Kkkk eu uso um pc, pedaleira e pedais anlógicos...as vezes um ampli mas quando não gravo em casa( moro em apto e não rola ligar o amplificador alto kkk)
uma coisa é você compor no seu computador e apenas ser um cara que faz musica no computador, outra coisa é se achar produtor musical pegar uma banda e gravar a banda no digital e se acha algo muito foda por isso.
Eu não perco nada dele, e nem grava mais nada. Só achei ele porque queria melhorar minha gravação de guitarra amadora no meu notebook com minha interface clone da Behringer hahha
O bom é q vc cria, conserta… faz tudo… eu sou uma negação com eletrônica… ter um estudio analogico e nao saber consertar os equipos é ter sempre esse gasto de manutenção…
Cara eu adoro quando você faz "onomatopeia" dos instrumentos, é muito ASMR vontade de editar todos os vídeos que você faz isso, num compilado, daria view para caralha!
Realmente, comprei um Valvulado e estou usando pedais analógicos com ele…é outro som.Embora o vídeo seja de gravação.Tenho tbm uma Line 6 Helix, já estou pensando em torrar ela depois do resultado que eu tive com os pedais e o amp.Abraço e parabéns pelos vídeos!
gosto muito dos seus vídeos (dos que vi até agr), não tenho a experiência que vc tem com produção, faço uso desses recursos digitais, mas concordo com tudo que você fala sobre isso, eu inclusive tbm não acho que não distinguir o que foi usado (se é analógico ou digital) é um bom parâmetro pra dizer que isso é melhor que aquilo, você quando toca em um tem a sensação muito diferente do outro, por isso se eu vou ter alguma tocada e aprendo as músicas usando amp sim depois passo um tempão acostumando com o amp e pedais, entre outras coisas que acho legal tbm por ser mais natural tbm, em plugins você usa guitarras diferentes e tem resultados muito parecidos, enquanto no real a coisa muda drasticamente (só um exemplo da perda que a gente tem com simuladores)
Cara, eu amo o Lisciel véi, gravo tudo ao vivo, batera, baixo, violao, guitarra amplificada, mas infelizmente uso o protools, pois nao possuo AINDA o sistema de gravação analogico, mas ja é minha meta! OBRIGADO LISCIEL.
Assisti um vídeo de um cara, famosinho aqui no YT, ensinando a "gravar violão profissional" kk ele tocava um compasso, e ensinava um monte de artimanhas pra copiar quantizado e ir colando, enfim, aí eu perguntei se aprender a tocar violão não dava certo tbm kk conclusão, o vídeo na verdade era uma aula de programação e computação, tinha nada de música não kk foda
Mano, eu tô curtindo muito seus vídeos! É um choque da verdade que deve ser falada irmão, bom demais! Eu ri demais na hora do "gostaria de gravar uma canção " com a entonação da voz , bicho kkkk😂😂😂😂😂😂... "lero-lero lero-lero lero" lkkkkkkk Realmente a diferença sonora do digital pro analógico hoje em dia está bem difícil de diferenciar... porém o ponto é exatamente esse Lisciel, o lance é a satisfação. E o analógico te faz tocar diferente, com mais liberdade de expressão, nao tem nem como comparar. É muito diferente a satisfação que o analógico proporciona
@@LiscielFranco rapaz… aqui no meu cafofo de estudio so pinta gente q quer gravar, quer cantar mas simplesmente nao sabe… acha q a tecnologia vai fazer o milagre…
@@LiscielFranco galera chega aqui com o tecladinho da sandy e acha q o reato a gente faz no computador… o cara quer cantar mas nunca tocou um instrumento… nao tem referencia de tom, nao sabe a regiao da voz dele… simplesmente querem o milagre…
E muito estudio é especialista na musica fast food!!! Quer sua musica? A gente grava tudo procê e vc so vem aqui e coloca a voz e nós passa no melodyne…
Curioso nesses anos foi a transição.. inicialmente tudo digital, depois o suming, depois a mesa, depois os gravadores de rolo, depois o primeiro de 24 canais, enquanto isso a todo vapor fazendo os periféricos, lembro de um vídeo você falando que só usava o protools para fazer automações.. depois vc vendeu tudo e ficou só com um gravador da zoom para fazer a versão digital das bandas. E por fim, fazendo o novo estúdio. Cara isso foi o quê? 10 / 15 anos? Então, foi tudo um processo.. e esse processo de amplia para as bandas também.. que aliás te procuram exatamente por isso. Pois você buscou ser melhor para você, não comprar com fulano ou ciclano.. um processo de anos. Que seja assim sempre. Boa sorte Man!
Fodastico meu veio!!! Eu digeri isso por 15 anos mesmo!!! E estou aqui passando pra galera na manteiga como a coisa deve ser feita e quem tem dúvidas só olhar nos vídeos antigos, não precisam ficar tomando na bunda como eu tomei durante tantos anos... tá tudo aí, se mesmo assim quiserem errar,,, aí eu me retiro da responsabilidade
@@LiscielFranco um caminho perene.. só espero que você consiga manter os equipamentos, pois existem componentes dedicados a determinados periféricos que não se acha mais. Eu tô tentando fazer um clone do Univibe, descobri que os LDRs eram dedicados para a Shin-ei e o do Hendrix o Roger Mayer modificou.. Que beleza!!! Gosto dos seus vídeos e seu trampo. Obrigado pela dica do Tubedeport.
Seus vídeos são foda! Sou da nova geração, uso plug in, mas consegui entender seu vídeo tu é foda! E quem se doer simplesmente não entendeu nada, papo reto!
Um dos motivos de muita gente usar o digital é que o analógico é muuuuito, muuuuuito, muuuuuuuuito mais caro. E nem todo mundo tem dinheiro pra bancar, principalmente quem está começando, como eu. Eu concordo que o analógico é muito, muuuuito, muuuuuuito melhor.. Mas enquanto não posso bancar isso, vou no digital, porque como dizia vovó do Raul: "Quem não tem colírio usa óculos escuros e quem não tem filé come pão e osso duro!" Enfim, faço o que posso com o digital, pq se eu tiver que esperar pra ter um equipo analógico pra fazer alguma coisa não vou fazer nunca. O que eu tento fazer é uma música de qualidade pra quem sabe um dia poder comprar um equipamento analógico de qualidade.
Eu RACHO com seus vídeos cara, MUITO BOM hahahahaha fala as verdades, se indigna com a decadência musical e faz a chamada necessária... não há como não ter empatia, sendo eu um prof de federal que é incomodado por colegas e alguns alunos por falar e cobrar a proficiência musical, competência, o entendimento que uma universidade deve ter o compromisso com o conhecimento e não o mercado em 1 lugar etc etc Parabéns por adotar o analógico, dos males o menor, já que Thomas Edison acabou com a música, deturpando o que ela é, e o emprego de mais músicos, ao inventar a possibilidade de gravá-la... fica aí a todos a provocação, no sentido de pensar sobre essa exposição de pensamento... abraço!
Que prazer em conversar com pessoas assim!!! muito obrigado e a luta pra educação continua!!!! A educação está sendo bombardeada... vendida... e vamos segurar até o final.
@@LiscielFranco talvez a sensação que teve ao me ler seja a que tenho ao ver teus vídeos, não me sinto tão só em remar contra a maré, ainda que eu precise pormenorizar também o que eu entenda que, sem o Thomas Edison (o mesmo que digo que acabou com a música), junto e SOBRETUDO ao TESLA, a música não tenha recebido a voz de libertação artística gigantesca que, pela primeira vez na História, permitiu aos músicos terem o poder de manipularem e construirem um universo sonoro constituído VERDADEIRAMENTE do que seja a música, tal seja: manipulação e domínio do som, ruído e da abstração teórica que chamamos de silêncio - elementos combinados que resultam no que teóricos denominam, de forma muito imprecisa a meu ver, por "música contemporânea" (aquela LIVRE das garras da poieses, da retórica, do discurso, enfim, de tudo aquilo que é ligado e emprestado da palavra). Ou seja: tudo é minimamente dialético na vida, mas em se tratando de gravações de instrumentos que produzam música "velha" (que não seja contemporânea no sentido musical do termo), ou rock, jazz etc (todo gênero musical comercial ou não que tiveram suas bases cognitivas construídas no imaginário popular e universal por meio de gravações), eu ainda sou 100% oldschool, digital é o escambau! Hahaha abraço e desculpe o comentário comprido, mas eu sou assim ao falar de música.
Entendi tudo o que vc disse....no meu caso...que já tocava há 25 anos....ter estas "facilidades" do Logic pro me fizeram compor mais e melhor....sou meu fã.....SOFRI DEMAIS COM BATERISTAS....sem falar mal dos caras.... É UMA INJUSTIÇA....SER BATERISTA É SOFRER!!!! KKKKKK.... mas sim....o midi me salvou....EU GOSTO do que faço e PRONTO👏👏👏👏👏🙂🙂🙂ahhh...eu toco o que programo e gravo.....e sou feliz.....e o Lisciel também ....❤️❤️❤️
Sou engenheiro e é difícil lidar com pedreiros e outros profissionais,depois que saí tudo errado eles tentam dar desculpas,na música é o mesmo,as vezes vc esta errado e não percebe
Faz um vídeo explicando a paranóia de Batera de estúdio e batera que toca ao vivo, dizem que tem diferença, mas na minha opinião o cara que sabe tocar, toca em ambos os lugares sem problemas...
Falo com a maior tranquilidade do mundo que o melhor som que minha banda já gravou foi com o Lisciel. Não tenho palavras pra agradecer e expressar nossa felicidade, bagulho é de verdade mesmo❤️
Eu sou muito do computador e não tenho como dizer que o trabalho que eu faço com música em teatro e composição de trilhas seria "melhor" só no analógico, mas quando eu comecei a cansar de olhar pra uma tela e fui atrás de comprar kit do Joly pra montar meu próprio synth, entender como tudo o que eu uso no computador tem uma origem analógica e etc... vou falar que deixei o computador bem de lado. Sempre preciso do computador pra trabalhar de um jeito ou outro, mas acho que é difícil pras pessoas ouvirem "analógico é melhor" e achar que isso é você falando que não da pra fazer música boa no digital; esse nem é o ponto! Quando comecei a me abrir pra entender o analógico parece que tive que baixar a cabeça pra respeitar e entender que tudo que veio de lá de tras tem uma importancia muito maior do que a gente imagina quando abre um plugin e sai girando botão de graça. Criar envolvimento com a sua criação e ter uma obrigação de fazer soar bem sem apoio, ou aceitar que você toca/canta "mal" e vai sair assim mesmo pq é o que é, te liberta! Ao mesmo tempo sinto que tem muito movimento do digital hoje em dia que se propoe a ter limites e criar coisas orgânicas na mesma forma que o analógico... Adoro acompanhar seus videos e opiniões, mesmo não concordando com varias coisas hahaha inclusive acho que é um dos grandes motivos de gostar tanto! Você provoca as pessoas a pensar e reconsiderar ideias muito definidas, e se isso não é arte eu não sei o que é! Espero ter uma sessão de conversas muito longas com você um dia :) até lá, obrigada pelos videos e pelo trabalho!
A propósito, Lisciel, você já falou de várias bandas e referências de qualidade de gravação... O que você acha do Steven Wilson? Eu vejo que ele tem produzido grandes álbuns e remixou muitos trabalhos que agradaram muito. Você curte o trabalho dele? O que você acha?
Só gravo 100% digital porque tenho homestudio de baixíssimo custo e é impossível comprar periféricos e afins aqui no brasil pra quem tem pouco dinheiro. Mas concordo totalmente com o que é dito no vídeo.
O digital deixa os músicos todos muitos parecidos e as bandas por exemplo parecem ter o mesmo "formato", no analógico os detalhes da execução brilham muito mais, acabei de montar o meu estúdio e não tem nada de digital nele e o som está poderoso e vivo, mais um belo vídeo Lisciel.
to num setup quase 100% analógico, apenas um processador de efeitos que vai em um auxiliar da mesa que é digital, mas isso não é problema (inclusive tem muito processador digital bom, ensoniq, eventide, lexicon). o que importa é a gravação e a forma de pensar na música. infelizmente, no computador gravamos pensando em editar, em loopar, etc. quando vai gravar direto na fita, vc tem que gravar o melhor take, com o volume certo, sabendo o que funciona e o que não funciona, com a intenção exata do que vc quer, o que força tb a ensaiar pelo menos um pouco antes de gravar. no fim do dia, o digital é pós produção e o analógico é performance, e o que gostamos é performance, erro, experimentação, risco. os Daws nos inspiram a corrigir, a ficar metodicamente buscando perfeição mas o que realmente acontece é que eles sugam a energia musical e a intenção da coisa e deixa tudo plastificado. um tascam de 4 canais vai gerar uma energia criativa muito mais legal do que qualquer software! queria muito ter entendido isso antes.. mas esse esforço todo é legal se vc quiser fazer um trabalho de profundidade e eterniza-lo. para quem ta fazendo um trampo para a tv, youtube, ou para vender fácil (o que tb não tem problema nenhum, só é outro direcionamento) não tem muito sentido ficar preocupado com isso, o mercado impõe hj uma limitação dinamica ferrada, muita compressao.. é outra ideia mesmo, se vc quer ter boas chances comercialmente, vai de UAD e deixa tudo esmagado e cheio de agudo que vai vender super bem!
Únicas vantagens do digital (e não é pouco) é que é muito barato e muito portátil por ser virtual e muitos equipamentos físicos serem simulados ainda que não perfeitamente muitas vezes. Do resto concordo, o analógico por ter um menor poder de edição rápida acaba forçando o musico a estudar para executar a performance sem errar, se foi isso que entendi do video.
Artista de plástico, timbre de plástico, mix de plástico... Muita música boa também acaba nesse buraco, infelizmente. Parabéns por manter a verdade dentro da música e produção.
Momento simples que aprendi com você que hoje tenho em mente que o analógico é melhor que o digital: O vídeo do Vinil vs digital, principalmente o do Foo Fighters o Wasting Light. Você ouvi no CD tudo estourado, comprimido, etc... agora ao ouvir no LP PQP é outro universo infinitamente melhor. Depois disso eu parei comprei os CDs das bandas clássicas remasterizados por exemplo. Opto sempre pela prensagem da época AAD, é mais natural!! Abraço & Sucesso a ti!
Rola muuuuito disso mesmo Lisciel. Eu sempre quis aprender piano, mas na preguiça de sempre conseguir acertar o midi no computador, eu nunca me incomodei de realmente aprender o piano. Ou seja: eu não sei tocar o piano até hoje. Foda
Eu gravei num estúdio com a guitarra plugada direto no PC! No fim da gravação o vocal tinha deixado beeem desafinado, o timbre da guitarra tá ridículo, mas quando entregaram a versão final o vocal tava igualzinho o Pavarotti, o timbre da guitarra espetacular, a batera maravilhosamente no tempo... Foi decepcionante saber que a gnt não tocava tão bem quanto nossa própria gravação kkkkkk
Sobre a maturidade de saber escutar os sons: Uma vez gravei um orgão (Hammond)... ao final o produtor substituiu por um orgão de teclado (processadinho, pasturizado) porque não gostou do som ... é bem isso que você falou ai no vídeo. Maturidade!
Eu acho que ninguém discorda que o analógico é bem melhor, o problema é que nem todo mundo tem acesso a essas coisas por várias razões mas acho que a principal é espaço físico... O ideal é usar o digital pra facilitar a composição e sempre que possível ir pra um estúdio fazer uma gravação analógica profissional!
A maioria do som dos álbuns gravados no analógico me agrada muito mais. O digital é bacana, fica bonito feito flores de plástico, mas infelizmente estamos cada vez mais distantes do processamento analógico.
Lisciel, eu gravei meu último álbum só com instrumentos reais. É um quarteto de música instrumental brasileira. Gravamos com rhodes e wurlitzer. Tenho alguns amigos que dizem que, no frigir dos ovos, não é possível ouvir a diferença de um wurlitzer ou rhodes real prum nord por exemplo. Eu ainda acho que valeu a pena os instrumentos reais e não acho que o nord é tão foda assim. Mas meu álbum foi todo digital. Protools e rolou edição também, o wurlitzer tava ligeiramente desafinado... o que vc acha disso?
Eu acho que se você vai gravar algo tão rico e valioso assim deveria fazer da forma mais valiosa também. Com as coisas de verdade. Se usar protools ok tranquilo, mas não edite. Grave certo. E assim terá mais verdade no seu som. Não importa se os outros ouvirem ou não, justamente porque a gente faz isso é em primeiro lugar por nós mesmos! Segundo lugar são os outros.
Entendo vc cara, mas na minha época de banda eu era o compositor, mas sou baixista e não toco uma guitarra como um guitarrista e na hora eu idealizava o arranjo todo na minha mente, mas a batera e as duas guitarras ficavam completamente diferente do que eu imaginara ou queria. No fim ficava frustrado, pois tinha uma letra que todos gostavam, mas eu detestava o arranjo. Hj eu faço todos os bends, hammer ons pull offs, slides, harmônicos e experimento tudo o que posso antes de eu achar o arranjo ideal e entrego a música toda pronta com meu baixo, guitarra solo, batera e piano e ainda defino muito melhor os campos harmonicos e escalas que usarei em minhas canções, pois antes eu só tinha o baixo que em relação a outros instrumentos harmónicos como piano ou guitarra me dá descantagens na hora de compor. Hj minhas composições fluem muito melhor e no final qualquer batera pode tocar e qualquer guitarrista pose reproduzir.
uma coisa que senti com passar do tempo, especialmente no metal moderno é que os timbres do bateria são todo iguais... Som foda ..sim..bumbo pesado stalado,caixa um tiro.. mas tudo igual..sem indentidade
@@LiscielFranco ... verdade, deve ser por isso que eu nunca gosto do meu bumbo e do meu ride...E obrigado pelas dicas e videos, meu som ta evoluindo bastante,e a pegada também.
Quem aí também curte o Lisciel mas grava 100% digital? Kkkk
Kkkk eu uso um pc, pedaleira e pedais anlógicos...as vezes um ampli mas quando não gravo em casa( moro em apto e não rola ligar o amplificador alto kkk)
Eu gravo com um celular kkakk
uma coisa é você compor no seu computador e apenas ser um cara que faz musica no computador, outra coisa é se achar produtor musical pegar uma banda e gravar a banda no digital e se acha algo muito foda por isso.
Não é pra quem quer, é pra quem pode kk eu aos poucos tô conseguindo alguns equipamentos analógicos, é mais da hora kk
Eu não perco nada dele, e nem grava mais nada. Só achei ele porque queria melhorar minha gravação de guitarra amadora no meu notebook com minha interface clone da Behringer hahha
Comprei um maletomp e uso com meu pre amp 610 da UAD e um neumann velharia anos 70. Coisa mais linda o som . Obrigado Lisciel!
O bom é q vc cria, conserta… faz tudo… eu sou uma negação com eletrônica… ter um estudio analogico e nao saber consertar os equipos é ter sempre esse gasto de manutenção…
compra um ferro de solda e começa bro
@@cassiohenriquesouzaalmeida2217 nao é tao simples assim chegar no nivel dó Lisciel
@@wellrod se tu nao começar por algum lugar vai chegar em lugar nenhum
@@cassiohenriquesouzaalmeida2217 voce tem razão!!!
Cara eu adoro quando você faz "onomatopeia" dos instrumentos, é muito ASMR vontade de editar todos os vídeos que você faz isso, num compilado, daria view para caralha!
Muito legal Lisciel ótima explanação, Vida longa ao analógico.
Vc é unico cara!!! Nao basta ter um estúdio analogico e nao ser o Lisciel kkk isso é pra poucos!!!
Realmente, comprei um Valvulado e estou usando pedais analógicos com ele…é outro som.Embora o vídeo seja de gravação.Tenho tbm uma Line 6 Helix, já estou pensando em torrar ela depois do resultado que eu tive com os pedais e o amp.Abraço e parabéns pelos vídeos!
gosto muito dos seus vídeos (dos que vi até agr), não tenho a experiência que vc tem com produção, faço uso desses recursos digitais, mas concordo com tudo que você fala sobre isso, eu inclusive tbm não acho que não distinguir o que foi usado (se é analógico ou digital) é um bom parâmetro pra dizer que isso é melhor que aquilo, você quando toca em um tem a sensação muito diferente do outro, por isso se eu vou ter alguma tocada e aprendo as músicas usando amp sim depois passo um tempão acostumando com o amp e pedais, entre outras coisas que acho legal tbm por ser mais natural tbm, em plugins você usa guitarras diferentes e tem resultados muito parecidos, enquanto no real a coisa muda drasticamente (só um exemplo da perda que a gente tem com simuladores)
Cara, eu amo o Lisciel véi, gravo tudo ao vivo, batera, baixo, violao, guitarra amplificada, mas infelizmente uso o protools, pois nao possuo AINDA o sistema de gravação analogico, mas ja é minha meta! OBRIGADO LISCIEL.
Assisti um vídeo de um cara, famosinho aqui no YT, ensinando a "gravar violão profissional" kk ele tocava um compasso, e ensinava um monte de artimanhas pra copiar quantizado e ir colando, enfim, aí eu perguntei se aprender a tocar violão não dava certo tbm kk conclusão, o vídeo na verdade era uma aula de programação e computação, tinha nada de música não kk foda
Mano, eu tô curtindo muito seus vídeos! É um choque da verdade que deve ser falada irmão, bom demais!
Eu ri demais na hora do "gostaria de gravar uma canção " com a entonação da voz , bicho kkkk😂😂😂😂😂😂... "lero-lero lero-lero lero" lkkkkkkk
Realmente a diferença sonora do digital pro analógico hoje em dia está bem difícil de diferenciar... porém o ponto é exatamente esse Lisciel, o lance é a satisfação. E o analógico te faz tocar diferente, com mais liberdade de expressão, nao tem nem como comparar. É muito diferente a satisfação que o analógico proporciona
Vc é fera d+ muito bom vídeo
Lisciel, você é sensacional!
7:34 "o digital proporcionou uma pessoa que nao sabe fazer, fazer" . resumiu tudo!!!
Olha quem apareceu por aqui kkkkk
Viva a música sendo feita ao vivo numa sala, tem que tocar pra valer
Lisciel eu gravo no digital por uma questão de acesso. Mas concordo totalmente com sua abordagem. Show de bola.
O analógico assusta porque a galera tem q saber tocar
Mas isso é normal! Saber tocar!
@@LiscielFranco rapaz… aqui no meu cafofo de estudio so pinta gente q quer gravar, quer cantar mas simplesmente nao sabe… acha q a tecnologia vai fazer o milagre…
@@LiscielFranco galera chega aqui com o tecladinho da sandy e acha q o reato a gente faz no computador… o cara quer cantar mas nunca tocou um instrumento… nao tem referencia de tom, nao sabe a regiao da voz dele… simplesmente querem o milagre…
E muito estudio é especialista na musica fast food!!! Quer sua musica? A gente grava tudo procê e vc so vem aqui e coloca a voz e nós passa no melodyne…
@@wellrod a mais pura verdade.
Curioso nesses anos foi a transição.. inicialmente tudo digital, depois o suming, depois a mesa, depois os gravadores de rolo, depois o primeiro de 24 canais, enquanto isso a todo vapor fazendo os periféricos, lembro de um vídeo você falando que só usava o protools para fazer automações.. depois vc vendeu tudo e ficou só com um gravador da zoom para fazer a versão digital das bandas. E por fim, fazendo o novo estúdio. Cara isso foi o quê? 10 / 15 anos? Então, foi tudo um processo.. e esse processo de amplia para as bandas também.. que aliás te procuram exatamente por isso. Pois você buscou ser melhor para você, não comprar com fulano ou ciclano.. um processo de anos. Que seja assim sempre. Boa sorte Man!
Fodastico meu veio!!! Eu digeri isso por 15 anos mesmo!!! E estou aqui passando pra galera na manteiga como a coisa deve ser feita e quem tem dúvidas só olhar nos vídeos antigos, não precisam ficar tomando na bunda como eu tomei durante tantos anos... tá tudo aí, se mesmo assim quiserem errar,,, aí eu me retiro da responsabilidade
@@LiscielFranco um caminho perene.. só espero que você consiga manter os equipamentos, pois existem componentes dedicados a determinados periféricos que não se acha mais. Eu tô tentando fazer um clone do Univibe, descobri que os LDRs eram dedicados para a Shin-ei e o do Hendrix o Roger Mayer modificou.. Que beleza!!! Gosto dos seus vídeos e seu trampo. Obrigado pela dica do Tubedeport.
Seus vídeos são foda! Sou da nova geração, uso plug in, mas consegui entender seu vídeo tu é foda!
E quem se doer simplesmente não entendeu nada, papo reto!
Você é foda cara!! poderia passar o nome da mulher você disse sobre musica eletrônica ?
Um dos motivos de muita gente usar o digital é que o analógico é muuuuito, muuuuuito, muuuuuuuuito mais caro. E nem todo mundo tem dinheiro pra bancar, principalmente quem está começando, como eu. Eu concordo que o analógico é muito, muuuuito, muuuuuuito melhor.. Mas enquanto não posso bancar isso, vou no digital, porque como dizia vovó do Raul: "Quem não tem colírio usa óculos escuros e quem não tem filé come pão e osso duro!"
Enfim, faço o que posso com o digital, pq se eu tiver que esperar pra ter um equipo analógico pra fazer alguma coisa não vou fazer nunca. O que eu tento fazer é uma música de qualidade pra quem sabe um dia poder comprar um equipamento analógico de qualidade.
Boa, em agosto estaremos aí fazendo nosso som
Lamb of god no rock in rio foi sinistro!!!
Perdi minha namorada na época e até hoje não achei. kkk mas arrumei outra , valeu a pena
Esse cara é muito engraçado! "Pega um Trident?" Morri de rir. Muito bom poder ouvir e aprender com a experiência.
Eu RACHO com seus vídeos cara, MUITO BOM hahahahaha fala as verdades, se indigna com a decadência musical e faz a chamada necessária... não há como não ter empatia, sendo eu um prof de federal que é incomodado por colegas e alguns alunos por falar e cobrar a proficiência musical, competência, o entendimento que uma universidade deve ter o compromisso com o conhecimento e não o mercado em 1 lugar etc etc
Parabéns por adotar o analógico, dos males o menor, já que Thomas Edison acabou com a música, deturpando o que ela é, e o emprego de mais músicos, ao inventar a possibilidade de gravá-la... fica aí a todos a provocação, no sentido de pensar sobre essa exposição de pensamento... abraço!
Que prazer em conversar com pessoas assim!!! muito obrigado e a luta pra educação continua!!!! A educação está sendo bombardeada... vendida... e vamos segurar até o final.
@@LiscielFranco talvez a sensação que teve ao me ler seja a que tenho ao ver teus vídeos, não me sinto tão só em remar contra a maré, ainda que eu precise pormenorizar também o que eu entenda que, sem o Thomas Edison (o mesmo que digo que acabou com a música), junto e SOBRETUDO ao TESLA, a música não tenha recebido a voz de libertação artística gigantesca que, pela primeira vez na História, permitiu aos músicos terem o poder de manipularem e construirem um universo sonoro constituído VERDADEIRAMENTE do que seja a música, tal seja: manipulação e domínio do som, ruído e da abstração teórica que chamamos de silêncio - elementos combinados que resultam no que teóricos denominam, de forma muito imprecisa a meu ver, por "música contemporânea" (aquela LIVRE das garras da poieses, da retórica, do discurso, enfim, de tudo aquilo que é ligado e emprestado da palavra). Ou seja: tudo é minimamente dialético na vida, mas em se tratando de gravações de instrumentos que produzam música "velha" (que não seja contemporânea no sentido musical do termo), ou rock, jazz etc (todo gênero musical comercial ou não que tiveram suas bases cognitivas construídas no imaginário popular e universal por meio de gravações), eu ainda sou 100% oldschool, digital é o escambau! Hahaha abraço e desculpe o comentário comprido, mas eu sou assim ao falar de música.
MUUUITO BOM, foi muito bom ter visto esse vídeo, já curti e me inscrevi, continue assim cara.
Bom demais! 😆 Lisciel vc me fez vender tudo!!!!!! Que eu tinha pra gravar kkk
Entendi tudo o que vc disse....no meu caso...que já tocava há 25 anos....ter estas "facilidades" do Logic pro me fizeram compor mais e melhor....sou meu fã.....SOFRI DEMAIS COM BATERISTAS....sem falar mal dos caras.... É UMA INJUSTIÇA....SER BATERISTA É SOFRER!!!! KKKKKK.... mas sim....o midi me salvou....EU GOSTO do que faço e PRONTO👏👏👏👏👏🙂🙂🙂ahhh...eu toco o que programo e gravo.....e sou feliz.....e o Lisciel também ....❤️❤️❤️
Sou engenheiro e é difícil lidar com pedreiros e outros profissionais,depois que saí tudo errado eles tentam dar desculpas,na música é o mesmo,as vezes vc esta errado e não percebe
Conhece o maestro Gastão?? Meu maestro da orquestra ☺️❤️👏
carai esse instrumento que tu toca aí parece muito com uma livraria do kontakt
Esse vídeo merece um Grammy
Professor Lisciel, sugestão para um vídeo sobre bandas na mesma pegada que o senhor fez sobre o Metallica, porém sobre o Iron Maiden!!! Obrigado!
Viva Liciel, estou totalmente de acuerdo 😁😁
100% digital mesmo kkkkk mas qualquer vídeo que ele posta eu já vou correndo assistir
É uma questão de honestidade. Muito bom.
Melhor vídeo do you tube!
Faz um vídeo explicando a paranóia de Batera de estúdio e batera que toca ao vivo, dizem que tem diferença, mas na minha opinião o cara que sabe tocar, toca em ambos os lugares sem problemas...
Valeu Lisciel!
Falo com a maior tranquilidade do mundo que o melhor som que minha banda já gravou foi com o Lisciel. Não tenho palavras pra agradecer e expressar nossa felicidade, bagulho é de verdade mesmo❤️
Meu veio, prazer imenso meu tá!!! Beijão
Falou tudo! muito foda.
Ainda estou pra ver o lisciel fazendo o próprio sintetizador analógico, lançando o nosso Moog brazuca
È isso ai venda seu peixe mesmo mano! Tá certíssimo
Só verdades, acabei de postar um vídeo falando dos ruins que passei....é foda man e esse assunto vai longe ainda
Gostaria de ver um vídeo do Vinil vs VHS estéreo Hi Fi .
Qual é o melhor ?
quando falou da música eletrônica eu pensei na hora no Kraftwerk e no Stockhausen.
Eu sou muito do computador e não tenho como dizer que o trabalho que eu faço com música em teatro e composição de trilhas seria "melhor" só no analógico, mas quando eu comecei a cansar de olhar pra uma tela e fui atrás de comprar kit do Joly pra montar meu próprio synth, entender como tudo o que eu uso no computador tem uma origem analógica e etc... vou falar que deixei o computador bem de lado. Sempre preciso do computador pra trabalhar de um jeito ou outro, mas acho que é difícil pras pessoas ouvirem "analógico é melhor" e achar que isso é você falando que não da pra fazer música boa no digital; esse nem é o ponto! Quando comecei a me abrir pra entender o analógico parece que tive que baixar a cabeça pra respeitar e entender que tudo que veio de lá de tras tem uma importancia muito maior do que a gente imagina quando abre um plugin e sai girando botão de graça. Criar envolvimento com a sua criação e ter uma obrigação de fazer soar bem sem apoio, ou aceitar que você toca/canta "mal" e vai sair assim mesmo pq é o que é, te liberta! Ao mesmo tempo sinto que tem muito movimento do digital hoje em dia que se propoe a ter limites e criar coisas orgânicas na mesma forma que o analógico... Adoro acompanhar seus videos e opiniões, mesmo não concordando com varias coisas hahaha inclusive acho que é um dos grandes motivos de gostar tanto! Você provoca as pessoas a pensar e reconsiderar ideias muito definidas, e se isso não é arte eu não sei o que é! Espero ter uma sessão de conversas muito longas com você um dia :) até lá, obrigada pelos videos e pelo trabalho!
Ritchie Kotzen que nos diga sobre as telecas, abraço os vídeos são muito legais 👍🎼
A propósito, Lisciel, você já falou de várias bandas e referências de qualidade de gravação... O que você acha do Steven Wilson? Eu vejo que ele tem produzido grandes álbuns e remixou muitos trabalhos que agradaram muito. Você curte o trabalho dele? O que você acha?
Cara voce e foda 😈😈😈😈 comprimentos aqui do URUGUAY
Uai, manda pra mim que eu gravo o violino 🎻
Sempre falo isso.. aqui não deixou de ser uma colônia extrativista
o lisciel..e vocal? qnd grava já pensando em "opa, na edição ele corrige"
como faz qnd canta ao vivo?
Poisé !
@@fellipenosor subiam chapadão no palco e mijavam no publico. puta tempo bão!
@@fellipenosor gravaram dobras de voz, assim ficava com a performance homogênea.
@@pauloheiniken e deixava as backing vocals se fodendo kkkkk
Você faz gravação e mixagem e masterização?
Mais um vídeo sobre analógico x digital? Vou assistir.
Só gravo 100% digital porque tenho homestudio de baixíssimo custo e é impossível comprar periféricos e afins aqui no brasil pra quem tem pouco dinheiro. Mas concordo totalmente com o que é dito no vídeo.
você não tem 1500 reais pra comprar um dbx 166 que é um compressor de 2 canais?
@@LiscielFranco Não, com 1500 eu consegui no máximo comprar 2 interfaces pra poder gravar bateria em 6 canais e um kit de microfones baratos.
então acaba de pagar isso e depois compra o dbx 166 ou alesis 3630... vai aos poucos, em 10 anos você tem alguma coisa ai... é assim que funciona...
ai em 20 anos comprando coisas vai entrar alguém no seu estudio e dizer "poxa, quem me dera ter dinheiro assim" 🥲
O digital deixa os músicos todos muitos parecidos e as bandas por exemplo parecem ter o mesmo "formato", no analógico os detalhes da execução brilham muito mais, acabei de montar o meu estúdio e não tem nada de digital nele e o som está poderoso e vivo, mais um belo vídeo Lisciel.
Não tenho dúvidas
Infelizmente acho q ainda não tenho capacidade de gravar no analogico, mas meu sonho é conseguir gravar um disco assim. Um dia eu chego lá!
Eu sempre amei o analógico é uma coisa pura e verdadeira, ISSO é vida!
to num setup quase 100% analógico, apenas um processador de efeitos que vai em um auxiliar da mesa que é digital, mas isso não é problema (inclusive tem muito processador digital bom, ensoniq, eventide, lexicon). o que importa é a gravação e a forma de pensar na música. infelizmente, no computador gravamos pensando em editar, em loopar, etc. quando vai gravar direto na fita, vc tem que gravar o melhor take, com o volume certo, sabendo o que funciona e o que não funciona, com a intenção exata do que vc quer, o que força tb a ensaiar pelo menos um pouco antes de gravar. no fim do dia, o digital é pós produção e o analógico é performance, e o que gostamos é performance, erro, experimentação, risco. os Daws nos inspiram a corrigir, a ficar metodicamente buscando perfeição mas o que realmente acontece é que eles sugam a energia musical e a intenção da coisa e deixa tudo plastificado. um tascam de 4 canais vai gerar uma energia criativa muito mais legal do que qualquer software! queria muito ter entendido isso antes..
mas esse esforço todo é legal se vc quiser fazer um trabalho de profundidade e eterniza-lo. para quem ta fazendo um trampo para a tv, youtube, ou para vender fácil (o que tb não tem problema nenhum, só é outro direcionamento) não tem muito sentido ficar preocupado com isso, o mercado impõe hj uma limitação dinamica ferrada, muita compressao.. é outra ideia mesmo, se vc quer ter boas chances comercialmente, vai de UAD e deixa tudo esmagado e cheio de agudo que vai vender super bem!
Falou tudo quando exemplificou com o 'paladar'...
Únicas vantagens do digital (e não é pouco) é que é muito barato e muito portátil por ser virtual e muitos equipamentos físicos serem simulados ainda que não perfeitamente muitas vezes. Do resto concordo, o analógico por ter um menor poder de edição rápida acaba forçando o musico a estudar para executar a performance sem errar, se foi isso que entendi do video.
Não confundir som analógico com som acústico.
Demais cara!!!!!
Isso ae, canal mais realista que ja vi.
Artista de plástico, timbre de plástico, mix de plástico... Muita música boa também acaba nesse buraco, infelizmente. Parabéns por manter a verdade dentro da música e produção.
imagina um garoto novo entra no estudio e ter que tocar sem amp.
claro que vai dar ruim kkkk
lisciel é foda kkkkkkkk bao demais ze
Um trem de verdade ditas, vc é foda!
Você é foda!
Brabo dms
ótimo vídeo. Um tapa na cara real Kkk
Momento simples que aprendi com você que hoje tenho em mente que o analógico é melhor que o digital:
O vídeo do Vinil vs digital, principalmente o do Foo Fighters o Wasting Light.
Você ouvi no CD tudo estourado, comprimido, etc... agora ao ouvir no LP PQP é outro universo infinitamente melhor.
Depois disso eu parei comprei os CDs das bandas clássicas remasterizados por exemplo. Opto sempre pela prensagem da época AAD, é mais natural!!
Abraço & Sucesso a ti!
Da nem pra comparar kkk
Falou tudo.
Este maluco é muito brabo ....😜
Felipo beira a insanidade depois de descobrir a verdade sobre analog vs digital
Cara, essa comparação de mcdonald com comida de verdade é perfeita com audio
Rola muuuuito disso mesmo Lisciel. Eu sempre quis aprender piano, mas na preguiça de sempre conseguir acertar o midi no computador, eu nunca me incomodei de realmente aprender o piano. Ou seja: eu não sei tocar o piano até hoje. Foda
Eu gravei num estúdio com a guitarra plugada direto no PC! No fim da gravação o vocal tinha deixado beeem desafinado, o timbre da guitarra tá ridículo, mas quando entregaram a versão final o vocal tava igualzinho o Pavarotti, o timbre da guitarra espetacular, a batera maravilhosamente no tempo...
Foi decepcionante saber que a gnt não tocava tão bem quanto nossa própria gravação kkkkkk
Gênio!!!
13:41
Sobre a maturidade de saber escutar os sons: Uma vez gravei um orgão (Hammond)... ao final o produtor substituiu por um orgão de teclado (processadinho, pasturizado) porque não gostou do som ... é bem isso que você falou ai no vídeo. Maturidade!
Huahuahuahua já aconteceu aqui
que pecado.
Eu acho que ninguém discorda que o analógico é bem melhor, o problema é que nem todo mundo tem acesso a essas coisas por várias razões mas acho que a principal é espaço físico... O ideal é usar o digital pra facilitar a composição e sempre que possível ir pra um estúdio fazer uma gravação analógica profissional!
Ou seja, analogico é quando a gente pode
A maioria do som dos álbuns gravados no analógico me agrada muito mais. O digital é bacana, fica bonito feito flores de plástico, mas infelizmente estamos cada vez mais distantes do processamento analógico.
Já perceberam que as vezes o Lisciel faz a voz perfeita do Scooby-Doo? 11:18 é só fechar os olhos! hehehe
Infelizmente a maioria das pessoas não consegue entender o quê você está falando a MENSAGEM.
Exatamente e não pra jogar o computador fora. Queriam uma resposta? Eu dou. Uma solução? Cada um que busque a sua
Da pra fazer um som tipo dubstep só com moog etc?
Lenda!
Lisciel, eu gravei meu último álbum só com instrumentos reais. É um quarteto de música instrumental brasileira. Gravamos com rhodes e wurlitzer. Tenho alguns amigos que dizem que, no frigir dos ovos, não é possível ouvir a diferença de um wurlitzer ou rhodes real prum nord por exemplo. Eu ainda acho que valeu a pena os instrumentos reais e não acho que o nord é tão foda assim. Mas meu álbum foi todo digital. Protools e rolou edição também, o wurlitzer tava ligeiramente desafinado... o que vc acha disso?
Eu acho que se você vai gravar algo tão rico e valioso assim deveria fazer da forma mais valiosa também. Com as coisas de verdade. Se usar protools ok tranquilo, mas não edite. Grave certo. E assim terá mais verdade no seu som. Não importa se os outros ouvirem ou não, justamente porque a gente faz isso é em primeiro lugar por nós mesmos! Segundo lugar são os outros.
@@LiscielFranco valeu velho, conheci há pouco seu canal e já aprendi demais!!! Abraço!!!!
Entendo vc cara, mas na minha época de banda eu era o compositor, mas sou baixista e não toco uma guitarra como um guitarrista e na hora eu idealizava o arranjo todo na minha mente, mas a batera e as duas guitarras ficavam completamente diferente do que eu imaginara ou queria. No fim ficava frustrado, pois tinha uma letra que todos gostavam, mas eu detestava o arranjo. Hj eu faço todos os bends, hammer ons pull offs, slides, harmônicos e experimento tudo o que posso antes de eu achar o arranjo ideal e entrego a música toda pronta com meu baixo, guitarra solo, batera e piano e ainda defino muito melhor os campos harmonicos e escalas que usarei em minhas canções, pois antes eu só tinha o baixo que em relação a outros instrumentos harmónicos como piano ou guitarra me dá descantagens na hora de compor. Hj minhas composições fluem muito melhor e no final qualquer batera pode tocar e qualquer guitarrista pose reproduzir.
👏👏👏👏👏👏
Esses dias peguei o disco do Slayer Reign blood pra ouvir e fiquei impressionado como aquela imperfeição era tão perfeita.
uma coisa que senti com passar do tempo, especialmente no metal moderno é que os timbres do bateria são todo iguais...
Som foda ..sim..bumbo pesado stalado,caixa um tiro..
mas tudo igual..sem indentidade
pra mim o pior é que o tal "sonzeira" é artificial, veio de um plugin que veio ate de algo gravado, mas tratado de uma forma que não é verdade.
@@LiscielFranco ... verdade, deve ser por isso que eu nunca gosto do meu bumbo e do meu ride...E obrigado pelas dicas e videos, meu som ta evoluindo bastante,e a pegada também.
Maestro,podia nos avaliar,ai ja nos xingava..uruu
eu racho quando vc ironiza klkkkkkkkkkkkkk "AHHH..ele nao tem grammy"
Lisciel sua voz fica baixinha nos vídeos de propósito? 😅
prestígio poh cê loko
😂😂😂 boa, Lisciel! 🔥👊