Vamos conversar um pouco sobre as posturas do violão. Não pretendo questionar a prática ou o hábito de nenhum colega violonista. O objetivo desse vídeo é uma breve análise das posturas praticadas pelos violonistas.
Estudo na posição clássica, despois que adotei essa postura meus estudos passaram a render mais, mas sofro uma dor com alguma frequência no braço direito , sou destro , sinto que o peso do próprio ante-braço prende a circulação ou tensiona a musculatura. Ainda não encontrei na internet alguém falando sobre , isso é comum?
Olá pessoal, Primeiramente devo agradecer ao Marcos Kaiser, por este espaço, pelo trabalho fantástico que faz, com zelo e respeito a todos nós! Passamos um tempo conversando sobre os modelos de apoios e suas possibilidades. Com o objetivo de melhorar e possibilitar extrair maiores resultados foi desenvolvido um novo desenho para nosso modelo Flat, este mesmo que o Marcos Kaiser demonstra no vídeo. Embora o foco de todo o trabalho se iniciou na postura erudita, é indiscutível a busca de opções também para outros costumes, como mencionado, no choro, flamenco e outras variações. Assim com o olhar atento de um grande violonista e especialista fisioterapeuta Marcos Kaiser, foi fundamental para esta atualização no modelo Flat. Este novo shape, traz proposta para nova estética, novos ajustes precisos, desenho mais funcional, possibilitando melhor desempenho em violões com cutway e acessar as áreas mais agudas do instrumento sem restrição do braço do violonista, de quebra possibilita guardar junto ao instrumento dentro do case. Importante salientar as dificuldades na busca de produtos e opções brasileiros, atuamos em trabalhos conjunto com professores e musicistas na busca de cada vez mais opções, haja visto que, a discussão ainda que permeia ao uso do apoio para um público com gosto e costumes, existe também uma busca a atender necessidades das mais diversas, como por exemplo alunos e crianças a partir de 3 anos de idade, há uma crescente procura pelo estudo do violão já nesta fase, ainda alunos e usuários que possuem alguma limitação ou deficiência. O mais importante é a música a satisfação e se sentir bem, o que fazemos é contribuir de alguma forma para a busca destes desafios. Agradeço de coração a Marcos Kaiser! Atenciosamente Tiago
Para mim o Marcos Kaiser é o rei o poder do violão. Seu trabalho é exatamente maravilhoso e magnífico e fenomenal. Adoro seus vídeos Marcos,sou estudante iniciante de violão,adoro seus vídeos.
@@MrMarcosKaiserGuitar vou te passar o link pra vc ver o modelo. Consegui comprar por 70 reais. m.pt.aliexpress.com/item/4000129682480.html?pid=808_0006_0109&spm=a2g0n.search-amp.list.4000129682480&aff_trace_key=bc8db5e4384440d5b58d7f1955fe0007-1582521817240-04824-UneMJZVf&aff_platform=msite&m_page_id=4931amp-a_u_9Zkqq80rWGBed5YvyA1582522015790&browser_id=2afc9cd9f13f4eefbb2b9b7280471978&is_c=N
Esse vídeo é fantástico Marcos, da pra ter uma boa ideia sobre as posturas, principalmente essa última aí que é muito interessante, até pra guitarristas.
Tenho assistido alguns vídeos seus, todos maravilhosos, e vc é fisioterapeuta, então vou passar o meu problema para se possível me orientar, já agradeço de antemão! Eu trabalhei muitos anos como datilógrafo (sou das antigas!), e mais tarde com computadores, então tocava até com certa facilidade pedaços de peças bem simples eruditas, mas guardei o violão por muitos anos (erro grave!), me aposentei e voltei a estudar música, mas engordei muito, problemas na coluna, e o meu dedo médio da mão esquerda está inchado, dolorido, curvo, em gatilho, e fazer uma simples pestana colocando este dedo na primeira corda agora se tornou impossível, procurei um bom ortopedista, pediu raio x das mãos, levei o resultado e ele me disse que não é nada, acredite!!!
O Thiago Pompeo, desse modelo flat (o grande) no Brasil é o único que fabrica. Outros modelos, esses que encaixam na lateral do instrumento, existem vários fabricantes aqui no Brasil que fazem. Estrangeiros, e lá fora existem muitos (tanto do modelo flat como esses que ficam na lateral do violão), igual a esse modelo flat do Thiago, a marca mais famosa é o GuitarLift (uma marca alemã) que é idêntico a esse do Thiago Pompeo só que com uma diferença básica: o preço do nacional é muito mais barato que o estrangeiro e oferece a mesma coisa. Comprei um apoio Pompeo semana passada. O meu é esse pequeno, não o flat, que gruda na lateral do violão. Mesmo meu violão sendo de verniz fosco (colei dois pedacinhos de papel contact para grudar as ventosas) o apoio não sai fácil não! Recebi ele segunda feira agora. Então, estou usando a uma semana. Achei ótimo! Muito bom! Tem uma possibilidade boa de ajustes e, embora eu fosse adaptado a tocar com o apoio na perna esquerda, tocar com os dois pés no chão por um longo tempo é mais confortável. Sem dúvidas. Estou gostando bastante do apoio. Já estou pensando em comprar o apoio flat essa semana, ai ficaria com os dois modelos. Marcos, apenas uma dica. Evite tirar as ventosas sem ser pela "peguinha" que elas tem. Isso ajuda na durabilidade. Caso você bata a unha ou rasgue um pedacinho, mesmo sem querer, isso pode atrapalhar na sucção. Já vi gente estragando ventosa tirando do mesmo jeito que você fez no vídeo. E não é pela má qualidade delas, ao contrário, porque são de boa qualidade as que vem. É porque quando elas estão presas a pressão/força usada para tirar pode, sem querer, acabar danificando.
Olá Isento, Muito boa suas observações, de fato a ideia de trabalhar neste produto se iniciou pela dificuldade de adquirir produtos estrangeiros, por um motivo ou outro. Atualmente nossos modelos foram customizados através dos usuários e avaliações, alguns sobre críticas a modelos estrangeiros, desta forma é que os nossos foram tomando forma e adequação para os usuários. Este novo shape do modelo Flat é justamente isso, um trabalho conjunto com nada menos que Marcos Kaiser. O modelo mais procurado, ainda é o que você possuí, está espalhado por todo o país e alguns outros países. O novo Flat traz uma proposta diferente de aplicação e possibilitará ajustes mais precisos e adaptação em outros instrumentos, assim como a possibilidade de guardar junto ao instrumento dentro do case. E sobre as ventosas, gostaria de acrescentar que é possível restaurá-las, aplicando calor sobre as mesmas (separadas do apoio) e limpeza periódica. Um abraço Tiago
Grato, professor Marcos Kaiser, pelas excelentes dicas. Sou músico iniciante no violão, embora seja cantor a algum tempo. Descobri, intuitivamente, uma postura semelhante a última apresentada nesse vídeo, pois tenho estatura alta. Considerando que uso o violão precipuamente como acompanhamento da minha voz, descobri que a postura "popular" é totalmente inadequado para a voz, pois me deixa encurvado, a voz não sai corretamente. Hoje utilizo o violão apoiado nas minhas duas coxas, mantendo uma postura ereta e simétrica. Grato.
Eu achei super interessante o apoio, mas já entrei em contato com esse fabricante a meses e se quer tive resposta. Então vou esperar o mercado para tal ferramenta crescer e tentar obter de outra marca. Obrigado pelo excelente trabalho prestado e pelas explicações do vídeo Marcos Kaiser.
Vídeo bem legal! Essa placa que vai atrás é usada por músicos do mundo inteiro, um exemplo é a Stephanie Jones. Como fui para os estudos mais "formais" da música clássica uso o banquinho, porém futuramente penso em mudar para os apoios do Pompeu, pois testei e vi que são excelentes para o conforto. E sempre bom testar as possibilidades! Excelente vídeo!
Ótimo vídeo. Sempre usei o suporte para o pé esquerdo. Em 2014 tive um acidente e o platô tibial do joelho esquerdo arrasado. Tenho amplitude de movimento do joelho esquerdo limitada. Um ano atrás descobri o primeiro suporte do Pompeo que é mostrado no vídeo. É outra vida. Além da ótima qualidade do produto, que inclusive vem com ventosas extras, o Pompeo tem vídeos que ensinam a usá-lo e a mantê-lo. Nota 10. Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo. Super bem explicado e abordando um assunto que considero de extrema importância para todos os violonistas em qualquer nível. Toco há vários anos com as pernas cruzadas ou com o violão na perna direita. Após assistir esse vídeo, resolvi experimentar esse apoio...e adorei! Excelente para estudar de forma relaxada! Muito obrigado pela dica! Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
O violonista francês Raphael Feuillatre, excelente aliás (tem vários vídeo no TH-cam) usa uma posição diferente, ele ergue mais o violão, o braço do instrumento, que fica a praticamente a 70-75° do corpo sem usar um apoio no chão pro pé esquerdo e, pelo observei, sem usar apoios ergonômicos de perna. Ele encaixa o violão mais embaixo na perda esquerda apoiando nela. Reparei que ele usa um tipo de tecido mais saliente e áspero na perna esquerda que imagino sirva pro violão não escorregar.
Eu queria um desses apoios ergonômicos, porque com a minha perna esquerda elevada, depois de algum tempo minha perna fica doendo, e se apoiar na perna direita, minha mão dói. Kkkkkk... sacanagem. Já pensei em comprar um desses, aí, desde a primeira vez que vi. Massa, o vídeo. Valeu!
Olá Marcos Kaiser primeiramente quero dizer que sou seu fã admirador do seu trabalho violonista da sua técnica e quero fazer algumas perguntas tocar com Correia você acha correto ou não você pode parecer pra mim por favor e como adquirir esse equipamento aí Pompeu
Marcos, show o seu canal!! Acompanho e gosto muito. Arranjos lindos, principalmente o de bachianinha, do meu saudoso professor Paulinho Nogueira. Gostaria de sugerir um tema: encordoamentos, a começar pelo os que você utiliza no seu violão. Grande abraço!
Muito legal esse vídeo Kaiser! Você já viu as correias com ventosas da Mundo Music Gear (da Inglaterra)? O Chico Saraiva tá usando, muito interessante também! Grande abraço
Olá Marcos! Obrigado pelas dicas. Uma coisa que nunca consegui encontrar foi qual é a altura adequada do assento. Eu sou meio alto e sempre fico achando que toda cadeira ou banco sempre está baixa demais. Se eu descobrisse uma altura ideal de assento em relação à altura da pessoa, poderia construir um banco.
Sim, você precisa personalizar a forma que você senta. Vale a pena você fazer alguns testes. Tem pessoas que mesmo sendo da mesma estatura podem preferir mais alto ou mais baixo. De modo geral eu recomendo algo que deixe seus joelhos a 90 graus para começar. Aí você vai ajustando
Depois que troquei meu violão de um estudante para um tagima com largura de 11 cm tenho muita dor no ombro por causa da abertura, não consigo achar a postura melhor, toco um hino na marra. Poderia me indicar uma postura melhor? Desde já agradeço a atenção. Deus abençoe!🙏
Marcos, parabéns vídeo show de bola! Uma dúvida há exercícios e formas de conseguir se adaptar a postura flamenca ? Eu tenho extrema dificuldade de ficar com as pernas cruzadas nessa postura por muito tempo, mas vejo violonistas ( acima do peso tbm ) que conseguem há algum caminho ? pois acho a postura flamenca a mais charmosa do violão
Olá Marcos, obrigada pelo vídeo! Gostaria que vc falasse um pouco da relação com a altura da cadeira. Eu sempre toquei com apoio de pé e há um tempo tento mudar pro ergonômico (justamente pelas dores nas costas), porém não sinto firmeza, tenho a impressão que o violão vai cair (e ele de fato escorrega) pra frente.. percebi que, por eu não ser alta, minha perna fica inclinada (joelho mais baixo)... acredito ser este o motivo.. o problema é q eu não posso levar uma cadeira pra cada lugar que vou tocar... o q fazer??? Tenho uma amiga, mais baixa que eu, que usa os dois apoios (de pé e ergonômico) combinados...
Olá Carolina, primeiramente acho importante você procurar um professor que possa dar o feedback adequado sobre sua técnica, uma vez que podem haver vícios que você sozinha não consegue perceber. Outra coisa é entendermos que as pessoas possuem proporções corporais diferentes e o que resolve o meu problema pode não funcionar para você. Por isso você vai ver relatos diferentes entre os colegas. Se você usar o apoio ergonomico corretamente ela fica sim equilibrado. Tanto quando na postura erudita. Outro problema pode ser suas outras atividades no dia a dia. Você pode ter uma técnica perfeita, mas sua rotina causa dores. Posição de dormir, trabalhar, dirigir o carro e etc... Além disso é bom praticar exercícios físicos. Bom, é dificil tentar ajudar sem avaliar corretamente cada detalhe, mas boa sorte. ;)
Excelente, bom saber sobre essa empresa, eu tava louco procurando pra comprar, esse apoio que coloca atrás me parece bem mais versátil, já vi alguns violonistas usando. A posição sugerida por vc também me pareceu bem confortável, eu particularmente não me sinto muito confortável na posição clássica. Valeu pelas dicas!
Tenho tido muito problema no ombro direito, toco na postura popular, instrumento folk, preciso dessa postura pois eu toco bateria com o pé e a postura clássica me atrapalharia tanto nos movimentos com os pés quanto pelo tamanho do violão folk, teria alguma dica para melhorar essas dores no antebraço e ombro?
Alguma dica pra mim q tenho escoliose, hiperlordose e cifose? N consigo achar postura q não doa a coluna e eu ja tava com uma boa evolução aprendendo sozinho mais esse problema atrasa meu desenvolvimento e incomoda .
Marcos é o violão de braço mais fino, ele ficaria fora da normalidade do clássico na sua opinião, Ex: em algumas formas de estilos tipo Fingerstayle, Fingerpiking etc...
Que louco esse apoio novo do Pompeo, um dia eu ainda testo! Acho que não tem como definir uma postura absoluta, até porque, além das particularidades físicas de cada um, cada estilo vai exigir algo diferente do músico. Depende muito do tipo de som que você quer tirar. Eu costumo me guiar muito pela música, então, sempre tô variando de posição.
Olá Heitor Almeida, Bacana amigo, será um prazer poder lhe enviar uma peça. Concordo com suas colocações, a idéia do suporte ergonômico é justamente isso, uma alternativa e auxiliar a novos ajustes de posturas, para cada situação. O objetivo é reduzir tensão, esforço extra, auxiliar na correção de posturas sempre buscando conforto e liberdade ao tocar seu instrumento. Atenciosamente
Não sei se é certo, mas quando estudo, eu uso todas as posturas possíveis, deitado, invergado, do avesso hahahah... me incomoda muito ter de ficar na mesma postura por horas, troco de perna a todo momento
Eu toquei por anos apoiando na minha perna direita. Mas sentia uma limitação ao tocar algumas notas de acordes que exigem dedos muito abertos. Instintivamente fui colocando na perna esquerda igual aos do músicos eruditas e achei muito melhor pra tocar. Hoje já fazem alguns anos que só toco na postura erudita e não volto mais pra outra postura. Kkk.
Olá Marcos, parabéns pelo vídeo!!!! Gostaria de perguntar sobre as ventosas! Elas podem, com o tempo, estragar o verniz (fosco ou brilhante) do violão? Essa é a a dúvida que me separa deste apoio ergométrico!!!! Pois se houver essa possibilidade, penso na almofada ergométrica!!!! Grato!!!!
As ventosas não perdem a aderência ao violão com o tempo? Grato pelo vídeo, eu nunca achei muito confortável em usar aquele suporte pro pé esquerdo no chão, acho meio cansativo depois de um tempo. Esses suportes de perna parecem ser uma boa possibilidade.
@@user-li8kg5vd2q Obrigado pelo interesse no curso! Provavelmente não pois considero injustiça com os outros alunos que compram o curso fora da "promoção". Além disso o plano anual já custa R$1,09 por dia, é uma eterna "Black Friday". Você não vai encontrar um curso tão completo, com garantia e suporte do professor por um valor tão baixo. Faça um teste, se desistir será reembolsado ;)
Olá Guia CG, Este modelo em específico é uma atualização do modelo Flat, este novo shape, já estou preparando a produção dos mesmos e disponibilizarei. A primeira versão é a que está no site e mercado livre. Atenciosamente
Live Life isso pode ter como causa o excesso de força, quando vc eleva a altura do violão, como falado no vídeo ambas as posturas, você pode aproveitar o peso da sua mão pra te ajudar a realizar as técnicas(principalmente a pestana) sem fazer muita força com o polegar. Procure observar se você tensiona o ombro esquerdo na hora de tocar também, isso pode reduzir a mobilidade da sua mão, procura sempre observar os pontos de tensões tocando bem devagar, beleza??
Tem um vídeo do Jack Sanders sobre a postura de mão esquerda com a nomenclatura de "Left Hand Technique" que me ajudou muito a diminuir a lesão no punho.
Não sou o Marcos. Porém, dores no violão, na quase totalidade dos casos, são causadas por dois motivos, e eles podem ocorrer ao mesmo tempo ou não. São eles: 1) Postura inadequada. Sejam os ombros, mão direita, mão esquerda, altura inadequada da cadeira/banco que você utiliza etc.; 2) Técnica mal desenvolvida. O que reflete no jeito de tocar, porque muitas vezes você faz o movimento errado, usa força excessiva etc. E, talvez, dependendo do caso, uma terceira. Que pode ser instrumento inadequado para você. Digo, pode ser instrumento desregulado, com as cordas muito altas, braço empanado etc. Eu recomendaria procurar um professor de violão e um médico. Lembre-se, tocar sentindo dores NÃO é normal. NUNCA é normal.
Olá, todas as dicas dos colegas acima são boas. De modo geral complemento dizendo para procurar um professor que possa dar o feedback adequado sobre sua técnica, uma vez que podem haver vícios que mesmo eu e os colegas te orientando você não consegue perceber. Além disso procure praticar exercícios e ter uma vida saudável.
Muito obrigado galera, eu já toco faz uns 10 anos e depois de tanto tempo pensei que fosse normal sentir essas dores, elas acontecem geralmente com excesso de força como o amigo ai cima mencionou. Não tenho problemas com pestanas no geral; mas quando começo a tocar por mais de umas 2 horas; dai começa a doer muito e tenho que fazer muita força pro som sair legal. Vou dar uma olhada nesse video do Jack sanders e também colocar em prática o que vcs mencionaram. Vlw msm.
Amigão, tenho muita cãibra na mão esquerda, especificamente no dedão, principalmente em louvores onde uso muito pestana e troca rápida de nota, sofro muito com isso! Como resolver? Vc pode fazer um vídeo sobre, talvez outras pessoas estejam com o mesmo problema?!
Começei a estuda agora,tenho fibromialgia ,vc acha que consigo toca,nao vai causar mais dores ?o que pode me aconselha,pq nao quero começa agora e ter que para.
Será que existe algum violão no qual a parte de baixo dele seja maior (mais alta), e consequentemente dispense o uso do apoio do pé ou do acessório embaixo?
Marcos eu vejo muitos violonistas clássicos tocando com apoios ergonômicos e o que noto é que eles torcem a coluna.... v já observou isso ? Eu gosto de variar... mas não experimentei ainda esse do Pompeo
Vamos conversar um pouco sobre as posturas do violão. Não pretendo questionar a prática ou o hábito de nenhum colega violonista. O objetivo desse vídeo é uma breve análise das posturas praticadas pelos violonistas.
Estudo na posição clássica, despois que adotei essa postura meus estudos passaram a render mais, mas sofro uma dor com alguma frequência no braço direito , sou destro , sinto que o peso do próprio ante-braço prende a circulação ou tensiona a musculatura.
Ainda não encontrei na internet alguém falando sobre , isso é comum?
O que você pensa sobre o uso da correia no violão?
Desenvolvo bem na perna esquerda! 🙏
Olá pessoal,
Primeiramente devo agradecer ao Marcos Kaiser, por este espaço, pelo trabalho fantástico que faz, com zelo e respeito a todos nós!
Passamos um tempo conversando sobre os modelos de apoios e suas possibilidades.
Com o objetivo de melhorar e possibilitar extrair maiores resultados foi desenvolvido um novo desenho para nosso modelo Flat, este mesmo que o Marcos Kaiser demonstra no vídeo. Embora o foco de todo o trabalho se iniciou na postura erudita, é indiscutível a busca de opções também para outros costumes, como mencionado, no choro, flamenco e outras variações.
Assim com o olhar atento de um grande violonista e especialista fisioterapeuta Marcos Kaiser, foi fundamental para esta atualização no modelo Flat.
Este novo shape, traz proposta para nova estética, novos ajustes precisos, desenho mais funcional, possibilitando melhor desempenho em violões com cutway e acessar as áreas mais agudas do instrumento sem restrição do braço do violonista, de quebra possibilita guardar junto ao instrumento dentro do case.
Importante salientar as dificuldades na busca de produtos e opções brasileiros, atuamos em trabalhos conjunto com professores e musicistas na busca de cada vez mais opções, haja visto que, a discussão ainda que permeia ao uso do apoio para um público com gosto e costumes, existe também uma busca a atender necessidades das mais diversas, como por exemplo alunos e crianças a partir de 3 anos de idade, há uma crescente procura pelo estudo do violão já nesta fase, ainda alunos e usuários que possuem alguma limitação ou deficiência.
O mais importante é a música a satisfação e se sentir bem, o que fazemos é contribuir de alguma forma para a busca destes desafios.
Agradeço de coração a Marcos Kaiser!
Atenciosamente
Tiago
Grato! Gostei de conhecer os apoios ergonômicos, e as informações a respeito, o quanto contribui para uma postura equilibrada e estável.
Video bastante esclarecedor e útil. A postura com o violão é muito importante.
Opa!! Quero ver sobre as duas porque uso ambas haha
da hora o vídeo marcos! muito esclarecedor!! abração!!!!!
Para mim o Marcos Kaiser é o rei o poder do violão. Seu trabalho é exatamente maravilhoso e magnífico e fenomenal. Adoro seus vídeos Marcos,sou estudante iniciante de violão,adoro seus vídeos.
Marcos sou seu seguidor gosto de tocar deitado pois tenho problema de femor e bacia nao sou misico proficional o o m dis obrigado
Importantes informações. Como sempre, você desenvolve um belo trabalho didático. Parabéns Marcos
Novamente uma honra receber um comentário seu! Mestre dos mestres
Eu uso uma almofada ergométrica. Melhorei totalmente minha técnica, tanto na postura clássica como a popular.
Olá Leo, não conheço essa almofada. Como é?
@@MrMarcosKaiserGuitar vou te passar o link pra vc ver o modelo. Consegui comprar por 70 reais.
m.pt.aliexpress.com/item/4000129682480.html?pid=808_0006_0109&spm=a2g0n.search-amp.list.4000129682480&aff_trace_key=bc8db5e4384440d5b58d7f1955fe0007-1582521817240-04824-UneMJZVf&aff_platform=msite&m_page_id=4931amp-a_u_9Zkqq80rWGBed5YvyA1582522015790&browser_id=2afc9cd9f13f4eefbb2b9b7280471978&is_c=N
Conheço o trabalho do Marcos Kaiser há 3 anos, e só ouvi falar agora que ele é fisioterapeuta ahhaha que demais
Mto interessante esses apoios para o violão
Esse vídeo é fantástico Marcos, da pra ter uma boa ideia sobre as posturas, principalmente essa última aí que é muito interessante, até pra guitarristas.
Obrigado Luan!
Gostei dessa ideia do apoio
Fiz um apoio desse último aí de acrílico graças a esse vídeo bem simples e fácil de fazer, gaste 6,25 🤗 👍
Molto interessante e di grande utilità anche per me che sono solo un 'violonista' dilettante. Obrigado
Tenho assistido alguns vídeos seus, todos maravilhosos, e vc é fisioterapeuta, então vou passar o meu problema para se possível me orientar, já agradeço de antemão! Eu trabalhei muitos anos como datilógrafo (sou das antigas!), e mais tarde com computadores, então tocava até com certa facilidade pedaços de peças bem simples eruditas, mas guardei o violão por muitos anos (erro grave!), me aposentei e voltei a estudar música, mas engordei muito, problemas na coluna, e o meu dedo médio da mão esquerda está inchado, dolorido, curvo, em gatilho, e fazer uma simples pestana colocando este dedo na primeira corda agora se tornou impossível, procurei um bom ortopedista, pediu raio x das mãos, levei o resultado e ele me disse que não é nada, acredite!!!
Obrigado Marcos, me ajudou muito.
Ótima informação, obrigado!
O Thiago Pompeo, desse modelo flat (o grande) no Brasil é o único que fabrica. Outros modelos, esses que encaixam na lateral do instrumento, existem vários fabricantes aqui no Brasil que fazem. Estrangeiros, e lá fora existem muitos (tanto do modelo flat como esses que ficam na lateral do violão), igual a esse modelo flat do Thiago, a marca mais famosa é o GuitarLift (uma marca alemã) que é idêntico a esse do Thiago Pompeo só que com uma diferença básica: o preço do nacional é muito mais barato que o estrangeiro e oferece a mesma coisa.
Comprei um apoio Pompeo semana passada. O meu é esse pequeno, não o flat, que gruda na lateral do violão. Mesmo meu violão sendo de verniz fosco (colei dois pedacinhos de papel contact para grudar as ventosas) o apoio não sai fácil não! Recebi ele segunda feira agora. Então, estou usando a uma semana. Achei ótimo! Muito bom! Tem uma possibilidade boa de ajustes e, embora eu fosse adaptado a tocar com o apoio na perna esquerda, tocar com os dois pés no chão por um longo tempo é mais confortável. Sem dúvidas. Estou gostando bastante do apoio. Já estou pensando em comprar o apoio flat essa semana, ai ficaria com os dois modelos.
Marcos, apenas uma dica. Evite tirar as ventosas sem ser pela "peguinha" que elas tem. Isso ajuda na durabilidade. Caso você bata a unha ou rasgue um pedacinho, mesmo sem querer, isso pode atrapalhar na sucção. Já vi gente estragando ventosa tirando do mesmo jeito que você fez no vídeo. E não é pela má qualidade delas, ao contrário, porque são de boa qualidade as que vem. É porque quando elas estão presas a pressão/força usada para tirar pode, sem querer, acabar danificando.
Valeu Inseto, eu no dia a dia quase não tiro as ventosas e faço da forma que me disse. Talvez no vídeo com pressa eu fiz errado hahaha
Olá Isento,
Muito boa suas observações, de fato a ideia de trabalhar neste produto se iniciou pela dificuldade de adquirir produtos estrangeiros, por um motivo ou outro.
Atualmente nossos modelos foram customizados através dos usuários e avaliações, alguns sobre críticas a modelos estrangeiros, desta forma é que os nossos foram tomando forma e adequação para os usuários.
Este novo shape do modelo Flat é justamente isso, um trabalho conjunto com nada menos que Marcos Kaiser.
O modelo mais procurado, ainda é o que você possuí, está espalhado por todo o país e alguns outros países.
O novo Flat traz uma proposta diferente de aplicação e possibilitará ajustes mais precisos e adaptação em outros instrumentos, assim como a possibilidade de guardar junto ao instrumento dentro do case.
E sobre as ventosas, gostaria de acrescentar que é possível restaurá-las, aplicando calor sobre as mesmas (separadas do apoio) e limpeza periódica.
Um abraço
Tiago
Grato, professor Marcos Kaiser, pelas excelentes dicas. Sou músico iniciante no violão, embora seja cantor a algum tempo. Descobri, intuitivamente, uma postura semelhante a última apresentada nesse vídeo, pois tenho estatura alta. Considerando que uso o violão precipuamente como acompanhamento da minha voz, descobri que a postura "popular" é totalmente inadequado para a voz, pois me deixa encurvado, a voz não sai corretamente. Hoje utilizo o violão apoiado nas minhas duas coxas, mantendo uma postura ereta e simétrica. Grato.
Me chamo Sâmeque, Parabéns pelo Trabalho 👏👏👏👏 Dicas valiosas a todos violonistas do mundo, Sucesso Marcos Abraços
Eu achei super interessante o apoio, mas já entrei em contato com esse fabricante a meses e se quer tive resposta.
Então vou esperar o mercado para tal ferramenta crescer e tentar obter de outra marca.
Obrigado pelo excelente trabalho prestado e pelas explicações do vídeo Marcos Kaiser.
Vídeo bem legal! Essa placa que vai atrás é usada por músicos do mundo inteiro, um exemplo é a Stephanie Jones. Como fui para os estudos mais "formais" da música clássica uso o banquinho, porém futuramente penso em mudar para os apoios do Pompeu, pois testei e vi que são excelentes para o conforto. E sempre bom testar as possibilidades!
Excelente vídeo!
Muito boa explicação.
Ótimo vídeo. Sempre usei o suporte para o pé esquerdo. Em 2014 tive um acidente e o platô tibial do joelho esquerdo arrasado. Tenho amplitude de movimento do joelho esquerdo limitada. Um ano atrás descobri o primeiro suporte do Pompeo que é mostrado no vídeo. É outra vida. Além da ótima qualidade do produto, que inclusive vem com ventosas extras, o Pompeo tem vídeos que ensinam a usá-lo e a mantê-lo. Nota 10. Parabéns pelo vídeo!
Maravilha Renato! legal saber disso!
Legal Renato, vcs podem deixar aqui o canal do Pompeo?
Obrigado pelo vídeo! Mas coloca a imagem se como ficou o último suporte na parte de trás do violao. Blz? Abraços
Bom dia Marcos! Mais umas dicas bacanas que nos dá! Valeu mesmo! Informações importantes para qualquer músico! Deus o abençoe, varão com sucesso!
Vídeo maravilhoso, meus parabéns pelo conteúdo, Marcos!
Excelente vídeo. Super bem explicado e abordando um assunto que considero de extrema importância para todos os violonistas em qualquer nível. Toco há vários anos com as pernas cruzadas ou com o violão na perna direita. Após assistir esse vídeo, resolvi experimentar esse apoio...e adorei! Excelente para estudar de forma relaxada! Muito obrigado pela dica! Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Parabéns marcos vc esta fazendo um trabalho incrível no brasil ....
O violonista francês Raphael Feuillatre, excelente aliás (tem vários vídeo no TH-cam) usa uma posição diferente, ele ergue mais o violão, o braço do instrumento, que fica a praticamente a 70-75° do corpo sem usar um apoio no chão pro pé esquerdo e, pelo observei, sem usar apoios ergonômicos de perna. Ele encaixa o violão mais embaixo na perda esquerda apoiando nela. Reparei que ele usa um tipo de tecido mais saliente e áspero na perna esquerda que imagino sirva pro violão não escorregar.
Ótimo vídeo, parabéns. Muito útil.
Valeu Thiago
Vídeo simplesmente magnífico!! Parabéns e mais que tudo obrigado!
Valeu!
Eu iria pensar qualquer trabalho,menos fisioterapeuta kkkkkk
Me surpriendi
Gostaria de saber da cadeira... Qual a mais adequada.
Quanta aprendizagem! Obrigada.Adorei Rita
Gostaria de algumas dicas de posturas para pessoas mais altas;
Dicas muito úteis
Muito bom 👏👏👏
Valeu mestre
Muito bom essas dicas, obrigado
Excelente
Excelente vídeo!
Eu queria um desses apoios ergonômicos, porque com a minha perna esquerda elevada, depois de algum tempo minha perna fica doendo, e se apoiar na perna direita, minha mão dói. Kkkkkk... sacanagem. Já pensei em comprar um desses, aí, desde a primeira vez que vi. Massa, o vídeo. Valeu!
Vlw pela dica
Olá Marcos Kaiser primeiramente quero dizer que sou seu fã admirador do seu trabalho violonista da sua técnica e quero fazer algumas perguntas tocar com Correia você acha correto ou não você pode parecer pra mim por favor e como adquirir esse equipamento aí Pompeu
Algum Luthier pode nos dizer se essas ventosas, estragam o verniz do violão?
Boa grande Kaiser
Onde encobtro esse apoio p colocar nas costas do violao...???
Marcos, show o seu canal!! Acompanho e gosto muito. Arranjos lindos, principalmente o de bachianinha, do meu saudoso professor Paulinho Nogueira. Gostaria de sugerir um tema: encordoamentos, a começar pelo os que você utiliza no seu violão. Grande abraço!
Faz um vídeo sobre (LER) nos dedos
Olá Daniel, já tenho alguns vídeos sobre isso
E tocar com correia?
Muito legal esse vídeo Kaiser! Você já viu as correias com ventosas da Mundo Music Gear (da Inglaterra)? O Chico Saraiva tá usando, muito interessante também! Grande abraço
Olá Marcos! Obrigado pelas dicas. Uma coisa que nunca consegui encontrar foi qual é a altura adequada do assento. Eu sou meio alto e sempre fico achando que toda cadeira ou banco sempre está baixa demais. Se eu descobrisse uma altura ideal de assento em relação à altura da pessoa, poderia construir um banco.
Faça um banco com 50centímetros de altura do assento até o chão e diminua aos poucos até q encontre a altura adequada
Sim, você precisa personalizar a forma que você senta. Vale a pena você fazer alguns testes. Tem pessoas que mesmo sendo da mesma estatura podem preferir mais alto ou mais baixo. De modo geral eu recomendo algo que deixe seus joelhos a 90 graus para começar. Aí você vai ajustando
@@MrMarcosKaiserGuitar Muito obrigado!
Muito bom.
esses apoios são perfeitos!! Qual o modelo do violão??
Olá, é um violão Rozini Concertista
@@MrMarcosKaiserGuitar Muito obrigado, Marcos!
Depois que troquei meu violão de um estudante para um tagima com largura de 11 cm tenho muita dor no ombro por causa da abertura, não consigo achar a postura melhor, toco um hino na marra.
Poderia me indicar uma postura melhor?
Desde já agradeço a atenção.
Deus abençoe!🙏
Mestre.
Obrigado!
O Marcos Kaiser vc gosta da brahma haha brincadeiras a parte os videos sempre bons como sempre
Marcos, parabéns vídeo show de bola!
Uma dúvida há exercícios e formas de conseguir se adaptar a postura flamenca ?
Eu tenho extrema dificuldade de ficar com as pernas cruzadas nessa postura por muito tempo, mas vejo violonistas ( acima do peso tbm ) que conseguem
há algum caminho ? pois acho a postura flamenca a mais charmosa do violão
Olá Marcos, obrigada pelo vídeo!
Gostaria que vc falasse um pouco da relação com a altura da cadeira.
Eu sempre toquei com apoio de pé e há um tempo tento mudar pro ergonômico (justamente pelas dores nas costas), porém não sinto firmeza, tenho a impressão que o violão vai cair (e ele de fato escorrega) pra frente.. percebi que, por eu não ser alta, minha perna fica inclinada (joelho mais baixo)... acredito ser este o motivo.. o problema é q eu não posso levar uma cadeira pra cada lugar que vou tocar... o q fazer???
Tenho uma amiga, mais baixa que eu, que usa os dois apoios (de pé e ergonômico) combinados...
Olá Carolina, primeiramente acho importante você procurar um professor que possa dar o feedback adequado sobre sua técnica, uma vez que podem haver vícios que você sozinha não consegue perceber.
Outra coisa é entendermos que as pessoas possuem proporções corporais diferentes e o que resolve o meu problema pode não funcionar para você. Por isso você vai ver relatos diferentes entre os colegas.
Se você usar o apoio ergonomico corretamente ela fica sim equilibrado. Tanto quando na postura erudita.
Outro problema pode ser suas outras atividades no dia a dia. Você pode ter uma técnica perfeita, mas sua rotina causa dores. Posição de dormir, trabalhar, dirigir o carro e etc...
Além disso é bom praticar exercícios físicos. Bom, é dificil tentar ajudar sem avaliar corretamente cada detalhe, mas boa sorte.
;)
Obrigada pela atenção!
Muito bom!!!
E a correia?
Obrigado pelas dicas professor @marcoskaiser
Excelente, bom saber sobre essa empresa, eu tava louco procurando pra comprar, esse apoio que coloca atrás me parece bem mais versátil, já vi alguns violonistas usando. A posição sugerida por vc também me pareceu bem confortável, eu particularmente não me sinto muito confortável na posição clássica. Valeu pelas dicas!
Tenho tido muito problema no ombro direito, toco na postura popular, instrumento folk, preciso dessa postura pois eu toco bateria com o pé e a postura clássica me atrapalharia tanto nos movimentos com os pés quanto pelo tamanho do violão folk, teria alguma dica para melhorar essas dores no antebraço e ombro?
Alguma dica pra mim q tenho escoliose, hiperlordose e cifose? N consigo achar postura q não doa a coluna e eu ja tava com uma boa evolução aprendendo sozinho mais esse problema atrasa meu desenvolvimento e incomoda .
Que aulão!!!
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Obrigado Andre!
Esses apoios servem para Guitarra?
E se virar o apoio pro outro lado? Tipo em vez do pé ficar pra cima fica pra baixo
Amigo Kaiser
Me consegue o contato do vendedor do apoio ergonômico para violão(aquele de silicone).
Abraço
Paulo Ricardo Parodi
Marcos é o violão de braço mais fino, ele ficaria fora da normalidade do clássico na sua opinião, Ex: em algumas formas de estilos tipo Fingerstayle, Fingerpiking etc...
Marcos fala das limitaçoes das pessoas gordas em ambas as posturas!
Que louco esse apoio novo do Pompeo, um dia eu ainda testo! Acho que não tem como definir uma postura absoluta, até porque, além das particularidades físicas de cada um, cada estilo vai exigir algo diferente do músico. Depende muito do tipo de som que você quer tirar. Eu costumo me guiar muito pela música, então, sempre tô variando de posição.
Legal Heitor, eu também as vezes faço isso. Gosto de tocar clássicos na postura erudita
Olá Heitor Almeida,
Bacana amigo, será um prazer poder lhe enviar uma peça. Concordo com suas colocações, a idéia do suporte ergonômico é justamente isso, uma alternativa e auxiliar a novos ajustes de posturas, para cada situação. O objetivo é reduzir tensão, esforço extra, auxiliar na correção de posturas sempre buscando conforto e liberdade ao tocar seu instrumento.
Atenciosamente
Não sei se é certo, mas quando estudo, eu uso todas as posturas possíveis, deitado, invergado, do avesso hahahah... me incomoda muito ter de ficar na mesma postura por horas, troco de perna a todo momento
Eu toquei por anos apoiando na minha perna direita. Mas sentia uma limitação ao tocar algumas notas de acordes que exigem dedos muito abertos. Instintivamente fui colocando na perna esquerda igual aos do músicos eruditas e achei muito melhor pra tocar. Hoje já fazem alguns anos que só toco na postura erudita e não volto mais pra outra postura. Kkk.
Olá Marcos, parabéns pelo vídeo!!!! Gostaria de perguntar sobre as ventosas! Elas podem, com o tempo, estragar o verniz (fosco ou brilhante) do violão? Essa é a a dúvida que me separa deste apoio ergométrico!!!! Pois se houver essa possibilidade, penso na almofada ergométrica!!!! Grato!!!!
Estragaram completamente o verniz do meu violão , de luthier ( Vicente Tatay, espanhol ) , uma jóia que tem 55 anos
As ventosas não perdem a aderência ao violão com o tempo? Grato pelo vídeo, eu nunca achei muito confortável em usar aquele suporte pro pé esquerdo no chão, acho meio cansativo depois de um tempo. Esses suportes de perna parecem ser uma boa possibilidade.
O APOIO COM VENTOSAS PODE SER COM QUALQUER CORPO DE VIOLAO ? EU TENHO UM ELETRICO
Como assim ele é fisioterapeuta kkkkkk
Kkkkkk... quando eu descobri eu entendi porque ele tinha tanta propriedade.
Ele TB exerce essa profissão , ele TB é fisioterapeuta !
Kkkkk
Mais ou menos isso, quem estuda violão clássico, sabe o que ele está falando.
Marcos Kaiser a postura erudita e confortável para qualquer estilo que eu for tocar ??
Sim, é
Boa tarde. Marcos, você tem algum código promocional para a compra do apoio pompeo? Obrigado.
Sim, alunos do Kaiserplay possuem ;)
@@MrMarcosKaiserGuitar Você irá fazer alguma promoção na BLACK FRIDAY?
@@user-li8kg5vd2q Obrigado pelo interesse no curso! Provavelmente não pois considero injustiça com os outros alunos que compram o curso fora da "promoção". Além disso o plano anual já custa R$1,09 por dia, é uma eterna "Black Friday". Você não vai encontrar um curso tão completo, com garantia e suporte do professor por um valor tão baixo. Faça um teste, se desistir será reembolsado ;)
Esse apoio de acrílico não tem no site.
Vou falar com o Pompeo sobre isso. Mande um email pra ele
Olá Guia CG,
Este modelo em específico é uma atualização do modelo Flat, este novo shape, já estou preparando a produção dos mesmos e disponibilizarei. A primeira versão é a que está no site e mercado livre.
Atenciosamente
Eu sinto muita dores nas costas ao tocar, estudar,tenho problema lombar, posso continuar estudando assim mesmo?
Qual o violão que vc usa?
Can you do the clone march theme?!?!?!?
Cara, no meu caso, eu já toco há anos e mesmo assim; minha mão esquerda continua doendo muito. Você teria alguma dica para melhorar isso?
Live Life isso pode ter como causa o excesso de força, quando vc eleva a altura do violão, como falado no vídeo ambas as posturas, você pode aproveitar o peso da sua mão pra te ajudar a realizar as técnicas(principalmente a pestana) sem fazer muita força com o polegar. Procure observar se você tensiona o ombro esquerdo na hora de tocar também, isso pode reduzir a mobilidade da sua mão, procura sempre observar os pontos de tensões tocando bem devagar, beleza??
Tem um vídeo do Jack Sanders sobre a postura de mão esquerda com a nomenclatura de "Left Hand Technique" que me ajudou muito a diminuir a lesão no punho.
Não sou o Marcos. Porém, dores no violão, na quase totalidade dos casos, são causadas por dois motivos, e eles podem ocorrer ao mesmo tempo ou não. São eles: 1) Postura inadequada. Sejam os ombros, mão direita, mão esquerda, altura inadequada da cadeira/banco que você utiliza etc.; 2) Técnica mal desenvolvida. O que reflete no jeito de tocar, porque muitas vezes você faz o movimento errado, usa força excessiva etc. E, talvez, dependendo do caso, uma terceira. Que pode ser instrumento inadequado para você. Digo, pode ser instrumento desregulado, com as cordas muito altas, braço empanado etc. Eu recomendaria procurar um professor de violão e um médico. Lembre-se, tocar sentindo dores NÃO é normal. NUNCA é normal.
Olá, todas as dicas dos colegas acima são boas. De modo geral complemento dizendo para procurar um professor que possa dar o feedback adequado sobre sua técnica, uma vez que podem haver vícios que mesmo eu e os colegas te orientando você não consegue perceber. Além disso procure praticar exercícios e ter uma vida saudável.
Muito obrigado galera, eu já toco faz uns 10 anos e depois de tanto tempo pensei que fosse normal sentir essas dores, elas acontecem geralmente com excesso de força como o amigo ai cima mencionou. Não tenho problemas com pestanas no geral; mas quando começo a tocar por mais de umas 2 horas; dai começa a doer muito e tenho que fazer muita força pro som sair legal. Vou dar uma olhada nesse video do Jack sanders e também colocar em prática o que vcs mencionaram. Vlw msm.
Amigão, tenho muita cãibra na mão esquerda, especificamente no dedão, principalmente em louvores onde uso muito pestana e troca rápida de nota, sofro muito com isso!
Como resolver? Vc pode fazer um vídeo sobre, talvez outras pessoas estejam com o mesmo problema?!
Começei a estuda agora,tenho fibromialgia ,vc acha que consigo toca,nao vai causar mais dores ?o que pode me aconselha,pq nao quero começa agora e ter que para.
Como tocar sem o bursite incomodar?
Será que existe algum violão no qual a parte de baixo dele seja maior (mais alta), e consequentemente dispense o uso do apoio do pé ou do acessório embaixo?
Nunca vi
Eu tenho sentido dores nas costas utilizando a postura erudita...
Eu estudo a 5 anos no estilo erudita, pois o estilo popular me dava desconforto
Massa!
Marcos eu vejo muitos violonistas clássicos tocando com apoios ergonômicos e o que noto é que eles torcem a coluna.... v já observou isso ? Eu gosto de variar... mas não experimentei ainda esse do Pompeo
Yamandú Costa não obedece a esta postura.
Mas a postura correta é a postura erudita.
Deixando o braço livre pra tocar a escala e não ficando corcunda, qualquer posição é valida
Yamandu no decorrer da música vai mudando as posturas tudo kkkkkkk
Quanta bobagem cara.
4 ventosas no tampo não abafam o som?
Hello Marcos Kaiser can you make a tutorial of song Eye of the tiger ? 😀