O lance do óleo eu acompanho. E acrescento: uso 10W60 JASO MA2 100% sintético. 2 litros disso. Caro pacas, mas mantém a viscosidade em alta temperatura, coisa que o semi-sintético recomendado não faz. Pinhão de 16 dentes tem que deixar MUITO CLARO que o alívio na rotação é cobrado em torque. A moto fica mais fraca no off. Pra quem gosta de andar na terra, pode não ser uma boa. O boosterplug não faz nada pra combater o aquecimento, e por sua vez o grilo. A minha tem o boosterplug original e grila. O que ele faz é "enganar" a ECU quanto a temperatura do ar de admissão, o que causa um aumento na proporção de combustível da mistura. Mas o "truque" só funciona em aceleração. Em regime estável (mantendo velocidade de cruzeiro), o boosterplug não faz nada (e por isso o consumo não aumenta). Essa tática melhora muito a reposta da moto na aceleração, o que é ótimo para o off-road. Ele também diminui o "pop" no escapamento quando reduz. Fora isso, ele não faz nada para reduzir o grilo. Vela iridium não mata grilo, nem junto com outras mudanças. Vela iridium não melhora queima. O que o irídio faz é aumentar a vida útil da vela, e só. Existem outras coisas que podem ser feitas, mas nada tira o grilo completamente. Esquentou, forçou, grila... as melhorias retardam o grilo, mas ele tá lá. A apreensão do momento é a tal "solução oficial" prevista para novembro. Até lá, bora rodar ligado no barulho do motor. Grilou, alivia a mão e toca a vida. PS1: o boosterplug é completamente reversível. Na hora de levar na CC, tira e pronto. A CC não tem como descobrir que tinha um instalado. O que não existe não viola garantia. PS2: o boosterplug NÃO FUNCIONA nas motos 2021 em diante (qualquer BS6). O motivo está explicadinho no site do fabricante (em inglês: www.boosterplug.com/shop/cms-2021_and_newer_bikes.html ) PS3: o grilo em si NÃO é um problema que pára a moto. O grilo em si é um SINTOMA QUE PODE levar a um problema que pára a moto. O que estraga a moto é ignorar o grilo e continuar forçando enquanto ele está sendo ouvido. Se não quiser estragar a moto, a receita é simples: grilou, alivia a mão até não grilar mais. Também vale reduzir, só não vale deixar o grilo rolar solto. Aí estraga mesmo.
@@Blueoff5324 Excelente vídeo e comentários. Concordo totalmente quanto à remoção do catalisador, acho que vai ajudar sim, bem como o pinhão. Uso de óleo 100% sintético também ajuda, bem como os 200ml a mais. E quanto ao uso de octane booster, voces tem algum relato? Obrigado!
@@MarccTec valeu irmão , cara uma galera usa pra aumentar a octanagem da gasolina e dizem que ajuda demais , mas só vale a pena em viagem longa percurso perto não acho que valha o investimento.🤘🏻⚡⚡
Olá caro Himaleiro. Quero comprar um pinhão dezesseis dentes para por na minha. Pode me passar o contato do mestre Olias ou informar se tem algum de outra moto que sirva na Hima ? Gostei demais das suas dica e batem com muita coisa que já vi e estudei para reduzir a grilagem da moto. Tudo tem lógica e razões técnicas e até o atraso do tempo de ignição, o impacto da frente de choque da explosão vai se dar numa posição em que o pistão recebe menos esforço. Perde um pouco de potência, mas é desprezível e compensa largamente pela conservação do motor já que vai reduzir o sobre aquecimento e a formação de incrustações de carvão no cabeçote a razão principal dos grilos.
Tem razão , falto falar do radiador , o atraso de ponto eu ainda torço o nariz mas é uma solução paliativa legal , radiador tô querendo fazer obrigado pelo comentário amigo 🤘🏻⚡⚡
O pinhão 16 dentes do meu amigo e mestre olias que comprei aqui no RS não precisa porque o deslocamento é de apenas 6mm moto com menos de 1000km já colocou e deu certinho 🤘🏻⚡⚡
Sim o protetor ali é oque segura o conjunto todo do farol ali na frente mas como o camarada falou aí da pra construir algo é uma moto bem customizável digamos assim 🤘🏻⚡⚡
Vi fotos e rumores de uma versão mais simples dela com roda dianteira 19 e com o farol que vira junto com a direção, esse modelo não tem o suporte que o amigo se refere. Só aguardando pra ver se vão lançar. Dá pra customizar também, problema é só achar alguém com vontade de projetar outro suporte de farol pra ela. Quando se fala em fabricação muitos mecânicos e torneios torcem o nariz e declinam o trabalho, infelizmente. Toda vez que precisei desse tipo de serviço, fiz em casa.
É, complicado ter uma hima para gente. Precisa comprar uma moto nova e aí procurar soluções paliativas..... Ainda não comprei por isso. Assim que resolverem, que a Royal resolver.... Eu compro.
Cara... desculpa minha COMPLETA ignorância - tô pensando em comprar minha primeira moto agora e fiquei fissurado na Himalayan, muito linda! Mas... o que danado é esse "grilado"? O que significa isso? Como identificar? Aproveitando... o que você acha da Himalaya como primeira moto?
Primeiro como primeira moto , ela é uma moto pesada mas dócil , moto não é tão potente indico sim pra primeira moto . Esse danado grilo é a famosa pré ignição igual de carro ou batida de pino problema mecânico ocasionado por diversos fatores incluindo um deles o super aquecimento da camara de combustão , tem que tomar cuidando e não forçar a moto nesse tipo de caso pra não ter uma junta estourada ou um cabeçote empenado pelo aquecimento . Resumindo é um problema que precisa de atenção , identifica ele com a moto rodando a um tempo quando força ela em 5 marcha por exemplo é um barulho de batida de "ferro com ferro" , é nítido de escutar . É uma baita moto , aconselho fazer como eu pesquisa bastante , anda nela , faz o check list e faz uma compra consciente 🤘🏻⚡⚡
@@Blueoff5324 corrigindo: Detonação: é o grilo! Também chamado de batida de pino, knocking etc. Não é grave, mas pode causar coisas graves. Resolve aliviando o acelerador quando ouvir o grilo (uma batida metálica sem cadência vinda do motor). Só ocorre com a moto em esforço (subidas, por exemplo). Pré-ignição: problema que pode ser causado se o grilo for ignorado. Causa perda de potência, fura cilindro, entorta anéis, risca camisa etc etc etc. Aqui a moto já está estragada e só arruma trocando o cabeçote e outras partes afetadas. É pra não chegar nisso que a gente cuida do grilo e alivia a mão logo que ele aparece. Em tempo: "pré-detonação" não existe. Se vocês ouvirem alguém falando esse nome, pode começar a desconsiderar tudo que a alma diz a partir daí.
Que um conselho...eu tenho uma 22 ...pega outra moto ... fiquei decepcionado... moto enorme estilosa mais o motor grila de mais ...da a impressão que vai até travar ... Espero que te ajude na sua decisão
A única coisa que eu não entendo por que comprar uma moto nova repito novaaa e ter que se incomodar tanto assim? Mas respeito sua opinião, boa sorte amigo!!!
Na verdade ela não incomoda é mais mariola as vezes da cabeça da gente do que incomodação realmente , obrigado por comentar amigo , acrescenta muito aqui 🤘🏻⚡⚡🌍
@@Blueoff5324 A Royal me perdeu como possível cliente por causa desses problemas da Himalayan sei que muito é falácia mas mesmo assim deixei de comprar e parti para Versys 300 Depois de 12500 km tudo em ordem . Gostei muito do canal vou me escrever e acompanhar!
@@jusotelo claro que sim eu sei que desanima muito os problemas , mas a tua escolha da versys é uma baita escolha uma super moto , eu não comprei pela grana mesmo , optei pela Himalayan pelo valor dela zero , me inscrevi no seu canal também Tmj 🤘🏻⚡⚡🌍
Acho que pinhão não , mas o restante das alterações sim , talvez vela também não faça perder a garantia mas pra quem quer manter é melhor não fazer as alterações pra não sofrer uma argumentação por parte da Royal .🤘🏻⚡⚡
@@Blueoff5324 não perde garantia. A relação inteira (pinhão, coroa e corrente) é item consumível. Nenhum item consumível é coberto por garantia. Se não é coberto, não se perde a garantia. Dúvidas? Consulte as letrinhas miúdas do termo de garantia presente no fim do manual.
O lance do óleo eu acompanho. E acrescento: uso 10W60 JASO MA2 100% sintético. 2 litros disso. Caro pacas, mas mantém a viscosidade em alta temperatura, coisa que o semi-sintético recomendado não faz.
Pinhão de 16 dentes tem que deixar MUITO CLARO que o alívio na rotação é cobrado em torque. A moto fica mais fraca no off. Pra quem gosta de andar na terra, pode não ser uma boa.
O boosterplug não faz nada pra combater o aquecimento, e por sua vez o grilo. A minha tem o boosterplug original e grila. O que ele faz é "enganar" a ECU quanto a temperatura do ar de admissão, o que causa um aumento na proporção de combustível da mistura. Mas o "truque" só funciona em aceleração. Em regime estável (mantendo velocidade de cruzeiro), o boosterplug não faz nada (e por isso o consumo não aumenta). Essa tática melhora muito a reposta da moto na aceleração, o que é ótimo para o off-road. Ele também diminui o "pop" no escapamento quando reduz. Fora isso, ele não faz nada para reduzir o grilo.
Vela iridium não mata grilo, nem junto com outras mudanças. Vela iridium não melhora queima. O que o irídio faz é aumentar a vida útil da vela, e só.
Existem outras coisas que podem ser feitas, mas nada tira o grilo completamente. Esquentou, forçou, grila... as melhorias retardam o grilo, mas ele tá lá.
A apreensão do momento é a tal "solução oficial" prevista para novembro. Até lá, bora rodar ligado no barulho do motor. Grilou, alivia a mão e toca a vida.
PS1: o boosterplug é completamente reversível. Na hora de levar na CC, tira e pronto. A CC não tem como descobrir que tinha um instalado. O que não existe não viola garantia.
PS2: o boosterplug NÃO FUNCIONA nas motos 2021 em diante (qualquer BS6). O motivo está explicadinho no site do fabricante (em inglês: www.boosterplug.com/shop/cms-2021_and_newer_bikes.html )
PS3: o grilo em si NÃO é um problema que pára a moto. O grilo em si é um SINTOMA QUE PODE levar a um problema que pára a moto. O que estraga a moto é ignorar o grilo e continuar forçando enquanto ele está sendo ouvido. Se não quiser estragar a moto, a receita é simples: grilou, alivia a mão até não grilar mais. Também vale reduzir, só não vale deixar o grilo rolar solto. Aí estraga mesmo.
Baita comentário amigo valeu mesmo pelo relato principalmente para quem tem o boosterplug na moto , riquíssimo em detalhes , 🤘🏻⚡⚡
@@Blueoff5324 Excelente vídeo e comentários. Concordo totalmente quanto à remoção do catalisador, acho que vai ajudar sim, bem como o pinhão. Uso de óleo 100% sintético também ajuda, bem como os 200ml a mais. E quanto ao uso de octane booster, voces tem algum relato? Obrigado!
@@MarccTec valeu irmão , cara uma galera usa pra aumentar a octanagem da gasolina e dizem que ajuda demais , mas só vale a pena em viagem longa percurso perto não acho que valha o investimento.🤘🏻⚡⚡
Olá caro Himaleiro. Quero comprar um pinhão dezesseis dentes para por na minha. Pode me passar o contato do mestre Olias ou informar se tem algum de outra moto que sirva na Hima ? Gostei demais das suas dica e batem com muita coisa que já vi e estudei para reduzir a grilagem da moto. Tudo tem lógica e razões técnicas e até o atraso do tempo de ignição, o impacto da frente de choque da explosão vai se dar numa posição em que o pistão recebe menos esforço. Perde um pouco de potência, mas é desprezível e compensa largamente pela conservação do motor já que vai reduzir o sobre aquecimento e a formação de incrustações de carvão no cabeçote a razão principal dos grilos.
O principal voce acabou nao falando: Troca do radiador de óleo por um de maior capacidade e atraso do ponto.
Tem razão , falto falar do radiador , o atraso de ponto eu ainda torço o nariz mas é uma solução paliativa legal , radiador tô querendo fazer obrigado pelo comentário amigo 🤘🏻⚡⚡
Excelente vídeo amigo 👏👏👏
O mestre , obrigado mestre 🤘🏻⚡⚡
Para colocar pinhão de 16 precisa adicionar um elo na corrente original, isto é, precisa usar uma corrente de 111 elos.
O pinhão 16 dentes do meu amigo e mestre olias que comprei aqui no RS não precisa porque o deslocamento é de apenas 6mm moto com menos de 1000km já colocou e deu certinho 🤘🏻⚡⚡
Não precisa.
Ve se confere, não curto este protetor de tanque, pensei em tirar, mas parece que o farol fica sem sustentação, valeu
Confere. Sem protetor de tanque, sem farol (mas rola construir algo só pra segurar o farol).
Sim o protetor ali é oque segura o conjunto todo do farol ali na frente mas como o camarada falou aí da pra construir algo é uma moto bem customizável digamos assim 🤘🏻⚡⚡
Vi fotos e rumores de uma versão mais simples dela com roda dianteira 19 e com o farol que vira junto com a direção, esse modelo não tem o suporte que o amigo se refere. Só aguardando pra ver se vão lançar.
Dá pra customizar também, problema é só achar alguém com vontade de projetar outro suporte de farol pra ela. Quando se fala em fabricação muitos mecânicos e torneios torcem o nariz e declinam o trabalho, infelizmente. Toda vez que precisei desse tipo de serviço, fiz em casa.
É, complicado ter uma hima para gente. Precisa comprar uma moto nova e aí procurar soluções paliativas..... Ainda não comprei por isso. Assim que resolverem, que a Royal resolver.... Eu compro.
Cara... desculpa minha COMPLETA ignorância - tô pensando em comprar minha primeira moto agora e fiquei fissurado na Himalayan, muito linda! Mas... o que danado é esse "grilado"? O que significa isso? Como identificar?
Aproveitando... o que você acha da Himalaya como primeira moto?
Primeiro como primeira moto , ela é uma moto pesada mas dócil , moto não é tão potente indico sim pra primeira moto .
Esse danado grilo é a famosa pré ignição igual de carro ou batida de pino problema mecânico ocasionado por diversos fatores incluindo um deles o super aquecimento da camara de combustão , tem que tomar cuidando e não forçar a moto nesse tipo de caso pra não ter uma junta estourada ou um cabeçote empenado pelo aquecimento .
Resumindo é um problema que precisa de atenção , identifica ele com a moto rodando a um tempo quando força ela em 5 marcha por exemplo é um barulho de batida de "ferro com ferro" , é nítido de escutar .
É uma baita moto , aconselho fazer como eu pesquisa bastante , anda nela , faz o check list e faz uma compra consciente 🤘🏻⚡⚡
@@Blueoff5324 corrigindo:
Detonação: é o grilo! Também chamado de batida de pino, knocking etc. Não é grave, mas pode causar coisas graves. Resolve aliviando o acelerador quando ouvir o grilo (uma batida metálica sem cadência vinda do motor). Só ocorre com a moto em esforço (subidas, por exemplo).
Pré-ignição: problema que pode ser causado se o grilo for ignorado. Causa perda de potência, fura cilindro, entorta anéis, risca camisa etc etc etc. Aqui a moto já está estragada e só arruma trocando o cabeçote e outras partes afetadas. É pra não chegar nisso que a gente cuida do grilo e alivia a mão logo que ele aparece.
Em tempo: "pré-detonação" não existe. Se vocês ouvirem alguém falando esse nome, pode começar a desconsiderar tudo que a alma diz a partir daí.
@@denydias8923 perfeita definição 🤘🏻⚡⚡
Que um conselho...eu tenho uma 22 ...pega outra moto ... fiquei decepcionado... moto enorme estilosa mais o motor grila de mais ...da a impressão que vai até travar ... Espero que te ajude na sua decisão
A única coisa que eu não entendo por que comprar uma moto nova repito novaaa e ter que se incomodar tanto assim? Mas respeito sua opinião, boa sorte amigo!!!
Na verdade ela não incomoda é mais mariola as vezes da cabeça da gente do que incomodação realmente , obrigado por comentar amigo , acrescenta muito aqui 🤘🏻⚡⚡🌍
@@Blueoff5324 A Royal me perdeu como possível cliente por causa desses problemas da Himalayan sei que muito é falácia mas mesmo assim deixei de comprar e parti para Versys 300
Depois de 12500 km tudo em ordem . Gostei muito do canal vou me escrever e acompanhar!
@@jusotelo claro que sim eu sei que desanima muito os problemas , mas a tua escolha da versys é uma baita escolha uma super moto , eu não comprei pela grana mesmo , optei pela Himalayan pelo valor dela zero , me inscrevi no seu canal também Tmj 🤘🏻⚡⚡🌍
Diversão! Experiência! Prazer em resolver problemas! Será que é isto?
Só com a troca do pinhão fez perder a garantia ??
Acho que pinhão não , mas o restante das alterações sim , talvez vela também não faça perder a garantia mas pra quem quer manter é melhor não fazer as alterações pra não sofrer uma argumentação por parte da Royal .🤘🏻⚡⚡
@@Blueoff5324 não perde garantia. A relação inteira (pinhão, coroa e corrente) é item consumível. Nenhum item consumível é coberto por garantia. Se não é coberto, não se perde a garantia. Dúvidas? Consulte as letrinhas miúdas do termo de garantia presente no fim do manual.
@@denydias8923 muito obrigado mesmo amigo , tá contribuindo muito com as informações aqui no canal 🤘🏻⚡⚡
Com gasolina de alta octanagem nao grila.