VLT é para circular dentro das cidades, com velocidades mais baixas e próximo a pedestres e ciclistas, muito bem aplicado no Rio e em Santos. Agora entre cidades, como essas citadas, tem que ser trem metropolitano que atingam pelo menos 90km, aos moldes das atuais linhas da CPTM
@@narcisoqueiroz6339 Sim, cumpre esse papel por ser duas cidades "coladas" e todo o trecho ser urbano. Agora esse trecho citado no vídeo, são distantes e passam por áreas não adensadas
@@filipefoga..... a linha que irá atender o continente, em direção a Samarita roda vários kms em meio a um manguezal. O VLT tem essa flexibilidade quando em cidades médias ou pequenas. O que não pode seria algo assim nas grandes capitais. Aí teria que ser um trem metropolitano por sua bemmm maior capacidade de transporte.
Nem tanto, o VLT de Santos além de atender duas cidades (e em breve 3 cidades) tem uma ótima velocidade média, fora que algumas cidades usam o VLT como meio alternativo para linhas de baixa e média demanda
O ano que vem tem eleição para prefeito, transporte público sobre trilhos é a promessa mais fácil de se fazer e a mais impossível de se cumprir. Me engana que eu gosto.
A região de Campinas tem potencial para ter um sistema como a cptm utilizando as linhas ja existente, eu fiz um mapa assim no google earth, além disso poderia pensar também em vlt substituindo esses brt que não vai pra frente.
Eduardo, sou morador de Campinas, gostaria que você fizesse um vídeo sobre o BRT aqui da cidade, eu sinceramente, achei que ficou muito ruim, ônibus a Diesel, VELHOS, custava ser aqueles Ônibus modernos de São Paulo (aquele com uma elevação-plataforma dentro), as estações funcionam a dois ou 3 meses e parecem velhas, sujas, imundas, a população aqui é completamente abobalhada e ignorante, não sabem e não entendem como funciona um meio de transporte expresso, por isso as estações estão vazias, desertas, chega até a dar um certo receio de utilizar o serviço, pois você fica sozinho na estação gerando um sentimento de insegurança. Os poucos que se aventuram ficam completamente perdidos no serviço : Quando eu estava dentro de uma estação, um homem chegou na porta e perguntou se uma determinada linha de bairro parava ali, eu expliquei que o BRT é igual a um metro, todos os Ônibus param nas mesmas estações, até ele entender (isso que ele me disse que já tinha andado de metro em São Paulo!) eu tive de explicar 3 VEZES! quando o senhor resolveu entrar, tentou abrir a porta automática com os pés e com as mãos para não "perder o Ônibus", tive de explicar que a porta era automática e que abria junto com a porta do veiculo. Vi dois caras pararem na faixa do ônibus para ajeitar badulaques na caçamba de uma PickUp, resultado ? o Ônibus chegou e não conseguiu parar, vi gente andando a pé na faixa, etc. As estações não tem pontos de recarga ou compra de QRCODE, por Campinas, não tem mais pontos de de recarga, apenas no centro, se você está nos bairros afastados e sem passagem, lascou. Eu vi videos do BRT da França e de Tokyo, aquilo sim é um BRT moderno, isso que fizeram na cidade é uma VERGONHA
@@ricardobraga3400 Além do mais, aquele Terminal central é uma VERGONHA, não é nem um pouco atrativo para o usuário do BRT chegar ali naquele lugar FEIO, fedido, sujo e cheio de gente estranha e usuários de drogas... tinha que demolir aquilo tudo e fazer um prédio novo, moderno, como uma estação de metro de São Paulo, e não como é hoje, aquele teto de ferro em cima do terminal, além disso deviam fazer um mini shooping ao lado e colocar todos aqueles camelos nele.
Para ser justo se eu não me engano os ônibus expressos são novos, mais a maioria esmagadora do resto da frota é vergonhosamente velha, pelo menos o corredor central diminuiu o tempo de certas viagens.
@@butecodesentina1766 Em São Paulo, esses ônibus de janela pequena com aquele emborrachado em volta nem circulam mais, aqui em Campinas, eles são os principais. O ideial seria o modelo de veiculos dos BRT´s da China,França,Espanha, Japão... aquilo sim são onibus modernos, mas se pelo menos fosse aquele Onibus de São Paulo, que as janelas são aquele paredão de acrilico e tem aquele "segundo andar" dentro já melhorava muito, é desanimador e vergonhoso ver esses onibus velhos
Vejo um monte de gente sem informação, reclamando sobre o VLT, mas é a solução mais acessível para esse trecho, já que é uma região de média densidade populacional, levar um trem regional normal seria muito caro, embora muitos não estão prontos para esse tipo de conversa.....
Sobre a greve de amanhã: Seria mais inteligente os sindicatos ajudarem na escolha de modelo de concessão. Atualmente se paga as concessionárias por passageiro transportado, existe uma modalidade que visa a melhora do serviço prestado, as concessionárias seriam remuneradas por disponibilidade, isso aumentaria muito a qualidade do serviço. Mas aparentemente os sindicatos só estão preocupados consigo mesmos e não com o compromisso de levar e trazer os trabalhadores. #PrivatizaTudo
Privatizar para ficar igual a linha 8 e 9, sujo, quebrando direto, sem treinamento de funcionários, com intervalo e velocidade péssimos, com obrigações atrasadas. Ou igual a linha 5 que é o maior intervalo do Metrô, vive dando problemas, super lotada?
... Campinas já deveria ter metrô ... tem mais de 1.000.000 de habitantes. A recomendação e de uma linha de 20 km para cada 500.000 habitantes, e cada linha com +/- 22 estações. Poderiam fazer VLTs mais pesados do tipo litorina que usam os mesmos trilhos de trens e aí Campinas se tornaria um centro de distribuição de rotas ferrpviárias para o interior ... nossas "elites" só pensam em quanto vão ganhar: já !!!
Toda a parte política ja aprendeu a lidar com o povo no Brasil, fortunas são gastas e depois fica a Deus dará... bilhões e bilhões no bolso dessa cambada
É uma ótima notícia, uma vez que conheço pessoas que moram em Sumaré e Hortolândia, trabalhando em Campinas. Sempre se queixaram da pouca oferta de transporte coletivo, entre Campinas e essas duas cidades, restrito a ônibus.
Para o pilantra cumprir todas essas promessas SP teria que ter orçamento chinês ou fazer igual os EUA e sair imprimindo dinheiro. E depois de pronto, já sabemos... vender para o parça do ladrão privado com 90% de desconto.
A linha do VLT se Santos utiliza a antiga linha que foi da Sorocabana e depois Fepasa. Quando fizeram o acesso ao porto por Areais em bitola métrica desativaram a passagem de trens de carga pelas cidades de Santos e São Vicente e aproveitaram esta linha que já foi usada pelos TIM nos anos 1980.
O VLT da Baixada foi proposta para fazer parte de um sistema integrado metropolitano na Baixada Santista, que envolveria tanto os ônibus quando o VLT e ambos fariam parte do mesmo contrato de concessão, por isso que ele foi construido pela EMTU. Hoje o VLT é operado pela BR Mobilidade (que opera todos os ônibus intermunicipais na Baixada) e é totalmente integrado com os ônibus (inclusive a EMTU numera a linha do VLT junto com as linhas de ônibus).
Esse governo so fica prometendo um mundo e um fundo,e ja comecou a atrazar as obras que estao sendo executadas! Poderia parar de prometer tanto e focar mais noque,ja esta em andamento!
Excelente ideia, o sistema VLT é muito eficiente, econômico e ecológico. Que se expanda para várias cidades. Pena que nenhum prefeito de São Paulo (e, muito menos o atual...) tenha o interesse de instalar VLT em São Paulo nos corredores de ônibus..... e os trólebus estão em risco, atenção!!!!
Muito dinheiro para muito pouco. é regional, porque não coloca um ônibus biarticulado movido a energia solar, acredito que seria muito mais rápido e barato.
@@rodrigaosvasconcellos8430 Infelizmente não existe uma linha que cubra São Paulo inteira,e não há como fazer um TIC que se aplique em todas as cidades, o que se pode fazer,e o que já foi feito antes (desde o inicio das ferrovias paulistas) é fazer as linhas mais curtas (short-lines) que ligaria ao tramo central ferroviario, seria mais simplles que aplicar varias linhas de alta densidade,em cidades pequenas
@@remersonsilva5984 O que me deixa p*to é que há até uns 30 anos atrás você podia ir de trem pra muitos lugares, interior de São Paulo, Trem de Prata para o Rio de Janeiro, trem para o litoral de São Paulo em Mongaguá, etc. Acabou tudo!!!
@@rodrigaosvasconcellos8430 bem, 30 anos creio eu que não, porque eu tenho 35 e lembro que nos meus 10 anos já nem existia esses tipos de serviço, realmente é para deixar com uma certa raiva, mas as ferrovias já estavam sendo deterioradas desde a época da extinta RFFSA, infelizmente o poder público nunca conseguiu administrar esse tipo de serviço e nunca conseguiria no modelo expandido (até por causa dos valores que geralmente custam para o baixo retorno que eles tem) e foi suprimindo ano após anos vários trechos das ferrovias, mas esse é um assunto muito delicado e que muita das vezes é ignorado pelas políticas populistas, que só visam mesmo é iludir o povo.
Era pra ser uma expansão Oeste do TIM, o eixo lesta-oeste em Campinas é muito intenso, assim como deveria ter uma linha da CPTM entre Paulínia e Indaiatuba passando por Viracopos. Pra variar o governo do estado cagando pro transporte público do interior
Transporte de Campinas é uma vergonha! Terminal novo é sujo, fedido e destruído! BRT novo é uma sucata e ônibus velhos e a Diesel! Campinas pelo tamanho, população e importância, deveria ter no mínimo um monotrilho!
O VLT de Campinas foi construído sobre o traçado da linha férrea da Ituana e usou antigos VLTs do Rio de Janeiro que estavam encostados, Funcionou por um ou dois anos e parou por desculpa de falta de passageiros. Claro, ligava o nada a lugar nenhum e as estações eram de difícil acesso devido o relevo da cidade. O projeto também previa uma continuação até o bairro do Taquaral e a estação de Anhumas. Se tivessem feito esta linha primeiro estaria bombando até hoje. Agora, refazer usando o mesmo traçado, aproveitando a linha existente é atestado de ignorância. Estudos para isto fica pior, por que já não deu certo.
Ricardo, se tem uma coisa que eu aprendi nesses dois meses usando BRT : tremenda besteira e perda de dinheiro pensar em VLT quiçá Metrô nessa cidade. Campineiro não tem cultura de meio de transporte expresso. O pessoal aqui prefere ficar 3 horas dentro de ônibus de linhas de bairro, o BRT está as moscas, ninguém usa. As estações ficam vazias enquanto que os pontos de esquina ficam abarrotados de gente, sendo que o BRT vai para o mesmo lugar! A gente cobra e reclama dos políticos, mas a população tem que fazer a parte dela.
@@TINHOCOLECOES-pe8vxainda é novidade… tem que ver se pega. Pior que usar as linhas que citou, é o pensamento do automóvel: no interior, não se admite usar transporte coletivo, é coisa de gente “fracassada”. O indivíduo se enfia num financiamento de carro assim que possível, se endivida todo pra ter um carrinho pra chamar de seu, afinal, ônibus é pra pobre (não julgo, esperar um ônibus por 40 minutos é sacanagem) Mas pra isso muita coisa tem que mudar, começando pela oferta de linhas e quantidade maior de ônibus para a população.
VLT é para circular dentro das cidades, com velocidades mais baixas e próximo a pedestres e ciclistas, muito bem aplicado no Rio e em Santos. Agora entre cidades, como essas citadas, tem que ser trem metropolitano que atingam pelo menos 90km, aos moldes das atuais linhas da CPTM
O VLT Santista liga 2 cidades e em boa velocidade.
@@narcisoqueiroz6339 Sim, cumpre esse papel por ser duas cidades "coladas" e todo o trecho ser urbano. Agora esse trecho citado no vídeo, são distantes e passam por áreas não adensadas
@@filipefoga..... a linha que irá atender o continente, em direção a Samarita roda vários kms em meio a um manguezal. O VLT tem essa flexibilidade quando em cidades médias ou pequenas. O que não pode seria algo assim nas grandes capitais. Aí teria que ser um trem metropolitano por sua bemmm maior capacidade de transporte.
Nem tanto, o VLT de Santos além de atender duas cidades (e em breve 3 cidades) tem uma ótima velocidade média, fora que algumas cidades usam o VLT como meio alternativo para linhas de baixa e média demanda
@@remersonsilva5984O VLT, ou Bonde moderno, é a esperança para o transporte público nas cidades desse Brasil varonil…😅😊🛤🚃🚋🙌🏻🙏🏻🇧🇷👍🏻😊😍
Governo do estado já está atrasado como sempre, é um tipo de transporte que já deveria ter na região.
1. Abrir VLT em 199X
2. Fechar VLT
3. Esperar 30 anos
4. Fingir que vai criar o que literalmente podia ser uma linha nova de um VLT p*ca
O ano que vem tem eleição para prefeito, transporte público sobre trilhos é a promessa mais fácil de se fazer e a mais impossível de se cumprir. Me engana que eu gosto.
Prefeitura de campinas não terminou nem o brt e já quer fazer VLT kkkk pqp
Não se preocupe, ano que vem tem eleição, depois esquecem tudo e lembram na próxima.
Deveriam reativar antigo VLT o famoso pré metrô
É o Estado e não a Prefeitura
@romariocardoso4424 esse projeto é do governo estadual, não da prefeitura
Um VLT em campinas ia levar tanto atropelamento de ônibus e moto que o dia seguinte ia ficar totalmente destruído KKKKKKKKKK
A região de Campinas tem potencial para ter um sistema como a cptm utilizando as linhas ja existente, eu fiz um mapa assim no google earth, além disso poderia pensar também em vlt substituindo esses brt que não vai pra frente.
Eduardo, sou morador de Campinas, gostaria que você fizesse um vídeo sobre o BRT aqui da cidade, eu sinceramente, achei que ficou muito ruim, ônibus a Diesel, VELHOS, custava ser aqueles Ônibus modernos de São Paulo (aquele com uma elevação-plataforma dentro), as estações funcionam a dois ou 3 meses e parecem velhas, sujas, imundas, a população aqui é completamente abobalhada e ignorante, não sabem e não entendem como funciona um meio de transporte expresso, por isso as estações estão vazias, desertas, chega até a dar um certo receio de utilizar o serviço, pois você fica sozinho na estação gerando um sentimento de insegurança. Os poucos que se aventuram ficam completamente perdidos no serviço : Quando eu estava dentro de uma estação, um homem chegou na porta e perguntou se uma determinada linha de bairro parava ali, eu expliquei que o BRT é igual a um metro, todos os Ônibus param nas mesmas estações, até ele entender (isso que ele me disse que já tinha andado de metro em São Paulo!) eu tive de explicar 3 VEZES! quando o senhor resolveu entrar, tentou abrir a porta automática com os pés e com as mãos para não "perder o Ônibus", tive de explicar que a porta era automática e que abria junto com a porta do veiculo. Vi dois caras pararem na faixa do ônibus para ajeitar badulaques na caçamba de uma PickUp, resultado ? o Ônibus chegou e não conseguiu parar, vi gente andando a pé na faixa, etc. As estações não tem pontos de recarga ou compra de QRCODE, por Campinas, não tem mais pontos de de recarga, apenas no centro, se você está nos bairros afastados e sem passagem, lascou. Eu vi videos do BRT da França e de Tokyo, aquilo sim é um BRT moderno, isso que fizeram na cidade é uma VERGONHA
Os campineiros se superando.
@@ricardobraga3400 Tinha que ser um ônibus assim : th-cam.com/video/gSP56BiyPPc/w-d-xo.html
@@ricardobraga3400 Além do mais, aquele Terminal central é uma VERGONHA, não é nem um pouco atrativo para o usuário do BRT chegar ali naquele lugar FEIO, fedido, sujo e cheio de gente estranha e usuários de drogas... tinha que demolir aquilo tudo e fazer um prédio novo, moderno, como uma estação de metro de São Paulo, e não como é hoje, aquele teto de ferro em cima do terminal, além disso deviam fazer um mini shooping ao lado e colocar todos aqueles camelos nele.
Para ser justo se eu não me engano os ônibus expressos são novos, mais a maioria esmagadora do resto da frota é vergonhosamente velha, pelo menos o corredor central diminuiu o tempo de certas viagens.
@@butecodesentina1766 Em São Paulo, esses ônibus de janela pequena com aquele emborrachado em volta nem circulam mais, aqui em Campinas, eles são os principais. O ideial seria o modelo de veiculos dos BRT´s da China,França,Espanha, Japão... aquilo sim são onibus modernos, mas se pelo menos fosse aquele Onibus de São Paulo, que as janelas são aquele paredão de acrilico e tem aquele "segundo andar" dentro já melhorava muito, é desanimador e vergonhoso ver esses onibus velhos
Vejo um monte de gente sem informação, reclamando sobre o VLT, mas é a solução mais acessível para esse trecho, já que é uma região de média densidade populacional, levar um trem regional normal seria muito caro, embora muitos não estão prontos para esse tipo de conversa.....
Há mais de trinta anos Campinas tinha VLT que foi sabotado.
Sobre a greve de amanhã: Seria mais inteligente os sindicatos ajudarem na escolha de modelo de concessão. Atualmente se paga as concessionárias por passageiro transportado, existe uma modalidade que visa a melhora do serviço prestado, as concessionárias seriam remuneradas por disponibilidade, isso aumentaria muito a qualidade do serviço. Mas aparentemente os sindicatos só estão preocupados consigo mesmos e não com o compromisso de levar e trazer os trabalhadores.
#PrivatizaTudo
Privatizar para ficar igual a linha 8 e 9, sujo, quebrando direto, sem treinamento de funcionários, com intervalo e velocidade péssimos, com obrigações atrasadas. Ou igual a linha 5 que é o maior intervalo do Metrô, vive dando problemas, super lotada?
@@marcospaulo4232 se vc tirasse dois minutos pra leitura não passava vergonha na internet
O Estado tem prejuízo com essas linhas privadas.
Tá tirando verba da educação e saúde pra dar pra ladrão privado.
@@rogeriomiranda1579 mais um, leia novamente meu comentário
Privatização é ilusão de criança mimada e velho amargurado.
... Campinas já deveria ter metrô ... tem mais de 1.000.000 de habitantes. A recomendação e de uma linha de 20 km para cada 500.000 habitantes, e cada linha com +/- 22 estações.
Poderiam fazer VLTs mais pesados do tipo litorina que usam os mesmos trilhos de trens e aí Campinas se tornaria um centro de distribuição de rotas ferrpviárias para o interior ... nossas "elites" só pensam em quanto vão ganhar: já !!!
Toda a parte política ja aprendeu a lidar com o povo no Brasil, fortunas são gastas e depois fica a Deus dará... bilhões e bilhões no bolso dessa cambada
É uma ótima notícia, uma vez que conheço pessoas que moram em Sumaré e Hortolândia, trabalhando em Campinas. Sempre se queixaram da pouca oferta de transporte coletivo, entre Campinas e essas duas cidades, restrito a ônibus.
eu não acredito nisso não, promessas de politicos? espere sentado pois em pé vc vai cansar, não acredito nenhum pouco
Para o pilantra cumprir todas essas promessas SP teria que ter orçamento chinês ou fazer igual os EUA e sair imprimindo dinheiro.
E depois de pronto, já sabemos... vender para o parça do ladrão privado com 90% de desconto.
exatamente por isso que não coloco fé@@rogeriomiranda1579
Por que essa linha seria da CPTM e não da EMTU?
Isso já deveria ter há tempos....a maior parte do fluxo da região eh acessada pela Rod anhanguera e em horários de pico o trânsito eh caótico
Acho estranho o VLT da baixada santista ser da EMTU ao invés da CPTM, parece que o ramal Cajati pertence a CPTM, onde em parte trafega o VLT.
A linha do VLT se Santos utiliza a antiga linha que foi da Sorocabana e depois Fepasa. Quando fizeram o acesso ao porto por Areais em bitola métrica desativaram a passagem de trens de carga pelas cidades de Santos e São Vicente e aproveitaram esta linha que já foi usada pelos TIM nos anos 1980.
O VLT da Baixada foi proposta para fazer parte de um sistema integrado metropolitano na Baixada Santista, que envolveria tanto os ônibus quando o VLT e ambos fariam parte do mesmo contrato de concessão, por isso que ele foi construido pela EMTU. Hoje o VLT é operado pela BR Mobilidade (que opera todos os ônibus intermunicipais na Baixada) e é totalmente integrado com os ônibus (inclusive a EMTU numera a linha do VLT junto com as linhas de ônibus).
VLT em Cajati??????????
@@renatomarques633 Pode ser num futuro talvez distante………….
Eu amo ❤️ esse VLT viajam de campinas e Sumaré
A situação começa a ficar difícil e é reaberta a fábrica de promessas...
E mais estudos 🇨🇭💸💸💸
Seria muito bom e faria um baita sucesso, mas a gente sabe que se sair daqui uns 20 anos estamos no lucro ainda...😔
Esse governo so fica prometendo um mundo e um fundo,e ja comecou a atrazar as obras que estao sendo executadas! Poderia parar de prometer tanto e focar mais noque,ja esta em andamento!
Excelente ideia, o sistema VLT é muito eficiente, econômico e ecológico. Que se expanda para várias cidades. Pena que nenhum prefeito de São Paulo (e, muito menos o atual...) tenha o interesse de instalar VLT em São Paulo nos corredores de ônibus..... e os trólebus estão em risco, atenção!!!!
Esse Ricardo Nunes é um crápula!!💩😈👿👹
Não vale o prato que come e nem a calça que veste!!!!
O pior prefeito dos últimos tempos!!!
Esse projeto se realmente existisse teria um forte lobby do cartel do Belarmino.
Quem dera saísse mesmo do papel, ajudaria muito a desafogar as linhas de ônibus. Mas uma coisa é o projeto, outra coisa é pôr em prática
Muito dinheiro para muito pouco. é regional, porque não coloca um ônibus biarticulado movido a energia solar, acredito que seria muito mais rápido e barato.
Será que estes veículos desenvolvem velocidade adequada para este trecho?
Sim, eles tem a mesma característica de um trem urbano
Isso aí vai inviabilizar a expansão do TIC pra Americana.
Na verdade já fui suprimido Americana do TIC, por hora vai somente até Campinas
@@remersonsilva5984 Era para ir para São Paulo inteira, isso sim. Esse TIC é só conversa, Pqp……👿😈
@@rodrigaosvasconcellos8430 Infelizmente não existe uma linha que cubra São Paulo inteira,e não há como fazer um TIC que se aplique em todas as cidades, o que se pode fazer,e o que já foi feito antes (desde o inicio das ferrovias paulistas) é fazer as linhas mais curtas (short-lines) que ligaria ao tramo central ferroviario, seria mais simplles que aplicar varias linhas de alta densidade,em cidades pequenas
@@remersonsilva5984 O que me deixa p*to é que há até uns 30 anos atrás você podia ir de trem pra muitos lugares, interior de São Paulo, Trem de Prata para o Rio de Janeiro, trem para o litoral de São Paulo em Mongaguá, etc. Acabou tudo!!!
@@rodrigaosvasconcellos8430 bem, 30 anos creio eu que não, porque eu tenho 35 e lembro que nos meus 10 anos já nem existia esses tipos de serviço, realmente é para deixar com uma certa raiva, mas as ferrovias já estavam sendo deterioradas desde a época da extinta RFFSA, infelizmente o poder público nunca conseguiu administrar esse tipo de serviço e nunca conseguiria no modelo expandido (até por causa dos valores que geralmente custam para o baixo retorno que eles tem) e foi suprimindo ano após anos vários trechos das ferrovias, mas esse é um assunto muito delicado e que muita das vezes é ignorado pelas políticas populistas, que só visam mesmo é iludir o povo.
Era pra ser uma expansão Oeste do TIM, o eixo lesta-oeste em Campinas é muito intenso, assim como deveria ter uma linha da CPTM entre Paulínia e Indaiatuba passando por Viracopos. Pra variar o governo do estado cagando pro transporte público do interior
"O plano é levar a CPTM para o interior", CPTM construindo a toda infraestrutura com dinheiro publico para depois eles concederem tbm
Transporte de Campinas é uma vergonha! Terminal novo é sujo, fedido e destruído! BRT novo é uma sucata e ônibus velhos e a Diesel!
Campinas pelo tamanho, população e importância, deveria ter no mínimo um monotrilho!
O corredor metropolitano campinas americana até hoje não terminou 😢
O VLT de Campinas foi construído sobre o traçado da linha férrea da Ituana e usou antigos VLTs do Rio de Janeiro que estavam encostados,
Funcionou por um ou dois anos e parou por desculpa de falta de passageiros. Claro, ligava o nada a lugar nenhum e as estações eram de difícil acesso devido o relevo da cidade. O projeto também previa uma continuação até o bairro do Taquaral e a estação de Anhumas. Se tivessem feito esta linha primeiro estaria bombando até hoje.
Agora, refazer usando o mesmo traçado, aproveitando a linha existente é atestado de ignorância. Estudos para isto fica pior, por que já não deu certo.
Ricardo, se tem uma coisa que eu aprendi nesses dois meses usando BRT : tremenda besteira e perda de dinheiro pensar em VLT quiçá Metrô nessa cidade. Campineiro não tem cultura de meio de transporte expresso. O pessoal aqui prefere ficar 3 horas dentro de ônibus de linhas de bairro, o BRT está as moscas, ninguém usa. As estações ficam vazias enquanto que os pontos de esquina ficam abarrotados de gente, sendo que o BRT vai para o mesmo lugar! A gente cobra e reclama dos políticos, mas a população tem que fazer a parte dela.
@@TINHOCOLECOES-pe8vxainda é novidade… tem que ver se pega. Pior que usar as linhas que citou, é o pensamento do automóvel: no interior, não se admite usar transporte coletivo, é coisa de gente “fracassada”. O indivíduo se enfia num financiamento de carro assim que possível, se endivida todo pra ter um carrinho pra chamar de seu, afinal, ônibus é pra pobre (não julgo, esperar um ônibus por 40 minutos é sacanagem)
Mas pra isso muita coisa tem que mudar, começando pela oferta de linhas e quantidade maior de ônibus para a população.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
🎉🎉
Eles vao prometer um vlt, ganhar a eleiçao, começar um brt e entregar daqui a 15 anos
E se entregarem…………😂😈
Mais uma mentira sobre campinas,deixem campinas em paz pela ámor de DEUS 🤦♂️🤦♂️🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Votaram em peso no pilantra.
NÃO VAI VIRAR NADA! DESDE 2010 FALAM ISSO E NADA ACONTECE!
Por favor, faça os vídeos dos possíveis locais da estação Cursino e padre Arlindo.
Tem.crisnca doente em casa
dinheiro jogando fora, que daria para construir hospitais,escolas,creches
Vide também o VLT de Cuiabá MT………