Emocionante. A emigração japonesa enriqueceu muito o país culturalmente. Entre todos os povos que migraram para o Brasil através dos tempos, a emigração Japonesa, bem como a alemã, a polonesa, e a colonização de alguns paises arabes, foram sem sombra de dúvidas uma das mais importantes, e que de fato transformaram para melhor a nossa nação brasileira.
Minha terra natal Registro.convivi tudo isso hoje tenho meus 60 anos sai no mundo aos 13 anos prazer muito grande é ver o Dr.Hideo cassino médico dentista q conheci não só ele como o pai Sr.nassuno e família atualmente moro Manaus minha terra de coração.obrigado feliz de visualizar esse vídeo é ver as paisagens onde eu brincava.a beneficiadora de arroz o cais a borla do rio e o mercado Municipal.obrigado.
Belíssimo documentário. Os japoneses são pessoas maravilhosas, trabalharam muito e aproveitaram com sucesso as oportunidades que apareceram. É impossível conceber a nosso Brasil sem a contribuição dos esforços desses guerreiros. Que Deus abençoe nossos irmãos japoneses
Eu sou dessa época de 1960 a 1970 minha infância morei em Lagoa nova e depois fui morar no bairro de manga larga e em 1970 fui morar São Paulo bairro da casa verde na zona norte .
Caramba moro tão longe de tudo o que vivi.Sou nascido em Sete Barras,criado em Registro,se não me engano Ideo Nasuno era dentista e Manoel Kenji Chikaoka empresário.Achei lindo este vídeo ,moro Em Porto Alegre,não esqueço minhas raízes adorava pescar no que chamávamos de cais e atentar o seu Shigueru dono do kkk que na época era engenho de arroz,que saudade da época em que se era feliz,amei esse vídeo.
Como registrense, tendo estudado Grupo Escolar Francisco Manuel e depois Instituto de Educação Dr. Fabio Barreto me orgulho dessa terra e de todos os nossos descendentes japoneses. Graças a isso, que hoje como Professor Titular da UFSCar, tendo feito doutorado nos Estados Unidos, e atualmente como professor e pesquisador na cidade de São Carlos, conhecido como uma cidade de maior nível cientifico do mundo. .(1 doutor a cada 100 habitantes) e devo dizer que estou onde estou por ter tido a boa educação e orgulho de ser registrense
Lembro me que o mru patrão, sr. Kazuo , me contava que aprendeu ler , nos produtos do armazem, decorando : CAIXA DE FÓSFORO,ÓLEO SALADA, e contava que ele pedia salada , ao invés de óleo . Saudade desse tempo de um patrão mestre que me ensinou muito.
Me emocionei ...pois me recordei dos momentos que eu tive o privilégio de passar com o meu avô materno, que contava detalhes de difícil experiência da imigração ( os meus avós paternos faleceram quando meu pai e tios ainda eram crianças) . Este vídeo foi muito bem elaborado e os depoimentos são um registro importante da história de nossos antepassados, os ensinamentos, a cultura e a luta, no Brasil que nossos avós passaram a amar como se fosse o país em que eles nasceram e tentaram dar o melhor de cada um para o desenvolvimento da terra, agricultura, negócios, estudos e educação das gerações que estariam por vir. Parabéns pela produção e pela postagem. Obrigada
História muito importante a da colônia japonesa no Brasil. Ótimo documentário. Agradeço a todos que se sacrificaram e lutaram para se estabelecerem em uma terra tão diferente como é o Brasil.
Parabéns e muito obrigafa por este maravilhoso e precioso video, que conta de maneira espetacular esta história de luta. Minha família Ise chegou em Santos em 17/03/1938 no navio Rio de Janeiro Maru e foi trabalhar em Iracema.🙏
Legal o meu navio antepenúltimo dos imigrantes japonês ( titiyalenka go ) ( chichalenka go ) 1960 . Portou em Santos 10/10/1960 após 3 meses passando pelo alto mar a fora .
Morei 21 anos em São Paulo. Sou do interior de minas gerais e sempre ia no bairro da Liberdade na exposição de orquidias e na feira. Conheci lá vários tipos de verduras, frutas e legumes. Adoro e respeito muito a cultura japonesa embora eles sejam muito fechado e de pouco diálogo.
Amo!!! Histórias lindas! Jipuvura faz parte da história da minha família, não somos de descendência japonesa mas meu avô BENEDITO RIBEIRO era como se fosse um administrador de quarteirão em Jipuvura, ele que ajudava os japoneses a resolverem vários assuntos, pois quando chegavam não sabiam o idioma e tudo era muito difícil. Meu avô mesmo não sabendo falar japonês ajudava como podia. Minha mãe MARIA RIBEIRO conhecida como MARICA no Jipuvura nasceu lá em 1941. Muito orgulho do meu avô BENEDITO RIBEIRO minha avó ISAURA RIBEIRO e minha mãe MARIA RIBEIRO " MARICA". Quem viveu lá nessa época conheceu meus avós, minha mãe e minha tia Margarida. Se alguém souber alguma coisa sobre meu avô eu gostaria de saber mais sobre ele.
Isso dá um enorme orgulho de ser Registrense, bravos agricultores sob o sol e a umidade, que são amazónicas, construirão uma cidade neste rincão esquecido do estado mais rico da federação. Parabéns!
A ESCOLA ONDE SOU DIRETORA, EE PROF PASCOAL GRECCO NO Bº TAQUARUÇÚ TINHA A MESMA ESTRUTURA DA 1ª ESCOLA, A DO CARAPIRANGA. APÓS A MUDANÇA PARA O XANGRILA A ESCOLA DO CARAPIRANGA FOI ABANDONADA E VEIO ABAIXO, E A SEGUNDA ESCOLA, A DO TAQUARUÇÚ, AINDA ESTÁ DE PÉ. SÓ DEUS SABE O QTO LUTEI PARA NÃO DEIXÁ-LA FECHAR. AQUELA IGREJA DO VIDEO FICA A 3 KM DA NOSSA ESCOLA E ESTA NA ROTA DO CHÁ, DE MONUMENTOS TOMBADOS PELO IPHAN. UM POUCO MAIS DE INFORMES E APRENDIZADO AOS JÓVENS...PURA CULTURA, PARABÉNS!
Sério ? Sônia você é diretora da escola ? Então me procure no livro o meu nome Chiemi Okuhara e tem as minhas irmãs que estou aí também . O Diretor na época era Antônio Fernandes e a professora a esposa dele Ociy
Sensacional, simplesmente lindo!!!! Eu sou fascinada pelo cultura japonesa, pela batalha desse povo, sua garra, sua luta constante. Fiquei maravilhada, sem palavras!!!!
PARABÉNS PELO VIDEO. A FAMILIA DA MINHA MÃE VEIO DE JIPOVURA, 1ª COLONIA JAPONESA DO BRASIL, MEU AVÔ MATERNO, JINROKU DINNOUTI FOI O PATRIARCA DE UMA DAS FAMILIAS QUE FORMARAM JIPOVURA, E SUA GRANDE PROPRIEDADE AINDA CONTINUA POR LA. MEU AVÔ SADAJI FUKUDA, PATRIARCA DE UMA DAS FAMILIAS MAIS NUMEROSAS VEIO PARA REGISTRO TRABALHAR COM O CHÁ. FOI HOMENAGEADO NA TV NHK DE TÓKIO, FOI UM DOS FUNDADORES DO NOVO TEMPLO BUDISTA HOMPA HONGUANJI E FOI SEU PRESIDENTE. ESTE VIDEO É UMA BELA HOMENAGEM!!!
acabei de encontrar esse vídeo 2020 ...ano em que estamos vivendo histórias de adequação e superação pessoal ...sou casado com um nissei e estamos quase fazendo o caminho inverso ...amei o vídeo pois sou fã do Vale Do Ribeira e da cultura oriental ...どもありがとうございました
Olá da Paz . Em 1960 o meu navio antepenúltimo dos imigrantes japoneses portou no Porto de Santos eu com 5 para 6 anos daí nos passamos uns dias num alojamento e daí fomos todos distribuídos em grupos de parentes e embarcamos em um trem até o juquia e da estação de Juquia em muitos caminhões seguimos para cidade de registro , onde uns parentes que tinha ido antes nos aguardava e daí fomos de Lanchas navios a Rio a baixo sentido Iguape . Minha família e outras demais descemos em Bairro de Lagoa nova plantação de bananas. Lembro de tudo como se fosse hoje . Sei que meus pais tios sofreram que só de palavras e difícil decifrar. Mas, este documentário me trouxe saudades e muitas , muitas lembranças. Agradeço toda equipe dos repórteres , organizadores etc etc lindo trabalho . Minha vida da para escrever um livro . Hoje me encontro de volta ao passado na minha terra natal . Em primeiro lugar agradeço meus antepassados e toda colônia japonesa . Era um lavar a mão do outro . Éramos todos irmãos num barco furado com muitos sonhos . Mas graças ao bom Deus todos , todos se sucederam da melhor forma . Otsuksrema deshita povo japonês .
E a realidade muitos filhos netos desses japoneses hoje estão se imigrando reverso para o Japão . Mas não se compara com oque os japoneses passaram no início a vida no Brasil . Mas vamos seguindo ( atualizações) modernas . Escola da vida.
Parabéns aos Japoneses, gostei muito deste documentário pois sei um pouco desta história porque minha mãe nasceu em 7 barras, frequentei muito e continuo frequentando até hoje, pois o Brasil tem que agradecer muito estes imigrantes japonêses.
Muito interessante meus avós também imigraram pra essa região, houve muita adversidades e tragédias na história da familia, mas também muitas graças como é transmitido no documentário.
Saludos a la comunidad Nippobrasileira en su aniversario de la llegada de los primeros inmigrantes a Brasil. Soy un Nikkei peruano de la segunda generación.
Quantas coisas a imigração japonesa introduziu no Brasil, quantos caminhos, quantas rotas desbravadas!!!! Os primeiros imigrantes japoneses suportaram tantas coisas, passaram por tantas situações!!!! Em suma: o Brasil deve muito a imigração japonesa e aos outros tantos que acreditaram no potencial deste país!!!!
Sou da terceira geração de japoneses! Fui decassegui na década de 90 e tenho muito orgulho disso. Parabéns a todos os descendentes desse povo guerreiro...
Linda história. sou de Registro-SP, mas estou morando em Minas Gerais. Vou apresentar na faculdade sobre "Miscigenação, e vou falar um pouco sobre a colônia Japonesa de Registro. obrigada pelo vídeo. Ajudou muito.
Obrigado a comunidade japonesa que vieram para o Brasil e instalou sua maravilhosa cultura ,estivemos vivendo no Japão por 30 anos ,só tenho gratidão aquele povo . Infelizmente não posso dizer o mesmo ,de alguns brasileiros que cruzaram nos caminhos nas terras nipônica .
Bacana esse simples documentário. Nascido e criado no Vale do Ribeira( Juquiá) Na escola onde estudei tinha muitos filhos de imigrantes japoneses.Na minha certidão de nascimento tinha uma testemunha chamado Torú Akamine,eu o conheci já bem idoso, com certeza nasceu no Japão. Meu pai começou a trabalhar com japonêses quando chegou de Jacupiranga pra Juquiá e depois com um tal sr Raniew Tenguan começou de trabalhador braçal, depois empreiteiro até( com a ajuda do sr Tenguan) a comprar o sitio. Então minha história de vida sempre teve esse povo envolvido Gostaria de ver mais documentários legais como esse
Mas os japoneses sempre foram racistas mesmo, lembro de quando criança na minha cidade em Juquiá tinha um japonês que queria casar com minha irmã, mas os pais deles não aceitaram porque os japoneses não eram pra se misturar com os brasileiros, e tem muito mais, mas aí a resposta fica muito longa
Obrigado pelo vídeo,, nos relembrando à historia da imigração japonesa,, sou de Registro, e todo o custume japonês carrego comigo,, moro em São Bernardo do Campo, e aqui tb tem muitos japoneses. Obrigado Manoel Chikaoca, e outros.
Boa Noite Eco falante Sou Nissei 79.anos Nasci em Cedro perto de juquia estudei No Grupo Esclolar de Cedro na epoca acabei Quarto ano em1955=com11.anos mudamos Para Santos .Meu pai tinha sitio de banana saudades Hoje moro Em S J Rio Preto Sp abraços a todos pessoal Litoral Paulita ❤❤❤❤❤❤
Parabéns! Uma excelente produção! Mas senti falta de um detalhe relevante: apesar de terem mostrado a Igreja Anglicana de Todos os Santos em Manga Larga (Seikokai), faltou o comentário acerca desse templo que é o primeiro templo religioso construído por (e para) japoneses no Brasil. Hoje patrimônio Histórico Nacional.
Olá sou de manga larga e estudei em Taquarussu frequentei muito esse templo ( igreja) morei pertinho e nos arredores do templo ( dindya) ) morava a família Ikegami , Fukazawa , Nakazawa, e minha família Okuhara . E muitos outros era imensa a família colônia japonesa . Shimada, Fujisawa, Kaneko , Miyashita , Tezuka , Obinata, Nashiro , Hanaoka , Sumida . Pessoal veja quantas famílias japonesas e muitos outros. Saudades quem se lembrar de mim me escreva por favor . Quem foi aluno ( a) da Professora Ociy Carlis Campos Fernandes me escreva por favor . Grupo escolar professor Pascoal grecco . Em Taquarussu . 1968 a 1970 .
Meu pai e minha mãe passou a vida inteira trabalhando para os japoneses nas fazendas de chá eles amam os japoneses pela sua disciplina que não se via no Brasil,o costume suas cultura era diferente.
A minha familia Hiraide fez muito por Registro e Sete Barras é uma pena em nenhum momento do video não ser citada,,, Mas de resto estão de parabéns, cultura de emprendedores.
Triste história de imigrantes, que vieram em busca de riquezas;Mais foram explorados. Só com o tempo,sua luta e garra,conseguiram construir riquezas..aliás suas tradições,e conduta.
Pois é Querida o governo brasileiro toda vida iludiu alimentou o povo com sonhos , ilusões e promessas . E mudou algo ? Desde aquela época antiga? Não né? Assim terminamos nosso dever na terra .
Tudo isso em 1933 a Família TAJIRI de Kumamoto representada pelo meu avô e meu pai vivenciaram as jornadas como IMIGRANTES ! Eles foram para Tomé Açu no Pará... foram pioneiros com a primeira plantação da pimenta do reino... colocou o Brasil como primeiro maior produtor. do mundo nos anos 30! Bandai (VIVA) aos imigrantes japoneses e seus descendentes!!!
Interessante, acabei de ver e assistir e fiquei pensando, os japoneses se deram bem, lutaram muito e consquistaram seu espaço no Brasil, na década de 50 60 nem os brasileiros tinham como estudar, meus avós não conseguiram estudar, a maioria nem sonhava com à possiblidade de faculdade, pra vocês verem o quanto os japoneses deram a volta por cima... moro no Japão e a coisa é bem diferente, vai ano e passa ano e não muda! Os brasileiros continuam sendo “estrangeiros” não podem exercer área de estudo, não podem ser professores, não podem ser médicos, n podem ser advogados mesmo nascendo aqui e morrendo de estudar, NUNCA serão e terão os mesmos direitos ... pq no Japão os brasileiros não conseguem vencer assim? Isso me deixa muito triste e pensativa... temos avançado e conquistado aos pouquinhos um espacinho, porém estamos longe de ter a sorte que os japoneses tiveram no brasil
Cah, infelizmente, a realidade japonesa que os brasileiros nisseis vão encontrar no Japão é totalmente diferente daquele que os imigrantes japoneses encontraram aqui no Brasil. No Brasil, eles encontraram "terra bruta" tudo por desbravar e construir ao contrário do Japão em que os brasileiros vão encontrar um País altamente desenvolvido e altamente competitivo. Estudar na faculdade no Japão parece que é altamente competitivo, mesmo japoneses nascido aí, muitos não conseguem. Imagino que no Japão os brasileiros tenham outros tipos de dificuldades tão difíceis quanto os primeiros imigrantes japoneses aqui no Brasil. Como os imigrantes aqui conseguiram sobrepujar as adversidades, espero sinceramente que os imigrantes brasileiros aí no Japão também consigam. Apesar de que, a realidade dos decasseguis brasileiros aí também é diferente pois muitos vão para ganhar dinheiro e voltar para o Brasil. Muitos imigrantes japoneses também vieram com esta intenção, mas, antigamente, era muito difícil ir para o Japão. Parecia coisa de outro mundo. Agora, tudo parece mais perto. Ficou comum a ida e vinda do Japão. Cah, Boa Sorte! Ganbatte Kudasai.
olha os japoneses que exemplo ... " todos devem estudar " . esse vídeo tem que ser mostrado aos brasileiros que abandonam a escola . são descendentes de japoneses , mas eu os considero brasileiros .
Se vcs forem atualizar o calendário o vallle do ribeira não produz mais chá talvez exista um menoria, eles mudaram seu comportamento agrícola para extrair bananas.
Ótimo documentário, parabéns pelo trabalho de preservação da cultura japonesa no Brasil.
Emocionante. A emigração japonesa enriqueceu muito o país culturalmente. Entre todos os povos que migraram para o Brasil através dos tempos, a emigração Japonesa, bem como a alemã, a polonesa, e a colonização de alguns paises arabes, foram sem sombra de dúvidas uma das mais importantes, e que de fato transformaram para melhor a nossa nação brasileira.
Minha terra natal Registro.convivi tudo isso hoje tenho meus 60 anos sai no mundo aos 13 anos prazer muito grande é ver o Dr.Hideo cassino médico dentista q conheci não só ele como o pai Sr.nassuno e família atualmente moro Manaus minha terra de coração.obrigado feliz de visualizar esse vídeo é ver as paisagens onde eu brincava.a beneficiadora de arroz o cais a borla do rio e o mercado Municipal.obrigado.
Amei! Não sou japonesa nem tenho descendência ,mas como registrense me sinto parte dessa história da qual sinto muito orgulho !
Povo maravilhoso.... parabéns e vida longa e próspera para nossos irmãos....o Brasil não seria o mesmo sem a sua contribuição em todos os campos....
Belíssimo documentário. Os japoneses são pessoas maravilhosas, trabalharam muito e aproveitaram com sucesso as oportunidades que apareceram. É impossível conceber a nosso Brasil sem a contribuição dos esforços desses guerreiros. Que Deus abençoe nossos irmãos japoneses
O que mais senti falta nessa pandemia foi das festas, Tooro Nagashi, festa do Sushi. Uma cultura muito rica q só fez Registro crescer.
Parabéns!!! Exemplo de cultura.
Eu gosto dos japoneses, e sua cultura, gente de fibra e trabalhadores.
Minha Batiam paterna chegou em 1913, contava sempre sua história.Quantas saudades 😢❤
Eu sou dessa época de 1960 a 1970 minha infância morei em Lagoa nova e depois fui morar no bairro de manga larga e em 1970 fui morar São Paulo bairro da casa verde na zona norte .
Que linda história. Os japoneses são um povo admirável. Tem meu respeito ❤
Caramba moro tão longe de tudo o que vivi.Sou nascido em Sete Barras,criado em Registro,se não me engano Ideo Nasuno era dentista e Manoel Kenji Chikaoka empresário.Achei lindo este vídeo ,moro Em Porto Alegre,não esqueço minhas raízes adorava pescar no que chamávamos de cais e atentar o seu Shigueru dono do kkk que na época era engenho de arroz,que saudade da época em que se era feliz,amei esse vídeo.
Como registrense, tendo estudado Grupo Escolar Francisco Manuel e depois Instituto de Educação Dr. Fabio Barreto me orgulho dessa terra e de todos os nossos descendentes japoneses. Graças a isso, que hoje como Professor Titular da UFSCar, tendo feito doutorado nos Estados Unidos, e atualmente como professor e pesquisador na cidade de São Carlos, conhecido como uma cidade de maior nível cientifico do mundo. .(1 doutor a cada 100 habitantes) e devo dizer que estou onde estou por ter tido a boa educação e orgulho de ser registrense
Eu, tb estudei no Chico Mané... saudades.
Lembro me que o mru patrão, sr. Kazuo , me contava que aprendeu ler , nos produtos do armazem, decorando : CAIXA DE FÓSFORO,ÓLEO SALADA, e contava que ele pedia salada , ao invés de óleo . Saudade desse tempo de um patrão mestre que me ensinou muito.
Parabéns belas histórias nosso vale do Ribeira
Me emocionei ...pois me recordei dos momentos que eu tive o privilégio de passar com o meu avô materno, que contava detalhes de difícil experiência da imigração ( os meus avós paternos faleceram quando meu pai e tios ainda eram crianças) . Este vídeo foi muito bem elaborado e os depoimentos são um registro importante da história de nossos antepassados, os ensinamentos, a cultura e a luta, no Brasil que nossos avós passaram a amar como se fosse o país em que eles nasceram e tentaram dar o melhor de cada um para o desenvolvimento da terra, agricultura, negócios, estudos e educação das gerações que estariam por vir. Parabéns pela produção e pela postagem. Obrigada
:)
que povo maravilhoso o povo Japonês, amo.
Eu sou fascinado pela cultura japonesa
tmb
Me emocionei muito.
Por lembrar dos meus pais.
Como deve ter sido a vida pra eles.
Gratidão eternas
Prá os meus grandes amores.
Família.
🙏👏🙏👏
Uma maravilhosa história de respeito com a imigração Japonesa no Brasil Parabéns a este povo 👏👏🇧🇷🇯🇵
História muito importante a da colônia japonesa no Brasil. Ótimo documentário.
Agradeço a todos que se sacrificaram e lutaram para se estabelecerem em uma terra tão diferente como é o Brasil.
cultura amo sua voz...
simplesmente amo o japao..sua lingua e tao bela..e dificil de apreeender..mas e tao linda..ne saionra..arrigato
Todos os imigrantes ajudaram São Paulo e o Brasil,obrigada!!
Parabéns e muito obrigafa por este maravilhoso e precioso video, que conta de maneira espetacular esta história de luta. Minha família Ise chegou em Santos em 17/03/1938 no navio Rio de Janeiro Maru e foi trabalhar em Iracema.🙏
🙏🤝💝
Legal o meu navio antepenúltimo dos imigrantes japonês ( titiyalenka go ) ( chichalenka go ) 1960 . Portou em Santos 10/10/1960 após 3 meses passando pelo alto mar a fora .
É preciso valorizar essa gente reconhecer seus valores ,parabens ao povo Japonês guerreiros por natureza.
Morei 21 anos em São Paulo. Sou do interior de minas gerais e sempre ia no bairro da Liberdade na exposição de orquidias e na feira. Conheci lá vários tipos de verduras, frutas e legumes. Adoro e respeito muito a cultura japonesa embora eles sejam muito fechado e de pouco diálogo.
Amo!!! Histórias lindas!
Jipuvura faz parte da história da minha família, não somos de descendência japonesa mas meu avô BENEDITO RIBEIRO era como se fosse um administrador de quarteirão em Jipuvura, ele que ajudava os japoneses a resolverem vários assuntos, pois quando chegavam não sabiam o idioma e tudo era muito difícil. Meu avô mesmo não sabendo falar japonês ajudava como podia.
Minha mãe MARIA RIBEIRO conhecida como MARICA no Jipuvura nasceu lá em 1941.
Muito orgulho do meu avô BENEDITO RIBEIRO minha avó ISAURA RIBEIRO e minha mãe MARIA RIBEIRO " MARICA".
Quem viveu lá nessa época conheceu meus avós, minha mãe e minha tia Margarida.
Se alguém souber alguma coisa sobre meu avô eu gostaria de saber mais sobre ele.
Eu também sou do jipuvura filha de Antônio Fausto
Isso dá um enorme orgulho de ser Registrense, bravos agricultores sob o sol e a umidade, que são amazónicas, construirão uma cidade neste rincão esquecido do estado mais rico da federação. Parabéns!
Maravilhosa a história, como é linda a construção da história, fantástica, parabéns
Lindo documentário , bem editado, obrigada por postar
Amo Acultura Japonesa com muita alegria 🙏🌾🌾🌾🌾🌾🌺🌼🌹🤝💯☝️💝
Maravilhoso documentário,fantásticas fotos,parabéns pelo trabalho,admiro muito a educação dos japoneses.
Estou emocionada por conhecer um pouco mais sobre minhas raízes ❤
Excelente documentário! História de muita luta e bravura dessas famílias.
A ESCOLA ONDE SOU DIRETORA, EE PROF PASCOAL GRECCO NO Bº TAQUARUÇÚ TINHA A MESMA ESTRUTURA DA 1ª ESCOLA, A DO CARAPIRANGA. APÓS A MUDANÇA PARA O XANGRILA A ESCOLA DO CARAPIRANGA FOI ABANDONADA E VEIO ABAIXO, E A SEGUNDA ESCOLA, A DO TAQUARUÇÚ, AINDA ESTÁ DE PÉ. SÓ DEUS SABE O QTO LUTEI PARA NÃO DEIXÁ-LA FECHAR. AQUELA IGREJA DO VIDEO FICA A 3 KM DA NOSSA ESCOLA E ESTA NA ROTA DO CHÁ, DE MONUMENTOS TOMBADOS PELO IPHAN. UM POUCO MAIS DE INFORMES E APRENDIZADO AOS JÓVENS...PURA CULTURA, PARABÉNS!
Sério ? Sônia você é diretora da escola ? Então me procure no livro o meu nome Chiemi Okuhara e tem as minhas irmãs que estou aí também . O Diretor na época era Antônio Fernandes e a professora a esposa dele Ociy
Parabéns por sua luta e contribuição.
Com orgulho de ser filho dessa terra me emocionei com a apresentação, linda linda!
Sensacional, simplesmente lindo!!!! Eu sou fascinada pelo cultura japonesa, pela batalha desse povo, sua garra, sua luta constante. Fiquei maravilhada, sem palavras!!!!
PARABÉNS PELO VIDEO. A FAMILIA DA MINHA MÃE VEIO DE JIPOVURA, 1ª COLONIA JAPONESA DO BRASIL, MEU AVÔ MATERNO, JINROKU DINNOUTI FOI O PATRIARCA DE UMA DAS FAMILIAS QUE FORMARAM JIPOVURA, E SUA GRANDE PROPRIEDADE AINDA CONTINUA POR LA. MEU AVÔ SADAJI FUKUDA, PATRIARCA DE UMA DAS FAMILIAS MAIS NUMEROSAS VEIO PARA REGISTRO TRABALHAR COM O CHÁ. FOI HOMENAGEADO NA TV NHK DE TÓKIO, FOI UM DOS FUNDADORES DO NOVO TEMPLO BUDISTA HOMPA HONGUANJI E FOI SEU PRESIDENTE. ESTE VIDEO É UMA BELA HOMENAGEM!!!
Parabéns aos descendentes de japoneses, povo educado,e trabalhador.
Obrigado por compartilhar. Minha mãe nasceu em Registro mas agora só tenho uma tia de 96 anos que ainda vive lá.
acabei de encontrar esse vídeo 2020 ...ano em que estamos vivendo histórias de adequação e superação pessoal ...sou casado com um nissei e estamos quase fazendo o caminho inverso ...amei o vídeo pois sou fã do Vale Do Ribeira e da cultura oriental ...どもありがとうございました
Olá da Paz . Em 1960 o meu navio antepenúltimo dos imigrantes japoneses portou no Porto de Santos eu com 5 para 6 anos daí nos passamos uns dias num alojamento e daí fomos todos distribuídos em grupos de parentes e embarcamos em um trem até o juquia e da estação de Juquia em muitos caminhões seguimos para cidade de registro , onde uns parentes que tinha ido antes nos aguardava e daí fomos de Lanchas navios a Rio a baixo sentido Iguape . Minha família e outras demais descemos em Bairro de Lagoa nova plantação de bananas. Lembro de tudo como se fosse hoje . Sei que meus pais tios sofreram que só de palavras e difícil decifrar. Mas, este documentário me trouxe saudades e muitas , muitas lembranças. Agradeço toda equipe dos repórteres , organizadores etc etc lindo trabalho . Minha vida da para escrever um livro . Hoje me encontro de volta ao passado na minha terra natal . Em primeiro lugar agradeço meus antepassados e toda colônia japonesa . Era um lavar a mão do outro . Éramos todos irmãos num barco furado com muitos sonhos . Mas graças ao bom Deus todos , todos se sucederam da melhor forma . Otsuksrema deshita povo japonês .
E a realidade muitos filhos netos desses japoneses hoje estão se imigrando reverso para o Japão . Mas não se compara com oque os japoneses passaram no início a vida no Brasil . Mas vamos seguindo ( atualizações) modernas . Escola da vida.
Parabéns,linda história,vivi alge do chá,no bairro chá ribeira, fábrica ,muitos empregos, continuem fazendo vídeo assim relembrando passado
Parabéns aos Japoneses, gostei muito deste documentário pois sei um pouco desta história porque minha mãe nasceu em 7 barras, frequentei muito e continuo frequentando
até hoje, pois o Brasil tem que agradecer muito estes imigrantes japonêses.
Muito interessante meus avós também imigraram pra essa região, houve muita adversidades e tragédias na história da familia, mas também muitas graças como é transmitido no documentário.
Povo muito trabalhador!!!! Linda cultura!!!
Vídeo maravilhoso!
Saludos a la comunidad Nippobrasileira en su aniversario de la llegada de los primeros inmigrantes a Brasil. Soy un Nikkei peruano de la segunda generación.
:)
9f@@男を殺した
Quantas coisas a imigração japonesa introduziu no Brasil, quantos caminhos, quantas rotas desbravadas!!!! Os primeiros imigrantes japoneses suportaram tantas coisas, passaram por tantas situações!!!! Em suma: o Brasil deve muito a imigração japonesa e aos outros tantos que acreditaram no potencial deste país!!!!
Sou da terceira geração de japoneses! Fui decassegui na década de 90 e tenho muito orgulho disso. Parabéns a todos os descendentes desse povo guerreiro...
Trabalhei no Petopen e meu passeio dia de folga era em Registro, gostava de comprar no mercado Imperial
Muito bom... Parabéns guerreiros !!!
Muito interessante, a história real contada com muita elegância.
Muito bom.este documentário para.a nossa.historia no Brasil obrigado
Lindos estórias parabéns
Documentário necessário e emocionante.
minha família Ishikawa, também passou por Registro, boas lembranças..
Muito legal esse vídeo...da pra ter uma boa noção das dificuldades que tiveram. Principalmente o impacto foi muito forte, dessa mudança de "Cultura"
Linda história. sou de Registro-SP, mas estou morando em Minas Gerais. Vou apresentar na faculdade sobre "Miscigenação, e vou falar um pouco sobre a colônia Japonesa de Registro. obrigada pelo vídeo. Ajudou muito.
Es linda
Parabéns por essa excepcional matéria .
os japonese nao sao muito fans dos brasileiros,mas eu admiro muito a historia deles como imigrantes .
Milenar essa cultura.
Parabéns...povo trabalhador pensou na geração futura .
Obrigado a comunidade japonesa que vieram para o Brasil e instalou sua maravilhosa cultura ,estivemos vivendo no Japão por 30 anos ,só tenho gratidão aquele povo . Infelizmente não posso dizer o mesmo ,de alguns brasileiros que cruzaram nos caminhos nas terras nipônica .
Emocionante...
Otimo documentario 100
Apesar de serem muito fechados, eu os admiro muito sua cultura, suas lutas, são povos maravilhosos
Olha todos mudam com uma esperança mais a esperança traz a esperincia e as vezes a esperiencia passa lonje do esperado muito bom
Excelente documentário.. que história de vida e de comunidade! Abraços aos amigos de Registro, cidade em que cresci.
Bacana esse simples documentário. Nascido e criado no Vale do Ribeira( Juquiá) Na escola onde estudei tinha muitos filhos de imigrantes japoneses.Na minha certidão de nascimento tinha uma testemunha chamado Torú Akamine,eu o conheci já bem idoso, com certeza nasceu no Japão. Meu pai começou a trabalhar com japonêses quando chegou de Jacupiranga pra Juquiá e depois com um tal sr Raniew Tenguan começou de trabalhador braçal, depois empreiteiro até( com a ajuda do sr Tenguan) a comprar o sitio. Então minha história de vida sempre teve esse povo envolvido Gostaria de ver mais documentários legais como esse
Mas os japoneses sempre foram racistas mesmo, lembro de quando criança na minha cidade em Juquiá tinha um japonês que queria casar com minha irmã, mas os pais deles não aceitaram porque os japoneses não eram pra se misturar com os brasileiros, e tem muito mais, mas aí a resposta fica muito longa
Obrigado pelo vídeo,, nos relembrando à historia da imigração japonesa,, sou de Registro, e todo o custume japonês carrego comigo,, moro em São Bernardo do Campo, e aqui tb tem muitos japoneses. Obrigado Manoel Chikaoca, e outros.
Boa Noite Eco falante Sou Nissei 79.anos Nasci em Cedro perto de juquia estudei No Grupo Esclolar de Cedro na epoca acabei Quarto ano em1955=com11.anos mudamos Para Santos .Meu pai tinha sitio de banana saudades Hoje moro Em S J Rio Preto Sp abraços a todos pessoal Litoral Paulita ❤❤❤❤❤❤
Amei o vídeo, ótima produção.
Parabéns! Uma excelente produção! Mas senti falta de um detalhe relevante: apesar de terem mostrado a Igreja Anglicana de Todos os Santos em Manga Larga (Seikokai), faltou o comentário acerca desse templo que é o primeiro templo religioso construído por (e para) japoneses no Brasil. Hoje patrimônio Histórico Nacional.
Olá sou de manga larga e estudei em Taquarussu frequentei muito esse templo ( igreja) morei pertinho e nos arredores do templo ( dindya) ) morava a família Ikegami , Fukazawa , Nakazawa, e minha família Okuhara . E muitos outros era imensa a família colônia japonesa . Shimada, Fujisawa, Kaneko , Miyashita , Tezuka , Obinata, Nashiro , Hanaoka , Sumida . Pessoal veja quantas famílias japonesas e muitos outros. Saudades quem se lembrar de mim me escreva por favor . Quem foi aluno ( a) da Professora Ociy Carlis Campos Fernandes me escreva por favor . Grupo escolar professor Pascoal grecco . Em Taquarussu . 1968 a 1970 .
Meu pai e minha mãe passou a vida inteira trabalhando para os japoneses nas fazendas de chá eles amam os japoneses pela sua disciplina que não se via no Brasil,o costume suas cultura era diferente.
Muito bom saber da história
Amei o video 💗💗
Lindo documentário, parabéns aos irmãos japoneses 😊
Vale do Ribeira fica no sudeste do estado de S.Paulo
A minha familia Hiraide fez muito por Registro e Sete Barras é uma pena em nenhum momento do video não ser citada,,, Mas de resto estão de parabéns, cultura de emprendedores.
a minha familia tambem morou no vale do ribeira na cidade de Registro
Que povo lutador e desbravador, o brasil tem uma divida de gratidao com os japoneses e os afrodescendentes..
Cara... Muito bom mesmo.
Deveria ter vindo mais japoneses para o Brasil.
Japonês é onesto e não há malandro ou preguiçoso no meio deles,são uma lição de comportamento pra quem quiser aprennder.
Dignos de reverência e respeito incluindo gratidão....
A yakuza mandou lembranças a você.
😂😂😂😂😂,vai confiando que TODOS são gente boa.a realidade hoje é bem diferente
@@edsonspsp😂😂😂😂,bem lembrado
Sendo honesto, todos se beneficiam.
Boas histórias nosso vale do Ribeira
Poxa que pena!havia mais um vídeo sobre imigração japonesa não acho mais 😔ou é este vídeo está com cortes?
Nossa que da Hora 💯🙏🤝 eita glória Deus abençoe todos nós 🙏😍 eu amo Acultura Japonesa com muita alegria...🙏😍🤝💯💝🌺🌼❤️❤️❤️🌾🌾🌾🌾🌾🌼🌾🌾🌾
Sou fa da colonia japonesa otimos agricultores
Salve para os Suzuki Suyama
Undokai era muito forte, competia entre municípios,famoso Juquiá 100!
É um prazer telos no Brasil que bom vcs ficaram com a genti
Otimas pessoas
Parabéns pela história....MT bom .....
Agora os descentes fazem o caminho de volta atrás de riquezas...
Muito bonita isso saudade do respeito aos pais
Triste história de imigrantes, que vieram em busca de riquezas;Mais foram explorados. Só com o tempo,sua luta e garra,conseguiram construir riquezas..aliás suas tradições,e conduta.
Pois é Querida o governo brasileiro toda vida iludiu alimentou o povo com sonhos , ilusões e promessas . E mudou algo ? Desde aquela época antiga? Não né? Assim terminamos nosso dever na terra .
Tudo isso em 1933 a Família TAJIRI de Kumamoto representada pelo meu avô e meu pai vivenciaram as jornadas como IMIGRANTES !
Eles foram para Tomé Açu no Pará... foram pioneiros com a primeira plantação da pimenta do reino... colocou o Brasil como primeiro maior produtor. do mundo nos anos 30!
Bandai (VIVA) aos imigrantes japoneses e seus descendentes!!!
Agradeço e cumprimento pelo lindo vídeo contando essa história que já se tornou Centenária!!!
Boa noite hoje terça feira agui
Brasil eu sou mineiro Brasileiro
Interessante, acabei de ver e assistir e fiquei pensando, os japoneses se deram bem, lutaram muito e consquistaram seu espaço no Brasil, na década de 50 60 nem os brasileiros tinham como estudar, meus avós não conseguiram estudar, a maioria nem sonhava com à possiblidade de faculdade, pra vocês verem o quanto os japoneses deram a volta por cima... moro no Japão e a coisa é bem diferente, vai ano e passa ano e não muda! Os brasileiros continuam sendo “estrangeiros” não podem exercer área de estudo, não podem ser professores, não podem ser médicos, n podem ser advogados mesmo nascendo aqui e morrendo de estudar, NUNCA serão e terão os mesmos direitos ... pq no Japão os brasileiros não conseguem vencer assim?
Isso me deixa muito triste e pensativa... temos avançado e conquistado aos pouquinhos um espacinho, porém estamos longe de ter a sorte que os japoneses tiveram no brasil
Cah, infelizmente, a realidade japonesa que os brasileiros nisseis vão encontrar no Japão é totalmente diferente daquele que os imigrantes japoneses encontraram aqui no Brasil.
No Brasil, eles encontraram "terra bruta" tudo por desbravar e construir ao contrário do Japão em que os brasileiros vão encontrar um País altamente desenvolvido e altamente competitivo.
Estudar na faculdade no Japão parece que é altamente competitivo, mesmo japoneses nascido aí, muitos não conseguem.
Imagino que no Japão os brasileiros tenham outros tipos de dificuldades tão difíceis quanto os primeiros imigrantes japoneses aqui no Brasil.
Como os imigrantes aqui conseguiram sobrepujar as adversidades, espero sinceramente que os imigrantes brasileiros aí no Japão também consigam.
Apesar de que, a realidade dos decasseguis brasileiros aí também é diferente pois muitos vão para ganhar dinheiro e voltar para o Brasil.
Muitos imigrantes japoneses também vieram com esta intenção, mas, antigamente, era muito difícil ir para o Japão. Parecia coisa de outro mundo. Agora, tudo parece mais perto. Ficou comum a ida e vinda do Japão.
Cah, Boa Sorte! Ganbatte Kudasai.
olha os japoneses que exemplo ... " todos devem estudar " . esse vídeo tem que ser mostrado aos brasileiros que abandonam a escola . são descendentes de japoneses , mas eu os considero brasileiros .
Muitas fotografias ai minhas
🙏🌼🌺🤝💝💝💝
🙏🌼🙏💯
@@sesaryoliveira7872 muito obrigado .
Se vcs forem atualizar o calendário o vallle do ribeira não produz mais chá talvez exista um menoria, eles mudaram seu comportamento agrícola para extrair bananas.
Revi pessoas que conheci na minha, terra Registro,, a dona Maria da pastelaria , principal de Registro quantas vzs, estivemos , na pastelaria..
Falam tanto em chá que tipo dr chá ☕️ é este ? É chá mate ?