídeo excelente, gostei demais
Desculpa minha ignorância!, quando jovem pensava quê não havia negros aí, vi um vídeo de 4 anos atrás que me foi muito esclarecedor, sobre o pensamento de vcs em relação ao mostro .
Parabéns pelo passeio! Que a humanidade nunca se esqueça do que aconteceu para que não se repita.
Chocante ,mas interesante manter a história do seu País , assim nós tivémos a oportunidade de ver e conhecer mais de perto essa história que ouço até hoje !
Mesma situação p Brasil q ao invés de nazismo praticou escravidão de índios e negros
Obrigado 🙏 uma aula de história,fantástico o seu trabalho neste vídeo.
É de uma grande valia,para novas e futuras gerações (inclusive brasileiros) conhecerem a verdade e nunca mais aceitarmos isso novamente em nenhum país.
Vindo! de um alemão é muito significativo e emocionante este vídeo que você fez.
Parabéns! mais uma vez.
Assisto os teus vídeos são muito legais , muito intrutivos , já fui em alguns lugares q você mostra e parece que estou visitando novamente. PARABÉNS você faz um belo e trabalho.👏👏👏
Vídeo informativo e comovente .
Tive que tirar um tempo para assistir o vídeo, é de despedaçar o coração 💔 Esse tipo de conteúdo é importante para que esse tipo de barbaridade não se repita. Muito obrigada pelo vídeo, pelas informações! É reconfortante ver os comentários e ver que as pessoas se importam 🙇
Importante mostrar e ter estes memoriais. Não é possível deixar isto acontecer novamente. Infelizmente a estupidez humana não tem limites, e é preciso lembrar sempre. Muita gente nega que isto aconteceu....
Parabens Axel por sua humanidade. Sua coragem. Sua humildade em colocar o dedo na ferida. Muito triste mas muito lindo o seu video.
Axel, obrigada por produzir esse conteúdo.😭😭😭😭
Eu amo contar essa parte da história a vocês
Uma pergunta se impõe, mesmo hoje e ao fim de tantos anos:
Como o populismo e a falsa informação conseguem manobrar as consciências das pessoas mesmo das mais esclarecidas.
Ainda hoje há negacionistas do holocausto.
O horror está ao virar da esquina, pelo que devemos todos estar atentos aos sinais.
Obrigado por nos mostrar esta história de horror.
O mesmo acontece com o comunismo,ainda tem pessoas que defende, principalmente aqui no Brasil
Eu amo e admiro muito a Alemanha,de não esconder o seu passado e sempre lutar pra história não se repetir!! infelizmente aqui no Brasil,temos a história triste da escravidão,da qual muitos fatos até hoje são escondidos debaixo do tapete,tratado com desprezo!quando eu estive na Alemanha em 2017 perto de alguns prédios perto do porto de Hamburg,um espírito de uma mulher se aproximou chorando,ela falava outra língua,não era alemão e eu pedi para os bons espíritos resgatar ela,outro fato que me ocorreu em 2018,na Alemanha,eu entrei em uma igreja,e descobri um túnel de guerra debaixo da escada,curiosa eu fui sozinha ,um pedaço era iluminado,e o outro não,quando eu fui acender a luz do Cel,um espírito veio no meu ouvido e falou, você veio até aqui,daqui você volta,não e pra entrar nessa parte, lógico,que eu voltei na hora,não paguei pra ver!como sou espírita,eu não tenho medo!!!
*Dachau é o ponto turístico da cidade*
Muito bom trabalho o seu, Axel! Parabéns!
Senhor quê lugar pesado só de olhar 😥😔
Parabéns pelo vídeo, e coragem sua de mostrar essas coisas, quando estive nesse lugar chorei muito, e na época os alemães não gostavam de falar muito sobre o tema, que é compreensível.
Parabéns pelo vídeo , precisamos de mais pessoas assim no mundo , que nos ajude a ver os erros do passado ,para que não se repita os erros no futuro .
Nossa que legal que você apresentou isso pra gente ! Em uma live sua eu te perguntei quando você iria em um campo de concentração, você disse que foi uma única vez pela escola, e nunca mais iria voltar ! Entendo que uma visita desta é muito triste mas, mesmo assim, você foi, "atender" os inscritos!!!!! Muito obrigada,,, bjosssss 😘😘😘😘😘😘
Olá, fico feliz que tenha gostado do video. Eu realmente pensei muito antes de voltar la mas acho importante mostrar essa parte da história pra todo mundo. Um abraço
@@OAlemaoAxel fez muito bem !!! Eu pesquiso muito sobre a segunda guerra mundial, é um assunto que sempre me fascinou mas, não é o bastante só ler e ver vídeos, acho que é preciso visitar o local !! Um dia eu irei !!! Mas uma vez obrigada 😉 Abraços sssss
Obrigado pelo video Axel. Muito interesante. Pretendo conhecer.
Fico feliz que tenha gostado do video
Adorei este vídeo, Axel! ☺🇧🇷🇩🇪
Olhando este lugar é impossível não se entristecer. 😏
Danke für das video.
Muito obrigado Marlon!
@@OAlemaoAxel ☺☺🇧🇷🇩🇪
Não seria.
Danke Fur diese Video.
Eu amo historia e com seus videos da pra ver coisas que eu nem sabia parabéns ao video e sucesso ❤🇧🇷
Olá Axel, percebi que você se emocionou ao nos trazer essas preciosidades (informações) sou apaixonado pelo que de fato aconteceu durante o período da II Guerra, principalmente nesses campos, você é um excelente ser humano, tenho muito respeito e admiração por ti...por favor continue a nos trazer esses "vídeos documentários"......se possível nos mostre também onde moravam os militares de alta patente do Regime....muito obrigado e um super abraço!!!
Emocionante , a sua exposição sobre esse tempo tão difícil de ser compreendido, impossível até, mas foi fato, e deve ser mostrado. Meus respeitos por voce aumentaram após essa exposição. Deus esteja sempre com você!
E muito interesante ver como realmente eram os campos de concentracao. E muito triste tambem! Obrigada pelo seu trabalho!
Você não quis entrar na sala de banho, brausebad, por que estava bem emocionado não é? Parabéns porque têm um bom coração...Acredito que muitos vão chorar vendo esse vídeo também..Cruel porém verdade 😢
eu sou uma destas pessoas que me emocionei várias vezes com o livro Diário de Anne Frank misericórdia
@@armindasousa6831 Esse livro têm no Brasil?
@@dfranciscokapp1843 sim !!! tem
@@armindasousa6831 obrigado pela atenção, vou procurar então.
É como visitar senzalas no Brasil
Axel. Se der pra você ir pra Polonia e nos mostrar o campo de concentração alemão de Awschvitz, seria interessante e nos dizer o sentimento que vc passou por lá. Dizem que é um lugar muito tenso!!
Acho que já foi.