E pensar que São Paulo já teve cerca de 350km de trilhos de bonde, que hoje poderia ser um complemento pra malha metroferroviária da cidade. Mas preferiram enterrar tudo em asfalto pra priorizar os malditos carros.
Tive o prazer de andar nos VLTs de Paris, Roma e San Diego. Foi maravilhoso! É uma pena SP ter regredido nesse quesito, com a desativação da bela rede que tínhamos. Hoje seria uma das maiores redes do mundo neste modal.
O sistema de bondes da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado antes de São Paulo. O atual VLT do Rio de Janeiro também é elétrico. Não apenas o de Santos.
No VLT do Rio, a alimentação é provida aos bondes por um terceiro trilho dividido em pequenos trechos que são eletrificados apenas quando o bonde está sobre eles, tornando segura a circulação de pedestres e carros sobre os trilhos e dispensando a instalação de centenárias
Pois é, Renato. A cidade do Rio de Janeiro chegou a ter 443km de trilhos. Seria hoje a maior do mundo. Mas venceu, como sempre, as montadoras de caminhões. Meu falecido avô dizia sempre e sabiamente: "Não eram os bondes que atrapalhavam o trânsito, mas sim era o trânsito que atrapalhava os bondes". Agora o VLT do Rio ameaça parar por falta de dinheiro... Muito triste...
VLT n vai parar ate pq ele e atrativo por ser bonito tal otimo marketing pra cidade, fora as habitações construídas no rio e a expansão provavel dele pela zona sul e zona norte, a tendencia e boa.
@@georgemiguelnossarf.vdasil8472 Depois da expansão deles para o futuro terminal Gentileza, a próxima expansão será Botafogo-Gavea. Fora a futura VLTzação do BRTs.
Oi Via Trólebus, você queria dizer „Straßenbahn Berlin“ (se lê Strássenbãn Bérlín) isso significa Bonde de Berlim. A empresa que cuida dos Trnasportes Públicos de lá é a BVG (Bê Fau Guê). Tanto os ônibus (que são de dois andares, como os metrôs e bondes são operados por ela. Os trens, tipo a CPTM, são operados pela Deutsche Bahn, ou DB. E sim, eu morei quase toda minha vida em Colônia e o sistema daqui é muito bom, só que durante o Rush fica muito lotado mesmo. Mesmo com um intervalo de 5 minutos em vários trechos. Já que os Trams sempre tem dois vagões. Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha, porém a região e o estado onde ela se encontra é o mais habitado da Alemanha. Por isso que criaram um sistema de bondes que pode ser ao mesmo tempo um metrô. Chamamos esse tipo de sistema „Stadtbahn“ (que significa Trem da cidade). O sistema de Colônia está ligado com o de Bonn como você falou e dá pra passar horas nesses trens fazendo viagens. Como de Leverkusen à Königswinter. E o mais legal, depois de Leverkusen, começa Düsseldorf, e lá tem tbm o seu sistema de Stadtbahn que dá pra você ir até ao Ruhrgebiet. Se juntassem os dois sistemas, seriam mais de 400 km de trilhos. Outros sistemas legais daqui são o metrô de Munique com suas lindas estações e seus trens novos (#C2ZugMünchen) e antigos, o metrô automático de Nurembergue e o Stadtbahn de Frankfurt e o metrô de Hamburgo com suas estações elevadas sobre o Porto (#Landungsbrücken). Tem muita coisa legal aqui na Alemanha em termo de transporte público pra mostrar. Abraço querido
E nós aqui de São Paulo ficamos a ver navios! A linha 18 do Metrô é uma delas. Você é jovem, mas eu me lembro com tristeza quando o coronel Fontenelle desativou as linhas de bonde em São Paulo.
O Rio de Janeiro que teve uma grande malha de bondes foi toda suprimida até porque não houve investimentos, depois vieram os ônibus elétricos e suprimiram, Rio de Janeiro é cabuloso.
Conheço bem o sistema de Melbourne, pois já morei lá (em St Kilda). Funciona muito bem e é um dos diferenciais que fazem de Melbourne uma das cidades com a melhor qualidade de vida do mundo. Pena que nossos governantes pensam pequeno.
Vídeo muito bom, mas quero deixar minha observação: Chamar VLT de bonde é a mesma coisa que chamar um trem-bala de trem maria fumaça. Bonde é coisa do passado, obsoleto, já o VLT é um transporte do futuro, moderno, elegante e em minha opinião uma ótima opção de mobilidade por ser mais simples, mais barato do que o metrô convencional e proporcionar uma requalificação urbanística em seu entorno. Parabéns pelo vídeo, por abordar este veículo que gosto tanto, deixei o like!
O Rio tem cerca de 30km de VLT, a desvantagem desse sistema é o numero de interferências na circulação, no dia em que eu estive la um carro tinha batido no VLT e parou a circulação, era um domingo de dezembro e os turistas ficaram perdidaços no meio do centrão do Rio.
Aqui no Rio eles deveriam fazer um VLT circular, saindo da Cinelândia passando pelos bairros da: Glória/catete/Lgo do Machado/Flamengo/Botafogo/Leme/Copacabana/Arpoador/Ipanema/Leblon/Gávea/ Jardim Botânico/Lagoa/Humaitá/Botafogo/Laranjeiras/Sambódromo/Cruz Vermelha/Catedral/Cinelândia. E retirava os ônibus de circulação.
Se o Brasil não fosse um país sem projeto de futuro, teríamos, atualmente, as maiores redes de bondes do Mundo. Porém, acabaram com tudo, na década de sessenta.
Thiago Rodrigues dos Santos o Brasil andou de ré. Olha como era o bonde do Recife antigamente e também como era o Recife: th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html
Light Rail, tramway, tram ou VLT é bem utilizado nos países europeus ( Leste Europeu). O sistema foi utilizado como metrô linha 2 do Rio e em Campinas. Desde de 2014 foi inaugurado VLT Rio
Vale lembrar que a maior parte da rede de VLT/Bonde de Berlim fica na antiga Berlim Oriental. Berlim Ocidental optou por encerrar suas linhas e substituir por metrô, enquanto o governo socialista oriental manteve os bondes.
Saiba que no en 1928 a rede de Buenos Aires chegou a ter uma rede de bondes de quase 870 Km de extensao. Uma companhia somente ela tinha 675 Km (Companhia de Bondes Anglo Argentina). O sistema de Buenos Aires foi eliminado totalemtne em 1962.
Tive o prazer de conhecer os sistemas de Amsterdam e Hamburgo. Simplesmente maravilhosos. O de Los Angeles usa a rede de metrô. Ele vai da praça Pershing, no centrão da cidade, via subterrânea até o subúrbio. De lá vai em via segregada até os limites da cidade, de onde parte, em via elevada, até a cidade de Long Beach. Em Long Beach os carros andam pelas ruas e avenidas principais como um VLT comum. A única forma de separação entre automóveis e VLTs é uma faixa amarela pintada no asfalto.
Está sendo construída a segunda linha do VLT em Santos com oito quilômetros e doze estações e o prazo estimado para finalização das obras será julho de 2024.
Usei o sistema de Los Angeles por um período acumulado de 2 meses. Lá não existe essa diferenciação de metrô e VLT. São tratadas com linhas de um mesmo serviço, apenas um sendo subterrâneo e o outro não. Curioso que lá os ônibus são geridos pela mesma empresa que opera o metrô/VLT.
Olá, semana passada vi na CNN que em Moscou estão construindo ao mesmo tempo 5 linhas de metrô que, quando concluídas,se tornará a terceira maior rede do mundo atrás apenas de Pequim e Shangai.Assim gostaria de ver um vídeo sobre o metrô e como conseguem na crise atual tocar tantas obras metroviarias.
Moscou, meu amigo, inaugura linhas inteiras de metrô com mais de trinta estações todos os anos. As construções em Moscou não param !!! A cidade é linda e riquíssima em tudo...
O VLT de Budapest é exatamente igual ao nosso aqui de Cuiabá que nunca andou, e ele tambem é grande deve ter uns 40m de comprimento. Mas agora decidiram trocar o modal para o BRT. Nunca vou ver esse trem andar por aqui :(
Fico imaginando VLT em São Paulo, mas veja como seria ele inserido no tráfego urbano caótico e congestionado. Necessita de várias intervenções, e mesmo com a verba publica não conseguem concluir uma obra de menos 10KM de Metrô.
E a educação, treinamento, customização e ou harmônica relação da população transeunte urbana com estes veículos transitando tão próximos dela em vias locais e em superfícies centrais sem maiores sinalizações das áreas de pedestres e ou vlt's? Apesar de serem estruturados em materiais de poliuretano, seus chassis são de aço, e silenciosos como os tais, diferentes dos antigos bondes que faziam enorme barulho com o rangimento das ferragens por onde passassem, se atropelar alguém, os votos também fazem estragos graves num corpo humano.
O ódio pela "Light" (companhia que detinha o monopólio dos bondes elétricos e a primeira multinacional do setor na cidade) talvez tenha sido o motivo pelo qual desativaram os bondes, na cidade de São Paulo. Pensaram com o "fígado" e não com a "cabeça", ou seja, não levaram em conta o que a cidade perderia com a desativação dessas linhas.
antonio carlos de almeida Recife também. Ou melhor, o Brasil todo. Olha como era o Bonde do Recife e a cidade th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html Chega fico triste...
Fiz uma rápida pesquisa no Google e verifiquei que nos anos 30 já tínhamos 160 Km de trilhos, chegando a pouco mais de 400 km no auge do sistema na cidade de São Paulo. Infelizmente a falta de manutenção, planejamento e cuidado com o bem público, sequer possuímos uma linha para poder contar a história.
Se compararmos o custo do Monotrilho com o preço do sistema de VLT , não seria mais vantajoso o VLT ? Mesmo porque o monotrilho da Copa do Mundo ainda não ficou pronto e o da Cidade Tiradentes enfrenta uma série de problemas . Se nas grandes avenidas da em seus canteiros centrais tivéssemos linhas de VLT não seria mais econômico ?
Por que São Paulo e Rio de janeiro desativaram na mesma época? e me parece que no Rio foi desativados 453km de bondes e SP mais ou menos isso também será que foi por causa das montadoras de veículos e caminhões na época?
essas redes de VLT's chegam a ser maior que o nosso metro de SP, isso deveria ser um exemplo pra nós, talvez os antigos bondes de Santo Amaro poderiam virar uma enorme rede de VLT!
9:56 Nossa, vc se perde fácil nas explicações, kkkk Dois sistemas de VLT no Brasil, o de Santos e o da Baixada Santista (deu na mesma kkkk). Sei q vc quis dizer Rio de Janeiro em algum lugar aee. Mas gosto muito das suas matérias!
VLT e bonde são a mesma coisa. Muitas vezes (e até bom que seja) o VLT vira bonde (no sentido brasileiro) em vias centrais antigas onde não é possível ter uma faixa separada ou não ha um canteiro central.
4 ปีที่แล้ว
O palavrão em alemão "Straßenbahn" ou "Strassenbahn" significa em português "ferrovia de rua", e é, obviamente, o nome que nos países germânicos se dá aos sistemas de bondes. O vídeo está muito informativo e já tem mais um inscrito no canal ;) Na minha opinião faltou o Sistema de Bondes Interurbanos da Silésia (região polaca) que tem cerca de 300 km de malha, sendo um dos maiores do mundo!
Sim, usamos tanto Straßenbahn como (die) Tram(bahn) para os bondes. Na Suíça eles são chamados de DAS Tram e em Viena de Bim - devido à "buzina" do tram. Em Munique chamamos o Bonde de Tram e em Colônia de Bahn, já que ele anda no chão (ex. 7, 9), sobre (ex. linha 13) e sob (ex. 3, 4, 5, 16, 17, 18). Abraço da Alemanha :) Ah, cresci em Colônia e faço facul em Munique, por isso que tô contando especialmente desses dois lugares.
O único VLT que andei, e ando é o do Rio de Janeiro. Acredito q ele poderia ter sido mais bem desenhado e ate ter mais linhas, como uma saindo da rodoviaria, seguindo pela Leopoldina, Presidente Vargas, Cruz Vermelha, Lapa e terminando na Cinelândia para integração para o aeroporto. Também podia ter uma linha saindo do Galeão em direção a Bonsucesso para integração com a Supervia, como mais uma alternativa para os moradores da Ilha do Governador sair do bairro e desafogar transito na linha vermelha. Enfim, transporte sobre trilho de qualidade no Brasil ainda estamos longe disso 😢
Há projetos embrionários de levar o VLT até São Cristóvão. E teve também o projeto, não lembro direito mas acho q teve alguma licitação para projetos de expansão do vlt para a Gávea. Eu torço muito para a expansão do VLT aqui no Rio porém levá-lo até a Gávea, conhecendo a política daqui, seria enterrar de vez a implantação da linha 4 original do metrô.
@@brazilianman1715 sim, a linha 2 nao era para se juntar a Linha 1, sairia do Estácio e partiria via Cruz Vermelha e Carioca para a Praça XV. O VLT q falei seria mais uma alternativa para quem sai da rodoviária e ajudaria tb a desafogar o trânsito ali na região da Leopoldina
@@Kawhander Sim, soube desse projeto até a Gavea, mas se isso rolar realmente a estação do metrô lá sera apenas mais uma o de o dinheiro foi jogado fora. O ideal seria o VLT saindo do Santos Dumont sentido Zona Sul cobrindo o q hj é feito pelo "metrô de superfície"
Se a cidade de São Paulo continua-se com os bondes seria a maior rede do mundo com mais de 700km de trilhos. Como dizia a minha vó "Não era o bonde que atrapalhava o trânsito, o trânsito que atrapalha o bonde". Infelizmente a cidade de São Paulo sempre quer copiar as cidades do EUA por achar que vai fazer desenvolver a cidade. E hoje sampa perdi bilhões de reais de trânsito em consequência de priorizar o carro.
Tristeza, tristeza, São Paulo, e outras cidades do Brasil, ainda poderia contar com esta beleza! Vem pra cá, vem pra cá, veja o que a submissão de nossos governos às prioridades americanas causaram; graças à administração rodoviária de Faria Lima e JK!
O sistema de Colônia é bem interessante, pois parte dele é subterrânea, dá impressão de ser um metrô normal, então do nada ele sai a superfície e começa a andar na rua...
Ótimo ter chamado de rede de bondes afinal se vc traduzir de cada língua desses países para o português verás que eles ainda chamam de bonde e não de VLT. Parabéns.
@@ricardobraga3400 , por isso que eu disse se traduzir . Tranvia traduzido para português (Brasil) é bonde e Elétrico traduzido para Português (Brasil) é bonde. Não existe norma e põe tanto não existe o certo e errado mas para mim VLT está para BRT assim como bonde está para ônibus. Bonde é o veículo e VLT é a aplicação. Os primeiros VLTs foram implementados em vias próprias de fluxo rápido sem contato com outros veículos. Ao contrário do que se vê na Europa e antigamente no Brasil em que o bonde andava nas ruas junto aos carros, pedestres, bicicletas, etc.
@@GibaGouvea Desculpe me por não ter entendido o que você quiz dizer da primeira vez. Mas, sugiro que você pesquise a origem da palavra bonde. Ela tem haver com titulos emitidos pela companhia que operava os veículos no século 19.
Ah, tem uma lista interessante sobre o sistema de bondes do Brasil em 1945 que mostra o seguinte: Rio de Janeiro: 489 km São Paulo: 225 km Recife: 141 km (meus avós se conheceram num bonde do Recife hahaha) Bonde do Recife: th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html Salvador: 115 km Niterói: 97 km Porto Alegre: 88 km Belo Horizonte: 73 km E por aí vai... Link: www.novomilenio.inf.br/santos/bonden01.htm
O VLT do Rio funciona diferente mesmo que os trilhos estive ainda funcionando teria que trocar tudo porque do Rio e por indução não e mesma coisa que bonde
O VLT do Rio não tem nada a ver como o funcionamento do antigo bonde o VLT e mais parecido com o metro que utiliza a energia dos trilhos pela indução o parecido com o bonde parecido e um bonde mais moderno eo de Santos SP
8:40 em 1887 foi inaugurado a operação de bondes em Curitiba, assim como S.P. algumas décadas depois optou por ônibus.... Sáaaaabia decisão S.Q.N. teachersergio.no.comunidades.net/a-historia-dos-bondes-em-curitiba
Madri Barcelona Lisboa Frankfurt Rio de Janeiro têm VLT São Paulo NÃO tem uma lástima eu aqui da Vila Remo zona sul de SP pertinho do jardim Ângela periferia espero sentado vai ser quando uma copa em Marte , em tempo concordo com você Renato Lobo São Paulo desativou a última linha de BONDES em março de 1968 de maneira indevida pois se São Paulo tivesse mantido seus bondes elétricos hoje teríamos um bonde moderno VLT em torno de uns 200 a 250 km de linhas uma lástima no Brasil e MAIS FÁCIL destruir do que construir
No fim do vídeo o correto é VLT da Baixada Santista e Rio de Janeiro.
E pensar que São Paulo já teve cerca de 350km de trilhos de bonde, que hoje poderia ser um complemento pra malha metroferroviária da cidade. Mas preferiram enterrar tudo em asfalto pra priorizar os malditos carros.
Alexandre Silva olha só como era o do Recife antigamente: th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html
Chega dá raiva....
Realmente! Seria lindo ver VLTs no Centro de SP, mas essa política rodoviarista nojenta acabou bom isso!
No Espírito santo também tinha bondes e barcas metropolitanas, hoje não temos nem uma linha de metrô, mas pelo menos o aquaviário sendo reativado.
Tive o prazer de andar nos VLTs de Paris, Roma e San Diego. Foi maravilhoso! É uma pena SP ter regredido nesse quesito, com a desativação da bela rede que tínhamos. Hoje seria uma das maiores redes do mundo neste modal.
O sistema de bondes da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado antes de São Paulo. O atual VLT do Rio de Janeiro também é elétrico. Não apenas o de Santos.
Por onde o VLT do Rio é alimentado?
No VLT do Rio, a alimentação é provida aos bondes por um terceiro trilho dividido em pequenos trechos que são eletrificados apenas quando o bonde está sobre eles, tornando segura a circulação de pedestres e carros sobre os trilhos e dispensando a instalação de centenárias
Pois é, Renato. A cidade do Rio de Janeiro chegou a ter 443km de trilhos. Seria hoje a maior do mundo. Mas venceu, como sempre, as montadoras de caminhões. Meu falecido avô dizia sempre e sabiamente: "Não eram os bondes que atrapalhavam o trânsito, mas sim era o trânsito que atrapalhava os bondes". Agora o VLT do Rio ameaça parar por falta de dinheiro... Muito triste...
Ainda bem, que não parou ainda
Mesmo que tivesse esses trilhos não seria usado pelo vlt do Rio de Janeiro que se faz por indicação diferente de outros que e movido aereo
VLT n vai parar ate pq ele e atrativo por ser bonito tal otimo marketing pra cidade, fora as habitações construídas no rio e a expansão provavel dele pela zona sul e zona norte, a tendencia e boa.
@@georgemiguelnossarf.vdasil8472 Depois da expansão deles para o futuro terminal Gentileza, a próxima expansão será Botafogo-Gavea. Fora a futura VLTzação do BRTs.
Falta de dinheiro? Como assim? A cidade é rica!
Andei nos VLTS de Roma, Milão, Budapest, Praga, Lisboa, Zurique e lógico Rio de Janeiro!
Andei no Rio e achei show.
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
O vlt de Cuiabá precisa ser retomado as obras...alguma empresa particular como a Ccr podia assumir e concluir. .. Muito dinheiro jogado fora.
Já cancelaram o VLT. Vai ser BRT. O dinheiro jogado fora é parte do pacote... Como sempre... 💸😔
@@marciotrocado Esse é o Brasil
Oi Via Trólebus, você queria dizer „Straßenbahn Berlin“ (se lê Strássenbãn Bérlín) isso significa Bonde de Berlim. A empresa que cuida dos Trnasportes Públicos de lá é a BVG (Bê Fau Guê). Tanto os ônibus (que são de dois andares, como os metrôs e bondes são operados por ela. Os trens, tipo a CPTM, são operados pela Deutsche Bahn, ou DB.
E sim, eu morei quase toda minha vida em Colônia e o sistema daqui é muito bom, só que durante o Rush fica muito lotado mesmo. Mesmo com um intervalo de 5 minutos em vários trechos. Já que os Trams sempre tem dois vagões. Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha, porém a região e o estado onde ela se encontra é o mais habitado da Alemanha. Por isso que criaram um sistema de bondes que pode ser ao mesmo tempo um metrô. Chamamos esse tipo de sistema „Stadtbahn“ (que significa Trem da cidade). O sistema de Colônia está ligado com o de Bonn como você falou e dá pra passar horas nesses trens fazendo viagens. Como de Leverkusen à Königswinter. E o mais legal, depois de Leverkusen, começa Düsseldorf, e lá tem tbm o seu sistema de Stadtbahn que dá pra você ir até ao Ruhrgebiet. Se juntassem os dois sistemas, seriam mais de 400 km de trilhos.
Outros sistemas legais daqui são o metrô de Munique com suas lindas estações e seus trens novos (#C2ZugMünchen) e antigos, o metrô automático de Nurembergue e o Stadtbahn de Frankfurt e o metrô de Hamburgo com suas estações elevadas sobre o Porto (#Landungsbrücken). Tem muita coisa legal aqui na Alemanha em termo de transporte público pra mostrar. Abraço querido
E nós aqui de São Paulo ficamos a ver navios! A linha 18 do Metrô é uma delas.
Você é jovem, mas eu me lembro com tristeza quando o coronel Fontenelle desativou as linhas de bonde em São Paulo.
O Rio de Janeiro que teve uma grande malha de bondes foi toda suprimida até porque não houve investimentos, depois vieram os ônibus elétricos e suprimiram, Rio de Janeiro é cabuloso.
Andei em 2018 no VLT de Tenerife nas Ilhas Canárias - Espanha
A primeira vez que andei de VLT foi em Berlim. Embarcando nas proximidades de Alexander Platz. Outro que eu conheci depois é o VLT do Rio.
Conheço bem o sistema de Melbourne, pois já morei lá (em St Kilda). Funciona muito bem e é um dos diferenciais que fazem de Melbourne uma das cidades com a melhor qualidade de vida do mundo. Pena que nossos governantes pensam pequeno.
Pena que o povo que elege os governantes que pensam pequeno também pensam pequeno... 😔
Vídeo muito bom, mas quero deixar minha observação: Chamar VLT de bonde é a mesma coisa que chamar um trem-bala de trem maria fumaça. Bonde é coisa do passado, obsoleto, já o VLT é um transporte do futuro, moderno, elegante e em minha opinião uma ótima opção de mobilidade por ser mais simples, mais barato do que o metrô convencional e proporcionar uma requalificação urbanística em seu entorno. Parabéns pelo vídeo, por abordar este veículo que gosto tanto, deixei o like!
O Rio tem cerca de 30km de VLT, a desvantagem desse sistema é o numero de interferências na circulação, no dia em que eu estive la um carro tinha batido no VLT e parou a circulação, era um domingo de dezembro e os turistas ficaram perdidaços no meio do centrão do Rio.
Mas o que tem haver um dia de acidente com todos os dias de funcionamento
Acidente tem em todos os lugares "acidente".
Aqui no Rio eles deveriam fazer um VLT circular, saindo da Cinelândia passando pelos bairros da: Glória/catete/Lgo do Machado/Flamengo/Botafogo/Leme/Copacabana/Arpoador/Ipanema/Leblon/Gávea/ Jardim Botânico/Lagoa/Humaitá/Botafogo/Laranjeiras/Sambódromo/Cruz Vermelha/Catedral/Cinelândia.
E retirava os ônibus de circulação.
Se o Brasil não fosse um país sem projeto de futuro, teríamos, atualmente, as maiores redes de bondes do Mundo. Porém, acabaram com tudo, na década de sessenta.
Thiago Rodrigues dos Santos o Brasil andou de ré. Olha como era o bonde do Recife antigamente e também como era o Recife: th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html
Bonda é lixo. Trilhos no meio da cidade é burrice.
@@Pastor_virtual_Robson realmente. Essas cidades citadas no vídeo que o digam.São muito atrasadas e atrapalhadas pelos bondes, não é mesmo?
Light Rail, tramway, tram ou VLT é bem utilizado nos países europeus ( Leste Europeu). O sistema foi utilizado como metrô linha 2 do Rio e em Campinas. Desde de 2014 foi inaugurado VLT Rio
Eu já andei no de Frankfurt. Os caras têm o pé pesado, correm feito loucos
KotoAmatsukami kkkkkkk
Moro em Santos, Gosto do VLT.
Mobilidade urbana é um tema que muito me interessa. Eu estou em Maracanaú região metropolitana de Fortaleza.
É muito bom o VLT de colônia, apesar de caro presta um bom serviço 😊
Tem referência às Gagas de Ilhéus, tem like.
Aonde?
@@joaovictormendonca9579 quando ele fala de berlin e põe o meme
Aqui no Japao andei nos VLTs de Tokyo, Toden Arakawa Line, Toyohashi prov. De Aichi e no VLT da Hiroshima Dentetsu, Hiroahima, prov. de Hiroshima
Bona = Bonn, antiga capital da Alemanha Ocidental. Esse VLT possui vários trechos subterrâneos e cruza o Danúbio
Bernardo Spinelli cruza o Reno (= Rhein) o Danúbio passa pelo Sul da Alemanha. A malha de Bonn tá ligado à malha de Colônia.
@@patrickrobertsouza317 verdade haha
8:50 Estamos de parabéns, conseguimos "desesvoluir" = Evoluir prá trás.
Vale lembrar que a maior parte da rede de VLT/Bonde de Berlim fica na antiga Berlim Oriental. Berlim Ocidental optou por encerrar suas linhas e substituir por metrô, enquanto o governo socialista oriental manteve os bondes.
Parabéns Renato
Saiba que no en 1928 a rede de Buenos Aires chegou a ter uma rede de bondes de quase 870 Km de extensao. Uma companhia somente ela tinha 675 Km (Companhia de Bondes Anglo Argentina). O sistema de Buenos Aires foi eliminado totalemtne em 1962.
E pensar que aqui no interior do Ceará, algumas cidades tem linhas de VLT!!!
Tive o prazer de conhecer os sistemas de Amsterdam e Hamburgo. Simplesmente maravilhosos. O de Los Angeles usa a rede de metrô. Ele vai da praça Pershing, no centrão da cidade, via subterrânea até o subúrbio. De lá vai em via segregada até os limites da cidade, de onde parte, em via elevada, até a cidade de Long Beach. Em Long Beach os carros andam pelas ruas e avenidas principais como um VLT comum. A única forma de separação entre automóveis e VLTs é uma faixa amarela pintada no asfalto.
VLT em Hamburg??? Por qual região da cidade seria?
JÁ ANDEI E NÃO CANSO DE ANDAR NO VLT DO RIO DE JANEIRO QUE MUITO CONFORTÁVEL E PANORÂMICO.
Belo Horizonte não tem VLT infelizmente Vamos inaugurar em 2088
Seria perfeito um VLT em BH, principalmente um saindo de Confins
@@felipelima6638 Confins é muito longe e o VLT é muito lento. Faz mais sentido um trem urbano mesmo. Bonde é para cidade.
Já andei no de Dublin, que lá se chama Luas, e no de Lisboa que eles chamam de Eléctrico.
Em Lisboa convivem os VLT e os elétricos de madeira nas mesmas linhas. Já andei neles.
Está sendo construída a segunda linha do VLT em Santos com oito quilômetros e doze estações e o prazo estimado para finalização das obras será julho de 2024.
Em tempo; vc comentou do VLT de Cuiabá que está parado, verdade , tem também o de Macaé na mesma situação vergonhosa.
Usei o sistema de Los Angeles por um período acumulado de 2 meses. Lá não existe essa diferenciação de metrô e VLT. São tratadas com linhas de um mesmo serviço, apenas um sendo subterrâneo e o outro não. Curioso que lá os ônibus são geridos pela mesma empresa que opera o metrô/VLT.
Olá, semana passada vi na CNN que em Moscou estão construindo ao mesmo tempo 5 linhas de metrô que, quando concluídas,se tornará a terceira maior rede do mundo atrás apenas de Pequim e Shangai.Assim gostaria de ver um vídeo sobre o metrô e como conseguem na crise atual tocar tantas obras metroviarias.
Moscou, meu amigo, inaugura linhas inteiras de metrô com mais de trinta estações todos os anos. As construções em Moscou não param !!! A cidade é linda e riquíssima em tudo...
Eu andei foi no VLT da Baixada Santista, quando eu fui para o Rio em 2013 ainda não existia o VLT.
Sou fã do canal
Em Santos, ando às vezes. Mas conheci os sistemas de Lisboa, Bilbao e Roma.
O VLT de Budapest é exatamente igual ao nosso aqui de Cuiabá que nunca andou, e ele tambem é grande deve ter uns 40m de comprimento. Mas agora decidiram trocar o modal para o BRT. Nunca vou ver esse trem andar por aqui :(
Fico imaginando VLT em São Paulo, mas veja como seria ele inserido no tráfego urbano caótico e congestionado. Necessita de várias intervenções, e mesmo com a verba publica não conseguem concluir uma obra de menos 10KM de Metrô.
O seu canal no TH-cam sensacional
voce precisa procurar pelos trens parados a a mais de cinco anos na estacao em Macae RJ
Em fortaleza tbm e awui em sao luis um
Parabéns pelo vídeo, apenas uma correção, a rede de Melbourne é operada apenas por uma empresa a Yarra trams.
Mas São Paulo é muito montanhosa. Será que ele seria viável em São Paulo e Curitiba?
E a educação, treinamento, customização e ou harmônica relação da população transeunte urbana com estes veículos transitando tão próximos dela em vias locais e em superfícies centrais sem maiores sinalizações das áreas de pedestres e ou vlt's?
Apesar de serem estruturados em materiais de poliuretano, seus chassis são de aço, e silenciosos como os tais, diferentes dos antigos bondes que faziam enorme barulho com o rangimento das ferragens por onde passassem, se atropelar alguém, os votos também fazem estragos graves num corpo humano.
Aqui no Brasil, impera os famosos "reis dos ônibus".
Curiosidade nó Brasil tem alguma cidade no Brasil que vai implantar algum metro pro futuro, ou novas linhas futuras, estações já existente
O Luas de Dublin na Irlanda fica em qual posição?
O ódio pela "Light" (companhia que detinha o monopólio dos bondes elétricos e a primeira multinacional do setor na cidade) talvez tenha sido o motivo pelo qual desativaram os bondes, na cidade de São Paulo. Pensaram com o "fígado" e não com a "cabeça", ou seja, não levaram em conta o que a cidade perderia com a desativação dessas linhas.
São Paulo, sempre dando um passo à trás.
antonio carlos de almeida Recife também. Ou melhor, o Brasil todo. Olha como era o Bonde do Recife e a cidade th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html
Chega fico triste...
Sempre quis saber como que os bondes alternam de linha.
Maringá PR
O vlt é o melhor custo benefício? Pq em São Paulo não existe vlt ? Mafia dos ônibus ou tem algum carácter técnico ou financeiro?
Fiz uma rápida pesquisa no Google e verifiquei que nos anos 30 já tínhamos 160 Km de trilhos, chegando a pouco mais de 400 km no auge do sistema na cidade de São Paulo. Infelizmente a falta de manutenção, planejamento e cuidado com o bem público, sequer possuímos uma linha para poder contar a história.
Pensava que os VTLs da Alemanha não ia entrar entre os 10. Eu fui no de Berlim e Colônia, são bons demais e em outras cidades também
Fala sobre as maiores redes de trólebus
Explorar as opções de transporte marítimo pelas hidrovias.
Se compararmos o custo do Monotrilho com o preço do sistema de VLT , não seria mais vantajoso o VLT ? Mesmo porque o monotrilho da Copa do Mundo ainda não ficou pronto e o da Cidade Tiradentes enfrenta uma série de problemas . Se nas grandes avenidas da em seus canteiros centrais tivéssemos linhas de VLT não seria mais econômico ?
Por que São Paulo e Rio de janeiro desativaram na mesma época? e me parece que no Rio foi desativados 453km de bondes e SP mais ou menos isso também será que foi por causa das montadoras de veículos e caminhões na época?
Foi exatamente por isso
essas redes de VLT's chegam a ser maior que o nosso metro de SP, isso deveria ser um exemplo pra nós, talvez os antigos bondes de Santo Amaro poderiam virar uma enorme rede de VLT!
9:56 Nossa, vc se perde fácil nas explicações, kkkk Dois sistemas de VLT no Brasil, o de Santos e o da Baixada Santista (deu na mesma kkkk). Sei q vc quis dizer Rio de Janeiro em algum lugar aee. Mas gosto muito das suas matérias!
VLT e bonde são a mesma coisa. Muitas vezes (e até bom que seja) o VLT vira bonde (no sentido brasileiro) em vias centrais antigas onde não é possível ter uma faixa separada ou não ha um canteiro central.
O palavrão em alemão "Straßenbahn" ou "Strassenbahn" significa em português "ferrovia de rua", e é, obviamente, o nome que nos países germânicos se dá aos sistemas de bondes. O vídeo está muito informativo e já tem mais um inscrito no canal ;)
Na minha opinião faltou o Sistema de Bondes Interurbanos da Silésia (região polaca) que tem cerca de 300 km de malha, sendo um dos maiores do mundo!
Sim, usamos tanto Straßenbahn como (die) Tram(bahn) para os bondes. Na Suíça eles são chamados de DAS Tram e em Viena de Bim - devido à "buzina" do tram. Em Munique chamamos o Bonde de Tram e em Colônia de Bahn, já que ele anda no chão (ex. 7, 9), sobre (ex. linha 13) e sob (ex. 3, 4, 5, 16, 17, 18). Abraço da Alemanha :) Ah, cresci em Colônia e faço facul em Munique, por isso que tô contando especialmente desses dois lugares.
Ele nem falou dos VLT de Natal, Maceió, João pessoa e Recife. Administrados pela CBTU que são grandes!
Rio de Janeiro e São Paulo deviam ter mantido os trilhos de bondes e adaptado para VLTs
9:57 Santos e Rio de Janeiro*
O único VLT que andei, e ando é o do Rio de Janeiro. Acredito q ele poderia ter sido mais bem desenhado e ate ter mais linhas, como uma saindo da rodoviaria, seguindo pela Leopoldina, Presidente Vargas, Cruz Vermelha, Lapa e terminando na Cinelândia para integração para o aeroporto. Também podia ter uma linha saindo do Galeão em direção a Bonsucesso para integração com a Supervia, como mais uma alternativa para os moradores da Ilha do Governador sair do bairro e desafogar transito na linha vermelha. Enfim, transporte sobre trilho de qualidade no Brasil ainda estamos longe disso 😢
Felipe Lima Na Vruz Vermelha era p ter uma estação de metrô e na Ilha as barcas é que deveriam funcionar a contento.
Há projetos embrionários de levar o VLT até São Cristóvão. E teve também o projeto, não lembro direito mas acho q teve alguma licitação para projetos de expansão do vlt para a Gávea. Eu torço muito para a expansão do VLT aqui no Rio porém levá-lo até a Gávea, conhecendo a política daqui, seria enterrar de vez a implantação da linha 4 original do metrô.
@@brazilianman1715 na cruz vermelha, já há uma estação não acabada desde os anos 80
@@brazilianman1715 sim, a linha 2 nao era para se juntar a Linha 1, sairia do Estácio e partiria via Cruz Vermelha e Carioca para a Praça XV. O VLT q falei seria mais uma alternativa para quem sai da rodoviária e ajudaria tb a desafogar o trânsito ali na região da Leopoldina
@@Kawhander Sim, soube desse projeto até a Gavea, mas se isso rolar realmente a estação do metrô lá sera apenas mais uma o de o dinheiro foi jogado fora. O ideal seria o VLT saindo do Santos Dumont sentido Zona Sul cobrindo o q hj é feito pelo "metrô de superfície"
Só por curiosidade as redes aqui do Rio e de Santos ficariam em que posições?
Provavelmente num top30.
Andei no de Toronto no Canadá, provavelmente o maior das Américas.
Todas as capitais brasileiras podiam substituir suas linhas de ônibus por VLTs.
O do Rio também foi.
Sp te mais de 700km de trilhos de bonde, infelizmente abandonou tudo
Olá me tire uma dúvida fortaleza tem metrô?
Ou é vlt?
Os dois, tem o vlt e o metrô subterrâneo
SP terá VLT??
Se a cidade de São Paulo continua-se com os bondes seria a maior rede do mundo com mais de 700km de trilhos. Como dizia a minha vó "Não era o bonde que atrapalhava o trânsito, o trânsito que atrapalha o bonde". Infelizmente a cidade de São Paulo sempre quer copiar as cidades do EUA por achar que vai fazer desenvolver a cidade. E hoje sampa perdi bilhões de reais de trânsito em consequência de priorizar o carro.
Tristeza, tristeza, São Paulo, e outras cidades do Brasil, ainda poderia contar com esta beleza! Vem pra cá, vem pra cá, veja o que a submissão de nossos governos às prioridades americanas causaram; graças à administração rodoviária de Faria Lima e JK!
*Eu Quero Que a Capital de: São Paulo, Tenha um: VLT, Não Só Em Santos, Mas Em Toda a Capital Paulista.*
SP já tem o metrô
O sistema de Colônia é bem interessante, pois parte dele é subterrânea, dá impressão de ser um metrô normal, então do nada ele sai a superfície e começa a andar na rua...
O sistema de bondes de Gotemburgo tem 161 km de vias. Seria legal corrigir o vídeo e acrescenta-lo. Abraços.
VLT é muito comum aqui na Europa.
pera, como que o VLT do RJ foi fabricado pela CAF se ele é Citadis, da Alstom?
Ótimo ter chamado de rede de bondes afinal se vc traduzir de cada língua desses países para o português verás que eles ainda chamam de bonde e não de VLT. Parabéns.
Bonde é uma palavra brasileira. O nome do veículo em Portugal é elétrico e na Espanha é tranvia.
@@ricardobraga3400 , por isso que eu disse se traduzir . Tranvia traduzido para português (Brasil) é bonde e Elétrico traduzido para Português (Brasil) é bonde.
Não existe norma e põe tanto não existe o certo e errado mas para mim VLT está para BRT assim como bonde está para ônibus. Bonde é o veículo e VLT é a aplicação. Os primeiros VLTs foram implementados em vias próprias de fluxo rápido sem contato com outros veículos. Ao contrário do que se vê na Europa e antigamente no Brasil em que o bonde andava nas ruas junto aos carros, pedestres, bicicletas, etc.
@@GibaGouvea
Desculpe me por não ter entendido o que você quiz dizer da primeira vez.
Mas, sugiro que você pesquise a origem da palavra bonde. Ela tem haver com titulos emitidos pela companhia que operava os veículos no século 19.
A cara que pena que o Vlt de Cuiabá tá parado. Culpa da má eficiência pública, e corrupção dos nossos governantes.
Era para São Paulo está na lista mais tiraram os bondes
O lixo do prestes maia. Acabou
Os VLTs do do Brasil não chega nem perto desse aí, que vergonha do Brasil não tem um sistema de metrô e nem VLT que preste
A rede de Berlim é basicamente só do lado oriental
1º Rio de Janeiro 💋💁♂
Alguém já jogou mini metrô?
Ah, tem uma lista interessante sobre o sistema de bondes do Brasil em 1945 que mostra o seguinte:
Rio de Janeiro: 489 km
São Paulo: 225 km
Recife: 141 km (meus avós se conheceram num bonde do Recife hahaha)
Bonde do Recife: th-cam.com/video/oIWKe5WFn64/w-d-xo.html
Salvador: 115 km
Niterói: 97 km
Porto Alegre: 88 km
Belo Horizonte: 73 km
E por aí vai...
Link: www.novomilenio.inf.br/santos/bonden01.htm
O VLT do Rio funciona diferente mesmo que os trilhos estive ainda funcionando teria que trocar tudo porque do Rio e por indução não e mesma coisa que bonde
Uma menção honrosa ao sistema de Metro do Porto, todo feito por VLT's, segregados da malha urbana e também com trechos subterrâneos.
Eu amo o metrô do Porto,eles são bem top,eu um dia quero ver-los perto.
O VLT do Rio não tem nada a ver como o funcionamento do antigo bonde o VLT e mais parecido com o metro que utiliza a energia dos trilhos pela indução o parecido com o bonde parecido e um bonde mais moderno eo de Santos SP
th-cam.com/video/T0XaxCcPRww/w-d-xo.html
8:40 em 1887 foi inaugurado a operação de bondes em Curitiba, assim como S.P. algumas décadas depois optou por ônibus.... Sáaaaabia decisão S.Q.N.
teachersergio.no.comunidades.net/a-historia-dos-bondes-em-curitiba
Brasil anda como caranguejo
😎🇧🇷👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Madri Barcelona Lisboa Frankfurt Rio de Janeiro têm VLT São Paulo NÃO tem uma lástima eu aqui da Vila Remo zona sul de SP pertinho do jardim Ângela periferia espero sentado vai ser quando uma copa em Marte , em tempo concordo com você Renato Lobo São Paulo desativou a última linha de BONDES em março de 1968 de maneira indevida pois se São Paulo tivesse mantido seus bondes elétricos hoje teríamos um bonde moderno VLT em torno de uns 200 a 250 km de linhas uma lástima no Brasil e MAIS FÁCIL destruir do que construir