The Dictatorship of Positivity: What Does Narcissism Reveal About Us?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น •

  • @MatheusBenites
    @MatheusBenites  6 วันที่ผ่านมา +2

    📚 Livros de Byung-Chul Han:
    📕 Agonia do Eros - amzn.to/4gYeBae
    📕 Sociedade do cansaço - amzn.to/3Pj0AI6
    📕 Sociedade paliativa - amzn.to/3PlQOoG
    📕 A expulsão do outro - amzn.to/40jdlc4
    📕 No enxame - amzn.to/3DASl7Y
    📕 Vita contemplativa - amzn.to/4gyhaQm
    📕 Infocracia - amzn.to/40h5oEj
    📕 Sociedade da transparência - amzn.to/4fGV8d1

  • @Michael-yw6uw
    @Michael-yw6uw 6 วันที่ผ่านมา +18

    O triste e um canal tão excelente explicando tudo e lógico e de pouco tempo enquanto pastores e padres nas suas tolices são mais tempo 😢

  • @canjiica
    @canjiica 5 วันที่ผ่านมา +3

    Lembrem-se sempre: se você está sofrendo, alguém está lucrando com isso!

  • @caiqueramos1473
    @caiqueramos1473 6 วันที่ผ่านมา +8

    É comum também que as pessoas usem o discurso do "propósito" para fazer o outro se sentir inquieto, como se ter um "propósito" fosse um remédio pra tudo, porque o propósito te faz aguentar calado, já que fomos condicioados a esperar que o sofrimento seja um veículo pra felicidade futura. Na real a gente se convenceu de que é impossível ser feliz no momento presente, já que no momento presente estão todas as coisas, pessoas e situações que desprezamos pelo excesso de familiaridade

    • @MatheusBenites
      @MatheusBenites  6 วันที่ผ่านมา +4

      Ótimo comentário! A armadilha do propósito também está por toda parte

  • @alemartinsart
    @alemartinsart 6 วันที่ผ่านมา +2

    Byung Chul Han é o melhor atualmente, pra mim, à respeito do contemporâneo Pós moderno... etc

  • @Psi.Thiago
    @Psi.Thiago 3 วันที่ผ่านมา +1

    Muito bom o conteúdo!! Bela forma de apresentar o livro, obrigado.

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 3 วันที่ผ่านมา

    Bela reflexão!

  • @primoateu
    @primoateu 6 วันที่ผ่านมา +9

    Este vídeo tá muito bom Benites, parabéns. Vivemos em uma era onde a valorização do inútil é quase uma heresia cultural. Falar sobre apreciar o que é aparentemente inútil, sobre dar espaço ao instante desprovido de finalidade prática, equivale, em nossa sociedade, a proferir uma blasfêmia contra Deus na Idade Média. Contudo, se refletirmos com profundidade, o inútil não é apenas algo oposto ao útil, mas o que dá sentido a ele, pois o útil só tem valor por causa do inútil. São os momentos e as coisas sem finalidade que conferem à vida seu sabor e sua essência, pois a própria existência é desprovida de valor utilitário. Ela não possui um propósito posterior, mas é valiosa em si mesma. Um exemplo que mostrar bem essa dinâmica, é o simples ato de ler um livro pelo prazer da leitura, de aprender ou mergulhar na mente de um autor, que hoje é visto como algo sem valor. Na lógica da sociedade atual, os únicos livros realmente "permitidos" são aqueles que ensinam como prosperar, produzir mais, superar limites, manipular pessoas ou fechar mais negócios. Tudo gira em torno de metas, clientes e vendas. Qualquer semelhança com a Idade Média, onde apenas livros cristãos eram aceitáveis, não é uma mera coincidência: é o mesmo controle, agora sob outra roupagem, é só o ser humano criando um novo sagrado para chamar de seu. Ideias como "propósito" e "metas" são filhas do niilismo moderno, travestido de sentido. Esses conceitos levam as pessoas a agir como cristãos que sacrificam a vida presente por um paraíso prometido, mas inacessível. No caso contemporâneo, esse paraíso não é transcendente, mas imanente, projetado num futuro ideal que jamais se concretiza. Assim, sacrificamos o agora por uma promessa ilusória de felicidade futura, repetindo, em essência, o mesmo engano do paraíso celestial: um mito que nos priva do presente e, com ele, da vida verdadeira. Assim como no cristianismo, onde o objetivo maior é o paraíso, nessa nossa sociedade da produtividade excessiva, do útil, da positividade e performance, o objetivo também é alcançar "céu", só que esse agora chamado de sucesso.

    • @riiprafa
      @riiprafa 5 วันที่ผ่านมา

      E é muito interessante notar o quão entremeados estão as linhas cristãs protestantes e a cultura "coach". Um tem alimentado o outro com a ideologia da salvação pela prosperidade financeira.

  • @re0806L
    @re0806L 6 วันที่ผ่านมา +1

    "Melancolia", meu filme preferido do Trier 😊
    Eu nao sabia q esse livro do Byung fala sobre o filme...Irei adquirir.
    Otimo video! Valeu, Matheus!!!

  • @dcoelho114
    @dcoelho114 วันที่ผ่านมา

    por favor, continue fazendo videos de filosofia

  • @Thayô_D.Oliveria
    @Thayô_D.Oliveria 6 วันที่ผ่านมา +2

    Valeu professor, feliz ano novo 🙏🏽

  • @nandocastrosa
    @nandocastrosa 4 วันที่ผ่านมา

    Esse assunto fala de termos e conceitos da psicanálise. Termos que Freud pegou da mitologia grega para entender a Psique humana. No senso comum, narcisismo é visto como algo negativo, mas trata-se de algo presente em todos os sujeitos. Acredito que vale muito a pena convidar um psicanalista para um diálogo. O Christian Dunker talvez topasse.

  • @advfmf
    @advfmf 4 วันที่ผ่านมา

    Faz um vídeo fazendo uma análise crítica sobre o fisiculturismo, um esporte em que os atletas fazem uso de anabolizantes, dietas com grandes quantidades de proteínas, tudo para buscar uma estética corporal.

  • @ortocarinha
    @ortocarinha 6 วันที่ผ่านมา +2

    Muito bom

  • @angelamariadefreitas6946
    @angelamariadefreitas6946 6 วันที่ผ่านมา +1

    A depressão está consumindo mentes corações idéias de milhões de brasileiros que estão dentro das igrejas evangélicas católicas tbm outros credos ...que culpam a pessoa por ser pobre ter problemas, vejo como um problema de saúde pública, fundamental urgente necessário enfrentar esses tipos que usam das vulnerabilidades das pessoas .....não adianta conversar com essas pessoas estão fechados na bolha, não buscam conhecimento, pensar repensar aprender reaprender questionar confrontar, a ignorância intecutal está transformando pessoas em zumbis 😢😮😢😮😢

  • @AlanRobson_
    @AlanRobson_ 5 วันที่ผ่านมา

    Poderia abordar a obra do Viktor Frankl como contraparte a isso..

  • @elieldenisovas7827
    @elieldenisovas7827 6 วันที่ผ่านมา +2

    Em sociedades mais ricas, as pessoas casam menos e mais tarde e apos conquistar cada um a sua propriedade. A maioria das pessoas casam para sobreviviver. O natural do ser humano, animal por natureza tende a preferir ou estar na maior parte do tempo sozinho e com mais parceiros, tal como na natureza. De fato pessoas escolhem permanecer com apenas uma de forma recíproca, mas isso é de fato raro. Agora que o mundo esta tendendo para um ateismo e a descoberta da mentira da religião, querem vender a liberdade, que por natureza ja é nossa. O que destroi a sociedade nao é a mudanca na formacao da familia, mas negligenciar os direitos da criança, privilegiar um dos lados, e vender a liberdade de ser solteiro ou sozinho, que deveria ser entendito como tendencia natural, mas acompanhada de promiscuidade, vulgaridade, empoderamento, narcisismo, orgulho exacerbado... Tudo isto para votos de alguns corruptos, que retribuem em privilégio em um decadente ciclico cenario .

    • @l.holbach5696
      @l.holbach5696 5 วันที่ผ่านมา

      Isso não tem a ver com religião e ateísmo, mas com a situação econômica e tecnológica que a civilização se encontra. Pessoas religiosas são as que mais cometem adultério, já tem mais de um estudo mostrando isso, principalmente os protestantes.

  • @Vanessa.Henning
    @Vanessa.Henning 6 วันที่ผ่านมา +1

  • @fernandamayaraadv
    @fernandamayaraadv 2 วันที่ผ่านมา

    Achei que a teoria foi pouco aplicada às relações humanas.

  • @ari_d_rita
    @ari_d_rita 5 วันที่ผ่านมา

    Amigo, talvez o homem não saiba o que é o amor!
    Reflitamos, o que seria o amor; não estaríamos chamando o amor de outra coisa, ou, para ser melhor, não estaríamos chamando outra coisa de amor!
    Desejo é amor!(interroga!)
    Mas, amigo filósofo, aconselho ter bastante cautela ao falar sobre esse assunto, pois é muito sensível muitos cérebros inteligentes não irão entender ...
    Ao tocar nesse assunto existe muitas possibilidades de criar problemas, pois apenas alguns poucos tem condições emocionais de lidar com esse problema; " O PROBLEMA DO AMOR!".

  • @l.holbach5696
    @l.holbach5696 5 วันที่ผ่านมา

    O amor não existe mais, se é que existiu algum dia e não foi só produto do ambiente social. Todas últimas relações que eu tive ou a mulher tinha namorado ou estava casada, sempre ocultando até não conseguir mais.