Erros de português nas músicas - Mulheres (10/06/16)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Será que Lobão, Tom Jobim e Vinicius de Moraes faziam o uso correto do português ao escrever suas músicas? Confira o que o professor Francisco Gonçalves diz sobre isso.
Confira também as outras páginas do programa:
Site - tvgazeta.com.br...
Facebook - / gazetamulheres
Twitter - / gazetamulheres
Instagram - / gazetamulheres
" Sinônimo de amor e amar " 😀😀😀😀😀😀😃
Eu tenho observado que, a raiz do erros de português no Brasil começa nos meios de comunicação.
As pessoas que estudaram são as primeiras a espalhar os erros.
Eu refiro-me aos professores, repórteres, atores, e no fim os cantores.
João Marques, um dos erros por exemplo que eu reparo muito, é no jornalismo é de atores: em vez de falar ex: Rio de Janeiro, eles falam o janeiro sem o i, e isso em várias palavras que tem o i no meio. E cadê o professor Pasquale?
@@vovce100 Eu sei falar português e inglês, mas não sei falar janeiro!
Confusão dos verbos falar/dizer.
Eu sei que no Brasil, a maioria da população utiliza a linguagem informal, porém um jornalista ou um professor jamais a podem usar.
Se a usam, não têm moral para corrigir aqueles que a usam!
No caso deste vídeo, a jornalista não sabe distinguir os verbos dizer/falar!
Como é que ela pode corrigir os erros dos outros?
Quero deixar claro que, muitas pessoas cometem erros por falta de escolaridade, porém um jornalista ou um professor não têm qualquer justificação para errar.
@@vovce100 E a lista de erros é enorme: eu tbm ouço erros gritantes de repórteres e em comerciais. Acho inadmissível um repórter dizer que ; a estadia de fulano foi de cinco dias; o correto é; a estada de fulano foi de cinco dias, (estadia é usado no caso de estacionamento) .ou então, no comercial dizer, TV a cores, qdo o correto ê , TV em cores. Mas até hj ouço pessoas dizerem a palavra vareia, isso porque no programa dos Trapalhões um dos personagens falava assim errado, só pra ser engraçado, e muitas pessoas até hj acham certo. Se eu fosse Ministra da Educação, iria obrigar as emissoras e Agendas de Propagandas a fazerem uma revisão de seus textos com profissionais da área, como alguém formado em Letras, por exemplo. Sei que nesse meu texto há alguns erros, mas tbm não sou nenhuma profissional (repórter, atriz, ) que fica espalhando na mídia, erros de português. Mas, acho que hj não há mais nada a se fazer. Qdo ouço um(a) adolescente dizer; mim liga, ou escrever agente vamos, fico pensando, não há mais nada a se fazer, infelizmente.
Parabém professor, que bom ouvir o português de quem conhece. Já passei dos 60, e lembro de um episódio que aconteceu quando estava fazendo o primeiro grau. Na minha época existia a admissão. Esta admissão era mais um ano para ir para o ginásio. A pessoa poderia ir direto ou fazer a admissão. Chamávamos ginásio depois da quinta série.
Voltando ao episódio, estava fazendo a sétima série de primeiro grau e estava próximo da sala da minha diretora quando a vi. Então eu disse, dona Fulana (esqueci o nome dela) eu preciso bater um papo com a senhora. Ela disse, bater papo não, você quer conversar comigo. Jamais esquecerei.
Os brasileiros estão acabando com a língua portuguesa devido ao estrangeirismo. Estou cansado de ouvir: eu detestei a live do Bolsonaro. A live do fulano, a live to sicrano. Pessoas colocando palavras do inglês em frases em português.
Tudo isto para aparecer, eu vivo há 33 anos nos Estados Unidos e tive que aprender o inglês porque na época não tinha Google tradutor. Eu falo inglês fluente e jamais uso palavras do inglês no português. Se usam aí é porque querem aparecer.
Pessoas que se acham intelectuais usam estas expressões, eu cheguei a pensar para que serve a Academia Brasileira de Letra? Acabe como esta instituição se não preservam sua própria língua, acabe com isto. É simplesmente vergonhoso até ministros do STF usar frases como a palavra "live".
O pior é que a maioria dos brasileiros que usam palavras estrangeiras no português, fazem de uma maneira errada. Língua não se traduz palavra por palavra e sim pelo sentido da frase. A palavra duck pode ser uma ave como um verbo. Pato ave: I dont eat duck, eu não como pato. Duck verbo: Duck your head. Tipo a pessoa está na janela e aparece alguém então esta baixa a cabeça rapidamente.
Duck: mover o corpo ou cabeça rapidamente
Dog substantivo cachorro, my dog. Dog verbo: stop dogging me, para de me seguir. The man seemed to dog her every step. O homem aparentava segui-la o tempo todo.
9:50 é mentira que esteja errado.”Eu sei que vou te amar” em “vou amar” forma uma locução verbal. Neste tipo de situação, o pronome pode ser enclítico ao principal (no meio como está) antes da locução (próximo ao atrativo “que” (ou apossinclítico, antes da atrativa) ou depois do infinitivo.
Soou estranho quando ele falou "como a mãe também" português e suas armadilhas
Exato! O professor simplesmente nega a maneira como ele próprio fala o idioma.
Vdd. Fiquei pê da vida qnd ele disse isso
@@PedroHenriqueA20 E ele dizendo que os portugueses usam a ênclise com facilidade, sendo que os portugueses a utilizam por um motivo fonético, que é o apagamento das vogais na pronúncia
Elegante esse professor.
Uma linguagem cheia de variações! precisamos aprender muito.
O importante é sempre continuar aprendendo!
O Professor educado, nem lhe corrigiu!
Muito boas as dicas do Professor Chico, adorei! Faltou comentar o escabroso erro do sucesso de Ivete Sangalo, "DEIXO". A primeira frase da letra é "Eu me lembro sempre ONDE quer que eu VÁ..." Fica doendo no ouvido, mas não ponho só na conta dela, incluo os compositores e produtores por achar impossível que ninguém tenha estudado isso, regra simples que é!
Não se fala: “Me chame”.
O correto é: “CHAME-ME”!
Ou, para não ficar tão estranho: “Se precisar de ajuda, pode chamar-me.” Ou, Chame a mim!
A Kátia falou q qndo precisar de ajuda "me chama",qndo precisar de ajuda "chama-me"
" A Kátia falou" está errado.
"A Kátia disse" está certo
kkkkkkkkkkkkkk botou a katia pra falar que vai mijar andando kkkkkkkkkkkkkkk
Preciso de pagodes com erros de português.
Xitao zinho e xororo é uma vergonha mundial
90 por cento dos brasileiros escorregam no português.. uma língua muito complexa...
Pois é, a gente tem muito o que aprender!
😡😡😡😡😡😡😡😡 Eita ,língua difícil!
Like
k
ele esqueceu do "por que" separado, o certo seria junto