Todos os caras que se envolveram com a cena Metal dessa época foram heróis, se isso tivesse acontecido na Europa ou EUA praticamente todas as bandas teriam obtido exito. Mas no Brasil daqueles tempos de Regime Militar e caos econômico em que o país vivia, onde tudo era difícil, e ainda ter de lidar com o preconceito de todas as formas. Estou certo de que não foi fácil.
problema do brasil é a questão musical mesmo, e de crescer etc.. não teve questão alguma politica envolvida ...não se teve banda anárquica ... ou com letras de revolta como a mpb fez tempos atras....os problemas foram outros . Não vamos gerar uma falacia que nem no filme entrevistando toda a galera foi mencionado ... pré conceito é coisa dessa geração merda atual ERAMOS HOMENS EM 198x PRÈ CONCEITO O CARALHO! questão econômica completamente de acordo ... politica não
Tive sorte de ter vivido esssa época e a honra de ter convivido e feito amizades com muitos que estão nesse video. Em 1984 eu tocava na banda SUFRAGIO e participamos do festival "Hoje é dia de rock", mencionado nesta matéria. Lembro como se fosse hoje a gravação da primeira Demo Tape do BUTCHER, no estudio JG, com o Gaugin como engenheiro de som... backing vocals do Max Cavalera e tals... isso foi lá em 1988.. chegamos a gravar o Warfaire Noise III. Tocamos em varias cidades e realmente, o peso de ser uma banda de BH era monstro! Época de ouro do rock nacional e principalmente, mineiro! Excelente documentário!
Sou metaleiro da velha guarda de Portugal mas gosto muito da cena brasileira, têm excelentes bandas que por cá nunca foram muito conhecidas. Infelizmente o pessoal daqui só se lembra: "Brasil? Ah sim, Sepultura, Angra e Ratos de Porão!". Eu sempre achei que valia a pena ir mais fundo e conhecer bandas como Overdose, The Mist, Sarcófago e outras. Vou ver o filme com atenção, de certeza que vou descobrir coisas novas. :) Valeu Cláudio David, Overdose RULES! :D
2020, eu aqui tomando minha breja e re re reassistindo, já assisti este documentário uma pancada de vez. Taí um obra que merecia versões com legenda pelo menos em inglês, alemão e espanhol. Este documentário é uma relíquia cultural mundial!
"Nesta epoca eramos os Icones do Rock. Foi algo sem precedente, mas valeu! Deixamos um nome p/ ser lembrado pelos amantes do Rock em Belô" Celso Canaan (dono da loja de discos Pop Rock - 1971)
2020 , depois de assistir uma entrevista do bozo e do Cláudio pro Gastão , feliz da vida pela vomta do overdose , uma banda bem a frente de seu tempo e pilar do metalno Brasil
Máximo respeito a todas as bandas de BH que fizeram e fazem parte da história do metal no Brasil, em especial a Cogumelo Records que foi corajosa em ter abraçado todas as bandas que surgiram na época... documentário sensacional, já assisti inúmeras vezes e estou vendo agora novamente!
Ver o Jairo falando, é legal demais. O cara é diferenciado, inteligente. E a história do final é impagável. Parabéns, Belo Horizonte, vocês são a capital do Metal no Brasil.
BH é famosa de norte a sul do Brasil, mais ainda no Norte, Manaus, Acre, até Itacoatiara, eu ví a galera nos calçadões com seus radio gravadores tocando fitas cassetes sem exageros no votume um grupo a cada 3 metros sem brigas na maior paz e cada um no seu estilo desde o rock até Black Metal. E a maioria reverenciava bandas de Metal de Belo Horizonte porque eu perguntei e sempre fui metido pra conhecer pessoas e com o cabelão até a bunda que eu tinha, até freiras falavam comigo. [:^ D. Ouvi muito SacórfagO e OverdosE nos anos 90 e muitas outras em bares de Manaus e bandas cover fazendo muito barulho forte. Hoje moro no extremo oeste de Santa Catarina em Mondaí, perto da Argentina, mas firme no movimento e mostrando pros mais jovens a cultura Metal. Viva B.H. n/
FODA! ...sou feliz pra kralho por saber que sou daqui de Minas e que guardo esta história em meu sangue... "Enquanto aquela estrela brilhar no azul do céu, o heavy nunca vai parar de rolar!"
Grande Ruido das Minas... Eu tenho um imenso carinho por este grande registro universal Simplismente mudou minha vida, nunca canso de assistir, obrigado bangers de MG e de todo o Brasil, nossa história é eterna
Acho que todos os apreciadores de Metal devem assistir a esse documentário, sou da Bahia e aqui também houve uma cena nos meados dos anos 90s, mas devemos agradecer e muito ao estado de Minas e a Cogumelo Record, por nos brindar com uma cena tão maravilhosa e rica como essa.
Essa semana, eu fiquei feliz porque teve um menino de 10, 11 anos de idade me viu na rua no bairro onde moro (São José da Lapa/MG), eu tava usando a camiseta do Black Sabbath ('Heaven And Hell') e esse menino fez o chifre do metal pra mim e ele tava com a mãe dele (que até já conheço de longa data e o pai era o 'banger' das antigas), tava usando a camisa do Iron Maiden ('The Trooper') e fiquei feliz quando ele falou: "Quero ser igual a você" - Falei: "Meu querido, quando tinha sua idade nos anos 80, eu já fui o 'menino prodígio' igual a você, quando tava na rua Augusto de Lima em BH ao passeio com meu pai e vi que tinha fãs de metal amontoado na frente da loja Cogumelo e falei a mesma coisa pra aqueles 'metaleiros' que ficavam lá, e você citou a mesma coisa que você acabou de falar isso comigo, por isso, seja bem vindo, meu amiguinho!" - Foi daí que pensei: "Salve essa nova geração, pelo amor de Deus!"... rsrsrs!
A minha maior felicidade foi assistir o Sabbath no Sambódromo aqui no Rio de Janeiro (já com 60 anos) e a maioria da galera era composta de moleques de 15,16, 20 anos. Arrepiou.
Overdose uma banda lendária! Um guitarrista virtuoso, um vocalista carismatico, um baixista técnico pra caramba, e um baterista Matador , que na época do You're Really Big tinha 16 anos de idade! realmente tinha de ser a melhor banda de metal do Brasil! Vida longa ao metal mineiro!
Emocinante! Meu primeiro show de metal aqui em Alagoas, foi ver o Mutilator e anos mais tarde minha banda Executor, abriu show para o The Mist. BH é o lugar cara!Sempre será, amo essa cidade!
Muito bom, muito bom mesmo! Só quem viveu e teve a oportunidade de viver os anos 80 sabe o que é Metal de verdade. Saudade imensa. Intensa saudade e paixão.
Pô, que legal. Em São Paulo a gente tinha fácil acesso aos discos. Sou de São Caetano do Sul mas lá tinha disco de metal até na Eletroradiobrás, um supermercado ao lado da primeira Casas Bahia. Isso na década de 70.
época fantástica!! bh anos 80 época de descobrimentos,sensações que não tenho como descrever,lembro demais dessa galera do overdose,do ricardo empresário lá do colégio roma da rua curitiba e muitas outras figuras da cena musical da época,que infelizmente perdi o contato por ter que voltar a morar no lixo do interior.e a galeria praça 7 lugar que fui quase todos os dias durante o tempo que morei em bh .
Isso faz parte da história da música mundial. Parabéns pelo documentário. Em 1991 tive o prazer de assistir ao WicthHammer em Cachoeiro de Itapemirim, ES. GRANDES HERÓIS
Queria ter pegado essa época. Minha mãe foi metaleira em Minas Gerais em sua juventude nos anos 80-90 e só me contou histórias boas da época. Seria uma honra ter andado com essa galera
11 ปีที่แล้ว +5
Que curte realmente o som metal deve assistir, isso pra mim é um documentário fantástico HEAVE METAL.....conheci com 13 anos de idade hoje aos 45 curto METAL \666/ ,nunca esquecendo da raiz HEAVE METAL.
Até os caras do Overdose AFIRMAM que a Gloria era uma filha da puta. Só me faz acreditar ainda mais nos depoimentos que o Igor, Paulo e o Andreas deram quando demitiram ela.
Cara, ver algo assim me faz ter orgulho de bater no peito e gritar a plenos pulmões "MINAS GERAIS, PORRA!" Ter nascido no berço do metal brasileiro não tem preço...pena que eu não vivi essa época...mas só de saber que isso faz parte da história do meu estado, da minha cidade, já me faz feliz!
A galera não tinha dinheiro, pouco acesso a informação, equipamento era precário e ainda por cima eram mal vistos pela sociedade, mas mesmo assim fizeram tudo acontecer, cheios de vontade inspiraram as gerações seguintes e ainda vão inspirar muita gente, foram todos heróis, cena metal de BH está marcada pra sempre na história da música 🤘🤘🏻🤘🏼🤘🏽🤘🏾🤘🏿🇧🇷
"Muito, muito bom, muito foda, pena que não existe muitos registros em video daquela época, afinal, o OVERDOSE, SEPULTURA, MUTILATOR, CHAKAL, HOLOCAUSTO, KAMIKAZE etc, etc, etc, foram e sempre serão grandes bandas, abraço a todos!!!!!!!!!!!!" Ricardo Neves Costa (Mutilator)
Época difícil,ter que esperar alguém comprar um disco importado para poder copiar aqui. Peguei um tempo que eu ficava babando certos discos. Viva a tecnologia hoje temos tudo aberto.
Sílvio Gomes ( Sepultura’s first manager ): BH was already turning into a Heavy Metal hub. Jairo Guedz: In terms of heavy metal, metal and death metal, black metal and everything, it was BH. BH, THE CAPITAL OF METAL IN BRAZIL ! Song: “Troops of Doom” by Sepultura
Esse documentário é sensacional!!! Orgulho desses caras, faziam um som fudido em meio as dificuldades, falta de estrutura e equipamentos. Muito obrigado ao postador do vídeo, sem dúvida, um registro obrigatório para quem curte rock, metal. Valorizar o cenário nacional, esses verdadeiros heróis.
O heavy metal nunca vai acabar, pelo contrário. É graças a todas as pessoas que fizeram e propagaram o metal dos anos 80 pra cá que o metal nunca esteve melhor. Somos produto dessa geração de antes!
Documentário animal! Depois de SP, BH é sem duvida o maior polo de metal do Brasil, pelas bandas, pelo publico e por tudo o que fizeram - e ainda fazem. Tive o privilégio de conhecer esta cena na segunda metade dos anos 80.
Muito bom! Cresci em Santa Tereza e atesto isto que estes caras falaram. Só o fato de entrar no Bolão e ver as fotos já deixa o cara curioso...e ai começa a querer saber sobre os músicos. Achei que poderia ter falado da "Galeria Praça 7" também, só para constar. Excelente trabalho! Parabéns!
ou então poderia fazer tmb das bandas que são de minas, mas não de BH, tem o In Memorian, Expulser, Calvary Death, etc, que foram e são bandas bem importantes pra cena da epoca e atualmente ainda são influentes principalmente no underground.
Vinicius Durães olha na verdade foram outros brasileiros que inventaram isso... nao se se vc vai gostar de saber que foi o Ney Mato Grosso com o Secos & Molhados +- 73 brother ....
Lionel Joseph o que é cara??? na moral, o que vc comentou não tem nada a ver com o que eu comentei, vc provavelmente está se referindo a pintura facial (corpse paint) tão comum no black metal, sim eu sei que um dos pioneiros foram os secos e molhados. Mas eu falei das bandas em questão, foi de sonoridade, não de estetica (até porque o documentario aborda a cena metalica em BH e Minas)... wlws.
Não so BH, como Minas Gerais todo e o Metal, aqui em GV mesmo cara, tem banda do krlh e que eu sou muito fã!! Onde vou falo das bandas daqui, apresento e tudo mais! \m/ salve minas Metal
Gosto muito do Sepultura,não vou deixar de gostar por isso,pq o que faz eu gostar de uma banda é simplesmente seu trabalho,a vida pessoal,o que eles fazem não me interessa.Mas o que eles fizeram com as outras bandas brazucas foi uma baita de uma sacanagem,já tinha ouvido falar sobre o fato,mas agora que vi do ponto de vista das outras bandas,empresários e produtores,vi que os caras são muito sacanas e egoístas,acho que humildade é sempre bom.
Cala boca cara, Sepultura não é pai de ninguem, eles foram atrás, o Max foi até a porra dos EUA deixar disco deles em tudo que é gravadora, sempre respondia as cartas dos fãs, os caras tinham ambição e correram atrás, tu queria o que? Que o Sepultura levasse 20 bandas junto? Por favor ne. O Sarcofago poderia ser uma puta banda, em 91 o wagner foi ate a europa dar uma entrevista pro headbangers ball, não ficaram famosos por que não quiseram, não faziam mais shows, e só lançaram bosta, assim não da ne amiguinho. Nenhuma das bandas era competente como o Sepultura, eles apenas colheram os frutos do trabalho deles. Isso tudo é dor de cotovelo do Sepultura ter virado uma das maiores bandas do mundo.
Daniell HC sei q faz tempo o comentário, mas creio q o Sarcófago (o Wagner) n tinha a ambição em nenhum momento de fazer a banda explodir. Desde cedo ele foi fazer faculdade. O Sarcófago sempre q pôde fez shows esporádicos. O Overdose se matou lá fora e foi pisoteado pela empresária do Sepultura, o Sarcófago parou na hora certa na minha opinião.
MINAS GERAIS OU SEJA BELO HORIZONTE A MELHOR CENA DE METAL DO INFERNO EM SUAS LINHAGENS DU CARAI !!!!!!!! OBRIGADO PELA CONTRIBUIÇAO !!!!!!! BRASILIA AGRADECE !!!!!!!
Certamente, influenciou muitos. Morava no interior (Barão de Cocais). Cidade pequena. Na época, talvez, uns 25k habitantes. Devia ter umas 20 pessoas do metal. Eu tinha cabelo grande e uma banda (ficavam horrorizados comigo). Chegamos a gravar 03 músicas (não tínhamos dinheiro pra gravar mais). Salvo engano, no estúdio de um dos caras do It's Only Rolling Stones. Tinha que ir a BH, na 🍄, comprar discos e camisas. Meu primeiro show foi do Overdose, no ginásio do Ginástico em 91. Foi uma época muito boa. Só tenho boas lembranças.
Esse documentário é histórico. Agora aguardo um documentário sobre o metal paulista que acho que ainda não foi feito com bandas como Korzus, Vulcano, Anthares, Ratos de Porão, Attomica e etc...
PqP!!!... vou pra 50tão e,me lembro da adolescência ir na cogumelo🍄. Praça da estação. Maleta. Praça 7 e,feira no eldorado contagem. Quando o Iron Maiden aterrizou aqui no 1* rock in rio. Decidi que o heavy metal seria minha vida pois;já tinha me identificado com o KISS no mineirão e,eu ia fazer 12anos. De BH para o mundo!!!...
Todos os caras que se envolveram com a cena Metal dessa época foram heróis, se isso tivesse acontecido na Europa ou EUA praticamente todas as bandas teriam obtido exito. Mas no Brasil daqueles tempos de Regime Militar e caos econômico em que o país vivia, onde tudo era difícil, e ainda ter de lidar com o preconceito de todas as formas. Estou certo de que não foi fácil.
Nem fale. Fazer som aqui no Brasil é praticamente suícidio
Fora que as próprias bandas ferravam uma com a outra... como foi o sepultura barrar outras bandas de crescerem.
problema do brasil é a questão musical mesmo, e de crescer etc.. não teve questão alguma politica envolvida ...não se teve banda anárquica ... ou com letras de revolta como a mpb fez tempos atras....os problemas foram outros . Não vamos gerar uma falacia que nem no filme entrevistando toda a galera foi mencionado ... pré conceito é coisa dessa geração merda atual ERAMOS HOMENS EM 198x PRÈ CONCEITO O CARALHO! questão econômica completamente de acordo ... politica não
@@janseromero A primeira vez que escuto isso...E estou surpreso
ctz fi... rock é foda..
Sim, tivemos a nossa Bay Area....Orgulho e pouco!!!
Diria uma Pampulha Area.... E olha, não devem nada para Metallica, Slayer, Death Angel, Exodus, Possessed e Testament
"Uai Area"
Ola amigos, tudo bem com vocês? Somos a banda Priorato, do Equador BRASIL HEAVY METAL
puro rock essa banda \o/
Tive sorte de ter vivido esssa época e a honra de ter convivido e feito amizades com muitos que estão nesse video. Em 1984 eu tocava na banda SUFRAGIO e participamos do festival "Hoje é dia de rock", mencionado nesta matéria. Lembro como se fosse hoje a gravação da primeira Demo Tape do BUTCHER, no estudio JG, com o Gaugin como engenheiro de som... backing vocals do Max Cavalera e tals... isso foi lá em 1988.. chegamos a gravar o Warfaire Noise III. Tocamos em varias cidades e realmente, o peso de ser uma banda de BH era monstro! Época de ouro do rock nacional e principalmente, mineiro! Excelente documentário!
Sou metaleiro da velha guarda de Portugal mas gosto muito da cena brasileira, têm excelentes bandas que por cá nunca foram muito conhecidas. Infelizmente o pessoal daqui só se lembra: "Brasil? Ah sim, Sepultura, Angra e Ratos de Porão!". Eu sempre achei que valia a pena ir mais fundo e conhecer bandas como Overdose, The Mist, Sarcófago e outras. Vou ver o filme com atenção, de certeza que vou descobrir coisas novas. :) Valeu Cláudio David, Overdose RULES! :D
Amigo lusitano, que ótimo! Aqui não conhecemos nenhuma banda de Portugal... aliás, eu conheço Moonspell porque sou admirador do underground.
*COM MEUS 55 ANOS, AINDA SOU METAL, SEMPRE*
2020, eu aqui tomando minha breja e re re reassistindo, já assisti este documentário uma pancada de vez. Taí um obra que merecia versões com legenda pelo menos em inglês, alemão e espanhol. Este documentário é uma relíquia cultural mundial!
Não tenham sombras de dúvidas, Minas era e ainda é a capital do Metal Brasileiro!!!
"Nesta epoca eramos os Icones do Rock. Foi algo sem precedente, mas valeu! Deixamos um nome p/ ser lembrado pelos amantes do Rock em Belô"
Celso Canaan (dono da loja de discos Pop Rock - 1971)
Grande, Cláudio, um dia conversamos no extinto Caverna Rock Bar no edifício JK em BH, anos 90, vc sempre educado com a galera lá! Abraço!
2020 , depois de assistir uma entrevista do bozo e do Cláudio pro Gastão , feliz da vida pela vomta do overdose , uma banda bem a frente de seu tempo e pilar do metalno Brasil
Obrigado a cogumelos....
Hoje com 48 anos escuto até hoje os primórdios do metal brasileiro
Valeu por tudo pelo show do marduk
Minas minha terra tenho orgulho metal brazuca
Enquanto rolava punk em SP e Brasília, em BH rolava Metal... sem mais...
brasília é a capital do rock... \o/
@@mariagoncalves3403 Minas Gerais*
@@mariagoncalves3403 Não existem esses rótulos. Bobagem. Cada local com sua importância na cena.
Máximo respeito a todas as bandas de BH que fizeram e fazem parte da história do metal no Brasil, em especial a Cogumelo Records que foi corajosa em ter abraçado todas as bandas que surgiram na época... documentário sensacional, já assisti inúmeras vezes e estou vendo agora novamente!
Grande documentário!
Metal extremo para sempre... \m/
All hail BH !
A cena aqui em bh e mais pancada ..E temos orgulho de ser Mineiro
Ver o Jairo falando, é legal demais. O cara é diferenciado, inteligente. E a história do final é impagável. Parabéns, Belo Horizonte, vocês são a capital do Metal no Brasil.
BH é famosa de norte a sul do Brasil, mais ainda no Norte, Manaus, Acre, até Itacoatiara, eu ví a galera nos calçadões com seus radio gravadores tocando fitas cassetes sem exageros no votume um grupo a cada 3 metros sem brigas na maior paz e cada um no seu estilo desde o rock até Black Metal. E a maioria reverenciava bandas de Metal de Belo Horizonte porque eu perguntei e sempre fui metido pra conhecer pessoas e com o cabelão até a bunda que eu tinha, até freiras falavam comigo. [:^ D. Ouvi muito SacórfagO e OverdosE nos anos 90 e muitas outras em bares de Manaus e bandas cover fazendo muito barulho forte. Hoje moro no extremo oeste de Santa Catarina em Mondaí, perto da Argentina, mas firme no movimento e mostrando pros mais jovens a cultura Metal. Viva B.H.
n/
Eu me emociono sempre quando vejo qualquer registro da cena de BH 80/90, MÁXIMO RESPEITO! Um abraço de Santo André-SP. 🤘
FODA! ...sou feliz pra kralho por saber que sou daqui de Minas e que guardo esta história em meu sangue... "Enquanto aquela estrela brilhar no azul do céu, o heavy nunca vai parar de rolar!"
Carlos Tuviequizal "Enquanto Houverem Garotos Chateados, O Metal Sempre Irá Resistir"
Bem legal o documentário!! Parabéns!! Registro histórico. Como foi dito:- o metal nasceu década de 80. O resto é cópia
Grande Ruido das Minas...
Eu tenho um imenso carinho por este grande registro universal
Simplismente mudou minha vida, nunca canso de assistir, obrigado bangers de MG e de todo o Brasil, nossa história é eterna
OverDose é a melhor banda brasileira de todos os tempo!!!
náin
Se acalme
Na fase Olodum?
viva o METAL!
viva MINAS GERAIS!!!
Engraçado como o Sarcófago é pouco mencionado aí.
Pô, o Sarcófago é a melhor e mais bruta
bruta sim, mas melhor... nunca!!!
@@rebelheart4032 elabora essa resposta aí
@@Overkill-Num1-FAN Não curto Sarcófago!
@@rebelheart4032 ah cara então que resposta ridícula. Não argumentou nada
@@Overkill-Num1-FAN ??? Tu quer que eu desenhe?
Documentário FODA!!!!! Parabéns para quem fez e para quem upou! Vou recomendar para todos!
Infelizmente sou carioca, nasci no túmulo do rock... :(
Épico !!!!! Sem dúvida um documentário que merece ser divulgado em todo Brasil UAI!!!!!
Acho que todos os apreciadores de Metal devem assistir a esse documentário, sou da Bahia e aqui também houve uma cena nos meados dos anos 90s, mas devemos agradecer e muito ao estado de Minas e a Cogumelo Record, por nos brindar com uma cena tão maravilhosa e rica como essa.
Essa semana, eu fiquei feliz porque teve um menino de 10, 11 anos de idade me viu na rua no bairro onde moro (São José da Lapa/MG), eu tava usando a camiseta do Black Sabbath ('Heaven And Hell') e esse menino fez o chifre do metal pra mim e ele tava com a mãe dele (que até já conheço de longa data e o pai era o 'banger' das antigas), tava usando a camisa do Iron Maiden ('The Trooper') e fiquei feliz quando ele falou: "Quero ser igual a você" - Falei: "Meu querido, quando tinha sua idade nos anos 80, eu já fui o 'menino prodígio' igual a você, quando tava na rua Augusto de Lima em BH ao passeio com meu pai e vi que tinha fãs de metal amontoado na frente da loja Cogumelo e falei a mesma coisa pra aqueles 'metaleiros' que ficavam lá, e você citou a mesma coisa que você acabou de falar isso comigo, por isso, seja bem vindo, meu amiguinho!" - Foi daí que pensei: "Salve essa nova geração, pelo amor de Deus!"... rsrsrs!
Fabrício Assis MG Foda demais. Comecei a escutar metal com 14 anos , hj tenho 19. E nunca vou parar de escutar
A minha maior felicidade foi assistir o Sabbath no Sambódromo aqui no Rio de Janeiro (já com 60 anos) e a maioria da galera era composta de moleques de 15,16, 20 anos. Arrepiou.
Eu estava lá, eu era a camisa do heaven and hell!
Fabrício Assis MG eu conheci o metal com 5 anos de idade tlgd e tipo foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida
Eu vi isso tava com um médium com o Dio incorporadoro falando mal de vcs
ótimo vídeo sobre um grande momento da música brasileira!
Overdose uma banda lendária! Um guitarrista virtuoso, um vocalista carismatico, um baixista técnico pra caramba, e um baterista Matador , que na época do You're Really Big tinha 16 anos de idade! realmente tinha de ser a melhor banda de metal do Brasil! Vida longa ao metal mineiro!
Ju polo PP
Sou headbanger da velha guarda do metal hoje tenho 52 anos e batendo muito a cabeça Vida Longa ao Metal.
Emocinante! Meu primeiro show de metal aqui em Alagoas, foi ver o Mutilator e anos mais tarde minha banda Executor, abriu show para o The Mist. BH é o lugar cara!Sempre será, amo essa cidade!
Muito bom, muito bom mesmo! Só quem viveu e teve a oportunidade de viver os anos 80 sabe o que é Metal de verdade. Saudade imensa. Intensa saudade e paixão.
Pô, que legal. Em São Paulo a gente tinha fácil acesso aos discos. Sou de São Caetano do Sul mas lá tinha disco de metal até na Eletroradiobrás, um supermercado ao lado da primeira Casas Bahia. Isso na década de 70.
porra me emocionei pacas...o nosso metal nunca vai morrer!
época fantástica!! bh anos 80 época de descobrimentos,sensações que não tenho como descrever,lembro demais dessa galera do overdose,do ricardo empresário lá do colégio roma da rua curitiba e muitas outras figuras da cena musical da época,que infelizmente perdi o contato por ter que voltar a morar no lixo do interior.e a galeria praça 7 lugar que fui quase todos os dias durante o tempo que morei em bh .
marcelo3959 Muito história pra contar .
Isso faz parte da história da música mundial. Parabéns pelo documentário. Em 1991 tive o prazer de assistir ao WicthHammer em Cachoeiro de Itapemirim, ES. GRANDES HERÓIS
FANTÁSTICO. Muita coisa que eu não sabia a respeito da cena Metal que houve em BH.
Queria ter pegado essa época. Minha mãe foi metaleira em Minas Gerais em sua juventude nos anos 80-90 e só me contou histórias boas da época. Seria uma honra ter andado com essa galera
Que curte realmente o som metal deve assistir, isso pra mim é um documentário fantástico HEAVE METAL.....conheci com 13 anos de idade hoje aos 45 curto METAL \666/ ,nunca esquecendo da raiz HEAVE METAL.
Metal na veia e heavy metal na alma
Me orgulho de ser mineiro e sou headbanger fiél, desde os 10 anos!
Hoje tenho 40 anos e isso nunca saiu de mim!
Tô vendo agora com 15 😃
Melhor reportagem sobre o metal que levou o Brasil para o mundo🌎!!!...
Até os caras do Overdose AFIRMAM que a Gloria era uma filha da puta. Só me faz acreditar ainda mais nos depoimentos que o Igor, Paulo e o Andreas deram quando demitiram ela.
oq ela fez
Cara, ver algo assim me faz ter orgulho de bater no peito e gritar a plenos pulmões "MINAS GERAIS, PORRA!"
Ter nascido no berço do metal brasileiro não tem preço...pena que eu não vivi essa época...mas só de saber que isso faz parte da história do meu estado, da minha cidade, já me faz feliz!
A galera não tinha dinheiro, pouco acesso a informação, equipamento era precário e ainda por cima eram mal vistos pela sociedade, mas mesmo assim fizeram tudo acontecer, cheios de vontade inspiraram as gerações seguintes e ainda vão inspirar muita gente, foram todos heróis, cena metal de BH está marcada pra sempre na história da música 🤘🤘🏻🤘🏼🤘🏽🤘🏾🤘🏿🇧🇷
"Muito, muito bom, muito foda, pena que não existe muitos registros em video daquela época, afinal, o OVERDOSE, SEPULTURA, MUTILATOR, CHAKAL, HOLOCAUSTO, KAMIKAZE etc, etc, etc, foram e sempre serão grandes bandas, abraço a todos!!!!!!!!!!!!" Ricardo Neves Costa (Mutilator)
Saudade dos meus 14 anos.
Salve também a rádio cultura
De BH, metal sempre.
Melhor documentário de metal de todos os tempos
Época difícil,ter que esperar alguém comprar um disco importado para poder copiar aqui. Peguei um tempo que eu ficava babando certos discos. Viva a tecnologia hoje temos tudo aberto.
Material excelente! Parabens a equipe
Sílvio Gomes ( Sepultura’s first manager ):
BH was already turning into a Heavy Metal hub.
Jairo Guedz: In terms of heavy metal, metal and death metal, black metal and everything, it was BH.
BH, THE CAPITAL OF METAL IN BRAZIL !
Song: “Troops of Doom” by Sepultura
Documentário muito bom! Só faltou o max falar.. ele certamente teria muita coisa a dizer.
Já perdi a conta de quantas vezes assisti no youtube e no dvr que piratiei quando o doc saiu
PQP...revivi bons tempos em que, aqui no RJ, ouvia algumas bandas dessas de BH!
SEXTRASH e SARCÓFAGO são as minhas favoritas!
Fico a imaginar a sensação dessa turma nessa época de ouro do metal , feliz daquele que viveu essa fase do metal nacional.
Muito bom esse doc! Duk@ralho
Muito bom ter registrado isso, maior cena de metal que o Brasil já viu.
orgulho de saber que sou brasileiro,e que bandas como Witchhammer,Mutilator e Sarcófago existem.
OMG my friend, thanks for your immediate answer!! cheers from colombia!!!
Esse documentário é sensacional!!! Orgulho desses caras, faziam um som fudido em meio as dificuldades, falta de estrutura e equipamentos.
Muito obrigado ao postador do vídeo, sem dúvida, um registro obrigatório para quem curte rock, metal. Valorizar o cenário nacional, esses verdadeiros heróis.
peguei esta cena colava na cogumelo direto ou época show destas bandas sempre
Ao menos 2 vezes ao ano eu tenho que assistir esse vídeo..... 🤘
O heavy metal nunca vai acabar, pelo contrário. É graças a todas as pessoas que fizeram e propagaram o metal dos anos 80 pra cá que o metal nunca esteve melhor. Somos produto dessa geração de antes!
Um dos melhores documentários que ja vi
Eu tive o prazer de fazer parte dessa época, mais o METAL ainda ta ai , e vai viver por muitos anos ! E viva o METAL
Documentário animal!
Depois de SP, BH é sem duvida o maior polo de metal do Brasil, pelas bandas, pelo publico e por tudo o que fizeram - e ainda fazem.
Tive o privilégio de conhecer esta cena na segunda metade dos anos 80.
@renatobhcity Olha a quantidade de bandas, álbuns, shows (nacionais e internacionais), lojas. A cena de BH é respeitável, mas menor que SP.
Muito bom! Cresci em Santa Tereza e atesto isto que estes caras falaram. Só o fato de entrar no Bolão e ver as fotos já deixa o cara curioso...e ai começa a querer saber sobre os músicos. Achei que poderia ter falado da "Galeria Praça 7" também, só para constar. Excelente trabalho! Parabéns!
Muito bom documentário!
Muitas coisas que não sabia!
Show!!!
Orgulho de ser Mineiro!!!
Minas é foda em todos os aspectos desde o Clube da Esquina até o Metal!! Música, comida, natureza, povo, cultura...
Esse documentário é fooooda!!!
Que orgulho do metal nacional 😢
assisto direto esse documentario,pqp mt bom,merecia ate um remake ou parte 2
Não sei se já disseram isto, mas digo-o eu também - este documentário é bem melhor que o Lords of Yawn.
poderiam fazer o RUIDO DAS MINAS 2,com bandas atuais,se isso e possível né?
ou então poderia fazer tmb das bandas que são de minas, mas não de BH, tem o In Memorian, Expulser, Calvary Death, etc, que foram e são bandas bem importantes pra cena da epoca e atualmente ainda são influentes principalmente no underground.
Vinicius Durães
olha na verdade foram outros brasileiros que inventaram isso... nao se se vc vai gostar de saber que foi o Ney Mato Grosso com o Secos & Molhados +- 73 brother ....
Vinicius Durães
ah e tem o Alice Cooper tb...
Lionel Joseph o que é cara??? na moral, o que vc comentou não tem nada a ver com o que eu comentei, vc provavelmente está se referindo a pintura facial (corpse paint) tão comum no black metal, sim eu sei que um dos pioneiros foram os secos e molhados. Mas eu falei das bandas em questão, foi de sonoridade, não de estetica (até porque o documentario aborda a cena metalica em BH e Minas)... wlws.
ah foi a sonoridade, entendi agora ... foi mal.
Sempre assisto esse documentário
Emocinante!! Obrigado por fazer reviver tudo isso!!! Foi Real!!
1:19:06 é a maior verdade desse documentário e do metal em BH.
Tenho orgulho de ter vivido isso, ter o metal comigo hoje e até quando morrer!!
Não so BH, como Minas Gerais todo e o Metal, aqui em GV mesmo cara, tem banda do krlh e que eu sou muito fã!! Onde vou falo das bandas daqui, apresento e tudo mais! \m/ salve minas Metal
Muito bom esse doc ! Fico feliz de ter visto o sepultura e overdose em 94 junto com ramones!!
Tô fazendo minha parte! Abraços, Claudio David
Gosto muito do Sepultura,não vou deixar de gostar por isso,pq o que faz eu gostar de uma banda é simplesmente seu trabalho,a vida pessoal,o que eles fazem não me interessa.Mas o que eles fizeram com as outras bandas brazucas foi uma baita de uma sacanagem,já tinha ouvido falar sobre o fato,mas agora que vi do ponto de vista das outras bandas,empresários e produtores,vi que os caras são muito sacanas e egoístas,acho que humildade é sempre bom.
Cala boca cara, Sepultura não é pai de ninguem, eles foram atrás, o Max foi até a porra dos EUA deixar disco deles em tudo que é gravadora, sempre respondia as cartas dos fãs, os caras tinham ambição e correram atrás, tu queria o que? Que o Sepultura levasse 20 bandas junto? Por favor ne. O Sarcofago poderia ser uma puta banda, em 91 o wagner foi ate a europa dar uma entrevista pro headbangers ball, não ficaram famosos por que não quiseram, não faziam mais shows, e só lançaram bosta, assim não da ne amiguinho. Nenhuma das bandas era competente como o Sepultura, eles apenas colheram os frutos do trabalho deles. Isso tudo é dor de cotovelo do Sepultura ter virado uma das maiores bandas do mundo.
Daniell HC sei q faz tempo o comentário, mas creio q o Sarcófago (o Wagner) n tinha a ambição em nenhum momento de fazer a banda explodir. Desde cedo ele foi fazer faculdade. O Sarcófago sempre q pôde fez shows esporádicos. O Overdose se matou lá fora e foi pisoteado pela empresária do Sepultura, o Sarcófago parou na hora certa na minha opinião.
Excelente documentário!
Pra falar a verdade, antes de tudo, tenho muito orgulho deste treco!
MINAS GERAIS OU SEJA BELO HORIZONTE A MELHOR CENA DE METAL DO INFERNO EM SUAS LINHAGENS DU CARAI !!!!!!!! OBRIGADO PELA CONTRIBUIÇAO !!!!!!! BRASILIA AGRADECE !!!!!!!
15:18 pegava ninguém.... mas a gente ia kjkjkkkkkkkk
Ooooooooooooooo9oooooooo99ooo9ooooooooooooooooooooooooooooooooooo9oOOÒXX
Orgulho da nossa cena do Metal Brasileiro \m/
muito foda.....nunca vai parar de rolar \\m//
Muito bom esse documentário!!!!
Muito massa!Tenho certeza de que a cena do metal mineiro colaborou muito pro engrandecimento do metal no Brasil!!!👏👏👏👊
Não sou de BH, sou do E.Santo, mas vivenciei essa época! Era show demais!!!
Nessa época por incrível que pareça a galera era mais unida! Lembro que era comum trocarmos gravações em fita K7 com outros e virávamos amigos!
As maiores bandas do planeta são brasileiras!!! Que orgulho!!
? Tivemos boas bandas, mas nada se compara a Slayer, Megadeth, Motorhead, MetallicA...
Você é o primeiro cara que eu ouço falar isso, e eu penso exatamente assim. Parabéns 🤘
Sarcófago e overdose, sempre foi e sempre será as maiores de MG e do Brasil
orgulho de minas na cena metal !.
Certamente, influenciou muitos.
Morava no interior (Barão de Cocais). Cidade pequena. Na época, talvez, uns 25k habitantes.
Devia ter umas 20 pessoas do metal. Eu tinha cabelo grande e uma banda (ficavam horrorizados comigo). Chegamos a gravar 03 músicas (não tínhamos dinheiro pra gravar mais). Salvo engano, no estúdio de um dos caras do It's Only Rolling Stones. Tinha que ir a BH, na 🍄, comprar discos e camisas. Meu primeiro show foi do Overdose, no ginásio do Ginástico em 91.
Foi uma época muito boa. Só tenho boas lembranças.
BH Minas Gerais capital do Rock in Roll Metal🎼🤟💀⚡🎸🎶🎵🌍🌏🌎
Esse documentário é histórico. Agora aguardo um documentário sobre o metal paulista que acho que ainda não foi feito com bandas como Korzus, Vulcano, Anthares, Ratos de Porão, Attomica e etc...
PqP!!!... vou pra 50tão e,me lembro da adolescência ir na cogumelo🍄. Praça da estação. Maleta. Praça 7 e,feira no eldorado contagem. Quando o Iron Maiden aterrizou aqui no 1* rock in rio. Decidi que o heavy metal seria minha vida pois;já tinha me identificado com o KISS no mineirão e,eu ia fazer 12anos. De BH para o mundo!!!...
Excelente!
muito legal, são sabia dessa influencia mineira para o metal no brasil