Libertarianismo NÃO é para gente fraca e mimizenta, pois REALMENTE é algo profundo. Este livro é uma arma poderosíssima contra qualquer baba ovo estatal e parasita público, chega a ser uma ofensa à eles!
@@MGS-vy7li “arma poderosíssima”, vulgo livro fraquíssimo cheio de utopias, anedotas e anacronismos que pouco ou nada funcionariam na prática da vida real 🤣
Cara, não sou libertário e nem tenho condições de ser, já que ainda falta muito a estudar. Mas mesmo não sendo, ler este livro deu um nó tremendo na minha cabeça. Simplesmente não acho contra argumentos ao que Hoppe coloca no livro, principalmente na parte do "zelador democrático temporário ". Só verdades!
E aê, véio!... Seguinte: se vc (e todos os seus estudos) ainda não conseguem refutar que iniciar agressão a indivíduo pacífico seja crime, por coerência, você não conseguirá defender um estado. Isso é suficiente para a ética e para, então, entender a propriedade privada como único direito natural e absoluto. Saudações!
Vejo bem na sua análise que vc não é uma expert no assunto, mas fiquei feliz de ver q isso não atrapalhou a sua análise, que foi muito boa, por sinal. Parabéns, até pq, de fato, Democracy é um livro um tanto denso para quem não está por dentro do assunto econômico abordado no começo.
"Alemã" aqui significa "anti-nazista". Os alemães se preocupam muito com qualquer coisa que cheire a autoritarismo, depois do trauma nazista. Assim, esse "medo do Estado" é compreensível na geração de Hoppe.
@@09saraiva Mermão, é cada estadista miserável na Alemanha que nem dá para contar. Tem que tirar um pouco de vista este lado da história como fator justificador de decorrentes fatos que possivelmente são manipulados. Muitíssimos políticos alemãs ainda amam o Estado e o autoritarismo, apenas disfarçam com caráter de bem comum.
Débora, primeiramente, parabéns pela análise! Explorou os principais pontos de uma forma simples, e na humildade de admitir que ainda há o que aprender, muito bom! Sobre a confusão da preferência temporal, acho que ajuda se trocar a palavra preferência por imediatismo. Quanto maior o imediatismo temporal, maior a tendência de comer a batata logo. Quanto menor o imediatismo temporal, maior a tendência a poupar. Espero que ajude! 😁✌🏻
Por fim: o estado NÃO EXISTIU SEMPRE! Poder-se-iam derivar várias observações e apontamentos sobre o surgimento de estados e, pasme, que a propriedade privada alheia, por exemplo, já o precedia, bem como sobre as decorrências antiéticas dessa relação originária,... mas, enfim... seu honrado pai estava errado.
Eu entendo essa sua ideia de achar q o estado nunca vai acabar. Eu por exemplo acho que o estupro no mundo não vai acabar. Só que existe uma diferença em legitimar o estupro como algo certo(e q deve ser praticado), e dizer q o estupro está errado mas não tem esperança q vá acabar. Assim como existe a diferença entre vc achar q o estado nunca vai acabar e a ideia q o estado é legitimo e que deve existir.
Mas perfeita q essa explicação Impossível. Resumindo o estado pode existir assim como religião, cada um tem a que escolher e ponto final. Vc paga pelo seu estado. eu não pago pelo dos outros. Tudo certo segue a humanidade.
05:17 - Hoppe não está "conquistando jovens"... Hoppe está demostrando a ética... Não é por ser "jovem" que alguém se torna libertário, mas é pq entende a lógica. Eu não sou o único velho libertário que anda por aqui já há alguns anos. Falar que libertarianismo é "coisa de jovem" (ou similares) é subestimar os jovens libertários. Mas o vídeo está ótimo na explanação.
Realmente é um livro difícil de digerir, mas seu entendimento sobre o tema foi muito bom. Só um erro na colocação do seu pai, o Estado não existiu sempre. Desde o surgimento da propriedade privada, quando o homo sapiens deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, há cerca de 12 mil anos atrás, as aldeias não tinham nada equivalente a um Estado. Apenas na mesopotamia, há cerca de 3/4 mil anos atrás, que os Estados surgiram e, de imediato, estatizaram as terras. A propriedade, então, passou a ser concedida por um líder ou templo (sacerdotes) aos cidadãos. Depois disso maior parte das civilizações seguiam esse mesmo modelo, como o Egito, boa parte da Grécia Antiga, até o feudalismo, monarquias e o Estado como conhecemos hoje. Temos mais tempo de civilização sem do que com o Estado. Obs: também não sou anarcocapitalista, mas confesso que esse livro me deixou com uma pulga atrás da orelha.
O livro de Hoppe não é de fácil entendimento para pessoas que não conseguem ver uma sociedade de liberdade. Parabéns pela leitura da obra. Evite comentários desrespeitosos direcionados ao autor e a obra.
Eu sempre achei melhor usar o termo "Momentâneo" no lugar de "Temporal", usando assim parece que a teoria fica mais direta. Como nao li a versao ingles, pode ser uma questao de tradução. Façam o teste voces e me digam se faz sentido pra vcs tbm.. =P
Realmente tá longe de ser um livro pra iniciante! Muita gente fala sobre 6 lições, anatomia do estado etc... Mas livro de fato pra iniciante nesse assunto é "A escola austríaca" do Huerta de soto. Foi quem melhor captou a essência dos estudos do Mises e colocou isso num papel de forma boa pra se e entender. Te um pouco de economês porem não precisa reler 25x pra entender
E interessante ler esse livro depois da leitura do livro ação humana do Mises e o Ética da liberdade do Rotbard, para que o conceito e os pqs da preferência temporal ser assim, sem contar muitos outros conceitos que parece não ficar muito claro, com a leitura prévia dos mesmos, vc consegue fazer ligações e a leitura se torna mais leve, por assim dizer, rsrsrs...enfim, gostei da sua análise, dei like 👍 Obs: Se vc achou a leitura desse livro difícil, eu particularmente achei difícil a leitura do livro A Ciência Econômica e o Método Austríaco do Hope, esse eu tive que voltar algumas dezenas de vezes rsrsrs...😂 Fica o desafio.😉
@@user-ze2si1en4k o problema é que não dá nem pra vc e nem pra mim afirmar que uma sociedade de leis privadas seria de um tipo ou de outro, pq nunca tivemos isso isso, nunca vivenciamos algum tipo de sociedade assim, o máximo que temos é o exemplo de Liechtenstein, mas mesmo assim não dá pra afirmar que seria uma merda ou que seria maravilhoso. Problemas toda sociedade vai ter, sociedade perfeita só no reino de Deus, pra quem crê.
@@user-ze2si1en4k O estado por definição não tem incentivo nenhum para fornecer saúde e educação de qualidade, pois ele não gera riqueza, só subtrai, através dos impostos. Empresas são voltadas para atender a demanda no menor custo possível para alcançar lucro. Empresas estatais não são gerenciadas para o lucro. Então elas podem continuar oferecendo serviços péssimos e tendo prejuízos. O fato de o estado impedir a livre concorrência faz com que esses serviços sejam ineficientes e caros. Num sistema de livre mercado não haveria nenhum impedimento para qualquer pessoa empreender nessas áreas, o que aumentaria a qualidade dos serviços e produtos. Monopólios só existem por causa do estado. Uma vez que não existam nem estatais nem concessões, não há empecilho para novas empresas surgirem e termos mais produtos e serviços a disposição. E se uma empresa decide "ferrar" com o consumidor e aumentar o preço dos produtos, isso dá margem para outra entrar no mercado e oferecer o mesmo serviço ou produto mais barato e ganhar esse público. Q q se acha? :) Bora trocar uma ideia.
@@user-ze2si1en4k vc ach q o estado deveria fornecer coisas básicas, certo?? então, pq não fornecer alimentação?? tipo supermercados estaizadoa. afinal, comida é mt mais importante do q escolas, uma vez q sem comida não da pra sobreviver...
Olá Débora. Cheguei agora. Sou novo no canal (cheguei aqui através de pesquisas relacionado ao livro Hans Hoppe) e estou ti conhecendo melhor. Só passando para dizer que gostei muito da forma como você fala com quem está do outro lado assistindo na tela quadrada pixelada. Me sinto como se tivesse conversando com alguém próximo a mim. Procurei outros conteúdos no canal e gostei muito. Ganhou um seguidor frequente. Obrigado pelos conteúdos! Abraço!
Parabéns pelo canal! Ótima análise pra quem tá iniciando nesses assuntos. que venham muito mais apoiadores. Só queria ter entendido qual era a terceira coisa que o mundo precisa
16:20 estado nem sempre existiu os bandidos foram aperfeiçoando os métodos até chegar neste modelo de "bandido estacionário" que é o estado atual, que está com os dias contados.
Poxa estudo e discuto isso desde os 7 anos de idade, hj 44, em estudos Bíblicos, Monarquia, Democracia e libertários, estão todos fadados ao fracasso. A Teocracia começou tudo perfeito, até agente achar que poderia ser igual ou ocupar o lugar de Deus, estamos pagando o preço e provando que estávamos errados. Continuemos orando que venha o Reino de Deus, a solução de nossos dilemas. O resto é chover no molhado.
Se o mesmo ditado que conheço.... São as put@s. Eu até concordo com o trecho da instituição da família e das put@s. Mas a parte que refere ao Estado eu discordo totalmente. Nem sempre existiu e algum dia, espero que deixe de existir. Já a família e as put@s, sempre existiram e sempre existirão. Glória a Deux.
@@williamcarvalho2953 com certeza o estado vai acabar, e as armas dos libertários já estão na mesa, ela está certa se o sentido do pensamento dela é querer ir contra o estado na violência e confronto direto, mais os libertários a muito tempo tem outra postura que é simplesmente fazer o máximo de coisas possíveis sem o estado, as armas dos libertários são a internet ( informações descentralizada) e o bitcoin ( economia/riqueza descentralizada).
Na história da humanidade as democracias ruiram porque o povo nao sabia escolher e escolhiam lideres que levaram suas sociedades a ruina. Infelizmente nao conhecemos um sistema melhor que esse. Mas acho que o Estado nao deveria ter o monopólio do poder. Como sabemos, qualquer monopólio é ruim.
Olá, sei que vc tá mais ligada em filosofia política mas oq vc acha do espiritismo? Já leu as obras de Kardec? Poderia trazer (se puder) sua opnião sobre as principais obras dele? Vlw
Que saudade, ja faz alguns anos que li esse livro. O melhor que ja li e que mais mudou meu modo de pensar. Mas com o tempo, busquei muito discernir o certo do errado e me tornei muito "cabeça fechada". Parabenizo por pela leitura mente aberta. Uma das coisas mais difícil depois de estudar exaustivamente é admitir que não sabemos de tudo e que estar certo nem sempre é o mais importante.
Ela só esqueceu que o estado não é algo que sempre existiu, várias sociedades sem estado existiram durante a idade média e as coisas funcionaram na questão judicial, daí que surgiu a "Common Law", principalmente o estado moderno, que tem pouco mais de 250 anos As pessoas sempre fizeram seus acordos privados, empreenderam, criaram valor para coisas, APESAR do estado. Sociedade de leis privadas é a resposta para a questão ética.
Gostei muito de sua abordagem... É muito difícil convencer um jovem que socialismo não funciona. Quando ganha mais maturidade há uma natural tendência ao capitalismo e conservadorismo. Agora, um decada depois da meia idade a tendencia é o libertarianismo, bascemos livres e para sermos livres, mas o homem vem e escravisa uns aos outros.
16:00 claro que isso não é uma tentativa de fazer um argumento sincero em favor do estado, mas se com isso você(ou o seu pai) quer dizer que o estado é inevitável por ter ter existido quase sempre na história, isso é uma falácia bem simples, do tipo "sempre existiu logo, sempre vai existir no futuro", isso é falso, não só por não ser verdade que em absoluto sempre existiu na história humana, mas eu acho que não preciso explicar também porque mesmo que fosse verdade não implicaria que sempre existirá no futuro, pois se essa linha de raciocínio fosse válida, não existiria nenhuma história humana e teríamos que argumentar que os fenômenos na realidade são estáticos e imutáveis. Além do fato que mesmo que fosse uma verdade que o estado é inevitável, isso não demonstra de modo algum que o estado não é praxeologicamente equivalente a uma gangue armada, isto é, mesmo que alguém demonstrasse que o monopólio da jurisdição e segurança é uma tendência econômica natural e inevitável, isso não provaria que o monopólio da jurisdição e da segurança não é uma organização criminosa, nesse caso, estaria apenas dizendo que a organização criminosa é inevitável, para ser mais grosseiro assim como sempre haverá estupros, haverão roubos e assassinatos também sempre haverão estados, então isso implica no máximo uma teoria libertária pessimista fatalista, mas não uma teoria não-libertária, para se postular uma teoria não-libertária de fato, você teria que, do ponto de vista teórico e jurídico, demonstrar que um estado não é uma contradição no direito, boa sorte com isso.
O fato dele ter nascido apenas 4 anos apos o término da II Guerra Mundial (infância, adolescência e inicio da vida adulta com o país completamente destruído), ajuda a entender o porque dele ser um anarco capitalista, ao ponto de escrever esse livro.
O livro é pesado. Os primeiros capítulos são difíceis de assimilar. Tive que reler várias vezes. Mas depois vai ficando mais fluido. E o fato dele estar sempre repetindo as ideias, vai ajudando a fixar. O livro explode nossa mente. Se mais pessoas conhecessem a obra, talvez a sociedade se tornasse mais eficiente.
Se mais pessoas de todo o continente Americano que não tem nada a ver etnicamente com o euro centrismo, tivesse a oportunidade de ler esse livro, todo mundo viraria comunista.
Minha Linda, Vc Está com um Livro que vc só Leu. Esse Livro é para vc ler dois capitulos, parar, pensar e ler outra vez. Preferencia Temporal existe a muito tempo. desde as monarquias. na europa eles vivem assim. aqui no Brasil as pessoas querem tudo imediato. preferem comprar um iphone, ao invez de comprar um curso para aprender algo novo. e assim ganhar 10 x mais que um Iphone. abraço
Eu era o famoso "libertário e não sabe". O insight para me tornar um libertário, veio através da leitura desse livro do Rothbard, "A Anatomia do Estado" e "O Que Deve Ser Feito" do Hans Herman-Hoppe. Hoje ja leio obras mais complexas da área e, inclusive, estou lendo "O Manifesto Libertário" do Rothbard.
Outra coisa: a corrupção na monarquia é punida com eficácia pq estão roubando do monarca e seus herdeiros, enquanto na democracia estamos vendo punição zero aos cleptocratas.
É só não ter político e nem partido de estimação e que a maioria dos políticos quer os cidadãos pobre lascado e alienado leia o imbecil coletivo de Olavo de Carvalho.
Lê-lo sem ler outros do Hoppe antes é um erro. E abre ensejo a diversas más interpretações. Uma breve história do Homem e O que deve ser feito são livros dele para o mainstream...
A única parte negativa desse livro é o lado conservador do Hoppe,em alguns trechos do livro ele chega a ser preconceituoso com homossexuais e negros,como retirar os homossexuais por força física da sociedade e dizer várias vezes raças que seriam inferiores as pessoas brancas,se você leu e passou despercebido é só baixar em PDF e procurar por palavras "homossexuais" ou " negros", porém tirando essa parte negativa o livro é muito bom
Eu fiz isso, e tenho o livro físico, em nenhum momento ele é preconceituoso, ou diz que há raças superiores, ele apenas dá exemplos de se caso uma sociedade quiser não se associar com essas pessoas, ela pode por meio de remoção física. E dá exemplos polêmicos justamente para explicar o ponto dele. Faria sentido realizar remoção física com comunistas, nazis, ou qualquer coisa do tipo que promova degeneração moral e/ou ética.
A remoção física do Hoppe não é literalmente uma remoção a força e sim uma exclusão do tipo: Não vamos ajudar e nem conversar com você, obrigando a você a se mudar. eu discordo desse ponto de vista dele, acho que homossexuais não são pessoas ruins mas né, opinião do autor.
Existe uma má interpretação desse trecho ao mesmo tempo que houve um erro de tradução. O contexto da fala (como o Hoppe já esclareceu) não se trata de homossexuais ou negros em si, mas sim daqueles que fazem parte do coletivismo natural dos respectivos movimentos. Uma pessoa ser gay ou negra não influencia em absolutamente nada as relações interpessoais, já aqueles coletivistas sim influenciam (militantes por exemplo).
Raphael, você acredita que dá mais trabalho? Fazer um podcast de qualidade demanda um áudio melhor, já que a pessoa tá focada na voz... um preparo maior. É engraçado.
É só se perguntar: você quer o negócio agora (alta preferência, tô com pressa) ou depois (baixa preferência, sem pressa)? O Hoppe é "faixa" do monarca de Liechtenstein. Eu contra argumentaria seu pai, um médico oncologista sabe que não existe cura para o câncer, mas não é por isso que ele vai desistir de combate-lo.
O estado deveria apenas como uma prefeitura. Acabando com o partidarismo colocando no seu lugar candidaturas avulsas já amenizaria bastante a atuação do estado. O estado vai cair, mas por falta verba gerada pela pobreza em massa a nível mundial.
Gostaria de parabenizar pelo vídeo. Sinceramente a grosso modo o livro apresenta a visão de mundo que eu enxergo mas vou além. Ultimamente vejo a China não como uma vilã no mundo. Consegue associar uma economia dinâmica e em muitos aspectos liberal com um conservadorismo em relação aos hábitos/costumes. Acredito que nossa visão de democracia foi construída por aspectos culturais ocidentais ainda que quase todas as potencias mundiais com exceção dos EUA cresceram e se desenvolveram em monarquias ou ditaduras economicamente liberais. Desta forma além da monarquia ser melhor que uma democracia em muitos aspectos, uma ditadura liberal economicamente é ainda mais interessante comparado a monarquia.
Debs, vc conhece o canal IDÉIAS RADICAIS? ele fez resenhas de muitos livros deste naipe e o canal é sensacional ele explica de forma lúdica o LIBERTÁRIANISMO e a ética da ñ agressão 😉vale apena conhecer é sensacional esse Curitibano.😘bju Debs brigadu
Não são confusos os conceitos, o primeiro de preferencia temporal pode ser entendido como imediatismo, foco no presente, então quanto maior, menos vc poupa. E caramba é muito dificil uma democracia com baixa preferencia temporal, onde as entendam q o estado não pode prover tudo, e q smp q ele tenta, o custo chegará pra todos, principalmente pras futuras gerações. Já o contrário trará prosperidade a todos e um mundo melhor pras futuras gerações. Mas as pessoas querem obras faraonicas agr, auxilios agora; melhor: querem comer picanha agr, sem trabalharem por isso.
E quando algo interfere no livre mercado, tornando o ambiente desfavorável e ainda mais incerto para poupadores, pensando agora na logica individualista, a preferencia temporal é distorcida. Vou dar um exemplo bem simples também, um governo imprime mt dinheiro causando inflação constantemente, a pessoa q tem menos recursos terá mts incentivos pra gastar seu dinheiro o quanto antes, pois caso contrário, comprará menos no futuro. Inclusive teve um pais q as pessoas corriam pro mercado assim q recebiam o salário, e ele ta doido pra repetir esses tempos, vou deixar vcs adivinharem "que país é esse".
Iria compreender que o estado enves de ajudar mais atrapalha e seu pai realmente erros nas 3 coisas que disera. COMO A FAMILHA JA ESTA SENDO DESTRUIDA E O ESTADO JA E CONSIDERAVELMENTE INEFICIENTE E O ÚLTIMO QUE NAO CONSEGUIMOS COMPRIENDER.
Legal você pegar esse livro para ler, é grandioso. Só faltou explicar bem sobre o custo da democracia, é cabuloso, esmagador e a melhor parte do livro. Não sei bem quão fluente em economês austríaco estão vocês, mas essa parte do livro, custo da democracia, é cabulosa mesmo, não tem dessa de concordar ou discordar, é uma areia que se engole de garganta seca ao observar a democracia em prática.
Adorei o conteúdo do video. Inclusive, qual o equipamento que você usa?? (Câmera e Fone) Qualidade muito boa! Vai que eu animo de fazer video tb! Aí se sei por qual equipamento começar! =) Abraço!
Ainda não li este livro (vou ler), mas concordo contigo no seu comentário sobre a necessidade da existência do Estado. As pessoas que estão pregando a abolição do Estado parecem acreditar que os seres humanos podem ser como um universo particular, cada pessoa seria como um universo sem a necessidade de interagir umas com as outras. Há uma frase, não lembro o nome do autor, que diz que "nenhum homem é uma ilha", se nós não conseguimos ser uma ilha, imagina então um universo inteiro. O Estado deveria ser uma espécie de "mediador" da inevitável (e necessária) interação entre as pessoas. Mas há um crônico abuso do conceito de Estado principalmente em nosso país. Esta última parte é apenas um comentário meu. Não espero que você concorde com esta parte, mas se concordar, melhor. Parabéns pelo seu trabalho neste canal.
Eu acho o oposto, os primeiros capítulos são os mais simples, quando fala de preferência temporal e utilidade marginal. Mas eu não indicaria esse livro pra uma pessoa que não tem maturidade intelectual(não estou me referindo ao autor do vídeo). É um banho de sangue lógico em conceitos que já assumimos como verdade sem questionar. Após a leitura só sobra arrependimentos de não ter lido antes.
Quem veio pelo Moicano????
Eu
Meu irmão que discurso foi aquele...
Nois irmão 😂
@@alexmarckmarck7060 top demais!!
Eu 😅
Esqueci de comentar: parabéns pela postura honesta! Ainda que tenhas discordado, é gratificante a sua honestidade e interesse.
Oi lindo😍😘🥰😘😍😍❤
ainda bem que ela discorda, porque fatos não precisam de discordância, SÃO FATOS ;D
@@ailtonxavier8535 , calma aí, cara. Eu, hein.
@@anasarafelgueiras6760 ué tô calmo 🤣
@@ailtonxavier8535 Bocózão o cara so elogio, para de militar se vc pensa assim não tenta impor nada aos outros
Um lutador de ufc indicou a leitura desse livro.
Renato moicano, ganhou uma luta na França e mandou o Macron se f#d3r
Acabei de vir por isso.
Eu cheguei tbm por causa dessa indicaçao
Eu também
Monstro
Libertarianismo NÃO é para gente fraca e mimizenta, pois REALMENTE é algo profundo. Este livro é uma arma poderosíssima contra qualquer baba ovo estatal e parasita público, chega a ser uma ofensa à eles!
Ela é muito inteligente, porém não está preparada para este livro, tinha que começar com outros.
Libertarianismo é para entreguistas afundados em utopia.
Exatamente... concordei 90% com o conteudo, o livro vai bombar cada vez mais, fato !
@@MGS-vy7li “arma poderosíssima”, vulgo livro fraquíssimo cheio de utopias, anedotas e anacronismos que pouco ou nada funcionariam na prática da vida real 🤣
Cara, não sou libertário e nem tenho condições de ser, já que ainda falta muito a estudar. Mas mesmo não sendo, ler este livro deu um nó tremendo na minha cabeça. Simplesmente não acho contra argumentos ao que Hoppe coloca no livro, principalmente na parte do "zelador democrático temporário ". Só verdades!
E aê, véio!... Seguinte: se vc (e todos os seus estudos) ainda não conseguem refutar que iniciar agressão a indivíduo pacífico seja crime, por coerência, você não conseguirá defender um estado. Isso é suficiente para a ética e para, então, entender a propriedade privada como único direito natural e absoluto. Saudações!
Bravo @@frirrempa4651
agora você já conseguiu entender que ninguém pode iniciar agressão contra pessoas pacíficas?
Eu sou libertário, ganhei as 6 lições, agora quero comprar este livro
A democracia escolheu quem? Jesus ou Barrabás?
kkkkkkkkkk
Minha honra
Quem ta aqui depois do Renato Moicano sugerindo o livro no twitter?
Vejo bem na sua análise que vc não é uma expert no assunto, mas fiquei feliz de ver q isso não atrapalhou a sua análise, que foi muito boa, por sinal. Parabéns, até pq, de fato, Democracy é um livro um tanto denso para quem não está por dentro do assunto econômico abordado no começo.
Esse livro é bom demais. Minha nossa!
13:05 é porque a maioria dos "consevadores" no Brasil são sabem o q é conservadorismo, e na verdade são reacionários.
Livro do Hoppa não é para os fracos.
até o entre na matrix pereceu diante do rópa
Sim, a escrita do Hoppe é extremamente " ALEMÃ" rs... literalmente FRIO
"Alemã" aqui significa "anti-nazista". Os alemães se preocupam muito com qualquer coisa que cheire a autoritarismo, depois do trauma nazista. Assim, esse "medo do Estado" é compreensível na geração de Hoppe.
@@09saraiva Mermão, é cada estadista miserável na Alemanha que nem dá para contar. Tem que tirar um pouco de vista este lado da história como fator justificador de decorrentes fatos que possivelmente são manipulados. Muitíssimos políticos alemãs ainda amam o Estado e o autoritarismo, apenas disfarçam com caráter de bem comum.
Débora, primeiramente, parabéns pela análise! Explorou os principais pontos de uma forma simples, e na humildade de admitir que ainda há o que aprender, muito bom!
Sobre a confusão da preferência temporal, acho que ajuda se trocar a palavra preferência por imediatismo. Quanto maior o imediatismo temporal, maior a tendência de comer a batata logo. Quanto menor o imediatismo temporal, maior a tendência a poupar. Espero que ajude! 😁✌🏻
Por fim: o estado NÃO EXISTIU SEMPRE! Poder-se-iam derivar várias observações e apontamentos sobre o surgimento de estados e, pasme, que a propriedade privada alheia, por exemplo, já o precedia, bem como sobre as decorrências antiéticas dessa relação originária,... mas, enfim... seu honrado pai estava errado.
Eu entendo essa sua ideia de achar q o estado nunca vai acabar. Eu por exemplo acho que o estupro no mundo não vai acabar.
Só que existe uma diferença em legitimar o estupro como algo certo(e q deve ser praticado), e dizer q o estupro está errado mas não tem esperança q vá acabar. Assim como existe a diferença entre vc achar q o estado nunca vai acabar e a ideia q o estado é legitimo e que deve existir.
Mas perfeita q essa explicação Impossível. Resumindo o estado pode existir assim como religião, cada um tem a que escolher e ponto final. Vc paga pelo seu estado. eu não pago pelo dos outros. Tudo certo segue a humanidade.
Vai acontecer com o Estado o mesmo que aconteceu com a igreja
Fora às falsas acusações de estrupo
@@pedroh.6886 Quando? Acho que não vai
Falavam a mesma coisa sobre a escravidão
Finalmente KKKKKKKKKKKKKKK
Um dos melhores que eu já li, recomendo a todos
ala o jao
Ala os dois Jâo
05:17 - Hoppe não está "conquistando jovens"... Hoppe está demostrando a ética... Não é por ser "jovem" que alguém se torna libertário, mas é pq entende a lógica. Eu não sou o único velho libertário que anda por aqui já há alguns anos. Falar que libertarianismo é "coisa de jovem" (ou similares) é subestimar os jovens libertários. Mas o vídeo está ótimo na explanação.
Realmente é um livro difícil de digerir, mas seu entendimento sobre o tema foi muito bom.
Só um erro na colocação do seu pai, o Estado não existiu sempre. Desde o surgimento da propriedade privada, quando o homo sapiens deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, há cerca de 12 mil anos atrás, as aldeias não tinham nada equivalente a um Estado. Apenas na mesopotamia, há cerca de 3/4 mil anos atrás, que os Estados surgiram e, de imediato, estatizaram as terras. A propriedade, então, passou a ser concedida por um líder ou templo (sacerdotes) aos cidadãos. Depois disso maior parte das civilizações seguiam esse mesmo modelo, como o Egito, boa parte da Grécia Antiga, até o feudalismo, monarquias e o Estado como conhecemos hoje. Temos mais tempo de civilização sem do que com o Estado.
Obs: também não sou anarcocapitalista, mas confesso que esse livro me deixou com uma pulga atrás da orelha.
recomendo
Se tu diz não ser um ancap. Mas talvez seja o famoso libertário e não sabe haha (sim, existe diferença.) É ''filosófica" mas existe!
Uma leitura antropológica, filosófico e econômica que te indico é A ORDEM ESPONTÂNEA. Ideias muito condizentes com a natureza dedutível das coisas.
Há uma boa discussão na área histórica.
@@LuizFelipe-ry2wqqual ?
O livro de Hoppe não é de fácil entendimento para pessoas que não conseguem ver uma sociedade de liberdade. Parabéns pela leitura da obra. Evite comentários desrespeitosos direcionados ao autor e a obra.
Eu sempre achei melhor usar o termo "Momentâneo" no lugar de "Temporal", usando assim parece que a teoria fica mais direta. Como nao li a versao ingles, pode ser uma questao de tradução. Façam o teste voces e me digam se faz sentido pra vcs tbm.. =P
Realmente tá longe de ser um livro pra iniciante! Muita gente fala sobre 6 lições, anatomia do estado etc... Mas livro de fato pra iniciante nesse assunto é "A escola austríaca" do Huerta de soto. Foi quem melhor captou a essência dos estudos do Mises e colocou isso num papel de forma boa pra se e entender. Te um pouco de economês porem não precisa reler 25x pra entender
E interessante ler esse livro depois da leitura do livro ação humana do Mises e o Ética da liberdade do Rotbard, para que o conceito e os pqs da preferência temporal ser assim, sem contar muitos outros conceitos que parece não ficar muito claro, com a leitura prévia dos mesmos, vc consegue fazer ligações e a leitura se torna mais leve, por assim dizer, rsrsrs...enfim, gostei da sua análise, dei like 👍
Obs: Se vc achou a leitura desse livro difícil, eu particularmente achei difícil a leitura do livro A Ciência Econômica e o Método Austríaco do Hope, esse eu tive que voltar algumas dezenas de vezes rsrsrs...😂 Fica o desafio.😉
Eu achei a leitura dele razoável kkkk é bem filosófico esse livro
@@user-ze2si1en4k o problema é que não dá nem pra vc e nem pra mim afirmar que uma sociedade de leis privadas seria de um tipo ou de outro, pq nunca tivemos isso isso, nunca vivenciamos algum tipo de sociedade assim, o máximo que temos é o exemplo de Liechtenstein, mas mesmo assim não dá pra afirmar que seria uma merda ou que seria maravilhoso. Problemas toda sociedade vai ter, sociedade perfeita só no reino de Deus, pra quem crê.
@@user-ze2si1en4k O estado por definição não tem incentivo nenhum para fornecer saúde e educação de qualidade, pois ele não gera riqueza, só subtrai, através dos impostos. Empresas são voltadas para atender a demanda no menor custo possível para alcançar lucro. Empresas estatais não são gerenciadas para o lucro. Então elas podem continuar oferecendo serviços péssimos e tendo prejuízos.
O fato de o estado impedir a livre concorrência faz com que esses serviços sejam ineficientes e caros. Num sistema de livre mercado não haveria nenhum impedimento para qualquer pessoa empreender nessas áreas, o que aumentaria a qualidade dos serviços e produtos.
Monopólios só existem por causa do estado. Uma vez que não existam nem estatais nem concessões, não há empecilho para novas empresas surgirem e termos mais produtos e serviços a disposição. E se uma empresa decide "ferrar" com o consumidor e aumentar o preço dos produtos, isso dá margem para outra entrar no mercado e oferecer o mesmo serviço ou produto mais barato e ganhar esse público.
Q q se acha? :) Bora trocar uma ideia.
@@user-ze2si1en4k vc ach q o estado deveria fornecer coisas básicas, certo??
então, pq não fornecer alimentação?? tipo supermercados estaizadoa. afinal, comida é mt mais importante do q escolas, uma vez q sem comida não da pra sobreviver...
@@leandrofernandes2051 nem lembro o que tinha comentado aqui, mas se eu estava defendendo o estado, esqueça.
Adorei muito o video. Apesar de discordar da opinião, você foi a "discordante" mais inteligente que já vi aqui no youtube. Parabéns.
Se vc quiser posso participar com vc explicando trechos que possam ser mal interpretados (como o clássico trecho da remoção física)
Eu apoio
16:06 O estado, a família e o que ??????
As putas
Também queria saber?
O estado, a família e a buc2t3...
E isso mesmo gente, e a ideia é valida.
Olá Débora. Cheguei agora. Sou novo no canal (cheguei aqui através de pesquisas relacionado ao livro Hans Hoppe) e estou ti conhecendo melhor. Só passando para dizer que gostei muito da forma como você fala com quem está do outro lado assistindo na tela quadrada pixelada. Me sinto como se tivesse conversando com alguém próximo a mim. Procurei outros conteúdos no canal e gostei muito. Ganhou um seguidor frequente. Obrigado pelos conteúdos! Abraço!
Muito obrigada 😁
Parabéns pelo canal!
Ótima análise pra quem tá iniciando nesses assuntos.
que venham muito mais apoiadores.
Só queria ter entendido qual era a terceira coisa que o mundo precisa
A 3ª coisa provavelmente é algo envolvendo putaria, sexo ou pornografia.
😂 também queria entender as palavras que foram censuradas.
16:20 estado nem sempre existiu os bandidos foram aperfeiçoando os métodos até chegar neste modelo de "bandido estacionário" que é o estado atual, que está com os dias contados.
Caraí esses bagulho de estado tá na maldade
KAKAKAKAKAK
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
BOA!!!! rsrsrsr é isso mesmo!
Kkkkk
Kkkk
Poxa estudo e discuto isso desde os 7 anos de idade, hj 44, em estudos Bíblicos, Monarquia, Democracia e libertários, estão todos fadados ao fracasso. A Teocracia começou tudo perfeito, até agente achar que poderia ser igual ou ocupar o lugar de Deus, estamos pagando o preço e provando que estávamos errados.
Continuemos orando que venha o Reino de Deus, a solução de nossos dilemas. O resto é chover no molhado.
Porque censurou o último? Alguém entendeu e pode me dizer fazendo um favor? Qual é o terceiro?
Se o mesmo ditado que conheço.... São as put@s. Eu até concordo com o trecho da instituição da família e das put@s. Mas a parte que refere ao Estado eu discordo totalmente. Nem sempre existiu e algum dia, espero que deixe de existir. Já a família e as put@s, sempre existiram e sempre existirão. Glória a Deux.
@@williamcarvalho2953 com certeza o estado vai acabar, e as armas dos libertários já estão na mesa, ela está certa se o sentido do pensamento dela é querer ir contra o estado na violência e confronto direto, mais os libertários a muito tempo tem outra postura que é simplesmente fazer o máximo de coisas possíveis sem o estado, as armas dos libertários são a internet ( informações descentralizada) e o bitcoin ( economia/riqueza descentralizada).
@@williamcarvalho2953
Ainda bem que vc esclareceu!
Tive que ler todos os comentários pra saber...
Kkkkkkkkk
Obrigado!
@@williamcarvalho2953 a instituição da família já acabou, meu chapa! Olha o naipe dessas "famílias" modernas!
Na história da humanidade as democracias ruiram porque o povo nao sabia escolher e escolhiam lideres que levaram suas sociedades a ruina. Infelizmente nao conhecemos um sistema melhor que esse. Mas acho que o Estado nao deveria ter o monopólio do poder. Como sabemos, qualquer monopólio é ruim.
Olá, sei que vc tá mais ligada em filosofia política mas oq vc acha do espiritismo? Já leu as obras de Kardec? Poderia trazer (se puder) sua opnião sobre as principais obras dele? Vlw
BRabox eu preciso primeiro fazer umas revisões de uns livros católicos, pra depois me aventurar em outros mares desconhecidos 😂
Vendo esses vídeos pela milésima vez. Saudades, Debs. ❤
Que saudade, ja faz alguns anos que li esse livro. O melhor que ja li e que mais mudou meu modo de pensar. Mas com o tempo, busquei muito discernir o certo do errado e me tornei muito "cabeça fechada". Parabenizo por pela leitura mente aberta. Uma das coisas mais difícil depois de estudar exaustivamente é admitir que não sabemos de tudo e que estar certo nem sempre é o mais importante.
Ela só esqueceu que o estado não é algo que sempre existiu, várias sociedades sem estado existiram durante a idade média e as coisas funcionaram na questão judicial, daí que surgiu a "Common Law", principalmente o estado moderno, que tem pouco mais de 250 anos As pessoas sempre fizeram seus acordos privados, empreenderam, criaram valor para coisas, APESAR do estado. Sociedade de leis privadas é a resposta para a questão ética.
Gostei muito de sua abordagem...
É muito difícil convencer um jovem que socialismo não funciona. Quando ganha mais maturidade há uma natural tendência ao capitalismo e conservadorismo.
Agora, um decada depois da meia idade a tendencia é o libertarianismo, bascemos livres e para sermos livres, mas o homem vem e escravisa uns aos outros.
Quem chegou aqui por causa do post no X deixa o like. 🫡
outro dia eu estava pensando sobre isso.. a Monarquia é melhor que a Democracia
SEIS LIÇÕES EH PERFEITO 🥰🥰
16:00 claro que isso não é uma tentativa de fazer um argumento sincero em favor do estado, mas se com isso você(ou o seu pai) quer dizer que o estado é inevitável por ter ter existido quase sempre na história, isso é uma falácia bem simples, do tipo "sempre existiu logo, sempre vai existir no futuro", isso é falso, não só por não ser verdade que em absoluto sempre existiu na história humana, mas eu acho que não preciso explicar também porque mesmo que fosse verdade não implicaria que sempre existirá no futuro, pois se essa linha de raciocínio fosse válida, não existiria nenhuma história humana e teríamos que argumentar que os fenômenos na realidade são estáticos e imutáveis.
Além do fato que mesmo que fosse uma verdade que o estado é inevitável, isso não demonstra de modo algum que o estado não é praxeologicamente equivalente a uma gangue armada, isto é, mesmo que alguém demonstrasse que o monopólio da jurisdição e segurança é uma tendência econômica natural e inevitável, isso não provaria que o monopólio da jurisdição e da segurança não é uma organização criminosa, nesse caso, estaria apenas dizendo que a organização criminosa é inevitável, para ser mais grosseiro assim como sempre haverá estupros, haverão roubos e assassinatos também sempre haverão estados, então isso implica no máximo uma teoria libertária pessimista fatalista, mas não uma teoria não-libertária, para se postular uma teoria não-libertária de fato, você teria que, do ponto de vista teórico e jurídico, demonstrar que um estado não é uma contradição no direito, boa sorte com isso.
O fato dele ter nascido apenas 4 anos apos o término da II Guerra Mundial (infância, adolescência e inicio da vida adulta com o país completamente destruído), ajuda a entender o porque dele ser um anarco capitalista, ao ponto de escrever esse livro.
O livro é pesado. Os primeiros capítulos são difíceis de assimilar. Tive que reler várias vezes. Mas depois vai ficando mais fluido. E o fato dele estar sempre repetindo as ideias, vai ajudando a fixar. O livro explode nossa mente. Se mais pessoas conhecessem a obra, talvez a sociedade se tornasse mais eficiente.
Se mais pessoas de todo o continente Americano que não tem nada a ver etnicamente com o euro centrismo, tivesse a oportunidade de ler esse livro, todo mundo viraria comunista.
Minha Linda, Vc Está com um Livro que vc só Leu. Esse Livro é para vc ler dois capitulos, parar, pensar e ler outra vez. Preferencia Temporal existe a muito tempo. desde as monarquias. na europa eles vivem assim. aqui no Brasil as pessoas querem tudo imediato. preferem comprar um iphone, ao invez de comprar um curso para aprender algo novo. e assim ganhar 10 x mais que um Iphone. abraço
não entendi a terceira instituição que sempre existiu segundo o pai dela
Eu também não. Acho que é "a putaria"
Fica aqui o convite pra falar sobre esse livro conosco numa live. Bom trabalho!
Animo!
Já se aventurou pelo Anarquia, Estado e Utopia? Completamente excepcional!
Eu era o famoso "libertário e não sabe". O insight para me tornar um libertário, veio através da leitura desse livro do Rothbard, "A Anatomia do Estado" e "O Que Deve Ser Feito" do Hans Herman-Hoppe. Hoje ja leio obras mais complexas da área e, inclusive, estou lendo "O Manifesto Libertário" do Rothbard.
Outra coisa: a corrupção na monarquia é punida com eficácia pq estão roubando do monarca e seus herdeiros, enquanto na democracia estamos vendo punição zero aos cleptocratas.
Tenho medo de ler e me tornar ainda mais revoltado com o estado.
É só não ter político e nem partido de estimação e que a maioria dos políticos quer os cidadãos pobre lascado e alienado leia o imbecil coletivo de Olavo de Carvalho.
queria saber se há alguém que se contaminou com o direito estatal que consegue conceber a idéia libertária.
Lê-lo sem ler outros do Hoppe antes é um erro. E abre ensejo a diversas más interpretações.
Uma breve história do Homem e O que deve ser feito são livros dele para o mainstream...
POR MENOS ESTADO E MAIS 🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🗽🗽🗽🗽🗽🗽🗽🗽🗽🔥🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌍🌍🌍🌍🌍🌍 focker mácron
A única parte negativa desse livro é o lado conservador do Hoppe,em alguns trechos do livro ele chega a ser preconceituoso com homossexuais e negros,como retirar os homossexuais por força física da sociedade e dizer várias vezes raças que seriam inferiores as pessoas brancas,se você leu e passou despercebido é só baixar em PDF e procurar por palavras "homossexuais" ou " negros", porém tirando essa parte negativa o livro é muito bom
Eu fiz isso, e tenho o livro físico, em nenhum momento ele é preconceituoso, ou diz que há raças superiores, ele apenas dá exemplos de se caso uma sociedade quiser não se associar com essas pessoas, ela pode por meio de remoção física. E dá exemplos polêmicos justamente para explicar o ponto dele. Faria sentido realizar remoção física com comunistas, nazis, ou qualquer coisa do tipo que promova degeneração moral e/ou ética.
A remoção física do Hoppe não é literalmente uma remoção a força e sim uma exclusão do tipo: Não vamos ajudar e nem conversar com você, obrigando a você a se mudar.
eu discordo desse ponto de vista dele, acho que homossexuais não são pessoas ruins mas né, opinião do autor.
Existe uma má interpretação desse trecho ao mesmo tempo que houve um erro de tradução. O contexto da fala (como o Hoppe já esclareceu) não se trata de homossexuais ou negros em si, mas sim daqueles que fazem parte do coletivismo natural dos respectivos movimentos. Uma pessoa ser gay ou negra não influencia em absolutamente nada as relações interpessoais, já aqueles coletivistas sim influenciam (militantes por exemplo).
Estado, família e quê? Não entendi a última palavra mas concordo
"puta" 😂😂😂
Deve ser religião
moicano é zica
E quem ainda fica do lado do estado? Estado grande? Claro os funcionários públicos e os idiot@s úteis.
Simplesmente impossível refutar o H.H.H.
Obrigado pelo conteúdo, Debora. Muito bom!
Por que você não faz podcasts? Vale a pena, da para entender as resenhas só pelo áudio.
Raphael, você acredita que dá mais trabalho? Fazer um podcast de qualidade demanda um áudio melhor, já que a pessoa tá focada na voz... um preparo maior. É engraçado.
@@academiabocault , sim, o áudio é muito importante. Além do micro bom, é interessante sacar um pouco de edição de áudio. Mas tenta, vai que...
☝
Mais um ancapi aqui escrito. Show. 👍👌👏
RENATO MOICANO É UM DOS MAIORES HERÓIS PELA LIBERDADE!
É bom começar com "Uma breve história do homem: progresso e declínio"
Ela vai mudar de ideia daqui uns anos.
Pelo contrário KKKKKKKKK
O estado, a família e o quê?
Esse livro é revolucionário
O que há em 16:10 que foi cortado? Qual era a terceira instituição?
É só se perguntar: você quer o negócio agora (alta preferência, tô com pressa) ou depois (baixa preferência, sem pressa)?
O Hoppe é "faixa" do monarca de Liechtenstein.
Eu contra argumentaria seu pai, um médico oncologista sabe que não existe cura para o câncer, mas não é por isso que ele vai desistir de combate-lo.
O estado deveria apenas como uma prefeitura. Acabando com o partidarismo colocando no seu lugar candidaturas avulsas já amenizaria bastante a atuação do estado. O estado vai cair, mas por falta verba gerada pela pobreza em massa a nível mundial.
Valeu.
Onde vc comprou o panfletinho do anatomia do estado?
Gostaria de parabenizar pelo vídeo. Sinceramente a grosso modo o livro apresenta a visão de mundo que eu enxergo mas vou além. Ultimamente vejo a China não como uma vilã no mundo. Consegue associar uma economia dinâmica e em muitos aspectos liberal com um conservadorismo em relação aos hábitos/costumes. Acredito que nossa visão de democracia foi construída por aspectos culturais ocidentais ainda que quase todas as potencias mundiais com exceção dos EUA cresceram e se desenvolveram em monarquias ou ditaduras economicamente liberais. Desta forma além da monarquia ser melhor que uma democracia em muitos aspectos, uma ditadura liberal economicamente é ainda mais interessante comparado a monarquia.
Debs, vc conhece o canal IDÉIAS RADICAIS? ele fez resenhas de muitos livros deste naipe e o canal é sensacional ele explica de forma lúdica o LIBERTÁRIANISMO e a ética da ñ agressão 😉vale apena conhecer é sensacional esse Curitibano.😘bju Debs brigadu
Recomendando gradualista? Tá doida?
Não são confusos os conceitos, o primeiro de preferencia temporal pode ser entendido como imediatismo, foco no presente, então quanto maior, menos vc poupa. E caramba é muito dificil uma democracia com baixa preferencia temporal, onde as entendam q o estado não pode prover tudo, e q smp q ele tenta, o custo chegará pra todos, principalmente pras futuras gerações. Já o contrário trará prosperidade a todos e um mundo melhor pras futuras gerações. Mas as pessoas querem obras faraonicas agr, auxilios agora; melhor: querem comer picanha agr, sem trabalharem por isso.
E quando algo interfere no livre mercado, tornando o ambiente desfavorável e ainda mais incerto para poupadores, pensando agora na logica individualista, a preferencia temporal é distorcida. Vou dar um exemplo bem simples também, um governo imprime mt dinheiro causando inflação constantemente, a pessoa q tem menos recursos terá mts incentivos pra gastar seu dinheiro o quanto antes, pois caso contrário, comprará menos no futuro. Inclusive teve um pais q as pessoas corriam pro mercado assim q recebiam o salário, e ele ta doido pra repetir esses tempos, vou deixar vcs adivinharem "que país é esse".
Iria compreender que o estado enves de ajudar mais atrapalha e seu pai realmente erros nas 3 coisas que disera. COMO A FAMILHA JA ESTA SENDO DESTRUIDA E O ESTADO JA E CONSIDERAVELMENTE INEFICIENTE E O ÚLTIMO QUE NAO CONSEGUIMOS COMPRIENDER.
Legal você pegar esse livro para ler, é grandioso. Só faltou explicar bem sobre o custo da democracia, é cabuloso, esmagador e a melhor parte do livro. Não sei bem quão fluente em economês austríaco estão vocês, mas essa parte do livro, custo da democracia, é cabulosa mesmo, não tem dessa de concordar ou discordar, é uma areia que se engole de garganta seca ao observar a democracia em prática.
Linda Debs te amu
Que curso bacana (economia). Valeu
16:09 O estado, a familia e o que???
O estado, a família e as putas 😂😂😂
Em 15:45 - Direito de discordar, mas sem lançar mão da ditadura progressista, como fez.
Se você colocar os fundamentos do Bitcoin e as censuras que acontecem no Brasil e no mundo. Talvez o livro faça sentido.
Kkkk certíssimo o hoppe democracia o deus que falhou!
Parei o vídeo no momento em q disse que leu o livro com viés
Parabéns, ótima análise!!!
Gosto dos teus comentários.
das 3 instituições a terceira que foi censurada foi DEUS ?
Possivelmente o canal já teria uns 100k se cada pessoa que se increvesse não tivesse que se identificar como um bocó. Gostei do vídeo
Hoppe é de longe o maior
Vim pelo twitter, gostei do seu trabalho. Continue!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Quero ler esse livro, parece ser muiiito bom!
Otimo video!!!
Tenho que ler o livro pra avaliar a conduta desta estudante para com o mesmo.
Adorei o conteúdo do video. Inclusive, qual o equipamento que você usa?? (Câmera e Fone) Qualidade muito boa! Vai que eu animo de fazer video tb! Aí se sei por qual equipamento começar! =) Abraço!
Oi! Acho que o mais importante é o microfone de lapela e a edição. A câmera eu já tinha, era uma Cânon 6D
Tá equivocada, o estado sem sempre existiu. 😬
Ainda não li este livro (vou ler), mas concordo contigo no seu comentário sobre a necessidade da existência do Estado. As pessoas que estão pregando a abolição do Estado parecem acreditar que os seres humanos podem ser como um universo particular, cada pessoa seria como um universo sem a necessidade de interagir umas com as outras. Há uma frase, não lembro o nome do autor, que diz que "nenhum homem é uma ilha", se nós não conseguimos ser uma ilha, imagina então um universo inteiro. O Estado deveria ser uma espécie de "mediador" da inevitável (e necessária) interação entre as pessoas. Mas há um crônico abuso do conceito de Estado principalmente em nosso país. Esta última parte é apenas um comentário meu. Não espero que você concorde com esta parte, mas se concordar, melhor. Parabéns pelo seu trabalho neste canal.
Você só esqueceu que o Estado também é composto por pessoas.
@@Thiago20828 acredito que 'seres humanos" e "pessoas" são conceitos intercambiáveis. Não esqueci.
ótimo vídeo, só discordo totalmente da frase do seu pai kkkk
Gostei da análise. Tenho o livro e nunca li. Vou tentar.
Eu acho o oposto, os primeiros capítulos são os mais simples, quando fala de preferência temporal e utilidade marginal. Mas eu não indicaria esse livro pra uma pessoa que não tem maturidade intelectual(não estou me referindo ao autor do vídeo). É um banho de sangue lógico em conceitos que já assumimos como verdade sem questionar.
Após a leitura só sobra arrependimentos de não ter lido antes.
Maravilha de comentário!!!
Passei a te seguir recentemente e estás em período de observação. 🤔