@@alexandrematos5373 30 anos que o país está fazendo isso e não dá certo? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@luizconte838 Com as políticas economicas dos heterodoxos o Brasil é um país completamente desigual, economia destruída, industrais ineficientes. "Se liga man"
É visível quem quer dialogar hoje em dia e quem não. Quem quer diálogo está seguindo opositor está ouvindo e conversando. Quem não quer diálogo fica na bolha com os amigos, pensando ou em mundo melhor, “ amor venceu” ou repetindo que “ o mundo tá perdido mesmo”.
Era possível resolver o fiscal em 2 ou 3 anos se não fosse a pandemia. Prova disso é que fecharemos as contas com superávit em 2022. Ainda que pequeno, será o primeiro superávit desde 2014. Teve equipe técnica, teve medida boa, só não terá continuidade. Eis o problema do Brasil: não dar sequência naquilo que dá certo para tentar o erro outra e outra vez.
Perfeito o ponto final. A junção da tese de quem pensa igual e da antítese de quem pensa diferente deve resultar numa boa síntese. O Brasil precisa muito!
@@Parcian- Ele é liberal Liberal ortodoxo. Tem mais a ver com direita, mas no Brasil direita/esquerda não faz diferença no campo politico economico..só em costumes... Desde 1950, Tanto direita como esquerda usa esse sistema socialista desenvolvimentista que nunca resolveu nada... se resolvesse, o Brasil não estaria em 80º em IDH e 60º em Pib per capta.. 70 anos depois.. A mesma coisa vale pra Argentina, começaram a usar esses sistema na mesma época..Peron e Getulio Vargas... Estamos pobres de marre de si até hoje. KKKKKKKKKKK
Grande Marcos. Infelizmente, nosso país está em um caminho sombrio, apesar da troca do governo. A reforma não será, nem de sombra, o ajuste necessário para combater o déficit da seguridade e, além disso, não trará a confiança para que os investidores possam arriscar seu capital no Brasil
Qual a expectativa de vida brasileira se analisada por renda anual percapta? Qual a proporção das despesas com aposentadoria por categoria de beneficiário, se apresentada na unidade valor bruto/total de beneficiários. Exemplo: Judiciário; Servidor comum; Contribuinte da iniciativa privada; Aposentadorias do legislativo; Aposentadorias do executivo; militares?
Como complemento, seria bastante relevante obter também cada modalidade de beneficiários em relação aos valores brutos arrecadados. Talvez o grande problema dessa complexa economia entre as 10 maiores do mundo com resultado de IDH entre os 10 piores do mundo possa ter soluções mais simples do que os modelos muito eruditos que discursam com muitas palavras e poucos números. Um bom começo para uma reflexão coletiva e que verdadeiramente queira resolver possam ser os dados que pedi. Se dispuser dos mesmos, ficarei muito feliz em participar.
Sensacional. Pena que na equação do diálogo político, não entrou justamente o como. Aqui no Brasil os nossos eleitos estão para atender suas necessidades e desejos. Não do País. Até porque muitos vivem aqui apenas no PJ, no PF eles tem casas em Miami. Aí para conseguir avançar se criam os conxavos e esquemas, famosos nos últimos anos. Enfim..solução há, mas, não para o Brasil que está constituído. Esse não tem jeito.
Acabem com Brasília. Trabalho on line pra todos. Home office. Vendam Brasília para o entretenimento, lazer, jogos etc. Façam de Brasília um Vegas. Vamos reduzir o orçamento público em 90%. É possível.
Produtividade, mais dinheiro circulando segundo o Lisboa . Emprego ? Até o momento anda lado a lado , mas não temos garantia nenhuma que vai continuar assim pelo menos é o que diz o historiador yuval nohari no livro 21 lições para o século 21.
Concordo em muitas partes. Mas discordo que o dinheiro acabou. Do ponto de vista funcional o dinheiro numa economia soberana que emite sua própria moeda não acaba. Não estou dizendo que é possível imprimir dinheiro descontroladamente, pelo contrário. Existem sim limites, mas limites funcionais, e não fiscais.
Ele falou em conversa? Mas quando o Paulo Guedes disse que que o chamaria para conversar ele recusou...Com certeza é um profissional bastante preparado, mas ambos, tanto ele quanto o Paulo Guedes devem ter o ego bem inflado...
Acredito que tenha a ver com oque ele disse no final da palestra, sobre dialogar com quem pensa diferente e construir soluções sem demonizar o outro. São filosofias diferentes dentro do proprio pensamento liberal, o guedes é um cara dos anos 60, estudou em chicago a muito tempo, a teoria economica evoluiu, acredito que o marcos teria sido uma escolha mais inteligente.
É o governo. Ninguém normal quer ligação com Bolsonaro ou com petista maluco. Queima o filme. O Guedes tá cagando e andando pro filme dele, ou se tá ou não legitimando as porqueiras do governo Bozo. Ele é voluntarista.
@@Guizambaldi Eu nao colocaria minhas fichas num cara diasfuncional como Bolsonaro, e o Paulo Guedes nao ajuda com os rompantes de final de churrasco, apesar da boa equipe de Guedes simbolicamente ele é tóxico, ministro é um cargo político e não técnico..
Não tenho dúvida de que o Lisboa é um brasileiro realmente preocupado com o futuro do Brasil, mas ele sofre a mesma debilidade dos economistas liberais, o estreitamento técnico. Ele acredita que a economia é uma ciência técnica, com descobertas próprias e prontas para ser aplicadas pela política. Esquece que a economia é ela mesma política. Veja a decisiva questão ambiental, tão importante no debate ecológico mundial. Para Lisboa a “questão ambiental” é um problema da ecologia. Ele resumiu bem a sua maneira de perceber o meio ambiente natural: “É só plantar árvores em outro lugar”. Eis a sugestão dos economistas liberais (e desenvolvimentistas), um solução anti-ecológica, pois a economia é um saber se si mesmo. Precisamos de mais do que isto. E é urgente.
É ideologia, pura e simplesmente. Ele começa a palestra falando em "Acabou o dinheiro". Veja só, em 2019, antes da pandemia, antes do governo ultra-liberal de hoje explodir o déficit, assim como todos os países desenvolvidos. A ideologia deles não os permite entender que PAÍS ENDIVIDADO EM SUA PRÓPRIA MOEDA NÃO QUEBRA.
Nossa, parece que esse pessoal aqui nos comentários nunca viram nada sobre economia, o cara falou 15 minutos apenas obviedades manjadas no mundo inteiro há decdoadas. E o todo mundo batendo palmas como se tivesse dito algo novo ou genial, chamando de "diabo loiro" é patético.
É justamente por isso que chamamos ele de diabo loiro, veja hoje como está o Brasil e reflita se o que o Marcos disse é algo unânime na sociedade/política. Pegue as propostas econômicas dos 3 candidatos a presidência mais votados e análise se isso é tão óbvio pro cidadão médio.
@@andersonclemente2170 quem foi que disse que ele tem razão? Vc ente deu errado o que eu escrevi, o que Lisboa repete como papagaio são mantras ultrapassados e falácias antigas, sempre torturando os dados em prol de um dogmatismo raso. Digno de um Paulo Guedes, és um show man, Zé Palestrinha. Essa tietagem de "diabo loiro" vem de gente que não entende nada do assunto e que provavelmente estudou no insper, que não passa de uma fábrica de fazer peões para o mercado financeiro, sem nenhuma relevância acadêmica. No Brasil em geral as figuras que pautam o debate publico sobre política econômica, são medíocres na melhor das hipóteses
@@caiosantanna1587 eu sequer disse se ele estava certo, mas pelo seu comentário percebe-se que sim. Mas se tu acha que relevante mesmo são os economistas heterodoxos, fica na paz com a tua religião. :)
@@andersonclemente2170 vc chama o cara de "diabo loiro" e eu que tenho "religiao" kkkk essa playboyzada do insper realmente não tem noção do quanto é ridícula, gastando uma nota preta por uma educação medíocre. Mas no insper papai paga pela proximidade com o mercado, não a qualidade do ensino, né? Lisboa é mais um exemplo de economista de uma nota só (no máximo duas), tá aí o Guedes, igualzinho, pra demonstrar o que essa turma falastrona entrega de resultado.
@@andersonclemente2170 e esse papo de heterodoxia e ortodoxia na economia foi vc que trouxe, e posso te dizer que é uma oisa que só tem no brasil nessa briguinha de mediocres entre turminha da PUC/UFRJ e da unicamp.
Ué e a dívida pública? vai falar não? e o enxugamento do Banco Central dos caixas dos bancos gerando uma dívida ilegítima que nós temos de pagar só olhar o orçamento de 2018 e ver onde gastamos mais. Fraco esse economista heim.... economista neoliberal e a galera aplaudindo.
To viciado nas palestras desse cara. Ele é muito foda. Fala os problemas na lata, sem rodeios.
Continue assim Diabo loiro...
Eu também
Eu também, o cara é técnico! Não político!
Ele foi demitido do banco Itau pelo telefone. Ele é bom, mas não é perfeito.
Kkkkkk, faz 30 anos que o Brasil está fazendo isso e não deu certo! Corta, corta, corta, mas só da classe média para baixo!
@@alexandrematos5373 30 anos que o país está fazendo isso e não dá certo? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como sempre, Marcos Lisboa trazendo luz ao debate.
É incrível que o país não consegue lidar com o óbvio. Parabéns pela excelente apresentação Professor Marcos.
Diabo loiro deveria ser disciplina em escola. Simplesmente o melhor!
Se o mundo fosse planejado apenas por economistas ortodoxos como Lisboa ainda estariamos andando em charetes. Se liga man.
@@luizconte838 exatamente!!
@@luizconte838 Com as políticas economicas dos heterodoxos o Brasil é um país completamente desigual, economia destruída, industrais ineficientes. "Se liga man"
“A falta de técnica leva à decisões equivocadas; mas o norte, o rumo pra se chegar lá (infelizmente), não cabe à técnica, e sim à política”
Facto.
Mais lúcido do que isso é impossível,parabéns Marcos!
É visível quem quer dialogar hoje em dia e quem não. Quem quer diálogo está seguindo opositor está ouvindo e conversando. Quem não quer diálogo fica na bolha com os amigos, pensando ou em mundo melhor, “ amor venceu” ou repetindo que “ o mundo tá perdido mesmo”.
Conheci esse profeta do apocalipse econômico hj com a palestra sobre o mercado automobilistico. Agora so me resta maratonar seus videos.
Ouvir de resolver o fiscal em 2-3 anos hj só faz me pensar como estávamos otimista em 2019 hahahahahaha
Bando de iludidos kkkk😅
Esperança eh o sobrenome do Brasileiro. Também pôde-se dizer iludidos
Era possível resolver o fiscal em 2 ou 3 anos se não fosse a pandemia. Prova disso é que fecharemos as contas com superávit em 2022. Ainda que pequeno, será o primeiro superávit desde 2014.
Teve equipe técnica, teve medida boa, só não terá continuidade. Eis o problema do Brasil: não dar sequência naquilo que dá certo para tentar o erro outra e outra vez.
Eai parça
Kkkkkkkkkkk ver esse comentário só me faz pensar como ainda estávamos otimistas em 2020
Perfeito o ponto final. A junção da tese de quem pensa igual e da antítese de quem pensa diferente deve resultar numa boa síntese. O Brasil precisa muito!
Sou de esquerda e adoro ouvir o Marcos. Precisamos de mais pessoas com essas ideias.
Ele é "de direita"?
Já ouvi várias palestras dele, mas confesso que não sei situá-lo no espectro ideológico
@@Parcian- É um defensor do liberalismo econômico, algo que não é amplamente aceito pela esquerda.
@@viniciusferreira2020 Entendi!
Obrigado!
@@Parcian- Ele é liberal Liberal ortodoxo. Tem mais a ver com direita, mas no Brasil direita/esquerda não faz diferença no campo politico economico..só em costumes...
Desde 1950, Tanto direita como esquerda usa esse sistema socialista desenvolvimentista que nunca resolveu nada... se resolvesse, o Brasil não estaria em 80º em IDH e 60º em Pib per capta.. 70 anos depois..
A mesma coisa vale pra Argentina, começaram a usar esses sistema na mesma época..Peron e Getulio Vargas...
Estamos pobres de marre de si até hoje. KKKKKKKKKKK
Professor fazer um exemplo sobre desafios macroeconomia no pais
Nome certo pra Fazenda sem sombra de dúvidas
Grande Marcos. Infelizmente, nosso país está em um caminho sombrio, apesar da troca do governo. A reforma não será, nem de sombra, o ajuste necessário para combater o déficit da seguridade e, além disso, não trará a confiança para que os investidores possam arriscar seu capital no Brasil
Max Táoli Silva Sousa sombrio
Esse país não tem solução
Meu exemplo!
Por que os políticos contratam o trabalho de economistas se eles não irão ouvir os economistas?
Excelente!
Dá pra curtir mais de uma vez?
Qual a expectativa de vida brasileira se analisada por renda anual percapta?
Qual a proporção das despesas com aposentadoria por categoria de beneficiário, se apresentada na unidade valor bruto/total de beneficiários.
Exemplo: Judiciário; Servidor comum; Contribuinte da iniciativa privada; Aposentadorias do legislativo; Aposentadorias do executivo; militares?
Como complemento, seria bastante relevante obter também cada modalidade de beneficiários em relação aos valores brutos arrecadados.
Talvez o grande problema dessa complexa economia entre as 10 maiores do mundo com resultado de IDH entre os 10 piores do mundo possa ter soluções mais simples do que os modelos muito eruditos que discursam com muitas palavras e poucos números.
Um bom começo para uma reflexão coletiva e que verdadeiramente queira resolver possam ser os dados que pedi.
Se dispuser dos mesmos, ficarei muito feliz em participar.
Chocado
boa palestra
Bom…, parece que teremos infinitos anos de descaso com a economia. Viva a nossa política 🫤
Sensacional. Pena que na equação do diálogo político, não entrou justamente o como. Aqui no Brasil os nossos eleitos estão para atender suas necessidades e desejos. Não do País. Até porque muitos vivem aqui apenas no PJ, no PF eles tem casas em Miami. Aí para conseguir avançar se criam os conxavos e esquemas, famosos nos últimos anos. Enfim..solução há, mas, não para o Brasil que está constituído. Esse não tem jeito.
Acabem com Brasília. Trabalho on line pra todos. Home office. Vendam Brasília para o entretenimento, lazer, jogos etc. Façam de Brasília um Vegas.
Vamos reduzir o orçamento público em 90%. É possível.
Está em shokk?⚡⚡⚡
Diabo loiro s2
Diabo loiro ❤❤❤❤❤❤❤
Será que teremos Marcos Lisboa em 2022?
Um liberal melhor que o Paulo Guedes 1000x
Constituição cidadã é a culpada, só tem direitos não tem obrigações .
E o choque?
15:40
foda
Eu tenho dificuldade com esse termo "sociedade", "a sociedade escolheu isso", "a sociedade escolheu aquilo.."
Qual o problema de ser diferente?
Produtividade tecnológica é sinônimo de emprego ou desemprego?
Produtividade, mais dinheiro circulando segundo o Lisboa . Emprego ? Até o momento anda lado a lado , mas não temos garantia nenhuma que vai continuar assim pelo menos é o que diz o historiador yuval nohari no livro 21 lições para o século 21.
É sinônimo de crescimento, neutra com relação ao emprego no longo prazo.
Concordo em muitas partes. Mas discordo que o dinheiro acabou. Do ponto de vista funcional o dinheiro numa economia soberana que emite sua própria moeda não acaba. Não estou dizendo que é possível imprimir dinheiro descontroladamente, pelo contrário. Existem sim limites, mas limites funcionais, e não fiscais.
Isso gera inflação
Restabelecer a capacidade de diálogo a capacidade de negociação com o Bolsonaro é impossível, rsrsrs, talkey?
Esse cara parece o Porchat mais velho.
Análise sóbria
9
O Diabismo loiro irá dominar o Brasil
Infelizmente não
Eu perco a hora assistindo o diabo loiro
Ele falou em conversa? Mas quando o Paulo Guedes disse que que o chamaria para conversar ele recusou...Com certeza é um profissional bastante preparado, mas ambos, tanto ele quanto o Paulo Guedes devem ter o ego bem inflado...
Acredito que tenha a ver com oque ele disse no final da palestra, sobre dialogar com quem pensa diferente e construir soluções sem demonizar o outro. São filosofias diferentes dentro do proprio pensamento liberal, o guedes é um cara dos anos 60, estudou em chicago a muito tempo, a teoria economica evoluiu, acredito que o marcos teria sido uma escolha mais inteligente.
Rodrigo maia acaba de chamar ele para dar uma consultoria ao congresso
É o governo. Ninguém normal quer ligação com Bolsonaro ou com petista maluco. Queima o filme. O Guedes tá cagando e andando pro filme dele, ou se tá ou não legitimando as porqueiras do governo Bozo. Ele é voluntarista.
Poucos economistas engolem paulo guedes, ele nao e bem visto, além de ter fama de autoritário..
@@Guizambaldi Eu nao colocaria minhas fichas num cara diasfuncional como Bolsonaro, e o Paulo Guedes nao ajuda com os rompantes de final de churrasco, apesar da boa equipe de Guedes simbolicamente ele é tóxico, ministro é um cargo político e não técnico..
Mesma agenda do Guedes.
Não.
Parece que o Ciro e ele falam a mesma coisa kkkk
Não tenho dúvida de que o Lisboa é um brasileiro realmente preocupado com o futuro do Brasil, mas ele sofre a mesma debilidade dos economistas liberais, o estreitamento técnico. Ele acredita que a economia é uma ciência técnica, com descobertas próprias e prontas para ser aplicadas pela política. Esquece que a economia é ela mesma política. Veja a decisiva questão ambiental, tão importante no debate ecológico mundial. Para Lisboa a “questão ambiental” é um problema da ecologia. Ele resumiu bem a sua maneira de perceber o meio ambiente natural: “É só plantar árvores em outro lugar”. Eis a sugestão dos economistas liberais (e desenvolvimentistas), um solução anti-ecológica, pois a economia é um saber se si mesmo. Precisamos de mais do que isto. E é urgente.
É ideologia, pura e simplesmente. Ele começa a palestra falando em "Acabou o dinheiro". Veja só, em 2019, antes da pandemia, antes do governo ultra-liberal de hoje explodir o déficit, assim como todos os países desenvolvidos. A ideologia deles não os permite entender que PAÍS ENDIVIDADO EM SUA PRÓPRIA MOEDA NÃO QUEBRA.
esquerdinha ai ai o ecologico quando nao tiver o que comer eu quero ver o que esse pessoal vai fazer
Nossa, parece que esse pessoal aqui nos comentários nunca viram nada sobre economia, o cara falou 15 minutos apenas obviedades manjadas no mundo inteiro há decdoadas. E o todo mundo batendo palmas como se tivesse dito algo novo ou genial, chamando de "diabo loiro" é patético.
É justamente por isso que chamamos ele de diabo loiro, veja hoje como está o Brasil e reflita se o que o Marcos disse é algo unânime na sociedade/política. Pegue as propostas econômicas dos 3 candidatos a presidência mais votados e análise se isso é tão óbvio pro cidadão médio.
@@andersonclemente2170 quem foi que disse que ele tem razão? Vc ente deu errado o que eu escrevi, o que Lisboa repete como papagaio são mantras ultrapassados e falácias antigas, sempre torturando os dados em prol de um dogmatismo raso. Digno de um Paulo Guedes, és um show man, Zé Palestrinha. Essa tietagem de "diabo loiro" vem de gente que não entende nada do assunto e que provavelmente estudou no insper, que não passa de uma fábrica de fazer peões para o mercado financeiro, sem nenhuma relevância acadêmica. No Brasil em geral as figuras que pautam o debate publico sobre política econômica, são medíocres na melhor das hipóteses
@@caiosantanna1587 eu sequer disse se ele estava certo, mas pelo seu comentário percebe-se que sim. Mas se tu acha que relevante mesmo são os economistas heterodoxos, fica na paz com a tua religião. :)
@@andersonclemente2170 vc chama o cara de "diabo loiro" e eu que tenho "religiao" kkkk essa playboyzada do insper realmente não tem noção do quanto é ridícula, gastando uma nota preta por uma educação medíocre. Mas no insper papai paga pela proximidade com o mercado, não a qualidade do ensino, né?
Lisboa é mais um exemplo de economista de uma nota só (no máximo duas), tá aí o Guedes, igualzinho, pra demonstrar o que essa turma falastrona entrega de resultado.
@@andersonclemente2170 e esse papo de heterodoxia e ortodoxia na economia foi vc que trouxe, e posso te dizer que é uma oisa que só tem no brasil nessa briguinha de mediocres entre turminha da PUC/UFRJ e da unicamp.
Esse é o economista do PT? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Análise fraca, até bolsonarista tem esse discernimento, e, em alguns pontos, são diagnósticos falsos. Esse cara é um falácia!!
Ué e a dívida pública? vai falar não? e o enxugamento do Banco Central dos caixas dos bancos gerando uma dívida ilegítima que nós temos de pagar só olhar o orçamento de 2018 e ver onde gastamos mais. Fraco esse economista heim.... economista neoliberal e a galera aplaudindo.
Emerson Siqueira Moro a naojkkkkkkjkkkkkkkkkkkk vc não disse isso. fraco esse economista? você sabe qm eh esse cara?
@@sergiofilho3466 já que o conhece tanto manda um link de que ele fala sobre isso que perguntei no comentário anterior Caso tiver.
Economista "fraco". tá bom, filho kkkkkkk
Ele é só o presidente do Insper amiguinho. Vc é o que?
@@gutoufmg instituto neoliberaleco.
Falar é fácil demais. Vai lá resolver então, champz.
Quando ele era secretário de política econômica o Brasil apresentou o maior crescimento da história.
E você, Eduardo? Já foi lá fazer?
@@diesultimae Só falam e falam e nao resolvem nem a própria vida
Quanta merda!